Boa noite Clovis ,assistindo seus vídeos agora percebi que esta com um canal especifico para resina poliéster e fiquei muito feliz pois tenho feito alguns projetos em resina poliéster e as dúvidas são muitas e ter alguém que passe tanto conhecimento com tanta simplicidade e sabedoria como vc é uma honra, gratidão !!! Fiz uma prancha de stand up , que ficou um pouco grudenta mesmo rsrsrsrsrs, mas que esta divertindo muito minha família e amigos , isso graças também aos seu ensinamentos !!! Na próxima prancha vou usar a resina parafinada com ja tinha me instruído !!! muitíssimo obrigado
Tudo bem, Clovis?! Já ouvi algumas pessoas falando sobre retirar a peça de resina poliéster de dentro do molde, após 20 minutos de iniciado o processo de cura, para evitar o grude gerado pelo residual do monômero de estireno e também para evitar estrias. Porém, sempre soube que fazer isso pode gerar uma peça mais frágil e quebradiça, pois o manuseio de uma peça ainda não totalmente catalisada pode quebrar estruturas já formadas no interior da peça, o que resultaria em uma quebra irreparável, mesmo após a cura total. Isso me faz acreditar que quem utiliza esse método demonstra inexperiência com a resina. Qual é a sua opinião sobre essa informação?
Isso vai depender muito do tipo de peça. Realmente se remover antes do pico, ao aquecer a evaporação de parte do estireno será livre e evitará o "ataque" dele á resina. Mas isso funciona em peças onde o molde facilite o saque. Se forem peças de dificil remoção sua logica pode ocorrer devido ao esforço de retirada.
@@dicas_sobre_resina_poliester E porque os grandes profissionais da resina poliéster não adotam essa prática, de retirar a peça do molde antes da cura total, na sua linha de produção?
@fluffydrawing porque em processos em série este tipo de prática demanda ficar atento ao ponto que pode variar em função da temperatura do dia e remoção com muito cuidado sendo demorado não sendo produtivo.
Clovis, como sempre um vídeo extremamente tecnico e explicado com maestria! Obrigado pelo ótimo conteúdo, muito importante aprender com quem REALMENTE entende xD
Sou iniciante nesse mundo da resina, e esses dias fiz minhas primeiras peças. Pingentes de colar com a resina poliester, porem eles estoa ficando com marcas de dedo. Um pouco pegajosos msm. Eu achei que pudesse ser erro nas medidas de resina e catalisador.
Acontece sim. Você pode lixar e polir, ou passar um trapo embebido em thinner e depois polir ou ainda assim que tirar do molde dar um banho rápido com thinner e tirar.
@@dicas_sobre_resina_poliester VEJA OS VIDEOS DE LUPE POLIZEU. ELA EXPLICA TODA A TECNICA DE USO DA RESINA POLIESTER EM JOIAS. NAO ESQUEÇA; RESINA POLIESTER TEM QUE TER LIXAMENTO E POLIMENTO, PARA TIRAR O GRUDE E APARECER O BRILHO.
Amei a dica!! Talvez assim não preciso lixar tanto depois! E se eu colocar a peça inteira dentro de um vasilhame de plástico com tampa tipo tupperware também evitaria esse problema? Ou então uma outra peça de silicone para tampar, daria certo?
Acontece comigo, eu so deixo la uns dias ele seca. Pior foi qdo esqueci de por o catalizador e fui misturando na forma 😅😅😅 vou deixar mais uns dias e ver.
Professor,era isso que eu ia perguntar, por intuição eu coloquei algumas gotas a mais de catalizador, faço peças pequenas,como letras , e parou de grudar , e estou deixando a peça no molde por mais tempo , no mínimo 12 horas . Sou iniciante,das iniciantes kkkk.@@dicas_sobre_resina_poliester
Muito bom seus vídeos, obrigado por compartilhar seus conhecimentos. O meu começou a trincar a fibra, fiz um Baú de moto, oque pode ter acontecido com a resina para trincar peça?
Roger, sem analisar a peça é difícil dizer, mas por ser um baú, pode ser que os pontos que esteja trincando, não teve reforço suficiente para aguentar a vibração da trepidação da moto ou ainda a pressão exercida pelo arraste do vento.
Dependendo da cura e do tempo de exposição pode interferir sim, porque no final das contas é um ataque químico na peça que pode ser em maior ou menor proporção em função do grau de cura, tempo de exposição e até composição do thinner.
Boa noite!!! Parabéns pelo canal e por tanto ensinamento!!!! Gratidão 🙏 Agora uma dúvida... Qual a diferença entre eu usar o thiner pra retirar a parte grudenta ou não usar?
Boa tarde Clovis, usei pela primeira vez a resina poliéster e aconteceu exatamente isso, como faço pra resolver isso depois de pronto???, se eu lixar e polir, resolve???? muito obrigado por compartilhar os seus conhecimentos, ajuda muito pessoas iguais a mim que estamos começando a trabalhar com resinas.
parabéns pelos vídeos.......são excelentes.......uma dúvida: peças que estão poucos grudentas poderiam ser colocadas em estufas para sanar isso?....em caso positivo, ficariam mais fracas?...grato!
Meu amigo, no meu caso tá acontecendo algo muito curioso. Eu preparo a resina catalisada, a metade eu colo em um molde, outra metade eu passei em uma superfície usando pincel. A metade que coloquei no molde fica dura e seca, a metade que passei com pincel não seca nunca.
No meu caso as peças estão ficando oleosas, com a pele não chega a grudar, mas dão uma grudada umas nas outras. Mas fica na peça toda, no caso, depois de meia hora tirei do molde para terminar de secar fora. Seria o mesmo problema? Acompanhando o pessoal da Redelease, falam para resina poliester, deixar secar fora, para o molde durar mais.
Diego, realmente quanto menor a exposição do molde a resina, ele terá maior durabilidade, mas ao mesmo tempo ocorre essa exposição ao ar que provoca este pelicula de inibição. Agora a oleosidade pode também ser proveniente do molde como comento no vídeo ruclips.net/video/-LibvWHMK-c/видео.html
Bom dia estou arrumando o fundo do meu Frizer ..e gostaria de saber se da pra da uma mão de pu branco e depois por uma manta depois mas uma mão de pu funciona??
Vc é simplesmente demais! Uma inspiração pra quem tá começando como eu. Para fazer tábuas de frios e mesas de bistrô, peças menores eu posso usar de média espessura?
@@moniquesilvacheyice7904 sim. Neste caso o mais usados são as resinas epóxi. Canal que falo sobre epóxi eu explico melhor no vídeo ruclips.net/video/FV2FTjcZjBc/видео.html .
Clovis parabens pelo canal , sempre atento as suas dicas . Estou com uma duvida na diluicao da resina poliester usando estireno parafinado . da duvida é quando derreto a pafafina e misturo com a resina esta endurecendo a parafina criando granulados . como fazer p nao acontecer e ter uma resina parafinada homogenia?
Você tem que aquecer o estireno, sem chama, partes incandescentes ou faísca, porque é inflamável, se possível em reator com refluxo, colocar a parafina e agitar para dispersar bem e conforme a rampa de temperatura vai esfriando bater alternadamente até chegar a temperatura ambiente.
Clóvis, olá! pintei o piso com uma resina acrílica para piso, e já faz 15 dias e não curou,, até parece que está seca, más ainda gruda quando se fica em pé no mesmo lugar. Já usei ventilador, já usei aquecedor,, sem êxito 😢
Forasteiro, não sei que resina utilizou, mas é possível que a alguma coisa no piso inibiu a cura da resina. As vezes alguns pisos cimenticios não bem curados, tem uma alcalinidade alta que inibe o processo, ou em pisos cerâmicos onde tem baixa porosidade que fica dificil sua reticulação, principalmente se a pelicula for espessa.
Vi um rapaz falando que o ideal era deixar a peça curar uns 20 minutos dentro do molde e remover para ela curar fora e assim curar melhor, pois dentro do molde não tem contato com oxigênio, nesse caso só devo deixar ela fechada nesse começo? Ou o rapaz comeu bola? kk
Boa noite amigo, muito bom o seu canal, até hoje uso ele para tirar duvidas. Fiquei com uma duvida com relacao ao filme de poliester: por este filme ser feito de poliester, se eu colocar ele em cima de uma peça recém laminada o filme vai aderir? Posso usar este filme como um desmoldante, por ex: pretendo usar uma chapa para prensar a fibra, afim de reduzir bolhas, iria envolver esta chapa com o filme para a fibra nao grudar na chapa e eu descolar facilmente.
