Um agradecimento especial a todos que estiverem presentes por aqui no canal nestes últimos meses, enviando mensagens de apoio e/ou como membros. Meu muitíssimo obrigado!
🤗..não se preocupe, se tem gente te enchendo, de certo você está indo no caminho correto. Certeza que você ajuda muitas pessoas, tenho amigos autistas... São bem legais, e certeza que você é um apoio para muitos não levarem isso como um erro, pecado ou doença. Você é uma inspiração e força. Obrigada.
Will, se você quer um motivo para continuar fique com o meu relato. Um tempo atrás, quando eu tive o diagnóstico do meu filho, eu estava completamente perdida. Em uma comunidade fiz uma pergunta sobre o que eu deveria fazer com meu filho e você me respondeu: amar. Isso foi um divisor de águas na minha relação com meu filho e me reergueu para arregaçar as mangas e lutar. Mas principalmente serviu para que eu aceitasse e compreendesse meu filho. Algo tão simples, mas foi você quem me ajudou. Siga sempre em frente. Seus vídeos informam de maneira ponderada e muito elucidativa!
Ahh, que legal, Ana Flávia... Fico realmente feliz quando noto relatos de pessoas que, de alguma forma, ajudei no passado. O trabalho na internet tem a vantagem de conseguir atingir muitas pessoas, mas a desvantagem é que nem sempre consigo perceber que pude, de fato, ajudar alguém. Muito obrigado, mesmo, pela mensagem de apoio!
Não sou autista e não tenho filho autista, mas trabalho em escola e lá temos alunos autistas. Seus conteúdos foram fundamentais para o meu entendimento. Não desista! Você é ótimo ❣️
Sou pai atípico e nesses anos de diagnóstico, cheguei a conclusão que autistas com conhecimento científico, assim como você, são as melhore fontes de conhecimento sobre o espectro. Obrigado pelo teu trabalho, meu amigo.
É a primeira vez que vejo alguém falando dos conflitos dentro da comunidade autista, eu já observei autista defendendo tratamentos pseudocientificos e quando fui falar do perigo da divulgação dessas terapias não convencionais pois não existe dados conclusivos e pode ser perigoso, e quase fui cancelado.
Infelizmente isso é comum nos grupos de ativismo, e é exatamente este tipo de experiência que também tenho enfrentado. Passou da hora de falarmos disso mais abertamente, por isso gravei este vídeo
@@thiagocto Eu não sei de todas, mas uma que eu vi e me fez berrar com força foi o uso de vitamina D pra uma suposta melhora ou prevenção do autismo em gravidez.
Oi @@elainesilva_7, não há evidências de que vitamina d previna autismo (nem boas evidências de que previna câncer), apesar de ser uma substância segura - especialmente se comparada a outros compostos absurdos que costumam ser usados, como o “MMS”. Perpetuar esses mitos é perigoso, em seu menor efeito vai levar mães desesperadas a gastarem dinheiro desnecessariamente com suplementos, ou a toma-los de forma equivocada, sem prescrição médica, além de abrir portas pra outras práticas pseudocientíficas mais danosas. Espero ter ajudado à esclarecer ;)
Sou médica, neurologista, acompanho seu canal desde o início, seus vídeos são sempre muito assertivos, verdadeiros, sempre com muita sensatez, e sempre baseado na ciência (medicina baseada em evidências). Foque nesses diversos comentários mostrando sua importância na contribuiçao de diversos outros diagnósticos, em sua contribuiçao à melhorar a qualidade de vida das pessoas, enfim, estamos com você.
Sei que alguns de vocês devem saber quem são as pessoas dos ataques frequentes. As informações foram censuradas pois a ideia não é gerar uma onda de "contra-ataque". Ao comentar, evite ofensas (pois o que é dito na Internet NÃO É ISENTO de consequências).
Eu não entendo nada kkkk 😅👀..... Autista é coisa complicada de entender... Eu só parei aqui porque eu tenho um amigo autista e eu queria entender esse problema que parece que não é problema... Sinceramente eu não sei, não entendo nada kkkk... 🏳️🏳️🏳️ Vou desistir de pesquisar esse assunto.... Valeu.... Gostei muito desse canal, mas não estou mais interessada no assunto, vou deixar a vida me ensinar 👍 vou me inscrever no teu canal pra agradecer 👍
@@guidaale8240 veja esse vídeo aqui do Willian: ruclips.net/video/CBoldHhOysE/видео.html Ele é um dos que te introduzem ao que é importante e é de uma forma bem didática.
@@BlumerClay não acredito que eu assisti mais um vídeo e não entendi nada de novo kkkk ... 😅😂... Eu falei que não ia assistir... Mas meu cérebro: mais um, mais um... Vai menina que uma hora você entende...😅🤦 Sabe por que eu não entendo, porque tem muita questão contraditória... Mas valeu Clay por mandar o link 👍... Apesar de eu não ter compreendido bem o assunto, agradeço👍
@@BlumerClay mas pelo menos eu entendi a relação política das coisas, porque eu notei que tem muito conflitos na relação da convivência, ainda bem que comigo não teve nenhum problema, graças a Deus eu acho que o pessoal se dá bem com o meu amigo autista... O que eu não entendi é o porque de tal pessoa ser autista 🤷😅 kkk... Isso é impossível de entender... Como é que um médico faz a avaliação das pessoas e diz tu é e tu não é...
Isso Willian, não desista. Você ajuda muuuuuuitas pessoas, foi através do seu canal que eu pude observar e conseguir o diagnóstico do meu filho precocemente. Vc presta um serviço informativo em um núcleo super necessário, foi após conhecer seu canal que adentrei desse mundo e pude compreender mais o mundo TEA. OBRIGADA OBRIGADA OBRIGADA.
Meu lindo te acompanho a pouco tempo por causa do meu filho que tem TEA,mas deixa eu te deixar um conselho:não ligue para pessoas que não agregam em nada e tem prazer em diminuir não só o próximo, como todo trabalho feito por vc aqui. Lembre-se que nem Jesus Cristo agradou a todo!,portanto continue a produzir seus vídeos que são tão esclarecedores para um assunto tão amplo.
Também sou Autista e tenho dois filhos, o mais novo e Autista também a mais velha não. Encontro poucas mães atípicas nesse meio. Parece que e difícil encontrar mulheres adultas autistas não e mesmo mas existimos sim. Enfim.
Tenho uma filha que foi diagnosticada com autismo leve, tenho outra mais velha que suspeito muito também, já até falei com ela, mas ela reclama,diz que é coisa da minha cabeça, mas ela sempre teve dificuldade de relacionamentos desde criança, era muito fechada,por volta dos seus 8 voltou usar fraldas, nunca gostou muito de abraço, até acho que tem mais sinais que a outra
Sou autista,cm um irmão sexualmente diverso e sei o q é se sentir mto diferente d tds neurotípicos. A sua dor é a minha,e através desse sofrimento interno,nos ligamos existencial e pessoalmente. Viva à introspecção autística🌅✋🏻
Willian, se leres este comentário, aqui vai a minha história: Quando eu tinha dois anos, fui diagnosticado com Autismo mas, só comecei a ter noção da condição que tinha, quando tinha quase 14 anos, e quando descobri, senti-me angustiado, porque me sentia diferente dos outros, mas atualmente já aceito como sou. Quando conheço pessoas novas, falo sobre a nossa condição, não sou ativista, mas sensibilizo as pessoas sobre a nossa condição, e atualmente faço isso com a ajuda da minha Assistente Pessoal. Ao longo da minha adolescência, nunca saí com amigos, porque os colegas que tive não queriam estar e conviver comigo, porque sou diferente deles, mas a minha AP deu a volta a isso e eu saí com ela e com os seus amigos e foi incrível porque fiz uma coisa que eu nunca tinha feito, e para além disso, todos os que estavam lá, foram muito empáticos e pacientes para comigo. Quando eu falo da minha AP (Assistente Pessoal), estou a falar de uma rapariga que me acompanha para vários sítios, inclusive para a faculdade. Até um dia destes. Um abraço de Portugal.
Prezado Gonçalo, no Brasil temos um profissional que é o Acompanhante Terapêutico, um aprimoramento feito por Psicólogos com a especialização nesse suporte de socialização para os pacientes que acompanham. Quase ninguém sabe que poderia contar com esses profissionais. Espero que futuramente muitos brasileiros possam contar histórias como a sua.
Sou pai de autista e recentemente entrei num grupo americano sobre autismo. Acabei saindo por ter tanta negatividade de autistas adultos em relação a pais de autistas. Enquanto os pais se aproximavam para tentar entender de pessoas que possuem mais experiência sobre o autismo para melhor ajudar seus filhos, os autistas adultos coibiam os pais de se manifestarem e expressar opinião. Saí porque começou a mais atrapalhar do que ajudar. No fundo, a maioria só tinha boas intenções de ajudar o próximo, mas como você falou, muitas vezes se transforma numa corrente tóxica de ativismo.
Essa influência negativa vinha d pessoas alinhadas a uma ideologia antiautística,logo,anti-científica! Arianismo,é anti-democrática,é pra entoxicar a pureza interna do q os humanos típicos chamam d “anjo azul”,no senso comum é claro. Tão tentando refundar o Império ariano cm a ajuda d difamadores e caluniadores contrários à nossa Democracia juvenil,fundada em princípios social-democráticos,e n nesse tipo d socialismo q tentam impôr a nós brasilienses progressistas 🇧🇷🌎. Essa condução coercitiva-comportamental vem d adeptos do trumpismo ditatorial,tão tentando tirar o Biden pra pôr o ditadorzinho dele no palanque presidencial novamente. E aí o Ariano do Bolsonazo ficaria feliz da vida. Sou autista e tenho esse nível d percepção quase sobre-humana pra identificar essas tendências anti-progressistas.
Olá Willian. Eu sou de Costa Rica e me aserquei a meu diagnostico pelo seu canal de you tube, seus vídeos e informações científicas. Tudo meu apoio Y muito muito obrigada
Eu lamento muito que vc tenha que passar por isso, ainda mais dentro da comunidade, mas ser autista não impede que as pessoas tenham essa atitudes, como vc disse, não somos "anjos azuis". Como autista consigo imaginar seu desgaste, e só de pensar, é triste e absurdo demais, acompanho pelo Introvertendo, e sou muito grata pelo seu trabalho, tanto o conteúdo aqui como no podcast me auxilia muiiito. Que a compreensão sobre a necessidade de diálogo com respeito e empatia possa um dia ser mais intenso e presente do que falas com violência.
Muito obrigado, Gabriela. Sentir agora que há outras pessoas que estão cientes sobre essas questões me ajuda a me sentir mais acolhido, também. Obrigado mesmo
@@andrebarros281 provavelmente algum político esquerdista pra transformar o autismo em pauta e ganhar voto com isso enquanto faz da vida do autista um verdadeiro inferno, assim como fizeram com negros, índios, gays, etc.
@@andrebarros281 Que são ativistas porque quem faz parte de um movimento pode ser ser considerado um ativista o problema que uns são radicais e ignorantes falndo nada com nada e prejudicando a imagem do movimento e outros são moderados e bem articulados. Isso vale para causas como movimento negro,feminismo,movimento autista,movimento lgbtqiap+ e para movimentos para a preservação do meio ambiente Ou seja o termo ativista e uma pessoa que luta por algo!
Sou a voz sim dos meus filhos gêmeos não verbais, você está super certo e obrigada por ser ativista que respeita nós pais, defende com conhecimento científico. Muitos ativistas só querem fama infelizmente. Como eles lutam por empatia e respeito se eles não fazem o mesmo dentro do meio do autismo? Vc foi muito coerente quando disse que todos deveriam se unir, pais e demais autistas pelo mesmo motivo que é conquistar direitos, oportunidades, respeito. Infelizmente esses ativistas não se importam com as nossas lutas de pais de crianças com necessidade grandes de suporte, não verbais, querem falar por todos e exigir que todos sigam o que eles impõem. Eles perdem a noção do respeito, as vezes até podem atrapalhar as nossas conquistas. Assim como a gente não participa das lutas deles, eles também não vivem as nossas. Mas saem agredindo verbalmente todos que vão contra eles, só querem likes. Parabéns mais uma vez!
