*[anotações de aula]* → timidez: a sede dos afetos - aquele que tem afetos contidos - não é uma patologia - em alguns casos é traço de caráter - introspecção: não é que ele tem um recuo do outro, mas tem um processo de interiorização para se sentir melhor em relação ao mundo - pode ser um efeito secundário de uma fobia social: não consegue, sente angústia, pode ter ataque de pânico, experiências corporais que diz - eu não posso. → características do tímido - não é o primeiro a falar, busca uma posição de camuflagem na paisagem - antecipação da imagem de si: se fixa ao sujeito uma imagem deficitária de si, que não está correspondendo ao que os outros esperam de você - exploração da fantasia: muitos tímidos tem uma baixa exploração das fantasias - conseguem devaneios, mas não consegue dividros e experimentar nas versões sociais de sua vida - pode ser falta de encorajamento, parceiros para explorar e dar curso para isso - muitos tímidos associa a curiosidade a exposição do seu desejo - afeto predominante: vergonha que aponta para uma fantasia que se revela, onde existe vergonha tem uma fantasia que não está esperando lei compatível com o prazer - muitos tímidos se apoio ampara em situações estruturadas onde tem uma regra definida para a partir disso ter um processo de troca - acredita que todos os outros vão te tratar da mesma maneira consequências: isolamento social -a ideia de se apegar em alguém e se decepcionar ou decepcionar o outro é tão dramática que não consegue entrar em um como se - é um brinquedo que a pessoa não brinca (precisa usar desse jeito e não do outro) - tratamento: mostrar que o brincar é mais importante que o brinquedo, estar junto do outro é melhor do que usar o brinquedo adequadamente - timidez está ligado a jogos mais elaborados - em alguns casos porta de entrada para uma dificuldade narcísica, impossibilidade de explorar → como saber clinicamente - convide para aumentar o espectro da experiência - o verdadeiro tímido não recusa isso, desde que seja no seu tempo, negociado - quem tem neurose fóbica e patologia narcísica não iria aceitar ---------------------------- ooi =) tenho um insta que fala sobre psicologia, se quiser me acompanhar lá é @yuri.studies
Não sou tímido num primeiro contato, não... nesse sou extrovertido, simpático, confiante, causo geralmente uma boa primeira impressão. Mas Geralmente ficava tímido nos contatos que se seguiam, não no primeiro dia de aula, mas sim em todos os outros até o fim do ano, começava confiante e rapidamente estava autoconsciente e inseguro, me julgando a cada palavra e cada entonação que dirigia ao outro. Algo bem narcísico ao que parece, queria colocar uma máscara, que até impressionava, mas que não se segurava ao longo prazo... Isso foi melhorando, quanto mais me propunha a me importar genuinamente pelo outro, e menos com a minha imagem para o outro, ou seja, algo que me livrasse da condição de vítima do meu próprio narcisismo. Hoje sofro menos com isso, mas tenho momentos/situações gatilho. Isso me leva a entender que não sou propriamente introspectivo, mas sim que sempre quis me retirar do jogo se não estava jogando bem.
O tímido não viveu em liberdade, sentiu-se invisível, desvalorizado, não ouviu e ouviu o que não devia ter ouvido, foi podado por quem o plantou. O tímido tem uma estrutura psíquica que foi construída por quem o criou, o tímido não caiu do céu. O tímido tem um grande buraco narcísico, a estabilidade narcísica é construída pelos objectos significativos da criança. Já questionaram de onde veio a vossa timidez? De onde veio esse fechamento consigo mesmo e o mundo? Obrigado Prof. Dunker, explica sempre o inexplicável, tudo tem um causa.
Já... acho que muito da minha timidez se dá pelos traumas, tantos meus próprios traumas como os traumas de minha mãe e irmãs, eu acho que fui ensinada a ser assim, fui ensinada a ter medo de tudo... quando consigo relaxar eu consigo me abrir e tagarelar e eu me sinto bem sabe, eu me sinto eu mesma, mas na maioria das vezes eu quero falar, eu quero agir de alguma forma só que não consigo, sinto vergonha...
@@Vitoria-gj8gd claro que foi ensinada a ser assim, pelos seus cuidadores, ou com aquele que passou mais tempo. Na maioria dos caso é com a mãe, é a entidade referencial para uma certa estrutura psicológica mais vincada. A mãe é a 1ª pessoa a cuidar da criança e aos poucos vai passando de forma inconsciente muitos dos medos que são seus e estes passam a ser da criança também. A criança vai crescendo naquele registo do medo e vai desenvolver um sistema cerebral do medo nós temos muitos sistemas cerebrais e alguns podem estar mais desenvolvidos que outros. Se este sistema tiver muito desenvolvido vai ser uma criança com muitos medos e em adulto o medo pode não ser os mesmos que teve em criança, mas vai ser sempre um adulto com medo de tudo, medo de arriscar, medo de transformar. Prefere viver na angustia, conhece a origem da sua angustia, mas não prefere investir para a modificar. Escolhe aquilo que conhece e não o desconhecido, podendo o desconhecido ser a saída para a sua angustia, mal estar. O adulto tímido foi muito reprimido na sua infância, hoje é adulto mas age e sente a vida como se fosse a criança. O tímido aprisionou emoções, sentimentos em si mesmo, muitas das vezes não sabe o que sente, não sabe nomear o que sente, porque quando devia ter exteriorizado o que sentia não o fez ou não o deixaram fazer, e pode chegar à alexitimia, o desconhecimento do que está a sentir. A alexitimia leva o ser humano a fazer más escolhas, leva o ser humano a resignar-se e não lutar pelo seu desejo, muitas das vezes até desconhece o que deseja, porque o tímido foi simplesmente encapsulado e nem sabe quem é. É um estranho a ele mesmo, porque se estranha não percebe de onde veio aquilo. Mas veio de algum lado, temos que percorrer o labirinto que está em nós e descobrir a saída para essa prisão, essa prisão pode ser provisória se fizer um autoconhecimento ou perpétua se não fizer. Se tem consciência do seu grau de timidez e não consegue superar sozinha, procure ajuda. Um prisão perpétua, é morrer aos poucos e não usufruir plenamente da vida. E a vida é um sopro.
Me chama atenção, casos de tímidos (que formam amizades e convivem "socialmente") com pessoa extrovertida. Ao que me parece, pode ser uma espécie de proteção, se proteger atrás daquele que "se apresenta primeiro". Em outros casos, identifico, do mesmo modo, relacionamentos amorosos.
