Muito esclarecedor. Estou começando a fazer trabalhos em resina e as dúvidas surgiram. Disparado o melhor conteúdo que encontrei. Agora não tenho dúvidas quanto ao caminho a seguir. Muito obrigado
Excelente vídeo, muito conhecimento técnico vou assistir todos os vídeos seu, pretendo trabalhar com resinas, mas antes preciso de um mínimo de conhecimento, seu canal é ótimo, parabéns.
Gostei muito da sua aula.Gostaria de saber se tem como fazer uma peça que tenha resina cristal poliester dentro de uma forma e apos secar 24 horas .cobrir uma outra camada dessa vez de resina epoxi cristal de media viscosidade para dar o acabamento doming na superficie da peça para evitar ter ofuscamento.
Que aula maravilhosa, obrigada por tantas informações, sou nail designer tenho formação em química dos produtos de unha e os nomes técnicos da química são bem familiar, estou iniciando na resina pra auxiliar minha filha. Gosto de estudar antes de começar.
Seja muito bem vinda ao canal. Acredito que encontrará muita informação queauxiliará na jornada de sua filha! E constantemente posto novos conteúdos. Fique atento.
Primeiro parabens, você é um excelente profissional.Excelente explicação é tenta atender a todos os comentarios .Eu vou iniciar trabalhar com artesanato, transparentes, em quesito transparência para pequenas peças seria ideal a poliéster? Hoje no mercado já se tem epóxi que não amarelam?
Buenas tardes! Te saludo desde Uruguay. Gracias por la clara explicación. Estoy hace poco experimentando con la resina. Y me es muy útil saber la diferencia entre una y otra.
Bolhas de forma geral tendem a ser provenientes do processo ou de objetos inclusos na resina. Então basicamente são de mesma origem seja no epóxi ou no poliéster.
Bom noite ! Você é muito bom neste assunto ! A resina epoxi serve para revestir isopor com manta de fibra de vidro, se servir , qual o melhor isopor, ou o mais resistente ?
Antunina, de forma geral serve sim. Isopor é um nome comercial de um tipo de EPS (sigla em inglês para poliestireno expandido). Comercialmente ele tem várias densidades e os mais densos tendem a ser mais resistentes.
Muito legal o seu vídeo! O que você recomendaria para cobrir uma mesa de jantar de madeira antiga bastante usada no dia a dia? E se for para usar como piso de uma cozinha, qual a melhor opção para um "porcelanato líquido" ??
Gostei muito da aula, muito esclarecedora. Queria saber se posso usar a resina de poliester pra fazer uma carroceria de carro. E qual seria a recomendada.
É possível Esther. Já vi peças feitas com 20,0 kg, porém por uma pessoa muito experiente, que entende o mecanismo de reação e todos os pormenores do comportamento da resina.
Belo vídeo! Tirou algumas dúvidas mas tenho uma curiosidade, as lâminas dos corredores paralímpicos são feitos da resina epóxi baixa, média ou alta ou é uma resina especial?
Esses laminados de alta performance costumam ser feitos por resinas epóxi curadas em alto clave com fibra de carbono ou ainda sistemas mais sofisticados como carbono-csrbono
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi ah sim. Tem uma ótima didática, mesmo pra pessoas mais leigas é possível tem uma boa compreensão. Eu tenho interesse de trabalhar com resina, mas como hobi, mas confesso q me preocupou um pouquinho devido a vastidão de detalhes entre os tipos de resina. Eu demando de pouco tempo então precisaria de tempo pra pegar alguns princípios para me aventurar de modo a diminuir as chances de não ter êxito.
Quando tive fábrica de imãs de geladeira costumava usar uma pequena quantidade de álcool 92° dissolvidos na resina cristal. Isso deixava ela menos quebradiça em caso de queda.
Isso realmente acontece, mas é temporario, pois com o passar do tempo o alcool vai migrando e evaporando e voltando a ficar mais quebradiço. Pode em alguns casos mais finos até envergar pela contração.
Bom dia Clóvis entrei agora nesse mundo da resina e cada dia que passa me interesso mas pelo conteúdo,só poderia me tirar uma dúvida se possível,quero saber qual resina melhor que se usa pra fazer matriz pra silicone?. se for possível responder já lhe agradeço ☺️🙏🏻
Lidiane a matriz pode ser feito de diversos materiais com a mesma qualidade. Desde acrilico, resina poliéster, polietileno, vidro, metal, etc... O importante é usar o desmoldante indicado pelo seu fornecedor de silicone em função do material da matriz e do acabamento que dará, pois o silicone copiará fielmente cada defeito ou espelhamento.
parabéns pelo conteúdo, bem completo... o engraçado é que eu acho que neste tempo o cenário inverteu, não tenho números rsrs, mas tenho a impressão que a resina epoxi é muuuuuuito mais popular agora do que a poliéster né? tanto que trabalho com a epoxi a uns 2 anos e agora resolvi procurar algo sobre a poliéster e é mais difícil encontrar vídeos de artesãs, a não ser vídeos mais antigos e normalmente pra quem trabalha com joias, mas de qualquer forma o vídeo me tirou algumas dúvidas, acho que pela questão do cheiro (e da toxicidade) da poliéster, é melhor continuar com a epoxi mesmo (eu estava atraída pela questão de não amarelar e do valor da poliéster rsrs)
Ambas tem seu valor e utilidade . Não tem melhor ou pior. Tem a que Melhor se adequa a sua necessidade. Eu tenho um outro canal que só fala da poliéster
Boa tarde Clóvis. Parabéns pelo maravilhoso trabalho. Qual é o risco de sermos contaminados com Bisfenol-A na manipulação e lixamento de resinas epóxi e poliéster ?
Poliéster não usa bisfenol A. O epóxi usa o bisfenol A como matéria prima para produzir o DGEBA que não tem bisfenol A livre. Então é improvável também que libere.
Parabéns pela explicação sobre a diferença entre as duas resinas. Aprendi muito sobre elas. Gostaria de saber se existe um produto específico para se aplicar em isopor de maneira que eu possa usar a resina de poliéster com manta de vidro em laminação (construção de caiaque)
Wander, neste caso recomendo que lamine com a epóxi. Porque qualquer coisa que fizer revestimento de isopor, se tiver uma unica pequena falha e a poliéster entrar em contato já vai atacar e corroer.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi Moro na região norte e não tem indústria, sinal região Sul e sudeste, você pode indicar uma indústria com o valor e qualidade boa?
Boa noite Clóvis, acompanhando seus vídeos, pelos quais lhe parabenizo. Tenho uma dúvida, qual resina epoxi posso usar em uma compoteira de conserva em cachaça, feita de vidro e madeira. A resina seria para colar o vidro na madeira realizando a vedação, porém terá contato com a conserva e com a cachaça. Posso usar resina? Ou saberia me informar o que usar?
