Também já tive problema com escola de natação recusando vaga e terapeuta que abandonou o tratamento do meu filho. Mães amem seus filhos, cuidem de vocês também, porquê a família de um autista é toda excluída. Se forem casadas cuidem do parceiro. O mundo e a sociedade não querem nossos filhos, meu filho é autista severo não verbal. E não encontrei acolhimento em lugar nenhum, a sociedade não quer mudar.
Michele sou estudante de musicoterapia, está bem documentado em estudos que a musicoterapia pode estimular o seu filho para que ele possa vir a falar! A musica trabalha as áreas do cérebro responsáveis pela comunicação. Também indico o método americano The Son-Rise Program, acreditar no seu filho é o primeiro passo e não deixe que ninguém limite as suas possibilidades futuras, dizendo que ele não será capaz de fazer uma coisa ou outra... ninguém tem bola de cristal para saber isso, só vai depender do seu filho e da ajuda de vcs!
@@taianafroes2326 vc foi espetacular no comentário . Deus te abençoe poderosamente. Sou mãe de uma menina, Laura 2 anos e 7 meses,estamos investigando o autismo, é tudo muito complicado, porém eu creio que minha filha vai se desenvolver perfeitamente. Ainda estou perdida, porém quero o melhor para ela, vou procurar escolas, terapias,esportes , oq for preciso. Ela é perfeita.
Complicado demais quando se trata desse assunto. Pq tem crianças autista q batem nas crianças q não são. E muitas vezes a professora pra dar conta de toda turma é complicado.
Que tristeza, isso! Li hoje e concordo: a maior tristeza dos pais não é ter um filho autista, mas compreender que a população não está pronta (nem quer estar pronta) para lidar com essas "questões fora da trivialidade".
O povo quer estar pronto....mas o sistema não ajuda. Estou com uma irmã surtada, tem 52 anos é agressiva com ela e com os outros. Já passou pelo atendimento da saúde local. Está aguardando leito em algum lugar do estado... Eu quando durmo tenho que trancar ela no quarto, pois corro o risco de levar uma facada,ou ser agredida de alguma maneira. E ela se joga no chão é pesada, não posso erguer... E você fala que o povo não está pronto para aceitar? Me poupe... Depois que cometem um crime como tantos que vemos por aí, acha mesmo que o povo estará pronto um dia? É o sistema de saúde mental no Brasil que tem que ser melhorado. Você sabe quanto custa um tratamento particular, uma clínica para atendimento de doenças mentais? Então relaxa, que a coisa só vai piorar.
A maior tristeza de um pai e mãe autista ou com outra deficiência mental não é a não aceitação da população, mas sim um atendimento público de qualidade, que possam ficar durante o dia, e a noite estarão com vontade de dormir... Já pensou no desgaste físico de uma mãe ou pai, que durante as 24 horas toma conta de um especial??? Visitem, perguntem a real história, mas não para publicar em seus estudos...pq é muito fácil falar pra ser bonitinho na mídia, mas a realidade é outra.
@@17S0DMG desculpa, senhora, continuo com o mesmo pensamento: a sociedade não está pronta. E acho que não entendeu minha colocação. A população não busca conhecimento e não tem empatia. Você está certa quando diz "só sabe quem passa", eu passo. Além de ser pai de três crianças, uma com deficiência na linguagem, na socialização, é irritada, é ansiosa... Além disso, sou professor de Ensino Fundamental II de escolas públicas, ou seja, muitos pais não tem grana para custear tratamento e eu já lecionei e leciono a crianças especiais, inclusive com autismo e TDAH... Então, para com suas colocações mesquinhas e com pouco fundamento. Quando se trata do Estado, concordo contigo, vejo que a estrutura não é adaptada nem há sensibilização para melhorar as ações e acompanhamentos em prol desse público... Não falei que não era culpa do Estado, mas, especificamente, falei que a população não está preparada (população que não lida com a causa todo santo dia, como nós). Abraço e te desejo calma. Precisamos de muita calma para pensarmos melhor e promovermos o melhor para nossos irmãos, especiais ou não.
Meu filho passou do maternal ao primeiro período na escola particular. Mais foi luta e preconceito o tempo todo, depois foi para escola pública foi difícil a mesma coisa. De todo jeito é difícil, meu filho é autista não verbal, tem 6 anos. E vontade é deixar em casa, e alfabetizar em casa com ajuda profissional e terapias. A verdade é na sociedade Não tem lugar para nossos filhos.
Como pai de uma criança com TEA e aluno de pós-graduação em inclusão escolar para autistas, só tenho uma reação possível a este vídeo: ganho de motivação e dedicação.
Vida de um mãe autista é complicado, o diagnóstico já não é fácil, aí vem plano de saúde querendo complicar ainda mais nossas vidas, já estou pensando na escola. descobrir o diagnóstico do meu filho faz pouco tempo ele tem 2 aninhos, o medo anda me consumindo.
Sim. Verdade. Agora pense nas mães, pais de autistas que não tem como pagar um plano de saúde. Pensou? É pior que daqueles pais que como você pode pagar um plano de saúde. Conheço uma mãe, que diz para o marido: - tire ele da minha frente. Ele tem 8 anos, severo. Ela tem o péssimo atendimento do sistema único brasileiro...ou seja nada.
Verdade amiga estou sofrendo com isso difícil encontrar uma escola parceira que ajuda a criança a evoluir ele não tão nem aí se teu filho vai aprender ou não 😔
E amiga descobrir que meu netinho de 2 anos e autista também 😔 e um novo mundo pra gente e foi procurar sobre essa sob essa regra dos planos de saúde aqui em Natal só depois de 2 ano que vai ter direito ao plano é todos os plano fiquei muito revoltada como os planos de saúde que estipula o prazo pra o começo do tratamento.
Hj digo: não as escolas!!!! Já sofri bastante. Hj Sou homescoling com muito orgulho. Não é fácil, mas vejo a diferença que está fazendo na vida do meu filho, ele vem se desenvolvendo muito e aprendendo cada vez mais. E isso não tem preço.
Moro no intterior de São Paulo, minha netinha tem 2 anos e 2 meses, foi diagnosticada autista mês passado, mais na escolinha publica que frequenta foi super bem recebida, a professora é muito atenciosa, faz cursos e participa de palestras, tudo pra ajudar seus alunos, a diretoria tbm abraça a causa, sempre nos amparando e ajudando, por enquanto não tenho queixa, minha pequena já está até socializando com os amiguinhos, pouco, rs, mais já é um começo Agradeço muito pela atenção dada a minha neta e aos outras crianças Na escolinha que ela frequenta tem 3 casos diagnosticados e 2 na espera do laudo
Aqui no 🇺🇸aconteceu com minha filha no Preeschool de uma igreja ! Primeiro ano ninguém me chamou ! Trazia trabalhos etc ! Qdo mudou de classe aos 3,5 meses em uma semana a professora me chamou e falou que não DAVA para ela ficar lá , pque ela não sentava no círculo , na mesa ! Fiquei chocada ! A diretora até quis manter ela mas a professora falou que não tinha tempo ! Conclusão tirei , ficou 6 meses em casa , eu na luta de arrumar escola menor , foi aí que veio diagnóstico e ela iniciou aulas escola pública com todo Amor e estrutura que Ela MERECE!
Eu passei por isso. Mas lutei. Entrei na justiça. Consegui mediadora através do MPE. Mas graças Deus estamos caminhando bem. Meu pequeno é muito inteligente. Hj a escola me respeita. É eles veem potencial nele. O meu seria a síndrome de asperger.
@@Sol-dk7my Na verdade, o termo correto é acompanhante especializado, mas aqui na minha cidade chamam de mediadora. É a profissional que acompanha a criança autista na sala de aula, faz as intervenções é adaptações necessárias para o desenvolvimento da criança.
o que me preocupa é que enquanto todos brigam para validar suas perspectivas, o tempo de aprendizagem da criança está passando. Não sou a favor de deixar uma criança estudar em uma escola que não tem a mínima vontade e disponibilidade para tal. Sou mãe de um menino autista, sou pedagoga e professora, portanto conheço as questões que envolvem essa eterna polêmica sobre escola especial e escola regular e por isso, a minha opinião é que a criança deve estar onde ela precisa estar para melhor desenvolver habilidades e principalmente, autonomia.
