"Noites brancas" é maravilhoso! Tem belíssimas partes, como esta: “Que seja claro o teu céu, que seja luminoso e sereno o teu doce sorriso e bendita sejas pelos minutos de felicidade e de alegria que deste a outro coração solitário e agradecido.Meu Deus! Um minuto inteiro de felicidade! Não será isso o bastante para preencher toda a vida de um homem!”
@@LucasAndrade-vw4roClaro que sim! Vc vai ter contato com toda a expressão artística do livro, frase por frase. Isso jamais vai se comparar a um breve resumo. A experiência de ler um bom livro vai muito além de saber a sua história. Leia e deleite-se 😊
QUEM MERGULHA NA OBRA DE DOSTOIÉVSKI NUNCA SAIRÁ O MESMO. DOSTOIÉVSKI HUMANIZA , ELE MOSTRA QUE O MAIS IMPORTANTE É A CONSCIÊNCIA, ATÉ MAIS QUE A VIDA.
Dostoiévski não humaniza. Se ele humanizasse, nós sairíamos piores, porquê o ser humano é horrível. Dostoiévski mostra quem é o ser humano! Esse cara é sensacional!
Tenho vários livros que me marcaram. O Pequeno Principe, O Mundo de Sofia, O Diário de Anne Frank, Anna Karenina, O Amor nos Tempos do Cólera, 1984, Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Crime e Castigo, A Metamorfose, FAHRNHEIT 451, A morte de Ivan Ilitch, Cem Anos de Solidão, Na Colônia Penal, nossa, vários.
4 года назад+14
Li todos eles e gostei bastante, você tem bom gosto. Devia postar suas resenhas no canal do youtube.
@Science Theory, se gosta de tecnologias, comece por e-books. Eu prefiro os livros físicos, adoro cheirar livros novos. 😁😁😁. Não tenho redes sociais e não sou nada tecnológica, mas pra quem curte, é uma ótima opção, os e-books.
Até os meus 17 anos eu nunca tinha lido nenhum livro. Meu professor de biologia virou padrinho de formatura da nossa turma no ensino medio, e deu para cada aluno 1 mesmo livro de presente. O livro era o pequeno Príncipe. 3 meses depois da formatura, estava lá o livro jogado em um canto (como sempre). Aí pensei pq não começo a ler? e comecei, o terminei. Hoje 3 anos depois eu nunca mais parei.
Os Irmãos Karamazov foi o livro que mais me impressionou, por expor ao limite a moral, a família, a existência de Deus e o livre arbítrio. Outro foi Madame Bovary, cujo autor, Flaubert, mostra a autodestruição do ser humano pelos sonhos e desejos. Acho os dois muito parecidos em sua essência.
Os Irmãos Karamazov é um livro bastante marcante, li ainda na adolescência, depois não larguei mais Dostoiévski. Mas há uma porrada de livros que a gente lê em diferentes fases da vida. Houve um tempo que lia Joseph Conrad. Depois, Nikos Kazantzakis. Difícil escolher um. Mais recentemente, terminei de ler "Confissões" de Santo Agostinho, um livro profundamente franco franco sobre as atribulações interiores do autor e sua conversão.
Elisangela, mtooo obrigado pela informação. Acredita que eu abri o video e vim direto nos comentários sem nem assistir o video. E eis q seu comentário me livrou do spoiler hahaha. Nem vou assistir então. Beijos
É revoltante o fato que o Bentinho por puro ciúmes acabou com tudo que tinha, ele tinha a mulher que foi amiga de infância e um filho, e mesmo que não fosse dele, pq ele decidiu não ser feliz com o que tinha? Aí por causa de um achismo sem provas ele começou a odiar o filho e a mulher…
O Hobbit! Sim é ficção fantástica mas é muito bom, a questão da transformação em meio a jornada e retorno com uma nova perspectiva é genial... fala sobre uma criaturinha, um Hobbit inseguro que se vê envolvido a uma trama que lhe obriga sair de sua zona de conforme rumo ao desconhecido
Exatamente, cada livro condiz com um momento de nossas vidas. Tem os que trabalham nossas dores, nossa personalidade, intelectualidade, espiritualidade e conhecimentos. Nenhum menos importante que outro. O mais importante é: qual foco pretendo atingir nesse momento? E o livro lhe responderá ❤📖
O livro que me fez ter muitas crises existenciais foi Admirável mundo novo, um que me fez chorar foi O diário de Anne Frank e o que me fez ter uma visão extremamente profunda da vida foi Eclesiastes
Pondé, seria muito interessante você convidar, caso o projeto continue, o advogado e austro-libertário (ancap) Peter Turguêniev do canal “Visão Libertária” para o seu programa, Democracia na Teia; seria interessante dois barbudos discutindo sobre um assunto que antagoniza e muito o debate sócio-político brasileiro.
Concordo! Peter é super inteligente, sarcástico, brincalhão, tem muita leitura, e é uma figura! Além do que é libertário, o que torna tudo muito mais interessante.
O que mais me marcou foi "A CIDADELA" de Cronin. Quando criança ouvia repetidas vezes a história da mina de "passagem" de Mariana. Morávamos em Mariana e a minha mãe contava sobre a extração do ouro, que os médicos atestavam que o trabalhador estava apto para continuar ali, e dessa forma eles morriam em serviço porque o pulmão já estava condenado. Já era adulta quando li esse livro e chorei muito, porque ele é atemporal.
