A RESINA Epóxi ESQUENTOU e SECOU muito RÁPIDO! Porque aconteceu? Quais fatores influenciam a reação?
HTML-код
- Опубликовано: 25 ноя 2024
- Quais os motivos para a resina esquentar e secar mais rápido do que o previsto no boletim técnico ou informação do fornecedor? Fatores como tipo de endurecedor, temperatura ambiente e volume são fatores que influenciam muito a reatividade de uma aplicação de resina epóxi.
@clovis_sakamoto-resina_epoxi
Qual a influência da temperatura na cura da resina? = • Temperatura. Qual sua ...
#resinaepoxi #epoxi #clovissakamoto #epóxi
Facebook: / sakamotoclovis
RUclips: / clovissakamoto
Instagram: / clovissakamoto
Linkedin: / csakamoto
e-mail: clovis@reatividade.com.br
www.reatividade... - Наука
Boa tarde, a minha endureceu, daí vim procurar o que fiz de errado, mesmo misturando pouco creio agora que foi pelas altas temperaturas da minha cidade que desandou, não deu pra usar o restante. Muito obrigada pela dica!
Sim, a temperatura influencia bastante. Não há de que!
Toda vez q eu faço uma cagada (kkkk) ou preciso aprender alguma coisa, venho aqui !!! Mt obrigada
Fico feliz em saber que estou servindo de referência para resolver dúvidas.
Mano vc está de parabéns nem é preciso terminar de assistir o seus vídeos prá dar olink pode dar já no início vc explica muito bem parabéns
Muito obrigado! Grato pela gentileza!
Obrigado pela explicação, acabei de perder 2 x o produto, no 1° acreditei q foi pq misturei num pote de mostarda e tampei p ir usando aos poucos em cada peça, fazendo minhas artes minusciosamente! Qndo fui pegar +ou - depois de meia hora msmo, o pote estava fervendo! Chorei , mas agradeci pq achava q havia aprendido q não poderia fechar, aí,fui p a segunda remessa num copo aberto , fiz a mesma M, fui pondo em peça por peça e trabalhando cada uma aos poucos , p depois utilizar o restante , perdi de novo😢😢😢!! Aí, corri p k, p entender e vc stá certo, pq qndo eu fazia dominó, eu despejo todo produto direto na forma inteira e depois q fui trabalhando cm as decorações!!! Então concluo q independente se eu tiver 1000 fôrmas, eu tenho q despejar tudo nelas e ir trabalhando as decorações logo em seguida q dá certo!!! Nos dominós, eu não perdi 1 , agora p bijuterias, perdi quase 150 mls, o dó!!! Muito obrigado pela explicação, me fez lembrar msmo do dominó!!! Aprendi!!! Gratidão, não vou mais errar!!! Q dó perder todo material!!! Misericórdia 😢😂
@@amacenaazeoli9100 mexer com resina é um aprendizado constante. É entender cada ocorrido para poder trabalhar com a resina com maior tranquilidade. Na dúvida no canal tem muito conteúdo que pode te ajudar.
Descobri o meu erro,obg
Fico feliz em ter ajudado Rutelene e seja bem vinda ao canal!
Devemos ficar atentos também a uma variação digamos imposta durante aplicação que é além da temperatura ambiente temos a temperatura do substrato aplicado. Exemplo, para quem trabalha com pisos, aplicar dentro de casa e fora de casa exposto ao sol. O Piso, apesar de estarmos a 22 graus de temperatura ambiente poderá estar a mais de 29 graus. Para isso utilizamos termómetros laser. Muita atenção!
@@alvarobusquet muito obrigado pela contribuição. Você tem toda razão!
Ótima explicação.. caguei uma luminária aqui que tentei fazer.. pois joguei logo 3cm de camada.. ficou lindo, perfeito... achei que acertaria de primeira... de repente esquentou demais.. dps deu muitas bolhas e estragou o trabalho todo. se tivesse me informado antes.. mas ta bom, antes tarde do que nunca.
