Tenho muita sensibilidade a cheiros e sons, infelizmente nesse mundo é difícil ter essa sensibilidade porque as pessoas não tem empatia e não entendem, a gente sempre é tido como "o chato". Motos barulhentas, carros ou vizinhos com som alto, cachorros, festas. O ouvido dói, o coração dispara, dá uma irritação muito grande.
A sons quando era criança nem percebia tanto porque vivia no meu mundo dentro da minha mente e o barulho ao redor não me incomodava. Mas a cheiros sempre tive. Sinto ânsia de vômito quando sinto cheiro de queijo, de leite quente, de papa com maisena, de canela... um dos motivos que tive dificuldade a minha vida toda de comer. Eu passo mal mesmo. Cheiro de carne de açougue (quando a pessoa vai comprar carne crua), passo mal também com cheiro de lixo (o cheiro é tão forte que parece que engoli lixo) Com produtos de limpeza, bate a enxaqueca na hora quando sinto cheiro de água sanitária. Passo mal, fico sem ar, o cheiro entra numa fúria e sai aos poucos com a respiração. Começo a ver pontinhos de enxaqueca. Hoje digo que sons me incomodam, mas minha mãe diz que estou escutando demais! Certos barulhos do povo conversando quando estou digitando, ou fazendo algum trabalho. Do quarto escuto minha mãe mastigando na sala. E nesse ínterim ela tá vendo tv. Escuto minha família sussurrando na sala e ainda consigo entender o que é. Estou ouvindo barulhos tipo um pouco distante onde estou. Aí quando pergunto a alguém, a pessoa diz: Não escutei nada.
Meu Deus, vendo teu comentário me identifiquei TOTALMENTE.... será que sou asperger? rsrs... esses barulhos todos que você mencionou, é quase uma tortura pra mim...
Eu tenho sensibilidade a sons, luz, cheiros e temperaturas "extremas". Eu acabei aprendendo a lidar, mas qualquer som me irrita e quanto mais alto e agudo fica pior. Fico com forte dor de cabeça e dor de ouvido. Qualquer luz de lampada forte me irrita demais, parece que minha cabeça vai estourar e dói meus olhos. Cheiros eu odeio qualquer um extremo, nunca usei perfumes e odeio amaciantes. Quando criança eu passava mal e chegava a vomitar de tanta dor de cabeça. Com temperaturas eu odeio também muito frio ou muito quente, mas o pior é na hora de comer. Eu gosto de comer tudo em temperatura ambiente, nem frio e nem quente. Parece normal mas eu tomo café morno e todo mundo estranha, por exemplo.
Algo que muitos ignoram - psicólogos, incluisve - é a existência de sensibilidades sensoriais em pessoas com Altas Habilidades. Infelizmente a literatura é escassa no Brasil. Tenho encontrado diversos relatos que lembram situações vividas por autistas, o que explica, por vezes, confusões no diagnóstico.
Acabei de descobrir que existem vários graus de autismo e que na verdade é um espectro. Sempre me senti diferente dos outros, mas nunca soube o porque. Sofro de ansiedade, depressão e síndrome do pânico, os médicos nunca encontraram a causa de eu ter desenvolvido essas condições, minha vida foi tranquila (considerando o fato de não ter passado por traumas nem nada do tipo). Estou lendo muito sobre o assunto, e me identifiquei com vários relatos de pessoas que se descobriram autistas na idade adulta. Só nesse vídeo me identifiquei com o fato de barulhos (barulhos altos, agudos demais e música eletrônica me irritam), cheiros fortes (não gosto do cheiro de peixe, não como de jeito nenhum e se eu estiver comendo e alguém estiver com peixe por perto perco logo o apetite) e o toque (Abraços precisam partir de mim se não fico extremamente desconfortável). Tenho consciência de que não posso me autodiagnoticar, por conta disso estou buscando informações sobre o assunto e ajuda. Espero descobrir o que realmente tenho pois é angustiante você viver se sentindo diferente e as pessoas dizendo pra você como "normal". Preciso ser compreendida. Desculpem pelo desabafo.
Oi Willian. Sou o Tabe, sou da Holanda. Você descreve muito bem o autismo. Estou aprendendo português e eu também fui diagnosticado com uma forma de autismo. Se chama pdd-nos, mas eu acho que há alguns anos não diferençam mesmo entre pdd-nos e asperger. É muito legal ouvir alguém falando das coisas que se reconhece. Você fala muito claro. Espero que você alcance muitas pessoas.
Eu desconfio muito que tenho autismo. Quando criança, evitava contato visual, me isolava, desmontava coisas, ficava olhando meu dedo indicador girando no ar, não tinha amigos, dava tchau com a mão virada para baixo, andava em "S", passos curtos e rápidos, caía com muita facilidade, me machucava e algumas vezes não sentia dor, adorava falar sobre ciência, em papel pautado, não escrevia na linha até meus 16 anos, etc. Sempre fui considerada estranha, meio incomum. Tenho 24 anos, e com bastante treino, graças a Deus, tento driblar minhas dificuldades e consigo. Willian, muito obrigada por falar de um assunto tão importante e que muitas pessoas desconhecem.
Minha esposa jura que eu estou no espectro. Sempre tive alguns problemas com convívio social e certos ambientes. Mas, não sei, nunca tive um diagnóstico, nunca foi tão incapacitante a ponto de buscar ajuda profissional. Se bem que esses problemas de contato social já me causaram alguns prejuízos na minha vida. E parece que está mais difícil na vida adulta do que era na infância, se fosse algo a ver com o autismo não era pra ser o contrário? Tô começando a achar que devia procurar algum profissional, mas ao mesmo tempo fico cético quanto a se ajuda em alguma coisa. E fico confuso, não sei como explicar minhas dificuldades...
Eu sou neurotipica mas meu irmão é autista e é muito sensível a sons, à poluição sonora, e eu detesto quando soltam fogos de artifício pq eu sei que muitas pessoas autistas chegam a ter epilepsia por causa do estouro. Inclusive falando com outros autistas adultos eles disseram que compraram abafadores de ouvido em lojas de construção e que ajuda bastante. Também somos do RS❤️
Meu irmão tbem sofre por conta dos fogos,ele se esconde dentro do armário ou debaixo da cama,ele tem várias características de autismo mas a própria psicóloga diz que não,ele tem 12 anos e até agr não teve nem um diagnóstico
Sempre foi muito difícil me fazer comer, minha mãe conta que minha tia precisava me pegar no colo, passear comigo na rua e então quando eu estava distraído enfiar uma colher de comida na minha boca. Comer foi traumático na minha infância. Lembro que de vez em quando eu pegava nojo de comidas e cheiros que eu costumava adorar. Hoje ainda tenho muito enjoo com certos gostos e cheiros de comida, especialmente carnes e algumas comidas com pouco gosto. Geralmente só como sem problemas alguns tipos de comida, como a mesma refeição quase todo dia, o que me faz me preocupar um pouco com minha nutrição. Sou muito sensível à sons também, me gera uma irritação muito incomum e difícil de ignorar. Cheiros eu sempre sou o primeiro à sentir, e sempre me incomodo muito mais que as pessoas em geral, chegando à me retirar dos ambientes muitas vezes. Também fui uma criança bem tolerante à dor, inclusive é bem doido o fato de que eu gostava de dizer que não sentia dor, as crianças enfiavam lápis afiadíssimos nas costas da minha mão e eu no máximo sentia alguma sensação aguda, mas totalmente ignorável, e um arrepio leve na nuca. Inclusive as crianças até pararam de fazer isso, porque perceberam que poderiam estar me machucando, embora eu não me importasse. E meu deus, eu ficava debruçado na máquina de lavar por muitos minutos olhando as roupas irem de lá pra cá. A questão do contato físico também, uma professora do primário sabia que eu não gostava de contato e mandava todo mundo me abraçar e eu achava isso a própria morte ahsuahs Fiz uma lista de checks aqui nos comentários, praticamente. Mas é porque realmente é muito doido como eu tô descobrindo essas correlações só agora, de coisas que eu fiz e não entendi por toda a minha vida.
Socorro, eu estou rindo muito aqui! kkkkkk Estou em fase de investigação, acredito ser asperger. E quando você falou sobre objetos giratórios, lembrei na hora de uma história que minha mãe conta. Quando eu tinha aproximadamente uns 3 anos, quase morri afogada. Peguei uma cadeira e subi em cima pra ficar olhando o tanquinho de lavar roupa girando. Aparentemente eu coloquei a mão na água e minha mão ficou presa nas roupas. Quando minha mãe chegou, eu estava lá dentro, de cabeça pra baixo, girando kkkkkkkkk
Meu filho tem dez anos e desde pequeno ama ver o programa da máquina de lavar. Até hoje olha, mas diminuiu bastante, já estragou ventilador de tanto ficar ligando e desligando. Ele está fazendo avaliação para o diagnóstico, quando é leve é bem difícil o diagnóstico. Ele odeia que mexa na comida dele, se misturar não come, ele evita contato e é muito seletista, mas conosco é doido com abraço, chega a ser grudento, até treme quando abraça, mas não gosta que mexa na cabeça, na orelha, barulho ele não gosta, cheiros também causam enjoo,com alguns barulhos fica nervoso e chega a chorar. São muitas coisas que para gente não é nada e muitas pessoas acham que é frescura. Por isso vou anotando tudo e levo para o fono, psicologo e o neuro para eles lerem porque é muita coisa para guardar na cabeça, mas que são importantes para fechar o diagnóstico. Willam o meu filho se chama Vinícius e o pai dele William também, ele gosta de games e quando ouviu sua voz disse que já ouviu seus comentários em jogos, é isso mesmo? Meu nome é Renata Leonel e amo seu canal, você explica de forma simples, clara e objetiva e isso tem ajudado muitas pessoas, parabéns, Deus continue te usando para esse propósito lindo de ajudar nos.
se eu entendi o que você quis dizer com "barulhos punitivos" eu tenho muita sensibilidade também, principalmente gritos de repreensão (mesmo sendo com outra pessoa). Minha mãe grita muito o dia todo com meus irmãos, e já me vi várias vezes perto de ter crises por causa da minha sensibilidade a esses sons repentinos e desagradáveis.
Me identifico. Minha mãe gritava com meus irmãos e eu tinha q me trancar no quarto e por travesseiro na cabeça pra não ouvir. Já cheguei a me jogar contra as paredes, muito difícil explicar. Minha mãe nunca entendeu pq a repreensão não era comigo. Você é autista?
Primeiro quero te parabenizar pela iniciativa, teu canal é super informativo, claro e objetivo, falado desde 1a. pessoa. Eu também sou autista, mas só descobri isso aos 38 anos, depois que meu filhos foi diagnosticado com autismo aos 2 anos de idade. Sou fã dos teus vídeos e me encantaria que vc fizesse um vídeo sobre os relacionamentos amorosos no autismo. Tem quem diga que o autista está destinado a ficar sozinho, mas há casos de autistas com relacionamentos estáveis. Qual a sua experiência e opinião?
Nossa! Meu pequeno, o mais novo, também foi e eu que apontei, entre 1 e 2 anos dele. Estou com 36 e cada vez me identifico mais com TEA. No mínimo um F.A. rs Conseguiu seu diagnóstico tardio?
Gizella de s. s. ozorio dos santos é o Fenótipo Ampliado, que eu como leigo chamo de “pré autista” rs Olha ae: ruclips.net/video/UzvZJZ8rHYQ/видео.html
Estou investigando aos 37 anos essa possibilidade de ser autista. Tenho uma vida social onde as pessoas me irritam,barulhos... tive crises de ansiedade severa a 4 anos atrás devido trabalho e hoje não consigo nem trabalhar. Esse cheiro do queijo ralado me dava até dor de cabeça. Eu me achava antisocial ou "falsa" prq existem pessoas que amo,gosto muito mas não gosto da presença delas prq algumas falam alto,ou são agitadas... uma visita em casa inesperada me perturba, detesto ctt físico, amo o silêncio e ficar sozinha. Porém hj sou mãe de 3 meninos e 8 cães, é agora sim eu percebo que não sou "normal" o grande problema é conseguir onde moro profissionais pelo SUS
Tenho sensibilidade auditiva, uso protetor perto de carro de som e sempre tive muito medo de bombas, me incomodava muito. Tenho agonia no pescoço com roupas, e quando menor assistia aula com a mão no pescoço. E giratório, Nossa! Me deleito vendo máquina de lavar, brinquedos de parque e as rodas do carrinho, além de um relógio aqui de casa que tinha um negócio que girava, meio com ilusão de ótica. O relógio morreu, peguei essa parte e refiz com corda. Tenho até hoje! Estou desconfiada que sou autista, pois assisti outros vídeos aqui do seu canal.
