8:42 concordo plenamente, eu gosto sim de fazer amigos e de conversar, só tenho muita dificuldade em me relacionar, porém não Quer dizer que eu não queira ou não goste, pelo contrário, eu falo bastante e sou muito comunicativa...mas a longo prazo é perceptível minha dificuldade em interagir no mesmo nível que as outras pessoas... começo a não entender as piadas, faço comentários que o grupo não entende, e aí ficam todos sem graça...e outras situações que acabam distanciando as pessoas... O Seu vídeo está incrível... informações muito pertinentes...gostei muito!
Discordo da socialização....por muito tempo me forcei a socialização e sempre fui deixado de lado, não sei lidar com as pessoas. Me forçar a essa situação incômoda só me trouxe mais sofrimento. Me socializo no meu limite, não vou passar mais dor que o necessário.
Não sei se tenho Asparger, mas me identifico com muitas e muitas coisas. Eu gosto de me socializar quando da certo, com pessoas que já tenho certa intimidade. Gosto de ir em certas festas. Mas fico muito apreensivo quando me socializo, quase nunca consigo fazer amigos novos, na verdade tenho apenas um amigo com qual converso no dia a dia.
Me identifico com a regra do semáforo. E com as regras. E comigo é assim: não é que eu não goste de interagir. Eu só evito ou não consigo. Porque ou não sei como abordar as pessoas, ou tenho dificuldade em manter um diálogo agradável, ou ainda os fatores externos me afetam tanto a ponto de sentir dor física que acabo na inércia.
Sou mediadora da minha filha nas interações, mas em certos momentos percebo que ela não fica a vontade, procuro ter essa sensibilidade e deixo ela a vontade para se retirar ou escolher o que fazer.
Acho q treino social talves ajude, eu paguei muuuuuuitos micos mas aprendi a abordar com sutileza comecar uma conversa e mantela (com conversas interessantes, qnd nao ai eu mesmo me retirava da interacao por falta de interesse)
Nossa, nunca tinha relacionado minha insistência por regras com o autismo. As pessoas sempre dizem que eu interpreto as regras muito literalmente e isso pra mim é natural.
Até me recordei de um evento em minha escola. Estavam organizando uma festinha e cada sala ficaria responsável por levar tipos de comida. A minha ficaria com os pratos salgados. No dia cheguei e apresentei meu prato com sal.
Cara, você fala tão bem e é tão natural na escolha de palavras, não sei explicar, mas parece que o tempo voa enquanto a gente tá te escutando. Seus vídeos são ótimos! Você é super inteligente, simpático e iluminado (e lindo tbm!!!). Cheguei há pouco no canal, mas já estou viciado nos vídeos.
Eu sou ótima em seguir regras. Me formei em 2 cursos superiores em universidades federais. Tenho um casamento muito bom há 14 anos. Meus filhos são só elogiados por onde vão. Sou magra e sigo dieta rihorosamente.Nunca levei multa no trânsito. Nunca me atrasei no trabalho. Sou asperger.
Quando chegava visitas em minha casa eu corria, me escondia. Não gosto de festas. Faço e refaço um problema de exatas por exemplo, infinitas vezes. E me alegro sempre com a resposta correta. Não consigo dirigir carro. E tenho carteira. Eu sou tão concentrado que não observo os pormenores, sou péssimo navegador. Sou muito calmo. Ou desligado, ou muito concentrado na minha imaginação. Não sei, existe uma bolha e eu estou confortável nela.
Gostei da reflexão de hoje sobre regras! Excelente tanto para autistas como não autistas. Bastante ponderada, todos nós precisamos de bom senso e flexibilidade!
Realmente regras são complexas, mas como você mesmo disse deixar de cumpri-las ou modificá-las depende muita flexibilidade. Minha filha e eu fomo em uma cidade vizinha e ela ficou irritadíssima com o fato da pessoas pisarem na grama. Na verdade ela nem viu ninguém pisando, mas sim os caminhos onde a grama estava amassada ou morta. Acho complicado, pois estou numa fase de iniciar uma dieta alimentar com ela, mas tenho medo da "rigidez da regra" e ela parar de procurar certo alimento. Parabéns pelo sucesso da campanha.
Voce é sensacional. Todos os dias de manhã estarei assistindo um vídeo para melhor entender o meu filho. Trabalho com personalização e se quiser, faço para voce sem custo. É uma maneira de poder contribuir com toda a sua ajuda. Parabéns pela iniciativa e por ser tão evoluído.
