Hoje foi aula de natação do meu filho de 5 anos e por primeira vez ele conseguiu nadar sozinho, cada vez que a professora soltava e ele nadava pra borda , a primeira coisa que ele fazia era virar e olhar para mim sentada assistindo e eu aplaudia e gritava de alegria! Na vez da menininha que tb estava lá qdo ela conseguia olhava para o pai que nem via porque estava olhando o celular até que me deu tanta do dela que comecei a aplaudir e gritar na vez dela também ! Vi a frustração nos olhinhos dela… São momentos únicos que não podemos perder na vida deles e que valem muito para eles também!
Uau, fui muito julgada por deixar de trabalhar e cuidar das minhas filhas, 5 e 2 anos, meu esposo trabalha em 2 empregos e sustenta a casa, eu e ele preferimos assim pq da pra vigiar melhor e não ir trabalhar os dois e ficar inseguros.
@@valeriaalves3209 nem sempre, colocar na creche ajuda a criança a se tornar mais independente, muitas vezes quando so fica em casa com a mãe acaba cansando aquela mulher sobrecarregando ela fazendo com que muitas vezes a criança não tenha uma rotina dorme qualquer hora acorda qualquer hora.
Eu também, deixei meu trabalho para ficar com meus dois filhos, e não me arrependo um só dia, e ouvindo esses profissionais falando, só me dá mais ânimo para continuar!
Eu sou mãe solo (o pai não deu conta) e eu trabalho o dia todo, mas quando estamos juntos nós brincamos muito, desenhamos, brincamos na neve, dançamos e cantamos. São 1 hora por dia, antes do jantar e rotina do sono, que temos um momento só nosso, sem eletrônicos e com muito amor e conexão.
E isso é muito honorável, mamãe. Sei que queria ter mais tempo com sua filha(o), mas apenas de ter essa consistência de atividades e troca de afetos diário, já demonstra sua grandeza e espelha seu futuro sucesso como mãe. Sem contar no pessoal!!
Literalmente isso, sobrevi a minha infância. A minha mãe me batia muito, tenho pavor de lembrar. Minha mãe sofreu muito na vida, apanhava do marido e passava isso para mim. Graças a Deus quebrei o ciclo com meu filho.
Eu fui uma criança que apanhou muito. Eu tinha muita vontade de fugir de casa, só não fazia pq morávamos na roça e eu tinha medo de onça. Mas era muito revoltante, eu sentia muito ódio e cresci com esse ódio dentro de mim que eu somatizava no meu corpo, então ficava doente muitas vezes. Problemas respiratórios, dores de ouvidos infinitas, muitas febres e gripes constantes. Eu não tive filho, muito por conta da minha história e hoje com 41 depois de muito trabalho de autoconhecimento eu percebo que se eu tivesse um filho há anos atrás quando tava morando com o namorado que queria, eu tinha criado uma pessoa bastante traumatizada. Enfim, use a inteligência, a perspicácia, o jogo de cintura, lide com suas próprias frustrações, mas não bata no seu filho.
Sou educadora e minha turminha tem entre 3e4 aninhos. Chega ser assustadora a carência delas, por vezes, me chamam de "mãe". O que eu faço? Olho no olho, tenho tempo de qualidade, os encorajo e claro, rotina e limites 💟 Obrigada pelo conteúdo!
Decidi empreender vendendo cosméticos e outras coisas em casa para não terá deixar meu filho com outra pessoa. Sei q falam de mim pelas minhas costas mas eu não me importo. Tenho certeza de que tomei a melhor decisão para as nossas vidas.
Minha mãe me bateu muito, certa vez quebrei o braço pois cai de uma árvore, ela na sua ignorância me deixou 2 dias com o braço quebrado, devido eu ter chorado 2 dias sem parar me levou ao pronto socorro minha tia era enfermeira e só de ver o meu braço já logo me encaminhou pro raio X, me lembro da minha tia xingando muito a minha mãe por ter me deixado com o braço quebrado por 2 dias. Eu tinha 7 anos na época e hoje com 38 anos tenho essa situação bem nítida em minha mente.
Meu filho tem 4 anos de idade eu optei ficar em casa não trabalhar para cuidar dele pelo menos até uns seis anos dele É difícil só meu marido trabalhando a gente passa apertado mas não tem preço que pague ficar perto do meu filho dá atenção para ele poder ver ele crescer e desenvolver Desde quando ele nasceu
Também, ela tem 4, eu cuido , levo na pracinha , brincamos juntas , tomar banho juntas , estudamos em casa juntas , comemos juntas e dormimos agarradinhas , sou grata por poder estar sempre ao lado dela .
Eu também deixeieu trabalho para cuidar do meu filho hoje ele tem 5 anos e posso garantir valeu muito a pena. Não é fácil, mas é gratificante ver crescendo com valores, com amor e cuidado de mãe
É muito importante ter espaços públicos seguros para levarmos nossas crianças para brincar. Sem isso ficamos reféns das telas em casa. É preciso o investimento público na boa conservação dos parques e museus.
Mesmo que não haja o acesso fácil a locais públicos de segurança, há outras formas de interação em casa. Em sempre tive essa visão e desde que minha filha tinha 6 meses, já comprava livros. Pegamos o hábito da leitura e é algo que ela ama, a qualquer hora. Hoje ela tem 4 anos, e tudo q ela pergunta, paro, me coloco na altura dela e olhando nos olhos, explico. Não sou mãe perfeita, mas quero dar a ela o gosto pelo conhecimento e quero que ela sempre se lembre de que teve uma mãe presente em tudo!!❤
tive uma mae dona de casa, mas tmbm problemática em ter nascido entre 11 irmaos n adiantou nada, n tive proximidade mesmo com ela em casa, ao contrário só vivenciei a fúria de suas frustrações
É ótimo saber que estou no caminho certo ajudando na criação do meu sobrinho! Tenho 16 anos, mas não tive contato com celular ou notebooks na infância. Brique de terra, brinquei na rua, lego, livros. Meus pais realmente me estimulavam brincar.
@@sinodeferro5290que bom que a perfeita exista, ela serve de exemplo todos nós, se os pais dela conseguiu nós podemos tbm. O segredo e ter foco e determinação. Ao invés de criticar se melhore.
