qualquer um no lugar do Joel faria o mesmo. No jogo sabemos que outras crianças também morreram nas mãos dos cirurgiões a troco de nada. Não havia garantia de cura. Logo, o Joel faz mais que certo em preservar a vida da filha dele. FODA-SE o gameplayrj que acha que Joel é um monstro. Qualquer pai dá sua vida pra proteger seu filho. bando de hipocrita
O que me chamou atenção no episódio é que ele começou e terminou com uma MENTIRA para proteger a Ellie. A mãe mente que a filha nasceu antes da mordida e o pai mente que ela não é a única com a mesma condição dela.
@@leonardomelo1566 Sim. E tem algo de poético em ver a mãe cortando o cordão umbilical e agora ver o Joel lutando com todas as forças para não romper o cordão sentimental recém adquirido com ela.
@@the_undev Não sei se é só isso, aquela situação era bem nojenta tbm. Os caras basicamente iriam matar a mina sem nem ter o consentimento pleno dela, tudo pra TENTAR criar uma cura, ou seja, nem garantido a parada era, ela poderia mt bem morrer em vão igual um mero rato de laboratório.
Ontem quando terminei o episódio mandei uma mensagem para um amigo que me apresentou a série e disse que tinha amado e que faria o mesmo que Joel. Eu já perdi um filho. Meu bebê. É uma dor que consome todos os os dias até aprender a conviver. Naquela condição, eu faria o mesmo pelo meu filho. Só quem já passou por isso sabe. Ele foi egoísta? O mundo é assim. Ninguém te pergunta se você está preparado pra sofrer. Ele é muito ou totalmente, fruto de tudo de ruim que aconteceu com ele e com todas as pessoas que ele perdeu
@@wesleysantos-ll1bu muita gente não sabe mano, pra quem não pesquisa essas coisas dificilmente vai saber, porque a Ellie não se parece muito com a Ashley.
No fim nem a Marlene nem o Joel perguntou o que a Elie queria, mas a pergunta é, que pai aceitaria a morte da filha, quando outra pessoa toma essa decisão.
Mas faz parte da reflexão que ele não é o pai dela, mesmo que no coração dele seja. Ela tapa a ferida de um coação egoísta e machucado. Eu falo isso pq esses pequenos detalhes, não tem nada de pequenos, constrói a densidade dessa decisão. Ellie não ter poder de escolha também faz parte dessa densidade, se ela falasse "eu quero" ele aceitaria? Ser ela diz "não quero", Marlene aceitaria? Não sabemos. Ambas. São essas pequenas questões que juntas tornam a decisão extremamente bem escrita. É complexo.
qualquer um no lugar do Joel faria o mesmo. No jogo sabemos que outras crianças também morreram nas mãos dos cirurgiões a troco de nada. Não havia garantia de cura. Logo, o Joel faz mais que certo em preservar a vida da filha dele. FODA-SE o gameplayrj que acha que Joel é um monstro. Qualquer pai dá sua vida pra proteger seu filho. bando de hipocrita
Nem precisou perguntar, tem uma cena antes deles chegarem ao hospital, onde a Ellie afirma que eles não passaram por tudo aquilo em vão, ela queria levar aquilo até o fim. E no segundo jogo ela confronta ele sobre isso. Ele perdeu todos que amou, salvar a humanidade era o propósito que ela estava disposta a se entregar.
Que texto lindo. Obrigada. Perdi meu companheiro tem 10 meses e faria qualquer coisa no mundo pra te-lo de volta. Entendo perfeitamente o dilema de ser egoísta ou resignado diante da morte.
Sou professora de Língua Portuguesa e me dedico a refetir com os alunos sobre os textos e suas nuances. Tenho aprendido muito com sua análises, sensíveis e realistas. Obrigada ❤️
A citação da letra de uma música do Criolo (Criolo - ainda há tempo), me pegou de jeito, pois revendo a música, tendo visto o episódio, tanto a musica, quanto o episodio 9, se encaixam completamente. "O que você quer nem sempre condiz com o que outro sente Eu tô falando é de atenção que dá colo ao coração E faz marmanjo chorar Se faltar um simples sorriso, às vezes, um olhar Que se vem da pessoa errada, não conta Amizade é importante, mas o amor escancara a tampa E o que te faz feliz também provoca dor A cadência do surdo no coro que se forjou E aliás, cá pra nós, até o mais desandado Dá um tempo na função, quando percebe que é amado E as pessoas se olham e não se falam Se esbarram na rua e se maltratam Usam a desculpa de que nem Cristo agradou Falô! 'Cê vai querer mesmo se comparar com o Senhor? As pessoas não são más. Elas só estão perdidas. Ainda há tempo"
The Last of Us me marcou desde 2013, quando eu tinha 15 anos. Minha cachorrinha chama Ellie. Tenho a tatuagem. Joguei horas e horas e depois dessas 9 semanas, mais uma vez essa obra me impactou. Só que a diferença de seguir essa jornada ao lado do PH com seus comentários totalmente pertinentes fizeram toda a diferença. Obrigado PH, você é incrível!
@@GustavoSJesus bastante! Foi um choque enorme o final na época, fiquei bastante pensativo. Mas quando saiu o parte 2, quando já tinha 22, foi mais impactante ainda kkk
qualquer um no lugar do Joel faria o mesmo. No jogo sabemos que outras crianças também morreram nas mãos dos cirurgiões a troco de nada. Não havia garantia de cura. Logo, o Joel faz mais que certo em preservar a vida da filha dele. FODA-SE o gameplayrj que acha que Joel é um monstro. Qualquer pai dá sua vida pra proteger seu filho. bando de hipocrita...
Arrasou na análise do episódio! Achei que ele merecia ter sido de 60 min por ser o último! Explorado que a Marlene também omitiu da Ellie que ela iria para uma cirurgia e poderia morrer. Não ter permitido que ela se despedisse do Joel... Quem sabe a 2a temporada tenha episódios mais longos!
Que percepção meus amigos, é incrível a sensibilidade na percepção desse homem, me emociona e arrepia, me deixa refletindo sobre coisas que um dia achei que já não tinha mais o que refletir, incrível! Obrigado PH, só obrigado...
Análise fantástica! Mas algo que pouca gente questiona são as atitudes dos Vagalumes quando encontram o Joel e a Ellie. Inaceitável que após atravessarem os Estados Unidos, os Vagalumes não permitirem uma despedida dos dois e simplesmente "avisar" ao Joel que a Ellie morreria. Todo vilão é herói da própria história e em The last of us 1 o Joel é mais que herói, na verdade ele é humano e tomou a decisão que todo ser humano tomaria na posição dele...
Eu até entendo. Por que Marlene não vivenciou nada do que eles vivenciaram, não passou pelas experiências que os aproximaram tanto, pra ela, Ellie ainda era uma carga, o que ela tem na mente é a indiferença e até o desprezo de Joel por Ellie no início. O que não foi uma atitude correta dos vaga-lumes foi o fato de não ter dado o que foi prometido a Joel e Tess pelo transporte de Ellie.
E quem garante que a técnica usada pelo médico daria certo pra gerar uma cura? Na vida real, uma unica tentativa jamais será suficiente pra achar uma solução pra um problema que envolva carga genética. HEADSHOT!