Encare como um aprenzido André. Aos poucos você vai entendo o comportamento da resina e fica mais fácil. Qualquer dúvida estou a disposição.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi Obrigado.
Ola...fui pinta mimha cerâmica....fiz a mistura de um balde de 3,6.... chegou na metade do balde nao consegui mais pinta..... esquentou de mais 😢😢e secou na hr😢...cara sua dica foi top...ainda tenho mais 4 baldes pra usa na cerâmica 😅gracas a vc vou conseguir
Fico feliz que conseguir te ajudar Ricardo.
Nossa!!! Esse Clóvis é genial!!! Parabéns!! Em fim... Obrigada pela orientação, infelizmente, eu não assisti esse vídeo antes, estou arrazada!!! Acabei, nesse instante, de estragar toda a minha resina e... Principalmente, o piso do meu quarto 😭😭😭😭 peguei 3k de resina pra colocar no piso do meu quarto, ela começou a esquentar muito e sair fumaça, imediatamente joguei no piso, quando tentei espalhar... Bowwwww ela já estava dura.. 😭😭😭😭😭 Aaaaai que tristeza!!!! Perdi o porcelanato e estraguei a tinta epóxi que eu já tinha colocado. E agora??? Tirar???? Nem MORTA!!!! Agora essa porcaria que eu fiz, vai ficar assim mesmo... 😭😭😭😭😭😭
Lamento por seu infortúnio Zila! Pena não ter visto o vídeo antes para eu ajuda-la!
5:58
Fiz uma eternizaçao e a resina esquentou tanto que queimou 😢 a pulseira do Rn
Acabei de derreter dois copos,Até achar seu vídeo, parabéns bem explicativo.
Grato Jbecker!
Perfeito!!! Agora entendi... Já tinha perguntado ao fornecedor, mas não foi nos passado essa relação de volume e espessura. Grata pelo breve retorno.
Não há de que!
*Puro like clicado com sucesso!*
Gratidão.
Clóvis, eu quero fazer um artesanato com vidros recicláveis (vidro de doce, palmito). Posso colocar a resina epoxi dentro desse vidro sem correr o risco de quebrar, devido a temperatura?
A temperatura de reação precisa ser bem alta para causar alguma quebra. Para evitar isso use a resina de reatividade compativel com o volume de aplicação. Se for aplicar internamente, lixe o vidro para maior aderência e procure usar as resinas de maior viscosidade para não contrair e soltar.
perfeita explicação!
fiz 50g de resina para 25 de endurecedor, dividi em 3 potes e um deles não ferveu, mas derreteu. moro na "cidade do sol" isso pode ter ajudado para que tenha esquentado? Obs: todos esquentaram kkkkkk
Com certeza. Quanto mais quente, maior a reação.
Sempre aulas muito úteis e proveitosas.
Obrigado Fernando!
Cloves, tem algum cálculo que eu possa fazer para evitar esse excesso de energia liberada? Considerando temperatura, recipiente para realizar a mistura? Tem algum cálculo teórico que é possível fazer e avaliar antes de fazer?
Não existe uma formula unica, pois a variação da resina e do endurecedor terão resultados completamente diferentes, então se vierem produtos de fornecedores diferentes, cada um terá uma curva. Por isso é muito dificil ter uma regra que englobetudo. E cada fabricante tem somente os seus parametros internos para controle de lote. Quando muito faz comparativos.
Uma verdadeira aula!
Grato Canal Silence!
Obrigado Clóvis por sua atenção em minha pergunta e tbm pela rapidez na resposta,me ajudou bastante. Um abraço e muito obrigado.
Top de maixxxxx , bela explicação
Grato Karina!
Amei sua explicação acabei de fazer uma mistura e ferveu e realmente fiz a mais do que costumo fazer. Virou uma meleca
Fico contente que tenha ajudado a entender o ocorrido Maria.
Bom dia Clóvis, eu comecei mexer com resina ontem pra fazer cinzeiros e dichavadores , você poderia me informar quanto de endurecedor e de resina eu poderia usar ???? Minha resina é da redeleaser ,........