William sou mãe de altista ..sempre procurei vídeos com altista falando sobre ALTISMO..vc me surpreendeu com tantas informações e conhecimento.. Meu filho tem 14 anos..diagnosticado aos 10 .. Obrigada pelo conteúdo exelente!!
É autismo, com "u". A palavra vem de "auto" ( si mesmo, si próprio). Só corrigi porque é uma palavra que você vai falar e escrever muito ainda e é bom saber a grafia correta. Espero que não se importe, foi com boa intenção.
Estou encantada com esse rapaz, é muuito inteligente!!! Cheguei agora no canal e já é o 3° vídeo que vejo um atrás do outro kkk. Me prende a atenção!!! O canal é muito informativo, parabéns!!!
É engraçado, a forma como eu consigo me mover e me alocar no ambiente, Sou autista de Nível primário, O Asperger, e quando estou andando na rua, ou parado em um ambiente, minha movimentação é extremamente diferente. Não vou comentar, a questão de irritação por som, isso já é algo comum para mim, mas falando do som, quando estou na rua, eu consigo me locomover na rua apenas utilizando o som, posso saber com exatidão onde estão as coisas em torno.. Quando vou atravessar a rua, ou tem alguém em direção a mim, ( sou péssimo em matemática) mas consigo calcular o tempo que as coisas acontecem, o tempo de um carro se aproximar, o tempo de um farol, de uma pessoa chegar próxima, eu acho muito engraçado, e interessante
Uma vez, num novo emprego que era perto de casa passei os 3 primeiros meses tentando sincronizar a velocidade que eu andava com a que os semáforos de pedestres estariam abertos pra eu não ter que esperar parado eles abrirem .. Até que cheguei na conclusão que se eu saísse as 17:03 de casa e andasse de forma mais rápida eu sempre iria pegar os semáforos de pedestre abertos para
Gosto muito dos seus vídeos pois tenho um filho Daniel de 12 anos autista e sei como e a gente sempre sofre por algum preconceito ou descaso muita das vezes de vez ele inclui os autista eles exclui isso sim mas parabéns viu tudo que vc faz é uma superação ou um exemplo obrigada pela atenção Daia de Mairinque interior de São Paulo
Você me esclareceu muito, meu filho tem 5 anos ele é autista, ele tem muita sensibilidade sensorial, e também tem muita seletividade alimentar, poxa muito obrigada
Lugares fechados com muita gente tipo ônibus circular... Raro acontecer, mas eu já tive crises que parecem com claustrofobia por estar todo mundo ali muito perto e aquelas janelas pequenas ... Também não gosto de nada muito quente... Se vou esquentar bebida para os outros falam que tá frio kkkkk... Meu céu da boca queima com coisas quentes enquanto tá tudo muito normal para os outros... Pior é gente achando que é frescura rsrsrs... Não consigo tomar chimarrão, café... Fazer o quê... Também não gosto muito de toques, mas isso é até relativo. Academia é complicado também.... Ou o lugar tem música ou tem gente conversando, os dois juntos não rola kkkkkkkk Não estourem balão perto de mim... Abraços
Sinto cheio de terra na água das torneiras, o que me leva a não tomar água por dias as vezes. Só consigo tomar água se estiver fervida ou for mineral. O cheiro que sinto é em todo lugar e estranhamente ninguém sente... O meu fascínio por objetos giratórios me fez ter que me livrar de um spinner, que uma vez foi largado por uma criança na minha mesa no trabalho, fiquei tão fascinado com o som e a durabilidade do giro daquele rolamento que perdi mais de uma hora olhando para aquele objeto. Meu patrão notou e eu levei bronca :) Fui diagnosticado a pouquíssimo tempo com síndrome de Asperger, cerca de 2 meses. Busquei por terapia para entender o que me levava a ter tantos comportamentos repetitivos e para conseguir de alguma forma, entender meus sentimentos, pois eu não os compreendo e também não consigo entender o que outras pessoas estão tentando me dizer (quando é de forma não verbal). Após 7 meses de terapia, minha psicóloga levantou a hipótese de eu ter algum grau de autismo e isso me fascinou, me fez buscar pelo diagnóstico e entender mais sobre isso. Muitas pessoas já tinham levantado essa hipótese para mim, até eu mesmo! Quando minha psicóloga levantou essa hipótese, eu senti que era necessário o diagnóstico. Cá estou, escrevendo um pequeno relato sobre minhas dificuldades sensoriais, me perdendo no assunto e falando sobre uma coisa nada haver com o assunto do vídeo hahaha!
Não tenho diagnóstico de autismo, ainda não tive coragem de perguntar ao meu psicólogo sobre isso. Enfim, algumas coisas que vc falou eu me identifiquei. Eu tenho problemas com cheiros, principalmente se forem adocicados ou cítricos, e muita aversão a sons estridentes. Hoje mesmo fui fechar uma janela que é de metal e deve estar meio emperrada por causa da umidade. Sempre q eu empurrava fazia um barulho estridente e eu não consegui continuar, fiquei com vontade de chorar, mas fingi que estava tudo bem para minhas irmãs não me zoarem. Quando criança também não gostava muito de abraços, hoje em dia ainda não gosto muito de toques, mas já aprendi que para as pessoas é bom e até começou se tornar positivo pra mim. Porém eu sempre uso roupas largas e folgadas, geralmente minhas roupas são curtas (pouco tecido) e eu sempre corto as golas e mangas das minhas camisas.
Ótimo vídeo. Eu sou autista e tenho sensibilidade com vários sons altos ao mesmo tempo. Nunca tive grandes problemas com isso em lugares públicos, exceto na escola. Meus colegas tem o costume de conversar todos ao mesmo tempo sempre que o professor não está explicando algo. Isso não me incomoda tanto mas se eu tentar fazer uma atividade enquanto isso eu não consigo me concentrar e tento dores de cabeça.
Oi Willian. Nossa, meu filhinho de 2 anos e 8 meses é fascinado por ver máquinas de lavar e eu não sabia que tinha essa questão a ver ... ele tb, só come com algo crocante, farofa ou batata palha, amo carrinhos, rodas, eletrônicos e ainda tem muita dificuldade de interagir nas brincadeiras... amo seu canal, é muiiiiiiiiiiito completo e didático, obrigada...
Nossa! Na hora que vc começou a falar da dor eu lembrei na hora do muro! Eu fiz a mesma coisa quando eu tinha uns 12 anos e só percebi quando senti o sangue pingando na minha perna. Também ficava bastante tempo olhando a máquina hahah às vezes penso em procurar um especialista pra ver se sou autista ou não
Olá, fui diagnosticado com asperger, vendo o seu video eu sinto como se fosso uma pequena biografia minha, pelo fato de que uma grande parte do que foi dito é compativel comigo, eu agradeco pelas imformacoes ja que antes de ter visto nao sabia que uma parte das minhas reacoes contra algums estimulos seria por causa da hipersensibilidade sensorial ou pelas outras caracteristicas apresentadas.
Barulhos, cheiros, texturas, calor e dor. E não consigo sentir prazer com comida. Desde pequena escuto sons distantes que me irritam sinto dor de cabeça se o som não parar, às vezes na rua eu uso fones de ouvido sem música para proteger e fingir que estou me balançando por causa do ritmo da música. Cheiro de queijo ralado também me incomoda, o do pacotinho, perfumes, primeiro eu espirro, meu nariz escorre e se o contato persistir tenho sinusite. Detesto posar na areia seca da praia pela sensação de insegurança. Porém eu adoro o mar então para poder caminhar molhando o pé eu precisava (me machucar) depois de adulta passei a ficar só olhando o mar do calçadão. Piscina de bolinha eu tinha medo. Calor ou frio? Eu preciso conferir no celular o clima para entender em números se está calor ou frio. Porque não tenho muita noção passo grande parte da vida com roupa de frio. Até mesmo porque se eu sair no sol minha pele também se irrita. Dor eu demoro muito a perceber que estou sentindo dor. As vezes provoco feridas para ter certeza de que estou viva sentindo dor ou vendo o sangue.
Me identifiquei com algumas coisas. Ah comida. As vezes passo horas e nem percebo que tô com fome. Queijo me incomoda, passo mal também com leite quente, papa com maisena, canela, alguns alimentos só com o cheiro passa a minha fome rapidamente e automaticamente não sinto vontade de comer. Por isso que sempre foi uma luta comer. Eu não gosto muito de contato com algumas coisas na minha pele. As vezes em casa quando minha mãe encosta em mim, eu sinto com tanta força o toque mesmo que tenha passado perto, que me incomoda e peço a ela pra não encostar em mim. Antes da minha adolescência para infância sentia mais frio que calor. Possa ser que metade do povo onde morava sentia calor absurdo e eu com casaco de frio. Me sentia ET. É difícil me machucar e quando isso acontece me sinto nas cenas de filmes, acho até bonito os cortes, mas a dor passa rápido. Aí fico cutucando a ferida pra ver se tá doendo ainda. E olhe que nem tenho diagnóstico de Autismo ainda. Tenho muitas características, mas preciso ter certeza. Vou procurar nem que seja em Janeiro de 2020. Preciso planejar minha vida e saber mais sobre mim será uma maravilha.
Eu sinto os cheiros muito forte todos eles... As vez eu sinto o fedor das pessoas quando as outras não sentem... É terrivel , porque também se a pessoa tá muito cheirosa eu quase morro com minha Rinite também..
Não sou autista, mas essa questão do cheiro eu te entendo perfeitamente, eu sempre sinto primeiro que todos ao meu redor, e gente fedida me irrita, já troquei de vagão no metrô por causa do cheiro forte de gente suja q me irrita muito
@@penelopennyeah Eu já cheguei a ter ânsia de vômito por estar perto de uma pessoa que estava com cheiro forte, tive que sair de perto para não vomitar, e depois desse dia, todas as vezes que sinto um odor minimamente parecido, procuro logo me afastar pq já fico logo incomodada.
@@ravybomfim2498 sim, talvez a gente tenha olfato apurado, desde criança sou assim, minha mãe q acabou percebendo prq eu sempre sentia o cheiro de tudo primeiro q todo mundo
@@penelopennyeah o pior é quando apenas nós sentimos um determinado cheiro e as outras pessoas dizem não estar sentindo. Às vezes, chego a achar que estou ficando louca, mas por vezes, acabo encontrando a origem do cheiro depois. rs
Eu me incomodo bastante com cheiro de cerveja, peixes cozidos (principalmente aqueles de água doce), detesto ficar com cheiro de comida na minha mão mesmo se for uma que gosto muito (ex: pizza, salgadinhos, chocolate), me incomoda muito som alto de música que não gosto (ex: funk, samba, forró, sertanejo) e também mesmo gostando muito de ir a praia me incomoda bastante ficar com o pé sujo de areia molhada, pra mim é um alívio quando eu acho uma grama ou uma poça de água doce limpa para lavar os pés
Oi Willian!!! Gosto dos seus videos e compartilho com o grupo de mães atipicas que faço parte. Todas gostam tb. Obrigada por esses videos com conteúdos maravilhosos que você faz. Meu filho é autista/moderado não verbal, faz terapia psicosensorial e foi a melhor coisa que ja aconteceu na vida dele!!! Na questão do toque ele gosta muito de abraços e bjos e também nos corresponde com abraços e as vezes bjos. Ele é bem carinhoso!
Conheci seu canal ontem...me surpreendi por agora entender um pouco do mundo interno de pessoas com TEA. É como ver por dentro, e não por um relato puramente de alguém que leu ou estudou o assunto. Me fez entender e perceber o quanto pessoas com TEA são capazes de tanta coisa... Parabéns por conseguir transmitir tão bem a mensagem da compreensão.