Sou tímida. Mas, ao longo da vida, nas mais variadas fases, a maior parte das amizades formei com pessoas extrovertidas. É uma aproximação natural, não intencional. Minha melhor amiga é extrovertida. Me sinto bem ao lado de extrovertidos, eles me impulsionam a ser mais livre!
Pensei que era mais complicado. Afinal timidez é desconfiança na relação com o outro. Lembro da Clarice Lispector dizendo que ela era uma tímida ousada kkkkkk
Não diria desconfiança. É mais medo mesmo. Como ele fala, uma fobia social. No meu caso, todo mundo diz que sou tímido, eu sinto uma ansiedade e medo muito grandes quando saio de casa. É horrível.
Atribuo um dos mais lindos elogios à timidez, e à sua perda, a um poema de Drummond. Este que se segue: " Mundo Grande Não, meu coração não é maior que o mundo. É muito menor. Nele não cabem nem as minhas dores. Por isso gosto tanto de me contar. Por isso me dispo, por isso me grito, por isso freqüento os jornais, me exponho cruamente nas livrarias: preciso de todos. Sim, meu coração é muito pequeno. Só agora vejo que nele não cabem os homens. Os homens estão cá fora, estão na rua. A rua é enorme. Maior, muito maior do que eu esperava. Mas também a rua não cabe todos os homens. A rua é menor que o mundo. O mundo é grande. Tu sabes como é grande o mundo. Conheces os navios que levam petróleo e livros, carne e algodão. Viste as diferentes cores dos homens, as diferentes dores dos homens, sabes como é difícil sofrer tudo isso, amontoar tudo isso num só peito de homem... sem que ele estale. Fecha os olhos e esquece. Escuta a água nos vidros, tão calma, não anuncia nada. Entretanto escorre nas mãos, tão calma! Vai inundando tudo... Renascerão as cidades submersas? Os homens submersos - voltarão? Meu coração não sabe. Estúpido, ridículo e frágil é meu coração. Só agora descubro como é triste ignorar certas coisas. (Na solidão de indivíduo desaprendi a linguagem com que homens se comunicam.) Outrora escutei os anjos, as sonatas, os poemas, as confissões patéticas. Nunca escutei voz de gente. Em verdade sou muito pobre. Outrora viajei países imaginários, fáceis de habitar, ilhas sem problemas, não obstante exaustivas e convocando ao suicídio. Meus amigos foram às ilhas. Ilhas perdem o homem. Entretanto alguns se salvaram e trouxeram a notícia de que o mundo, o grande mundo está crescendo todos os dias, entre o fogo e o amor. Então, meu coração também pode crescer. Entre o amor e o fogo, entre a vida e o fogo, meu coração cresce dez metros e explode. - Ó vida futura! Nós te criaremos "
Prof.Dunker, meu nome ê William Kerr é venho aqui publicamente pedir-lhe para que dirija sua atenção para o processo ao que parece irreversível de terceirização do CAPS aqui em Santos onde comecei meu acompanhamento em 2002.Sou seu fã e compartilho muitos de seus vídeos e o tenho como uma grande autoridade e sei que o sr interviu em algumas unidades do CAPS e citou no Falando Nisso Santos como modelo e spbre a luta antimanicomial.Por favor, precisamos do sr Prof.Dunker.Ninguém sabe me informar qual será o meu destino e de meus amigos usuários do Caps mas segundo o Tarô da monha amiga alguém de fora vai ajudar para que tudo se resolva sem maiores perdas.Fraterno Abraço.
Interessante esses vieses da timidez de que Christian fala. Eu entendia a timidez apenas pelo viés narcísico no sentido do sujeito não conseguir se expor, de precisar medir palavras e ações por temor da desaprovação alheia. Nunca atendi paciente com essa queixa mas sem dúvida é um sofrimento relevante
Uma correção: timidez não vem de thymos (grego), mas de timiditas (latim), que vem do verbo timeo (temer). Ou seja, a etimologia da palavra se refere ao medo, ao temor.
"Vergonha ou timidez revela uma fantasia" imediatamente me lembrei de um episódio quando mais jovem, no ensino médio: estava eu conversando, na sala de aula, com uma amiga que eu estava super a fim, (ela não sabia), quando o professor fala: "vocês estão ficando é?" ela diz "não" e eu fiquei super vermelho de vergonha. (eu sou timido)
Eu sou bastante tímida. Não gosto de pessoas, não ligo de ficar sozinha, o que me incomoda é o sistema que exige de nós interações sem nenhuma vontade.
Eu sou uma tímida em recuperação 😂 Engraçado q grande parte das vivências q eu lembro de infância se ligam à vergonha. *Vou fazer coro aos pedidos anteriores de referências sobre o tema*
Olá, Christian. Você poderia fazer um vídeo explicando como a psicanálise entende o amor romântico? Hoje em dia se fala muito em superar o amor romântico pois ele seria uma expressão do machismo ou do patriarcalismo. Seria possível um amor romântico não-patriarcal? Obrigado, um abraço!
Querido Dunker, na minha fase de adolescente quem era tímido era mal visto como se ser tímido fosse um defeito. As pessoas mais admiradas eram aquelas que falavam em público, não ficavam vermelhas, conversavam com meninos e meninas (década de 1970 a 1980). Depois na faculdade as pessoas tímidas eram valorizadas (década de 1990). Da mesma forma que a depressão apresentou diferenças na sua história a timidez também foi considerada de vários jeitos no decorrer do tempo. Hoje é bonitinho ser tímido.
Não acho que seja assim... fui criança na década de 90 e adolescente nos anos 2000 e sempre sofri por ser tímida e sempre fui cobrada para "deixar de ser" como se fosse algo ruim, algo negativo!
Prof.Dunker, meu nome ê William Kerr é venho aqui publicamente pedir-lhe para que dirija sua atenção para o processo ao que parece irreversível de terceirização do CAPS aqui em Santos onde comecei meu acompanhamento em 2002.Sou seu fã e compartilho muitos de seus vídeos e o tenho como uma grande autoridade e sei que o sr interviu em algumas unidades do CAPS e citou no Falando Nisso Santos como modelo e sobre a luta antimanicomial.Por favor, precisamos do sr Prof.Dunker.Ninguém sabe me informar qual será o meu destino e de meus amigos usuários do CAPS mas segundo o Tarô da minha amiga alguém de fora vai ajudar para que tudo se resolva sem maiores perdas.Fraterno Abraço.