Não desista por favor eu sou avó de um Autista “leve” e vc sem saber me ajudou muito no meu comportamento com ele. Linha divisoria foi você : antes do Willian eu tinha muito conflito com meu neto; após Willian comecei a entender o Autismo e nossos conflitos acabaram. Sou muito Grata por isso.🥰❤️🙏
A única coisa que tenho para te dizer é: continue fazendo aquilo que você acredita de fato, ou seja, a sua verdade e com embasamento. Todos os seus vídeos que assisti até hoje, só me acrescentaram e ajudaram. Tenho um filho com TEA (Asperger de grau leve) e entendi cada palavra que você disse neste vídeo e a mensagem que você quis transmitir.
Não desanime Willian, se nem Jesus agradou a todos......vc é um grande exemplo e presta um excelente serviço com seus vídeos à todos da comunidade autista. Parabéns !!!
Estou com você, Will. Essa semana mesmo eu falei sobre esses ataques na internet, que não é só bloquear e deixar pra la. Mas você tem muita força só de ter esse canal e todo esse alcance, não é justo calar sua voz quando tem tanta gente que quer te ouvir. Eu te admiro muito. Fica bem ♡♡
Sou professor de nível superior a mais de 20 anos. Estudante de psicologia. Pai de um autista. E sou muito grato pelo seu trabalho. É UM TRABALHO RELEVANTE E TRANSFORMADOR. E compreendo perfeitamente sua dor, sua angústia. Nesse momento queria muito lhe dar um abraço! Te fazer se sentir acolhido, como seus vídeos acolhem tantos autistas e parentes de autistas. Seu depoimento me parece mais um exemplo de tempo que vivemos de intolerância, de pouco diálogo, de agressão, de cancelamento. Está em todo lugar, pq não estaria entre autistas? E entre LGBTQ+, cadeirantes, surdos, cegos, torcidas organizadas... É uma realidade triste. Mas trabalhos como o seu são um oasis. Um espaço raro de coerência, de debate educado e saudável. De tolerância e acolhimento que tanto desejo para meu filho, e para todo autista, todo o excluído, todo o fora do "padrão". Peço a Deus que lhe conforte o coração e lhe conceda força para continuar seu lindo trabalho. E se, de alguma forma, os inscritos do seu canal puderem lhe ajudar, conte que a maioria estará junto com você. É só pedir!
Obrigado pelas palavras, Padilha. De fato, creio que há muita relação com o tempo que vivemos, e que é "esperado" que também esteja entre autistas. Apesar de triste, é uma realidade a se lidar, e este vídeo é uma das formas de tentar lidar com isso. Fico feliz que posso contar com vocês :)
Willian Chimura, tenho um filho de 17 anos com suspeita de Asperger. Estamos na fase de fechar diagnóstico. Sigo vários canais de Autistas, com a finalidade de compreender melhor o meu filho. Seu canal é muito útil. Muito obrigada. Não desista e nem se abale, pois vc me ajuda muito.
@@bernardograin5184 Assisti um série chamada Somebody na Netflix....e fiquei bastante impactada. Não vou comentar para não atrapalhar sua opinião. Sobre o tema. Bem assustador.
@@vivianedebritosalgadogomez2404 O meu nunca se dedicou muito aos estudos. Dependendo da disciplina sempre falava, isto não é importante. Aprendeu inglês sozinho jogando ( para xingar com quem jogava ). Não sabia muito o que queria. Eu pensei, terminou o ensino médio não vou ficar cobrando ( vou deixar num ano sabático ). Mas passou num técnico Federal. 😱, Técnico de informática com ênfase em programação...nem acreditei. Está adorando. Quem sabe ele se motiva a entrar numa federal ! 🙏. Parabéns pelo seu filho ter entrado 🥂🍾 !
Parabém pelo seu canal Willian!!! Essa rede de informações baseadas na ciência não pode acabar. Sempre indiquei seu canal para meus pacientes adolescentes e agora o indico para os adultos também. Sou neuropsicóloga e cada vez mais chegam adultos para fazer a Avaliação Neuropsicológica em busca de respostas para dúvidas e incertezas que os seguem desde a infância. E o que eles dizem é que o diagnóstico é libertador, um divisor de águas na vida de quem sempre esteve no espectro, mas nunca foi aceito nem validado pela família, amigos e a sociedade em geral. Não pare seu canal!!!
Olá, Alessandra, tudo bem? Você atende em São Paulo? Faço psicoterapia já faz 2 anos e minha terapeuta identificou muitos traços de autismo em mim. Tenho muitas crises, dores e sobrecargas e isso afeta muito a minha vida desde o ensino médio (hoje tenho 24 anos). Caso você atenda em São Paulo, por onde posso entrar em contato para saber o preço da avaliação?
Eu sou mãe de dois autistas... E não participo de nenhum grupo de apoio ou comunidade... Já tenho problemas de mais pra ter mais gente enchendo meu saco.
Em primeiro lugar: 👏👏👏👏 Nossa, os meus pensamentos estão fervilhando rs, pensei em tanta coisa pra te falar... Não apenas por ser psicóloga (sem especialização em autismo), mas tbm por ser mãe e, principalmente, por ser ser humano. A tua lucidez e coerência quanto ao nosso triste quadro de fanáticos ativistas, é admirável, e até me consola. Saber q jovens como tu tem essa percepção e compreensão, é quase que consolador. Não esmoreça, muitos serão seus difamadores e contrários a ti, mas prossiga veementemente em busca da verdade, fora dos clichês e imposições. Essas pessoas são cegas em seu pior sentido, o de alma, e almejam destruir todos as expressões antagônicas. Deus te abençoe sempre e guie o seu caminho com lucidez e altivez 🙏💜
Infelizmente, é assim que funciona em muitos grupos de ativismo! Substituem a união que deveriam ter pelo julgamento e pelo ódio. Esta é uma atitude bastante imatura enquanto ser humano, dentro de um grupo de apoio - e também uma atitude muito controvérsia, não? Espero que você continue fazendo seus vídeos, Will! Adoro seu conteúdo:)
Will!!!!!!!!!! Aleluia você voltou, e não deixe de gravar vídeos mesmo com a clara toxicidade por causa de uma parte da comunidade, infelizmente isso existe em todas as comunidades, até nas maiores (maiores que do autismo, por exemplo LGBT, negros, etc). Fiquei muito feliz com esse vídeo, por mais sério que ele seja, porque você expos um problema que tem que, ao longo do tempo, ser diminuído, é evidente que a pluralidade é importante, porém alta discrepância não trás benefício para algumas coisas como lutar por certos direitos. Queria falar mais mas vai virar bíblia. Continue lançando vídeos, estávamos com saudades. Um forte abraço! TMJ !!!
William! Seu canal e seus esclarecimentos a respeito do Autismo tem feito diferença na minha vida! Meu filho adolescente é autista e você tem me ajudadoa lidar com ele, compreendê- lo melhor e fazer o melhor para ajudar! Obrigada pelo canal!
Nossa, jamais imaginaria algo parecido mas infelizmente todo tipo de ativismo é ruim. Qto ao seu conteúdo eu gosto muito e ser alguém que não se deixa influenciar atualmente tem sido o maior desafio, sei bem o q significa isso. Siga firme .
Claro que Chimura representa os autistas , até porque ele viveu e vive , a ignorância de quem não buscou estudar melhor sobre o assunto . Existem níveis do Espectro Autista, mas , felizmente, hoje , existe todo um trabalho e estudos que facilitam a vida de quem tem o Espectro Autista e da familia também . Chimura é uma benção que veio trazer a público esse assunto , pois muitas pessoas num passado nem tão distante , tinham medo de chegar perto de um autista . É triste dizer isso , mas como psicologa formada há 42 anos precisava deixar esse depoimento
Geralmente quem critica muito o ABA, nunca “precisou” dele ou nunca teve contato de verdade para saber se é eficaz. Muitos desses que são pró vacina, pró ciência, entram em contradição ao duvidar de uma CIÊNCIA que é a ABA. No final, ninguém quer exterminar a neurodiversidade, quer apenas dar maior qualidade de vida aos indivíduos que necessitam desse suporte.
Parabéns William. Eu nem sabia nada de autismo, você foi a primeira fonte e me inspirou a buscar outras. Acho que a sua atuação amplia o debate, por isso julgo bastante relevante. Obrigada
William, segue com sua cabeça erguida, com sua lucidez, com sua inteligência, com sua empatia para com seus pares. Você é lindo por dentro e por fora e só importa a opinião dos que te estimam. Pense sempre nisso!
oi Willian, me chamo Felipe, sou pai de autista e também me considero um, por experiência de vida... realmente enxergo coisas que são difíceis de explicar, sou médium... espirita... enfim o que posso te ajudar é simples... espíritos pouco evoluídos continuam por toda parte, errando e reencarnando para corrigir o 'mal' que fizeram, mas nem sempre eles conseguem se manter no caminho certo. Afinal seja simples meu jovem, você é um autista do bem!!! e existe o mal!! autista ou não, são muitos, pessoas que tem séculos e séculos de encarnações não tão bem sucedidas... fique no seu caminho que esta indo muito bem!!! parabéns!!! um conselho: sempre que se deparar com 'eles' faça um aceno positivo com a cabeça e relaxa, somos protegidos pela lei do retorno, tudo que fizeres retorna a ti, e você só tem feito o bem!! fique em paz!!
Concordo plenamente com você botou mais ameaças pro William não entendo como alguém podem fazer isso pra guri tri bom de coração ❤️ ajuda outros no diagnóstico nos vídeos os vídeos dele impedem agitações minhas sou autista Asperger e savant eu entendo público nosso do canal
Ótima reflexão. Ao meu ver, esse é o problema do ativismo, em qualquer área. Muitos são radicais, intolerantes e nada democráticos, com o argumento de que "precisa ser assim para defender a causa". Continue seu bom trabalho, precisamos de pessoas sensatas.
Tocante, relevante, necessário. Você é uma pessoa de muito valor. Siga em frente. Precisamos muito de sua voz. Sou pai de autista e tudo o que você diz é de altíssima coerência pra mim.
Will Chimura, quero aproveitar a ocasião para te agradecer. Quando recebi o diagnóstico da minha filha, em Janeiro de 2020, conheci seu canal, maratonei os vídeos, mostrei para os meus familiares que à época não tinham muito conhecimento sobre o autismo. Enfim, seu conteúdo me trouxe conforto, calma e informação. Hoje sou especialista em educação especial, professora de atendimento educacional especializado. Continuo compartilhando seu conteúdo com pais de alunos e colegas de profissão.
Por favor, não pare de fazer vídeos. Como eu recebi o meu diagnóstico no ano passado de forma tardia, eu me sinto muito perdida em tentar me entender como autista e a questão dos meus direitos, e é muito bom ver alguém que teve uma trajetória igual a minha pq eu consigo me identificar muito com os seus vídeos e consigo me compreender mais. Acredito que é importante sim a a participação dos pais, mas eu percebo mesmo que precisa também ter essa participação ativa da própria comunidade autista, acho que ambos são muito relevantes e que deveria ter um debate integrado entre a comunidade autista, os pais e os profissionais de saúde para avançar mais sobre esse assunto.
