10 Semelhanças e Diferenças Entre TEA e Transtorno de Personalidade Esquizotípica

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 31 дек 2024

Комментарии • 39

  • @ritasilva316
    @ritasilva316 4 месяца назад +5

    Há algumas semanas, recebi meu diagnóstico de autismo e quero agradecer pelo seu conteúdo. Assistir aos seus vídeos me fez refletir sobre minhas dificuldades e situações cotidianas. Fiz todos os testes e, somente agora, aos 27 anos, fui diagnosticada com autismo nível 1. Por isso, voltei para agradecer e dizer que seus vídeos me confortaram antes, durante, e continuam confortando após o diagnóstico.
    Você me ajudou a entender que havia algo "errado", e realmente havia! 😅
    Atualmente, seu conteúdo me ajuda a lidar com a fase do "luto", pois, ao mesmo tempo que queria saber o que era, também torcia para ser um "engano" meu. 😂
    Admito que apesar da tristeza senti que o diagnóstico veio como um alívio. Agora sinto que finalmente cheguei à terra e que não sou "bizarra, introvertida, estranha ou um extraterrestre", sou apenas autista.
    Agora, o próximo passo é correr atrás de acompanhamento profissional para evoluir em aspectos da minha vida que sofreram bastante impacto.
    Por fim, mais uma vez, obrigada pelo conteúdo. ❤

  • @Emy-M.B
    @Emy-M.B 4 месяца назад +17

    Seu cabelo esta muito lindo! A blusa tambem!

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  4 месяца назад +4

      Muito obrigada pelos elogios e pela presença, @Emy-M.B! 💜

  • @rsilva1956
    @rsilva1956 4 месяца назад +5

    Parabéns pelo conteúdo Lygia! ❤ Estarei aguardando para te ouvir sobre pontos de semelhanças e diferenças entre TP Esquizoide e Autismo.

    • @brunosouza4332
      @brunosouza4332 4 месяца назад +1

      gostaria muito também, porque tenho os 2 diagnósticos e fico em dúvida

  • @DavidLacerda-yd4ts
    @DavidLacerda-yd4ts 4 месяца назад +2

    Obrigado você fala além do Autismo, você fala sobre outras condições Neuropsicoanalistas. Como tinha falado naquele vídeo passado do início do mês sobre a minha tripla condição, Síndrome de Asperger CIE-10 F-84.5. Trastorno da Personalidade Esquizoatípica CIE-10 F-21 e Trastorno da Personalidade Obsesivo-Comuplsiva. Mas os mistos mas com a Síndrome de Asperger e o Trastorno Esquizoatípico da Personalidade.

  • @silmaramuniz
    @silmaramuniz 4 месяца назад +4

    Mais um vídeo muito esclarecedor, há muitos pontos em comum quando se transtornos de personalidade por isso a importância de um diagnóstico calmamente feito e de forma ideal. Obrigada por mais esse vídeo. Só pra constar gosto muito da sua voz (eu tenho problemas com vozes, o volume, o tom, e até mesmo o jeito de expressar me incomodam ou me fazem gostar 😅)

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  4 месяца назад +1

      Muito obrigada pela mensagem, @silmaramuniz!
      Fico feliz de saber que gosta de me ouvir e estudar comigo!
      Grande abraço! 🌻

  • @LuizFernandesdosSantos-em6wk
    @LuizFernandesdosSantos-em6wk 4 месяца назад +2

    De fato é bem importante os critérios de avaliação,feitos com zelo e atenção aos detalhes.
    Obrigado dra!

  • @RogerioDiaferiaRossi
    @RogerioDiaferiaRossi 4 месяца назад +11

    Ola eu sou psiquiatra infantil e de adultos no Canada, eu penso que o autismo pode existir com transtornos de personalidade. E mesmo ele aumenta bem a chance dessas condições. A questão de um desfuncionamento em saude mental é causada/influenciada por questões bio-psico-sociais. O autismo seria uma questão biológica, a personalidade esquizotípica seria psicológica... Muito frequentemente vejo autismo subclinico ou nao diagnosticado na historia de desenvolvimento infantil de esquizotípicos e esquizóides ...

    • @aimeeisabela7187
      @aimeeisabela7187 Месяц назад

      conheço uma menina que tem TEA e borderline mas é um caso difícil de acontecer não é?