3 года назад+5
Dunker, fala sobre a mobilização dos afetos na/pela política. 😉
Christian, por gentileza, faz um vídeo ou uma série sobre "Delírios", o que são, quais os tipos e exemplos (delírio de perseguição, pobreza, grandeza, superpoderes), casos conhecidos na literatura etc. Gosto muito do seu trabalho. Parabéns pra você e sua equipe!
Olá Prof. Dunker e equipe! Estimo que estejam todos bem, apesar das dificuldades que todos estamos enfrentando. Acompanho muito o conteúdo que produzem e tenho uma admiração enorme pela obra que constroem de diversas formas (livros, vídeos, lives, entrevistas, entre outros). Tenho o grande sonho de um dia ser sua aluna e indiretamente já sou, né? (risos) Sou especialista em Gestão de Marketing e gostaria de parabenizar pelo cuidado em aprimorar os vídeos, em especial as novidades que identifiquei neste: microfone novo, iluminação ainda melhor do que anteriormente. Cabe ressaltar também, entre outros cuidados, a trilha sonora nova para diferenciar o "Desejo em cena" de outros projetos desenvolvidos no canal. Meu intuito é demonstrar que o cuidado extra que vocês estão tendo é percebido pelos espectadores e agradeço imensamente por ter a oportunidade de ter este conteúdo excelente ao meu alcance, sem qualquer custo. Certamente estás contribuindo ainda mais para a evolução de nossos conhecimentos e atitudes quanto sociedade. Gratidão eterna pela contribuição inestimável a nós, de maneira individual e coletiva. Um abraço carinhoso de sua fã, que não acompanha detalhes pessoais da tua vida, mas sempre está interessada no que tens a dizer!!!
Professor como vai? Poderia fazer um falando nisso, explanando um pouco sobre fazer o luto de pessoss vivas, você citou rápido no video "meu pai", seria ótimo ouvi-lo
Me identifiquei muito,no tocante ao não "uso da fantasia,"como forma de concretização de potencialidades interiores. Sou poeta e através de minha arte,me exponho mais ainda que de uma maneira bem abstrata... Parabéns pelo conteúdo que tanto nos ajuda na constante busca do autoconhecimento. Muito obrigado!!!
Eu também entendia assim. Mas talvez haja uma distinção, que não consegui entender muito bem, entre fantasia e devaneio. Eu definitivamente devaneio excessivamente, a ponto de ter quase todas as minhas interações sociais por meio de devaneios, e não na realidade. Isso faz com que as poucas pessoas ao meu redor achem que eu tenha uma grande fantasia, pois vivo em mundos só meus, os quais devem ser altamente elaborados. Mas não, na verdade os meus devaneios são basicamente conversas normais com outras pessoas, e certamente seriam considerados super chatos por qualquer um que o testemunhasse.
Posso estar enganado, mas acredito que quando o professor diz que o tímido não "brinca" com a fantasia, não se refira a quantidade, mas sim a qualidade. Quer dizer, fantasia excessivamente sobre poucas coisas, é fixado demais, rígido demais, tem dificuldade em explorar novas fantasias, novos cenários, se colocar em diferentes situações, etc...
Eu sou tímida, fantasio demais(porque os meus livros favoritos são de fantasia, acho que seja isso) e sempre me decepciono com a realidade kk parei de fazer isso.
Sempre achei que a timidez tivesse a ver com o medo do julgamento de outros, o medo de perder seu lugar no grupo, o medo de ser taxado com algum rótulo indesejável pelo grupo, de perder sua verdadeira essência devido ao julgamento do grupo 🤨 não??
Muito boa explanação Dunker! Referências sobre o tema são sempre contingentes... O que poderia nos indicar além de Inibição, sintoma e angústia de Freud?
Chris, ótimo vídeo mas poxa sinto falta das suas recomendações literárias ao final de cada vídeo que não fossem simplesmente uma visita à Aqueronte kk. Abç.
Caro professor, Recentemente li trechos do livro “imposturas intelectuais”, de Alan Sokal e Jean Bricmont, detendo-me sobretudo no capítulo 1, dedicado a Lacan. Se já tiveres se deparado com este material e te parecer pertinente a proposta, poderias comentar um pouco sobre o que ali se discute? Apesar dos autores, na introdução, se defenderem de possíveis acusações a respeito de “não terem compreendido o contexto” no qual os pensadores que criticam colocaram (erroneamente ou não) as ideias analisadas, fiquei com a impressão de que a crítica foi demasiado ácida e pontual e, de fato, acontextual. Além disso, apesar de logo no início do capítulo 1 alegarem não desejar tratar da psicanálise propriamente dita, vez ou outra criticam passagens justamente porque não explicam qual sua relevância psicanalítica. Por fim, para além do fato de seu método ter sido justo ou não, o que pode ser dito a respeito das críticas que direcionam os autores à obra de Lacan? Elas são suficientes para considerar como inválidos ou não sólidos os argumentos apresentados nos trechos mais matemáticos e lógicos da obra de Lacan? Agradeço pela leitura, L.
Sobre essa dificuldade de brincar e fantasiar unida à dificuldade de confiar nas pessoas, me peguei pensando sobre como o BDSM pode ser uma via segura para dar vazão a tais necessidades por meio da interpretação de papéis
Gostaria de saber se ha diferença entre timido e introspectivo. Talvez seja um tipo de timido que falou. Eu nao sei se isso constitui problema. Tive uma colega de sala, introspectiva e absolutamente brilhante. Ela só falava por insistência do professor mas ado o fazia deixava a todos nós encantados.
Prezado Prof Dunker, Como se forma e se transforma o caráter de uma pessoa? Um processo de análise pode mudar o Caráter de um analisando e de um analista?
Professor! Parebens pelo trabalho, sou estudante de psicologia na Uel e grande interessado na psicanalise entre outros assuntos. Gostaria de sugerir como tema a obra do filósofo sul coreano Byung Chul Han, para além da sociedade do cansaço. Muito obrigado!!
Olá, professor Dunker! Como o senhor vê a psicanálise aplicada ao monitoramento digital da vida urbana nos dias de hoje, junto ao capitalismo de vigilância e biopolítica digital? sou arquiteta e tenho interesse em me aprofundar nesse assunto. Muito obrigada pelo conteúdo disponível!!!
