Mayra responde: como ajudar a criança em crise dentro da escola? #13

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 11 сен 2024
  • Cursos Online: bit.ly/cursosM...
    Começaram as aulas e seu aluno autista está tendo muitas crises durante o período na escola?
    🔹 Como ajudá-lo com as desregulações?
    🔹 Como melhorar a previsibilidade das tarefas?
    🔹 Por que ele está tendo tantas crises?
    Saber interpretar sinais e comportamentos é essencial para conseguirmos agir e ajudar de forma mais adequada aquela criança que está precisando de acolhimento, que está recebendo demandas novas e estímulos que ainda não está acostumada.
    Vamos aprender mais técnicas de como trabalhar com esses alunos? É só dar play no vídeo de hoje!
    *****
    Livros:
    - S.O.S. Autismo - amzn.to/2VveACu
    - O Reizinho Autista - amzn.to/2VlWt1I
    - Link para baixar o livro MUNDO SINGULAR: bit.ly/mundosi...
    *****
    Facebook: mayragaiato
    Instagram: @mayragaiato
    Contato: contato@institutosingular.org
    Site: institutosingu...
    *****
    #autismo #autismonaescola #dicaparaprofessores

Комментарии • 425

  • @miriangracieladasilva1020
    @miriangracieladasilva1020 Год назад +63

    Eu vivo em ambas realidades, sou auxiliar de educação infantil e meu filho é autista. Quantas vezes precisei ir buscar meu filho mais cedo na escola. E os professores sem saber o motivo da crise dele. Triste e cansativo. Nas turmas as quais trabalho, a maioria não tem professor auxiliar, ou monitor para o autista. Os pais não sabem dos seus direitos e a escola acaba definindo qual o autista necessita desse monitoramento. Difícil prestar um serviço de qualidade 😢

    • @alessoniaribeiro
      @alessoniaribeiro Год назад +7

      Eu tenho um filho autista é leve, porém ele também é imperativo.. Sempre tenho que buscá-lo mas cedo, as vezes ele entra em crise, fica agressivo...as vezes ele fica bem... Mas na maioria é muito cansativo..

    • @leidianecosta5900
      @leidianecosta5900 Год назад

      Imagino o que você passa
      Meu filho é autista e a primeira experiência do ambiente escolar foi difícil devido a falta de preparo da instituição
      Um ano de angústia depois conseguir uma que é simplesmente fantástica e posso dizer transbordando de GRATIDÃO que trabalhamos juntos!

    • @sabrinadantas8691
      @sabrinadantas8691 10 месяцев назад +1

      @@alessoniaribeiro quando o seu filho tem comportamentos agressivos o que você faz para acalma-lo?

    • @musicas9302
      @musicas9302 6 месяцев назад

      oi, então como que você faz quando seu filho estar agressivo para que ele entenda que não precisa ficar assim?​@@alessoniaribeiro

    • @ivanirborges1639
      @ivanirborges1639 6 месяцев назад

      Pois minha filha não quer ir mais a escola porque a professora não sabe falar ou ensinar ela só cobra porque ela não fez a tarefa e fala outo com ela Pois ela só não gosta de uma professora pois não quer ir a escola chora muito e fala que ela a professora é má não sei que fazer

  • @raquelalmeida7706
    @raquelalmeida7706 2 месяца назад +5

    O duro é quando a escola chama os pais para uma conversa e eles não vão, não levam as crianças para a terapia e querem que a escola faça tudo sozinha. É uma triste realidade.

    • @raianelima9364
      @raianelima9364 2 месяца назад

      É o que mais tem! Vi muito isso

  • @vivianeguimaraes1024
    @vivianeguimaraes1024 2 дня назад +1

    As tias do meu filho são um amor ❤️ ele e bem assistindo em sala graças a deus

  • @familiamoreira6786
    @familiamoreira6786 Год назад +18

    Eu sou cuidadora de uma criança com autismo grau 2 e imperatividade grau 3 , ele passa a maior parte da aula andando no colégio fica entrando em uma sala e outra, ele é agressivo e não aceita o NÃO, eu estou estudando mas afundo sobre o assunto pra saber lidar com ele, ele tem 5 anos mas ele é muito inteligente e está mas avançado que os outros colegas dele, ele é um amor só se inrrita quando não deixo ele fazer o que não pode fazer.

    • @Simone-ru6uv
      @Simone-ru6uv Год назад +1

      Meu filho é igual 😢

    • @zeliaantunes3325
      @zeliaantunes3325 6 месяцев назад +1

      Estou passando pela mesma situação.

    • @Brbruneka
      @Brbruneka 3 месяца назад

      Também estou acompanhando um aluno, o que faz quando ele tem crise ?

    • @MariaSantos-xv7pj
      @MariaSantos-xv7pj Месяц назад

      Estou na mesma situação e já e uma aluno de 16 anos

  • @priscilafabianaaraujopicar3744
    @priscilafabianaaraujopicar3744 2 года назад +56

    Meu filho iniciou em um novo colégio esse ano. Fiz reunião com direção e coordenação explicando todas as questões de comportamento e dificuldades que ele apresentava. Me coloquei a disposição do colégio, já que além da vivência com ele estou fazendo um curso para pais e aplicadores (pena que não conheci o seu antes) coloquei as terapeutas a disposição da escola, cheguei a fazer um relatório contando quais as melhores estratégias para lidar com ele em cada momento. A escola simplesmente não me dá retornos diários, os recados da agenda são sempre genéricos, não são claros comigo,mesmo com toda minha insistência. Ontem meu filho voltou da escola com um apertão no braço esquerdo, ficaram as marcas do dedo da pessoa no braço dele. Ele não irá mais, mas fica aqui meu relato para sempre desconfiarem de uma escola que não é clara com os pais, no caso dele uma escola bem renomada em todo o estado. Mães, não duvidem do seu sentimento eu sentia que algo não estava bem e tive a resposta da pior forma.

    • @delmalima6375
      @delmalima6375 2 года назад +2

      Eu passei por uma situação parecida até hoje meu filho tem trauma de escola não sei como vou fazer mais no momento eu msm estou fazendo atividades com ele em.casa

    • @robertasenatore7160
      @robertasenatore7160 2 года назад +2

      Como doi ler relatos como o seu é triste e lamentável a infraestrutura das escolas municipais e estaduais o despreparo começa quando o municipio abre concurso e nao qualifica os funcionários a serem contratados ou treina los a curto medio prazo.

    • @AnaPaulaSantos-1987
      @AnaPaulaSantos-1987 2 года назад +1

      Meu filho está à mais de uma semana sem ir a escola, ir a escola se tornou uma tortura pra ele. A, T .O ea fono me passaram a ideia de um fone de ouvidos, para diminuir o barulho dos colegas, ele amou o fone mas mesmo assim não quer ir para a escola.

    • @metodomaisservice
      @metodomaisservice Год назад

      Vou amanhã na escola do meu filho, passar para eles com fazemos em casa para ajudar ele

    • @gimartins_
      @gimartins_ Год назад +2

      Isso está acontecendo comigo.
      Fiz o mesmo que você quando troquei ele de escola, não me deram ouvidos.
      Não me dão relatos diários e a agenda volta sem nada escrito.
      Dizem que para ir falar com alguém tem que marcar horário pelo whatsapp, mas a pessoa do WhatsApp só me ignora, não me responde e quando responde diz que não podem me atender pq não tem agenda livre.
      Isso em escola pública.
      Meu filho hoje acordou dizendo que o braço está doendo e que machucou na escola, Inclusive falou (enquanto brincava) que o Prof pegou ele e ele não gosta de ser tocado e pediu para o Professor soltar ele e o Professor respondeu que não ia soltar.
      Vivem levando meu filho para a direção (pq fica nervoso e agressivo e eu digo sem medo nenhum: a escola estressa qualquer criança, imagina os nossos).
      Levam ele para a direção, só falam com os pais das outras crianças.
      Pedi pra falar com alguém e não tenho respostas, só marcaram reunião uma vez comigo para reclamar do meu filho e inclusive Prof me disse para eu não levar meu filho quando perceber ele mais agitado pq não reprova e existe uma porcentagem de faltas eu saí de lá chorando e não levei meu filho por uma semana.
      Ontem disseram que arrumaram monitor para ele, Professor na saída só me falou que fizeram um teste com ele pegando o abafador de outra criança autista e colocaram no meu filho.
      Eu achei um absurdo com a outra criança.
      Tá muito difícil.
      Levo ele e não sei absolutamente nada do que acontece com ele lá dentro pq a escola até como se nada acontecesse, as vezes consigo descobrir quando ele está brincando e repete os diálogos.
      Na reunião eu falei que levam ele para a direção e negaram com a cara mais cínica e o Professor na hora até encarou o meu filho.
      Aliás essas encaradas eu percebo direto dos professores lá da escola para o meu filho.