Estou amando os vídeos, que pena não o conheci a nove anos atrás, não teria sofrido tudo que sofri,e teria procurando ajuda mais cedo!!! Minha filha tem nove anos,e teve o diagnóstico a quatro, más foi uma longa e dolorosa jornada, pela falta de informações de alguns profissionais!!! Até fechar o diagnóstico, disseram que era,birra que ia passar, má educação!!! Imperatividade!, Tanta coisa, só a psiquiatra e neuro pediatra, disseram o que era em fim!! só discordaram que a psiquiatra passou remédio controlado, mas a neurologista, disse como era leve não precisava o uso de medicamentos!!! E eu concordei com ela, minha filha tá crescendo saudável, inteligente como qualquer outra criança!!!! Em breve estarei mostrando seus vídeos para ajudar a ela se conhecer, e interagir melhor!!! Parabéns 👏👏👏👏👏
Você é maravilhoso! Sou inscrita. Assisto todos os seus vídeos. Você dirige? Você tem a voz do Vitor Santos do canal Metaforando. É impressionante. Parabéns pelo seu trabalho.
Meu filho tem 2 anos e a médica dele falou que ele tem autismo, agora faz sentido pq ele não gosta de certos tipos de sons, principalmente no aniversário dele ele odeia , ele ficava tampando os ouvidos.
Não tenho seletividade alimentar hoje, mas quando criança tinha muita... aprendi a comer de tudo. Mas até hoje não suporto barulho e falatórios em locais lotados...
@@claudiasevero2877 Cresci sem o diagnóstico. Como meus pais não sabiam o que eu tinha, meio que me faziam provar novos alimentos, na marra mesmo. Claro que não é o mais correto, mas eu fui perdendo a seletividade aos poucos. Hoje, são poucos alimentos que não consigo comer.
Minha filha tem 16anos, essa noite vendo os vídeos do William chorei tanto. Ela.tinha 8meses qdo começou a apresentar o quadro. Levei nos médicos e eles.me.diam q era frescura, outros q mandavamdeixar ela com fome. É nunca em todos os médicos e psicólogos q levei me disseram isso. Sempre pensava q era culpa minha ,q tinha feito algo errado e gerado um trauma. Nela a alimentação é uma coisa muito difícil. Quase torturante p mim. É já tentei de tudo. Banana foi a única coisa q consegui introduzir e mesmo assim ela come com muita raiva. Brigamos muito nesses momentos .muito obrigada por responder.
Claudia severo ela só come banana ou fora banana ela come mais alguma coisa. Minha filha ela tem 2anos e parou de tomar leite e estou muito preocupada com ela porque ela come muito pouco.
Eu tenho pavor de texturas ásperas. Muro de reboco, etc , só olho, nn toco. Mas nunca tive diagnóstico de TEA só de depressão. Cheguei a conclusão aos 46 anos que todo transtorno psicológico não tratado, se transforma em depressão. Devo ter isso tudo. Tenho pavor de pessoas q gritam.
Tenho problemas de sensibilidade sensorial com frio e calor. Não consigo diferenciar os dois direito. Não sinto calor direito e o frio me incomoda muito. Já aconteceu de eu me queimar no chuveiro ou de pegar insolação na praia e por não sentir que estava me fazendo mal. Por outro lado, qualquer temperatura ambiente já é frio para mim. Consigo andar durante o dia com roupas quentes porque sinto frio e o calor que elas fazem não me incomoda. Vou amanhã fazer a avaliação neuropsicológica e tô nervoso XD
Meu filho adora o barulho e o movimento da máquina de lavar. Ele dança ao som da lavagem e fica girando ao som da centrifugação. Hj com 10 anos ele melhorou pq a área de serviço é fora da casa. Qdo morávamos em apto ele adorava qdo a máquina de lavar era acionada. E eu nem desconfiava q era autismo.
Meu filho está com 3 anos está em investigação do TEA, tem muitos exemplos que citou que ele não apresentou ainda. Mas o som das ondas do mar pra ele deixa ele muito agitado e choroso, tem sensibilidade da areia, grama e com comidas pedaçudas(como casca e caroço de feijão por exemplo). E a dor cara ao meu ve ele tem uma certa tolerância a dor, ele bate a cabeça de propósito na parede, cai se rala que a gente como mãe vê que machucou ele não esboça reação de dor ou choro. Mas tem coisas que já ouvi de outras mães de autista que meu filho não tá nem aí como som auto, fogos e outras coisas mais. Seguir essas páginas e canais sobre o TEA me ajuda bastante a lidar com certas reações inesperadas
Assistindo alguns vídeos no RUclips percebo que tenho esse sintomas, mas minha família nunca buscou nenhum diagnóstico pra mim, sempre fui a criança normal porém me saía muito bem na escola e tida como "a inteligente". Não suporto cheiro de café ou cigarro. Já comi selecionando cores mas para mim foi só passatempo. Já ralei os dedos em muro apenas para sentir a textura no caminho para casa vindo da escola. O som alto do liquidificador e da TV (ou rádio) me incomodam imediatamente, quando meu esposo assiste TV até os vizinhos ouvem, quando chego em casa abaixo o som na hora.
Muito bom! O profissional que trabalha diretamente nas intervenções sensoriais é o terapeuta ocupacional. A abordagem de Integração Sensorial de Ayres é comprovada cientificamente para o tratamento com TEA. Parabéns mais uma vez!
Nossa conheci hoje o seu canal por acaso,e estou gostando bastante desse assunto,só achei interessante porque percebi que todos temos algumas características em relação a cheiro e etc...,como saber quando essas características se relaciona diretamente ao Autismo?
Eu gosto de observar as pessoas se movendo . Isso me faz entender anatomia humana nos desenhos q faco. So observando consigo desenvolver movimento nos meis desenhos.
Seus vídeos são muito esclarecedores e vc desmistifica muitas coisas sobre esse assunto...gostaria muito q vc fosse visto por toda sociedade, q ainda não compreendeu o q é o autismo.
Eu descobri essas coisas quando era criança e conheci outros jovens e também as crianças que também tem sensibilidade sensorial, esse tema é muito debatido hoje em dia, bem interessante.
Estou amando o canal! Seria muito bacana se você fizesse um vídeo apenas sobre a questão da seletividade alimentar. Boa sorte nesta jornada e em tuas pesquisas!
Eu pude perceber como o autismo é interessante visto de um ponto de vista diferente , meio que pensa fora da caixa e sobre as ablidades extrassensoriais sao bem interessantes
Sempre evitei contato e ainda me assusto se for inesperado, sensibilidade a voz desafinada, frases bobas, pessoas passando muito perto quando eu acordo Mas relacionado a alimentos e perfumes eu gosto de provar de tudo Quando criança eu cortava meu corpo todinho pq achava gostoso a sensação Bom, eu adorei a série, me identifiquei com tudo, vou procurar um psicólogo pra ele comprovar, mas tenho praticamente certeza que tenho um autismo leve agora, muito grato pela série de vídeos, continue assim 😁
Outra peculiaridade minha é que eu tenho umas regras muito rígidas em relação a vestimenta (nunca, em hipótese alguma tomo decisões com roupa de ficar em casa ou saio com essas roupas)
Meu filho só come coisas "secas". Nada pastoso, nada úmido. Se colocamos feijão na mesa por exemplo, mesmo que não esteja no prato dele ele começa a gritar com medo. Só uma vez ele escolheu pela cor: cismou que naquele dia só queria comidas amarelas. Ele também tem baixa percepção da dor e muita dificuldade em identificar se o tempo está frio ou quente.
Meu filho tem hiposensibilidade na boca, gengiva, dentes, mas tem hipersensibilidade nas unhas( sente dor ao cortar), na planta dos pés, nas costas, ficar de mãos dadas ( o toque nessas áreas é difícil para ele), sons altos ele lida bem, com alguma dificuldade em ambientes menores... 💙
Olá Willian! Sua apresentação, como sempre, é dotada de uma comunicação bastante eficiente e responsável. Consultei a referência que vc indicou e concordo com as autoras que sempre se deve fazer uma avaliação "da função sensorial (...)de crianças com TEA (...) para atender às necessidades desses indivíduos, e prevenir o máximo possível o surgimento de comportamentos problemáticos", bem como, fazer "pesquisas adicionais", para melhor entender os "possíveis caminhos neurobiológicos" das alterações sensoriais em pessoas com TEA. Percebemos, assim, que estar no espectro resulta numa multiplicidade de hipo ou hiper sensibilidades que para o indivíduo neurotípico (sem informação) dificilmente irá entender. 🤔 No contexto pessoal e familiar observo desde hipersensibilidade a cheiros, luzes e sons, por exemplo, até a hipossensibilidade em situações de convalescença. Fascinante e intrigante!
Lembro de quando eu era criança e meu pai me levava a shows ao vivo, na minha cabeça parecia que estava tendo um terremoto, eu até sentia o chão tremer, eu não conseguia falar que queria sair dali e só sofria calada
Gostei muito do seu vídeo, sou professora de Educação Infantil e algumas vezes surgem alunos com possibilidade de serem autistas e alguns já diagnosticados...
William eu lembro q quando eu era criança eu cortava todas as etiquetas das roupas pq não gostava delas tocando na minha pele, e tbm não usava camisetas q tinham costura meio ásperas, ainda não gosto tanto das etiquetas quanto das costuras ásperas... Fora a sensibilidade a luz q eu sempre tive tbm... Por exemplo quando vou dormir eu tiro a tv da tomada pq aquela luz vermelha dela me incomoda.... E tbm vc falou do cheiro do queijo ralado eu lembrei q tenho a mesma coisa com o cheiro de milho sendo cozinhado... Essas coisas são indicativos de q posso ter a síndrome de asperger?
Fantástico ainda bem que encontrei o canal na minha pesquisa pelos sinais de alerta. Autismo é mto parecido com síndrome obsessivo compulsivo super difícil diferenciar. Parabéns William pela voz a todos autistas.
Tenho sensibilidade à texturas escorregadias como óleo ou sabão, só de pensar me dá arrepios. E também não consigo ficar com areia ou algum tipo de partícula pequena entre os dedos ou no meu corpo
Eu tenho sensibilidade a alguns sons, quando eu ouço eu fico agitado e as vezes com raiva, mas não sei oq pode ser, ou misofonia ou TEA, até porq eu me identifiquei com vários sintomas do TEA. Mas ainda irei ao médico pra ver isso pois eu falo coisas q não deve em uma conversa, as pessoas se machucam com oq eu falo e pra mim eu não vejo isso eu falo normal não percebo que machuco alguém e por aí vai, também prefiro ficar sozinho no meu quarto jogando, não converso muito nem com as pessoas aqui em casa, e hoje eu prefiro não conversar com as pessoas eu evito pois de tantas vezes as pessoas falarem q eu machuco alguém, prefiro não falar com ninguém, e tbm não gosto de olhar nos olhos das pessoas na vdd eu me obrigo a olhar mas me incomoda muito olhar nos olhos de alguem.
Bom dia o meu filho é autista ele tem de 8 pra9 anos passei a acompanhar os seus videos por meu filho ser autista será que um dia o Daniel vai ficar como você Daiana do Dani de mk parabéns você é espetacular nas explicacoes
William, amei o vídeo. Foi tão esclarecedor pra mim... mto obrigada!! Ah!! O que mais me segurou aqui, foi vc citar suas experiências pessoais. Continue assim viu? #mãedeautistaaprendendotododia# Abraços!!!
Oi!Acabei de chegar no seu canal. Estou acompanhando meu filho de 4 anos,para sabermos se ele é autista. Ele até os dois anos comia bem. Hoje só come pão com café,miojo, nuggets. É desesperador!!!! Você teve ou tem seletividade alimentar? Faz um vídeo 🙏. Amei o canal. Você está de parabéns.
Olá ,gostei MT do canal . Parabéns ! Meu filho tem 4 anos e é Asperger 💙 . Gostaria de pedir para vc fazer um vídeo sobre seletividade alimentar . Como era quando vc era criança e ao crescer o que melhorou ,o que ainda não consegue comer . Desde de já agradeço muito
Mais um inscrito meu filho dizem que tem mais como e meu primeiro filho não sabia diferenciar , ontem fui em um parque conheci metade do parque por ele ir em cada grupo de pessoas abracar .heheh muito comunicativo ele e quer atenção de mais. Abraços
Já sim, foi algo sugerido durante minhas sessões de psicoavaliação. Porém, não enxergo que seria produtivo ter isso "formalmente atestado" atualmente (teria sido, em minha infância).