Muito obrigado pela explicação! Por favor, poderia me dar uma dica? Vou fazer um caiaque com estrutura de isopor e laminar com fibra de vidro. O senhor recomendaria a resina epóxi? Se sim, qual eu poderia usar levando em conta o custo benefício? E poderia usar fibra de vidro ou tecido de fibra de vidro comuns? Muito obrigado! 🙂
Em termos estruturais não posso ser assertivo pois não sou engenheiro naval, portanto o uso de tecido ou manta dependerá do calculo estrutural. Mas em termos de resina, pode e é usado a resina epóxi sobre isopor comumente. As resinas epóxi de menor custo costumam ser as alta viscosidade sem proteção UV. Então terá que ter mais habilidade para laminar e fazer uma pintura de acabamento.
Oi Clóvis, boa tarde. me chamo Derek, sou colecionar de dados dos mais diversos tipos e tamanhos. Recentemente comprei da china algumas formas para fabricar dados em resina, na minha cidade existe uma grande didifuldade de orientação e mesmo de insumos do genero, todavia consegui encontrar uma resina, na qual o vendedor so conseguiu informar que se tratava de resina cristal, ao acompanhar seus videos e também outros aqui no youtube, consegui compreender que se tratava de resina de polister, tive algumas orientações a partir de seus videos, mas me encontro com algumas duvidas, primeira, realizo a media de 100g de resina para 1g de endurecedor, na maioria dos casos o processo ocorre certo no que se diz respeito a endurecer, todavia, 2 situações decorrem, a primeira é, mesmo preenchendo por completo as formas, acontece uma especie de evaporação, fazendo com que a resina, na parte superiror jutno a tampa, se deforme, e a segunda é, na maioria das vezes, os dados não ficam lisos, sempre enrugados e tal, alguns consigo reverter com o processo de lixamento e polimento... mas muitos nao consigo... ja tentei eliminar ao maximo o oxigenio que fica nas formas, tanto que nao tenho tanto problema com bolhas, porem, muitas falas aparecem com certa frequencia, ja me conformei que provavelmente o meu problema seja o tipo de material mesmo, porem, gostaria de saber de um especialista, onde de fato estou errando e se é impossivel fazer com esse tipo de resina. o que me atrai nessa resina é a coloração transparente que me facilita na construção de efeitos coliridos.
Se você está tendo este tipo de reação provavelmente seu oculos de segurança não está protegendo. Recomendo utilizar um óculos ou protetor facial que seja mais abrangente e justo.
Eu não digo que seja impossível, mas a chance de dar errado é grande, pois a resina poliéster contrai, tem baixo poder de aderência, exotermia dificil de controlar, dureza vitrea, etc... Então teria que ter muito conhecimento, recursos financeiros para fazer vários testes, e paciência.
Clóvis, é muito bom saber que estão trabalhando nesse projeto. É uma fatia muito grande de mercado para se explorar e atender bem no Brasil, assim como inúmeras outras. Quando acontecer, divulgue. Obrigado.
Assim como a resina epoxi 1:1 por volume, foi uma solicitação e viabilizou, a resina de cura UV tem boa chance também. Vamos ver. Mas quando estiver disponivel a empresa que encomendou com certeza divulgará.
Oi Clóvis, primeiramente quero enaltecer sua didática, sempre muito claro para transmitir todo esse conhecimento. Clóvis, estou com uma dúvida, acredito que você possa me ajudar. Qual das 2 resinas é menos agressiva ao corpo humano? Quero fazer uns potes personalizados para guardar alimentos, qual das 2 não "contaminaria" esses produtos, com cheiro ou reações químicas? Aguardo sua resposta.
Boa tarde, ótimo vídeo. Utilizei a cristal poliéster para fazer um pequeno artesanato e não consegui tirar todas as bolhas, mesmo utilizando o maçarico, além de aparecer as duas camadas de resina que utilizei. Também, apos o lixamento e polimento a peça ficou opaca. Enfim, ocorreu muita coisa errada, mas estou treinando para fazer uma pequena mesa de centro.
Parabéns pelo canal, estou começando a mexer agora com laminação de fibra de vidro e de carbono, estou com uma dúvida, todos os vídeos que vejo de laminação de vibra de vidro são com resina poliéster, existe alguma restrição ao uso da epóxi com a fibra de vidro, se sim quais são?? ou é apenas opção mesmo?
Não existe restrição. O que acontece é que por ser uma resina mais forte é mais comum usar com fibra de carbono ou aramida. Mas é usado sim fibra de vidro com epóxi.
bom dia amigo q linda explicação parabens tenho uma duvida para fazer uma pia de de cozinha de concreto e um tampo de mesa de madeira devo usar epox ou poliester ??
Paulinho, depende da pia. Se for como os feito em marmore sintético com molde o mais comum é o poliester. No caso de revestimento de concreto e madeira ai eu recomendo o epóxi.
Ei Clóvis gosto muito dos seus vídeos o senhor e um ótimo professor gostaria de saber se posso fazer mesa com resina epoxi e posso usar somente a resina Poliéster qual a diferença das duas um grande abraço obrigado
muito boa explicação,mas pra mim ou outros que estão iniciando,vc.poderia nos explicar sobre resina epoxi dura,as que são usadas até para ferramentas...para conexão entre tubos,inclusive já existem em alguns paises em que o uso é bem frequente...uma aula sua nesse segmento seria muito útil...obrigado
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi ok...clovis vou procurar é que estou vendo por ordem,vou ver qual mais se aplica...preciso fazer travas conectoras de tubos quadrados,e não sei qual a melhor opção...precisa ser forte mas um pouco flexivel...emfim agradeço sua atenção...obrigado
Flavio, existem dezenas de tipos de sistemas de impressão 3D. É possivel que com a tecnologia e os equipamentos corretos você possa fazer sim. Vai de muita pesquisa e investimento em tecnologia.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxipra passar sobre uma pia de granito qual é a melhor resina , passeia acrílica cristal da redelaeser e demorou muito pra secar em 1l coloquei os 30 ml de catalizador ,mas está muito frio , será que foi isso ? E perdi metade do produto pq endureceu muito rápido desde já agradeço
A resina cristal poliéster não é indicada para acabamento superficial pois ela não tem bom acabamento devido a inibição de cura pelo oxigênio. Neste caso o epóxi para baixas espessuras funcionará melhor.
Parabéns pela explicação. No caso sobre o amarelamento da resina epoxi é referente ao armazensmento, as peças qdo feitas não vão ficar amareladas certo?
Boa noite professor! Gostaria de parabenizar e agradecer pelo conteúdo passado, tenho aprendido muito com suas aulas. Quero produzir algumas peças, mas moro em apartamento pequeno e me advertiram sobre o cheiro quase insuportável das resinas. Poderia me indicar alguma resina epóxi de baixa espessura sem cheiro? Obrigado e mais uma vez parabéns por esse excelente canal!
Julio, devem ter falado do cheiro da resina poliéster que realmente tem um odor forte. A maioria dos epóxi tem baixo odor. De qualquer forma sempre use os EPI, s.
