Autismo Nível 2: sinais e sintomas principais [DSM 5 TR]

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 8 июл 2024
  • Por que o autismo de nível 2 recebe tão pouca atenção? Será que é porque representa um meio termo menos evidente?
    Enquanto a literatura tende a focar nos extremos do TEA (Transtorno do Espectro Autista), níveis 1 e 3 de suporte, o nível 2 muitas vezes é negligenciado. Lucelmo Lacerda, professor e especialista no assunto, destaca essa lacuna e oferece uma análise dos sintomas e sinais característicos do autismo de nível 2, conforme definido pelo DSM-5-TR. Confira!
    LINK DO PARECER DO CNE:
    portal.mec.gov.br/index.php?op...
    Nova coleção de camisetas da Luna ABA!
    www.lojalunaaba.com/camisetas/
    Livro Crítica À Pseudociência Em Educação Especial
    lucelmobrito.mercadoshops.com...
    Plataforma de cursos Luna ABA: lunaeducacao.com.br/
    Conheça nossa Pós-Graduação em ABA (100% de Professores Mestres e Doutores): www.cbiofmiami.com/pos-aba
    Conheça nossa Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva para Autismo e Deficiência Intelectual Baseadas em Evidências:
    cbiofmiami.com/curso/pos-educ...
    Lucelmo Lacerda é Professor, Doutor em Educação pela PUC-SP com estágio pós-doutorado em Psicologia na UFSCar, Psicopedagogo, Professor da Especialização em ABA do CBI of Miami e da Especialização em Autismo da Universidade Federal de Tocantins, atuou como especialista no Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Educação Especial - CNE para a elaboração de novas Diretrizes Nacionais de Educação Especial.
    Email para contato: secretaria@lunaeducacao.com.br
    Clínica de Intervenção Luna ABA: lunaaba.com.br/​
    Rede sociais
    Instagram:
    lucelmo.lacerda
    aba.luna.autismo
    Facebook:
    prof.lucelmo/
    lunaabaBR/
    Endereço para correspondência: Av. Dep. Benedito Matarazzo, 7981 - Vila Betania, São José dos Campos - SP, 12242-010

Комментарии • 101

  • @flaviamagalhaes90
    @flaviamagalhaes90 Месяц назад +42

    O autismo nível 2 precisa ser mais aprofundado, inclusive na fase adulta.

  • @colecionandovida
    @colecionandovida Месяц назад +20

    eu queria muito que vc como autista falasse para nós, adultos autistas, com mais frequencia. Nos ajudar a ser como somos de maneira mais sociável. Enfim, vejo vc falar pra educador, mas a gente não tem orientação, principalmente quem é pobre. Não tenho nenhum suporte fora do aripiprazol e cannabidiol. E suas aulas ajudam muito, mas eu tenho que me ver como educadora de mim mesma pra conseguir entender.

  • @estudobiblico
    @estudobiblico Месяц назад +52

    Vc tem razão, meu filho é nível 2 e ele não tem diversas características que supostamente o nível dele se espera. Ele não tem movimentos repetitivos, não tem hiper foco, ele interage com as pessoas e etc a única coisa que ele tem é atraso verbal e afetado um pouco sua intelectualidade. Todo mundo de FORA diz que ele nem parece autista. Meu filho tem 6 anos e esta no primeiro ano do ensino fundamental, ele faz as atividades escolares normalmente

    • @brasileiroinconformado6249
      @brasileiroinconformado6249 Месяц назад +10

      Minha filha também passou por neuropediatra que identificou nível 2 e a única coisa que ela tem de atraso é a parte motora em relação a pular, subir escada (faz mas com apoio) e correr até faz mas de forma desengonçada e a forma de se comunicar em alguns momentos ela perde o sentido do que se fala e não há nexo. Ela tem 5 anos. E o nome dela também é Luna.

    • @carolinecoutinho241
      @carolinecoutinho241 Месяц назад +3

      Minha filha a mesma coisa. Atraso de fala.

