Minha tia avó tem 89 anos de idade! Sempre que o assunto surge na família (coisa rara), ela nos relata que sua mãe (minha bisa), sempre chorava ao contar que sua mãe (minha trisavó), reclamava (falando sozinha, ou com deus) pelos desaparecimentos de seus 2 irmãos, mais novos, da morte horrível que o irmão mais velho dela sofrera (decapitação), pelos pais dela que ela sequer sabia p onde foram mandados, pois se perderam no trajeto. 5 gerações atrás, e querem saber? Ainda dói! Dói ao saber que boa parte de seus parentes sofreram algo abominável. Dói saber que msm a humanidade tendo evoluído tanto, ainda existem pessoas que acham nós negros inferiores. Dói ao ler comentários de pessoas que tentam diminuir a gravidade não só do que foi a escravidão negra, mas as consequências que ela trouxe e que perpetuam. Dói!!!
e verdade tati minha vo paterna era negra mas nao sei nada dela do passado dela nem a conheci k pena ela ja morreu eu era crianca quando ela morreu k pena vo
Nossa árvore genealógica para em nossos avós e bisavós(como na minha família), fomos espancados, humilhados, mortos e obrigados a acreditar que tudo foi resolvido com a assinatura de um pedaço papel(Lei Aurea). Tristeza.
discordo totalmente da escravidão,voce ser tirado de seu mundo e ser obrigado a trabalhar sem salario e ainda recebendo tod tipo de humilhaçãoo.....mas fico me perguntando,se eles não tivessem vindo ser escravos no brasil,como seria a vida de todos os que vieram,e os que aqui estão até hoje,COMO seria hoje se tivessem ficado na africa???/porque o que vemos em muitos,mas muitos lugares na africa,não é nada melhor que no brasil....lá em seu pais de origem os negros passam fome,são torturados pela pobreza tanto quanto os daqui ....em muitos,mas muitos lugares na africa ainda hoje é pior que ter sido escravo ........existem videos de miseria na africa que da vontade de chorar até hoje la ta muito pior que aqui ....
Oi, sou de Angola, aqui em África ainda existe escravidão, sem direito a fuga, não se fala nisso, ninguém liga, para além dessa escravidão no verdadeiro sentido da palavra, ainda tem os líderes africanos, que maltratam seu povo, deixam morrer de fome e doenças, enquanto ficam cada vez mais ricos, hoje somos escravos e aprisionados por regimes autoritários.
@@macdowellbatistacosta4881 ela não está jogando nas costas dos europeus o fracasso de nenhum governo africano quem faz isso é escola do movimento negro aqui no Brasil que de trás de seu confortável celular ou computadorvive repetindo o senso comum dizendo que tudo é culpa dos europeus!
Muito Bom! Excelente! A minha Bisá foi alforriada aos 15 anos! Pelo que o meu pai me contou, ela nunca usou ium sapato ou chinelo, usava pano da costa e ajudou a fundar 1 terreiro na Bahia e 2 no RJ! Não sou do Candomblé, mas jamais irei desrespeitar as minhas raízes.
Bom dia! Assista ao "Canal Últimos Dias" e o "Hebreu Israelita" que você vai começar a entender o MOTIVO do REAL SOFRIMENTO dos NEGROS até os dias de hoje!!!
@@Miguel72148 Vou assistir. Mas tenho idéia do quê se trata. Por causa da Cultura muitos não irão reconhecer o DEUS que todo joelho deve ser curvado, O maior que qualquer Cultura, ideologia.."raízes"...
Taiany, boa noite! Percebo pelos seus poucos dizeres que a nossa maneira de pensar é a mesma, ou seja, a luta verdadeira está no mundo oculto (espiritual) que o sistema do mundo em que vivemos nos oculta!
@@ceciliasampaio8524 Sem falar no "comodismo"religioso que predomina na igreja evangélica, onde o poder dos brancos está predominando, tirando o espaço das pessoas negras evoluírem nas atividades eclesiásticas e manobrando a fé a se bel prazer para acumularem fortunas e impérios predominantes.
O melhor de tudo é poder ver um documentário que, apesar de tratar de um período tão “sinistro " da nossa história, ver que ele não tem um teor sensacionalista muito menos tendencioso. bela produção, parabéns , ótima aula. No término ainda olhar para os comentários e não ver palavrões e ofensas, prova que ainda podemos sim, ser um país mais civilizado e aprendemos a usar alguns mecanismos como este(internet) para aprender e não fazer dele um campo de batalha !
Sou totalmente contra ter que criar cotas, acesso à educação tem que ser direito de todos independente da sua cor. Universidades de portas abertas pra quer quer.
@@rodrigomanoel3844 Você precisa estudar o que foi a escravidão, no mundo e principalmente no Brasil, você precisa se informar sobre a herança de injustiças que a raça negra teve que suportar ao longo de muitas gerações, se você é negro e hoje está livre e, infelizmente pensa assim, você não está valorizando as vidas dos seus antepassados, sabe quantos tiveram que morrer para você hoje poder pensar assim? Não sabe né? Então vá se informar.
Sou a favor das cotas ,até pq as oportunidades no Brasil são para poucos ,a maioria dos alunos das faculdades públicas, são pessoas q estudaram a vida td em escolas particulares, tiveram um ensino melhor, melhores livros e fazem cursinhos para vestibulares e essa não é a realidade de mts alunos mestiços e negros,infelizmente a cor da pele das pessoas determina várias desigualdades.
Se a escravidão ainda fosse legal muita gente ainda estaria tirando proveito disso. Vivemos numa sociedade extremamente hipócrita. Não me refiro somente à escravidão negra, mas à exploração da força de trabalho dos mais pobres.
@@roniconceicaoconceicao.4981 eu não devo nada pra ninguém e nem minha família, se dissermos que o país tem uma divida com os negros, o país tb tem uma divida histórica com os descendentes dos japoneses, italianos e alemães que tiveram todos os seus bens tomados pelo estado durante a segunda guerra mundial, que eram brasileiros, mas que por ser descendentes perderam tudo.......entenda a escravidão já existia na Africa muito antes dos portugueses começarem a navegar.....e o conceito de direitos humanos não existia na época, portanto é no minimo ridículo julgar com olhos de hoje o que acontecia na época. O que o país deve fazer é parar de segregar, tratar a todos de forma igual, ou seja, investir na educação de base e acabar com as cotas.....as pessoas devem aprender a se educar financeiramente...........e começar a agarrar as oportunidades
Como acontece na África e Ásia até os dias atuais e você está cagando pra isso porque é "bonitinho" falar da escravidão passada sem se atentar ao fato que desde as primeiras civilizações os humanos sempre exploraram, guerrearam e tiveram confrontos entre eles.
Patrícia Borges , vou te mandar um beijo e um abraço fraterno , gostaria de ter o prazer de conhece-la pessoalmente , SEU COMENTARIO FOI MARAVILHOSO , Expressa o que é exatamente a realidade na qual vivemos .
