Meu Deus ! Não vou conseguir mensurar , em palavras como este vídeo foi emocionalmente lindo lindo lindo ... Sou um porteiro de um prédio em Campinas , e fico enclausurado em ema guarita de um metro quadrado doze horas por dia,já à 25 anos , e para passar o tempo navego no mar de minha imaginação minha guarita e meu veleiro , mas vcs através destes vídeos me deram um toque de realidade nos meus sonhos obrigado !!!! Se o Senhor Hélio presisar de um ajudante que me aviza estou pronto !!! Sei cozinha !!!!
+Estefano Lemes Da Silva muito obrigada por assistir os nossos vídeos! Esse, em especial, quebra conceitos que a gente tem sobre consumo que dá um alívio, né? É possível viver com simplicidade, mas com uma percepção muito rica do mundo, né? A natureza tem tanto pra oferecer, sem que a gente tenha que pagar por pedaços dela. Que legal, Estefano! Como você encontrou o #Sal?
Hashtag Sal Eu aproveito a Internet para pesquisar estudar e conhecer lugares ,culturas ,meios de vida... É um jeito genérico triste e seco de navegar , mas é o que tenho hoje , e alimento meu sonho que a cada minuto me empurra para o mar , este canal as entrevistas o formato dos vídeos as reflexões imagens música de fundo todo o contesto estão magníficos emocionantes nunca vi nada igual na Internet só posso agradecer a possibilidade que vcs me dão de ter acesso a este universo muito muito muito obrigado .
Nós conhecemos a Calipso em Kourou, na Guiana Francesa. Podemos dizer que ela foi nossa "anja da guarda", pois salvou nosso barco, que guarrou quando estávamos em terra. Quando chegamos na marina o Argos estava amarrado ao pier, sem nenhum arranhão, graças à presteza e competência desta verdadeira mulher do mar. Nunca a esquecemos e ficamos felizes de saber que está por essas terras. Pena que não a encontramos. Vídeo incrível!! Parabéns, somos super fãs do Hashtag Sal!!
Cara, é verdadeiramente incrível como os vídeos de vocês são impactantes. Em tempos em que no youtube vemos pessoas enchendo banheiras de qualquer coisas, pintando cabelo e qualquer outra coisa para chamar atenção, ver vídeos que dizem tanto, que significam tanto, é muito gratificante. Como fã do canal e da maneira com que você vê o mundo, só posso lhe parabenizar. Desejo a vocês os melhores ventos que a vida puder lhe proporcionar, em todos os sentidos. Grande abraço!
Eu fico sempre emocionado vendo #Sal, e como é simples e divertido se entreter vendo matérias de qualidade, sem Nutella na banheira, ou fazendo criticas de outras pessoas. Parabéns e que os bons ventos sempre os acompanhem
Eu não sei escrever o quanto esse vídeo foi assustadoramente arrebatador. Parabéns pelo trabalho de vocês e obrigada por nos trazerem este tipo de conteúdo!
Adriano, o Elio nos comentou deste episódio fim de semana passada. Não haviamos visto até agora. Que episódio bacana!! Carregado de história, conhecimento, felicidade, energia boa, conversa tranquila! Parabéns!! Estamos curtindo muito todos os episódios do #SAL. Agora não consigo viver mais sem. Tá fazendo um bem danado pra gente. Continuem firme!!
Sou Estradeiro viajante de moto e agora iniciando com motor home. E apesar da idade e do medo de "água" (Quando entro no banheiro pra tomar banho, coloco colete salva vidas, snorkel e pé de pato!!!), quando assisto vcs, me dá vontade de sair velejando pelo mundo, por tanto que seus vídeos são envolventes!!!!! Obrigado, mais uma vez.!!!!!
O canal de vcs é incrível! Creio q o MUNDO está perdendo a chance de conhecê-lo por falta da legenda em inglês nas outras reportagens. Este vídeo, sim, o mundo pode assistir, pq foi usada uma linguagem internacional. Espero q coloquem legenda em inglês nos outros vídeos p q o mundo possa acompanhar, tb, o maravilhoso trabalho de vcs. Parabéns!
Olá, conheci o canal hoje, muito bom, Parabéns! Sempre amei o mar os barcos, sempre me imaginava neles, quando via as velas, as regatas...era um sonho... nesse fim de semana deixou de ser sonho e começou a se aproximar da realidade, pois comecei meu curso de vela e estou FELIZ demais!!! Muito obrigada pelo canal e pelas maravilhosas entrevistas... estou conhecendo melhor esse universo e quem saber fazer parte dele também! Abraços pra vocês
Provavelmente a entrevista mais linda produzida pela #SAL. Simplesmente você pára e ouvi... e começa a sentir o seu espaço ficar pequeno diante da simplicidade e da pureza de uma vida que segue seu percurso sobre as águas. E que não se trata apenas de velejar ou conhecer o mundo; não... é a vida em sua forma bruta e com toda a sua beleza humanística desprovida de ideologias e padrões.
Sabe o que mais me encanta nos velejadores, o sorriso e a alegria que levam em seus rostos, tanto faz o tamanho do barco, se tem ou nao dinheiro!!!! um dia vou realizar meu sonho e ser vizinho de voces!!!! obrigado pelos videos!!! abs
Olá pessoal, como diz o colega ai embaixo larguei tudo para assistir a mais este vídeo, parece que vocês dois colocam tanta emoção nas palavras tanta humildade nos gestos e pensamentos que não consigo desligar sem antes terminar e ficar reclamando que foi rápido demais. Muito bom a entrevista com esse casal humilde e simples, nossa cultura precisa de mais pessoas assim como vocês, tipo humildes de coração bom e simples. Parabéns abraço e bons ventos. Marcelo Alves
Que liçao esses dois meninos do mar nos deram...muita coragem e raça...força...desapego....e espirito de aventura...parecem dois vikings desbravando os mares....e parabens pra voces que nos brindaram com essa linda historia do mar....abraços.
Inspirador. Impressionante como parece ser fácil para os outros e impossivel para nós. Mas assistindo o #Sal aos poucos enxergamos que a vida a bordo faz muito mais sentido.
