Pólipo de vesícula biliar no exame. O que é isso?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 29 июл 2024
  • 👇👇🏻👇🏼👇🏾RECADOS IMPORTANTES 👇🏾👇🏼👇🏻👇
    Responsáveis pelo canal:
    👩‍⚕️Thanielle Simionato
    Médica , Cirurgiã Geral e Ap. Digestivo
    CRMRS 36844/ RQE 28425/ RQE 32295
    CRMSC 29740 / RQE 19657/ RQE 19658
    👨🏻‍⚕️Vinícius Borgmann
    Médico, Cirurgião Geral e Oncológico
    CRMRS 36845/ RQE 28410/ RQE 35445
    CRMSC 29615 / RQE 19602 / RQE 19599
    👉🏻 As informações contidas nos vídeos NÃO pretendem substituir a consulta ao profissional médico, trata-se de vídeos meramente educativos, objetivando apenas orientar e ajudar a entender melhor doenças que acometem a população
    👉🏿A Medicina é uma ciência em constante mudança e quando divulgamos um vídeo novo utilizamos as informações baseadas no que temos disponível na literatura naquele momento. Por isso, os vídeos podem ficar desatualizados com o passar do tempo.
    ====================================================================
    Você fez um exame de ultrassom da barriga que mostrou um pólipo em vesícula biliar. E agora, o que é isso? Quem eu devo procurar? O que deve ser feito? É muito grave? Precisa de cirurgia? Então, hoje vamos desvendar mais este assunto.
    Para começar, o que é a vesícula biliar? A vesícula biliar é um órgão abdominal, pequeno, parecido com uma pequena bexiga, fica localizada no lado superior direito do abdômen, colada ao fígado é um órgão de armazenamento, responsável por guardar a secreção com o nome de bile produzida pelo fígado.
    Agora, o que é o pólipo da vesícula biliar, que apareceu no seu laudo de exame? O pólipo da vesícula biliar é uma estrutura que se forma a partir da parede interna da vesícula. Pode estar localizado em qualquer da vesícula, inclusive, perto da saída do canal da vesícula, o que pode causar, em alguns casos, obstrução deste canal.
    Esse termo, pólipo, é utilizado para nomear esta estrutura, que na verdade, pode ser diversas coisas, dependendo de sua composição. A verdade é que, a grande maioria dos pólipos são lesões benignas e uma pequena parte deles pode representar um câncer de vesícula.
    E o que sente alguém que apresenta o pólipo de vesícula biliar? Normalmente, o pólipo de vesícula biliar não dá sintomas. O paciente descobre a existência dele, na grande maioria das vezes, quando faz um exame de imagem, como um ultrassom da barriga, procurando diagnóstico para sintomas de outras patologias.
    Alguns paciente podem apresentar sintomas de pedra na vesícula como dor do lado direito da barriga, náuseas e vômitos, já que até 15% das pessoas com pólipos na vesícula também apresentam cálculos de vesícula, ou até mesmo o pólipo, como já foi dito antes, pode estar perto da saída do canal da vesícula e trancar o fluxo deste canal, simulando uma pedra de vesícula.
    Fato é, a grande maioria dos pacientes, apresentará o diagnóstico ocasional, ou seja, fará o exame visando outra coisa e achará o pólipo.
    Agora que já sei que tenho o pólipo, qual médico devo procurar para resolver este problema? Será que todo paciente com pólipo precisa retirar a vesícula biliar? Os médicos que podem resolver este tipo de problema são o cirurgião geral e o cirurgião do aparelho digestivo. Mas, nem todos os pacientes que apresentam pólipos de vesícula precisam operar.
    Na verdade, a grande maioria dos pacientes não necessitará da cirurgia. Existem protocolos a serem seguidos para indicar a retirada a vesícula. Dentre eles, um protocolo muito utilizado diz assim:
    - se o paciente apresenta pólipos na vesícula menores do que 10 mm ele deve ser acompanhado com exames de ecografia de seis em seis meses nos primeiros 18 meses, com atenção especial para lesões maiores de 6 mm. Se em 18 meses de acompanhamento, o pólipo não mudou de tamanho, o controle com ecografia passa a ser anual até completar 10 anos de acompanhamento. Se não houve crescimento do pólipo neste período, o paciente pode interromper o acompanhamento. Se, durante o acompanhamento com os exames, em qualquer novo exame, o pólipo apresentar um crescimento, o paciente deve realizar a cirurgia de retirada de vesícula
    - Agora, se o paciente apresenta um pólipo maior ou igual a 10 mm de tamanho, ou pólipo de vesícula + cálculo de vesícula (lembra no meio do vídeo, até 15% dos pacientes com pólipo podem apresentar cálculos de vesícula), o ideal é a realizar a cirurgia de retirada de vesícula.
    Se você apresenta uma lesão de 10 mm ou maior, não sofra por antecipação. Lembre-se que a grande maioria dos pólipos são lesões benignas, ter um pólipo maior que 10 mm não significa ter câncer, mas sim uma maior chance de tê-lo quando comparado a população normal.
    quem vai dizer se se trata de câncer ou não é o médico patologista após análise da vesícula que será retirada com a cirurgia. O mais importante é, quando descobrir que possui um pólipo de vesícula, procure ajuda dos profissionais que eu falei no vídeo para receberem orientações e, se necessário, realizar a cirurgia o quanto antes.

Комментарии • 170