O filme de poliéster é um desmoldante natural para a resina poliéster porque são familias diferentes. O filme é poliéster saturado e a resina poliéster insaturado. O filme de poliéster é largamente usado como desmoldante.
Melhor marca é relativo. Depende em que sentido. Mas de forma geral, se não foi adulterado a maioria dos grandes fornecedores trabalham com marcas bem conceituadas. É só evitar fornecedores com pouco histórico ou que vendam em embalagens inadequadas. Um bom indicativo por exemplo são resinas poliéster que se vendem em embalagens metálicas que aumentam a durabilidade de armazenamento.
Normalmente resina poliéster não pe próprio para aplicação em piso. Neste caso tente lixar levemente a superficie da resina poliéster para ver se consegue remover só a parte oxidada.
Tem que etender melhor o que chama de ondulação. De forma geral ele ficará com forma das sobreposições da fibra, seja em manta que é mais desuiniforme, seja em tecido que ficará a trama.
Normalmente poliestireno e comercializado em filmes ou placas, então ele pode ser usado como uma lamina só para proteger a madeira, mas com baixa resistência quimica a solventes.
Depois que isso acontece tem algum produto ou lavagem que resolva esse problema ou só lixar e polir normal? Vi um pessoal que põe de molho na acetona... Obrigada pelos vídeos e por sempre ajudar e responder 😊
Tem gente que coloca em acetona e até thinner logo depois de tirar do molde. Em algumas peças maciças e sem necessidade de fidelidade de detalhes funciona sim.
Basicamente o tempo da resina secar. A depender da temperatura ambiente, tamanho e quantidade de catalisador. Mas de forma geral em torno de 2 a 4 horas deve ser suficiente.
Olá Clóvis, tudo bem? Veja se consegue me ajudar em um ponto referente a uma ideia. Fiz uma pintura em um casco com gel coat iso catalizado a 1% com 4% de parafina, o resultado esperado infelizmente não ficou como eu planejava, mesmo com o uso da parafina ainda ficou um pouquinho pegajoso, e não esperava por isso, tenho certeza que vai sujar muito com o passar do tempo. Como eu fiz a pintura com uma pistola de bico 4mm a superfície ficou com o efeito casca de laranja, e isso eu já esperava e vou manter, era o plano deixar assim, é a parte de cima do casco, ficou tipo com um "aspecto" antiderrapante. Depois de 3 dias de cura do gel coat, ainda continua pegajosa. Fiz também com a massa de polir em um pequeno pedaço o teste de polimento para tentar trazer o brilho do gel coat e tirar o grude, sem lixar, direto depois do resultado da pintura. O brilho até que veio, porém ainda sim ficou grudando um pouco. Agora o que eu estou pensando em fazer é com uma resina epoxi, diluindo-a com álcool e deixando-a bem "ralinha", dar uma camada bem fina em cima do gel coat, desta forma haveria um brilho e eu acabaria com o grude. Quando digo bem fina, é bem fina mesmo, tipo utilizando um paninho embebecido na resina e ir passando. Pode dar sua opinião e sugestões? Agradeço desde de já a paciência em ler tudo isso...rss
Willian, neste caso é melhor lixar para remover esta pequena camada superficial. Pode ser com uma lixa mais fina só para retirar esta camada e não alterar muito a textura.
@@dicas_sobre_resina_poliester O problema é que lixando eu não consigo atingir toda superfície, pois como ficou "bem casca de laranja", bastante mesmo, ao lixar acabo atingindo somente a superfície do gel coat, a parte baixa da casca de laranja não atinjo, ai continua grudento. Por isso pensei em aplicar uma camada bem fina de resina epóxi.
@@williamhespanhol992 qualquer revestimento superficial não ter boa qualidade sendo aplicado sobre uma superficie ruim. Para superficies irregulares existem esponjas abrasivas que se moldam a ela. Similar a uma esponja de lavar louça com várias granulometrias.
Prof adorei seus vídeos e as explicações! Estou começando na resina poliester e já estou apaixonada e gostando muito de aprender com o senhor! Só tenho uma dúvida, é comum depois de curada as peças de resina poliéster se grudarem conforme ficam juntas ? Coloquei as peças que fiz em um potinho e quando vou tirar sai umas grudadas nas outras, mas na mão não gruda😂😂 é normal ?
Acontece sim. Pois a resina está seca, mas não curada na superfície. Isso na maior parte das vezes é superficial faça um lixamento e polimento das peças que deve parar.
Olá Clóvis....EM primeiro lugar quero parabenizá-lo pelos vídeos sempre muito didáticos e claros.A minha dúvida é que eu utilizei a resina de poliester para reforçar o casco de uma lancha de Controle remoto e após 12 horas a resina ficou pegajosa ainda.Eu pretendia preparar a base para pintura com massa rápida.A minha pergunta é se há necessidade de remover esse "Pegajoso" para aplicar a massa ou eu posso já iniciar o preparo mesmo assim??E, complementando a pergunta, existe algum meio de remover essa "Borra" superficial???Mais uma vez parabéns!
Se ele não estiver sujo ou contaminado pode aplicar por cima. Para remover o melhor é lixar. As primeiras vão empatar mesmo. Ou se quiser tentar esfregar um pano embebido em estireno remove um pouco.
Beatriz, se a resina não secou direito tem alguns possíveis caminhos. Se foi pouca coisa você pode limpar com um trapo embebido com thinner e ir esfregando. Outras alternativas se forem em maior quantidade e colocar na estufa para fazer uma pós cura e ter consistência suficiente para tirar. E a última alternativa é congelar para a mesma lógica. Só não use um freezer que seja usado para alimentos.
Boa tarde. Digamos que terminei um bloquinho e ficou grudento. Alguma forma de resolver isso depois da resina curada? Se eu lixar a peça toda, tirando uma camadinha bem fina, resolve? Obrigado.
Mestre por gentileza...Vendi uma peça, (um crânio com coluna cervical) em que fiz a união dos discos do pescoço com a própria resina, só que no transporte chegou descolado no cliente parte do pescoço...O comprador gentilmente está tentando uma solução só que não quero indicar-lhe a própria resina pela maior complexidade e custo, então pensei em cola Araldite Epoxi. O amigo sabe me dizer se seria indicado? As peças se encaixam perfeitamente
Ola Clovis, boa tarde! Fiz um rio em uma maquete com resina cristal, medindo 0,60x0,90cm com camada bem baixa tipo 1cm. Talvez por ter colocado pouco catalizador está demorando para endurecer, mas notei que isso já está acontecendo, o problema que tenho notado é que a parte de cima tem uma camada fina e pegajosa, será que com mais uns dias essa camada fina e pegajosa vai secar? Essa é minha pergunta? Ou oque fazer para ajudar a acabar com essa parte pegajosa?
Se ele ainda estiver líquido, pegue um plástico, amasse e pressione sobre ele. Vai ficar com ondulações como uma água e vai isolar do ar para secar direito e não ficar pegajoso
@@dicas_sobre_resina_poliester Ela não está liquida, está endurecendo, apenas se você encostar o dedo fica marcado a impressão digital, isso tudo depois de 48 horas da aplicação da resina.. Será que com mais um ou dois dias isso vai resolver? Será que usando um soprador vai parar de ficar pegajosa? Posso aplicar outra camada de resina cristal em cima? isso pode resolver? tratasse de um rio, não é uma peça decorativa. Obrigado, fico no aguardo de uma resposta:
Boa noite Clóvis, estou fazendo uns botoes para guitarra com Resina poliéster Cristal, com molde de silicone.. retiro do Molde após 24h ? E outra pergunta, se nao ficar grudenta eu tenho que mesmo assim mergulhar no Tinner? Ou posso ja ir direto ultilizando?
Augusto, você pode retirar depois de 24 horas, porém a parte que fica em contato com o ar sempre será de menor qualidade, portanto o melhor neste caso é lixar e polir.
Boa noite clovis esse monomero de estireno parafinado ele é liquído ? fiz o teste com therphane mais alguns lugares funcionou mais outros me gerou falhas grandes que pareceram bolhas enormes que estouram e ali no lugar ficou sem preencher e resultando em falhas...teria lguma dica sobre isso ?
Sim ele é líquido. Normalmente para evitar essas falhas é esperar um pouco as bolhas subirem e estourarem ou ainda colocar quando ele estiver entrando em gel.
Minhas peças que não tiveram contato com o ar grudam umas nas outras e na mesa. Pelo formato das peças, fica meio inviável lixar por causa dos sulcos. Oque devo fazer ? Desistir e partir pra epoxi?
