Eu tenho a mesma experiencia que o pastor " eu tenho tudo para negar a DEUS mas não consigo" só não tenho religião. "Somos todos ateus em algum momento quando não acreditamos no Deus da religião do outro"
*Tornar diálogos como esse mais comum em nosso dia a dia, nos ajuda a sermos mais compreensivos.* *Graças aos muitos exemplos do Karnal e do Pondé, hoje eu estou insistindo muito mais nisso. E confesso os resultados estão sendo bem mais positivos.* *Muito obrigado. Vocês são uma referência pra mim.*
Muito bom! Interessante para ouvir outras perspectivas. Gostaria que o Pondé convidasse um representante do espiritismo. Gostaria de ver essa mesma discussão com a presença de um espírita kardecista. Aliás, o kardecismo tem por base um tripé: filosofia, ciência e religião. A filosofia questiona, a ciência comprova e a religião por meio da moral do Cristo regenera. Amo esse canal!
A contradição é em si,algo necessário,a oposição é uma necessidade,ensina mais do que a concordância,quando esta vem embasada pela inteligência,ás vezes.Parabéns!
Desculpas não saber usar palavras bonitas como vc, mas dentro do meu limite quero lhe dizer que "amo seu vídeos e logo amo vc" admiro a facilidade com que vc faz o difícil e chato ser prazeiroso. Obrigada!
Fui obrigado a voltar o pastor disse que talvez a angústia seja o único caminho pra Deus Eu tou desculpa a expressão Bolado com esse pastor A visão dele e tremenda Eu já fui cristão hoje não mais Amanhã quem sabe Agora eu tive a impressão que a maioria das pessoas estão nais igrejas com medo do inferno Eu costumo dizer que Se por uma caso deus aparecesse e dicesse Gente resolvi que não têm mais inferno Bem eu acho que ia sobrar muinto pouco das igrejas No que se refere aos membros
Super válido e construtivo esse vídeo. Mas com ele fico à refletir: será que num futuro ainda teremos debates como esse? Tendo em vista a intolerância e arrogância generalizada dessa nova geração.
Eu acredito que ainda teremos, porém, com uma minoria muito pequena, que ainda estará disposta a insistir em algo que aos poucos estará se encaminhando ao quase impossível de se acontecer (que é um consenso sem intolerância ou de qualquer outra coisa que nos impeça de ouvir o que o próximo tem a nos dizer).
Valéria,bom dia qual o problema em ser ateu? eu tbm sou ateu sugiro que vc assista um video do Dr.Drauzio Varella "Dr. Drauzio Varella fala sobre o ateísmo" li a Bíblia e vi muitas atrocidades praticadas por Deus,muita barbaridade
Eu achei ele o mais honesto de todos, admitindo a sua intolerância clara, como a Igreja Batista segue, e, é dogmátia. Aliás, senti falta de tocar no ponto se, um crente a Deus, necessariamente precisa ser dogmático em alguma religião. Tem muito ponto para se refletir não?
Pois é, não existe religião que não pregue sacrifícios e deveres, quem diz que segue alguma mas não segue seus preceitos esta sendo hipócrita, já sacrificou sua própria alma no altar do pós-modernismo, ao "deus" do próprio Ego.
Jesus sempre foi contra a religião . E deixaram de lado os sentimentos que levam a ideologia de vida os valores desenvolvidos pelos seres humanos , suas limitações, foi pouco tempo devia ter mais dessa reunião . A sabedoria e o conhecimento é essencial e fundamental para vida . Parabéns pela matéria .
Oi Nidja, segue o link com todos os episódios ► ruclips.net/video/D8p30_mB-MQ/видео.html 1o episódio - vaidade 2º episódio - sexo 3º episódio - fé 4º episódio - melancolia 5º episódio - casamento um abraço
Eu acho que as pessoas não escolhem acreditar ou não, mas pelo mesmo motivo que não escolhemos a comida que gostamos, preferências sexuais, estilos musicais... As pessoas simplesmente são daquele jeito. Um tanto genética, um tanto influências do meio, uma mistura que no final dá pouco espaço para o livre arbítrio. Mas até mesmo dentro de uma ótica Darwinista se a maioria das pessoas é religiosa, é porque isso foi essencial à nossa sobrevivência. Eu imagino o passado humano como um passado cheio de sofrimento, medo e desespero, e só aqueles que conseguiam perder a sanidade de uma forma controlada, ou seja, serem religiosos, conseguiam ter auto-controle o suficiente para suportar certas situações.
Eu preciso de Deus! Sendo espírita, sou cristão. "Ninguem chega ao Pai se não for por mim". Respeitando os enviados de outras crenças e penssanentos, pous a verdade é uma só.
Como disse Paulo "prestemos um culto racional". Ao contrário do que foi afirmado pelo ateu, que quem descrê está mais disposto aprender, tenho por premissa que todos os cremos somos constantemente impulsionados a buscar o conhecimento, ou seja, sabemos que não sabemos quase nada e por isso devemos aprender mais todos os dias.
