Muito urgente debatermos sobre machismo estrutural sob uma ótica de se buscar entender o que é 'ser homem' em tempos que a força se expressa por meio da violência e da opressão ao feminino.
Isso me lembra muito a " Moral dos fracos " do Nietzsche onde o oprimido valora como " Mal " aquele que é dominante e logo, ele dominado, como " Bem " ..... O Homem é o dominante, logo é o do " Mal " ...e automaticamente a mulher do " Bem ". Leiam " Além do bem e do mal " - Nietzsche
É pq foi escrito por homens já no sistema patriarcado. Não passa de uma invenção de homens imaturos com o objetivo de controlar. Inventaram que Deus é homem e que a mulher é inferior. Hoje todos sabemos que Deus não é homem e que toda essa groselha foi uma invenção do patriarcado.
e a mitologia grega que veio antes do cristianismo? antes do antigo testamento, ainda. eh extremamente patriarcal, com a peculiaridade de ser homosexual - ainda assim considerado uma prática misógina
Maria Homem, eu concordo com o seu discurso no sentido de percurso histórico cultural. É um fenômeno que colocou o homem no centro do poder. Mas eu estava aqui pensando, depois de uma conversa com minha irmã "feminista" (ela não consegue fazer autocrítica)... Uma boa parte do feminismo hoje não se tornou androfobico? Porque o 'ser homem' tem mudado bastante na sociedade moderna, o esclarecimento tem levado a uma discussão mais ampla e presente, o que, a meu ver, tem mudado a cultura masculina. Apesar disso, eu consigo perceber um discurso feminista que denota um desejo de acessar o lugar do poder tal qual o patriarcado, ou seja de simplesmente inverter a ordem ao invés de promulgar uma ideia de igualdade. Como é isso? Eu estou ficando maluco ou isso é de fato uma percepção contundente? Porque eu penso que sem a discussão e sem a reflexão, a demonização do homem é fácil de se alcançar, desconsiderando que a sociedade machista é danosa para o próprio homem. Me ajude a refletir!
Ao tentarem recuperar um espaço quase nunca respeitado de milênios, nós, do lado "dominante" podemos nos sentir ameaçados. Como esperas que em menos de 1 século as mulheres conquistem tudo que faltou no passado?
@@yin_xing Se sentir ameaçado é o termo correto para se referir o que foi proposto? Eu não espero nada, mas a reflexão é: desvirtuar o movimento feminista que propõe igualdade em função do desejo de poder é o movimento viável para a construção de uma sociedade igualitária?
@@ericksilvaII sua pergunta parece originar de uma perda por disputa. Elas estão competindo um lugar ao mundo na corrida da vida e ganhando mais espaço que antes so nos ocupavamos. Querer que um movimento com milhões de pessoas seja inflexivel e inalteravel por décadas é ilusório. Por que se incomoda com isso? Acaso o cristianismo sempre foi o mesmo e nunca se reinventou ao longo da história? Você se incomodou com isso? 1 pessoa que se diz de certo movimento não necessariamente é parte dele ou o representa.
@@yin_xing Eu não entendo dessa forma. Não se trata de disputar, mas sim de como se organiza o objetivo da distribuição do poder a partir da ideologia. O que eu estou colocando em pauta é justamente essa questão de como o discurso feminista atual (ao menos uma parcela) parece estar nessa disputa pelo poder mais necessariamente do que na construção de uma sociedade que desconstrua uma visão bipolar de poder baseado em gênero, ou é um que detém o poder e goza livremente ou é outro. A minha visão é: como é que se escapa dessa armadilha de queda de braço e passamos a um lugar de maturidade na organização social a ponto de partilhar as estruturas de poder ao invés de disputar elas.
@@yin_xing Pela lógica que você, aparentemente, constrói, estaria tudo bem para efeito de compensação, os negros começarem a escravizar os brancos e vivermos em uma sociedade escravagista, só que ao contrário do que é registrado historicamente. É isso mesmo que eu estou entendendo ou estou errado? Não devemos procurar uma sociedade mais justa e igual? Ou devemos só ficar passando vez de quem vai oprimir quem para ter satisfação com a sensação de poder?