  • @danytaaraujo
    @danytaaraujo Год назад +15

    Por favor, traga dicas e técnica para adolescentes, as crianças crescem e há muitos comportamentos para adequarmos.

  • @rogeriosilvestre1752
    @rogeriosilvestre1752 2 года назад +34

    O estado é ineficiente em questão de autismo, eu sou autista e só lembro de coisas ruins na Escola e tenho fílho autista, sinto muito doutora mas nossos filhos autista estão sozinhos, mesmo nas escolas particulares é o mesmo processo.

  • @Sanribs-eq5rw
    @Sanribs-eq5rw 2 года назад +17

    Tive muitos problemas durante estas primeiras semanas. Meu filho voltava muito triste, angustiado por não ter conseguido cumprir as tarefas do quadro que fizemos (realizar as atividades escolares, respeitar a professora, e respeitar os amiguinhos). Voltava com o caderno em branco... brigava com a professora e se sentia excluído. Marquei uma reunião com professora, coordenação e direção. Expliquei e apresentei algumas coisas que aprendi com os seus vídeos para prender a atenção das crianças e ajudá-los nas atividades. Não sou professora, mas fui atrás de Tudo que pudesse auxiliar durante a pandemia e as aulas remotas. Está dando certo!!! Juntos, e com muito carinho e amor podemos mudar está história. Acreditem.

    • @vvw8
      @vvw8 3 месяца назад

      O que prende a atenção de autistas? Estou ajudando um autista e queria muito ajudar

  • @Danigalara
    @Danigalara 10 месяцев назад +6

    Olá, gostei muito da explicação! Meu filho tem tempo que ele chora na porta da escola quando o levo, e vai assim por dias, isso aconteceu uma vez que o amigo falou pra ele sair de perto que não queria ele.perro, assim disse ele ,ele tem 5 anos, fui conversando e passou, essa semana passa um amigo puxou a cadeira dele e ele caiu ,depois disso ele começou ter crise e hoje foi mais um dia de choro e falando o que falei pra ele no primeiro dia de aula, sempr que acontece algo lá ele começa ter crise e relata sempre a msm coisa,que eu disse procura seu lugarzinho na cadeirinha que depois mamãe vem buscar, sempre assim! Eu só abraço, falo pra ele respirar soltar o ar, digo a ele mamãe entende vc, e começo falar coisas boas que faça ele mudar o foco nisso que ele está sentindo. Eu estou tentando aprender o máximo pra poder ajudar meu pequeno. E logo ele vai começar as terapias , graças a Jesus que é maravilhoso!

  • @jeannebarros5845
    @jeannebarros5845 2 года назад +24

    Fico imensamente feliz em assistir o seu canal...
    Sou sua aluna diariamente, e tenho um grupo só meu... Que salvo quase todos os seus vídeos, que fica mais fácil de encontrar algum assunto que fico em dúvida... Estou novamente esse ano com alunos de 1°,2° e 3°ano juntos na mesma sala, sem acompanhante...no interior do Ceará... Com um aluninho de 2° ano... Muito difícil, complicado, é como se estivesse dando aula somente para um aluno... Chego frustada em casa... Mas, aos poucos vou colocando na cabeça, que estou fazendo o possível e até o impossível para fazer dar certo... O desafio é muito grande, pois, é uma criança que não segue regras, não aceita o não hora nenhuma ( já vi seus vídeos, todos!) Só que percebo que é, por não ouvi e nem obedecer em casa também, ( pois, em uma conversa a mãe falou que bate até nela)... Bom , percebi que, se é assim em casa, ele está levando esse comportamento para a vida... Acho, que, como já vi nos seus vídeos, o acompanhamento primeiro, deve ser com as Famílias... E isso nem sempre segue essa sequência... Só levam a criança e os pais nunca, fazem acompanhamento... E deixam as crianças fazerem o que querem em casa, e quando vão fazer esse caminho da casa para a escola, que é o caminho para a vida deles... As crianças só querem fazer o querem... O pior é a agressividade, batem na professora, nos profissionais da escola, nas crianças... E acaba que as outras crianças ficam com medo ... E isso não pode acontecer. Por isso a importância do acompanhamento familiar... Como já vi nos seus vídeos ( Como qualquer criança, devem ter e seguir os limites)... Estou começando uma pós agora em Psicopedagogia. Obrigada por seus vídeos. Você é a luz que encontrei desde o ano passado... 💗💗💗E fiz o curso do seu esposo que foi também uma luz 🙏🏽🙏🏽🙏🏽👏🏽👏🏽👏🏽 Só sei que PROFESSOR(ORA) são uns GUERREIROS (AS)... Merecia mais reconhecimento e valorização... Mesmo quando não conhecemos o novo, buscamos e tentamos, damos o nosso melhor e ainda nos sentimos culpadas se não tá dando certo... FORÇA E LUZ PARA TODAS NÓS!!!🙏🏽🙏🏽🙏🏽🌻🌻🌻

    • @JVTARF2024BansWorstUsersMSM
      @JVTARF2024BansWorstUsersMSM 2 года назад +3

      Amo e valorizo todas esses profissionais que tratam as crianças com carinho e respeito, mas não vejo isso na maioria dos professores aqui em Cesário Lange, eles resistem a ajudar com adaptações de conteúdo e todas as informações que passamos são ignoradas. Não há trabalho em equipe , na maioria das vezes essas famílias não tem suporte de lugar nenhum só cobranças e julgamento.

    • @tainise80
      @tainise80 2 года назад +5

      Orando por você! Só toma cuidado pra não presumir que toda criança autista que age agressivamente na sala de aula é porque os pais são permissivos. Eu tenho um filho autista de 6 anos que está numa situação muito parecida desse seu aluno, e gastei uma energia que não tinha pra mostrar pra todos os profissionais na escola que eu e meu marido damos limites, damos remédios, levamos às terapias, a neuropediatra dando suporte etc e etc. Já estava emocionalmente exausta por causa das férias e quando as aulas começaram foram julgamentos sem fim. Há duas semanas saiu o diagnóstico de TDAH além do de autismo que ele já tinha. Outro cenário é que mesmo os pais que não são permissivos às vezes tem um burn out e "apaga". Aí parece que tudo de "errado" com a criança atípica é culpa dos pais, quando na verdade os pais caíram num abismo. Já aconteceu isso comigo também. Mas com a graça de Deus a gente acha o caminho de volta, porque nossas crianças precisam da gente.
      Parabéns por está buscando melhorar e ajudar seu aluno. Pra terminar, sim, tem famílias que negligenciam os filhos e transferem a responsabilidade para a escola. E isso é muito triste.

  • @badangplays6359
    @badangplays6359 2 года назад +15

    Adorei esse vídeo! Sou uma grande fã do seu trabalho. Tenho um filho de onze anos com TEA,TOD,TAG, e outras peculiaridades. O que vc descreve no vídeo passei por longos seis anos em algumas escolas que ele estudou. Hoje me encontro tentando reabilitar meu filho no ambiente da escola. Estou sem nenhum terapeuta, pois não consigo profissionais pata trabalhar com ele, pois moro numa cidade pequena interior do Paraná, e meu filho está rotulado. Seus vídeos tem me ajudado muito desde que entrei para esse mundo atípico. Obrigada.

  • @DesenhosdaMary
    @DesenhosdaMary 2 года назад +15

    Minha filha deu crise na escola ,a professora e um amor,abraçou deu carinho p ela até se alcamar,ela tem conhecimento sobre autismo,e já sabe quando e crise e quando dar birra nela ,questão da birra já está diminuindo pois estão dando limite ,graças a Deus,a Joyce ela se dá bem com crianças,ela brinca bem,faz atividades, esse dia q deu crise foi porque levei ela cedo p oftalmologista ,então ela ficou nervosa porcausa da rotina,e ela estava com sono também ...

    • @mayragaiato
      @mayragaiato  2 года назад

      ❤️❤️❤️

    • @jessicafernandesabreuandra1526
      @jessicafernandesabreuandra1526 2 года назад

      Muita sorte viu.no meu caso a professora de apoio sempre liga pra buscar quando tá tendo crises,já tô até preocupada com tanta aula que tá perdendo

  • @claudianecarneiro4196
    @claudianecarneiro4196 2 года назад +5

    Meu filho tem 12 anos não é alfabetizado ,ainda estuda na apae.Semana passada teve uma crise na escola, pois tem auto estima baixa,não consegue atingir alguns objetivos e ele já entende essa incapacidade de não desenvolver essas atividades.Tem muito ciumes dos colegas que conseguem e são elogiados.Desencadeando crises de raiva a ponto de não conseguir se controlar.