Meu filho já tem 5 anos e meio, nesse tempo todo trabalhei pouquíssimo tempo fora, pois consegui empreender e só trabalhava quando ele estava na escola ou com o pai. Meu filho se expressa muito bem, já recebi elogio até de pscologas e professoras. È nitida a diferença de uma criança criada com a presença da mãe. Infelizmente não são todas que conseguem, por ter que colocar comida na mesa etc. Pois a diferença è nítida na criança. Muitas crianças tem atraso na fala e os pais não percebem, porque quando estão com tempo livre está todo mundo com a cara no celular, triste isso.
Verdade, eu também abrir a mão de muita coisa por minha filha e ela vai completar sete anos, ela conversa de um jeito incrível com uma maturidade sabe impor os sentimentos a emoções, é lindo de se vê, tem uma segurança na forma de ser, hoje vejo que acertei quando fiz essa escolha e passou rápido de mais, faria tudo de novo. Evito deixar elas muito tempo diante das telas e a oriento em tudo, é tempo gasto, renúncia dedicação, mais que missão linda essa de formar o caráter de um ser humano.
Muito importante sim mas na verdade a mim me prejudicou pois fui uma mãe presente durante uns anos um dia comecei a trabalhar ,sempre com recibos verdes só depois com contrato da Segurança Social. Hoje tenho 66 anos e nem direto a reforma nem pensa tenho..A sociedade não nos permite que seja mãe a tempo inteiro , acompanhar seu s filhos na adolescência.
Fiz a escolha de trabalhar em casa pra cuidar do meu filho e não me arrependo nem um pouco. Viver essa primeira infância junto com ele é um momento que nunca vai se repetir.
@@chrislopo Verdade também o fiz com as minhas três filhas e não me arrependo ,mas que estou a ser penalizada por isso, estou por parte da Segurança Social pois não fiz descontos suficientes para a reforma...
@@helenamelo6274 Eu sou cobrado por todos os lados por "passar tempo demais com meu filho." Nossa sociedade está doente, exigem que a gente abandone as crianças em creches e escolas integrais. Dar atenção às crianças virou um ato de resistência.
Aqui em ksa temos nosso tempo em família com jogos de tabuleiro, eles adoram, passamos muito tempo juntos na mesa jogando, brincando, interagindo e conversando :), celular é somente 1h30 no máximo por dia e sob supervisão.
Os meus filhos só não olham a paisagem, mas tbm a admira, me emociono ao ouvir tudo isso e saber que estou no caminho certo. Que vídeo útil. Desejo que todos os pais conduzam seus filhos no caminho do amor e da verdade! Cada filho é uma alma que Deus nos confiou, é uma grande responsabilidade.
eu tive a presenca somente do meu pai ate os 6 anos de idade, e foi os unicos anos felizes da minha vida, depois disso foi um caos e sofrimento. Eu sofro bastante com varios transtornos, mas agora depois desse video vi que minha primeira infancia fui bem amparada e talvez seja esse o motivo que nao desisti ainda. Drauzio muito obrigada por video esclarecedor
Minha querida se me permite sugiro que leia ou escute o áudio book a coragem de não agradar, me ajudou MUITO a ressignificar vivências da infância que eu acreditava serem traumas mas que entendi que segundo outras linhas de estudo, temos total controle do nosso futuro e esses eventos não precisam ser determinantes nas nossas vidas. Luz e paz ❤
Toda verdade muitos pais estão matando literalmente seus filhos para dizer que disciplinou em vez dar amor , ouvir elas tão inocentes não sou mais fico muito triste com tantos maus tratos 😪😪😪
Eu estudo muito pra ser mãe, mas em contrapartida a gebte precisa se equilibrar bastante também. Precisamos cuidar dos nossos filhos para serem adultos melhores.
Muito importante esse vídeo, sou agente comunitário de saúde faço visitas domiciliares e a cada dia vejo o crescimento do adoecimento das crianças pelo tablet, celular e jogos de competição on LINE. Triste realidade 😔
todo cuidado dos pais é pouco para uma criança. Uma boa convivencia familiar ,religiosa, brincar com a criança ,contato com natureza . Os pais dar todo carinho ao filhos.Rezar com a criança
Entrevista perfeita, falas necessárias e verdadeiras! Na educação de uma criança, geralmente, o caminho mais fácil, é o errado. É necessário construir intimidade com nossos filhos ; e essa construção é diária e longa , mas, é a que dá os melhores frutos.
Sempre combinei com meu esposo que quando fossemos ter filhos, eu pararia de trabalhar para me dedicar a eles. Como ele teve o privilégio de ter isso na infância, sempre concordou com isso. Agradeço a Deus por termos a msma opinião sobre isso e tbm por termos condições de fazer isso, pq não é fácil. Sabemos que vamos nos apertar financeiramente, mas temos certeza de que vai ser a melhor decisão para o desenvolvimento da nossa pequena.
Sensacional essa entrevista! Gostei que o Dr. Daniel não jogou a responsabilidade somente nos cuidadores, e também pontuou que é responsabilidade do Estado prover políticas de primeira infância! é necessário toda uma aldeia para educar uma criança
Infelizmente até o Estado tem feito um trabalho que dificulta ainda mais. Querendo tornar as escolas cada vez mais tecnológicas e se tornando cada vez mais permissivas com eletrônicas dentro de sala de aula. É bem triste. Eu imagino que os profissionais que tentam remar contra a maré disso enfrentam muita frustração
@@dalilamenezescarvalho93 uma coisa não anula a outra! concordo com vc, que é necessário pais e mães saudáveis e equilibrados, mas sem apoio nenhum não é nada fácil ;)
Tenho um filhinho que está com quatro anos e nunca pegou um celular. Ele é muito inteligente e ainda não quis mandar pra escola. Fica comigo o dia todo, vejo mães dando celular pra criança pra se ver livre de barulho.
@@Jessica-ht9tt Vc sabia que o BRASIL é o unico país do mundo com essa lei? Vc sabia que os países que tem as melhores avaliações do sistema educacional são paises que começam a escolaridade mais tardiamente , tipo aos 7/6? Vc sabia que existem pesquisas que demostram que a homeschooling tem impactos muitos mais positivos para a educação que a escolaridade normal ?