Christian, não sei se ficou claro para mim um ponto: a patologia narcísica pode gerar uma timidez, ou é sempre a timidez que pode levar a essa dificuldade narcísica? O caminho pode se dar nos dois sentidos, vice-versa? De qualquer maneira, ótima explicação!
Cara, bom saber que posso ser uma verdadeira tímida. Uma vida achando que eu era só introvertida. O território que fui achar pra expandir foi justamente a psicologia. E, com a psicologia, a psicanálise rs.
Querido professor e equipe, acho que eu nunca me senti tão representado num vídeo seu... acho que isso me atrapalha bastante mesmo, o que me fez suspeitar, com os meus botões, de alguma coisa problemática mesmo, talvez um autismo, sei lá (essa ideia eu já tinha pensado nela, mas quem a verbalizou foi uma menina com quem eu saio :) ). As duas coisas podem estar associadas em alguma escala? Será que estou me patologizando à toa? Olha, tenho vários problemas, já tinha começado um textão, mas se for para falar tudo só fazendo análise mesmo kkk
sou psiquiatra e fã do Christian Já tive oportunidade de fazer uma consulta teorica com ele e fui muito bem correspondido. POREM perdi seu e-mail . Gostaria de recuperá-lo wilson
Eu conheço uma pessoa que tem fobia social, uma vez na aula, ele queria perguntar e não conseguia, ele tremia e suava só de fazer uma pergunta para o professor e infelizmente ele não consegue arrumar emprego, já está difícil o mercado e em todas as áreas nós precisamos nos comunicar, não tem como ficar 100% sem comunicação.
Oi Aline.. tbm já passei por isso. Vc e essa pessoa tem interesse em formar um grupo de tímidos ( com grau de timidez intenso ou em certas situações) ...? Deixa um contato se interessar. Até
Professor eu queria perguntar sobre Sindrome Pós-Traumatica em relação a psicanalise, um trauma muito agressivo (um traumatismo craniano num acidente de carro por exemplo, uma violência fisica ou psicologica muito traumatica) pode afetar o inconsciente de forma a não se conseguir uma (ou alguma) cura ? Tem alguma relação com o termo ''Sinthoma''? Claro que pensando nas hipoteses de alguma lesão cerebral, física ou só trauma psiquico.. Gratidão infinita !!!
Olá, Professor o que você acha das críticas feitas por Cornelius Castoriadis à Lacan e ao lacanismo em seus "Instituição imaginária da sociedade" e "encruzilhadas do labirinto (I)"?
Boa tarde professor, Podemos pensar alguma relação entre a timidez e depressão, no sentido dos dois se caracterizarem por movimentos voltados ao interior de si, em contraposição à relação com o outro?
Muito bom! Esse objeto acima da mesa é um microfone? Poderia dizer qual? Tenho feito pesquisa acerca de microfones para gravações musicais com o celular.
Tenho um amigo que ele é muito tímido e somente eu falo com os meninos e sombao dele e uma história muito loga e triste só eu entendo ele e os outros não 😮❤
ATA - Associação dos tímidos anônimos. “Atá que eu vou nessa reunião” poderia ser o slogan ahahahahahaha
😂
Onde me inscrevo? hahahahah
Ameei hahaha
Existe essa ATA associação dos tímidos anônimos??? Se não existe, vamos criar?!!
@@cleusat.8737 vamos 😅
*[anotações de aula]*
→ timidez: a sede dos afetos
- aquele que tem afetos contidos
- não é uma patologia
- em alguns casos é traço de caráter
- introspecção: não é que ele tem um recuo do outro, mas tem um processo de interiorização para se sentir melhor em relação ao mundo
- pode ser um efeito secundário de uma fobia social: não consegue, sente angústia, pode ter ataque de pânico, experiências corporais que diz - eu não posso.
→ características do tímido
- não é o primeiro a falar, busca uma posição de camuflagem na paisagem
- antecipação da imagem de si: se fixa ao sujeito uma imagem deficitária de si, que não está correspondendo ao que os outros esperam de você
- exploração da fantasia: muitos tímidos tem uma baixa exploração das fantasias
- conseguem devaneios, mas não consegue dividros e experimentar nas versões sociais de sua vida
- pode ser falta de encorajamento, parceiros para explorar e dar curso para isso
- muitos tímidos associa a curiosidade a exposição do seu desejo
- afeto predominante: vergonha
que aponta para uma fantasia que se revela, onde existe vergonha tem uma fantasia que não está esperando
lei compatível com o prazer
- muitos tímidos se apoio ampara em situações estruturadas onde tem uma regra definida para a partir disso ter um processo de troca
- acredita que todos os outros vão te tratar da mesma maneira
consequências: isolamento social
-a ideia de se apegar em alguém e se decepcionar ou decepcionar o outro é tão dramática que não consegue entrar em um como se
- é um brinquedo que a pessoa não brinca (precisa usar desse jeito e não do outro)
- tratamento: mostrar que o brincar é mais importante que o brinquedo, estar junto do outro é melhor do que usar o brinquedo adequadamente
- timidez está ligado a jogos mais elaborados
- em alguns casos porta de entrada para uma dificuldade narcísica, impossibilidade de explorar
→ como saber clinicamente
- convide para aumentar o espectro da experiência
- o verdadeiro tímido não recusa isso, desde que seja no seu tempo, negociado
- quem tem neurose fóbica e patologia narcísica não iria aceitar
----------------------------
ooi =) tenho um insta que fala sobre psicologia, se quiser me acompanhar lá é @yuri.studies
Oi Yuriiiiii.
@@marcelamattar2851 ooi marcela =)
Valeu.
Excelente síntese! Também faço isso!
Yuriii.. amo ver os vídeos do Dunker e amo ler seus resumos nos comentários!!!👏👏👏
Não sou tímido num primeiro contato, não... nesse sou extrovertido, simpático, confiante, causo geralmente uma boa primeira impressão. Mas Geralmente ficava tímido nos contatos que se seguiam, não no primeiro dia de aula, mas sim em todos os outros até o fim do ano, começava confiante e rapidamente estava autoconsciente e inseguro, me julgando a cada palavra e cada entonação que dirigia ao outro. Algo bem narcísico ao que parece, queria colocar uma máscara, que até impressionava, mas que não se segurava ao longo prazo... Isso foi melhorando, quanto mais me propunha a me importar genuinamente pelo outro, e menos com a minha imagem para o outro, ou seja, algo que me livrasse da condição de vítima do meu próprio narcisismo. Hoje sofro menos com isso, mas tenho momentos/situações gatilho. Isso me leva a entender que não sou propriamente introspectivo, mas sim que sempre quis me retirar do jogo se não estava jogando bem.