Só hoje assisti esse teu vídeo! Mas me compadeço com o teu desabafo e te entendo perfeitamente! Eu sempre tive medo de seguir alguns ativistas justamente, por esse comportamento extremista e agressivo. E na verdade podemos ver esse tipo de comportamento tóxico no ativismo de ambientalistas, etnias, etc....a sociedade atual está muito tóxica, pra tudo, muito 8 ou 80. Como se fossemos obrigados a decidir entre um lado ou outro...ou você concorda com tudo que falam ou você é considerado contra a causa e até mesmo um traidor como você relatou. Mas em fim , isso prova que você é um ser humano evoluído e diferenciado! Abraço 🤗🙌🏻
Completarei 49 anos em junho. E só recentemente, por meio de estudos de artigos científicos, das conversas com pessoas próximas sobre a minha maneira de agir e dos seus vídeos, venho tentando me entender. Como você mesmo diz, não podemos nos diagnosticar. Então, já contactei um profissional e terei todo o acompanhamento para saber se sou asperger. Os sinais são marcantes em mim desde criança. E muitos comportamentos meus parecem mais claros hoje. Mas, preciso ter paciência e aguardar o diagnóstico. Acompanho o canal e, você William, mesmo sem nos conhecer, ajudou-me e me ajuda bastante. Você é estudioso e tem bastante foco no tema. Faço o mesmo com a filosofia (kkk), a minha grande paixão. Continue com esse lindo trabalho. Você é competente e imagino o quanto você preza pelo estudo sobre o autismo. Um canal como este salva vidas, garoto. Parabéns e siga em frente, sem desanimar jamais. Os embates sempre existirão e o que precisamos é defender bem a nossa perspectiva, dentre tantas outras. Forte abraço
Parabéns pela escolha! Estava por aqui, só esperando esse momento. É ótimo poder ter acesso ao teu conteúdo. Ainda mais de alguém que está preocupado com a sua própria evolução e superação. Vc é exemplo.
Wil, Você é maravilhoso e necessário, tem ajudado muitas famílias é seguir em frente e como agir.Vai se incomodar com gente sem noção que só quer perturbar, ignore, por favor,e sim ,sentimos sua falta.Não se ausente tanto tempo ,por favor, te amamos ❤
Agradeço o teu trabalho, conheci o canal há bastante tempo e senti-me muito interessado pela abordagem, a metodologia e todos os conteúdos que apresentaste ao público que como eu nada ou quase nada conhecia sobre o espectro do autismo. Espero que continues o bom trabalho, com seriedade e baseado em ciência e evidência! Parabéns. Siga firme!
Chimura, eu admiro muito seu trabalho e a forma que você realiza de de maneira tão excepcional. Seus vídeos foram essenciais para que eu pudesse compreender o espectro, e para que pudesse realizar meu trabalho a respeito na faculdade de Psicologia. Agradeço a disponibilidade pra fornecer vídeos e nos ajudar a sair da ignorância. Espero que você possa continuar em em sua caminhada e obter sucesso em seu intuito 1🌻
William; parabéns por sua perseverança! O mundo do autismo entrou na minha vida quando recebi o desafio de conduzir crianças autistas, dentre outras com diversas necessidades especiais, em meu antigo trabalho. Seu canal e suas experiências foram muito importantes para que eu pudesse me introduzir ao estudo do TEA e, anos depois, quem diria ser também diagnosticado como Asperger! Tua história de vida inspira muitas pessoas e com certeza auxilia muito na difusão de conhecimento sobre o autismo e seus desafios que vão desde a dificuldade no diagnóstico preciso até o preconceito diante da sociedade. Muito obrigado por compartilhar suas experiências! Espero continuar a assisti-lo aqui no canal e ter a oportunidade de um contato mais próximo algum dia! Jon
Eu dou aula de inglês para as crianças do 1 ao 5 ano, alguns aitistas ,estou aprendendo muito, estou estudando para conseguir, e achei este seu canal. Muito bom. Continue por favor! Obrigado!
William sua entrevista no The Noite foi simplesmente fantástica! Você não faz idéia do quanto. Sério mesmo. Não se sinta mal pelo seu trabalho pois ele é lindo. Uma árvore que dá bons frutos sempre será alvo de pedradas isso é muito comum em todas as áreas da sociedade e tenha certeza que você é uma boa 🌲 e está dando excelentes frutos. Para ficar mais claro, estou dizendo que você é uma pessoa que está ajudando muitas pessoas e isso é louvável e que por conta disso pode receber ódio de uma minoria que não te compreende. Isso também aconteceu com Jesus Cristo que sempre ajudava as pessoas por onde passava. Sempre haverá pessoas que não compreendem, apesar disso, siga em frente! Te admiro muito. Um grande abraço!
Willian, você é super equilibrado nas suas opiniões. Nunca descarta ou desmerece opniões diferentes. Continue fazendo o seu trabalho, estudando e nos informando. Admiro sua postura séria e equilibrada. Existe muita inveja, quando se tem sucesso. Isso sim. Não desista do seu trabalho excelente, nem de nós. Força, coragem e perseverança. Um concelho: treine seu ouvido seletivo e passe a escutar somente o que for agregar positivamente no seu conhecimento. Sou fã do seu trabalho. Parabéns pela coragem de dividir conosco a realidade do que está acontecendo. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻❤️
sua entrevista foi sensacional e muitooo, mas muito necessária! sou mãe de autista, acompanho seu canal, suas redes sociais, e o trabalho de informação que você leva é incrível! você é um cientista brilhante que ajuda a milhares de autistas e pais. só tenho a agradecer!
Oi William! Sou pai de uma criança com TEA e seus vídeos sempre me ajudaram muito! Vc tem um propósito de vida elevado! Obrigado e espero que não desista!
Ótimo ter você de volta, Willian! O silêncio realmente é uma forma poderosa de autorização para esse comportamento intimidador. 🤐 Então, nada melhor do que receber o seu convite para um debate livre e elevado! Muito obrigada! 🧠✨♾✨📚
Te entendo super ! Apesar de achar seu conteúdo fantástico, lidar com ativistas tóxicos é muito difícil, não se sinta pressionado a continuar o canal, pois as pessoas de modo geral não fazem ideia que gerar conteúdo, socializar mesmo que virtualmente gera sim desgaste para uma pessoa neurotípica e mais ainda para uma pessoa neurodiversa. Super entendemos sua pausa e somos gratos por seu tempo e disponibilidade. Eu vi que tinha isso por parte principalmente de mães tóxicas e sim, pessoas tóxicas, ou pessoas más se reproduzem e têm filhos e podem ser autistas (isso não tem nada haver com o mito da mãe geladeira) é porque gente ruim também é fértil, e sim, podem ter filhos autistas. Quando estava começando a pesquisar sobre autismo e nem sabia do meu diagnóstico ainda, compartilhei uma reportagem de 2019 sobre autismo "asperger" eu mal sabia que o termo tinha mudado, eu compartilhei na minha rede social pessoal, fechada, meu Deus ! uma mãe de uma criança autista me esculhambou, disse que não poderia usar esse termo pois ofendida as mães de autistas de grau moderado e severo, foi super agressiva, que o termo foi abolido e eu não deveria compartilhar nada que tivesse escrito "asperger", confesso que até agora estou com receio de abordar o autismo no meu canal, contei um pouco sobre minha experiência na descoberta do diagnóstico, mas tenho receio de falar sobre, me bateu um desânimo de estudar sobre o assunto e mesmo assim ser metralhada por essas mães tóxicas.
Olá William, obrigada por mais essa contribuição... sou psicóloga e trabalho com TEA há mais de 10 anos. Sempre me incomodou no ativismo esse excesso de positividade, os termos anjo azul, mães guerreiras, como se isso eliminasse todo o sofrimento e dificuldade das pessoas com transtorno e de seus familiares, através do seu vídeo entendi que isso é uma "corrente" dentro do ativismo e creio ser algo próprio da nossa sociedade atual que busca o não sofrimento em tempo integral, como se fosse possível, assim se busca uma positividade tóxica que é contrária daqueles que pensam a realidade como está posta e não aquela que os da "corrente Poliana" acreditam ser... mais uma vez obrigada por seu vídeo esclarecedor e representativo!
Oi William quando eu assisti sua entrevista eu tinha acabado de receber o meu diagnóstico. Foi muito útil e instrutivo para mim, comecei a te seguir a partir daquele momento e me ajudou bastante. Só fui saber da treta com o Léo Lins um certo tempo depois. Se serve de conforto pra você, assim como a mim, acredito que sua entrevista ajudou várias pessoas. Seja bem vindo de volta ao canal.
William!!!! Você é sensacionaaaaal! Cheguei há pouco no teu canal após diagnóstico de Asperger do meu filho. Já vi váários vídeos e você é muitooooo necessário! Sou tua fã!! Não desiste, pq esta é tua missão! Trazer informação de qualidade e embasamento científico, com muita didática!!! Trazendo luz e esclarecimento pras nossas vidas! Parabéns e fica firme no teu propósito!!!💪💪💪👏👏👏❤❤❤(ah! Tua entrevista no The Noite está ótimaaa!! Assiste! 😂😘)
Wlllian faça mais daquilo que te faz bem! Na verdade é assim mesmo, as pessoas podem ser terríveis. Contudo tem pessoas que de fato são boas e creia elas serão sempre genetosas conosco, mesmo quando falhamos . Agradeço sua fala e lembre-se as pessoas só podem te ferir se você permitir isso. Peço que Deus te abençoe!
Obrigada por compartilhar conosco seu posicionamento... senti falta de seu conteúdo, muito bom, técnico e ao mesmo tempo simples e fácil de ser entendido. Precisamos respeitar mais as pessoas, ter mais empatia nesse mundo...
William, você é ótimo. O que está acontecendo com você é o amadurecimento. Estar ou não no espectro, a vida traz amadurecimento, libertação do que já não serve e seguimos levando o que importa. Sou fã de você. Perambulo pela comunidade, gosto de vários e percebo as diferenças. Como já caminhei bastante na vida vou tendo discernimento. Grave mais que amoooo seus vídeos, você é muito sensato no raciocínio. Ah, você parou de usar camiseta branca? hehe
Continue! Você tem me ajudado muito a compreender meu filho e neto. Não pare! Suas experiências pessoais como autista auxiliam muitas pessoas. Tenho orgulho de você! Parabéns! 👏👏👏👏👏
Continue firme Willian, vc passa as informações com propriedade científica e com experiência de vida.. Creio que como vc está "vitrine". As pedras virão sempre.. Tome-as de forma a coloca-las no seu caminho,assim, vc anda sobre elas e pisa na lama. Força e foco, estamos com vc... Vc utilidade única e viva.
William, você é o jovem que fala e mostra o que muita gente não sabe: "Nem todo autista tem esteriotipias, ou problemas na fala. Que muitas vezes os conflitos são imperceptíveis a olho nu. Ou que poucas pessoas percebem. E você mostra esse lado do autista funcional, inteligente, e que não é um "coitado, ele é autista"- como muitos falam ou pensam quando sabem de alguém que é. Adoro seus vídeos!
Que bom que vc voltou William! Sou médica e autista diagnosticada na fase adulta e vc, de todos os autistas que ouvi e ainda ouço, é cuja fala tem sentido em tudo. Desde os cuidados com as palavras, a origem de suas pesquisas, fontes de informação entre outras tantos itens positivos. Assistindo e também fazendo parte de grupos autistas, entendi que há um certo “ orgulho” autista e que muitas vezes se manifesta com agressividade, quase uma ferocidade cega … Isso de fato é desanimador… mas é só ver o número de seguidores, inscritos no seu canal e comentários aqui (Que sabemos que não chegam a 80% das pessoas que ouvem seus vídeos ) comparados a esses autistas, digamos radicais , que têm pouquíssima repercussão. Tente olhar mais para quem vc ajuda desde os primórdios, que te apoiam, que te agradecem , vc faz a diferença!!!
Você é uma das pessoas mais sensatas que conheci na minha vida, hoje com 56 anos. Parabéns! Vc é corajoso, tem atitude! Vc é escorpiano? Sabe seu signo e ascendente? Eu te agradeço muitíssimo. Tem me ajudado muito. Namaste. Hare Krishna 🙏🏻🌷🙏🏿
Eu assisti a sua entrevista e notei você um pouco tenso. Agora eu entendo. Quero deixar aqui meu apoio a você, sou vovó de autista, muito interessada em entender tudo e você tem sido esclarecedor pra mim. Por favor continue com seus conteúdos. Abraço...
Obrigada pelo seu trabalho😄 Aprendo muito acompanhando seu canal! Críticas destrutivas falam mais da própria pessoa do que de você. É como se fosse um espelho, ela pensa que fala de você, mas na verdade é dela mesma... Muita luz e proteção no seu caminho😄🙏🌟
Eu agradeço muito seus vídeos instrutivos com base científica, não pare, pois ajudou-me por muitas vezes compreender- me em minhas inúmeras dificuldades. Já fui convidado para falar num canal. Mas eu não tenho facilidade para tal. Deus te abençoe.