Espero que você tenha muitas camisetas brancas para fazer muitos vídeos sempre. Obrigada pelo seu trabalho, você me ajuda bastante a entender como devo conduzir o crescimento e desenvolvimento do meu filho autista de 5 anos...
Concordo com você, nós fimos todos feitos para interagir e nos socializar, mesmo autistas! O que acontece é que a gente tem dificuldade e por isso as vezes a gente desiste, mas sofre as consequências dessa "decisão". E são várias consequências, não só a solidão que pra alguns deve ser desconhecida ainda, mas, por exemplo, eu tenho 49 anos e se não tivesse tido a benção de ter tido dois filhos, hoje estaria muito solitária. Eu olho pra trás e vejo o quanto fui prejudicada nessa questão de interação social, tentei muitas vezes ao longo dos anos pertencer a grupos, me sentir parte, não consegui, mesmo porque sem diagnóstico, a gente vivia do jeito que conseguia e sem apoio ou orientação psicológica. Paciência!... Mas, faz muita falta sim ae relacionar com outros seres humanos. Muito boa a pauta, obrigada!
Perfeita explanação, querido. Nessa cena em que o cara está atravessando a rua, me peguei pensando...ué, mas não tinha que parar mesmo? haha esse foi o primeiro pensamento, depois que caiu a ficha. Também me identifiquei.
Eu também sou autista e vejo muita coisa interessante no seu canal, sobre as regras eu sigo elas e quando tenho dúvidas eu peço uma explicação melhor. Bem interessante o que você faz e continue assim, abraço.
No meu caso sempre tentei me socializar mas as pessoas me machucavam de mais por eu ser diferente! Então desisti de me socializar e sempre que eu forçava era uma coisa torturante! Mas tentei ser uma pessoa normal mas sempre me feria quando eu tentavanão ser eu mesmo!
Boa tarde willian , fiquei muito feliz em achar o seu canal. Tenho um filho autista grau leve de auto funcionamento que está entrando na fase da adolescência e está sendo bem difícil para ele a fase escolar. Com o conteúdo dos seus vídeos fica mais fácil eu ajudar e entender a cabeça dele. Obrigado 🙏🏼
Muito massa seu canal! Sempre tive dúvidas a respeito da minha “estranheza”. Demorei muito a falar, tive que fazer uso de remédios aos 3 anos de idade para que houvesse esse desenvolvimento. Depois disso, passei minha infância distante de tudo (por opção e porque não conseguia me relacionar, simplesmente não sabia como). Embora eu tenha sido sempre primeiro lugar nas escolas que passei, na faculdade, nunca consegui desenvolver plenamente o convívio social, tenho muitos desvios de concentração, esquecimento rápido e ainda dificuldade de processar o que os outros falam (embora eu escute, sempre peço que as pessoas repitam para eu entender o que ela falou ou aguardo uns 5 segundos pra processar a informação). Irei fazer exame para saber se tenho o autismo e, ao menos, ficar feliz em saber de que esses problemas podem ser amenizados devido à compreensão da minha condição.
# Willian Chimura isso que é lindo, ver que você encontrou o seu propósito na vida, que é ajudar tantas outras.Sou enfermeira e cuido de gêmeos prematuros, um deles apresenta espectros autista e seus videos realmente são um diferencial sobre o assunto.
Como é produtivo assistir seus vídeos! Somente quem tem o TEA ou filho com esse transtorno que entende completamente sua maneira clara e objetiva de explicar. Muito obrigada William, por esse conteúdo maravilhoso ! Um grande abraço e já aguardando seu próximo vídeo.
Que ótimo vídeo! Meu filho é autista e adora fazer amigos, o difícil é ele entender limites de socialização, pra ele tudo é ao extremo, é 8 ou 80... hehehe
Fui diagnostica cursando a faculdade de tecnologia há 1 ano e meio e embora eu não tome iniciativa para se socializar as pessoas da minha sala socializaram comigo e agradeço a Deus pois não há como se manter sozinha na faculdade ainda mais se não sabem do seu diagnóstico, são muitas atividades para serem desenvolvidas em grupo. Gostei do vídeo. Na minha adolescência usava impreterivelmente somente camisetas largas e pretas.
Nossa, quanto mais vídeos seus eu assisto, mais eu me identifico, e eu não tenho autismo (pelo que eu saiba haha) Seu canal é incrível, tá de parabéns 👏👏👏
concordo muito contigo, eu gosto de me socializar e fazer amigos, embora tenha uma dificuldade muito grande de manter esses relacionamentos ou de começar novos. Não é devido ao autismo que eu não tenha a necessidade de ter um vínculo social.