Eu pensei a mesma coisa. Não tinha pensado nisso durante o jogo, mas se a abordagem tivese sido diferente... A própria operação da Ellie sem o conhecimento dela é uma violação.
@@toga3713 muito bom!! Eu também não pensei nisso durante o jogo. Gostei do que você falou sobre a Ellie ser violada. Interessante que na parte das girafas, o Joel propôs a volta ao vilarejo do Tommy e ela insistiu em continuar em frente. Porém, ela disse que após o encontro com os Vagalumes, ela voltaria com o Joel e iria pra onde ele quisesse (criar ovelhas, cantar, tocar violão etc), então pode ser que a cirurgia acontecesse sem que houvesse a concordância da Ellie, configurando uma violação muuuuuuito grave!! Haha
Cara, esse episódio foi sensacional! O Joel virou um verdadeiro pai para a Ellie, que tava toda traumatizada dos eventos do episódio passado. Mas o que foi assustador mesmo foi ver o Joel agindo com muita violência, atirando e matando os soldados. E aquele final?! Deixou a gente super curioso para ver o que vai rolar na segunda temporada. Valeu mesmo pelos vídeos de análise, sempre muito maneiro. Um abraço forte!
Final fantástico da série e bela interpretação do PH! Na minha opinião o Joel não é nem herói e nem vilão. Bate um sentimento dualista, a chacina praticada por ele é injustificável, mas ao mesmo tempo, dá para compreendê-lo ao salvar Ellie a todo custo. Afinal, vale a pena ele perde a pessoa que ele mais ama (mais uma vez) para tentar apostar em uma cura (quem nem era de fato concreta) por uma humanidade mais violenta que os infectados? Vale lembrar, que a Sarah não foi morta por um infectado, mas sim a sangue frio por um humano.
Pra mim a chacina é justificável pra krl, o que eles iriam fazer com ela ali era covardia pura, pô. Os caras iriam matar a mina sem nem perguntar se ela concorda ou não, se ela tava de acordo ou não, tipo, foda-se, morre aí pra eu tentar um negócio aqui, tu é só um ratinho de laboratório. Fora que nem garantido a parada era, ela poderia muito bem morrer em vão. Eu só sei que eu teria a mesma atitude que o Joel, foda-se o mundo, eu jamais vou sacrificar a vida de quem eu amo pelos demais.
Joel eh o vilão dessa história pq ele priva a humanidade de uma cura, só que vc não sente o peso da decisão dele justamente pelo fato do roteiro da série transformar um mundo caótico, violento em um mundo pacato, onde praticamente não tem infectados. O que impede a humanidade de matar o restantes de infectados e voltar a ter uma vida normal? Nada . Claramente a decisão do Joel racionalmente foi a certa, totalmente diferente do jogo.
Adorei o episódio, vi Joel finalmente abraçando seu sentimento de pai em relação a Ellie, fazendo o que qq pai faria por uma filha amada. Não foi o tempo que curou Joel de sua dor, foi Ellie !
Joel salvou a Ellie, ainda que ela não concorde ou saiba. Ninguém garantia que o método dos vagalumes estava correto, iam ceifar a vida dela sem antes mesmo pergunta-la se estava pronta para essa alternativa. Joel tem o heroismo de um pai, e um pai de verdade faria tudo pela sua filha. Episódio muito lindo!
Pai que ele não é. Ele não salvou a filha, ele salvou a si mesmo. (Isso é até dito de forma literal na série). E não falo isso julgando, provavelmente todos nós tomariamos a mesma decisão. Mas a conclusão de "se ela topasse, ele deixaria" é imprecisa. Ela ainda seira só uma adolescente de 14/15 anos escolhendo morrer. E ele deixaria? Por outro lado, Marlene também escolheu não contar pra ela, pq? Pq quem disse que Marlene aceitaria ela dizendo "não"?. Impreciso também, não sabemos. É complexo e incrível por isso. Mas não foi um.pai fazendo tudo pela filha, foi um homem fazendo tudo por si mesmo.
@@janssenjoseph6861 Sim, ele é pai, não é pq vc não aceita que ele não é. A conclusão de que se ela topasse ele deixaria é imprecisa sim, mas sabe por que? Pq não deixaram nenhuma opção pra ela, afinal os médicos não pensaram nela. A opinião de uma adolescente pode até não importar mto na maioria dos casos, porém, qdo a opinião do adolescente é sobre a vida ou a morte do mesmo, então essa opinião é sim válida e deveria ser levada em consideração. Esse teu papinho de não foi um pai pq não fez pela filha e sim por ele é baboseira, vc pode até pensar que faz tudo de melhor para o filho pensando só no filho, mas na verdade no fundo qq pai faz tbm pensando nele, os pais fazem pelos filhos pq iriam sofrer imensamente se algo acontecesse ao filho, tanto que qdo um pai perde um filho fica devastado e faria tudo pra não perdelo, e faz isso pela dor que ele sente e não pela dor que o filho sente.
Episódio final foi Ctrl+C e Ctrl+V do game, simplesmente perfeito!! Quem for jogar depois de ver a série vai ter um complemento bem legal com as dificuldades e ação daquele mundo caótico, assim como quem já jogou teve um presente que foi conhecer os detalhes do nascimento da Ellie e a relação do Bill e Frank, 10 de 10!
Te vi de repente de re lance na ccxp22 e lembro que conheço esse rosto em alguma lugar, kkkkk gostei muito da sua narração da série THE LAST OF US, e apoio muito seu trabalho..... Sensacional obrigado
Vcs são monstros! Parabéns mais uma vez pro PH e Atreuson... que dupla! Trabalho lindo, impecável. Sou videomaker e trabalho principalmente com edição e vcs são dois dos caras que hoje me motivam sempre a me aprimorar. Mais uma vez, parabéns pelo trabalho incrível e sempre que posso vou continuar engajando e compartilhando pra que vcs tenham mais e mais sucesso ❤
A cena que mais me arrebatou nesse episódio foi a cena das girafas. Foi uma temporada maravilhosa, mas achei que faltou um ep. entre o 8 e o 9. Para desenvolver mais o relacionamento dos 2 e para mostrar mais da mudança na Ellie depois do evento traumático.
A honra é toda nossa de ser apresentado a um conteúdo complementar com tanta qualidade que deveria ser realmente um adicional da série. Parabéns pela caminhada, sabemos que não tem sido fácil mas estamos aqui, sempre dispostos a auxiliar no que for possivel
O título da série também reflete um pouco dessa dualidade. “O último de nós” ou será “O que sobrou de nós” ? Fechando a temporada com uma excelente análise. Parabéns PH, impecável!
PH meu caro, acompanhar essa série com o senhor foi uma experiência incrível, estarei aqui por mais. (As vozes interpretando os excertos de texto ficaram excelentes meu amigo, continue com essa ideia sempre.)
