WR Foi muito esclarecedor. Merece muita colaboração financeira, pois só assim poderá elaborar muitos projetos sem ter preocupações. Terá com certeza muitos colaboradores... Vamos lá pessoal!!! De um força.
*Muito rica essa aula, diversas informações importantíssimas...O primeiro que der "deslike" nessa aula sensacional "vai ter um acidente de carro", então não der deslike kkkkkk Excelentíssimo vídeo!!!*
Wagner, essa aula foi excelente, sempre quis projetar uma fonte chaveada com sucata para construir uma lanterna com leds. De modo q eu possa usar a carga da bateria da maneira mais eficiente possível, implementando tbm a função de controle de brilho. Mas eu nunca encontrei nenhum bom tutorial q mostrasse a construção de uma fonte chaveada sem o uso de microcontroladores e/ou demais peças caras e q nem se podem encontrar no Brasil. Estou no aguardo das próximas aulas. Parabéns pelo excelente trabalho.
Muito obrigado Marcelo! Sim, estamos sempre procurando investir em equipamentos para trazer aulas cada vez mais interessantes e também atender nossos clientes no desenvolvimento de projetos sob encomenda.
Como sempre um excelente video/aula. Só não entendi direito o filtro lc pois esta sintonizado em 54hz e vc aplicou um pwm de 1k. A reatancia indutiva corta os picos e a reatância capacitiva amortiza os vales trazendo uma tensão "media" desses dois? Seria isso? E quanto a frequência? Porque vemos dc filtrado no osciloscópio se a frequência e a sintonia são tão diferentes?
aulas de sexta são as mais top nobre amigo! é as que eu mais curto. dedao no like funcionamento basico das tensoes da placa de um notebook é exatamente essa topologia... pwm jogando para os mosfets, filtro passa baixa. Sempre exclarecendo duvidas! Mais aulas desse assunto por favor. Valeu Wagner!
Esta montage tem o nome de Buck sincrono onde no lugar do diode é posto um mosfet. O problema é que pode haver um curto circuito entre mosfet High side e low side ai aprace a historia do dead time. EU gostaria que na proxima video aula fasses sobre o DEAD TIME
Umberto Johann só farei quando estiver mais estabilizado pq no momento não tenho tempo, só leio algumas matérias e tento aprender algo em apostilas. Mas a priori valeu pela dica.
É mew, aqui não tem enrolação. Videos bem iluminados audio sem ruido de fundo, equipamentos top de linha. teoria e prática sempre. É sussinto, prático sem enrolação como nos outros canais fazem um vídeos incompletos e focam ou na prática ou na teoria. E você fica todo perdido fazendo perguntas pro canalêro que nunca são respondidas. Fica esperto com os amplificadores de audio.
Belo video, aliás, belos videos excelente canal, o que entristece é ver que um canal como esse que agrega tanto conhecimento não ter milhões de inscritos e vizualizações... explica o porque do mundo em que vivemos.
Top como sempre ...... impossível de não aprender, parabéns meu amigo tenho evoluído muito com esses vídeos e obrigado pelo compartilhamento de conhecimento......
5 лет назад
Muito bom !! para medir o sinal pwm você coloca a ponteira negativa do osciloscópio no pino 7 GND do circuito, e a ponteira positiva no pino 8 C1 ?
Sensacional seus vídeos, gostaria de saber se seria possível fazer um vídeo com explicação de como fazer um controle remoto do tipo drone, tipo peças e como elas funcionam. Um abração e parabéns pelos vídeos garoto
Olá professor! Ótima vídeo aula, vou sem dúvida tentar fazer esse projeto para aprender mais. Tenho uma dúvida: qual é o motivo de se inverter novamente (U1:B) o sinal invertido (U1:A)? Não basta pegar o sinal direto da fonte?
Obrigado pelo excelente vídeo, gostaria que se possível me explicasse porque que a tensão do circuito é de 5v mas a saída mede 1,4v a 80%, não deveria ser próximo de 5v?
Muito boa a explicação, gostei muito da abordagem de filtragem do sinal PWM através dos componente passivos LC. Minha humilde sugestão (que esta passivas a erros) para melhorar ainda mais a explicação do conversor. 1 - Citar a topologia do conversor (conversor buck síncrono, salvo engano) e mostrar o circuito totalmente conectado, e explicar seu funcionamento através da análise do circuito pole modelo chaveado, acho que é o modelo mais lúdico e fácil de compreender um conversor estático pela primeira vez 2 - Comentar a importância do tempo morto na implementação de conversores síncronos devido a presença do diodo de corpo dos MOSFETS. 3 - Comentar que, neste caso, o circuito opera em malha aberta, talvez uma boa estratégia de explicar o impacto negativo disso é alterar o valor da tensão de entrada (simulando um distúrbio de entrada do conversor) e observar como esse distúrbio se propaga pelo circuito, até a sua saída. Talvez, quem tenha pouca intimidade com o assunto, não tenha se tocado disso. Gostei muito da explicação desse vídeo, valeu!
