O melhor caça com motor de helice dos países do Eixo e da Guerra é o caça Focke Wulf TA-152 ele é uma versão muito melhorada do Focke Wulf Fw-190. Os alemaes colocaram no caça TA-152 as tecnologias mais avançadas que existiam na época por isso ele ficou tão bom. Ele usava o motor mais moderno e potente que tinha na época. Esse caça é desconhecido porque quando ele ficou pronto para ser lançado a Segunda Guerra estava quase no fim e as fabricas dos alemães estavam todas destruídas por isso eles não conseguiram fabricar esse caça. Foram fabricadas apenas 43 unidades do TA-152. Ele foi projetado para voar nas altitudes mais elevadas para atacar os comboios de Bombardeiros dos aliados que voavam muito alto. Ele era o caça que voava mais alto nesse quesito ele superava todos os caças da época. Ele foi projetado para fazer um trabalho que nenhum caça conseguia fazer combater os inimigos em altitudes muito elevadas. Os outros caças não foram projetados para isso. Ele foi projetado para ser o melhor caça dos paises do Eixo e ele conseguiu atingir esse objetivo, mas a guerra já tinha terminado para os nazistas quando ele ficou pronto.
Que máquina... as máquinas antigas tinham um charme... uma beleza... única... tanto que são admirados até os dias de hoje... até por quem não viveu seu lançamento... amo aeronaves clássicas..
Nao sei Porquê todos os grandes Ases preferia o ME 109 Graf tinha 352 vitorias e mais 200 pilotos com 100 vitorias! Porque o 190 não aconteceu? Na sei porque!
O projetista Kurt Tank depois da guerra foi trabalhar na Argentina, onde fez o primeiro caça a jato da América Latina. Mas como o peronismo era mais falar do que fazer, não encontrou as condições de continuidade. Colocou a viola no saco e foi baixar em outro terreiro.
Os atuadores rígidos, ao invés de cabos, foi uma idéia genial. Como os cabos estavam sempre tensionados, com o tempo sofriam de deformação elástica, e precisavam de constantes ajustes. E mesmo assim, devido as diferenças dessas deformações, um 109 nunca tinha seu comportamento dinâmico igual ao outro. Essa situação prejudicava principalmente os pilotos novatos. Pena nunca ter recebido os slats automáticos no bordo de ataque, igual os 109 e posteriormente os 262. Os pilotos de 109 ao entrar numa curva inclinada, iam regulando a aceleração até que o slat abrisse, daí conseguiam curvas mais fechadas. Era um equilíbrio sutil, um erro e o avião estolava, mas pra quem sabia fazer, era uma carta na manga. E o que dizer então do motorkanone do 109, o 30mm ficava entre as pernas do piloto, 😂😂😂😂😂😂, baita potência de fogo 😅😅😅😅. Não adianta, o 190 pode ter sido um cavalo de batalha excepcional, mas o bf-109 era o verdadeiro puro sangue árabe. Apenas minha opinião pessoal.
Oi, Alan! Viu, com essa sua mensagem, porque eu falo que temos o melhor público do RUclips!? Vocês são geniais!!! Sobre Fw-190 ou Bf-109 - respeito sua escolha e preferência! Essas coisas não se discute! A gente curte e compartilha a paixão! E se puder, compartilhe o nosso Canal, convide os seus amigos a se inscreverem! Apoie o nosso trabalho aqui no RUclips! Forte abraço! Claudio Lucchesi
A própria Revell tem ele na 1/32 que por sinal é um belíssimo modelo, além da marca Revell, tem tbm o da marca nipônica, a Hasegawa. E mais recentemente uma marca chinesa (Border ), lançou ele na escala 1/35 para se fazer composições de dioramas com veículos tbm na 1/35.
O 109 sempre foi muito acrobático , no conceito de acrobacias clássicas . O 190 usava muito bem o combate de energia. Pois seus comandos elétricos, proporciona comandos relativamente leves.
Nos anos 1980 eu fiz um treinamento de liderança e em uma das aulas fizemos o estudo de caso seguinte. Quando os britânicos conheceram os Focke Wulf foi uma surpresa desagradável como você falou. Numa base da RAF um piloto pegou uma folha em branco, escreveu a pergunta numa forma gaiata. - "Quem tem medo do Focke Wulf" e pregou no quadro de avisos da esquadrilha. Para surpresa geral o primeiro a assinar em baixo foi o comandante da esquadrilha, seguido dos comandantes de ala e os outros pilotos. O que seria uma piada virou coisa séria. Mas, o objetivo da aula era discutir se coragem é antônimo de medo. Segui-se uma baita discussão, para o professor concluir que não coisas antagônicas, mas complementares, ou seja você tem que saber dosar as duas coisas.
