Returned or the remains of the Empire

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 6 фев 2025
  • Retornados ou os restos do Império ----- More than 40 years after the decolonisation process, the memory of those who returned from the former Portuguese colonies, especially Angola and Mozambique, still hides ghosts that always appear when they think they have been banished.
    Each story is a different story, but the drama and emotions that time has managed to overcome have not been and probably never will be erased.
    It is some of those personal testimonies that we intend to make known, framed in a historical perspective, thus trying to contribute to the History of one of the phenomena that most marked Portuguese society in the last four centuries: decolonisation and the return to Portugal of the ex-colonial exiles, their integration in an emerging democracy and the after-effects that still exist today.
    Retornados ou os restos do Império", a video that tells several testimonies...
    Link: • Retornados ou os resto...
    You can also watch this video about mozambique independence 1975 and angola independence : • Video
    Translated with www.DeepL.com/Translator (free version)

Комментарии • 553

  • @nelsonmaltez1334
    @nelsonmaltez1334 2 года назад +88

    Não nasci em Angola, mas fui para lá viver com três anos de idade. Partilhei a minha criação com os africanos, adquiri hábitos genuínos angolanos que guardo até hoje. Passei algumas das minhas férias escolares numa fazenda de tabaco na Huíla, onde com jovens africanos de uma aldeia mucubal, que havia perto, fui muitas vezes caçar com zagaia e flechas feitas por eles. Angola terra que trago sempre presente na minha memória e, também, no meu coração. Não fosse a péssima descolonização, hoje, eu e a minha família seríamos angolanos de gema. Um abraço a todos os angolanos.

    • @filipegabriel6181
      @filipegabriel6181 Год назад +2

      ❤, comuna mucubal na huila????? Se a fonteira é a Bibala!!!! Corrija essa comuna não é da Huila, talvez seja Camucuio, Namibe ou antigo distrito de Moçamedes

    • @luispereira5517
      @luispereira5517 9 месяцев назад

      Meu caro como és angolano de gema se és branco?! 😂😂😂😂 A tua obrigação é de absorveres as tradições do teu Povo. Fizeste ao contrário, agora padece.

  • @joseteixeira5900
    @joseteixeira5900 8 месяцев назад +20

    Nasci bem depois, em 83, mas meu pai conta histórias de Angola de um modo como se eu tivesse saudades de lá, sem nunca lá ter estado. Teve de deixar uma fazenda de 120 hectares, sem trazer nada, aldeia do Atuco. Hoje chora de saudade de tudo e pelos amigos negros que teve na infância, ambos inocentes, sem culpa de nada.

    • @haruki5401
      @haruki5401 8 месяцев назад

      E tinha muitos negros como escravos!

    • @joseteixeira5900
      @joseteixeira5900 8 месяцев назад +6

      @@haruki5401 é verdade. Mas também havia muito branco a passar mal devido a ter de retornar 1/6 da produção para o estado português. Penso que ambas as partes agiram e reagiram mal, poderia haver descolonização sem haver guerra e ambos viverem lado a lado. Mas o povo era muito mal instruído para perceber que havia olhos gordos postos em cima de Angola (Rússia através de cuba, e do outro lado América). Países com muitos recursos naturais sempre serão muito cobiçados e o povo na pobreza.
      Quanto à minha família, o racismo nao existia, convivia lado a lado com o negro e respeitavam-se mutuamente.

    • @haruki5401
      @haruki5401 8 месяцев назад +8

      @@joseteixeira5900 concordo consigo. Não tenho nenhum problema em ver Angola como Estado multirracial, e admito que um dia venha a ter um presidente branco. Eu cresci em Portugal, apesar dos meus pais serem angolanos, e não há país que eu mais goste que Portugal, e isto significa também gostar dos portugueses.

    • @universoALC
      @universoALC 7 месяцев назад

      @@haruki5401 escravos vivem muitos negros hoje em Africa e mesmo mal ganham para comida ... Basta só abrires os olhos e não ver com a lavagem cerebral que te impuseram!

    • @universoALC
      @universoALC 6 месяцев назад

      @@haruki5401 escra . !vos vivem muitos neg.! ros hoje em Africa e mesmo mal ganham para comida ... Basta só abrires os olhos e não ver com a lavagem cere.! bral que te impuseram!

  • @levismith7444
    @levismith7444 Год назад +18

    Portuguese Mozambique really did look like paradise. I had no idea it use to have such good infrastructure

    • @MerryXmasMfkrs
      @MerryXmasMfkrs 10 месяцев назад

      Meanwhile Portugal was a shithole country, the people starved, kept in iliteracy and disease so Salazar could finance a genocidal war that benefited a minority of supporters in stolen land, not to mention the thousands of young men from mainland forced to die in the colonial war in Africa to benefit a minority of hedonistic bourgeoisie in Africa that couldn't bother to defend themselves.

  • @mariaantonieta1483
    @mariaantonieta1483 2 года назад +23

    Só saí de Luanda em Dezembro de 1976. Fui para o Brasil, mas ñ foi , ñ era a mesma coisa, embora , tenha gostado do Brasil mas, nada como ANGOLA ! Hoje, olho para trás e, me arrependo de me ter vindo embora. O SENHOR DEUS PROTEJA E ABENÇOE ESSE PAIS . ESSE POVO DO QUAL SÓ POSSO DIZER BEM E QUE EU NÃO ESQUEÇO.O meu coração chora com saúdades. É ANGOLA É TÃO GRANDE IRMÃO , Ñ VÃO EMBORA, CHEGA.PRA TODOS ( canção que ouvi na rádio em Luanda, cantada pelo Presidente Agostinho Neto . EU OUVI. Bom dia a todos. Viva ANGOLA.🌷🌷🌷

    • @luizfmaluta7456
      @luizfmaluta7456 Год назад +2

      Ouviu....e acreditou??? Inocente...

    • @alvarosousa7707
      @alvarosousa7707 Год назад +5

      Não se arrependa de ter vindo embora, pois conheci alguns que ficaram e depois queriam vir e não conseguiram, pois em 77 foi um massacre aos contras pelo Agostinho Neto e aos brancos que ficaram. Então não se arrependa pois ainda está viva. A propósito Agostinho Neto não é o que muita gente pensava, era mais um criminoso , sem igual. Eles diziam uma coisa pela frente ( Agostinho Neto--Jonas Savimbi-Holdem Roberto ) e por trás mandavam matar tudo que era branco -lembro bem de ouvir o Jonas em Huambo ( Nova Lisboa ) na lingua deles a mandar matar tudo que era branco . Eu era militar dos comandos na época, sei bem do que falo, pois conheço Angola toda.

    • @ivanbarbosa81
      @ivanbarbosa81 9 месяцев назад

      Muito triste mesmo esse relato. A teimosia de uns quantos em Lisboa custou a felicidade dos portugueses que gostavam de África e chamavam de casa.

  • @ligiaferreira6555
    @ligiaferreira6555 Год назад +8

    Moçambique terra amada. Que saudades. Restam as memórias que ninguém nos pode roubar. Muito obrigada.

  • @mava5634
    @mava5634 Год назад +8

    um bom docomentario, retratou muito bem a realidade do passado

  • @ruitson9179
    @ruitson9179 9 месяцев назад +58

    Sou um Angolano nascido no tempo da Administração Portuguesa... Éramos muito felizes nesse tempo, a relação entre nós era linda, enquanto estudantes éramos colegas e às vezes mesmo amigos, não se notava qualquer diferença entre nós, independentemente da cor da pele... Íamos aos matraquilhos, jogávamos futebol, basketball, etc. Em minha opinião, que vale o que vale, o governo Angolano daquele tempo precipitou-se e não inteligente o suficiente para perceber o erro muito grave que estava a cometer! Nessa altura a maior parte da Comunidade Portuguesa já nascera aqui. Amavam este País, não eram qualquer ameaça, pelo contrário, iriam ser uma força viva para o bem desta nação, todos haveríamos de beneficiar! Tenho a certeza de que seríamos muito mais felizes! Deram corrida à estas pessoas que só queriam ser felizes e tinham este direito, que não faziam mal nenhum.. resultado: Angola virou o que virou: um fracasso autêntico! Deixou de haver emprego, vivemos na miséria extrema, não sabem nem Administrar um distrito como o Kilamba, o lixo passou a fazer parte do nosso dia a dia, a educação e ensino declinou abruptamente, o país está invadido por Muçulmanos e povos de África extremamente atrasados, que nada acrescentam à este País, e com o risco de a curto ou longo prazo vivermos com muito medo por causa das bombas que um dia vão começar a rebentar, tal como acontece com Moçambique... Éramos felizes, mas não sabíamos! 😭😭

    • @manuertoelalbsilvafereira3396
      @manuertoelalbsilvafereira3396 8 месяцев назад +1

      Ppois

    • @youssoufdiombera4970
      @youssoufdiombera4970 8 месяцев назад +1

      Irmao os portiguesa estão em Portugal, vai lá viver com ele lá mesmo.

    • @sinuelalencar8175
      @sinuelalencar8175 8 месяцев назад +2

      Boa noite,o que tem Angola agora ? Que a independência era algo certo mas quem ganhou com a independência de qualquer dos países , que eram colônia? Se desenvolveu e melhorou a vida dos seus?não

    • @silvasousa-y5q
      @silvasousa-y5q 7 месяцев назад +2

      Parabéns pelo seu testemunho. Abraço de Portugal.

    • @universoALC
      @universoALC 7 месяцев назад

      @@youssoufdiombera4970 um fracassado que a unica coisa que tem é uma lavagem cerebral do sistema atual angolano.... Pq a realidade está à vista!

  • @sandracardao7171
    @sandracardao7171 8 месяцев назад +5

    Sempre senti injusta a palavra "retornado" porque quem lá nasceu, não retornou, apenas veio, assustado e forçado pelas circunstâncias. Obrigado pelo seu documentário, repondo a memória.

  • @nanygomes450
    @nanygomes450 9 месяцев назад +10

    Sou natural e Residente em Angola,tive família que partiu em 1975 para Portugal, é triste ter que partir de um país que amamos e nós sentimos bem,tudo por conta de alguns homens

  • @nascidenovo6334
    @nascidenovo6334 2 года назад +25

    Verdadeiras pepitas, neste canal! Estes vídeos são documentos históricos muito importantes!

    • @NunoMRaimundo
      @NunoMRaimundo  2 года назад +5

      O objetivo do meu canal é mesmo este: tentar mostrar o que realmente aconteceu às pessoas que viveram em África. Não está em causa quem tem mais ou menos razão, o que está em causa é não deixar esquecer a descolonização desastrosa que tanto prejudicou portugueses e moçambicanos...

    • @nascidenovo6334
      @nascidenovo6334 2 года назад +2

      @@NunoMRaimundo muito bem dito! Força aí, Nuno M Raimundo! Vou compartilhar o máximo que poder porque acho que vale a pena ver estes quadros magníficos q você pinta e nos deixa apreciar!
      Que Deus lhe abençoe a si e a sua família para sempre!

  • @SelumielAngelino
    @SelumielAngelino 9 месяцев назад +8

    Bela reportagem sou angolano nascido em 1986 independentemente da história dos altos e baixos somos todos seres humanos ❤Angola no coração um abraço a todos aqueles que amam o nosso país e não só.