Pra mim uma das melhores entrevistas (ob.:não que as outras também não tenham sido boas)!!!!!! Ótima história e um exemplo perfeito de que é possível se viver num veleiro e totalmente desapegado de tudo que estamos habituados a ter vivendo nos centros urbanos modernos.
é muito gostoso rever os videos antigos de quando vocês ainda não moravam no barco e ver as preocupações e medos naturais da situação (que todos sentimos) e saber que agora vcs vivem e tudo se encaixou e estão felizes... eh muito bacana !
A cada vídeo que assisto, me sinto cada vez mais motivado a colocar meu projeto em ação e não muito distante poder quem sabe um dia fazer parte de uma dessas entrevistas, quero parabeniza-lo pelas excelentes entrevistas, que continue sempre assim o # sal e que bons ventos estejam sempre soprando.
Não sei quanto tempo vou levar para ver todos os vídeos do canal, mas vou assistir todos e alguns com certeza eu vou repetir. Está sendo muito prazeroso.
ola Adriano e Aline.....sensacional essa matéria...nota-se a simplicidade e humildade do casal e esse é o verdadeiro espírito de viver...à voces , continuem desfrutando e nos entretendo com essas jóias de matérias....assim que puder, faço com o maior prazer a doação daquele cafezinho...no momento está dificil..abraço a todos e ótimos ventos
Parabéns pelo vídeo. É surpreendente ver pessoas com tão pouco vivendo felizes. Vão aonde e quando querem, sem compromisso com o tempo, tendo somente o vento como aliado. É bom conhecer essas histórias, e saber que podemos ter outras alternativas de vida.
Esta é a segunda vez que assisto este episódio, posso confessar que é autentico e muito emocionante os programas do #Sal. Sejam eles produzidos em qualquer idioma, realmente é muito impressionante. Posso escrever sem medo de errar, pois eu assisto muitos outros programas, do mundo inteiro. Até da Sibéria eu encontrei documentário no Netflix. Eu necessito estar imerso em programas com o idioma inglês para aprender. Este programa eu vou assistir até entender tudo o que vocês estão conversando, sem ler a legenda é claro, aliás, já comecei e gostei. Mais um comentário, a riqueza que vocês encontram no mar, não tem explicação de como acontece tão naturalmente, são verdadeiros tesouros que estão no mar. Tenha a certeza de que não é coincidência, realmente é o poder da energia que existe em vocês, energia essa que é super positiva, energia boa, energia que contagia. Mais uma vez, o meu muito obrigado pelo carinho, dedicação e prazer em querer ajudar ao nosso povo brasileiro, compartilhando um sonho, o sonho que está esquecido, por muitos de nós. Como foi falado por um Chefe do Matheus Buarque Eichler, Vice - Presidente de Vela do Clube de Regatas Guanabara, da Associação Brasileira de Vela de Cruzeiro e Comodoro da Flotilha Guanabara, no grande episódio Pescando Um Sonho. "Como que eu faço pra aprender a velejar, eu sei que você veleja? Ah não, é só você tentar se lembrar, porque os seus antepassados, já velejavam"... Nossa! Não posso esquecer jamais, o meu mundo mudou completamente, eu acordei totalmente pra a vida, vamos ao dia #44... "Se você não sente o frio na barriga é porque não é importante"
Ohhh man, I can not explain how much I love Hashtag Sal, or even how much it has been helping me(since a such a long time ago) to think in a future where I can live in a sail boat hahah first thing first, I'm brazilian, but I thought it'd be a good idea to writte this comment in eng coz, u guys speak eng so well(It impressed me a lot) and also, this beautiful, fun and free french couple that u guys interviewed can also read the comments of this video as long it's writte in english, I wish good winds for all of u guys! Have a good trip! I loved this video 😍
Conheço o canal a 1 mes e vejo varios videos devido a pandemia e ficar em casa esta de todas dezenas de video que assisti foi a melhor entrevista e forma de viver, a França sempre mostrando ao mundo de como temos varias alternativas de viver. Realmente se trocassemos a cultura do futebol por barcos e velas o pais seria outro.
Um dos vídeos mais inspiradores que já vi no canal. Todos são bons, mas este ficou excelente! Como nós temos um país maravilhoso para a vela e nem nos damos conta disso, não? Bom, eu e minha esposa já estamos com um 16 pés na Guarapiranga. Logo logo chegaremos até vocês no mar. Forte abraço e bons ventos!!
Toda vez que eu assisto um episódio do #SAL é como se eu entrasse em uma grande aventura e quando chega no final do vídeo sempre fica aquela sensação de querer ver e ouvir mais o que essas pessoas "aventureiras" tem para dizer. Espero um dia chegar lá também!
Bravo...Bravíssimo....De longe a melhor entrevista que assisti no canal.......( depois da primeira entrevista do Helio ).......estou maravilhado...um abraço.
Bom .. contribuindo como cada comentário contribui, ou tentando: Acredito que cada dia que passa vocês encontram mais do que perseguem. Isso está relacionado ao que apresentam. Pensa-se isso - e acredito não estar sozinho - pois vocês (o casal) transmitem boníssimas energias. Alguns chamam de "credibilidade", e por isso as pessoas seguem assistindo e contribuem para o cafezinho. Acreditem, é lindo o que fazem! Mas é um projeto. Tem interesses concorrentes: vide morar no mar e gostar mais de churrasco que de peixe. (rs) O mais bonito do projeto #SAL é que um dia ele pode acabar (ou pausar), e que vocês consigam dar um exemplo GIGANTESCO em tudo que apresentaram e aprenderam. A não ser que consigam, de forma mágica, conectar tudo isso, em uma nova forma de viver. Eu acompanho vários videos, e por mais que fique muito feliz com a inciativa de muitos, não consigo pensar na desconexão com a terra. Nem sobre o tema de que se pode "levar" (convencer) pessoas para o mar. Confesso que o tema de "convencer esposas a velejar" ou "fazer companhia" é pesado e complexo de ser ser abordado. Walter Benjamin escreveu em algum lugar que "convencer é infrutífero". A simplicidade das respostas desses franceses é incrível. Do mais .. só desejo sucesso. Como expus, a energia é muito boa! Gratidão!