@@juhstephan sim eu sei e por isso fiz o comentario... Então se for uma criança residente no brasil independente das estatisticas é obrigada a frequentar a escola caso o contrario o conselho tutelar pode ser acionado, não foi nenhuma critica ao fato da criança estar fora da escola mas sim uma observação em relação as regras do nosso pais
Lendo seu comentário, fiquei curioso de como você está hoje? Como está seu filho?
3 года назад+39
Dr. Drauzio e Dr. Daniel dando uma aula de sabedoria, com muita informação e acima de tudo, sensibilidade em relação a educação e criação dos pequenos, que com certeza não é fácil, mas é um aprendizado constante e muito gostoso. Vídeo excelente e muito esclarecedor
Parabéns a toda equipe do Dr. Drauzio por essa entrevista repleta de ensinamentos. Me preocupo muito com a educação infantil. É de extrema importância que os pais/cuidadores/família se façam presentes no dia a dia das crianças, oferecendo acolhimento, apoio, conhecimento e amor.
Que entrevista maravilhosa! Já estamos vendo na escola e na sociedade impactos do uso inadequado do celular pelas familias e crianças. Precisa ter mais alerta sobre esse tema Obrigada Dr. Drauzio Varella
Obrigada por essa conversa tão necessaria. Importante ressaltar que a ma alimentação é os problemas de saúde em decorrência disso não estão, necessariamente, ligados à obesidade. Já atendi várias pessoas magras com péssima alimentação e vários problemas de saúde. Sobre a infância, moral da história, faça o simples, q nem sempre é simples de ser feito, mas e o caminho
Eu era uma capetinha. Tive um avô amoroso, um pai ausente e uma mãe maravilhosa e que sim, me batia. Amo todos eles e não me sinto nada prejudicada. Minha mãe me batia com uma mão e com a outra me acariciava.
Vídeo ótimo. Incrível que já nos primeiros minutos tem a sensibilidade de incluir famílias diversas, fiquei emocionada pois nossa família é formada por duas mães e poucos se lembram de incluir. Vocês estão lá na frente ❤️
Infelizmente nem todas as mães consegue ficar com filhos em casa... Queria poder ter tido a oportunidade ...mais infelizmente... Eu trabalho desde que meu filho era bebê... Mais atenção e dedicação ele tem em muito ❤
Maravilhoso!!👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Realmente, minhas melhores lembranças de infância são na roça ou na praia, nunca havia pensado nisso. Que importante para mim e pro meu bebê de 2 meses esse start! Obrigada, doutores🙏🏼
Eu tenho 2 filhos, e sobre isso... O tempo que temos para ficar totalmente com os filhos, seja na praça, em contato com a natureza cria uma importância muito significativa, e a qualidade daquele tempo em que vc esta em total conexão com eles, em diálogos e dinâmica, isso tudo contribui no futuro positivamente para esse "serzinho" ❤ .
Na minha infância tive muito amor, carinho na atenção, fui feliz, sempre tive tudo do bom e melhor que meus pais puderam me dar. Mas também tive uma pressão, opressão e desespero, que após os 25 anos com me tornei mãe e hoje com 30 anos, eu me pego tendo as mesmas atitudes e além das minhas inseguranças. Não culpo minha mãe por isso, pois sei que é fruto da criação dela.
Quando tive minha BB, trabalhava em shopping 8 9 horas por dia ,não dei conta de trabalhar e cuida da bb pois ela ficou doente . Hj vejo que a melhor coisa para de trabalhar para cuida dela ,hj está com 3 anos trabalho só que 6 horas por dia aí sim dá para conciliar. 🎉
Vídeo de altissima qualidade, como sempre quando se está o dr. Drauzio Varela. Acredito que a tamanha falta de amor que sofrem as crianças do novo século é o motivo pelo qual são concebidas. Antes era para construir família e hj é o bolsa alguma coisa.
Depois desse vídeo virei fã, parabéns Daniel pela entrevista! e parabéns Drauzio pelas questões bem colocadas e pela escolha de um convidado sensato e inteligente!
Sou muito grata a Deus por ter tido a coragem de priorizar está presente na vida dos meus filhos, isso foi fundamental pra vida deles hoje que já são adultos
Maravilhosa essa entrevista sobre esse assunto🫶👏👏👏 Obrigada dr Drauzio, obrigada dr Daniel Becker por explanar de modo claro a importância de cuidar bem, dos nossos pequeninos ❤
Apanhei tanto na infância, na adolescência e até na vida adulta (fora abusos psicológicos). Minha vida toda deu errado. 37 anos e agora sendo cuidadora da minha mãe violenta. Esses dias tentou me bater de novo porque usei mais manteiga do que ela julgava necessário. Botei o braço na frente e fiquei com ele roxo. E sempre fui ensinada do quanto era pecaminoso reagir. Infelizmente hoje minha mãe é uma idosa debilitada, porque depois que minha irmã (que apanhava bem menos do que eu) se matou e eu perdi essa religiosidade que nos faz permitir e aceitar abusos, eu revidaria sem dó e ela ia pagar cada dor que me fez passar, cada cicatriz que atrapalha até hoje a minha vida. É triste você olhar pra toda a sua vida e pensar “era melhor nunca ter nascido”.
Sinto muito por sua história até aqui, mas foram apenas alguns capítulos da sua vida, ainda tem muitos capítulos na sua história que VC ainda não, leu! Eu gosto especialmente daquele no qual VC se dá conta do poder que existe na decisão de pagar o mal com o bem, na escolha de ser Luz em meio às trevas que tentaram colocar sobre VC. Abraço
A religiosidade de fato faz aceitar abusos como coisa normal, e tem muitos loucos, imorais, indecentes, abusadores se valendo disso. Deus, não. Eu desejo que você tenha um encontro com o Deus verdadeiro que liberta e renove seu caminhar. Abraço. ❤
Amiga vc ainda pode construir uma história,vc ainda é jovem , o Deus verdadeiro é amor , e não violência, ele pode mudar o rumo da sua história e ele está com vc só o fato de vc hoje ter forças pra revidar e mesmo assim ainda ser solidária a quem te fez tanto mal indica o quanto vc é preciosa meu bem...a conta chega pra todos ...e com sua mãe não será diferente...