Que riqueza esse especial! E pensar que a família de minha mãe, negros, tem um sobrenome que sequer é da família de verdade, e sim “herança” do senhor de escravos 😣
Eu estava vendo essa matéria que por sinal muito rica em detalhes, mas é muito triste saber que não só em nosso país mas no mundo ainda exista pessoas com preconceitos em todos os sentidos. Mas eu acredito que um dia poderemos viver num mundo onde vai reinar a igualdade pois para nosso bom Deus somos todos iguais. Parabéns pela matéria muito boa.
Ótima reportagem. Sou mestiço e a parte branca da minha família tem origem pelos imigrantes europeus que também foram explorados no campo. Posso imaginar o grande sofrimento dos meus antepassados. #PAZ
@@ceciliabuioqui1549 ganharam terras de graça e trabalho tirando a ocupação que deveria ser dos negros .. kkkkk zuando mas foi isso também, os negros deveriam ser preparados para trabalhar nessas terras mas trouxeram imigrantes A imigração também tem sua parcela de culpa pela segregação da população negra a sua própria sorte
Otima Reportagem. Parabens. Nas Decadas de 50/60 Conheci Ex Escravos. Meus Pais Eram Presbiterianos e Tnham o Mair Respeito Por Eles. Meus Pais Falavam Que a Base da Riqueza no Brasil Foi Feita Em Cima da Escravizacao. Meus Pais Sempre Diziam Que Com o Respeito, a Educacao e as Leis, Tudo Pode Mudar. Saudacoes.
A escravidão só mudou de forma ainda vivemos num país aonde os brancos tem seus privilégios e suas vantagens por conta da sua cor da pele ;ainda ganhamos os menores salário, tudo ainda é nos muito difícil temos sempre que está a frente em estudos e inteligência para conseguir um lugar melhor .
Esse documentário é um exemplo, que a cultura branca predomina ainda no Brasil 🇧🇷, os repórteres que fizeram esse documentário São “ brancos” os negros são só os entrevistados.
nossa , amei esse documentario , meu professor mandou fazer um trabalho sobre esse documentario ai logo pensei que era super chato por se tratar de historia , mas realmente e muito bom e explica super bem . Parabens por essa reportagem
Bom dia! Estou aqui para pedir que o documentário seja legendado, conforme tradução, e não com a tradução automática, pois perceba o quanto é caduca. Sou surda, me interesso pelo assunto, e necessito de legendas para adquirir os conhecimentos dos fatos , através de vídeos.E neste caso , poderiam colocar legendas em todos os vídeos que disponibilizarem. Segundo censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, cerca de 9,7 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva . Desde já agradeço em nome dos surdos. E fico na expectativa de que serei ouvida.
@@florivaldoandrade8603 e do jeito que vc fala parece que todo país no mundo que aboliu a escravidão e superou essa triste página da história adotou o mesmo método do Brasil de abandonar os ex-escravos a própria sorte e esperar que num passe de mágica que “todos seriam iguais” Não me surpreende já no século XXI vários ignorantes propagarem essa mentira de que “todos são iguais” e que tem que aproveitar a oportunidade que nem eles sabem qual é a vez de uma pessoa que não tem acesso a nada É sofrível ter que ler tanta ignorância
sofrimento é a pior dor jamais esquecida é uma ferida que não cicatriza nunca, pode-se passar anos, evoluir o tempo,e formas de pensar, quem passou poir esses maltratos humanos,mesmo com suas novas gerações, esquecer jamais.
Minha trisavó foi escrava no sul de MG, ela se casou com o meu trisavó que era o fazendeiro português dono dos escravos, meu avó filho do meu bisavô sempre lembrava dessa historia quando era vivo
Vejam os senhores o valor da liberdade!!!! Por isso, tem razão quem luta por ela, pois depois da vida, a liberdade é o maior bem que temos!!! Não podemos voltar às condições de escravo e corremos esse risco!!! E, sobretudo, somos todos iguais, sem nenhuma distinção!!! Parabéns pela reportagem. Ela reforça que devemos lutar sempre por nossa liberdade e igualdade, sem qualquer diferenciacão!!! Deus abençoe sempre!!!
Ser iguais não significa estar em condição de igualdade .. no país que eu vivo a condição de desigualdade é muito grande e isso é uma das consequências da escravidão Pessoas que toleram, tentam apagar e dizem que isso deve ficar no passado estão completamente equivocadas
Excelente documentário, realmente completo, roteiro bem trabalhado. Fico feliz de ter encontrado e poder conhecer mais dessa história. Parabéns a todos os envolvidos por esse belo trabalho.
Fala professor , estou fazendo pesquisa sobre a revolta de negros do ES , fiz uma filmagem lá nas ruínas das igreja de SÃO JOSÉ DO QUEIMADO , Serra -es , em breve vou passar um detector de metais lá para saber oq tem debaixo do solo , quero encontrar alguma que ligue a história da igreja .
Marcelo Andrade discordo. O que mais se fala, aqui no Brasil, é sobre isso. Se falam mais do holocausto, é porque ocorreu na Europa, é mais conhecido, e mais recente, pois foi na segunda guerra mundial.
Alexandra, bom dia! Assista ao "Canal Últimos Dias" e o "Hebreu Israelita" que você vai começar a entender o MOTIVO do REAL SOFRIMENTO dos NEGROS até os dias de hoje!!!
@@marceloandrade6350 mas os judeus não pedem cotas, e não ficam pedindo por direitos superiores aos demais, eles construíram mesmo com guerras na região um dos países com maior índice de desenvolvimento humano.....eu admiro sim os negros que agarram as oportunidades e fazem delas uma forma de mudar sua vida, se fazer de vitima o tempo todo não muda a vida de ninguem
Parabéns a TV Brasil por tanta informação que principalmente para mim que só estudei 04 anos de escola porque tinha que trabalhar nas lavouras de café com contrato de 3 a 4 anos 50% para o patrão e a gente tinha o resto mais arroz feijão e outros e hortaliças , bons tempos .
Sou pernambucano moro bem próximo a ilha de Itamaracá. Quem já foi lá na ilha se seguir em direção ao norte no final da ilha vai ver clero de pedras cortados com tanta precisão em quadrado quando o mar seca fica mais fácil de ver.
Muitos dizem " Eu sei o que os negros passaram " Não , não sabem ! O sofrimento dessa raça não tem parâmetros . Foge a minha compreensão , nunca vou entender o porquê de tamanha crueldade .
Dos empresários também,brancos e negros são explorados, conheço uma empresa que contrata dizendo que é seis dias por um dia de folga,mas na verdade a pessoa trabalhou até oito dias pra ter uma folga...
Não amigo, as chances não são iguais para todos. As favelas lotadas de negros e o fato de termos parcela ínfima de negros nas altas classes sociais não são simples coincidência, como dizem alguns. Quando a escravidão acabou, os escravos foram largados no meio da rua, sem abrigo e sem destino e na miséria absoluta. Seus filhos e netos pobres, sem nenhuma chance de ascensão social, perpetuaram essa condição. Uma pessoa na miséria teria chances próximas de zero ao concorrer a uma vaga em uma universidade pública (sim, pública!) para os melhores cursos (medicina, direito, engenharia), se não fossem as cotas. Quem tem mais dinheiro para pagar os melhores professores, cursos, livros, vai sair covardemente na frente. Se não aceitarmos as cotas como uma "ponte" temporária para a correção dessa anomalia, jamais teremos uma verdadeira igualdade social. Continua-se o ciclo: escravos pobres, que tiveram filhos pobres, que terão também filhos pobres, e assim por diante, pra sempre. Tipo assim: vamos começar a corrida, todos temos chances de ganhar, mas eu tenho uma ferrari e você um fusca.