Meu filho vai fazer três anos e tbm estou nesse dilema, com sua experiência o que vc sugere? Ele estuda em uma escola particular mais estou sem condições para manter, sem contar que eles tbm não tem experiência com crianças autistas, e surgiu oportunidade para uma escola especial para ele na rede estadual, não sei o que faço
@@fernandacabralcunhalamel1673É difícil dizer alguma coisa sem conhecer seu filho, mas sugiro que visite a escola pública que citou para entender o processo de escolarização e o método deles. Converse com mães de outras crianças que estudam na escola, essa é a melhor referência e acima de tudo, busque a escola que tem um olhar direcionado para as demandas específicas do seu filho, sem esquecer que ele precisa estar em grupo. Dependendo da escola, algumas experiências públicas superam as privadas, principalmente no quesito que se refere aos profissionais. Meu filho estuda em uma escola privada desde sempre, não é uma escola referência em inclusão, mas sempre esteve disposta a enfrentar os desafios e está em contato comigo e com os profissionais que acompanham ele. Sabemos que o custo de uma escola privada e de terapias é enorme, então, priorize um espaço com conhecimento sobre a demanda dele, disposição para enfrentar as dificuldades que poderão ocorrer e estrutura mínima para que ele esteja seguro e seja atendido nas suas necessidades, se for uma criança verbal, pergunte onde ele sente-se melhor e por que. Se quiser conversar, mande um e-mail para lepeeduca@gmail.com.
@@fernandacabralcunhalamel1673 Pela minha experiência como professora de yoga do ensino infantil te recomendaria procurar escolas que tenham recursos e não apenas mediadoras. Escolas com salas de recurso e com projetos pedagógicos específicos para a integração de alunos autistas. Estas sim são as verdadeiras escolas inclusivas. Existem muitas que se dizem inclusivas e aceitam realmente os alunos de coração aberto, sem preconceito e com boa vontade, mas que não tem conhecimento e nem estrutura o suficiente para o desenvolvimento da criança e acabam atrapalhando muito.
Eu quero minha filha na escola normal,e vou lutar pra isso,se preciso vou até pra justiça,minha filha tem sua limitações mas não é louca não,minha filha ela e muito inteligente,e creio que vai ser muito melhor p ela Só de pensar em minha filha passar por preconceito e exclusão eu fico nervosa ,MDS 😢
Passei por isso esse ano, minha filha só tem 3 aninhos tadinha e já estava sendo excluída na creche onde estava matriculada, o lugar parecia ser tão bom tinha aulas de línguas estrangeiras, robótica, nutrição… mais não tinha aula de humanismo nem amor ao próximo, a diretora teve a coragem de me dizer que a professora estava se sentindo frustrada de não conseguir lidar com minha filha e que os colegas estavam rotulando ela na sala, isso me quebrou no meio, desisti da vaga e agora ela está em casa comigo até o fim deste ano pelo menos… Isso me gerou um bloqueio que não sei mais o que devo fazer se matriculo novamente em uma creche comum
Ou procuro um lugar especial onde tenham pessoas especializadas que acolham melhor ela … o meu coração está em pedaços estou muito triste não sei o que fazer
Meu coração fica triste, mais ou mesmo tempo se alegra em saber que existem pessoas com sede de mudança pra melhorar á vida dos que precisa de mais atenção. Que Deus continue permitido que existam mais pessoas com esse pensamento. Cuido de um príncipe com diagnóstico de autismo, e sei como é preciso de muita atenção e cuidado. Com nossa crianças ❤️❤️❤️
Tentei pública ele é excluído, paguei ele continuou excluído, vou ter que botar na especial pq ele está regredindo muito. As professoras sempre diz que ele ñ pode ficar na sala com os outros, tem que ficar em uma sala separada. Eu ñ vou mais pagar pra ele ser excluído.
Amiga entre com liminar no núcleo! A prefeitura é obrigada a disponibilizar uma tutora exclusiva para seu filho na sala de aula. Eu já entrei. Assim quando as aulas voltarem já posso ficar mais tranquila com ele na escola com uma tutora(escola pública)
Pessoal, só um pouquinho...as escolas especiais ensinam,alfabetizam,profissionalizam e sao, em sua maioria, muuito boas. A criança nao precisa ficar para todo o sempre na Escola Especial e sim apenas o periodo que precisar para ser melhor incluido no ensino comum! As crianças saem traumatizadas do ensino comum e na escola especial verbalizam( os que conseguem) que estão felizes....meu Deus,...nao entendo esse ranço contra as escolas especiais
Agradeça a Deus Sra, pois percebe-se que dinheiro para pagar uma escola especial você tem. Só lembre que nem todos tem essa condição, então não creio que seja ranço o problema.
@@ronaldo4631 Aqui na minha cidade Ronaldo(porto alegre rgs) temos 4 escolas especias municipais gratuitas, fora as estaduais. Acho que nas outras regioes do pais nao tem, ou tem?
concordo ...porém estas escolas especias deveriam ser um direito de todos. as mães deveriam se unir em pró de governantes agirem e investirem em escolas especiais para todas as classes sociais...em todos os estados. o Brasil é enorme..imaginem quantos municipios e Estados ...não possuem nenhuma escola especial..nem profissionais capacitados...sem falar nas crianças das zonas rurais. Se uma Dra reclama de como foi tratada... imaginem as mães sem nenhum poder aquisitivo...e conhecimento...o que não devem passar.
Culpa do nosso sistema de ensino por "Rankear" as escolas...E escola particular é apenas comércio. Não estão interessados.em formar o cidadão, mas sim em ganhar dinheiro de qualquer forma, como a grande maioria. Infelizmente...
Estou dentro das escolas como mediadora escolar há uns 10 anos, e como sofremos com essa falta de interesse dos professores, coordenadores e diretores em relação a uma educação de qualidade para as crianças especiais.
Para a diretora do colégio mencionado, deixo o pensamento do Emicida: Elite é o que uma sociedade tem de melhor no aspecto humano; essa gente que se acha melhor por conta do dinheiro não é elite; é burguesia.
Chorando ao assistir este vídeo, pq meu filho foi diagnosticado aos 2 anos com a pandemia até o momento sem poder pagar escola ,esperando pelo ensino público. E pelo péssimo tratamento na rede pública, faltando fonoaudiólogo desse o ano passado. Meu filho hj com 3 anos e meio não fala, o pai nos deixou, sem poder trabalhar, média , ansiedades,... Meu irmão começou a pagar um plano para ele q depois de 6 meses de carência ele começará os tratamentos próximo mês. Coração dói demais!
Eu choro todo dia, sou mãe de uma princesa autista de 2 anos, todo dia é uma reclamação da escola, sua filha se irrita fácil, morde os coleguinhas e vc mãe não dá limites pra ela, essa menina é mimada e faz muito birrra, vc precisa ser mais firme. Gente eu choro muito pois as profes que eram para apoiar a minha filha fazem questão de detoná-la, parece que querem que eu tire da escola. O diagnóstico é recente mas tô sofrendo muito com o preconceito e falta de cuidado com as palavras. Sou condenada e crucificada todos os dias com a minha pequena. Sofrendo demais
A maior dificuldade para mim está em encontrar uma escola para meu filho que tem dificuldade no foco e na concentração coloquei ele numa escola boa bem cara e só faltou expulsar meu filho da escola 😢
Aqui em Ibiuna SP, fomos matricular a filha de 4 anos com autismo e a escola Dom Bosco pediu o dobro do valor da mensalidade. Outras escolas deram desculpas que não tinha vaga. Choramos até de tão decepcionante e hipócrita que é essa sociedade.
"não temos os recursos necessários para sua filha ficar aqui" Ouvi isso inúmeras vezes durante os dois últimos anos tentando matricular minha filha, tanto em pública quanto particular. Edit: minha filha é autista não verbal, tem sete anos, usa fralda e toma remédio durante o dia e a noite. A inclusão é só no nome, pq na real, é quase um milagre encontrar algum lugar que realmente abraça sei filho, se vc achou um lugar assim, que Deus te abençoe e abençoe muito seu filho, o que vc conseguiu deveria ser o mínimo do mínimo, mas infelizmente é uma excessão.
Parabéns por não ter medo de enfrentar as "escolas gigantes" e vamos continuar brigando porque nossos pequenos tem seus direitos! Onde assiste essa live completa? Abraço.
Ah sim meu filho com 4 anos foi convidado a se retirar da escola particular onde estudava, a diretora alegou que ele precisava de uma escola mais ampla, com pátio grande pra que ele pudesse correr a vontade, coloquei na escola pública onde dois anos depois veio o diagnóstico após muitas consultas, terapias, fono, veio o laudo de autismo.
Na creche pública as crianças não são excluídas. Pelo menos aqui na cidade de cuiaba e varzea grande. E lindo ver o trabalho das educadoras na inclusão deles. Agora na particular o bicho pega
Sou de várzea grande me indicaram a escola especial luz do saber, gostaria muito da sua sugestão, o diagnóstico do meu filho foi confirmado agora, estou esperando pelo laudo dos profissionais para levar para neuro e realmente não sei o que fazer se deixo na particular , coloco na creche comum ou nessa especializada, ele vai fazer três anos mes que vem
Acontece mesmo inclusive escolas q fazem entrevista e pede p aguardarmos então se a mãe fala qq tem um filho ruim p aprender, não ligam mas se é bom, pode ter certeza q chamam já passei por isso
Como profissional de RH, fiquei refletindo que isso também é consequência de um mercado de trabalho que exige profissionais de "escolas de ponta", criando esse tipo de posicionamento nas instituições educacionais. Vivemos em sociedade, tudo conectado, tudo interfere. Profundamente lamentável. Todos precisamos mudar a forma de pensar e, sobretudo, agir.
