👉🏻 Compartilhe esse vídeo com amigos professores e nos grupos das escola ❤. 👉🏻 Inscreva-se no canal e ative as notificações para ser avisado quando os novos vídeos estrearem 😘. 👉🏻 Mayra Gaiato no RUclips: ruclips.net/user/mayragaiato 👉🏻 Mayra Gaiato no Instagram: instagram.com/mayragaiato/ 👉🏻 Instituto Singular no Instagram: instagram.com/instituto_s... 👉🏻 Conheça os Cursos da Mayra: institutosingular.org
Tenho um aluno minha sala que arranca e derruba tudo pela frente. Ele não para e não consigo dar aula; sou sozinha em sala, o que ele vê! Derruba e começa a rir como se isto fosse engraçado; minha coordenadora é especialista mas até ele não consegue lidar totalmente com a situação. E sou vista como alguém sem didática e que não possui domínio da turma. 😢 Possuo 25 alunos frequentes.
Ele é assim também. Descobri no acolhimento que em casa ele tem um lugar próprio. . Fiz um lugar p ele bem confortável p ele se sentir parte do grupo e da sala. Conversei com as crianças explicando sobre sobre ele e o conceito de incluir nosso amigo e que precisava da ajuda deles.
Essa criança precisa de uma cuidadora especialmente pra ele. A escola tem que ver isso criança que tem laudos que comprometem principalmente o aprendizado dele e dos outros a escola tem a obrigação de disponibilizar a cuidadora.
Esses dias... conversando com uma babá que cuida de autista, demos a dica de que eles se fixam em cores - algo colorido. Daí ela nos contou que ele só come vermelho... melancia, macarrão com molho vermelho... e ela não tinha percebido isso! Fez SUPER sentido
Ano passado tive uma grande experiência, eram 4 crianças autistas, 3 anos de idade em maternal integral, que desafio, todas diferentes e precisando de suporte. Aprendi muito, mas percebi que, infelizmente, estão apenas sendo incluídas na escola regular por causa do amparo legal, o suporte ao professor da escola pública é falho, o suporte ao aluno é falho, as terapias no serviço público não são regulares, então a sobrecarga recai toda no professor, está bem difícil e desafiador.
Meu filho tem 6 anos autista nível 2 Ele se alfabetizou sozinho. Com dois anos já sabia ler tudo,mas não sabe conversar,só repete oque escuta,fala inglês ,faz somas altas,conhece todas as bandeiras do mundo,ele está no 1 ano,mais no nível de 4 ano.
Olá meu filho é assim tbm,desde os 2 anos ler e se alfabetizou sozinho isso se chama hiperlexia,hj ele está no 2ano e tbm tem altas habilidades,tea e TDAH. Mas seu filho socializa com as outras crianças?
Olá boa tarde Professora Vou iniciar Pedagógia justamente por ter um filho Autista Severo não verbal de 16 anos e não ter preparo nem em escola Especial.Quero aprender e ensinar o que eu sei para poder contribuir para um mundo melhor para nossos AUTISTAS
Trabalhar com autismo nivel 1 é infinitamente mais saxil, mas e os nivel 3 que se autoagridem e ageidem os colegas inclusive a professora, o que fazer, como fazer?
Profe, sou autista e venho de uma família de autistas com altas habilidades e superdotação, que sempre foram extremamente apegados a normas e regras, e desempenhavam bem na escola. Agora sou estudante da licenciatura, e estagio monitorando um aluno autista nível 1 de suporte, e nada do que aprendi ajudando meus primos, ou na minha própria experiência, parece ajudar, pois é um aluno de primeiro ano que está muito estressado com o início da alfabetização, pois sua escola anterior era do tipo creche, onde ele apenas brincava. Ele é muito doce e carinhoso, mas tem crises de choro e birra sempre que lhe é dada alguma atuvidade além de brincar. Conhece as letras, mas se recusa a escrever e diz que "não sabe", mesmo que em outros momentos leia sem dificuldades coisas estampadas nas paredes. Consigo negociar que ele escreva duas ou três palavras ao lomgo da aula toda, com muita sorte, e me cobro muito sentindo que estou falhando com ele. Sei que cada autista é único, mas fico desesperada com a resistência dele, sentindo que é uma falha minha. Como posso ajudá-lo?
