Aprenda BIM com meu curso barato, rápido e fácil lá na Udemy Archicad: www.udemy.com/course/curso-archicad24/?referralCode=EDF507E87B0F8FDB66E5 BIM é o futuro, quem não souber vai ficar pra trás! Esse curso é no meu estilo de ensinar: direto ao ponto, sem enrolação!
BRABO DEMAIS!!!! Conseguiu ensinar em 26 minutos o que meus professores (diversos com doutorado) não explicaram usando um semestre inteiro pra isso (e ganhando um salário). Put# que pari%, salvou demais!
Procurei em vários lugares a explicação do momento inercia da viga em I e não tinha achado algo que eu entendesse mas com sua explicação consegui fazer uma atividade, muito obrigado pela sua ajuda e por compartilhar seu conhecimento.
valeu mesmo. agora consegui entender depois de assistir várias vezes o professor da faculdade explicar, vi que a solução era buscar outro professor explicando de uma forma mais clara de entender
Vi em outra explicação a pessoa usando essa fórmula mas sem o a*b *(b/2)². E o eixo realmente passava fora do CG. Fiquei na dúvida procurei e achei você. Obrigado.
eu usei a hp prime pra fazer o cálculo do Ix2 colocando até as unidades, ou seja inserindo o mm e dedu um valor nada a ver, vc saberia me responder o motivo? muito top sua aula
Tarefa 1: Estudando o momento de inércia Como primeira etapa do desenvolvimento do projeto você deverá calcular o momento de inércia da cabine do elevador. O conceito de inércia considera o movimento de rotação, e se refere a um objeto que roda em torno de um eixo tende a permanecer rodando em torno desse mesmo eixo, a menos que sofra algum tipo de interferência externa. Em um primeiro momento sua equipe fez um esboço de uma cabine com o formato cilíndrico, cuja altura é de 3 metros e a base é delimitada pela curva 𝑥2 + 𝑦2 = 4. Considerando essas informações e que a densidade do material da cabine do elevador é C calcule o momento de inércia do elevador em relação ao eixo 𝒛. Após o cálculo, discuta sobre as seguintes questões: PODE AJUDAR NESSE CALCULO
Ótima explicação! Fiquei em dúvida a respeito do momento de inércia em y , já que tu disse que o dx será a distancia do eixo y até o centroide, mas como no exemplo o eixo está sobre o centroide, a distancia seria 0 daí? Nesse caso também iria zerar a segunda parcela da equação, então?
Ele calculou o momento de inércia em relação ao centróide, por isso o denominador é 12. Essa fórmula que você colocou é usada quando o momento de inércia é calculado em relação à base, ao eixo basal.
Boa tarde, Amigo! Como essa linha de raciocínio poderia me levar a calcular a potência de um motor para iniciar um movimento? Tenho uma aplicação específica (como exemplo clássico seria equivalente a uma roda gigante)
Tenho uma dúvida. O centro de gravidade da figura1 é h1/2 que Vai ser 300/2=150 mm. (Aqui entendi) Agora ja que as fig 1e2 que compõem a figura total são geometricamente iguais o CGY de Toda a figura não seria 170 mm? E se assim for, a dy não seria 20mm?? e não zero? Agradeço a explicação, Sou Michael de Moçambique.
mas como faço os calculos ,em um berço em T DUPL0 ? COMO FAÇO PARA ENVIAR O DESENHO DA PEÇA PARA VOÇÊ? BASE 56mm (comprimento)x 3 mm(espessura) altura 42mm x 3 mm (espessura) deslocamento do centro 5mm abertutra : 3mm (espessura)x 20mm(abertura) x 3mm(espessura)
Professor, ótima aula, no entanto eu tenho uma duvida..... no segundo exemplo, viga T se eu calculasse o momento de inercia em relação a Y não poderia evitar essa segunda parte da formula? uma vez que meu eixo passaria sobre o ponto de inercia das duas figuras... se possível me explique.
Estou tentando calcular o momento de inércia de uma figura retangular tridimensional e estou com dúvidas. A fórmula para calcular o momento de inércia seria a mesma ou devo utilizar o conceito de Integral Tripla neste caso?