+Luiz Gustavo Gabler que interessante sua observação do nosso trabalho! A primeira impressão foi a de receber uma mensagem do oráculo rsrsrs Sim, absolutamente encontramos mais do que perseguimos. Como o mar exige muito de quem se lança nele, existe uma espécie de código de respeito entre os velejadores. Acho que por causa do apetite ao risco e dos perrengues vividos, que faz com que ligar a câmera na frente dessas personagens seja tão interessante. Acrescente cenário exuberante, “produção de objetos” com veleiros e todo um escopo de produção que faz uma videomaker como eu se divertir bem rsrsrs Claro que tudo isso custa caro. E a gente paga o preço.... vish... tem assunto esse item rsrs Sobre convencer alguém a ir pro mar. Eu não sou velejadora. O Adriano é. Só que eu tinha uma dor que a vinda pro mar curou. A dor que o Raul traduziu assim: “Eu devia estar feliz pelo Senhor ter me concedido o domingo Pra ir com a família no jardim zoológico dar pipocas aos macacos Ah, mas que sujeito chato sou eu que não acha nada engraçado Macaco, praia, carro, jornal, tobogã, eu acho tudo isso um saco” Então, dependendo da dor, vir pro mar alivia que é uma coisa! O #SAL mostra opções de vida que até agora não são tão conhecidas. As opções. E Luiz, como é bom se deparar com opções possíveis, né? Muito obrigada por compartilhar suas percepções sobre o nosso #SAL! É um prazer poder dividir essa experiência. Abraços e sucesso pra você também! P.S.: O Adriano acaba de dizer que esse nosso papo deve virar roteiro de vídeo rsrsrs
Meus parabéns Adriano e esposa, que casal formidável vocês apresentaram para a gente, adorei eles, uma simplicidade é uma naturalidade incrível. Parabéns continuem assim. AB de Gramado RS e Bombinhas SC. Att. Aurélio e Wanessa.
Saco meu chapo para o casal, muito lindo, simples, a verdadeira historia de dos navegantes enamorados, e con muito amor al mar, cara voces están ficando expertos con sus entrevistas incrível, parabéns,
Adriano, sobre essa questão que você levantou, do porque os franceses terem muito mais pessoas que velejam, etc., quando comparado com o Brasil, que tem muito poucos velejadores. Acho que isso vale para todos os países da Europa Ocidental, e eles possuem uma enorme população ligada aos assuntos marítimos por várias razões. A primeira delas é que são países com muitos rios navegáveis e que são utilizados como hidrovias há milênios (no caso da Europa não é nenhum exagero falar assim). É um negócio tão louco que um sujeito que mora na Suíça e veleja naqueles lagos suíços, lá em cima dos Alpes, pode ir descendo pelo Reno e entrar no Atlântico. E eles possuem costas marítimas com milhares de enseadas, de portos naturais, e uma tradição naval multissecular, e o fenômeno dos motores à combustão que propiciou o surgimento dos automóveis, essas coisas, é um fenômeno que tem pouco mais de 100 anos, então no passado viajar de barco nesses países era muito mais fácil e mais confortável do que viajar a cavalo, ou de carruagem, ou mais recentemente, de trem. E hoje em dia a quantidade de gente que mora em barcos na Europa Ocidental é uma coisa fenomenal. E é relativamente barato um sujeito que more em um barco no Tâmisa sair para velejar pelo Rio Sena, depois velejar pelo Báltico, e tem aquele "lago" fenomenal que é o Mediterrâneo, que dá para um sujeito passar toda uma vida velejando por lá sem se cansar das paisagens. E as marinhas de guerra desses países sempre formaram marujos em grande quantidade que depois de darem baixa, iriam morar em seus próprios barcos, essas coisas. Já o Brasil é um país voltado para o interior, não para o mar por incrível que pareça. E como tem poucos barcos, tudo é mais caro, mas falta também mais incentivo por parte do próprio estado. Somos um país que se move por rodovias. Até as ferrovias nós desprezamos! O que dizer então dos barcos...mas aos poucos a gente chega lá. É isso.
Parabéns pelos vídeos. Não só esse mas todos eles. Sou apaixonado pelo mar, Tb tenho pouca grana e tenho um bote SR-12 apenas, por enquanto.. rs. Muito inspirador seus vídeos e Tb a didática e paciência q tem para explicar tudo direitinho, além dos entrevistados que são realmente excelentes. Sou uma prova viva que da para fazer muito com pouca grana, afinal meu bote é o que mais vive na água dentre tantas lanchas e jets tops que existem na Marina que guardo ele! E olha que é um Flexboat SR-12 de 1995 e motor de 15 HP mercury super. Da uma olhada depois nas aventuras que já fiz com ele no meu canal. Abraço e sucesso
Quando eu vi aki em Anchieta ES, essa bahia linda e bem abrigada, não soceguei enquanto eu não comprei um Dingue e fiquei indo pra lá e pra cá, aprendendo aos poucos, hj dou "pernadas" + longas e o Dingue já é pequeno, e vendo seus vídeos, é como se a gente estivesse sentado ali junto rindo e participando da conversa, vem aquele sentimento gostoso, de alegria e descontração. Parabéns, Abraço amigo.
Bom dia Adriano, cada vídeo seu que eu vejo fico mais empolgado, as vezes me pego rindo sozinho, estou trabalhando num projeto que vou poder trabalhar on line depois que der certo acredito que vamos nos conhecer, um forte abraço.
Cada vez mais poético... nação do mar... bandeiras, tradições, comidas típicas e fronteiras.... somos ainda um dos poucos lugares, que liberdade significa ir onde quiser... D+! Parabéns ao casal hashtag sal!
Interessante o relato sobre Itaparica e em 2022 assisti relato de 3 motorhome que sofreram assalto com arma de fogo e perderam seus eletrónicos e dinheiro. Tantos anos entre os relatos e nada mudou na segurança.😢
É bom ver a realidade da felicidade e em contraponto a tristeza de que há pessoas más que querem causar prejuízo. A nossa marinha não tem um efetivo presente nas nossas águas.
Definitivamente o melhor do canal de vocês são as entrevistas. Meus parabéns! O conteúdo que vocês prozurem e fora de série. E essa entrevista foi muuuito boa!
O melhor vídeo que assisti em muito tempo. Como sempre vocês conseguem, trouxeram à mim muito sentimento é emoção. Louco por essa vida simples. Parabéns! E bons ventos!