Bons livros na minha percepção, são aqueles que nos ajudam a refletir sobre nossa existência , que nos agregam conhecimento e assim, nos tornamos seres mais pensantes, mais racionais. Amo Zygmunt Bauman, agregou muito a entender essa "modernidade líquida" e a valorizar o que é mais paupável e está mais ao alcance das nossas mãos. E não poderia deixar de citar você Pondé, seu conhecimento, sua forma clara e objetiva de expor as idéias, deveriam servir de exemplo a outros filósofos da atualidade.
Em vista disso, naquela ocasião Jesus disse: “Eu te louvo publicamente, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas dos sábios e dos intelectuais, e as revelaste aos pequeninos. (Mateus 11:25)
O livro que mais me marcou, vem de uma pessoa nascida na Russia tb, mas naturalizada Americana se não me engano: Ayn Rand. O livro é "A Revolta de Atlas".
Concordo, para quem tem mania de leitura é pouco provável que exista uma resposta exata! Assim como filmes, músicas, adquirem um novo significado de acordo com o que se vive.
O último que eu li foi a história de Mademoiselle Chanel como ela chegou na fórmula do Chanel 5 . Livro excelente e como ela foi uma mulher à frente do seu tempo pois ela já exercia o empreendedorismo. Outro que li foi a biografia de Dave Grohl (esse mesmo que foi baterista do Nirvana e agora lidera o Foo Fighters). Essa biografia é bem interessante para quem além de gostar de música é praticamente uma PALESTRA sobre como saber trabalhar e ser independente no show business.
@@rafaelkuhn sim, já li kingdom tb, muito bom, só que faz uns 2 anos que li, quando eu terminei de ler acho que tava nos cap 670 por ai, tá com quase 800 já né?
Até meus vinte e poucos anos, só literatura, política, direito... um dia eu li um livro aleatório chamado "O Homem Mais Rico Da Babilônia" de George S. Clason, mudou minha vida e o meu foco...
"A nascente" (The Fountainhead, 1943), de Ayn Rand, foi um livro que me incomodou muito na juventude. Me incomodou porque eu não tive a coragem de viver como Howard Roark, o personagem central do livro, um arquiteto que preferiu fazer trabalho braçal em uma pedreira a ter que abrir mão de suas convicções. Optei por ser um profissional medíocre em um trabalho medíocre em troca de salário fixo.
Acho complicada essa questão de colocar um livro em um pedestal como o que "mais me marcou", porque eu leio livros dos mais diversos temas, de modo que vários deles me marcam em aspectos diferentes. Mas, atualmente, um livro que eu poderia considerar marcante, principalmente porque ele mexe com conceitos que a maioria das pessoas considera intocáveis, é "Sapiens", do Yuval Noah Harari.
pra mim foi o apanhador no campo de centeio, nsei se é liberado entre o pessoal de direita por aqui gostar desse livro mas com certeza foi esse q mais me marcou
Elogio da Maquiagem, de Boudelaire. Esse ensaio mudou meu modo de ver a vida. Ver que há complexidade em coisas simples e simplicidade em coisas complexas, entre outras coisas
Um livro que me marcou muito e eu não esperava foi o caçador de pipas esse livro foi um divisor de aguas na minha vida ele fala tudo o que se deve ser feito e o que não se deve ser feito na vida de um homem muito bom mesmo
Me arrepiei com esse video. É dificil escolher um livro, mas definitivamente digo Noites Brancas como a primeira opção, quando me peguntam. É um livro maravilhoso e fico feliz de ser também a primeira opção do Pondé. Outro que me marcou tão quanto é "Contra um Mundo melhor", do próprio Pondé. Grande, Pondé!
Sempre me culpei por nunca ter conseguido definir um livro preferido (Os Miseráveis, Guerra e Paz, Em Busca do Tempo Perdido...), mas termino este vídeo com certo orgulho, entendendo que nunca pude fazê-lo pelo fato de ter lido muita coisa incrível. Obrigada por lucidar essa questão.
Realmente, muito difícil escolher apenas um livro, porém, posso citar três que me marcaram bastante. "A montanha mágica" de Thomas Mann, "Divina comédia" e "assim falava Zaratustra", no entanto tem diversos outro maravilhosos, impossível realmente escolher apenas um. Hmmm, também, interpretação dos sonhos, que me ajudou a escolher minha futura profissão e confissões de santo Agostinho.
Emanuel Kevyn O livro mais importante de todos, de longe, é a Bíblia. Está tudo lá, todo o drama humano. Só “inteligentinhos” falam de livros importantes e não citam a Bíblia. E olha que eu sou Agnóstico. Mas vou te dar uma dica: todos os teus heróis literários leram a Bíblia com paixão, incluindo Thomas Mann e Nietzsche.( Dante não precisa nem falar)
Luiz eu estou lendo o meu livro o que eu mesma escrevi,posso dizer que iram passar se 30 anos e ele vai ser impactante pra muitos, e pra minha pessoa será uma memória de vida 🌹🌹🌹🌹
A Bíblia sem sombra de dúvidas! Leio diariamente! Depois dela O Sentido da Vida de Victor Frankl. " O desespero é o sofrimento sem sentido " . Frase do livro.👏👏🥇
@@Hugo-xe8rn vc que não leu a bíblia tem as melhores histórias e e um livro profético faz um seguinte já que vc não leu vê o filme de Jesus Cristo que filme que história fascinante.