Pensa numa pessoa extremamente necessária... Muito obrigada por todo o conteúdo de qualidade que você trouxe até o dia de hoje.... Que você continue sendo sempre essa benção em nossas vidas.... Só tenho que agradecer....
Não desista! Sua participação na comunidade tem grande importância, a exposição de conteúdos baseados em evidências científicas e não somente em "achismos" são de grande valor. Além do mais, como você disse, se trata de um espectro e o compartilhamento das suas experiências pode ajudar à muitos que se encontram em situações semelhantes às suas vivências. Pessoas como você contribuem amplamente para o desenvolvimento não só da comunidade mas da humanidade em si, que carece muito de informações com embasamento teórico sobre o autismo. Grande abraço!
Muito nobre de sua parte expor essa situação incomoda q passa a muito tempo, compartilhar uma dor é aliviar a tensão, até mesmo eliminar ela. Saiba q esses confrontos de ideias está em todos os grupos q dizem nos "representar", mas q ao longo do tempo se distancia do objetivo inicial q foi criado pelo mesmo grupo. JAMAIS SE DEIXE ABALAR! Até pq alguns desses "ataques" são devido a INVEJA, já q muitos gostariam de ter a sua visibilidade Seus posicionamento são SEMPRE baseados em evidências, o q traz MAIS CREDIBILIDADE e confiança ao seu CANAL Continue em Frente. Forte Abraço.
Pesquisando sobre o autismo encontrei vc, comecei a te seguir e ver teus vídeos,ainda não tenho o diagnóstico do meu filho,ele se trata no caaps já a quase 5 anos,hoje está completando 18 anos e eu desconfio que ele seja autista nível leve, vendo seus vídeos isso me trouxe uma luz para muitas perguntas sem respostas,ele durante esses anos faz tratamento para ansiedade, quando chegou lá manifestava muito forte a síndrome do Pânico ,o que hoje está muito melhor,e transtorno social,e lá e já se encontra 3 anos afastado da escola, não conseguiu retornar,e de um ano pra cá começou a manifestar o TOC ,enfim muitos anos de tratamento, algumas coisas melhoraram outras continuam igual,ele não aceita mais as terapias em grupo,na vida nunca conseguiu ter um mês de sono satisfatório, então depois de ver muitos vídeos inclusive os teus ,o qual é o único em que eu sigo,tenho essa desconfiança,e vou tentar ir atrás pra uma avaliação,para que ele possa ter uma vida melhor, obrigada pela tua contribuição, não pare
Você é maravilhoso, tenho um netinho de 2 aninhos e ele é autista e com seus relatos acabo aprendendo a entender ele e ser uma avó doce e que ajuda ele ir superando a cada dia os obstáculos que são muitos, um abraço!!!! Você é exemplo de inspiração!
Não pare!!! Amo seus vídeos!! Sou sua fã!! Descobri recentemente que minha filha de 28 anos também tem autismo. Tem nos ajudado bastante todo conhecimento que você compartilha.
Excelente vídeo, Chimura! Também partilho desse choque de realidade ao esperar que a "comunidade do autismo" fosse um lugar necessariamente acolhedor. É até curioso porque sempre me senti um estrangeiro nos ambientes sociais, e no breve contato que tive com essa comunidade, não foi diferente. Forte abraço!
Willian, meu filho tem 3 anos (sem diagnóstico oficial/fechado ainda para Asperger, mas isso pouco mudaria nossa vida e terapias hoje) e seus vídeos e podcasts me ajudaram muito no processo de aceitação da minha maternidade e entendimento do funcionamento do meu filho. Obrigada! Sei que o presente dele e nosso está muito mais leve e feliz graças à luta e à divulgação dos que vieram antes! Estava com saudades! Amei a frase final! Que você se sinta cada vez mais livre e à vontade no seu canal!
Seu canal é excelente! Sempre o indico. Fique tranquilo, não temos a obrigação de agradar a todos, mas temos a obrigação de agir com ética e dentro dos princípios científicos. Isso vc faz muito bem!
William eu também sou asperger ,sou considerada inteligente, e bonita demais para ser autista , porque as pessoas têm em mente um fenótipo na qual não me encaixo para estar no espectro. É cansativo eu sei ,mas o que importa é quem você é,suas verdadeiras intenções e de resto pouco importa ,porque já percorremos tantos caminhos até nossa descoberta , que o que vão interpretar dali pouco importa.
Chimura vc é o máximo. Sou mãe de autista e sempre pensei em ser ativista mas me recuo por conta desse tipo tóxico que encontramos ... Porque todo mundo que ser 100% perfeito. E só crítica. Não pare sou sua fã aprendo muito com vc. Fique bem meu querido 😍
Seu canal é o melhor que conheço sobre o tema autismo. Sua coerência é sensacional! Optei por trabalhar com autismo, sou dentista e estudei muito pra dar o melhor de mim, mas sinto que essa comunidade é tão complexa que estrapola em muito o diagnóstico. O conflito que existe nessas familias, nessas comunidades, grupos e etc.. é tão cansativo, que permanecer realmente é bem tóxico. Porém, você não tem mesmo que se preocupar com nada e ninguém, apenas se proteja e permaneça com sua coerência, deixe os “tolos com suas tolices” e leve sua mensagem pq o mundo precisa dela. Parabéns!! Seu canal é maravilhoso!
Willian (Pfv Leia meu comentário) Por experiência própria, concordo quando você utiliza o termo tóxico para algumas dessas comunidades ativistas. Quase desisti de procurar mais informações sobre autismo, quando me deparei com tamanha toxicidade, foi desanimador a buscar por informações que não havia extremidades. Essas comunidades te fazem se sentir "pisando em ovos" como dizem as pessoas.. O cancelamento por pouca coisa realmente ocorre. Mas peço que não desista! afinal, você, Lucelmo e mais alguns que não vou citar nomes... são os poucos que informam de maneira lúcida e saudável sobre Autismo. Talvez você não note a importância que seus vídeos impactam a vida de seus inscritos, mas quero deixar aqui meu relato! Você foi o responsável por me informar tudo que eu precisava saber quando a escola começou a desconfiar dos sintomas do meu filho, e também em relação a mim, porque foi com seu conteúdo que pude me identificar com os sintomas apresentados em um adulto, Hoje, eu e meu pequeno fomos diagnósticados através de muita procurar de informação, e seu canal teve participação nessa longa trajetória. Eu imagino o quão e desmotivador para seu trabalho esses comentários desagradáveis, ainda mais vindo de pessoas como vc e eu.. autistas também! do grupo que deveria demonstrar mais empatia com opiniões diferentes, já que o laudo de todos nós iguala. você esta certo em se sentir assim.. ninguém gosta! Mas trabalhar com o youtube e conviver socialmente são coisas parecidas no quesito "agradar a todos", e algo impossível.. Por esse motivo, que ressalto, não deixe que esse cansaço mental pare seu trabalho, porque assim como eu precisei, muitos autistas ainda vão precisar de você!
Oi Willian , boa noite. Prazer. Aqui quem fala é a Sibele, e há um tempo, eu já ouvi falar sobre o autismo, síndrome de asperger, e uma ocasião atrás, eu assisti os seus vídeos no RUclips... Achei muito interessante sobre esses dois assuntos, e apesar de não te conhecer, desde que te vi nos vídeos, eu sempre te admirei muito, realmente admiro as suas palestras nos youtube, palavras muito bem colocadas, bom vocabulário, espontaneidade, boa postura... Na minha infância, desde os 3 anos, foi alguma ocasião, já suspeitado que eu poderia ter um suposto autismo, por causa do meu comportamento que era diferente do das outras pessoas da minha idade. Sempre tinha também dificuldades de atenção, de concentração(aprendizagem com certas matérias), mas uma facilidade e hiperfoco em outras matérias, cuja situação ninguém entendia até então. Fiz muitos anos de terapias, testes, eletroencefalogramas, ressonância magnética quando adulta, mas nunca detectou nada. Só depois de adulta, após os 40 e poucos anos, é que fui diagnosticada com TDAH e Autismo de leve a moderado(TEA), resultados concluídos pelo neuropsicólogo e pela psiquiatra. Pois é. Foram muitos anos tentando descobrir o que de fato era a causa maior da minha dificuldade. E por isso, o motivo pelo qual sempre tive dificuldades de relacionamentos( nunca consegui estabelecer e consolidar vínculos de amizade, namoro, e até hoje nunca consegui manter empregos). Triste realidade. Estou com 46 anos, solteira. Lidar com o autismo nunca foi uma tarefa fácil para mim. Se as pessoas da própria família da gente não faz muita questão de me entender, as pessoas de fora vão entender menos ainda. Eu já sofri discriminação, bullying, preconceitos, e sei bem como isso é. Atualmente estou desempregada, mas já vai fazer dois anos e meio. Eu gostaria de saber como poderia fazer para trabalhar como youtuber, gravando vídeos meus falando da minha experiência de vida em relação ao meu autismo. Abraços. Meu email é belemar45@gmail.com celular/whatsapp (11)997485587.
Um agradecimento especial a todos que estiverem presentes por aqui no canal nestes últimos meses, enviando mensagens de apoio e/ou como membros. Meu muitíssimo obrigado!
Senti sua falta !
Senti sua falta....pra mim tudo o que vc diz e muito importante.... obrigada bjsss
Não desista
Ativistas de qualquer coisa são tóxicos e Ditadores. Fuja deles, meu amigo! Assista a sua Entrevista está ótima! Um abraço!
🤗..não se preocupe, se tem gente te enchendo, de certo você está indo no caminho correto. Certeza que você ajuda muitas pessoas, tenho amigos autistas... São bem legais, e certeza que você é um apoio para muitos não levarem isso como um erro, pecado ou doença. Você é uma inspiração e força. Obrigada.
As árvores que dão frutos são apedrejadas.
Se se sentem incomodados é porque você está no caminho certo
JESUS. Te abençoe
Will, se você quer um motivo para continuar fique com o meu relato. Um tempo atrás, quando eu tive o diagnóstico do meu filho, eu estava completamente perdida. Em uma comunidade fiz uma pergunta sobre o que eu deveria fazer com meu filho e você me respondeu: amar. Isso foi um divisor de águas na minha relação com meu filho e me reergueu para arregaçar as mangas e lutar. Mas principalmente serviu para que eu aceitasse e compreendesse meu filho. Algo tão simples, mas foi você quem me ajudou. Siga sempre em frente. Seus vídeos informam de maneira ponderada e muito elucidativa!
Ahh, que legal, Ana Flávia... Fico realmente feliz quando noto relatos de pessoas que, de alguma forma, ajudei no passado. O trabalho na internet tem a vantagem de conseguir atingir muitas pessoas, mas a desvantagem é que nem sempre consigo perceber que pude, de fato, ajudar alguém. Muito obrigado, mesmo, pela mensagem de apoio!
Que depoimento lindo... fiquei emocionada!
Não sou autista e não tenho filho autista, mas trabalho em escola e lá temos alunos autistas. Seus conteúdos foram fundamentais para o meu entendimento. Não desista! Você é ótimo ❣️
Que belo depoimento Ana Flávia. O apoio da família é incrível pra quem tem o diagnóstico. Saber que está seguro com as pessoas que você ama.
Precisa de mais motivos?
Sou pai atípico e nesses anos de diagnóstico, cheguei a conclusão que autistas com conhecimento científico, assim como você, são as melhore fontes de conhecimento sobre o espectro. Obrigado pelo teu trabalho, meu amigo.
É a primeira vez que vejo alguém falando dos conflitos dentro da comunidade autista, eu já observei autista defendendo tratamentos pseudocientificos e quando fui falar do perigo da divulgação dessas terapias não convencionais pois não existe dados conclusivos e pode ser perigoso, e quase fui cancelado.
Infelizmente isso é comum nos grupos de ativismo, e é exatamente este tipo de experiência que também tenho enfrentado. Passou da hora de falarmos disso mais abertamente, por isso gravei este vídeo
@@thiagocto Eu não sei de todas, mas uma que eu vi e me fez berrar com força foi o uso de vitamina D pra uma suposta melhora ou prevenção do autismo em gravidez.