Fato é que nem a Marlene nem o Joel deram uma escolha para Ellie. Ambos mentiram pra ela. No entanto, um mentiu para matá-la e o outro para salvá-la 😅 Difícil…
Esse episodio fechou a serie com chave de ouro. Voltou com todos os temas tratados nos outros episódios e deu a conclusao perfeita. Fiquei maluco comentando sobre no meu video
A cena da girafa foi espetacular e é bem especial para a história deles,muito top essa temp. Para mim só faltou mais eps com infectados,isso foi bem pouco.
eu gosto muito dos seus vídeos, parabéns por mais uma cobertura, seus textos me encantam. acompanhei House of Dragon, White Lotus, Last of Us, e que venham mais, sucesso e prosperidade 💚
PH não dorme! Depois do Oscar teve vídeo resumo e foi ver o episódio final pra trazer esse vídeo de análise incrível pelo pouco tempo e tantas coisas assistidas numa única noite. Que análise, meu caro 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾😲😲
Quando ele citou CRIOLLO eu me arrepiei, pqp, todo video do PH é de emocionar. Obrigado por tudo, obrigado The Last Of Us, obriagdo a todos que estavam presentes nesta jordada.
Descobri o canal enquanto assistia a série. Obrigado PH !!! A série ficou muito mais interessante com suas análises e se tornou uma rotina ver o episódio e no dia seguinte te ver aqui. 👏🥰
Estar aqui e abraçar seu trabalho e conteúdo é muito FÁCIL sim! Nós que temos que agradecer por você nos proporcionar tamanha alegria, continuaremos juntos para acompanhar ainda mais seu extensivo trabalho. Abraços.
poxa PH, chorei aqui kkkkk que texto impecável, eu amei acompanhar seus textos e sua sensibilidade em falar dessa história. Parabéns pelo lindo trabalho!
Sempre muito bom os seus comentários. Também tive a impressão de que ser ou não um vilão é uma questão extremamente complexa, porque todos somos capazes de qualquer coisa, a depender das circunstâncias. TLOU nos coloca exatamente num cenário apocalíptico, onde tudo, frequequentemente, são extremos, para exatamente colocar em questão os extremos de nossa própria existência. Me emocionei muito tanto com o jogo quanto com a série. Ansioso pela segunda parte, mesmo já sabendo que o nível de melancolia neste último episódio só tende a aumentar na próxima temporada.
Obrigado pela jornada s2. Eu entendo o Joel. Eu faria a mesma coisa pra proteger minha filha, o meu mundo também é mundo, o mundo dela também é mundo. No infinito cabem infinitos infinitos. Salvar o mundo pode ser diferente pra cada um dependendo do infinito que estamos olhando.
"Não foi o tempo" 😭 vou sentir sdds de todo domingo assistir e vim ver seus vídeos no dia seguinte. Senti a mesma sensação de anos atrás qnd assisti o jogo
@@lordheadshott pelo visto alguém não recebeu carinho da mamãe, e o papai foi comprar cigarro e não voltou! Tá carente malandro? Pega o metrô lotado que passa!
Só um adicional: Joel da pouco valor a humanidade, visto que ela foi quem lhe tirou tudo. Foi, também, uma vingança a esse mundo que tirou tudo do Joel. Foi amor, que descrito por Bill e Frank no episódio 3 pede pra ele encontrar o propósito dele. Foi compromisso e arrependimento daquilo que não viveu pela Tess que pediu pra ele salvar quem ele podia salvar. Joel, que perdeu tanto, não perderia mais nada pra esses humanos que tanto tiraram dele. Ele salvou quem ele podia: ele mesmo.
" as pessoas desse mundo não merecem mais chances, já somos todos animais , e não será diferente quando o mundo voltar ao normal" Uma frase perfeita pra esse final
Seu texto é incrivel PH, mesmo sabendo o que iria acontecer ali no final, deu uma luz sobre tudo isso. A síndrome do ninho vázio... bom... posso dizer que tenho passado isso a mais de 6 meses, depois de uma separação, aceitar que agora estou só, tudo depende apenas de mim, torcendo pra que ela seja feliz na sua nova vida, torcendo pra que eu não seja infeliz ou fique me apegando a coisas pequenas que me impessam de seguir em frente, respeitando meus limites, respeitando a tudo e a todos, amando a todos que ficaram, minha filha por exemplo, que acompanhou essa série comigo (e um sobrinho), que sejamos fortes nos momentos ruins e sejamos felizes sempre que pudermos
Que analise mais sensível! Pena que acabou mais essas série. Pero que logo logo possamos continuar a ouvir você filosofar sobre um assunto. PH é massa de mais.
Análise linda e poética do episódio! A respeito dos vagalumes. Acredito que a cura não era uma certeza e em nenhum momento eles conversaram com a Ellie, só a doparam e a colocaram numa mesa de cirurgia. Não a informaram dos passos e nem deram a oportunidade dela conscientemente dizer que aceitava, conversar com o Joel, tentar convencê-lo e até se despedir da pessoa que a levou até aquele momento. Realmente nessa série/jogo o conceito de herói e vilão é uma linha tênue. São apenas pessoas, humanos e suas necessidades mais básicas postos num mundo pós apocalíptico no qual não podemos mais pensar moral e ética da forma que os conhecemos no mundo civilizado e em pleno funcionamento ordenado.
Eu só tenho a agradecer por todo o seu trabalho em todos os vídeos em todas as análises, fico feliz em poder ter dito na CCXP pessoalmente e sempre direi parabéns pelo seu incrível trabalho!
RAPAZ.... seus textos sao maravilhosos e esse final do grande poeta CRIOLO, que ornou peefeitamente... parabéns PH. Chorei ontem vendo a série e chorei hj de novo ouvindo seu texto. 🙏
Acho interessante que nesse final era a vontade de Ellie contra a de Joel, Ellie falou que falhou em salvar a riley e o sam, a mãe dela morreu por isso, e agora que ela teve essa chance o joel tirou isso dela, o sentido dela era ser a cura para o mundo, já para o Joel, ele fala pro Tommy que falhou em salvar sarah e tess, só conseguia pensar no seu fracasso, nesse momento ele teve a oportunidade de reencontrar seu próposito, Ellie era a cura pra ele, só que não do jeito que ela gostaria de ser. Joel foi egoísta em tirar o propósito de Ellie para sí, mas Ellie teria feito a mesma coisa no lugar dele, ela culpar Joel por tirar seu propósito também é egoísta considerando que tiraria o de Joel também.
E é no discurso sobre continuar que ele justifica, pra si, porque ele se permite se priorizar. Que se a Ellie transformou seus lutos em propósito, agora ela vai precisar lidar de outra forma com essas dores, tal qual ele conseguiu. Mesmo que ele tenha tirado isso dela, a segurança de saber organizar essas dores, Joel confia na capacidade dela ressignificar isso e saber seguir em frente. Ele põe ela em uma posição que ele próprio já não consegue enfrentar, mas justifica para si que é legítimo porque ele já enfrentou a situação que ele está impondo a ela. Joel teve a realidade dele interrompida pelo fim do mundo e agora ele interrompe o mundo da Ellie impondo pra ela um futuro "normal".
Nota 10 de 10. Episódio perfeito, o Joel fez o certo, eu faria a mesma coisa. Deixa a natureza seguir o seu caminho. É a natureza dando o troco na humanidade. Passar o tempo que resta com a pessoa que eu amo.