  • @gangomane840
    @gangomane840 2 года назад +111

    Hoje todos reconhecemos que esse processo foi mal conduzido, não havia necessidade das pessoas perderem suas casas, seus bens, suas vidas por conta das independências de Angola e Moçambique. Nós acabamos pagando um preço muito alto, guerras que causaram a miséria e muitas mortes. Se os africanos brancos tivessem continuado aqui juntos teríamos construído lindas nações, aliás muitos se integraram bem na África do Sul e prosperaram.

    • @Joao-qj4td
      @Joao-qj4td 2 года назад

      A A.Sul, embora mais lentamente por ser um processo diferente e um País riquíssimo, está num caminho idêntico…..
      Quanto ao nosso mau processo de descolonização, foi de acordo com as forças políticas portuguesas ao serviço do imperialismo russo da então URSS, e da China.
      2 Neo colonizadores, a quem os povos das ex Colonias tem uma factura alta a pagar - cedendo a exploração das suas riquezas - pelo armamento por eles fornecido durante os 14 anos de luta armada.
      Se pensavam que havia almoços grátis, enganaram-se….😂🤫🤫

    • @darioprocopio1679
      @darioprocopio1679 Год назад +5

      Eu gostaria mesmo que fosse assim mas acho que nao è posivel, a cultura de brancos e negros è muito diferente e nao iria dar bem. Amo a Africa lusofona ❤

    • @eugenialisboa4615
      @eugenialisboa4615 Год назад +15

      Como poderíamos ficar? Ou íamos embora,ou nos matavam. Fomos deixados á Deriva. Quem de livre vontade deixa a terra onde nasceu? Deus no comando.

    • @Joao-qj4td
      @Joao-qj4td Год назад

      Essa dos brancos aí ficarem é anedótico. Colonos odiados por ocuparem uma terra que não lhes pertencia, como era o sentimentos dos autóctones ou (identidade nacional ou étnica), como agora se denomina. Foram perseguidos e mortos milhares de colonos em Angola e Moçambique. Espoliados dos nossos bens por considerarem terem sido roubados.
      Agora, que por incapacidade absoluta de gerirem os vossos Países, arruinando-os, apesar da riqueza, a pátria dos odiados colonos racistas já vis serve. Não são bem vindos por mim e milhares de Portugueses que sofreram a descolonização EXEMPLAR do Mário Soares, com grande contributo vosso.
      Até já a cidadania portuguesa vis serve. Não a merecem, repudiaram-nos e agora vem a procura de “ encosto”. Temos tido uns governos esquerdopatas sem sentido de nacionalidade, que vis da a guarida que não merecem.
      Rua, convosco, pois ainda vem para cá criar problemas de racismo. Se não tivermos cá gente com excesso de melanine não haverá racismo. Simples!
      Disseram- me que África era negra, consequentemente para me “ por a andar”. Devolvo o conselho. Europa branca. Vocês são uns traidores. Não merecem sequer a nossa confiança nem amizade.
      Rua convosco!

    • @edivangomesdaconceicaogome4100
      @edivangomesdaconceicaogome4100 Год назад

      Melhor os brancos sair fora mesmo . A África é dos negros. Europeus é muitos fogados mesmo. Europeus é invasor assassino e ladrões. Aqui na América eles envadio a terra dos índios depois mataram e depois roubaram a terra dos índios

  • @barcori
    @barcori 2 месяца назад +1

    Bom documentário.

  • @PaulodaSilvaPereira
    @PaulodaSilvaPereira День назад

    Passei tudo isto,... mas ficamos,... só quem passou sabe! Só regressamos na altura do falecimento do Neto...

  • @fatimapinto4918
    @fatimapinto4918 9 месяцев назад +4

    Meu Deus o que eu os meus irmãos e pais o que sofremos a dormir no chão do aeroporto de Luanda andamos fugidos para o meio do mato porque a cidade de Benguela onde vivia ia ser cercada nos éramos seis filhos eu tento só lembrar os tempos bons os maus penso que foi um pesadelo. Enfim a minha história e dos meus irmãos sozinhos em Luanda sem os nossos pais mas o nosso destino estava marcado conseguimos embarcar para Portugal a minha mãe devido á saúde dela ja se encontrava em Portugal só ficou em Angola o meu pai e um irmão graças a Deus acabamos para nos encontrarmos em Portugal éramos nascidos todos em Angola os meus pais é que eram naturais de Portugal. Tudo passa para esquecer nunca 😢

  • @elfiflako2139
    @elfiflako2139 3 месяца назад +1

    Estou a traduzir este filme com a minha turma na universidade. E muito triste. Pessoas pobres.

  • @diogorodrigues9898
    @diogorodrigues9898 Год назад +9

    Bela reportagem, muito muito grato pela partilha...

  • @eugenialisboa4615
    @eugenialisboa4615 2 года назад +29

    Éramos tão felizes., De repente a nossa realidade,nos foi arrancada a ferros. Tudo mudou.,e foi o desconhecido.,e no final, não percebemos nada. Nada valeu a pena.,e ficou um buraco, jamais preenchido. Vidas desfeitas,sem sabermos porq

    • @darioprocopio1679
      @darioprocopio1679 Год назад

      Ninguen foe o culpado disso 😔

    • @alvarosousa7707
      @alvarosousa7707 Год назад +1

      Verdade. Aqui na Metrópole foi igual a,cordamos o regime era outro, não que seja saudosista, mas apanhou toda gente de supresa, principalmente os que mais sofreram, forarm os que amavam a África, tiveram que fugir. Foi tudo mal feito.

    • @Rodrigues-xg3ln
      @Rodrigues-xg3ln Год назад +2

      Não sabes porquê passado tanto tempo??? Não vê o que o comunismo e o socialismo tem feito no mundo inteiro!

    • @emiljunior
      @emiljunior Год назад +4

      E vocês eram felizes mas os africanos pretos não

    • @Rodrigues-xg3ln
      @Rodrigues-xg3ln Год назад

      @@emiljunior mentira, eram sim, tanto que se aliaram aos brancos e lutaram por Portugal, a tropa em África de 15soldados 14 eram pretos. Quem começou tudo nem sequer foram os colonizados, mas sim os pretos dos países em redor que vinham atacar os portugueses fossem eles brancos ou pretos e os matavam, treinados e financiados pelos russos. E mercenários tanto da cia como de cuba. Tudos estavam com interesse que Portugal saísse de africa. Mas após a descolonizacao muitos desses homens pretos foram fusilados e as famílias perseguidas e mortas também e enterradas em valas comuns escondidas na mata. E as crianças nasceram órfãos e agora depois de adultas pensam que os pais combateram os portugueses porque assim lhes foi ensinado, quando na realidade os pais combateram PELOS portugueses... E depois veio a guerra civil durante 25 anos e toda a história e restantes testemunhas se foram. E agora a história que sabes é isso que disseste.
      Nunca estiveram tão bem quando eram portuguêses...

  • @joseferreira9114
    @joseferreira9114 Год назад +2

    Em 1968 foram feitos os censos da população branca em Angola e verificou-se que eram 1 milhão e duzentos mil. Eu como escriturário no Norte de Angola nos ultimos 3 meses já tinhamos começado a fazer os censos dos negros.

  • @pedroandrade1976
    @pedroandrade1976 Год назад +36

    Os militares fizeram a Revolução em Portugal e depois não souberam o que fazer com Ela e assim apareceram os políticos que fizeram de Portugal o que é hoje!

    • @anaribeiro1599
      @anaribeiro1599 9 месяцев назад +2

      Was not a paradise for everyone...was a paradise for the white people...

    • @vitorcouto3322
      @vitorcouto3322 9 месяцев назад +3

      @@anaribeiro1599 agora em português.

    • @luispereira5517
      @luispereira5517 9 месяцев назад

      ​@@anaribeiro1599Invejoso! Queres dinheiro vai trabalhar. Tens algum problema com os brancos?! É só lidar.

    • @luiscarvalhonevesneves3711
      @luiscarvalhonevesneves3711 8 месяцев назад

      Mentirosa, nao sabes o que dizes.

    • @carloscardoso9191
      @carloscardoso9191 6 месяцев назад

      Militares da Pacotilha de merda barata, os portugueses do continente são Cúmplices da traição à Pátria Lusitana!.. O 25 de Abril, começou a ser vendido, planeado na Primavera de 1972 no Kremlin em Moscovo!!!.. Ainda não tinham passados 24 Horas da Abrilada, já os Ultramarinos e portugueses da metrópole ti ham sido VENDIDOS aos Ruços!.. A Quem entregaram o Ultramar???.. aos Ruços!.. Porque se fez o 25 de Novembro de 1975???.. Para correr com os Komunistas do Poder!!!..

  • @horacioromaosilvagomes
    @horacioromaosilvagomes 4 месяца назад +1

    FOI A MELHOR DESCOLONIZACAOA QUE OS RETORNADOS FIZERAO DEIXARAO TUDO O QUE CONSTRUIRAO E ABANDUNARAO AS COLONIAS

  • @teresamarques9673
    @teresamarques9673 9 месяцев назад +14

    A maior vergonha nascida do 25 de abril! Retornados, espoliados e sem direito a qualquer tipo de compensação do que perderam por deixar para trás. Será que a História ainda vai revelar quanto Mário Soares, Rosa Coutinho e outros que tais, receberam em diamantes e outras contrapartidas??

    • @MerryXmasMfkrs
      @MerryXmasMfkrs 9 месяцев назад

      Já não chega o sangue e a vida que os nossos pais, irmão e primos perderam a lutar pela vossa vida de privilégio no paraíso tropical que não pertencia legitimamente a Portugal e ainda querem espremer-nos dinheiro? Sim, filha! Espera
      sentadinha que nós portugueses que nunca andamos a explorar os outros pelas colónias vamos mesmo aceitar ser mais espremidos nos impostos e endividar mais a nação para vos pagar o que não vos é devido. É para já!
      Azar... Não tivessem acreditado nas ilusões imperialistas do Salazar. Se o poderoso império britânico já há muito havia abrido mãos das colónias britânicas em Africa, havia de ser o Portugalito pequenito que iria conseguir colonizar África eternamente 😂😂😂
      Tontinhos iludidos...

    • @luispereira5517
      @luispereira5517 9 месяцев назад +2

      As nossas gerações da altura é que foram na cantiga desses camelos da mesma escola.

    • @luisfaria101
      @luisfaria101 8 месяцев назад

      @@luispereira5517 em nenhum processo de descolonização em África houve lugar a qualquer indemnização. No Katanga foi pior. Os colonos sabiam, por experiência das outras colónias europeias que ia acabar assim, os mais inteligentes transferiram poupanças para a Metrópole e sairam a tempo. Os outros ficaram confiantes que os continentais iriam dar o corpo ao manifesto para garantir o seu modo de vida ad eternum e a Rússia e a China cada vez mais a entregar enormes carregamentos de armas e dinheiro aos movimentos de libertação, e o soldadinho de Trás os Montes ou do Alentejo que se fodesse no capim. A Rodésia foi a mesma tragédia, a África do Sul caminha a passos largos para o Caos... etc etc. Mas quando se fala do domínio espanhol, das invasões francesas, nem pensar deixar um país estrangeiro dominar o nosso querido Portugal. E o últimato da Inglaterra, o nosso mais "leal aliado" ? Angola ficou melhor depois da descolonização (possível)? Não, claro que não, iniciou uma guerra civil com mais de 200 mil mortos, há quem aponte para meio milhão, acabou numa autêntica cleptocracia, com biliões de dólares roubados por angolanos ao estado e ao povo angolano, liberdade há pouca, subdesenvolvimento bastante, mas... são os "caminhos da história". Já foi há meio século, já se curaram as feridas e a vida continua. Viva Portugal, Viva o povo angolano, moçambicano e guineense. É mais o que nos une do que aquilo que nos separa.