  • @Adnalinx
    @Adnalinx 2 года назад +11

    Vídeo muito assertivo, adorei! Meu filho está no primeiro ano e ainda não consegui at pra ajudar na sala . Já fui na 7 °CRE da minha região e só falam que ainda não tem gente pra trabalhar. Agora vou procurar recursos na Defensoria pública. Ele fica só duas horas na escola e quando vou buscar ele já o encontro na secretaria me esperando. É muito angustiante . Só Jesus 😢

    • @AmoraOuMorango
      @AmoraOuMorango 2 года назад +1

      Mesma coisa comigo,

    • @fabianareboucas8554
      @fabianareboucas8554 2 года назад +2

      Estou passando pela mesma situação, estou tendo que ficar com ele na sala de aula, pois a professora não está sabendo lidar com ele. Situação difícil.

    • @josianesouza1770
      @josianesouza1770 2 года назад +1

      Eu não entendo essa inclusão que eles tanto fala, que geralmente é exclusão isso sim.

  • @alinealiart2041
    @alinealiart2041 2 года назад +36

    O meu pequeno de 3 anos e meio ama usar boné, desde o primeiro dia de aula tenho deixado ele ir pra escola com o boné. Sei que ele se sente muito mais seguro quando está com ele. Muitas pessoas criticaram, mas a cuidadora dele até gosta, porque é mais fácil ficar de olho nele na hora do intervalo 😄😄

    • @mayragaiato
      @mayragaiato  2 года назад +5

      Lindo!!!!

    • @cristianosantoscamargo8002
      @cristianosantoscamargo8002 2 года назад

      São tudo para a gente

    • @mabelaparecidamorillamedin509
      @mabelaparecidamorillamedin509 Год назад +1

      @@mayragaiato MEU IRMÃO TEM CINCO ANOS E ele JOGA EM MIM OS BRINQUEDOS SEM QUANDO EU FALO PRA ELE ALGUMA COISA O QUE EU FAÇO COM ELE SERÁ QUE É AUTISMO

    • @mabelaparecidamorillamedin509
      @mabelaparecidamorillamedin509 Год назад

      @@mayragaiato é muito legal o seu vídeo

    • @esternetoenaile795
      @esternetoenaile795 11 месяцев назад

      ​@@mayragaiatoMe ajudeeeee por favoooooor ,tem dois dias que estou trabalhando em uma escola infantil com uma criança que foi diagnóstica pelo médico com autismo .Ele tem 4 aninhos ,está muito difícil para mim ,e a escola lidar com comportamento dele ,ele não quer ficar na sala ,e as vezes quando o levo para a biblioteca quer jogar livros e mim ,TD que tiver na sua frente,ou seja não aceita e não obedece comando ,respondendo com palavras repetitivas ,o NÃO.Quando está fora da sala só quer ficar correndo ao redor da escola ,e temos que ficar correndo também atrás dele e isso se torna muito cansativo .O que devo fazer para que isso melhore?

  • @jucinaiamachado6918
    @jucinaiamachado6918 2 года назад +6

    Ótimo como sempre Mayra;o único problema é a realidade latente em que vivemos, já que nem todas as escolas do Brasil recebem suporte profissional adequado pra trabalhar com crianças autistas. No entanto, desistir nunca será uma opção, até porque inclusive os passos de formiga nos levam a vitória. Obrigada Mayra, que Deus te abençoe!🌻

  • @gizellebernar6665
    @gizellebernar6665 2 года назад +3

    Eu passei exatamente por isso nesse começo do ano em uma escola nova e tive que voltar ele para o colégio antigo.
    Meu filho até então nunca teve uma crise nervosa e nesse colégio ele teve. Fiquei super assustada!
    Até que ele começou a ter vários problemas e resolvi pelo bem dele voltar para o colégio antigo.

  • @monicanascimento8510
    @monicanascimento8510 Год назад +13

    A minha filha de 2 anos e meio tem crise todos os dias na saída da escola, ela é não verbal, ela é obcecada por uma motoca que tem na escola e fica a vista no pátio. Todos os dias ela sai e quer pegar aquela motoca, a diretora já me chamou a atenção que eu tenho que dar limites pra ela, mas já expliquei várias vezes que tem a hora do recreio pra ela brincar mas ela não entende, chora, grita e se joga no chão. Eu espero ela se acalmar e as profes me olham com aquele olhar julgador, não aguento mais essa situação, choro todos os dias, gostaria muito que minha filha entendesse que tem hora para brincar. Me dá alguma dica doutora, por favor, recebemos o diagnóstico pelo SUS e ainda estou lutando para conseguir tratamento

    • @anniechristinaalencarbrito9934
      @anniechristinaalencarbrito9934 Год назад +1

      Oi mae, é muita importante a escola que vc escolhe para sua criança ser inclusiva e que tenha profissionais capacitados com criancas especiais... como um AT para acompanhar sua crianca, pois só assim para acolher a família e saber como lhe dar com as birras.

    • @jaquelineoliveira2181
      @jaquelineoliveira2181 Год назад

      A direção precisa ter essa empatia com você! Não custa retirar o brinquedo da visão da sua filha! Não desista va atrás dos seus direitos...

  • @adriannasantana5889
    @adriannasantana5889 2 года назад +5

    Você É Maravilhosa Mayra, Minha Filha Tem 4 Anos, E Teve O Primeiro Contato Com A Escola
    Estão Liberando Ela Mais Cedo
    Não Estão Preparados Pra Atender As Necessidades Dela.

    • @Adnalinx
      @Adnalinx 2 года назад +1

      Assim é o meu caso. Só Jesus

    • @adriannasantana5889
      @adriannasantana5889 2 года назад +1

      @@Adnalinx vamos vencer🙏🏻

    • @gabrielesilva3451
      @gabrielesilva3451 2 года назад +1

      Você precisa ajudar e falar c a professora sobre o q incomoda sua filha....na minha barulho de pessoas falando...lugar colorido demais...eu disse isso c a professora q caso ela gritasse ou ficasse nervosa q levasse ela para ambiente calmo e conversasse com ela...cada autista tem seu jeitinho...mas esse é a dica q dei p professora e ela sentiu confiança na professora....e a professora conversou com os aluninhos para não fazerem muito barulho porque isso incomodava a Maria Alice....os amigos tentam não fazer tanto barulho...vamos ver na volta das aulas desse carnaval.

  • @rbarreto6992
    @rbarreto6992 2 года назад +1

    VERDADE!! Sempre que nosso menino entra em crise e que nós também estamos nervosos a situação, só piora e vice- versa. Mas, Mayra, a grande encruzilhada é: e quando a crise é uma fuga de rotina, uma manobra para alcançar o que quer? Desvendar esse comportamento é a chave, acredito eu, pois temos que encontrar o tom de voz adequado para impor autoridade, sem ser autoritário. Fácil, não é.

  • @anamariacostarosa8265
    @anamariacostarosa8265 2 года назад +1

    Excelente explicação,nossa hoje não passo mais por essa situação, hoje meu filho tem 15anos, mais quando criança foi muito difícil 😔🙏quase não tinha profissional com esse conhecimento

  • @julianagarcia8252
    @julianagarcia8252 Год назад +3

    Gente lendo os relatos,como fico triste como nós país estamos realmente perdidos em relação a escola,os professores tbm muitos fazem o que podem mas é muito difícil sem suporte.

  • @Adoradora529
    @Adoradora529 2 года назад +3

    💫Gratidão, Gratidão, Gratidão 🙏 Dra. Mayra Gaiato. Por está sempre conosco, falando a nossa linguagem, nosso mundo 🌎 .🤝

    • @mayragaiato
      @mayragaiato  2 года назад

      Conte comigo meu amor! Um beijo enorme

  • @Arquetipoderosos
    @Arquetipoderosos 4 месяца назад +4

    Pais e responsáveis por crianças autistas, não deixem as escolas pública ou particular atrapalhar o desenvolvimento dos seus filhos.
    Façam denuncias na secretaria de educação de sua cidade ou dependendo faça uma denuncia formal relatando o comportamento dos professores. E se a escola e a secretária de educação de sua cidade não fizer nada em favor da criança autista ou adolescentes. Procurem o Ministério Público, vamos exigir nossos direitos!!!
    Respeito ao autismo ❤
    Vamos pra cima, ❤❤❤❤❤

  • @RitaDecassia-dz5de
    @RitaDecassia-dz5de Год назад +2

    Oi gratidão pelo seu trabalho a escola aqui na minha cidade de torres e muito ruim sim você falou tudo. Gratidão pela ajuda

    • @mayragaiato
      @mayragaiato  Год назад

      Eu que agradeço querida, feliz em poder ajudar. Beijo grande ❤️

  • @ritamoreiradacruz7193
    @ritamoreiradacruz7193 6 месяцев назад

    Que lindo essas explicação,espero que um dia tenho oportunidade de dar esse suporte aos pingos de ouro ,crianças não típicas ,eu falo que é o pingo de ouro em nossa caminhada amooooo...

  • @simoneferreira2734
    @simoneferreira2734 Год назад +1

    Meu filho é autista, recebi o diagnóstico a pouco tempo e ainda estou aprendendo a lidar com o comportamento dele .
    Seus vídeos tão me ajudando bastante a entender um pouco o mundinho dele .