O tímido não viveu em liberdade, sentiu-se invisível, desvalorizado, não ouviu e ouviu o que não devia ter ouvido, foi podado por quem o plantou. O tímido tem uma estrutura psíquica que foi construída por quem o criou, o tímido não caiu do céu. O tímido tem um grande buraco narcísico, a estabilidade narcísica é construída pelos objectos significativos da criança. Já questionaram de onde veio a vossa timidez? De onde veio esse fechamento consigo mesmo e o mundo? Obrigado Prof. Dunker, explica sempre o inexplicável, tudo tem um causa.
sim, lembro de ser chamada de bicho do mato na infância, quem ouve isso não se sente à vontade pra se manifestar de forma espontânea. um estrago.
Já... acho que muito da minha timidez se dá pelos traumas, tantos meus próprios traumas como os traumas de minha mãe e irmãs, eu acho que fui ensinada a ser assim, fui ensinada a ter medo de tudo... quando consigo relaxar eu consigo me abrir e tagarelar e eu me sinto bem sabe, eu me sinto eu mesma, mas na maioria das vezes eu quero falar, eu quero agir de alguma forma só que não consigo, sinto vergonha...
@@Vitoria-gj8gd claro que foi ensinada a ser assim, pelos seus cuidadores, ou com aquele que passou mais tempo. Na maioria dos caso é com a mãe, é a entidade referencial para uma certa estrutura psicológica mais vincada. A mãe é a 1ª pessoa a cuidar da criança e aos poucos vai passando de forma inconsciente muitos dos medos que são seus e estes passam a ser da criança também. A criança vai crescendo naquele registo do medo e vai desenvolver um sistema cerebral do medo nós temos muitos sistemas cerebrais e alguns podem estar mais desenvolvidos que outros. Se este sistema tiver muito desenvolvido vai ser uma criança com muitos medos e em adulto o medo pode não ser os mesmos que teve em criança, mas vai ser sempre um adulto com medo de tudo, medo de arriscar, medo de transformar. Prefere viver na angustia, conhece a origem da sua angustia, mas não prefere investir para a modificar. Escolhe aquilo que conhece e não o desconhecido, podendo o desconhecido ser a saída para a sua angustia, mal estar. O adulto tímido foi muito reprimido na sua infância, hoje é adulto mas age e sente a vida como se fosse a criança. O tímido aprisionou emoções, sentimentos em si mesmo, muitas das vezes não sabe o que sente, não sabe nomear o que sente, porque quando devia ter exteriorizado o que sentia não o fez ou não o deixaram fazer, e pode chegar à alexitimia, o desconhecimento do que está a sentir. A alexitimia leva o ser humano a fazer más escolhas, leva o ser humano a resignar-se e não lutar pelo seu desejo, muitas das vezes até desconhece o que deseja, porque o tímido foi simplesmente encapsulado e nem sabe quem é. É um estranho a ele mesmo, porque se estranha não percebe de onde veio aquilo. Mas veio de algum lado, temos que percorrer o labirinto que está em nós e descobrir a saída para essa prisão, essa prisão pode ser provisória se fizer um autoconhecimento ou perpétua se não fizer. Se tem consciência do seu grau de timidez e não consegue superar sozinha, procure ajuda. Um prisão perpétua, é morrer aos poucos e não usufruir plenamente da vida. E a vida é um sopro.
👏👏👏
😢 será que ainda tem tempo de resignificação
"Tímidos do mundo, uni-vos". Adorei. Me incluo nessa.
Quero uma camiseta com essa frase! (:
Quer se unir (criar um grupo) num grupo de tímidos, mas não com esse nome, pode ser um sinônimo ou algo que remete à timidez
Seria legal e muito interessante e importante ter um grupo só de pessoas tímidas para conversar e trocar ideia sobre a timidez
Me chama atenção, casos de tímidos (que formam amizades e convivem "socialmente") com pessoa extrovertida. Ao que me parece, pode ser uma espécie de proteção, se proteger atrás daquele que "se apresenta primeiro". Em outros casos, identifico, do mesmo modo, relacionamentos amorosos.
Sou tímida. Mas, ao longo da vida, nas mais variadas fases, a maior parte das amizades formei com pessoas extrovertidas. É uma aproximação natural, não intencional. Minha melhor amiga é extrovertida. Me sinto bem ao lado de extrovertidos, eles me impulsionam a ser mais livre!
Que interessante teu comentário Marina. Sou as vezes extrovertido e amizade com pessoas tímidas, reservadas, tem me ensinado muitas coisas.
Engraçado é que eu sou extrovertido e a maioria dos meus amigos são tímidos, consigo ter uma conversa mais profunda com eles.
Incrível que a maioria das minhas amizades são com tímidos. Nós tímidos nos entendemos.
Verdade, e sao as melhores😂
Pensei que era mais complicado. Afinal timidez é desconfiança na relação com o outro. Lembro da Clarice Lispector dizendo que ela era uma tímida ousada kkkkkk
Não diria desconfiança. É mais medo mesmo. Como ele fala, uma fobia social. No meu caso, todo mundo diz que sou tímido, eu sinto uma ansiedade e medo muito grandes quando saio de casa. É horrível.
Tímidos do mundo todo, uni-vos!!!
Atribuo um dos mais lindos elogios à timidez, e à sua perda, a um poema de Drummond. Este que se segue:
"
Mundo Grande
Não, meu coração não é maior que o mundo.
É muito menor.
Nele não cabem nem as minhas dores.
Por isso gosto tanto de me contar.
Por isso me dispo,
por isso me grito,
por isso freqüento os jornais, me exponho cruamente nas livrarias:
preciso de todos.
Sim, meu coração é muito pequeno.
Só agora vejo que nele não cabem os homens.
Os homens estão cá fora, estão na rua.
A rua é enorme. Maior, muito maior do que eu esperava.
Mas também a rua não cabe todos os homens.
A rua é menor que o mundo.
O mundo é grande.
Tu sabes como é grande o mundo.
Conheces os navios que levam petróleo e livros, carne e algodão.
Viste as diferentes cores dos homens,
as diferentes dores dos homens,
sabes como é difícil sofrer tudo isso, amontoar tudo isso
num só peito de homem... sem que ele estale.