Olá Mayra, como faço a rotina funcionar para o aluno não consegue ficar na sala? Grita e bate palmas o tempo todo e se morde em intervalos bem próximos.
Sim, a escola tem que se adaptar. Sim, a sociedade tem que se adaptar. Isso é inclusão. Imagina um mundo em que todos se sentem confortáveis, não só a maioria. Não ia ser maravilhoso? ❤
Adorei seu video e a parceria com a Maira! quando eu era pequena não gostava muito de comer com as outras crianças no recreio pq não gostava de ver elas comendo... eu era bem chatinha...
Socorro...até então o autismo de grau leve do meu filho não era problema, agora entrando na adolescência (13 anos), muitos recados do colégios, como tarefas a fazer, exclusão dos amigos em trabalhos em grupo e notas baixas nas provas. Em casa. nada muda apesar das broncas e castigos no cumprimento das coisas triviais e rotineiras. Sinceramente, precisamos de ajuda.
Reforçar comportamentos adequados que ocorrem em meio aos comportamentos problema acaba sendo mais eficaz do que a punição. Tente reforçar o que ele faz de positivo. Tente analisar qual a função dos comportamentos negativos que ele demonstra. Muitas vezes acabamos reforçando eles sem nem perceber.
Sou mãe de autista nível 1 de suporte, minha filha está na escola municipal c auxiliar, ela fez terapias na APAE e teve alta p ir p escola regular, minha opinião é q tem crianças que deve ir para o ensino especializado AMA, APRAESp, é difícil mas é o único jeito deles terem acesso a educação de qualidade, imagina uma professora c mais de 20 alunos impossível dar uma aula c qualidade, é difícil conseguir vaga😢mas é o ideal p eles...
Vamos andar + devagar? Vamos sentar ali? O que vc acha de comermos banana angora? Claro d objetivo. Atentos aos sentidos ... Som agudo ; Temos que emtendet que a escola é uma preparação para a vida ... : Leva tempo/estudo e muito terapia.
O problema na escola publica esta aí, o professor busca recursos e fotmas para ajudar a criança, porém não tem o profissionais Multidisciplinar funcionando dentro das escolas,no papel sim , na pratica não. Lamentável.
Nossa ,nao dá pra ficar atenta aos sinais de autismo com uma sala com 35 alunos, cada um com suas particularidades, problemas de incivilidade, indisciplina, falta de acompanhamento familiar. A turma sofre também e perde conteúdo. Do jeito que voce fala dá a impressão que o professor dá aula somente para o autista. Professores tem adoecido por atender estudantes com tea. Aqui é lindo ver a empolgação de vocês.
O grande problema não é o autismo, mas a aceitação e o tratamento que as famílias não fornecem. Acham que "jogar" a criança na escola vai resolver o "problema" dos seus filhos. Enquanto as famílias não perceberem que precisa de ajuda médica especializada, a inclusão será bem complicada, pois as outras crianças acabam com medo e se afastam dessa criança.
Tem os dois lados da moeda, tem as famílias que fornecem e professores que não procuram se informar, que não tem empatia e nem interesse em procurar saber mais sobre a criança autista. Alguns quando vão falar com a família reclamam da criança como se fosse um incomodo na sala.Tem professores que vao além do diploma, eles querem ver a criança evoluindo, eles vão atrás por conta para ver aquela criança bem, se desenvolvendo. Ambas as partes precisam pensar no bem estar da criança e se colocar no lugar do outro. Como a Mayra disse, tem professores que não fazem ideia do quanto são importantes na vida do autista.
Toda criança tem direito a educação e inclusão. Então nós não " jogamos crianças nas escolas, é um direito dela. E a senhora por ser da educação deveria está mais bem informada sobre inclusão e ter mais empatia sobre o assunto. Eles só veem o mundo de uma forma diferente e deveriam ter todo respeito, aínda mais em uma escola. E nós procuramos tratamento sim, mas não se a senhora nao sabe, a maioria depende de do SUS... e tudo é demorado😢. Então, antes de julgar, de achar que jogamos nossos filhos, netos em escolas, entenda que eles têm direito como qlq outra criança!!