Perfeito! Fez eu refletir que falar "sou autista mesmo e não gosto de socializar" pode ser funcional como fala pois evita perguntas que pedem explicações que a pessoa não consegue, não sabe ou não quer dar. Poderia ter a função de ponto final em uma conversa que ele sabe que não vai chegar a lugar algum (na visão dele). Pois é muito provável ele realmente não conseguir se expressar e ser entendido ao tentar se explicar para pessoas que não sentem o que ele sente. Mas seguir essa regra pode não ser funcional e não descrever realmente o que ele sente sobre o assunto. Talvez a própria pessoa que diz isso não consiga perceber essa diferença. Pensei que talvez alguns autistas escondam alguns sentimentos por isso também, evitar ter que explicar o que não conseguem explicar com conceitos que conhecem. Tem sentido? 🙏
Temos necessidade sim de nos socializarmos, mas olhamos o Mundo de forma diferente então nem sempre há empatia, e a frieza das pessoas vai ficar inibindo cada vez mais os nossos sentimentos. Mas sei independente dias outras pessoas, sou responsável só pela minha evolução.
Oi 👋🏻 eu achei seu canal, eu sou estudiante de psicología na Colômbia, seus vídeos são muito bons, eu gosto de aprender sobre o autismo (eu não sei muito bem o português) 🙈
Acho vc fantástico ! Parece muito com Meu filho mas ele não aceitou o diagnóstico ainda. Acho que ele deveria usar isso a seu favor ! Pois ele tem muitas qualidades
Pode ser um pouco difícil, a primeiro momento, de aceitar, mesmo. Mas é um processo. Talvez eventualmente ele conheça algum outro aspie (na mídia ou presencialmente) que ele se relacione com, e isso permita ele "se aceitar" melhor.
Exato sou autista leve e trabalho em mercado tipo quando algum chefe me manda fazer algo eu levo ao pé da letra as coisas sem me tocar que não é exatamente aquilo
No meu caso depois de adentrar no mundo da filosofia eu sou na vdd o extremo oposto, alias seria legal um video teu falando sobre o extremismo no autismo, como muitos sao 8 80 (eu nao entendo essa giria) preto ou branco, eu tento achar o meio termo mas é dificil sempre, bom devido a eu questionar tudo na vdd eu sou muito rebelde e logico, se tem uma regra q nao faz sentido pra mim ou eu pergunto pq nao pode ou eu faco e deixo algum fiscal fazer o trabalho dele me chamando a atencao e explicando pq nao pode, tem regras q nao fazem sentido mesmo e os propios funcionarios nao sabem pra q serve ai so o gerente ou diretor pra explicar, mas se tiver um bom argumento eu acato, por sorte eu me deparei com o conceito de neuroplasticidade aos 13 anos e foquei minha adolescencia em tentar manter minha neuroplasticidade logo eu estou em constante mudanca, se eu nao mudar no proximo mes nao sou eu haha, sou um explorador desde crianca isso me ajudou a nao focar apenas em uma coisa Mas qnd eu acreditava nos "adultos" cega e inocentemente eu era um anjinho, nao dava trabalho quanto ao comportamento, dizem q eu era a unica crianca q conhecem q arrumava os brinquedos depois de brincar hhahahaha, mas depois de comecar a filosofar ai é foda se pra todo mundo e pra sociedade e eu vou fazer o q realmente faz mais sentido pra mim, pq convenhamos a sociedade por vezes nao é muito logica
doi meu coração quando os meus colegas falam que eu não gosto de conversar, pq na verdade é o contrario, eu gosto de conversar mas nem sempre eu consigo (vida diaria de um autista com mutismo selectivo)
Eu gosto de socializar mas meio que não consigo pois sou introvertida e minha bateria social é tipo bateria chinesa de segunda mão mas eu saio com uma amiga ou outra, converso etc. Tbm sou aspie e sei que não se pode ficar isolado o tempo todo pq é prejudicial.
Sempre tive dificuldade de fazer amizade...mas gosto de me socializar, dentro de certas condições e certos ambientes faço boas e duradouras amizades. Sou do espectro, diagnóstico formal e tardio.