Cintia, isso pode variar muito. Tem sistemas que são 100:50, 100:43, 100:100, 100:45. O melhor é perguntar para seu fornecedor.
Nossa, que explicação!!
Grato Caio! Fico feliz que tenha gostado!
OBRIGADO CLÓVIS VALEU MESMO , ABAÇOS !
Não por isso Benedito! Disponha quando precisar.
Monstro essa tua esplicaçao gostei
Gratidão Wescley
Super didático!
Grato Vagalume!
Caraca precisei perder a peça para aprender 😔 eta cagada viu 😭😭 parabéns pela explicação ajudou muito
Não há de que!
vc e uma pessoa dez na explicação..parabens aprendo muito com suas explicação
Adão, fico muito feliz que esteja sendo útil.
Valeu!!! Gratidão!
Não há de que Maria!
minha mistura de 100 g endurecei em 10 minutos ferventou e derreteu o copo. saiu ate fumaça.
tambem temperatura de quase 40 graus.
Pode realmente acontecer Fininho. Sua temperatura ambiente está bem alta e provavelmente sua resina é media a alta reativdade.
Me salvou! Obrigada
Fico feliz em ajudar Leide.
Explicação perfeita!! Muito obrigado e parabéns 👏🏻👏🏻
Não há de que Julia!
Olá Clóvis...
Muito bom suas explicações.
Há fornecedores que têm resina que dá para fazer até 10 cm. É natural que não se vai fazer 10cm de uma só vez, vai ter problemas de certeza. Agora pergunto se posso fazer 5cm de uma só vez em uma mesa 200×100×5cm? Vou pôr o máximo de madeira, assim vou gastar menos quantidade de resina. Por conseguinte menos reatividade e tbm a uma temperatura em média -/+ 16 . Bem haja
Rui a principio se for uma resina para altas espessuras é possível sim. Mas converse com seu fornecedor os detalhes do volume descontado a madeira selada.
Boa noite!!! Clóvis, eu usava a resina de média viscosidade, agora mudei pra baixa viscosidade da poliéster. Mas, ela está esquentando mais que o normal e mudando a cor do pigmento. O que devo fazer? O pink neon está curando na cor vermelha!!! 😞
As resinas poliéster mais diluídas costumam ser mais reativas, então diminua a dosagem de catalisador.
Hoje fiz uma eternização no molde de 14cm, esquentou muito, muito, muito! Fiz por camadas de 50gr e 25gts de catalizador. Posso diminuir as gotas até quanto, para não prejudicar a cura? Aqui em Rio Preto é muito calor!!!
Muito boa explicação. Obrigado!
Disponha Mauro!
Parabéns pela explicação , seus vídeos são ótimos
Grato Sergio.
Valeu Clóvis. Boa explicação...Parabéns
Grato Valdir!
Acabou de acontecer isso comigo!! Deixei uma mistura pronta em um copo pra ir pegando aos poucos para misturar pigmentos diferentes… em 10 min o copo começou a derreter e saía muitaaa fumaça, pensa no susto! Perdi todo o material 😫 hoje está 33 graus, e como eu prefiro resinar com a janela aberta, não liguei o ar… mas agora ja sei que tenho que fazer de menos quantidade!! Como sempre, obrigada Clovis!!!
Disponha Mah
adorei seus videos. valeu por passar seu conhecimento para nós
Não há de que Nubia. Seja bem vinda ao canal!
Olá, eu faço canetas e chaveiros de resina, então não utilizo quantidades tão grandes como 100g, no máximo 50g, e ultimamente quando eu deixo cerca de 20g em um copinho por menos de meia hora a resina está endurecendo!
Não sei o porquê isso está acontecendo
Janaina de forma geral a maioria das resinas de artesanato tem tempo de mistura e aplicação de aproximadamente 30 minutos então está dentro de uma normalidade. Lembre que o tempo de mistura conta junto. E a temperatura ambiente é fator decisivo na velocidade de secagem também.