Tive meu primeiro filho aos 41 anos. Não deixe passar a oportunidade de conhecer o único amor verdadeiro que será seu filho. A maternidade nos transforma em pessoas melhores! Deus te abençoe
Maravilhoso esse vídeo. Eu tb penso que estarmos interagindo com a criança é fundamental. Todos os dias que chego do serviço eu brinco com minha filha (4 anos), brincamos em casa e nas noites quentes na rua também, sempre compro cadernos de colorir e tinta guache pra pintar e exercitar o tato e a criatividade. As melhores lembranças que tenho do meu pai são as dele brincando comigo quando chegava do trabalho, acho essa prática fundamental, não precisa gostar de fazer isso, basta fazer demonstrar para criança que vc está gostando da brincadeira, mesmo cansado faça, eles precisam disso. Ps: mas nunca deixar ela alheia às novas tecnologias, porém reduzir o tempo de tela.
Entrevista maravilhosa que apresenta a necessidade de olhar para a infância com seriedade, pensando nas relações, na educação, nas políticas públicas, na alimentação etc. A orientação parental é necessária e urgente.
O vínculo profundo (presença, convivência) com os cuidadores principais é de extrema importância para a formação das crianças, especialmente na primeira infância (0 a 6 anos).
"Em vez de criar adultos que sobreviveram à sua infância, é possível criar pessoas extraordinárias por causa da sua infância" 😍ESPETACULAR.
Verdade 😍
a totalidade dos adultos problemáticos são frutos da primeira infância negligenciada, sem contato,
Foi sensacional!🎉
Perfeito!
Q frase profundamente sábia! ❤
Hoje foi aula de natação do meu filho de 5 anos e por primeira vez ele conseguiu nadar sozinho, cada vez que a professora soltava e ele nadava pra borda , a primeira coisa que ele fazia era virar e olhar para mim sentada assistindo e eu aplaudia e gritava de alegria! Na vez da menininha que tb estava lá qdo ela conseguia olhava para o pai que nem via porque estava olhando o celular até que me deu tanta do dela que comecei a aplaudir e gritar na vez dela também ! Vi a frustração nos olhinhos dela… São momentos únicos que não podemos perder na vida deles e que valem muito para eles também!
"se você realmente quer estragar a vida de uma criança use a violência " muito forte
Uau, fui muito julgada por deixar de trabalhar e cuidar das minhas filhas, 5 e 2 anos, meu esposo trabalha em 2 empregos e sustenta a casa, eu e ele preferimos assim pq da pra vigiar melhor e não ir trabalhar os dois e ficar inseguros.
A melhor escolha q vcs fizeram viu...parabéns 👏🏽👏🏽
Fiz o mesmo a quatro anos, foi muito difícil pra mim tomar essa decisão, mais hoje depois de 4 anos vi que tomei a melhor decisão.
@@valeriaalves3209 nem sempre, colocar na creche ajuda a criança a se tornar mais independente, muitas vezes quando so fica em casa com a mãe acaba cansando aquela mulher sobrecarregando ela fazendo com que muitas vezes a criança não tenha uma rotina dorme qualquer hora acorda qualquer hora.
Tenho sido muito julgada também. Minha bebê está com 6 meses. Ou seja, ainda serei julgada bastante tempo kkk
Eu também, deixei meu trabalho para ficar com meus dois filhos, e não me arrependo um só dia, e ouvindo esses profissionais falando, só me dá mais ânimo para continuar!
Eu sou mãe solo (o pai não deu conta) e eu trabalho o dia todo, mas quando estamos juntos nós brincamos muito, desenhamos, brincamos na neve, dançamos e cantamos. São 1 hora por dia, antes do jantar e rotina do sono, que temos um momento só nosso, sem eletrônicos e com muito amor e conexão.
No seu caso é por necessidade e Deus vê, que no tempo que você tem usa para qualidade e ensinar os princípios e valores ! Deus a abençoe guerreira
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻❤️❤️❤️❤️
Parabéns mamãe! 👏🏻👏🏻
🙏🏽👏🏽
E isso é muito honorável, mamãe. Sei que queria ter mais tempo com sua filha(o), mas apenas de ter essa consistência de atividades e troca de afetos diário, já demonstra sua grandeza e espelha seu futuro sucesso como mãe. Sem contar no pessoal!!
Assistindo pra ser uma pessoa melhor
Assisto para que caso eu tenha filhos eu possa exercer um papel melhor do que os meus pais exerceram 😂😂
@@kamilaveras2717 Exatamente. No meu caso eu já tenho e tô tentando fazer tudo diferente hehe
Eu tbm
Idem.
Literalmente isso, sobrevi a minha infância. A minha mãe me batia muito, tenho pavor de lembrar. Minha mãe sofreu muito na vida, apanhava do marido e passava isso para mim. Graças a Deus quebrei o ciclo com meu filho.
Salvou seu filho e a familia dele. Quando você quebrou o ciclo, você deu inicio a sua geração. Parabéns!!!
Me identifiquei com seu relato. Quebrando o ciclo também!
@@alves73 graças a Deus.
Meus sentimentos e parabéns por conseguir quebrar!
e eu vendo seu comentário 1 ano depois, me emociono e fico feliz por eu tbm estar quebrando e encerrando esse ciclo ❤🙏🏽
A internet roubou o tédio das pessoas e o tédio e um dos sentimentos mais poderosos para criação de brincadeiras, conversas, amizades e vínculos
Eu fui uma criança que apanhou muito. Eu tinha muita vontade de fugir de casa, só não fazia pq morávamos na roça e eu tinha medo de onça. Mas era muito revoltante, eu sentia muito ódio e cresci com esse ódio dentro de mim que eu somatizava no meu corpo, então ficava doente muitas vezes. Problemas respiratórios, dores de ouvidos infinitas, muitas febres e gripes constantes. Eu não tive filho, muito por conta da minha história e hoje com 41 depois de muito trabalho de autoconhecimento eu percebo que se eu tivesse um filho há anos atrás quando tava morando com o namorado que queria, eu tinha criado uma pessoa bastante traumatizada. Enfim, use a inteligência, a perspicácia, o jogo de cintura, lide com suas próprias frustrações, mas não bata no seu filho.
Sinto muito por sua história. Nenhuma criança merece isso.