Wagner, faz um vídeo usando essa mesma arquitetura de saída, só que na entrada da por not um arduíno modulando pwm com sinal de áudio na entrada analógica e faz uma análise da fidelidade de áudio obtida
Olá Wagner, aula fantástica! Explica como funciona o driver flutuante do transistor de cima. Seria possível explicar também sobre o transistor de baixo? Falar sobre a vantagem dele como chave ativa ao invés do diodo como chave passiva. Obrigado!!
Olá Wagner. Como é calculado o número de espiras do indutor, tendo como base apenas o valor da indutância? E como dimensionar a corrente que este indutor suporta ? Obrigado.
Professor excelente aula, mas poderia escrever a resolução da formula, da freq de corte, pois mesmo na calculadora cientifica, meu resultado foi de 1716,21 Hz e não 54 Hz como senhor fez (Sim respeitei as casas decimais)
Ótimo vídeo, mas me surgiu uma duvida: O mosfet de cima não precisa ter uma voltagem de gate superior aos 5v? Não é necessário se utilizar de um circuito bootstrap ou algo do tipo?
Muito bom seus vídeos, muito aprendizado. Gostaria de saber se alguém sabe o nome de uma cola usada para fixar componentes nas placas. Geralmente é uma massa branca, bem rígida, que aparece em toroides, capacitores, que só tem a função de fixar o componente evitando vibrações mecânicas. qual o nome desta pasta? onde consigo compra-la? muito obrigado.
Gostaria de saber porque 2 inversores se temos o Sinal inicial igual o ultimo, poderia me ajudar me dizer se posso usar o sinal da entrada no lugar de usar 2 inversores por favor responde obrigado desde Já
@13:40 quais são os recursos que precisam para o tema da corrente por favor. Que coisa teria que variar para que a fonte forneça mais corrente? Muito obrigado.
Anselmo Téc. Elétrica existem circuitos próprios para fazer este ganho de corrente, interessante eh utilizar um driver de corrente, que não deixa de ter também transistores para este fim.
Wagner, no transistor superior que está ligado ao VCC, a onda quadrada que está no gate vai de zero até 5V, mas como o source não está no potencial de GND, me parece que ele não satura da mesma forma que o outro transistor de baixo que tem o source em GND.. Ou estou equivocado?
Boa noite professor, muito interessante a aula com indutor, uma dúvida, posso usar a própria pcb como dissipador dos mosfet no caso de eu confeccionar essa placa, usaria uma placa de fibra de vidro e deixaria os mosfet deitados colados na placa, funciona bem?
Se eu ligasse o sinal pwm(do gerador de sinais) diretamente na entrada filtro LC(sem usar os inversores e os mosfets) eu também teria um sinal DC na saída. Qual o motivo e qual a vantagem em usar este circuito intermediário?
WR Foi muito esclarecedor. Merece muita colaboração financeira, pois só assim poderá elaborar muitos projetos sem ter preocupações. Terá com certeza muitos colaboradores... Vamos lá pessoal!!! De um força.
Muito obrigado Ricardo! Nos acompanhe sempre e compartilhe o canal ao máximo.
Maravilha! Parabens pela didática. Achei seu video por acaso, e você me salvou! EXCELENTE! Melhor que na faculdade.
Muito obrigado Alessandra, se inscreva no canal, ative o sininho e compartilhe com seus colegas de curso! Mais de 2100 vídeos publicados.
*Muito rica essa aula, diversas informações importantíssimas...O primeiro que der "deslike" nessa aula sensacional "vai ter um acidente de carro", então não der deslike kkkkkk Excelentíssimo vídeo!!!*
muito obrigado Dilson!
Bela aula , deu para aprender
Ótima aula teórico-prática, Wagner. Parabéns e continue nessa força
Quero ver sobre a realimentação. Também sobre as relações entre saída e retorno pelo fotoacoplador.
Muchísimas gracias! Excelente vídeo.." saludos desde La Paz Bolivia 🇧🇴🤝
Wagner, essa aula foi excelente, sempre quis projetar uma fonte chaveada com sucata para construir uma lanterna com leds. De modo q eu possa usar a carga da bateria da maneira mais eficiente possível, implementando tbm a função de controle de brilho. Mas eu nunca encontrei nenhum bom tutorial q mostrasse a construção de uma fonte chaveada sem o uso de microcontroladores e/ou demais peças caras e q nem se podem encontrar no Brasil.