As faculdades era para ensinar pr profissionais sair de lá preparado para lidar com crianças com Autismo ter todo o tratamento para ensinar nossas crianças e tirar dele o máximo q ele possa aprender.e não exclui pq precisamos de professores q saiba e goste de ensinar todas as crianças.
Nenhuma faculdade de Pedagogia ensina nada sobre autismo. Saimos da faculdade sem nenhuma formação para e somos cobradas como se tivessemos que ser doutorandas no assunto. Para uma inclusao de verdade e eficiente deveriam sim ter profissionais formados no assunto, que saibam o que fazer numa crise, que saibam estimular esses alunos, e não colocar estagiarias ou pessoas sem formação no assunto para ficar do lado ou saindo da sala com a criança porque ela está em crise ou porque a professora precisa ficar sozinha com os outros alunos... por que a pergunta é : é para ficar de pajem do aluno ou é para estimular esse aluno pedagogicamente também.. porque eu creio que para uma inclusão eficaz o profissional precisa fazer as duas coisas., só que para isso ele precisa ter formação.
a sociedade vai ser obrigada a aceitar e se informar sobre autismo,pois hoje em dia os médicos estão mais capacitados e ta ocorrendo chuva de laudos p autismo.
Aqui na minha cidade as escolas municipais, estão mais bem preparadas para receber as crianças autistas do que as escolas particulares. Tive experiência nas duas modalidades.
A Diretora do Colégio Particular que a minha filha estudava contestava o laudo do Médico que é especialista no assunto. Não aceitava de jeito nenhum. Falar o que mais?! Me sinto muito mais acolhida e bem atendida na rede municipal da minha cidade. Não sei falar de outros municípios. FALO DO MEU!
Mayra sou mãe de uma bebê autista de 2 anos e 4 meses, a creche da minha filha não quer ficar com ela por conta que ela não dorme no horário que eles estipularam que seria 11 e meia da manhã , ela por ser autista e hiperativa não consegue dormir agora a secretária me informou que ou eu a busco na hora do almoço ou fico com ela em casa 😢
Olá querida, tudo bem? Sinto muito por essa situação, de fato, a carga reduzida não pode ser aplicada nesta situação! Para que entenda mais sobre este assunto, separei este vídeo: ruclips.net/video/FSGA1rcx8JI/видео.html Fico na torcida para dar tudo certo! 💙
Qual a dificuldade de entender que professores de escolas regulares não têm como trabalhar com alunos com TEA? Eu tenho uma aluna autista nível 2 e ok. Levo atividades para ela fazer do fundamental 1 e ela faz. Às vezes, tem monitora para auxiliar, mas nem sempre. Eu não tenho como dar aula para dois públicos ao mesmo tempo. Além dela tenho 24 alunos. Eu não tenho como lecionar ao mesmo tempo. Qual a dificuldade de entender isso? Na outra escola tem um aluno de nível 3 que eu, sinceramente, não sei o que ele faz na escola porque ele não admite fazer as atividades que eu levo, ele quer copiar do quadro e quando preciso apagar ele surta, até a mão na bunda ele coloca na frente de todos, coloca o dedo no nariz e depois na boca, grita enquanto estou explicando e ninguém é amigo dele, apenas respeitam porque o conhecem desde criança. Que inclusão é essa? Se ninguém faz amizades com esses alunos? Se os professores não conseguem dar aula para eles? Vocês que são mães, será que não percebem que esses alunos são apenas jogados nas salas de aulas e que ninguém é amigo deles? É muito melhor uma escola especial. É aquela coisa a gente anda com quem a gente gosta. Se eu gosto de rock eu vou num show de rock não de funk. Meu professor de LIBRAS que é surdo disse que nenhum surdo quer ir pra escola regular porque ninguém fala com ele, já numa escola de surdos tá todo mundo na mesma situação. Poxa! Que dificuldade!
Olá, Nice! Tudo bem com você? Entendo suas dificuldades e a pressão de atender a diferentes necessidades em sala de aula. No entanto, é importante lembrar que a inclusão deve ser uma prioridade, pois cada criança, independentemente de suas dificuldades, merece a oportunidade de se desenvolver em um ambiente diversificado. Com o apoio adequado, como formação específica para professores e recursos adicionais, é possível encontrar maneiras de atender a todos os alunos. A inclusão também pode promover a empatia e a amizade entre as crianças, preparando-as para a vida em sociedade. Confira estes conteúdos para te ajudar e orientar: 👉 instagram.com/p/ClORmCmo9sr/?img_index=1 👉 ruclips.net/video/ae7W786oa08/видео.html&pp=gAQBiAQB 👉 ruclips.net/video/vNcpd0mR4iE/видео.html 👉 instagram.com/p/Crbx0gfNAtW/?img_index=1
Passei por isso em escola particular que negou matricula e creche publica. Desisti da escola regular.... coloquei ele na escola para autistas da Apae. Pelo menos lá ele nao vai sofrer bullying. 😒😒
@@jijimdr complicado... os 3 anos de creche era um jogo de empurra pra lá... pra cá. Deixavam meu filho largado. Apenas 2h00 no máximo por dia. Meu filho tem 7 anos e ainda estamos sem assistência à distância da Apae. Mas msm assim prefiro que ele fique num local com pessoas capacitadas qdo acabar a pandemia. Ele nao teve mais crises. 😊
@@jijimdr escola particular... foi só falar que ele é autista que desconversaram. Pedi uma pessoa pra acompanhar ele e ja negaram qualquer outra intervençao. Na realidade, o direito que dizem que os autistas têm, está só no papel.
Muito triste, enquanto lutamos pra que todos os alunos com deficiência tenham seus direitos de fato na educação, basta mudar de instituição municipal para estadual, pública e sem comentar sobre as particulares, para que esses direitos sejam dificultados ou até mesmo cessados. A luta é constante.
Parabéns pelo seu Magnífico trabalho! 👏👏👏♥️ Mas nesse caso que vc relatou percebi muita preguiça ou mal vontade dos envolvidos desse recinto escolar! Abaixar o índice de notas foi uma resposta "políticamente limpa" de dizer o que eles não tem coragem ou tem vergonha de dizer, lastimável! Mais uma vez Parabéns, vc é ótima! 👏👏👏♥️😄
Meu filho tem 2 anos e 6 meses, a pouco tempo descobrimos o autismo, a psicóloga falou que que ele tem que entrar na creche, fomos para por ele na creche, a diretora falou que eles não estavam preparados para uma criança autista, e disse que ele nunca iria fala, e um monte de outras coisas ruins, resumindo sai de lá arrasada. Agora tenho medo de por ele na creche não sei oque fazer😔
Tenho muito dificuldade pra deixar o meu filho na escola ele não tem apoio e nem as cuidadoras são treinadas pra ajudar o meu filho tenho tido muita dificuldade pra ajudar ele na escola
Olá querida, tudo bem? Seria interessante marcar uma reunião com a instituição, juntamente com os profissionais que atendem a criança para que possam conversar e alinhar, por exemplo, como realizar as atividades para auxiliar em sala de aula. Muitas vezes será necessário adaptar o conteúdo da tarefa ou mesmo realizar pausas entre as atividades para que a criança se mantenha engajada e consiga realizar o que é pedido. Em casa, antecipe e utilize pistas visuais (figuras) para fornecer a previsibilidade frente o momento de ir para a escola e tente torná-lo atrativo, associando ações/brincadeiras do interesse dele, por exemplo. Observe, também, o que ele está fazendo antes de precisar de arrumar para a escola, pois se está numa atividade reforçadora, pode não querer interrompê-la para não sair de casa. Veja com a escola, também, se há a possibilidade de você observar um pouquinho, para que veja como ele fica lá. Confira algumas orientações e dicas para auxiliar também: 👉 instagram.com/p/CnRiwJhNLJA/?img_index=1 👉 institutosingular.org/wp-content/uploads/2022/04/Material-Escolas-5-dicas-importantes.pdf? 👉 instagram.com/p/ClORmCmo9sr/?img_index=1 👉 instagram.com/p/C22JTNRNhwF/?img_index=1 👉 ruclips.net/video/ae7W786oa08/видео.html&pp=gAQBiAQB
Só quem vivencia essa exclusão é que sabe o que é de verdade. Estou passando por isso com minha filha que é autista e tem Tdah, tem 14 anos e está no 9° ano. Já vieram me mostrar a apostila do ensino médio, preocupados com o conteúdo, e jogando responsabilidades para a família e terapeutas na adaptação de materiais para trabalho. Um absurdo. Mas não desisto , continuo na insistência, sempre.