Parabéns pelo canal. Obrigado pela ajuda.
Não há de que Eugênio!
Qual é a diferença entre durepoxi e resina líquida?
Existem vários pontos, mas o principal é a inclusão de alto teor de cargas minerais para deixar com a consistência de massa. Similar ao processo de fazer uma massa cimenticia ou massa de macarrão
Valeu Clóvis fiz mesa e coloquei 12 kilos de resina epox por isso deu 2 trincas, parabéns muito bem explicado abraço 👍👏👏
Disponha Giuliano.
Que vídeo show irmão 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Pena eu não ter visto antes.
Usei resina em uma bombinha de máquina dentro de um tudo de 100mm, levou inicialmente 700g. Esquentou muito e trincou. Então eu preparei mais um pouco de solução e fiz uma emenda. Espero que dê certo!
Rivaldo, quando o sistema é muito reativo, o ideal é fazer por partes, ou adquirir um sistema menos reativo.
Fala Rivaldo beleza?? Eai deu certo a emenda??
Clóvis preciso colocar resina num vidro de um litro, fiz isso sem saber e coloquei toda resina de uma vez e o vidro se quebrou pelo aquecimento que causou e perdi todo produto. Pelo que entendi eu tenho que fazer aos poucos? De 3cm em 3cm é isso? Faço 3cm espero esfriar e assim por diante???? Abraço
Max, seria mais ou menos isso vai depender da reatividade do seu sistema e da temperatura ambiente. Existem alguns sistemas para altas espessuras que é possivel fazer em duas vezes ou até 1 vez se a temperatura estiver branda.
Muito obrigado
@@maxteske2582 disponha.
Parabéns pela explicação e trabalho que vem desenvolvendo
Gratidão pela gentilrza Luis!
Muito obrigado mesmo pela especiação muito boa
Disponha Adriano!
Show de treinamento,parabéns.
Grato Claudemir!
Explicação muito boa! 👏🏾👏🏾
Fico feliz que tenha gostado Edson!
Valeu pela força!! Ótima explicação!!
Disponha André!
Muito obrigado pela dica ,ganhou mais um inscrito
Disponha Reginaldo!
Clóvis , boa noite
Por quanto tempo a resina continua sendo tóxica ? Depois de quanto tempo posso deixar ela normal no ambiente sem risco de contaminação ? Obrigada 💜
Quando ele estiver completamente curado. Conforme ele vai secando e curando vai gradativamente diminuindo as emissões.
Clóvis, moro em uma cidade muito quente. Comprei a resina agora pra aprender, porém faço de poucas quantidades para testar. Na hora que coloco na forminha ela esquenta muito, sal fumaça faz borbulhas e endurece. O que preciso fazer?o que estou fazendo de errado?
Danusa, por você morar em uma região quente, é provável que o sistema que está usando seja muito reativo. Se você está dosando corretamente, pu você faz em duas aplicações para não concentrar muito material ou solicita ao seu fornecedor uma resina menos reativa.
muito bom está de parabéns
Gratidão Jonathan!
Ótima explicação, adorei.
Que bom que lhe ajudou Laydson.
Boa noite Clóvis eu posso aplicar uma resina em cima de outra já seco ou porcelanato líquido?
Pode, mas se não lixar a adesão será menor. Tudo vai depender do esforço que será exercido posteriormente.
Clóvis, boa tarde! Fiz dois produtos com a resina epoxi, a boquilha secou de boas, mas a palheta não, ela ficou mole na ponta que é extremamente fina. Neste caso deveria ter usado mais endurecedor? Outra dúvida é quanto tempo devo esperar para levar a boca?
Não sei o sistema que usou. Mas tente fazer a pós cura para ver se a palheta enrijece. Quanto a boquilha não tem como te falar pois não sei o que usou. O melhor é consultar seu fornecedor.
Qdo menos produto em um recipiente, mais tempo ganho para trabalhar?