Que série e que análise! Citou Criolo, fez a gente se questionar de forma violenta. Faz logo o livro dessa também. Além de tudo, nem dormiu, PH???? haha
Des da série do jogo de the last of us 2 acompanho o ph, e é incrível o quanto esse canal é bom e não para de evoluir nas suas produções nos vídeos muito fodaaa ph vc é incrível.
eu amo muito ouvir o PH explicando e comentando narrativas de filmes, series e tudo mais. Ele explica de uma forma tão ímpar, tao sincera em suas palavras e textos que eu, não sei porque, me dá aquela sensação de estar numa sala de aula cheia de palavras que correm e vão me alimentando de um prazer sem fim...de poder escutar😍...obrigaado, viu ❤️💜❤️💜❤️
Impressionante a interpretação de Pedro Pascal. Toda a evolução do personagem, terminando numa apoteose. Eu so pensava caralho caralho. PH eu termino o episódio ansiosa pra ver você na semana seguinte. Isso desde BCS e assim vamos! Obrigada
Mais um sinônimo de vida que a série faz questão de associar à Ellie e vi pouca gente comentando: na cena do parto, a mãe de Ellie se acomoda para dar a luz em uma parede que está pintada com uma árvore. Ellie é um fruto, uma vida nova, uma esperança.
Que análise !!! Parabéns PH ! The Last of Us é um marco como jogo , como série , e o 2º temporada vem aí para nos fazer pensar e refletir mais ainda... quem jogou o 2º jogo sabe bem...
Hipoteticamente falando, mesmo se o Joel levasse em consideração o desejo da Ellie, seria pouco provável que os Vagalumes deixassem ela ir embora caso decidisse não se sacrificar para conseguir uma possível cura. Ou seja, caso o Joel não agisse dessa forma, os Vagalumes iriam matar a Ellie independente da vontade dela.
Me imaginando na situação de Joel (e se tivesse as mesmas habilidades dele) eu faria exatamente a mesma coisa. Em algum momento Ellie vai descobrir a verdade e ficar com raiva disso. Mas acredito que se fosse Ellie no lugar de Joel, faria o mesmo, como acredito que se Ellie se tornasse mãe e tivesse que tomar essa decisão, faria o mesmo. Um dia Ellie cresce e faz sua escolha consciente de dar a vida pela humanidade ou não, e nessa hora ninguém vai apagá-la de surpresa. Como sempre, um ótimo texto PH!
📖 Conheça o financiamento coletivo do meu livro:
- catarse.me/acasadodragaorf
⭐ DICAS
- Psicologia das Cores: amzn.to/3EH1OIg
- Artbook de TLoU | amzn.to/3H8d5Dn
- HQ - Volume 1 (ing) | amzn.to/3QHNEeI
- Caneca oficial | amzn.to/3IOUCg5
- Quadro - Valagumes | amzn.to/3QEjedk
- Quadro - Ellie Joel | amzn.to/3XneBGW
🎮 JOGOS
- TLoU Part I Remaster (PS4) | amzn.to/3D8CcDH
- TLoU Part II (PS4) | amzn.to/3ZNyNng
- TLoU Part I (PS5) | amzn.to/3D4jQU8
qualquer um no lugar do Joel faria o mesmo. No jogo sabemos que outras crianças também morreram nas mãos dos cirurgiões a troco de nada. Não havia garantia de cura. Logo, o Joel faz mais que certo em preservar a vida da filha dele. FODA-SE o gameplayrj que acha que Joel é um monstro. Qualquer pai dá sua vida pra proteger seu filho. bando de hipocrita
Pô PH, não curti Casa do Dragão, mas vou comprar o livro sobre TLOU
O que me chamou atenção no episódio é que ele começou e terminou com uma MENTIRA para proteger a Ellie. A mãe mente que a filha nasceu antes da mordida e o pai mente que ela não é a única com a mesma condição dela.
O jogo confirma que existem mais pessoas imunes que foram encontradas antes da Ellie. Mas, sim, a série bota como 100% fake news.
Ambos mentem para proteger ela
@@leonardomelo1566 pra mim o Joel mente pra proteger a si próprio
@@leonardomelo1566 Sim. E tem algo de poético em ver a mãe cortando o cordão umbilical e agora ver o Joel lutando com todas as forças para não romper o cordão sentimental recém adquirido com ela.
@@the_undev Não sei se é só isso, aquela situação era bem nojenta tbm. Os caras basicamente iriam matar a mina sem nem ter o consentimento pleno dela, tudo pra TENTAR criar uma cura, ou seja, nem garantido a parada era, ela poderia mt bem morrer em vão igual um mero rato de laboratório.
Ontem quando terminei o episódio mandei uma mensagem para um amigo que me apresentou a série e disse que tinha amado e que faria o mesmo que Joel. Eu já perdi um filho. Meu bebê. É uma dor que consome todos os os dias até aprender a conviver. Naquela condição, eu faria o mesmo pelo meu filho. Só quem já passou por isso sabe. Ele foi egoísta? O mundo é assim. Ninguém te pergunta se você está preparado pra sofrer. Ele é muito ou totalmente, fruto de tudo de ruim que aconteceu com ele e com todas as pessoas que ele perdeu
Sinto mto pela sua perda.
exatamente
A mãe da Ellie (Anna), é a Ellie (atriz/rosto) dos jogos.
A Ellie do jogo dando a luz para a Ellie da série ;)
Isso! É a Ashley Johnson (Ellie nos jogos).
AAVAA.... Jura? Temos um sherlock Holmes aqui
Simbólico demais! Fiquei toda arrepiada!
@@wesleysantos-ll1bu nem todo mundo jogou o jogo. Nem todo mundo aqui nos comentários sabe dessa info. Calma irmão
@@wesleysantos-ll1bu muita gente não sabe mano, pra quem não pesquisa essas coisas dificilmente vai saber, porque a Ellie não se parece muito com a Ashley.
No fim nem a Marlene nem o Joel perguntou o que a Elie queria, mas a pergunta é, que pai aceitaria a morte da filha, quando outra pessoa toma essa decisão.
Mas faz parte da reflexão que ele não é o pai dela, mesmo que no coração dele seja. Ela tapa a ferida de um coação egoísta e machucado.
Eu falo isso pq esses pequenos detalhes, não tem nada de pequenos, constrói a densidade dessa decisão.
Ellie não ter poder de escolha também faz parte dessa densidade, se ela falasse "eu quero" ele aceitaria? Ser ela diz "não quero", Marlene aceitaria? Não sabemos. Ambas. São essas pequenas questões que juntas tornam a decisão extremamente bem escrita. É complexo.
qualquer um no lugar do Joel faria o mesmo. No jogo sabemos que outras crianças também morreram nas mãos dos cirurgiões a troco de nada. Não havia garantia de cura. Logo, o Joel faz mais que certo em preservar a vida da filha dele. FODA-SE o gameplayrj que acha que Joel é um monstro. Qualquer pai dá sua vida pra proteger seu filho. bando de hipocrita
@@janssenjoseph6861 Claro que a Marlene não aceitaria, a cura está ali na frente deles, acha que ela deixaria a garota ir?
Nem precisou perguntar, tem uma cena antes deles chegarem ao hospital, onde a Ellie afirma que eles não passaram por tudo aquilo em vão, ela queria levar aquilo até o fim. E no segundo jogo ela confronta ele sobre isso. Ele perdeu todos que amou, salvar a humanidade era o propósito que ela estava disposta a se entregar.
@@LucasSilva-ln7rs e é justamente disso que ele falou.
Que texto lindo. Obrigada.
Perdi meu companheiro tem 10 meses e faria qualquer coisa no mundo pra te-lo de volta. Entendo perfeitamente o dilema de ser egoísta ou resignado diante da morte.
se quer dar pro cara fala logo!