Olá Maria. Admiro muito seu trabalho. Parabéns! A origem do machismo, do patriarcado e da misoginia se deu de forma heterogênea ao longo do desenvolvimento das proto-sociedades humanas que antecedeu a sedentarização e se consolidou com a organização das primeiras sociedades. Não acredito que isto aconteceu por pura disposição anatômica pênis versus vagina. A origem do machismo entendo estar mais ligada à importância do músculo que num mundo selvagem era uma condição de sobrevivência. O músculo com mais cérebro do homo sapiens macho permitiu que estes primatas bípedes e com uma grande necessidade de energia pelo próprio cérebro mais desenvolvido, viessem a depender profundamente de suas habilidades de caça. Neste âmbito ocorre uma divisão de trabalho natural pela presença do músculo já que os machos prioritariamente eram os caçadores. Este caçador pre-sedentarização era machista? Era um misógino? Entendo que muito mais que a simples presença de pênis foi esta situação social e econômica inerente às condições da época que fizeram aparecer as primeiras manifestações de desigualdade entre os sexos pendendo naturalmente para o homem que tinha mais músculos e portanto era provido de mais “poder” por isto. Com o desenvolvimento das primeiras sociedades estes homens primitivos e ignorantes continuaram usando seus músculos, mas agora também sua astúcia para se impor diante da “frágil” fêmea de então. Surgiu a agricultura, as primeiras religiões aparecem e em tudo o homem segue preponderando. Impondo sua presença. O Hamurabi mostra bem isto. O macho “naturalmente” liderando tudo. Com o desenvolvimento das sociedades e com o conveniente encampamento das religiões abraâmicas, estas todas, profundamente machistas, veio a definir o homem moderno que hoje permite que se cunhe a expressão “machismo estrutural” que não é nada mais que a repetição e o apeofundamento de uma prática cultural iniciada há uns 100mil anos. O que você acha?
Procurei ouvir seu video todo para poder tecer um comentário, Sim precisei ser forte para conquistar meu lugar, precisei assumir um papel de homem para proteger quem eu ama e ate hoje dou minha vida por quem amo, os desvios de carácter. Não são dos valores masculinos mas do ser humano a bíblia nos da o modelo de como ser homem.Coragem não é não sentir medo mas saber lidar com ele precisei engolir meu choro, o mundo e competitivo se você e fraco você è subjugado. A talvez uma masculinizarão do feminino, uma forma ideológica para se buscar um novo poder . Não vim aqui para tecer criticas mas como toda boa conversa pontos de vistas diferentes nós ajudam a crescer.
*Da msm forma que a psicanálise reconhece a importância da figura feminina para seu filho quando bebê , esse laço afetivo extremamente forte e complexo tb reconhecemos que a mulher atual com sua forma lasciva, descompromissada com os valores morais é sim igualmente relevante , porém agora de forma negativa, para o indivíduo e consequentemente a sociedade*
Em grupos de WhatsApp circulam muitos vídeos de homens sendo agredidos por suas parceiras em acessos de ciúmes, geralmente em bares e outros locais públicos. Eu me pergunto: porque essas cenas são interpretadas em tom humorístico mesmo se tratando de manifestações de violência? Será isso também um componente do machismo estrutural?
Por que vocês não denunciam? Por que acham engraçado? Será que faz parte do machismo estrutural não admitir que foi agredido por mulher? Será que é medo do que os " amigos" vão pensar sobre sua masculinidade?
@@lilopes4225 quando recebo esses vídeos não compartilho e digo que não acho mais engraçado, eu já faço isso. No Brasil eu desconheço estudos sobre humor e masculinidade na mídia. Mas recentemente encontrei um artigo em inglês muito interessante, que já pode ser baixado gratuitamente: Charles S. Gulas, Kim K. McKeage, and Marc G. Weinberger. It’s Just a Joke. Violence Against Males in Humorous Advertising. Journal of Advertising, vol. 39, no. 4 (Winter 2010), pp. 109-120.
" Maneira binária de definir homem e mulher: homem tem pênis e mulher tem vagina". Até onde eu sei essa é a definição biológica, ou costumava ser.... E pra piorar: " não existe mais coisas de menina, coisas de menino, as coisas estão ficando fluindas". Se não existe o masculino e o feminino, as coisas estão ficando fluindas, eu pergunto: então pra quê diabos serve o feminismo?!
Para cada colocação existem mil respostas e dez mil pontos de vista - não há só um tipo de homem assim como mulher. Existe o machismo estrutural do homem e da mulher. O mundo gira não é estático e existe um princípio da dualidade nessa história toda que tem como resultado X = 0 - o mundo está em eterna mudança. A mulher moderna cria o “novo” homem e quem cria a nova mulher?