+Ricardo Felix que bacana saber disso! Mexeu muito com a gente também. Parece uma espécie de alívio por saber que não necessariamente é o dinheiro que faz a gente poder ter uma experiência de vida tão maravilhosa! Muito obrigada pelo comentário! Bons ventos!
Hashtag Sal exato. Um alívio saber que podemos fugir dessa rotina insana de compra e "SE vende" pra tentar ser feliz. Mas nunca conseguir se libertar de nada. Torço pra que vocês continuem conseguindo soltar as amarras de muita gente por aí. Forte abraço.
Vocês se superam a cada dia. Parabéns! Janelas que se abrem para mostrar um vasto mundo, assim é #sal para mim. Desejo que consigam também o patrocínio de uma operadora 4G.
sal, quando chegar em Porto, quero fazer um churrasco, na casa de meu genro, pois moro em Criciuma, mais minha casa, sera sempre bem vindo, volte, e nos patrocine, sempre estas entrevistas maravilhosas, voce, e muito querido, e tem sempre perguntas, bem elaboradas.
Adriano e Aline adorei esse episódio especialmente!!! Parabéns!!! E mais uma vez obrigada por esse bonito trabalho! Ahhh vcs estão fazendo um bom trabalho de convencimento comigo 😅😂😂😂
Infelizmente no Brasil saneamento básico e investimento em esportes principalmente náuticos não dá voto para os políticos! Moro em Cabo Frio temos mar um enorme laguna e não temos nenhum projeto de esporte náuticos. Trabalhei com mestre de uma lancha que possui um fundo de vidro (só existem 3 no Brasil) tentamos associar o projeto de turimo com passeios com alunos das escolas públicas da cidade, mas a primeira coisa que surgiu com obstáculo foi "quanto vamos ganhar com isso"! No Brasi é assim. Parabéns pelo canal. Como sempre ótimas entrevistas.
Boa noite Adriano e Aline td bem amigos. boa entrevista com esse casal jovem. moram e trabalham fazendo e consertando velas pelo mundo .muito legal.vcs sempre com novidades e varias culturas e velejadores de diversas idade. parabens amigos. saúde e paz para vcs. e bons ventos. veleiro carvalho marinho. cabo frio RJ. obs. em janeiro volto a Paraty e vou conhecer vcs no restaurante bons ventos ok.só que vamos de carro do Rio para Paraty ok. não tenho experiencia para essa travessia kkkkk grande abraço fiquem com DEUS.
This is a real relationship which goes beyond, you can feel that they are partners, work out all the dificulties and also enjoy the way of life, the good way of life i mean! Definitely the brazilians in general has much to grow as persons, to learn in a way of thinking about life and governors, to achieve, to be more coherent with reality of the country and surroundings and what we really are as a nation to provide a better place for everybody.
Adriano, que legal cara!!! Tenho estudado seus vídeos e estou caminhando para isso!! Poderia, por gentileza, dia desses, abordar as opções de Internet disponíveis para quem decide morar em um veleiro e precisa dela, custos e eficiência? Obrigado por tudo que tem nos ensinado! Bons ventos!
Meu Deus !
Não vou conseguir mensurar , em palavras como este vídeo foi emocionalmente lindo lindo lindo ...
Sou um porteiro de um prédio em Campinas , e fico enclausurado em ema guarita de um metro quadrado doze horas por dia,já à 25 anos , e para passar o tempo navego no mar de minha imaginação minha guarita e meu veleiro , mas vcs através destes vídeos me deram um toque de realidade nos meus sonhos obrigado !!!!
Se o Senhor Hélio presisar de um ajudante que me aviza estou pronto !!! Sei cozinha !!!!
+Estefano Lemes Da Silva muito obrigada por assistir os nossos vídeos! Esse, em especial, quebra conceitos que a gente tem sobre consumo que dá um alívio, né? É possível viver com simplicidade, mas com uma percepção muito rica do mundo, né? A natureza tem tanto pra oferecer, sem que a gente tenha que pagar por pedaços dela.
Que legal, Estefano! Como você encontrou o #Sal?
Hashtag Sal
Eu aproveito a Internet para pesquisar estudar e conhecer lugares ,culturas ,meios de vida...
É um jeito genérico triste e seco de navegar , mas é o que tenho hoje , e alimento meu sonho que a cada minuto me empurra para o mar , este canal as entrevistas o formato dos vídeos as reflexões imagens música de fundo todo o contesto estão magníficos emocionantes nunca vi nada igual na Internet só posso agradecer a possibilidade que vcs me dão de ter acesso a este universo muito muito muito obrigado .
@@estefano3735 bem assim meu brother. Bem vindo ao clube dos que viajam junto com #SAl . Eu tbm aqui viajo o mundo no computador.
Olá Estefano, muito bacana seu relato!!!
@@estefano3735 olá Estefano, não perca o curso de vela do "MARCELO VELEJADOR" no youtube, bons ventos....
Nós conhecemos a Calipso em Kourou, na Guiana Francesa. Podemos dizer que ela foi nossa "anja da guarda", pois salvou nosso barco, que guarrou quando estávamos em terra. Quando chegamos na marina o Argos estava amarrado ao pier, sem nenhum arranhão, graças à presteza e competência desta verdadeira mulher do mar. Nunca a esquecemos e ficamos felizes de saber que está por essas terras. Pena que não a encontramos. Vídeo incrível!! Parabéns, somos super fãs do Hashtag Sal!!
Cara, é verdadeiramente incrível como os vídeos de vocês são impactantes. Em tempos em que no youtube vemos pessoas enchendo banheiras de qualquer coisas, pintando cabelo e qualquer outra coisa para chamar atenção, ver vídeos que dizem tanto, que significam tanto, é muito gratificante. Como fã do canal e da maneira com que você vê o mundo, só posso lhe parabenizar. Desejo a vocês os melhores ventos que a vida puder lhe proporcionar, em todos os sentidos. Grande abraço!
Eu fico sempre emocionado vendo #Sal, e como é simples e divertido se entreter vendo matérias de qualidade, sem Nutella na banheira, ou fazendo criticas de outras pessoas. Parabéns e que os bons ventos sempre os acompanhem
Acho que voce falou por todos nós que acompanhamos o #sal.