  • @REGINISMO
    @REGINISMO Месяц назад +31

    Para mim foi muito importante o conteúdo deste vídeo porque eu estou classificada como nível 2 e muita gente questiona porque eu falo bem em determinados lugares (tipo internet). Mas não sabem que eu só consigo resolver muita coisa por escrito, porque simplesmente não consigo me expressar verbalmente em certas situações. Como sou advogada de formação, piora tudo. Mas ninguém está interessado em saber do prejuízo: eu não conseguia cobrar meus honorários e não conseguia fazer audiência. E quando conseguia, tinha crises de diarréia em pleno fórum. Se cada um cuidar do seu autismo ao invés de ficar dando pitaco no cid alheio, o mundo seria bem menos desconfortável para a nossa existência.

    • @nalvapinheiro5213
      @nalvapinheiro5213 Месяц назад +1

      Deve ser desgastante pra vc. Pois o que se espera de um advogado é saber se expressar. Entendo. Então vc não participaria de tribunal do júri caso fosse defender uma causa de um cliente??O grau de seu autismo a impede, digo no sentido de te limitar ??

    • @Letnt
      @Letnt Месяц назад +7

      Tive um tio, também advogado, que desistiu da profissão por todas essas dificuldades que você apontou. Hoje já é falecido, se vivo, teria mais de 80 anos. Depois de ter meus dois filhos autistas foi que passei a pensar no meu tio como um provável autista também. Naquela época essa ideia não teria passado pela cabeça de ninguém mesmo. Ele deve ter sofrido muito.

    • @mariaaparecidaramos8471
      @mariaaparecidaramos8471 Месяц назад

      Vc fez terapia na infância?

    • @nalvapinheiro5213
      @nalvapinheiro5213 Месяц назад

      @@Letnto transtorno na época já existia. Só não tinha nome...

    • @REGINISMO
      @REGINISMO Месяц назад +3

      @@mariaaparecidaramos8471 Não, eu nasci em 1978, naquela época meus pais só me achavam chata e teimosa e nervosinha mesmo. Só fiz terapia a partir da pandemia, com mais de 40 anos.

  • @Odeiofazeruser
    @Odeiofazeruser Месяц назад +31

    Meu irmão é nível 2, apresentou todos os sintomas clássicos de autismo, com inteligência preservada. Hoje é um adulto que não tem amigos, namorada, não sai do quarto e provavelmente nunca irá conseguir um emprego. Não faz contato visual, anda na ponta dos pés e não sabe mascarar sintomas, apresenta “comportamentos bizarros” (não gosto do termo, mas muitos profissionais usam). Ele praticamente não sai do mundo dele, me lembra um pouco a esquizofrenia, mas consegue manter o quarto arrumado e lavar a louça, higiene básica etc. Tem uma fala bastante formal, é ingênuo como uma criança e não consegue terminar um curso mesmo EAD pelas dificuldades do autismo e do TDAH. Ele não tem insight e não tem a percepção do quanto o autismo o afeta. Eu sou nível um e consigo parecer típica, mas não por muito tempo, uma hora a máscara cai. Consigo trabalhar, mas tenho muitas dificuldades. Eu era asperger no DSM antigo.

    • @nicb.508
      @nicb.508 Месяц назад +8

      Eu sou nível 2, era como seu irmão até os 22 ou 23 anos mas a vida me obrigou a seguir em frente. Tenho 44 anos hoje e minha vida foi muito difícil, não tinha amigos, não conseguia falar com pessoas que não fossem pai e mãe, não conseguia emprego porque era muito difícil pra min simplesmente sair de casa e entregar um currículo. Com muito sofrimento consegui dar pequenos passos de cada vez. Fui diagnosticado somente aos 40 anos e foi um alivio entender tudo que eu passava, tive diagnostico de 2 profissionais particulares e 1 do SUS. Hoje ainda tenho muita dificuldade, aprendi a usar uma "mascara" mas como você comentou, não dura muito tempo. Além do TEA nível 2 ainda fui diagnosticado com mais outros 2 transtornos.

    • @Odeiofazeruser
      @Odeiofazeruser Месяц назад +8

      @@nicb.508 O seu relato me dá um pouco de esperança, eu espero que ele consiga desenvolver uma maior autonomia, temos medo de não estarmos mais aqui (eu e minha mãe) e não ter ninguém para olhar por ele.