@@janiooliveira9485 Será, Jânio? Qual é o tipo de mulher que os homens estão mostrando que querem? Os homens sequer estão falando publicamente sobre o assunto com medo de serem cancelados…
A genética explica a cultura e demonstra onde podemos melhorar. Se quiser saber como, me mande uma msg. Já escrevi várias vezes, não adianta eu ficar escrevendo pro nada. Faça contato. O lugar da mulher é muito melhor do que ser "igual" ao homem.
Há muitas mulheres que se apaxionam por homens gays.. isso se deve a que elas são pessoas que não temem mostrar suas emoções, porque a gente acha pessoas sensíveis, eu ja me apaixonei por alguns.. mas eu nao quero dizer que se mostram essas caracteristicas são necessáriamente gays que é exatamente o problema que esta sendo trabalhado aqui.
Gostaria de ver um vídeo mais equilibrado… num mundo onde tudo tem prós e contras não eh possível que a masculinidade eh puramente tóxica… hierarquias são sistemas presentes em muitas outras espécies, isso não o torna um processo natural?
Cara! - Não desconstrua a sua masculinidade. - Desconstrua as suas obrigações. Da mesma forma que um peixe não precisa de bicicleta. A sociedade atual já repetiu mil vezes que não precisa mais de você. Portanto relaxe cara! Curta seus hobbies! Viva um dia de cada vez, e do jeito que você quiser! Seja até um menino adulto se quiser! E não esquente a cabeça com mais nada! Um efeito colateral desta transformação social moderna acabou te fazendo um bem --> VOCÊ FOI LIBERTO!
É pq ela estudou e entende de sociedade, cultura... Essa “experiência masculina” são construções sociais, culturais. Ela não precisa passar por uma “experiência masculina” para entender, saber sobre. Há muito estudo no meio.
Não consigo reconhecer nada do que foi falado do homem na minha história familiar. Há gerações na minha família os homens são o oposto disso, já a figura feminina...
quem é você para querer dizer o que é ser homem ou não? Se eu quiser chorar eu choro, mas não é uma feminista que não serve pra nada que vai me dizer. A máscara do feminismo já caiu há muito tempo, acorda
Vídeo mais que perfeito na capacidade sintética de explicar a necessidade machista de subjugar a fêmea! Maravilhosa!!! Obrigada!!!
Infelizmente, esta herança histórica maléfica, tão em alta no Brasil
Você é maravilhosa Maria, obrigado!
Muito urgente debatermos sobre machismo estrutural sob uma ótica de se buscar entender o que é 'ser homem' em tempos que a força se expressa por meio da violência e da opressão ao feminino.
Maria...vc é linda...linda demais!!!
Grata por essa cimpreensão tão profunda de nosso ctxto social...
Isso me lembra muito a " Moral dos fracos " do Nietzsche onde o oprimido valora como " Mal " aquele que é dominante e logo, ele dominado, como " Bem " ..... O Homem é o dominante, logo é o do " Mal " ...e automaticamente a mulher do " Bem ".
Leiam " Além do bem e do mal " - Nietzsche
Maravilhosa análise!!! MH traz muita luz pra esse tema fundamental para uma nova era🙌
Maria sua linda, que bom que “pode” colocar o dedo nessa ferida! Não deixaremos que seja queimada kkkk. Te admiro 💐
Maria, sempre trazendo conteúdo interessante, incrível.🙌👏🏿👏🏿
Todo mundo deveria ver esse vídeo
Vídeo altamente educativo, Maria!
Como é bom te ouvir Maria!!!
Até Aquiles chorou quando Pátroclo morreu
Gostaria de ver uma conversa com Rita Von Hunty a respeito da masculinidade! Seria muito bom!!!❤️
Me emocionei ao ver este vídeo.
Eu choro muito vendo desenho animado 😢 kkkk
Chorou no bacurau tb?
Dimplesmente sensacional! 🙌
A dita moral do Antigo Testamento, culpou a mulher por todo o mal, que existe.
É pq foi escrito por homens já no sistema patriarcado. Não passa de uma invenção de homens imaturos com o objetivo de controlar. Inventaram que Deus é homem e que a mulher é inferior. Hoje todos sabemos que Deus não é homem e que toda essa groselha foi uma invenção do patriarcado.