Esdras Santos so faltou uma coisa na sua mensagem quando a escravidão acabou muitos fazendeiros mataram os seus escravos por que os fazendeiros tinham que pagar uma indenização então os fazendeiros matavam os seus ex-escravos e deixavam so as crianças que eram jogadas na rua.A igreja catolica teve que construir varios orfanatos e abrigos para essas crianças e os outros ex-escravos adultos foram libertos e como diz na sua mensagem os escravos foram largados na rua e os seus filhos e netos pobres acabavam se tornando marginais e ladroes, por isso que os negros se concentram nas favelas e nos bairros mais pobres, e como eles tinham que roubar comida para sobreviver muitos acabavam na cadeia e ate hoje isso acontece a maioria dos presos no Brasil são negros.Isso e uma herança colonial que ate hoje influencia a vida das pessoas aqui no Brasil e na america latina
Esdras, parabéns pelo comentário. Mostra um conhecimento do nosso, lamentável, passado. É preciso que a verdade venha à tona, para que essa premissa de que todos têm oportunidade iguais seja, em fim, derrubada !
Não, não e não. Filho de rico não "arquitetou" nada, conseguiu melhores escolas, melhores livros, melhor faculdade particular e encaminhamento nas melhores profissões por puro mérito... de seus pais. Aos filhos de pessoas em situação de extrema pobreza só resta estudar com livros achados talvez no lixo, isso SE os pais o matricularem em alguma escola pública (já que é comum terem que trabalhar ou pedir desde a infância para não morrerem de fome). Aí chega o "meritocrata" filho de papai trilionário do alto de seu Porshe dizendo que ficou rico com "muito trabalho e mérito" e que a culpa da pobreza do pobre é do pobre. Para que o filho do pobre tenha o mínimo de chance na vida, vai precisar E MUITO de políticas afirmativas do Estado (o que os "meritocratas" chamam de "esmola" ou "vitimismo"). Só sabe a importância desses programas quem já precisou deles.
sim binho .infelizmentre a escravidão no brasil nunca acabou veja pela desigualdade social e principalmente essas favelas onde um ser humano vive em precariedade fora do comum . a vergonha alemã foi o nazismo a vergonha brasileira ea escravidão eo racismo que no brasil nunca acabou .
@@marinaalves863 não sei pq Deus ainda quer manter a humanidade viva! Os seres humanos nunca vai evoluir! E se evoluir vai demorar milhões de anos... e olhe la..
Olá, que lindo vídeo poder conhecer as histórias dos escravos. Sou argentino, amo o Brasil e quanto respeito e amor tenho pelos negros. O Brasil tem muitas histórias sobre negros.Sou argentina de cor branca e devido às histórias que aprendi a escrever em português adoro essa história para os professores meus parabéns espero que você responda alguma? o que eu quero saber ? quem era kunta kinte
Que triste que na Argentina usaram os negros na guerra e com isso exterminaram quase todos os negros argentinos. Vocês também precisam refletir sobre essa parte da história na Argentina e lutarem contra o racismo.
Vendo este documentário eu me sinto escravo do sistema tenho formação técnica superior, continuo sendo escravo do sistema trabalho 12, 36 horas enquanto os patrões lucram 100 vezes mais, a escravidão nunca acabou apenas mudou o sistema.
@@durabolado imagina se um escravo trabalhasse e ganhasse o minimo que fosse pelos seus serviços talvez a historia nao tivesse sido tao horrenda , concordo com o que vc disse eu penso igual , o escravo de séculos atras eram separados de seus pais, filhos , irmãos etc ... jamais a nossa situação atual podera ser comparada a escravatura
Daniel de gracas a Deus por ter um trabalho digno, muitos gostariam estar no teu lugar, vc no seu trabalho mesmo o patrao lucrar muito vc tbm lucra agora os escravos nao lucravam bem e sao todos torturados por causa do trabalho pesado e sufocante, o importante eh voce nao os outros!
meu bisa lutou na guerra do Paraguay.. alguns foram por que queriam lutar outros obrigado por que é negro.. tenho muito orgulho de vc bisa lutou pelo Brasil.
É importante lembrar que foi o Paraguai que invadiu o Brasil. As províncias do Mato Grosso e do Rio Grande do Sul foram atacadas e milhares de brasileiros foram mortos covardemente.
E por isso que eu busco os meus ancestrais quero saber de onde viemos acho que todos deveriam fazer isso é o mínimo conhecer nosso povo é um direito que nós temos ❤❤❤
Em pleno 2019 estamos presenciando de novo a volta da perseguição! é triste e revoltante a maldade que pode trazer de novo a escravidão de todo a nossa nação!
O racismo é um aspecto,uma coisa construída pelo escravagismo. Pertence ao escravagismo é de responsabilidade dos escravagistas e dos herdeiros dos escravagistas, e de todos aqueles que hoje usufruem do que ele deixou. Os que não tem nada a haver com isso não expressam racismo e sim desidentidade com o legado do escravagismo.
A escravidão que a Nova Ordem Mundial, quer implantar no mundo, vai ser com negros e brancos, só que com pobres! Esquecem que sem pobres, não terão quem limpe suas bundas, e nem troquem fraldas de seus entes!
Não de todo o povo brasileiro. A colonização italo-germanica no brasil não tem nada com isso. Os portugueses e seus decendentes que carreguem sua culpa.
Se uma branca e uma negra for no Shopping Iguatemi em uma loja joalheria... aqui em SP, possivelmente a branca será contratada e não a negra... tenho amigas formadas em pedagogia, negras que NUNCA conseguiram emprego em colégio particular, simplesmente porque tem PAIS que não querem o filho sendo educado por negros... e isso não sou EU que estou dizendo foram donas de escolas...
Meus ancestrais sofreram muito...meu povo...minha gente aguerrida ainda sofremos com o preconceito e o racismo. E têm seres humanos que dizem :que nos vitimizamos ou fazemos "mimimi". Resistência preta, sempre.
Não é para esquecer nunca. Ainda há trabalho análogo a escravidão em São Paulo, no Pará e em outros estados do Brasil.