Dou like antes mesmo de Assistir, pq sei que será ótimo! 😍 Quando era pequena eu virava a bicicleta com as rodas pra cima e ficava girando, e girando as rodas...sempre achei muito interessante o mecanismo da bicicleta e tb gostava de ver o aro girando e formando desenhos de acordo com a velocidade...😂 Agora gostaria de fazer uma pergunta...eu tenho uma certa intolerância com algumas palavras, o som delas me incomoda...e chego às vezes a ficar ansiosa e até nervosa em uma conversa se a pessoa usa essas determinadas palavras...não sei se é o jeito que a pessoa pronúncia ou é o som da palavra...só que sei fico extremamente irritada e procuro mudar de assunto ou terminar a conversa (sempre educadamente)...seria um tipo de sensibilidade sensorial?? Ja outras palavras como Piracanjuba (marca de leite condensado)...Chimichirry (nome de tempero) Légolas (nome do personagem do filme O Senhor dos anéis)...e outras palavras já me parecem tão agradáveis que quando lembro delas eu fico repetindo até em voz alta... Então gostaria de saber se eu gostar de algumas palavras e me sentir desconfortável com outras seria uma sensibilidade sensorial??? Desde já muito obrigada!!!
Sim, ao meu entender, isso pode ter relação com hipo/hiperreatividade a determinados estímulos sensoriais, como presente entre pessoas com autismo. Mas, claro, não é algo exclusivo entre pessoas com TEA.
Caraca misturou emocionei Michele sinceramente...Sim quando criança fazia isso, colocava a bicicleta com as rodas para o alto e ficava observando, daí fazia como se fosse dar corda no mecanismo e quanto mais tempo ficasse girando melhor era a sensação... Quanto ao fato de ficar maravilhado observando a máquina de lavar funcionando meu Deus!!! Quando era pequeno chegava ao ponto de minha mãe ter que vir e me tirar pois ficava praticamente hipnotsado acompanhando o ciclo do início ao fim (claro ficava frustrado e achava um porre quando entrava no molho, era como se fosse o comercial de um filme) sem contar com microondas, brinquedos e relógios despertadores de corda pois eram meus preferidos devido ao mecanismo...Obrigado Michele pois devido ao seu comentário me emocionei realmente e tive finalmente a coragem de falar algo aqui no canal do amigo que acompanho já a algum tempinho... Ainda não possuo um diagnóstico exato, minha passagem por psquiatras resultou em uma possível esquizofrenia e depressão mas atualmente discordo. Andei tomando MUITOS remédios (Haldol, Risperidon, etc) nesse período até chegar ao ponto de me sentir uma cobaia de laboratório e abandonar qualquer tratamento, me sinto atualmente não compreendido e excluído da sociedade como um todo, é muito sofrido pois tenho minha linda filhotinha de 8 anos. Bom acho que já falei demais (digitei né rs) mas se alguém puder me ajudar agradeço muito, pode ser com indicação de algum grupo Aspenger aqui no Rio de Janeiro. Obrigado.
@@fabianosousarj76 olha que legal, bom saber que meu comentário lhe trouxe boas recordações, e bons sentimentos...😄 Siiiimmm a máquina de lavar era uma televisão pra mim TB...hahaha quando mamãe ia centrifugar a roupa ela só ficava de olho em mim pq eu queria olhar muito de perto e uma vez cheguei a abrir a máquina e fui colocando a mão lá dentro (poderia ter me machucado muito) então ela me explicou que eu só poderia olhar, mas sem abrir...kkkkk...mas sempre achei mágico.... Vc já viu falar do Calendoscópio?? Se não...pesquise sobre ele...é um como se fosse uma luneta que vc olha contra o sol (ou qualquer outra luz) e vai girando e vão se formando muitos desenhos geométricos coloridos...é muito legal (super recomendo, é relaxante...kkk)... Saiba que vc não está sozinho não, somos muitos e apesar de estarmos separados, e muitas vezes não nos conhecermos pessoalmente, sabemos que existimos e que estamos todos juntos nessa! Eu me sinto muito bem apoiada por saber que nesse mundo existem muitas pessoas como eu...que amavam ver a roda da bicicleta girar, e que faziam da máquina de lavar sua série televisiva preferida...kkk... As pessoas não compreendem a gente mesmo, a dificuldade alheia sempre foi algo em que as pessoas não se preocupam muito...uns são mais sensíveis, outros não......mas sabe tem uma frase que eles falam no desenho do NARUTO..."Se alguém sempre pensa em você, esse sempre será seu lar, você terá sempre um lugar para onde voltar!".... então saiba que alguém sempre estará pensando em vc, então nunca ficará sozinho...😊 Deus abençoe vc e sua família....✌🙌
Eu tenho 25 anos, com 12 anos entrei em depressão, eu ficava no meu quarto e gosta de me machucar pra m aliviar quando eu fiz uma tatuagem no pescoço eu senti cócegas. Depois com 18 anos eu consegui um emprego mas n fiquei mto tempo, até hj n consigo trabalhar. Eu prefiro fica em casa, eu n consigo imaginar eu trabalhar e ter q falar cm as pessoas. Sempre tive problemas na alimentação, sempre fui muito magra pq o alimento pra mim precisa ser novo, ou eu sinto ânsia de vômito, não consigo comer carne direito, eu como mais galinha ensopada. Não gosto de comida seca, hoje eu vou casada, tenho 2 filhos mas eu n gosto muito de contato leve no meu corpo. Tô vendo muito sobre isso, meu filho vai passar por um neuro essa semana e minha filha tmbm tem características de autismo. Seria bom mesmo saber oque acontece com nós, pq nunca ninguém m entendeu e eu sofro muito com isso. Eu já fui no piscologo uma vez, ele me diagnóstico cm depressão e anorexia, mas n tem nada a ver cm oque eu sinto. Acho q o piscologo n entendeu oq eu quis explicar pra ele
Muito bom seu canal, não tenho autismo mas é sempre bom entender as pessoas, uma pergunta de curiosidade: oq acontece com autistas que usam drogas do tipo "maconha" para uso medicinal ou adulto? Tras alguma melhora?
Olá, nao sou autista mas tenho um irmão diagnosticado com sindrome de asperger e acho o seu canal muito bom, informativo e claro. Parabens pelo canal, continue assim que voce vai longe, sou seu fã!
Creio que minhas sensibilidades são um pouco diferentes. Nunca gostei de blusa de gola alta muito apertada, principalmente na infância, depois eu comecei a usar, mas mesmo assim, com algumas restrições, pois algumas me sinto como estivesse sendo sufocada ou até mesmo engessada no pescoço. Nunca gostei tbm de blusas que possuem a gola mais apertada, próxima ao pescoço, é uma sensação tremenda de desconforto, como se eu estivesse presa, com uma coleira. Roupas apertadas são desconfortáveis para mim. Nunca gostei de usar salto alto no dia a dia pq me sinto insegura, como se eu fosse cair. Em ocasiões especiais eu uso salto, mas no dia a dia, nem pensar. Alguns alimentos tenho pavor ao cheiro, como bife de fígado por exemplo, fico com muitas náuseas. E alguns outros alimentos não como pq não gosto da cor, como legumes e verduras verdes não são fáceis para mim. Simplesmente a cor não me atrai. Eu só como alface de vez em quando, mas os demais dispenso todos. Não suporto barulhos de alarmes de carros que disparam inesperadamente, é estressante demais. Principalmente após o nascimento do meu filho, comecei a sentir um incômodo com barulhos de músicas muito altas (com baterias), e agora tbm com sons pequenos, como de ventilador zumbindo (mesmo sendo o modelo silencioso) me deixa atordoada. Tenho muita dificuldade de dormir com pequenas claridades, somente no escuro que durmo bem de fato. Enfim, são algumas coisas sensoriais, e que até passam despercebido, mas hoje estou entendendo que pode se tratar de um autismo.
Obrigada por compartilhar suas limitações e como você lida com isso, está sendo de grande ajuda para eu entender melhor o comportamento das pessoas que me cercam.
Fico escutando vc e pensando . Vc muito inteligente Parabéns . Olha nao autista mas gosto muito seu assunto . Eu sou uma pessoa odeio barulhos coloquei ate isopor nas minhas paredes muitas pessoas juntas falando ou rindo me irrita , nao vou em festas detesto som . Detesto cheiro de sabonetes lux . Também nao gosto cheiro de cabelo sujo ecaaa . Nao gosto de sujeira gosto tudo limpo . Gosto de ficar sozinha . Sou assim estranha sei que sou assim .
4 года назад+1
Tem como a pessoa viver uma vida inteira com autismo sem perceber? Fiquei pensando que eu, quando era pequena, tinha MUITA dificuldade pra me alimentar... Tinha um fascínio muito grande por animais e podia ficar hoooooooooooras brincando sozinha de recortar, desenhar, costurar... Qualquer atividade manual... E hoje, eu tenho MUITO problema com alguns sons ininterruptos, como o som do cooler do notebook, o som de alguém digitando num teclado ou clicando no mouse. Uma vez tive que sair de um restaurante porque o tilintar dos talheres estava me deixando maluca! Tenho problema com cheiro de cigarro e de desodorante, chegando a sufocar... e a temperatura do ambiente, pra mim, sempre foi um problema. eu NUNCA estou confortável. Sempre estou, ora com calor, ora com frio. Meu aprendizado sempre foi ótimo. Inclusive, eu sempre fui uma das melhores da turma (não sei se isso tem a ver, mas enfim)...
Tenho muita sensibilidade a cheiros e sons, infelizmente nesse mundo é difícil ter essa sensibilidade porque as pessoas não tem empatia e não entendem, a gente sempre é tido como "o chato". Motos barulhentas, carros ou vizinhos com som alto, cachorros, festas. O ouvido dói, o coração dispara, dá uma irritação muito grande.
A sons quando era criança nem percebia tanto porque vivia no meu mundo dentro da minha mente e o barulho ao redor não me incomodava. Mas a cheiros sempre tive. Sinto ânsia de vômito quando sinto cheiro de queijo, de leite quente, de papa com maisena, de canela... um dos motivos que tive dificuldade a minha vida toda de comer. Eu passo mal mesmo. Cheiro de carne de açougue (quando a pessoa vai comprar carne crua), passo mal também com cheiro de lixo (o cheiro é tão forte que parece que engoli lixo) Com produtos de limpeza, bate a enxaqueca na hora quando sinto cheiro de água sanitária. Passo mal, fico sem ar, o cheiro entra numa fúria e sai aos poucos com a respiração. Começo a ver pontinhos de enxaqueca.
Hoje digo que sons me incomodam, mas minha mãe diz que estou escutando demais! Certos barulhos do povo conversando quando estou digitando, ou fazendo algum trabalho. Do quarto escuto minha mãe mastigando na sala. E nesse ínterim ela tá vendo tv. Escuto minha família sussurrando na sala e ainda consigo entender o que é. Estou ouvindo barulhos tipo um pouco distante onde estou. Aí quando pergunto a alguém, a pessoa diz: Não escutei nada.
Me sinto muito incomodada e sinto muita agonia à sons, quanto aos cheiros não me incomodam tanto assim, agora a luz super me incomoda 🤦🏽♀️
Meu Deus, vendo teu comentário me identifiquei TOTALMENTE.... será que sou asperger? rsrs... esses barulhos todos que você mencionou, é quase uma tortura pra mim...
Eu tenho sensibilidade a sons, luz, cheiros e temperaturas "extremas".
Eu acabei aprendendo a lidar, mas qualquer som me irrita e quanto mais alto e agudo fica pior. Fico com forte dor de cabeça e dor de ouvido.
Qualquer luz de lampada forte me irrita demais, parece que minha cabeça vai estourar e dói meus olhos.
Cheiros eu odeio qualquer um extremo, nunca usei perfumes e odeio amaciantes. Quando criança eu passava mal e chegava a vomitar de tanta dor de cabeça.
Com temperaturas eu odeio também muito frio ou muito quente, mas o pior é na hora de comer. Eu gosto de comer tudo em temperatura ambiente, nem frio e nem quente. Parece normal mas eu tomo café morno e todo mundo estranha, por exemplo.
somos dois, sou hiper sensivel a cheiros.
Algo que muitos ignoram - psicólogos, incluisve - é a existência de sensibilidades sensoriais em pessoas com Altas Habilidades. Infelizmente a literatura é escassa no Brasil. Tenho encontrado diversos relatos que lembram situações vividas por autistas, o que explica, por vezes, confusões no diagnóstico.