@@Matheusmaaty E qual problema em usar como prevenção? A vitamina D é tão importante, inclusive previne câncer.
Oi @@elainesilva_7, não há evidências de que vitamina d previna autismo (nem boas evidências de que previna câncer), apesar de ser uma substância segura - especialmente se comparada a outros compostos absurdos que costumam ser usados, como o “MMS”. Perpetuar esses mitos é perigoso, em seu menor efeito vai levar mães desesperadas a gastarem dinheiro desnecessariamente com suplementos, ou a toma-los de forma equivocada, sem prescrição médica, além de abrir portas pra outras práticas pseudocientíficas mais danosas.
Espero ter ajudado à esclarecer ;)
@@Matheusmaaty isso pelo menos é inofensivo e até faz bem =)
Sou psicóloga e sempre indico seu canal. Você é muito sério e cuidadoso.
Sou médica, neurologista, acompanho seu canal desde o início, seus vídeos são sempre muito assertivos, verdadeiros, sempre com muita sensatez, e sempre baseado na ciência (medicina baseada em evidências). Foque nesses diversos comentários mostrando sua importância na contribuiçao de diversos outros diagnósticos, em sua contribuiçao à melhorar a qualidade de vida das pessoas, enfim, estamos com você.
Raissa vc é de onde? Estou procurando uma média pra avaliar minha filha,pois tenho suspeita que seja autista...
Parabéns Raíssa!
Sei que alguns de vocês devem saber quem são as pessoas dos ataques frequentes. As informações foram censuradas pois a ideia não é gerar uma onda de "contra-ataque".
Ao comentar, evite ofensas (pois o que é dito na Internet NÃO É ISENTO de consequências).
Eu não entendo nada kkkk 😅👀..... Autista é coisa complicada de entender... Eu só parei aqui porque eu tenho um amigo autista e eu queria entender esse problema que parece que não é problema... Sinceramente eu não sei, não entendo nada kkkk... 🏳️🏳️🏳️ Vou desistir de pesquisar esse assunto.... Valeu.... Gostei muito desse canal, mas não estou mais interessada no assunto, vou deixar a vida me ensinar 👍 vou me inscrever no teu canal pra agradecer 👍
Sempre sensato e responsável em suas fala. 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
@@guidaale8240 veja esse vídeo aqui do Willian:
ruclips.net/video/CBoldHhOysE/видео.html
Ele é um dos que te introduzem ao que é importante e é de uma forma bem didática.
@@BlumerClay não acredito que eu assisti mais um vídeo e não entendi nada de novo kkkk ... 😅😂... Eu falei que não ia assistir... Mas meu cérebro: mais um, mais um... Vai menina que uma hora você entende...😅🤦 Sabe por que eu não entendo, porque tem muita questão contraditória... Mas valeu Clay por mandar o link 👍... Apesar de eu não ter compreendido bem o assunto, agradeço👍
@@BlumerClay mas pelo menos eu entendi a relação política das coisas, porque eu notei que tem muito conflitos na relação da convivência, ainda bem que comigo não teve nenhum problema, graças a Deus eu acho que o pessoal se dá bem com o meu amigo autista... O que eu não entendi é o porque de tal pessoa ser autista 🤷😅 kkk... Isso é impossível de entender... Como é que um médico faz a avaliação das pessoas e diz tu é e tu não é...
Isso Willian, não desista. Você ajuda muuuuuuitas pessoas, foi através do seu canal que eu pude observar e conseguir o diagnóstico do meu filho precocemente. Vc presta um serviço informativo em um núcleo super necessário, foi após conhecer seu canal que adentrei desse mundo e pude compreender mais o mundo TEA. OBRIGADA OBRIGADA OBRIGADA.
Com certeza . Todos os vídeos dele contribui até hoje para ajudar e auxiliar muita gente
concordo com td! obrigada willian pelo conteúdo de qualidade.
Vc é uma luz para nós mães 💕😍💕 não desista.
Meu lindo te acompanho a pouco tempo por causa do meu filho que tem TEA,mas deixa eu te deixar um conselho:não ligue para pessoas que não agregam em nada e tem prazer em diminuir não só o próximo, como todo trabalho feito por vc aqui. Lembre-se que nem Jesus Cristo agradou a todo!,portanto continue a produzir seus vídeos que são tão esclarecedores para um assunto tão amplo.
Também sou autista, mãe de dois autistas e gosto muito de seu conteúdo
Também sou Autista e tenho dois filhos, o mais novo e Autista também a mais velha não. Encontro poucas mães atípicas nesse meio. Parece que e difícil encontrar mulheres adultas autistas não e mesmo mas existimos sim. Enfim.
Eu também sou autista e tenho três filhos autistas que amo demais 💕
Gente,as vezes acho que também sou autista, mas socializo demais, talvez eu apenas tenha sido uma criança introvestida
Tenho uma filha que foi diagnosticada com autismo leve, tenho outra mais velha que suspeito muito também, já até falei com ela, mas ela reclama,diz que é coisa da minha cabeça, mas ela sempre teve dificuldade de relacionamentos desde criança, era muito fechada,por volta dos seus 8 voltou usar fraldas, nunca gostou muito de abraço, até acho que tem mais sinais que a outra
Sou autista,cm um irmão sexualmente diverso e sei o q é se sentir mto diferente d tds neurotípicos.
A sua dor é a minha,e através desse sofrimento interno,nos ligamos existencial e pessoalmente.
Viva à introspecção autística🌅✋🏻
Willian, se leres este comentário, aqui vai a minha história: Quando eu tinha dois anos, fui diagnosticado com Autismo mas, só comecei a ter noção da condição que tinha, quando tinha quase 14 anos, e quando descobri, senti-me angustiado, porque me sentia diferente dos outros, mas atualmente já aceito como sou. Quando conheço pessoas novas, falo sobre a nossa condição, não sou ativista, mas sensibilizo as pessoas sobre a nossa condição, e atualmente faço isso com a ajuda da minha Assistente Pessoal. Ao longo da minha adolescência, nunca saí com amigos, porque os colegas que tive não queriam estar e conviver comigo, porque sou diferente deles, mas a minha AP deu a volta a isso e eu saí com ela e com os seus amigos e foi incrível porque fiz uma coisa que eu nunca tinha feito, e para além disso, todos os que estavam lá, foram muito empáticos e pacientes para comigo. Quando eu falo da minha AP (Assistente Pessoal), estou a falar de uma rapariga que me acompanha para vários sítios, inclusive para a faculdade. Até um dia destes. Um abraço de Portugal.
Prezado Gonçalo, no Brasil temos um profissional que é o Acompanhante Terapêutico, um aprimoramento feito por Psicólogos com a especialização nesse suporte de socialização para os pacientes que acompanham. Quase ninguém sabe que poderia contar com esses profissionais. Espero que futuramente muitos brasileiros possam contar histórias como a sua.
Sou pai de autista e recentemente entrei num grupo americano sobre autismo. Acabei saindo por ter tanta negatividade de autistas adultos em relação a pais de autistas. Enquanto os pais se aproximavam para tentar entender de pessoas que possuem mais experiência sobre o autismo para melhor ajudar seus filhos, os autistas adultos coibiam os pais de se manifestarem e expressar opinião. Saí porque começou a mais atrapalhar do que ajudar. No fundo, a maioria só tinha boas intenções de ajudar o próximo, mas como você falou, muitas vezes se transforma numa corrente tóxica de ativismo.
Que bom que voltou a fazer vídeos. Vc é uma benção! Me inpira muito , eu sendo mãe de um autista. Deus te abençoe! Siga em frente 💙🙏
Essa influência negativa vinha d pessoas alinhadas a uma ideologia antiautística,logo,anti-científica!
Arianismo,é anti-democrática,é pra entoxicar a pureza interna do q os humanos típicos chamam d “anjo azul”,no senso comum é claro.
Tão tentando refundar o Império ariano cm a ajuda d difamadores e caluniadores contrários à nossa Democracia juvenil,fundada em princípios social-democráticos,e n nesse tipo d socialismo q tentam impôr a nós brasilienses progressistas 🇧🇷🌎.
Essa condução coercitiva-comportamental vem d adeptos do trumpismo ditatorial,tão tentando tirar o Biden pra pôr o ditadorzinho dele no palanque presidencial novamente.
E aí o Ariano do Bolsonazo ficaria feliz da vida.
Sou autista e tenho esse nível d percepção quase sobre-humana pra identificar essas tendências anti-progressistas.
@@alineevans9750
Q assim seja irmã atlântica💙🇸🇲🧜♂️🌅
Olá Willian. Eu sou de Costa Rica e me aserquei a meu diagnostico pelo seu canal de you tube, seus vídeos e informações científicas. Tudo meu apoio Y muito muito obrigada
Olha só....os videos do willian ficando internacionais!!!
Eu lamento muito que vc tenha que passar por isso, ainda mais dentro da comunidade, mas ser autista não impede que as pessoas tenham essa atitudes, como vc disse, não somos "anjos azuis". Como autista consigo imaginar seu desgaste, e só de pensar, é triste e absurdo demais, acompanho pelo Introvertendo, e sou muito grata pelo seu trabalho, tanto o conteúdo aqui como no podcast me auxilia muiiito. Que a compreensão sobre a necessidade de diálogo com respeito e empatia possa um dia ser mais intenso e presente do que falas com violência.
Muito obrigado, Gabriela. Sentir agora que há outras pessoas que estão cientes sobre essas questões me ajuda a me sentir mais acolhido, também. Obrigado mesmo
Não sabia desse podcast.. Vou procurar aqui pra poder acompanhar
Vale salientar que eu recebi meu diagnostico graças ao seu canal Willian, não desista de continuar com o trabalho.
Geraldo, qual profissional você procurou primeiro?
@@samuelsaraiva6985 Pra ter um diagnóstico mais certeiro eu indico psicólogo ou neuropsicólogo especialista em TEA
@@samuelsaraiva6985 Neurologista e Psicologo.
quais seus sintomas?
@@newworldmuch3685 cada autista age de um modo diferente, se você desconfia melhor procurar um profissional
"Haters gonna hate". Fique bem, Will.
todo ativismo extremo é prejudicial... amo seu canal, não desista pq vc tem um posicionamento maravilhoso na causa
Não deveria nem existir ativismo militante autista kkkkk quem teve essa brilhante ideia kkkkk
@@andrebarros281 provavelmente algum político esquerdista pra transformar o autismo em pauta e ganhar voto com isso enquanto faz da vida do autista um verdadeiro inferno, assim como fizeram com negros, índios, gays, etc.
@@ImmediatePainter sim deve existir sim um movimento que preserve direitos dos autistas,
Porém o que ativistas fazem é apenas atrapalhar
@@ImmediatePainter doutores, psicologos e pessoas que possuem autismo
@@andrebarros281 Que são ativistas porque quem faz parte de um movimento pode ser ser considerado um ativista o problema que uns são radicais e ignorantes falndo nada com nada e prejudicando a imagem do movimento e outros são moderados e bem articulados.
Isso vale para causas como movimento negro,feminismo,movimento autista,movimento lgbtqiap+ e para movimentos para a preservação do meio ambiente
Ou seja o termo ativista e uma pessoa que luta por algo!
Sou a voz sim dos meus filhos gêmeos não verbais, você está super certo e obrigada por ser ativista que respeita nós pais, defende com conhecimento científico. Muitos ativistas só querem fama infelizmente. Como eles lutam por empatia e respeito se eles não fazem o mesmo dentro do meio do autismo? Vc foi muito coerente quando disse que todos deveriam se unir, pais e demais autistas pelo mesmo motivo que é conquistar direitos, oportunidades, respeito. Infelizmente esses ativistas não se importam com as nossas lutas de pais de crianças com necessidade grandes de suporte, não verbais, querem falar por todos e exigir que todos sigam o que eles impõem. Eles perdem a noção do respeito, as vezes até podem atrapalhar as nossas conquistas. Assim como a gente não participa das lutas deles, eles também não vivem as nossas. Mas saem agredindo verbalmente todos que vão contra eles, só querem likes. Parabéns mais uma vez!