  • @mauricioleme7658
    @mauricioleme7658 7 месяцев назад +1

    Grande documentário

  • @joseferreira9114
    @joseferreira9114 Год назад +1

    Fui para Angola 1961 com 15 com tutor, vim com 31 já em 76. Em 1974 estava em Portugal de visita a toda a minha Familia que nunca lá foi, quando se deu o Abril .Já não pensei em levar ninguém dos meus mas, tinha de voltar, tinha lá mulher e um filho.

  • @rafaelmarques2397
    @rafaelmarques2397 Год назад +12

    No final sobrou destruição e miséria...

  • @puregon
    @puregon 2 года назад +2

    excelente

  • @fernandocarrico-pi8dp
    @fernandocarrico-pi8dp 3 месяца назад +3

    Eu terminei o Servico Militar em 1971.( Nao fiz a Guerra pois Gracas a Deus,nao fui Mublisado).Mas quando sai da Tropa quiz imigrar.Pois Portugal nesse tempo nao valia a ponta de um corno,podia ter ido para Angola onde ate tinha um Irmao,muito enfulenciado pela propandar fascista.O meu caso sempre foi diferente,nunca fui atraz de propagandas.Enfim fui para Franca onde estive 3 maravilhosos anos e dai vim para a Australia e aqui ja estou a 50 anos.Nunca mais tive problemas e so tenho para agradecer a estes Pais.Quanto a Portugal eu so digo nao devo nada.Agora desde que me reformei tenho ido de ferias a Portugal,muitas vezes e gosto do vejo,nem tudo estara bem,mas por amor de Deus comparar com o passado...(So nos anos 60 mais de Milhao de Portugueses imigra a grande maioria para fujir da fome e da miseria).(Enquanto Portugal ja tinha um joverno com mais de 40 anos e sem opusicao).....

    • @mannycarvalho3758
      @mannycarvalho3758 19 дней назад

      @@fernandocarrico-pi8dp Sou filho de Moçambicanos 3 gerações.Tmb vivo na Australia desde 1975,a melhor coisa que fiz.

  • @manuelrodrigues-cb7hm
    @manuelrodrigues-cb7hm 11 месяцев назад +10

    Chegamos a portugal onde encontramos um pais atrazadissimo ,pobre sem caminhos sem nada.Foi uma grande tristesa

    • @MerryXmasMfkrs
      @MerryXmasMfkrs 10 месяцев назад +1

      Porque o Salazar gastava tudo na guerra colonial para manter o VOSSO privilégio enquanto aqui se passava fome, miséria e se vivia em repressão. Os portugueses foram sacrificados pela elite colonial. Por isso eram muito mal vistos aqui.

    • @passarinhoadrien3824
      @passarinhoadrien3824 9 месяцев назад +3

      Por causa do demónio 👺 salazar

    • @isabelreis-gq6vy
      @isabelreis-gq6vy 9 месяцев назад +4

      E os portugueses de portugal a sofrer e a ficar atrasado devido ás despesas da colonização . Mau pra todos😢

    • @luciasampaio5960
      @luciasampaio5960 9 месяцев назад

      Ver estas reportagens faz-me chorar! Tive que abandonar a minha terra querida: Angola! Não, não esqueço o que estes esquerdopatas fizeram com a independência dos territórios africanos.

    • @MerryXmasMfkrs
      @MerryXmasMfkrs 9 месяцев назад

      @@luciasampaio5960 "territórios africanos" que pertenciam aos africanos e não a europeus.
      Justiça foi feita, devolvemos o que não era nosso a quem pertencia de direito.

  • @joaquimelias8648
    @joaquimelias8648 Год назад +12

    Em Angola a saída dos Portugueses de Angola foi culpa do militares, comunistas, introduzidos na revolta do 25 de Abril. Em Angola o grande culpado da mortes de Portugueses em Angola foi do Vermelho ROSA COUTINHO. . Conheço a história da descolonização de Angola , pois, andei , juntamente, com meus colegas da TAAG a fazer o transporte de do interior de Angola para Luanda ou Nova Lisboa. Tenho bem na memória do que assisti de mau na descolonização. Hoje, quando vejo pessoas a fugirem da Guerra na Ucrânia e outros Países, vejo , nessas pessoas, o que vi em Angola. Portugal tem uma dívida muito grande para os Retornados. A dívida do que lá deixaram e,apenas, puderam trazer 5000 mil escudos. Outra grande dívida foi os Retornados desenvolverem este País, que, então, era um País do terceiro Mundo. Nunca deram esse reconhecimento aos Retomados .

    • @MerryXmasMfkrs
      @MerryXmasMfkrs 10 месяцев назад

      Portugal não deve NADA a exploradores colonialistas e imperialistas a viverem em abundância e hedonismo à conta do que exploravam aos africanos, enquanto os portugueses passavam miséria, fome e perderam milhares de filhos, maridos e pais para Salazar poder financiar e sustentar uma guerra colonial que se destinava a manter o vosso privilégio.
      Pelo contrário, VOCÊS coloniais é que deviam pagar indemnização às famílias portuguesas pelo filhos que morreram em combate para defender o vosso privilégio burguês imperialista.
      O roubado não é devido. O que tinham foi tirado e ao perderem tudo fez-se justiça.

    • @luispereira5517
      @luispereira5517 9 месяцев назад

      Portugal nem os Portugueses deve nada a ninguém. Isso é ao contrário e vão pagar todos os inimigos da Pátria.

    • @luispereira5517
      @luispereira5517 9 месяцев назад

      Ah! Outra coisa. Os retornados não fizeram nada por Portugal. Eles só cresceram como pessoas ao conviverem com os Portugueses. Portanto, segue o teu caminho oh ladrão.

  • @Arkdasilva
    @Arkdasilva 9 месяцев назад +3

    Tem muitos que ficaram e estão vivos ate hoje como a Dona Lurdes no CTT Rangel Luanda

  • @joseguerra2195
    @joseguerra2195 8 месяцев назад +1

    Esta linda descolonização merecia um filme e ser dado nas escolas para as crianças terem noção do que este povo passou horrível tendo sido apelidada como exemplar

  • @albinoferreira1230
    @albinoferreira1230 5 месяцев назад +1

    Nasci em Luanda em Março de 1962. Emigrei para o "Puto" em Março de 1963. O meu avô adivinhou o que ia passar-se. Eu nada sabia nessa altura, mesmo de pois estar em Portugal, mas sempre me achei estranho, diferente. Era uma criança, mas todos os adultos me apelidavam de " Olha o terrorista.". Eu sabia o que era um terrorista porque ouvia amiúde o que se passou lá nos Dembos.
    Ora, eu fazia exatamente o que que me apelidavam: Batia agressivamente em crianças ( e até adultos) com agressividade, diria mesmo para matar, andava sempre com facas, e cheguei a apanhar a arma que o meu avô tinha( uma walther) , não sei o calibre, mas que andei com ela, isso andei. Assim como as catanas, essas andava com elas todos os dias, e matei inúmeras galinhas da minha tia. Depois de enterradas ia, depois de uns dias, ver como estavam. A tolice evoluiu de tal maneira que cheguei ao ponto de dar medicamentos às galinhas e aos coelhos. Claro, lá estava eu para fazer as autópsias...muita porrada levei, porrada mesmo a sério. Isto projetou-se para a escola onde se verificaram episódios de luta que resultaram quase em morte de outros alunos.

  • @JoseCruz-bh4fk
    @JoseCruz-bh4fk Год назад +1

    Não devíamos esquecer

  • @silvasousa-y5q
    @silvasousa-y5q 9 месяцев назад +6

    O governo Angolano se fosse sério, deveria dar a possibilidade de quem lá viveu e foi roubado de ser restituido.

    • @njudiprod9847
      @njudiprod9847 4 месяца назад

      E o povo angolano que foi roubado foi restituído?
      Ganharam ouro vazem assím mesmo

  • @joaoantoniomondlane4028
    @joaoantoniomondlane4028 Год назад +16

    o passado deve sempre constituir um aprendizado. os moçambicanos ,angolanos e outras colónias portuguesas, sofremos bastante nas maos do imperialismo e exploração portuguesa. muitas tribos moçambicanas sumiram, dialetos instintos e outras coisas que ficaram para traz. fomos vendidos como se caes de raças fossemos ou talvez "'viralatas". cada povo, seja atrasado ou nao, como chamavam e ainda chamam alguns, sempre somos um povo e merecemos ter o nosso espaço vital. que possamos manifestar as nossas culturas, hábitos e curtumes.

    • @Rodrigues-xg3ln
      @Rodrigues-xg3ln Год назад +1

      O imperialismo português tirou-vos da idade da pedra para a idade contemporânea sem esforço evolutivo nenhum da vossa parte.
      O imperialismo português defendeu-vos dos reinos vossos enimigos com sangue nosso durante 600 anos.
      O imperialismo português trouxe a estabilidade territorial e a agricultura, antes disso morriam á fome.
      O imperialismo português proibiu o canibalismo, a escravatura, a venda de filhos, a mutilação de membros dos escravos que vocês tinham e os sacrifícios humanos.
      A isso você chama cultura....
      O imperialismo português trouxe a electricidade, a língua que você fala , a escrita, os hospitais, as escolas cristãns , as estradas , o saneamento, os edifícios que não vão na enchurrada quando faz temporais.... e o melhor de tudo o imperialismo trouxe o fim da escravatura, pois antes de nós vossos reis nunca se preocuparam nem quiseram acabar com a escravatura .

    • @Lusitano1
      @Lusitano1 Год назад +1

      Vou deixar um aprendizado para o senhor. Antes de Portugal chegar a África, essas tribos de negros que o senhor fala, combatiam entre si por território, e faziam comércio de escravos. Negros escravizavam outros negros. Negros matavam outros negros. Ou seja, toda essa narrativa bacoca de que branco é mau pq escravizou e matou, deixa de ter qualquer validade. É puro racismo e vitimização da sua parte, para tapar a falta de competência e sabedoria dos africanos em governar as suas terras.

    • @sobanda
      @sobanda 10 месяцев назад +5

      O problema não é este . Quando te apercebes de algo errado , deves lutar para combater o mal e não piorar a coisa como acontece com Angola e Moçambique . As independências eram mesmo necessárias, mas porque livrar-se dos brancos , quando já lá estavam há 500 anos ?