@@romulopereira6562 O ricardo tem a forma poetica de passar as informaçoes muito bom sinto o mesmo que vc emocionado
Eu não sei escrever o quanto esse vídeo foi assustadoramente arrebatador. Parabéns pelo trabalho de vocês e obrigada por nos trazerem este tipo de conteúdo!
Coisa boa ler isso!!!! Ainda mais de um canal tão legal quanto o seu😀😀😀. Obrigado!!
Hashtag Sal é a reserva moral do youtube. Bons Ventos!
Esse jeito nômade dos franceses é incrível! São especialistas em transformar, Compensado em lar e oceanos em quintal! Excelente vídeo.
Adriano, o Elio nos comentou deste episódio fim de semana passada. Não haviamos visto até agora. Que episódio bacana!! Carregado de história, conhecimento, felicidade, energia boa, conversa tranquila! Parabéns!! Estamos curtindo muito todos os episódios do #SAL. Agora não consigo viver mais sem. Tá fazendo um bem danado pra gente. Continuem firme!!
Sou Estradeiro viajante de moto e agora iniciando com motor home. E apesar da idade e do medo de "água" (Quando entro no banheiro pra tomar banho, coloco colete salva vidas, snorkel e pé de pato!!!), quando assisto vcs, me dá vontade de sair velejando pelo mundo, por tanto que seus vídeos são envolventes!!!!! Obrigado, mais uma vez.!!!!!
O canal de vcs é incrível! Creio q o MUNDO está perdendo a chance de conhecê-lo por falta da legenda em inglês nas outras reportagens. Este vídeo, sim, o mundo pode assistir, pq foi usada uma linguagem internacional. Espero q coloquem legenda em inglês nos outros vídeos p q o mundo possa acompanhar, tb, o maravilhoso trabalho de vcs. Parabéns!
sou fã do casal, muito simples, amistoso e com uma narrativa poética e apaixonada pela vida ao mar!!!! maravilhosos!
Olá, conheci o canal hoje, muito bom, Parabéns! Sempre amei o mar os barcos, sempre me imaginava neles, quando via as velas, as regatas...era um sonho... nesse fim de semana deixou de ser sonho e começou a se aproximar da realidade, pois comecei meu curso de vela e estou FELIZ demais!!! Muito obrigada pelo canal e pelas maravilhosas entrevistas... estou conhecendo melhor esse universo e quem saber fazer parte dele também! Abraços pra vocês
Provavelmente a entrevista mais linda produzida pela #SAL. Simplesmente você pára e ouvi... e começa a sentir o seu espaço ficar pequeno diante da simplicidade e da pureza de uma vida que segue seu percurso sobre as águas. E que não se trata apenas de velejar ou conhecer o mundo; não... é a vida em sua forma bruta e com toda a sua beleza humanística desprovida de ideologias e padrões.
Sabe o que mais me encanta nos velejadores, o sorriso e a alegria que levam em seus rostos, tanto faz o tamanho do barco, se tem ou nao dinheiro!!!! um dia vou realizar meu sonho e ser vizinho de voces!!!! obrigado pelos videos!!! abs
Olá pessoal, como diz o colega ai embaixo larguei tudo para assistir a mais este vídeo, parece que vocês dois colocam tanta emoção nas palavras tanta humildade nos gestos e pensamentos que não consigo desligar sem antes terminar e ficar reclamando que foi rápido demais. Muito bom a entrevista com esse casal humilde e simples, nossa cultura precisa de mais pessoas assim como vocês, tipo humildes de coração bom e simples. Parabéns abraço e bons ventos.
Marcelo Alves
Que liçao esses dois meninos do mar nos deram...muita coragem e raça...força...desapego....e espirito de aventura...parecem dois vikings desbravando os mares....e parabens pra voces que nos brindaram com essa linda historia do mar....abraços.
Inspirador. Impressionante como parece ser fácil para os outros e impossivel para nós. Mas assistindo o #Sal aos poucos enxergamos que a vida a bordo faz muito mais sentido.
Que belo casal, uma lição de vida, um tapa na cara vaidades inúteis, como ganância, egocentrismo... como sempre uma baita entrevista. ABS!
Pra mim uma das melhores entrevistas (ob.:não que as outras também não tenham sido boas)!!!!!!
Ótima história e um exemplo perfeito de que é possível se viver num veleiro e totalmente desapegado de tudo que estamos habituados a ter vivendo nos centros urbanos modernos.
é muito gostoso rever os videos antigos de quando vocês ainda não moravam no barco e ver as preocupações e medos naturais da situação (que todos sentimos) e saber que agora vcs vivem e tudo se encaixou e estão felizes... eh muito bacana !
Verdade Tailor, fomo nos transformando kk.
A cada vídeo que assisto, me sinto cada vez mais motivado a colocar meu projeto em ação e não muito distante poder quem sabe um dia fazer parte de uma dessas entrevistas, quero parabeniza-lo pelas excelentes entrevistas, que continue sempre assim o # sal e que bons ventos estejam sempre soprando.
Não sei quanto tempo vou levar para ver todos os vídeos do canal, mas vou assistir todos e alguns com certeza eu vou repetir. Está sendo muito prazeroso.
ola Adriano e Aline.....sensacional essa matéria...nota-se a simplicidade e humildade do casal e esse é o verdadeiro espírito de viver...à voces , continuem desfrutando e nos entretendo com essas jóias de matérias....assim que puder, faço com o maior prazer a doação daquele cafezinho...no momento está dificil..abraço a todos e ótimos ventos
Parabéns pelo vídeo. É surpreendente ver pessoas com tão pouco vivendo felizes. Vão aonde e quando querem, sem compromisso com o tempo, tendo somente o vento como aliado. É bom conhecer essas histórias, e saber que podemos ter outras alternativas de vida.
que reportagem fantástica, que vida esse dois franceses vivem show, " vivemos uma vida simples " que frase amei
Esta é a segunda vez que assisto este episódio, posso confessar que é autentico e muito emocionante os programas do #Sal. Sejam eles produzidos em qualquer idioma, realmente é muito impressionante.
Posso escrever sem medo de errar, pois eu assisto muitos outros programas, do mundo inteiro. Até da Sibéria eu encontrei documentário no Netflix.