@@Unconditional---love fumou o que? 😂😂😂😂😂😂😂😂😂
e a mitologia grega que veio antes do cristianismo? antes do antigo testamento, ainda. eh extremamente patriarcal, com a peculiaridade de ser homosexual - ainda assim considerado uma prática misógina
Maria Homem, eu concordo com o seu discurso no sentido de percurso histórico cultural. É um fenômeno que colocou o homem no centro do poder. Mas eu estava aqui pensando, depois de uma conversa com minha irmã "feminista" (ela não consegue fazer autocrítica)... Uma boa parte do feminismo hoje não se tornou androfobico? Porque o 'ser homem' tem mudado bastante na sociedade moderna, o esclarecimento tem levado a uma discussão mais ampla e presente, o que, a meu ver, tem mudado a cultura masculina. Apesar disso, eu consigo perceber um discurso feminista que denota um desejo de acessar o lugar do poder tal qual o patriarcado, ou seja de simplesmente inverter a ordem ao invés de promulgar uma ideia de igualdade. Como é isso? Eu estou ficando maluco ou isso é de fato uma percepção contundente? Porque eu penso que sem a discussão e sem a reflexão, a demonização do homem é fácil de se alcançar, desconsiderando que a sociedade machista é danosa para o próprio homem. Me ajude a refletir!
Ao tentarem recuperar um espaço quase nunca respeitado de milênios, nós, do lado "dominante" podemos nos sentir ameaçados. Como esperas que em menos de 1 século as mulheres conquistem tudo que faltou no passado?
@@yin_xing Se sentir ameaçado é o termo correto para se referir o que foi proposto? Eu não espero nada, mas a reflexão é: desvirtuar o movimento feminista que propõe igualdade em função do desejo de poder é o movimento viável para a construção de uma sociedade igualitária?
@@ericksilvaII sua pergunta parece originar de uma perda por disputa. Elas estão competindo um lugar ao mundo na corrida da vida e ganhando mais espaço que antes so nos ocupavamos. Querer que um movimento com milhões de pessoas seja inflexivel e inalteravel por décadas é ilusório. Por que se incomoda com isso? Acaso o cristianismo sempre foi o mesmo e nunca se reinventou ao longo da história? Você se incomodou com isso? 1 pessoa que se diz de certo movimento não necessariamente é parte dele ou o representa.
@@yin_xing Eu não entendo dessa forma. Não se trata de disputar, mas sim de como se organiza o objetivo da distribuição do poder a partir da ideologia. O que eu estou colocando em pauta é justamente essa questão de como o discurso feminista atual (ao menos uma parcela) parece estar nessa disputa pelo poder mais necessariamente do que na construção de uma sociedade que desconstrua uma visão bipolar de poder baseado em gênero, ou é um que detém o poder e goza livremente ou é outro. A minha visão é: como é que se escapa dessa armadilha de queda de braço e passamos a um lugar de maturidade na organização social a ponto de partilhar as estruturas de poder ao invés de disputar elas.
@@yin_xing Pela lógica que você, aparentemente, constrói, estaria tudo bem para efeito de compensação, os negros começarem a escravizar os brancos e vivermos em uma sociedade escravagista, só que ao contrário do que é registrado historicamente. É isso mesmo que eu estou entendendo ou estou errado? Não devemos procurar uma sociedade mais justa e igual? Ou devemos só ficar passando vez de quem vai oprimir quem para ter satisfação com a sensação de poder?
Os macho tudo revoltado escrevendo com raivinha. Calma, macho
Os homens-machos só não querem parecer com o Filho do Homem. Ele chora, ri, jamais é agressivo ou insulta alguém.
E morre! Por amor!
Maria já comentou sobre o documentário o silêncio dos homens? .....seria muito legal 🙌🙏
Olá Maria.
Admiro muito seu trabalho.
Parabéns!
A origem do machismo, do patriarcado e da misoginia se deu de forma heterogênea ao longo do desenvolvimento das proto-sociedades humanas que antecedeu a sedentarização e se consolidou com a organização das primeiras sociedades.
Não acredito que isto aconteceu por pura disposição anatômica pênis versus vagina. A origem do machismo entendo estar mais ligada à importância do músculo que num mundo selvagem era uma condição de sobrevivência.
O músculo com mais cérebro do homo sapiens macho permitiu que estes primatas bípedes e com uma grande necessidade de energia pelo próprio cérebro mais desenvolvido, viessem a depender profundamente de suas habilidades de caça. Neste âmbito ocorre uma divisão de trabalho natural pela presença do músculo já que os machos prioritariamente eram os caçadores.