    • @Rodrigues-xg3ln
      @Rodrigues-xg3ln 10 месяцев назад +2

      ​@@MerryXmasMfkrso que é wue os portugueses tinham de fazer lá? Tinham de apanhar água e comida para chegarem á Índia. Pergunte antes aos africanos (obviamente não ja sabem... Um efeito do marximo... apagar a história....), do porquê nos ofereceram as filhas e terra em troca de casamentos com nossos marinheiros a intenção de nós ficarmos !!! Pergunte

    • @Rodrigues-xg3ln
      @Rodrigues-xg3ln 10 месяцев назад

      ​@@MerryXmasMfkrsvendo no pelo seu ponto de vista os africanos também não tem o direito de permanecer na Europa... E mais , ao contrário dos europeus em África, os africanos nada a não ser criminalidade contribuem na Europa.

  • @marcomarques4859
    @marcomarques4859 9 месяцев назад +6

    Uma vergonha como deixamos as colônias um ERRO brutal! Mais para eles do que para nós. Um solução simples seria optar por governação autônoma, como Madeira e Açores, sem nunca deixar de ser Portugal!

    • @mortexdreammusictv5020
      @mortexdreammusictv5020 9 месяцев назад

      Tá calado pinguim, nem devias lá ter entrado

    • @marcomarques4859
      @marcomarques4859 9 месяцев назад

      @@mortexdreammusictv5020 e tu nem devias ter n@scjdo 🤡.

  • @SergioLino-j9q
    @SergioLino-j9q 6 месяцев назад

    Como disse o Grande Mestre Jesus : Tudo que o homem semear, isso também ceifara...

  • @jorgemanueldacostavidal2174
    @jorgemanueldacostavidal2174 10 месяцев назад +4

    Devemos agradecer a nossa situação que agora pode ser melhor aos E U A e ao sr Mário Soares

    • @r4id3n_pt11
      @r4id3n_pt11 9 месяцев назад +2

      Um que só roubou os portugueses

    • @luispereira5517
      @luispereira5517 9 месяцев назад

      Quem?! Um dos ladrões do sistema. Não, obrigado.

  • @titapalhano5811
    @titapalhano5811 6 месяцев назад +1

    QUASE TODOS SINGRARAM PORQUE NOS RETORNADOS SABIAMOS TRABALHAR BEM E VENCEMOS FELIZMENTE PARA PORTUGAL POIS ERA UM PAIS ATRASADO E TRISTE. !!!! QUER QUEURAM QUER NAO É PURA VERDADE !!!!!

  • @pauloferreira1148
    @pauloferreira1148 10 месяцев назад +1

    Triste pelos retornados. Com todos os defeitos a independência brasileira foi menos carregada de ódios e ideologia. Que Deus abençoe aos irmãos lusófonos.

  • @fatimapinto4918
    @fatimapinto4918 9 месяцев назад +1

    16:51eu cheguei a Portugal no dia 13 de Agosto de 1975 com os meus irmãos

  • @josegaspar3916
    @josegaspar3916 2 года назад +18

    Depois de ouvir isto, quem pode perdoar e manter o mínimo contacto com aqueles que vivendo lado a lado connosco depois nos odiaram tanto. (já o tinham feito em 1961, não podemos estranhar, dessa gente não poderíamos esperar outra coisa). Da minha parte nunca poderei por mais que me contem estórias. Só há uma solução, eles são independentes e nós também. Portanto cada um no seu canto. Quem os conhece sabe bem o que eles são...uns com os outros vemos muito bem o que por lá se passa.

    • @mateusazevedo6929
      @mateusazevedo6929 2 года назад +12

      Quiseram a independência, agora vieram para cá parar. Não estavam contentes com os portugueses na terra deles, agora vieram para Portugal, ao contrário era racismo. Meu rico SALAZAR 🙏🙏🙏

    • @romualdobaptista
      @romualdobaptista 2 года назад

      Vcs invadiram e pilharam as nossas Terras 500 anos agora reclamam porque tamos nas vossas terras, muitos estão pra vir tu não podes fazer nada e o nosso direito ladrãos

    • @mateusazevedo6929
      @mateusazevedo6929 2 года назад +8

      @@romualdobaptista Os europeus é que vós levaram a civilização, pouco adiantou, porque mesmo até hoje pouco aprenderam mas no mínimo aprenderam a falar, até essa data nem língua tinham. O nível de inteligência dá para ver, os europeus entregaram as terras há anos, passado estes anos todos como é que estão??? Trinta vezes pior, é só miséria 😂😂😂

    • @josehenriquepereira7715
      @josehenriquepereira7715 2 года назад

      Destruíram as infraestruturas que por lá deixámos e agora vêem para aqui mamar à nossa conta

    • @Joao-qj4td
      @Joao-qj4td Год назад

      Muitos deles perseguiram portugueses, prejudicaram os interesses portugueses num processo de descolonização, que era difícil por exigir muito equilíbrio e ponderação, que não houve , por diversas razões relacionadas com os neo colonizadores que is ajudaram com o fornecimento de armas durante os 14 anos de guerra, e reclamaram o objectivo a que se propuseram. E acolitados pelo criminoso , traidor e social fascista PCP, que rompendo com os acordos do alvor com os 3 movimentos, rompeu os mesmos favorecendo o MPLA.
      Angola e as outras ex colonias, tem que ceder as suas riquezas, como pagamento do fornecimento de armas durante 14 anos de guerra.
      Quanto aos Angolanis, não deveriam ser admitidos em Portugal, nem lhes ser concedida. Cidadania portuguesa, uma vez que a renegaram e se opuseram a nos.
      Essa gente , vem para cá não so xular-nos como também crisr problemas de racismo.
      Há 50 anos disseram-me para me ir embora, porque África é dos pretos ( identidade racial ou étnica )como se diz agora. Devolvo-lhes a sugestão. Europa pertence aos caucasianos ou europeus. Se essa gente com excesso de melanina na pele não vierem para cá , não haverá racismo. Simples!

  • @PierrePlogoff
    @PierrePlogoff Год назад

    Obrigado.

  • @Vancofe
    @Vancofe 9 месяцев назад +1

    Existe aqui gente que não tem vergonha a pensar que fazer piadas contra os retornados ajuda nalguma coisa. Cresçam

  • @Cristina661224
    @Cristina661224 2 года назад +16

    Eu saí de Moçambique em julho de 1974 com 7 anos. O meu pai decidiu sair de Moçambique em 74 pois seguindo a política ele ficou com a ideia que ia dar mal. Ele aconselhou amigos a saírem também. E muitos não ouviram. E em 1975 muitos nem tiveram tempo de ir fazer as malas, foram logo para o aeroporto. Enfim😔

    • @NunoMRaimundo
      @NunoMRaimundo  2 года назад +10

      @Paula TG eu vim a 18 de Junho de 1975 também com 7 anos. Quando terminou a barragem de Cahora Bassa. O meu pai trabalhou na construção daquela enorme obra...

    • @darioprocopio1679
      @darioprocopio1679 Год назад +1

      Triste :(

    • @alvarosousa7707
      @alvarosousa7707 Год назад +2

      @@NunoMRaimundo . Grande obra Portugal lá construiu e Samora gostem ou não dele nunca atacou as forças portuguêses, saibam porquê ?

  • @z137-fg6mb
    @z137-fg6mb 4 месяца назад +1

    Agora 50 anos depois de terem de fugir pra salvar a vida,levam no seu país com aqueles que correram com eles .

  • @artursantos675
    @artursantos675 2 месяца назад +1

    É bom não esquecer que o governo que foi derrubado não foi o do Prof. Dr. Salazar, mas sim o do Prof. Dr. Marcelo Caetano.

  • @borja1000
    @borja1000 11 месяцев назад +2

    Isto e, o que foi feito aos combatentes portugueses nativos são a maior vergonha deste processo.

  • @fatimapinto4918
    @fatimapinto4918 9 месяцев назад

    Obrigada bem haja

  • @schoolkid234
    @schoolkid234 9 месяцев назад +8

    Aquele Mário Soares e socialistas deram de bandeja tudo o q foi nosso.... respeito e agradecimento aos homens q lutaram em África. Sou de um tempo muito distante destes lesados, e a mim não me conseguiram fazer lavagem cerebral na escola. Os "retornados" são na verdade os enganados e atraiçoados por uma classe política anti Portugal!!!!

    • @anaisabel5155
      @anaisabel5155 9 месяцев назад

      Que disparate! As colónias NUNCA foram territórios portugueses.
      Os colonos eram emigrantes que saíram de Portugal para África à aventura, à sorte.
      E, deixaram as colónias porque o império fascista mantinha a falsa ideia, fictíciamente, que eram terras de Portugal.
      O exército que combatia em África estava a guardar as propriedades, roças, exploradas por sociedades anónimas, de brasileiros e americanos, ou até de europeus.
      Quem enganou os colonos emigrantes portugueses foi Tomás, Salazar, Caetano, e outros fascistas.
      Mário Soares conseguiu evitar uma guerra civil em Lisboa, devido aos problemas decorridos entre a Direita e a Esquerda, depois agravado com a chegada dos "retornados" que exigiam tudo o que era negado a todos, ao Povo em geral.

    • @schoolkid234
      @schoolkid234 9 месяцев назад +1

      ​@@anaisabel5155 Você sabe qual é o significado de colonia?!... da mesma maneira que a Argélia não era dos franceses e África do Sul não era dos ingleses.
      Os portugueses no séc XV com as expedições marítimas q levariam Vasco da Gama a dobrar o Cabo da Boa Esperança 1498, estableceram os primeiros contactos dos europeus, portugueses com aqueles povos....se Portugal não tivesse encetado a era das Descobertas hoje não existiriamos como nação e tinhamos sido anexados ou conquistados por Aragão e Castella ou até Napoleão.
      Essa retórica que menciona sobre Marcelo Caetano e Salazar reivindicarem esses territórios estava correcta! pois algures na história foram portos comerciais e parte de uma rota q viria a construir a nossa prosperidade como nação.... não foi Portugal que inventou o colonialismo foi INGLATERRA!!! e fique a saber q colonialismo em inglês e mesmo o Espanhol era 10x pior que o nosso!!!
      Não existiu Fascismo em Portugal!!!! mas sim Salazarismo. O Salazar recusou o Fascismo italiano por ser desvirtuado da cultura Lusitana.
      O Mario Soares, assim como 25 Abril foram uma tentativa de instalar uma Península Ibérica vermelha ou seja Comunista... foi por isso que os USA tiveram um porta aviões ancorado no Tejo nesse dia para o caso de tal acontecer.... só em 25 Setembro 1976 Portugal é libertado pela unidade especial do Exército dos Comandos e a vontade do povo é respeitada no desejo de uma democracia parlamentar que nos últimos anos do Estado Novo já estava a ser preparada!
      O processo de descolonização depois de tantos soldados portugueses morrerem em África levado a cabo por Mario Soares e Sociais democratas foi o PIOR considerado pela BBC um embaraço para uma nação europeia. As pessoas ficaram sem casas pois as suas propriedades foram queimadas e muitos foram assassinados a sangue frio com catanas pelos negros. Vejam documentários da altura para ver como as pessoas abandonaram o território em navios sobrelutados.
      Termino a dizer lhe, que você NÃO defende a democracia mas antes uma ideologia de esquerda socialista que nos governa desde 1976 assim como uma constituição que defende ladrões como José Socrates e nos faz imigrar pois aqui nem casas temos em pleno século XXI!!!! a "democracia" hoje mais não passa de uma ilusão pois somos escravos das elites políticas q nos corrompem e hostilizam qualquer partido de "Fascista" que ameaçe os seus privilégios!!!!
      25 ABRIL FOI UMA DERROTA DAS NOSSAS ASPIRAÇÕES COMO GRANDE NAÇÃO!!!