Acho legal q criticam a escola particular, q a escola tem q ensinar pra vida e colocam o filhos na melhor escola particular. Mayra Gaiato, seus filhos estudam na rede pública? E a convidada, onde seus filhos estudam: pública ou privada? As crianças têm q estar em um ambiente q acolha, caso contrário, procure outra escola.
tenho um sobrinho de 11 anos que não vai a escola,não tem socialização,só vive dentro de casa,no celular,alguém pode me ajudar com informações sobre os direitos do autista?
Na minha respeitosa opinião, o papel da escola não é educar para a vida. Para isso existe a família. Quando matriculo meu filho em uma escola, desejo que ele desenvolva competências elementares das diversas ciências (matemática, física, português, história, etc.).
Pois, mas quando os próprios professores/escolas não estão para "aí virados" como será com os alunos, pais, etc Tudo começa em casa, educando os nossos filhos para " todos diferentes, todos iguais" mas infelizmente há MT desinformação
A escola deve estar apta a receber e o professor capacitado. Infelizmente isso não acontece. Os professores recebem os alunos e não sabem como trabalhar, não oferecem capacitação aos professores.
@@17S0DMG se a escola desfez do aluno tem que pagar por isso! É crime! A culpa é da escola. Se fosse culpa de sistema então pq na mesma cidade existe escola inclusiva e escola preconceituosa? O sistema é o msm pra todos, cabe ao dono da escola estar atento a isso e contratar profissionais capacitados .
Mas na minha opinião....por mais que tenha uma "inclusão " mesmo por lei..ela será forçada e ao fechar dos portões a criança especial irá sofrer bastante... Não acredito em mudanças pois o vil metal sempre falará mais alto. Uma instituição específica onde estas craincas recebecem o devido estimulo com profissionais voltados aoenas para eles dando os estímulos certos..ao meu ver seria o ideal...assim.como a APAE.
Pois é a realidade é dura e cruel, imagina só se a dra. Mayra passou por essa situação. E nós mães passamos por situações horríveis, para que nosso filho tenha um pouco de conhecimento. Infelizmente a inclusão, não será uma forma de empatia ao próximo e sim uma imposição tendo leis para serem cumpridas. Acredito que essa determinada empressa que so pensa em dinheiro e fama nunca será um ambiente educacional e sim uma fábrica de notas do enem. Infelizmente
Isso acontece em todas as escolas... Não existe inclusão na prática. Só no papel. O sistema não está nem aí para a prática da inclusão. Enquanto não mudar a corja de políticos que não estão nem aí para o povo. A coisa não irá mudar
Pois eh. A sala de recurso é até uma piada em alguns casos. Já atendi uma mãe que queria somente o papel que a criança tinha TDAH para a escola particular fazer as atv adaptativas, nem os pais queriam um atendimento q resolve-se tb. O estudo era p inglês ve. Lamentável.
Olá bom dia, parabéns pelo trabalho maravilhoso q vc faz neste canal, Tenho um filho de 2 anos e vi um vídeo seu de 2018 falando sobre comportamento q crianças nessa faixa etária deve ter, e muitas dessas coisa meu filho n faz, Em q profissional ou especialista devo levá-lo para uma avaliação?
Leva o enquanto antes no neuropediatra, ele vai avaliar,as características, enquanto antes sabermos melhor pra evolução eu tenho um menino tem 3 anos e a semana passada descobri que ele é autista, já tava desconfiado quando ele tinha 2 anos, confiamos numa pediatra que o atraso da fala e preguiça de evolução dele eram normais, aí que ela se enganou, agora ter que correr atrás de terapias e evolução dele,.. Jairo vá atrás de Deus abençoe o seu filho e ocorra bem 🙏
Olá, tudo bem? É crucial trabalhar com a escola para promover um ambiente inclusivo e seguro. Sempre que possível, converse com professores e a administração para criar um plano de apoio individualizado (PAI) para seu filho e as demais crianças, garantindo que eles recebam suporte adequado. Encoraje atividades que promovam a interação e a empatia entre os alunos. Participar de grupos de apoio para pais pode oferecer orientação adicional e compartilhar experiências. Confira mais estratégias: 👉 instagram.com/p/ClORmCmo9sr/?img_index=1 👉 ruclips.net/video/vNcpd0mR4iE/видео.html 👉 ruclips.net/video/NpNpAOu8yaw/видео.html 👉 instagram.com/p/CrBJBiSu_nS/?img_index=1 👉 instagram.com/p/Cqc9f5utzcg/?img_index=1 👉 ruclips.net/video/dOt5MBNrhVw/видео.html
Lamento muito, a única opção e quando os pais podem e pagar um plano ao qual a criança vai ter uma terapia eclética e não ABA, infelizmente o ABA está muito distante para a maioria dos brasileiros. Essa é a vdd.
minha filha faz terapias pelo convenio tem uma clinica que é exclusiva da Sul America e a metodologia é Aba faz TO, fono, AT, musicoterapia ,psicóloga tudo ABA e na região que eu moro aqui em SP tem outras clinicas especializadas em ABA que atendem outros convênios também acho que vai de estado.
em saber que nem os professores e a diretora tem essa capacidade de buscar e conhecer p poder ajudar os alunos que precisam de se incentivo para fazer as atividades
Espero que entre os pais de crianças com TEA (ou adultos com TEA) não tenham votado no atual presidente da república (vulgo Bolsonaro) pois uma das primeiras ações dele de governo não foi justamente desativar a Secretaria de Educação Continuada (Secadi)? Que trabalhava justamente essa inclusão? O próprio Ministro da Educação Ribeiro (!!!!!) defende essa mentalidade aí de que os diferentes deveriam se manter excluídos/à parte da sociedade.
Também já tive problema com escola de natação recusando vaga e terapeuta que abandonou o tratamento do meu filho. Mães amem seus filhos, cuidem de vocês também, porquê a família de um autista é toda excluída. Se forem casadas cuidem do parceiro. O mundo e a sociedade não querem nossos filhos, meu filho é autista severo não verbal. E não encontrei acolhimento em lugar nenhum, a sociedade não quer mudar.
Michele sou estudante de musicoterapia, está bem documentado em estudos que a musicoterapia pode estimular o seu filho para que ele possa vir a falar! A musica trabalha as áreas do cérebro responsáveis pela comunicação. Também indico o método americano The Son-Rise Program, acreditar no seu filho é o primeiro passo e não deixe que ninguém limite as suas possibilidades futuras, dizendo que ele não será capaz de fazer uma coisa ou outra... ninguém tem bola de cristal para saber isso, só vai depender do seu filho e da ajuda de vcs!
Ficou registrado o comentario no nome do meu marido, Sou Taiana Froes...
Seu filho vai ser um grande homem,acredite
@@taianafroes2326 vc foi espetacular no comentário . Deus te abençoe poderosamente. Sou mãe de uma menina, Laura 2 anos e 7 meses,estamos investigando o autismo, é tudo muito complicado, porém eu creio que minha filha vai se desenvolver perfeitamente. Ainda estou perdida, porém quero o melhor para ela, vou procurar escolas, terapias,esportes , oq for preciso. Ela é perfeita.
Complicado demais quando se trata desse assunto. Pq tem crianças autista q batem nas crianças q não são. E muitas vezes a professora pra dar conta de toda turma é complicado.
Que tristeza, isso!
Li hoje e concordo: a maior tristeza dos pais não é ter um filho autista, mas compreender que a população não está pronta (nem quer estar pronta) para lidar com essas "questões fora da trivialidade".
O povo quer estar pronto....mas o sistema não ajuda. Estou com uma irmã surtada, tem 52 anos é agressiva com ela e com os outros. Já passou pelo atendimento da saúde local. Está aguardando leito em algum lugar do estado... Eu quando durmo tenho que trancar ela no quarto, pois corro o risco de levar uma facada,ou ser agredida de alguma maneira. E ela se joga no chão é pesada, não posso erguer... E você fala que o povo não está pronto para aceitar? Me poupe... Depois que cometem um crime como tantos que vemos por aí, acha mesmo que o povo estará pronto um dia? É o sistema de saúde mental no Brasil que tem que ser melhorado. Você sabe quanto custa um tratamento particular, uma clínica para atendimento de doenças mentais? Então relaxa, que a coisa só vai piorar.
A maior tristeza de um pai e mãe autista ou com outra deficiência mental não é a não aceitação da população, mas sim um atendimento público de qualidade, que possam ficar durante o dia, e a noite estarão com vontade de dormir... Já pensou no desgaste físico de uma mãe ou pai, que durante as 24 horas toma conta de um especial??? Visitem, perguntem a real história, mas não para publicar em seus estudos...pq é muito fácil falar pra ser bonitinho na mídia, mas a realidade é outra.