Que história bacana! Muito legal! Obrigado por compartilhar e estar aqui no Canal conosco. E se puder, compartilhe o nosso Canal, convide os seus amigos a se inscreverem! Apoie o nosso trabalho aqui no RUclips! Forte abraço! Claudio Lucchesi
Excelente vídeo! Mais uma obra prima desse canal! Lembro-me como se fosse ontem, quando lá em 2005 eu ganhei de presente a edição 23 da Revista ASAS, com aquela aviation art incrível na capa... Eu e meu irmão ficávamos horas conversando sobre o FW190 e foleando a revista, onde também pudemos conhecer a história do TU-22. Nostalgia pura! Seu canal é demais! Grande abraço!
Muito obrigado, Alessandro. É legal demais ter um feedback como esse teu! E se puder, compartilhe o nosso Canal, convide os seus amigos a se inscreverem! Apoie o nosso trabalho aqui no RUclips! Forte abraço! Claudio Lucchesi
Excelente vídeo de um excelente caça, o FW-190 D foi junto com o Corsair EUA e o Nakajima Ki-84 Japão foram os melhores caças de motor radial da segunda guerra.
@@jackatr5048 Há um acontecimento que comprova essa afirmação, em 1945 , ja na reta final da guerra Kurt Tank decolou com uma versão do Ta152 , desarmado, para teste, (sim ele também era piloto , dai entender tão bem as necessidades dos combatentes), quando lá em cima, foi cercado por vários P51 que fizeram de tudo para derruba-lo, mas sem sucesso, quando ele se desvencilhou dos indesejados companheiros de voo ,e pousou, verificou-se que eles não haviam acertado um único tiro!!!
Impressionante como quando há investimento para pesquisas e desenvolvimento de tecnologias podem ser produzidas soluções efetivas que superam tudo que existia até então. Parabéns, Cláudio e Equipe da Revista, por mais um vídeo excelente!
Concordo contigo, Cosant! E acrescento - investimento em Educação, inclusive Básica! Muito obrigado pelos elogios! E se puder, compartilhe o nosso Canal, convide os seus amigos a se inscreverem! Apoie o nosso trabalho aqui no RUclips! Forte abraço! Claudio Lucchesi
Olá Claudio, por onde anda faz meses que não vejo seus vídeos, o que esta acontecendo ??? Ver ser vídeos e como o ar que respiro se não os vejo morro. Mas enfim realizei os FW-190 foram espetaculares e você trouxe mais uma vez detalhes que só você CLÁUDIO sabe pesquisar profundamente e dar a nos a alegria de aprender coisas que ficariam escondidas para sempre sem sua ótima NARRAÇÃO E ARQUIVOS VISUAIS. PARABÉNS MEU IRMÃO POR MAIS UM VÍDEO OBRA DE ARTE.
Oi, Marcelo! Não ficamos "meses" sem postar novos vídeos. Será que o RUclips nos boicotou??? Ou deixou de te notificar? Dê uma conferida nas playlists, tem muita coisa bacana, recente! Olha, MUITO OBRIGADO por ser carinho e fidelidade conosco! Isso é muito bacana! E se puder, compartilhe o nosso Canal, convide os seus amigos a se inscreverem! Apoie o nosso trabalho aqui no RUclips! Forte abraço! Claudio Lucchesi
Eu que agradeço, Túlio! E se puder, compartilhe o nosso Canal, convide os seus amigos a se inscreverem! Apoie o nosso trabalho aqui no RUclips! Forte abraço! Claudio Lucchesi
Claudio, eu sabia que seu arquivo documental de aviaçãoé enorme, mas não podia nem em sonho imaginar o real tamanho, obrigado por compartilhar esses documentos com todos nós, ainda que poderíamos na internet, ver tudo , mas sua narração, é particularmente ótima, você sabe o momento exato de provocar risos. Forte abraço.
Li há muitos anos atrás, que os britânicos usaram algumas soluções técnicas em seus Hawkers Typhoon/Tempest encontradas naquele FW 190 que pousou acidentalmente na base da RAF!
Eu acho que tem um engano no seu comentário .... É que a única marca que tem o Ta-152 na escala 1/32 é a marca japonesa: Zoukei-Mura que aliás só faz kits de altíssima qualidade e com preços bem elevados.... 💰💰💰 A Revell na 1/32 tem o Fw-190 A-8/R-2 e tbm o Fw-190 F8 e por último tem o Fw-190 D-9 conhecido pelo apelido de "nariz comprido" porque ao invés do motor radial, usava um motor em linha, Junkers Jumo 213А. O Ta-152 que você citou, foi uma evolução do D-9. Contudo apenas pouquíssimas unidades de teste foram construídas do Ta-152. O motor dele era um V12 invertido refrigerado a líquido Jumo 213E. Abraço.