Não desista por favor eu sou avó de um Autista “leve” e vc sem saber me ajudou muito no meu comportamento com ele. Linha divisoria foi você : antes do Willian eu tinha muito conflito com meu neto; após Willian comecei a entender o Autismo e nossos conflitos acabaram. Sou muito Grata por isso.🥰❤️🙏
A única coisa que tenho para te dizer é: continue fazendo aquilo que você acredita de fato, ou seja, a sua verdade e com embasamento. Todos os seus vídeos que assisti até hoje, só me acrescentaram e ajudaram. Tenho um filho com TEA (Asperger de grau leve) e entendi cada palavra que você disse neste vídeo e a mensagem que você quis transmitir.
Não desanime Willian, se nem Jesus agradou a todos......vc é um grande exemplo e presta um excelente serviço com seus vídeos à todos da comunidade autista. Parabéns !!!
Estou com você, Will. Essa semana mesmo eu falei sobre esses ataques na internet, que não é só bloquear e deixar pra la. Mas você tem muita força só de ter esse canal e todo esse alcance, não é justo calar sua voz quando tem tanta gente que quer te ouvir. Eu te admiro muito. Fica bem ♡♡
Sou professor de nível superior a mais de 20 anos. Estudante de psicologia. Pai de um autista.
E sou muito grato pelo seu trabalho. É UM TRABALHO RELEVANTE E TRANSFORMADOR.
E compreendo perfeitamente sua dor, sua angústia.
Nesse momento queria muito lhe dar um abraço! Te fazer se sentir acolhido, como seus vídeos acolhem tantos autistas e parentes de autistas.
Seu depoimento me parece mais um exemplo de tempo que vivemos de intolerância, de pouco diálogo, de agressão, de cancelamento. Está em todo lugar, pq não estaria entre autistas? E entre LGBTQ+, cadeirantes, surdos, cegos, torcidas organizadas...
É uma realidade triste.
Mas trabalhos como o seu são um oasis. Um espaço raro de coerência, de debate educado e saudável. De tolerância e acolhimento que tanto desejo para meu filho, e para todo autista, todo o excluído, todo o fora do "padrão".
Peço a Deus que lhe conforte o coração e lhe conceda força para continuar seu lindo trabalho. E se, de alguma forma, os inscritos do seu canal puderem lhe ajudar, conte que a maioria estará junto com você. É só pedir!
Obrigado pelas palavras, Padilha. De fato, creio que há muita relação com o tempo que vivemos, e que é "esperado" que também esteja entre autistas. Apesar de triste, é uma realidade a se lidar, e este vídeo é uma das formas de tentar lidar com isso.
Fico feliz que posso contar com vocês :)
Willian Chimura, tenho um filho de 17 anos com suspeita de Asperger. Estamos na fase de fechar diagnóstico. Sigo vários canais de Autistas, com a finalidade de compreender melhor o meu filho. Seu canal é muito útil. Muito obrigada. Não desista e nem se abale, pois vc me ajuda muito.
assista a série atypical na netflix. é sobre autistas nessa faixa etária.
@@bernardograin5184 Sim.....assisti uma boa parte da série. Muito interessante. Obrigada.
Meu filho tb tem Asperger. Tem 17 anos e entrou esse ano p uma faculdade federal em outra cidade. Tenho mt orgulho dele 🥰
@@bernardograin5184 Assisti um série chamada Somebody na Netflix....e fiquei bastante impactada. Não vou comentar para não atrapalhar sua opinião. Sobre o tema. Bem assustador.
@@vivianedebritosalgadogomez2404 O meu nunca se dedicou muito aos estudos. Dependendo da disciplina sempre falava, isto não é importante. Aprendeu inglês sozinho jogando ( para xingar com quem jogava ). Não sabia muito o que queria. Eu pensei, terminou o ensino médio não vou ficar cobrando ( vou deixar num ano sabático ). Mas passou num técnico Federal. 😱, Técnico de informática com ênfase em programação...nem acreditei. Está adorando. Quem sabe ele se motiva a entrar numa federal ! 🙏. Parabéns pelo seu filho ter entrado 🥂🍾 !
Bom dia Willian! Senti sua falta, obrigado por aparecer novamente e matar a saudade :)
Não pare meu lindo ❤️ Não é fácil gravar os vídeos...mas, siga em frente ♥️❤️🤝🤝
Gostei do seu retorno, você é uma das fontes mais confiável e dinâmicas de informações sobre autismo.
Fico feliz que me considere assim :)
Parabém pelo seu canal Willian!!! Essa rede de informações baseadas na ciência não pode acabar. Sempre indiquei seu canal para meus pacientes adolescentes e agora o indico para os adultos também. Sou neuropsicóloga e cada vez mais chegam adultos para fazer a Avaliação Neuropsicológica em busca de respostas para dúvidas e incertezas que os seguem desde a infância. E o que eles dizem é que o diagnóstico é libertador, um divisor de águas na vida de quem sempre esteve no espectro, mas nunca foi aceito nem validado pela família, amigos e a sociedade em geral. Não pare seu canal!!!
Olá, Alessandra, tudo bem? Você atende em São Paulo? Faço psicoterapia já faz 2 anos e minha terapeuta identificou muitos traços de autismo em mim. Tenho muitas crises, dores e sobrecargas e isso afeta muito a minha vida desde o ensino médio (hoje tenho 24 anos). Caso você atenda em São Paulo, por onde posso entrar em contato para saber o preço da avaliação?
@@KahhSmith Oi Karine, eu atendo em Belo Horizonte e esta avaliação deve ser presencial. Faça sua avaliação sim!!! Tudo de melhor pra você!!! 💖💖
@@alessandramedeiros1475 ah sim, obrigada!
@@KahhSmith Por nada!! 🌸😘
Eu sou mãe de dois autistas... E não participo de nenhum grupo de apoio ou comunidade... Já tenho problemas de mais pra ter mais gente enchendo meu saco.
Somos duas ✌️
Somos três detesto esse tipo de coisa que não acrescenta e nem ajuda ninguém, pelo contrário só causa discórdia l.
Em primeiro lugar: 👏👏👏👏
Nossa, os meus pensamentos estão fervilhando rs, pensei em tanta coisa pra te falar... Não apenas por ser psicóloga (sem especialização em autismo), mas tbm por ser mãe e, principalmente, por ser ser humano.
A tua lucidez e coerência quanto ao nosso triste quadro de fanáticos ativistas, é admirável, e até me consola. Saber q jovens como tu tem essa percepção e compreensão, é quase que consolador.
Não esmoreça, muitos serão seus difamadores e contrários a ti, mas prossiga veementemente em busca da verdade, fora dos clichês e imposições. Essas pessoas são cegas em seu pior sentido, o de alma, e almejam destruir todos as expressões antagônicas.
Deus te abençoe sempre e guie o seu caminho com lucidez e altivez 🙏💜
Infelizmente, é assim que funciona em muitos grupos de ativismo! Substituem a união que deveriam ter pelo julgamento e pelo ódio. Esta é uma atitude bastante imatura enquanto ser humano, dentro de um grupo de apoio - e também uma atitude muito controvérsia, não? Espero que você continue fazendo seus vídeos, Will! Adoro seu conteúdo:)
Will!!!!!!!!!! Aleluia você voltou, e não deixe de gravar vídeos mesmo com a clara toxicidade por causa de uma parte da comunidade, infelizmente isso existe em todas as comunidades, até nas maiores (maiores que do autismo, por exemplo LGBT, negros, etc). Fiquei muito feliz com esse vídeo, por mais sério que ele seja, porque você expos um problema que tem que, ao longo do tempo, ser diminuído, é evidente que a pluralidade é importante, porém alta discrepância não trás benefício para algumas coisas como lutar por certos direitos. Queria falar mais mas vai virar bíblia. Continue lançando vídeos, estávamos com saudades. Um forte abraço! TMJ !!!
Não sou autista e nem tenho ninguém na família autista mais amo seus vídeos! Vc é muito bom no que faz , continue William, vc é mil ! 🤗🤗🤗
William! Seu canal e seus esclarecimentos a respeito do Autismo tem feito diferença na minha vida! Meu filho adolescente é autista e você tem me ajudadoa lidar com ele, compreendê- lo melhor e fazer o melhor para ajudar! Obrigada pelo canal!
Nossa, jamais imaginaria algo parecido mas infelizmente todo tipo de ativismo é ruim. Qto ao seu conteúdo eu gosto muito e ser alguém que não se deixa influenciar atualmente tem sido o maior desafio, sei bem o q significa isso. Siga firme .
Claro que Chimura representa os autistas , até porque ele viveu e vive , a ignorância de quem não buscou estudar melhor sobre o assunto . Existem níveis do Espectro Autista, mas , felizmente, hoje , existe todo um trabalho e estudos que facilitam a vida de quem tem o Espectro Autista e da familia também . Chimura é uma benção que veio trazer a público esse assunto , pois muitas pessoas num passado nem tão distante , tinham medo de chegar perto de um autista . É triste dizer isso , mas como psicologa formada há 42 anos precisava deixar esse depoimento
Geralmente quem critica muito o ABA, nunca “precisou” dele ou nunca teve contato de verdade para saber se é eficaz. Muitos desses que são pró vacina, pró ciência, entram em contradição ao duvidar de uma CIÊNCIA que é a ABA. No final, ninguém quer exterminar a neurodiversidade, quer apenas dar maior qualidade de vida aos indivíduos que necessitam desse suporte.
Essa método realmente funciona, super prático.
Parabéns William. Eu nem sabia nada de autismo, você foi a primeira fonte e me inspirou a buscar outras. Acho que a sua atuação amplia o debate, por isso julgo bastante relevante. Obrigada
William, segue com sua cabeça erguida, com sua lucidez, com sua inteligência, com sua empatia para com seus pares. Você é lindo por dentro e por fora e só importa a opinião dos que te estimam. Pense sempre nisso!
Muito obrigado =) Realmente, devo me importar apenas com aqueles que de fato estão verdadeiramente coerentes com os objetivos. Grato pela mensagem
oi Willian, me chamo Felipe, sou pai de autista e também me considero um, por experiência de vida... realmente enxergo coisas que são difíceis de explicar, sou médium... espirita... enfim o que posso te ajudar é simples... espíritos pouco evoluídos continuam por toda parte, errando e reencarnando para corrigir o 'mal' que fizeram, mas nem sempre eles conseguem se manter no caminho certo. Afinal seja simples meu jovem, você é um autista do bem!!! e existe o mal!! autista ou não, são muitos, pessoas que tem séculos e séculos de encarnações não tão bem sucedidas... fique no seu caminho que esta indo muito bem!!! parabéns!!! um conselho: sempre que se deparar com 'eles' faça um aceno positivo com a cabeça e relaxa, somos protegidos pela lei do retorno, tudo que fizeres retorna a ti, e você só tem feito o bem!! fique em paz!!
Uma pena que a internet tenha tantos "donos da verdade" e alguns são extremamente intolerantes com as opiniões contrárias.
Concordo plenamente com você botou mais ameaças pro William não entendo como alguém podem fazer isso pra guri tri bom de coração ❤️ ajuda outros no diagnóstico nos vídeos os vídeos dele impedem agitações minhas sou autista Asperger e savant eu entendo público nosso do canal
Ótima reflexão. Ao meu ver, esse é o problema do ativismo, em qualquer área. Muitos são radicais, intolerantes e nada democráticos, com o argumento de que "precisa ser assim para defender a causa". Continue seu bom trabalho, precisamos de pessoas sensatas.
Você é incrível! Amo você e seu canal, acompanho há um tempão, sucesso para você sempre! ♥
Tocante, relevante, necessário. Você é uma pessoa de muito valor. Siga em frente. Precisamos muito de sua voz. Sou pai de autista e tudo o que você diz é de altíssima coerência pra mim.
Will Chimura, quero aproveitar a ocasião para te agradecer. Quando recebi o diagnóstico da minha filha, em Janeiro de 2020, conheci seu canal, maratonei os vídeos, mostrei para os meus familiares que à época não tinham muito conhecimento sobre o autismo. Enfim, seu conteúdo me trouxe conforto, calma e informação.
Hoje sou especialista em educação especial, professora de atendimento educacional especializado. Continuo compartilhando seu conteúdo com pais de alunos e colegas de profissão.