    • @mayragaiato
      @mayragaiato  Год назад

      Feliz em saber que estou te ajudando, Simone querida ❤️

  • @ClaudiaSilva-mc7my
    @ClaudiaSilva-mc7my 2 года назад +1

    Amo seus vídeos tenho uma filha autista de 4 anos e as vezes quero entender o que ela quer e as vezes é difícil,pois ela não fala e percebo q quando eu não faço algo q ela não quer ou não entendo o que ela quer sempre cai em crises de choro,mais com seus vídeos tem me enriquecido bastante meu conhecimento

    • @cassialuzindo7742
      @cassialuzindo7742 Год назад

      Quando vc não souber o que ela quer, dê duas opções de coisas possíveis que ela goste!!! Daí ela já se distrai e aprende uma coisa nova!!! Quando eu percebo que meu filho quer algo, daí eu falo: vc quer o piano? A mãe vai dar o piano, por exemplo. Daí com o tempo eles começam à pedir pelo nome da coisa!!! Mas vc precisa repetir toda vez que ela mostrar interesse. E com o tempo vc vai ver os resultados!!! Não desista!!!

  • @ramodeflor6278
    @ramodeflor6278 2 года назад +13

    Estou com dificuldade, pois sou auxiliar de uma aluna autista e ela muitas vezes belisca, e quer bater. Ela é muito tranquila. Mas quando precisa fazer uma pequena atividade. De poucos minutos, ela faz isso. É muito difícil.

    • @mayragaiato
      @mayragaiato  2 года назад +8

      Olá Dri tudo bem? Separei uma playlist que fiz para professores para você ruclips.net/video/ae7W786oa08/видео.html

    • @ramodeflor6278
      @ramodeflor6278 2 года назад +2

      @@mayragaiato muitíssimo obrigada,amo seu trabalho e vou aplicar em meu dia a dia 🥰

    • @lanapereira5614
      @lanapereira5614 2 года назад +2

      Olá Mayra !
      Tenho essa mesma necessidade, acompanho uma criança que também tem muita resistência em fazer atividades de pintura com lápis de cor e usar o lapis grafite .
      Com estímulo consegui concluir colagem .

    • @lanapereira5614
      @lanapereira5614 2 года назад +2

      Já criei quadro de rotina, mas o tempo da criança para desenvolver essa tarefa é muito curto. Já até ofertei lápis mais grosso para sua pega ficar mais firme e tentei ajudar a borracha de auxílio para apoiar, o lápis e mesmo assim tem resistência .

  • @enospaisnoautismo
    @enospaisnoautismo 2 года назад +2

    Muito claro esse vídeo. Infelizmente nem todos os professores aceitam de boa as dicas. Estou passando por isso, dei várias dicas e foi ignorado e entendido como intromissão na forma de ensino.

    • @mayragaiato
      @mayragaiato  2 года назад +1

      Vai dar tudo certo, vamos conseguir ❤️

    • @JVTARF2024BansWorstUsersMSM
      @JVTARF2024BansWorstUsersMSM 2 года назад

      Estou na mesma situação tentando juntar forças com professores e terapeutas pra melhorar a qualidade de vida dos meus pequenos mais está dificíl.

  • @AndreLuiz-vp3jg
    @AndreLuiz-vp3jg 5 месяцев назад +2

    Boa Noite obrigado pelas explicações
    Mayra abração

  • @keiladeoliveira3677
    @keiladeoliveira3677 Год назад

    Na escola Municipal em que trabalho, temos uma equipe Excelente onde conhecemos todas as crianças com TEA do ambiente escolar. Sou responsável por uma sala específica, mas conheço todos os alunos TEA e suas particularidades. E vejo diariamente a importância de todos envolvidos, pais, médicos, AT, professores, e posso afirmar que esse trabalho em equipe é transformador.❤

  • @selmasilvadejesus9775
    @selmasilvadejesus9775 2 года назад +2

    Maiara, minha filha começou a falar agora(5) porém não forma frases e não pede pra ir ao banheiro e está fazendo xixi na farda está sofrendo bullying a direção já me avisou se continuar ela nao pode ficar na escola
    Avisei no momento da matricula estou desesperada e ela esta evoluindo tanto esta tao feliz

  • @AndreLuiz-vp3jg
    @AndreLuiz-vp3jg 5 месяцев назад +1

    Tinha crises na escola em casa
    Sou hiper ativo tenho diagnóstico tardio abraço

  • @miguelito6anos
    @miguelito6anos 2 года назад +1

    Gostei muito do vídeo ... Meu filho não entende " se você não fizer isso , você não vai ! " .... Ele só entende assim " Você vai ..... , então faz isso ! , pra irmos ! " .... Pode ser q ajude outras pessoas, pq normalmente não percebemos que ele não está entendendo, é como se ele só escutasse " vc não vai ! " ... Aí nas escolas os professores, estão acostumados a agir dessa forma ... então eles tem muita dificuldade, pq a comunicação deve ser diferente ... Isso eu como mãe observei , depois de muito tentar😅 da outra forma , as recompensas são difíceis também de aplicar , vou assistir mais seus vídeos , pra ver se consigo 🙏

  • @juliaandrade2033
    @juliaandrade2033 2 года назад +3

    faz mais vídeos do ponto de vista do professor e como lidar por favor

  • @carolmota8914
    @carolmota8914 2 года назад

    Amei conhecer seu trabalho! Tenho um estudante no espectro autista que apresenta várias habilidades, incluindo leitura com entonação. Ele é querido pela turma, mas apresenta comportamento agressivo quando tiro o álcool em gel da mesa. Ele bebe o álcool, por isso só temos um vidrinho em sala, mas ele ainda se desregula quando não deixamos que ele ponha na boca. Gostaria de aprender como ajudá-lo a usar o álcool da forma adequada.
    Muito obrigada!

  • @priscilasanches9722
    @priscilasanches9722 2 года назад +2

    Estou auxiliando um aluno no 4 ano, não sou especialista no assunto, fiz alguns cursos . Mas pesquiso muito quero muito ajudar ,sinto falta de material pedagógico nesse sentido, a maioria são para crianças menores .Quero ajuda-lo a pelo menos acompanhar o que os outros alunos estão executando se puder me indicar um canal com esse material eu agradeço muito . Os educadores ainda tem muito a aprender a ter menos preconceito por acharem que eles não são capazes e as vezes os excluir. Eu como recém formada quero que meu caminho seja diferente e sem nenhum tipo de resistência nessa questão tão importante.bjoss

  • @ericajulia1652
    @ericajulia1652 2 года назад +17

    Estou exausta
    Estamos vivendo um pesadelo com a escola. Já fui buscar meu filho diversas vezes na escola. E só reclamação do comportamento dele, chamam a gente pra dizer que a culpa é nossa desse comportamento e nos ligam pra ir buscá-lo pois não podem permitir comportamentos como agressividade, e outros contrários ao que são permitidos
    Não tenho vontade de levar ele novamente. Desculpem pelo desabafo 😢

    • @2504wendelleraquel
      @2504wendelleraquel Год назад

      Força Ericka ♥️♥️♥️♥️♥️🙏🏼😭

    • @Simone-ru6uv
      @Simone-ru6uv Год назад +2

      Está acontecendo comigo 😢 nós tratam como se tivesse culpa

    • @thaiscristina2268
      @thaiscristina2268 9 дней назад

      Estou passando por isso com meu filho ,ele tem 5 anos ,,não penso em levá-lo na escola .

  • @jackeflor4710
    @jackeflor4710 2 года назад +1

    O Quadro de Rotina é essencial,falou tudo
    Com meu filho aconteceu que ele,bateu na professora,nós colegas e gritou.
    A professora não usou matéria concreto ,como figuras.
    Exigem regras sem este Suporte, parece q elas esquecem que os AUTUSTAS São VISUAIS.
    Eu ensinei o que é puxar,pq eu brinco com meu pequeno de puxar ele.
    Agora a Palavra EMPURRAR Não!!
    Então em casa comecei eu a mostrar com Gestos o que é (empurrar e puxar .).
    Estou fazendo isso a semana inteira .
    Digo a ele Não pode empurrar a Professora e nem os coleguinhas e Mostro como empurrar .
    Ele parou de fazer isso,e sim qdo meu filho não compreende o q digo,ele fica bravo e grita.

  • @lucinaidelima295
    @lucinaidelima295 2 года назад +2

    Há tantos professores e profissionais nas escolas totalmente despreparados, e quem sofre são eles e a família.