Fiz um molde e tive que fazer uma outra pintura de gel coat laranja em cima da outra e aconteceu isso a parte onde pintei não secou ficou colando o que devo fazer? Será se eu aplicar desmondate pva irá isolar do oxigênio?
Moço por favor me ajuda pintei uma piscin para o natal com gel coat ns primeira camada coloquei o catalizador ja na ultima como indicado no manual coloquei so a parafina e estar grudenta pelo amor de deus o q eu faço pois nao tenho mais tinta .
Infelizmente não tem muito o que fazer, pois o gelcoat sem estar com o catalisador misturado não terá boa cura. Ele tem que ter o catalisador mais a solução parafinada na ultima camada. A solução parafinada ajuda na melhor secagem superficial mas precisa do catalisador.
@@dicas_sobre_resina_poliestere minha primeira obra estou ansioso para não perdê-la como sou iniciante!se eu fechar a forma gesso de 1 m virar de cabeça pra baixo e encher ela com esse material ela não iria rachar devido a quantidade?por consequência da catálise?grato!
Usei resina com fibra de vidro em um pré-filtro de uma moto bomba, esperei 24 hs e enchi com água, no caso ela ficou dentro da água, corre o risco de soltar?
Clovis, essa tecnica ela so pode ser usada assim ? e se eu tampar o local com algum vasilhame sera que funciona tambem ? ou realmente tenho que cobri a peça por cima ? e preciso passar o desmoldante em cima do therphane ou não necessita ?
Você precisa isolar o contato do ar na resina. Se só colocar um vasilhame em cima não vai resolver a não ser que ficque no vácuo. O terphane é auto desmoldante no poliéster. Não precisa passar nada.
Moço, me ajuda por favor? Eu tô começando a resinar entremeios de terços. Ou seja, são peças bem pequenas e rasas. Uso a VipResina, Vr100 é baixa viscosidade. Eu resino em temperatura 30 graus normalmente, com umidade menos de 80%, sou de Fortaleza. Uso a balança de precisão e tento colocar a proporção EXATA. Eu percebi hoje que peças que fiz há diasss(mais de 10 dias) não vitrificaram 100%. Se eu pressionar a unha ela fica marcada. Outra coisa: eu misturo 3g de resina e 1,5 de endurecedor, são quantidades pequenas. As vezes misturo 4g de resina e 2 de endurecedor. Misturo num potinho bem pequeno de silicone e depois coloco o pote dentro da água quente para as bolhas sumirem. Será que tem algo de errado nisso? Enquanto eu tô fazendo, a resina que fica no potinho engrossa muuuito rápido, tanto que sempre perco uma parte, pq não dá tempo de usar. Sem falar que enche de microbolhas, minúsculas mesmo, impossíveis de sair. Não sai com fogo, não sai de jeito nenhum. Eu não sei o posso tá fazendo de errado 😩 Já perdi tantas peças que tô ficando frustrada. Você pode me dar uma luz?
As resinas de baixa viscosidade tendem a ter uma dureza menor que as de alta, mas além disso, para se ter uma precisão na quantidade que pesa sua balança tem que ser com precisa 0,01 g senão ele pode estar dando erro. Para ter certeza se não erro de proporção, faça uma pós cura para ver se endurece. O aquecimento da resina, diminui inicialmente a viscosidade facilitando a subida das bolhas, mas também acelera a reação, então como vocês está em local quente eu não aconselho esquentar mais. Bolhas são provenientes do seu processo, por isso o importante é revisar seu processo. Todos estes pontos eu explico no outro canal que só falo sobre epóxi. Estude bem os vídeos de lá que vão te ajudar bastante. É praticamente um curso gratuito. www.youtube.com/@clovis_sakamoto-resina_epoxi
@@dicas_sobre_resina_poliester vou olhar sim, muito obrigada. Só mais uma dúvida: eu deixo elas secando em cima da minha mesa no meu quarto: não ter ar condicionado, também não pega sol. Mas elas ficam cobertas por um pote de vidro(não é um pote muito estreito, é uma travessa). Isso tem alguma problema? Mais uma coisa: eu reparei que minha balança de precisão só tem um número após a vírgula, não são duas como já vi nos vídeos. Isso significa que ela não está tão precisa né? Tem como ajeitar ela para que apareça dois, ou é preciso comprar outra?
Não vejo problema em cobrir. Isso ajuda a não cair materiais particulados do ar e insetos. Não tem como ajustar uma balança. Ou ela tem a precisão ou não tem. No seu caso a precisão são pesagens de no mínimo 2 casas antes da virgula, ou seja de pelo menos 10g.
Lucas, resina de cura por UV não é minha especialidade, mas em teoria bastaria deixar mais tempo na cabine de luz ao até mesmo diretamente no sol que ele deveria curar completamente.
Olá. Também trabalho com a resina poliéster uv e a cera de polimento automotiva ajuda muito quando a superfície fica pegajosa e parece que não secou. A cera deixa a superfície ótima.
Olá me ajude por favor o pintor pintou a cozinha da minha mãe e ficou meio grudenta e tem lugar que onde pisamos fica a marca dos pés me ajude o que devemos fazer por favor
Keila, dificil dizer, porque não sei que tipo de tinta usaram e se usaram corretamente. Normalmente depois e 3 dias, a não ser que esteja muito frio e úmido já deveria ter secado. Se era uma tinta con catalisador e eles erraram, dependendo do tipo é possível que nunca seque e tenha que remover.
Sim, é possível com a resina epóxi. Se aplicado corretamente e na quantidade adequada, a resina se nivela deixando bem plano. Com a poliéster é um pouco mais difícil, pois precisaria de um anteparo ou molde.
Professor eu to com uma dúvida aqui ainda, no caso, se eu ja curei a minha arte e ela ta pegajosa, como eu limpo essa parte? Ou não tem o que fazer mais? Ou devo isolar a peça do oxigênio mesmo que ela ja esteja pronta?
Depende Nádia. Se usou a resina poliéster pode ser que uma pós cura ajude, mas talvez ainda tenha que fazer um lixamento e polimento para remover a película superficial.
Usei essa resina Sig Wobg epoxi resin fz no sabado ate hj ainda mos alguns lugares, dedos do pe deformaram estou triste era um sonho de 14 anos tenhos 69 mas td bem qm sabe um dia volta a tentar
Boa noite, no meu caso ficou grudenta em uma camada que eu fiz em uma mesa , posso fazer outra camada normal, ou tenho que retirar toda a parte grudenta ?
Aproveitando a pergunta do Adriel: como fazer para reverter o caso grudento? Ele não ficará mais sólido? Preciso retirar toda a aplicação anterior e re aplicar? Estou utilizando como fundo de pintura em instrumentos
Willian, vai depender muito do tipo de resina e forma de aplicação. Pode ser desde a escolha errada do produto, como erro de proporção do catalisador ou endurecedor, processo errado de mistura e aplicação, etc....
@@leticiaalves9056 realmente se aplicado corretamente o epóxi tem um bom acabamento. Normalmente lixamento e polimento é quem deseja uma correção ou um plainamento melhor.
Boa noite estou desesperada ...alguém poderia m ajudar ? Coloquei um dentinho num pingente ,mas ficou horrível 😢😢😢 como posso diluir a peça p salvar o dentinho ? To até c palpitação...em nome do Senhor uma boa alma p me ajudar ?
Por favor, me ajuda. Fiz uma mesa com resina epóxi, fui aplicar uma última camada com resinada média espessura, mas está grudenta, tem como resolver o problema e não perder a peça?É uma encomenda, estou desesperada
@@dicas_sobre_resina_poliester eu vi seu outro vídeo também, queria saber se só lixando resolve essa questão de está grudenta, ou teria que tirar toda camada que fiz e colocar outra por cima?
@@dicas_sobre_resina_poliester porque a proporção estava certa. Não sei porque ficou assim. Eu queria saber por favor, se resolveria fazer o lixamento e a peça deixaria de ser grudenta
O problema de estar grudenda, se a proporção está correta, e a balança for confiável, pode ter sido erro na homogenização. Se conseguir remover toda a parte grudenda com a lixa ok, mas costuma empastar a lixa.