    • @REGINISMO
      @REGINISMO Месяц назад

      Eu sou autista e ESTOU no nível 2 de suporte aos 45, descobri minha condição ano. Estou fazendo intervenções terapêuticas e tenho planos de chegar ao nível 1 porque os níveis de suporte podem mudar ao longo da vida. Como seu irmão, também sou TDAH bem hiperativa, foi um sacrifício conseguir formar em Direito (levei o dobro do tempo) mas cá estou eu, com esperança de hoje poder ajudar juridicamente outros neuroatípicos adultos. Não perca a esperança.

    • @Odeiofazeruser
      @Odeiofazeruser Месяц назад +1

      @@REGINISMO moça acontece que no caso do meu irmão, seria impossível ser diagnosticado apenas aos 40 anos. Ele tem um comportamento muito estereotipado. Ele sequer tem insight, não entende como o autismo o prejudica. Ele só não é nível 3 pq é verbal, tem inteligência preservada e consegue tomar banho sozinho, se vestir, etc.

    • @REGINISMO
      @REGINISMO Месяц назад

      @@Odeiofazeruser mas ele faz acompanhamento e terapias?

  • @graycekellydacostaparaizo4614
    @graycekellydacostaparaizo4614 Месяц назад +13

    Quando recebi o diagnóstico do meu filho, o médico disse que era "grau leve", mas só nós do convívio familiar sabia o quão difícil eram as crises, a dificuldade em mudança de rotina, socialização e rituais que ele tinha. Quando procurei outro neurologista questionei: meu filho faz algumas terapias, está na escola, mas não fala nada, bate nos colegas e em qualquer criança que queira se aproximar dele, é muito apegado a rotinas e tem uns rituais que só a gente sabe como contornar, precisa de apoio para quase tudo, e sempre falam que ele "não parece autista", que o grau é o 1, COMO PODE DOUTOR?
    Então ele disse que meu filho não era nível 1 e sim nível 2 de suporte, colocou no laudo, passou mais horas de terapias. Hoje meu filho, que mês que vem faz 5 anos, está falando, ainda com ecolalia, já está lendo, juntando palavras complexas para a idade dele, ele tem foco em letras, números e animais.

  • @suellencarolina683
    @suellencarolina683 Месяц назад +12

    Obrigada por falar do nível 2, procuro muito conteúdo a respeito e não encontro, sempre nível 1 e 3. Fala mais pra gente a respeito e quais são as práticas mais eficazes para ele.

  • @gracianapereiradesousa9387
    @gracianapereiradesousa9387 Месяц назад +7

    Estou muito agradecida e feliz por ter conhecido pessoalmente o Lucelmo! Prof de grande sensibilidade à causa, generoso ao compartilhar seus conhecimentos conosco! Deus te abençoe muito! 😇 ❤

  • @denisepinto1065
    @denisepinto1065 Месяц назад +11

    Muito difícil mesmo diagnosticar se é nível 2. Estudando autismo há 5 anos e convivendo com um autista, percebo que pode ser nível 2 principalmente porque tem grande prejuízo na verbalização e comunicação- frases simples, linguagem que não flui, dificuldade em se explicar e analisar situações, no maior grau de rigidez, inflexibilidade e adesão a rotinas e problemas cognitivos. Interesses muito muito restringidos: nada interessa, nada vale a pena, nada é necessário, pouca intelectualidade; se interessa por desporto, por objectos eléctricos e pouco mais.

  • @sam-nr9gq
    @sam-nr9gq Месяц назад +2

    Eu sou autista nível dois e vejo a diferença gritante no tratamento social de pessoas com tea num nível maior. Eu tenho colegas autistas nível 1 de suporte no colégio que se comunicam de maneira funcional, o professores, coordenadores e diretores os tratam bem, porém comigo não é assim. Já sofri muito bullying por causa do tea, em uma escola que frequentei ninguém falou comigo por saber que eu era autista e o único que falou saiu de lá porque foi alvo de bullying por ter tentado se aproximar de mim; foi a pior fase da minha vida. Na escola eu não tenho uma porcentagem boa de frequência devido as crises, eu falto muito porque lá tem muito excesso de estímulos e sei que isso vai me desencadear uma crise. Já tive crises na escola, mas na maioria eu ia para o estacionamento e ninguém via, mas em uma eu fiquei na porta da diretoria, queria ir embora, fiquei uma hora esperando me atenderem e nisso a crise já estava acontecendo, eu batia a cabeça, puxava o cabelo, todos viam porque muitos estudantes passavam ali, até os diretores viram, mas não ajudaram, muito menos me chamaram, e como em uma crise eu não consigo me comunicar (ou me comunico de maneira não funcional) a crise só piorava. Queria mais visibilidade para tea nível 2, sofro muito por ser uma minoria gritante, tea, lgbt, de baixa renda familiar.