Não concordo. Você: "Ao contrário do que foi afirmado pelo ateu, que quem descrê está mais disposto aprender, tenho por premissa que todos os cremos somos constantemente impulsionados a buscar o conhecimento, ou seja, sabemos que não sabemos quase nada e por isso devemos aprender mais todos os dias". Não concordo e eu posso exemplificar. Um acadêmico religioso eu até concordo com que você afirmou, mas religioso fora do mundo acadêmico rejeita com força o que ciência (senso comum). Obs: que fique claro não é maioria. Rejeitam que homem veio do ancestral comum (evolução), rejeitam a Eras geológicas da terra (idade da terra), rejeitam que homem foi formado "nas estrelas" que no caso seria matéria bariônica, rejeitam o período da explosão pré-cambriana e etc. Eles rejeitam sendo que nunca estudaram sobre assunto. Quando ciência contradiz bíblia muitos tem aversão ciência e fazem questão de não saber justamente porque contraria seus dogmas. Eu já trabalhei com um pastor na equipe e ele era totalmente ignorante no assunto ciência, mas o mesmo se achava qualificado para "desmentir" a mesma. Ele mesmo falou que seu antigo emprego era em um aterro de lixo. Todo trabalho é digno, edifica e enobrece o homem, mas estranho essa correlação de que pessoas simples não sabe sobre ciência e tem aversão. Ele não sabe coisas elementares como que os 4 principais elementos que constituem 96% do corpo humano é formado por carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Quem é mais arrogante eu que digo que religiosos em sua maioria não sabe nada sobre ciência ou maioria que sem preparo tenta desmerecer a mesma ?
O ser humano é livre para estar em Deus ou não. E isto foi querido por Ele, sendo mais uma demonstração de seu imenso amor pela humanidade. Contudo, engana-se quem pensa que o não-crer é um estado natural. Pelo contrário, o estado natural do homem é crer, é buscar o sentido de sua vida no Bem Maior.
Não penetrar no mistério, não abstrair, o desprezo pela metafísica, é o desprezo e a descrença na verdade, enfim, eis a confusão dos diabos em que se envolvem os ateus, os que desprezam a religião e a fé.
E também a que menos se mostrou disposta a debater e também a que menos trouxe conceitos e questionamentos relevantes ao debate. E ao meu ver, o pastor foi o que menos se mostrou hipócrita, ao afirmar sem medo algum que existem religiões que são nocivas e que o convívio harmônico entre elas é impossível, apenas a tolerância.
No aspecto das religiões cada um tem a sua, pode se expor mostrar para o próximo que a sua é boa para você, caso o próximo veja que a sua religião lhe faça bem e o próximo a queira que este a tenha.
Um dos melhores da série ! Apenas senti falta na discussão se o dogma para eles é essencial. Pois, ter fé, no meu conceito é um caminho pessoal, mas, seguir cegamente um dogma será que é necessário para se considerar um religioso? Quanto a menção à falta de lógica entre a tradição católica e do candomblé na Bahia, em parte tem uma verdade,porém, não é uma forma de diplomacia religiosa para se combater o revanchismo entre elas, ou a intolerância completa? Todas não pregam o amor e o bem? Eu creio que no futuro teremos tanta intolerância religiosa entre as pessoas que, me dá um medo de ver esses religiosos tomando conta da função pública como vem acontecendo. Governo tem que ser ateu, senão, será uma disputa sobre os donos da verdade.
O pastor lá tem razão. Há momentos onde as religiões entram em conflito, podem partilhar de princípios comuns, mas de outros que são antagônicos de modo que frequentar ambas é contraditório pois uma nega a validade da outra, como na situação da Bahia que ele citou. Antes que me chamem de intolerante burguês branco gostaria de precisar que sou pardo e ateu, então nem tentem suprir a falta de argumentos tentando me vilanizar por não respeitar a diversidade.
Quando o pastor diz..." NÃO aceitaria o casamento da filha com um Umbantista, ele esta dizendo que crê numa religião coercitiva, e coerção é o início da loucura.
Eu tinha respeito pelo conhecimento teológico do pastor Ed. Zerou o respeito hoje a partir do momento em que defendeu que existem religiões (claramente se referindo às de matriz africana) "maléficas".
Mas ele não as citou. Ele falou em um sentido amplo, no sentido em que existem religiões que são tanto ruins para você de alguma forma, ou para os que te rodeiam. Ele pode ter dado indireta sobre o islamismo aí também, se referindo aos homem bomba. Vai saber...
Por que as pessoas tem dificuldade em entender que as doutrinas religiosas, e suas representações de realidade na história, estão adaptadas à condição de cada pessoa para assimilar e compreender o princípio divino, ainda que tais representações sejam limitadas e deficitárias em todos os sentidos?
O fato e que cada um vai descobrir seu próprio Deus ou sua própria religiao .e o fundamento e sempre o mesmo todos va o ver e sentir o que faz bem.. parece simples
22:00, só não faz bobagem por pressão religiosa, eu pelo contrario, mesmo longe de religião mantenho minha moralidade, a mantenho por viver em sociedade, por ter carater
Moldes...todos se colocando em um molde! O homem tem a necessidade de permanência e se colocar em moldes!! Que tal a ter suas ideias próprias? Experiências próprias? E não ser um ditador de ideias e crenças? Porque se encaixar em um molde pronto dos outros? Preguiça de se conhecer, de se construir, estudar... e não terceirizar o seu próprio trabalho em relação à si mesmo?
O ateu me lembrou quando eu era menino e tb achava q a tal "ciência" explicava tudo. Eu era igualmente prepotente, arrogante e debochado, com a mesma lógica ginasiana, simplória. A diferença é q eu cresci.