Referente ao semáforo eu sofro muito. Já morei no Japão e tenho amigos japoneses aqui no Brasil. Quando vou andar na rua, principalmente quando sozinho, eu me sinto meio mal em todos atravessarem o semáforo e virando para ver o porque só eu fiquei do outro lado da rua... mas mesmo assim eu não consigo atravessar
Regras sociais precisam ser elevadas à crítica ética, lembremos para nunca esquecer: escravidão estava dentro da regra, campos de concentração surgiram e se mantiveram dentro da regra, existem regras sociais culturais e temporais que precisam ser quebradas e para isso precisa perpassar pelo espectro da ética.
Gostaria q vc fizesse um video q desse dicas aos pais de como ensinar os nossos filhos a ter mais cobtato visual . minha pequena tem 1 ano 8 meses e raramebte olha nos nossos olhos.
Oi, Iara. É uma questão complexa, pois não é um único fator. Todas as características do autismo (que abordo na minha série de 7 vídeos) podem estar relacionadas com as dificuldades envolvidas em se relacionar com outras pessoas.
Com regras também sou assim (tem exceções claro, mas no geral é isso). Quanto ao socializar eu não criei essa regra, mas eu simplesmente não tenho vontade de falar com todas as pessoas e nem com assuntos que não me interessam (Eu até tento, mas não da).
Existem pessoas que tem autismo tão leve que só são diagnosticados quando adultos? Sou leiga no assunto e estou assistindo seus vídeos para aprender. Obrigada desde já.
Nossa... é a primeira vez que sinto alguém me entendendo. Isso me deu um alivio tão grande
8:42 concordo plenamente, eu gosto sim de fazer amigos e de conversar, só tenho muita dificuldade em me relacionar, porém não Quer dizer que eu não queira ou não goste, pelo contrário, eu falo bastante e sou muito comunicativa...mas a longo prazo é perceptível minha dificuldade em interagir no mesmo nível que as outras pessoas... começo a não entender as piadas, faço comentários que o grupo não entende, e aí ficam todos sem graça...e outras situações que acabam distanciando as pessoas...
O Seu vídeo está incrível... informações muito pertinentes...gostei muito!
Você é diagnosticada?
@@sunnysideup197 sim! 👍
@@michellydesouza2050 Obrigado por responder!
@@sunnysideup197 imagina, de nada! 😊 Disponha...
Por que será que eu me identifiquei com o q vc disse?
Discordo da socialização....por muito tempo me forcei a socialização e sempre fui deixado de lado, não sei lidar com as pessoas. Me forçar a essa situação incômoda só me trouxe mais sofrimento. Me socializo no meu limite, não vou passar mais dor que o necessário.
Não sei se tenho Asparger, mas me identifico com muitas e muitas coisas.
Eu gosto de me socializar quando da certo, com pessoas que já tenho certa intimidade. Gosto de ir em certas festas. Mas fico muito apreensivo quando me socializo, quase nunca consigo fazer amigos novos, na verdade tenho apenas um amigo com qual converso no dia a dia.
Melhor recomendação de canal que minha irmã poderia ter me feito
Sua irmã parece uma pessoa legal!
Vi a pergunta do título do vídeo e já pensei na resposta: depende da regra.
Me identifico com a regra do semáforo. E com as regras.
E comigo é assim: não é que eu não goste de interagir. Eu só evito ou não consigo. Porque ou não sei como abordar as pessoas, ou tenho dificuldade em manter um diálogo agradável, ou ainda os fatores externos me afetam tanto a ponto de sentir dor física que acabo na inércia.
Sou mediadora da minha filha nas interações, mas em certos momentos percebo que ela não fica a vontade, procuro ter essa sensibilidade e deixo ela a vontade para se retirar ou escolher o que fazer.
Que atitude bacana Mair
Acho q treino social talves ajude, eu paguei muuuuuuitos micos mas aprendi a abordar com sutileza comecar uma conversa e mantela (com conversas interessantes, qnd nao ai eu mesmo me retirava da interacao por falta de interesse)
Nossa, nunca tinha relacionado minha insistência por regras com o autismo. As pessoas sempre dizem que eu interpreto as regras muito literalmente e isso pra mim é natural.
Você sempre me ajuda a entender melhor meu neto Asperger. Muito obrigada.
Até me recordei de um evento em minha escola. Estavam organizando uma festinha e cada sala ficaria responsável por levar tipos de comida. A minha ficaria com os pratos salgados. No dia cheguei e apresentei meu prato com sal.