  • @angelitafernandes6288
    @angelitafernandes6288 Месяц назад +5

    Gostaria k vc falasse mais sobre autismo adulto,diagnostico tardio..

  • @familiatdahautistasurdezlibras
    @familiatdahautistasurdezlibras Месяц назад +10

    Sou Autista Nível 2, minha filha de 6 anos também... já o meu filho de 14 é nível 1....concordo com sua fala....precisa ser mais aprofundado os estudados para esse nível...sofremos demais por falta de alguns profissionais realmente entenderem esse nível de suporte.

    • @eumalumarques
      @eumalumarques 6 дней назад

      Quais são os seus sintomas sendo uma autista adulta nível 2?
      Meu diagnóstico saiu hoje. TDAH do tipo misto e Autismo Nível 2 de suporte. Não tenho nenhum hiperfoco, nem estereotipias, minha comunicação verbal é boa, eu falo bem. Mas tenho prejuízo nas habilidades sociais, rigidez cognitiva, inflexibilidade e dificuldade no controle e regulação das emoções. Mas pensei que meus sintomas se enquadrassem mais no tipo 1.

  • @liaSouzalima
    @liaSouzalima Месяц назад +5

    Opa graças à Deus, vc fez esse vídeo com tema do nível 2 , meu filho foi diagnosticado com autismo nível 2 quando tinha 1 ano e 9 meses hoje ele tem 2 anos e 7 meses graças à Deus já vi melhoras no meu filho porq desde o meu ventre ele foi entregue ao dono da vida o criador 🧩💙

    • @penas2.5
      @penas2.5 Месяц назад

      Quais sinais ele tinha quando tinha 1 ano e 8 meses ?

  • @celularecomecoxinguarapara1351
    @celularecomecoxinguarapara1351 16 дней назад

    Um assunto incrível exclarecedor.

  • @leonardogomes7165
    @leonardogomes7165 23 дня назад

    Exatamente 👍🏻 👏🏻

  • @kilviaqueiroz9093
    @kilviaqueiroz9093 Месяц назад +11

    Meu filho e nível 2 de suporte, tem dias que ele parece nível 1 e tem dia que eu tenho quase certeza que é nível 3.E complicado.

    • @danisiaify
      @danisiaify Месяц назад

      Com o meu filho vivo a mesma coisa, tem horas que me lembra mais um nível 1 e outras que lembra o nível 3

    • @graycekellydacostaparaizo4614
      @graycekellydacostaparaizo4614 Месяц назад +1

      Por aqui na mesma situação.

    • @fabiolasteigleder
      @fabiolasteigleder Месяц назад +1

      O meu guri eu coloquei ele como nivel 2 (qnd ele foi no neuro ainda nao recebia nivel pq era um bebe e agora so consegui pra daqui uns meses, ele ta com 5 anos). Porem assim, ele aprende rapido, ele faz as coisas sozinho, aprende por imitação mesmo. Nao tem seletividade alimentar, problema sensorial. Nada ligado ao autismo q costuma aparecer em outros casos. Porem a linguagem dele é muito deficiente. Ele fala todas as palavras, pronuncia certo, mas pouco constroi. Nao sabe relatar nada. Responde apenas coisas que eu ensinei. Ele busca muito as pessoas, adora estar com as pessoas, mas a linguagem dele tem uma discrepância extrema do resto. Como ele nasceu com problema hormonal e demorou pra descobrirmos, chego a pensar que ali no meio tem uma sequela, e q ele seria um nivel 1 (caso tivesse sido diagnosticado com problema hormonal no teste do pezinho). Queria muito uma resposta pra isso, talvez eu nunca tenha, mas penso que se for sequela aquilo ali é mais complicado... sera q é possivel existir um nivel 2 q seja nivelado assim so pela fala? No caso o resto sendo nivel 1?