  • @LarissaVicentini89
    @LarissaVicentini89 4 месяца назад +2

    Sim! Também percebo a importância de avaliar com calma e mais recursos antes de diagnosticar alguém. Às vezes o plano de cuidado individual pode ser iniciado antes da confirmação diagnóstica a partir da avaliação clínica e conforme interação de queixa e demanda. Aqui, no SUS, me deparo com queixas sem prejuízos biopsicossociais significativos mas com um sofrimento psíquico que atapalha a autopercepção e a autoesima, consequentemente atrapalhando a relação interpessoal... A maioria de adultos assim, aparece na esperança de um diagnóstico que explique porquê é uma pessoa diferente, daí que o limiar entre um transtorno do neurodesenvolvimento, o de personalidade e até apenas a assunção de uma singularidade é muito sutil. Aprendi a fazer devolutivas com educação em saúde, demonstrando que não é simples se autodiagnosticar como pessoa autista ou TDAH (de 18 a 35 anos é o público que mais recebo nesta busca pelo diagnóstico neurodivergente). Em contra partida, há uma recusa e rejeição acentuadas pra transtornos de personalidade e engajamento em tarefas terapêuticas, como se no plano de cuidado pra pessoas neurodivergentes só houvesse diagnóstico, remédio e conformismo. Como se não fosse necessário exercitar padrões e atitudes diferentes.

    • @mnmlst1
      @mnmlst1 4 месяца назад

      Você tocou em pontos muito importantes. Acredito que o autodiagnóstico e a autoidentificação tem aumentado bastante devido a vídeos superficiais em redes sociais que resumem autismo e TDAH à comportamentos do tipo "5 coisas que autistas fazem", e listam ações como apertar os olhos, skin picking, etc. Isso dá uma falsa sensação de identidade, e muitas pessoas querem pertencer a algumas comunidades mais pela cultura superficial que se criou (como a neurodivergente) em volta das mesmas.
      Isso tem feito muitas pessoas que se autoidentificam (mas que de fato não são) irem aos consultórios e ficarem frustradas quando não recebem o diagnóstico, gerando mais sofrimento pras mesmas.
      É claro que a comunidade médica precisa se capacitar mais para lidar com seus pacientes, mas nos grupos autistas vejo muitas pessoas sem diagnóstico aparecendo, e se dizendo autistas porque se identificaram com um ou dois vídeos do TikTok ou RUclips, depois de receberem diagnóstico de algum transtorno de personalidade do qual se recusam a aceitar. É extremamente preocupante.
      E com isso, transtornos reais acabam não sendo tratados, podendo piorarem.

  • @joao_OP
    @joao_OP 4 месяца назад +5

    ouvi falar do tpe esses dias e fiquei um pouco curioso mas por esse video n parece ser o meu caso, cada vez mais as evidencias apontam pro autismo

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  4 месяца назад +1

      Obrigada pela presença, @joao_OP!
      Fico feliz de saber que o vídeo trouxe mais clareza sobre as suas características. 🧠

  • @tainapsilva
    @tainapsilva 4 месяца назад +2

    Essa coisa de crenças, quando eu tinha 12 anos inventei e jurava de pé junto que meus brincos me faziam ter sorte, o azul era na escola, o preto era geral um vermelho era amor. Pois é... Mas sempre fui a criança estranha, será possivel ter os dois? Eu batalhei pra parar com isso, e teve uma vez que quase desenvolvi outra crença de acordo com roupas, e hoje eu luto pra não fazer isso, é automatico então tenho que fazer forca pra não criar novas. E eu tenho dificuldade pra socializar no geral eu não sei o que falar, não sei como elogiar bem. E sou literal é o mesmo do que com as crenças, percebi isso então me vigio, minha primeira ação e ser ao pé da letra.
    Enfim, em resumo eu tenho sinais dos dois.

  • @fabiana3588
    @fabiana3588 4 месяца назад +2

    Dra, uma vez num vídeo, num comentário enorme que contava uma história de vida muito interessante, uma menina respondeu com a celebre frase dos jovens "Mais de tres linhas eu não leio", "Quem é que vai ler esse textao?"
    E aí ela começou a receber uma enchurrada de respostas "Eu li", "Eu leio".
    E ela continuou: Há mas ninguém lê tudo isso, vai que é tudo mentira.
    E recebeu um monte de "Não é mentira. É uma otima história. Vale a pena. Leia."
    E ela continuava dizendo que não seria besta de ler tudo aquilo podendo ser enganada.
    Eu percebi que ela ficou mais de uma hora respondendo a cada comentario que pedia pra ela ler. Mas que não perderia 10 minutos lendo aquele. Que era uma fobia. Nem todos dizendo que ela deveria ler, que não se arrependeria, que não era mentira. Ela acabou demonstrando que tinha um medo (doentio) de perder o tempo dela sendo enganada por uma história falsa.
    (Fiquei imaginando que ela não leu contos de fadas e livros ficcionais).
    Falei delicadamente com ela que esse medo atrapalharia ela e que ela precisava consultar um psicólogo.
    Faz parte da paranóia, é esse esquisotipico, é apenas uma fobia específica a textos longos, seria um trauma?
    A senhora já leu ou viu sobre isso?
    Eu fiquei com muita dó.