Sim Sandra. Existe um limite para cada sistema, mas de forma geral quanto menor o volume e mais ameno a temperatura mais lento ocorre a reação.
Simples e dinâmico. ótimo... valeu Clóvis !!
Disponha Silvio!
Meu amigo você da curso pratico?
No momento não Silvio!
Boa noite professor.
Qual resina vc indica pra fazer orgonite artesanatos?
Bertobety, na verdade vai depender do tipo e preferência porque há pessoas que preferem poliéster e outras que preferem epóxi. Ou seja as duas são usadas.
Clóvis, excelente essa sua explicação. Parabéns.
Gratidão Naqleto
Olá, Clóvis!
Estou fazendo uma cola com resina e aerosil. Quando misturo num copo, ela fica firme, mas quando passo em superfície, ela derrete o que pode ser?
Estou colocando a proporção de 2:1 de endurecedor e aerosil até a consistência de uma pasta de amendoim. Obrigada desde já.
Provavelmente seu aerosil é hidrofilico e como o endurecedor deve ter caráter polar ele quebra a tixotropia.
Boa tarde Clóvis, parabéns pelas explicações gosto muito de seus vídeos. Agora me tire uma dúvida: se pôr acaso eu conseguir baixar a temperatura da resina epóxi ela diminui a viscosidade e aumenta o tempo de reatividade? Desde já agradeço a atenção. Obrigado.
Ao baixar a temperatura a viscosidade aumenta e a reatividade diminui, se tornando mais lento.
Clóvis,Eu vejo que essas river table são difíceis de encontrar,eu gostaria de saber,é um bom negócio fabricar mesas e outros tipos de móveis com resinas epoxi?
Pessoal procura bastante esses tipos de móveis?
Adson, atualmente tem sido um mercado muito rentável. Quando bem feito e com criatividade em média se consegue 3x o material investido.
Obrigado
Por nada Rubens!
Olá!! pensando pouca quantidade, como 20 a 30 gramas de resina epoxi de baixa viscosidade, é possivel que ela ferva dessa maneira?
Pouco provável. Só se estiver em local muito quente.
Gratidão Clóvis, adorei a explicação!!!🙏
Disponha Badi
Olá Clovis Sakamoto, em primeiro lugar quero te agradecer pela sua boa vontade em nos ajudar passando dicas valiosíssimas e quando possível, me passar uma dica sobre o lixamento de cabos de facas a facões feitos com resina epoxi misturada com perolado. eu posso aprofundar o lixamento após ter certeza da cura ou correrei o risco de chegar em uma parte mole e estragar o cabo... estou iniciando como hobby e passa tempo. agradeço muito. abraços.
Arthur se o sistema epóxi foi dosado, misturado e curado corretamente a dureza dele fica igual indiferente de ser na superfície ou no centro.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi Nossa!!!! Surpreendente a sua presteza. Agradeço muito suas dicas. muito obrigado Amigo.
@@pilotoarturrabelo229 disponha.
Boa noite Clovis, uso resina de baixa viscosidade 100/46 onde moro esta fazendo normalmente entre 9 e 18 graus as peças estão demorando em media 48 horas para endurecer as vezes ate um pouco mais, com 24 horas ficam até maleaveis ainda, só consigo tira-las do molde depois de 48 horas, fiz uma estufa caseira com lampada de 70 watts mas parece que não esta funcionando, quanto tempo e qual distancia da lampada deveria deixar as peças para que curem? sera que estou fazendo algo errado?
A lâmpada precisa atingir uma temperatura mínima de 35° C para ter algum resultado. Então veja se o tamanho da caixa e a distância da lâmpada favorece este aquecimento. Coloque um termômetro perto das peças para ver se está chegando próximo disso.
Aconteceu comigo ontem. Coloquei 60g de mistura e dividi em dois copinhos. Enquanto usei um. O outro começou a tipo ferver. Cresceu de tamanho e danificou o copinho plastico q estava. Fiquei super assustada.