Eu necessito estar imerso em programas com o idioma inglês para aprender. Este programa eu vou assistir até entender tudo o que vocês estão conversando, sem ler a legenda é claro, aliás, já comecei e gostei.
Mais um comentário, a riqueza que vocês encontram no mar, não tem explicação de como acontece tão naturalmente, são verdadeiros tesouros que estão no mar. Tenha a certeza de que não é coincidência, realmente é o poder da energia que existe em vocês, energia essa que é super positiva, energia boa, energia que contagia.
Mais uma vez, o meu muito obrigado pelo carinho, dedicação e prazer em querer ajudar ao nosso povo brasileiro, compartilhando um sonho, o sonho que está esquecido, por muitos de nós. Como foi falado por um Chefe do Matheus Buarque Eichler, Vice - Presidente de Vela do Clube de Regatas Guanabara, da Associação Brasileira de Vela de Cruzeiro e Comodoro da Flotilha Guanabara, no grande episódio Pescando Um Sonho. "Como que eu faço pra aprender a velejar, eu sei que você veleja?
Ah não, é só você tentar se lembrar, porque os seus antepassados, já velejavam"... Nossa!
Não posso esquecer jamais, o meu mundo mudou completamente, eu acordei totalmente pra a vida, vamos ao dia #44...
"Se você não sente o frio na barriga é porque não é importante"
Que bacana Anselmo! Fico muito feliz que os vídeos tocam você. Abração!!!
Ohhh man, I can not explain how much I love Hashtag Sal, or even how much it has been helping me(since a such a long time ago) to think in a future where I can live in a sail boat hahah first thing first, I'm brazilian, but I thought it'd be a good idea to writte this comment in eng coz, u guys speak eng so well(It impressed me a lot) and also, this beautiful, fun and free french couple that u guys interviewed can also read the comments of this video as long it's writte in english, I wish good winds for all of u guys! Have a good trip! I loved this video 😍
Conheço o canal a 1 mes e vejo varios videos devido a pandemia e ficar em casa esta de todas dezenas de video que assisti foi a melhor entrevista e forma de viver, a França sempre mostrando ao mundo de como temos varias alternativas de viver. Realmente se trocassemos a cultura do futebol por barcos e velas o pais seria outro.
Obrigado Edu!!! 😀
Simplesmente fantástico. Vocês estão cada dia melhor !!! Parabéns!!!
Operadoras de plantão baita oportunidade! Patrocinem o #Sal !!!!!! 📡📡📡📡📡📡
Um dos vídeos mais inspiradores que já vi no canal. Todos são bons, mas este ficou excelente! Como nós temos um país maravilhoso para a vela e nem nos damos conta disso, não? Bom, eu e minha esposa já estamos com um 16 pés na Guarapiranga. Logo logo chegaremos até vocês no mar. Forte abraço e bons ventos!!
Toda vez que eu assisto um episódio do #SAL é como se eu entrasse em uma grande aventura e quando chega no final do vídeo sempre fica aquela sensação de querer ver e ouvir mais o que essas pessoas "aventureiras" tem para dizer. Espero um dia chegar lá também!
Esse é o melhor canal em português do youtube, só digo isso. Não tem nada parecido, parabéns.
Nossa, Abrantes! Que coisa boa saber que você gosta assim! Baita estímulo pra gente essa sua opinião! Muito obrigada!
A melhor de todas as entrevistas que eu assisti no #Sal, parabéns!
Apaixonante, não tem como não mergulhar nesse mar de possibilidades.
Inspirador.
Excelente! que frase intereasante: " Nuca estou voltando de algum lugar"
Bravo...Bravíssimo....De longe a melhor entrevista que assisti no canal.......( depois da primeira entrevista do Helio ).......estou maravilhado...um abraço.
Foi um prazer conhecer e conversar com o Adriano em Rio Grande, aonde fomos vizinhos de Trapiche no RGYC
Sempre histórias lindas e encantadoras. Me pego sempre refletindo enquanto assisto aos vídeos de vocês.
Bom .. contribuindo como cada comentário contribui, ou tentando:
Acredito que cada dia que passa vocês encontram mais do que perseguem. Isso está relacionado ao que apresentam.
Pensa-se isso - e acredito não estar sozinho - pois vocês (o casal) transmitem boníssimas energias. Alguns chamam de "credibilidade", e por isso as pessoas seguem assistindo e contribuem para o cafezinho.
Acreditem, é lindo o que fazem! Mas é um projeto. Tem interesses concorrentes: vide morar no mar e gostar mais de churrasco que de peixe. (rs)
O mais bonito do projeto #SAL é que um dia ele pode acabar (ou pausar), e que vocês consigam dar um exemplo GIGANTESCO em tudo que apresentaram e aprenderam. A não ser que consigam, de forma mágica, conectar tudo isso, em uma nova forma de viver.
Eu acompanho vários videos, e por mais que fique muito feliz com a inciativa de muitos, não consigo pensar na desconexão com a terra. Nem sobre o tema de que se pode "levar" (convencer) pessoas para o mar. Confesso que o tema de "convencer esposas a velejar" ou "fazer companhia" é pesado e complexo de ser ser abordado. Walter Benjamin escreveu em algum lugar que "convencer é infrutífero".
A simplicidade das respostas desses franceses é incrível.
Do mais .. só desejo sucesso. Como expus, a energia é muito boa!
Gratidão!
+Luiz Gustavo Gabler que interessante sua observação do nosso trabalho! A primeira impressão foi a de receber uma mensagem do oráculo rsrsrs
Sim, absolutamente encontramos mais do que perseguimos. Como o mar exige muito de quem se lança nele, existe uma espécie de código de respeito entre os velejadores. Acho que por causa do apetite ao risco e dos perrengues vividos, que faz com que ligar a câmera na frente dessas personagens seja tão interessante. Acrescente cenário exuberante, “produção de objetos” com veleiros e todo um escopo de produção que faz uma videomaker como eu se divertir bem rsrsrs
Claro que tudo isso custa caro. E a gente paga o preço.... vish... tem assunto esse item rsrs
Sobre convencer alguém a ir pro mar.
Eu não sou velejadora. O Adriano é.