Fecha os olhos e esquece.
Escuta a água nos vidros,
tão calma, não anuncia nada.
Entretanto escorre nas mãos,
tão calma! Vai inundando tudo...
Renascerão as cidades submersas?
Os homens submersos - voltarão?
Meu coração não sabe.
Estúpido, ridículo e frágil é meu coração.
Só agora descubro
como é triste ignorar certas coisas.
(Na solidão de indivíduo
desaprendi a linguagem
com que homens se comunicam.)
Outrora escutei os anjos,
as sonatas, os poemas, as confissões patéticas.
Nunca escutei voz de gente.
Em verdade sou muito pobre.
Outrora viajei
países imaginários, fáceis de habitar,
ilhas sem problemas, não obstante exaustivas e convocando ao suicídio.
Meus amigos foram às ilhas.
Ilhas perdem o homem.
Entretanto alguns se salvaram e
trouxeram a notícia
de que o mundo, o grande mundo está crescendo todos os dias,
entre o fogo e o amor.
Então, meu coração também pode crescer.
Entre o amor e o fogo,
entre a vida e o fogo,
meu coração cresce dez metros e explode.
- Ó vida futura! Nós te criaremos
"
Lindo!
Que explicação maravilhosa, conseguiu diminuir minha ansiedade para escrever meu relatório de atendimento.
Prof.Dunker, meu nome ê William Kerr é venho aqui publicamente pedir-lhe para que dirija sua atenção para o processo ao que parece irreversível de terceirização do CAPS aqui em Santos onde comecei meu acompanhamento em 2002.Sou seu fã e compartilho muitos de seus vídeos e o tenho como uma grande autoridade e sei que o sr interviu em algumas unidades do CAPS e citou no Falando Nisso Santos como modelo e spbre a luta antimanicomial.Por favor, precisamos do sr Prof.Dunker.Ninguém sabe me informar qual será o meu destino e de meus amigos usuários do Caps mas segundo o Tarô da monha amiga alguém de fora vai ajudar para que tudo se resolva sem maiores perdas.Fraterno Abraço.
Interessante esses vieses da timidez de que Christian fala. Eu entendia a timidez apenas pelo viés narcísico no sentido do sujeito não conseguir se expor, de precisar medir palavras e ações por temor da desaprovação alheia. Nunca atendi paciente com essa queixa mas sem dúvida é um sofrimento relevante
Uma correção: timidez não vem de thymos (grego), mas de timiditas (latim), que vem do verbo timeo (temer). Ou seja, a etimologia da palavra se refere ao medo, ao temor.
MUNDO É GRANDE VAMOS Pesquisar
"Vergonha ou timidez revela uma fantasia" imediatamente me lembrei de um episódio quando mais jovem, no ensino médio: estava eu conversando, na sala de aula, com uma amiga que eu estava super a fim, (ela não sabia), quando o professor fala: "vocês estão ficando é?" ela diz "não" e eu fiquei super vermelho de vergonha. (eu sou timido)
Q bobinha, ela devia ter dito sim pra tirar uma casquinha d ti hihihi
@@rebecab.riller1363 😳😳😳😳
Tenho medo disso acontecer (eu tô numa situação parecida)
Eu sou bastante tímida. Não gosto de pessoas, não ligo de ficar sozinha, o que me incomoda é o sistema que exige de nós interações sem nenhuma vontade.
Eu sou uma tímida em recuperação 😂
Engraçado q grande parte das vivências q eu lembro de infância se ligam à vergonha.
*Vou fazer coro aos pedidos anteriores de referências sobre o tema*
Útil importante relevante excelência
So tem 👍? Cade o ❤️ pra gente dizer que amou o conteúdo tratado?
Olá, Christian. Você poderia fazer um vídeo explicando como a psicanálise entende o amor romântico? Hoje em dia se fala muito em superar o amor romântico pois ele seria uma expressão do machismo ou do patriarcalismo. Seria possível um amor romântico não-patriarcal? Obrigado, um abraço!
kkkkk que papo é esse
Gratidão ❤
Querido Dunker, na minha fase de adolescente quem era tímido era mal visto como se ser tímido fosse um defeito. As pessoas mais admiradas eram aquelas que falavam em público, não ficavam vermelhas, conversavam com meninos e meninas (década de 1970 a 1980). Depois na faculdade as pessoas tímidas eram valorizadas (década de 1990). Da mesma forma que a depressão apresentou diferenças na sua história a timidez também foi considerada de vários jeitos no decorrer do tempo. Hoje é bonitinho ser tímido.
Não acho que seja assim... fui criança na década de 90 e adolescente nos anos 2000 e sempre sofri por ser tímida e sempre fui cobrada para "deixar de ser" como se fosse algo ruim, algo negativo!
Onde foi isso? Em todos os meus anos de vida fui criticada pela timidez.
@@Sabrina.Rangel eu passei a minha adolescência em Barão Geraldo e cursei Unicamp. Talvez tenha vivido um mundo diferente do seu.
@@BlueSky-pn1ye em Campinas São Paulo Brasil.
"Bonitinho" não sei aonde kkkkkkkk
Curioso... sou tímido para algumas coisas e para outras não.
Também me sinto assim!
Prof.Dunker, meu nome ê William Kerr é venho aqui publicamente pedir-lhe para que dirija sua atenção para o processo ao que parece irreversível de terceirização do CAPS aqui em Santos onde comecei meu acompanhamento em 2002.Sou seu fã e compartilho muitos de seus vídeos e o tenho como uma grande autoridade e sei que o sr interviu em algumas unidades do CAPS e citou no Falando Nisso Santos como modelo e sobre a luta antimanicomial.Por favor, precisamos do sr Prof.Dunker.Ninguém sabe me informar qual será o meu destino e de meus amigos usuários do CAPS mas segundo o Tarô da minha amiga alguém de fora vai ajudar para que tudo se resolva sem maiores perdas.Fraterno Abraço.
Dunker, fala sobre a mobilização dos afetos na/pela política. 😉
Medianeras 💚
Medianeras é um filme
Christian, por gentileza, faz um vídeo ou uma série sobre "Delírios", o que são, quais os tipos e exemplos (delírio de perseguição, pobreza, grandeza, superpoderes), casos conhecidos na literatura etc. Gosto muito do seu trabalho. Parabéns pra você e sua equipe!