@@dicas_sobre_resina_poliester ficou com a superfície totalmente grudenta.. se o problema for deixar a lixa ruim não tem problema, mas queria saber se vai resolver, melhorar ou vai Tá piorando a mesa ? Porqué é na superfície inteira. Por favor me ajuda, finalmente encontrei uma pessoa realmente inteligente para me explica e sobre o assunto🙏
Não entendo como fazem aquelas mesas cobertas com resina e fica brilhante, cristalina, mostrando todo o conteúdo interno, sem ficar grudenta, já que há uma grande superfície exposta ao ar... Cobri um balcão da minha esposa na esperança de ficar daquele jeito, brilhante, mas foi só decepção. Já tem uns 3 anos e continua pegajosa. Triste.
@@claudiogalucio7663 difícil dizer. Sistemas bicomponentes podem ser poliéster, epóxi, e poliuretano. E dentro de cada um tem vários tipos com características muito diferentes.
Boa noite Clovis ,assistindo seus vídeos agora percebi que esta com um canal especifico para resina poliéster e fiquei muito feliz pois tenho feito alguns projetos em resina poliéster e as dúvidas são muitas e ter alguém que passe tanto conhecimento com tanta simplicidade e sabedoria como vc é uma honra, gratidão !!! Fiz uma prancha de stand up , que ficou um pouco grudenta mesmo rsrsrsrsrs, mas que esta divertindo muito minha família e amigos , isso graças também aos seu ensinamentos !!! Na próxima prancha vou usar a resina parafinada com ja tinha me instruído !!! muitíssimo obrigado
Fico contente em ajudar Conrado!
Tudo bem, Clovis?! Já ouvi algumas pessoas falando sobre retirar a peça de resina poliéster de dentro do molde, após 20 minutos de iniciado o processo de cura, para evitar o grude gerado pelo residual do monômero de estireno e também para evitar estrias. Porém, sempre soube que fazer isso pode gerar uma peça mais frágil e quebradiça, pois o manuseio de uma peça ainda não totalmente catalisada pode quebrar estruturas já formadas no interior da peça, o que resultaria em uma quebra irreparável, mesmo após a cura total. Isso me faz acreditar que quem utiliza esse método demonstra inexperiência com a resina. Qual é a sua opinião sobre essa informação?
Isso vai depender muito do tipo de peça. Realmente se remover antes do pico, ao aquecer a evaporação de parte do estireno será livre e evitará o "ataque" dele á resina. Mas isso funciona em peças onde o molde facilite o saque. Se forem peças de dificil remoção sua logica pode ocorrer devido ao esforço de retirada.
@@dicas_sobre_resina_poliester E porque os grandes profissionais da resina poliéster não adotam essa prática, de retirar a peça do molde antes da cura total, na sua linha de produção?
@fluffydrawing porque em processos em série este tipo de prática demanda ficar atento ao ponto que pode variar em função da temperatura do dia e remoção com muito cuidado sendo demorado não sendo produtivo.
Você é o melhor do mundo no assunto
Não chega a tanto mas grato pela gentileza.
Clovis, como sempre um vídeo extremamente tecnico e explicado com maestria! Obrigado pelo ótimo conteúdo, muito importante aprender com quem REALMENTE entende xD
Grato Leandro! Fico feliz em ajudar!
Sou iniciante nesse mundo da resina, e esses dias fiz minhas primeiras peças. Pingentes de colar com a resina poliester, porem eles estoa ficando com marcas de dedo. Um pouco pegajosos msm. Eu achei que pudesse ser erro nas medidas de resina e catalisador.
Acontece sim. Você pode lixar e polir, ou passar um trapo embebido em thinner e depois polir ou ainda assim que tirar do molde dar um banho rápido com thinner e tirar.
@@dicas_sobre_resina_poliester Se eu tirar do molde e já mergulhar no thinner não terá a necessidade de lixar e polir? Grata pela resposta
Se não se importar com o acabamento não. A não ser que queira um acabamento mais bonito.
@@dicas_sobre_resina_poliester VEJA OS VIDEOS DE LUPE POLIZEU. ELA EXPLICA TODA A TECNICA DE USO DA RESINA POLIESTER EM JOIAS. NAO ESQUEÇA; RESINA POLIESTER TEM QUE TER LIXAMENTO E POLIMENTO, PARA TIRAR O GRUDE E APARECER O BRILHO.
LUPE POLIZEL
Muito didático. Ótima explicação!
Muito obrigado!
Bom dia!
Amei a explicação. Obrigada
Não há de que. Precisando estou a disposição.
Amei a dica!! Talvez assim não preciso lixar tanto depois!
E se eu colocar a peça inteira dentro de um vasilhame de plástico com tampa tipo tupperware também evitaria esse problema? Ou então uma outra peça de silicone para tampar, daria certo?
Mônica só funcionará se o pote tiver uma válvula que você possa fazer um vácuo. Do contrário não.
@@dicas_sobre_resina_poliester Valeu a dica! Obrigada japonezinho simpático!
@@monicasantos.professora não há de que!
Muito obrigado pelo ensino, está foi uma grande dúvida minha 🤩🤩🤩🤩🤩👍👍👍🙏🙏🙏🙏🙏
Fico feliz em ajudar Clodoarts!
Acontece comigo, eu so deixo la uns dias ele seca. Pior foi qdo esqueci de por o catalizador e fui misturando na forma 😅😅😅 vou deixar mais uns dias e ver.
Depois de uns dias realmente a pegajosidade vai diminuindo porque vai oxidando, mas forma uma pelicula mais fraca mecanica e quimicamente.
To sem paciência de esperar kkkk mas vou ter q esperar ou sei la fazer algum tipo de milagre
Neste caso eu uso um pouco de resina com mais acelerador cobalto e catalisador butanox chamamos de aplicar resina quente
Ok. Você faz um hot coat. É muito comum fazerem isso parafinado também.
Professor,era isso que eu ia perguntar, por intuição eu coloquei algumas gotas a mais de catalizador, faço peças pequenas,como letras , e parou de grudar , e estou deixando a peça no molde por mais tempo , no mínimo 12 horas . Sou iniciante,das iniciantes kkkk.@@dicas_sobre_resina_poliester
Muito bom seus vídeos, obrigado por compartilhar seus conhecimentos. O meu começou a trincar a fibra, fiz um Baú de moto, oque pode ter acontecido com a resina para trincar peça?
Roger, sem analisar a peça é difícil dizer, mas por ser um baú, pode ser que os pontos que esteja trincando, não teve reforço suficiente para aguentar a vibração da trepidação da moto ou ainda a pressão exercida pelo arraste do vento.
vou usar para passar em uma peça de madeira com pincel para deixar repelente a agua,entao terei que deixar em um saco de plastico bem fechado
Neste caso aconselho usar uma resina epóxi. Funcionará melhor.
Agradeço imenso a resposta mas ainda tenho a seguinte dúvida... Se o uso do thiner interfere ou não na dureza ou no acabamento.
Dependendo da cura e do tempo de exposição pode interferir sim, porque no final das contas é um ataque químico na peça que pode ser em maior ou menor proporção em função do grau de cura, tempo de exposição e até composição do thinner.
Boa noite!!! Parabéns pelo canal e por tanto ensinamento!!!! Gratidão 🙏
Agora uma dúvida... Qual a diferença entre eu usar o thiner pra retirar a parte grudenta ou não usar?
Pode ser usado, porém tem que ter cuidado para não remover detalhes ou descaracterizar a peça.
Muito bom o vídeo! Uma dúvida... Qual a proporção de parafina no monômero de estireno?
Não costuma ser muita coisa. Pode variar de 5% a 10%
Boa tarde Clovis, usei pela primeira vez a resina poliéster e aconteceu exatamente isso, como faço pra resolver isso depois de pronto???, se eu lixar e polir, resolve????
muito obrigado por compartilhar os seus conhecimentos, ajuda muito pessoas iguais a mim que estamos começando a trabalhar com resinas.
Se lixar e polir resolve sim. A primeira lixa deve empastar por cause do grude, mas depois ela fica bem seca para lixar e polir.
@@dicas_sobre_resina_poliester como faço para lixar a viscosidade sem que embole na lixa ? grato
se passar cera de carnaúba resolve ? tira a viscosidade?
parabéns pelos vídeos.......são excelentes.......uma dúvida: peças que estão poucos grudentas poderiam ser colocadas em estufas para sanar isso?....em caso positivo, ficariam mais fracas?...grato!
A estufa ajuda na pós cura, mas no caso do poliéster a superfície grudenta não melhora muito. Mas a resistência aumenta.
@@dicas_sobre_resina_poliestervou fazer os testes e postar os resultados! fico te devendo um café.....rs... muito obrigado pela dica!.......
Ok. Mas prefiro um chá ou suco! Rs!