Sinto muito e fique bem!
Faço suas minhas palavras! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Meus sentimentos
Meus sentimentos. E desejo que você se amplie em sua jornada de vida. Seremos todos, ao final, recompensados e reunidos.
Sou professora de Língua Portuguesa e me dedico a refetir com os alunos sobre os textos e suas nuances. Tenho aprendido muito com sua análises, sensíveis e realistas. Obrigada ❤️
"Se Deus me desse uma segunda chance naquele momento, eu faria tudo igual".
Joel, TLoU 2.
Faltou o "exatamente" que é onde dá AQUELA entonação. 😉
@@vicenteraira "Se Deus me desse uma segunda chance naquele momento, eu teria feito tudo igual" foi isso que ele disse
E fez mesmo, 3 vezes: The Last of Us Remaster, The Last of us Remake e The Last of Us série
@@gabrielpadinha7512 será que daqui a 5 anos teremos um remaster da série? E depois um remake dela?
@@andersonfernandes7982 meio dificil normalmente isso nunca acontece
A citação da letra de uma música do Criolo (Criolo - ainda há tempo), me pegou de jeito, pois revendo a música, tendo visto o episódio, tanto a musica, quanto o episodio 9, se encaixam completamente.
"O que você quer nem sempre condiz com o que outro sente
Eu tô falando é de atenção que dá colo ao coração
E faz marmanjo chorar
Se faltar um simples sorriso, às vezes, um olhar
Que se vem da pessoa errada, não conta
Amizade é importante, mas o amor escancara a tampa
E o que te faz feliz também provoca dor
A cadência do surdo no coro que se forjou
E aliás, cá pra nós, até o mais desandado
Dá um tempo na função, quando percebe que é amado
E as pessoas se olham e não se falam
Se esbarram na rua e se maltratam
Usam a desculpa de que nem Cristo agradou
Falô! 'Cê vai querer mesmo se comparar com o Senhor?
As pessoas não são más. Elas só estão perdidas.
Ainda há tempo"
Qd ele citou criolo eu perdi tudo
Arrepiei
Sensacional!!! As artes se encontram
The Last of Us me marcou desde 2013, quando eu tinha 15 anos. Minha cachorrinha chama Ellie. Tenho a tatuagem. Joguei horas e horas e depois dessas 9 semanas, mais uma vez essa obra me impactou. Só que a diferença de seguir essa jornada ao lado do PH com seus comentários totalmente pertinentes fizeram toda a diferença. Obrigado PH, você é incrível!
Poxa, 15 anos? Deve ter sido bem pesado eu com 19 já me marcou.
@@GustavoSJesus bastante! Foi um choque enorme o final na época, fiquei bastante pensativo. Mas quando saiu o parte 2, quando já tinha 22, foi mais impactante ainda kkk
Minha cachorrinha também se chama Ellie por causa de The Last of Us 😂
@@edubttf a parte 2 foi realmente mais impactante, basicamente estragou minha experiencia com video games, agora ficou tudo meio. Meh kkkk
Sonystinha raiz vc hein 🤣🤣🤣🤣
Depois do david o brilho da ellie fraquejou...mas o joel conseguiu brilhar pra salva-la...a cena da girafa foi tudo,tudo...lindo
qualquer um no lugar do Joel faria o mesmo. No jogo sabemos que outras crianças também morreram nas mãos dos cirurgiões a troco de nada. Não havia garantia de cura. Logo, o Joel faz mais que certo em preservar a vida da filha dele. FODA-SE o gameplayrj que acha que Joel é um monstro. Qualquer pai dá sua vida pra proteger seu filho. bando de hipocrita...
Teve uma pequena parte que mostram o David que ia estrup4r ela., Quando ele bota as mãos lá embaixo mas é bem no final
Vocês ja agradeceram por viverem no mesmo tempo em que existe PH Santos criando vídeos INCRÍVEIS como esse pra gente?
Conteúdo dessa série foi sensacional!
agradeça por existir internet
Arrasou na análise do episódio! Achei que ele merecia ter sido de 60 min por ser o último! Explorado que a Marlene também omitiu da Ellie que ela iria para uma cirurgia e poderia morrer. Não ter permitido que ela se despedisse do Joel... Quem sabe a 2a temporada tenha episódios mais longos!
Eu tb queria mais, mas acho q fizeram próximo dos 45min pq era o tempo aproximado da gameplay, do fim do arco do David até o fim do game
Eu queria mais Joel e Ellie só interagindo, confesso. Mto mais do que ação, que dizem que "faltou".
Calma Anice, isso é algo que ainda vai vir, está acontecendo da mesma forma que aconteceu nos jogos
Que percepção meus amigos, é incrível a sensibilidade na percepção desse homem, me emociona e arrepia, me deixa refletindo sobre coisas que um dia achei que já não tinha mais o que refletir, incrível! Obrigado PH, só obrigado...
Análise fantástica! Mas algo que pouca gente questiona são as atitudes dos Vagalumes quando encontram o Joel e a Ellie. Inaceitável que após atravessarem os Estados Unidos, os Vagalumes não permitirem uma despedida dos dois e simplesmente "avisar" ao Joel que a Ellie morreria. Todo vilão é herói da própria história e em The last of us 1 o Joel é mais que herói, na verdade ele é humano e tomou a decisão que todo ser humano tomaria na posição dele...
Eu até entendo. Por que Marlene não vivenciou nada do que eles vivenciaram, não passou pelas experiências que os aproximaram tanto, pra ela, Ellie ainda era uma carga, o que ela tem na mente é a indiferença e até o desprezo de Joel por Ellie no início. O que não foi uma atitude correta dos vaga-lumes foi o fato de não ter dado o que foi prometido a Joel e Tess pelo transporte de Ellie.
E quem garante que a técnica usada pelo médico daria certo pra gerar uma cura? Na vida real, uma unica tentativa jamais será suficiente pra achar uma solução pra um problema que envolva carga genética. HEADSHOT!
Eu pensei a mesma coisa. Não tinha pensado nisso durante o jogo, mas se a abordagem tivese sido diferente... A própria operação da Ellie sem o conhecimento dela é uma violação.
@@TheRobpinguim bem pensado. Talvez a Ellie foi livrada de uma morte precoce, já que não tinha garantia nenhuma de sucesso...
@@toga3713 muito bom!! Eu também não pensei nisso durante o jogo. Gostei do que você falou sobre a Ellie ser violada. Interessante que na parte das girafas, o Joel propôs a volta ao vilarejo do Tommy e ela insistiu em continuar em frente. Porém, ela disse que após o encontro com os Vagalumes, ela voltaria com o Joel e iria pra onde ele quisesse (criar ovelhas, cantar, tocar violão etc), então pode ser que a cirurgia acontecesse sem que houvesse a concordância da Ellie, configurando uma violação muuuuuuito grave!! Haha
Cara, esse episódio foi sensacional! O Joel virou um verdadeiro pai para a Ellie, que tava toda traumatizada dos eventos do episódio passado. Mas o que foi assustador mesmo foi ver o Joel agindo com muita violência, atirando e matando os soldados. E aquele final?! Deixou a gente super curioso para ver o que vai rolar na segunda temporada. Valeu mesmo pelos vídeos de análise, sempre muito maneiro. Um abraço forte!