Oi, Jairo, muito obrigado pela mensagem e elogio! E se puder, compartilhe o nosso Canal, convide os seus amigos a se inscreverem! Apoie o nosso trabalho aqui no RUclips! Forte abraço! Claudio Lucchesi
Nós que agradecemos, Danilo! Obrigado por seu apoio e mensagem! E se puder, compartilhe o nosso Canal, convide os seus amigos a se inscreverem! Apoie o nosso trabalho aqui no RUclips! Forte abraço! Claudio Lucchesi
Há alguns anos eu vi um documentário sobre o FW-190 (asas da luftwaffe). Se a versão D fosse entregue em 43 e em boas quantidades a guerra se estenderia por mais alguns anos. No fim de 44 a Alemanha ja sofria com a falta de combustível de qualidade (95 octanas contra os 140 dos aliados), e a maioria de seus grandes ases ja tinham sidos abatidos em combate.
Há controvérsias. Essa questão de octanagem da gasolina está imersa em uma neblina de versões. O que é fato comprovado. Para operar em grandes altitudes > 6000m, é necessário um compressor ou turbo compressor. O compressor já era conhecido desde o final da primeira guerra, mas o turbo compressor foi desenvolvido pelos americanos na década de 30 e era mantido secreto até depois da entrada dos EUA na II guerra. Os motores com compressor exigem gasolina de alta octanagem 100 -120 octanas , os Ingleses importavam dos EUA , os alemães não podiam, então os caras da Daimler Bens inventaram a injeção água/metanol. Deve-se lembrar que tanto os motores Rolls Royce Merlin e os Mercedes DB tinham compressor, mas os Rolls Royce eram carburados e os Mercedes DB já tinham injeção direta Assim, na Batalha da Inglaterra era possível ver Messerchimidts, Spitfires e outros, voando e lutando a 9 000 m de altitude. Gasolina não era problema para ambos os lados.
Oi, @ELIZEUDEOLIVEIRARANGEL Eu que agradeço ter você aqui no nosso canal. Muito obrigado pelo elogio! Muito legal, mesmo! Forte abraço! Claudio Lucchesi
Acredito que o FW-190 tenha sido o melhor caça da Segunda Guerra Mundial. Se levarmos em conta velocidade, potência do motor, manobrabilidade, poder de fogo e até mesmo longevidade, poucos aviões chegam perto dos 190. As virtudes desta aeronave são pouco veneradas, pelo fato da Alemanha ter perdido a guerra. Se até os inimigos o utilizaram, até mesmo tinham planos de roubá-lo, não pode haver maior atestado de qualidade. O curioso é que ele continuou a ser produzido após a guerra, na França, pela Société Nationale de Construction Aéronautiques du Centre, com o nome de SNCAC NC-900, em um total de 65 exemplares.
Obrigado, Anderson! E se puder, compartilhe o nosso Canal, convide os seus amigos a se inscreverem! Apoie o nosso trabalho aqui no RUclips! Forte abraço! Claudio Lucchesi
Oi, @Frihling! Pode contar com um vídeo do Yak-3! Vamos fazer, sim. Só tem um pouco de paciência, que temos já alguns vídeos em produção! E se puder, compartilhe o nosso Canal, convide os seus amigos a se inscreverem! Apoie o nosso trabalho aqui no RUclips! Forte abraço! Claudio Lucchesi
Acertou, Pablo! E se puder, compartilhe o nosso Canal, convide os seus amigos a se inscreverem! Apoie o nosso trabalho aqui no RUclips! Forte abraço! Claudio Lucchesi
Oi, Helmut! Felizmente existem diversos Fw-190 preservados, sobretudo nos EUA e na Europa. Nos EUA, tem em pelo menos três museus de aviação imperdíveis - o Military Aviation Museum (Virginia Beach), o Museu da USAF (Dayton) e o National Air & Space Museum (Washington DC). Na Europa, tem em museus na Noruega, Alemanha, Reino Unido e França, por exemplo. Nos anos 90, uma empresa alemã, a FlugWerke, lançou uma produção limitada do Fw-190A-8, com o motor BMW 801 (não mais disponível) substituído pelo russo Shvetsov ASh-82FN . 21 foram feitos, e um foi comprado pelo Museu da TAM E se puder, compartilhe o nosso Canal, convide os seus amigos a se inscreverem! Apoie o nosso trabalho aqui no RUclips! Forte abraço! Claudio Lucchesi
@@RevistaAsas muito obrigado! Tive a oportunidade de visitar vários museus aeronáuticos, na Alemanha e nos EUA, mas em nenhum deles eu vi o FW190. Me disseram que o museu da TAM seria reaberto. Seria uma ótima oportunidade. 👊🏻😉👍🏻
Eu que agradeço, Antônio Candido, pelo elogio! E se puder, compartilhe o nosso Canal, convide os seus amigos a se inscreverem! Apoie o nosso trabalho aqui no RUclips! Forte abraço! Claudio Lucchesi
Dizem que Deus é Brasileiro. Depois de ver esse vídeo e saber que ele não ficou pronto à tempo para a Batalha da Inglaterra, cheguei a conclusão que Deus é Britânico...