Isso é matéria de estática. De repente faço um vídeo explicando. Mas não é muito difícil de aprender pelos livros. Só procurar por centróide de figuras compostas que você acha. Deve ter no RUclips tbm em algum outro canal.
Essa matéria é dada nas faculdades de engenharia e algumas outras, em disciplinas como Estática, Resistência dos Materiais, Análise Estrutural e outras. Esse conceito está diretamente ligado às estruturas de forma geral. O livro de Estática do Beer & Johnston é o primeiro onde vi isso na engenharia civil. Não sei se estão cobrando isso em vestibular pq faz tempo que me formei já, mas creio que não.
Eu tenho uma atividade que fala sobre a bailarina conseguir aumentar sua velocidade em 25% fechando braços e pernas. E quer saber qual a diminuição relativa do seu momento de inercia ?! Alguém ajuda, não consegui entender e nem achar nada parecido
Esse momento de inércia que você está procurando é o Momento de Inércia de Massa. Esse que explico no vídeo não se aplica, pois é o Momento de Inércia de Área, comum na Engenharia Civil pra peças em flexão. O seu problema é um problema de um Sistema em Rotação. Infelizmente não tenho vídeos sobre isso.
Primeiramente parabéns pela inteligência e didática. Como eu poderia avaliar um perfil metálico danificado por amassamento através deste método de cálculo?
Ótimo vídeo, mas tenho uma dúvida amigo. No caso temos uma definição que I=mr², a partir disso se deduz que quanto maior for o raio/distância, maior seria o momento, ou seja, mais difícil de rotacionar. Mas no caso do torque, quanto maior o r, maior o torque, ou seja, mais ele conseguiria rotacionar. As duas ideias não se casam, poderia me dizer onde que eu estou errando na interpretação ?
Olá, eu tenho uma super dúvida acerca de outro assunto, é sobre deflexão em vigas bi-apoiadas isostáticas, meu professor pediu para colocarmos a carga P fictícia em cima do apoio B, mas não sei como calcular dessa forma, será que vc poderia me ajudar? É usando o teorema de Castigliano, nunca vi carga P em cima de apoio
O certo seria ver o problema pra poder te responder melhor. Mas deve ter havido uma confusão na comunicação aí. Se é uma viga simples, bi-apoiada, é possível que seu professor tenha pedido a rotação no apoio e não o deslocamento. Aí, para isso, o correto é aplicar um Momento M concentrado, e não uma força. Se você colocar uma força P vertical no apoio vai encontrar um deslocamento igual a zero simplesmente. Sugiro baixar o livro de Resistência dos Materiais 7a edição do Hibbeler. Vai no capítulo 14, item 14.8 que tem uns exemplos resolvidos lá bem explicados do Teorema de Castigliano.
@@SeVirandoEstudos será que eu poderia lhe mandar a questão via whatsapp? É porque o nosso professor não explica muito bem, ele mesmo errou várias vezes essa questão ao nós dar o exemplo e agora não responde nossas mensagens e nem tira nossas dúvidas, eu só gostaria de algo que pudesse nostrar pra ele, um calculo comprovando que não há deslocamento ou alguma coisa parecida
Aprenda BIM com meu curso barato, rápido e fácil lá na Udemy
Archicad: www.udemy.com/course/curso-archicad24/?referralCode=EDF507E87B0F8FDB66E5
BIM é o futuro, quem não souber vai ficar pra trás!
Esse curso é no meu estilo de ensinar: direto ao ponto, sem enrolação!
Muito bom! explicou em 20 minutos e de graça oque a minha professora vélha não conseguiu explicar em 2 aulas e ganhando 10k por mês.
E eu ganho 100 reais por mês com o canal.. kkkkk mas sem problemas, eu fiz esses vídeos mais pra ajudar os amigos do que pra ter algum lucro.
ela deve ser bem professora pelo estado ou federal, esses professores são pessimo mesmo
funcionário publico é uma merda
@@lucasasaf2865 kkkkkk, coitado nunca pisou em uma universidade pra estudar exatas kkkkkk
Assisti entre 10:00 e 12:10 e entende completamente como encontrar o momento de inercia total da figura, mas eu estudo cálculo e álgebra a anos...