Triste, mas vc sobreviveu. Espero que sua vida melhore cada dia mais
Eu tbm 😢
Sou educadora e minha turminha tem entre 3e4 aninhos. Chega ser assustadora a carência delas, por vezes, me chamam de "mãe". O que eu faço? Olho no olho, tenho tempo de qualidade, os encorajo e claro, rotina e limites 💟 Obrigada pelo conteúdo!
Sara, continue fazendo o seu melhor, essas crianças vão se lembrar de vc pra sempre. Bjs no seu 💗
Isso mesmo força e sabedoria pra cuidar esse pequeninos. Parabéns por ser essa luz
Nossa que tristeza🥲 Minha princesa tem 8 meses e eu abri mão da minha carreira pra cuidar dela o dela é Sara🥰
Vou ser pai pela primeira vez esse ano. Gostaria de agradecer pelas informações compartilhadas nesse vídeo.
Parabéns
@@Fabiola-Ribeiro obrigado!!!
Meus parabéns! A paródia (vou ser pai) no Canal Embrulha pra Viagem é muito legal, uma homenagem aos pais de primeira viagem. 😂😂😂
Parabéns, será um ótimo pai👏
parabéns vc sera um ótimo pai.
Decidi empreender vendendo cosméticos e outras coisas em casa para não terá deixar meu filho com outra pessoa. Sei q falam de mim pelas minhas costas mas eu não me importo. Tenho certeza de que tomei a melhor decisão para as nossas vidas.
Em vez de criar adultos que sobreviveram a sua infância. É possível criar pessoas extraordinárias por causa da sua infância
Minha mãe me bateu muito, certa vez quebrei o braço pois cai de uma árvore, ela na sua ignorância me deixou 2 dias com o braço quebrado, devido eu ter chorado 2 dias sem parar me levou ao pronto socorro minha tia era enfermeira e só de ver o meu braço já logo me encaminhou pro raio X, me lembro da minha tia xingando muito a minha mãe por ter me deixado com o braço quebrado por 2 dias. Eu tinha 7 anos na época e hoje com 38 anos tenho essa situação bem nítida em minha mente.
😮😮😮
Meu filho tem 4 anos de idade eu optei ficar em casa não trabalhar para cuidar dele pelo menos até uns seis anos dele
É difícil só meu marido trabalhando a gente passa apertado mas não tem preço que pague ficar perto do meu filho dá atenção para ele poder ver ele crescer e desenvolver Desde quando ele nasceu
Também, ela tem 4, eu cuido , levo na pracinha , brincamos juntas , tomar banho juntas , estudamos em casa juntas , comemos juntas e dormimos agarradinhas , sou grata por poder estar sempre ao lado dela .
Da gosto de ler esses comentários ❤ estamos juntas!!!
Eu tb 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Tamos juntas ❤
Eu também deixeieu trabalho para cuidar do meu filho hoje ele tem 5 anos e posso garantir valeu muito a pena. Não é fácil, mas é gratificante ver crescendo com valores, com amor e cuidado de mãe
É muito importante ter espaços públicos seguros para levarmos nossas crianças para brincar. Sem isso ficamos reféns das telas em casa. É preciso o investimento público na boa conservação dos parques e museus.
Seu comentário foi o mais realista até agora.
sim no brasil ??? segurança, com tanta gente fazendo arminha com a mão por ai
Mesmo que não haja o acesso fácil a locais públicos de segurança, há outras formas de interação em casa. Em sempre tive essa visão e desde que minha filha tinha 6 meses, já comprava livros. Pegamos o hábito da leitura e é algo que ela ama, a qualquer hora. Hoje ela tem 4 anos, e tudo q ela pergunta, paro, me coloco na altura dela e olhando nos olhos, explico. Não sou mãe perfeita, mas quero dar a ela o gosto pelo conhecimento e quero que ela sempre se lembre de que teve uma mãe presente em tudo!!❤
@@marihadonai perfeita!! ❤
Não é porque está em casa, que você é refém das telas.
É maravilhoso termos a presença da nossa MÃE 24 horas por dia até aos 6 anos de idade.
Então meu filho está ótimo kkkkk
Se eu pudesse queria ter tido a mãe 24hr até os 10😂... Mas nasci com a mãe trabalhando, era triste.
Depende da mãe rs
Só não é maravilhoso pra mãe.
tive uma mae dona de casa, mas tmbm problemática em ter nascido entre 11 irmaos n adiantou nada, n tive proximidade mesmo com ela em casa, ao contrário só vivenciei a fúria de suas frustrações
Aonde você estiver esteja por inteiro... de corpo, mente e coração...
Eu tenho um filho de 3 anos e abri mao de um emprego de carteira assinada pra trabalhar de casa ,ganhar menos e cuidar dele .❤ Nao me arrependo
parabens pela atitude faço parte do criança feliz
Que educação do entrevistador e do entrevistado um espera a vez do outro falar poucos fazem isso...😊
Vdd viu
É mesmo.
Ambos médicos com doutorado e muito bem educados.
Ótima observação.
“…Empobrecimento da convivência humana…”. Obrigada, entrevista maravilhosa!
É ótimo saber que estou no caminho certo ajudando na criação do meu sobrinho! Tenho 16 anos, mas não tive contato com celular ou notebooks na infância. Brique de terra, brinquei na rua, lego, livros. Meus pais realmente me estimulavam brincar.
Parabéns 😊
A perfeita kkkkk.
Que sorte a do seu sobrinho ❤ parabéns! Continue estudando sobre a infância ❤
16, nem parece
@@sinodeferro5290que bom que a perfeita exista, ela serve de exemplo todos nós, se os pais dela conseguiu nós podemos tbm. O segredo e ter foco e determinação. Ao invés de criticar se melhore.
Trabalho no mesmo horário que meu filho vai para a escola, a tarde. É maravilhoso. Passamos a manhã e noite juntos ❤
Meu filho já tem 5 anos e meio, nesse tempo todo trabalhei pouquíssimo tempo fora, pois consegui empreender e só trabalhava quando ele estava na escola ou com o pai.
Meu filho se expressa muito bem, já recebi elogio até de pscologas e professoras. È nitida a diferença de uma criança criada com a presença da mãe. Infelizmente não são todas que conseguem, por ter que colocar comida na mesa etc.
Pois a diferença è nítida na criança.