@@17S0DMG desculpa, senhora, continuo com o mesmo pensamento: a sociedade não está pronta. E acho que não entendeu minha colocação.
A população não busca conhecimento e não tem empatia. Você está certa quando diz "só sabe quem passa", eu passo. Além de ser pai de três crianças, uma com deficiência na linguagem, na socialização, é irritada, é ansiosa... Além disso, sou professor de Ensino Fundamental II de escolas públicas, ou seja, muitos pais não tem grana para custear tratamento e eu já lecionei e leciono a crianças especiais, inclusive com autismo e TDAH...
Então, para com suas colocações mesquinhas e com pouco fundamento.
Quando se trata do Estado, concordo contigo, vejo que a estrutura não é adaptada nem há sensibilização para melhorar as ações e acompanhamentos em prol desse público... Não falei que não era culpa do Estado, mas, especificamente, falei que a população não está preparada (população que não lida com a causa todo santo dia, como nós).
Abraço e te desejo calma. Precisamos de muita calma para pensarmos melhor e promovermos o melhor para nossos irmãos, especiais ou não.
Meu filho passou do maternal ao primeiro período na escola particular. Mais foi luta e preconceito o tempo todo, depois foi para escola pública foi difícil a mesma coisa. De todo jeito é difícil, meu filho é autista não verbal, tem 6 anos. E vontade é deixar em casa, e alfabetizar em casa com ajuda profissional e terapias. A verdade é na sociedade Não tem lugar para nossos filhos.
Que triste isso.
Que triste dói na alma isso.
Por isso eu estava lutando para a lei do Homescholling ser aprovada. Existem casos que é melhor deixar em casa mesmo!
Que dor
Como pai de uma criança com TEA e aluno de pós-graduação em inclusão escolar para autistas, só tenho uma reação possível a este vídeo: ganho de motivação e dedicação.
Qual é a pós graduação que você está fazendo?
@@larissesilvaandrade5863 , Inclusão escolar nos transtornos do neurodesenvolvimento: autismo e suas comorbidades na NeuroSaber.
Vida de um mãe autista é complicado, o diagnóstico já não é fácil, aí vem plano de saúde querendo complicar ainda mais nossas vidas, já estou pensando na escola. descobrir o diagnóstico do meu filho faz pouco tempo ele tem 2 aninhos, o medo anda me consumindo.
Sim. Verdade. Agora pense nas mães, pais de autistas que não tem como pagar um plano de saúde. Pensou? É pior que daqueles pais que como você pode pagar um plano de saúde. Conheço uma mãe, que diz para o marido: - tire ele da minha frente. Ele tem 8 anos, severo. Ela tem o péssimo atendimento do sistema único brasileiro...ou seja nada.
Verdade amiga estou sofrendo com isso difícil encontrar uma escola parceira que ajuda a criança a evoluir ele não tão nem aí se teu filho vai aprender ou não 😔
E amiga descobrir que meu netinho de 2 anos e autista também 😔 e um novo mundo pra gente e foi procurar sobre essa sob essa regra dos planos de saúde aqui em Natal só depois de 2 ano que vai ter direito ao plano é todos os plano fiquei muito revoltada como os planos de saúde que estipula o prazo pra o começo do tratamento.
Descobrir do meu tem uns 15 dias
Se quiser conversar
Hj digo: não as escolas!!!! Já sofri bastante.
Hj Sou homescoling com muito orgulho.
Não é fácil, mas vejo a diferença que está fazendo na vida do meu filho, ele vem se desenvolvendo muito e aprendendo cada vez mais. E isso não tem preço.
Que ótimo! Eu levanto muito essa bandeira, do Homescholling! Penso que se não der certo a escola, vamos estudar em casa, com toda certeza!
@@Leticia_b_cerattiPenso muito no homeschooling. Mas sei que vou me incomodar com a justiça.
Moro no intterior de São Paulo, minha netinha tem 2 anos e 2 meses, foi diagnosticada autista mês passado, mais na escolinha publica que frequenta foi super bem recebida, a professora é muito atenciosa, faz cursos e participa de palestras, tudo pra ajudar seus alunos, a diretoria tbm abraça a causa, sempre nos amparando e ajudando, por enquanto não tenho queixa, minha pequena já está até socializando com os amiguinhos, pouco, rs, mais já é um começo
Agradeço muito pela atenção dada a minha neta e aos outras crianças
Na escolinha que ela frequenta tem 3 casos diagnosticados e 2 na espera do laudo
Os nomes destas escolas deveriam ser divulgados, essa exclusão é crime, agora previsto em lei.
Aqui no 🇺🇸aconteceu com minha filha no Preeschool de uma igreja ! Primeiro ano ninguém me chamou ! Trazia trabalhos etc !
Qdo mudou de classe aos 3,5 meses em uma semana a professora me chamou e falou que não DAVA para ela ficar lá , pque ela não sentava no círculo , na mesa ! Fiquei chocada ! A diretora até quis manter ela mas a professora falou que não tinha tempo ! Conclusão tirei , ficou 6 meses em casa , eu na luta de arrumar escola menor , foi aí que veio diagnóstico e ela iniciou aulas escola pública com todo Amor e estrutura que Ela MERECE!
Eu passei por isso. Mas lutei. Entrei na justiça. Consegui mediadora através do MPE. Mas graças Deus estamos caminhando bem. Meu pequeno é muito inteligente. Hj a escola me respeita. É eles veem potencial nele. O meu seria a síndrome de asperger.
O que seria uma mediadora?
@@Sol-dk7my Na verdade, o termo correto é acompanhante especializado, mas aqui na minha cidade chamam de mediadora. É a profissional que acompanha a criança autista na sala de aula, faz as intervenções é adaptações necessárias para o desenvolvimento da criança.
o que me preocupa é que enquanto todos brigam para validar suas perspectivas, o tempo de aprendizagem da criança está passando. Não sou a favor de deixar uma criança estudar em uma escola que não tem a mínima vontade e disponibilidade para tal. Sou mãe de um menino autista, sou pedagoga e professora, portanto conheço as questões que envolvem essa eterna polêmica sobre escola especial e escola regular e por isso, a minha opinião é que a criança deve estar onde ela precisa estar para melhor desenvolver habilidades e principalmente, autonomia.
Meu filho vai fazer três anos e tbm estou nesse dilema, com sua experiência o que vc sugere? Ele estuda em uma escola particular mais estou sem condições para manter, sem contar que eles tbm não tem experiência com crianças autistas, e surgiu oportunidade para uma escola especial para ele na rede estadual, não sei o que faço
@@fernandacabralcunhalamel1673É difícil dizer alguma coisa sem conhecer seu filho, mas sugiro que visite a escola pública que citou para entender o processo de escolarização e o método deles. Converse com mães de outras crianças que estudam na escola, essa é a melhor referência e acima de tudo, busque a escola que tem um olhar direcionado para as demandas específicas do seu filho, sem esquecer que ele precisa estar em grupo.
Dependendo da escola, algumas experiências públicas superam as privadas, principalmente no quesito que se refere aos profissionais. Meu filho estuda em uma escola privada desde sempre, não é uma escola referência em inclusão, mas sempre esteve disposta a enfrentar os desafios e está em contato comigo e com os profissionais que acompanham ele. Sabemos que o custo de uma escola privada e de terapias é enorme, então, priorize um espaço com conhecimento sobre a demanda dele, disposição para enfrentar as dificuldades que poderão ocorrer e estrutura mínima para que ele esteja seguro e seja atendido nas suas necessidades, se for uma criança verbal, pergunte onde ele sente-se melhor e por que. Se quiser conversar, mande um e-mail para lepeeduca@gmail.com.
@@fernandacabralcunhalamel1673 Pela minha experiência como professora de yoga do ensino infantil te recomendaria procurar escolas que tenham recursos e não apenas mediadoras. Escolas com salas de recurso e com projetos pedagógicos específicos para a integração de alunos autistas. Estas sim são as verdadeiras escolas inclusivas. Existem muitas que se dizem inclusivas e aceitam realmente os alunos de coração aberto, sem preconceito e com boa vontade, mas que não tem conhecimento e nem estrutura o suficiente para o desenvolvimento da criança e acabam atrapalhando muito.
E o coração das mamães de autistas sangrando.. 🥺💔😭😭
Demais 😢
Eu quero minha filha na escola normal,e vou lutar pra isso,se preciso vou até pra justiça,minha filha tem sua limitações mas não é louca não,minha filha ela e muito inteligente,e creio que vai ser muito melhor p ela
Só de pensar em minha filha passar por preconceito e exclusão eu fico nervosa ,MDS 😢
Eu tbm.😢
Passei por isso esse ano, minha filha só tem 3 aninhos tadinha e já estava sendo excluída na creche onde estava matriculada, o lugar parecia ser tão bom tinha aulas de línguas estrangeiras, robótica, nutrição… mais não tinha aula de humanismo nem amor ao próximo, a diretora teve a coragem de me dizer que a professora estava se sentindo frustrada de não conseguir lidar com minha filha e que os colegas estavam rotulando ela na sala, isso me quebrou no meio, desisti da vaga e agora ela está em casa comigo até o fim deste ano pelo menos… Isso me gerou um bloqueio que não sei mais o que devo fazer se matriculo novamente em uma creche comum
Ou procuro um lugar especial onde tenham pessoas especializadas que acolham melhor ela … o meu coração está em pedaços estou muito triste não sei o que fazer
Meu coração fica triste, mais ou mesmo tempo se alegra em saber que existem pessoas com sede de mudança pra melhorar á vida dos que precisa de mais atenção.