Admiro a imparcialidade do Pondé no programa. Achei que poderiam ter convidado mais pessoas dando uma diversidade ideológica-religiosa maior nesse episódio, tornando-o mais atrativo. A Senhora e o Italo, parece que foram ao programa só para comer.
Acho que o maior marketing pró-ateísmo é a própria religião, sua fonte (biblia, corão, etc) e dogmas. Acho que cabe sempre as perguntas: você é ateu por discordar da religião ou por achar que a existência tem que fazer algum sentido? Dá pra discriminar os ateus com essa pergunta. A religião preenche o vazio da existência, mas seu dogma e falta do senso do ridículo afasta quem flerta com a espiritualidade. Acreditar em Deus (entenda aqui como algo que explica a razão da nossa existência) não necessariamente quer dizer que vc seja religioso. Todos nós sabemos, mas teimamos em esquecer disso.
Acho que o debate poderia ser um pouco mais profundo do que isso - talvez convidar gente mais preparada fosse melhor (o ateu foi fraco, animista foi mais ou menos e um religioso, salvo um pouco o pastor, foi fraco). Mas algo no final já do vídeo me chamou atenção: quando falaram se era fácil ou não ser ateu ou crente-religioso. Bom, eu diria que DEPENDE de onde vc está olhando e QUEM tá olhando. Por exemplo, pra algumas pessoas pode ser algo TERRÍVEL deixar de crer! Essa pessoa é tem sua base estrutural psíquica na crença em deus, no vida pós-morte de maneira que sem essa crença a pessoa perde o equilíbrio psíquico, emocional. Já vi pelo menos dois casos de pessoas que se mataram depois de "descobrir" que deus (seja lá qual for) não existia. E pode ser que pra uns a não crença lhe seja melhor. O fato de ter liberdade total de escolher seu caminho, lhe dá um certo 'alívio' existencial (ainda que a angustia da finitude sempre lhe acompanhe). Agora, eu não acredito nessa de que vc precisa de uma crença/fé pra ser alguém melhor. Não mesmo! NÃO DO PONTO DE VISTA MORAL. Vc pode deixar de matar, roubar ou estuprar por decidir seguir uma religião, mas isso não quer dizer que vc GENUINAMENTE se arrependeu [ps: eu acho o arrependimento VÁLIDO - embora ele não traga vítimas do arrependido à vida]. Pode ser a o medo do castigo possa ser maior; pode ser que a RECOMPENSA (vida eterna) no pós-morte lhe seja mais atrativo (e o sujeito crente aplique uma AUTO NEGAÇÃO de que não é esse o motivo); e pode ser remorso, por todo mal que fez (seja esse "mal" o que for - incluindo aquele que O SUJEITO considera mal [pecado]). E TBM não acredito no contrário: que a descrença faça alguém melhor (muito ateu usa esse argumento). Pra mim a descrença pode contribuir para vc ser, sim, alguém melhor...Mas isso não quer dizer que a descrença tbm não pode ser um motivacional para vc deixar de fazer um bem, ou cometer um mal. De novo: DEPENDE DE UM "QUEM É A PESSOA". Nós somos seres muito complexos; com VARIADAS montagens de valores, moral e ética; pulsões, desejos e vontades. Então pode ser SIM que a descrença pode servir como um motivacional para alguém fazer merda. Eu particularmente acho bem possível o ex traficante 'Ligeirinho ( Aldidudima Salles - hj pastor) PELO MENOS deixar de fazer as boas ações que faz hoje se "descobrir" amanhã que deus (dele) não existe. Como disse um pastor (não ele) certa vez:"Qual a razão de fazer o bem se não existe Deus?" (se referindo a ateus). O sujeito pode fazer o bem por acreditar que esse bem depende dele, não de efusão de forças sobrenaturais; e pode fazer o mal, por estar certo de que não haverá punições pós-morte (é claro que esse sujeito TRATARÁ de ter cuidado com as leis vigentes - assim como TODO mundo trata de ter!). Tudo DEPENDE de QUEM É a pessoa crente ou descrente!
Lucio Souza tudo que eu senti assistindo esse vídeo e tb gostaria de comentar está aí representado em suas palavras ou seja compartilhamos exatamente nos mínimos detalhes da mesma idea ... 👍
Se encararmos a religião sem a fé nos tornamos ateus! Se considerarmos a religião uma história nos tornamos ateus. Porque sem a fé, como acreditamos na gravidez de Maria concebida sem pecado? Como acreditamos no milagre da multiplicação dos pães ou no episódio de Lázaro? São bilhões de pessoas que acreditam! Deixar de acreditar não seria presunção ou falta de humildade? Mas como acreditar numa história abstrata, confusa e que destoa da realidade? Pela Fé. A chave de tudo é essa pequena palavra que talvez seja o milagre de tudo! Abraço fraterno, Pondé!