    • @francisbarp
      @francisbarp 4 месяца назад +1

      Ao ler um livro ficcional ela não teria motivo pra se sentir enganada, pois se inicia a leitura sabendo se tratar de um enredo inventado.

    • @fabiana3588
      @fabiana3588 4 месяца назад

      @@francisbarp
      Racionalmente falando, sim.
      Mas existe uma conduta da educação montessouriana que diz que contos de fada são mentiras e se está enganando a criança. Realmente eles demonizam contos de fada e imaginação ficcional. Eu acho isso um absurdo. Vai que essa menina foi criada assim, e wm vez de desenvolver a habilidade de perceber se está sendo enganada, ela desenvolveu uma fobia de estar sendo enganada por não perceber qdo uma coisa é verdadeira ou falsa (que pra maioria, não importa, pois verdadeira ou falsa, uma boa história tem seus ensinamentos).

    • @Odeiofazeruser
      @Odeiofazeruser 3 месяца назад

      Qual era o video?

    • @fabiana3588
      @fabiana3588 3 месяца назад

      @@Odeiofazeruser
      Sei lá.
      Nem lembro do vídeo. Era um short desses que aparece na nossa frente.
      Era sobre um acontecimento e aí pessoas contavam acontecimentos semelhantes nos comentários..

  • @MaryOliveCia
    @MaryOliveCia 4 месяца назад

    Muito boa explanaçao.So após está idade fiquei sabendo que as pessoas me acham estranha.
    Como consigo falar c Vce?

  • @SueRodrigues1976
    @SueRodrigues1976 4 месяца назад +5

    Tão difícil ser humano.

  • @Lunna-wp2fr
    @Lunna-wp2fr 3 месяца назад

    E quando há comorbidade entre ambas condições? 🤔

  • @jasonmarques4596
    @jasonmarques4596 4 дня назад

    Então o transtorno de personalidade esquizóide não se enquadra necessariamente como um quadro de esquizofrenia?

  • @anakellymedeiros3920
    @anakellymedeiros3920 4 месяца назад +2

    Minha filha adolescente autista e deficiência intelectual fala sozinha devo me preocupar pra esquizofrenia?

    • @lygia.pereira
      @lygia.pereira  4 месяца назад +6

      Olá, @anakellymedeiros3920!
      É importante observar... mas algumas pessoas autistas têm a dificuldade para se apropriar das suas vozes internas. Por isso, podem parecer ter amigos imaginários ou talvez pareçam falar sozinhas quando, na verdade, estão apenas refletindo. Outro possível motivo das conversas em voz alta dos autistas é algum tipo de ecolalia.

  • @fabiana3588
    @fabiana3588 4 месяца назад

    Dra, toda pessoa que tem fala e escrita confusa, que não tem nexo nenhum, é esquizofrênica, está iniciando um surto ou existem outras patologias com esse sintoma?

  • @symoncorey
    @symoncorey 4 месяца назад

    Gabaritei quase tudo kkkkk

  • @kedamono1234
    @kedamono1234 11 дней назад

    fui diagnosticado com transtorno de personalidade esquizotípica e eu achava que era autista. nao achei nenhum conteudo descente ou aprofundado sobre esse transtorno, mas ja te acompanho e fico feliz de ter achado seu video falando sobre

  • @AtipicoDan
    @AtipicoDan 4 месяца назад

    A primeira psicóloga me classificou como esquizóide e isso me trouxe um transtorno desnecessário

  • @daysemedeiros
    @daysemedeiros 4 месяца назад +4

    As experiências sobrenaturais são tão reais quanto as comuns, o fato de algumas pessoas não conseguirem ter acesso à elas, não quer dizer que não existam. Inclusive a própria ciência com a física quântica ja comprovaessa outra realidade. Sem falar de projetos secretos dos governos com as mais diversas experiências nesse sentido.

    • @LaineFerreiraeap
      @LaineFerreiraeap 4 месяца назад +5

      Pensei a mesma coisa mas não tem como explicar para quem não sente. Um dia a ciência reconhecerá a mediunidade como o que ela é.

    • @mnmlst1
      @mnmlst1 4 месяца назад

      Seu comentário não faz sentido algum. A física quântica está dentro da ciência. Não confunda pseudociências se apropriando do termo "física quântica" ou "quântica" com física quântica REAL. Uma não tem absolutamente nada a ver com a outra.
      Mas eu falar isso pra você não vai ter efeito algum pois provavelmente você vai achar que quem não acredita no que você não acredita é alienado é está dormindo ou coisa do tipo.

    • @ElinaH
      @ElinaH 3 месяца назад

      Também penso assim. Mas já tive colega de turma que acreditava muito que era a reencarnação do Wolverine, do x-man. Acho que devia ter TPE...