Reportagem (2015) Ecos da Escravidão
HTML-код
- Опубликовано: 6 фев 2025
- Durante 300 anos, o Brasil conheceu basicamente uma única forma de mão de obra: negros africanos escravizados. Fosse para trabalhar nos engenhos de açúcar, nas lavouras de café ou na mineração, o serviço pesado sempre estava nas mãos dos cativos. A economia brasileira do período colonial e imperial estava concentrada nesse tipo de exploração desumana.
Quase 5 milhões de escravos desembarcaram nos portos do Rio de Janeiro, Salvador e Recife, isso sem contar os muitos milhares que morreram durante a travessia do Atlântico. Foi só no século XIX que a mentalidade dos homens começou a mudar, surgiu o movimento abolicionista e, pouco a pouco, foram sendo criadas leis para acabar com esse sistema.
O longo e difícil caminho do cativeiro até a abolição, a luta pela liberdade, as formas de alforria, os principais abolicionistas e um polêmico debate se é possível ou não reparar os males deixados à população negra por anos e anos de trabalho escravo são temas do programa Caminhos da Reportagem, deste dia 14 de maio, em homenagem aos 127 anos da Lei Áurea.