  • @larissabrum1630
    @larissabrum1630 2 года назад +2

    Obrigada
    Eu pensava que quando a crianca desregulava tinha que me ligar pra buscar e eu to pensando errado
    Obrigada por explicar nos detalhes ajudando nos maes perdidas

    • @mayragaiato
      @mayragaiato  2 года назад +1

      Olá querida, feliz que pude ajudar você =)
      Deixo aqui um vídeo sobre este assunto para continuar entendendo mais sobre este tema, Como ajudar crianças com autismo na escola? ruclips.net/video/zTc5iPFqZvo/видео.html
      Grande beijo! 💙

  • @veronicadossantos4917
    @veronicadossantos4917 2 года назад

    Meu conselho pra todos os pais esse capacitam e se impoiam...
    Mediante as situações do seus filhos ,
    Conheçam seus direitos ...
    E não aceitem qlquer coisa .

  • @kelydelimavaladaocosta8494
    @kelydelimavaladaocosta8494 2 года назад +3

    Boa tarde, sou mãe de um pequeno de 7 anos que em casa raramente tem crises, mas na escola e na terapia bate todo dia nos colegas, professores e terapeutas. Quando ele bate e desorganiza muito a escola manda ir buscar. Ele é verbal e se comunica muito bem, explicamos todos os dias que não se deve bater, mas não adianta. E para piorar agora as crianças começaram a revidar. Estou muito preocupada.

    • @eneapaulapereira2236
      @eneapaulapereira2236 2 года назад

      Estou vivenciando exatamente o mesmo que você. Meu filho tem 10 anos. A medicação parece que não faz efeito algum para controlar a agressividade. Sensação de retrocesso constante. De que o Pai e eu somos insensíveis, incapacitados, inúteis, incompetentes. Estou com esgotamento físico e mental. Não sabemos mais como lidar.

    • @kelydelimavaladaocosta8494
      @kelydelimavaladaocosta8494 2 года назад +1

      Também não sei mais o que fazer, como você falou médicamento parece não fazer efeito escola manda ele de volta para casa quase todo dia

  • @JanainaLesovskiVivaoPresente
    @JanainaLesovskiVivaoPresente 2 года назад

    Ah Mayra! Desde que o Júlio era pequenininho, quando entrou na educação infantil com 1 ano e meio, tivemos uma diretoria maravilhosa por parte da escola, tudo que era combinado e conversado era colocado em prática e o Júlio ficava muito bem e evoluía. Porém, no final do ano passado trocou a diretoria. Que nada do que nos família passava era acolhido, tentamos por diversas vezes reunião da equipe multidisciplinar e cmei, mas o cmei nunca agendou as reuniões. Os comportamentos disrruptiveis começou desde os primeiros dias. Foram ampliando, e ele virou o poderoso chefinho da sala, saindo correndo porta a fora quando queria, e quando era impedido comportamentos indevidos surgiam, e foram aumentando, e a gente pedindo pelo amor de Deus entre em contato com a clinica. Até que comportamentos de se jogar de cabeça na parede e chão começaram a aparecer. Aí ficaram com medo, me chamaram para reunião que foi mais um show de horrores, pareciam estar falando de um adolescente delinquente e não de um garotinho de 4 anos. Troquei de cmei, não dava mais. Porém ele está com aversão de sala de aula. Reluta em permanecer em uma.

  • @marizalealgomes
    @marizalealgomes Год назад

    Ótimo vídeo,! Meu filho foi prejudicado na escola, a professora tirou muitos atestados e agente tentou medicar ele, a neuro tentou quatro medicação nos últimos meses e todos fizeram mal, muitos efeitos colaterais como ânsia de vômito, falta de apetite, dificuldade de relaxamento e tremores nas mãos, mesmo assim a professora insiste na medicação para que meu filho se organize melhor. Fiquei assustada com a reação destes remédios, fui orientada a fazer um exame genético.

  • @elymesquita9952
    @elymesquita9952 2 года назад

    Dra Mayra, mto Obrigada por suas palavras. Estou te achando tão experiente, mais compreensiva com os pais (responsáveis) por crianças "especiais ", não que tenha sido diferente antes, ao contrário , é que agora isto surgiu com muito mais força e só tenho a te elogiar. Te sigo há alguns tempo e meu respeito e admiração só aumentou. Grata por teu trabalho, Grata por tuas sugestões, por tudo. Que Deus te abençoe sempre! 🌹❤😍

  • @elizangelarodrigues8702
    @elizangelarodrigues8702 2 года назад

    Adorei o comentário Nayara como a criança reage com brigas dentro de casa crianças que têm autismo

  • @evangelistadiegosanchessch1169
    @evangelistadiegosanchessch1169 2 года назад +3

    Muito boa explicação
    Eu gosto muito dos vídeos da senhora
    Só escrito no canal

    • @mayragaiato
      @mayragaiato  2 года назад

      Muitíssimo obrigada minha querida!

  • @tais2541
    @tais2541 2 года назад +1

    Tinha esquecido totalmente de pedir a professora esse ano pra colocar a rotina do dia pro meu aluno. deve ser por isso que depois do intervalo ele já quer ir embora e se desorganiza com facilidade.

  • @brunarodrigues2912
    @brunarodrigues2912 2 года назад +2

    Show! Por isso estou estudando muuuuuuito, inclusive,seus cursos Mayra!

    • @mayragaiato
      @mayragaiato  2 года назад

      Obrigada Bru!! Um beijo enorme

  • @edileuzadasilvadesideriomo4524
    @edileuzadasilvadesideriomo4524 Год назад +1

    Sou Professora e tenho 2 netos TEA,gostei muito das suas dicas, mas infelizmente não acontece na prática, temos falta de profissionais e os pais estão com muita dificuldades de interação com a escola .
    Precisamos de profissionais dentro das escolas para fazer essa integração: Família e escola.

    • @mayragaiato
      @mayragaiato  Год назад

      Olá querida, tudo bem? No Estatuto da Pessoa com Deficiência, é imposto que o Estado tem o dever de proporcionar atendimento especializado à pessoa com deficiência na rede regular de ensino, como a ajuda de um professor de apoio. Confira este artigo em meu site sobre o Direito dos autistas:
      institutosingular.org/wp-content/uploads/2021/12/Manual-dos-Direitos-da-Pessoa-com-Autismo.pdf
      Neste vídeo deixo dicas e informações para auxiliar você: ruclips.net/video/4tsIzk0FnB0/видео.html
      E, essas duas leis dão o direito da criança em ter um A.T. na escola, sugiro que converse com os profissionais da rede de ensino sobre isso, tudo bem?
      👉 www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm
      👉 www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm
      Estou por aqui, na torcida para que dê tudo certo! 💙

  • @marianaleao7647
    @marianaleao7647 2 года назад +3

    Como fazer quando a criança não aceita ser contrariada? Minha maior dificuldade está sendo contruir com a criança o momento adequado para as coisas. Por exemplo, a criança quer brincar com os colegas o tempo inteiro, na hora que os colegas não pode brincar devido a produção das atividades, a criança parte para agressividade. Já percebemos que quando a criança não consegue o que quer, ela se mostra agressiva. Como fazer diante dessa situação?

  • @juliavitoria-pp7hy
    @juliavitoria-pp7hy 2 года назад +35

    Oie Mayra, sou agente de inclusão escolar em uma escola e essa primeira semana de adaptação foi muito difícil para mim, em especial com uma menininha autista, ela tem 7 anos e nunca havia ido para a escola está no 1 ano, ela é totalmente absorvida pelo espectro , acredito que seja severo, ela come giz, massinha, giz de cera, não consegue fazer atividades simples como por exemplo pintura e desenho, eu e a professora fomos atrás de recursos na sala AEE da escola porém realmente está bem difícil não sabemos por onde começar! Um detalhe importante é que ela tem uma esteriopatia... Ela gosta de rasgar embalagens e rótulos de garrafinha no dente, será que existe algum exercício para minimizar esse comportamento? Obrigada pelos seus vídeos se puder me dar alguma dica eu ficarei muito agradecida💕💕

    • @silviamoreira2872
      @silviamoreira2872 2 года назад +6

      Estou numa situação semelhante. A criança que acompanho não consegue ficar em sala de aula. Ele anda a escola toda.

    • @elianabenicio635
      @elianabenicio635 2 года назад +1

      @@silviamoreira2872 também estou nesta situação

    • @paulamarciarezende
      @paulamarciarezende 2 года назад +5

      Minha situação é idêntica à descrita, a diferença é q se trata de um menino. Gente, é muito desafiador e difícil! São 25 alunos na turma, cada um com suas particularidades... Tô exausta!

    • @anacarolineamorim3912
      @anacarolineamorim3912 2 года назад +1

      Estou passando por uma situação bem semelhante

    • @dasneves8655
      @dasneves8655 2 года назад +3

      no meu caso é meu filho ele e autista ñ parar quieto nem em casa nem na escola semana passada ele tirou ate a roupa na sala de aula a cuidadora vestia ele tirava eu fiquei muito triste quanto vir ele pelado n sei mais o q fazer.