Concordo cara, é um livro cheio de conhecimento e é o maior de todos os tempos, tanto que mesmo se eu não fosse católico iria seguir os princípios bíblicos Não pode faltar a leitura da bíblia para mim, quando falta o dia é ruim
O livro que mais me marcou foi: "Aproveite cada sanduíche" o título não é muito chamativo, mas trata-se de uma autobiografia de um médico (autor do livro) que descobriu que tinha câncer e não tinha muitos anos de vida pela frente. Apesar de tudo ele aceitou sua condição e deixou um legado muito foda.
Grande Pondé, lamento discordar de você : eu já tenho várias décadas de vida e sempre li muito - por prazer e por ofício - e teve um livro que o li por três vezes em três fases distintas da minha vida e ele sempre e a cada nova leitura mais me marcou. E ainda pretendo lê-io mais uma vez antes que as cortinas desçam sobre o palco da vida.
Neste dia de natal encerrei crime e Castigo de Dostoiévski. É uma obra que se relaciona com diversas outras, como Angústia - Graciliano Ramos; Quincas Borba - Machado de Assis; possui correspondências com o super homem de Nietzsche. Enfim, alguns personagens desta obra se aproximam de outras obras do mesmo autor, como a figura de Natacha (em Humilhados e Ofendidos) e Dúnia (Crime e Castigo). Essas duas figuras aparecem de forma similar em Olga, personagem importante de Triste Fim de Policarpo Quaresma- Lima Barreto. Vemos que nossa antiga literatura já foi inspirada em grandes figuras da literatura clássica.
Entrei numa multinacional muito famosa. Na integração, que durou um dia inteiro, foram apresentadas várias filosofias da empresa e coisas boas de vários anos de tradição. Eu só conseguia pensar que tudo aquilo, toda aquela filosofia foi baseada e já estava na Bíblia.
PASCAL, PONDEEEEEEEEEE! PASCAL... PS: FALA SOBRE A FALTA DE PERSPECTIVA DE TRABALHO PRA FORMANDOS EM HUMANAS. SOU DA FILOSOFIA E TO SEM IDEIA... NOISSSS
Pondé citou o 'Dom Casmurro' que eu acho maravilhoso e sempre que puder vou reler. Acho que 'Os Sertões' do Euclides da Cunha também pode ser considerado um clássico.
Sim, também não consigo responder a essa pergunta, todos os livros são distintos e únicos, transportando uma experiência e reflexão sempre distinta. Contudo, consigo responder a autores mais influenciadores na minha vida ou a conduta literária que mais me fascina. Mas penso existirem sempre determinadas obras que me recordo de nutrirem um maior impacto/influência em fases específicas e, por vezes, até "fogem" ao meu arquétipo de literatura.
Que legal! O pouco que conheci da literatura greco-romana fiquei encantado. Preciso conhecer melhor os russos. Li muita literatura portuguesa, brasileira; alguma francesa e inglesa e Goethe. Mas dos russos só contos tradicionais
Me identifico bastante com a opinião do Pondé, não dá pra escolher um livro, porém consigo pontuar com certeza, por exemplo: " chopenhauer educador - nitzche" foi o livro que abriu minha mente para a filosofia. Como sou ateu, e busco explicações para melhor entender o mundo, gosto da literatura de historiadores como Bart Ehrman e na área de ciências , Stephen Hawking e Richard Dawkins ...
Livro mais impactante pra mim: desperte seu gigante interior- Tonny Robbins. Isso pelo contexto em que eu estava vivendo. Outro livro impactante: jose - Charles Swindoll. Tbem devido ao contexto.
Gente que é marcada por apenas 1 (um) livro na vida é, das três, uma: coaching, quem acredita em coaching ou quem leu só dois livros na vida (mal escritos e mal lidos).
Concordo plenamente. Me fazem essa pergunta constantemente e acho muito difícil responder, simplesmente porque não tem um único livro (geralmente perguntam do livro favorito). Tentei fazer um exercício de leitura aqui onde se pedia para citar 10 obras que nos marcaram e escrever uma breve frase sobre ela. Pensa numa dificuldade! Simplesmente porque de repente eu lembrava de outra, e de mais uma, e achava injusto excluir aquela por esse ou aquele motivo... E ai! Que difícil kkkkk
O livro On the Road (No Brasil, Pé na Estrada) de Jack Kerouac literalmente tirou-me da casa de meus pais. Hoje passados 40 anos após tal decisão, só tenho a agradecer. Tornei-me independente sem nunca ter cometido o erro fatal da grande maioria... casar e ter filhos. Ufa... Abraços Pondé.
Livros que me marcaram; A revolução dos bichos, Um lugar ao sol, Clarissa, A sangue frio, A hora da estrela, As intermitências da morte, Judas, O filho de mil homens, A metamorfose...
Eu gostei muito do Admirável Mundo novo do Aldous Huxley. Cem anos de Solidão do G.G.Marquez também. Agora: Hamlet, Memórias Postumas, 1984, Crime e Castigo, Auto da compadecida, também merecem uma citação.
Eitaa vários livros o principal a bíblia.. Dom Quixote, 1984, A paixão segundo gh, Crime e castigo, Dom Casmurro, Os miseráveis, Grandes sertão e veredas, deserto dos tártaros, retrato de Dorian Gray, Karenina, vários os clássicos são os melhores sem dúvidas um livro q me chamou atenção não dava nada por ele, outros jeitos de usar a boca, simples mais otimo.. e livros cada um com seus gostos e tbm o momento em que estamos..