Que Deus continue permitido que existam mais pessoas com esse pensamento.
Cuido de um príncipe com diagnóstico de autismo, e sei como é preciso de muita atenção e cuidado.
Com nossa crianças ❤️❤️❤️
Tentei pública ele é excluído, paguei ele continuou excluído, vou ter que botar na especial pq ele está regredindo muito. As professoras sempre diz que ele ñ pode ficar na sala com os outros, tem que ficar em uma sala separada. Eu ñ vou mais pagar pra ele ser excluído.
Amiga entre com liminar no núcleo! A prefeitura é obrigada a disponibilizar uma tutora exclusiva para seu filho na sala de aula. Eu já entrei. Assim quando as aulas voltarem já posso ficar mais tranquila com ele na escola com uma tutora(escola pública)
Por isso que meu filho está em uma escola especializada. Somos muito felizes lá.
infelizmente qualquer patologia ou síndrome em crianças é visto com preconceito pela maioria.
Pessoal, só um pouquinho...as escolas especiais ensinam,alfabetizam,profissionalizam e sao, em sua maioria, muuito boas. A criança nao precisa ficar para todo o sempre na Escola Especial e sim apenas o periodo que precisar para ser melhor incluido no ensino comum!
As crianças saem traumatizadas do ensino comum e na escola especial verbalizam( os que conseguem) que estão felizes....meu Deus,...nao entendo esse ranço contra as escolas especiais
Agradeça a Deus Sra, pois percebe-se que dinheiro para pagar uma escola especial você tem. Só lembre que nem todos tem essa condição, então não creio que seja ranço o problema.
@@ronaldo4631 Aqui na minha cidade Ronaldo(porto alegre rgs) temos 4 escolas especias municipais gratuitas, fora as estaduais. Acho que nas outras regioes do pais nao tem, ou tem?
concordo ...porém estas escolas especias deveriam ser um direito de todos.
as mães deveriam se unir em pró de governantes agirem e investirem em escolas especiais para todas as classes sociais...em todos os estados.
o Brasil é enorme..imaginem quantos municipios e Estados ...não possuem nenhuma escola especial..nem profissionais capacitados...sem falar nas crianças das zonas rurais.
Se uma Dra reclama de como foi tratada... imaginem as mães sem nenhum poder aquisitivo...e conhecimento...o que não devem passar.
Isso dói demais Mayra, quando dou palestras em.ESCOLAS PUBLICAS também...A fala é essa😔😔
Culpa do nosso sistema de ensino por "Rankear" as escolas...E escola particular é apenas comércio. Não estão interessados.em formar o cidadão, mas sim em ganhar dinheiro de qualquer forma, como a grande maioria. Infelizmente...
É isso….
Verdade mesmo na escola eles não ajudam elas exclui mesmo
Estou dentro das escolas como mediadora escolar há uns 10 anos, e como sofremos com essa falta de interesse dos professores, coordenadores e diretores em relação a uma educação de qualidade para as crianças especiais.
Para a diretora do colégio mencionado, deixo o pensamento do Emicida: Elite é o que uma sociedade tem de melhor no aspecto humano; essa gente que se acha melhor por conta do dinheiro não é elite; é burguesia.
Você e seus vídeos estão salvando minha vida! Muito obrigada! Sou mãe atípica aqui no Estado do Amapá!
Gratidao Dra Mayra
Chorando ao assistir este vídeo, pq meu filho foi diagnosticado aos 2 anos com a pandemia até o momento sem poder pagar escola ,esperando pelo ensino público. E pelo péssimo tratamento na rede pública, faltando fonoaudiólogo desse o ano passado. Meu filho hj com 3 anos e meio não fala, o pai nos deixou, sem poder trabalhar, média , ansiedades,... Meu irmão começou a pagar um plano para ele q depois de 6 meses de carência ele começará os tratamentos próximo mês. Coração dói demais!
Vai dá tudo certo querida aguente firma e se mantenha em bons pensamentos... Seu filho vai encontrar uma profa que o ame!
@@suzanemota1998 Amém! Eu creio q Deus proverá no tempo Dele🌹
Deus fará o melhor para vcs creia ,hoje ta difícil mas daqui um tempo essa tempestade vai passar.
@@Cheyne_makeup Em nome de Jesus. Ele é bom o tempo todo🙏🙌🌹
Eu choro todo dia, sou mãe de uma princesa autista de 2 anos, todo dia é uma reclamação da escola, sua filha se irrita fácil, morde os coleguinhas e vc mãe não dá limites pra ela, essa menina é mimada e faz muito birrra, vc precisa ser mais firme.
Gente eu choro muito pois as profes que eram para apoiar a minha filha fazem questão de detoná-la, parece que querem que eu tire da escola. O diagnóstico é recente mas tô sofrendo muito com o preconceito e falta de cuidado com as palavras. Sou condenada e crucificada todos os dias com a minha pequena. Sofrendo demais
Passei por isso, a pressão foi tanta que eu tirei ela da escolinha… muito triste meu coração está doendo demais por isso
A maior dificuldade para mim está em encontrar uma escola para meu filho que tem dificuldade no foco e na concentração coloquei ele numa escola boa bem cara e só faltou expulsar meu filho da escola 😢
Bm isso senti na pele nas escolas,por isso q a escola especial foi a melhor escolha
Uma triste realidade que precisa ser superada.
Com certeza Sil!!!
Aqui em Ibiuna SP, fomos matricular a filha de 4 anos com autismo e a escola Dom Bosco pediu o dobro do valor da mensalidade. Outras escolas deram desculpas que não tinha vaga. Choramos até de tão decepcionante e hipócrita que é essa sociedade.
E ainda acontece muito em nossas crianças brasileiro
"não temos os recursos necessários para sua filha ficar aqui"
Ouvi isso inúmeras vezes durante os dois últimos anos tentando matricular minha filha, tanto em pública quanto particular.
Edit: minha filha é autista não verbal, tem sete anos, usa fralda e toma remédio durante o dia e a noite.
A inclusão é só no nome, pq na real, é quase um milagre encontrar algum lugar que realmente abraça sei filho, se vc achou um lugar assim, que Deus te abençoe e abençoe muito seu filho, o que vc conseguiu deveria ser o mínimo do mínimo, mas infelizmente é uma excessão.
Diferente é o mundo que queremos INCLUA. # por mais escolas inclusivas
Eu como mãe, me preocupada e dói no fundo do coração essa exclusão 😪
Parabéns por não ter medo de enfrentar as "escolas gigantes" e vamos continuar brigando porque nossos pequenos tem seus direitos!
Onde assiste essa live completa?
Abraço.
Parabéns pelo canal, excelente vídeo, todos os pais com filhos autistas tem essa duvida.
Ah sim meu filho com 4 anos foi convidado a se retirar da escola particular onde estudava, a diretora alegou que ele precisava de uma escola mais ampla, com pátio grande pra que ele pudesse correr a vontade, coloquei na escola pública onde dois anos depois veio o diagnóstico após muitas consultas, terapias, fono, veio o laudo de autismo.
Aconteceu com meu filho também 😥
Na creche pública as crianças não são excluídas. Pelo menos aqui na cidade de cuiaba e varzea grande. E lindo ver o trabalho das educadoras na inclusão deles. Agora na particular o bicho pega
Sou de várzea grande me indicaram a escola especial luz do saber, gostaria muito da sua sugestão, o diagnóstico do meu filho foi confirmado agora, estou esperando pelo laudo dos profissionais para levar para neuro e realmente não sei o que fazer se deixo na particular , coloco na creche comum ou nessa especializada, ele vai fazer três anos mes que vem
Acontece mesmo inclusive escolas q fazem entrevista e pede p aguardarmos então se a mãe fala qq tem um filho ruim p aprender, não ligam mas se é bom, pode ter certeza q chamam já passei por isso
Como profissional de RH, fiquei refletindo que isso também é consequência de um mercado de trabalho que exige profissionais de "escolas de ponta", criando esse tipo de posicionamento nas instituições educacionais. Vivemos em sociedade, tudo conectado, tudo interfere. Profundamente lamentável. Todos precisamos mudar a forma de pensar e, sobretudo, agir.