Pra mim o caçaaos avançado da segunda guerra ele tinha até mostradores nas asas para saber o nível dos tanques manobrabilidade ele era formidável na mão dos ases alemães mas os pilotos novos queriam os 109 pelo que os ases fizeram no começo da guerra ótimo caça que ficou na história
Excelente caça; sua versão "Dora" não ficava atrás de nenhum caça aliado. Mas o Eixo, felizmente, já havia perdido a guerra desde a tentativa de derrotar a UK por ar e depois invadir a Rússia. O que tinham de genialidade em armamentos, tinham de estupidez em estratégia
Tá, e daí? Foram fabricados o dobro de BF 109, a grande maioria dos esquadrões de caças eram equipados com BF 109 e o FW190 atuou principalmente como caça bombardeio, então é absolutamente normal que a maioria dos ases alemães tenham voado no BF 109 😆 E só pra mostrar como seu comentário é esdrúxulo, nos esquadrões puramente de caças de fw 190 tbm haviam ases com o mesmo número de abates dos 109, como Nowotny, Kittel e o próprio Gunther Hall.
Oi, Rods Chebrand, Sim, concordo. Até porque os Fw-190 não participaram das campanhas iniciais, como Polônia, Países Baixos, França, e da Operação Barbarossa. Quando o Fw-190 entrou em ação, os adversários dos alemães nos céus eram muito mais duros - tinham melhorado suas táticas, contavam com pilotos já experientes e com máquinas capazes de se ombrear às da Luftwaffe. E mesmo assim o Fw-190 terou também os seus ases com centenas de vitórias. Forte abraço! Claudio Lucchesi
Show, belíssimas publicações para as pessoas que se interessam na história MUNDIAL!! afinal de contas não é só rebolar mulheres semi nuas lá no Brasil....é claro que eles não vão entender...
Fantástico. Uma aeronave de primeira.
Melhor leirura que já vi. Otima voz😊
Gostei tanto que vi duas vezes.
Bora mais uma aula!!!
Olá, Cláudio. Esperamos que os alunos das engenharias aeronáuticas e da AFA assistam aos seus vídeos. Vida Feliz, Longa e Próspera.
O melhor caça com motor de helice dos países do Eixo e da Guerra é o caça Focke Wulf TA-152 ele é uma versão muito melhorada do Focke Wulf Fw-190. Os alemaes colocaram no caça TA-152 as tecnologias mais avançadas que existiam na época por isso ele ficou tão bom. Ele usava o motor mais moderno e potente que tinha na época. Esse caça é desconhecido porque quando ele ficou pronto para ser lançado a Segunda Guerra estava quase no fim e as fabricas dos alemães estavam todas destruídas por isso eles não conseguiram fabricar esse caça. Foram fabricadas apenas 43 unidades do TA-152. Ele foi projetado para voar nas altitudes mais elevadas para atacar os comboios de Bombardeiros dos aliados que voavam muito alto. Ele era o caça que voava mais alto nesse quesito ele superava todos os caças da época. Ele foi projetado para fazer um trabalho que nenhum caça conseguia fazer combater os inimigos em altitudes muito elevadas. Os outros caças não foram projetados para isso. Ele foi projetado para ser o melhor caça dos paises do Eixo e ele conseguiu atingir esse objetivo, mas a guerra já tinha terminado para os nazistas quando ele ficou pronto.
Que máquina... as máquinas antigas tinham um charme... uma beleza... única... tanto que são admirados até os dias de hoje... até por quem não viveu seu lançamento... amo aeronaves clássicas..
O ronco desses caças a pistão é um show à parte.
Quem na vida não sonhou em um dia poder pilotar estas naves?
@@carlosalbertoelesbaosperb8804 quem na vida nunca sonhou em ter seu próprio, tipo tom Cruise....
Nao sei Porquê todos os grandes Ases preferia o ME 109
Graf tinha 352 vitorias e mais 200 pilotos com 100 vitorias!
Porque o 190 não aconteceu?
Na sei porque!
@@amandiooliveira5679tem vídeo falando sobre essa discrepância nos números de aviões abatidos, pesquise que vc vai tirar a sua dúvida.
Exelente video uma verdadeira jóia.
Sensacional exposição . Parabéns . E obrigado .
O 190 D além de muito bonito, era de fato um puro sangue.
Engenheiros alemães eram talentosos demais!!!
O projetista Kurt Tank depois da guerra foi trabalhar na Argentina, onde fez o primeiro caça a jato da América Latina. Mas como o peronismo era mais falar do que fazer, não encontrou as condições de continuidade. Colocou a viola no saco e foi baixar em outro terreiro.