O bom livro te transforma. No meu caso quando li O Nome da Rosa decidi estudar latim que foi muito importante. E também O Pendulo de Foucault que trouxe uma metanoia ate mim definindo parâmetros em uso ate hoje, Coincidentemente ambos são do Umberto Eco
"Noites brancas" é maravilhoso! Tem belíssimas partes, como esta: “Que seja claro o teu céu, que seja luminoso e sereno o teu doce sorriso e bendita sejas pelos minutos de felicidade e de alegria que deste a outro coração solitário e agradecido.Meu Deus! Um minuto inteiro de felicidade! Não será isso o bastante para preencher toda a vida de um homem!”
Realmente esta parte é linda!
Terminei noites brancas ontem e estou fascinado com o livro, foi o primeiro contato que tive com Dostoiévski
Um dos finais mais lindos do mundo. Já viu o filme do Visconti? Mastroianni aos prantos, que momento.
Eu tava querendo ler, mas o Pondé contou o livro. Será que ainda vale a pena ler?
@@LucasAndrade-vw4roClaro que sim! Vc vai ter contato com toda a expressão artística do livro, frase por frase. Isso jamais vai se comparar a um breve resumo. A experiência de ler um bom livro vai muito além de saber a sua história. Leia e deleite-se 😊
QUEM MERGULHA NA OBRA DE DOSTOIÉVSKI NUNCA SAIRÁ O MESMO. DOSTOIÉVSKI HUMANIZA , ELE MOSTRA QUE O MAIS IMPORTANTE É A CONSCIÊNCIA, ATÉ MAIS QUE A VIDA.
Concordo c vc
sempre vejo todos só falando bem, só aumenta minha vontade de conhecê-lo através de seus livros. espero sair tão encantado quanto vocês.
Verdade.
Dostoiévski não humaniza. Se ele humanizasse, nós sairíamos piores, porquê o ser humano é horrível. Dostoiévski mostra quem é o ser humano! Esse cara é sensacional!
@@yuricarreira7886 com certeza sairá. Nunca vi um Escritor tão mágico como Dostoiévski.
O livro que mais me marcou foi “O Capital”, minha mãe conseguiu acertá-lo com a ponta da brochura bem no meio da minha testa!
Hahahahahahahahaha...
😂😂😂😂😂😂
Hahahahah...imagino que deve ter sido marcante...
Kkkkkkkkk
Caraca eu li só a primeira parte e fiquei tipo “n eh possível véi kkkkkk”
Isso deve ter acontecido com Dostoiévski pra ele colocar no livro... Se até Dostoiévski foi pra friendzone, quiçá nós...
HAHAHAHAHAHAAHAH
provavel que quando voce le noites brancas é porque voce se ferrou! bem marcante
Dostoiévski é todo ferrado por mulher. Tem uns complexos acerca do feminino bem deteriorados.
A friend zone é retratado pq ela acontece ou ela acontece pq ela é retratado?
@@athila2942 Em A Dócil é bem claro
Tenho vários livros que me marcaram. O Pequeno Principe, O Mundo de Sofia, O Diário de Anne Frank, Anna Karenina, O Amor nos Tempos do Cólera, 1984, Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Crime e Castigo, A Metamorfose, FAHRNHEIT 451, A morte de Ivan Ilitch, Cem Anos de Solidão, Na Colônia Penal, nossa, vários.
Li todos eles e gostei bastante, você tem bom gosto. Devia postar suas resenhas no canal do youtube.
Gosto parecido com meu !
"Memórias Póstumas..." e "Mundo de Sofia" tbm estão na minha listinha
@ , que bom. Já as resenhas, sou tímida, não faria sucesso, mas valeu a sugestão.
@Science Theory, se gosta de tecnologias, comece por e-books. Eu prefiro os livros físicos, adoro cheirar livros novos. 😁😁😁. Não tenho redes sociais e não sou nada tecnológica, mas pra quem curte, é uma ótima opção, os e-books.
Crime e Castigo sem sombra de dúvida foi um romance que me impactou muito entre outros.
Até os meus 17 anos eu nunca tinha lido nenhum livro.
Meu professor de biologia virou padrinho de formatura da nossa turma no ensino medio, e deu para cada aluno 1 mesmo livro de presente. O livro era o pequeno Príncipe.
3 meses depois da formatura, estava lá o livro jogado em um canto (como sempre).
Aí pensei pq não começo a ler? e comecei, o terminei.
Hoje 3 anos depois eu nunca mais parei.
Os Irmãos Karamazov foi o livro que mais me impressionou, por expor ao limite a moral, a família, a existência de Deus e o livre arbítrio. Outro foi Madame Bovary, cujo autor, Flaubert, mostra a autodestruição do ser humano pelos sonhos e desejos. Acho os dois muito parecidos em sua essência.
Os Irmãos Karamazov é um livro bastante marcante, li ainda na adolescência, depois não larguei mais Dostoiévski. Mas há uma porrada de livros que a gente lê em diferentes fases da vida. Houve um tempo que lia Joseph Conrad. Depois, Nikos Kazantzakis. Difícil escolher um. Mais recentemente, terminei de ler "Confissões" de Santo Agostinho, um livro profundamente franco franco sobre as atribulações interiores do autor e sua conversão.
Tenho 3 livros.