Só que eu tinha uma dor que a vinda pro mar curou. A dor que o Raul traduziu assim:
“Eu devia estar feliz pelo Senhor ter me concedido o domingo
Pra ir com a família no jardim zoológico dar pipocas aos macacos
Ah, mas que sujeito chato sou eu que não acha nada engraçado
Macaco, praia, carro, jornal, tobogã, eu acho tudo isso um saco”
Então, dependendo da dor, vir pro mar alivia que é uma coisa!
O #SAL mostra opções de vida que até agora não são tão conhecidas. As opções. E Luiz, como é bom se deparar com opções possíveis, né?
Muito obrigada por compartilhar suas percepções sobre o nosso #SAL! É um prazer poder dividir essa experiência.
Abraços e sucesso pra você também!
P.S.: O Adriano acaba de dizer que esse nosso papo deve virar roteiro de vídeo rsrsrs
Eu ainda serei da nação do Mar, como sempre um excelente retrato da diversidade que é estar livre no mar. Parabéns Adriano e Aline.
Francês falando inglês é puro charme! Que delícia de ouvir! Eu sonho em conhecer Ushuaia. E a Antártida!
poxa que casal lindo, inspirador
Meus parabéns Adriano e esposa, que casal formidável vocês apresentaram para a gente, adorei eles, uma simplicidade é uma naturalidade incrível. Parabéns continuem assim. AB de Gramado RS e Bombinhas SC. Att. Aurélio e Wanessa.
Saco meu chapo para o casal, muito lindo, simples, a verdadeira historia de dos navegantes enamorados, e con muito amor al mar, cara voces están ficando expertos con sus entrevistas incrível, parabéns,
Vcs desta vez se superaram + q d +! Como é bom saber de q maneira pessoas de outros países enxergam o nosso.Isso é #SAL!!! Parabéns.
Adriano, sobre essa questão que você levantou, do porque os franceses terem muito mais pessoas que velejam, etc., quando comparado com o Brasil, que tem muito poucos velejadores. Acho que isso vale para todos os países da Europa Ocidental, e eles possuem uma enorme população ligada aos assuntos marítimos por várias razões. A primeira delas é que são países com muitos rios navegáveis e que são utilizados como hidrovias há milênios (no caso da Europa não é nenhum exagero falar assim). É um negócio tão louco que um sujeito que mora na Suíça e veleja naqueles lagos suíços, lá em cima dos Alpes, pode ir descendo pelo Reno e entrar no Atlântico. E eles possuem costas marítimas com milhares de enseadas, de portos naturais, e uma tradição naval multissecular, e o fenômeno dos motores à combustão que propiciou o surgimento dos automóveis, essas coisas, é um fenômeno que tem pouco mais de 100 anos, então no passado viajar de barco nesses países era muito mais fácil e mais confortável do que viajar a cavalo, ou de carruagem, ou mais recentemente, de trem. E hoje em dia a quantidade de gente que mora em barcos na Europa Ocidental é uma coisa fenomenal. E é relativamente barato um sujeito que more em um barco no Tâmisa sair para velejar pelo Rio Sena, depois velejar pelo Báltico, e tem aquele "lago" fenomenal que é o Mediterrâneo, que dá para um sujeito passar toda uma vida velejando por lá sem se cansar das paisagens. E as marinhas de guerra desses países sempre formaram marujos em grande quantidade que depois de darem baixa, iriam morar em seus próprios barcos, essas coisas.
Já o Brasil é um país voltado para o interior, não para o mar por incrível que pareça. E como tem poucos barcos, tudo é mais caro, mas falta também mais incentivo por parte do próprio estado. Somos um país que se move por rodovias. Até as ferrovias nós desprezamos! O que dizer então dos barcos...mas aos poucos a gente chega lá.
É isso.
Uma das melhores entrevistas! Viver com 500 dólares! Fantástica fantasia!
Parabéns pelos vídeos. Não só esse mas todos eles. Sou apaixonado pelo mar, Tb tenho pouca grana e tenho um bote SR-12 apenas, por enquanto.. rs. Muito inspirador seus vídeos e Tb a didática e paciência q tem para explicar tudo direitinho, além dos entrevistados que são realmente excelentes. Sou uma prova viva que da para fazer muito com pouca grana, afinal meu bote é o que mais vive na água dentre tantas lanchas e jets tops que existem na Marina que guardo ele! E olha que é um Flexboat SR-12 de 1995 e motor de 15 HP mercury super. Da uma olhada depois nas aventuras que já fiz com ele no meu canal. Abraço e sucesso
Parabéns ao #sal como sempre um ótimo trabalho pretendo um dia morar a bordo cada entrevista que assisto de vcs esse sonho aumenta
Pois é, tem pessoas interessantes com vcs na entrevista, não tem jeito, sucesso garantido! parabens #
Morri! De inveja! Saúde pra essa gente viver muito disso.
Quando eu vi aki em Anchieta ES, essa bahia linda e bem abrigada, não soceguei enquanto eu não comprei um Dingue e fiquei indo pra lá e pra cá, aprendendo aos poucos, hj dou "pernadas" + longas e o Dingue já é pequeno, e vendo seus vídeos, é como se a gente estivesse sentado ali junto rindo e participando da conversa, vem aquele sentimento gostoso, de alegria e descontração. Parabéns, Abraço amigo.
Bom dia Adriano, cada vídeo seu que eu vejo fico mais empolgado, as vezes me pego rindo sozinho, estou trabalhando num projeto que vou poder trabalhar on line depois que der certo acredito que vamos nos conhecer, um forte abraço.
muito legal Adriano! Cada dia mais interessante o # SAL ! abraços
Um vídeo melhor do que o outro; isso é um feito e tanto... Parabéns.
Cada vez mais poético... nação do mar... bandeiras, tradições, comidas típicas e fronteiras.... somos ainda um dos poucos lugares, que liberdade significa ir onde quiser... D+! Parabéns ao casal hashtag sal!
Interessante o relato sobre Itaparica e em 2022 assisti relato de 3 motorhome que sofreram assalto com arma de fogo e perderam seus eletrónicos e dinheiro. Tantos anos entre os relatos e nada mudou na segurança.😢
12:06 - 12:12 um exemplo de como o vídeo inteiro está com a imagem esbranquiçada. Sobre a entrevista, nota 10, excelente trabalho.