Tenho altas expectativas e acho que a segunda temporada vai ser melhor que a primeira.
Nao é muito difícil saber oq vai acontecer na segunda temporada
@@forister1738 se sabe nada de spoilers.
@@GustavoSJesus uma coisa e certo. Não procura spoilers do jogo. Vai ser o segundo jogo e acredite. VC nao vai querer saber. Coloca um filtro kkkkk
Eu joguei o jogo e te garanto que, o gosto é bem amargo...😢
Eu choro com a série e venho aqui chorar com os textos do PH. 🥲
Muito bom, continue fazendo esse trabalho lindo!
Final fantástico da série e bela interpretação do PH! Na minha opinião o Joel não é nem herói e nem vilão. Bate um sentimento dualista, a chacina praticada por ele é injustificável, mas ao mesmo tempo, dá para compreendê-lo ao salvar Ellie a todo custo. Afinal, vale a pena ele perde a pessoa que ele mais ama (mais uma vez) para tentar apostar em uma cura (quem nem era de fato concreta) por uma humanidade mais violenta que os infectados? Vale lembrar, que a Sarah não foi morta por um infectado, mas sim a sangue frio por um humano.
⁰⁰0
Pra mim a chacina é justificável pra krl, o que eles iriam fazer com ela ali era covardia pura, pô. Os caras iriam matar a mina sem nem perguntar se ela concorda ou não, se ela tava de acordo ou não, tipo, foda-se, morre aí pra eu tentar um negócio aqui, tu é só um ratinho de laboratório. Fora que nem garantido a parada era, ela poderia muito bem morrer em vão. Eu só sei que eu teria a mesma atitude que o Joel, foda-se o mundo, eu jamais vou sacrificar a vida de quem eu amo pelos demais.
Joel eh o vilão dessa história pq ele priva a humanidade de uma cura, só que vc não sente o peso da decisão dele justamente pelo fato do roteiro da série transformar um mundo caótico, violento em um mundo pacato, onde praticamente não tem infectados. O que impede a humanidade de matar o restantes de infectados e voltar a ter uma vida normal? Nada . Claramente a decisão do Joel racionalmente foi a certa, totalmente diferente do jogo.
@@Mohawk_ q ? Tendi nada no jogo é igualzinho kkkkkkkkk
Não é a sua opinião, o Joel É o vilão, ele condenou a humanidade pelo seu egoísmo
Adorei o episódio, vi Joel finalmente abraçando seu sentimento de pai em relação a Ellie, fazendo o que qq pai faria por uma filha amada. Não foi o tempo que curou Joel de sua dor, foi Ellie !
Joel salvou a Ellie, ainda que ela não concorde ou saiba. Ninguém garantia que o método dos vagalumes estava correto, iam ceifar a vida dela sem antes mesmo pergunta-la se estava pronta para essa alternativa. Joel tem o heroismo de um pai, e um pai de verdade faria tudo pela sua filha. Episódio muito lindo!
Pai que ele não é. Ele não salvou a filha, ele salvou a si mesmo. (Isso é até dito de forma literal na série).
E não falo isso julgando, provavelmente todos nós tomariamos a mesma decisão.
Mas a conclusão de "se ela topasse, ele deixaria" é imprecisa. Ela ainda seira só uma adolescente de 14/15 anos escolhendo morrer. E ele deixaria?
Por outro lado, Marlene também escolheu não contar pra ela, pq? Pq quem disse que Marlene aceitaria ela dizendo "não"?. Impreciso também, não sabemos.
É complexo e incrível por isso. Mas não foi um.pai fazendo tudo pela filha, foi um homem fazendo tudo por si mesmo.
@@janssenjoseph6861 Sim, ele é pai, não é pq vc não aceita que ele não é. A conclusão de que se ela topasse ele deixaria é imprecisa sim, mas sabe por que? Pq não deixaram nenhuma opção pra ela, afinal os médicos não pensaram nela. A opinião de uma adolescente pode até não importar mto na maioria dos casos, porém, qdo a opinião do adolescente é sobre a vida ou a morte do mesmo, então essa opinião é sim válida e deveria ser levada em consideração. Esse teu papinho de não foi um pai pq não fez pela filha e sim por ele é baboseira, vc pode até pensar que faz tudo de melhor para o filho pensando só no filho, mas na verdade no fundo qq pai faz tbm pensando nele, os pais fazem pelos filhos pq iriam sofrer imensamente se algo acontecesse ao filho, tanto que qdo um pai perde um filho fica devastado e faria tudo pra não perdelo, e faz isso pela dor que ele sente e não pela dor que o filho sente.
(Alerta de spoiler)
...
...
Ele morreria em vão, não existe cura, o universo do game, diálogos e até msm o Tlou2 deixam sutilmente claro, isso.
Eu n tenho o q dizer ph, mais uma vez termino o seu video chorando... MUITO OBRIGADO!
Episódio final foi Ctrl+C e Ctrl+V do game, simplesmente perfeito!! Quem for jogar depois de ver a série vai ter um complemento bem legal com as dificuldades e ação daquele mundo caótico, assim como quem já jogou teve um presente que foi conhecer os detalhes do nascimento da Ellie e a relação do Bill e Frank, 10 de 10!
Obrigada querido por tanta riqueza em suas palavras, gera muitas reflexões.
Como pai, em sua percepção, joel fez tudo o que qq pai faria.
Episódio incrível
Te vi de repente de re lance na ccxp22 e lembro que conheço esse rosto em alguma lugar, kkkkk gostei muito da sua narração da série THE LAST OF US, e apoio muito seu trabalho..... Sensacional obrigado
A Ellie foi a cura do Joel. Se no primeiro episódio ele estava na escuridão, no último ele entende que encontrou a luz
Texto incrível 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Vcs são monstros! Parabéns mais uma vez pro PH e Atreuson... que dupla!
Trabalho lindo, impecável. Sou videomaker e trabalho principalmente com edição e vcs são dois dos caras que hoje me motivam sempre a me aprimorar.
Mais uma vez, parabéns pelo trabalho incrível e sempre que posso vou continuar engajando e compartilhando pra que vcs tenham mais e mais sucesso ❤
Que TEXTO Maravilhoso muito obrigado PH até a próxima ❤
eu amei o casting da Ashley Johnson pra mãe da Ellie pq elas se parecem muito fisicamente.. perfeitoo
Ela é a própria Ellie
Também fiquei impressionada com a semelhança.
Sim! Ela parece demais a atriz que interpreta a Ellie
Caramba cara, vc me emocionou agora! Que belas palavras, que analise!
A cena que mais me arrebatou nesse episódio foi a cena das girafas. Foi uma temporada maravilhosa, mas achei que faltou um ep. entre o 8 e o 9. Para desenvolver mais o relacionamento dos 2 e para mostrar mais da mudança na Ellie depois do evento traumático.
Da essa sensação mas como é uma adaptação do jogo eles fizeram igual no jogo que foi a ellie todo perdida e distraída e a parte da girafa
Você é incrível, Ph!
A honra é toda nossa de ser apresentado a um conteúdo complementar com tanta qualidade que deveria ser realmente um adicional da série. Parabéns pela caminhada, sabemos que não tem sido fácil mas estamos aqui, sempre dispostos a auxiliar no que for possivel
se quer dar pro cara fala logo!