Professor, poderia falar sobre a dependência emocional na psicanálise? Ótimo vídeo!
Ótimo vídeo, muito bom mesmo
Muito bom o microfone novo!
Oia, que microfonão bonito!!
Ótimo video! Gostaria muito de um vídeo sobre os efeitos positivos e negativos de redes sociais (comparações, deficit de atenção , ansiedade etc)
Olá Prof. Dunker e equipe!
Estimo que estejam todos bem, apesar das dificuldades que todos estamos enfrentando.
Acompanho muito o conteúdo que produzem e tenho uma admiração enorme pela obra que constroem de diversas formas (livros, vídeos, lives, entrevistas, entre outros). Tenho o grande sonho de um dia ser sua aluna e indiretamente já sou, né? (risos)
Sou especialista em Gestão de Marketing e gostaria de parabenizar pelo cuidado em aprimorar os vídeos, em especial as novidades que identifiquei neste: microfone novo, iluminação ainda melhor do que anteriormente. Cabe ressaltar também, entre outros cuidados, a trilha sonora nova para diferenciar o "Desejo em cena" de outros projetos desenvolvidos no canal.
Meu intuito é demonstrar que o cuidado extra que vocês estão tendo é percebido pelos espectadores e agradeço imensamente por ter a oportunidade de ter este conteúdo excelente ao meu alcance, sem qualquer custo. Certamente estás contribuindo ainda mais para a evolução de nossos conhecimentos e atitudes quanto sociedade.
Gratidão eterna pela contribuição inestimável a nós, de maneira individual e coletiva.
Um abraço carinhoso de sua fã, que não acompanha detalhes pessoais da tua vida, mas sempre está interessada no que tens a dizer!!!
Professor como vai? Poderia fazer um falando nisso, explanando um pouco sobre fazer o luto de pessoss vivas, você citou rápido no video "meu pai", seria ótimo ouvi-lo
Me identifiquei muito,no tocante ao não "uso da fantasia,"como forma de concretização de potencialidades interiores.
Sou poeta e através de minha arte,me exponho mais ainda que de uma maneira bem abstrata...
Parabéns pelo conteúdo que tanto nos ajuda na constante busca do autoconhecimento.
Muito obrigado!!!
Existe um clubinho de quem assiste no mesmo minuto que sai?
Existe kkk
Tmj kkkk
presença 😎
Opa
Clube dos atoa
Amei esse falando nisso. Me identifico bastante. Senti falta da outra trilha sonora.
Muito bem elaborado e articulado. Sou tímido e introspectivo me identifiquei bastante rsrs😁😁😄😄
"Eu encubro, eu disfarço
Eu camuflo, eu desfaço
Eu respiro bem fundo"
Gostei dos oculos professor.
Amei a descrição psicanaitica. Perfeita
linda aula
dunker já é meu professor virtual
muito obrigada por compartilhar
O bonde do Acheronta Movebo não deixa ninguém parado, nem os tímidos...
Professor, renova o contrato com as editoras pra fazerem mais exemplares do "O palhaço e o psicanalista", eu quero comprar!!
Eu achava que os tímidos fantasiassem em excesso e na hora de lidar com o mundo real teria uma dificuldade.
Eu também entendia assim. Mas talvez haja uma distinção, que não consegui entender muito bem, entre fantasia e devaneio. Eu definitivamente devaneio excessivamente, a ponto de ter quase todas as minhas interações sociais por meio de devaneios, e não na realidade. Isso faz com que as poucas pessoas ao meu redor achem que eu tenha uma grande fantasia, pois vivo em mundos só meus, os quais devem ser altamente elaborados. Mas não, na verdade os meus devaneios são basicamente conversas normais com outras pessoas, e certamente seriam considerados super chatos por qualquer um que o testemunhasse.
Posso estar enganado, mas acredito que quando o professor diz que o tímido não "brinca" com a fantasia, não se refira a quantidade, mas sim a qualidade. Quer dizer, fantasia excessivamente sobre poucas coisas, é fixado demais, rígido demais, tem dificuldade em explorar novas fantasias, novos cenários, se colocar em diferentes situações, etc...
Eu sou tímida, fantasio demais(porque os meus livros favoritos são de fantasia, acho que seja isso) e sempre me decepciono com a realidade kk parei de fazer isso.
O Sr. É bruxão mesmo kkkk, é exatamente assim que eu me sinto.
Presente em ritmo
Obrigada por abordar esse tema dessa forma, Christian. Compreendi muito melhor agora. Obrigada!
Otima explicação! Obrigada!
Excelente abordagem.
Sempre achei que a timidez tivesse a ver com o medo do julgamento de outros, o medo de perder seu lugar no grupo, o medo de ser taxado com algum rótulo indesejável pelo grupo, de perder sua verdadeira essência devido ao julgamento do grupo 🤨 não??
Também
Gostei do " brincar ".
Indica alguns livros de Psicologia sobre a timidez?
UP
Muito boa explanação Dunker! Referências sobre o tema são sempre contingentes... O que poderia nos indicar além de Inibição, sintoma e angústia de Freud?
Sensacional esse vídeo. Gratidão enorme.
Aos sessenta anos continuo timida.
timidez pode ser característica da pessoas, mas o problema é qdo isso atrapalha
Comente sobre a série do Calligaris
Chris, ótimo vídeo mas poxa sinto falta das suas recomendações literárias ao final de cada vídeo que não fossem simplesmente uma visita à Aqueronte kk. Abç.
UP
QUE AULA...
Caro professor,
Recentemente li trechos do livro “imposturas intelectuais”, de Alan Sokal e Jean Bricmont, detendo-me sobretudo no capítulo 1, dedicado a Lacan. Se já tiveres se deparado com este material e te parecer pertinente a proposta, poderias comentar um pouco sobre o que ali se discute?
Apesar dos autores, na introdução, se defenderem de possíveis acusações a respeito de “não terem compreendido o contexto” no qual os pensadores que criticam colocaram (erroneamente ou não) as ideias analisadas, fiquei com a impressão de que a crítica foi demasiado ácida e pontual e, de fato, acontextual. Além disso, apesar de logo no início do capítulo 1 alegarem não desejar tratar da psicanálise propriamente dita, vez ou outra criticam passagens justamente porque não explicam qual sua relevância psicanalítica.