Estou no aguardo das próximas aulas. Parabéns pelo excelente trabalho.
muito obrigado Rodrigo!
Muito bom, como sempre excelente didática. Está cheio dos brinquedinhos legais na bancada heim! Parabéns!!
Muito obrigado Marcelo! Sim, estamos sempre procurando investir em equipamentos para trazer aulas cada vez mais interessantes e também atender nossos clientes no desenvolvimento de projetos sob encomenda.
Professor gostei muito você tem uma dinâmica excelente parabéns.
Muito obrigado Jorge!
ÓTIMA AULA PROFESSOR!!!
Cai de paraquedas nesse vídeo, nem sei do que se trata, mas parabéns pela didática
Excelente! Top d mais!
Como sempre um excelente video/aula. Só não entendi direito o filtro lc pois esta sintonizado em 54hz e vc aplicou um pwm de 1k. A reatancia indutiva corta os picos e a reatância capacitiva amortiza os vales trazendo uma tensão "media" desses dois? Seria isso? E quanto a frequência? Porque vemos dc filtrado no osciloscópio se a frequência e a sintonia são tão diferentes?
Prof. Wagner! Esse dou nota dez!!
valeu!
Wagner Rambo excelente vídeo. Eletrônica de potência é um ótimo assunto a ser apresentado, parabéns pela didática, abraços.
muito obrigado Renan! abraços
como sempre mais uma aula expendida obrigado e viva carga eletrônica
valeu Erizonaldo!
Até algo concreto de Fontes Chaveadas... Estava aguardando
Porfavor continue até o nível avançado.
aulas de sexta são as mais top nobre amigo! é as que eu mais curto. dedao no like
funcionamento basico das tensoes da placa de um notebook é exatamente essa topologia... pwm jogando para os mosfets, filtro passa baixa. Sempre exclarecendo duvidas! Mais aulas desse assunto por favor. Valeu Wagner!
muito obrigado Guilherme! Sempre procuramos trazer o melhor conteúdo para todos os assinantes.
Esta montage tem o nome de Buck sincrono onde no lugar do diode é posto um mosfet.
O problema é que pode haver um curto circuito entre mosfet High side e low side ai aprace a historia do dead time.
EU gostaria que na proxima video aula fasses sobre o DEAD TIME
Obrigado por mais um vídeo. Prof. Excelente. Fica com Deus.
Muito obrigado João!
Sensacional 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Muito bom!! Obrigado por essas aulas, estou aprendendo muito
Se eu tivesse condições faria um curso de eletrônica. Parabéns Wagner!! Seu canal é muito útil!
João Antônio és de onde? Os Institutos Federais oferecem cursos técnicos gratuitos, mas tem qur fazer uma prova de classificação. Boa sorte.
Umberto Johann só farei quando estiver mais estabilizado pq no momento não tenho tempo, só leio algumas matérias e tento aprender algo em apostilas. Mas a priori valeu pela dica.
Nossa, esperei muito por essa vídeo aula! Ótima aula!
muito obrigado Alysson!
Só escrito a apenas dois dias e n paro de ver seus video
Muito obrigado Alex! E seja bem-vindo ao WR Kits Channel! Temos mais de 2 mil vídeos, maratone eles sempre!
Alex playcraft Vais banquetear.
É mew, aqui não tem enrolação. Videos bem iluminados audio sem ruido de fundo, equipamentos top de linha. teoria e prática sempre. É sussinto, prático sem enrolação como nos outros canais fazem um vídeos incompletos e focam ou na prática ou na teoria. E você fica todo perdido fazendo perguntas pro canalêro que nunca são respondidas. Fica esperto com os amplificadores de audio.
Exelente video, seria fantastico que desarrolle una video aula comparando el 7805 vs 2576 5.0 para fuentes de bancada
Era o assunto que eu estava esperando
Belo video, aliás, belos videos excelente canal, o que entristece é ver que um canal como esse que agrega tanto conhecimento não ter milhões de inscritos e vizualizações... explica o porque do mundo em que vivemos.
verdade meu amigo, eu tbm n consigo entender! me entristece muito tbm!
Como sempre ótima aula, continue com esse conteúdo, se possível explicar a teoria cálculo ou dimensionamento. Vc é fera! Abraço.
muito obrigado Daniel, abraço!
Muito bom Wagner como sempre ótima aula.
Imprecionte nós só agradecemos parabéns.
obrigado John!
Show... Pode trazer tudo sobre essa maravilha.
valeu Marcelo!