O título da série também reflete um pouco dessa dualidade. “O último de nós” ou será “O que sobrou de nós” ? Fechando a temporada com uma excelente análise. Parabéns PH, impecável!
Seu enredo merece o Oscar de melhor roteiro adaptado. PQP!
PH meu caro, acompanhar essa série com o senhor foi uma experiência incrível, estarei aqui por mais.
(As vozes interpretando os excertos de texto ficaram excelentes meu amigo, continue com essa ideia sempre.)
Fato é que nem a Marlene nem o Joel deram uma escolha para Ellie. Ambos mentiram pra ela. No entanto, um mentiu para matá-la e o outro para salvá-la 😅 Difícil…
PH admiro muito seu trabalho. Parabéns pelo trabalho 🤩
Esse episodio fechou a serie com chave de ouro. Voltou com todos os temas tratados nos outros episódios e deu a conclusao perfeita. Fiquei maluco comentando sobre no meu video
Tu falou exatamente o que eu penso, Joel foi apenas um humano e qualquer um faria o mesmo provavelmente
Pois é!!!!! Achei que iria sair ilesa, ledo engano! Vc conseguiu me fazer chorar!!!
PH vc tá se saindo um ótimo psicanalista!!!
A cena da girafa foi espetacular e é bem especial para a história deles,muito top essa temp. Para mim só faltou mais eps com infectados,isso foi bem pouco.
eu gosto muito dos seus vídeos, parabéns por mais uma cobertura, seus textos me encantam. acompanhei House of Dragon, White Lotus, Last of Us, e que venham mais, sucesso e prosperidade
💚
PH não dorme! Depois do Oscar teve vídeo resumo e foi ver o episódio final pra trazer esse vídeo de análise incrível pelo pouco tempo e tantas coisas assistidas numa única noite. Que análise, meu caro 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾😲😲
Acho que é a primeira vez que comento por aqui. Lindo texto. Parabéns!
Quando ele citou CRIOLLO eu me arrepiei, pqp, todo video do PH é de emocionar. Obrigado por tudo, obrigado The Last Of Us, obriagdo a todos que estavam presentes nesta jordada.
Que vídeo perfeito cara... me deu arrepios e olhos brilharam.
Caraio que vídeo bom! Arrepiei aqui
Descobri o canal enquanto assistia a série. Obrigado PH !!! A série ficou muito mais interessante com suas análises e se tornou uma rotina ver o episódio e no dia seguinte te ver aqui. 👏🥰
Que série, meus amigos... Que série!
Que texto, meus amigos... Que texto!
Dobradinha perfeita :)
Poha.. muito bom esse ultimo texto da temporada, mermão!! MAssa Massa!!
Juro que o episódio me deixou um pouco abalada. Com essa resenha foi a última pá no caixão. Te amo PH
Viajaria em papos desse tipo e análises desse tipo pelo resto da vida! Somente, obrigado!
Estar aqui e abraçar seu trabalho e conteúdo é muito FÁCIL sim! Nós que temos que agradecer por você nos proporcionar tamanha alegria, continuaremos juntos para acompanhar ainda mais seu extensivo trabalho.
Abraços.
poxa PH, chorei aqui kkkkk
que texto impecável, eu amei acompanhar seus textos e sua sensibilidade em falar dessa história. Parabéns pelo lindo trabalho!
Eu amo a cena da 🦒 ela traz uma leveza e esperança, depois do trauma que a ellie passa com o David...
Sempre muito bom os seus comentários. Também tive a impressão de que ser ou não um vilão é uma questão extremamente complexa, porque todos somos capazes de qualquer coisa, a depender das circunstâncias. TLOU nos coloca exatamente num cenário apocalíptico, onde tudo, frequequentemente, são extremos, para exatamente colocar em questão os extremos de nossa própria existência. Me emocionei muito tanto com o jogo quanto com a série. Ansioso pela segunda parte, mesmo já sabendo que o nível de melancolia neste último episódio só tende a aumentar na próxima temporada.
Obrigado pela jornada s2.
Eu entendo o Joel. Eu faria a mesma coisa pra proteger minha filha, o meu mundo também é mundo, o mundo dela também é mundo.
No infinito cabem infinitos infinitos. Salvar o mundo pode ser diferente pra cada um dependendo do infinito que estamos olhando.
Eu amo seus "floreios", são eles que fazem suas análises especiais. Obrigada pelos belos textos!!!
"Não foi o tempo" 😭 vou sentir sdds de todo domingo assistir e vim ver seus vídeos no dia seguinte. Senti a mesma sensação de anos atrás qnd assisti o jogo
PH me emocionei com seu vídeo de análise, tô chorando agora o que não chorei no episódio rsrs obrigado!!
Indo trabalhar, ônibus lotado, trânsito, mas ouvindo o PH falar, com maestria, sobre o último EP da primeira temporada de TLOU!
Valeu PH!
se quer da pro cara fala logo!
@@lordheadshott pelo visto alguém não recebeu carinho da mamãe, e o papai foi comprar cigarro e não voltou!
Tá carente malandro? Pega o metrô lotado que passa!
Eu também!
@@Jeferson_BikeGoPro você também o que
foi um prazer acompanhar essa temporada com você, obrigada pelo excelente conteúdo!
Só um adicional:
Joel da pouco valor a humanidade, visto que ela foi quem lhe tirou tudo.
Foi, também, uma vingança a esse mundo que tirou tudo do Joel. Foi amor, que descrito por Bill e Frank no episódio 3 pede pra ele encontrar o propósito dele. Foi compromisso e arrependimento daquilo que não viveu pela Tess que pediu pra ele salvar quem ele podia salvar.
Joel, que perdeu tanto, não perderia mais nada pra esses humanos que tanto tiraram dele.
Ele salvou quem ele podia: ele mesmo.
Obrigado por compartilhar tamanha profundidade conosco PH. Todos somos luz e sombra, certeza e dúvida, amor e ódio.
" as pessoas desse mundo não merecem mais chances, já somos todos animais , e não será diferente quando o mundo voltar ao normal"
Uma frase perfeita pra esse final
PH, que texto incrível.
Parabéns pelas análises dos episódios…
TLOU é uma pancada forte!!😢
Seu texto é incrivel PH, mesmo sabendo o que iria acontecer ali no final, deu uma luz sobre tudo isso. A síndrome do ninho vázio... bom... posso dizer que tenho passado isso a mais de 6 meses, depois de uma separação, aceitar que agora estou só, tudo depende apenas de mim, torcendo pra que ela seja feliz na sua nova vida, torcendo pra que eu não seja infeliz ou fique me apegando a coisas pequenas que me impessam de seguir em frente, respeitando meus limites, respeitando a tudo e a todos, amando a todos que ficaram, minha filha por exemplo, que acompanhou essa série comigo (e um sobrinho), que sejamos fortes nos momentos ruins e sejamos felizes sempre que pudermos
Que analise mais sensível!
Pena que acabou mais essas série.
Pero que logo logo possamos continuar a ouvir você filosofar sobre um assunto.
PH é massa de mais.
Análise linda e poética do episódio!