Extremamente bem explicado e simples, muito melhor que na minha faculdade
Que aulão! Conteúdo muito relevante explicado de forma clara e didática. Aprendi muito. Gratidão!
BRABO DEMAIS!!!! Conseguiu ensinar em 26 minutos o que meus professores (diversos com doutorado) não explicaram usando um semestre inteiro pra isso (e ganhando um salário). Put# que pari%, salvou demais!
Ótima aula, me relembrou o conteúdo de mecânica que precisava pra dar seguimento em REMA 2. Parabéns pelo trabalho!!1
Procurei em vários lugares a explicação do momento inercia da viga em I e não tinha achado algo que eu entendesse mas com sua explicação consegui fazer uma atividade, muito obrigado pela sua ajuda e por compartilhar seu conhecimento.
Você nem imagina o quanto esse vídeo me ajudou!! Muito obrigada por explicar de uma forma tão acessível
Você é o cara: boa dicção, boa didática e uma simplicidade incrivel!
Vc merece um lugar no céu, pqp. Salvou demais 👏👏
Explicação espetacular! Você definitivamente tem uma didática muito boa cara. Parabéns e obrigado pelo vídeo!!!
Moço, você é perfeito!!!! Tenho prova de mecânica vetorial e estática e amei o vídeo, a matéria nao entrava na minha cabeca. Obrigadaaaaa
valeu mesmo. agora consegui entender depois de assistir várias vezes o professor da faculdade explicar, vi que a solução era buscar outro professor explicando de uma forma mais clara de entender
recomendo todos se inscreverem nesse canal pois ele vai longe!
Muito obrigada pela excelente aula!!! Salvou demais aqui!!!
ja se passaram mais de 1 ano e seu video ainda salva vidas, que aula
Está salvando a minha agora kkkk
Parabéns !!! Explicação muito clara e objetiva !!!
que aula top, cara!!! Explicou muito bem esse professor. nota 10!
Moço, eu quero te abraçar sério, tinha 2 dias que eu tava tentando resolver um exercício do livro e não conseguia, você me salvou
parabéns pela simplicidade da explicação.
Faz vídeo ensinando a calcular pelo método da integral, como foi mencionado no vídeo, aqui na universidade é muito cobrado este conceito!
Você deu um show! Obrigado e parabéns!
Estava com dúvida na aplicação e seu vídeo caiu PERFEITAMENTE no que estava precisando, muito obrigado parceiro💙💙
obrigado pela explicação irmao, salve estudantes engenharia mecanica
sem palavras para lhe expressar minha gratidão. Parabéns pela objetividade!
muito obrigado pela explicação, tenho uma prova hoje e o vídeo ajudou muito a aprender a matéria
Muito obrigado pela aula. Tô estudando para a prova de oscilações na parte de pêndulos (Física 2)
Cara, muitíssimo obrigado. Foi uma excelente aula para revisar esses conceitos.
Vi em outra explicação a pessoa usando essa fórmula mas sem o a*b *(b/2)². E o eixo realmente passava fora do CG. Fiquei na dúvida procurei e achei você. Obrigado.
melhor aula que assisti!!
Mais vídeos assim!!!!! é muito boa a explicação
tua didática é top. parabéns.
Meus parabéns pela sua didatica, manda muito
Obrigada de verdade!!! Ajudou muito, nem tenho como agradecer!
melhor explicação impossível! muito obrigado! finalmente entendi kkkkk
Excelente didática!
Obrigado!
Muito boa explicação , meus parabéns !!!!!
Parabéns , ótima explicação!!!!
Cara!!! Vc eh muito bom!!! Muito obrigada!!!
Ótima explicação! Conteúdo ótimo!
meu deus que aula maravilhosa!
vc me explicou em 20 minutos oq eu n aprendi em 3 meses
Obrigado pela ajuda, amigo!
Muito boa aula meu querido
Muito obrigado pela explicação, o vídeo ajudou-me muito, Fidel de Moçambique
Que bom que ajudou!
Excelente aula. Obrigado!
Gostei demais!!
nossa, muito didático, obrigada!
Aula fenomenal, mano
Ótima explicação!
Também veio pra resolver a atividade de Mecânica? kkk
@@gabrieldasilvaviana4965 simm kkkk
Me ajudou demais. Muito obrigado.
