LEIBNIZ e a TEORIA das MONADAS
HTML-код
- Опубликовано: 9 фев 2025
- O sistema proposto por Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716) tem a concepção de mônada como núcleo central. As mônadas são substâncias simples (sem partes, indivisíveis), são forças e não matéria; são elementos metafísicos, são Enteléquias (contém em si certa perfeição), onde a prova dessas suas características ocorre através do existir dos compostos.
As mônadas não têm extensão nem figura e nem divisibilidade; elas são os simples que formam os compostos. Leibniz, então, parte da constatação dos entes compostos (multiplicidade) para provar a existência das mônadas (a unidade) juntamente com as suas características, tais como: substância (aquilo que é, permanece) e simples (sem divisão).
Assim, as mônadas formam os compostos, isto levando a constatar que há algo de simples nos compostos; no divisível, há uma indivisibilidade.
As mônadas, além de sua simplicidade, elas não se dissolvem; não começam nem terminam. As mônadas contém um elemento material e um elemento espiritual e dinâmico, que formam sua natureza mesma, são inseparáveis, e variam quantitativamente, isto é, cada mônada tem uma relação de quantidade diferente entre o que possuem de material e de espiritual, dependendo de qual corpo constituem, se um corpo bruto de uma pedra ou o corpo de um ser vivente.
Referências Bibliográficas
SCIACCA, Michele Federico. História da Filosofia II. Do humanismo a Kant. São Paulo, Mestre Jou, 1962.
SCRUTON, R. Uma breve história da filosofia moderna: de Descartes a Wittgenstein. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008.
TRUC, Gonzague. História da filosofia. Porto Alegre, Globo, 1958.
Se tiver qualquer dúvida sobre quaisquer dos temas ou conceitos tratados no vídeo, basta enviar um e-mail para o endereço lucianoduartedasilveira@gmail.com
Este Canal possui como objetivo apresentar de forma sintética e objetiva, mas com clareza, autores, temas e conceitos desenvolvidos e discutidos na História da Filosofia. A intenção é despertar a curiosidade para o estudo da filosofia através da exposição da História da Filosofia. Em geral procuro fazer vídeos curtos, mas eventualmente disponibilizarei vídeos mais longos nos quais haverá um tratamento um pouco mais detalhado e profundo acerca dos assuntos tratados.
Inscreva-se no Canal;
Ative as notificações (no sininho);
Assista aos outros vídeos do Canal;
Se gostar Curta, Compartilhe;
Comente os vídeos (para que o vídeo ganhe relevância na plataforma).