Sinceramente fico perplexa com o pensamento das pessoas quando se trata de criança autista, acho que antes de falar besteira deveria se informar antes, pois criança autista ver o mundo diferente, são crianças especiais, pela experiência q tenho sendo mãe de autista, conheço muitas mães de autista q fazem tudo ao seu alcance para dar um suporte aos seus filhos, mas a maioria depende do SUS que não oferece um suporte necessário, e quanto a escola elas não são jogadas lá, elas tem o mesmo direito q seu filho ou de qualquer outro de está lá, e por ser uma criança especial por ter uma deficiência e obrigação da escola junto com o município fornecer um cuidador ou um monitor, para ajudar essa criança q e o direito delas
Meu filho já está na quinta escola e o que eu vejo é o retrato do preconceito. Um coordenador segurou o braço do meu filho até ficar marcado. E na atual escola, todas as dicas e orientações que passo pra eles, a coordenação fala que não vai funcionar sem nem tentar. Acho muito triste que uma educadora venha falar que as famílias jogam as crianças na escola. Sei que cada caso é um caso, mas ficar passando a batata quente de um pra outro não ajuda em nada. As famílias precisam ser acolhidas tbm... Talvez, em vez de dizer o que as famílias fazem de errado, vc podia escrever no seu comentário alguma dica, que tal.
👉🏻 Compartilhe esse vídeo com amigos professores e nos grupos das escola ❤.
👉🏻 Inscreva-se no canal e ative as notificações para ser avisado quando os novos vídeos estrearem 😘.
👉🏻 Mayra Gaiato no RUclips: ruclips.net/user/mayragaiato
👉🏻 Mayra Gaiato no Instagram: instagram.com/mayragaiato/
👉🏻 Instituto Singular no Instagram: instagram.com/instituto_s...
👉🏻 Conheça os Cursos da Mayra: institutosingular.org
⁷❤
Dicas para acalmar
Tenho um aluno minha sala que arranca e derruba tudo pela frente. Ele não para e não consigo dar aula; sou sozinha em sala, o que ele vê! Derruba e começa a rir como se isto fosse engraçado; minha coordenadora é especialista mas até ele não consegue lidar totalmente com a situação. E sou vista como alguém sem didática e que não possui domínio da turma. 😢 Possuo 25 alunos frequentes.
😢
Prof eu tenho um autista severo na sala
Ele é assim também. Descobri no acolhimento que em casa ele tem um lugar próprio. . Fiz um lugar p ele bem confortável p ele se sentir parte do grupo e da sala. Conversei com as crianças explicando sobre sobre ele e o conceito de incluir nosso amigo e que precisava da ajuda deles.
Agora com a rotina vou tentar fazer a transição desse lugar para a cadeira
Essa criança precisa de uma cuidadora especialmente pra ele.
A escola tem que ver isso criança que tem laudos que comprometem principalmente o aprendizado dele e dos outros a escola tem a obrigação de disponibilizar a cuidadora.
Esses dias... conversando com uma babá que cuida de autista, demos a dica de que eles se fixam em cores - algo colorido. Daí ela nos contou que ele só come vermelho... melancia, macarrão com molho vermelho... e ela não tinha percebido isso! Fez SUPER sentido
Ano passado tive uma grande experiência, eram 4 crianças autistas, 3 anos de idade em maternal integral, que desafio, todas diferentes e precisando de suporte. Aprendi muito, mas percebi que, infelizmente, estão apenas sendo incluídas na escola regular por causa do amparo legal, o suporte ao professor da escola pública é falho, o suporte ao aluno é falho, as terapias no serviço público não são regulares, então a sobrecarga recai toda no professor, está bem difícil e desafiador.
Meu filho tem 6 anos autista nível 2
Ele se alfabetizou sozinho.
Com dois anos já sabia ler tudo,mas não sabe conversar,só repete oque escuta,fala inglês ,faz somas altas,conhece todas as bandeiras do mundo,ele está no 1 ano,mais no nível de 4 ano.
Olá meu filho é assim tbm,desde os 2 anos ler e se alfabetizou sozinho isso se chama hiperlexia,hj ele está no 2ano e tbm tem altas habilidades,tea e TDAH. Mas seu filho socializa com as outras crianças?
Olá boa tarde Professora
Vou iniciar Pedagógia justamente por ter um filho Autista Severo não verbal de 16 anos e não ter preparo nem em escola Especial.Quero aprender e ensinar o que eu sei para poder contribuir para um mundo melhor para nossos AUTISTAS
Na teoria é muito fácil mas precisamos de exemplos práticos. O que fazer com esse aluno qd a escola não fornece nenhum tipo de material?
