Maneiras de se evitar o câncer do Pelé

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 30 июл 2024
  • 👇👇🏻👇🏼👇🏾RECADOS IMPORTANTES 👇🏾👇🏼👇🏻👇
    Responsáveis pelo canal:
    👩‍⚕️Thanielle Simionato
    Médica , Cirurgiã Geral e Ap. Digestivo
    CRMRS 36844/ RQE 28425/ RQE 32295
    CRMSC 29740 / RQE 19657/ RQE 19658
    👨🏻‍⚕️Vinícius Borgmann
    Médico, Cirurgião Geral e Oncológico
    CRMRS 36845/ RQE 28410/ RQE 35445
    CRMSC 29615 / RQE 19602 / RQE 19599
    👉🏻 As informações contidas nos vídeos NÃO pretendem substituir a consulta ao profissional médico, trata-se de vídeos meramente educativos, objetivando apenas orientar e ajudar a entender melhor doenças que acometem a população
    👉🏿A Medicina é uma ciência em constante mudança e quando divulgamos um vídeo novo utilizamos as informações baseadas no que temos disponível na literatura naquele momento. Por isso, os vídeos podem ficar desatualizados com o passar do tempo.
    O cancer de cólon ou intestino grosso é O SEGUNDO (não falar mais escrever com * exceto pele não melanoma) CÂNCER MAIS FREQUENTE no Brasil (pela última estimativa do INCA para os anos de 2020 a 2022). Ficando atrás apenas do câncer de mama nas mulheres e de próstata nos homens.
    Ele pode estar em diferentes localizações dentro do intestino grosso, como já conversamos em um outro vídeo aqui do canal que eu vou deixar o card aqui se vc quiser saber um pouco mais.
    mas HOJE vamos conversar um pouco mais sobre esse assunto trazendo especificamente oq é o câncer de cólon direito que é o que acomete o Pele.
    Como já conversamos no outro video, o câncer de intestino, apesar de ser mto frquente na população, é um tumor que tem como prevenir de forma muito efetiva.
    Primeira forma de previnir esse tipo de câncer é ter habitos de vida saudáveis, como evitar bebida alcoólica e uso de cigarro, aumentar consumo de fibras e reduzir o consumo de carnes vermelhas e processadas e realizar o tratamento adequado de doença inflamatória intestinal, quando presente.
    Mas, independente desses cuidados, o mais importante nesse tipo de tumor é o RASTREAMENTO, ou seja, A REALIZAÇAO DE EXAMES DE ROTINA PARA IDENTIFICAÇAO PRECOCE DO CANCER OU PREFERENCIALMENTE DOS PÓLIPOS QUE PODEM ACABAR SE TORNANDO CANCER.
    ESSE EXAME É PREFERENCIALMENTE A COLONOSCOPIA e deve ser realizada pelo menos 1 x a cada 10 anos EM TODAS AS PESSOAS COM IDADE MAIOR DE 50 ANOS. Se houver caso de câncer de intestino na família, pode ser indicado antes, preferencialmente 10 anos ANTES da idade do diagnóstico do familiar em questão.
    Por exemplo, se seu pai teve o câncer de intestino aos 40 anos, vc deve iniciar o rastreio aos 30 anos.
    Vamos conversar um pouco melhor então sobre as particularidades do tumor nessa localização.
    O cancer quando presente no cólon direito costuma trazer poucos sintomas e por isso o diagnóstico costuma ser feito quando o tumor já se encontra mais avançado, ou seja, maior e mais disseminado.
    Mas pq isso acontece?
    O cólon direito tente a ser maior (mais calibroso) que as demais porções do intestino. Isso reduz a chance de sintomas característicos dos tumores colorretais que sao alteração de hábitos intestinais e obstrução.
    MAS OQ QUER DIZER ISSO.
    Alteração de hábito intestinal é quando uma pessoa que costuma evacuar 1x ao dia todos os dias nota que iniciou com quadro de diarreias frequentes, ou evacuar em maior freqüência, ou se tornar constipado e demorar 2-3 dias para evacuar, as fezes se tornarem mais finas, ENFIM, quando o PADRAO DA EVACUAÇAO MUDA.
    Já a obstrução é quando o tumor tranca a luz do intestino e impede que as fezes passem seguindo seu trajeto. Com isso existe uma impactação e a pessoa não consegue mais comer, podendo apresentar distensão abdominal, dor e vômitos.
    Como eu disse anteriormente, o cólon direito costuma ser mais largo e as fezes que passam nessa região sao mais liquidas (pois é nessa região que ocorre a maior absorçao de agua).
    E por isso acaba não trazendo os sintomas que mencionamos antes. Por esse motivo, é um tumor mais silencioso, que traz sintomas geralmente quando ele fica maior e invade estruturas vizinhas ou quando envia metástases para outros órgãos.
    O sintoma mais comum desse tipo de tumor é o SANGRAMENTO, que pode ser desde microscópico (ou seja, que nao se identifica a olho nu) até em grande quantidade levando o paciente a procurar o hospital.
    Por esses motivos que mencionamos, a melhor forma de desconfiar e tratar esse tumor é com a realização de exames de RASTREAMENTO, preferencialmente a COLONOSCOPIA.
    O tratamento varia conforme o estágio da doença podendo ser CIRURGIA, CIRURGIA E QUIMIOTERAPIA ou somente QUIMIOTERAPIA. A melhor opção de tratamento será discutida junto ao seu médico e, em alguns casos, será necessária discussão dentro de uma equipe multiprofissional.
    Mensagem muito importante que deve se levar do vídeo é, faça o exame de rastreio. Faça a colonoscopia se voce já se enquadra dentro dos critérios já citados. eu fico por aqui, um beijo no coração e tchau.

Комментарии • 3