Muito inteligente a maneira simples como dá suas explicações. Gratidão
Eu que agradeço o prestígio e a gentileza!
Meu amigo, no meu caso tá acontecendo algo muito curioso. Eu preparo a resina catalisada, a metade eu colo em um molde, outra metade eu passei em uma superfície usando pincel. A metade que coloquei no molde fica dura e seca, a metade que passei com pincel não seca nunca.
No meu caso as peças estão ficando oleosas, com a pele não chega a grudar, mas dão uma grudada umas nas outras.
Mas fica na peça toda, no caso, depois de meia hora tirei do molde para terminar de secar fora.
Seria o mesmo problema?
Acompanhando o pessoal da Redelease, falam para resina poliester, deixar secar fora, para o molde durar mais.
Diego, realmente quanto menor a exposição do molde a resina, ele terá maior durabilidade, mas ao mesmo tempo ocorre essa exposição ao ar que provoca este pelicula de inibição. Agora a oleosidade pode também ser proveniente do molde como comento no vídeo ruclips.net/video/-LibvWHMK-c/видео.html
Posso passar cera de carnaúba para tirar viscosidade do gel aplicado? como lixar a peça viscosa sem embolar na lixa?
A cera não vai remover a pegajosidade. Pode disfarçar um pouco, mas no lixamento irá empastar também.
@@dicas_sobre_resina_poliester conseguir tirar na lixa , valeu
Bom dia estou arrumando o fundo do meu Frizer ..e gostaria de saber se da pra da uma mão de pu branco e depois por uma manta depois mas uma mão de pu funciona??
Pode funcionar se este seu PU conseguir impregnar bem a manta e ela for a 100% sem voláteis.
Eu aplico resina em tanques de produtos químicos, sempre tem vazamentos
Tem que avaliar se a resina que está utilizando tem recomendação para o tipo de produto quimico e se está procedendo a barreira quimica corretamente.
Vc é simplesmente demais! Uma inspiração pra quem tá começando como eu.
Para fazer tábuas de frios e mesas de bistrô, peças menores eu posso usar de média espessura?
Monique neste canal eu falo mais sobre poliéster. Se estiver falando sobre poliéster não recomendo usar para está finalidade.
@@dicas_sobre_resina_poliester perdoe-me, seria a resina epox, poderia me ajudar nessa dúvida? Desde já agradeço.
@@moniquesilvacheyice7904 sim. Neste caso o mais usados são as resinas epóxi. Canal que falo sobre epóxi eu explico melhor no vídeo ruclips.net/video/FV2FTjcZjBc/видео.html .
@@dicas_sobre_resina_poliester Muito obrigada pela atenção, fica na paz.
@@moniquesilvacheyice7904 disponha!
vou ter fazer um quadro de bik triciclo pretendo fazer em pvc e depois ir enrolando fibra de vidro sera que da certo
Pode dar certo se dimensionar corretamente e trabalhar com um teor fibra acima de 30%
@@dicas_sobre_resina_poliester eu vi tem rolos tipo 5cm dai n precisa nem cortar so ir aplicando resina e enrolando no cano
Clovis parabens pelo canal , sempre atento as suas dicas . Estou com uma duvida na diluicao da resina poliester usando estireno parafinado . da duvida é quando derreto a pafafina e misturo com a resina esta endurecendo a parafina criando granulados . como fazer p nao acontecer e ter uma resina parafinada homogenia?
Você tem que aquecer o estireno, sem chama, partes incandescentes ou faísca, porque é inflamável, se possível em reator com refluxo, colocar a parafina e agitar para dispersar bem e conforme a rampa de temperatura vai esfriando bater alternadamente até chegar a temperatura ambiente.
Clóvis, olá! pintei o piso com uma resina acrílica para piso, e já faz 15 dias e não curou,, até parece que está seca, más ainda gruda quando se fica em pé no mesmo lugar. Já usei ventilador, já usei aquecedor,, sem êxito 😢
Forasteiro, não sei que resina utilizou, mas é possível que a alguma coisa no piso inibiu a cura da resina. As vezes alguns pisos cimenticios não bem curados, tem uma alcalinidade alta que inibe o processo, ou em pisos cerâmicos onde tem baixa porosidade que fica dificil sua reticulação, principalmente se a pelicula for espessa.
@@dicas_sobre_resina_poliester Sr. Clóvis, muito obrigado por me retornar,,, lhe desejo mais sucesso.
Grato pela gentileza.
Vi um rapaz falando que o ideal era deixar a peça curar uns 20 minutos dentro do molde e remover para ela curar fora e assim curar melhor, pois dentro do molde não tem contato com oxigênio, nesse caso só devo deixar ela fechada nesse começo? Ou o rapaz comeu bola? kk
Depende da catálise e peça. Algumas pessoas fazem isso para evitar que o estireno que evapora não formar estrias e melar a superfície.
Tem uma certa resina de cura uv que não seca totalmente. Não sei se esse processo pode ajudar, mas vou tentra.
@@paularabelo3552 difícil dizer. Pois existem dezenas de possibilidades de resinas de cura uv. Mas acho que vale a tentativa.
Muito boa sua explicação 👏👏👏
Grato Carlos!!
Boa noite amigo, muito bom o seu canal, até hoje uso ele para tirar duvidas. Fiquei com uma duvida com relacao ao filme de poliester: por este filme ser feito de poliester, se eu colocar ele em cima de uma peça recém laminada o filme vai aderir? Posso usar este filme como um desmoldante, por ex: pretendo usar uma chapa para prensar a fibra, afim de reduzir bolhas, iria envolver esta chapa com o filme para a fibra nao grudar na chapa e eu descolar facilmente.
O filme de poliéster é um desmoldante natural para a resina poliéster porque são familias diferentes. O filme é poliéster saturado e a resina poliéster insaturado. O filme de poliéster é largamente usado como desmoldante.
Qual melhor marca de resina poliester para tela de pintura?
Melhor marca é relativo. Depende em que sentido. Mas de forma geral, se não foi adulterado a maioria dos grandes fornecedores trabalham com marcas bem conceituadas. É só evitar fornecedores com pouco histórico ou que vendam em embalagens inadequadas. Um bom indicativo por exemplo são resinas poliéster que se vendem em embalagens metálicas que aumentam a durabilidade de armazenamento.
Bom dia Cloves!
Aconteceu isso no meu piso de madeira, como resolvo sem tirar a resina?
Normalmente resina poliéster não pe próprio para aplicação em piso. Neste caso tente lixar levemente a superficie da resina poliéster para ver se consegue remover só a parte oxidada.
Clóvis Boa noite me chamo Odilon gostaria de saber porq a laminação de poliéster cria ondulações e se tem como evitar isso
Tem que etender melhor o que chama de ondulação. De forma geral ele ficará com forma das sobreposições da fibra, seja em manta que é mais desuiniforme, seja em tecido que ficará a trama.
Gostei!!! Vou fazer isso
Perfetto. Depois me fala o resultado!
Olá Professor, tudo bom?
É possivel fazer uma peça de resina poliéster colorida que fique sem aquele brilho que a resina tem?
Desde ja agradeço!
@@renatasilva3029 sim é possível. Basta ser molde ser fosco. Ou depois lixar ou jatear
@@dicas_sobre_resina_poliester Obrigada pelo retorno 👍🏻
Boa noite Clóvis... A resina de poliestireno cristal, pode ser aplicada pra fazer mesas alta espessura?
(3 a 4 cm)
Normalmente poliestireno e comercializado em filmes ou placas, então ele pode ser usado como uma lamina só para proteger a madeira, mas com baixa resistência quimica a solventes.
Olá, obrigada pelo vídeo!! O Terphane é reutilizável??
Sim. Diversas vezes se manipular com cuidado.
Podemos colocar no frizer, ouvi dizer que ajuda. Vc poderia explicar. Obgd
Quando se gela a resina ele provisoriamente pode enrijecer para remoção. Mas quando volta a temperatura ambiente fica mole novamente.
Depois que isso acontece tem algum produto ou lavagem que resolva esse problema ou só lixar e polir normal? Vi um pessoal que põe de molho na acetona... Obrigada pelos vídeos e por sempre ajudar e responder 😊
Tem gente que coloca em acetona e até thinner logo depois de tirar do molde. Em algumas peças maciças e sem necessidade de fidelidade de detalhes funciona sim.
Thinner
Boa tarde. Oque usar para remover a resina usei em um tanque preciso de um solvente.?
Depende da resina, se for uma ortoftálica pode ser usado um bonho de acetona ou metil-etil cetona pra ir fragilizando .