O padre falando que encomenda ele estar perto de um ateu. Tirando a falta de fé do ateu, não tem nada que o faça ser uma pessoa repugnante. padre mostrou hipocrisia em relação ao casamento espírita, o ateu em nem um momento mostrou ser uma pessoa de caráter duvidoso
Interessante o vídeo. O pastor muito ignorante ( no sentido de ignorar fatos, metáforas) e mostrando que o religioso cristão fundamentalista não é nada tolerante. Utilizou palavras de cunho absoluto, como se somente sua fé ou doutrina é a verdade. O católico, que por sinal é fundamentalista também ( olhem a comunidade que ele participa e tirem suas conclusões), não acrescentou em nada. O melhor do vídeo msm, foi novamente Pondé...sempre claro e conciso! Parabens ao Territorio Conhecimento por essa série de provocações!!!
Sou ATEU, após ver esse vídeo Reforço minha tese de que a Religião CONFORTA o seguidor, as pessoas tem angústias,medos e Deus (seja ele qual for) conforta as pessoas, quando Ed o Pastor da Igreja Batista diz para Jaime ''Eu tenho tudo para ser Ateu mas isso não me impede de crer nele, eu interpreto como: Eu tenhos as mesmas duvidas, angústias e medos que você, a diferença é que eu busco conforto e respostas na palavra de deus e você as enfrenta usando a Lógica e a Ciência.
nenhum problema em ser ateu, hoje os ateus estão saindo dos armários o problema estar nos fundamentalistas, tanto de quem acredita em deus tanto quanto os ateístas
Pra mim existe ateus cheios de Deus ,e muitos religiosos precisando conhecê-lo!
Caraca
Arebentou em
Deus está dentro de cada um,nas atitudes consigo mesmo e com os outros.
Eu sou era ateu, mas percebei que com Deus tudo parece fazer mais sentido e eu me sinto até mais forte
RUclips me recomendou essa obra-prima somente depois de quatro anos. COMO ASSIM???!!
O Pastor matou a pau
Falou de maneira muinto corajosa
E coerente
Nem todo pastor tem essa coragem
De dizer por exemplo:Que tem conflitos
👏👏👏👏👏👏👏👏
Crer é um conforto. Pensar é sempre um esforço... A crença é o estágio intermediário entre a ignorância e o conhecimento.
Eu tenho a mesma experiencia que o pastor " eu tenho tudo para negar a DEUS mas não consigo" só não tenho religião. "Somos todos ateus em algum momento quando não acreditamos no Deus da religião do outro"
Parabenizo a todos os evangélicos que deram a chance de ouvir o "pastor com crise existencial". Quem dera se todos fossem assim.
Que conversa gostosa, muita qualidade e intelectualidade e inteligencia em uma roda de amigos.
Que pena que o vídeo acaba!👊🏼
Não conhecia este vídeo do Pondé, muito bom, parabéns.
*Tornar diálogos como esse mais comum em nosso dia a dia, nos ajuda a sermos mais compreensivos.*
*Graças aos muitos exemplos do Karnal e do Pondé, hoje eu estou insistindo muito mais nisso. E confesso os resultados estão sendo bem mais positivos.*
*Muito obrigado. Vocês são uma referência pra mim.*
Muito bom! Interessante para ouvir outras perspectivas. Gostaria que o Pondé convidasse um representante do espiritismo.
Gostaria de ver essa mesma discussão com a presença de um espírita kardecista. Aliás, o kardecismo tem por base um tripé: filosofia, ciência e religião. A filosofia questiona, a ciência comprova e a religião por meio da moral do Cristo regenera.
Amo esse canal!
Oi Elisângela, grato =)
Maravilha! Adoro observadores que nos fazem refletir.
Que fantástico esse encontro!! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
A contradição é em si,algo necessário,a oposição é uma necessidade,ensina mais do que a concordância,quando esta vem embasada pela inteligência,ás vezes.Parabéns!
Desculpas não saber usar palavras bonitas como vc, mas dentro do meu limite quero lhe dizer que "amo seu vídeos e logo amo vc" admiro a facilidade com que vc faz o difícil e chato ser prazeiroso. Obrigada!
Ponde faz mais vídeos assim eu adoro esses debates
Fui obrigado a voltar o pastor disse que talvez a angústia seja o único caminho pra Deus
Eu tou desculpa a expressão
Bolado com esse pastor
A visão dele e tremenda
Eu já fui cristão hoje não mais
Amanhã quem sabe
Agora eu tive a impressão que a maioria das pessoas estão nais igrejas com medo do inferno
Eu costumo dizer que
Se por uma caso deus aparecesse e dicesse
Gente resolvi que não têm mais inferno
Bem eu acho que ia sobrar muinto pouco das igrejas
No que se refere aos membros
Super válido e construtivo esse vídeo. Mas com ele fico à refletir: será que num futuro ainda teremos debates como esse? Tendo em vista a intolerância e arrogância generalizada dessa nova geração.
Bem esperançoso.
Nem era pra ter com tamanho avanço cientifico.
@GigaRocks Como assim amigão? Não entendi. Bom Ciência e Fé podem andar juntas sem dúvidas, não precisa dessa discussão.
Eu acredito que ainda teremos, porém, com uma minoria muito pequena, que ainda estará disposta a insistir em algo que aos poucos estará se encaminhando ao quase impossível de se acontecer (que é um consenso sem intolerância ou de qualquer outra coisa que nos impeça de ouvir o que o próximo tem a nos dizer).
Perfeito
Que debate maravilhoso, parabéns!!!
Na minha opinião....esse é o caminho.
Perfeitamente construtivo!
Muito bom o video onde varias crenças e descrenças são analisadas com seus aspectos boms e ruims.