É a triste realidade. O ensino no Brasil segue a cultura do vestibular. Tem coisa errada no processo e as escolas na contramão.
Eu já trabalhei numa escola assim, top aqui no ABC eles não matriculam crianças especiais. É muito triste isso, como vocês eu fico indiguinada
As faculdades era para ensinar pr profissionais sair de lá preparado para lidar com crianças com Autismo ter todo o tratamento para ensinar nossas crianças e tirar dele o máximo q ele possa aprender.e não exclui pq precisamos de professores q saiba e goste de ensinar todas as crianças.
Nenhuma faculdade de Pedagogia ensina nada sobre autismo. Saimos da faculdade sem nenhuma formação para e somos cobradas como se tivessemos que ser doutorandas no assunto. Para uma inclusao de verdade e eficiente deveriam sim ter profissionais formados no assunto, que saibam o que fazer numa crise, que saibam estimular esses alunos, e não colocar estagiarias ou pessoas sem formação no assunto para ficar do lado ou saindo da sala com a criança porque ela está em crise ou porque a professora precisa ficar sozinha com os outros alunos... por que a pergunta é : é para ficar de pajem do aluno ou é para estimular esse aluno pedagogicamente também.. porque eu creio que para uma inclusão eficaz o profissional precisa fazer as duas coisas., só que para isso ele precisa ter formação.
a sociedade vai ser obrigada a aceitar e se informar sobre autismo,pois hoje em dia os médicos estão mais capacitados e ta ocorrendo chuva de laudos p autismo.
Aqui na minha cidade as escolas municipais, estão mais bem preparadas para receber as crianças autistas do que as escolas particulares. Tive experiência nas duas modalidades.
Duvido.
A Diretora do Colégio Particular que a minha filha estudava contestava o laudo do Médico que é especialista no assunto. Não aceitava de jeito nenhum. Falar o que mais?! Me sinto muito mais acolhida e bem atendida na rede municipal da minha cidade. Não sei falar de outros municípios. FALO DO MEU!
Foi isso que ouvi de algumas Escolas " não estamos preparados para cuidar do seu filho, não é melhor ele ir para uma escola especial???"
Infelizmente isso acontece demais ainda...😔😔😔
Vai acontecer sempre, se o sistema não melhorar 9 atendimento
Nossa que chocante !
Mayra sou mãe de uma bebê autista de 2 anos e 4 meses, a creche da minha filha não quer ficar com ela por conta que ela não dorme no horário que eles estipularam que seria 11 e meia da manhã , ela por ser autista e hiperativa não consegue dormir agora a secretária me informou que ou eu a busco na hora do almoço ou fico com ela em casa 😢
Olá querida, tudo bem? Sinto muito por essa situação, de fato, a carga reduzida não pode ser aplicada nesta situação! Para que entenda mais sobre este assunto, separei este vídeo: ruclips.net/video/FSGA1rcx8JI/видео.html
Fico na torcida para dar tudo certo! 💙
Qual a dificuldade de entender que professores de escolas regulares não têm como trabalhar com alunos com TEA? Eu tenho uma aluna autista nível 2 e ok. Levo atividades para ela fazer do fundamental 1 e ela faz. Às vezes, tem monitora para auxiliar, mas nem sempre. Eu não tenho como dar aula para dois públicos ao mesmo tempo. Além dela tenho 24 alunos. Eu não tenho como lecionar ao mesmo tempo. Qual a dificuldade de entender isso? Na outra escola tem um aluno de nível 3 que eu, sinceramente, não sei o que ele faz na escola porque ele não admite fazer as atividades que eu levo, ele quer copiar do quadro e quando preciso apagar ele surta, até a mão na bunda ele coloca na frente de todos, coloca o dedo no nariz e depois na boca, grita enquanto estou explicando e ninguém é amigo dele, apenas respeitam porque o conhecem desde criança. Que inclusão é essa? Se ninguém faz amizades com esses alunos? Se os professores não conseguem dar aula para eles? Vocês que são mães, será que não percebem que esses alunos são apenas jogados nas salas de aulas e que ninguém é amigo deles? É muito melhor uma escola especial. É aquela coisa a gente anda com quem a gente gosta. Se eu gosto de rock eu vou num show de rock não de funk. Meu professor de LIBRAS que é surdo disse que nenhum surdo quer ir pra escola regular porque ninguém fala com ele, já numa escola de surdos tá todo mundo na mesma situação. Poxa! Que dificuldade!
Olá, Nice! Tudo bem com você? Entendo suas dificuldades e a pressão de atender a diferentes necessidades em sala de aula. No entanto, é importante lembrar que a inclusão deve ser uma prioridade, pois cada criança, independentemente de suas dificuldades, merece a oportunidade de se desenvolver em um ambiente diversificado. Com o apoio adequado, como formação específica para professores e recursos adicionais, é possível encontrar maneiras de atender a todos os alunos. A inclusão também pode promover a empatia e a amizade entre as crianças, preparando-as para a vida em sociedade. Confira estes conteúdos para te ajudar e orientar:
👉 instagram.com/p/ClORmCmo9sr/?img_index=1
👉 ruclips.net/video/ae7W786oa08/видео.html&pp=gAQBiAQB
👉 ruclips.net/video/vNcpd0mR4iE/видео.html
👉 instagram.com/p/Crbx0gfNAtW/?img_index=1
Passei por isso em escola particular que negou matricula e creche publica. Desisti da escola regular.... coloquei ele na escola para autistas da Apae. Pelo menos lá ele nao vai sofrer bullying. 😒😒
tbm passei por isso a escola particular negou a matricula , pretendo colocar na escola especial tbm lá ñ irar sofrer bulling
@@jijimdr complicado... os 3 anos de creche era um jogo de empurra pra lá... pra cá. Deixavam meu filho largado. Apenas 2h00 no máximo por dia. Meu filho tem 7 anos e ainda estamos sem assistência à distância da Apae. Mas msm assim prefiro que ele fique num local com pessoas capacitadas qdo acabar a pandemia. Ele nao teve mais crises. 😊
@@jijimdr escola particular... foi só falar que ele é autista que desconversaram. Pedi uma pessoa pra acompanhar ele e ja negaram qualquer outra intervençao. Na realidade, o direito que dizem que os autistas têm, está só no papel.
Mas a escola pode recusar a matricula a criança? Pq pesquisei e fala que são obrigados a aceitar.
Muito triste, enquanto lutamos pra que todos os alunos com deficiência tenham seus direitos de fato na educação, basta mudar de instituição municipal para estadual, pública e sem comentar sobre as particulares, para que esses direitos sejam dificultados ou até mesmo cessados. A luta é constante.
Parabéns pelo seu Magnífico trabalho! 👏👏👏♥️
Mas nesse caso que vc relatou percebi muita preguiça ou mal vontade dos envolvidos desse recinto escolar!
Abaixar o índice de notas foi uma resposta "políticamente limpa" de dizer o que eles não tem coragem ou tem vergonha de dizer, lastimável!
Mais uma vez Parabéns, vc é ótima!
👏👏👏♥️😄
Vc apareceu no último vídeo do Lucas Lira
Meu filho tem 2 anos e 6 meses, a pouco tempo descobrimos o autismo, a psicóloga falou que que ele tem que entrar na creche, fomos para por ele na creche, a diretora falou que eles não estavam preparados para uma criança autista, e disse que ele nunca iria fala, e um monte de outras coisas ruins, resumindo sai de lá arrasada. Agora tenho medo de por ele na creche não sei oque fazer😔
Eii, como ele está hoje ?
Aconteceu isso comigo, foi exatamente assim comigo na escola particular e na pública
Tenho muito dificuldade pra deixar o meu filho na escola ele não tem apoio e nem as cuidadoras são treinadas pra ajudar o meu filho tenho tido muita dificuldade pra ajudar ele na escola
Olá querida, tudo bem? Seria interessante marcar uma reunião com a instituição, juntamente com os profissionais que atendem a criança para que possam conversar e alinhar, por exemplo, como realizar as atividades para auxiliar em sala de aula. Muitas vezes será necessário adaptar o conteúdo da tarefa ou mesmo realizar pausas entre as atividades para que a criança se mantenha engajada e consiga realizar o que é pedido. Em casa, antecipe e utilize pistas visuais (figuras) para fornecer a previsibilidade frente o momento de ir para a escola e tente torná-lo atrativo, associando ações/brincadeiras do interesse dele, por exemplo. Observe, também, o que ele está fazendo antes de precisar de arrumar para a escola, pois se está numa atividade reforçadora, pode não querer interrompê-la para não sair de casa. Veja com a escola, também, se há a possibilidade de você observar um pouquinho, para que veja como ele fica lá. Confira algumas orientações e dicas para auxiliar também:
👉 instagram.com/p/CnRiwJhNLJA/?img_index=1
👉 institutosingular.org/wp-content/uploads/2022/04/Material-Escolas-5-dicas-importantes.pdf?