Cara, você fala tão bem e é tão natural na escolha de palavras, não sei explicar, mas parece que o tempo voa enquanto a gente tá te escutando. Seus vídeos são ótimos! Você é super inteligente, simpático e iluminado (e lindo tbm!!!). Cheguei há pouco no canal, mas já estou viciado nos vídeos.
A minha filha é autista cheia regras e quando muda ela fica nervosa eles são assim ☺ minha filha me ensina muito 🙏
exato, problema é ficar mudando regra, regra é regra, lei é lei. pra que mudar toda hora. ou pra que criar regra em algo sem necessidade.
Seu vídeo foi ótimo Willian, tudo muito bem colocado, parabéns 😁❤️👍🏾
Eu sou ótima em seguir regras. Me formei em 2 cursos superiores em universidades federais. Tenho um casamento muito bom há 14 anos. Meus filhos são só elogiados por onde vão. Sou magra e sigo dieta rihorosamente.Nunca levei multa no trânsito. Nunca me atrasei no trabalho. Sou asperger.
Quando chegava visitas em minha casa eu corria, me escondia. Não gosto de festas. Faço e refaço um problema de exatas por exemplo, infinitas vezes. E me alegro sempre com a resposta correta. Não consigo dirigir carro. E tenho carteira. Eu sou tão concentrado que não observo os pormenores, sou péssimo navegador. Sou muito calmo. Ou desligado, ou muito concentrado na minha imaginação. Não sei, existe uma bolha e eu estou confortável nela.
Seu trabalho é lindo Parabéns estou aprendendo muito com você 😘
Você fala tão bem que não consigo parar de assistir. E suas expressões faciais são ótimas
Você sai da caixa mesmo, por isso tem a minha sincera admiração. Desconfio que sou asperger, mas estou quebrando paradigmas te assistindo.
Sua voz é muito bonita.
Vc é simplesmente maravilhoso! Amo ouvir e assistir seus vídeos.
Há 11 meses vc queria 10.000 inscritos e hj tem 170.000 👏👏 aprendo muito com vc. Muito obrigada mesmo
Gostei da reflexão de hoje sobre regras! Excelente tanto para autistas como não autistas. Bastante ponderada, todos nós precisamos de bom senso e flexibilidade!
Que legal que as pessoas doaram, não tive condição financeira para te ajudar.
Mas sempre assisto e compartilho seus vídeos.
achei seu canal hoje e não consigo parar de assistir seus vídeos! ganhou uma inscrita
Seja muito bem vinda!
MEUS DEUS ESSE HOMEM TEM UM PUTA CARISMA💗
OBRIGADO
Verdade. Simpatia pura.
Realmente regras são complexas, mas como você mesmo disse deixar de cumpri-las ou modificá-las depende muita flexibilidade. Minha filha e eu fomo em uma cidade vizinha e ela ficou irritadíssima com o fato da pessoas pisarem na grama. Na verdade ela nem viu ninguém pisando, mas sim os caminhos onde a grama estava amassada ou morta. Acho complicado, pois estou numa fase de iniciar uma dieta alimentar com ela, mas tenho medo da "rigidez da regra" e ela parar de procurar certo alimento. Parabéns pelo sucesso da campanha.
Sim, minha filha diz isso, que ela não se importa de não ter amigos, que são todos uns chatos
Voce é sensacional. Todos os dias de manhã estarei assistindo um vídeo para melhor entender o meu filho.
Trabalho com personalização e se quiser, faço para voce sem custo. É uma maneira de poder contribuir com toda a sua ajuda. Parabéns pela iniciativa e por ser tão evoluído.
Espero que você tenha muitas camisetas brancas para fazer muitos vídeos sempre. Obrigada pelo seu trabalho, você me ajuda bastante a entender como devo conduzir o crescimento e desenvolvimento do meu filho autista de 5 anos...
Concordo plenamente com vc com a parte de socializar 👏👏👏👏
Concordo com você, nós fimos todos feitos para interagir e nos socializar, mesmo autistas! O que acontece é que a gente tem dificuldade e por isso as vezes a gente desiste, mas sofre as consequências dessa "decisão". E são várias consequências, não só a solidão que pra alguns deve ser desconhecida ainda, mas, por exemplo, eu tenho 49 anos e se não tivesse tido a benção de ter tido dois filhos, hoje estaria muito solitária. Eu olho pra trás e vejo o quanto fui prejudicada nessa questão de interação social, tentei muitas vezes ao longo dos anos pertencer a grupos, me sentir parte, não consegui, mesmo porque sem diagnóstico, a gente vivia do jeito que conseguia e sem apoio ou orientação psicológica. Paciência!... Mas, faz muita falta sim ae relacionar com outros seres humanos. Muito boa a pauta, obrigada!