Por fim, para além do fato de seu método ter sido justo ou não, o que pode ser dito a respeito das críticas que direcionam os autores à obra de Lacan? Elas são suficientes para considerar como inválidos ou não sólidos os argumentos apresentados nos trechos mais matemáticos e lógicos da obra de Lacan?
Agradeço pela leitura,
L.
Muitos, como eu, vão se identificar nessa parte dos devaneios, de quase viver outra vida na cabeça.
Um grande amor pode curar um tímido??? Gostei disso aí!!! haha
Vídeo excelente! 👏🏻👏🏻👏🏻
Tímida raiz!
O áudio tá melhor pra ouvir sem fone. Parabéns a toda equipe!
Sobre essa dificuldade de brincar e fantasiar unida à dificuldade de confiar nas pessoas, me peguei pensando sobre como o BDSM pode ser uma via segura para dar vazão a tais necessidades por meio da interpretação de papéis
Confesso que sou bem tímida, de uma forma que atrapalha minha vida, mas a terapia tem me ajudado bastante.
Olá, você poderia falar um pouco sobre psicanálise e poesia? Obrigada!
Valeu, professor. Você é sensacional! ☭
Gostaria de saber se ha diferença entre timido e introspectivo. Talvez seja um tipo de timido que falou. Eu nao sei se isso constitui problema. Tive uma colega de sala, introspectiva e absolutamente brilhante. Ela só falava por insistência do professor mas ado o fazia deixava a todos nós encantados.
professor, por favor fale um pouquinho sobre doenças psicossomáticas e como trata-las
Ótimo professor!!!
O QuadCast é um microfone fantástico! Ótima aquisição, ótimo vídeo
Prezado Prof Dunker, Como se forma e se transforma o caráter de uma pessoa? Um processo de análise pode mudar o Caráter de um analisando e de um analista?
Sou tímida em certas ocasiões e não me identifiquei em nada, hehe.
Muito bom. Tb sou tímida, mas ousada, como Clarice. Rs Bom saber q não estou só.
Professor! Parebens pelo trabalho, sou estudante de psicologia na Uel e grande interessado na psicanalise entre outros assuntos. Gostaria de sugerir como tema a obra do filósofo sul coreano Byung Chul Han, para além da sociedade do cansaço. Muito obrigado!!
Timidez é quem num é do Time nosso. Timidez
mto bom
Professor Dunker...você pode falar do "conceito" de desvalia em psicanálise?
Olá, professor Dunker! Como o senhor vê a psicanálise aplicada ao monitoramento digital da vida urbana nos dias de hoje, junto ao capitalismo de vigilância e biopolítica digital? sou arquiteta e tenho interesse em me aprofundar nesse assunto. Muito obrigada pelo conteúdo disponível!!!
Poderia tratar em algum video sobre essa evitação narcísica citada? Creio que muitos se encaixam nesse aspecto.
Christian, não sei se ficou claro para mim um ponto: a patologia narcísica pode gerar uma timidez, ou é sempre a timidez que pode levar a essa dificuldade narcísica? O caminho pode se dar nos dois sentidos, vice-versa? De qualquer maneira, ótima explicação!
Cara, bom saber que posso ser uma verdadeira tímida. Uma vida achando que eu era só introvertida. O território que fui achar pra expandir foi justamente a psicologia. E, com a psicologia, a psicanálise rs.
Querido professor e equipe, acho que eu nunca me senti tão representado num vídeo seu... acho que isso me atrapalha bastante mesmo, o que me fez suspeitar, com os meus botões, de alguma coisa problemática mesmo, talvez um autismo, sei lá (essa ideia eu já tinha pensado nela, mas quem a verbalizou foi uma menina com quem eu saio :) ). As duas coisas podem estar associadas em alguma escala? Será que estou me patologizando à toa? Olha, tenho vários problemas, já tinha começado um textão, mas se for para falar tudo só fazendo análise mesmo kkk
sou psiquiatra e fã do Christian Já tive oportunidade de fazer uma consulta teorica com ele e fui muito bem correspondido. POREM perdi seu e-mail . Gostaria de recuperá-lo wilson
Professor, você ainda não falou sobre o conceito de letra! Como se dá a evolução deste conceito no percurso de Lacan?
qual a relação que se estabelece entre racismo e timidez?
Eu conheço uma pessoa que tem fobia social, uma vez na aula, ele queria perguntar e não conseguia, ele tremia e suava só de fazer uma pergunta para o professor e infelizmente ele não consegue arrumar emprego, já está difícil o mercado e em todas as áreas nós precisamos nos comunicar, não tem como ficar 100% sem comunicação.
Oi Aline.. tbm já passei por isso. Vc e essa pessoa tem interesse em formar um grupo de tímidos ( com grau de timidez intenso ou em certas situações) ...? Deixa um contato se interessar. Até
@@cleusat.8737 Eu tenho
Eu tenho
Professor eu queria perguntar sobre Sindrome Pós-Traumatica em relação a psicanalise, um trauma muito agressivo (um traumatismo craniano num acidente de carro por exemplo, uma violência fisica ou psicologica muito traumatica) pode afetar o inconsciente de forma a não se conseguir uma (ou alguma) cura ? Tem alguma relação com o termo ''Sinthoma''? Claro que pensando nas hipoteses de alguma lesão cerebral, física ou só trauma psiquico..
Gratidão infinita !!!
Olá,
Professor o que você acha das críticas feitas por Cornelius Castoriadis à Lacan e ao lacanismo em seus "Instituição imaginária da sociedade" e "encruzilhadas do labirinto (I)"?
Boa tarde professor,
Podemos pensar alguma relação entre a timidez e depressão, no sentido dos dois se caracterizarem por movimentos voltados ao interior de si, em contraposição à relação com o outro?
Adoro o final 🤣😄😄😄😄😄
Destaque pro microfone "gamer" HyperX arrojado que o Buli botou pro tio Chris usar.
Muito bom! Esse objeto acima da mesa é um microfone? Poderia dizer qual? Tenho feito pesquisa acerca de microfones para gravações musicais com o celular.
Muito interessante! Qual literatura aborda esse assunto?
Sou tão tímido que tomo banho de roupas.
Tem uma diferença entre timidez e introversão, certo?
Olá, por gentileza se possível coloque o nome do livro que indicou sobre o assunto, não consegui compreender.
Acredita que hoje fiquei tímida a uma situação
Tenho um amigo que ele é muito tímido e somente eu falo com os meninos e sombao dele e uma história muito loga e triste só eu entendo ele e os outros não 😮❤