Trabalho espetacular!!!
Valeu Rambo bem oque eu estava estudando...
Uma série completa de fontes seria tudo de bom.
Show de bola essa sugestão. Esperando ansiosamente pelas aulas sobre as demais topologias de fontes chaveadas.
Muito boa a aula, gostei bastante.
muito obrigado!
É like antes mesmo de assistir!!!
Show de bola
Valeu Rodolffo! Nos acompanhe sempre!
Show de bola parabéns Wagner
muito obrigado Mardey!
multo legal Wagner, parabéns!
Gostei muito mestre, já estou ansioso para a próxima aula.
muito obrigado!
Top como sempre ...... impossível de não aprender, parabéns meu amigo tenho evoluído muito com esses vídeos e obrigado pelo compartilhamento de conhecimento......
Muito bom !! para medir o sinal pwm você coloca a ponteira negativa do osciloscópio no pino 7 GND do circuito, e a ponteira positiva no pino 8 C1 ?
Mais uma excelente aula sobre conversores1!!!! valeu demais!!!!!!!
Já chego dando like!
valeu Raimundo!
Faz uma apostila sobre fonte chaveada e disponibiliza, me interessei muito, vc explica muito bem. Parabéns pelo canal!
Sensacional seus vídeos, gostaria de saber se seria possível fazer um vídeo com explicação de como fazer um controle remoto do tipo drone, tipo peças e como elas funcionam. Um abração e parabéns pelos vídeos garoto
Linda aula, parabéns pelos 300k, sou lá da casa dos 40k
Valeu Kleyson, continue acompanhando!
Vlw Wagner! !!!
Olá professor! Ótima vídeo aula, vou sem dúvida tentar fazer esse projeto para aprender mais.
Tenho uma dúvida: qual é o motivo de se inverter novamente (U1:B) o sinal invertido (U1:A)? Não basta pegar o sinal direto da fonte?
Obrigado pelo excelente vídeo, gostaria que se possível me explicasse porque que a tensão do circuito é de 5v mas a saída mede 1,4v a 80%, não deveria ser próximo de 5v?
Fantástico
Nossa!! Estava doido por essa vídeo aula!!!! Showww
valeu Felipe!
Muito boa a explicação, gostei muito da abordagem de filtragem do sinal PWM através dos componente passivos LC. Minha humilde sugestão (que esta passivas a erros) para melhorar ainda mais a explicação do conversor.
1 - Citar a topologia do conversor (conversor buck síncrono, salvo engano) e mostrar o circuito totalmente conectado, e explicar seu funcionamento através da análise do circuito pole modelo chaveado, acho que é o modelo mais lúdico e fácil de compreender um conversor estático pela primeira vez
2 - Comentar a importância do tempo morto na implementação de conversores síncronos devido a presença do diodo de corpo dos MOSFETS.
3 - Comentar que, neste caso, o circuito opera em malha aberta, talvez uma boa estratégia de explicar o impacto negativo disso é alterar o valor da tensão de entrada (simulando um distúrbio de entrada do conversor) e observar como esse distúrbio se propaga pelo circuito, até a sua saída. Talvez, quem tenha pouca intimidade com o assunto, não tenha se tocado disso.
Gostei muito da explicação desse vídeo, valeu!
Show Rubem, excelente análise! Pretendemos trazer estes detalhes na aula desta sexta com certeza, valeu!
BRAVO !!! BRAVO !! BRAVÍSSIMO !!!!
Wagner, faz um vídeo usando essa mesma arquitetura de saída, só que na entrada da por not um arduíno modulando pwm com sinal de áudio na entrada analógica e faz uma análise da fidelidade de áudio obtida
Show de bola!!! Poderia fazer este experimento para uma fonte 12 Volts 5A.
Obrigado Wrkits!!!!!!
valeu Gilson!
Top a aula Rambo! Esperando ansiosamente a próxima aula de sexta!
obrigado Bruno!
Quando o Mosfet de cima está cortado, por onde vem a alimentação para o Mosfet de baixo funcionar?
Cara, realmente sue conteúdo é fantástico
ótima aula!!!
Olá Wagner, aula fantástica!
Explica como funciona o driver flutuante do transistor de cima. Seria possível explicar também sobre o transistor de baixo? Falar sobre a vantagem dele como chave ativa ao invés do diodo como chave passiva.
Obrigado!!
Valeu Marcio, sugestões anotadas!
sabe demais
Muito xou os conceitos.. parabéns
Seus vídeos são muito bons parabéns! 👍
obrigado Hugo!
Aula top continue a montagem
valeu André!
excelente aula gostei muito!!!
valeu Wellington!