Muito bom este debate . O ateu ... a vida vai ensinar a ele.
Valéria,bom dia
qual o problema em ser ateu?
eu tbm sou ateu
sugiro que vc assista um video do Dr.Drauzio Varella
"Dr. Drauzio Varella fala sobre o ateísmo"
li a Bíblia e vi muitas atrocidades praticadas por Deus,muita barbaridade
Excelente!
Um alimento para o conhecimento.
Acho que algumas questões vem para trabalhar a nossa fé
Esse pastor foi o cara mais sensato do debate.
Eu achei ele o mais honesto de todos, admitindo a sua intolerância clara, como a Igreja Batista segue, e, é dogmátia. Aliás, senti falta de tocar no ponto se, um crente a Deus, necessariamente precisa ser dogmático em alguma religião. Tem muito ponto para se refletir não?
Pois é, não existe religião que não pregue sacrifícios e deveres, quem diz que segue alguma mas não segue seus preceitos esta sendo hipócrita, já sacrificou sua própria alma no altar do pós-modernismo, ao "deus" do próprio Ego.
aura,eu tbm concordo contigo
o comentário dela foi o mais ponderado, equilibrado
O pastor discutindo com ele mesmo "racionalmente" sua fe. Essa doeu bem no saco.
no saco...kkkkkk
E qual o problema dele ter dito isso?
Jesus sempre foi contra a religião . E deixaram de lado os sentimentos que levam a ideologia de vida os valores desenvolvidos pelos seres humanos , suas limitações, foi pouco tempo devia ter mais dessa reunião . A sabedoria e o conhecimento é essencial e fundamental para vida . Parabéns pela matéria .
Pondé é incrível.
Tão bom e tão curto.
Muito interessante esse tipo de encontro e discussão.... mais vídeos com esse tema . Obrigada!
Oi Nidja, segue o link com todos os episódios
► ruclips.net/video/D8p30_mB-MQ/видео.html
1o episódio - vaidade
2º episódio - sexo
3º episódio - fé
4º episódio - melancolia
5º episódio - casamento
um abraço
Muito obrigada pela atenção!
Brilhante!!
Penso que a religião é fundamental na primeira infância. Depois, que cada um siga aprendendo e caminhando prá frente.
Muito BOM!!!
Excelente. Compartilhei no Facebook.
É naturalmente humano crer apenas no que se vê e se conhece.
``MESMO QUEM NEGA A DEUS CONVIVE COM ELE, NEM QUE SEJA PARA NEGA-LO``
Um dia, talvez, Leandro Karnal, Clóvis de Barros Filho, Mario Sergio Cortella e Lúcia Helena Galvão possam participar juntos neste programa fenomenal!
Eu acho que as pessoas não escolhem acreditar ou não, mas pelo mesmo motivo que não escolhemos a comida que gostamos, preferências sexuais, estilos musicais... As pessoas simplesmente são daquele jeito. Um tanto genética, um tanto influências do meio, uma mistura que no final dá pouco espaço para o livre arbítrio. Mas até mesmo dentro de uma ótica Darwinista se a maioria das pessoas é religiosa, é porque isso foi essencial à nossa sobrevivência. Eu imagino o passado humano como um passado cheio de sofrimento, medo e desespero, e só aqueles que conseguiam perder a sanidade de uma forma controlada, ou seja, serem religiosos, conseguiam ter auto-controle o suficiente para suportar certas situações.
Eu preciso de Deus! Sendo espírita, sou cristão. "Ninguem chega ao Pai se não for por mim". Respeitando os enviados de outras crenças e penssanentos, pous a verdade é uma só.
Como disse Paulo "prestemos um culto racional".
Ao contrário do que foi afirmado pelo ateu, que quem descrê está mais disposto aprender, tenho por premissa que todos os cremos somos constantemente impulsionados a buscar o conhecimento, ou seja, sabemos que não sabemos quase nada e por isso devemos aprender mais todos os dias.
Não concordo.
Você:
"Ao contrário do que foi afirmado pelo ateu, que quem descrê está mais disposto aprender, tenho por premissa que todos os cremos somos constantemente impulsionados a buscar o conhecimento, ou seja, sabemos que não sabemos quase nada e por isso devemos aprender mais todos os dias".
Não concordo e eu posso exemplificar. Um acadêmico religioso eu até concordo com que você afirmou, mas religioso fora do mundo acadêmico rejeita com força o que ciência (senso comum).
Obs: que fique claro não é maioria.
Rejeitam que homem veio do ancestral comum (evolução), rejeitam a Eras geológicas da terra (idade da terra), rejeitam que homem foi formado "nas estrelas" que no caso seria matéria bariônica, rejeitam o período da explosão pré-cambriana e etc. Eles rejeitam sendo que nunca estudaram sobre assunto.
Quando ciência contradiz bíblia muitos tem aversão ciência e fazem questão de não saber justamente porque contraria seus dogmas. Eu já trabalhei com um pastor na equipe e ele era totalmente ignorante no assunto ciência, mas o mesmo se achava qualificado para "desmentir" a mesma.
Ele mesmo falou que seu antigo emprego era em um aterro de lixo.
Todo trabalho é digno, edifica e enobrece o homem, mas estranho essa correlação de que pessoas simples não sabe sobre ciência e tem aversão.