  • @taniarocharocha5253
    @taniarocharocha5253 2 года назад

    Oi tudo bem Mayra onde moro não tem professora auxiliar muito difícil ,no momento só tem a.t c ele na sala de aula ,ele gosta muito das terapeuta mas deveria ter professor pra auxiliar não só meu filho como todos que precisam de ajuda em sala de aula😘

  • @elenicesilvadossantos2876
    @elenicesilvadossantos2876 2 года назад +3

    E quando a escola não sabe lidar e nem quer , me solicitando a tranferir de escola ?

  • @rafhavieira7862
    @rafhavieira7862 Год назад +5

    Pior é que a escola não tem o devido preparo,trata igual um monstro...e manda embora....ou diz que é culpa dos pais, que é criação... resumindo: Ignorância!

    • @mayragaiato
      @mayragaiato  Год назад

      Olá querida, tudo bem? Sinto muito por essa situação, minha sugestão é que converse com a escola e coordenadores e fale sobre as dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento do pequeno e se possível sobre o acompanhamento de um A.T. escolar para auxiliar o pequeno e evitar que situações como está continuem acontecendo. Confira meus conteúdos sobre o assunto para auxiliar você:
      👉 ruclips.net/video/8aTmRFOyqRc/видео.html
      👉 ruclips.net/video/NpNpAOu8yaw/видео.html
      👉 ruclips.net/video/4tsIzk0FnB0/видео.html
      👉 ruclips.net/p/PLlcAnykj74cgehV9wYBBEaR-zYD_4XLE4
      Estou na torcida para que tudo fique bem, conte comigo 💙

  • @gabrielaalmeida2352
    @gabrielaalmeida2352 2 года назад +1

    Olá, seus vídeos me ajudam muito.
    Minha Emanuelly vai fazer 4 anos agora e começou ir a escola esse mês, e também está muuuuito difícil pra mim porque tenho que ficar na sala de aula com ela porque ela não fica sem mim. Deixei ela por duas vezes lá mais ela só chorava , se mordia ninguém conseguiu contê-la aí me ligaram e fui pegá-la. Depois disso a diretora me aconselhou a ficar com ela na sala de aula, estou muito preocupada e triste com medo de ela nunca acostumar sem mim. Ela não fica com ninguém, nem com pai , vó ,tia . Somente comigo . Não sei o que fazer pra ela acostumar sem mim.

  • @washingtonlins7421
    @washingtonlins7421 Месяц назад +1

    Muito bom

    • @washingtonlins7421
      @washingtonlins7421 Месяц назад

      Como pai de criança autista tou aprendendo muito

    • @washingtonlins7421
      @washingtonlins7421 Месяц назад

      Obrigado por cada conteúdo tá nos ajudando muito parabéns Dr.

  • @olharmaduro79
    @olharmaduro79 2 года назад

    Meu filho antes tinha muitas crises, agora como já estamos nos comunicando melhor ele não se desespera mais, ele quando quer alguma coisa que não consegue se expressar nós damos mais tempo pra ele achar um meio de mostrar o que ele quer... quando muda muito a rotina eu percebo que ele começa a ficar muito agitado e isso leva ao choro, mas é proximo da hora de dormir, parece ser mais uma sobrecarga que ele carrega durante muito tempo, então ele precisa de um tempo sozinho pra se regular de novo. Ele chora dorme e no outro dia ele está bem feliz é como se nada tivesse mais agitando ele.

  • @lanapereira5614
    @lanapereira5614 2 года назад

    Acompanho uma criança e percebo que tem muita resistência de sair do parquinho no dia do parquinho .
    Já criei quadro de rotina e mesmo assim a resistência é grande .
    Trabalho com previsibilidade sempre preparando o que vai acontecer depois mas mesmo assim a resistência continua .

  • @kailanesantos7039
    @kailanesantos7039 2 месяца назад +1

    Sou auxiliar de duas crianças com autismo, porém uma é bem calminha e a outra muito agressiva, ela chora por tudo bate e também não gosta de ficar dentro da sala de aula, eu fico sem saber oque fazer porque ela não gosta que toque nela, após lanchar ela fica agitada para ir pra casa, está sendo muito difícil pra mim porque eu fico mal com a situação dela, ela também é muda e eu não consigo entender as necessidades dela.

    • @mayragaiato
      @mayragaiato  Месяц назад

      Olá querida, tudo bem? Importante realizar uma análise funcional e identificar qual a função desses comportamentos. Sugiro o uso de um quadro de rotina para especificar as atividades e o que é esperado dela, assim para sinalizar qual o momento de ir embora, dando assim, previsibilidade. Reforce sempre que ela conseguir realizar uma tarefa e, nesse início, realize aproximações sucessivas. Por exemplo: se ela não quer entrar em sala, sinalize que ao encostar na porta, ela poderá ficar no corredor (ou o ambiente que busca). Depois de alguns minutos, repita o procedimento e, gradualmente, vá avançando, até que chegará a etapa de entrar em sala e ficar por alguns segundos e depois sair. A aproximação sucessiva é um processo, leva tempo e precisa ser reforçado a cada tentativa. Se ela estiver em acompanhamento multidisciplinar, converse com a equipe para alinharem conduções.

  • @michellyangeladasilva2617
    @michellyangeladasilva2617 Год назад +1

    Meu aluno autista, levavtudo a boca, tem 9 anos é alfabetizado, sempre consegui conduzi bem ate o momento, é o 1 ano com esse aluno

    • @mayragaiato
      @mayragaiato  Год назад

      Olá querida, tudo bem? Seria interessante uma conversa com a escola para observarem se há distratores no ambiente que podem ser removidos e/ou amenizados a fim de não concorrer com a atenção dele. Também seria importante a troca com a terapeuta ocupacional a fim de avaliar o levar dos itens à boca e mesmo a necessidade de se movimentar se não podem ter cunho sensorial.

  • @andreiaalmeida8666
    @andreiaalmeida8666 4 месяца назад +1

    Estou com o aluno que está agredindo a professora, os colegas e todos que trabalham na escola, ele morde e bate. Não tem diagnóstico fechado, e nem a psicóloga da escola consegue lidar com a situação.

    • @mayragaiato
      @mayragaiato  4 месяца назад

      Olá, tudo bem? É importante entender o motivo pelo qual ele está batendo nos colegas. O que ele quer com esse comportamento. Só sabendo disso é que conseguimos intervir de forma efetiva. Se ele faz intervenção comportamental, converse com os profissionais para poderem alinhar as estratégias com a escola e orientar em como eles podem proceder. O primeiro passo é sempre identificar o que está desencadeando esses disruptivos na escola para conseguirem atuar da melhor forma. E, se você já explicou e já puniu e parece que não adiantou, então observe melhor, analise funcionalmente o que ele está querendo com esse bater. Outra coisa que pode ser também é falta de repertório, às vezes ele pode não saber como interagir com os colegas, e daí uma solução seria ensinar ele a interagir. Para entender mais sobre o assunto, confira estes conteúdos e estratégias:
      👉 ruclips.net/video/ae7W786oa08/видео.html&pp=gAQBiAQB
      👉 ruclips.net/video/3kZmwPIf1v4/видео.html
      👉 ruclips.net/video/gx7FmvkuuAU/видео.html
      👉 ruclips.net/video/avLfgKBPf8o/видео.html
      👉 ruclips.net/video/fLMaVrkB5MY/видео.html

  • @gabrieldinizferreira7369
    @gabrieldinizferreira7369 2 года назад

    Bom dia a todos, Mayra, meu filho tem 5 anos, esse ano ele faz 6 na metade do ano, ele é autista, a gente ainda não sabe o grau do autismo dele, vamos saber conforme o andamento do tratamento dele com os médicos, ele foi diagnosticado mês passado pelo Neurologista com autismo, porém a uns 3 anos atrás minha esposa já desconfiava pelo comportamento dele que ele era autista, levamos num Neurologista ele descartou dizendo que era birra, fomos "cegamente" numa terapeuta Ocupacional e em uma Fonoaudióloga, no final fiquei sem condições de continuar a pagar o tratamento logo no outro ano veio a PANDEMIA, ele não usa máscara de jeito nenhum e pelo SUS é muito demorado e difícil conseguir estes tratamentos!...só ano passado que consegui um convênio médico pra ele, então mês passado resolvemos dar início de novo ao tratamento, ele está passando por Neurologista, Fonoaudióloga e Terapeuta Ocupacional, ele está tomando "ARISTAB" que age no sistema nervoso central pra acalmar e da um pouco de sono nele, mas percebemos que assim que ele saiu da rotina ele está mais estressado, ele grita muito se a gente contraria e diz não pra ele!!!...pode nos ajudar por favor? A gente já está falando isso pros médicos e vamos continuar falando, estamos atrás de matrícula escolar pra ele também e ao mesmo tempo preocupados com o comportamento dele na escola!...gostaríamos de pedir um conselho ou uma ajuda com tudo isso por favor! Desde já agradeço.

  • @simonebarbosa2478
    @simonebarbosa2478 Год назад

    Vendo seus vídeos para encarar um grande desafio e responsabilidade. Terei um aluno com TEA na turma esse ano. Não sei como fazer, a escila não prepara, só avisa.