Excelente comteúdo, estou começando a aprender sobre resinas, e tenho muitas duvidas, É possivel usar resina poliester em mesas de alta espessura acima de 5cm? Se possível tem alguma dica que possa ajudar?
Possível é. Porém é bastante desafiador. Sugiro investir tempo e produto para ir testando, pois ele tem diversas caracteristicas que terá que vencer onde o epóxi não tem como contração, baixa adesão, exotermia, dureza vitrea, migração do monomero. Mas como não acredito no impossível, é questão de desenvolver a técnica com diversos experimentos e modificações.
Primeiramente parabéns, suas explicações são ótimas. Pergunto qual tipo de resina epóxi devo usar para formar, em uma aplicação só, uma peça de 10X10X30 cm sendo que metade do volume será preenchido com um objeto?
Carlos, depende muito de como é a conformação desde peça mas de modo geral se for metade deve dar em torno de 1,8 kg de mistura, levando em conta que nada será absorvido pela peça. Sendo assim p mais provável seria a resina epóxi para altas espessuras.
Boa tarde Clóvis. Agradeço o retorno. Seria fantástico se alguma empresa brasileira comercializasse esse produto - resina de cura UV. Com toda certeza, é um público muito grande, assim o acesso ao produto seria mais fácil. Sucesso sempre.
Alexandre, eu até estou desenvolvendo para uma empresa que encomendou o projeto, mas como todo desenvolvimento não é certeza de dar certo, nem de data para disponibilização.
Vídeo incrível!! Você saberia me dizer qual das resinas possuí melhor rigidez dielétrica? Pretendo escolher uma das duas para a aplicação em equipamentos de alta tensão.
Sem dúvida nenhuma a epóxi. Sem levar em conta possíveis modificações que podem aumentar mais a rigidez, de forma geral o epóxi tem pelo menos o dobro da poliéster.
Cesar, é bastante complexo, porque são vários produtos em diversos processos. Sistemas de banho, telagem, envelopamento, estucagem, etc... Fora a variedade em função do tipo de pedra.
Boa tarde! Quero fazer bijuterias com flores secas, chaveiros com pedras... já estava pronta para comprar a 4008 baixa viscosidade uv mas vi em um vídeo da redealease que com um tempo ela acaba amarelando e que a que não amarela é a crystal clear, mas eles só tem essa com uma quantidade grande e um preço bem elevado para quem ainda vai começar.
Olá "Mundo Games". Toda resina vai sofrer modificações com exposição ao sol. O que acontece que a durabilidade dessa proteção vai depender do tempo e intensidade do sol. No caso de chaveiros e bijuterias costumam ser esporádicos. Portanto qualquer sistema com boa proteção durará muito tempo e a mudança será tão gradual que a pessoa só vai notar se colocar uma nova igual ao lado.
Legal o seu jeito de explicar! A gente consegue entender perfeitamente e nos ajuda muito em nossas dúvidas, é tipo eu me olhar todos os dias no espelho e não vê grandes diferenças, pois há o acompanhamento, e depois pegar uma foto de 30 anos atrás. Muito Obrigada
Amigo, boa tarde! Parabéns pelo conteúdo.. a alguns anos atrás comecei a me interessar e não encontrava referencias, parabéns! Sobre a resina epoxy.... o que acha de ideia de colocar no papel (desenhos/ pinturas) o que pensei: envernizar o desenho com verniz spray >> preencher a resina por cima com um caixote p/ limitar a área de vasão da resina... polir e lixar por ultimo... fazer como uma moldura minimalista. abraços
Completamente possível Estevam. Só veja se o verniz realmente protege, senão plastifique. Para manter a beleza com maior longevidade, use resinas com proteção UV.
Aula boa demais. Estou aprendendo a fazer Alargadores de orelha de resina (normalmente peças de 10mm de altura e 18 a 60mm de circunferencia). Estou utilizando a Cristal porém ela precisa se acabamento bem trabalhado, lixa sobre lixa da 80 até 5mil para tirar riscos, viscosidade, brilho etc. Entre custo beneficio vale a pena usar ela para peças maiores que tem facilidade para pegar e lixar manualmente, porém tem mais mão de obra. E vou começar a usar a epóxi para peças pequenas e/ou mais detalhadas, assim nao precisa da mão de obra de lixamento (o que seria bem dificil para peças pequenas ou com muitos detalhes) Meu pensamento está certo? tem alguma sugestão?
Sim. Está correto. Mas lembre-se que a qualidade do molde é fundamental, pois a resina sozinha não dá bom acabamento. Ele irá copiar fielmente a qualidade do molde.
Boa noite professor clovis, o que voce recomendaria para fazer laterias e carenagens de moto que sao originalmente em ABS? pensei em usar silicone para o molde e qual resina?? obrigado, adorei a aula.
Excelente elucidação. Seu canal tem me ajudado bastante. Me inscrevi aqui porque trabalho com usinagem de torno em madeira e quero expandir para apenas resina ou ambos (encapsulamento). Mas tenho algumas dúvidas ainda. Vi nesse mesmo vídeo que a poliéster é mais vítrea e sujeita a quebras. Mas além do preço menor ela tem uma transparência melhor que no caso de encapsulamento e usinagem em torno ajuda bastante. Há uma resina poliéster direcionada para usinagem que eu possa trabalhar com menos risco de quebra? O mal cheiro da poliéster é somente durante a mistura/aplicação ou após a secagem/cura ele cessa o odor? Muito obrigado e parabéns. De todos os canais que vi o seu é o mais esclarecedor.
Marcos, seja bem vindo ao canal e grato pelo prestigio. A poliéster é mais dificil de realizar trabalhos de torneamento com madeira, pois devido a contração ele tem baixa aderência e pode soltar no processo. Quanto a diminuir a dureza vitrea, é possivel com modificadores que são a adição de resinas flexiveis ou flexiblizantes. Hoje em dia já tem epóxi com uma boa transparência.
Olá, ouvi um colega explicando que o efeito casca de laranja do ocorre caso haja erro na dosagem do catalisador, por exemplo, para 10g de resina usa-se 5g de catalisador, se colocar 7g esse catalisador vai ficar na superfície fazendo esse efeito, por isso a necessidade de usar balança de precisão em caso de pequenas quantidades. O que vc nos diz?
Lucilaine, isso no poliéster não muda muito pois é próprio da resina. Já no epóxi, depende muito do sistema. Pode até ser que em alguns epóxi isso seja possível, mas em muitos casos tem a mais a ver com a espessura e correta mistura como eu explico no outro video.
Clóvis - Poderia fazer alguns videos comentando a utilização de resina epoxi na impregnação de mantas de fibra de vidro e cargas de carbonato de cálcio e outros para peças q necessitam de alta resistência mecânica e impacto? Obriagdo!!!