Acabei de descobrir que existem vários graus de autismo e que na verdade é um espectro. Sempre me senti diferente dos outros, mas nunca soube o porque. Sofro de ansiedade, depressão e síndrome do pânico, os médicos nunca encontraram a causa de eu ter desenvolvido essas condições, minha vida foi tranquila (considerando o fato de não ter passado por traumas nem nada do tipo). Estou lendo muito sobre o assunto, e me identifiquei com vários relatos de pessoas que se descobriram autistas na idade adulta. Só nesse vídeo me identifiquei com o fato de barulhos (barulhos altos, agudos demais e música eletrônica me irritam), cheiros fortes (não gosto do cheiro de peixe, não como de jeito nenhum e se eu estiver comendo e alguém estiver com peixe por perto perco logo o apetite) e o toque (Abraços precisam partir de mim se não fico extremamente desconfortável). Tenho consciência de que não posso me autodiagnoticar, por conta disso estou buscando informações sobre o assunto e ajuda. Espero descobrir o que realmente tenho pois é angustiante você viver se sentindo diferente e as pessoas dizendo pra você como "normal". Preciso ser compreendida.
Desculpem pelo desabafo.
eu também tô assim minha mãe fala q é vergonha mas tenho 80% de certeza que n é
Oi Willian. Sou o Tabe, sou da Holanda. Você descreve muito bem o autismo. Estou aprendendo português e eu também fui diagnosticado com uma forma de autismo. Se chama pdd-nos, mas eu acho que há alguns anos não diferençam mesmo entre pdd-nos e asperger. É muito legal ouvir alguém falando das coisas que se reconhece. Você fala muito claro. Espero que você alcance muitas pessoas.
Vc foi diagnosticado na fase adulta? Vc tem dificuldade com troco de dinheiro ou cálculos em geral?
Eu desconfio muito que tenho autismo. Quando criança, evitava contato visual, me isolava, desmontava coisas, ficava olhando meu dedo indicador girando no ar, não tinha amigos, dava tchau com a mão virada para baixo, andava em "S", passos curtos e rápidos, caía com muita facilidade, me machucava e algumas vezes não sentia dor, adorava falar sobre ciência, em papel pautado, não escrevia na linha até meus 16 anos, etc. Sempre fui considerada estranha, meio incomum. Tenho 24 anos, e com bastante treino, graças a Deus, tento driblar minhas dificuldades e consigo. Willian, muito obrigada por falar de um assunto tão importante e que muitas pessoas desconhecem.
Parabéns pela superação 👏🏽
@@luizhenriquemendonca23, grata ☺️
Vccvvvcć
@@tatianemonteiro1661 ²⁴
Minha esposa jura que eu estou no espectro. Sempre tive alguns problemas com convívio social e certos ambientes. Mas, não sei, nunca tive um diagnóstico, nunca foi tão incapacitante a ponto de buscar ajuda profissional. Se bem que esses problemas de contato social já me causaram alguns prejuízos na minha vida. E parece que está mais difícil na vida adulta do que era na infância, se fosse algo a ver com o autismo não era pra ser o contrário? Tô começando a achar que devia procurar algum profissional, mas ao mesmo tempo fico cético quanto a se ajuda em alguma coisa. E fico confuso, não sei como explicar minhas dificuldades...
Eu sou neurotipica mas meu irmão é autista e é muito sensível a sons, à poluição sonora, e eu detesto quando soltam fogos de artifício pq eu sei que muitas pessoas autistas chegam a ter epilepsia por causa do estouro. Inclusive falando com outros autistas adultos eles disseram que compraram abafadores de ouvido em lojas de construção e que ajuda bastante.
Também somos do RS❤️
Sim, essa questão dos fogos de artifício é sempre uma grande "treta" -_-
Meu irmão tbem sofre por conta dos fogos,ele se esconde dentro do armário ou debaixo da cama,ele tem várias características de autismo mas a própria psicóloga diz que não,ele tem 12 anos e até agr não teve nem um diagnóstico
@@thaisgouvea5228 procure um profisisonal com experiência, a faculdade não prepara psicólogos à entenderem autismo
Minha cachorra passa por isso, reveria acabar com o fogos de barulho e mtoo ruim
Eu detesto fim de ano por isso 😡 se pudesse ia para um sitio nessa epoca
Não é regra mesmo essa questão do contato físico. Meu sobrinho de 6 anos é muito carinhoso. E adora contato físico.
Verdade, meu filho de 3 é autista leve e tbm é muito carinhoso!
Tenho certeza que sou autista
Tenho 43 anos e passei a vida sendo tratada como estranha por todos, inclusive minha família.
Acabei de conhecer
que homem fofo
deus me livre
😆
Você por aqui Carla? Gente te vi hoje no post do Descomplica sobre política :v
@@izuku1875 mkkkkkkkk oieeee
Sempre foi muito difícil me fazer comer, minha mãe conta que minha tia precisava me pegar no colo, passear comigo na rua e então quando eu estava distraído enfiar uma colher de comida na minha boca. Comer foi traumático na minha infância.
Lembro que de vez em quando eu pegava nojo de comidas e cheiros que eu costumava adorar. Hoje ainda tenho muito enjoo com certos gostos e cheiros de comida, especialmente carnes e algumas comidas com pouco gosto. Geralmente só como sem problemas alguns tipos de comida, como a mesma refeição quase todo dia, o que me faz me preocupar um pouco com minha nutrição.
Sou muito sensível à sons também, me gera uma irritação muito incomum e difícil de ignorar. Cheiros eu sempre sou o primeiro à sentir, e sempre me incomodo muito mais que as pessoas em geral, chegando à me retirar dos ambientes muitas vezes. Também fui uma criança bem tolerante à dor, inclusive é bem doido o fato de que eu gostava de dizer que não sentia dor, as crianças enfiavam lápis afiadíssimos nas costas da minha mão e eu no máximo sentia alguma sensação aguda, mas totalmente ignorável, e um arrepio leve na nuca. Inclusive as crianças até pararam de fazer isso, porque perceberam que poderiam estar me machucando, embora eu não me importasse.
E meu deus, eu ficava debruçado na máquina de lavar por muitos minutos olhando as roupas irem de lá pra cá.
A questão do contato físico também, uma professora do primário sabia que eu não gostava de contato e mandava todo mundo me abraçar e eu achava isso a própria morte ahsuahs
Fiz uma lista de checks aqui nos comentários, praticamente. Mas é porque realmente é muito doido como eu tô descobrindo essas correlações só agora, de coisas que eu fiz e não entendi por toda a minha vida.
Socorro, eu estou rindo muito aqui! kkkkkk Estou em fase de investigação, acredito ser asperger. E quando você falou sobre objetos giratórios, lembrei na hora de uma história que minha mãe conta. Quando eu tinha aproximadamente uns 3 anos, quase morri afogada. Peguei uma cadeira e subi em cima pra ficar olhando o tanquinho de lavar roupa girando. Aparentemente eu coloquei a mão na água e minha mão ficou presa nas roupas. Quando minha mãe chegou, eu estava lá dentro, de cabeça pra baixo, girando kkkkkkkkk
Tui
Não gosta máquina lavar liquidificador parafusadeira panela de pressão
Meu filho tem dez anos e desde pequeno ama ver o programa da máquina de lavar. Até hoje olha, mas diminuiu bastante, já estragou ventilador de tanto ficar ligando e desligando. Ele está fazendo avaliação para o diagnóstico, quando é leve é bem difícil o diagnóstico. Ele odeia que mexa na comida dele, se misturar não come, ele evita contato e é muito seletista, mas conosco é doido com abraço, chega a ser grudento, até treme quando abraça, mas não gosta que mexa na cabeça, na orelha, barulho ele não gosta, cheiros também causam enjoo,com alguns barulhos fica nervoso e chega a chorar. São muitas coisas que para gente não é nada e muitas pessoas acham que é frescura. Por isso vou anotando tudo e levo para o fono, psicologo e o neuro para eles lerem porque é muita coisa para guardar na cabeça, mas que são importantes para fechar o diagnóstico. Willam o meu filho se chama Vinícius e o pai dele William também, ele gosta de games e quando ouviu sua voz disse que já ouviu seus comentários em jogos, é isso mesmo? Meu nome é Renata Leonel e amo seu canal, você explica de forma simples, clara e objetiva e isso tem ajudado muitas pessoas, parabéns, Deus continue te usando para esse propósito lindo de ajudar nos.
se eu entendi o que você quis dizer com "barulhos punitivos" eu tenho muita sensibilidade também, principalmente gritos de repreensão (mesmo sendo com outra pessoa). Minha mãe grita muito o dia todo com meus irmãos, e já me vi várias vezes perto de ter crises por causa da minha sensibilidade a esses sons repentinos e desagradáveis.
Me identifico. Minha mãe gritava com meus irmãos e eu tinha q me trancar no quarto e por travesseiro na cabeça pra não ouvir. Já cheguei a me jogar contra as paredes, muito difícil explicar. Minha mãe nunca entendeu pq a repreensão não era comigo. Você é autista?
Primeiro quero te parabenizar pela iniciativa, teu canal é super informativo, claro e objetivo, falado desde 1a. pessoa.
Eu também sou autista, mas só descobri isso aos 38 anos, depois que meu filhos foi diagnosticado com autismo aos 2 anos de idade.
Sou fã dos teus vídeos e me encantaria que vc fizesse um vídeo sobre os relacionamentos amorosos no autismo. Tem quem diga que o autista está destinado a ficar sozinho, mas há casos de autistas com relacionamentos estáveis. Qual a sua experiência e opinião?
Nossa! Meu pequeno, o mais novo, também foi e eu que apontei, entre 1 e 2 anos dele. Estou com 36 e cada vez me identifico mais com TEA. No mínimo um F.A. rs
Conseguiu seu diagnóstico tardio?
@@FilipeRimes o que é F.A.?
Gizella de s. s. ozorio dos santos é o Fenótipo Ampliado, que eu como leigo chamo de “pré autista” rs
Olha ae: ruclips.net/video/UzvZJZ8rHYQ/видео.html
Estou investigando aos 37 anos essa possibilidade de ser autista. Tenho uma vida social onde as pessoas me irritam,barulhos... tive crises de ansiedade severa a 4 anos atrás devido trabalho e hoje não consigo nem trabalhar. Esse cheiro do queijo ralado me dava até dor de cabeça. Eu me achava antisocial ou "falsa" prq existem pessoas que amo,gosto muito mas não gosto da presença delas prq algumas falam alto,ou são agitadas... uma visita em casa inesperada me perturba, detesto ctt físico, amo o silêncio e ficar sozinha. Porém hj sou mãe de 3 meninos e 8 cães, é agora sim eu percebo que não sou "normal" o grande problema é conseguir onde moro profissionais pelo SUS
Tenho sensibilidade auditiva, uso protetor perto de carro de som e sempre tive muito medo de bombas, me incomodava muito. Tenho agonia no pescoço com roupas, e quando menor assistia aula com a mão no pescoço. E giratório, Nossa! Me deleito vendo máquina de lavar, brinquedos de parque e as rodas do carrinho, além de um relógio aqui de casa que tinha um negócio que girava, meio com ilusão de ótica. O relógio morreu, peguei essa parte e refiz com corda. Tenho até hoje! Estou desconfiada que sou autista, pois assisti outros vídeos aqui do seu canal.
William sou mãe de altista ..sempre procurei vídeos com altista falando sobre ALTISMO..vc me surpreendeu com tantas informações e conhecimento..
Meu filho tem 14 anos..diagnosticado aos 10 ..
Obrigada pelo conteúdo exelente!!
É autismo, com "u". A palavra vem de "auto" ( si mesmo, si próprio). Só corrigi porque é uma palavra que você vai falar e escrever muito ainda e é bom saber a grafia correta. Espero que não se importe, foi com boa intenção.
Estou encantada com esse rapaz, é muuito inteligente!!!
Cheguei agora no canal e já é o 3° vídeo que vejo um atrás do outro kkk. Me prende a atenção!!!
O canal é muito informativo, parabéns!!!
Fico feliz por conhece um autista como vc , grata pelo seu canal
Um dos meus hiperfocos é conhecer mais sobre o Autismo. ^-^
Também, tô até pensando em ser neuropsicologo quando crescer pq eu sei mais de autismo e tdah do que muitos profissionais por aí kkkk
tenho um filho autista de 4 anos!!!!sou nova no canal,gostei e já dei meu like!
É engraçado, a forma como eu consigo me mover e me alocar no ambiente, Sou autista de Nível primário, O Asperger, e quando estou andando na rua, ou parado em um ambiente, minha movimentação é extremamente diferente.