  • @trilhodoamor
    @trilhodoamor Год назад

    Boa noite!
    Amo seus vídeos e me ajudam muito. Tenho um aluno autista severo. Ele melhorou muito durante o ano. Gostaria de dicas de atividades práticas e com registros( 12 anos não verbal)

  • @ismaelpereira8025
    @ismaelpereira8025 2 месяца назад +1

    Meu filho tem hiper foco, e é difícil lhe dar com ele nessas horas, não sabe discernir a questão do tempo. Não consegue se expressar e assim fica bem difícil.

  • @AdrianaSilva-ey9kl
    @AdrianaSilva-ey9kl 2 года назад

    Bom dia meu nome é Adriana, meu filho se chama Lucas e ele tem 2 anos e 11 meses, esse ano resolvi matricular ele na escola até então ele ficava em casa com a minha mãe para eu ir trabalhar,então desde que ele nasceu que ele estava acostumado a rotina de acordar ,brincar com seus brinquedos, assistir os desenhos que ele gosta e ter acesso livre pela casa aonde ele ia e vinha pra onde e quando quisesse. As aulas dele começaram dia 01/02/22 na primeira semana ele ia muito bem,porém na semana seguinte ele começou a ter um comportamento diferente, ele que nunca foi uma criança de querer colo e nem de chorar,agora se quer colo e chora para pegar ele,e se agarra com tanta força no meu pescoço e na minha mãe, ele até vai pra escola mais quando chega lá ele chora aí ligam pedindo para ir busca-lo. Como ele estava acostumado com a rotina dele em casa, ele não entendi que na escola tem regras, ele quer brincar o tempo todo e lá na escola tem a hora de brincar e a hora de aprender e ele não entendi isso.Eu nunca tinha percebido algo diferente nele até que a coordenadora da escola me chamou pra uma reunião e disse que ele pode ser autista, pediu que eu procura-se um psicólogo e um neurologista .O que devo fazer?

  • @0505karina
    @0505karina 4 месяца назад +2

    Mayra, boa tarde td bem? na turma da minha filha, de 04 anos, tem um aluno diagnosticado e bem agressivo, a professora e auxiliar estão perdidas, acho que devemos promover a inclusão, mas não posso permitir que minha filha seja vítima, pois ele já bateu nela algumas vezes, e cada dia é uma criança. O ambiente está péssimo, o que vc indica nesse caso? já estou até procurando outra escola pq já vi que não teremos outra solução.

    • @mayragaiato
      @mayragaiato  4 месяца назад

      Olá querida, tudo bem? Nesta situação, é importante que a escola seja orientada em como proceder, tanto em como conduzir e auxiliar os alunos que necessitam de um suporte para diminuir e extinguir esse comportamento de heteroagressão, como em estar atenta para garantir a integridade dos demais. Você pode sinalizar a escola para que se aprimore dessas conduções. Confira algumas informações:
      👉 ruclips.net/video/4tsIzk0FnB0/видео.html
      👉 instagram.com/p/CrBJBiSu_nS/?img_index=1
      👉 ruclips.net/video/ae7W786oa08/видео.html&pp=gAQBiAQB

  • @sergiopediatra
    @sergiopediatra 10 месяцев назад +2

    TÓPICOS IMPORTANTES DO VÍDEO:
    Na maioria das vezes, as crises são causadas por nós por não sabermos conduzir e nos comunicar adequadamente com a criança. Claro que é um processo difícil pela própria limitação da criança no aspecto comunicativo.
    Falhamos na nossa fala para eles, em não falar de forma que ela compreenda. Também falhamos em entender a mensagem que eles nos passam. Compreensão de via dupla é ideia central aqui.
    Estabelecer arbitrariamente uma série de regras não funciona.
    Um dos motivos que podem contribuir para desencadear uma crise é a incapacidade dos professores de perceber as necessidades de cada um.
    Infelizmente, nem todos os professores estão capacitados para se comunicar adequadamente com uma criança autista.
    Diálogo aberto entre pais e professores é crucial. É preciso unir esforços.

  • @gabrielesilva3451
    @gabrielesilva3451 2 года назад

    Minha filha não foi diagnosticada mas estou entendendo o quão difícil p ela é a hipersensibilidade de ouvir amigos batendo lapis ,isso assusta demais os ouvidos,ela prefere brincar sozinha,só quer sentar na escola perto da professora....ela tem 4 anos e tudo para o entendimento dela é difícil,ela quando está em crise recorre a mim porq eu fico calma,falo baixo e compreendo aquele momento e tiro ela do foco da crise falando de coisas q ela gosta de fazer....é cansativo ver ela 4 vzs no dia chorando,se biliscando,se arranhando ,puxando o cabelo e isso ocorre por peqnas coisas....hoje foi prq ela não entendeu q o celular precisava de colocar para carregar....entao chutou minha mãe,biliscou a si mesma e eu dizia porq vc está assim???ela disse eu estou com raiva,muita raiva.

  • @alinealiart2041
    @alinealiart2041 2 года назад +1

    Vídeo da Mayra a gente já chega curtindo

  • @elisangelarosa3927
    @elisangelarosa3927 2 года назад +2

    Olá , sou mãe de um menino de quase 4 anos estamos no momento de investigação do autismo mas já deixei a escola ciente, passamos com a neuro pediatra e estamos no processo de fazer exames, mas é bem certo q ele tenha autismo leve, ontem recebi uma reclamação na escola d q ele bateu em alguns coleguinhas, ele não costuma ser agressivo, mas ele não gosta q fiquem colocando a mão nele ou encostando, não sei se foi por esse motivo q ele bateu nos coleguinhas. A professora pediu pra mim conversa com ele, isso é o certo a fazer, ele fala muito pouco e se expressa pouco rbm. Até tentei conversar e o pai dele tbm, mas ele parece q não está entendendo e quer até fugir qdo começamos a dizer q não pode bater nos amiguinhos. Como devo agir??
    Amo suas explicações são bem claras e objetivas por isso estou levando essa dúvida pra vc!

  • @lidianeluzoficial
    @lidianeluzoficial 2 года назад

    Sua missão é linda.Obrigadapor tanto.

  • @martaaparecida756
    @martaaparecida756 2 года назад +1

    Tenho aprendido muito com as suas aulas

    • @mayragaiato
      @mayragaiato  2 года назад

      Feliz em saber disso, Marta querida ❤️

  • @ilzamarciaaraujodesousa1923
    @ilzamarciaaraujodesousa1923 2 года назад

    Meu netinho tem TEA, tem seis anos, não quer ficar na escola e a escola não tem profissional especializado pra acompanhá-lo

  • @vilmaoliveira6725
    @vilmaoliveira6725 2 года назад +1

    Tem alunos que não fazem terapia e vão pra escola muito agitados. Mesmo havendo apoio especializado, eles não correspondem.

  • @larissabrum1630
    @larissabrum1630 2 года назад +1

    Vou rever esse video varias vezes amei

  • @franciscasousalima6388
    @franciscasousalima6388 2 года назад

    ouvir a professora da minha filha mim dizer que não estava preparada para receber uma criança como ela .

  • @joselmamendes1431
    @joselmamendes1431 Год назад +1

    Desde jeito, obrigada Mayra ❤

  • @vivianesantosvieira4664
    @vivianesantosvieira4664 Год назад

    As crises dele na escola está fazendo eu pirar. Quase todos os dias eu busco ele na diretoria. E ele não tem um professor auxiliar. A escola disse q precisa de mais documentos q prova o autismo.... Mas vejo que eles não querem e gastar com auxiliar

  • @fabriciaferreira353
    @fabriciaferreira353 2 года назад +1

    Olá Mayra .Se você puder falar sobre a sindrome do x frágil .Sou pedagoga e lido com uma criança autista grave e sindrome do x frágil .Essa criança é não verbal.Tenho muita experiência com autismo mas com sindrome do x frágil não .

  • @paulinhu5611
    @paulinhu5611 2 года назад +9

    Inclusão é oque precisamos!!!!

  • @priscilasantospereira228
    @priscilasantospereira228 2 года назад +1

    Eu passei pela exclusão escolar e foi muito triste, deixaram minha filha chorando embaixo de uma mesa de 07:00 até 12:00 sem nem me comunicar, além da exclusão dela quando descobri chorei muito, e troquei ela de escola .Mas até hj me sinto culpada .