1-- As Vinhas da Ira (J. Steinbeck)
2- A Montanha Mágica (T. Mann)
3- O Poder do Mito ( J. Campbell)
Bons livros
Em menos de 2 minutos Pondé deu a resenha de "Noites Brancas" todinha, c spoiler e td o mais😄😄😄😄
É um conto maravilhoso. Li na adolescência também.
Elisangela, mtooo obrigado pela informação. Acredita que eu abri o video e vim direto nos comentários sem nem assistir o video. E eis q seu comentário me livrou do spoiler hahaha. Nem vou assistir então. Beijos
@@alvaroisaac9838 Não por isso. E recomendo muito a leitura, até por ser curtinho 👍
😂😂😂
Hehehe, Dostoiévski é muito bom!
Sempre acreditei que "Noites Brancas" tinha relação com os breves momentos de "luz" na vida do protagonista desse conto.
Não sei se foi isso que vc quis dizer, mas eu vejo a história do livro é mais um devaneio do "sonhador", se foi isso que falou eu concordo contigo
Olha não tem nada a ver com o vídeo, mas Pondé tu é muito estiloso cara
Esse gosta da fruta
@@gabrieltno46966 você é tão inútil e superficial que não sabe reagir de forma adequada a um simples elogio genuíno.
Uma vida é muito pouco para se ler tudo o que se deveria..... é impossível dizer apenas 1 livro, realmente isso é algo para pessoas de poucos livros.
A Ortodoxia de G. K. Chesterton. O livro mais incrível que já li.
Já ouvi falar desse autor, porém, nunca li nada dele. Tenho curiosidade.
Ler seus livros foi importante para mim!
Quando terminei de ler 'Dom Casmurro' eu fiquei a tarde toda intrigado tentando digerir o final. Até agora a melhor experiência literária que já tive.
Dom Casmurro é simplesmente maravilhoso!
Eu digo o mesmo!!!! Rapaz… Que Machado de Assis é esse?? Melhor escritor
É revoltante o fato que o Bentinho por puro ciúmes acabou com tudo que tinha, ele tinha a mulher que foi amiga de infância e um filho, e mesmo que não fosse dele, pq ele decidiu não ser feliz com o que tinha? Aí por causa de um achismo sem provas ele começou a odiar o filho e a mulher…
E sobre o livro, é realmente uma obra prima, tive exatamente a mesma sensação no final
Machado de Assis foi um gênio
O Hobbit! Sim é ficção fantástica mas é muito bom, a questão da transformação em meio a jornada e retorno com uma nova perspectiva é genial... fala sobre uma criaturinha, um Hobbit inseguro que se vê envolvido a uma trama que lhe obriga sair de sua zona de conforme rumo ao desconhecido
O que me vem a cabeça é justamente esse kkkk mas concondo também com a reflexão do Pondé.
Se vc for adolescente e ler "A Moreninha", de Joaquim Manuel de Macedo, provavelmente ficará marcado (a).
Exatamente, cada livro condiz com um momento de nossas vidas. Tem os que trabalham nossas dores, nossa personalidade, intelectualidade, espiritualidade e conhecimentos. Nenhum menos importante que outro.
O mais importante é: qual foco pretendo atingir nesse momento? E o livro lhe responderá ❤📖
O livro que me fez ter muitas crises existenciais foi Admirável mundo novo, um que me fez chorar foi O diário de Anne Frank e o que me fez ter uma visão extremamente profunda da vida foi Eclesiastes
Eclesiastes não vale. É acima do humano. É divino.
Eclesiastes é incrível
Este é exelente.
Eclesiastes foi tanto o que me deu crises existenciais, quanto me fez mergulhar profundamete em refletir sobre a vida
Pondé, seria muito interessante você convidar, caso o projeto continue, o advogado e austro-libertário (ancap) Peter Turguêniev do canal “Visão Libertária” para o seu programa, Democracia na Teia; seria interessante dois barbudos discutindo sobre um assunto que antagoniza e muito o debate sócio-político brasileiro.
Concordo! Peter é super inteligente, sarcástico, brincalhão, tem muita leitura, e é uma figura! Além do que é libertário, o que torna tudo muito mais interessante.
É verdade. Para quem lê bastante, nunca é possível responder a isso de forma pronta e sucinta.
O que mais me marcou foi "A CIDADELA" de Cronin. Quando criança ouvia repetidas vezes a história da mina de "passagem" de Mariana. Morávamos em Mariana e a minha mãe contava sobre a extração do ouro, que os médicos atestavam que o trabalhador estava apto para continuar ali, e dessa forma eles morriam em serviço porque o pulmão já estava condenado. Já era adulta quando li esse livro e chorei muito, porque ele é atemporal.
Professor Luiz Felipe Pondé,bom dia e muito grata!
Bons livros na minha percepção, são aqueles que nos ajudam a refletir sobre nossa existência , que nos agregam conhecimento e assim, nos tornamos seres mais pensantes, mais racionais. Amo Zygmunt Bauman, agregou muito a entender essa "modernidade líquida" e a valorizar o que é mais paupável e está mais ao alcance das nossas mãos. E não poderia deixar de citar você Pondé, seu conhecimento, sua forma clara e objetiva de expor as idéias, deveriam servir de exemplo a outros filósofos da atualidade.
Em vista disso, naquela ocasião Jesus disse: “Eu te louvo publicamente, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas dos sábios e dos intelectuais, e as revelaste aos pequeninos.
(Mateus 11:25)
O livro que mais me marcou, vem de uma pessoa nascida na Russia tb, mas naturalizada Americana se não me engano: Ayn Rand. O livro é "A Revolta de Atlas".