  • @ingridmayara7458
    @ingridmayara7458 Месяц назад +2

    Vim do insta para assistir completo e super concordo. Às vezes, eu chego a pensar que sou nível 1, mas minha terapeuta ocupacional costuma me lembrar que eu me encaixo certinho no nível 2. Embora eu seja adulta, tenho algumas dificuldades que crianças típicas de 4 ou 5 anos fazem com facilidade. Enfim, o importante mesmo é estar sempre tentando melhorar.

  • @vanuziabernadino8659
    @vanuziabernadino8659 Месяц назад

    GRATIDÃO GRATIDÃO GRATIDÃO ETERNA SEMPRE PELOS ENSINAMENTOS MARAVILHOSOS

  • @ModmenuDokell
    @ModmenuDokell Месяц назад

    Comentando para ajudar

  • @zelda0707
    @zelda0707 Месяц назад +2

    Eu recebi o diagnóstico de nivel 1 para comunicação, porém nivel de suporte 2 para rigidez cognitiva e padrão repetitivo.
    Achei mto sábio por parte da neuropsicóloga (ela é referencia no Brasil). Me ajudou a entender que preciso de mais suporte em alguns quesitos do q em outros.
    Foi importante para eu levar a sério oq preciso tratar com prioridade e que não sou resumida ao nível de suporte do meu autismo.

  • @MariaConceicao-py8el
    @MariaConceicao-py8el Месяц назад

    Nota 10.

  • @leonardogomes7165
    @leonardogomes7165 23 дня назад

    Muito importante 🙏👍🏻💯💙

  • @deborahelena5668
    @deborahelena5668 Месяц назад

    Excelente! Muito esclarecedor.😉

  • @dbelutti
    @dbelutti Месяц назад

    Acertou de novo, obrigada por mais um

  • @steh.victoria
    @steh.victoria Месяц назад

    Obrigada por esse vídeo! Era o que eu precisava ❤

  • @user-tg7pe6kp4k
    @user-tg7pe6kp4k Месяц назад

    Eu aprendo muito com voce!! ❤

  • @priscilasiqueira5702
    @priscilasiqueira5702 Месяц назад +2

    Obrigada por falar desse assunto.

  • @cristianemagnani7625
    @cristianemagnani7625 22 дня назад +1

    Fui diagnosticada aos 51 anos. 32 anos de sala de aula como professora de educação básica e superior, 4 línguas, 3 graduações, pós e Mestrado. Recebi o diagnóstico de TEA nível 2 e TDAH. Ainda estou assimilando a minha condição e a ideia de viver até hoje com essa luta e esse caos interior. Acho pouca literatura sobre nível 2 em adultos como eu. O que pesou no meu diagnóstico, pelo que entendi, foi a questão da sociabilidade. Gostaria de mais informações sobre isso. Estou estagnada profissionalmente. Passei em 1 lugar no concurso da SEED PR em Curitiba e acabei de exonerar. Passei em vários processos seletivos em 1 lugar e larguei. Inclusive passei em outro processo em 1 e estou com receio de ser chamada e ocorrer o mesmo. 😢