Muitas crianças tem atraso na fala e os pais não percebem, porque quando estão com tempo livre está todo mundo com a cara no celular, triste isso.
Verdade, eu também abrir a mão de muita coisa por minha filha e ela vai completar sete anos, ela conversa de um jeito incrível com uma maturidade sabe impor os sentimentos a emoções, é lindo de se vê, tem uma segurança na forma de ser, hoje vejo que acertei quando fiz essa escolha e passou rápido de mais, faria tudo de novo. Evito deixar elas muito tempo diante das telas e a oriento em tudo, é tempo gasto, renúncia dedicação, mais que missão linda essa de formar o caráter de um ser humano.
Muito importante sim mas na verdade a mim me prejudicou pois fui uma mãe presente durante uns anos um dia comecei a trabalhar ,sempre com recibos verdes só depois com contrato da Segurança Social. Hoje tenho 66 anos e nem direto a reforma nem pensa tenho..A sociedade não nos permite que seja mãe a tempo inteiro , acompanhar seu s filhos na adolescência.
Fiz a escolha de trabalhar em casa pra cuidar do meu filho e não me arrependo nem um pouco. Viver essa primeira infância junto com ele é um momento que nunca vai se repetir.
@@chrislopo Verdade também o fiz com as minhas três filhas e não me arrependo ,mas que estou a ser penalizada por isso, estou por parte da Segurança Social pois não fiz descontos suficientes para a reforma...
@@helenamelo6274 Eu sou cobrado por todos os lados por "passar tempo demais com meu filho." Nossa sociedade está doente, exigem que a gente abandone as crianças em creches e escolas integrais. Dar atenção às crianças virou um ato de resistência.
É possível criar pessoas extraordinárias por causa da sua infância! Orientar e educar sem violência!
Tenho uma amiga italiana que trabalha com visitação familiar em Roma. Acho incrível e necessário esse trabalho! Isso sim, pode fazer o mundo melhorar.
Aqui em ksa temos nosso tempo em família com jogos de tabuleiro, eles adoram, passamos muito tempo juntos na mesa jogando, brincando, interagindo e conversando :), celular é somente 1h30 no máximo por dia e sob supervisão.
Os meus filhos só não olham a paisagem, mas tbm a admira, me emociono ao ouvir tudo isso e saber que estou no caminho certo. Que vídeo útil. Desejo que todos os pais conduzam seus filhos no caminho do amor e da verdade! Cada filho é uma alma que Deus nos confiou, é uma grande responsabilidade.
O meu filho tbm. Não usa celular, nem tablet, nem sabe o q é joguinho. Ele tbm observa tudo ao redor dele, fala super bem.🙏🏼
eu tive a presenca somente do meu pai ate os 6 anos de idade, e foi os unicos anos felizes da minha vida, depois disso foi um caos e sofrimento. Eu sofro bastante com varios transtornos, mas agora depois desse video vi que minha primeira infancia fui bem amparada e talvez seja esse o motivo que nao desisti ainda. Drauzio muito obrigada por video esclarecedor
Minha querida se me permite sugiro que leia ou escute o áudio book a coragem de não agradar, me ajudou MUITO a ressignificar vivências da infância que eu acreditava serem traumas mas que entendi que segundo outras linhas de estudo, temos total controle do nosso futuro e esses eventos não precisam ser determinantes nas nossas vidas. Luz e paz ❤
@@gioplebersable obrigada vou ler sim, já faço terapia há 1 ano e muitas coisas ficaram mais claras 🙌
"Descasque mais e desembrulhe menos." Quanta utilidade em uma única frase.
Plano:
-Políticas públicas de primeira infância (programa de amamentação, visita dos AC, creche, investimento em educação)
Toda verdade muitos pais estão matando literalmente seus filhos para dizer que disciplinou em vez dar amor , ouvir elas tão inocentes não sou mais fico muito triste com tantos maus tratos 😪😪😪
Eu estudo muito pra ser mãe, mas em contrapartida a gebte precisa se equilibrar bastante também. Precisamos cuidar dos nossos filhos para serem adultos melhores.
Dois gigantes da medicina e comunicação. Que conversa saudável e espetacular!! Sou pediatra e fã dos dois!!
Eu não me lembro de nada da minha primeira infância . 😢 Mas talvez , ainda bem !? 🥺 do que me lembro , foram muitos traumas ! Obrigada doutores !
“Milhões pra viciar e bilhões pra divulgar” que realidade triste! ☹️
Descasque + e desembrulhe -
👏🏻👏🏻👏🏻🥰
Excelente entrevista!
Eu não tenho filhos e não sei se vou querer ter. Mas esses vídeos estão sendo grandes ensinamentos. Muito obrigado
A população precisa ser orientada sobre o tema. Prevenção.
Muito importante esse vídeo, sou agente comunitário de saúde faço visitas domiciliares e a cada dia vejo o crescimento do adoecimento das crianças pelo tablet, celular e jogos de competição on LINE. Triste realidade 😔
Apaixonada pela educação e psicoterapia infantil! Aprender dessa forma é fácil! Claríssimo!
todo cuidado dos pais é pouco para uma criança. Uma boa convivencia familiar ,religiosa, brincar com a criança ,contato com natureza . Os pais dar todo carinho ao filhos.Rezar com a criança
Brincar é a essência da criação da criança
Entrevista perfeita, falas necessárias e verdadeiras! Na educação de uma criança, geralmente, o caminho mais fácil, é o errado. É necessário construir intimidade com nossos filhos ; e essa construção é diária e longa , mas, é a que dá os melhores frutos.
Sempre combinei com meu esposo que quando fossemos ter filhos, eu pararia de trabalhar para me dedicar a eles. Como ele teve o privilégio de ter isso na infância, sempre concordou com isso. Agradeço a Deus por termos a msma opinião sobre isso e tbm por termos condições de fazer isso, pq não é fácil. Sabemos que vamos nos apertar financeiramente, mas temos certeza de que vai ser a melhor decisão para o desenvolvimento da nossa pequena.