Bruno eu tenho um vídeo falando sobre compósitos e vários falando sobre as cargas. Inclusive sobre as cargas até juntei tudo em uma playlist Resina epóxi e as cargas.: ruclips.net/p/PLZOPyY3Se5AC-wpLFD1i8RPTFjeY6WrdB
Explicação de um verdadeiro mestre! Para dar acabamento em vasos de gesso, qual resina considera mais apropriada? Mesmo após o vídeo, fiquei com essa dúvida
Olá Clóvis....obrigada pela excelente explicação. Já trabalho com a resina poliester cristal em orgonite.Eu utilizo máscara com filtro de carvão,no momento estou gestante,pela tua experiência eu ainda posso continuar produzindo minhas peças?? Aguardo retorno,obrigada
Larissa, na verdade esta resposta quem tem que dar é seu médico. Eu recomendária usar neste caso um mascara com filtros para vapores orgânicos devido ao forte cheiro do estireno se o seu médico liberar. Caso ele não conheça, leve as FISPQ,s.
Nossa! Que aula!
Professor fera!
Tem que ser ministro da educação.
Parabéns.
Grato pela gentileza Reginaldo!
que explicação ótima em, parabéns por dispor seu tempo e nos ensinar sobre resinas
Fico feliz que tenha gostado Raimundo!
Z77zt
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi e sobre a resina UV a importada que ja vem pronta, ela e boa ?
@@monicacalainho3933 não saberia lhe dizer pois não conheço a resina a qual se refere. Teria que testar para poder opinar.
Melhor explicação que eu achei por não saber nada sobre o assunto! Obrigado!
Disponha Walter. Precisando é só perguntar.
Muito esclarecedor. Estou começando a fazer trabalhos em resina e as dúvidas surgiram. Disparado o melhor conteúdo que encontrei. Agora não tenho dúvidas quanto ao caminho a seguir. Muito obrigado
Fico contente que te ajudei a dar uma luz Paulo!
Excelente vídeo, muito conhecimento técnico vou assistir todos os vídeos seu, pretendo trabalhar com resinas, mas antes preciso de um mínimo de conhecimento, seu canal é ótimo, parabéns.
Os videos do canal já são um bom começo MBR! Qualquer duvida estou a disposição.
Gostei muito da sua aula.Gostaria de saber se tem como fazer uma peça que tenha resina cristal poliester dentro de uma forma e apos secar 24 horas .cobrir uma outra camada dessa vez de resina epoxi cristal de media viscosidade para dar o acabamento doming na superficie da peça para evitar ter ofuscamento.
Ricardo, é possível. Mas eu esperaria um pouco mais e lixaria a superficie antes.
Aula maravilhosa, obrigada por transmitir seus conhecimentos 👏
Não há de que Layssa!
Clóvis bom dia, parabéns novamente vc não deixa de responder às perguntasshowacho que é o único no you tuber.👍
Alcino, grato pela gentileza. Não sei se sou o único mas tento dar o meu melhor assim que assumi este projeto.
Obrigado mestre Clóvis, por mais esta excelente aula.
Disponha Xavier!
Amei as informações e imparcialidade, realmente é uma visão técnica dos dois materiais.
Grato Gisele!
Muito obrigada pela explicação, me ajudou muito a decidir entre as duas 💖
Que bom saber Sthe! Este é o intuito.
Oiê,qual vc escolheu?
Caraca esse cara é um cientista...kkkk parabens pelo video... muito completo...👏👏👏
Grato Wellington! Muito gentil de sua parte.
Gratidão por compartilhar seu conhecimento 🙏. Ótimo vídeo, já sou sua fã e verei todos os outros. Abraços
Mari, fico muito feliz em saber que minha missão está alcançando as pessoas.
Qual a melhor resina para uma pia de marmore 2 metros por 80
Clóvis, sou sua fã e adoro o seu conhecimento em resinas. É verdade que TODA resina epóxi amarela, tendo ou não proteção UV??
Margaret, grato pela confiança sobre isso eu falo em detalhes no vídeo ruclips.net/video/vDlPjzxHzxw/видео.html .
Parabéns pelo domínio do assunto e pela didática da exposição 👏👏👏
Grato pelo elogio!!
Que aula maravilhosa, obrigada por tantas informações, sou nail designer tenho formação em química dos produtos de unha e os nomes técnicos da química são bem familiar, estou iniciando na resina pra auxiliar minha filha.
Gosto de estudar antes de começar.
Seja muito bem vinda ao canal. Acredito que encontrará muita informação queauxiliará na jornada de sua filha! E constantemente posto novos conteúdos. Fique atento.
estou querendo mexer com a resina epóxi e eis que me aparece esse ótimo vídeo, obrigada pela explicação amigo vc acabou de ganhar mais uma aluna 👏👏
Katia, seja muito bem vinda e precisando estou a disposição,
Boa explicação principalmente pra mim que sou iniciante, muito obrigada que Deus abençoe sempre
Não há de que Shook. Precisando estou a disposição.
Muito DEZZZ sua aula, as explicações são preciosas!!! Muito por nós ensinar!!!
Grato pela gentileza!!
O Clóvis é fera
Grato pela gentileza!!
Parabéns pelo seu comentário, através desse vídeo conseguir absorver muita informação!
Fico feliz em saber Dilarts!
Primeiro parabens, você é um excelente profissional.Excelente explicação é tenta atender a todos os comentarios .Eu vou iniciar trabalhar com artesanato, transparentes, em quesito transparência para pequenas peças seria ideal a poliéster? Hoje no mercado já se tem epóxi que não amarelam?
Carlos, em termos de transparencia, hoje já existem epóxi que tem boa resistência. Porém neste quesito o poliéster ainda é melhor.
Buenas tardes! Te saludo desde Uruguay.
Gracias por la clara explicación.
Estoy hace poco experimentando con la resina. Y me es muy útil saber la diferencia entre una y otra.
Me alegro de saberlo Maria!
Você ma ajudou muito ia usar essa resina poliester em vasos de cimento mais acredito que verniz pu ficará melhor
@@vicenteanderson7402 neste caso com certeza.
Ótimo vídeo 👏🏻👏🏻 …Clovis me tira a dúvida da Poliéster, sobre as bolhas ela é como a epóxi ?
Bolhas de forma geral tendem a ser provenientes do processo ou de objetos inclusos na resina. Então basicamente são de mesma origem seja no epóxi ou no poliéster.
Ótima didática , parabéns e muito obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Paulo, seja bem vindo ao canal e grato pela gentileza!
Bom noite ! Você é muito bom neste assunto ! A resina epoxi serve para revestir isopor com manta de fibra de vidro, se servir , qual o melhor isopor, ou o mais resistente ?
Antunina, de forma geral serve sim. Isopor é um nome comercial de um tipo de EPS (sigla em inglês para poliestireno expandido). Comercialmente ele tem várias densidades e os mais densos tendem a ser mais resistentes.
Parabéns Clóvis, ótima didática.