    • @lusitanos7032
      @lusitanos7032 8 месяцев назад +2

      @@anaisabel5155 O termo colónia e colonialismo não se aplicava em Portugal, não havia segregação como nas colónias Inglesas e francesas, o branco e o preto português andavam na mesma escola, tanto que milhões de pretos e brancos oriundos de África vieram para a antiga Lisboa. Essa palavra que tanto usa, e que os fascistas marxistas tanto usam, era usado para descrever o império britânico e francês, pois era assim descrito pelos mesmos, e havia segregação racial. Para nós sempre foram províncias.

  • @guido704u
    @guido704u 2 года назад +8

    Thanks for presenting this excellent documentary..I feel the Portuguese government handled its withdrawal very poorly and should of had a 5 to 7 year plan to decoloinize. But much like the U.S. in South Vietnam the communists wanted the white man out immediately....

    • @NunoMRaimundo
      @NunoMRaimundo  2 года назад

      @guido704u Thank you. All past mistakes

    • @alvarosousa7707
      @alvarosousa7707 Год назад +1

      The war fought in Africa by the Portuguese was more or less than the Vietnam war-- from 1962 to 1975.
      But we had 500 years of presence in Africa, unlike America, which didn't.
      But the Americans leaving Vietnam was disastrous, something that didn't happen to our military.
      But the black and white civilian people suffered.
      Most of the white people came to Portugal via TAP (air bridge), the black people stayed and died after 1975, until today millions.
      Angola, a developed country, with blacks and whites, could be the greatest power in Africa, this did not happen: Black elite --Cubans--Russians and now Chinese, etc.-only steal and kill the Angolan people

    • @Rodrigues-xg3ln
      @Rodrigues-xg3ln Год назад

      The same in our land

    • @cccmmm1234
      @cccmmm1234 Месяц назад

      The ma8n reason was the chaos caused by the Carnation Revolution in Portugal.

  • @Paola84498
    @Paola84498 Год назад +20

    Portugal recebeu muito mal os “retornados” como eles mesmos rotulavam!!!! Uma tristeza!!! Nunca consegui me sentir bem em Portugal 😢

    • @MerryXmasMfkrs
      @MerryXmasMfkrs 10 месяцев назад +6

      É claro que sim. O povo português era espremido até o último tostão, passava fome e miséria e perdeu milhares de filhos para o Salazar poder sustentar uma guerra colonial que visava manter a vossa abundância e hedonismo em terras alheias.
      Tenho peninha nenhuma e nunca devia ter sido aceites em Portugal.

    • @schoolkid234
      @schoolkid234 9 месяцев назад

      ​​​@@MerryXmasMfkrsDeviam então de estar preocupados c saida dos nossos jovens e fronteiras escancaradas a tudo e a todos por governos socialistas corruptos....... hoje nem casas tem neste país!!! porque não vai usar esse sentimento de descriminação aos emigrantes que aqui estão a substituir os nossos!!!?
      Onde esta essa ira contra o José Socrates e socialistas q nos governam c FMI e poucas vergonhas?!
      Os retornados q são na verdade os enganados por esta corja socialista estavam a fazer vida num território onde os portugueses foram os primeiros europeus em África! agora nem se sabem governar sem nós e fogem p cá.
      Se acha q colonialismo é mau vá falar c os inglêses.....

    • @joseferreira9114
      @joseferreira9114 9 месяцев назад +2

      ​@@MerryXmasMfkrsComo assim. Eu vim porque nasci cá não eras tu que irias correr comigo ou com a minha familia que nunca de cá saiu.

    • @kamba161
      @kamba161 9 месяцев назад

      @@MerryXmasMfkrs Matumbo

    • @MerryXmasMfkrs
      @MerryXmasMfkrs 9 месяцев назад +2

      @@kamba161 Matumbo é a gpqtp.
      Sou português de gema, filho de pai ribatejano e mãe alentejana e ninguém da minha família andou a misturar-se nas colónias, grandessissimo 🐖

  • @adrianovasconcelos2739
    @adrianovasconcelos2739 9 месяцев назад +6

    Nasci e cresci em Moçambique, saindo de lá com 17 anos. Foi uma perda que ainda hoje sinto, e nem me refiro a perdas de posses que deixaram a minha família à mercê da generosidade de outros, pois a República Portuguesa abandonou os "colonos" à sua sorte, depois de lhes cobrar impostos, usá-los no serviço militar e exigir deles lealdade à Pátria... que afinal não era. Hoje, vivo em Portugal e estou grato por pertencer à UE, por ter um serviço médico que me tem mantido vivo. Fora isso, nada tenho a agradecer a esta suposta Pátria que esrá mais interessada em ajudar estrangeiros que nem sequjer português falam e que só ajudam a aumentar o nível de criminalidade no país sob a serôdia desculpa de que ajudarão a pagar as nossas reformas no futuro. O governo português sempre viu o seu cidadão como imbecil e esta é mais uma prova disso.

    • @antoniojesus9006
      @antoniojesus9006 9 месяцев назад

      Estou de acordo consigo sr Adriano. Abraço

    • @usherking4101
      @usherking4101 7 месяцев назад

      😢 infelizmente o governo de Angola é igual

  • @aureliobotelho8048
    @aureliobotelho8048 9 месяцев назад +3

    Infelizmente quando o irmão chapa o outro de retornado quando volta para a patria nem no Brasil é tanto maltratado
    Se chegassem cheios de dolares batiam palmas
    Eu que sou português vim para o Brasil com 09 anos voltei varias vezes lá me chamavam de brasileiro uma vez fui visitar meu cunhado que morou no Brasil e foi para Portugal lá na Aldeia perguntei se conheciam ele e o meu compadre e responderam que os brasileiros moravam na rua tal
    E olha que o compadre foi o chefe da junta a varios anos

  • @pmiguel83
    @pmiguel83 3 месяца назад

    Para mim este é o verdadeiro retrato do 25 de Abril.

  • @Marte-Ares
    @Marte-Ares 4 месяца назад +1

    Agradeçam ao Mário Soares, Cavaco Silva e Álvaro Cunhal!

  • @JoseCruz-bh4fk
    @JoseCruz-bh4fk Год назад +3

    Olha como os Africanos são amigos

  • @nunosilva6787
    @nunosilva6787 9 месяцев назад +15

    E agora o parvalhao do Celinho a apregoar que temos que fazer reparacoes e pagar pelos nossos crimes as antigas colonias Portugueses mas aos retornados nao ajudamos em nada e a maneira de que fizeram a descolonizacao foi muito ma principalmente para os Angolanos e Mocambicanos que ainda hoje nao recuperaram. O grande culpado disto tudo foi o Mario Soares

    • @guizua
      @guizua 9 месяцев назад +3

      Parvalhão és tu, que até hoje não aprendeste com os erros de Portugal, o que fizeram as colónias até hoje não foi reparado!

    • @luispereira5517
      @luispereira5517 9 месяцев назад

      ​@@guizuaMentira.

    • @luispereira5517
      @luispereira5517 9 месяцев назад

      Ei, mete uma coisa na tua cabeça. Nós não devemos nada a ninguém, já o contrário devem muito. Outra coisa que ainda não entendeste. O martelo e companhia estão sem dinheiro, ou seja, perderam o pseudo-poder que pensavam que tinham após 25 de abril. O que eu quero dizer com isto é que o martelo e companhia estão a tentar inventar o maior número de desculpas para sacar o nosso dinheiro e riquezas para pôr no bolso deles. Portanto, ficai atentos e não acreditais neles. Eles querem pôr o nosso Povo uns contra os outros e também querem pôr os povos uns contra os outros. Enquanto eles roubam o nosso dinheiro e as nossas riquezas. Entendeu?! Estratégia muito antiga e retrogada. Só cai quem quer.

  • @Carioca-77
    @Carioca-77 Год назад +2

    Fiquei curioso. Quantos que vieram para Portugal, durante a independência retornaram para Angola após alguns anos? Hoje estaria havendo algum retorno destas pessoas ou seus descendentes para Angola? Alguém saberia me dizer?

    • @Rodrigues-xg3ln
      @Rodrigues-xg3ln 10 месяцев назад

      Muito poucos dAqueles que vieram para portugal voltam para África depois do que aconteceu.
      Depois de serem expulsos por puro racismo, por serem brancos ou mestiços, muitos verem ou ouvirem seus amigos pretos ou brancos a serem assassinados á catanada por racistas negros!! ??? Só voltam se forem mesmo muito estúpidos .

  • @brunosalencar
    @brunosalencar 3 месяца назад

    Tem gente nesse mundo com pena de colonizador, incrível

  • @zenazare9076
    @zenazare9076 8 месяцев назад +2

    Na vida recolhe se o que se semeia temos muitos exemplos disso e o ultramar é mais um exemplo o egoismo demasiado tràs sempre guerras o homen é lobo pro homen deixo vos refletir

  • @carlosespecial269
    @carlosespecial269 9 месяцев назад +1

    Retornados são os que regressam mas quase todos se sentiram refugiados...

  • @pedroandrade1976
    @pedroandrade1976 Год назад +8

    Talvez a maior vergonha de Portugal e dos traidores que permitiram que assim a contece-se! E agora o povo Moçambicano e Angolano estão melhores? Claro que não e foi uma mão cheia de nada que a Independência lhes deu! Foi bom apenas para alguns....

    • @duartesimoes508
      @duartesimoes508 9 месяцев назад

      Foi assim na África toda. Ainda hoje as populações negras são sistematicamente pilhadas por russos e Chineses, e esses nem sequer têm qualquer afecto pela terra nem pela população. Só lá andam pelo ouro e diamantes e matam quem for preciso.

  • @robertojorgemachado
    @robertojorgemachado 7 месяцев назад +3

    Eu acho que os angolanos, pretos ou brancos, podem voltar pra cá em Angola, o pais é grande e vos precisamos. Viva Angola.

    • @franciscoalmeida8630
      @franciscoalmeida8630 6 месяцев назад

      @@robertojorgemachado Angola como uma grande parte de África foi comprada pelos Russos e Chineses, são este dois senhores que dominam África e América do sul, alimentaram as maiores guerras civis destes países.
      Ominao

  • @dududuarte8299
    @dududuarte8299 2 года назад +4

    quase choro com esse vídeo 😂😂😂

  • @alvarosousa7707
    @alvarosousa7707 Год назад +2

    É lamentavel mas todos paises que por séculos governaram paises africanos um dia tiveram que dar a independencia. A esses povos de pele branca ( muitos nascidos em áfrica ) tiveram todos o mesmo destino, abandonar África que amavam e voltar para seus paises de origem. Assim aconteceu com Portugal-França-Belgica etc. Na Europa os africanos governaram por 700 anos, muito antes dos europeus irem ao mercado africano buscar pessoas para povoar paises que os europeus tinham descoberto. África essa ,onde existia desde os tempos biblicos a venda de pessoas Então era um mercado rico para os chefes africanos vender seu povo aquém pagasse mais. Nesses 700 anos de presença na Europa um dia eles foram corridos e só muitas décadas depois eles foram novamente aceites. O mundo dá muitas voltas.