Não vou comentar, a questão de irritação por som, isso já é algo comum para mim, mas falando do som, quando estou na rua, eu consigo me locomover na rua apenas utilizando o som, posso saber com exatidão onde estão as coisas em torno..
Quando vou atravessar a rua, ou tem alguém em direção a mim, ( sou péssimo em matemática) mas consigo calcular o tempo que as coisas acontecem, o tempo de um carro se aproximar, o tempo de um farol, de uma pessoa chegar próxima, eu acho muito engraçado, e interessante
É muito engraçado mesmo, deve ser mágico
@@leocarretafuracão É realmente mágico, viver como se fosse um robô, conseguir calcular o tempo de tudo que está ao seu redor, é fascinante
Uma vez, num novo emprego que era perto de casa passei os 3 primeiros meses tentando sincronizar a velocidade que eu andava com a que os semáforos de pedestres estariam abertos pra eu não ter que esperar parado eles abrirem ..
Até que cheguei na conclusão que se eu saísse as 17:03 de casa e andasse de forma mais rápida eu sempre iria pegar os semáforos de pedestre abertos para
Uma coisa que me agrada no seu vídeo é que não tem música atrapalhando a fala, e nem vinheta barulhenta.
Gosto muito dos seus vídeos pois tenho um filho Daniel de 12 anos autista e sei como e a gente sempre sofre por algum preconceito ou descaso muita das vezes de vez ele inclui os autista eles exclui isso sim mas parabéns viu tudo que vc faz é uma superação ou um exemplo obrigada pela atenção Daia de Mairinque interior de São Paulo
Você me esclareceu muito, meu filho tem 5 anos ele é autista, ele tem muita sensibilidade sensorial, e também tem muita seletividade alimentar, poxa muito obrigada
Lugares fechados com muita gente tipo ônibus circular... Raro acontecer, mas eu já tive crises que parecem com claustrofobia por estar todo mundo ali muito perto e aquelas janelas pequenas ... Também não gosto de nada muito quente... Se vou esquentar bebida para os outros falam que tá frio kkkkk... Meu céu da boca queima com coisas quentes enquanto tá tudo muito normal para os outros... Pior é gente achando que é frescura rsrsrs... Não consigo tomar chimarrão, café... Fazer o quê... Também não gosto muito de toques, mas isso é até relativo. Academia é complicado também.... Ou o lugar tem música ou tem gente conversando, os dois juntos não rola kkkkkkkk Não estourem balão perto de mim... Abraços
Sinto cheio de terra na água das torneiras, o que me leva a não tomar água por dias as vezes. Só consigo tomar água se estiver fervida ou for mineral. O cheiro que sinto é em todo lugar e estranhamente ninguém sente...
O meu fascínio por objetos giratórios me fez ter que me livrar de um spinner, que uma vez foi largado por uma criança na minha mesa no trabalho, fiquei tão fascinado com o som e a durabilidade do giro daquele rolamento que perdi mais de uma hora olhando para aquele objeto. Meu patrão notou e eu levei bronca :)
Fui diagnosticado a pouquíssimo tempo com síndrome de Asperger, cerca de 2 meses. Busquei por terapia para entender o que me levava a ter tantos comportamentos repetitivos e para conseguir de alguma forma, entender meus sentimentos, pois eu não os compreendo e também não consigo entender o que outras pessoas estão tentando me dizer (quando é de forma não verbal). Após 7 meses de terapia, minha psicóloga levantou a hipótese de eu ter algum grau de autismo e isso me fascinou, me fez buscar pelo diagnóstico e entender mais sobre isso. Muitas pessoas já tinham levantado essa hipótese para mim, até eu mesmo! Quando minha psicóloga levantou essa hipótese, eu senti que era necessário o diagnóstico.
Cá estou, escrevendo um pequeno relato sobre minhas dificuldades sensoriais, me perdendo no assunto e falando sobre uma coisa nada haver com o assunto do vídeo hahaha!
Rapaz eu tenho sensibilidade auditiva e não aguento barulhos altos meu amigo chega tenho crises por causa disso é muito difícil ser autista
Doda o que é exatamente essas crises? O que vc sente? O que acontece?
Estresses, dores de cabeça, e tbm as vezes sentimento de raiva
Crises são quando o autista se comporta em um modo de medo em determinados ambientes ou em lugares públicos como a escola
As vezes pode ser q ele queira agredir ALGUÉM nesses ambientes. Eu como tenho síndrome de apesger e tbm muita calmaria eu não ligo muito
Eu também tipo quando vó para aula às pessoas ficam falando alto isso chega a me dar dor de cabeça e um encomodo perturbado
Gente, q rapaz fofo!
Eu sou professora e trabalho com crianças autistas. Tive um aluno q tinha fascinação por relógio, ele amava olhar os ponteiros.
Não tenho diagnóstico de autismo, ainda não tive coragem de perguntar ao meu psicólogo sobre isso. Enfim, algumas coisas que vc falou eu me identifiquei. Eu tenho problemas com cheiros, principalmente se forem adocicados ou cítricos, e muita aversão a sons estridentes. Hoje mesmo fui fechar uma janela que é de metal e deve estar meio emperrada por causa da umidade. Sempre q eu empurrava fazia um barulho estridente e eu não consegui continuar, fiquei com vontade de chorar, mas fingi que estava tudo bem para minhas irmãs não me zoarem. Quando criança também não gostava muito de abraços, hoje em dia ainda não gosto muito de toques, mas já aprendi que para as pessoas é bom e até começou se tornar positivo pra mim. Porém eu sempre uso roupas largas e folgadas, geralmente minhas roupas são curtas (pouco tecido) e eu sempre corto as golas e mangas das minhas camisas.
Ótimo vídeo.
Eu sou autista e tenho sensibilidade com vários sons altos ao mesmo tempo. Nunca tive grandes problemas com isso em lugares públicos, exceto na escola. Meus colegas tem o costume de conversar todos ao mesmo tempo sempre que o professor não está explicando algo. Isso não me incomoda tanto mas se eu tentar fazer uma atividade enquanto isso eu não consigo me concentrar e tento dores de cabeça.
Eu tb, tive que ir de fone pra escola por conta do barulho, me incomoda demais😢
Oi Willian. Nossa, meu filhinho de 2 anos e 8 meses é fascinado por ver máquinas de lavar e eu não sabia que tinha essa questão a ver ... ele tb, só come com algo crocante, farofa ou batata palha, amo carrinhos, rodas, eletrônicos e ainda tem muita dificuldade de interagir nas brincadeiras... amo seu canal, é muiiiiiiiiiiito completo e didático, obrigada...
Nossa! Na hora que vc começou a falar da dor eu lembrei na hora do muro! Eu fiz a mesma coisa quando eu tinha uns 12 anos e só percebi quando senti o sangue pingando na minha perna. Também ficava bastante tempo olhando a máquina hahah às vezes penso em procurar um especialista pra ver se sou autista ou não
Olá, fui diagnosticado com asperger, vendo o seu video eu sinto como se fosso uma pequena biografia minha, pelo fato de que uma grande parte do que foi dito é compativel comigo, eu agradeco pelas imformacoes ja que antes de ter visto nao sabia que uma parte das minhas reacoes contra algums estimulos seria por causa da hipersensibilidade sensorial ou pelas outras caracteristicas apresentadas.
Barulhos, cheiros, texturas, calor e dor.
E não consigo sentir prazer com comida.
Desde pequena escuto sons distantes que me irritam sinto dor de cabeça se o som não parar, às vezes na rua eu uso fones de ouvido sem música para proteger e fingir que estou me balançando por causa do ritmo da música.
Cheiro de queijo ralado também me incomoda, o do pacotinho, perfumes, primeiro eu espirro, meu nariz escorre e se o contato persistir tenho sinusite.
Detesto posar na areia seca da praia pela sensação de insegurança. Porém eu adoro o mar então para poder caminhar molhando o pé eu precisava (me machucar) depois de adulta passei a ficar só olhando o mar do calçadão.
Piscina de bolinha eu tinha medo.
Calor ou frio? Eu preciso conferir no celular o clima para entender em números se está calor ou frio. Porque não tenho muita noção passo grande parte da vida com roupa de frio. Até mesmo porque se eu sair no sol minha pele também se irrita.
Dor eu demoro muito a perceber que estou sentindo dor. As vezes provoco feridas para ter certeza de que estou viva sentindo dor ou vendo o sangue.
Me identifiquei com algumas coisas. Ah comida. As vezes passo horas e nem percebo que tô com fome. Queijo me incomoda, passo mal também com leite quente, papa com maisena, canela, alguns alimentos só com o cheiro passa a minha fome rapidamente e automaticamente não sinto vontade de comer. Por isso que sempre foi uma luta comer. Eu não gosto muito de contato com algumas coisas na minha pele. As vezes em casa quando minha mãe encosta em mim, eu sinto com tanta força o toque mesmo que tenha passado perto, que me incomoda e peço a ela pra não encostar em mim. Antes da minha adolescência para infância sentia mais frio que calor. Possa ser que metade do povo onde morava sentia calor absurdo e eu com casaco de frio. Me sentia ET. É difícil me machucar e quando isso acontece me sinto nas cenas de filmes, acho até bonito os cortes, mas a dor passa rápido. Aí fico cutucando a ferida pra ver se tá doendo ainda.
E olhe que nem tenho diagnóstico de Autismo ainda. Tenho muitas características, mas preciso ter certeza. Vou procurar nem que seja em Janeiro de 2020. Preciso planejar minha vida e saber mais sobre mim será uma maravilha.
Durmo de cobertor inverno e verão pra me sentir protegida.
Odeio cheiro de peixe ...
Eu também sou assim... você já tem diagnóstico?
Eu sinto os cheiros muito forte todos eles... As vez eu sinto o fedor das pessoas quando as outras não sentem... É terrivel , porque também se a pessoa tá muito cheirosa eu quase morro com minha Rinite também..
Não sou autista, mas essa questão do cheiro eu te entendo perfeitamente, eu sempre sinto primeiro que todos ao meu redor, e gente fedida me irrita, já troquei de vagão no metrô por causa do cheiro forte de gente suja q me irrita muito
@@penelopennyeah Eu já cheguei a ter ânsia de vômito por estar perto de uma pessoa que estava com cheiro forte, tive que sair de perto para não vomitar, e depois desse dia, todas as vezes que sinto um odor minimamente parecido, procuro logo me afastar pq já fico logo incomodada.
@@ravybomfim2498 sim, talvez a gente tenha olfato apurado, desde criança sou assim, minha mãe q acabou percebendo prq eu sempre sentia o cheiro de tudo primeiro q todo mundo
@@penelopennyeah o pior é quando apenas nós sentimos um determinado cheiro e as outras pessoas dizem não estar sentindo. Às vezes, chego a achar que estou ficando louca, mas por vezes, acabo encontrando a origem do cheiro depois. rs
William vc e incrível não para de gravar , vc explica maravilhoso bem ..
Eu me incomodo bastante com cheiro de cerveja, peixes cozidos (principalmente aqueles de água doce), detesto ficar com cheiro de comida na minha mão mesmo se for uma que gosto muito (ex: pizza, salgadinhos, chocolate), me incomoda muito som alto de música que não gosto (ex: funk, samba, forró, sertanejo) e também mesmo gostando muito de ir a praia me incomoda bastante ficar com o pé sujo de areia molhada, pra mim é um alívio quando eu acho uma grama ou uma poça de água doce limpa para lavar os pés
Oi Willian!!! Gosto dos seus videos e compartilho com o grupo de mães atipicas que faço parte. Todas gostam tb. Obrigada por esses videos com conteúdos maravilhosos que você faz. Meu filho é autista/moderado não verbal, faz terapia psicosensorial e foi a melhor coisa que ja aconteceu na vida dele!!! Na questão do toque ele gosta muito de abraços e bjos e também nos corresponde com abraços e as vezes bjos. Ele é bem carinhoso!
Conheci seu canal ontem...me surpreendi por agora entender um pouco do mundo interno de pessoas com TEA. É como ver por dentro, e não por um relato puramente de alguém que leu ou estudou o assunto. Me fez entender e perceber o quanto pessoas com TEA são capazes de tanta coisa...
Parabéns por conseguir transmitir tão bem a mensagem da compreensão.