Grato Cleidson!
Muito legal o seu vídeo!
O que você recomendaria para cobrir uma mesa de jantar de madeira antiga bastante usada no dia a dia?
E se for para usar como piso de uma cozinha, qual a melhor opção para um "porcelanato líquido" ??
Em ambos os casos o ideal são resinas epóxi. A poliéster não dará um bom resultado em função das caracteristicas que menciono.
Gostei muito da aula, muito esclarecedora. Queria saber se posso usar a resina de poliester pra fazer uma carroceria de carro. E qual seria a recomendada.
Ela é extremamente usada para essa finalidade com fibra de vidro ou carbono. Normalmente são as resinas de laminação..
Obrigada pela aula! Gostaria de saber se é possível criar peças de alta espessuras com resina poliéster.
É possível Esther. Já vi peças feitas com 20,0 kg, porém por uma pessoa muito experiente, que entende o mecanismo de reação e todos os pormenores do comportamento da resina.
Belo vídeo! Tirou algumas dúvidas mas tenho uma curiosidade, as lâminas dos corredores paralímpicos são feitos da resina epóxi baixa, média ou alta ou é uma resina especial?
Esses laminados de alta performance costumam ser feitos por resinas epóxi curadas em alto clave com fibra de carbono ou ainda sistemas mais sofisticados como carbono-csrbono
grato pela resposta professor muito bom os teus vídeos já estou vendo os outros 👏🏼 pra ver se eu consigo mas detalhes no assunto.
Caramba ...esse cara é muito bom...e entende ....muito bom....valeu
Grato pela gentileza Maria!
Uma verdadeira aula! PARABÉNS!!!!!
Grato pela gentileza Camile. Fico feliz em saber que você gostou!
Vou começar com a poliéster pq além de mais barato é mais fácil de lidar. Pra aprender vou investir na poliester. Muito obrigada
Alice é possível fazer muita coisa bacana com o poliéster. O epóxi se justifica quando o poliéster atingiu certas limitações. Boas resinagens!
Parabéns! Que explicação maravilhosa👏🏻
Grato Lindomar!
Parabéns pelo seu conhecimento, humildade e calma!
Grato pela gentileza Carlos, e seja bem vindo ao canal!
Muito bom vídeo! Extremamente detalhado e muito técnico mantendo uma compreensão até para os mais leigos.
Fico feliz em saber que ficou de fácil compreensão Fernando!
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi ah sim. Tem uma ótima didática, mesmo pra pessoas mais leigas é possível tem uma boa compreensão. Eu tenho interesse de trabalhar com resina, mas como hobi, mas confesso q me preocupou um pouquinho devido a vastidão de detalhes entre os tipos de resina. Eu demando de pouco tempo então precisaria de tempo pra pegar alguns princípios para me aventurar de modo a diminuir as chances de não ter êxito.
@@fernandogoncalvessouza1388 com um pouco de estudo e o vasto material gratuito que tem na Internet você consegue. Tendo dúvidas estou a disposição.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi 😊🙏 muito obrigado e que Deus continue te abençoando. Um ótimo dia
@@fernandogoncalvessouza1388 gratidão! Igualmente!
Quando tive fábrica de imãs de geladeira costumava usar uma pequena quantidade de álcool 92° dissolvidos na resina cristal. Isso deixava ela menos quebradiça em caso de queda.
Isso realmente acontece, mas é temporario, pois com o passar do tempo o alcool vai migrando e evaporando e voltando a ficar mais quebradiço. Pode em alguns casos mais finos até envergar pela contração.
Explicação clara e objetiva! Parabéns pelo vídeo 👏🏾👏🏾👏🏾
Obrigado 😃San Mara!!
Muito boa a explicação simples e profunda em informações!
Grato Felipe!
Obrigado pelas orientações. Parabéns pela iniciativa!
Não tem de que, é grato pela gentileza.
Bom dia Clóvis entrei agora nesse mundo da resina e cada dia que passa me interesso mas pelo conteúdo,só poderia me tirar uma dúvida se possível,quero saber qual resina melhor que se usa pra fazer matriz pra silicone?. se for possível responder já lhe agradeço ☺️🙏🏻
Lidiane a matriz pode ser feito de diversos materiais com a mesma qualidade. Desde acrilico, resina poliéster, polietileno, vidro, metal, etc... O importante é usar o desmoldante indicado pelo seu fornecedor de silicone em função do material da matriz e do acabamento que dará, pois o silicone copiará fielmente cada defeito ou espelhamento.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi muito obg vc me ajudou muito tirou minhas dúvidas Deus ilumine e abençoe mas e mas sua vida 🙏🏻🙏🏻🙏🏻
parabéns pelo conteúdo, bem completo... o engraçado é que eu acho que neste tempo o cenário inverteu, não tenho números rsrs, mas tenho a impressão que a resina epoxi é muuuuuuito mais popular agora do que a poliéster né? tanto que trabalho com a epoxi a uns 2 anos e agora resolvi procurar algo sobre a poliéster e é mais difícil encontrar vídeos de artesãs, a não ser vídeos mais antigos e normalmente pra quem trabalha com joias, mas de qualquer forma o vídeo me tirou algumas dúvidas, acho que pela questão do cheiro (e da toxicidade) da poliéster, é melhor continuar com a epoxi mesmo (eu estava atraída pela questão de não amarelar e do valor da poliéster rsrs)
Ambas tem seu valor e utilidade . Não tem melhor ou pior. Tem a que Melhor se adequa a sua necessidade. Eu tenho um outro canal que só fala da poliéster
Boa tarde Clóvis. Parabéns pelo maravilhoso trabalho. Qual é o risco de sermos contaminados com Bisfenol-A na manipulação e lixamento de resinas epóxi e poliéster ?
Poliéster não usa bisfenol A. O epóxi usa o bisfenol A como matéria prima para produzir o DGEBA que não tem bisfenol A livre. Então é improvável também que libere.
Parabéns pela explicação sobre a diferença entre as duas resinas.
Aprendi muito sobre elas.
Gostaria de saber se existe um produto específico para se aplicar em isopor de maneira que eu possa usar a resina de poliéster com manta de vidro em laminação (construção de caiaque)
Wander, neste caso recomendo que lamine com a epóxi. Porque qualquer coisa que fizer revestimento de isopor, se tiver uma unica pequena falha e a poliéster entrar em contato já vai atacar e corroer.
Clovis, obrigado pela explicação, e é a mais pura verdade.
Aqui em Manaus é difícil encontrar essa variedade, tanto para epoxi quanto poliéster.
Disponha Aguinaldo. Realmente algumas regiões tem menor disponibilidade, mas hoje em dia tem muita loja on line.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi Moro na região norte e não tem indústria, sinal região Sul e sudeste, você pode indicar uma indústria com o valor e qualidade boa?
Parabéns pela explicação. Estava em dúvida sobre qual comprar para fazer chaveiros e biojoias . Agora já sei um pouquinho
Que bom. Qualquer dúvida estou a disposição.