Por quanto tempo devo deixar o vidro c/ desmoldante em cima do molde?
Basicamente o tempo da resina secar. A depender da temperatura ambiente, tamanho e quantidade de catalisador. Mas de forma geral em torno de 2 a 4 horas deve ser suficiente.
Olá Clóvis, tudo bem? Veja se consegue me ajudar em um ponto referente a uma ideia. Fiz uma pintura em um casco com gel coat iso catalizado a 1% com 4% de parafina, o resultado esperado infelizmente não ficou como eu planejava, mesmo com o uso da parafina ainda ficou um pouquinho pegajoso, e não esperava por isso, tenho certeza que vai sujar muito com o passar do tempo. Como eu fiz a pintura com uma pistola de bico 4mm a superfície ficou com o efeito casca de laranja, e isso eu já esperava e vou manter, era o plano deixar assim, é a parte de cima do casco, ficou tipo com um "aspecto" antiderrapante. Depois de 3 dias de cura do gel coat, ainda continua pegajosa. Fiz também com a massa de polir em um pequeno pedaço o teste de polimento para tentar trazer o brilho do gel coat e tirar o grude, sem lixar, direto depois do resultado da pintura. O brilho até que veio, porém ainda sim ficou grudando um pouco. Agora o que eu estou pensando em fazer é com uma resina epoxi, diluindo-a com álcool e deixando-a bem "ralinha", dar uma camada bem fina em cima do gel coat, desta forma haveria um brilho e eu acabaria com o grude. Quando digo bem fina, é bem fina mesmo, tipo utilizando um paninho embebecido na resina e ir passando. Pode dar sua opinião e sugestões? Agradeço desde de já a paciência em ler tudo isso...rss
Willian, neste caso é melhor lixar para remover esta pequena camada superficial. Pode ser com uma lixa mais fina só para retirar esta camada e não alterar muito a textura.
@@dicas_sobre_resina_poliester O problema é que lixando eu não consigo atingir toda superfície, pois como ficou "bem casca de laranja", bastante mesmo, ao lixar acabo atingindo somente a superfície do gel coat, a parte baixa da casca de laranja não atinjo, ai continua grudento. Por isso pensei em aplicar uma camada bem fina de resina epóxi.
@@williamhespanhol992 qualquer revestimento superficial não ter boa qualidade sendo aplicado sobre uma superficie ruim. Para superficies irregulares existem esponjas abrasivas que se moldam a ela. Similar a uma esponja de lavar louça com várias granulometrias.
Por gentileza tenho uma duvida, posso fazer domm8ng de resinhla epoxi numa peça de resina de poliester ?muito obrigado
Pode. Deixe curar, lixe e limpe bem.
Boa tarde professor, minha resina cristal poliéster cristalizou na garrafa , é possível recuperá-la
Obrigado
No caso da resina cristal infelizmente não tem como reverter.
Prof adorei seus vídeos e as explicações! Estou começando na resina poliester e já estou apaixonada e gostando muito de aprender com o senhor! Só tenho uma dúvida, é comum depois de curada as peças de resina poliéster se grudarem conforme ficam juntas ? Coloquei as peças que fiz em um potinho e quando vou tirar sai umas grudadas nas outras, mas na mão não gruda😂😂 é normal ?
Acontece sim. Pois a resina está seca, mas não curada na superfície. Isso na maior parte das vezes é superficial faça um lixamento e polimento das peças que deve parar.
@@dicas_sobre_resina_poliester obrigada pela ajuda prof!! ❤
@@dudita7454 não há de que!
Adorei❤
☺️☺️☺️
Olá Clóvis....EM primeiro lugar quero parabenizá-lo pelos vídeos sempre muito didáticos e claros.A minha dúvida é que eu utilizei a resina de poliester para reforçar o casco de uma lancha de Controle remoto e após 12 horas a resina ficou pegajosa ainda.Eu pretendia preparar a base para pintura com massa rápida.A minha pergunta é se há necessidade de remover esse "Pegajoso" para aplicar a massa ou eu posso já iniciar o preparo mesmo assim??E, complementando a pergunta, existe algum meio de remover essa "Borra" superficial???Mais uma vez parabéns!
Se ele não estiver sujo ou contaminado pode aplicar por cima. Para remover o melhor é lixar. As primeiras vão empatar mesmo. Ou se quiser tentar esfregar um pano embebido em estireno remove um pouco.
olá, oque devo fazer para retirar a resina mole do molde de silicone?
Beatriz, se a resina não secou direito tem alguns possíveis caminhos. Se foi pouca coisa você pode limpar com um trapo embebido com thinner e ir esfregando. Outras alternativas se forem em maior quantidade e colocar na estufa para fazer uma pós cura e ter consistência suficiente para tirar. E a última alternativa é congelar para a mesma lógica. Só não use um freezer que seja usado para alimentos.
Boa tarde. Digamos que terminei um bloquinho e ficou grudento. Alguma forma de resolver isso depois da resina curada? Se eu lixar a peça toda, tirando uma camadinha bem fina, resolve? Obrigado.
Você pode lixar sim, ou esfregar com um trapo embebido em thinner de limpeza de boa qualidade.
Bom dia coloquei resina em uma peça não preencheu tudo o que eu faço agora pra preencher o que falta brigado
No caso do poliéster, se não ocorreu nehuma contaminação e não passou de 3 dias é só completar com mais produto catalisado.
Mestre por gentileza...Vendi uma peça, (um crânio com coluna cervical) em que fiz a união dos discos do pescoço com a própria resina, só que no transporte chegou descolado no cliente parte do pescoço...O comprador gentilmente está tentando uma solução só que não quero indicar-lhe a própria resina pela maior complexidade e custo, então pensei em cola Araldite Epoxi. O amigo sabe me dizer se seria indicado? As peças se encaixam perfeitamente
Sim. O epóxi tem excelente poder adesivo. Oriente a lixar e limpar bem as superficies que irá colar para melhorar a ancoragem.
@@dicas_sobre_resina_poliester muito obrigado pela atenção novamente mestre!
Ola Clovis, boa tarde! Fiz um rio em uma maquete com resina cristal, medindo 0,60x0,90cm com camada bem baixa tipo 1cm. Talvez por ter colocado pouco catalizador está demorando para endurecer, mas notei que isso já está acontecendo, o problema que tenho notado é que a parte de cima tem uma camada fina e pegajosa, será que com mais uns dias essa camada fina e pegajosa vai secar? Essa é minha pergunta? Ou oque fazer para ajudar a acabar com essa parte pegajosa?
Se ele ainda estiver líquido, pegue um plástico, amasse e pressione sobre ele. Vai ficar com ondulações como uma água e vai isolar do ar para secar direito e não ficar pegajoso
@@dicas_sobre_resina_poliester Ela não está liquida, está endurecendo, apenas se você encostar o dedo fica marcado a impressão digital, isso tudo depois de 48 horas da aplicação da resina.. Será que com mais um ou dois dias isso vai resolver? Será que usando um soprador vai parar de ficar pegajosa? Posso aplicar outra camada de resina cristal em cima? isso pode resolver? tratasse de um rio, não é uma peça decorativa. Obrigado, fico no aguardo de uma resposta:
@@wilsonteixeira7725 infelizmente não deve melhorar muito. Coloque um pouco de resina catalisada e faça o procedimento que falei anteriormente.
Qual resina é indicado para reformas de piscina?
Depende da reforma. Se for na parte estrutural, uma resina convencional de laminação atende.
Boa noite Clóvis, estou fazendo uns botoes para guitarra com Resina poliéster Cristal, com molde de silicone.. retiro do Molde após 24h ? E outra pergunta, se nao ficar grudenta eu tenho que mesmo assim mergulhar no Tinner? Ou posso ja ir direto ultilizando?
Augusto, você pode retirar depois de 24 horas, porém a parte que fica em contato com o ar sempre será de menor qualidade, portanto o melhor neste caso é lixar e polir.
@@dicas_sobre_resina_poliester valeu, obrigado... depois de eu tirar da forma eu sou obrigado a mergulhar toda peça no Tinner por um minuto?
@@augustovivabass9218 não é uma obrigatoriedade. Só se achar necessário remover algum resíduo.
@@dicas_sobre_resina_poliester valeu, muito obrigado, Deus te abençoe!!! Parabéns pelo conteúdo
Olá amigão, na última camada, posso misturar parafina na resina ou passo a parafina separada.