Obrigada de novo! Meu assunto favorito e na minha humilde opinião, o mais importante de TODOS! A infância molda o futuro! 🙏👏
Sensacional essa entrevista! Gostei que o Dr. Daniel não jogou a responsabilidade somente nos cuidadores, e também pontuou que é responsabilidade do Estado prover políticas de primeira infância! é necessário toda uma aldeia para educar uma criança
Infelizmente até o Estado tem feito um trabalho que dificulta ainda mais. Querendo tornar as escolas cada vez mais tecnológicas e se tornando cada vez mais permissivas com eletrônicas dentro de sala de aula. É bem triste. Eu imagino que os profissionais que tentam remar contra a maré disso enfrentam muita frustração
Crianças precisam de pai e mãe saudáveis, equilibrados, não toda uma aldeia
@@dalilamenezescarvalho93 uma coisa não anula a outra! concordo com vc, que é necessário pais e mães saudáveis e equilibrados, mas sem apoio nenhum não é nada fácil ;)
BRINCAR É A GRANDE ATIVIDADE PARA A CRIANÇA E TRANSFORMA O SEU COMPORTAMENTO PARA A VIDA
Tenho um filhinho que está com quatro anos e nunca pegou um celular. Ele é muito inteligente e ainda não quis mandar pra escola. Fica comigo o dia todo, vejo mães dando celular pra criança pra se ver livre de barulho.
Mas 4 anos é obrigatório o início a primeira fase não é?
Mamãe, está na hora de dar liberdade pro seu filho.
O meu tb, tem dois aninhos e eu só mandarei pra escola depois dos 4 ou 5
@@Jessica-ht9tt Vc sabia que o BRASIL é o unico país do mundo com essa lei? Vc sabia que os países que tem as melhores avaliações do sistema educacional são paises que começam a escolaridade mais tardiamente , tipo aos 7/6? Vc sabia que existem pesquisas que demostram que a homeschooling tem impactos muitos mais positivos para a educação que a escolaridade normal ?
@@juhstephan sim eu sei e por isso fiz o comentario... Então se for uma criança residente no brasil independente das estatisticas é obrigada a frequentar a escola caso o contrario o conselho tutelar pode ser acionado, não foi nenhuma critica ao fato da criança estar fora da escola mas sim uma observação em relação as regras do nosso pais
Ótimo saber que estou no caminho certo 🤙 só tenho duas preocupações com minha filha de 3 anos , brincar e se alimentar.
Eu tambem quero consegui educar bem meu filho nao tenho esperiencia Deus me ajude ser uma boa mãe
Vai ser uma mãe maravilhosa!!
Lendo seu comentário, fiquei curioso de como você está hoje?
Como está seu filho?
Dr. Drauzio e Dr. Daniel dando uma aula de sabedoria, com muita informação e acima de tudo, sensibilidade em relação a educação e criação dos pequenos, que com certeza não é fácil, mas é um aprendizado constante e muito gostoso. Vídeo excelente e muito esclarecedor
Amo esses conteúdos, ampliam muito o meu conhecimento.
Tenho dois e é maravilhoso a educação infantil com muitos desafios é claro, mais ainda assim mim apaixonei.
Pppp
qqqQqqqqqqqqqQQqqqqqqqqqqqqqqqq11AqqQq
Ótima conversa! Que Deus me dê sabedoria para cuidar e criar o meu filho. Amém!
Parabéns a toda equipe do Dr. Drauzio por essa entrevista repleta de ensinamentos. Me preocupo muito com a educação infantil. É de extrema importância que os pais/cuidadores/família se façam presentes no dia a dia das crianças, oferecendo acolhimento, apoio, conhecimento e amor.
Aplaudo os úteis esclarecimentos pra pais e quem convive com as crianças.
Que entrevista maravilhosa! Já estamos vendo na escola e na sociedade impactos do uso inadequado do celular pelas familias e crianças. Precisa ter mais alerta sobre esse tema Obrigada Dr. Drauzio Varella
Obrigada por essa conversa tão necessaria. Importante ressaltar que a ma alimentação é os problemas de saúde em decorrência disso não estão, necessariamente, ligados à obesidade. Já atendi várias pessoas magras com péssima alimentação e vários problemas de saúde. Sobre a infância, moral da história, faça o simples, q nem sempre é simples de ser feito, mas e o caminho
Que interessante saber que investir na primeira infância causa tanto impacto positivo, obrigada por este conteúdo!
🎉🎉
Eu era uma capetinha. Tive um avô amoroso, um pai ausente e uma mãe maravilhosa e que sim, me batia. Amo todos eles e não me sinto nada prejudicada. Minha mãe me batia com uma mão e com a outra me acariciava.
Lindo comentario
Obrigada sou professora aposentada sou avó. Verdade! Estamos no mundo internet ❤❤❤❤
Debate necessário demais! 💞 Viva a ciência!
Que riqueza!
Deveriam transmitir essa entrevista em todas as escolas do Brasil e na TV aberta.
Vídeo ótimo. Incrível que já nos primeiros minutos tem a sensibilidade de incluir famílias diversas, fiquei emocionada pois nossa família é formada por duas mães e poucos se lembram de incluir. Vocês estão lá na frente ❤️
Infelizmente nem todas as mães consegue ficar com filhos em casa...
Queria poder ter tido a oportunidade ...mais infelizmente... Eu trabalho desde que meu filho era bebê... Mais atenção e dedicação ele tem em muito ❤
Que riqueza é esse video para esse nosso tempo.
Maravilhoso!!👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Realmente, minhas melhores lembranças de infância são na roça ou na praia, nunca havia pensado nisso. Que importante para mim e pro meu bebê de 2 meses esse start! Obrigada, doutores🙏🏼
Dois mestres!!! Gratidão pela aula!!!!
Tava precisando aprender sobre este assunto. Excelente,Obrigada.
Daniel ❤ valeu , agora eu posso ficar em paz , porquê agora eu sei que não estou louca 🙌👏🌈🌈
Eu aqui! Vale a pena ouvir de novo. "Descasque mais e desembrulhe menos."
É sempre uma aula! Obrigada por compartilhar um conteúdo tão valioso!!!!
Eu tenho 2 filhos, e sobre isso... O tempo que temos para ficar totalmente com os filhos, seja na praça, em contato com a natureza cria uma importância muito significativa, e a qualidade daquele tempo em que vc esta em total conexão com eles, em diálogos e dinâmica, isso tudo contribui no futuro positivamente para esse "serzinho" ❤ .