  • @HybridMessCreations
    @HybridMessCreations Месяц назад +5

    Ótimo vídeo. Estou em processo de investigação, estava perdido pois quando vejo pessoas no "nível 1" de suporte, eu sinto que elas possuem uma evolutiva social e comportamental mais sofisticada, oque não é meu caso e me deixa frustrado.
    Minha mãe dizia que quando bebê, eu não chorava e apenas dormia. Quando maiorzinho sempre fui muito quieto e tímido, não brincava com coisas típicas como bonecas ou carrinhos, sempre preferi papeis ou coisas de animais como pelúcias e miniatutas. Inclusive, com 4 anos já pedi uma boneca gigante, mas quando comprou eu nem toquei na boneca, peguei o botão de fala (que dava uma risada) e brincava de ficar apertando.
    Eu não consigo falar com estranhos, comunico apenas balançando a cabeça, e com conhecidos (como tios e primos) eu não comunico e apenas uso palavras curtas, mas muitas vezes me "escondo" para não precisar socializar e comunicar com eles. Já com conhecidos próximos e que moram comigo eu converso quase que normalmente, mas eu repito toda a hora as mesmas frases quase que gritando, como "TICOS" ou "SÃO SÓ TIQUITOS" (tenho calopsitas e chamo eles assim, por isso Ticos dhhssu) e apenas converso e falo sobre aves com eles, outras assuntos fazem eu ficar quieto ou fazer mudar de assunto voltando para aves.
    Minha mãe ainda insiste que eu evolua, pedindo para eu ir até o balcão e eu fazer o próprio pedido, mas não consigo, reluto e me agito para que ela fale para mim, que apenas aponto e puxo.
    E rotina, sou bem fiel e estruturado, eu acordo obrigatoriamente as 6:40am para começar fazer artesanato (confecciono fantasias de animais antropomorficos) das 7am até 12am. Nada no mundo me faz sair desse processo. Além disso, desde bebe tenho o abito de enrolar o cabelo e esfregar com a ponta dos dedos para relaxar, além de ter transtorno de escoriação. E quando estressado ou sob pressão, tendo a chora, gritar, me bater e se jogar no chão.
    Quando comecei a investigação, a neurologista receitou um monte de remédios para que eu me "soltasse". Oque não adiantou, continuo com os mesmos comportamentos. Agora descobrindo mais do "nível 2" de suporte, passei a me identificar e não cobrar que eu seja mais comunicativo e "estranho".
    Parabéns pelo vídeo didático doutor 👏

    • @RenWolffox7506
      @RenWolffox7506 Месяц назад

      Vídeos como esse auxiliam bastante, já que quase não vejo por aí as pessoa descrevendo como é o nível 2 de suporte.

    • @HybridMessCreations
      @HybridMessCreations Месяц назад +1

      @@RenWolffox7506 sim sim! (Vejo outro furry por aqui? 👀)

    • @RenWolffox7506
      @RenWolffox7506 Месяц назад +1

      @@HybridMessCreations Sim, eu também sou furry kk, não pude deixar de notar quando disse que faz fursuits, por isso me senti à vontade de comentar algo xD

    • @lunaaba
      @lunaaba  Месяц назад +1

      Obrigado

  • @cristinabibiano543
    @cristinabibiano543 Месяц назад +2

    Explicação muito necessária professor. Maravilhosa essa aula.

  • @DOGKLAUS-sm3ll
    @DOGKLAUS-sm3ll 19 дней назад

    Recebi hoje meu diagnóstico com 37 anos, TEA NÍVEL 2. 💙

  • @lucazlt
    @lucazlt Месяц назад

    Os seus vídeos são sempre mt bem pensados, com bastante atenção ao texto.

  • @lindaalves7859
    @lindaalves7859 24 дня назад

    ❤Boa noite obrigado que O papai do ceu ti abençoe

  • @ritasilva8400
    @ritasilva8400 Месяц назад +1

    é fácil a identificação do Nível 02,Bom hoje entender para ajudar com mais Resiliência e amor! ❤💙

  • @msmunhoz
    @msmunhoz Месяц назад +3

    Já ganhou meu like na intro! Eu recebi um diagnóstico de nível 1 da neuropsicóloga mas ela mesma estava na dúvida se eu seria nível 2 por conta do meu forte apego a rotina e inflexibilidade. No fim, fiquei no nível 1 por não ter atualmente dificuldade de comunicação. Queria saber o sistema do CID11...

  • @degagalieta4658
    @degagalieta4658 Месяц назад +2

    Socorroooooo...abra uma clinica ABA LUNA, para Campinas!

    • @lunaaba
      @lunaaba  Месяц назад

      Clínica só se for em um futuro mais distante, mas atendemos em homecare.

  • @jessicamuniz8583
    @jessicamuniz8583 Месяц назад

    Doutor falar um pouco de esquizofrenia como comorbidade. Vc não dá aula,vc dá um show de aula🎉🎉❤

  • @neilasilva
    @neilasilva Месяц назад

    Nossa, que vídeo necessário, professor. Meu filho tem 2a1m, recebeu o diagnóstico de nível 2 de suporte com 1a9m por conta do atraso da comunicação verbal. No entanto, quando leio esse documento, realmente, não consigo enxergar meu filho em muitas dessas características. Ele não tem hiperfoco, as estereotipias existem, mas são poucas, o que observo é uma regidez comportamental muito grande associado a um baixo limiar de frustração. Complexo mesmo esses diagnósticos.