Agora Eu entendi isso sim FICOU Claro agora
Que bom que te ajudou.
Boa noite Clóvis, acompanhando seus vídeos, pelos quais lhe parabenizo. Tenho uma dúvida, qual resina epoxi posso usar em uma compoteira de conserva em cachaça, feita de vidro e madeira. A resina seria para colar o vidro na madeira realizando a vedação, porém terá contato com a conserva e com a cachaça. Posso usar resina? Ou saberia me informar o que usar?
Cadselffs, a princípio até poderia, porém você tem que procurar quem forneça um sistema que tenha laudo de testes com bebidas alcoólicas.
Muito obrigado pela explicação! Por favor, poderia me dar uma dica? Vou fazer um caiaque com estrutura de isopor e laminar com fibra de vidro. O senhor recomendaria a resina epóxi? Se sim, qual eu poderia usar levando em conta o custo benefício? E poderia usar fibra de vidro ou tecido de fibra de vidro comuns? Muito obrigado! 🙂
Em termos estruturais não posso ser assertivo pois não sou engenheiro naval, portanto o uso de tecido ou manta dependerá do calculo estrutural. Mas em termos de resina, pode e é usado a resina epóxi sobre isopor comumente. As resinas epóxi de menor custo costumam ser as alta viscosidade sem proteção UV. Então terá que ter mais habilidade para laminar e fazer uma pintura de acabamento.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi Muito obrigado! 🙂👍🏽
Boa noite fala um pouco sobre a resina industrial reciclada
Das 2, somente a poliéster tem resinas que utilizam material reciclado. Basicamente são os resíduos de PET.
Oi Clóvis, boa tarde. me chamo Derek, sou colecionar de dados dos mais diversos tipos e tamanhos. Recentemente comprei da china algumas formas para fabricar dados em resina, na minha cidade existe uma grande didifuldade de orientação e mesmo de insumos do genero, todavia consegui encontrar uma resina, na qual o vendedor so conseguiu informar que se tratava de resina cristal, ao acompanhar seus videos e também outros aqui no youtube, consegui compreender que se tratava de resina de polister, tive algumas orientações a partir de seus videos, mas me encontro com algumas duvidas, primeira, realizo a media de 100g de resina para 1g de endurecedor, na maioria dos casos o processo ocorre certo no que se diz respeito a endurecer, todavia, 2 situações decorrem, a primeira é, mesmo preenchendo por completo as formas, acontece uma especie de evaporação, fazendo com que a resina, na parte superiror jutno a tampa, se deforme, e a segunda é, na maioria das vezes, os dados não ficam lisos, sempre enrugados e tal, alguns consigo reverter com o processo de lixamento e polimento... mas muitos nao consigo... ja tentei eliminar ao maximo o oxigenio que fica nas formas, tanto que nao tenho tanto problema com bolhas, porem, muitas falas aparecem com certa frequencia, ja me conformei que provavelmente o meu problema seja o tipo de material mesmo, porem, gostaria de saber de um especialista, onde de fato estou errando e se é impossivel fazer com esse tipo de resina. o que me atrai nessa resina é a coloração transparente que me facilita na construção de efeitos coliridos.
Já respondi no Instagram.
Excelente vídeo, só fiquei com dúvida com relação a alergia, irritação nos olhos ao usar resina epóxi, isso tem solução?
Se você está tendo este tipo de reação provavelmente seu oculos de segurança não está protegendo. Recomendo utilizar um óculos ou protetor facial que seja mais abrangente e justo.
Melhor aula de todas.....
Grato pela gentileza.
Olá, ótimo vídeo, você pode me indicar uma resina, para reproduzir a lanterna de um veículo que aceite pigmentação? Desde já agradeço 😊
Celio, neste caso, nenhuma das duas terá a transmitancia otica do acrilico. Eles podem distorcer um pouco a emissão da luz.
Boa noite. Amigo, eu consigo fazer uma mesa tipo "river table" com a resina cristal? Qual diferença daria em relação a resina epoxi?
Eu não digo que seja impossível, mas a chance de dar errado é grande, pois a resina poliéster contrai, tem baixo poder de aderência, exotermia dificil de controlar, dureza vitrea, etc... Então teria que ter muito conhecimento, recursos financeiros para fazer vários testes, e paciência.
Ou assiti teu vídeo s,adorei já comecei a te seguir ,parabéns pelas explicações!👏👏
Seja muito bem vinda Suzete!
Explicação clara, simples e objetiva. Obrigada!!!!
Não por isso Jaqueline!
Clóvis, é muito bom saber que estão trabalhando nesse projeto. É uma fatia muito grande de mercado para se explorar e atender bem no Brasil, assim como inúmeras outras. Quando acontecer, divulgue. Obrigado.
Assim como a resina epoxi 1:1 por volume, foi uma solicitação e viabilizou, a resina de cura UV tem boa chance também. Vamos ver. Mas quando estiver disponivel a empresa que encomendou com certeza divulgará.
Oi Clóvis, primeiramente quero enaltecer sua didática, sempre muito claro para transmitir todo esse conhecimento.
Clóvis, estou com uma dúvida, acredito que você possa me ajudar.
Qual das 2 resinas é menos agressiva ao corpo humano?
Quero fazer uns potes personalizados para guardar alimentos, qual das 2 não "contaminaria" esses produtos, com cheiro ou reações químicas?
Aguardo sua resposta.
O mais recomendado seria a epóxi. Mas neste caso peça laudo de inocuidade.
Clóvis, parabéns pelo canal. Você poderia indicar onde comprar resina de cura UV para fabricação de bijuteria. Obrigado.
Alexandre, grato pela gentileza. Que eu saiba atualmente só se comercializa pelos canais digitais como shopee, aliexpress, mercado livre, etc....
Boa tarde, ótimo vídeo. Utilizei a cristal poliéster para fazer um pequeno artesanato e não consegui tirar todas as bolhas, mesmo utilizando o maçarico, além de aparecer as duas camadas de resina que utilizei. Também, apos o lixamento e polimento a peça ficou opaca. Enfim, ocorreu muita coisa errada, mas estou treinando para fazer uma pequena mesa de centro.
Ewerton , NÃO uitlize o maçarico com poliéster! O estireno é INFLAMÁVEL! Ele só deve ser usado em epóxi sem solventes!
Parabéns amiga video top, Você realmente entende do assunto,aprendi muito com seu videos muito obrigado.
Fico feliz em ajudar e bem vindo ao canal!!
Parabéns pelo canal, estou começando a mexer agora com laminação de fibra de vidro e de carbono, estou com uma dúvida, todos os vídeos que vejo de laminação de vibra de vidro são com resina poliéster, existe alguma restrição ao uso da epóxi com a fibra de vidro, se sim quais são?? ou é apenas opção mesmo?