A respeito dos vagalumes. Acredito que a cura não era uma certeza e em nenhum momento eles conversaram com a Ellie, só a doparam e a colocaram numa mesa de cirurgia. Não a informaram dos passos e nem deram a oportunidade dela conscientemente dizer que aceitava, conversar com o Joel, tentar convencê-lo e até se despedir da pessoa que a levou até aquele momento. Realmente nessa série/jogo o conceito de herói e vilão é uma linha tênue. São apenas pessoas, humanos e suas necessidades mais básicas postos num mundo pós apocalíptico no qual não podemos mais pensar moral e ética da forma que os conhecemos no mundo civilizado e em pleno funcionamento ordenado.
Eu só tenho a agradecer por todo o seu trabalho em todos os vídeos em todas as análises, fico feliz em poder ter dito na CCXP pessoalmente e sempre direi parabéns pelo seu incrível trabalho!
Eu que agradeço
RAPAZ.... seus textos sao maravilhosos e esse final do grande poeta CRIOLO, que ornou peefeitamente... parabéns PH. Chorei ontem vendo a série e chorei hj de novo ouvindo seu texto. 🙏
Chorei qdo vc recitou Criolo,PH!
Lindo texto! Obrigado por isso!
Acho interessante que nesse final era a vontade de Ellie contra a de Joel, Ellie falou que falhou em salvar a riley e o sam, a mãe dela morreu por isso, e agora que ela teve essa chance o joel tirou isso dela, o sentido dela era ser a cura para o mundo, já para o Joel, ele fala pro Tommy que falhou em salvar sarah e tess, só conseguia pensar no seu fracasso, nesse momento ele teve a oportunidade de reencontrar seu próposito, Ellie era a cura pra ele, só que não do jeito que ela gostaria de ser. Joel foi egoísta em tirar o propósito de Ellie para sí, mas Ellie teria feito a mesma coisa no lugar dele, ela culpar Joel por tirar seu propósito também é egoísta considerando que tiraria o de Joel também.
E é no discurso sobre continuar que ele justifica, pra si, porque ele se permite se priorizar. Que se a Ellie transformou seus lutos em propósito, agora ela vai precisar lidar de outra forma com essas dores, tal qual ele conseguiu. Mesmo que ele tenha tirado isso dela, a segurança de saber organizar essas dores, Joel confia na capacidade dela ressignificar isso e saber seguir em frente. Ele põe ela em uma posição que ele próprio já não consegue enfrentar, mas justifica para si que é legítimo porque ele já enfrentou a situação que ele está impondo a ela. Joel teve a realidade dele interrompida pelo fim do mundo e agora ele interrompe o mundo da Ellie impondo pra ela um futuro "normal".
@@moguimiguel Exatamente
Quem é pai, varia o mesmo que Joe fez
É tudo um dilema absurdo, e por isso genial@
@@taianaladeira5234 Sim, tlou1 e 2 são as obras da minha vida, tudo é ultra bem pensado e desenvolvido
sempre me emociono com as suas análises PH, obrigada pela temporada e que venha a próxima
Nota 10 de 10. Episódio perfeito, o Joel fez o certo, eu faria a mesma coisa. Deixa a natureza seguir o seu caminho. É a natureza dando o troco na humanidade. Passar o tempo que resta com a pessoa que eu amo.
Que texto, PH, que texto!!!! Você é um artista das palavras. Senti-me representada por suas "dúbias" palavras! Parabéns!
Que série e que análise! Citou Criolo, fez a gente se questionar de forma violenta. Faz logo o livro dessa também. Além de tudo, nem dormiu, PH???? haha
Des da série do jogo de the last of us 2 acompanho o ph, e é incrível o quanto esse canal é bom e não para de evoluir nas suas produções nos vídeos muito fodaaa ph vc é incrível.
eu amo muito ouvir o PH explicando e comentando narrativas de filmes, series e tudo mais. Ele explica de uma forma tão ímpar, tao sincera em suas palavras e textos que eu, não sei porque, me dá aquela sensação de estar numa sala de aula cheia de palavras que correm e vão me alimentando de um prazer sem fim...de poder escutar😍...obrigaado, viu ❤️💜❤️💜❤️
se quer da pro cara fala logo!
Impressionante a interpretação de Pedro Pascal. Toda a evolução do personagem, terminando numa apoteose. Eu so pensava caralho caralho.
PH eu termino o episódio ansiosa pra ver você na semana seguinte. Isso desde BCS e assim vamos! Obrigada
Mais um sinônimo de vida que a série faz questão de associar à Ellie e vi pouca gente comentando: na cena do parto, a mãe de Ellie se acomoda para dar a luz em uma parede que está pintada com uma árvore. Ellie é um fruto, uma vida nova, uma esperança.
PH, você é essencial cara. Você nos ensina e encorpa nossa experiência com essa e diversas outras obras!. Parabéns :).
Achei que a série tinha me desolado totalmente, até o Ph me desolar mais ainda 🥲 QUE TEXTO! ♥️
Também odeio despedidas 😭
Ainda bem que você está sempre por aqui ❤️
Mais uma vez,que texto Ph,que texto...chorei ontem vendo o episódio e chorei de novo vendo vc falar... obrigada por mais essa jornada juntos!
Cara tu é muito bom !!!!
Fico feliz demais em ter conhecido esse canal através de TLOU, cada texto sobre os EPs, eu fico emocionado.
Parabéns mais uma vez pela belíssima análise
Eu me senti tão dividida no final.. e chorei muito pelo Joel
pelo o que o amor dele fez ele fazer. Que dor.
Atuação brilhante do Pedro.
Grande finalle
17:00 críolo ainda há tempo.
Que referência magnífica. Muito obrigado pela suas ótimas palavras.
Todo episódio é pontuado a ideia de proteger quem amamos e o final é a consequência dessa jornada.
Que análise !!! Parabéns PH ! The Last of Us é um marco como jogo , como série , e o 2º temporada vem aí para nos fazer pensar e refletir mais ainda... quem jogou o 2º jogo sabe bem...
Que fechamento...
Que bela série nossa, que venha a segunda temporada.
Meu o que foi essa citaçao do Criolo no final??? pqp arrepiou!!!!!
Hipoteticamente falando, mesmo se o Joel levasse em consideração o desejo da Ellie, seria pouco provável que os Vagalumes deixassem ela ir embora caso decidisse não se sacrificar para conseguir uma possível cura. Ou seja, caso o Joel não agisse dessa forma, os Vagalumes iriam matar a Ellie independente da vontade dela.
Por favor, nunca pare suas análises! São mais que as entrelinhas das cenas são reflexões para a alma
Me imaginando na situação de Joel (e se tivesse as mesmas habilidades dele) eu faria exatamente a mesma coisa. Em algum momento Ellie vai descobrir a verdade e ficar com raiva disso. Mas acredito que se fosse Ellie no lugar de Joel, faria o mesmo, como acredito que se Ellie se tornasse mãe e tivesse que tomar essa decisão, faria o mesmo. Um dia Ellie cresce e faz sua escolha consciente de dar a vida pela humanidade ou não, e nessa hora ninguém vai apagá-la de surpresa. Como sempre, um ótimo texto PH!
Você basicamente descreveu a segunda temporada kkkk
Que texto maravilhoso. Já ansioso pelo livro.
Muito bonito eles colocarem a mae da ellie na seria, a atriz que dublou e atuou no jogo. Quando ouvi a voz dela eu arrepiei.