Estou amando os vídeos, que pena não o conheci a nove anos atrás, não teria sofrido tudo que sofri,e teria procurando ajuda mais cedo!!! Minha filha tem nove anos,e teve o diagnóstico a quatro, más foi uma longa e dolorosa jornada, pela falta de informações de alguns profissionais!!! Até fechar o diagnóstico, disseram que era,birra que ia passar, má educação!!! Imperatividade!, Tanta coisa, só a psiquiatra e neuro pediatra, disseram o que era em fim!! só discordaram que a psiquiatra passou remédio controlado, mas a neurologista, disse como era leve não precisava o uso de medicamentos!!! E eu concordei com ela, minha filha tá crescendo saudável, inteligente como qualquer outra criança!!!! Em breve estarei mostrando seus vídeos para ajudar a ela se conhecer, e interagir melhor!!! Parabéns 👏👏👏👏👏
Tudo que sinto ou já senti em alguma fase da minha vida.
Vlw Willian!!!
Você é maravilhoso! Sou inscrita. Assisto todos os seus vídeos. Você dirige? Você tem a voz do Vitor Santos do canal Metaforando. É impressionante. Parabéns pelo seu trabalho.
Meu filho tem 2 anos e a médica dele falou que ele tem autismo, agora faz sentido pq ele não gosta de certos tipos de sons, principalmente no aniversário dele ele odeia , ele ficava tampando os ouvidos.
Não tenho seletividade alimentar hoje, mas quando criança tinha muita... aprendi a comer de tudo. Mas até hoje não suporto barulho e falatórios em locais lotados...
Como conseguiu superar a seletividade alimentar?
@@claudiasevero2877 Cresci sem o diagnóstico. Como meus pais não sabiam o que eu tinha, meio que me faziam provar novos alimentos, na marra mesmo. Claro que não é o mais correto, mas eu fui perdendo a seletividade aos poucos. Hoje, são poucos alimentos que não consigo comer.
Minha filha tem 16anos, essa noite vendo os vídeos do William chorei tanto. Ela.tinha 8meses qdo começou a apresentar o quadro. Levei nos médicos e eles.me.diam q era frescura, outros q mandavamdeixar ela com fome. É nunca em todos os médicos e psicólogos q levei me disseram isso. Sempre pensava q era culpa minha ,q tinha feito algo errado e gerado um trauma. Nela a alimentação é uma coisa muito difícil. Quase torturante p mim. É já tentei de tudo. Banana foi a única coisa q consegui introduzir e mesmo assim ela come com muita raiva. Brigamos muito nesses momentos .muito obrigada por responder.
@@claudiasevero2877 ela é "severo"?
Claudia severo ela só come banana ou fora banana ela come mais alguma coisa. Minha filha ela tem 2anos e parou de tomar leite e estou muito preocupada com ela porque ela come muito pouco.
Eu tenho pavor de texturas ásperas. Muro de reboco, etc , só olho, nn toco. Mas nunca tive diagnóstico de TEA só de depressão. Cheguei a conclusão aos 46 anos que todo transtorno psicológico não tratado, se transforma em depressão. Devo ter isso tudo. Tenho pavor de pessoas q gritam.
Tenho problemas de sensibilidade sensorial com frio e calor. Não consigo diferenciar os dois direito. Não sinto calor direito e o frio me incomoda muito. Já aconteceu de eu me queimar no chuveiro ou de pegar insolação na praia e por não sentir que estava me fazendo mal. Por outro lado, qualquer temperatura ambiente já é frio para mim. Consigo andar durante o dia com roupas quentes porque sinto frio e o calor que elas fazem não me incomoda. Vou amanhã fazer a avaliação neuropsicológica e tô nervoso XD
Meu irmão vc é uma benção!
E ouvir frequencias que a maioria não ouve, ou sentir cheiros que muitas pessoas não sentem no ambiente ou em pessoas. É bizarro e bem desconfortável!
Meu filho adora o barulho e o movimento da máquina de lavar. Ele dança ao som da lavagem e fica girando ao som da centrifugação. Hj com 10 anos ele melhorou pq a área de serviço é fora da casa. Qdo morávamos em apto ele adorava qdo a máquina de lavar era acionada. E eu nem desconfiava q era autismo.
Conheci seu canal a apenas dois meses, e estou passando para várias pessoas, obrigado por me ajudar a lidar com o dia a dia de meu filho.
Meu filho está com 3 anos está em investigação do TEA, tem muitos exemplos que citou que ele não apresentou ainda.
Mas o som das ondas do mar pra ele deixa ele muito agitado e choroso, tem sensibilidade da areia, grama e com comidas pedaçudas(como casca e caroço de feijão por exemplo).
E a dor cara ao meu ve ele tem uma certa tolerância a dor, ele bate a cabeça de propósito na parede, cai se rala que a gente como mãe vê que machucou ele não esboça reação de dor ou choro.
Mas tem coisas que já ouvi de outras mães de autista que meu filho não tá nem aí como som auto, fogos e outras coisas mais.
Seguir essas páginas e canais sobre o TEA me ajuda bastante a lidar com certas reações inesperadas
Assistindo alguns vídeos no RUclips percebo que tenho esse sintomas, mas minha família nunca buscou nenhum diagnóstico pra mim, sempre fui a criança normal porém me saía muito bem na escola e tida como "a inteligente".
Não suporto cheiro de café ou cigarro.
Já comi selecionando cores mas para mim foi só passatempo.
Já ralei os dedos em muro apenas para sentir a textura no caminho para casa vindo da escola.
O som alto do liquidificador e da TV (ou rádio) me incomodam imediatamente, quando meu esposo assiste TV até os vizinhos ouvem, quando chego em casa abaixo o som na hora.
Muito bom!
O profissional que trabalha diretamente nas intervenções sensoriais é o terapeuta ocupacional. A abordagem de Integração Sensorial de Ayres é comprovada cientificamente para o tratamento com TEA.
Parabéns mais uma vez!
Gostaria de mais informações sobre essa abordagem
Nossa conheci hoje o seu canal por acaso,e estou gostando bastante desse assunto,só achei interessante porque percebi que todos temos algumas características em relação a cheiro e etc...,como saber quando essas características se relaciona diretamente ao Autismo?
Descobri que meu filho e altista tem 3 anos e seu canal tem me ajudado muito .
Parabéns. 💜🌱
Tenho sensibilidade com sons muito altos ou irritantes, texturas e temperaturas em geral, principalmente comida.
Eu fico vendo seus vídeos e lendo matérias, pra eu ter entendimento sobre o assunto, e saber lidar cm meu filho da melhor maneira possível
Eu gosto de observar as pessoas se movendo . Isso me faz entender anatomia humana nos desenhos q faco. So observando consigo desenvolver movimento nos meis desenhos.
Pensa em um menino carismático! Virei sua fã.❣️
Seus vídeos são muito esclarecedores e vc desmistifica muitas coisas sobre esse assunto...gostaria muito q vc fosse visto por toda sociedade, q ainda não compreendeu o q é o autismo.
Como sempre nos ajudando a desvendar o mundo do autismo. Virei seu fã Willian
Bom dia ! Estou assistindo os seus vídeos e aprendendo muito ! Obrigada !❤
Eu descobri essas coisas quando era criança e conheci outros jovens e também as crianças que também tem sensibilidade sensorial, esse tema é muito debatido hoje em dia, bem interessante.
Estou amando o canal! Seria muito bacana se você fizesse um vídeo apenas sobre a questão da seletividade alimentar. Boa sorte nesta jornada e em tuas pesquisas!
Seria muito bom mesmo. É se.cinseguiu superar e comer algo q não gostava. E como conseguiu....
Amo ouvir você. Tenho um neto com diagnóstico fechado para o autismo. Procuro conhecer mais sobre o assunto para conviver legal.
Eu pude perceber como o autismo é interessante visto de um ponto de vista diferente , meio que pensa fora da caixa e sobre as ablidades extrassensoriais sao bem interessantes
Sempre evitei contato e ainda me assusto se for inesperado, sensibilidade a voz desafinada, frases bobas, pessoas passando muito perto quando eu acordo
Mas relacionado a alimentos e perfumes eu gosto de provar de tudo
Quando criança eu cortava meu corpo todinho pq achava gostoso a sensação
Bom, eu adorei a série, me identifiquei com tudo, vou procurar um psicólogo pra ele comprovar, mas tenho praticamente certeza que tenho um autismo leve agora, muito grato pela série de vídeos, continue assim 😁
Outra peculiaridade minha é que eu tenho umas regras muito rígidas em relação a vestimenta (nunca, em hipótese alguma tomo decisões com roupa de ficar em casa ou saio com essas roupas)
Meu filho só come coisas "secas". Nada pastoso, nada úmido. Se colocamos feijão na mesa por exemplo, mesmo que não esteja no prato dele ele começa a gritar com medo. Só uma vez ele escolheu pela cor: cismou que naquele dia só queria comidas amarelas. Ele também tem baixa percepção da dor e muita dificuldade em identificar se o tempo está frio ou quente.
Ele tem?
Por favor, faça um vídeo exclusivamente sobre hipossensibilidade no autismo ...Na Net tem pouquíssimos artigos sobre isso
Minha foi diagnosticada com autismo e gostei muito dos seus vídeos, está me ajudando
Minha neta
Me inscrevi só porque você é muito simpático , uma gracinha , fico imaginando meu filho no futuro que tem TEA leve 🤗
Meu filho tem hiposensibilidade na boca, gengiva, dentes, mas tem hipersensibilidade nas unhas( sente dor ao cortar), na planta dos pés, nas costas, ficar de mãos dadas ( o toque nessas áreas é difícil para ele), sons altos ele lida bem, com alguma dificuldade em ambientes menores... 💙
Olá Willian!
Sua apresentação, como sempre, é dotada de uma comunicação bastante eficiente e responsável.
Consultei a referência que vc indicou e concordo com as autoras que sempre se deve fazer uma avaliação "da função sensorial (...)de crianças com TEA (...) para atender às necessidades desses indivíduos, e prevenir o máximo possível o surgimento de comportamentos problemáticos", bem como, fazer "pesquisas adicionais", para melhor entender os "possíveis caminhos neurobiológicos" das alterações sensoriais em pessoas com TEA.
Percebemos, assim, que estar no espectro resulta numa multiplicidade de hipo ou hiper sensibilidades que para o indivíduo neurotípico (sem informação) dificilmente irá entender. 🤔
No contexto pessoal e familiar observo desde hipersensibilidade a cheiros, luzes e sons, por exemplo, até a hipossensibilidade em situações de convalescença.
Fascinante e intrigante!
Lembro de quando eu era criança e meu pai me levava a shows ao vivo, na minha cabeça parecia que estava tendo um terremoto, eu até sentia o chão tremer, eu não conseguia falar que queria sair dali e só sofria calada
Meu filho tem 18 anos é autista e ele adora abraçar...tem a hipersensibilidade auditiva tbm. Seus vídeo sao ótimos. Parabéns!!
Eu li o artigo que tu disponibilizou, só que hoje mais cedo...que coincidência. Kkk
Gostei muito do seu vídeo, sou professora de Educação Infantil e algumas vezes surgem alunos com possibilidade de serem autistas e alguns já diagnosticados...
William eu lembro q quando eu era criança eu cortava todas as etiquetas das roupas pq não gostava delas tocando na minha pele, e tbm não usava camisetas q tinham costura meio ásperas, ainda não gosto tanto das etiquetas quanto das costuras ásperas... Fora a sensibilidade a luz q eu sempre tive tbm... Por exemplo quando vou dormir eu tiro a tv da tomada pq aquela luz vermelha dela me incomoda....
E tbm vc falou do cheiro do queijo ralado eu lembrei q tenho a mesma coisa com o cheiro de milho sendo cozinhado... Essas coisas são indicativos de q posso ter a síndrome de asperger?
É ótimo você falar sua realidade, facilita entender aqueles que ainda são pequenos ou os que ainda não falam.
Obrigada.
Deus te abençoe ainda mais.
você é um fofo. explica com bastante paciência. agradeço a você por produzir conteúdos que me ajudam a entender mais o meu filho ^_^
Fantástico ainda bem que encontrei o canal na minha pesquisa pelos sinais de alerta. Autismo é mto parecido com síndrome obsessivo compulsivo super difícil diferenciar. Parabéns William pela voz a todos autistas.
Tenho sensibilidade à texturas escorregadias como óleo ou sabão, só de pensar me dá arrepios. E também não consigo ficar com areia ou algum tipo de partícula pequena entre os dedos ou no meu corpo
Seu canal é uma luz de conhecimentos na mente de quem está entendendo o que é o TEA.