    • @alvarosousa7707
      @alvarosousa7707 Год назад

      Parabéns á TAP pois fez um trabalho notavel--------Aterrar jumbos no aeroporto luzes apagadas, só os militares faziam fogueiras ao longo da pista para os 747 da TAP poderem aterrar. Toda aquelas tripulaçoes que trabalharam até á exaustão para tirarem aquela gente daquele inferno-------ver pilotos-aéromoças etc a chorar no meio do avião pela desgraça dos seus --foi terrivel- Parabéns TAP foste a unica companhia no inferno a dar provas de heroismo , eu era lá militar no aeroporto e meus olhos viram tudo isso-----Obrigado TAP

    • @Rodrigues-xg3ln
      @Rodrigues-xg3ln 10 месяцев назад

      Pois mas existem muitas diferenças entre os reis africanos e os reis portugueses. Os reis africanos não governaram porra nenhuma, invadiram e ocuparam e fizeram um genocideos atraz de genocideos . o número de vitimas é cerca de 10 milhões de lusitanos e apenas levaram nossos recursos.
      No entanto os reis portugueses libertaram- nos das mãos dos mulsomanos, foram convidados a ficar pelos reis locais através de casamentos e compraram terra com a defesa do território. Levaram a civilizacao ocidental dos brancos e com o passar do tempo puseram um fim á escravatura ( coisa que ninguém tinha feito antes... Nem estavam interessados nisso...) e no fim quando os africanos estavam ao mesmo nível dos brancos ( coisa inédita no mundo) levamos uma facada nas costas...

    • @lusitanos7032
      @lusitanos7032 8 месяцев назад

      Ao contrário dos Ingleses (desconheço dos franceses), estes deram-lhes independência, que levou anos a ser preparada. Nós demos o caos e anarquia.

    • @Rodrigues-xg3ln
      @Rodrigues-xg3ln 8 месяцев назад +1

      @@lusitanos7032 ??? Para sua informação ao contrário dos ingleses e franceses nós não tínhamos apartaid e não era colônia nenhuma, era uma província como outras de Portugal.
      Não fomos nós que demos o Caus e anarquia, está enganado. Tudo era muito bem organizado, civilizado e ordeiro nas mãos dos portugueses. Foram eles próprios a causa- lo por espulsar os portugueses e na ambição de ter o poder dos brancos.

    • @lusitanos7032
      @lusitanos7032 8 месяцев назад

      @@Rodrigues-xg3ln Nós não fizemos nenhuma transição e muito menos fomos expulsos (pelos africanos). Se eles nos tivessem expulsado, não os tinhamos acolhido no continente. Isso é um comentário absurdo. Que eu saiba o Mario Soares não era Africano o mesmo que disse a um jornal alemão que se fosse preciso disparar contra os portugueses brancos que n quisessem sair assim ordenava. A transição de poderes deu-se abandonando os territórios à mercê da guerra, ao contrário dos Ingleses e Franceses que levaram anos a preparar a transição ou descolonização. Ninguém nos expulsou. Nós saímos de lá e connosco vieram pretos e brancos portugueses porque as terras eram portuguesas.

  • @gomes.mucanza4122
    @gomes.mucanza4122 2 года назад +51

    Hoje é os Angolanos a lutarem para ser português😞😞😞

    • @sobanda
      @sobanda 2 года назад +23

      A verdadeira ironia da história. Numa terra tão vasta como Angola, não puderam caber 4.700 mil Angolanos mais 300 mil brancos Angolanos e portugueses. E hoje estaríamos a viver todos felizes numa terra linda e rica que caberia para todos! Hoje habitam 35 milhões, com muitos deles sem relação nenhuma com Angola e nem ajudam a construir.

    • @CarlosCastro-il6rp
      @CarlosCastro-il6rp 2 года назад

      Hoje é um país de corruptos bilionários. A começar pelos líderes do governo, todos com boas residências nas capitais europeias e boas contas bancárias. Cambada de canalhas.

    • @titapalhano5811
      @titapalhano5811 Год назад +4

      ABANDONADOS POR M.S. E R.C. EU TB FUGI......PARA A METROPOLE......

    • @AndreJesuSilva
      @AndreJesuSilva Год назад +4

      Aqui em Portugal
      Há jovens que choram o passado...
      Ajudem-nos a recuperar o nosso PORTUGAL.

    • @sobanda
      @sobanda Год назад +5

      @@AndreJesuSilva Antes o Português que esteve aqui 500 anos e tem laços de sangue com os Angolanos e que construíram isto tudo e por amor, do que um Chines ou outra nacionalidade que não tem nada a ver com isso. A história está a mostrar que Portugal e Angola podem viver juntos e ajudarem um a erguer outro com base na reciprocidade , respeito mútuo , nas sobretudo progresso para os dois lados .

  • @josehenriquepereira7715
    @josehenriquepereira7715 2 года назад +19

    Se tinha que haver independência, pois que se procedesse para a independência, mas nunca como foi feita por um punhado de traidores e cobardes, desde os políticos da época, e também do exército português, excepção aos comandos e fuzileiros, mas incluindo a fap

    • @importacaomadeirasamarofig9240
      @importacaomadeirasamarofig9240 Год назад +1

      Cobardes?

    • @alvarosousa7707
      @alvarosousa7707 Год назад +3

      A culpa é de nós todos. As forças armadas portuguêsas não sairam derrotadas de África, nem pensar, quem diz isso não conhecia o terreno, nada percebe de África. A culpa foi dos politicos. A culpa quando digo que foi nossa é que deixamos os politicos fazerem o que quizeram e muitos ainda andam aqui em lugares de destaque.

    • @josehenriquepereira7715
      @josehenriquepereira7715 Год назад +3

      Sim, mas os oficiais superiores actuaram com os traidores, e isso eu não esqueço

    • @Rodrigues-xg3ln
      @Rodrigues-xg3ln Год назад +1

      ​@@importacaomadeirasamarofig9240sim os oficiais e os ricos. Pois era a vez deles mandarem os filhos para a guerra ou eles mesmos...

    • @MerryXmasMfkrs
      @MerryXmasMfkrs 10 месяцев назад

      A culpa foi dos colonialistas que deviam ter visto que o império britânico não conseguiu aguentar às colónias africanas depois da 2a GM e começou o processo de transição para a descolonização nos anos 50, mas acharam que o Portugalito pequenino com Deus todo-poderoso São Salazar ao leme iria conseguir o que o poderoso império britânico não conseguiu.
      Foram movidos pela ganância, não quiseram aceitar que a teta de uma vida de hedonismo burguês estava a secar, apoiaram o tirano opressor Salazar para ir mantendo os privilégios burgueses à conta dos africanos e de dezenas de milhares de pobres rapazes da metrópole que foram arrancados às famílias e levados à força para morrer na selva africana para defender o vosso paraíso tropical imerecido, ficaram até à última e acabou nisto.
      A culpa foi vossa, nunca deviam ter sido permitido voltar para Portugal pela vossa traição a Portugal por terem apoiado o tirano Salazar que foi a desgraça de Portugal e do povo português.
      Deviam ter ficado lá a defender a vossa colônia de férias tropical com as vossas vidas como os nossos rapazes foram forçados a fazer.
      Não tenho peninha nenhuma e ter-vos deixado entrar em Portugal foi um dos mais graves erros da história da democracia. Trouxeram escondido na bagagem o vosso fascismo que agora tiraram do esconderijo e puseram no Chega para ver se sugam ainda mais Portugal com as indemnizações que julgam que o André vos vai dar se alguma vez chegar ao poder.
      Pela segunda vez, as carraças sugadoras colonialistas apátridas serão a desgraça desta nação.

  • @duartesimoes508
    @duartesimoes508 9 месяцев назад +5

    Retornado é um termo particularmente idiota. Como é que se pode retornar onde nunca se esteve antes?!
    Mas eu lembro-me perfeitamente do termo, sim, "Retornados de Angola"... e da Avenida da Índia cheia de caixotes enormes e automóveis até à altura de um terceiro andar, estiveram lá mais de um ano. E do Aeroporto de Lisboa com famílias inteiras a dormir no chão. Durante anos. Que miséria. Houve muita depressão e muito suicídio por tudo isto, sobretudo entre os mais velhos.

  • @luistaurus7036
    @luistaurus7036 9 месяцев назад +2

    Não consigo imaginar, nem um pouco, o que esta gente passou, que tristeza! Mas, alegremo-nos porque temos um Presidente que está preocupado com este assunto... Mas do lado errado da história!!!
    VERGONHA de Presidente!
    🤡👎🏼

  • @Que.venga.el.meteorito
    @Que.venga.el.meteorito 9 месяцев назад +1

    Nenhum de esses retornados voltou para as ex colonias????agora ja é seguro viver la ??

  • @silvaramosjose1103
    @silvaramosjose1103 9 месяцев назад +5

    MARCELO TEM QUE INDEMENIZAR OS RETORNADOS.

    • @antoniojesus9006
      @antoniojesus9006 9 месяцев назад +1

      Indemnizar os retornados?? Indemnizar mas é os combatentes que foram para aí para vos defender po causa do que vocês faziam aos escravos negros.

    • @silvaramosjose1103
      @silvaramosjose1103 9 месяцев назад +3

      @@antoniojesus9006 Eu não tenho nada a haver com isso. Mas Foram os retornados que troxeram outra cultura. Os portugueses tinham os olhos fechados. Já agora os Soldados que ajudaram os Capitães de ABRIL. O que é feito deles? OS Capitães de Abril CAGARAM PARA ESSES SOLDADOS.

    • @lusitanos7032
      @lusitanos7032 8 месяцев назад +1

      @@antoniojesus9006 acho que você dava para comediante

  • @ivanbarbosa81
    @ivanbarbosa81 9 месяцев назад

    Que pena, se não fosse a guerra talvez essas pessoas pudessem ter ficado lá

  • @fatimapinto4918
    @fatimapinto4918 9 месяцев назад +3

    O Rosa Coutinho esse senhor só nos prejudicou ao mandar que os brancos entregassem as armas esse nome ficou gravado na minha memória de uma descolonização mal feita uma vergonha para todos que estiveram em terras africanas desejo muita saúde e felicidades.

    • @LFANS2001
      @LFANS2001 7 месяцев назад

      Era um russette e comuna esse filho de uma grande cabra, estavas à espera de quê?

  • @MiguelAzevedo-o5q
    @MiguelAzevedo-o5q Год назад

    Sra eng Isabel dos Santos, a ir a Portugal dizer ao nosso 1o ministro, se não me aprovarem os meus 'investimentos', as transferências dos salários vão ser 'congeladas'.

  • @josefadario6593
    @josefadario6593 2 года назад +20

    Podem dizer tudo o que quiserem, mas não nos chamem 'retornados', éramos 'REFUGIADOS'.. Concordam ? E o maior mistério :. Quantos éramos os de ascendência portuguesa em Angola ? Confirmado ?

  • @josesampaio2914
    @josesampaio2914 Год назад +5

    Os traídos.