Excelente vídeo, meu filho é Asperger tem 11 anos e não o vejo com preocupação a seguir tantas regras, mas em brincadeiras sim. Sucesso
Perfeita explanação, querido. Nessa cena em que o cara está atravessando a rua, me peguei pensando...ué, mas não tinha que parar mesmo? haha esse foi o primeiro pensamento, depois que caiu a ficha. Também me identifiquei.
4:10 eu tentando atravessar a rua, mas bate aquela indecisão tipica do autista de não sabe o momento certo de passar.
Adoro ouvir e ver vc falar. Parabéns!
Eu também sou autista e vejo muita coisa interessante no seu canal, sobre as regras eu sigo elas e quando tenho dúvidas eu peço uma explicação melhor. Bem interessante o que você faz e continue assim, abraço.
No meu caso sempre tentei me socializar mas as pessoas me machucavam de mais por eu ser diferente! Então desisti de me socializar e sempre que eu forçava era uma coisa torturante!
Mas tentei ser uma pessoa normal mas sempre me feria quando eu tentavanão ser eu mesmo!
Olá,meu amigo Wiliam! Com o sempre, videos bem explicativos! Abraços.
Adoro o seu jeito de explicar como sempre 😘
Adorei o vídeo!!!! Parabéns Will!!!💛✨🙌🏻✨👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Boa tarde willian , fiquei muito feliz em achar o seu canal. Tenho um filho autista grau leve de auto funcionamento que está entrando na fase da adolescência e está sendo bem difícil para ele a fase escolar. Com o conteúdo dos seus vídeos fica mais fácil eu ajudar e entender a cabeça dele. Obrigado 🙏🏼
Parabéns...muito bem explicado. Gosto muito dos seus vídeos.
Muito massa seu canal! Sempre tive dúvidas a respeito da minha “estranheza”. Demorei muito a falar, tive que fazer uso de remédios aos 3 anos de idade para que houvesse esse desenvolvimento. Depois disso, passei minha infância distante de tudo (por opção e porque não conseguia me relacionar, simplesmente não sabia como). Embora eu tenha sido sempre primeiro lugar nas escolas que passei, na faculdade, nunca consegui desenvolver plenamente o convívio social, tenho muitos desvios de concentração, esquecimento rápido e ainda dificuldade de processar o que os outros falam (embora eu escute, sempre peço que as pessoas repitam para eu entender o que ela falou ou aguardo uns 5 segundos pra processar a informação). Irei fazer exame para saber se tenho o autismo e, ao menos, ficar feliz em saber de que esses problemas podem ser amenizados devido à compreensão da minha condição.
# Willian Chimura isso que é lindo, ver que você encontrou o seu propósito na vida, que é ajudar tantas outras.Sou enfermeira e cuido de gêmeos prematuros, um deles apresenta espectros autista e seus videos realmente são um diferencial sobre o assunto.
Como é produtivo assistir seus vídeos! Somente quem tem o TEA ou filho com esse transtorno que entende completamente sua maneira clara e objetiva de explicar. Muito obrigada William, por esse conteúdo maravilhoso ! Um grande abraço e já aguardando seu próximo vídeo.
muito bom, Willian! obrigada pelo conteúdo!
Vc tem me ajudado muito com suas explicações, tenho um filho autista leve e é muito bom ouvi vc no canal
Cai de paraquedas aqui e tô amando, já me inscrevi e tô vendo todos os vídeos kkk
Bem vinda!
Eu tinha notado da camiseta branca, mas quando falou sobre " o que autismo é" estava de camiseta preta. 😊
Sim, é porque é o único vídeo do canal que foge do padrão!
Que video ótimo, ajudou a escrever minha redação sobre autismo. E vc é muito lindo, parabéns
Que bom assistir um vídeo com vc felizinho ^^
Que ótimo vídeo!
Meu filho é autista e adora fazer amigos, o difícil é ele entender limites de socialização, pra ele tudo é ao extremo, é 8 ou 80... hehehe
Excelente vídeo, parabéns William.
Fui diagnostica cursando a faculdade de tecnologia há 1 ano e meio e embora eu não tome iniciativa para se socializar as pessoas da minha sala socializaram comigo e agradeço a Deus pois não há como se manter sozinha na faculdade ainda mais se não sabem do seu diagnóstico, são muitas atividades para serem desenvolvidas em grupo.