Concordo, para quem tem mania de leitura é pouco provável que exista uma resposta exata! Assim como filmes, músicas, adquirem um novo significado de acordo com o que se vive.
O último que eu li foi a história de Mademoiselle Chanel como ela chegou na fórmula do Chanel 5 .
Livro excelente e como ela foi uma mulher à frente do seu tempo pois ela já exercia o empreendedorismo.
Outro que li foi a biografia de Dave Grohl (esse mesmo que foi baterista do Nirvana e agora lidera o Foo Fighters).
Essa biografia é bem interessante para quem além de gostar de música é praticamente uma PALESTRA sobre como saber trabalhar e ser independente no show business.
O que mais me marcou não foi exatamente um livro, mas sim mangás, berserk e vagabond, São incríveis
Berserk é imortal, não terminei ainda, mas até agora foi o mangá que me marcou.
caaara, com certeza
leia KINGDOM, outro mangá maravilhoso, que ainda tá saindo
@@rafaelkuhn sim, já li kingdom tb, muito bom, só que faz uns 2 anos que li, quando eu terminei de ler acho que tava nos cap 670 por ai, tá com quase 800 já né?
Para mim, o que mais marcou foi sem sombra de dúvida o livro "Sidarta", do autor Hermann Hesse.
sensacional
Até meus vinte e poucos anos, só literatura, política, direito... um dia eu li um livro aleatório chamado "O Homem Mais Rico Da Babilônia" de George S. Clason, mudou minha vida e o meu foco...
"A nascente" (The Fountainhead, 1943), de Ayn Rand, foi um livro que me incomodou muito na juventude. Me incomodou porque eu não tive a coragem de viver como Howard Roark, o personagem central do livro, um arquiteto que preferiu fazer trabalho braçal em uma pedreira a ter que abrir mão de suas convicções. Optei por ser um profissional medíocre em um trabalho medíocre em troca de salário fixo.
O livro que me marcou foi Deserto dos Tártaros de Dino Buzatti.
Acho complicada essa questão de colocar um livro em um pedestal como o que "mais me marcou", porque eu leio livros dos mais diversos temas, de modo que vários deles me marcam em aspectos diferentes. Mas, atualmente, um livro que eu poderia considerar marcante, principalmente porque ele mexe com conceitos que a maioria das pessoas considera intocáveis, é "Sapiens", do Yuval Noah Harari.
pra mim foi o apanhador no campo de centeio, nsei se é liberado entre o pessoal de direita por aqui gostar desse livro mas com certeza foi esse q mais me marcou
Elogio da Maquiagem, de Boudelaire. Esse ensaio mudou meu modo de ver a vida. Ver que há complexidade em coisas simples e simplicidade em coisas complexas, entre outras coisas
Eu amo esse livro! "Um momento inteiro de felicidade! Não será isso o suficiente pra inundar toda uma vida?"
Um livro que me marcou muito e eu não esperava foi o caçador de pipas esse livro foi um divisor de aguas na minha vida ele fala tudo o que se deve ser feito e o que não se deve ser feito na vida de um homem muito bom mesmo
Me arrepiei com esse video. É dificil escolher um livro, mas definitivamente digo Noites Brancas como a primeira opção, quando me peguntam. É um livro maravilhoso e fico feliz de ser também a primeira opção do Pondé. Outro que me marcou tão quanto é "Contra um Mundo melhor", do próprio Pondé. Grande, Pondé!
Sempre me culpei por nunca ter conseguido definir um livro preferido (Os Miseráveis, Guerra e Paz, Em Busca do Tempo Perdido...), mas termino este vídeo com certo orgulho, entendendo que nunca pude fazê-lo pelo fato de ter lido muita coisa incrível. Obrigada por lucidar essa questão.
Realmente, muito difícil escolher apenas um livro, porém, posso citar três que me marcaram bastante. "A montanha mágica" de Thomas Mann, "Divina comédia" e "assim falava Zaratustra", no entanto tem diversos outro maravilhosos, impossível realmente escolher apenas um. Hmmm, também, interpretação dos sonhos, que me ajudou a escolher minha futura profissão e confissões de santo Agostinho.
Emanuel Kevyn O livro mais importante de todos, de longe, é a Bíblia. Está tudo lá, todo o drama humano. Só “inteligentinhos” falam de livros importantes e não citam a Bíblia. E olha que eu sou Agnóstico. Mas vou te dar uma dica: todos os teus heróis literários leram a Bíblia com paixão, incluindo Thomas Mann e Nietzsche.( Dante não precisa nem falar)
O que mais marcou fisicamente foi a bíblia. Apanhei muito na infância com ela quando eu questionei muito minha mãe antes de irmos para a igreja.
Luiz eu estou lendo o meu livro o que eu mesma escrevi,posso dizer que iram passar se 30 anos e ele vai ser impactante pra muitos, e pra minha pessoa será uma memória de vida 🌹🌹🌹🌹
A Bíblia sem sombra de dúvidas! Leio diariamente! Depois dela O Sentido da Vida de Victor Frankl.
" O desespero é o sofrimento sem sentido " . Frase do livro.👏👏🥇
Pra mim a bíblia sagrada é o livro mais fascinante é completo com lindas histórias.
@@Hugo-xe8rn vc que não leu a bíblia tem as melhores histórias e e um livro profético faz um seguinte já que vc não leu vê o filme de Jesus Cristo que filme que história fascinante.