Este caçador pre-sedentarização era machista? Era um misógino?
Entendo que muito mais que a simples presença de pênis foi esta situação social e econômica inerente às condições da época que fizeram aparecer as primeiras manifestações de desigualdade entre os sexos pendendo naturalmente para o homem que tinha mais músculos e portanto era provido de mais “poder” por isto.
Com o desenvolvimento das primeiras sociedades estes homens primitivos e ignorantes continuaram usando seus músculos, mas agora também sua astúcia para se impor diante da “frágil” fêmea de então.
Surgiu a agricultura, as primeiras religiões aparecem e em tudo o homem segue preponderando. Impondo sua presença. O Hamurabi mostra bem isto. O macho “naturalmente” liderando tudo.
Com o desenvolvimento das sociedades e com o conveniente encampamento das religiões abraâmicas, estas todas, profundamente machistas, veio a definir o homem moderno que hoje permite que se cunhe a expressão “machismo estrutural” que não é nada mais que a repetição e o apeofundamento de uma prática cultural iniciada há uns 100mil anos.
O que você acha?
Procurei ouvir seu video todo para poder tecer um comentário,
Sim precisei ser forte para conquistar meu lugar, precisei assumir um papel de homem para proteger quem eu ama e ate hoje dou minha vida por quem amo, os desvios de carácter. Não são dos valores masculinos mas do ser humano a bíblia nos da o modelo de como ser homem.Coragem não é não sentir medo mas saber lidar com ele
precisei engolir meu choro, o mundo e competitivo se você e fraco você è subjugado.
A talvez uma masculinizarão do feminino, uma forma ideológica para se buscar um novo poder .
Não vim aqui para tecer criticas mas como toda boa conversa pontos de vistas diferentes nós ajudam a crescer.
ruclips.net/video/eit2Z6ZyXeQ/видео.html
A maldade trabalha em todos os lados. Precisamos sempre estar atento. E difícil.
@@Marcelly97 .verdade a maldade esta na essência.
surge um novo humano
*Da msm forma que a psicanálise reconhece a importância da figura feminina para seu filho quando bebê , esse laço afetivo extremamente forte e complexo tb reconhecemos que a mulher atual com sua forma lasciva, descompromissada com os valores morais é sim igualmente relevante , porém agora de forma negativa, para o indivíduo e consequentemente a sociedade*
Obrigada cara. Um sensato HOMEM.
Demais!!!!
Gratidão!!!!!
Pandora não pode nem abrir uma caixa...
Boa noite Maria ! Eu estudo Psicanálise. Estou querendo entender quem são os 4 filhos de Édipo e Jocasta na Psicanálise
Em grupos de WhatsApp circulam muitos vídeos de homens sendo agredidos por suas parceiras em acessos de ciúmes, geralmente em bares e outros locais públicos. Eu me pergunto: porque essas cenas são interpretadas em tom humorístico mesmo se tratando de manifestações de violência? Será isso também um componente do machismo estrutural?
Por que vocês não denunciam? Por que acham engraçado? Será que faz parte do machismo estrutural não admitir que foi agredido por mulher? Será que é medo do que os " amigos" vão pensar sobre sua masculinidade?
@@lilopes4225 quando recebo esses vídeos não compartilho e digo que não acho mais engraçado, eu já faço isso. No Brasil eu desconheço estudos sobre humor e masculinidade na mídia. Mas recentemente encontrei um artigo em inglês muito interessante, que já pode ser baixado gratuitamente: Charles S. Gulas, Kim K. McKeage, and Marc G. Weinberger. It’s Just a Joke.
Violence Against Males in Humorous Advertising. Journal of Advertising, vol. 39, no. 4 (Winter 2010), pp. 109-120.
Ótima pergunta.
Isso porque o ser humano não entrou em um caminho iniciatico. Logo, o eu inferior, tornou-se um ser em pura misoginia.
Maria e equipe, as aulas 1 e 2 sumiram do meu app do Nutror. Eram no RUclips. O que aconteceu? Estava querendo ver a lista de livros
" Maneira binária de definir homem e mulher: homem tem pênis e mulher tem vagina". Até onde eu sei essa é a definição biológica, ou costumava ser.... E pra piorar: " não existe mais coisas de menina, coisas de menino, as coisas estão ficando fluindas". Se não existe o masculino e o feminino, as coisas estão ficando fluindas, eu pergunto: então pra quê diabos serve o feminismo?!