Não ligue pra críticas, muito sucesso ao seu trabalho
Por favor, não pare de fazer vídeos. Como eu recebi o meu diagnóstico no ano passado de forma tardia, eu me sinto muito perdida em tentar me entender como autista e a questão dos meus direitos, e é muito bom ver alguém que teve uma trajetória igual a minha pq eu consigo me identificar muito com os seus vídeos e consigo me compreender mais. Acredito que é importante sim a a participação dos pais, mas eu percebo mesmo que precisa também ter essa participação ativa da própria comunidade autista, acho que ambos são muito relevantes e que deveria ter um debate integrado entre a comunidade autista, os pais e os profissionais de saúde para avançar mais sobre esse assunto.
Menino vc é um querido e extremamente importante pra muita gente, que pena que vc se sentiu pressionado , lamento
Só hoje assisti esse teu vídeo! Mas me compadeço com o teu desabafo e te entendo perfeitamente! Eu sempre tive medo de seguir alguns ativistas justamente, por esse comportamento extremista e agressivo. E na verdade podemos ver esse tipo de comportamento tóxico no ativismo de ambientalistas, etnias, etc....a sociedade atual está muito tóxica, pra tudo, muito 8 ou 80. Como se fossemos obrigados a decidir entre um lado ou outro...ou você concorda com tudo que falam ou você é considerado contra a causa e até mesmo um traidor como você relatou. Mas em fim , isso prova que você é um ser humano evoluído e diferenciado! Abraço 🤗🙌🏻
Sou mãe de autista e gosto bastante do seu conteúdo e siga em frente, confie em suas convicções.
Completarei 49 anos em junho. E só recentemente, por meio de estudos de artigos científicos, das conversas com pessoas próximas sobre a minha maneira de agir e dos seus vídeos, venho tentando me entender. Como você mesmo diz, não podemos nos diagnosticar. Então, já contactei um profissional e terei todo o acompanhamento para saber se sou asperger. Os sinais são marcantes em mim desde criança. E muitos comportamentos meus parecem mais claros hoje. Mas, preciso ter paciência e aguardar o diagnóstico. Acompanho o canal e, você William, mesmo sem nos conhecer, ajudou-me e me ajuda bastante. Você é estudioso e tem bastante foco no tema. Faço o mesmo com a filosofia (kkk), a minha grande paixão. Continue com esse lindo trabalho. Você é competente e imagino o quanto você preza pelo estudo sobre o autismo. Um canal como este salva vidas, garoto. Parabéns e siga em frente, sem desanimar jamais. Os embates sempre existirão e o que precisamos é defender bem a nossa perspectiva, dentre tantas outras. Forte abraço
Parabéns pela escolha! Estava por aqui, só esperando esse momento. É ótimo poder ter acesso ao teu conteúdo. Ainda mais de alguém que está preocupado com a sua própria evolução e superação. Vc é exemplo.
Ahh, é muito gratificante notar que haviam pessoas como você, aguardando hahaha. Muito obrigado pelo apoio!
Wil, Você é maravilhoso e necessário, tem ajudado muitas famílias é seguir em frente e como agir.Vai se incomodar com gente sem noção que só quer perturbar, ignore, por favor,e sim ,sentimos sua falta.Não se ausente tanto tempo ,por favor, te amamos ❤
Agradeço o teu trabalho, conheci o canal há bastante tempo e senti-me muito interessado pela abordagem, a metodologia e todos os conteúdos que apresentaste ao público que como eu nada ou quase nada conhecia sobre o espectro do autismo. Espero que continues o bom trabalho, com seriedade e baseado em ciência e evidência! Parabéns. Siga firme!
Chimura, eu admiro muito seu trabalho e a forma que você realiza de de maneira tão excepcional.
Seus vídeos foram essenciais para que eu pudesse compreender o espectro, e para que pudesse realizar meu trabalho a respeito na faculdade de Psicologia.
Agradeço a disponibilidade pra fornecer vídeos e nos ajudar a sair da ignorância. Espero que você possa continuar em em sua caminhada e obter sucesso em seu intuito 1🌻
William; parabéns por sua perseverança!
O mundo do autismo entrou na minha vida quando recebi o desafio de conduzir crianças autistas, dentre outras com diversas necessidades especiais, em meu antigo trabalho.
Seu canal e suas experiências foram muito importantes para que eu pudesse me introduzir ao estudo do TEA e, anos depois, quem diria ser também diagnosticado como Asperger!
Tua história de vida inspira muitas pessoas e com certeza auxilia muito na difusão de conhecimento sobre o autismo e seus desafios que vão desde a dificuldade no diagnóstico preciso até o preconceito diante da sociedade.
Muito obrigado por compartilhar suas experiências! Espero continuar a assisti-lo aqui no canal e ter a oportunidade de um contato mais próximo algum dia!
Jon
Eu dou aula de inglês para as crianças do 1 ao 5 ano, alguns aitistas ,estou aprendendo muito, estou estudando para conseguir, e achei este seu canal. Muito bom. Continue por favor! Obrigado!
Normal, se você falar/fazer algo que os ativistas do twitter não gostam, tu é cancelado.
Fiquei feliz em saber que tu voltou!
William sua entrevista no The Noite foi simplesmente fantástica! Você não faz idéia do quanto. Sério mesmo.
Não se sinta mal pelo seu trabalho pois ele é lindo. Uma árvore que dá bons frutos sempre será alvo de pedradas isso é muito comum em todas as áreas da sociedade e tenha certeza que você é uma boa 🌲 e está dando excelentes frutos. Para ficar mais claro, estou dizendo que você é uma pessoa que está ajudando muitas pessoas e isso é louvável e que por conta disso pode receber ódio de uma minoria que não te compreende. Isso também aconteceu com Jesus Cristo que sempre ajudava as pessoas por onde passava.
Sempre haverá pessoas que não compreendem, apesar disso, siga em frente!
Te admiro muito.
Um grande abraço!
Que bom que você voltou a gravar vídeos. Respeito e admiro seu trabalho, sempre muito didático, fundamentado e respeitoso. Obrigada!
Willian, você é super equilibrado nas suas opiniões. Nunca descarta ou desmerece opniões diferentes. Continue fazendo o seu trabalho, estudando e nos informando. Admiro sua postura séria e equilibrada. Existe muita inveja, quando se tem sucesso. Isso sim. Não desista do seu trabalho excelente, nem de nós. Força, coragem e perseverança. Um concelho: treine seu ouvido seletivo e passe a escutar somente o que for agregar positivamente no seu conhecimento. Sou fã do seu trabalho. Parabéns pela coragem de dividir conosco a realidade do que está acontecendo. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻❤️
sua entrevista foi sensacional e muitooo, mas muito necessária! sou mãe de autista, acompanho seu canal, suas redes sociais, e o trabalho de informação que você leva é incrível! você é um cientista brilhante que ajuda a milhares de autistas e pais. só tenho a agradecer!
Oi William!
Sou pai de uma criança com TEA e seus vídeos sempre me ajudaram muito!
Vc tem um propósito de vida elevado!
Obrigado e espero que não desista!
Ótimo ter você de volta, Willian!
O silêncio realmente é uma forma poderosa de autorização para esse comportamento intimidador. 🤐
Então, nada melhor do que receber o seu convite para um debate livre e elevado!
Muito obrigada!
🧠✨♾✨📚
Te entendo super ! Apesar de achar seu conteúdo fantástico, lidar com ativistas tóxicos é muito difícil, não se sinta pressionado a continuar o canal, pois as pessoas de modo geral não fazem ideia que gerar conteúdo, socializar mesmo que virtualmente gera sim desgaste para uma pessoa neurotípica e mais ainda para uma pessoa neurodiversa. Super entendemos sua pausa e somos gratos por seu tempo e disponibilidade. Eu vi que tinha isso por parte principalmente de mães tóxicas e sim, pessoas tóxicas, ou pessoas más se reproduzem e têm filhos e podem ser autistas (isso não tem nada haver com o mito da mãe geladeira) é porque gente ruim também é fértil, e sim, podem ter filhos autistas. Quando estava começando a pesquisar sobre autismo e nem sabia do meu diagnóstico ainda, compartilhei uma reportagem de 2019 sobre autismo "asperger" eu mal sabia que o termo tinha mudado, eu compartilhei na minha rede social pessoal, fechada, meu Deus ! uma mãe de uma criança autista me esculhambou, disse que não poderia usar esse termo pois ofendida as mães de autistas de grau moderado e severo, foi super agressiva, que o termo foi abolido e eu não deveria compartilhar nada que tivesse escrito "asperger", confesso que até agora estou com receio de abordar o autismo no meu canal, contei um pouco sobre minha experiência na descoberta do diagnóstico, mas tenho receio de falar sobre, me bateu um desânimo de estudar sobre o assunto e mesmo assim ser metralhada por essas mães tóxicas.
É muito bom ter você de volta
Olá William, obrigada por mais essa contribuição... sou psicóloga e trabalho com TEA há mais de 10 anos. Sempre me incomodou no ativismo esse excesso de positividade, os termos anjo azul, mães guerreiras, como se isso eliminasse todo o sofrimento e dificuldade das pessoas com transtorno e de seus familiares, através do seu vídeo entendi que isso é uma "corrente" dentro do ativismo e creio ser algo próprio da nossa sociedade atual que busca o não sofrimento em tempo integral, como se fosse possível, assim se busca uma positividade tóxica que é contrária daqueles que pensam a realidade como está posta e não aquela que os da "corrente Poliana" acreditam ser... mais uma vez obrigada por seu vídeo esclarecedor e representativo!
Oi William quando eu assisti sua entrevista eu tinha acabado de receber o meu diagnóstico. Foi muito útil e instrutivo para mim, comecei a te seguir a partir daquele momento e me ajudou bastante. Só fui saber da treta com o Léo Lins um certo tempo depois. Se serve de conforto pra você, assim como a mim, acredito que sua entrevista ajudou várias pessoas.
Seja bem vindo de volta ao canal.
William!!!! Você é sensacionaaaaal! Cheguei há pouco no teu canal após diagnóstico de Asperger do meu filho. Já vi váários vídeos e você é muitooooo necessário! Sou tua fã!! Não desiste, pq esta é tua missão! Trazer informação de qualidade e embasamento científico, com muita didática!!! Trazendo luz e esclarecimento pras nossas vidas! Parabéns e fica firme no teu propósito!!!💪💪💪👏👏👏❤❤❤(ah! Tua entrevista no The Noite está ótimaaa!! Assiste! 😂😘)
Adoro ver você. Você representa o meu filho. Através de você pude percebê-lo e ajudá-lo melhor. Gratidão eterna.
Wlllian faça mais daquilo que te faz bem! Na verdade é assim mesmo, as pessoas podem ser terríveis. Contudo tem pessoas que de fato são boas e creia elas serão sempre genetosas conosco, mesmo quando falhamos . Agradeço sua fala e lembre-se as pessoas só podem te ferir se você permitir isso. Peço que Deus te abençoe!
Obrigada por compartilhar conosco seu posicionamento... senti falta de seu conteúdo, muito bom, técnico e ao mesmo tempo simples e fácil de ser entendido. Precisamos respeitar mais as pessoas, ter mais empatia nesse mundo...
William, você é ótimo. O que está acontecendo com você é o amadurecimento. Estar ou não no espectro, a vida traz amadurecimento, libertação do que já não serve e seguimos levando o que importa. Sou fã de você. Perambulo pela comunidade, gosto de vários e percebo as diferenças. Como já caminhei bastante na vida vou tendo discernimento. Grave mais que amoooo seus vídeos, você é muito sensato no raciocínio. Ah, você parou de usar camiseta branca? hehe
Continue! Você tem me ajudado muito a compreender meu filho e neto. Não pare! Suas experiências pessoais como autista auxiliam muitas pessoas. Tenho orgulho de você! Parabéns! 👏👏👏👏👏
Eu também tenho orgulho de você!! E você também me ajuda a entender o meu filho autista! Muitíssimo obrigada!!
Continue firme Willian, vc passa as informações com propriedade científica e com experiência de vida..