Ele não sabe coisas elementares como que os 4 principais elementos que constituem 96% do corpo humano é formado por carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.
Quem é mais arrogante eu que digo que religiosos em sua maioria não sabe nada sobre ciência ou maioria que sem preparo tenta desmerecer a mesma ?
O ser humano é livre para estar em Deus ou não. E isto foi querido por Ele, sendo mais uma demonstração de seu imenso amor pela humanidade. Contudo, engana-se quem pensa que o não-crer é um estado natural. Pelo contrário, o estado natural do homem é crer, é buscar o sentido de sua vida no Bem Maior.
O ateu ainda está na fase da revolta. Ele ainda luta com a crença em Deus, porque precisa negá-lo. Um dia você se liberta desse necessidade, amigo.
Graças a Deus sou Ateu!
Não penetrar no mistério, não abstrair, o desprezo pela metafísica, é o desprezo e a descrença na verdade, enfim, eis a confusão dos diabos em que se envolvem os ateus, os que desprezam a religião e a fé.
Gostei do ponto de vista do Ed René
Deus nos escolhe. A grande e única sorte da vida.
Calvinista????
A senhora que segue o Osho é definitivamente a mais calma, serena e consciente. A mais livre a e menos hipócrita : )))) paz pra ela
E também a que menos se mostrou disposta a debater e também a que menos trouxe conceitos e questionamentos relevantes ao debate. E ao meu ver, o pastor foi o que menos se mostrou hipócrita, ao afirmar sem medo algum que existem religiões que são nocivas e que o convívio harmônico entre elas é impossível, apenas a tolerância.
Laura,eu tbm concordo contigo
o comentário dela foi o mais ponderado, equilibrado
No aspecto das religiões cada um tem a sua, pode se expor mostrar para o próximo que a sua é boa para você, caso o próximo veja que a sua religião lhe faça bem e o próximo a queira que este a tenha.
desde que as pessoas se respeitem umas as outras
o perigo está no fundamentalismo
É uma delicia ouvir um pensador que fala com tanta propriedade e sensatez.
Parabéns pelo video.
Show!
Um dos melhores da série ! Apenas senti falta na discussão se o dogma para eles é essencial. Pois, ter fé, no meu conceito é um caminho pessoal, mas, seguir cegamente um dogma será que é necessário para se considerar um religioso? Quanto a menção à falta de lógica entre a tradição católica e do candomblé na Bahia, em parte tem uma verdade,porém, não é uma forma de diplomacia religiosa para se combater o revanchismo entre elas, ou a intolerância completa? Todas não pregam o amor e o bem? Eu creio que no futuro teremos tanta intolerância religiosa entre as pessoas que, me dá um medo de ver esses religiosos tomando conta da função pública como vem acontecendo. Governo tem que ser ateu, senão, será uma disputa sobre os donos da verdade.
O pastor lá tem razão. Há momentos onde as religiões entram em conflito, podem partilhar de princípios comuns, mas de outros que são antagônicos de modo que frequentar ambas é contraditório pois uma nega a validade da outra, como na situação da Bahia que ele citou. Antes que me chamem de intolerante burguês branco gostaria de precisar que sou pardo e ateu, então nem tentem suprir a falta de argumentos tentando me vilanizar por não respeitar a diversidade.
Sentimos Deus em alguns momentos e cremos
Qual Deus?
Deus não faz acepção de pessoas, ele não escolhe um em detrimento de outro.
Quando o pastor diz..." NÃO aceitaria o casamento da filha com um Umbantista, ele esta dizendo que crê numa religião coercitiva, e coerção é o início da loucura.
mimimi mimimi mimimi. Mas vale um homem íntegro e verdadeiro do que um homem de geleia.
Nao ha um ser humano sã neste mundo que busca ao menos alguma vez na vida por deus...talvez isso seria a forma/momento mais sincera de crer ....
Eu tinha respeito pelo conhecimento teológico do pastor Ed. Zerou o respeito hoje a partir do momento em que defendeu que existem religiões (claramente se referindo às de matriz africana) "maléficas".
Mas ele não as citou. Ele falou em um sentido amplo, no sentido em que existem religiões que são tanto ruins para você de alguma forma, ou para os que te rodeiam. Ele pode ter dado indireta sobre o islamismo aí também, se referindo aos homem bomba. Vai saber...
Amigo, já assisti outras entrevistas e pregações do pastor. Agora, com o cruzamento dos vídeos, está clara a posição dele.
E o islamismo não é religião maléfica. Terroristas e homens bomba não representam o islã.
Representam quem então ? Psicopatas ?
É uma questão a se pensar, de fato.
Que "senhora" linda!!!
Fé = obediência a Cristo
(SIMPLES ASSIM)
Por que as pessoas tem dificuldade em entender que as doutrinas religiosas, e suas representações de realidade na história, estão adaptadas à condição de cada pessoa para assimilar e compreender o princípio divino, ainda que tais representações sejam limitadas e deficitárias em todos os sentidos?
O fato e que cada um vai descobrir seu próprio Deus ou sua própria religiao .e o fundamento e sempre o mesmo todos va o ver e sentir o que faz bem.. parece simples
22:00, só não faz bobagem por pressão religiosa, eu pelo contrario, mesmo longe de religião mantenho minha moralidade, a mantenho por viver em sociedade, por ter carater
Toda moral vem da religião. Ainda que as pessoas que tenham tais valores não saiba sua origem.