Muito bom entendi tudo
Aula excelente!
eu usei a hp prime pra fazer o cálculo do Ix2 colocando até as unidades, ou seja inserindo o mm e dedu um valor nada a ver, vc saberia me responder o motivo?
muito top sua aula
por favor faça o video sobre centróide de fig composta
Top gostei muito os teus vídeos tem ajudado muito
Grato! Me ajudou bastante.
Perfeito. Muito obrigada !!
Tem como gravar um video calculando o centroide da figura 2 do video.
mds me ajudou muitoooooooooooooooooooooooooooo
KKKKKKKKK, resumiu dms
você é o cara
Sensacional 👏👏👏👏👏
muito obrigado, ajudou muito
Melhor explicação!
OBRIGADO!
obrigado, me ajudou d+
Tarefa 1: Estudando o momento de inércia
Como primeira etapa do desenvolvimento do projeto você deverá calcular o momento de inércia da
cabine do elevador. O conceito de inércia considera o movimento de rotação, e se refere a um objeto
que roda em torno de um eixo tende a permanecer rodando em torno desse mesmo eixo, a menos
que sofra algum tipo de interferência externa. Em um primeiro momento sua equipe fez um esboço
de uma cabine com o formato cilíndrico, cuja altura é de 3 metros e a base é delimitada pela curva
𝑥2 + 𝑦2 = 4. Considerando essas informações e que a densidade do material da cabine do elevador
é C calcule o momento de inércia do elevador em relação ao eixo 𝒛. Após o cálculo, discuta sobre
as seguintes questões: PODE AJUDAR NESSE CALCULO
ótimo vídeo.
em relação a Y como fizemos ?
A base é perpendicular ou paralela a figura estamos analisando?
Boa noite, fez o vídeo pra encontrar o y barra ??????
Muito obrigada, eu tenho uma dúvida, seria dessa mesma forma para calcular o momento de inércia em uma espiral?
Otimo video, obrigado mesmo, salvo !!!
Ótima apresentação, só aumentar um pouquinho a letra. Mas no geral perfeito.
Ótima explicação! Fiquei em dúvida a respeito do momento de inércia em y , já que tu disse que o dx será a distancia do eixo y até o centroide, mas como no exemplo o eixo está sobre o centroide, a distancia seria 0 daí? Nesse caso também iria zerar a segunda parcela da equação, então?
Isso mesmo! Se o eixo x ou y passar no centroide vai zerar a parcela, pois a distância é zero.
Explicação perfeita
Valeu!
Boa tarde.
Gostaria de saber sobre inércia nos caminhões.
Professor, como eu calcularia o momento de inercia no eixo Y daquela figura simetrica ?
Me salvou mano. Valeu!
Tamo junto!
Qual o vídeo pra aprender a calcular o Y barra ?
Já vi exercícios que utilizam a fórmula ((b x h³)/3), qual a diferença?
Ele calculou o momento de inércia em relação ao centróide, por isso o denominador é 12. Essa fórmula que você colocou é usada quando o momento de inércia é calculado em relação à base, ao eixo basal.
canal oráculo, porque as unidades de medida sempre estão elevadas à quarta potência? uma dúvida que gostaria que fosse esclarecida! obs: ótimo vídeo!
Boa tarde, Amigo!
Como essa linha de raciocínio poderia me levar a calcular a potência de um motor para iniciar um movimento?
Tenho uma aplicação específica (como exemplo clássico seria equivalente a uma roda gigante)
muito obrigada
Tenho uma dúvida. O centro de gravidade da figura1 é h1/2 que Vai ser 300/2=150 mm. (Aqui entendi)
Agora ja que as fig 1e2 que compõem a figura total são geometricamente iguais o CGY de Toda a figura não seria 170 mm? E se assim for, a dy não seria 20mm?? e não zero?
Agradeço a explicação, Sou Michael de Moçambique.
EXCELENTE
muito bommm
mas como faço os calculos ,em um berço em T DUPL0 ?
COMO FAÇO PARA ENVIAR O DESENHO DA PEÇA PARA VOÇÊ?