  • @titapalhano5811
    @titapalhano5811 Год назад +4

    TAP TRABALHOU ATE A EXAUSTÃO VI MTOS TRIPULANTES COM LAGRIMAS NOS OLHOS DESCANSAVAM UM POUCO NO CHAO DO AVIÃO DE LOUVAR NAO CRITICAR POR FAVOR......

  • @fatimapinto4918
    @fatimapinto4918 9 месяцев назад +1

    É verdade fomos mal recebidos chamavam-nos brancos de segunda. E que vínhamos comer sob a bandeira deles e as pessoas esqueceram-se que Angola também era Portuguesa.

  • @joseguerra2195
    @joseguerra2195 8 месяцев назад

    Lindo espelho para o Sr. PRESIDENTE DA REPUBLICA VER REVER E MOSTRAR AO SEUS FILHOS E NETOS ELE DE CERTEZA NAO PASSOU POR TAL SITUACAO

    • @LFANS2001
      @LFANS2001 7 месяцев назад

      Pudera. É filho de um dos últimos governadores de Moçambique e que por sinal até fez algumas mudanças na Administração Pública naquela Província Ultramarina.

  • @manuelrodrigues-cb7hm
    @manuelrodrigues-cb7hm 4 месяца назад +2

    Foi a culpa de todos.Ouve exageros de ambas as partes.De qualquer maneira iamos perder as colonias mas nao tao bruscamente.Os nossos governadores nao tiverao competencia pra nada

  • @dinaagostinho8711
    @dinaagostinho8711 Год назад

    Meu marido retornou em Outubro 1973

  • @ofeliorafael3772
    @ofeliorafael3772 2 года назад +6

    simplesmente faltou dialogo para que tudo pudesse se resolver sem guerra na verdade, orgulho na parte dos dirigentes portugueses era muito maior e nao lhes permitiu que eles pudessem sentar com os nativos e decidirem o futuro das regioes, uma vez que eles sabiam que era necessario vever na paz com igualdade independentemente a cor da pessoa. com uma boa conversaçao nao triamos essas historia triste mesmo pra quem nao viveu.

    • @NunoMRaimundo
      @NunoMRaimundo  2 года назад +3

      @Ofelio Rafael, tem razão. Houve muitos erros dos politicos portugueses...

    • @sobanda
      @sobanda 2 года назад +2

      Analisando a história, eu infelizmente não posso concordar consigo . Eu cheguei a conclusão que a população branca naquela altura qualquer coisa menos sair daqui. Ninguém abandona o que construiu de forma fácil . Alguém aqui, com uma autoridade superior decidiu que eles a qualquer preço deveriam partir. Conclui que os Portugueses da Metrópole foram os principais responsáveis em comunhão com o bloco do leste. Mas os Americanos também não se importaram e até ajudaram. Portanto, as condições foram criadas para a sua retirada. Hoje em dia se consegue perceber que nem todos os nativos afinal concordaram com isso .

    • @carlospedreira1403
      @carlospedreira1403 Год назад

      ​@@NunoMRaimundo, e foi só errone falha do governo português? Já parou para pensar que que os novos governantes ultramarinos, talvez nunca tenham se quer tentado convencer a população Branca a ficar? Já reparou que a população Branca nascida em África se considera africana, mas pelo povo africano um branco nunca foi, não é, nem nunca será africano?
      Veja os que estão em Portugal que só querem ser vistos como português quem do lhes convém, mas quando se trata de rivalidades, até os que nascem em Portugal se consideram afeicanos

    • @alvarosousa7707
      @alvarosousa7707 Год назад +1

      Dialogo existiu,( acordos de Alvor ) mas o óio entre eles era tão grande, pois esse ódio já vinha do tempo da guerrilha que aproveitaram em Luanda para se matarem, tal como já faziam isso na guerrilha.

    • @alvarosousa7707
      @alvarosousa7707 Год назад

      @@NunoMRaimundo --De todos

  • @luisdavidferreira9021
    @luisdavidferreira9021 Год назад +16

    Todos tiveram culpa, na descolonização.
    Começa muito antes, com a ganância da ditadura e continuando com a população branca, que faziam tudo para dar ao mundo uma fotografia de integração e igualdade com a população indigena, tal como a ditadura, mas a realidade era outra.
    Todos tinham criados, a quem chamavam empregados bem tratados, que o pagamento dos mesmos era a alimentação e roupa que lhes davam.
    Uma forma de discriminação e escravatura incoberta, que foi criando cada vez mais revolta nas populações indígenas, dando origem ao surgimento aos vários movimentos de libertação dos povos indígenas.
    Toda a população branca tinha uma vida de excelente qualidade que achavam que só eles tinham direito a tudo, os negros, só em raras exceções, conseguiam ter um nível de vida equivalente.
    Naturalmente, as populações indígenas sentiam-se descriminadas e tratadas de forma desigual, onde o espírito de independência raramente tinha eco na população branca.
    Hoje muitos elementos de população branca, que foram expulsos das ex-colonias, falam que poderia ter havido uma união entre a população branca e negra, se a população negra tivesse proposto essa situação, no sentido de lutar pela independência.
    Mas em momento algum a população branca estava interessada em abdicar de ter criados à borla e ter direito a tudo.
    Só quando viram a casa a arder é que se lembraram que a população negra existia.
    Eu tinha família em Angola e Moçambique, que quando vinham a Portugal nos visitar, diziam que a comida aqui não prestava, a fruta não prestava e que nos vivíamos na miséria. Inclusive que eles eram portugueses de primeira e nós portugueses de segunda.
    Se em relação à própria família branca tinham este espírito, não é preciso dizer mais nada.
    Estavam à espera que o direito à descriminação racial e a ter empregados à borla fosse eterno, só por tentarem passar uma fotografia do contrário.
    Nas escolas só se falava de Portugal, da história de Portugal e da cultura de Portugal, negando os povos o direito do respeito mais básico da sua cultura.
    Para a população branca, a ideia que tinham e defendiam é que viviam em territórios de propriedade legítima de Portugal e que dar de comer aos empregados à borla indígenas e permitir que que eles vivessem na sua terra era um grande favor que faziam.
    Se a população branca tivesse tido outra postura, sem dúvida que não teriam sido expulsos.
    Saudosismo de viverem com todas as regalias, onde sempre cultivaram o princípio da desigualdade, onde pagavam salários menores aos que não eram brancos, ou trabalhavam em troca de comida, sempre foi está mentalidade tacanha que tiveram e na verdade, não lhes interessava a independência, além de nunca terem tido uma relação de igualdade de direitos com a população negra e não lhes interessava ter essa relação de partilha.
    A população branca tinha a política egoísta e racista de ter direito a tudo e, a população negra tinha direito a pouco ou nada.
    A população branca era rica, no entanto nunca investiu no seu próprio país, pensavam que a " mama " era eterna.
    Houve alguns elementos da população branca que criaram laços familiares e de igualdade com a população negra e esses não foram expulsos.

    • @scp4849
      @scp4849 Год назад +6

      Das melhores coisas q li sobre o cinismo de muita gente q regressou de lá q tenta fingir q viviam todos em regime de igualdade de oportunidades qdo isso é mentira. Eu q já nasci depois do 25 de Abril e tendo familia da parte da minha Mãe q nunca foi para os países q eram colónias, ou emigararam para o Brasil ou mais tarde para França, a verdade é q a minha Mãe cresceu pobre numa aldeia no distrito de Viseu e contou-me muitas histórias de pessoas q estavam em Angola ou Moçambique e qdo regressavam lá de férias já vinham com muito mais dinheiro do q os portugueses q estavam em Portugal e vinham com criadas africanas e olhavam com desprezo para os pobres aqui de Portugal. N se pode generalizar é claro mas n vamos fingir q existia igualdade lá ou usar a desculpa mas olha como é q aquilo ficou depois, mas isso dava uma conversa longa. A verdade é q os países africanos deviam ser independentes, depois se o melhor foi serem arma de arremesso entre União Soviética e Estados Unidos em contexto de Guerra Fria já é outra história...

    • @sobanda
      @sobanda Год назад +2

      O problema não é propriamente as independências, estás tinham mesmo de acontecer . O que se questiona é a retirada da parte branca . Porquê, se já eram quase 5 gerações ? É como repatriar os negros americanos ou brancos americanos. Considero isto uma tolice. A quem interessava isso afinal ?

    • @emiljunior
      @emiljunior Год назад +1

      ​@@sobandatas mesmo a comparar essa situação com os afro americanos que foram tirados a FORÇA de vários cantos da África com os portugueses que foram para Angola para se enriquecerem? Lol 😂

    • @sobanda
      @sobanda Год назад +1

      @@emiljunior Não percebi bem a sua pergunta. Mas na minha mensagem anterior o que eu quis explicar é: pelo tempo que uma nação está em um lugar , chega a uma altura em que já não é viável expulsar-lhes porque já se tornam locais . Tipo , os Africanos e os Europeus que estão na América já são locais , mesmo que vieram de outros continentes . Da mesma maneira, os Portugueses que cá estavam , já deveriam ser considerados como locais . Em miúdos é isso …

    • @josegaspar3916
      @josegaspar3916 Год назад

      Escreveste muito mas não "disseste" nada. Esse filme esta repisado. Foram coisas que te contaram. Tu nunca estiveste lá. Vai lá e pergunta a quem conviveu connosco qual era a exploração. Já vi que ouves muita coisa sem confirmares as fontes. Ainda há dias eu vi na TPA uma reportagem de um "Historiador" (no insersor que apareceu no ecrã foi identificado como tal) angolano afirmar que as 2 estátuas de mulhers brancas nuas colocadas num lago de uma praça de uma determinada cidade no tempo dos colonialistas, era para os brancos não olharem para as mulheres africanas!...e olharem para aquelas estátuas. Quer exemplo melhor para ilustrar a lavagem ao cérebro de que foi vítima? Um HISTORIADOR deve basear-se em factos, não emitir opiniões.

  • @manuelrodrigues-cb7hm
    @manuelrodrigues-cb7hm 11 месяцев назад +2

    O mario soares quiz ficar bem na fotografia i ao mesmo tempo foi traidor para vermos como o povo e. Depois veio ao poder

  • @joseguerra2195
    @joseguerra2195 8 месяцев назад +1

    Nessa situação o Mario Soares nunca poderia ser um politico que deixasse os seus filhos na miseria

  • @AfriceLopes
    @AfriceLopes 10 месяцев назад

    Devia haver as políticas que irão unir os paises e serem um só povo

  • @Isochest
    @Isochest 2 года назад +4

    Quantos Angolanos brancos e descendentes deles existem hoje em dia em Angola? Angola tem um futuro de prosperidade com aumentação do nível de vida

    • @CarlosCastro-il6rp
      @CarlosCastro-il6rp 2 года назад +3

      Nossa ! Futuro INCRÍVEL !

    • @sobanda
      @sobanda 2 года назад +1

      O problema é que antes de 1975 construíam o país para eles, agora não , apenas ganhar dinheiro , o que é lógico porque não há mais sentido de pertença . Esta é a maior diferença. Para haver mudança , deve haver mais confiança . Angola deve atrair de facto aqueles que tragam mais valia , mas que queiram de facto viver ali e construir algo para eles mesmo . Mais segurança se precisa .