Lindo demais !!! Parabéns pela entrevista !!!⛵⛵⛵
É bom ver a realidade da felicidade e em contraponto a tristeza de que há pessoas más que querem causar prejuízo. A nossa marinha não tem um efetivo presente nas nossas águas.
Muito forte! Como é importante ver outros mundos, e quantos mundos nesse mundo existe. Obrigado por mostrar.
Definitivamente o melhor do canal de vocês são as entrevistas. Meus parabéns! O conteúdo que vocês prozurem e fora de série. E essa entrevista foi muuuito boa!
Uau, que casal fantástico!!! Parabéns Adriano..
O melhor vídeo que assisti em muito tempo. Como sempre vocês conseguem, trouxeram à mim muito sentimento é emoção. Louco por essa vida simples. Parabéns! E bons ventos!
+Ricardo Felix que bacana saber disso! Mexeu muito com a gente também. Parece uma espécie de alívio por saber que não necessariamente é o dinheiro que faz a gente poder ter uma experiência de vida tão maravilhosa! Muito obrigada pelo comentário! Bons ventos!
Hashtag Sal exato. Um alívio saber que podemos fugir dessa rotina insana de compra e "SE vende" pra tentar ser feliz. Mas nunca conseguir se libertar de nada.
Torço pra que vocês continuem conseguindo soltar as amarras de muita gente por aí. Forte abraço.
Chorei denovo!!! que experiência incrível deve ter sido conhecer esse casal!!! que experiência incrível eles estão tendo na vida.
MARAVILHOSO incrível. só tenho agradecer a vocês dois por me proporcionar ver uma linda historia de vida como a desse casal.
Muito bom!!! Não consigo parar de assistir!
Vocês se superam a cada dia. Parabéns! Janelas que se abrem para mostrar um vasto mundo, assim é #sal para mim. Desejo que consigam também o patrocínio de uma operadora 4G.
Além do 4G estou na torcida para o nosso day charter. Quando iremos ?
Parabéns, que vídeo gostoso de se ver. Prende do início ao fim.
Como sempre excelente. E cada dia mais bem elaborado. Parabéns a vocês.
Um dos melhores videos que vcs ja publicaram!!! Parabens!
Muito excelente documentário, parabéns ,adorei .
Parabéns orgulho de apoiar esse canal. Cada vez melhor.
Definitivamente incrível!!!! Muito massa ver o que nós consumimos do mundo com apenas uma criação, um barco!
sal, quando chegar em Porto, quero fazer um churrasco, na casa de meu genro, pois moro em Criciuma, mais minha casa, sera sempre bem vindo, volte, e nos patrocine, sempre estas entrevistas maravilhosas, voce, e muito querido, e tem sempre perguntas, bem elaboradas.
Obrigado Jorge!!!
Sensacional! Não tenho palavras para descrever a emoção que é assistir cada vídeo do canal... Obrigado por fazerem a diferença!
Cara, que energia boa desse casal!
Muito obrigado por trazer esse conteúdo.
Muito legal!!!
Eles são simples assim como a vida!
Muito inspirador! Parabéns mais uma vez...
Pessoal, que gente fantástica que vive no mar. A vida parece simples, nós que complicamos. Bons ventos
Obrigado por postar estes videos, quando assisto me sinto livre como os protagonistas das entrevistas
Fantástico! #sal esta cada dia melhor, parabéns.
Incrível, sem palavras.
+Leonardo Melo esse episódio é intenso, né? Mexeu com a gente também.
Sempre Fantastico!!!! Dificil nao se impressionar com cada video do #SAL!!!!
Adriano e Aline adorei esse episódio especialmente!!! Parabéns!!! E mais uma vez obrigada por esse bonito trabalho! Ahhh vcs estão fazendo um bom trabalho de convencimento comigo 😅😂😂😂
Parabéns show.
Infelizmente no Brasil saneamento básico e investimento em esportes principalmente náuticos não dá voto para os políticos! Moro em Cabo Frio temos mar um enorme laguna e não temos nenhum projeto de esporte náuticos. Trabalhei com mestre de uma lancha que possui um fundo de vidro (só existem 3 no Brasil) tentamos associar o projeto de turimo com passeios com alunos das escolas públicas da cidade, mas a primeira coisa que surgiu com obstáculo foi "quanto vamos ganhar com isso"! No Brasi é assim. Parabéns pelo canal. Como sempre ótimas entrevistas.
Como sempre perfeito !!!!!!show
Muito TOP novamente Adriano. Parabéns!
Boa noite Adriano e Aline td bem amigos. boa entrevista com esse casal jovem. moram e trabalham fazendo e consertando velas pelo mundo .muito legal.vcs sempre com novidades e varias culturas e velejadores de diversas idade. parabens amigos. saúde e paz para vcs. e bons ventos. veleiro carvalho marinho. cabo frio RJ. obs. em janeiro volto a Paraty e vou conhecer vcs no restaurante bons ventos ok.só que vamos de carro do Rio para Paraty ok. não tenho experiencia para essa travessia kkkkk grande abraço fiquem com DEUS.
This is a real relationship which goes beyond, you can feel that they are partners, work out all the dificulties and also enjoy the way of life, the good way of life i mean! Definitely the brazilians in general has much to grow as persons, to learn in a way of thinking about life and governors, to achieve, to be more coherent with reality of the country and surroundings and what we really are as a nation to provide a better place for everybody.
Amei este episódio!!! eles são demais e vcs super!!!! velejar é alma, sair para encontrar paz, harmonia e um mundo novo 🎯
Muuuito bom! Adorei!
ADRIANO E ALINE VCS SÃO 1.000 PARABENS
Adriano, que legal cara!!! Tenho estudado seus vídeos e estou caminhando para isso!! Poderia, por gentileza, dia desses, abordar as opções de Internet disponíveis para quem decide morar em um veleiro e precisa dela, custos e eficiência? Obrigado por tudo que tem nos ensinado! Bons ventos!
Entrevista sensacional! Parabéns Adriano e Aline!
Incrível! Incrível Incrível! parabéns por esse trabalho maravilhoso!
Sem palavras.... Como sempre fantástico!
cara eu te amo, vc é foda e tem um visão de futuro linda =)
Que vídeo sensacional. Parabéns
Excelente Reportagem
inspiração, isso da mais certeza q o sonho [e possível, grande canal, parabéns!