Pode acontecer mesmo Amanda. Sabendo disso já sabe que deve misturar quantidades menores por vez, ou procurar um sistema menos reativo.
Poderia indicar fornecedores… obrigado
Existem diversos. Entre eles Avipol, Redelease, Silaex, Sulfibra, Ibex química, Minas Resinas, etc...
Tem como recuperar quando ela endurece?
@@Milenev infelizmente depois que misturou o endurecedor e reagiu não tem como reverter ao estado líquido
Muito boa a explicação. Faço pequenas peças sobre acrílico (diâmetro de 5cm) sempre usando a proporção 2x1 (resina + endurecedor), mexendo por 3 a 4 minutos e ocorre que quase sempre a resina não se espalha com facilidade sobre a peça. Em que estou errando? Que devo fazer pra resina não ficar tão densa e se espalhar bem sobre minhas peças?
Kegulu, utilize uma resina de menor viscosidade como comento no video ruclips.net/video/7b-68FWynDc/видео.html
Vi o vídeo. Excelente! Tirou minhas dúvidas. Obrigado
@@kegulu disponha!
Obrigada
Disponha.
Que resina indicada para eu fazer peças plásticas ou ao menos semelhante?
Ou seja que tenho ao menos 10%dd flexibilidade
Daniel, se deseja malhabilidade, use a resina epóxi flexivel.
Bom dia Clóvis!
Mais uma vez parabéns pelas explicações, muito didática nos detalhes, isso faz toda diferença na escolha da resina para cada aplicação, influenciando no resultado do produto.
Carlos, fico contente em ajudar. Grato pela gentileza das palavras.
Nossa! Aconteceu isso cmg hoje, coloquei numa metade de garrafa pet 600ml. Tava usando a resina quando voltei ao pote, estava quente demais, endureceu e fez fumaça. Ajudou muito o vídeo!
Valeu! Clovis!
Abs, Jackson
Disponha Jackson. Fico muito contente que tenha lhe ajudado.
Olá Cóvis, Fiz uns testes aqui com Resina Poliester Cristal + Corante branco, +- 2 a 3 % de corante. Em um Bloquinho de 15mm x 100 mm ela encolheu cerca de 1,5 mm em cada lado.
Outro Problema é que ela ficou toda gosmenta na superfície.... Fiz algo errado ?
Luis, basicamente você se deparou com algumas das características comuns do poliéster. Eu explico melhor no canal que falo só sobre poliéster em ruclips.net/channel/UCwcM3tUCl6Jt43ZSVzhIc8A.
Aconteceu isto comigo do mesmo jeito de vídeo que esplicou perdi tudo
Pois é Eliezer. Na próxima misture menores quantidades ou use um sistema menos reativo.
Boa noite. Porque a resina trincou na hora que estava lixando?
Thalyta é difícil dizer pois não sei qual é a sua peça. Pode ser falta de cura, excesso de vibração, resina inadequada para a aplicação. Enfim existem muitas possibilidades.
Eu utilizei 150 ml de uma resina de baixa e coloquei pigmento preto e esquentou e secou muito rápido e deu até bolhas do tanto que esquentou aconteceu 2 vezes há isso.
Provavelmente porque é uma peça muito espessa e o ambiente deva estar quente. Tente dividir em 2 ou 3 camadas.
Ótima explicação, eu utilizei muita resina acabou aquecendo muito e trincou. Tenho como aproveitar a peça com mais uma camada nas trincas? Ou perdi o material utilizado ? Obrigado!
Se você tiver acesso a trinca pode preencher com uma resina de baixa viscosidade. Como não vai ficar uma emenda perfeita talvez colocar um corante até para realçar e virar um efeito.
Boa tarde Sam.o Sr faz curso presencial?
No momento não Wagner.
Olá eu preciso de uma resina que só cura pelo calor em uma estufa sem ouso de aditivos para endurecer. Trabalho com modelagem manual e não posso me preocupar com o gel time, quero endurecer a peça na estufa só quando tiver acabado a modelagem. Conhece alguma resina desta natureza? E quais as cargas que posso utilizar para dar consistência para modelar?