Gostei do vídeo. Na minha adolescência usava impreterivelmente somente camisetas largas e pretas.
Vídeo excelente como sempre. Parabéns Will. Sucesso!
Parabéns pelas explicações claras e objetivas.
Nossa, quanto mais vídeos seus eu assisto, mais eu me identifico, e eu não tenho autismo (pelo que eu saiba haha)
Seu canal é incrível, tá de parabéns 👏👏👏
concordo muito contigo, eu gosto de me socializar e fazer amigos, embora tenha uma dificuldade muito grande de manter esses relacionamentos ou de começar novos. Não é devido ao autismo que eu não tenha a necessidade de ter um vínculo social.
Seus videos me ajudam a lidar com minha irmã. Muito obg ♡♡
Muito bom seus vídeos. Parabéns
William seus vídeos são incríveis, acho que deveria gravar sobre outros assuntos tbm
Obrigada. Você é muito bom no que faz!
Ótimo.
Aprendendo cada dia mas .
Parabéns 👋
Vídeo muito bom, estava pensando sobre isso recentemente
Muito obrigada!!!
Perfeito! Fez eu refletir que falar "sou autista mesmo e não gosto de socializar" pode ser funcional como fala pois evita perguntas que pedem explicações que a pessoa não consegue, não sabe ou não quer dar. Poderia ter a função de ponto final em uma conversa que ele sabe que não vai chegar a lugar algum (na visão dele). Pois é muito provável ele realmente não conseguir se expressar e ser entendido ao tentar se explicar para pessoas que não sentem o que ele sente. Mas seguir essa regra pode não ser funcional e não descrever realmente o que ele sente sobre o assunto. Talvez a própria pessoa que diz isso não consiga perceber essa diferença. Pensei que talvez alguns autistas escondam alguns sentimentos por isso também, evitar ter que explicar o que não conseguem explicar com conceitos que conhecem. Tem sentido? 🙏
Foi MT bom te ouvir tnh um adolescente autista só foi diagnosticado aos 15 anos estou MT perdida principalmente como fazer cumprir regras
Temos necessidade sim de nos socializarmos, mas olhamos o Mundo de forma diferente então nem sempre há empatia, e a frieza das pessoas vai ficar inibindo cada vez mais os nossos sentimentos. Mas sei independente dias outras pessoas, sou responsável só pela minha evolução.
Oi 👋🏻 eu achei seu canal, eu sou estudiante de psicología na Colômbia, seus vídeos são muito bons, eu gosto de aprender sobre o autismo (eu não sei muito bem o português) 🙈
Que legal, Athenea! Espero que o conteúdo esteja sendo útil para ti!
Você é um querido.
Pra mim é ótimo e prazeroso seguir regras de trânsito, nem tem tanto a ver com literalidade e sim com mania
Gratidão pelo seu vídeo
✨🙏✨
Acho vc fantástico ! Parece muito com Meu filho mas ele não aceitou o diagnóstico ainda. Acho que ele deveria usar isso a seu favor ! Pois ele tem muitas qualidades
Pode ser um pouco difícil, a primeiro momento, de aceitar, mesmo. Mas é um processo. Talvez eventualmente ele conheça algum outro aspie (na mídia ou presencialmente) que ele se relacione com, e isso permita ele "se aceitar" melhor.