O próprio Leandro karnal concorda comigo.
Concordo cara, é um livro cheio de conhecimento e é o maior de todos os tempos, tanto que mesmo se eu não fosse católico iria seguir os princípios bíblicos
Não pode faltar a leitura da bíblia para mim, quando falta o dia é ruim
Sim principalmente aquela parte q Deus mata todo mundo afogado no diluvio! Lindo neh? Hahaaha aff
@jrcanimation já vi que gosta de ler .
O livro que mais me marcou foi: "Aproveite cada sanduíche" o título não é muito chamativo, mas trata-se de uma autobiografia de um médico (autor do livro) que descobriu que tinha câncer e não tinha muitos anos de vida pela frente. Apesar de tudo ele aceitou sua condição e deixou um legado muito foda.
Ahhh Noites brancas…. Tão lindo… Pondé nunca me decepciona! ❤
Admiro tanto o senhor!!!
Acabei de entender o romance do filme "O Terminal" com a fala de Pondé sobre o livro "Noites Brancas", que eu não conhecia..
A morte de Ivan Ilitch , Irmãos Karamazov, Édipo Rei, os Miseráveis, Cem anos solidão, Vidas secas e Senhor das moscas.
cem anos de solidão q delicia de livro
É isso mesmo, essa história de qual o livro da sua vida, ou o filme da sua vida, só pode ser respondida como: depende…😊
Grande Pondé, lamento discordar de você : eu já tenho várias décadas de vida e sempre li muito - por prazer e por ofício - e teve um livro que o li por três vezes em três fases distintas da minha vida e ele sempre e a cada nova leitura mais me marcou. E ainda pretendo lê-io mais uma vez antes que as cortinas desçam sobre o palco da vida.
Neste dia de natal encerrei crime e Castigo de Dostoiévski. É uma obra que se relaciona com diversas outras, como Angústia - Graciliano Ramos; Quincas Borba - Machado de Assis; possui correspondências com o super homem de Nietzsche. Enfim, alguns personagens desta obra se aproximam de outras obras do mesmo autor, como a figura de Natacha (em Humilhados e Ofendidos) e Dúnia (Crime e Castigo). Essas duas figuras aparecem de forma similar em Olga, personagem importante de Triste Fim de Policarpo Quaresma- Lima Barreto. Vemos que nossa antiga literatura já foi inspirada em grandes figuras da literatura clássica.
Pondé 💜🧠✨📖vc é demais 👏👏
"As 5 pessoas que você encontra no céu"...mais por uma sucessão de fatos que me aconteceram em torno desta obra, que pela leitura em si.
1- filosofia para corajosos
2- O Príncipe
3- a escrava Isaura
Com certeza, a Bíblia, é um conjunto de vários livros, vários autores, porém com uma unidade de mensagem.
Vejo a bíblia como um manual da vida. Muitas coisas importantes para nós está esclarecido lá.
Pensei o mesmo
Entrei numa multinacional muito famosa. Na integração, que durou um dia inteiro, foram apresentadas várias filosofias da empresa e coisas boas de vários anos de tradição. Eu só conseguia pensar que tudo aquilo, toda aquela filosofia foi baseada e já estava na Bíblia.
E não depende da fase da vida.
A pergunta foi para o Pondé, ninguém está interessado em saber o que você leu.
PASCAL, PONDEEEEEEEEEE! PASCAL... PS: FALA SOBRE A FALTA DE PERSPECTIVA DE TRABALHO PRA FORMANDOS EM HUMANAS. SOU DA FILOSOFIA E TO SEM IDEIA... NOISSSS
Notas do Subsolo e Apanhador no Campo de Centeio me marcaram mt. Recomendo-os a todos
Pondé citou o 'Dom Casmurro' que eu acho maravilhoso e sempre que puder vou reler. Acho que 'Os Sertões' do Euclides da Cunha também pode ser considerado um clássico.
Que bom escutar que não tem o livro mais marcante ! Eu tenho tantos, que nem consigo o que mais se destacou.....
Ponde, o que o Senhor falaria para essa nova geração, quais conselhos daria, o que o Senhor ouvir e saber quando tinha 18 anos?
Sim, também não consigo responder a essa pergunta, todos os livros são distintos e únicos, transportando uma experiência e reflexão sempre distinta. Contudo, consigo responder a autores mais influenciadores na minha vida ou a conduta literária que mais me fascina. Mas penso existirem sempre determinadas obras que me recordo de nutrirem um maior impacto/influência em fases específicas e, por vezes, até "fogem" ao meu arquétipo de literatura.
Que legal! O pouco que conheci da literatura greco-romana fiquei encantado. Preciso conhecer melhor os russos. Li muita literatura portuguesa, brasileira; alguma francesa e inglesa e Goethe. Mas dos russos só contos tradicionais
נכון, אתה צודק. אין דבר כזה שספר אחד יכול להשאיר בתוך הגוף שלך הכל החיים.
Me identifico bastante com a opinião do Pondé, não dá pra escolher um livro, porém consigo pontuar com certeza, por exemplo: " chopenhauer educador - nitzche" foi o livro que abriu minha mente para a filosofia. Como sou ateu, e busco explicações para melhor entender o mundo, gosto da literatura de historiadores como Bart Ehrman e na área de ciências , Stephen Hawking e Richard Dawkins ...
Pondé, Fernando Sabino, em sua obra "Encontro Marcado", fala sobre como Guerra e Paz marcou sua vida.