Só não achei bacana que colocaram participantes preparados para debater com outros participantes totalmente despreparados para o debate em questão.
Quando estava a ficar bom....acabou!!!!🤔
sheila Camilo Vc assistiu até o fim? Pq parece que acaba mas não acaba rs
Só materia. Não esqueça da idade do universo
A musica de fundo nesse video gostei imenso. Alguém aqui pode me ajudar achar o artista?
Os negros estão totalmente longe de todos os debates envolvendo filosofia no cotidiano.
porque?
Quem produziu esse vídeo? Profissional
Sim o corpo fala e grita
Só sei de uma coisa: Conhecer Jesus é tudo! Não conheço um que tenha aceitado Jesus em sua vida e esteja arrependido.
Moldes...todos se colocando em um molde! O homem tem a necessidade de permanência e se colocar em moldes!! Que tal a ter suas ideias próprias? Experiências próprias? E não ser um ditador de ideias e crenças? Porque se encaixar em um molde pronto dos outros? Preguiça de se conhecer, de se construir, estudar... e não terceirizar o seu próprio trabalho em relação à si mesmo?
O ateu me lembrou quando eu era menino e tb achava q a tal "ciência" explicava tudo. Eu era igualmente prepotente, arrogante e debochado, com a mesma lógica ginasiana, simplória. A diferença é q eu cresci.
Mas quem tem certeza de tudo sem provas de nada não são os ateus. Vc inverteu os fatos.
Interessante, so faltou um agnostico pra completar o debate. Ateus e religiosos, e o agnostico que ao meu ver é o pensamento mais maduro
Admiro a imparcialidade do Pondé no programa. Achei que poderiam ter convidado mais pessoas dando uma diversidade ideológica-religiosa maior nesse episódio, tornando-o mais atrativo. A Senhora e o Italo, parece que foram ao programa só para comer.
Acho que o maior marketing pró-ateísmo é a própria religião, sua fonte (biblia, corão, etc) e dogmas. Acho que cabe sempre as perguntas: você é ateu por discordar da religião ou por achar que a existência tem que fazer algum sentido? Dá pra discriminar os ateus com essa pergunta. A religião preenche o vazio da existência, mas seu dogma e falta do senso do ridículo afasta quem flerta com a espiritualidade. Acreditar em Deus (entenda aqui como algo que explica a razão da nossa existência) não necessariamente quer dizer que vc seja religioso. Todos nós sabemos, mas teimamos em esquecer disso.
Isaias, o problema não é ser ateu
o problema é o ateu fundamentalista e ateu militante
Acho que o debate poderia ser um pouco mais profundo do que isso - talvez convidar gente mais preparada fosse melhor (o ateu foi fraco, animista foi mais ou menos e um religioso, salvo um pouco o pastor, foi fraco).
Mas algo no final já do vídeo me chamou atenção: quando falaram se era fácil ou não ser ateu ou crente-religioso. Bom, eu diria que DEPENDE de onde vc está olhando e QUEM tá olhando. Por exemplo, pra algumas pessoas pode ser algo TERRÍVEL deixar de crer! Essa pessoa é tem sua base estrutural psíquica na crença em deus, no vida pós-morte de maneira que sem essa crença a pessoa perde o equilíbrio psíquico, emocional. Já vi pelo menos dois casos de pessoas que se mataram depois de "descobrir" que deus (seja lá qual for) não existia. E pode ser que pra uns a não crença lhe seja melhor. O fato de ter liberdade total de escolher seu caminho, lhe dá um certo 'alívio' existencial (ainda que a angustia da finitude sempre lhe acompanhe).
Agora, eu não acredito nessa de que vc precisa de uma crença/fé pra ser alguém melhor. Não mesmo! NÃO DO PONTO DE VISTA MORAL. Vc pode deixar de matar, roubar ou estuprar por decidir seguir uma religião, mas isso não quer dizer que vc GENUINAMENTE se arrependeu [ps: eu acho o arrependimento VÁLIDO - embora ele não traga vítimas do arrependido à vida]. Pode ser a o medo do castigo possa ser maior; pode ser que a RECOMPENSA (vida eterna) no pós-morte lhe seja mais atrativo (e o sujeito crente aplique uma AUTO NEGAÇÃO de que não é esse o motivo); e pode ser remorso, por todo mal que fez (seja esse "mal" o que for - incluindo aquele que O SUJEITO considera mal [pecado]).
E TBM não acredito no contrário: que a descrença faça alguém melhor (muito ateu usa esse argumento). Pra mim a descrença pode contribuir para vc ser, sim, alguém melhor...Mas isso não quer dizer que a descrença tbm não pode ser um motivacional para vc deixar de fazer um bem, ou cometer um mal. De novo: DEPENDE DE UM "QUEM É A PESSOA". Nós somos seres muito complexos; com VARIADAS montagens de valores, moral e ética; pulsões, desejos e vontades. Então pode ser SIM que a descrença pode servir como um motivacional para alguém fazer merda. Eu particularmente acho bem possível o ex traficante 'Ligeirinho ( Aldidudima Salles - hj pastor) PELO MENOS deixar de fazer as boas ações que faz hoje se "descobrir" amanhã que deus (dele) não existe. Como disse um pastor (não ele) certa vez:"Qual a razão de fazer o bem se não existe Deus?" (se referindo a ateus). O sujeito pode fazer o bem por acreditar que esse bem depende dele, não de efusão de forças sobrenaturais; e pode fazer o mal, por estar certo de que não haverá punições pós-morte (é claro que esse sujeito TRATARÁ de ter cuidado com as leis vigentes - assim como TODO mundo trata de ter!).