    • @2504wendelleraquel
      @2504wendelleraquel Год назад +1

      Meu Deus tenho medo q isso acontece com a minha filha

    • @analuciadesouza8550
      @analuciadesouza8550 Год назад

      Sou da área de saúde mental , me especializando em Tea. Aceitei trabalhar como apoio em colégio público. Trabalho com uma criança e a tarde com uma adolescência. E pasmem , como fiquei triste vom os bastidores.... muito despreparo, todos querem dar pitacos, mas não tem informações . Professores que não acreditam na inclusão, acham que eles devem estar no grupo deles... que tristeza ..mas botei essa criança pra jogar bola, com outras, estou dando limites as birras, fazendo carinho, cantando música pra acalma-lo e quando os nossos olhos se cruzam e ele abre um sorriso, me apaixono e sei que ele tem um enorme potencial... hoje dormi no meu colo, com um embalo só de ninar, após uma crise. Estamos juntos a 1 mês, brigo e continuo por ele, pois muitos me olham atravessado. Deus renove minhas forças.

  • @kelmasandraribeirogaspar4187
    @kelmasandraribeirogaspar4187 2 года назад

    Meu filho tá tendo crises na escola. A coordenadora ligou pra eu ir buscá -lo muito antes do horário de saída. Fiquei muito aflita, agora sempre liga e ela é a diretora me pediram pra eu ir sempre. Eles querem que ele fique na sala, lá não tem uma auxiliar ou cuidadora. Eu estou muito preocupada, vejo que eles não se preparam para atender crianças com as necessidades do meu filho que é autista

  • @danielleaguiar5897
    @danielleaguiar5897 2 года назад +1

    Meu filho não tem diagnóstico mas tem pavor de aniversário barulho e risadas altas e ele já tem 8 anos ainda anda nas pontas dos pés,tem muita seletividade alimentar, não toma banho sozinho,não escova os dentes, não se troca,não gosta de comprimentar pessoas,e remete muito oque assiste e não sabe dizer como foi o dia na escola,lê muito pouco e só conta até 30

    • @danielleaguiar5897
      @danielleaguiar5897 2 года назад

      Preciso de ajuda estou nessa luta a 4 anos

    • @mayragaiato
      @mayragaiato  2 года назад

      Olá querida, tudo bem? Entendo sua preocupação, apenas com o relato não dá para fazer uma avaliação de forma assertiva, mas sugiro que se há dúvidas busque um neurologista ou psiquiatra infantil para uma avaliação. Separei alguns links para você ruclips.net/video/NNaiwC6tnQQ/видео.html, ruclips.net/video/uCt1KydzrTA/видео.html, ruclips.net/video/6-fK5lcxMWk/видео.html e institutosingular.org/baixe-agora/. Um beijo enorme

    • @danielleaguiar5897
      @danielleaguiar5897 2 года назад

      @@mayragaiato muito obrigada Mayra adoro você 😘

  • @josianebragadossantosbatis2289
    @josianebragadossantosbatis2289 2 года назад

    Seus vídeos tem me ajudado muito. Gratidão

  • @alcionepaixao533
    @alcionepaixao533 2 года назад

    MUITO OBRIGADA POR CADA ENSINAMENTO

  • @katiacileneoliveirapereira3185
    @katiacileneoliveirapereira3185 7 месяцев назад +1

    Descobrir o autismo do meu filho aus 13 Anos, e veio junto muita ansiedade não quer ir mais a escola e não gosta de experimentar coisas novas não gosta de muitos coisas, e isso é muito difícil pra mim 😢

    • @mayragaiato
      @mayragaiato  6 месяцев назад

      Olá querida, tudo bem? Estes vídeos podem auxiliar você:
      👉 ruclips.net/video/6-fK5lcxMWk/видео.html
      👉 ruclips.net/video/XDnDWM29E2k/видео.html
      👉 ruclips.net/video/E2CWuHF-Rdg/видео.html

  • @gisleneoliveiramaedeautista
    @gisleneoliveiramaedeautista 2 года назад +1

    Nossa. Você é incrível. Que didática. Uma aula!

  • @viniponcha
    @viniponcha 2 года назад +6

    Inclusão escolar só funciona se houver um diálogo aberto e muita troca entre escola, família e equipe multidisciplinar.
    Se pais e profissionais da educação não buscarem capacitação baseada em evidências científicas, o processo inclusivo não será efetivo.

    • @delmalima6375
      @delmalima6375 2 года назад

      Vdd ainda mais não escolas públicas que muitas das vezes não tem suporte nenhum até pra gente conseguir um professor de apoio e difícil

    • @robertasenatore7160
      @robertasenatore7160 2 года назад

      É o que falei pare do início quando se abre concurso e ingressa pessoas sem quaisquer preparo para adaptar este aluno ao meio social. Pois nem meso o profissional esta preparado para tal.

  • @veronicadossantos4917
    @veronicadossantos4917 2 года назад

    Não posso citar o nome da escola
    Mas já vii criança da crise sensorial,
    E enves ..de comunicar ao pais sobre o caso
    Colacaram o menino pra correr na quadra pra cansar ele
    A criança corria estereotipada e chorava desordenada mente.
    Porisso fiz estas declarações
    Segundo a escola disseram q ele tinha q se adaptar ao ambiente ..
    Sendo q aquilo só o fazia sofrer aversão
    Total , a criança ficava horas dentro da sala destrutivamente não sabiam cuidar daquela situações e a meta da escola era segurar o autista até o final do horário.
    E entregar o autista com o sorriso
    Mentiroso de
    Q tudo foi bem .

  • @ReginaSantos-di4rl
    @ReginaSantos-di4rl Год назад +1

    Tenho filho grau 2 ele teve crise na escola a pedagoga me ligou pra mim ir buscar ele pois tinha muita gente na sala de aula falando ao mesmo tempo ele ficou inquieto não queria fica na sala de aula 😢😢

    • @mayragaiato
      @mayragaiato  Год назад

      Olá querida, tudo bem? Minha sugestão é que converse com os professores e gestores da escola sobre a possibilidade de um A.T. em sala para ajudar o seu pequeno e a professora para desenvolver durante as aulas, vou deixar aqui, algumas leis e orientações para você. Confira este artigo em meu site sobre o Direito dos autistas: institutosingular.org/direitos-autismo/
      E, essas duas leis dão o direito da criança em ter um A.T. na escola, sugiro que converse com os profissionais da rede de ensino sobre isso, tudo bem?
      👉 ruclips.net/video/4tsIzk0FnB0/видео.html
      👉 www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm
      👉 www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm

  • @rosangelapimentel2887
    @rosangelapimentel2887 2 года назад

    Mayra, estou encantada com seus vídeos, mas estamos de mãos atadas, nem sabemos como proceder. Bem os pais vem a escola para conversar. Te falo que estou altamente angustiada.😢

  • @melnascimento4281
    @melnascimento4281 Год назад

    Olá mamães, tenho um filho de 5 anos que está em investigação de autismo. Está sendo muito difícil ele ir para escola, no começo ele ia e ficava, aí veio o carnaval e em seguida ele pegou virose, foram 15 dias em casa. Agora ele não quer mais ficar na escola, já entra chorando, ele está ficando em horário reduzido, apenas duas horas pela manhã, mas todo dia ouço a mesma coisa, ele chorou o tempo todo, estou aflita. Ele vai começar terapias com fono, psicólogo e TO. fico de coração partido, já não sei o que fazer para que ele volte a gostar da escola 😐

  • @vivendonarocacomnaide6521
    @vivendonarocacomnaide6521 2 года назад

    Nossa uma das piores coisas que ja vivi meu filho entrou em crise na escola os ptofessores nao sabia o que fazer deixaram ele só .foi muito difícil ele se sentiu mal depois de não conseguir fazer a prova .descobrimos a pouco tempo que ele e autista.

  • @ilkaeleika
    @ilkaeleika 2 года назад

    Meu filho tem 8 anos ,começou a estudar numa escola nova ,na primeira semana foi bem difícil a adaptação ,ele gritava,chorava ,não sentava um minuto ,jogava os matérias ,chegou até a tira a roupa .conversei com a diretora e ela deixou eu acompanha ele .faz uma semana que estou indo com ele pra escola no primeiro dia fiquei a manhã toda com ele ,no segundo dia fiquei até 10:00 .hoje fiquei até às 8:30 .a professora falou que o comportamento dele melhorou e ele está fazendo a tarefas .

    • @vanessacunha331
      @vanessacunha331 Год назад +1

      Se todas as escolas fosse assim.....

    • @ilkaeleika
      @ilkaeleika Год назад

      @@vanessacunha331 vdd em menos de 1 semana meu filho ficou de boa,não fez nada mais do que estava fazendo no começo ,terminou o ano de boa .

    • @ilkaeleika
      @ilkaeleika Год назад

      @@vanessacunha331 agora iniciou as aulas de novo e como ele já conhece a escola não precisei ficar mais ,uma coisa simples que as escolas poderia deixar pelo fato de ser um ambiente novo .

  • @geraldamargarethgama839
    @geraldamargarethgama839 Год назад +1

    Muito bom - Manaus

  • @elenicediasalves3371
    @elenicediasalves3371 2 года назад

    Olá Mayra, já aconteceu isso com meu filho várias vezes na escola, ainda não é certeza do autismo, estão sendo feito os testes, mas é quase certeza de ser autismo.