Verdade
Trabalhar com autismo nivel 1 é infinitamente mais saxil, mas e os nivel 3 que se autoagridem e ageidem os colegas inclusive a professora, o que fazer, como fazer?
Profe, sou autista e venho de uma família de autistas com altas habilidades e superdotação, que sempre foram extremamente apegados a normas e regras, e desempenhavam bem na escola. Agora sou estudante da licenciatura, e estagio monitorando um aluno autista nível 1 de suporte, e nada do que aprendi ajudando meus primos, ou na minha própria experiência, parece ajudar, pois é um aluno de primeiro ano que está muito estressado com o início da alfabetização, pois sua escola anterior era do tipo creche, onde ele apenas brincava. Ele é muito doce e carinhoso, mas tem crises de choro e birra sempre que lhe é dada alguma atuvidade além de brincar. Conhece as letras, mas se recusa a escrever e diz que "não sabe", mesmo que em outros momentos leia sem dificuldades coisas estampadas nas paredes. Consigo negociar que ele escreva duas ou três palavras ao lomgo da aula toda, com muita sorte, e me cobro muito sentindo que estou falhando com ele. Sei que cada autista é único, mas fico desesperada com a resistência dele, sentindo que é uma falha minha. Como posso ajudá-lo?
As dicas são maravilhosas,mas como fazer se numa única sala têm sete crianças especiais?
Olá Mayra, como faço a rotina funcionar para o aluno não consegue ficar na sala? Grita e bate palmas o tempo todo e se morde em intervalos bem próximos.
Amei!❤
Boa noite professora ❤❤
Sim, a escola tem que se adaptar. Sim, a sociedade tem que se adaptar. Isso é inclusão.
Imagina um mundo em que todos se sentem confortáveis, não só a maioria. Não ia ser maravilhoso? ❤
Adorei seu video e a parceria com a Maira! quando eu era pequena não gostava muito de comer com as outras crianças no recreio pq não gostava de ver elas comendo... eu era bem chatinha...
Socorro...até então o autismo de grau leve do meu filho não era problema, agora entrando na adolescência (13 anos), muitos recados do colégios, como tarefas a fazer, exclusão dos amigos em trabalhos em grupo e notas baixas nas provas. Em casa. nada muda apesar das broncas e castigos no cumprimento das coisas triviais e rotineiras. Sinceramente, precisamos de ajuda.
Reforçar comportamentos adequados que ocorrem em meio aos comportamentos problema acaba sendo mais eficaz do que a punição. Tente reforçar o que ele faz de positivo. Tente analisar qual a função dos comportamentos negativos que ele demonstra. Muitas vezes acabamos reforçando eles sem nem perceber.
Broncas e castigos só vai fazer o comportamento dele piorar
Sou mãe de autista nível 1 de suporte, minha filha está na escola municipal c auxiliar, ela fez terapias na APAE e teve alta p ir p escola regular, minha opinião é q tem crianças que deve ir para o ensino especializado AMA, APRAESp, é difícil mas é o único jeito deles terem acesso a educação de qualidade, imagina uma professora c mais de 20 alunos impossível dar uma aula c qualidade, é difícil conseguir vaga😢mas é o ideal p eles...
Obrigada pelo vídeo! Tenho aprendido muito com meu pequeno aluno e essas dicas são valiosas. 💙
Meu filho ama letras e números
Amei a sua explicação parabéns professora🙏🙏👏👏👏
Bem práticoa e interativa a orientação
Sou estagiário auxiliar de sala e auxílio um aluno com autismo. Ele é muito agitado, gosta muito de abraços(até de mais).
Tô nessa também.
Que bom que ele gosta 😅 porque o que eu auxílio, é no tempo dele.
Ebaaa. Vou acompanhá-las!
🥳
Obrigada pelo vídeo!!! Amei!!!
😉
Que vídeo oootimooo!!
Que bom que gostou! 🥰❤️
Tenho 4 na sala eu preciso muito saber o que fazer 🙏
que aula incrível
Ameiiii 💖💛
Que bom! 🥰❤️
O que fazer quando chegam chorando, nervosos? E não param na cadeira. E se é contrariedado começa a jogar tudo e bater a cabeça?
Dicas para acalma
Boas dicas
As crianças autista tem direito assegurado da educação infantil até o ensino médio ou só no fundamental?