Os atuadores rígidos, ao invés de cabos, foi uma idéia genial. Como os cabos estavam sempre tensionados, com o tempo sofriam de deformação elástica, e precisavam de constantes ajustes. E mesmo assim, devido as diferenças dessas deformações, um 109 nunca tinha seu comportamento dinâmico igual ao outro. Essa situação prejudicava principalmente os pilotos novatos. Pena nunca ter recebido os slats automáticos no bordo de ataque, igual os 109 e posteriormente os 262. Os pilotos de 109 ao entrar numa curva inclinada, iam regulando a aceleração até que o slat abrisse, daí conseguiam curvas mais fechadas. Era um equilíbrio sutil, um erro e o avião estolava, mas pra quem sabia fazer, era uma carta na manga. E o que dizer então do motorkanone do 109, o 30mm ficava entre as pernas do piloto, 😂😂😂😂😂😂, baita potência de fogo 😅😅😅😅. Não adianta, o 190 pode ter sido um cavalo de batalha excepcional, mas o bf-109 era o verdadeiro puro sangue árabe. Apenas minha opinião pessoal.
Oi, Alan!
Viu, com essa sua mensagem, porque eu falo que temos o melhor público do RUclips!? Vocês são geniais!!!
Sobre Fw-190 ou Bf-109 - respeito sua escolha e preferência! Essas coisas não se discute! A gente curte e compartilha a paixão!
E se puder, compartilhe o nosso Canal, convide os seus amigos a se inscreverem! Apoie o nosso trabalho aqui no RUclips!
Forte abraço! Claudio Lucchesi
Também concordo ...! Os FOCK-WULF foram demais !!! Parabéns ao expositor !!!
Uma aeronave que adoraria ver voce falando claudiao, seria o T33 ... acho lindissima também...
Ta-152H: simplesmente o melhor caça a pistão da Segunda Guerra
Não, ele teve pouco tempo pra mostrar serviço então não dá pra colocar ele como melhor
a superioridade técnica alemã na época é inegável
Magnífico!
Meu avião preferido da 2a GM!
Montei 3 da Revell, escala 1/72...
Pena não ter na escala 1/32 (que eu me lembre...).
A própria Revell tem ele na 1/32 que por sinal é um belíssimo modelo, além da marca Revell, tem tbm o da marca nipônica, a Hasegawa. E mais recentemente uma marca chinesa (Border ), lançou ele na escala 1/35 para se fazer composições de dioramas com veículos tbm na 1/35.
@@josehenriques3301 Obrigado!
Um dia vou montar um desses para relembrar a adolescência...
@@mrbr4587Com certeza você vai gostar muito. São kits realmente muito bons.
Abração.
Entre os melhores caças da segunda guerra mundial. Ótimo documentário, como sempre.
Oi, @alvaroazevedo9013!
Obrigado pelo comentário.
Abraço, Claudio Lucchesi.
O 109 sempre foi muito acrobático , no conceito de acrobacias clássicas . O 190 usava muito bem o combate de energia. Pois seus comandos elétricos, proporciona comandos relativamente leves.
Nos anos 1980 eu fiz um treinamento de liderança e em uma das aulas fizemos o estudo de caso seguinte.
Quando os britânicos conheceram os Focke Wulf foi uma surpresa desagradável como você falou. Numa base da RAF um piloto pegou uma folha em branco, escreveu a pergunta numa forma gaiata. - "Quem tem medo do Focke Wulf" e pregou no quadro de avisos da esquadrilha.
Para surpresa geral o primeiro a assinar em baixo foi o comandante da esquadrilha, seguido dos comandantes de ala e os outros pilotos.
O que seria uma piada virou coisa séria. Mas, o objetivo da aula era discutir se coragem é antônimo de medo. Segui-se uma baita discussão, para o professor concluir que não coisas antagônicas, mas complementares, ou seja você tem que saber dosar as duas coisas.
Que história bacana!
Muito legal!
Obrigado por compartilhar e estar aqui no Canal conosco.
E se puder, compartilhe o nosso Canal, convide os seus amigos a se inscreverem! Apoie o nosso trabalho aqui no RUclips!
Forte abraço! Claudio Lucchesi
Excelente vídeo!
Mais uma obra prima desse canal!
Lembro-me como se fosse ontem, quando lá em 2005 eu ganhei de presente a edição 23 da Revista ASAS, com aquela aviation art incrível na capa... Eu e meu irmão ficávamos horas conversando sobre o FW190 e foleando a revista, onde também pudemos conhecer a história do TU-22.
Nostalgia pura!
Seu canal é demais!
Grande abraço!
Muito obrigado, Alessandro.
É legal demais ter um feedback como esse teu!
E se puder, compartilhe o nosso Canal, convide os seus amigos a se inscreverem! Apoie o nosso trabalho aqui no RUclips!
Forte abraço! Claudio Lucchesi
Excelente vídeo de um excelente caça, o FW-190 D foi junto com o Corsair EUA e o Nakajima Ki-84 Japão foram os melhores caças de motor radial da segunda guerra.