Não existe restrição. O que acontece é que por ser uma resina mais forte é mais comum usar com fibra de carbono ou aramida. Mas é usado sim fibra de vidro com epóxi.
Conheci hj canal. Quase paguei uma apostila. Vou assistir mais vídeos seu. Gostei muito. Bem explicado.
Bruno se estudar bem o canal tem mais de 80 videos que é mais conteudo que a maioria dos cursos online.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi caras como.vcs sao as pessoas raras...continua ajudando que deus te abencoa
@@diogowerneck5936 grato pela gentileza!
bom dia amigo q linda explicação parabens tenho uma duvida para fazer uma pia de de cozinha de concreto e um tampo de mesa de madeira devo usar epox ou poliester ??
Paulinho, depende da pia. Se for como os feito em marmore sintético com molde o mais comum é o poliester. No caso de revestimento de concreto e madeira ai eu recomendo o epóxi.
Ei Clóvis gosto muito dos seus vídeos o senhor e um ótimo professor gostaria de saber se posso fazer mesa com resina epoxi e posso usar somente a resina Poliéster qual a diferença das duas um grande abraço obrigado
Lucio, já respondi esta pergunta.
muito boa explicação,mas pra mim ou outros que estão iniciando,vc.poderia nos explicar sobre resina epoxi dura,as que são usadas até para ferramentas...para conexão entre tubos,inclusive já existem em alguns paises em que o uso é bem frequente...uma aula sua nesse segmento seria muito útil...obrigado
Jorginho, entre os mais de 100 vídeos do canal, tem diversos que servem para todo tipo de epóxi. Inclusive de uso para ferramentais.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi ok...clovis vou procurar é que estou vendo por ordem,vou ver qual mais se aplica...preciso fazer travas conectoras de tubos quadrados,e não sei qual a melhor opção...precisa ser forte mas um pouco flexivel...emfim agradeço sua atenção...obrigado
só pra acrescentar estou vendo resina 2004 com enduredor 3154,a isoftalica,e a ortoftalica...é bem complexo
otima explicação, me responda uma coisa teria como eu mesmo fabricar minha resina 3d? aquelas para impressoes 3Ds, 405nm?
Flavio, existem dezenas de tipos de sistemas de impressão 3D. É possivel que com a tecnologia e os equipamentos corretos você possa fazer sim. Vai de muita pesquisa e investimento em tecnologia.
Qual vc recomenda para quem está começando em peças com flores em bijuterias, obrigada 😊
Depende. Se você não se incomodar com o cheiro e necessidade de lixar e polir pode começar com a poliéster.
MUITO OBRIGADO!!! E sobre as qualidades de compensado naval? Tem vídeo no canal?
Ozzie, madeiras de engenharia não são minha especialidade, mas a principal diferença de um compensado convencional é sua maior tolerância a umidade.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxipra passar sobre uma pia de granito qual é a melhor resina , passeia acrílica cristal da redelaeser e demorou muito pra secar em 1l coloquei os 30 ml de catalizador ,mas está muito frio , será que foi isso ? E perdi metade do produto pq endureceu muito rápido desde já agradeço
A resina cristal poliéster não é indicada para acabamento superficial pois ela não tem bom acabamento devido a inibição de cura pelo oxigênio. Neste caso o epóxi para baixas espessuras funcionará melhor.
Parabéns pela explicação. No caso sobre o amarelamento da resina epoxi é referente ao armazensmento, as peças qdo feitas não vão ficar amareladas certo?
Vai depender do sistema Samaris. Alguns sistemas amarelam mesmo na gaveta.
Boa noite professor!
Gostaria de parabenizar e agradecer pelo conteúdo passado, tenho aprendido muito com suas aulas.
Quero produzir algumas peças, mas moro em apartamento pequeno e me advertiram sobre o cheiro quase insuportável das resinas.
Poderia me indicar alguma resina epóxi de baixa espessura sem cheiro?
Obrigado e mais uma vez parabéns por esse excelente canal!
Julio, devem ter falado do cheiro da resina poliéster que realmente tem um odor forte. A maioria dos epóxi tem baixo odor. De qualquer forma sempre use os EPI, s.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi Obrigado professor, pela resposta e por seu ótimo trabalho que nos esclarece muito!
Verdadeira aula.
PARABÉNS
Grato Devison!
Parabéns, melhor vídeo que vi sobre o assunto
Grato pela gentileza Ana!
Excelente comteúdo, estou começando a aprender sobre resinas, e tenho muitas duvidas, É possivel usar resina poliester em mesas de alta espessura acima de 5cm? Se possível tem alguma dica que possa ajudar?
Possível é. Porém é bastante desafiador. Sugiro investir tempo e produto para ir testando, pois ele tem diversas caracteristicas que terá que vencer onde o epóxi não tem como contração, baixa adesão, exotermia, dureza vitrea, migração do monomero. Mas como não acredito no impossível, é questão de desenvolver a técnica com diversos experimentos e modificações.
Excelentes informações professor!
Grata
Fico feliz que tenha gostado Iara!
Primeiramente parabéns, suas explicações são ótimas. Pergunto qual tipo de resina epóxi devo usar para formar, em uma aplicação só, uma peça de 10X10X30 cm sendo que metade do volume será preenchido com um objeto?
Carlos, depende muito de como é a conformação desde peça mas de modo geral se for metade deve dar em torno de 1,8 kg de mistura, levando em conta que nada será absorvido pela peça. Sendo assim p mais provável seria a resina epóxi para altas espessuras.
Boa tarde Clóvis. Agradeço o retorno. Seria fantástico se alguma empresa brasileira comercializasse esse produto - resina de cura UV. Com toda certeza, é um público muito grande, assim o acesso ao produto seria mais fácil. Sucesso sempre.
Alexandre, eu até estou desenvolvendo para uma empresa que encomendou o projeto, mas como todo desenvolvimento não é certeza de dar certo, nem de data para disponibilização.
Tem a redelease
Vídeo incrível!! Você saberia me dizer qual das resinas possuí melhor rigidez dielétrica? Pretendo escolher uma das duas para a aplicação em equipamentos de alta tensão.
Sem dúvida nenhuma a epóxi. Sem levar em conta possíveis modificações que podem aumentar mais a rigidez, de forma geral o epóxi tem pelo menos o dobro da poliéster.
Gostaria de ter informações sobre o processo de resinagem de granitos com resinas epóxi
Cesar, é bastante complexo, porque são vários produtos em diversos processos. Sistemas de banho, telagem, envelopamento, estucagem, etc... Fora a variedade em função do tipo de pedra.
Muito phoda seu conteúdo, diamante puro! Muito obrigado!
Grato Abílio!
Parabéns muito boa a explicação.
Que bom que tenha gostado!
ESSE é profissional vou endicar
Grato pela gentileza.
Boa tarde! Quero fazer bijuterias com flores secas, chaveiros com pedras... já estava pronta para comprar a 4008 baixa viscosidade uv mas vi em um vídeo da redealease que com um tempo ela acaba amarelando e que a que não amarela é a crystal clear, mas eles só tem essa com uma quantidade grande e um preço bem elevado para quem ainda vai começar.