Minha tia avó tem 89 anos de idade! Sempre que o assunto surge na família (coisa rara), ela nos relata que sua mãe (minha bisa), sempre chorava ao contar que sua mãe (minha trisavó), reclamava (falando sozinha, ou com deus) pelos desaparecimentos de seus 2 irmãos, mais novos, da morte horrível que o irmão mais velho dela sofrera (decapitação), pelos pais dela que ela sequer sabia p onde foram mandados, pois se perderam no trajeto. 5 gerações atrás, e querem saber? Ainda dói! Dói ao saber que boa parte de seus parentes sofreram algo abominável. Dói saber que msm a humanidade tendo evoluído tanto, ainda existem pessoas que acham nós negros inferiores. Dói ao ler comentários de pessoas que tentam diminuir a gravidade não só do que foi a escravidão negra, mas as consequências que ela trouxe e que perpetuam. Dói!!!
e verdade tati
minha vo paterna era negra mas nao sei nada dela do passado dela nem a conheci k pena ela ja morreu eu era crianca quando ela morreu k pena vo
Nossa árvore genealógica para em nossos avós e bisavós(como na minha família), fomos espancados, humilhados, mortos e obrigados a acreditar que tudo foi resolvido com a assinatura de um pedaço papel(Lei Aurea). Tristeza.
Imagino o quanto dói.
discordo totalmente da escravidão,voce ser tirado de seu mundo e ser obrigado a trabalhar sem salario e ainda recebendo tod tipo de humilhaçãoo.....mas fico me perguntando,se eles não tivessem vindo ser escravos no brasil,como seria a vida de todos os que vieram,e os que aqui estão até hoje,COMO seria hoje se tivessem ficado na africa???/porque o que vemos em muitos,mas muitos lugares na africa,não é nada melhor que no brasil....lá em seu pais de origem os negros passam fome,são torturados pela pobreza tanto quanto os daqui ....em muitos,mas muitos lugares na africa ainda hoje é pior que ter sido escravo ........existem videos de miseria na africa que da vontade de chorar até hoje la ta muito pior que aqui ....
Vc deve fumar um fristo bem pesado.
A História da dona Zica é de arrepiar . Mulher guerreira que fez do lápis, caderno leitura suas armas de guerra .
D zica mulher guerreira nasceu que queria👏👏👏👏👏
Ela realmente e uma guerreira
Oi, sou de Angola, aqui em África ainda existe escravidão, sem direito a fuga, não se fala nisso, ninguém liga, para além dessa escravidão no verdadeiro sentido da palavra, ainda tem os líderes africanos, que maltratam seu povo, deixam morrer de fome e doenças, enquanto ficam cada vez mais ricos, hoje somos escravos e aprisionados por regimes autoritários.
O governo não faz nada para resolver?
@@hkmidia8230 São os próprios governantes que os escravizam.
Igual o Brasil 🤔
Os antigos reinos de Angola eram grandes escravagistas. Pare de jogar nos europeus o fracasso de seu continente.
@@macdowellbatistacosta4881 ela não está jogando nas costas dos europeus o fracasso de nenhum governo africano quem faz isso é escola do movimento negro aqui no Brasil que de trás de seu confortável celular ou computadorvive repetindo o senso comum dizendo que tudo é culpa dos europeus!
Muito Bom!
Excelente!
A minha Bisá foi alforriada aos 15 anos!
Pelo que o meu pai me contou, ela nunca usou ium sapato ou chinelo,
usava pano da costa e ajudou a fundar 1 terreiro na Bahia e 2 no RJ!
Não sou do Candomblé, mas jamais irei desrespeitar as minhas raízes.
Sérjão de Sá 0j
Bom dia! Assista ao "Canal Últimos Dias" e o "Hebreu Israelita" que você vai começar a entender o MOTIVO do REAL SOFRIMENTO dos NEGROS até os dias de hoje!!!
é ridículo um ser humano escravizar outro .
@@Miguel72148 Vou assistir. Mas tenho idéia do quê se trata. Por causa da Cultura muitos não irão reconhecer o DEUS que todo joelho deve ser curvado, O maior que qualquer Cultura, ideologia.."raízes"...
Taiany, boa noite! Percebo pelos seus poucos dizeres que a nossa maneira de pensar é a mesma, ou seja, a luta verdadeira está no mundo oculto (espiritual) que o sistema do mundo em que vivemos nos oculta!
Acreditem.....da vontade de chorar em saber que tudo isso aconteceu e o pior é que ainda acontece.😔
É trizte saber que noços irmãos foram judiado assim Deus de miseriordia
E vc não denunciou?!
China tem escravos cuba tem médicos escravos.....mas de boa ...ne ...idiotas úteis
@@ceciliasampaio8524 Sem falar no "comodismo"religioso que predomina na igreja evangélica, onde o poder dos brancos está predominando, tirando o espaço das pessoas negras evoluírem nas atividades eclesiásticas e manobrando a fé a se bel prazer para acumularem fortunas e impérios predominantes.
O melhor de tudo é poder ver um documentário que, apesar de tratar de um período tão “sinistro " da nossa história, ver que ele não tem um teor sensacionalista muito menos tendencioso. bela produção, parabéns , ótima aula. No término ainda olhar para os comentários e não ver palavrões e ofensas, prova que ainda podemos sim, ser um país mais civilizado e aprendemos a usar alguns mecanismos como este(internet) para aprender e não fazer dele um campo de batalha !
Tudo isso é culpa da igreja católica e ninguém fala nada
@@joserodriguescamelo3575 kkkkkkkk
Nen sou mas da vontade de rir
@@joserodriguescamelo3575 culpa não era mas a igreja era conivente o que mostra quanto religiosos foram hipócritas.
Parabéns aos responsáveis pela lindíssima matéria.
Quanto ao mais, a luta não para nunca!
Todas as pessoas que são contra ao sistemas de cotas raciais deveriam ser obrigadas a assistir esse vídeo.
Eu sou negro e sou contra tem de valorizar o esforço de quem quer estudar independente da cor
Sou totalmente contra ter que criar cotas, acesso à educação tem que ser direito de todos independente da sua cor. Universidades de portas abertas pra quer quer.
@@rodrigomanoel3844 Você precisa estudar o que foi a escravidão, no mundo e principalmente no Brasil, você precisa se informar sobre a herança de injustiças que a raça negra teve que suportar ao longo de muitas gerações, se você é negro e hoje está livre e, infelizmente pensa assim, você não está valorizando as vidas dos seus antepassados, sabe quantos tiveram que morrer para você hoje poder pensar assim? Não sabe né? Então vá se informar.
Sou a favor das cotas ,até pq as oportunidades no Brasil são para poucos ,a maioria dos alunos das faculdades públicas, são pessoas q estudaram a vida td em escolas particulares, tiveram um ensino melhor, melhores livros e fazem cursinhos para vestibulares e essa não é a realidade de mts alunos mestiços e negros,infelizmente a cor da pele das pessoas determina várias desigualdades.
Al os negros já dominam o mundo?
Assistindo, compreendendo, apreendendo. Memórias vêem e continuo chorando pelo meu povo. Quanta dor!
I
Se a escravidão ainda fosse legal muita gente ainda estaria tirando proveito disso. Vivemos numa sociedade extremamente hipócrita. Não me refiro somente à escravidão negra, mas à exploração da força de trabalho dos mais pobres.
Disse tudo Patrícia , muito bom .
inclusive os próprios negros......como era na época....