Para cada colocação existem mil respostas e dez mil pontos de vista - não há só um tipo de homem assim como mulher. Existe o machismo estrutural do homem e da mulher. O mundo gira não é estático e existe um princípio da dualidade nessa história toda que tem como resultado X = 0 - o mundo está em eterna mudança. A mulher moderna cria o “novo” homem e quem cria a nova mulher?
Os homens já estão mostrando que tipo de mulher eles querem. A mudança deve ser dos dois lados para agradar ambos os sexos.
@@janiooliveira9485 Será, Jânio? Qual é o tipo de mulher que os homens estão mostrando que querem? Os homens sequer estão falando publicamente sobre o assunto com medo de serem cancelados…
O feminismo que nada mais é do que ódio ao masculino.
A genética explica a cultura e demonstra onde podemos melhorar. Se quiser saber como, me mande uma msg. Já escrevi várias vezes, não adianta eu ficar escrevendo pro nada. Faça contato. O lugar da mulher é muito melhor do que ser "igual" ao homem.
Kkk "trago verdades"
Patriarcado não é lógica. É acima de tudo uma ideologia de dominação. É preciso dar os nomes aos bois para não parecer papo de buteco.
Faz vídeo sobre a luta do Gaara contra o Rock Lee
😂😂😂😂😂😂😂😂
O machismo é terrível para as mulheres e aprisiona os homens num ideal impossível de ser alcançado, gerando tb muito sofrimento
Há muitas mulheres que se apaxionam por homens gays.. isso se deve a que elas são pessoas que não temem mostrar suas emoções, porque a gente acha pessoas sensíveis, eu ja me apaixonei por alguns.. mas eu nao quero dizer que se mostram essas caracteristicas são necessáriamente gays que é exatamente o problema que esta sendo trabalhado aqui.
Muito bom, nota 2
Tiago yorc
3⭐ CC, 🤴p151, 10.2.2011
O homem exercia poder por causa da sua força física que sempre foi solicitada nas guerras,Ele não lutava com o pênis.
Como agora as guerras são técnicas e tecnológicas, a força física já não é mais essencial… sobrou o pênis…
Se todos tivéssemos o mesmo gênero e/ou fôssemos todos homossexuais esse problema seria superado.
E ninguém teria filhos e acabou mundo.
Gostaria de ver um vídeo mais equilibrado… num mundo onde tudo tem prós e contras não eh possível que a masculinidade eh puramente tóxica… hierarquias são sistemas presentes em muitas outras espécies, isso não o torna um processo natural?
A guerra das barangas contra o patriarcalismo, parte II.
Esse aí é daqueles que já não dão conta
Cara!
- Não desconstrua a sua masculinidade.
- Desconstrua as suas obrigações.
Da mesma forma que um peixe não precisa de bicicleta. A sociedade atual já repetiu mil vezes que não precisa mais de você.
Portanto relaxe cara!
Curta seus hobbies! Viva um dia de cada vez, e do jeito que você quiser! Seja até um menino adulto se quiser! E não esquente a cabeça com mais nada!
Um efeito colateral desta transformação social moderna acabou te fazendo um bem --> VOCÊ FOI LIBERTO!
O que é ser mulher ? É ser mãe? E ter ultero e ovários?
Útero sim, ultero devem ter essas pessoas que se dizem mulher hoje em dia.
MULHERES! "COMO CONFIAR NUMA SERPENTE"???
Sério? Rsrsrsrs
"...Garotos são só garotos..."
Acho interessante uma mulher achar que sabe o que é a experiencia masculina kkkkkkkkkkkkkk
Essas letrinhas repetidas no final significam: " estou rindo de nervoso porque a fala me incomodou."
Meio caminho andado!
É pq ela estudou e entende de sociedade, cultura... Essa “experiência masculina” são construções sociais, culturais. Ela não precisa passar por uma “experiência masculina” para entender, saber sobre. Há muito estudo no meio.
Ué, mas é a Maria HOMEM
KKKKKK
esse mulher está completamente louca não entende nada da natureza masculina. Não tem lugar de fala
Não consigo reconhecer nada do que foi falado do homem na minha história familiar. Há gerações na minha família os homens são o oposto disso, já a figura feminina...
Maria homem???
quem é você para querer dizer o que é ser homem ou não? Se eu quiser chorar eu choro, mas não é uma feminista que não serve pra nada que vai me dizer. A máscara do feminismo já caiu há muito tempo, acorda
Demais!!!!!
Gratidão!!!