Tudo DEPENDE de QUEM É a pessoa crente ou descrente!
Lucio Souza Aí teria um homem que falaria por todos DR AUGUSTO CURY o cara é o cara!
Lucio Souza tudo que eu senti assistindo esse vídeo e tb gostaria de comentar está aí representado em suas palavras ou seja compartilhamos exatamente nos mínimos detalhes da mesma idea ...
👍
Essa senhora, já com tantos anos de vida, e parece que está seguindo algo que não entende.
Flavio Gad 😂😂😂😂 caraiiii kakakka
Até no livro o anticristo de Nietzche ele diz que ele não falaria acerca do budismo por ser uma religião do nada, simples.
Que Banquete!!!!
Deus criou o homem e o homem criou Deus.
Nunca confie em uma pessoa que não bebe.
kkkkkkk. boa
Se encararmos a religião sem a fé nos tornamos ateus! Se considerarmos a religião uma história nos tornamos ateus. Porque sem a fé, como acreditamos na gravidez de Maria concebida sem pecado? Como acreditamos no milagre da multiplicação dos pães ou no episódio de Lázaro? São bilhões de pessoas que acreditam! Deixar de acreditar não seria presunção ou falta de humildade? Mas como acreditar numa história abstrata, confusa e que destoa da realidade? Pela Fé. A chave de tudo é essa pequena palavra que talvez seja o milagre de tudo! Abraço fraterno, Pondé!
Se fé valesse alguma coisa vc seria obrigado a crer no Deus de TODAS as crenças do mundo, pois ter fé não é algo exclusivo de quem tem sua crença.
estou paranóico ou essa discussão na cozinha é uma reprodução de uma "santa/atéia ceia"?
Não é, faz parte do conceito do programa, nos outros episódios também há discussão na cozinha
segue o link ► ruclips.net/video/D8p30_mB-MQ/видео.html
Os que não acreditam em Deus são aqueles que não sabem pra onde vamos!! Os que acreditam, são aqueles que não sabem de onde viemos!!!
Osho era um pilatra igual Davi Miranda.
Não sei se estou errado, mas o pastor da Igreja Batista e o Ateu não representaram muito bem essa crenças( ou a falta dela ) no geral.
O padre falando que encomenda ele estar perto de um ateu.
Tirando a falta de fé do ateu, não tem nada que o faça ser uma pessoa repugnante.
padre mostrou hipocrisia em relação ao casamento espírita, o ateu em nem um momento mostrou ser uma pessoa de caráter duvidoso
Debate raso e relativo.
Pondé, chama Augustus Nicodemus pra uma prosa!
SE DR AUGUSTO CURY TIVESSE AÍ DARIA UMA AULA A TODOS! 😀
pondé gerênciando um encontro ecuménico?
Tudo bem minha filha casar no culto que ela quiser.
Galerinha que se reuniu não era muito forte no debate..
Ele tinha que se chamar Jairo....o ateu graças à Deus
Pondé afirma que Deus é a maior preocupação da humanidade
eu não me preocupo se Deus existe ou não
ele vive a vida dele e eu a minha
o ACARA de oculos é bom de argumento viu!o que esta vestido de preto.
Nossa o Ed disse que não dependemos de Deus ?????Ter fé infantil é uma coisa ,depender de Deus é outra Decepcionou!😀
Interessante o vídeo.
O pastor muito ignorante ( no sentido de ignorar fatos, metáforas) e mostrando que o religioso cristão fundamentalista não é nada tolerante. Utilizou palavras de cunho absoluto, como se somente sua fé ou doutrina é a verdade.
O católico, que por sinal é fundamentalista também ( olhem a comunidade que ele participa e tirem suas conclusões), não acrescentou em nada.
O melhor do vídeo msm, foi novamente Pondé...sempre claro e conciso!
Parabens ao Territorio Conhecimento por essa série de provocações!!!
Olá Cássio, grato =)
um abraço
Sou ATEU, após ver esse vídeo Reforço minha tese de que a Religião CONFORTA o seguidor, as pessoas tem angústias,medos e Deus (seja ele qual for) conforta as pessoas, quando Ed o Pastor da Igreja Batista diz para Jaime ''Eu tenho tudo para ser Ateu mas isso não me impede de crer nele, eu interpreto como: Eu tenhos as mesmas duvidas, angústias e medos que você, a diferença é que eu busco conforto e respostas na palavra de deus e você as enfrenta usando a Lógica e a Ciência.
nenhum problema em ser ateu, hoje os ateus estão saindo dos armários
o problema estar nos fundamentalistas, tanto de quem acredita em deus
tanto quanto os ateístas
Uma lógica existe outras formas de responder as perguntas da ciência podendo a nossa atual está errada,isso é lógico,e real?
De onde veio a mulher de Caim ponde ? Adão e Eva tiveram filhos e filhas basta ler. Eram irmãos.