  • @akikin9306
    @akikin9306 Месяц назад

    ❤👏

  • @objetivista686
    @objetivista686 Месяц назад +3

    Eu já li que uma diferença marcante entre a antiga síndrome de Asperger e Autismo de alto funcionamento é que a primeiracse caracteriza por uma inteligência verbal acima da média, enquanto que no Autismo de alto funcionamento seria o perfil oposto, por uma inteligência não-verbal (visual espacial), assim como uma maior propensão a apresentar comportamentos agressivos.
    Pelo que entendi, o Autismo de suporte 2 seria o Autismo intermediário, correto?

    • @lunaaba
      @lunaaba  Месяц назад +1

      Isso mesmo.

  • @brasileiroinconformado6249
    @brasileiroinconformado6249 Месяц назад +1

    Minha filha também passou por neuropediatra que identificou nível 2 e a única coisa que ela tem de atraso é a parte motora em relação a pular, subir escada (faz mas com apoio) e correr até faz mas de forma desengonçada e a forma de se comunicar em alguns momentos ela perde o sentido do que se fala e não há nexo. Ela tem 5 anos. E o nome dela também é Luna.

  • @beatrizaraujo1012
    @beatrizaraujo1012 Месяц назад

    minha filha está neste nível

  • @dra.lilianpaiva1887
    @dra.lilianpaiva1887 Месяц назад +4

    Sou autista nível 2 de suporte, tenho 40 anos. Às vezes, falo demais. Então essa critério de falar pouco ou coisas pontuais não se aplica no meu caso. Mas tenho extrema dificuldade em coordenação de tempo e mudança atividades de forma fluida. Como explica esse caso?

    • @lunaaba
      @lunaaba  Месяц назад +4

      Explica que o conceito de níveis é péssimo e não dá conta da realidade.

  • @robertoneryfavaro
    @robertoneryfavaro 9 дней назад +1

    eu tenho autismo nivel 1 e tenho TDHA
    meu irmão é nivel 2
    Ele nas crizes delle ele sorta de raiva e come sa a me bater eu nao comsigo anda pela casa que ele me bate me xinga e não fasso
    Nada queria sabber oque eu poderia fazer poque ele é muito explosivo e por coisa que eu nem sei ele tem crize sempe me enscinaram ja com ele quando esta em crize ele fala coisa ruim xinga e ninguem faz nada
    , estou cansado e presizo de ajuda ,oque eu posso fazer

  • @ii-cr5nw
    @ii-cr5nw 7 дней назад

    tenho 17 anos, sou TDAH e estou cogitando a GRANDE possibilidade de eu ser autista nível 2... provavelmente nunca teria um diagnóstico apropriado por que além dos meus pais serem muito cabeça dura com neurodivergência, custa muito caro

  • @loretasorrentino1814
    @loretasorrentino1814 День назад

    E como faz o tratamento pelo SUS? Eu sou autista (não sei se sou nível 1 ou 2), mas não tenho família pra me ajudar... não tenho contato com o meu pai e minha mãe é falecida. Uma criança autista tem os pais como suporte. Mas e o adulto que não tem família e nem amigos pra suporte, e nem dinheiro pro tratamento? Faz como?

  • @user-sh9px3eg1g
    @user-sh9px3eg1g Месяц назад

    Meu filho é nível 2 de suporte não verbal é muito difícil mudança na rotina

  • @arthguilherme
    @arthguilherme Месяц назад +1

    Isso do nível 1 dizendo que é nível 2 acontece com tanta frequência que dá preguiça. Geralmente é porque tem alguma outra comorbidade e o neuro achou melhor considerar que é nível 2, só que isso não faz o menor sentido. Já teve gente afirmando que eu tenho nível 2 por conta de estereotipias, que meu diagnóstico de nível 1 estava errado (sou concursado e faço faculdade na UnB, antes fazia na UFRJ, a pessoa sabia disso)

  • @alexander_kai
    @alexander_kai Месяц назад

    Quando eu perguntei ao meu neurologista, qual era o meu nível de autismo, ele me explicou, que meu nível era o 1, mas com alguns prejuízos do nível 2, por causa do meu problema de comunicação em certas situações. Em alguns momentos de ansiedade, você pode ter estereotipias e falhas na comunicação mais evidentes, mesmo sendo “nível 1”. E isso não te faz ir para o nível 2… ou faz?