Olá "Mundo Games". Toda resina vai sofrer modificações com exposição ao sol. O que acontece que a durabilidade dessa proteção vai depender do tempo e intensidade do sol. No caso de chaveiros e bijuterias costumam ser esporádicos. Portanto qualquer sistema com boa proteção durará muito tempo e a mudança será tão gradual que a pessoa só vai notar se colocar uma nova igual ao lado.
Legal o seu jeito de explicar!
A gente consegue entender perfeitamente e nos ajuda muito em nossas dúvidas, é tipo eu me olhar todos os dias no espelho e não vê grandes diferenças, pois há o acompanhamento, e depois pegar uma foto de 30 anos atrás. Muito Obrigada
Isso mesmo! E não há de que!
Muito bom! Excelente 😮
Obrigado, fico feliz que tenha gostado!
Amigo, boa tarde! Parabéns pelo conteúdo.. a alguns anos atrás comecei a me interessar e não encontrava referencias, parabéns!
Sobre a resina epoxy.... o que acha de ideia de colocar no papel (desenhos/ pinturas)
o que pensei: envernizar o desenho com verniz spray >> preencher a resina por cima com um caixote p/ limitar a área de vasão da resina... polir e lixar por ultimo... fazer como uma moldura minimalista.
abraços
Completamente possível Estevam. Só veja se o verniz realmente protege, senão plastifique. Para manter a beleza com maior longevidade, use resinas com proteção UV.
Obrigado, me ajudou ,muito. Ótima aula
Fico feliz em ajudar!
Aula boa demais. Estou aprendendo a fazer Alargadores de orelha de resina (normalmente peças de 10mm de altura e 18 a 60mm de circunferencia). Estou utilizando a Cristal porém ela precisa se acabamento bem trabalhado, lixa sobre lixa da 80 até 5mil para tirar riscos, viscosidade, brilho etc. Entre custo beneficio vale a pena usar ela para peças maiores que tem facilidade para pegar e lixar manualmente, porém tem mais mão de obra. E vou começar a usar a epóxi para peças pequenas e/ou mais detalhadas, assim nao precisa da mão de obra de lixamento (o que seria bem dificil para peças pequenas ou com muitos detalhes)
Meu pensamento está certo? tem alguma sugestão?
Sim. Está correto. Mas lembre-se que a qualidade do molde é fundamental, pois a resina sozinha não dá bom acabamento. Ele irá copiar fielmente a qualidade do molde.
Excelente vídeo!
Tenho uma dúvida:
Posso "fechar" poliester numa caixa de papelao enquanto cura para diminuir o cheiro? Ou isso atrapalha no processo?
Lucas, pode. Ele não precisar estar exposto para secar, mas provavelmente a caixa ficará com cheiro e não vedará 100%.
Boa noite professor clovis, o que voce recomendaria para fazer laterias e carenagens de moto que sao originalmente em ABS? pensei em usar silicone para o molde e qual resina?? obrigado, adorei a aula.
Flávio carenagens onde não estejam muito próximos de calor podem ser feitos com poliéster e fibra de vidro mesmo.
Excelente elucidação. Seu canal tem me ajudado bastante. Me inscrevi aqui porque trabalho com usinagem de torno em madeira e quero expandir para apenas resina ou ambos (encapsulamento). Mas tenho algumas dúvidas ainda. Vi nesse mesmo vídeo que a poliéster é mais vítrea e sujeita a quebras. Mas além do preço menor ela tem uma transparência melhor que no caso de encapsulamento e usinagem em torno ajuda bastante. Há uma resina poliéster direcionada para usinagem que eu possa trabalhar com menos risco de quebra? O mal cheiro da poliéster é somente durante a mistura/aplicação ou após a secagem/cura ele cessa o odor? Muito obrigado e parabéns. De todos os canais que vi o seu é o mais esclarecedor.
Marcos, seja bem vindo ao canal e grato pelo prestigio. A poliéster é mais dificil de realizar trabalhos de torneamento com madeira, pois devido a contração ele tem baixa aderência e pode soltar no processo. Quanto a diminuir a dureza vitrea, é possivel com modificadores que são a adição de resinas flexiveis ou flexiblizantes. Hoje em dia já tem epóxi com uma boa transparência.
Top suas especificações ❤mais um inscrito no canal
@@vicenteanderson7402 muito obrigado e seja bem vindo
Olá, ouvi um colega explicando que o efeito casca de laranja do ocorre caso haja erro na dosagem do catalisador, por exemplo, para 10g de resina usa-se 5g de catalisador, se colocar 7g esse catalisador vai ficar na superfície fazendo esse efeito, por isso a necessidade de usar balança de precisão em caso de pequenas quantidades. O que vc nos diz?
Lucilaine, isso no poliéster não muda muito pois é próprio da resina. Já no epóxi, depende muito do sistema. Pode até ser que em alguns epóxi isso seja possível, mas em muitos casos tem a mais a ver com a espessura e correta mistura como eu explico no outro video.
Achei por acaso e gostei. Muito didatico, Parabens
José, fico contente que tenha gostado. Se interessa o assunto, tem muito conteúdo no canal.
Clóvis - Poderia fazer alguns videos comentando a utilização de resina epoxi na impregnação de mantas de fibra de vidro e cargas de carbonato de cálcio e outros para peças q necessitam de alta resistência mecânica e impacto? Obriagdo!!!
Bruno eu tenho um vídeo falando sobre compósitos e vários falando sobre as cargas. Inclusive sobre as cargas até juntei tudo em uma playlist Resina epóxi e as cargas.: ruclips.net/p/PLZOPyY3Se5AC-wpLFD1i8RPTFjeY6WrdB
obrigado pelo vídeo, ajudou bastante, ótima explicação!
Fico contente que tenha te ajudado Amanda!
Explicação de um verdadeiro mestre! Para dar acabamento em vasos de gesso, qual resina considera mais apropriada? Mesmo após o vídeo, fiquei com essa dúvida
Thais, com certeza o epóxi, porque o poliéster não dá bom acabamento superficial
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi Muitíssimo obrigada!
@@thaisandrade9413 não por isso.
Olá Clóvis....obrigada pela excelente explicação.
Já trabalho com a resina poliester cristal em orgonite.Eu utilizo máscara com filtro de carvão,no momento estou gestante,pela tua experiência eu ainda posso continuar produzindo minhas peças??
Aguardo retorno,obrigada
Larissa, na verdade esta resposta quem tem que dar é seu médico. Eu recomendária usar neste caso um mascara com filtros para vapores orgânicos devido ao forte cheiro do estireno se o seu médico liberar. Caso ele não conheça, leve as FISPQ,s.
@@clovis_sakamoto-resina_epoxi Obrigada pelo retorno🙏
@@larissaarruda2295 disponha!