Você mistura a solução parafinada.
olá em tempo e lugares frios Qual o tipo de catalizador vc recomenda pra resina de laminação?
Marcos, baiscamente é o mesmo catalisador mekp. O que muda é só a quantidade.
@@dicas_sobre_resina_poliester ok obrigado.
@@marcosleandro43 disponha!
@@dicas_sobre_resina_poliester Qual tipo de gel é mais resistente ao cimento pra formas de premoldados??
@@marcosleandro43 o normal seria o gelcoat pra molde mesmo. Se conseguir um gel ester vinilica será melhor ainda.
Boa noite clovis esse monomero de estireno parafinado ele é liquído ? fiz o teste com therphane mais alguns lugares funcionou mais outros me gerou falhas grandes que pareceram bolhas enormes que estouram e ali no lugar ficou sem preencher e resultando em falhas...teria lguma dica sobre isso ?
Sim ele é líquido. Normalmente para evitar essas falhas é esperar um pouco as bolhas subirem e estourarem ou ainda colocar quando ele estiver entrando em gel.
@@dicas_sobre_resina_poliester muito obrigado clovis sigo ainda fazendos os teste agradeço ..
@@taisonhobbies5236 ok. Boa sorte!
boa tarde, quanto tempo leva pra sair o cheiro da peça?
Isso vai depender muito da cura. Se fizer pós-cura acelera o processo.
Existe produto para fazer a limpeza caso. Não faça esse seu procedimento?
Você pode remover o grude com um thinner ou lixando.
Minhas peças que não tiveram contato com o ar grudam umas nas outras e na mesa. Pelo formato das peças, fica meio inviável lixar por causa dos sulcos. Oque devo fazer ? Desistir e partir pra epoxi?
Isso pode acontecer em moldes de silicone de menor custo. Com certeza no epóxi ficará melhor, já que não deseja realizar retrabalho nas peças.
Boa noite. Tenho uma duvida. Posso aplicar a resina de poliéster no tampo de ardósia cuja superfície foi pintada com esmalte sintético? Obrigado.
Lopes, não sei qual é a finalidade, mas provavelmente ele irá atacar o esmalte sintético e não terá boa derência sobre a ardósia.
Fiz um molde e tive que fazer uma outra pintura de gel coat laranja em cima da outra e aconteceu isso a parte onde pintei não secou ficou colando o que devo fazer? Será se eu aplicar desmondate pva irá isolar do oxigênio?
Renan, normalmente quando se usa o gel como pintura final, para evitar isso se mistura uma solução parafinada.
Moço por favor me ajuda pintei uma piscin para o natal com gel coat ns primeira camada coloquei o catalizador ja na ultima como indicado no manual coloquei so a parafina e estar grudenta pelo amor de deus o q eu faço pois nao tenho mais tinta .
Infelizmente não tem muito o que fazer, pois o gelcoat sem estar com o catalisador misturado não terá boa cura. Ele tem que ter o catalisador mais a solução parafinada na ultima camada. A solução parafinada ajuda na melhor secagem superficial mas precisa do catalisador.
@@dicas_sobre_resina_poliester no caso na ultima camada eu tinha q ter colocado os dois é isso esse foi meu erro? Obrigado por me responder
Isso mesmo. O catalisador para reagir a resina e a solução parafinada para melhor a secagem superficial.
Aconteceu com o alfabeto todo que fiz com Glitter. infelizmente joguei tudo fora.
A resina poliéster tem essa característica. Se fizer com epóxi isso não acontece.
Me tire uma duvida?posso aplicar resina cristal com carga de calcario em molde de gesso?muito obrigado !
Pode sim. Desde que sele bem o gesso e passe desmoldante para não grudar.
@@dicas_sobre_resina_poliestere minha primeira obra estou ansioso para não perdê-la como sou iniciante!se eu fechar a forma gesso de 1 m virar de cabeça pra baixo e encher ela com esse material ela não iria rachar devido a quantidade?por consequência da catálise?grato!
@@glaubermourafonteles8602 pode acontecer sim pelo excesso de exotermia.
No caso de laminar com fibra, como fazer para não acontecer ?
Uma peça grande laminada, não tem como abafar.
Você pode aplicar na última camada uma demão parafinada.
Usei resina com fibra de vidro em um pré-filtro de uma moto bomba, esperei 24 hs e enchi com água, no caso ela ficou dentro da água, corre o risco de soltar?
Existe o risco porque 24 horas costuma ser pouco para uma boa cura.
Clovis, essa tecnica ela so pode ser usada assim ? e se eu tampar o local com algum vasilhame sera que funciona tambem ? ou realmente tenho que cobri a peça por cima ? e preciso passar o desmoldante em cima do therphane ou não necessita ?
Você precisa isolar o contato do ar na resina. Se só colocar um vasilhame em cima não vai resolver a não ser que ficque no vácuo. O terphane é auto desmoldante no poliéster. Não precisa passar nada.
Obrigado pelas Dicas clovis..
Não há de que.
Moço, me ajuda por favor?
Eu tô começando a resinar entremeios de terços. Ou seja, são peças bem pequenas e rasas. Uso a VipResina, Vr100 é baixa viscosidade.
Eu resino em temperatura 30 graus normalmente, com umidade menos de 80%, sou de Fortaleza. Uso a balança de precisão e tento colocar a proporção EXATA.
Eu percebi hoje que peças que fiz há diasss(mais de 10 dias) não vitrificaram 100%. Se eu pressionar a unha ela fica marcada.
Outra coisa: eu misturo 3g de resina e 1,5 de endurecedor, são quantidades pequenas. As vezes misturo 4g de resina e 2 de endurecedor. Misturo num potinho bem pequeno de silicone e depois coloco o pote dentro da água quente para as bolhas sumirem. Será que tem algo de errado nisso? Enquanto eu tô fazendo, a resina que fica no potinho engrossa muuuito rápido, tanto que sempre perco uma parte, pq não dá tempo de usar. Sem falar que enche de microbolhas, minúsculas mesmo, impossíveis de sair. Não sai com fogo, não sai de jeito nenhum.
Eu não sei o posso tá fazendo de errado 😩 Já perdi tantas peças que tô ficando frustrada. Você pode me dar uma luz?
As resinas de baixa viscosidade tendem a ter uma dureza menor que as de alta, mas além disso, para se ter uma precisão na quantidade que pesa sua balança tem que ser com precisa 0,01 g senão ele pode estar dando erro. Para ter certeza se não erro de proporção, faça uma pós cura para ver se endurece. O aquecimento da resina, diminui inicialmente a viscosidade facilitando a subida das bolhas, mas também acelera a reação, então como vocês está em local quente eu não aconselho esquentar mais. Bolhas são provenientes do seu processo, por isso o importante é revisar seu processo. Todos estes pontos eu explico no outro canal que só falo sobre epóxi. Estude bem os vídeos de lá que vão te ajudar bastante. É praticamente um curso gratuito. www.youtube.com/@clovis_sakamoto-resina_epoxi
@@dicas_sobre_resina_poliester vou olhar sim, muito obrigada. Só mais uma dúvida: eu deixo elas secando em cima da minha mesa no meu quarto: não ter ar condicionado, também não pega sol. Mas elas ficam cobertas por um pote de vidro(não é um pote muito estreito, é uma travessa). Isso tem alguma problema?
Mais uma coisa: eu reparei que minha balança de precisão só tem um número após a vírgula, não são duas como já vi nos vídeos. Isso significa que ela não está tão precisa né? Tem como ajeitar ela para que apareça dois, ou é preciso comprar outra?
Não vejo problema em cobrir. Isso ajuda a não cair materiais particulados do ar e insetos. Não tem como ajustar uma balança. Ou ela tem a precisão ou não tem. No seu caso a precisão são pesagens de no mínimo 2 casas antes da virgula, ou seja de pelo menos 10g.
posso passar um pano umido para tirar o grude ? chao piso queimado
Normalmente para tirar o grude de uma peça de resina poliéster pode ser lixando ou passando um pano com thinner
Boa noite
Bom dia.
No meu caso, a resina epóxi ficou grudenta na parte interna do molde, no contato com o silicone. O que pode ter acontecido?
José, provavelmente é o que comento no video ruclips.net/video/jzHnZtoRqvQ/видео.html .
Quais os diluente vc que uso
Luiz, tem um outro video aqui no canal que falo só sobre diluentes.
No caso da mimha, Alem de ficar pegajosa a superfície ela tbm ficou mais parecida com plástico que com vidro... Ficou flácida digamos assim...
Pode ter faltado catalisador ou exagero na diluição.
top,parabens
Grato David!