Obrigada por responder! Fiquei muito feliz ! Vc eh incrivel ! Um pessoa singular ! Obrigada
Muito bom! !!👏👏👏👏💙
Exato sou autista leve e trabalho em mercado tipo quando algum chefe me manda fazer algo eu levo ao pé da letra as coisas sem me tocar que não é exatamente aquilo
eu tb kkkkk... pra mim n é n e ponto
Muito bom seu vídeo👏🏾👍🏿
No meu caso depois de adentrar no mundo da filosofia eu sou na vdd o extremo oposto, alias seria legal um video teu falando sobre o extremismo no autismo, como muitos sao 8 80 (eu nao entendo essa giria) preto ou branco, eu tento achar o meio termo mas é dificil sempre, bom devido a eu questionar tudo na vdd eu sou muito rebelde e logico, se tem uma regra q nao faz sentido pra mim ou eu pergunto pq nao pode ou eu faco e deixo algum fiscal fazer o trabalho dele me chamando a atencao e explicando pq nao pode, tem regras q nao fazem sentido mesmo e os propios funcionarios nao sabem pra q serve ai so o gerente ou diretor pra explicar, mas se tiver um bom argumento eu acato, por sorte eu me deparei com o conceito de neuroplasticidade aos 13 anos e foquei minha adolescencia em tentar manter minha neuroplasticidade logo eu estou em constante mudanca, se eu nao mudar no proximo mes nao sou eu haha, sou um explorador desde crianca isso me ajudou a nao focar apenas em uma coisa
Mas qnd eu acreditava nos "adultos" cega e inocentemente eu era um anjinho, nao dava trabalho quanto ao comportamento, dizem q eu era a unica crianca q conhecem q arrumava os brinquedos depois de brincar hhahahaha, mas depois de comecar a filosofar ai é foda se pra todo mundo e pra sociedade e eu vou fazer o q realmente faz mais sentido pra mim, pq convenhamos a sociedade por vezes nao é muito logica
doi meu coração quando os meus colegas falam que eu não gosto de conversar, pq na verdade é o contrario, eu gosto de conversar mas nem sempre eu consigo (vida diaria de um autista com mutismo selectivo)
Muito bons vídeo e conteúdo.
Ótimo como sempre
Eu gosto de socializar mas meio que não consigo pois sou introvertida e minha bateria social é tipo bateria chinesa de segunda mão mas eu saio com uma amiga ou outra, converso etc. Tbm sou aspie e sei que não se pode ficar isolado o tempo todo pq é prejudicial.
Acho lindo o seu feed de camiseta branca :)
Estarei de camiseta preta no próximo :x hahaha
Sempre tive dificuldade de fazer amizade...mas gosto de me socializar, dentro de certas condições e certos ambientes faço boas e duradouras amizades. Sou do espectro, diagnóstico formal e tardio.
Eu acredito que gostam de amigos, apenas e um pouco difícil manter por falta de assunto de interesse comum
Sucesso!
fala sobre sua infancia por favor
Conte situações engraçadas que já aconteceram com vc, por entender de forma literal, bjs
Referente ao semáforo eu sofro muito. Já morei no Japão e tenho amigos japoneses aqui no Brasil. Quando vou andar na rua, principalmente quando sozinho, eu me sinto meio mal em todos atravessarem o semáforo e virando para ver o porque só eu fiquei do outro lado da rua... mas mesmo assim eu não consigo atravessar
Mano eu tenho prazer de falar e ouvir a palavra formal dependendo da palavra e claro😆
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
5:29 Eu ia perguntar exatamente isso aqui nos comentários ! ☺️😂
Regras sociais precisam ser elevadas à crítica ética, lembremos para nunca esquecer: escravidão estava dentro da regra, campos de concentração surgiram e se mantiveram dentro da regra, existem regras sociais culturais e temporais que precisam ser quebradas e para isso precisa perpassar pelo espectro da ética.
Gostaria q vc fizesse um video q desse dicas aos pais de como ensinar os nossos filhos a ter mais cobtato visual . minha pequena tem 1 ano 8 meses e raramebte olha nos nossos olhos.
me explica por que o autista tem dificuldade de fazer amizades?falo isso pois minha filha tem dificuldade de fazer amizade
Oi, Iara. É uma questão complexa, pois não é um único fator. Todas as características do autismo (que abordo na minha série de 7 vídeos) podem estar relacionadas com as dificuldades envolvidas em se relacionar com outras pessoas.
@@chimurawill obrigado por ser tao atensioso com seus inacritos
@Raquel Vitola minha filha e assim tambem
Com regras também sou assim (tem exceções claro, mas no geral é isso).
Quanto ao socializar eu não criei essa regra, mas eu simplesmente não tenho vontade de falar com todas as pessoas e nem com assuntos que não me interessam (Eu até tento, mas não da).
Ótimo vídeo como sempre.
Eu gosto de socializar mas não sei
Existem pessoas que tem autismo tão leve que só são diagnosticados quando adultos? Sou leiga no assunto e estou assistindo seus vídeos para aprender. Obrigada desde já.
Sim
"todo mundo atravessa a rua exceto eu" cara obediente kkkkkk brincadeiras a parte curto seu canal👍
Do jeito que as coisas andam, melhor não socializar muito. Está difícil conviver com pessoas. Prefiro ficar na minha.
Eu que não sou autisma tô preferindo isso, pessoas estão cada dia mais chatas.
Eu digo para o meu filho estudar, porque estudar é o trabalho dele.