Oficina Percussão Corporal com Fernando Barba :: 17/05

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 20 окт 2024
  • Nos dias 14 a 18 de maio o projeto De Fora Adentro (NAC/UFRN) em parceria com IFRN Cidade Alta ofereceu a oficina de Percussão Corporal, ministrada por Fernando Barba do Grupo Barbatuques.
    Fernando Barba, fundador e componente do grupo, desenvolveu uma oficina de percussão corporal que dará suporte a um processo coletivo para criação de uma intervenção artística na cidade.
    DE FORA ADENTRO
    O projeto De Fora Adentro foi lançado na 62° Reunião da SBPC- Ciências do Mar. Vinculado ao Núcleo de Arte e Cultura da UFRN, tem como objetivo fundamental desenvolver, difundir e popularizar pesquisas e resultados científicos transdisciplinares que proporcionem ao público uma compreensão menos fragmentada sobre as relações humanas para com o meio ambiente.
    O produto principal do projeto é um Mapa Gigante da Cidade de Natal, resultado da montagem de fotos aéreas de toda a cidade, impresso em banner, medindo 350 m², o qual as pessoas podem caminhar e reconhecer a totalidade da cidade desde uma visão macroscópica.
    BARBATUQUES
    O Barbatuques produz música orgânica utilizando o próprio corpo como instrumento musical. Melodias e diferentes ritmos musicais são criados a partir de efeitos de voz e da exploração de sons produzidos pelo corpo humano: palmas, estalos, batidas, mãos e pés em sintonia.
    O núcleo artístico e pedagógico Barbatuques foi fundando em 1996 pelo músico Fernando Barba e possui 13 integrantes. Desde então, vem desenvolvendo pesquisas sobre o tema e nelas descobrindo quantidade de sons suficiente para transformar o corpo em uma verdadeira orquestra sinfônica.
    Atualmente o Barbatuques possui uma agenda de shows consistente no Brasil, com turnês internacionais, festivais e eventos relevantes por todo o mundo, além das oficinas e workshops de percussão corporal que ministra. Sua forma singular de fazer música tornou o grupo reconhecido e respeitado no meio artístico, corporativo e pedagógico.

Комментарии • 1