Que vídeo de utilidade pública e urgência, obrigada!!!!!
Na minha infância tive muito amor, carinho na atenção, fui feliz, sempre tive tudo do bom e melhor que meus pais puderam me dar. Mas também tive uma pressão, opressão e desespero, que após os 25 anos com me tornei mãe e hoje com 30 anos, eu me pego tendo as mesmas atitudes e além das minhas inseguranças. Não culpo minha mãe por isso, pois sei que é fruto da criação dela.
Gostei, vou adotar esta frase;
"Descasque mais e desembrulhe menos!" 👏🏽👏🏽
Eu grito demais todos os dias com meu filho de 6 anos. Ñ tenho paciência. Tô procurando melhorar isso urgentemente!
Quando tive minha BB, trabalhava em shopping 8 9 horas por dia ,não dei conta de trabalhar e cuida da bb pois ela ficou doente .
Hj vejo que a melhor coisa para de trabalhar para cuida dela ,hj está com 3 anos trabalho só que 6 horas por dia aí sim dá para conciliar. 🎉
os médicos preferidos do Brasil!
Vídeo de altissima qualidade, como sempre quando se está o dr. Drauzio Varela. Acredito que a tamanha falta de amor que sofrem as crianças do novo século é o motivo pelo qual são concebidas. Antes era para construir família e hj é o bolsa alguma coisa.
Informação importante ❤
Muito boa a conversa, de extrema necessidade.
Valeu, dr. Drauzio & dr. Daniel 👏🏽
Depois desse vídeo virei fã, parabéns Daniel pela entrevista! e parabéns Drauzio pelas questões bem colocadas e pela escolha de um convidado sensato e inteligente!
*Excelente, essencial, básico, fundamental! Obrigado!!*
Maravilha!! Parabéns por trazer este assunto tão urgente e importante!!
Sou muito grata a Deus por ter tido a coragem de priorizar está presente na vida dos meus filhos, isso foi fundamental pra vida deles hoje que já são adultos
Agradeço todos os dias ter conhecido os vídeos do Daniel Becker!
Maravilhosa essa entrevista sobre esse assunto🫶👏👏👏 Obrigada dr Drauzio, obrigada dr Daniel Becker por explanar de modo claro a importância de cuidar bem, dos nossos pequeninos ❤
Olha!!! Aplausos pra vocês 🎉🎉🎉Amei
Esse vídeo é simplesmente INCRÍVEL!
Apanhei tanto na infância, na adolescência e até na vida adulta (fora abusos psicológicos). Minha vida toda deu errado. 37 anos e agora sendo cuidadora da minha mãe violenta. Esses dias tentou me bater de novo porque usei mais manteiga do que ela julgava necessário. Botei o braço na frente e fiquei com ele roxo.
E sempre fui ensinada do quanto era pecaminoso reagir.
Infelizmente hoje minha mãe é uma idosa debilitada, porque depois que minha irmã (que apanhava bem menos do que eu) se matou e eu perdi essa religiosidade que nos faz permitir e aceitar abusos, eu revidaria sem dó e ela ia pagar cada dor que me fez passar, cada cicatriz que atrapalha até hoje a minha vida.
É triste você olhar pra toda a sua vida e pensar “era melhor nunca ter nascido”.
Sinto muito por sua história até aqui, mas foram apenas alguns capítulos da sua vida, ainda tem muitos capítulos na sua história que VC ainda não, leu! Eu gosto especialmente daquele no qual VC se dá conta do poder que existe na decisão de pagar o mal com o bem, na escolha de ser Luz em meio às trevas que tentaram colocar sobre VC. Abraço
A religiosidade de fato faz aceitar abusos como coisa normal, e tem muitos loucos, imorais, indecentes, abusadores se valendo disso.
Deus, não.
Eu desejo que você tenha um encontro com o Deus verdadeiro que liberta e renove seu caminhar.
Abraço. ❤
Sua mãe provavelmente é narcisista, já estudou sobre o tema? Saia dessa casa e vá viver sua vida
Amiga vc ainda pode construir uma história,vc ainda é jovem , o Deus verdadeiro é amor , e não violência, ele pode mudar o rumo da sua história e ele está com vc só o fato de vc hoje ter forças pra revidar e mesmo assim ainda ser solidária a quem te fez tanto mal indica o quanto vc é preciosa meu bem...a conta chega pra todos ...e com sua mãe não será diferente...
Tive meu primeiro filho aos 41 anos. Não deixe passar a oportunidade de conhecer o único amor verdadeiro que será seu filho. A maternidade nos transforma em pessoas melhores! Deus te abençoe
Brincar é o portal de um corpo e mente sadias 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Maravilhoso esse vídeo.
Eu tb penso que estarmos interagindo com a criança é fundamental.
Todos os dias que chego do serviço eu brinco com minha filha (4 anos), brincamos em casa e nas noites quentes na rua também, sempre compro cadernos de colorir e tinta guache pra pintar e exercitar o tato e a criatividade.
As melhores lembranças que tenho do meu pai são as dele brincando comigo quando chegava do trabalho, acho essa prática fundamental, não precisa gostar de fazer isso, basta fazer demonstrar para criança que vc está gostando da brincadeira, mesmo cansado faça, eles precisam disso.
Ps: mas nunca deixar ela alheia às novas tecnologias, porém reduzir o tempo de tela.
A melhor coisa que fiz na vida: largar tudo e cuidar do meu filho. ❤
Esses dois juntos é uma obra de arte !!
Entrevista maravilhosa que apresenta a necessidade de olhar para a infância com seriedade, pensando nas relações, na educação, nas políticas públicas, na alimentação etc. A orientação parental é necessária e urgente.
Que vídeo maravilhoso vontade de encaminhar para todos pais de alunos
Que bate papo mais cheio de conteúdo! Este vídeo é de utilidade pública!
O vínculo profundo (presença, convivência) com os cuidadores principais é de extrema importância para a formação das crianças, especialmente na primeira infância (0 a 6 anos).
Vídeo excelente e muito necessário! Estou encaminhando pra várias pessoas! Sou educadora infantil.
Uauuuu foi objetivo e disse TUDO! Esse vídeo precisa ser propagado! Só verdades
Boa noite 🌙temos que cuidar das nossas crianças, pois elas são o futuro do nosso país.