Sempre tive predileção pelo Fw190 em todas versões, da A até o Ta152
Esse sim foi o melhor Caça a pistão da segunda guerra em tudo. Ta 152. Tudo que tinha de mais moderno em motores a pistão, e aerodinâmica.
@@jackatr5048 Há um acontecimento que comprova essa afirmação, em 1945 , ja na reta final da guerra Kurt Tank decolou com uma versão do Ta152 , desarmado, para teste, (sim ele também era piloto , dai entender tão bem as necessidades dos combatentes), quando lá em cima, foi cercado por vários P51 que fizeram de tudo para derruba-lo, mas sem sucesso, quando ele se desvencilhou dos indesejados companheiros de voo ,e pousou, verificou-se que eles não haviam acertado um único tiro!!!
Uma máquina deveras linda e mortal, tanto que ganhou a alcunha de "Wurger" ou Pássaro Açougueiro. Mais um ótimo vídeo como sempre.
Impressionante como quando há investimento para pesquisas e desenvolvimento de tecnologias podem ser produzidas soluções efetivas que superam tudo que existia até então. Parabéns, Cláudio e Equipe da Revista, por mais um vídeo excelente!
Concordo contigo, Cosant!
E acrescento - investimento em Educação, inclusive Básica!
Muito obrigado pelos elogios!
E se puder, compartilhe o nosso Canal, convide os seus amigos a se inscreverem! Apoie o nosso trabalho aqui no RUclips!
Forte abraço! Claudio Lucchesi
👊🏻👍🏻👍🏻👍🏻
Esse Canal é primordial para quem ama histórias da aviação. ❤
KURT TANK, tradução, gênio aeronautico criador do FOCKER W 190 E TA 152, merecia um filme.
Olá Claudio, por onde anda faz meses que não vejo seus vídeos, o que esta acontecendo ??? Ver ser vídeos e como o ar que respiro se não os vejo morro. Mas enfim realizei os FW-190 foram espetaculares e você trouxe mais uma vez detalhes que só você CLÁUDIO sabe pesquisar profundamente e dar a nos a alegria de aprender coisas que ficariam escondidas para sempre sem sua ótima NARRAÇÃO E ARQUIVOS VISUAIS.
PARABÉNS MEU IRMÃO POR MAIS UM VÍDEO OBRA DE ARTE.
Oi, Marcelo!
Não ficamos "meses" sem postar novos vídeos. Será que o RUclips nos boicotou??? Ou deixou de te notificar?
Dê uma conferida nas playlists, tem muita coisa bacana, recente!
Olha, MUITO OBRIGADO por ser carinho e fidelidade conosco!
Isso é muito bacana!
E se puder, compartilhe o nosso Canal, convide os seus amigos a se inscreverem! Apoie o nosso trabalho aqui no RUclips!
Forte abraço! Claudio Lucchesi
13:23 mas que máquina... Grato por mais esse vídeo, Claudio!
Espetáculo de aeronave.
Mais uma aula espetacular!!! Parabéns e obrigado Cláudio 👏👏👏🙏🙏🙏
Eu que agradeço, Túlio!
E se puder, compartilhe o nosso Canal, convide os seus amigos a se inscreverem! Apoie o nosso trabalho aqui no RUclips!
Forte abraço! Claudio Lucchesi
Muito bom Cláudio! É sempre um privilégio!
Claudio, eu sabia que seu arquivo documental de aviaçãoé enorme, mas não podia nem em sonho imaginar o real tamanho, obrigado por compartilhar esses documentos com todos nós, ainda que poderíamos na internet, ver tudo , mas sua narração, é particularmente ótima, você sabe o momento exato de provocar risos. Forte abraço.
Li há muitos anos atrás, que os britânicos usaram algumas soluções técnicas em seus Hawkers Typhoon/Tempest encontradas naquele FW 190 que pousou acidentalmente na base da RAF!
Meu caça preferido da Segunda Guerra !
Seria épico um vídeo sobre o mostruoso junkers Ju 290,e como a logística aeria já era realidade na segunda guerra mundial.
Show. Montei um Ta 152 da revell 1:32 na década de 90
Eu acho que tem um engano no seu comentário .... É que a única marca que tem o Ta-152 na escala 1/32 é a marca japonesa: Zoukei-Mura que aliás só faz kits de altíssima qualidade e com preços bem elevados.... 💰💰💰
A Revell na 1/32 tem o Fw-190 A-8/R-2 e tbm o Fw-190 F8 e por último tem o Fw-190 D-9 conhecido pelo apelido de "nariz comprido" porque ao invés do motor radial, usava um motor em linha, Junkers Jumo 213А.
O Ta-152 que você citou, foi uma evolução do D-9. Contudo apenas pouquíssimas unidades de teste foram construídas do Ta-152.
O motor dele era um V12 invertido refrigerado a líquido Jumo 213E.
Abraço.