Creio que como vc está "vitrine". As pedras virão sempre..
Tome-as de forma a coloca-las no seu caminho,assim, vc anda sobre elas e pisa na lama.
Força e foco, estamos com vc...
Vc utilidade única e viva.
Oi, acho que é um bom vídeo para engatar sobre o tema DSM-V TR. Parabéns pela coragem.
Certamente. Estou aguardando o lançamento da versão em português para ser mais coerente com o timing aqui do Brasil.
William, você é o jovem que fala e mostra o que muita gente não sabe: "Nem todo autista tem esteriotipias, ou problemas na fala. Que muitas vezes os conflitos são imperceptíveis a olho nu. Ou que poucas pessoas percebem. E você mostra esse lado do autista funcional, inteligente, e que não é um "coitado, ele é autista"- como muitos falam ou pensam quando sabem de alguém que é. Adoro seus vídeos!
Que saudade! Fez falta. Muito importante isso que você disse
Que bom que vc voltou William! Sou médica e autista diagnosticada na fase adulta e vc, de todos os autistas que ouvi e ainda ouço, é cuja fala tem sentido em tudo. Desde os cuidados com as palavras, a origem de suas pesquisas, fontes de informação entre outras tantos itens positivos. Assistindo e também fazendo parte de grupos autistas, entendi que há um certo “ orgulho” autista e que muitas vezes se manifesta com agressividade, quase uma ferocidade cega … Isso de fato é desanimador… mas é só ver o número de seguidores, inscritos no seu canal e comentários aqui (Que sabemos que não chegam a 80% das pessoas que ouvem seus vídeos ) comparados a esses autistas, digamos radicais , que têm pouquíssima repercussão. Tente olhar mais para quem vc ajuda desde os primórdios, que te apoiam, que te agradecem , vc faz a diferença!!!
Você é uma das pessoas mais sensatas que conheci na minha vida, hoje com 56 anos. Parabéns! Vc é corajoso, tem atitude! Vc é escorpiano? Sabe seu signo e ascendente? Eu te agradeço muitíssimo. Tem me ajudado muito. Namaste. Hare Krishna 🙏🏻🌷🙏🏿
Eu assisti a sua entrevista e notei você um pouco tenso. Agora eu entendo. Quero deixar aqui meu apoio a você, sou vovó de autista, muito interessada em entender tudo e você tem sido esclarecedor pra mim. Por favor continue com seus conteúdos. Abraço...
Obrigada pelo seu trabalho😄 Aprendo muito acompanhando seu canal! Críticas destrutivas falam mais da própria pessoa do que de você. É como se fosse um espelho, ela pensa que fala de você, mas na verdade é dela mesma... Muita luz e proteção no seu caminho😄🙏🌟
Eu agradeço muito seus vídeos instrutivos com base científica, não pare, pois ajudou-me por muitas vezes compreender- me em minhas inúmeras dificuldades. Já fui convidado para falar num canal. Mas eu não tenho facilidade para tal. Deus te abençoe.
Pensa numa pessoa extremamente necessária... Muito obrigada por todo o conteúdo de qualidade que você trouxe até o dia de hoje.... Que você continue sendo sempre essa benção em nossas vidas.... Só tenho que agradecer....
Não desista! Sua participação na comunidade tem grande importância, a exposição de conteúdos baseados em evidências científicas e não somente em "achismos" são de grande valor. Além do mais, como você disse, se trata de um espectro e o compartilhamento das suas experiências pode ajudar à muitos que se encontram em situações semelhantes às suas vivências. Pessoas como você contribuem amplamente para o desenvolvimento não só da comunidade mas da humanidade em si, que carece muito de informações com embasamento teórico sobre o autismo. Grande abraço!
Muito nobre de sua parte expor essa situação incomoda q passa a muito tempo, compartilhar uma dor é aliviar a tensão, até mesmo eliminar ela.
Saiba q esses confrontos de ideias está em todos os grupos q dizem nos "representar", mas q ao longo do tempo se distancia do objetivo inicial q foi criado pelo mesmo grupo.
JAMAIS SE DEIXE ABALAR! Até pq alguns desses "ataques" são devido a INVEJA, já q muitos gostariam de ter a sua visibilidade
Seus posicionamento são SEMPRE baseados em evidências, o q traz MAIS CREDIBILIDADE e confiança ao seu CANAL
Continue em Frente.
Forte Abraço.
Boa sorte com o retorno do canal, Chimu-chan! Você ficou bonito com esta blusa. 😍
Pesquisando sobre o autismo encontrei vc, comecei a te seguir e ver teus vídeos,ainda não tenho o diagnóstico do meu filho,ele se trata no caaps já a quase 5 anos,hoje está completando 18 anos e eu desconfio que ele seja autista nível leve, vendo seus vídeos isso me trouxe uma luz para muitas perguntas sem respostas,ele durante esses anos faz tratamento para ansiedade, quando chegou lá manifestava muito forte a síndrome do Pânico ,o que hoje está muito melhor,e transtorno social,e lá e já se encontra 3 anos afastado da escola, não conseguiu retornar,e de um ano pra cá começou a manifestar o TOC ,enfim muitos anos de tratamento, algumas coisas melhoraram outras continuam igual,ele não aceita mais as terapias em grupo,na vida nunca conseguiu ter um mês de sono satisfatório, então depois de ver muitos vídeos inclusive os teus ,o qual é o único em que eu sigo,tenho essa desconfiança,e vou tentar ir atrás pra uma avaliação,para que ele possa ter uma vida melhor, obrigada pela tua contribuição, não pare
Você é maravilhoso, tenho um netinho de 2 aninhos e ele é autista e com seus relatos acabo aprendendo a entender ele e ser uma avó doce e que ajuda ele ir superando a cada dia os obstáculos que são muitos, um abraço!!!! Você é exemplo de inspiração!
Não pare!!! Amo seus vídeos!! Sou sua fã!! Descobri recentemente que minha filha de 28 anos também tem autismo.
Tem nos ajudado bastante todo conhecimento que você compartilha.
Excelente vídeo, Chimura! Também partilho desse choque de realidade ao esperar que a "comunidade do autismo" fosse um lugar necessariamente acolhedor. É até curioso porque sempre me senti um estrangeiro nos ambientes sociais, e no breve contato que tive com essa comunidade, não foi diferente. Forte abraço!
Willian, meu filho tem 3 anos (sem diagnóstico oficial/fechado ainda para Asperger, mas isso pouco mudaria nossa vida e terapias hoje) e seus vídeos e podcasts me ajudaram muito no processo de aceitação da minha maternidade e entendimento do funcionamento do meu filho. Obrigada! Sei que o presente dele e nosso está muito mais leve e feliz graças à luta e à divulgação dos que vieram antes!
Estava com saudades!
Amei a frase final! Que você se sinta cada vez mais livre e à vontade no seu canal!
Seu canal é excelente! Sempre o indico. Fique tranquilo, não temos a obrigação de agradar a todos, mas temos a obrigação de agir com ética e dentro dos princípios científicos. Isso vc faz muito bem!
William eu também sou asperger ,sou considerada inteligente, e bonita demais para ser autista , porque as pessoas têm em mente um fenótipo na qual não me encaixo para estar no espectro.
É cansativo eu sei ,mas o que importa é quem você é,suas verdadeiras intenções e de resto pouco importa ,porque já percorremos tantos caminhos até nossa descoberta , que o que vão interpretar dali pouco importa.
Chimura vc é o máximo. Sou mãe de autista e sempre pensei em ser ativista mas me recuo por conta desse tipo tóxico que encontramos ... Porque todo mundo que ser 100% perfeito. E só crítica. Não pare sou sua fã aprendo muito com vc. Fique bem meu querido 😍
Seu canal é o melhor que conheço sobre o tema autismo. Sua coerência é sensacional! Optei por trabalhar com autismo, sou dentista e estudei muito pra dar o melhor de mim, mas sinto que essa comunidade é tão complexa que estrapola em muito o diagnóstico. O conflito que existe nessas familias, nessas comunidades, grupos e etc.. é tão cansativo, que permanecer realmente é bem tóxico. Porém, você não tem mesmo que se preocupar com nada e ninguém, apenas se proteja e permaneça com sua coerência, deixe os “tolos com suas tolices” e leve sua mensagem pq o mundo precisa dela. Parabéns!! Seu canal é maravilhoso!
Gratidão, gratidão por você existir, te amo como você é, gratidão sempre
Willian (Pfv Leia meu comentário)
Por experiência própria, concordo quando você utiliza o termo tóxico para algumas dessas comunidades ativistas. Quase desisti de procurar mais informações sobre autismo, quando me deparei com tamanha toxicidade, foi desanimador a buscar por informações que não havia extremidades.
Essas comunidades te fazem se sentir "pisando em ovos" como dizem as pessoas..
O cancelamento por pouca coisa realmente ocorre.
Mas peço que não desista! afinal, você, Lucelmo e mais alguns que não vou citar nomes...
são os poucos que informam de maneira lúcida e saudável sobre Autismo.
Talvez você não note a importância que seus vídeos impactam a vida de seus inscritos, mas quero deixar aqui meu relato!
Você foi o responsável por me informar tudo que eu precisava saber quando a escola começou a desconfiar dos sintomas do meu filho, e também em relação a mim, porque foi com seu conteúdo que pude me identificar com os sintomas apresentados em um adulto,
Hoje, eu e meu pequeno fomos diagnósticados através de muita procurar de informação, e seu canal teve participação nessa longa trajetória.
Eu imagino o quão e desmotivador para seu trabalho esses comentários desagradáveis, ainda mais vindo de pessoas como vc e eu.. autistas também!
do grupo que deveria demonstrar mais empatia com opiniões diferentes, já que o laudo de todos nós iguala.
você esta certo em se sentir assim.. ninguém gosta!
Mas trabalhar com o youtube e conviver socialmente são coisas parecidas no quesito "agradar a todos", e algo impossível..
Por esse motivo, que ressalto, não deixe que esse cansaço mental pare seu trabalho, porque assim como eu precisei, muitos autistas ainda vão precisar de você!
Não desista Willian! 🙏🙏🙏
Oi Willian , boa noite. Prazer. Aqui quem fala é a Sibele, e há um tempo, eu já ouvi falar sobre o autismo, síndrome de asperger, e uma ocasião atrás, eu assisti os seus vídeos no RUclips... Achei muito interessante sobre esses dois assuntos, e apesar de não te conhecer, desde que te vi nos vídeos, eu sempre te admirei muito, realmente admiro as suas palestras nos youtube, palavras muito bem colocadas, bom vocabulário, espontaneidade, boa postura... Na minha infância, desde os 3 anos, foi alguma ocasião, já suspeitado que eu poderia ter um suposto autismo, por causa do meu comportamento que era diferente do das outras pessoas da minha idade. Sempre tinha também dificuldades de atenção, de concentração(aprendizagem com certas matérias), mas uma facilidade e hiperfoco em outras matérias, cuja situação ninguém entendia até então. Fiz muitos anos de terapias, testes, eletroencefalogramas, ressonância magnética quando adulta, mas nunca detectou nada. Só depois de adulta, após os 40 e poucos anos, é que fui diagnosticada com TDAH e Autismo de leve a moderado(TEA), resultados concluídos pelo neuropsicólogo e pela psiquiatra. Pois é. Foram muitos anos tentando descobrir o que de fato era a causa maior da minha dificuldade. E por isso, o motivo pelo qual sempre tive dificuldades de relacionamentos( nunca consegui estabelecer e consolidar vínculos de amizade, namoro, e até hoje nunca consegui manter empregos). Triste realidade. Estou com 46 anos, solteira. Lidar com o autismo nunca foi uma tarefa fácil para mim. Se as pessoas da própria família da gente não faz muita questão de me entender, as pessoas de fora vão entender menos ainda. Eu já sofri discriminação, bullying, preconceitos, e sei bem como isso é. Atualmente estou desempregada, mas já vai fazer dois anos e meio. Eu gostaria de saber como poderia fazer para trabalhar como youtuber, gravando vídeos meus falando da minha experiência de vida em relação ao meu autismo. Abraços.
Meu email é belemar45@gmail.com
celular/whatsapp (11)997485587.