Eu tenho sensibilidade a alguns sons, quando eu ouço eu fico agitado e as vezes com raiva, mas não sei oq pode ser, ou misofonia ou TEA, até porq eu me identifiquei com vários sintomas do TEA. Mas ainda irei ao médico pra ver isso pois eu falo coisas q não deve em uma conversa, as pessoas se machucam com oq eu falo e pra mim eu não vejo isso eu falo normal não percebo que machuco alguém e por aí vai, também prefiro ficar sozinho no meu quarto jogando, não converso muito nem com as pessoas aqui em casa, e hoje eu prefiro não conversar com as pessoas eu evito pois de tantas vezes as pessoas falarem q eu machuco alguém, prefiro não falar com ninguém, e tbm não gosto de olhar nos olhos das pessoas na vdd eu me obrigo a olhar mas me incomoda muito olhar nos olhos de alguem.
Bom dia o meu filho é autista ele tem de 8 pra9 anos passei a acompanhar os seus videos por meu filho ser autista será que um dia o Daniel vai ficar como você Daiana do Dani de mk parabéns você é espetacular nas explicacoes
O meu cunhado gritou "gol" e o meu sobrinho, que é autista, tapou imediatamente os ouvidos.
Interessantíssimo, estou adorando seu canal! Desejo todo sucesso do mundo
William, amei o vídeo. Foi tão esclarecedor pra mim... mto obrigada!! Ah!! O que mais me segurou aqui, foi vc citar suas experiências pessoais. Continue assim viu?
#mãedeautistaaprendendotododia#
Abraços!!!
Oi!Acabei de chegar no seu canal. Estou acompanhando meu filho de 4 anos,para sabermos se ele é autista. Ele até os dois anos comia bem. Hoje só come pão com café,miojo, nuggets. É desesperador!!!! Você teve ou tem seletividade alimentar? Faz um vídeo 🙏. Amei o canal. Você está de parabéns.
Olá ,gostei MT do canal . Parabéns ! Meu filho tem 4 anos e é Asperger 💙 . Gostaria de pedir para vc fazer um vídeo sobre seletividade alimentar . Como era quando vc era criança e ao crescer o que melhorou ,o que ainda não consegue comer . Desde de já agradeço muito
Tbem gostaria de saber
Mais um inscrito meu filho dizem que tem mais como e meu primeiro filho não sabia diferenciar , ontem fui em um parque conheci metade do parque por ele ir em cada grupo de pessoas abracar .heheh muito comunicativo ele e quer atenção de mais. Abraços
Oi William, parabéns, seus vídeos são muito bons! Já pensou na hipótese de que além do Asperger, vc tenha Altas Habilidades?
Já sim, foi algo sugerido durante minhas sessões de psicoavaliação. Porém, não enxergo que seria produtivo ter isso "formalmente atestado" atualmente (teria sido, em minha infância).
Dou like antes mesmo de Assistir, pq sei que será ótimo! 😍
Quando era pequena eu virava a bicicleta com as rodas pra cima e ficava girando, e girando as rodas...sempre achei muito interessante o mecanismo da bicicleta e tb gostava de ver o aro girando e formando desenhos de acordo com a velocidade...😂
Agora gostaria de fazer uma pergunta...eu tenho uma certa intolerância com algumas palavras, o som delas me incomoda...e chego às vezes a ficar ansiosa e até nervosa em uma conversa se a pessoa usa essas determinadas palavras...não sei se é o jeito que a pessoa pronúncia ou é o som da palavra...só que sei fico extremamente irritada e procuro mudar de assunto ou terminar a conversa (sempre educadamente)...seria um tipo de sensibilidade sensorial??
Ja outras palavras como Piracanjuba (marca de leite condensado)...Chimichirry (nome de tempero) Légolas (nome do personagem do filme O Senhor dos anéis)...e outras palavras já me parecem tão agradáveis que quando lembro delas eu fico repetindo até em voz alta...
Então gostaria de saber se eu gostar de algumas palavras e me sentir desconfortável com outras seria uma sensibilidade sensorial???
Desde já muito obrigada!!!
Sim, ao meu entender, isso pode ter relação com hipo/hiperreatividade a determinados estímulos sensoriais, como presente entre pessoas com autismo. Mas, claro, não é algo exclusivo entre pessoas com TEA.
I
@@chimurawill ah! Entendo... muitíssimo obrigada!
Caraca misturou emocionei Michele sinceramente...Sim quando criança fazia isso, colocava a bicicleta com as rodas para o alto e ficava observando, daí fazia como se fosse dar corda no mecanismo e quanto mais tempo ficasse girando melhor era a sensação... Quanto ao fato de ficar maravilhado observando a máquina de lavar funcionando meu Deus!!! Quando era pequeno chegava ao ponto de minha mãe ter que vir e me tirar pois ficava praticamente hipnotsado acompanhando o ciclo do início ao fim (claro ficava frustrado e achava um porre quando entrava no molho, era como se fosse o comercial de um filme) sem contar com microondas, brinquedos e relógios despertadores de corda pois eram meus preferidos devido ao mecanismo...Obrigado Michele pois devido ao seu comentário me emocionei realmente e tive finalmente a coragem de falar algo aqui no canal do amigo que acompanho já a algum tempinho... Ainda não possuo um diagnóstico exato, minha passagem por psquiatras resultou em uma possível esquizofrenia e depressão mas atualmente discordo. Andei tomando MUITOS remédios (Haldol, Risperidon, etc) nesse período até chegar ao ponto de me sentir uma cobaia de laboratório e abandonar qualquer tratamento, me sinto atualmente não compreendido e excluído da sociedade como um todo, é muito sofrido pois tenho minha linda filhotinha de 8 anos. Bom acho que já falei demais (digitei né rs) mas se alguém puder me ajudar agradeço muito, pode ser com indicação de algum grupo Aspenger aqui no Rio de Janeiro. Obrigado.
@@fabianosousarj76 olha que legal, bom saber que meu comentário lhe trouxe boas recordações, e bons sentimentos...😄
Siiiimmm a máquina de lavar era uma televisão pra mim TB...hahaha quando mamãe ia centrifugar a roupa ela só ficava de olho em mim pq eu queria olhar muito de perto e uma vez cheguei a abrir a máquina e fui colocando a mão lá dentro (poderia ter me machucado muito) então ela me explicou que eu só poderia olhar, mas sem abrir...kkkkk...mas sempre achei mágico....
Vc já viu falar do Calendoscópio?? Se não...pesquise sobre ele...é um como se fosse uma luneta que vc olha contra o sol (ou qualquer outra luz) e vai girando e vão se formando muitos desenhos geométricos coloridos...é muito legal (super recomendo, é relaxante...kkk)...
Saiba que vc não está sozinho não, somos muitos e apesar de estarmos separados, e muitas vezes não nos conhecermos pessoalmente, sabemos que existimos e que estamos todos juntos nessa! Eu me sinto muito bem apoiada por saber que nesse mundo existem muitas pessoas como eu...que amavam ver a roda da bicicleta girar, e que faziam da máquina de lavar sua série televisiva preferida...kkk...
As pessoas não compreendem a gente mesmo, a dificuldade alheia sempre foi algo em que as pessoas não se preocupam muito...uns são mais sensíveis, outros não......mas sabe tem uma frase que eles falam no desenho do NARUTO..."Se alguém sempre pensa em você, esse sempre será seu lar, você terá sempre um lugar para onde voltar!".... então saiba que alguém sempre estará pensando em vc, então nunca ficará sozinho...😊 Deus abençoe vc e sua família....✌🙌
Eu tenho 25 anos, com 12 anos entrei em depressão, eu ficava no meu quarto e gosta de me machucar pra m aliviar quando eu fiz uma tatuagem no pescoço eu senti cócegas. Depois com 18 anos eu consegui um emprego mas n fiquei mto tempo, até hj n consigo trabalhar. Eu prefiro fica em casa, eu n consigo imaginar eu trabalhar e ter q falar cm as pessoas. Sempre tive problemas na alimentação, sempre fui muito magra pq o alimento pra mim precisa ser novo, ou eu sinto ânsia de vômito, não consigo comer carne direito, eu como mais galinha ensopada. Não gosto de comida seca, hoje eu vou casada, tenho 2 filhos mas eu n gosto muito de contato leve no meu corpo. Tô vendo muito sobre isso, meu filho vai passar por um neuro essa semana e minha filha tmbm tem características de autismo. Seria bom mesmo saber oque acontece com nós, pq nunca ninguém m entendeu e eu sofro muito com isso. Eu já fui no piscologo uma vez, ele me diagnóstico cm depressão e anorexia, mas n tem nada a ver cm oque eu sinto. Acho q o piscologo n entendeu oq eu quis explicar pra ele
Muito bom seu canal, não tenho autismo mas é sempre bom entender as pessoas, uma pergunta de curiosidade: oq acontece com autistas que usam drogas do tipo "maconha" para uso medicinal ou adulto? Tras alguma melhora?
Muito bom ver vídeos como esse parabéns !!!
Olá, nao sou autista mas tenho um irmão diagnosticado com sindrome de asperger e acho o seu canal muito bom, informativo e claro. Parabens pelo canal, continue assim que voce vai longe, sou seu fã!
Creio que minhas sensibilidades são um pouco diferentes. Nunca gostei de blusa de gola alta muito apertada, principalmente na infância, depois eu comecei a usar, mas mesmo assim, com algumas restrições, pois algumas me sinto como estivesse sendo sufocada ou até mesmo engessada no pescoço. Nunca gostei tbm de blusas que possuem a gola mais apertada, próxima ao pescoço, é uma sensação tremenda de desconforto, como se eu estivesse presa, com uma coleira. Roupas apertadas são desconfortáveis para mim. Nunca gostei de usar salto alto no dia a dia pq me sinto insegura, como se eu fosse cair. Em ocasiões especiais eu uso salto, mas no dia a dia, nem pensar. Alguns alimentos tenho pavor ao cheiro, como bife de fígado por exemplo, fico com muitas náuseas. E alguns outros alimentos não como pq não gosto da cor, como legumes e verduras verdes não são fáceis para mim. Simplesmente a cor não me atrai.
Eu só como alface de vez em quando, mas os demais dispenso todos. Não suporto barulhos de alarmes de carros que disparam inesperadamente, é estressante demais. Principalmente após o nascimento do meu filho, comecei a sentir um incômodo com barulhos de músicas muito altas (com baterias), e agora tbm com sons pequenos, como de ventilador zumbindo (mesmo sendo o modelo silencioso) me deixa atordoada. Tenho muita dificuldade de dormir com pequenas claridades, somente no escuro que durmo bem de fato. Enfim, são algumas coisas sensoriais, e que até passam despercebido, mas hoje estou entendendo que pode se tratar de um autismo.
Obrigada por compartilhar suas limitações e como você lida com isso, está sendo de grande ajuda para eu entender melhor o comportamento das pessoas que me cercam.
Fico escutando vc e pensando . Vc muito inteligente Parabéns . Olha nao autista mas gosto muito seu assunto . Eu sou uma pessoa odeio barulhos coloquei ate isopor nas minhas paredes muitas pessoas juntas falando ou rindo me irrita , nao vou em festas detesto som . Detesto cheiro de sabonetes lux . Também nao gosto cheiro de cabelo sujo ecaaa . Nao gosto de sujeira gosto tudo limpo . Gosto de ficar sozinha . Sou assim estranha sei que sou assim .
Tem como a pessoa viver uma vida inteira com autismo sem perceber? Fiquei pensando que eu, quando era pequena, tinha MUITA dificuldade pra me alimentar... Tinha um fascínio muito grande por animais e podia ficar hoooooooooooras brincando sozinha de recortar, desenhar, costurar... Qualquer atividade manual... E hoje, eu tenho MUITO problema com alguns sons ininterruptos, como o som do cooler do notebook, o som de alguém digitando num teclado ou clicando no mouse. Uma vez tive que sair de um restaurante porque o tilintar dos talheres estava me deixando maluca! Tenho problema com cheiro de cigarro e de desodorante, chegando a sufocar... e a temperatura do ambiente, pra mim, sempre foi um problema. eu NUNCA estou confortável. Sempre estou, ora com calor, ora com frio. Meu aprendizado sempre foi ótimo. Inclusive, eu sempre fui uma das melhores da turma (não sei se isso tem a ver, mas enfim)...
@Aliqui Sodré Pesquise sobre pessoas altamente sensíveis (P.A.S.), acredito q seu caso está mais inclinado a isso do q ao autismo...