@@josehenriques3301 então era o D9 amigo. Valeu pela aula. Saudações
@@MsMarcosfreitasSempre as ordens. E diga-se de passagem é um excelente kit.
Um grande abraço e boas montagens.
Bom dia. Seu canal é espetacular.
Oi, Jairo, muito obrigado pela mensagem e elogio!
E se puder, compartilhe o nosso Canal, convide os seus amigos a se inscreverem! Apoie o nosso trabalho aqui no RUclips!
Forte abraço! Claudio Lucchesi
Sensacional, excelente! Muito obrigado por criar vídeos maravilhosos!
Nós que agradecemos, Danilo!
Obrigado por seu apoio e mensagem!
E se puder, compartilhe o nosso Canal, convide os seus amigos a se inscreverem! Apoie o nosso trabalho aqui no RUclips!
Forte abraço! Claudio Lucchesi
Era um avião bonito e mortal!
Há alguns anos eu vi um documentário sobre o FW-190 (asas da luftwaffe).
Se a versão D fosse entregue em 43 e em boas quantidades a guerra se estenderia por mais alguns anos. No fim de 44 a Alemanha ja sofria com a falta de combustível de qualidade (95 octanas contra os 140 dos aliados), e a maioria de seus grandes ases ja tinham sidos abatidos em combate.
Há controvérsias.
Essa questão de octanagem da gasolina está imersa em uma neblina de versões. O que é fato comprovado.
Para operar em grandes altitudes > 6000m, é necessário um compressor ou turbo compressor.
O compressor já era conhecido desde o final da primeira guerra, mas o turbo compressor foi desenvolvido pelos americanos na década de 30 e era mantido secreto até depois da entrada dos EUA na II guerra.
Os motores com compressor exigem gasolina de alta octanagem 100 -120 octanas , os Ingleses importavam dos EUA , os alemães não podiam, então os caras da Daimler Bens inventaram a injeção água/metanol.
Deve-se lembrar que tanto os motores Rolls Royce Merlin e os Mercedes DB tinham compressor, mas os Rolls Royce eram carburados e os Mercedes DB já tinham injeção direta
Assim, na Batalha da Inglaterra era possível ver Messerchimidts, Spitfires e outros, voando e lutando a 9 000 m de altitude. Gasolina não era problema para ambos os lados.
Muito Bom ;, como sempre
Oi, @ricardosantos5275
Obrigado pela mensagem!
Forte abraço!
Claudio Lucchesi
Em uma nova oportunidade, conte-nos , como foi o envio dos P 47 da FAB de volta para o Brasil. Isso após a guerra!
Uma belíssima aeronave.
Muito bom esse canal parabéns professor pelo trabalho
Oi, @ELIZEUDEOLIVEIRARANGEL
Eu que agradeço ter você aqui no nosso canal.
Muito obrigado pelo elogio! Muito legal, mesmo!
Forte abraço! Claudio Lucchesi
Acredito que o FW-190 tenha sido o melhor caça da Segunda Guerra Mundial. Se levarmos em conta velocidade, potência do motor, manobrabilidade, poder de fogo e até mesmo longevidade, poucos aviões chegam perto dos 190. As virtudes desta aeronave são pouco veneradas, pelo fato da Alemanha ter perdido a guerra. Se até os inimigos o utilizaram, até mesmo tinham planos de roubá-lo, não pode haver maior atestado de qualidade. O curioso é que ele continuou a ser produzido após a guerra, na França, pela Société Nationale de Construction Aéronautiques du Centre, com o nome de SNCAC NC-900, em um total de 65 exemplares.
Obrigado, Anderson!
E se puder, compartilhe o nosso Canal, convide os seus amigos a se inscreverem! Apoie o nosso trabalho aqui no RUclips!
Forte abraço! Claudio Lucchesi
Mais um ótimos vídeo.
Gostaria de ver um sobre o yakovlev yak-3, não há nada em português a respeito dessa aeronave.
Oi, @Frihling!
Pode contar com um vídeo do Yak-3!
Vamos fazer, sim. Só tem um pouco de paciência, que temos já alguns vídeos em produção!
E se puder, compartilhe o nosso Canal, convide os seus amigos a se inscreverem! Apoie o nosso trabalho aqui no RUclips!
Forte abraço! Claudio Lucchesi
Pequeno, robusto, versátil e elegante era o caça mais bonito da guerra.
Aquela edição da asas fw190 o pássaro açougueiro
Acertou, Pablo!
E se puder, compartilhe o nosso Canal, convide os seus amigos a se inscreverem! Apoie o nosso trabalho aqui no RUclips!
Forte abraço! Claudio Lucchesi
Muito bom.
Muito bom!
Lembra-me o P-47, nariz robusto
Aula !!!
Bacana demais! Mas, faltou dizer onde podemos ver está obra magnífica ao vivo. Ainda tem em algum museu, na Alemanha ou EUA?
Parece que a intençao de Rolim era de que, como o Me109 o Asas de um Sonho tivesse tambem um FW 190...