@@roniconceicaoconceicao.4981 eu não devo nada pra ninguém e nem minha família, se dissermos que o país tem uma divida com os negros, o país tb tem uma divida histórica com os descendentes dos japoneses, italianos e alemães que tiveram todos os seus bens tomados pelo estado durante a segunda guerra mundial, que eram brasileiros, mas que por ser descendentes perderam tudo.......entenda a escravidão já existia na Africa muito antes dos portugueses começarem a navegar.....e o conceito de direitos humanos não existia na época, portanto é no minimo ridículo julgar com olhos de hoje o que acontecia na época. O que o país deve fazer é parar de segregar, tratar a todos de forma igual, ou seja, investir na educação de base e acabar com as cotas.....as pessoas devem aprender a se educar financeiramente...........e começar a agarrar as oportunidades
Como acontece na África e Ásia até os dias atuais e você está cagando pra isso porque é "bonitinho" falar da escravidão passada sem se atentar ao fato que desde as primeiras civilizações os humanos sempre exploraram, guerrearam e tiveram confrontos entre eles.
Patrícia Borges , vou te mandar um beijo e um abraço fraterno , gostaria de ter o prazer de conhece-la pessoalmente , SEU COMENTARIO FOI MARAVILHOSO , Expressa o que é exatamente a realidade na qual vivemos .
A cada dia apaixonada pela História. ❤
Excelente documentário
Que coisa triste !!! A PALAVRA DE DEUS diz que todos somos iguais diante de Deus !!!
DEUS NÃO EXISTE. SÓ SATANÁS REINA.
Que riqueza esse especial! E pensar que a família de minha mãe, negros, tem um sobrenome que sequer é da família de verdade, e sim “herança” do senhor de escravos 😣
Eu estava vendo essa matéria que por sinal muito rica em detalhes, mas é muito triste saber que não só em nosso país mas no mundo ainda exista pessoas com preconceitos em todos os sentidos. Mas eu acredito que um dia poderemos viver num mundo onde vai reinar a igualdade pois para nosso bom Deus somos todos iguais. Parabéns pela matéria muito boa.
Nossa eu simplesmente amei está reportagem,sou negro e tenho muito orgulho das minhas raízes,amo prender cada vez mais sobre nossa origem 💖
Tua origem é na África.
@@vitorsilveira560 A tua também. Toda a espécie humana veio do continente africano.
Ótima reportagem. Sou mestiço e a parte branca da minha família tem origem pelos imigrantes europeus que também foram explorados no campo. Posso imaginar o grande sofrimento dos meus antepassados. #PAZ
Também sou descendente de europeus que foram explorados nas fazendas de café no início do século 20.
Sou negro e meu povo foi escravizados há séculos
@@ceciliabuioqui1549 mas não foi debaixo da chibata.
@@ceciliabuioqui1549 ganharam terras de graça e trabalho tirando a ocupação que deveria ser dos negros .. kkkkk zuando
mas foi isso também, os negros deveriam ser preparados para trabalhar nessas terras mas trouxeram imigrantes
A imigração também tem sua parcela de culpa pela segregação da população negra a sua própria sorte
INTERNAMENTE essas grandes empresas do brasil tao voltando aos poucos a escravidao.
Wwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww2
@@joseadenirdasilva6378o
Concordo, é uma escravidão disfarçada.
Otima Reportagem. Parabens. Nas Decadas de 50/60 Conheci Ex Escravos. Meus Pais Eram Presbiterianos e Tnham o Mair Respeito Por Eles. Meus Pais Falavam Que a Base da Riqueza no Brasil Foi Feita Em Cima da Escravizacao. Meus Pais Sempre Diziam Que Com o Respeito, a Educacao e as Leis, Tudo Pode Mudar. Saudacoes.
“Livre do açoite da senzala, preso na miséria da favela”
Mas na favela não tem só negro... Aliás, nem é a maioria.....
@@florivaldoandrade8603 Está a querer dizer que tem mais negros bem sucedido do que os Brancos?
@@antoniomateus7852 Claro que não, só quis dizer que na favela existem também muitos brancos...
@@florivaldoandrade8603 Mas ao disseres que negros não são a maioria na favela, implica dizer que maior parte deles estão em zonas melhores...
@@antoniomateus7852 Nada a ver. Implica dizer que também existem muitos brancos em estado de pobreza e, até de miséria...
Senhor Manoel um grande que chega a suspirar em dor de lembrar dos irmãos do passado.
Uma aula de História com as melhores cabeças da historiografia. Genial a abordagem. Didático sem ser tosco e simplista. Parabéns pelo vídeo.
A escravidão só mudou de forma ainda vivemos num país aonde os brancos tem seus privilégios e suas vantagens por conta da sua cor da pele ;ainda ganhamos os menores salário, tudo ainda é nos muito difícil temos sempre que está a frente em estudos e inteligência para conseguir um lugar melhor .
Esse documentário é um exemplo, que a cultura branca predomina ainda no Brasil 🇧🇷, os repórteres que fizeram esse documentário São “ brancos” os negros são só os entrevistados.
Até o dia de hoje isto é triste ver que existe gente com está maldade no coração um ótimo comentário para nós combater tudo isto...
Machado!!!!
És um monstro da nossa literatura e também do processo de abolição da escravatura! Ainda bem que existiu belos seres humanos como tu!
nossa , amei esse documentario , meu professor mandou fazer um trabalho sobre esse documentario ai logo pensei que era super chato por se tratar de historia , mas realmente e muito bom e explica super bem . Parabens por essa reportagem
Minha bisavó chegou no Brasil em navios negreiros.
Triste.😭😭😭
Escravatura já existe antes d Cristo 🇵🇹🇦🇴
Você nasceu no século XIX?
Bom dia! Estou aqui para pedir que o documentário seja legendado, conforme tradução, e não com a tradução automática, pois perceba o quanto é caduca. Sou surda, me interesso pelo assunto, e necessito de legendas para adquirir os conhecimentos dos fatos , através de vídeos.E neste caso , poderiam colocar legendas em todos os vídeos que disponibilizarem. Segundo censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, cerca de 9,7 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva . Desde já agradeço em nome dos surdos. E fico na expectativa de que serei ouvida.
Vdd
Tem algum aplicativo que dá pra fazer a tradução? Eu faço pra voce. Me manda um zap 11998742300.
ótima pergunta , vou começar a pesquisar sobre isso , se eu encontrar eu posto aqui para vcs.
Vá as três bolinhas a direita e em cima da tela. E clique vai aparecer a opção de ativar legenda.
@@laisrey7338 só que essa é a gerada automaticamente, é bastante falha!
Todo brasileiro deveria assistir isso 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Do jeito que você fala da a impressão que foi só no Brasil que existiu a escravidão....
Para quê? Aprender sobre fakenews?
@@macdowellbatistacosta4881 Tem que usar o bom senso para discernir o que é fake e o que não é....
@@macdowellbatistacosta4881 fakenews seu cool
@@florivaldoandrade8603 e do jeito que vc fala parece que todo país no mundo que aboliu a escravidão e superou essa triste página da história adotou o mesmo método do Brasil de abandonar os ex-escravos a própria sorte e esperar que num passe de mágica que “todos seriam iguais”
Não me surpreende já no século XXI vários ignorantes propagarem essa mentira de que “todos são iguais” e que tem que aproveitar a oportunidade que nem eles sabem qual é a vez de uma pessoa que não tem acesso a nada
É sofrível ter que ler tanta ignorância
Gostei da reportagem. Força aí para os meus irmãos descendentes de África. Abraços daquí de Angola.