Boa tarde,eu trabalho com isca artesanal, e a resina uv e ela fica colante, o que devo fazer pra não ficar colando....
Lucas, resina de cura por UV não é minha especialidade, mas em teoria bastaria deixar mais tempo na cabine de luz ao até mesmo diretamente no sol que ele deveria curar completamente.
@@dicas_sobre_resina_poliester sr° Clóvis, obrigado pela dica.... sucesso....
@@lucasdepaulo1 não há de que.
Olá. Também trabalho com a resina poliéster uv e a cera de polimento automotiva ajuda muito quando a superfície fica pegajosa e parece que não secou. A cera deixa a superfície ótima.
posso usar essa resina pra impermeabilizar peças feitas de cerâmica fria?
Thalia, neste caso recomendo usar a resina epóxi que terá maior resistência e melhor acabamento.
@@dicas_sobre_resina_poliester obrigada 😊
@@a.mmoura disponha!
Olá me ajude por favor o pintor pintou a cozinha da minha mãe e ficou meio grudenta e tem lugar que onde pisamos fica a marca dos pés me ajude o que devemos fazer por favor
Keila, dificil dizer, porque não sei que tipo de tinta usaram e se usaram corretamente. Normalmente depois e 3 dias, a não ser que esteja muito frio e úmido já deveria ter secado. Se era uma tinta con catalisador e eles erraram, dependendo do tipo é possível que nunca seque e tenha que remover.
Vídeos curtos e diretos!
Essa é a ideia!
Funciona se eu colocar dentro de uma tupwere fechada com tampa?
A princípio não. Só se conseguir tirar o ar deixar no vácuo.
E qual resina posso usar para não ficar grudenta numa superfície onde não tem como colocar nada por cima?
Nestes casos uma resina epóxi funciona bem.
Moço, é possível deixar a peça lizinha apenas com a resina e o endurecedor?
Sim, é possível com a resina epóxi. Se aplicado corretamente e na quantidade adequada, a resina se nivela deixando bem plano. Com a poliéster é um pouco mais difícil, pois precisaria de um anteparo ou molde.
Professor eu to com uma dúvida aqui ainda, no caso, se eu ja curei a minha arte e ela ta pegajosa, como eu limpo essa parte? Ou não tem o que fazer mais? Ou devo isolar a peça do oxigênio mesmo que ela ja esteja pronta?
Após seca, você pode lixar para remover essa pelicula. Pode ser com thinner também, so tomando o cuidado de não atacar muito a peça.
@@dicas_sobre_resina_poliester ahh perfeito obrigada!
Não há de que!
Fiz o pe da filha, em resina ,algumas partes estao pegajosas a ponta dos dedos e q esta mais grudenta, sera q consigo salvar essa peca
Depende Nádia. Se usou a resina poliéster pode ser que uma pós cura ajude, mas talvez ainda tenha que fazer um lixamento e polimento para remover a película superficial.
Usei essa resina Sig Wobg epoxi resin fz no sabado ate hj ainda mos alguns lugares, dedos do pe deformaram estou triste era um sonho de 14 anos tenhos 69 mas td bem qm sabe um dia volta a tentar
@@dicas_sobre_resina_poliester tentei postar foto da cx e do pe mas nao tem opcao
@@nadiamarques52 não conheço essa resina mas é provável que houve erro de mistura e pesagem.
Boa noite, no meu caso ficou grudenta em uma camada que eu fiz em uma mesa , posso fazer outra camada normal, ou tenho que retirar toda a parte grudenta ?
Pode fazer outra mas pode ficar grudenta também.
Obrigado
@@andrielsantos8105 não por isso.
Aproveitando a pergunta do Adriel: como fazer para reverter o caso grudento? Ele não ficará mais sólido? Preciso retirar toda a aplicação anterior e re aplicar? Estou utilizando como fundo de pintura em instrumentos
E qual a solução pro problema? Existe algo a fazer ou só lixando mesmo?
Depois de ocorrido só lixando. Para não ocorrer faça como eu explico, que nesse caso pode ser também com uma nova camada.
Laminei uma peça botei uma 2 camadas de tecido e mesmo asim criou ondulações
As ondulações em tecido de fibra de vidro pode ser por sobreposição de camadas, bolhas ou rugas.
Eu fiz uma tábua de carne a resina ficou molenga( macia) ela não endureceu direito o que Será que pode ser?
Willian, vai depender muito do tipo de resina e forma de aplicação. Pode ser desde a escolha errada do produto, como erro de proporção do catalisador ou endurecedor, processo errado de mistura e aplicação, etc....
O q fazer pra corrigir a peça pronta já?
Você pode lixar até remover esta pelicula.
Qual lixa seria melhor?
@@leticiaalves9056 a que tem maior poder de desgaste são as lixas para ferro.
Mas vi q a epoxi sai pronta ja não precisa acabamento.ela é melhor?
@@leticiaalves9056 realmente se aplicado corretamente o epóxi tem um bom acabamento. Normalmente lixamento e polimento é quem deseja uma correção ou um plainamento melhor.
com que limpar essa parte que ficou pegajosa ?
Você pode lixar até chegar na resina firme
As minhas peças ficam inteiramente grudentas, saem lindas do molde depois de um tempo começa a grudar como se estivesse derretendo 😢
Isso já aconteceu comigo rssss
Acontece com muita frequência José.
Boa noite estou desesperada ...alguém poderia m ajudar ? Coloquei um dentinho num pingente ,mas ficou horrível 😢😢😢 como posso diluir a peça p salvar o dentinho ? To até c palpitação...em nome do Senhor uma boa alma p me ajudar ?
Sheila você pode deixar de molho em acetona pura que ele deve esfarelar.
Por favor, me ajuda. Fiz uma mesa com resina epóxi, fui aplicar uma última camada com resinada média espessura, mas está grudenta, tem como resolver o problema e não perder a peça?É uma encomenda, estou desesperada
Isabeli, eu comento as possibilidades deste problema no outro canal no video ruclips.net/video/jzHnZtoRqvQ/видео.html
@@dicas_sobre_resina_poliester eu vi seu outro vídeo também, queria saber se só lixando resolve essa questão de está grudenta, ou teria que tirar toda camada que fiz e colocar outra por cima?
@@dicas_sobre_resina_poliester porque a proporção estava certa. Não sei porque ficou assim. Eu queria saber por favor, se resolveria fazer o lixamento e a peça deixaria de ser grudenta
O problema de estar grudenda, se a proporção está correta, e a balança for confiável, pode ter sido erro na homogenização. Se conseguir remover toda a parte grudenda com a lixa ok, mas costuma empastar a lixa.
@@dicas_sobre_resina_poliester ficou com a superfície totalmente grudenta.. se o problema for deixar a lixa ruim não tem problema, mas queria saber se vai resolver, melhorar ou vai Tá piorando a mesa ? Porqué é na superfície inteira.
Por favor me ajuda, finalmente encontrei uma pessoa realmente inteligente para me explica e sobre o assunto🙏
😩 perdi uma grande quantidade de material pois endureceu muito rápido. Não tô conseguindo fazer alguém me socorre!
Patrícia. Provavelmente você colocou muito catalisador. Veja se está na proporção adequada a sua aplicação.
eu passei por dentro de caixa de som re sina de fibra e ficou grudenta , tem solução?
Tem sim. Passe mais uma camada parafinada.
o que seria essa parafinada ?
@@dicas_sobre_resina_poliester
@@manupkxd6901 um gelcoat misturado com solução parafinada. Ou adquirir um gelcoat já parafinado.
ta bom obrigado @@dicas_sobre_resina_poliester
Por quê minha resina ficou grudando?
@@odineisilva2238 é justamente isso que explico neste vídeo.
Não entendo como fazem aquelas mesas cobertas com resina e fica brilhante, cristalina, mostrando todo o conteúdo interno, sem ficar grudenta, já que há uma grande superfície exposta ao ar... Cobri um balcão da minha esposa na esperança de ficar daquele jeito, brilhante, mas foi só decepção. Já tem uns 3 anos e continua pegajosa. Triste.
Claudio, porque este tipo de trabalho é feito com resina epóxi e não com resina poliéster.
@@dicas_sobre_resina_poliester Obrigado por responder. Mas essa resina comum com 2 elementos que compramos nas lojas é a de Epóxi, não é?
@@claudiogalucio7663 difícil dizer. Sistemas bicomponentes podem ser poliéster, epóxi, e poliuretano. E dentro de cada um tem vários tipos com características muito diferentes.