😊😊
Eu tenho um filha que não quer ir a escola de jeito Nei um não sei mais o que fazer 😢
Queria saber como trabalhar com criança autista nível 3 no material 3
Tbm quero essa mesma informação ❤
Amanda Oliveira: ola Lorena, eu tenho 03 meninos que se interessaram pelo meu trabalho e são autistas❤
Eu acho que vai me ajuda muito.. pq trabalho numa escola Suíça e isso vai me ajuda ter mas experiência
Para a maioria o altismo é uma barreira para as famílias que não aceitam as como dependentes
O que fazer quando o aluno machuca professor e colegas?
Vamos andar + devagar?
Vamos sentar ali?
O que vc acha de comermos banana angora?
Claro d objetivo.
Atentos aos sentidos ...
Som agudo ;
Temos que emtendet que a escola é uma preparação para a vida ...
: Leva tempo/estudo e muito terapia.
O problema na escola publica esta aí, o professor busca recursos e fotmas para ajudar a criança, porém não tem o profissionais Multidisciplinar funcionando dentro das escolas,no papel sim , na pratica não. Lamentável.
Ok
Quando a criança não aceita vc fala não!
Nossa ,nao dá pra ficar atenta aos sinais de autismo com uma sala com 35 alunos, cada um com suas particularidades, problemas de incivilidade, indisciplina, falta de acompanhamento familiar. A turma sofre também e perde conteúdo. Do jeito que voce fala dá a impressão que o professor dá aula somente para o autista. Professores tem adoecido por atender estudantes com tea. Aqui é lindo ver a empolgação de vocês.
O grande problema não é o autismo, mas a aceitação e o tratamento que as famílias não fornecem. Acham que "jogar" a criança na escola vai resolver o "problema" dos seus filhos. Enquanto as famílias não perceberem que precisa de ajuda médica especializada, a inclusão será bem complicada, pois as outras crianças acabam com medo e se afastam dessa criança.
Tem os dois lados da moeda, tem as famílias que fornecem e professores que não procuram se informar, que não tem empatia e nem interesse em procurar saber mais sobre a criança autista. Alguns quando vão falar com a família reclamam da criança como se fosse um incomodo na sala.Tem professores que vao além do diploma, eles querem ver a criança evoluindo, eles vão atrás por conta para ver aquela criança bem, se desenvolvendo. Ambas as partes precisam pensar no bem estar da criança e se colocar no lugar do outro. Como a Mayra disse, tem professores que não fazem ideia do quanto são importantes na vida do autista.
Toda criança tem direito a educação e inclusão. Então nós não " jogamos crianças nas escolas, é um direito dela. E a senhora por ser da educação deveria está mais bem informada sobre inclusão e ter mais empatia sobre o assunto. Eles só veem o mundo de uma forma diferente e deveriam ter todo respeito, aínda mais em uma escola. E nós procuramos tratamento sim, mas não se a senhora nao sabe, a maioria depende de do SUS... e tudo é demorado😢. Então, antes de julgar, de achar que jogamos nossos filhos, netos em escolas, entenda que eles têm direito como qlq outra criança!!
Sinceramente fico perplexa com o pensamento das pessoas quando se trata de criança autista, acho que antes de falar besteira deveria se informar antes, pois criança autista ver o mundo diferente, são crianças especiais, pela experiência q tenho sendo mãe de autista, conheço muitas mães de autista q fazem tudo ao seu alcance para dar um suporte aos seus filhos, mas a maioria depende do SUS que não oferece um suporte necessário, e quanto a escola elas não são jogadas lá, elas tem o mesmo direito q seu filho ou de qualquer outro de está lá, e por ser uma criança especial por ter uma deficiência e obrigação da escola junto com o município fornecer um cuidador ou um monitor, para ajudar essa criança q e o direito delas
Meu filho já está na quinta escola e o que eu vejo é o retrato do preconceito. Um coordenador segurou o braço do meu filho até ficar marcado. E na atual escola, todas as dicas e orientações que passo pra eles, a coordenação fala que não vai funcionar sem nem tentar. Acho muito triste que uma educadora venha falar que as famílias jogam as crianças na escola. Sei que cada caso é um caso, mas ficar passando a batata quente de um pra outro não ajuda em nada. As famílias precisam ser acolhidas tbm... Talvez, em vez de dizer o que as famílias fazem de errado, vc podia escrever no seu comentário alguma dica, que tal.