Dói na alma ouvir estes relatos! Obrigado pelo belíssimo trabalho de reportagem!!!
sofrimento é a pior dor jamais esquecida é uma ferida que não cicatriza nunca, pode-se passar anos, evoluir o tempo,e formas de pensar, quem passou poir esses maltratos humanos,mesmo com suas novas gerações, esquecer jamais.
Minha trisavó foi escrava no sul de MG, ela se casou com o meu trisavó que era o fazendeiro português dono dos escravos, meu avó filho do meu bisavô sempre lembrava dessa historia quando era vivo
Meu trisavô foi traficante de escravos pelo Nordeste.
Nasceu em 1866, ficou até os 23/24 praticando isso.
Tdos aí sem exceção estão de parabéns!! Esta reportagem está no meu coração pra sempre...amo tdos vcs!!
Melhor documentário. Muito bem recortado. Extremamente esclarecedor, e muito doloroso colocar-se no lugar de 5/6 gerações atrás.
Vejam os senhores o valor da liberdade!!!!
Por isso, tem razão quem luta por ela, pois depois da vida, a liberdade é o maior bem que temos!!!
Não podemos voltar às condições de escravo e corremos esse risco!!!
E, sobretudo, somos todos iguais, sem nenhuma distinção!!!
Parabéns pela reportagem. Ela reforça que devemos lutar sempre por nossa liberdade e igualdade, sem qualquer diferenciacão!!!
Deus abençoe sempre!!!
Ser iguais não significa estar em condição de igualdade .. no país que eu vivo a condição de desigualdade é muito grande e isso é uma das consequências da escravidão
Pessoas que toleram, tentam apagar e dizem que isso deve ficar no passado estão completamente equivocadas
“A revolta acabou mas o desejo de liberdade é eterno”
Dona Zica guerreira maravilhosa , um orgulho para o nosso povo e para qualquer " ser humano " de bem ! 💓💓💓💓💓💓💓💓💓
Excelente documentário, realmente completo, roteiro bem trabalhado.
Fico feliz de ter encontrado e poder conhecer mais dessa história.
Parabéns a todos os envolvidos por esse belo trabalho.
salve Nossa Senhora Aparecida-, com muita fé
baita documentário. Recomendo também o livro de Décio Freitas O escravismo brasileiro.
Fala professor , estou fazendo pesquisa sobre a revolta de negros do ES , fiz uma filmagem lá nas ruínas das igreja de SÃO JOSÉ DO QUEIMADO , Serra -es , em breve vou passar um detector de metais lá para saber oq tem debaixo do solo , quero encontrar alguma que ligue a história da igreja .
Que Deus vos abençoe sempre meus e nossos irmãos
acho a escravidão a pior vergonha da humanidade e a mas cruel ela vem desde os tempos bíblicos
Alexandra , fala-se muito no sofrimento dos judeus ,mas muito pouco sobre o sofrimento dos escravos ,e muitos o justifica devido a sua religião
Marcelo Andrade discordo. O que mais se fala, aqui no Brasil, é sobre isso. Se falam mais do holocausto, é porque ocorreu na Europa, é mais conhecido, e mais recente, pois foi na segunda guerra mundial.
Alexandra, bom dia! Assista ao "Canal Últimos Dias" e o "Hebreu Israelita" que você vai começar a entender o MOTIVO do REAL SOFRIMENTO dos NEGROS até os dias de hoje!!!
@@marceloandrade6350 mas os judeus não pedem cotas, e não ficam pedindo por direitos superiores aos demais, eles construíram mesmo com guerras na região um dos países com maior índice de desenvolvimento humano.....eu admiro sim os negros que agarram as oportunidades e fazem delas uma forma de mudar sua vida, se fazer de vitima o tempo todo não muda a vida de ninguem
Repudio a bíblia e todas as formas de hipocrisia de exploração do próximo, inclusive a ideia de Deus é fiel, Deus é amor .... Canalhice desumana pura!
Documentário maravilhoso. A escravidão remonta o Egito antigo e a Mesopotâmia, porém, da maneira ocasionada nas Américas, foi ímpar.
Parabéns a TV Brasil por tanta informação que principalmente para mim que só estudei 04 anos de escola porque tinha que trabalhar nas lavouras de café com contrato de 3 a 4 anos 50% para o patrão e a gente tinha o resto mais arroz feijão e outros e hortaliças , bons tempos .
Parabéns pra vcs que relembram de contar está história verdadeira gostei muito vcs estão de parabéns 👏👏👏👏
Excelente material!! Deve ser divulgado e estudado por toda a sociedade brasileira .
Grande documentário. Aqui se relata a verdadeira história política da escravatura. Parabéns pela coragem e obrigada pela partilha.
Que passado vergonhoso pra nosso país, parabéns pela matéria muito boa muita informação e conhecimento
Vergonhoso nada. Vergonhoso eram as antigas nações africanas que foram grandes escravagistas.
@@macdowellbatistacosta4881 E quais as nações compraram esses escravos não é meu amor?
A melhor reportagem que já assistir ,tanto nos termos do conteúdo quanto nas explicações, muito obrigado..!! PARABÉNS
Sou pernambucano moro bem próximo a ilha de Itamaracá.
Quem já foi lá na ilha se seguir em direção ao norte no final da ilha vai ver clero de pedras cortados com tanta precisão em quadrado quando o mar seca fica mais fácil de ver.
MARAVILHOSO DOCUMENTÁRIO. SEM DÚVIDA ME ABRIU OS OLHOS EM RELAÇAO A HISTÓRIA DO.MEU POVO E POLÍTICAS INFAME DESTE PAÍS.
*VERGONHA!*
*CRUELDADE!*
*Diante disso sinto me ENVERGONHADO!*
*Sou branco,casado com uma NEGRA.*
*Essa mulher me faz FELIZ*
Hora não se sinta rapaz, esse documentário está incompleto, existia negros que escravizavam outros negros e gente branca também :)
@@SrSorus não tinha não os Europeus colocam isso na cabeça de vocês para acreditarem que negros eram maus.
@@SrSorus Foram justamente esses negros que vendiam outros que fizeram dos povos africanos a principal mercadoria dos escravagistas.
@@y234f não tinha? Kkkk Francisco Paulo de Almeida era oque? Azul? Amarelo? Verde?
@lairdinaim3741 que mau gosto o seu
Documentário excelente, amo história 🇧🇷❤️
DOCUMENTÁRIO EMOCIONANTE, DEVERIAM PASSAR ISSO NAS ESCOLAS, MOSTRAR O QUE REALMENTE ACONTECEU!..PARABÉNS.
Tenho 13 anos, estou vendo esse documentario agr mesmo, estou vendo na aula de historia
to vendo isso agra por causa da aula
Desejo meus sinceros parabéns aos produtores dessa magnífica reportagem.