👉 instagram.com/p/ClORmCmo9sr/?img_index=1
👉 instagram.com/p/C22JTNRNhwF/?img_index=1
👉 ruclips.net/video/ae7W786oa08/видео.html&pp=gAQBiAQB
Só quem vivencia essa exclusão é que sabe o que é de verdade. Estou passando por isso com minha filha que é autista e tem Tdah, tem 14 anos e está no 9° ano. Já vieram me mostrar a apostila do ensino médio, preocupados com o conteúdo, e jogando responsabilidades para a família e terapeutas na adaptação de materiais para trabalho. Um absurdo. Mas não desisto , continuo na insistência, sempre.
Passei por esta situação há mais de 7 anos atrás, é lamentável que ainda ocorra estes absurdos!!!
Nossa, dói muito ouvir isso😢. Demorei a achar uma escola não especial, mas que fosse apta à receber meu filho.
Acho legal q criticam a escola particular, q a escola tem q ensinar pra vida e colocam o filhos na melhor escola particular. Mayra Gaiato, seus filhos estudam na rede pública? E a convidada, onde seus filhos estudam: pública ou privada?
As crianças têm q estar em um ambiente q acolha, caso contrário, procure outra escola.
tenho um sobrinho de 11 anos que não vai a escola,não tem socialização,só vive dentro de casa,no celular,alguém pode me ajudar com informações sobre os direitos do autista?
Na minha respeitosa opinião, o papel da escola não é educar para a vida. Para isso existe a família. Quando matriculo meu filho em uma escola, desejo que ele desenvolva competências elementares das diversas ciências (matemática, física, português, história, etc.).
O meu filho a neuro pediu um tutor para ficar com ele em sala de aula.
Eu tenho uma dúvida. Por favor me esclareçam. O que seria a escola especial?
RESPOSTA : SIM PRECISA
Pois, mas quando os próprios professores/escolas não estão para "aí virados" como será com os alunos, pais, etc
Tudo começa em casa, educando os nossos filhos para " todos diferentes, todos iguais" mas infelizmente há MT desinformação
Nenhuma escola quer nossos filhos autistas,temos que brigar para tudo!
Infelizmente tem que ser dessa maneira, com brigas e mostrando as leis!
Meu um filho de 7 anos autista ele não fala usa fralda , tô muito insegura em colocar ele na escola 😥
Sinto que meu filho é excluído pela professora dele.
Não permita isso!
A escola deve estar apta a receber e o professor capacitado. Infelizmente isso não acontece. Os professores recebem os alunos e não sabem como trabalhar, não oferecem capacitação aos professores.
As escolas caras ou de graça
Não estão preparadas
Queria saber si é obrigatório botar a criança na escola pública si ele já está na particular a 3 messes?
Eu tenho um bisneto também é autista
Que horror, essa escola merece um processo e pagar muito caro por ser assim, quando dói no bolso eles aprendem a ser gente
Que processo? Tem que processar o sistema que não dá condições para as pessoas com deficiência mental.
@@17S0DMG se a escola desfez do aluno tem que pagar por isso! É crime! A culpa é da escola. Se fosse culpa de sistema então pq na mesma cidade existe escola inclusiva e escola preconceituosa? O sistema é o msm pra todos, cabe ao dono da escola estar atento a isso e contratar profissionais capacitados .
Mas na minha opinião....por mais que tenha uma "inclusão " mesmo por lei..ela será forçada e ao fechar dos portões a criança especial irá sofrer bastante...
Não acredito em mudanças pois o vil metal sempre falará mais alto.
Uma instituição específica onde estas craincas recebecem o devido estimulo com profissionais voltados aoenas para eles dando os estímulos certos..ao meu ver seria o ideal...assim.como a APAE.
Eu só vou deixar ele permanecer messa escola agora porquê vai ficar com MELHOR professora aí sim sei qure8 as coisas vai andar ela é toppp
MAYARA gostsria que vc me orientasse
Pois é a realidade é dura e cruel, imagina só se a dra. Mayra passou por essa situação. E nós mães passamos por situações horríveis, para que nosso filho tenha um pouco de conhecimento. Infelizmente a inclusão, não será uma forma de empatia ao próximo e sim uma imposição tendo leis para serem cumpridas. Acredito que essa determinada empressa que so pensa em dinheiro e fama nunca será um ambiente educacional e sim uma fábrica de notas do enem. Infelizmente
Não compreendo porque vc achou que na escola isso não iria acontecer, se isso acontece na sua clínica.
😳
Como assim
Clínica particular???? Quanto custa um tratamento ou um acompanhamento ? O SUS paga? A dra atende pelo SUS?
@@17S0DMG não atende pelo SUS não, e o tratamento lá não é barato não.
@@historias-geniais então como que vem falar sobre escolas públicas, não conhece a realidade, está num mundo que não é o real no Brasil.
Isso acontece em todas as escolas... Não existe inclusão na prática. Só no papel. O sistema não está nem aí para a prática da inclusão. Enquanto não mudar a corja de políticos que não estão nem aí para o povo. A coisa não irá mudar
Pois eh. A sala de recurso é até uma piada em alguns casos. Já atendi uma mãe que queria somente o papel que a criança tinha TDAH para a escola particular fazer as atv adaptativas, nem os pais queriam um atendimento q resolve-se tb. O estudo era p inglês ve. Lamentável.
Olá bom dia, parabéns pelo trabalho maravilhoso q vc faz neste canal,
Tenho um filho de 2 anos e vi um vídeo seu de 2018 falando sobre comportamento q crianças nessa faixa etária deve ter, e muitas dessas coisa meu filho n faz,
Em q profissional ou especialista devo levá-lo para uma avaliação?
Leva o enquanto antes no neuropediatra, ele vai avaliar,as características, enquanto antes sabermos melhor pra evolução eu tenho um menino tem 3 anos e a semana passada descobri que ele é autista, já tava desconfiado quando ele tinha 2 anos, confiamos numa pediatra que o atraso da fala e preguiça de evolução dele eram normais, aí que ela se enganou, agora ter que correr atrás de terapias e evolução dele,..
Jairo vá atrás de Deus abençoe o seu filho e ocorra bem 🙏
A inclusão é perfeita no papel.
Na prática é exclusão!
Imagina uma mãe ouvindo essas coisas! Isso precisa acabar! E ainda querem acabar com as APAES, dizendo que vão incluir. É excluir não incluir!
Nao adianta tentar incluir pessoas com deficiência intelectual na escolas normais meu filho sofre muita bulin fica sempre sozinho
Olá, tudo bem? É crucial trabalhar com a escola para promover um ambiente inclusivo e seguro. Sempre que possível, converse com professores e a administração para criar um plano de apoio individualizado (PAI) para seu filho e as demais crianças, garantindo que eles recebam suporte adequado. Encoraje atividades que promovam a interação e a empatia entre os alunos. Participar de grupos de apoio para pais pode oferecer orientação adicional e compartilhar experiências. Confira mais estratégias:
👉 instagram.com/p/ClORmCmo9sr/?img_index=1
👉 ruclips.net/video/vNcpd0mR4iE/видео.html
👉 ruclips.net/video/NpNpAOu8yaw/видео.html
👉 instagram.com/p/CrBJBiSu_nS/?img_index=1
👉 instagram.com/p/Cqc9f5utzcg/?img_index=1
👉 ruclips.net/video/dOt5MBNrhVw/видео.html
E ela briga pelos Autidys é eu n do dou mole MESMO
Lamento muito, a única opção e quando os pais podem e pagar um plano ao qual a criança vai ter uma terapia eclética e não ABA, infelizmente o ABA está muito distante para a maioria dos brasileiros. Essa é a vdd.
minha filha faz terapias pelo convenio tem uma clinica que é exclusiva da Sul America e a metodologia é Aba faz TO, fono, AT, musicoterapia ,psicóloga tudo ABA e na região que eu moro aqui em SP tem outras clinicas especializadas em ABA que atendem outros convênios também acho que vai de estado.
a maior tristeza
em saber que nem os professores e a diretora tem essa capacidade de buscar e conhecer p poder ajudar os alunos que precisam de se incentivo para fazer as atividades
👀👀👀
A escola foi sincera....e melhor escola menor
É lamentável, um absurdo.
Espero que entre os pais de crianças com TEA (ou adultos com TEA) não tenham votado no atual presidente da república (vulgo Bolsonaro) pois uma das primeiras ações dele de governo não foi justamente desativar a Secretaria de Educação Continuada (Secadi)? Que trabalhava justamente essa inclusão?
O próprio Ministro da Educação Ribeiro (!!!!!) defende essa mentalidade aí de que os diferentes deveriam se manter excluídos/à parte da sociedade.
O status quo é cruel
Exclusão
Exclusão
Que coisa horrível! 😢
BRASIL E VERGONHA!
Brasil, país da vergonha...
Infelizmente