    • @Baianoh
      @Baianoh Год назад

      Eu acho Luanda lindíssima me lembra muito Salvador a capital do meu estado e a mais antiga do Brasil !
      Para um país autônomo com menos de 50 anos e em processo de integração, Angola é um dos países mais promissores da África.

    • @Baianoh
      @Baianoh Год назад +1

      ​@@sobandaAntes de 1975 não construíram nada para eles, apenas extraiam para os outros.

    • @sobanda
      @sobanda Год назад +1

      @@Baianoh não posso partilhar a sua ideia. Havia fábricas , estradas organizadas, cidades erguidas como nenhuma potencial colonial fez nas suas colônias , escolas sólidas em Luanda, no Huambo , aeroportos funcionais … O branco Português não tinha planos de partir de Angola e considerava Angola como parte de Portugal. A verdade é esta. É o que diz a história, é o que dizem as pessoas que ainda vivem. Está a dizer que construíam para quem? Não consigo perceber a sua ideia .

  • @BondoNguengo-ox1de
    @BondoNguengo-ox1de 9 месяцев назад

    Sou Angolano sem comentários 😢

  • @MiguelAzevedo-o5q
    @MiguelAzevedo-o5q Год назад

    A descolonização era inevitável. Mas agora chegar-mos ao ponto de: embaixada de Portugal em Luanda bloqueada, pela corrupção Angolana

  • @nelson1492
    @nelson1492 5 месяцев назад

    A necessidade de reparação histórica que o Marcelo devia falar é esta.

  • @AndreJesuSilva
    @AndreJesuSilva Год назад +3

    Gosto muito da voz do senhor que Narra mas desta vez disse muita Bacurada

  • @marcosobrinho5645
    @marcosobrinho5645 2 года назад +6

    Aparece o bairro da Cruz Vermelha na filmagem

    • @marcioreis4667
      @marcioreis4667 2 года назад

      Bairro da cruz vermelha de Lisboa ou o de Cascais ??? Porque em Portugal há 2.

    • @gustavobaptista7176
      @gustavobaptista7176 2 года назад +1

      Alcabideche-cascais

    • @marcioreis4667
      @marcioreis4667 2 года назад

      @@gustavobaptista7176 eu sei .eu sou de lá

    • @marcioreis4667
      @marcioreis4667 2 года назад +1

      @@gustavobaptista7176 depois de ver o vídeo todo vi a dona Ana Maria a ser entrevistada

  • @fernandosoares7697
    @fernandosoares7697 11 месяцев назад +2

    Os responsáveis pelo 25 de Abril, deviam ser responsabizados pela má descolonização, não salvarguardaram os interesses de Portugal, dos portugueses colonos e continentais.

    • @MerryXmasMfkrs
      @MerryXmasMfkrs 10 месяцев назад

      Os colonialistas é que deviam pagar indemnização a Portugal pelas dezenas de milhares de rapazes portugueses que foram arrancados às famílias e levados à força para morrer na selva africana a defender a vossa vidinha de privilégio hedonista, enquanto nós portugueses passávamos o pão que diabo amassou.
      Não faltava mais nada, demos os nossos rapazes à morte, fomos reprimidos para não nos revoltarmos contra essa injustiça de vermos irmãos, pais e filhos regressar a casa num caixão (quando os corpos eram sequer recuperados), e ainda tínhamos que pagar indemnizações porque vocês foram corridos do que não era vosso.
      Não faltava mesmo mais nada! Queres mais o quê? As chaves da minha casa e do meu carro, e que dê o meu ordenado no fim do mês?

    • @lusitanos7032
      @lusitanos7032 8 месяцев назад

      ​@@MerryXmasMfkrs Limpa as lágrimas que não tarda muito vamos para as linhas da frente para a Ucrânia, e podes ir fazer a revolução para Bruxelas ou Washington se quiseres. O previlégio hedonista hoje é estar dependente das bazucas europeias.

    • @MerryXmasMfkrs
      @MerryXmasMfkrs 8 месяцев назад

      @@lusitanos7032 O que é que a Ucrânia tem a ver com isto, grande🤡?
      Não tens melhores argumentos, pões-te com invenções e teorias da conspiração.
      Vai cagar à mata.

  • @fernandosoares7697
    @fernandosoares7697 11 месяцев назад

    Tristeza não foi para nós, nem para os colonos e nem para os africanos . Só foi bom para os aproveitadores que governaram nessa altura.

  • @cristinajudith318
    @cristinajudith318 10 месяцев назад

    Os filhos é de quem nasci o de quem cria pra mim somos todos angolanos.

  • @Djuntamon
    @Djuntamon Год назад

    A derrota no teatro de guerra na Guiné e a causa primeira do 25 de Abril, sejamos honestos!

    • @br3menPT
      @br3menPT Год назад +4

      qual derrota na Guiné??? sejamos sérios...

    • @emiljunior
      @emiljunior Год назад

      ​@@br3menPTes o único que não quer aceitar a derrota o teu ego e ignorância não permite isso 😂😂

    • @br3menPT
      @br3menPT Год назад +1

      Mas qual derrota?? Qual ego? Qual ignorância? Deixa de fazer figuras patéticas...voces não ganharam guerra nenhuma...houve um golpe de estado e pronto.......de outra forma ainda hoje andavam fugidos na mata @@emiljunior 🤣

    • @br3menPT
      @br3menPT 10 месяцев назад +1

      @@emiljunior qual derrota?? a da giine figurar na lista dos países mais pobres e atrasados do mundo?

    • @br3menPT
      @br3menPT 10 месяцев назад +1

      @@MerryXmasMfkrs bem feito é ver o nível de vida que têm desde que a bandeira de Portugal saiu de lá....

  • @AndreJesuSilva
    @AndreJesuSilva Год назад +13

    A história há de ser refeita.
    A ignorância dos portugueses, não lhes premitiu ter uma completa noção daquilo que representava a Pátria Portuguesa.
    Portugal que compreendia todos os territórios ultramarinos desde há cerca de 500 anos.
    Não se pode dizer que Portugal era um, e as colonias eram outra coisa sem estar a ser ignorante ou desconhecedor da história desta nação.
    Portugal começou pequeno, foi grande...
    E hoje tornou a ser pequeno sem que sequer os Portugueses se dessem conta da importância e domínio internacional que podiam representar todos os territórios Portugueses aos dias de hoje se não tivesse sido destruído pelos interesseiros que hoje se regojizam de ver Portugal continuar a obedecer às suas ordens (ONU, NATO).
    USA, INGLATERRA, RUSSIA, ...ENTRE OUTROS....
    Juntaram-se para COMEÇAR uma guerra contra o império português.
    Deram armamento aos terroristas que devastavam aldeias.
    Nunca hei de desistir do sonho...
    Por todos nós, os povos de Portugal seja ultramarino ou europeu continental.
    Havemos de exercer um dia o domínio para o qual fomos talhados.
    Os Angolanos são Portugueses de Angola, e os Portugueses são Angolanos de Portugal.
    Havemos todos um dia entender o desígnio de nação que a todos faltava na época.
    Com 27 anos e Português que nunca saiu de Portugal, sinto-me tão africano quanto europeu!
    "Somos o povo mais europeu de africa e o povo mais africano da europa"
    "Todos não somos demais para continuar Portugal."
    "Tudo pela nação, nada contra a nação.
    Só é uma dívisa política na medida em que não for aceite por todos e de facto não o é."
    "O conceito de missão civilizadora é inseparável no caso Português do conceito de nação."
    Ainda alem destas frases que engrandecem quem as proferiu, tenho na alma o sentimento dos avós dos meus avós que partiram rumo ao perigo e ao desconhecido, à fome e ao frio na promessa de estar a contribuir para o crescimento/evolução do mundo, da nação e dos povos e territórios que a compreendiam...
    Reergue-te PORTUGAL!!!
    O sangue dos teus egrégios avós não pode ter escorrido em vão.

    • @emonnazar7160
      @emonnazar7160 Год назад

      Eu como brasileiro sinto vergonha pelo governo do meu país ter dado armamento ao MPLA em Angola.

    • @danielabreu7812
      @danielabreu7812 Год назад +2

      Bem dito

    • @alvarosousa7707
      @alvarosousa7707 Год назад +1

      Errou numa coisa quando mencionou em cima os países que ajudavam a lutar contra nós . O Brasil nunca deu apoio aos movimentos contra Portugal até na ONU estava a nosso lado mesmo isso ficando caro ao Brasil. Todos os outros é verdade juntaram-se todos para serem os novos donos. O resto que voce conta em baixo é tirado de um qualquer, que no seu tempo tinha seu peso, agora vá a Angola e fale em Portugal numa de amigo etc-------se for para levar alguma coisa até acredito que o recebam bem-fora isso só se for pintado de preto,, pois branco na hora dizem mais um colono-Está nos livros dele que as criançinhas leem e acreditam, Quando se faz uma revolução sempre a educação leitura etc muda a favor dos que governam. Então a mentalidade é colono é branco e só roubou e matou preto----sabendo nós que nada disso é verdade-----mas fazer o quê--------Também acreitamos aqui que os castelhanos eram 10 mil e nós mil e eles fugiram e Nuno Alvares Pereira ganhou essa batalha. .Histórias da carochinha-

    • @Rodrigues-xg3ln
      @Rodrigues-xg3ln Год назад

      "Eles " mudam a história tanto cá como lá, e a maioria do povo é comunista burro e ignorante e não vai pesquisar além da informação do sistema

    • @AndreJesuSilva
      @AndreJesuSilva Год назад

      @@alvarosousa7707 o Brasil votou na ONU a saída imediata de Portugal dos territórios africanos

  • @rogeriogoncalves6782
    @rogeriogoncalves6782 9 месяцев назад +1

    Parece que esqueceram o MIRN um departamento feito por Mario Soares para ajudar os retornados . Durante muito tempo tiveram casas pagas pelo estado comida de graça , e esudos para os filhos em umiversidades , mas os que estavam cá só estudavam se fossem rico s. Estas beneces do estado dirigiram- se até a pessoas que eram ricas .O governo não se deu ao trabalho de ajudar apenas quem precisava . Os tetornados não perceberam que os portugueses de cá não eram os pretos de africa e pensaram fazer de portugal uma africa com escravos brancos e por isso a maioria do povo que estava cá revoltou- se contra eles .Nós atrasamos o nosso desenvolvimemto para os ajudar , e de repente estavamos a ser colonizados . Isto é a historia real , não historia dos coitadinhos .

    • @NunoMRaimundo
      @NunoMRaimundo  9 месяцев назад +1

      Que departamento é esse MIRN? Eu lembro-me do IARN e não foi o bandido do bochechas que criou. Quando não sabe o que diz mais vale estar calado

  • @hedyvlogs4467
    @hedyvlogs4467 9 месяцев назад +1

    Todo documentário está em Português e as legendas também, então qual é a razão de ter o titulo em inglês???

    • @SimoneSimoes-d5f
      @SimoneSimoes-d5f 9 месяцев назад

      É que os portugueses adoram os ingleses, apesar de terem sempre sido explorados por eles.

    • @LFANS2001
      @LFANS2001 7 месяцев назад

      Não sei onde viste o título em Inglês, melhor ainda na descrição do vídeo há o link para o vídeo original que foi feito pela RTP...