Julio, existem diversos sistemas que curam a quente sem uso de catalisadores. Entre elas as resinas fenolicas, fenol-formaldeido, e maleicas, entre outras. As resinas epóxi e poliéster podem ser curadas a quente, mas precisam de um catalisador que durará somente um dia. Qualquer carga aumenta a consistência das resinas veja os diversos videos que falo sobre cargas.
@Aylton Luis Figueiredo Junior Em São Paulo é onde mais se encontra fornecedores. Entre eles Avipol, Redelease, Maxiepoxi, Polipox, CCI, entre outros.
Essa diferenciação de produtos eu consigo onde???
No seu fornecedor. Com certeza ele deve ter um portfólio de vários sistemas.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi Obrigado Sakamoto. vou verificar. é a primeira vez que uso o material e ainda estou engatinhando. Suas dicas são valiosíssimas. Obrigado.
@@alex2s3107 não há de que. Precisando estou a disposição.
Boa noite Clóvis sou um seguidor de seus vídeos estou começando a trabalhar com resina preparei mais ou menos 100mlnde resina e umas vintes ml de catalizador depois que apliquei dentro de uns 10 minutos começou a ferver e vidrificou o que pode ter acontecido
Tony, existem diversos sistemas e é dificil dizer sem saber que produto usou. Provavelmente você utilizou um sistema mais reativo ou não seguiu a proporção correta em PESO e não em ml, como comento no video ruclips.net/video/FDWc4ouQyF4/видео.html
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi obrigado pode terceiro isto msm ajudou muito
Disponha Tony!
Boa noite eu já preparei uma estufa como o senhor explicou
Seria bom eu usar ela em peça pequena exemplo em um colar de uns 5cm de comprimento por 4 mm ajudará a secagem mas rápida ou por ser um tamanho médio por assim dizer a estufa não seria preciso ?
Se eu deixar na estufa tenho que olhar a cada 20 minutos pos pelo calor ela pode curar mas rápido certo ?
Já agradeço antecipado
Para uma peça pequena como essa uma estufa ajuda muito. Se a estufa não for tão quente ou tiver algum controle de temperatura não há necessidade de ficar vigiando.
Clovis, tudo bem?
Eu quero fazer uma esfera de 6cm transparente. Qual melhor resina para isso?
Que não fique amarelada e que não aconteça o super aquecimento.
Otavio, você deve gastar umas 130 gramas. Eu usaria um sistema para altas espessuras com proteção UV e teria paciência na secagem e se necessário faria pós cura depois.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi Oh, muito obrigado! Já vou pesquisar então o processo de pós cura então no seu canal, para entender melhor. Ja dei uma pesquisada aqui resinas de alta espessura e achei Redelease e também AG.
Obrigado, Clóvis, gosto muito do jeito que você explica! Sucesso, fica com Deus.
@@otaviodipaso6073 gratidão!
Ótima explicação! Mas Clóvis, então eu não posso fazer misturas muito concentradas em ambientes com temperaturas altas? Não entendi muito bem.
Maria, tem duas coisas que aceleram a reação da resina. Volumes concentrados acima do recomendado pelo sistema usado e calor. Então se juntar os 2 será muito rápido.
O resultado final da peça ficou opaca e com alguns pontos com aspecto de espuma. Fazendo todo o processo de lixamento e polimento conseguirei a transparência novamente. ? Obrigada. Sou nova nesse mundo!!kkkk
Cristina, é possivel que sim. Se a opacidade foi blush e as espuma for bolhas superficiais sim. Porém se tiver muitas bolhas elas continuarão aparecendo mesmo lixando. Se isso acontecer em vez de polir aplique uma camada de resina bem aplicada que deve ficar brilhante.
bão vídeo, parabéns!
Grato Guilherme!