Simples e prático!
ja deixei meu like e favorito! ;)
Ansioso pela aula da próxima sexta !
a Expectativa é que seja tão boa quanto essa...
Olá Wagner boa aula, faz esses circuito com 555 como PWM
obrigado José! Ainda iremos decidir qual gerador PWM utilizar.
muito bom
Olá Wagner. Como é calculado o número de espiras do indutor, tendo como base apenas o valor da indutância? E como dimensionar a corrente que este indutor suporta ?
Obrigado.
ótima aula, quando possível crie uma com entrada 220va
Professor excelente aula, mas poderia escrever a resolução da formula, da freq de corte, pois mesmo na calculadora cientifica, meu resultado foi de 1716,21 Hz e não 54 Hz como senhor fez (Sim respeitei as casas decimais)
E assim que trabalha o inversor de frequência ..na indústria ..
Mexendo no pwn
.mexe na tensão e frequência !??
Muito bom mestre!!!
obrigado Rafael!
Massa...gostei WR
Ótimo vídeo, mas me surgiu uma duvida: O mosfet de cima não precisa ter uma voltagem de gate superior aos 5v? Não é necessário se utilizar de um circuito bootstrap ou algo do tipo?
Muito bom seus vídeos, muito aprendizado.
Gostaria de saber se alguém sabe o nome de uma cola usada para fixar componentes nas placas. Geralmente é uma massa branca, bem rígida, que aparece em toroides, capacitores, que só tem a função de fixar o componente evitando vibrações mecânicas.
qual o nome desta pasta? onde consigo compra-la?
muito obrigado.
Fera
Gostaria de saber porque 2 inversores se temos o Sinal inicial igual o ultimo, poderia me ajudar me dizer se posso usar o sinal da entrada no lugar de usar 2 inversores
por favor responde obrigado desde Já
Finalmente! \o/
E ficou bem didático, parabéns.
obrigado Ikaro!
Muito bom, sempre tive duvida como funciona uma fonte chaveada. Tenho dúvida também sobre harmônicas, você tem algum video falando sobre?
Obrigado William! Temos alguns vídeos sobre análise de espectro, dê uma busca no canal.
Eu ainda sendo traido na transição de digital para analógica, pensando q a saída precisava de um par completar, "a carga sempre no dreno"!
@13:40 quais são os recursos que precisam para o tema da corrente por favor. Que coisa teria que variar para que a fonte forneça mais corrente? Muito obrigado.
tem como criar uma fonte de 5v 1.5A com o ci lm25011 outra pergunta existe alguma forma de acabar com interferencia EMI pode me informar um filtro
qual a função dos mosfets sendo ligados alternadamente?
MUITO BOM!
obrigado Fabio!
first view e first like. hoje. hehehe.
p/ ganho de corrente na saida, utilize transistor na configuração darligton
Anselmo Téc. Elétrica existem circuitos próprios para fazer este ganho de corrente, interessante eh utilizar um driver de corrente, que não deixa de ter também transistores para este fim.
Wagner, no transistor superior que está ligado ao VCC, a onda quadrada que está no gate vai de zero até 5V, mas como o source não está no potencial de GND, me parece que ele não satura da mesma forma que o outro transistor de baixo que tem o source em GND.. Ou estou equivocado?
Boa noite professor, muito interessante a aula com indutor, uma dúvida, posso usar a própria pcb como dissipador dos mosfet no caso de eu confeccionar essa placa, usaria uma placa de fibra de vidro e deixaria os mosfet deitados colados na placa, funciona bem?
obrigado! É possível, no entanto comercialmente não muito viável, uma vez que o cobre é mais caro que alumínio.
OPA....TÁ ANIMADO PRA CARAMMMMMMMMMMMMMMBA....BLZ ABS
Valeu Luiz!!! abs!!!
muito bom 👍
Coronel Troutman te mandou um abraço.
Se eu ligasse o sinal pwm(do gerador de sinais) diretamente na entrada filtro LC(sem usar os inversores e os mosfets) eu também teria um sinal DC na saída. Qual o motivo e qual a vantagem em usar este circuito intermediário?
0 Dislike, até o hater costumeiro não teve coragem de negativar esse vídeo. Parabéns mestre, continue assim.
nospoilerplz no spoiler Reparei isso tb,muito bom vídeo até eles tb gostaram.
Olá Professor! Tudo bom? Boost to converter de 12v dc para 300v dc corrente contínua de 130 amperes é possível ? Desde já muito obrigado!
vamos cria um grupo nós WR kits
seria muito util
elementar meu caro wr.... elementar, to só pelos testes de rendimento em!!!