Excelente documentário, senão o melhor e mais sério que já vi...
Parabéns pela produção de primeira linha 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Muitos dizem " Eu sei o que os negros passaram " Não , não sabem ! O sofrimento dessa raça não tem parâmetros . Foge a minha compreensão , nunca vou entender o porquê de tamanha crueldade .
Isso é verdade. Eu não queria está na pele deles naquele tempos 😪 triste
Documentário maravilhoso! Obrigada pela postagem ❤
Disse tudo Marcia ,
Excelente material para ser trabalhado em sala de aula. A seriedade com que fora tratado o assunto é louvável.
Recomendo o livro "O genocídio ocultado"
Autor: Tidiane N'Diaye.
O genocídio ocultado investigação histórica sobre O Tráfico Árabe-Muçulmano.
Deve ser algo inimaginavel.Infelizmente a humanidade desde sempre agiu assim ,por amir ao dinheiro ,ganancia e poder.
@@cynthiarabello6401 Campos de concetraçao nazista!!!! É tão pior Quanto isso ! Documentário sobre Aushwitztiz"""
@@jacksonsad8988 nem se compara a escravidão bobinho esse seu eurocentrismo não está com nada....
Dos empresários também,brancos e negros são explorados, conheço uma empresa que contrata dizendo que é seis dias por um dia de folga,mas na verdade a pessoa trabalhou até oito dias pra ter uma folga...
O melhor documentário q eu já assisti!
Excelente reportagem. Parabéns a equipe de reportagem pela dedicação e sensibilidade.
Parabéns TVbrasil. Excelente documentário, vou divulgar.
Disse tudo Flávia .
Que SHOW de documentário 👏🏻❤❤❤❤😍😍😍😍👏🏻👏🏻
Não amigo, as chances não são iguais para todos. As favelas lotadas de negros e o fato de termos parcela ínfima de negros nas altas classes sociais não são simples coincidência, como dizem alguns. Quando a escravidão acabou, os escravos foram largados no meio da rua, sem abrigo e sem destino e na miséria absoluta. Seus filhos e netos pobres, sem nenhuma chance de ascensão social, perpetuaram essa condição. Uma pessoa na miséria teria chances próximas de zero ao concorrer a uma vaga em uma universidade pública (sim, pública!) para os melhores cursos (medicina, direito, engenharia), se não fossem as cotas. Quem tem mais dinheiro para pagar os melhores professores, cursos, livros, vai sair covardemente na frente. Se não aceitarmos as cotas como uma "ponte" temporária para a correção dessa anomalia, jamais teremos uma verdadeira igualdade social. Continua-se o ciclo: escravos pobres, que tiveram filhos pobres, que terão também filhos pobres, e assim por diante, pra sempre. Tipo assim: vamos começar a corrida, todos temos chances de ganhar, mas eu tenho uma ferrari e você um fusca.
Esdras Santos so faltou uma coisa na sua mensagem quando a escravidão acabou muitos fazendeiros mataram os seus escravos por que os fazendeiros tinham que pagar uma indenização então os fazendeiros matavam os seus ex-escravos e deixavam so as crianças que eram jogadas na rua.A igreja catolica teve que construir varios orfanatos e abrigos para essas crianças e os outros ex-escravos adultos foram libertos e como diz na sua mensagem os escravos foram largados na rua e os seus filhos e netos pobres acabavam se tornando marginais e ladroes, por isso que os negros se concentram nas favelas e nos bairros mais pobres, e como eles tinham que roubar comida para sobreviver muitos acabavam na cadeia e ate hoje isso acontece a maioria dos presos no Brasil são negros.Isso e uma herança colonial que ate hoje influencia a vida das pessoas aqui no Brasil e na america latina
Os fazendeiros NAO tinham que pagar indenizacao alguma. Por isso NAO matavam os EX-escravos.
Esdras, parabéns pelo comentário. Mostra um conhecimento do nosso, lamentável, passado. É preciso que a verdade venha à tona, para que essa premissa de que todos têm oportunidade iguais seja, em fim, derrubada !
Esdras Santos Cada um é arquiteto de sua vida se vc não faz para sair da probeza é culpa sua não de outra pessoa.
Não, não e não. Filho de rico não "arquitetou" nada, conseguiu melhores escolas, melhores livros, melhor faculdade particular e encaminhamento nas melhores profissões por puro mérito... de seus pais. Aos filhos de pessoas em situação de extrema pobreza só resta estudar com livros achados talvez no lixo, isso SE os pais o matricularem em alguma escola pública (já que é comum terem que trabalhar ou pedir desde a infância para não morrerem de fome). Aí chega o "meritocrata" filho de papai trilionário do alto de seu Porshe dizendo que ficou rico com "muito trabalho e mérito" e que a culpa da pobreza do pobre é do pobre. Para que o filho do pobre tenha o mínimo de chance na vida, vai precisar E MUITO de políticas afirmativas do Estado (o que os "meritocratas" chamam de "esmola" ou "vitimismo"). Só sabe a importância desses programas quem já precisou deles.
Gente, eu agora entendo, tem que haver cotas sim, os negros trabalharam de graça para os brancos por séculos, e depois foram deixados ao leo...
Perfeito o seu comentário.
Cotas não resolve o problema cotas só diz nas entrelinhas que o negro não tem capacidade de competir com brancos.
Cotas deviam ser sociais porque nossa população é muito misturada, tem sangue de preto em pardos e brancos... Cotas têm que ser para os pobres
Kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Pra mim ninguém trabalhou de graça. E TODOS nós temos ascendentes negros. Então TODOS deveríamos ter cota
PARABÉNS PELO ENSINO QUE EDUCA E RECONTA A NOSSA HISTÓRIA NA VERDADE DOS FATOS!
Quilombola com orgulho, muito bom os comentários!!!
A ESCRAVIDÃO DE VOLTA Os NOSSOS direitos ja adquiridos O Governo federal confirmou
Boa noite meu irmão. Pode me explicar o que é ser quilombola?
Johnny Machado quilombolas era negros q fugia e lutava pela liberdade
Grande reportagem, é bom saber e entender quantas trevas!
dá até pra dizer que o mundo nunca prestou.
Grande material. Bem produzido e escrito. Um documento histórico que precisa ser visto por todos. Axé!
História viva e belíssima. Parabéns pela rica matéria
MAIS alguém assistindo em 2020?
Eu
Eu
sim binho .infelizmentre a escravidão no brasil nunca acabou veja pela desigualdade social e principalmente essas favelas onde um ser humano vive em precariedade fora do comum . a vergonha alemã foi o nazismo a vergonha brasileira ea escravidão eo racismo que no brasil nunca acabou .
EU..... TENTANDO ENTENDER ESSE HORROR!!!!!!
O SER HUMANO....TEM JEITO NÃO!!!!!!!ESTOU TOTALMENTE VC DESCRENTE!!!!!!!
@@marinaalves863 não sei pq Deus ainda quer manter a humanidade viva!
Os seres humanos nunca vai evoluir! E se evoluir vai demorar milhões de anos... e olhe la..