Tô querendo fazer uma mesa qual resina eu devo usar
José, vai depender muito do tipo de peça e da configuração. Tem vários tipos para aplicações diferentes.
Será que tem relação c a resina ser de baixa viscosidade e a piramide ser grandinha?
Despertar, nem é tanto pela viscosidade. Mas sim pela reatividade do sistema e tamanho da peça como explico no vídeo.
otima esplicacao Cloves, parabens, que Deus continue te iluminando👏👏👏👏
Gratidão Alberico.
Estou usando resina poliester cristal para algums moldes e ele quando endurece ela encolhe algum mm do tamalho do molde original o que pode ser ?
Obrigado !
@@alexandrebastos4083 é normal. Resina poliéster pode chegar a um índice de contração de até 10%. Se misturar carga diminui um pouco.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi Também tive o mesmo problemas que o Alexandre (eu usei a Ortofálica) coloquei 50% de carga mas mesmo assim houve uma retração considerável. Qto de carga se pode usar? Fazer o preenchimento do molde em camadas diminui a retração?
@@silviosecco na verdade não existe um máximo . Você pode colocar quanto quiser. O que acontece é que a resina vai engrossando e dificultando a aplicação. Mas existe um limite do quanto consegue segurar a contração. Para não contrair use o epóxi.
Fui tentar fazer meu primeiro orgonite e as paredes da pirâmide ficaram tortas e tbm com uma rachadura na base, tem jeito de preencher e consertar? Lixando eu consigo? Obrigada!
Despertar, você pode reparar a trinca, mas tem que ficar ciente de que não ficará imperceptivel. Neste casos é melhor fazer o que recomendo em ruclips.net/video/2oYpVUln9BQ/видео.html
Ola bom dia
Bom dia!
Oi seus videos são de grande aprendizado, desde já muito obrigado. Uma dúvida é (não sei se entendi certo)
por exemplo: se eu quisesse fazer um taco de beisebol ou uma coluna romana (aqueles suportes para vaso) sabe? objetos que demandariam bastante quantidade de resina, então eu teria que fazer pequeníssimas camadas e esperar secar? ou existe outra coisa que eu possa fazer para não haver tamanha elevação de temperatura e consequentemente perca da peça? (em caso que o molde seria de silicone)
Você pode fazer em camadas pequenas com um sistema para baixas espessuras ou camadas maiores em sistemas para altas espessuras que tem baixa reatividade e geram menos calor.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi acho que entendi, se tiver mais duvidas entrarei em contato muito obrigado!
@@enmeyokayo disponha!
Olá Clovis! Preparei 80g de resina média viscosidade +40 de endurecedor clear numa só vez, porém depois dividi essa mistura em 4 partes, somente uma das partes ferveu, chegou a sair fumaça, tem alguma noção do que pode ter ocorrido?
Luana, se você porcionou igualmente, provavelmente a ultima porção é a que reagiu mais violentamente, porque até você dividir ele foi acumulando mais energia calorifica.
No caso após misturar bem os componentes. Nao teria que esperar pelo menos 2 minutos pra ela descansar um poouco 3 só depois dividir ?? Ou posso misturar os 5 minutos meu produto e ja dividir ela em pqeunos potes ?
Como faço para tirar o cheiro da resina
Normalmente a resina epóxi não tem muito odor e depois se curado ele é quase inodoro.
Bom dia! Minha resina esquenta quando coloco pigmento, esquenta e espuma quase pega fogo. estou colocando as proporções certas e não tem jeito. alguma dica?
Erin, duas coisas você tem que verificar é se o pigmento é adequado e se você não está fazendo volumes muito maiores do que o indicado para esta resina, como explico no vídeo.
Boa noite Mestre Clóvis estou usando moldes de plásticos e está murchando com a temperatura. a epóxi esquenta mais que a poliéster ?
Bertobety, isso vai variar muito de sistema epóxi e da quantidade de mek no poliéster. Em ambos os casos temos variáveis que pode controlar a reatividade.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi muito obrigado.
@@bertobetyfernandes3418 disponha.