Crime e Castigo, escrito por Fiódor Dostoiévski, e´sem duvida o meu preferido e tenho certeza a de pondé ......
O livro q marcou a minha vida foi O ESTUDANTE de Adelaide Carraro. Eu tinha 15 anos qnd li. hj tenho 52.
Incrivel como as respostas do ponde para mim são contornadas de equilibrio e um consenso racional
Dostoiévski foi um gênio. Assim como todos os de sua epoca... literatura russa é foda
Grande professor!!
Livro mais impactante pra mim: desperte seu gigante interior- Tonny Robbins. Isso pelo contexto em que eu estava vivendo. Outro livro impactante: jose - Charles Swindoll. Tbem devido ao contexto.
Bem isso. Difícil de elencar apenas um. Depende da época, do momento, da fase a qual estamos.
Na minha ínfima experiência com a literatura, o livro que tocou minha alma foi Os Miseráveis, de Victor Hugo.
A pergunta foi para o Pondé, ninguém está interessado em saber o que tocou sua alma
Juca espero que depois de 2 anos não continue sendo o mesmo babaca de antes.
Gente que é marcada por apenas 1 (um) livro na vida é, das três, uma: coaching, quem acredita em coaching ou quem leu só dois livros na vida (mal escritos e mal lidos).
Pergunta: Será que quanto mais velhos ficamos, mais mentalmente preguiçosos nos tornamos ?
No meu caso, sim. Apesar de ainda ser um total ignorante acerca de tudo, perdi o tesão pela leitura dos bons livros.
Concordo plenamente. Me fazem essa pergunta constantemente e acho muito difícil responder, simplesmente porque não tem um único livro (geralmente perguntam do livro favorito). Tentei fazer um exercício de leitura aqui onde se pedia para citar 10 obras que nos marcaram e escrever uma breve frase sobre ela. Pensa numa dificuldade! Simplesmente porque de repente eu lembrava de outra, e de mais uma, e achava injusto excluir aquela por esse ou aquele motivo... E ai! Que difícil kkkkk
O Velho e o Mar, A Morte de Ivan Ilitch, o Retrato de Dorian Gray e Sidarta foram grandes livros que li.
A ansiedade que sinto em saber que vou morrer ser ler tantos livros ótimos que nem imagino que existem
O Homem que tocou todos os segredos do Universo
Que molduras espetaculares !!!!
O livro On the Road (No Brasil, Pé na Estrada) de Jack Kerouac literalmente tirou-me da casa de meus pais. Hoje passados 40 anos após tal decisão, só tenho a agradecer. Tornei-me independente sem nunca ter cometido o erro fatal da grande maioria... casar e ter filhos. Ufa... Abraços Pondé.
O que é "erro fatal" pra você pode ser o sentido da vida para outros. Sua perspectiva de vida não dita o que é erro ou acerto.
Livros que me marcaram; A revolução dos bichos, Um lugar ao sol, Clarissa, A sangue frio, A hora da estrela, As intermitências da morte, Judas, O filho de mil homens, A metamorfose...
100 anos de Solidão, Grande sertão veredas.......
Estou lendo Memórias Póstumas de Brás Cubas e já nos primeiros capítulos percebi que vai ser um marco na minha vida.
12 regras para a vida, Memórias do subsolo e filosofia para corajosos.
Freud transformador... realmente. Muitos livros ensinam mas Difícil encontrar livros que transformam...
Eu gostei muito do Admirável Mundo novo do Aldous Huxley. Cem anos de Solidão do G.G.Marquez também. Agora: Hamlet, Memórias Postumas, 1984, Crime e Castigo, Auto da compadecida, também merecem uma citação.
Crime e castigo - dostoievski
Que livro, meus amigos!
A Bíblia !!!
O meu foi a BÍBLIA sem dúvidas!
Deus abençoe!
A Bíblia é o livro q eu quero ler pra sempre
a Biblia não é um livro
@@andre17498 concordo cegamente, na minha perspectiva a Bíblia é uma árvore
@@andre17498óbvio amigo, todos sabem q é um tipo de antena parabólica
Aff!
Eitaa vários livros o principal a bíblia.. Dom Quixote, 1984, A paixão segundo gh, Crime e castigo, Dom Casmurro, Os miseráveis, Grandes sertão e veredas, deserto dos tártaros, retrato de Dorian Gray, Karenina, vários os clássicos são os melhores sem dúvidas um livro q me chamou atenção não dava nada por ele, outros jeitos de usar a boca, simples mais otimo.. e livros cada um com seus gostos e tbm o momento em que estamos..
O livro que mais me marcou foi Às seis lições, depois foi Os Erros Fatais do Socialismo do Hayek e consequente a Política da Prudência do Russel Kirk.
As seis lições tbm me marcou
só chatice
Só por ser Dostoéivski merece like, maximo respeito👏👏👏🙇♂️🙇♂️🙇♂️
o livro que mais me marca é quase sempre o último que leio.
O bom livro te transforma.
No meu caso quando li O Nome da Rosa decidi estudar latim que foi muito importante.
E também O Pendulo de Foucault que trouxe uma metanoia ate mim definindo parâmetros em uso ate hoje,
Coincidentemente ambos são do Umberto Eco
Então baixe outro livro dele muito bom...Em que crêem os que não crêem.
@@vladimirfreire2813 Obrigada pela dica mas infelizmente ja li toda a obra e só resta morrer de saudades do Umberto.
"Partículas Elementares" foi um que me marcou muito..