BASE 56mm (comprimento)x 3 mm(espessura)
altura 42mm x 3 mm (espessura)
deslocamento do centro 5mm
abertutra : 3mm (espessura)x 20mm(abertura) x 3mm(espessura)
Professor, ótima aula, no entanto eu tenho uma duvida..... no segundo exemplo, viga T se eu calculasse o momento de inercia em relação a Y não poderia evitar essa segunda parte da formula? uma vez que meu eixo passaria sobre o ponto de inercia das duas figuras... se possível me explique.
Parei no minuto 18, vou almoçar volto já já
Já passou 1 semana, tá na hora de voltar hein
E no eixo Y?
a inercia em x não deveria ser BxA^3/12?
Estou tentando calcular o momento de inércia de uma figura retangular tridimensional e estou com dúvidas. A fórmula para calcular o momento de inércia seria a mesma ou devo utilizar o conceito de Integral Tripla neste caso?
muito bom!
ficaria perfeito se tivesse explicado essa do y/
Isso é matéria de estática. De repente faço um vídeo explicando. Mas não é muito difícil de aprender pelos livros. Só procurar por centróide de figuras compostas que você acha. Deve ter no RUclips tbm em algum outro canal.
Galera. Eu nunca ouvi falar nisso. Onde eu acharia essa matéria? Só na faculdade ou qual tipo de vestibular cai isso?
Essa matéria é dada nas faculdades de engenharia e algumas outras, em disciplinas como Estática, Resistência dos Materiais, Análise Estrutural e outras. Esse conceito está diretamente ligado às estruturas de forma geral. O livro de Estática do Beer & Johnston é o primeiro onde vi isso na engenharia civil. Não sei se estão cobrando isso em vestibular pq faz tempo que me formei já, mas creio que não.
Eu tenho uma atividade que fala sobre a bailarina conseguir aumentar sua velocidade em 25% fechando braços e pernas. E quer saber qual a diminuição relativa do seu momento de inercia ?!
Alguém ajuda, não consegui entender e nem achar nada parecido
Esse momento de inércia que você está procurando é o Momento de Inércia de Massa. Esse que explico no vídeo não se aplica, pois é o Momento de Inércia de Área, comum na Engenharia Civil pra peças em flexão. O seu problema é um problema de um Sistema em Rotação. Infelizmente não tenho vídeos sobre isso.
Primeiramente parabéns pela inteligência e didática. Como eu poderia avaliar um perfil metálico danificado por amassamento através deste método de cálculo?
Ótimo vídeo, mas tenho uma dúvida amigo. No caso temos uma definição que I=mr², a partir disso se deduz que quanto maior for o raio/distância, maior seria o momento, ou seja, mais difícil de rotacionar. Mas no caso do torque, quanto maior o r, maior o torque, ou seja, mais ele conseguiria rotacionar. As duas ideias não se casam, poderia me dizer onde que eu estou errando na interpretação ?
Olá, eu tenho uma super dúvida acerca de outro assunto, é sobre deflexão em vigas bi-apoiadas isostáticas, meu professor pediu para colocarmos a carga P fictícia em cima do apoio B, mas não sei como calcular dessa forma, será que vc poderia me ajudar? É usando o teorema de Castigliano, nunca vi carga P em cima de apoio
O certo seria ver o problema pra poder te responder melhor. Mas deve ter havido uma confusão na comunicação aí. Se é uma viga simples, bi-apoiada, é possível que seu professor tenha pedido a rotação no apoio e não o deslocamento. Aí, para isso, o correto é aplicar um Momento M concentrado, e não uma força. Se você colocar uma força P vertical no apoio vai encontrar um deslocamento igual a zero simplesmente. Sugiro baixar o livro de Resistência dos Materiais 7a edição do Hibbeler. Vai no capítulo 14, item 14.8 que tem uns exemplos resolvidos lá bem explicados do Teorema de Castigliano.
@@SeVirandoEstudos será que eu poderia lhe mandar a questão via whatsapp? É porque o nosso professor não explica muito bem, ele mesmo errou várias vezes essa questão ao nós dar o exemplo e agora não responde nossas mensagens e nem tira nossas dúvidas, eu só gostaria de algo que pudesse nostrar pra ele, um calculo comprovando que não há deslocamento ou alguma coisa parecida