Olá, que lindo vídeo poder conhecer as histórias dos escravos. Sou argentino, amo o Brasil e quanto respeito e amor tenho pelos negros. O Brasil tem muitas histórias sobre negros.Sou argentina de cor branca e devido às histórias que aprendi a escrever em português adoro essa história para os professores meus parabéns espero que você responda alguma? o que eu quero saber ? quem era kunta kinte
Que triste que na Argentina usaram os negros na guerra e com isso exterminaram quase todos os negros argentinos. Vocês também precisam refletir sobre essa parte da história na Argentina e lutarem contra o racismo.
Mas o vídeo nem essa história são lindas não, são lamentáveis.
Kunta Kinte? Pergunte ao Dr. Google que ele te responde com maestria.
Na sua terra havia negros escravos tbm mas foram apados da história do seu pais
Vendo este documentário eu me sinto escravo do sistema tenho formação técnica superior, continuo sendo escravo do sistema trabalho 12, 36 horas enquanto os patrões lucram 100 vezes mais, a escravidão nunca acabou apenas mudou o sistema.
A diferença entre vc e o escravo eh que vc tem o poder de escolha. Peca sua demissão e deixe de chorar.
@@durabolado imagina se um escravo trabalhasse e ganhasse o minimo que fosse pelos seus serviços talvez a historia nao tivesse sido tao horrenda , concordo com o que vc disse eu penso igual , o escravo de séculos atras eram separados de seus pais, filhos , irmãos etc ... jamais a nossa situação atual podera ser comparada a escravatura
Tenta ser empresário para ver se ganha esse dinheiro todo que voce está falando.
Isso não é comentário de alguém com formação "técnica superior"
Daniel de gracas a Deus por ter um trabalho digno, muitos gostariam estar no teu lugar, vc no seu trabalho mesmo o patrao lucrar muito vc tbm lucra agora os escravos nao lucravam bem e sao todos torturados por causa do trabalho pesado e sufocante, o importante eh voce nao os outros!
meu bisa lutou na guerra do Paraguay.. alguns foram por que queriam lutar outros obrigado por que é negro.. tenho muito orgulho de vc bisa lutou pelo Brasil.
pergunta pros paraguaios o que acham do teu bisa
É importante lembrar que foi o Paraguai que invadiu o Brasil. As províncias do Mato Grosso e do Rio Grande do Sul foram atacadas e milhares de brasileiros foram mortos covardemente.
@@williamferreira5723 E centenas de milhares de civis paraguaios foram dizimados. Toda guerra é cruel para todos os lados.
meu Deus meu tudo foi muita dor
Essa gente paçou muita dor vamos rezar por nós minha mãe minha tudo rogai por nós mãe amém ❤❤❤
Que documentario..cheguei a chorar...parabens..
Um salve para todos os irmãos negros brasileiros! Nossa defesa está atuante!
E por isso que eu busco os meus ancestrais quero saber de onde viemos acho que todos deveriam fazer isso é o mínimo conhecer nosso povo é um direito que nós temos ❤❤❤
Nossa, tinha um trinca ferro boiadeiro cantando durante a entrevista com o senhor no quilombo, show!
Em pleno 2019 estamos presenciando de novo a volta da perseguição! é triste e revoltante a maldade que pode trazer de novo a escravidão de todo a nossa nação!
O racismo é um aspecto,uma coisa construída pelo escravagismo. Pertence ao escravagismo é de responsabilidade dos escravagistas e dos herdeiros dos escravagistas, e de todos aqueles que hoje usufruem do que ele deixou. Os que não tem nada a haver com isso não expressam racismo e sim desidentidade com o legado do escravagismo.
A escravidão que a Nova Ordem Mundial, quer implantar no mundo, vai ser com negros e brancos, só que com pobres! Esquecem que sem pobres, não terão quem limpe suas bundas, e nem troquem fraldas de seus entes!
Senhor meu Deus tenha misericórdia de nós 🙏🙌
MAJESTOSA MATÉRIA..., MEUS PARABÉNS !!!... 👏🏿👏🏾👏🏽
Excelente matéria. Quanto peso de culpa o povo brasileiro ainda guarda no subconsviente acerca desse crime hediondo.
Não de todo o povo brasileiro. A colonização italo-germanica no brasil não tem nada com isso. Os portugueses e seus decendentes que carreguem sua culpa.
Gostei muito da história de Dona Zico valeu a pena ouvi a palavra dela
REPORTAGEM MUITO INTERESSANTE COM DADOS E INFORMAÇÕES QUE MOSTRAM A CRUELDADE DA ESCRAVIDÃO.
Disse tudo Maria , concordo com vc.
Excelente documentário. Muito obrigado!
Obrigada por este documentário. Vou seguir buscando informação sobre o assunto, pois o conhecimento realmente liberta.
Muito bom documentário, ótimo para os professores passarem para crianças nas aulas de história.....
Asigrejascatolicaeogovernosaponhavaasescravaturanobrasilapontasapontas
0governodoportugaldeveriapagarindenizasaoparadesendentedeescravosdobrasil
PARABÉNS AOS AMIGOS DESTA REPORTAGEM , VOCÊS SÃO DE DEUS
História esquecida, muito comum na história do nosso país... Triste!
Mas que existe pessoas que vivência e jamais deixará de cair no esquecimento...
Parabéns à produção deste documentário👏👏👏
Eu preferia a morte do que viver assim,. É muita crueldade.
e algumas se mataram
Eu tbm
Muitos morriam
Boa escolha!!
Isso sim é um Matérial q vale a pena assistir !!!
Se uma branca e uma negra for no Shopping Iguatemi em uma loja joalheria... aqui em SP, possivelmente a branca será contratada e não a negra... tenho amigas formadas em pedagogia, negras que NUNCA conseguiram emprego em colégio particular, simplesmente porque tem PAIS que não querem o filho sendo educado por negros... e isso não sou EU que estou dizendo foram donas de escolas...
Marcos Lino
Pensamento retrógrado, meu caro. Precisamos de muita cultura e educação para desobstruir este fato.
retrogrado mais real
Marcos Lino Verdade
minha esposa é BRANCA formada em pedagogia e também não consegue emprego. será porque ela é BRANCA?
Paulo Athayde piadista
Meus ancestrais sofreram muito...meu povo...minha gente aguerrida ainda sofremos com o preconceito e o racismo. E têm seres humanos que dizem :que nos vitimizamos ou fazemos "mimimi". Resistência preta, sempre.
Aldinéia você está certíssima, nossa raça foi muito judiada!😪
Havia escravos brancos até o principio século XIX ,no norte Africa e Imperio otomano, e ainda nas ilhas do caribe.
@@o.kikota5616 tú tens cara de quem gosta dá escravidão!
Africano neste assunto de escravidão não é inocente não, o escravo era negro mas quem o capturava e vendia tambem era negro.
Os índios e ameríndios também sofreram com a escravidão e mais ainda foram exterminados aos milhões com a chegada dos europeus.
boa tarde a senhora me representa, tenho muito orgulho da senhora.
A escravidão ainda existe até hoje, só que de outra forma. A desigualdade social é grande. E quando se é pobre e negro se torna maior.