  • @janainagama
    @janainagama Месяц назад +1

    Muito difícil … se eu assisto o vídeo do 1 penso que meu filho é um… se eu assisto o vídeo do 2 penso que ele é dois… pois ele tem as estereotipias dele… muitas características não apareciam na primeira infância, mas hj aos 11 a gente vê bastante coisa… fora que ele tem DI e DPAC…. Essa coisa que classificação é bem complexo….

  • @Letnt
    @Letnt Месяц назад

    Até hoje não faço ideia de qual seria o nível de suporte dos meus filhos.

  • @vanessamedeiros3481
    @vanessamedeiros3481 Месяц назад

    Minha filha foi diagnosticada com nivel 1, porem fiz recentemente uma avaliacao neuropsicologica deu nivel 2.

    • @vanessamedeiros3481
      @vanessamedeiros3481 Месяц назад

      E outra coisa , nessa avaliação só deu o autismo.mesmo, não deu outro transtorno associado.

  • @alessandracoutinho911
    @alessandracoutinho911 Месяц назад +1

    Sobre jovens Autistas, que desde a primeira infância fez terapia e houve evolução. Na vida "adulta" não tem independência correspondente a idade. É possível saber se é suporte 1 ou 2?

    • @lunaaba
      @lunaaba  Месяц назад

      É sempre muito impreciso!

  • @annie.araujo
    @annie.araujo 28 дней назад

    Ainda não vi o vídeo todo, mas é verdade que os níveis variam conforme a fase da vida/com o tempo?

    • @lunaaba
      @lunaaba  27 дней назад +1

      Podem variar sim.

  • @TeresaJoaoMaladidi
    @TeresaJoaoMaladidi 24 дня назад

    Boa noite Dr meu filho autista ele entende tudo mas não é verbal mas ele consegue pedir algumas coisas exemplo ele fala mama pão mas para falar mama me dá pão ele não consegue este vídeo me foste entender também o nível dele ele também e tem momentos que fica sempre gritando para ele está brincar

  • @KS-qu9je
    @KS-qu9je Месяц назад

    Professor Lucelmo, minha filha tem todo prejuízo da coluna 1 e 2.Só não se encaixa na coluna 3 até porque a fobia social e ansiedade por ñ conseguir se adaptar nem participar de um grupo que evita e se nega à participar.Vive isolada em casa sem amigo nenhum.Só se comunica " bem" comigo e limitadadamente com o pai.
    ( só consegue ser ela mesma em casa e em determinadas " questões " precisa de muita conversa, explicação e confiança conquistada pra se abrir)
    O psiquiatra que acompanha ela diz que é nível 1,eu não concordo ( sendo que ele coloca nível 1 somos cobradas do porque ela não se adaptar) nem à escola consegue ir porque nunca teve o suporte( sempre negado).Vou trocar de médico mesmo que eu demore 6 meses pra juntar o dinheiro da consulta😢.Pq é difícil encontrar profissionais humanizados que escutem a mãe que convive com a criança/ adolescente des do dia que nasceu.

  • @aryaneayala4967
    @aryaneayala4967 Месяц назад

    Meu filho é classificado como 1 mas como mae tenho serias disconfiancas que é 2 mas infelizmente ele é desacreditado pq é muito funcional, mantendo a rotina dele ele faz quase tudo sozinho mas esta sempre quieto no canto dele e fazendo as coisas dele e sinto que ele nao se importa com as pessoas ao redor

    • @PE_de_CANA.
      @PE_de_CANA. Месяц назад

      Isso aí nao é autismo , é transtorno esquizóide

  • @user-lw4gr5lb7e
    @user-lw4gr5lb7e Месяц назад +1

    Parabéns, minha filha é nível 2 e eu tenho dificuldade em encontrar informações sobre

  • @cassialuzindo7742
    @cassialuzindo7742 Месяц назад +1

    E pra vc tem como migrar de um nível pra outro?!

  • @leninhamaia3539
    @leninhamaia3539 Месяц назад

    A minha fala bem mas tem estereopitias anda na ponta dos pes tem provlema com barulho ela nao gosta

  • @soniamariadeoliveira8798
    @soniamariadeoliveira8798 Месяц назад

    É possível o autista ter o nível 1 e 2?