Existe um exemplar do FW-190A no RAF Museum, em Hendon, perto de Londres.
Oi, Helmut!
Felizmente existem diversos Fw-190 preservados, sobretudo nos EUA e na Europa. Nos EUA, tem em pelo menos três museus de aviação imperdíveis - o Military Aviation Museum (Virginia Beach), o Museu da USAF (Dayton) e o National Air & Space Museum (Washington DC). Na Europa, tem em museus na Noruega, Alemanha, Reino Unido e França, por exemplo.
Nos anos 90, uma empresa alemã, a FlugWerke, lançou uma produção limitada do Fw-190A-8, com o motor BMW 801 (não mais disponível) substituído pelo russo Shvetsov ASh-82FN . 21 foram feitos, e um foi comprado pelo Museu da TAM
E se puder, compartilhe o nosso Canal, convide os seus amigos a se inscreverem! Apoie o nosso trabalho aqui no RUclips!
Forte abraço! Claudio Lucchesi
@@RevistaAsas muito obrigado!
Tive a oportunidade de visitar vários museus aeronáuticos, na Alemanha e nos EUA, mas em nenhum deles eu vi o FW190.
Me disseram que o museu da TAM seria reaberto. Seria uma ótima oportunidade. 👊🏻😉👍🏻
Que máquina.
Muito obrigado, excelente vídeo .
Eu que agradeço, Antônio Candido, pelo elogio!
E se puder, compartilhe o nosso Canal, convide os seus amigos a se inscreverem! Apoie o nosso trabalho aqui no RUclips!
Forte abraço! Claudio Lucchesi
bravo
Dizem que Deus é Brasileiro. Depois de ver esse vídeo e saber que ele não ficou pronto à tempo para a Batalha da Inglaterra, cheguei a conclusão que Deus é Britânico...
Valeu amigo!!!
Faz um vídeo sobre o Fw-189 Uhu
Pra mim o caçaaos avançado da segunda guerra ele tinha até mostradores nas asas para saber o nível dos tanques manobrabilidade ele era formidável na mão dos ases alemães mas os pilotos novos queriam os 109 pelo que os ases fizeram no começo da guerra ótimo caça que ficou na história
Interessantissimo!
CANAL TOP
muito bom !!!!
O FW190 foi indiscutivelmente o melhor caça alemão a pistão, sobrepujava totalmente o Bf109
a Alemanha deveria ter investido mais no FW-190, com certeza era um caça soberbo e multiuso.
Fala sobre o jato Bell X2 não achei nada em português sobre esse avião!
Ele podia enfrentar em pé de igualdade o p51, p47 em grande altitude e o tempest em baixas altitude?
Excelente caça; sua versão "Dora" não ficava atrás de nenhum caça aliado. Mas o Eixo, felizmente, já havia perdido a guerra desde a tentativa de derrotar a UK por ar e depois invadir a Rússia. O que tinham de genialidade em armamentos, tinham de estupidez em estratégia
O grande lobo mau!
Avião fantástico, será que daria certo um fw 190 com o motor do me 109???rsss
Nunca admirei o nazismo, mas sempre admirei as máquinas usadas pela Alemanha. 👍🏽
Os caças alemães e soviéticos eram os mais bonitos.
O MELHOR MONOMOTOR A PISTÃO ALEMAO DA SEGUNDA GUERRA FOI O FOCKE WULF TA 152
voava mais alto 15km - mais veloz 752 kmhr
Mas teve pouco tempo de serviço então não dá pra avaliar, então não foi o melhor
Comented.
9 entre 10 ases alemães usavam o Me109...
Tá, e daí?
Foram fabricados o dobro de BF 109, a grande maioria dos esquadrões de caças eram equipados com BF 109 e o FW190 atuou principalmente como caça bombardeio, então é absolutamente normal que a maioria dos ases alemães tenham voado no BF 109 😆
E só pra mostrar como seu comentário é esdrúxulo, nos esquadrões puramente de caças de fw 190 tbm haviam ases com o mesmo número de abates dos 109, como Nowotny, Kittel e o próprio Gunther Hall.
Oi, Rods Chebrand,
Sim, concordo. Até porque os Fw-190 não participaram das campanhas iniciais, como Polônia, Países Baixos, França, e da Operação Barbarossa. Quando o Fw-190 entrou em ação, os adversários dos alemães nos céus eram muito mais duros - tinham melhorado suas táticas, contavam com pilotos já experientes e com máquinas capazes de se ombrear às da Luftwaffe.
E mesmo assim o Fw-190 terou também os seus ases com centenas de vitórias.
Forte abraço! Claudio Lucchesi
Eu prefiro mil vezes o fw 190
Show, belíssimas publicações para as pessoas que se interessam na história MUNDIAL!! afinal de contas não é só rebolar mulheres semi nuas lá no Brasil....é claro que eles não vão entender...