🌱 Apostilas digitais, conteúdos exclusivos, participação na série Professor Responde e muito mais --> goo.gl/xNJpAk 🏬 Camisetas e canecas exclusivas do canal --> bit.ly/3v35TzJ RECOMENDAÇÕES DE LEITURA: AUSUBEL, N. Conhecimento Judaico (vol. I e II). Rio de Janeiro: A. Koogan editor, 1990 BRANDÃO, Jacyntho L. Ele que o abismo viu: epopeia de Gilgamesh. São Paulo: Grupo Autêntica, 2017 Dicionário Enciclopédico da Bíblia. Santo André, São Paulo: Academia Cristã, Edições Loyola, Paulinas, Paulus, 2013 FOHRER, G. História da Religião de Israel. Santo André, São Paulo: Academia Cristã, Paulus, 2008
Olá sou nova aqui no canal,tenho umas perguntas não sei se você pode explicar. Primeiro deixa eu colocar assim. Os dois relatos são muito parecidos,mas ao ler o relato de Gênesis me parece mais real,no caso adaptado a nossa realidade e até científico.Se nós observarmos em: Gênesis 7 11 No dia em que Noé completou seiscentos anos, um mês e dezessete dias, nesse mesmo dia todas as fontes das grandes profundezas jorraram, e as comportas do céu se abriram. Cerca de 3000 anos atrás, Deus fez esta pergunta a Jó: “Entraste nas fontes do mar? ou caminhas em busca das profundezas? ” (Jó 38:16) Quem conhece a nascente do mar até recentemente, quando foi descoberta em 2006? Uma exploração por meio de um submarino fotografou um vulcão em erupção sob a superfície do mar (oceanexplorer.noaa.gov/explorations/06fire/logs/april29/media/movies/nwrota_brimstone12_video.html) Existem realmente nascentes encontradas por uma exploração no fundo do mar. Por meio de um acordo especial com o editor, William Morrow, Oregon Sea Grant tem o prazer de disponibilizar um livro popular sobre a pesquisa contemporânea do oceano com um grande desconto. Totalmente desconhecidas antes de 1977, as fontes termais do fundo do mar ocorrem em vários lugares ao longo da cadeia de montanhas subaquáticas que circunda o globo, conhecida como dorsal meso-oceânica. A exploração dessas nascentes em submersíveis tripulados resultou em uma gama extraordinária de descobertas sobre o nosso planeta e a vida nele. “Fire Under the Sea” enfoca essas descobertas, que dizem respeito às complexas relações entre o calor interno da terra e o oceano que gira em torno dela, a busca pelo mecanismo de formação de ouro, as adaptações da vida sob condições extremas e, finalmente, a origem da própria vida. (admtn.ucsadm.oregonstate.edu/ustores/web/product_detail.jsp?PRODUCTID=145) Com apenas cerca de 5 por cento do fundo do mar explorado em detalhes, uma imagem está emergindo de um vasto sistema de dínamos submarinos naturais, alimentados por fontes termais, que produzem não apenas depósitos minerais valiosos, mas habitats para organismos únicos amantes do calor que podem fornecer materiais para produtos que variam de detergentes a produtos farmacêuticos. (www.spaceref.com/news/viewpr.html?pid=10587) Então a minha pergunta é porque o relato de Gênesis sobre o dilúvio é o que concorda de forma científica do que de Gilgamesh? No caso no tempo em que foi escrito os povos já tinha conhecimento semelhantes sobre as fontes no mar? E se analisarmos o versículo sobre as fontes se romperem,tem até uma semelhança com os Gêiser. No aguardo das resposta.
@@mattomatto3604 E uma pergunta para mim?Se no caso for. Se de fato existiu um dilúvio enviado por Deus,logo não é muito difícil de pensar em Deus provendo para os animais. Na verdade uma das instruções para noé foi: Genesis 6 21 E leva contigo de toda a comida que se come e ajunta-a para ti; e te será para mantimento, a ti e a eles. Então Deus deu instrução a noé do que ele comeria e do que os animais comeriam.
@@mattomatto3604 Assim eu não queria de forma alguma entra em um debate,fiz minha pergunta ao Jonatha de forma honesta e curiosa. Agora se nós pensarmos nas impossibilidades e possibilidades,veremos se Deus criou o céu e a Terra, é capaz de enviar um dilúvio,tenho que certeza a comida é uma das mínimas coisas. Se ele pediu para guardar a comida para ele e aos animais,e eles passaram o dilúvio e ainda estavam vivo significa que a comida foi suficiente. Deixe eu dar uma ideia paralela, até hoje nós não sabemos como as pirâmides do Egito foram construídas.Temos teorias até hoje ninguém pode bater o martelo dando o veredito. Assim também só porque não entendemos como algo aconteceu (No caso os alimentos para todos na arca)não significa que não seja possível.
Vencendo um período difícil da vida, depressão depois de uma tragédia, tenho conseguido vencer um dia após o outro. Fiz muitos amigos aqui e para vencer a depressão tenho mostrado um pouco do meu dia a dia Deus é maravilhoso 🙏
Jana, todos nós algum dia passaremos por um momento difícil na vida, alguns conseguem superar , outros não. A gente é que vai tentando achar um jeito de passar por certos momentos turbulentos e seguir adiante. A vida tem alegrias , mas muitas dores também.
@@ricardolinck2157 Verdade para mim o espiritismo nos mostra claramente o que somos de onde viemos e para onde vamos. Nós somos eternos, espiritos eternos de passagem pela terra para o nosso aprendizado e nossa evolução moral e espiritual. Precisamos passar pela experiência terrena para evoluirmos.
A historia do diluvio é narrada também por outras civilizações antigas só que de forma diferente, conforme a cultura e religiao da época, através das tradições orais narravam os fenomenos da natureza associado a uma divindade.
@ nao entendi o kk mais tbm. Bom a história é real , isso pq povos tão distante contaram a mesma história . Qual é a verdadeira? Vou te devolver o kkk, todas elas são verdadeiras !
3 года назад+5
@@netero7799 hahaha e que ate pode ser real, porem pegar uma particular e dizer a essa e real as outras plagiaram, ou pior o demônio viu o futuro e sabia disso e escreveu primeiro kk
@ ? Cara estamos falando da mesma coisa ? É sobre o dilúvio né? Gostaria de entender o seu deboche e ar de superioridade. Ate pq eu disse simplesmente que a história do dilúvio é rea,l agr vc quer ir para o lado espiritual blz.
Pra quem ama mitologias, ciências das religiões, civilizações antigas e comportamentos no geral esse canal é perfeito, teu conteúdo tem que estar nas escolas
@@reavivarmente2486 Sim. Pelas similaridades das duas narrativas é praticamente certo que uma é inspirada na outra. Como a Epopéia de Gilgamesh foi escrita séculos antes do Gênesis, é plausível pensar que os judeus tiveram contato com a cultura mesopotâmica e adaptaram a lenda deles para seus objetivos teológicos.
Realmente sua didática é excelente e seus vídeos tornam-se atemporais, sendo utilizáveis em qualquer estágio de estudo em que estejamos. Parabéns professor! 🙂👍
Professor Jonathan o conteúdo do seu canal e muito interessante seu conhecimento da cultura hebraica está em elevadíssimo grau acadêmico seus comentários são ponderados lúcidos e sem extremismos parabéns pelo excelente trabalho
Gostei, já tinha lido, esta versão do diluvio e a história faz parte de poemas muito mais antigos e aproveitados como originais bíblicos Hebreus. Continue professor, é um excelente historiador da tradição Judaica.
Aprendi que na busca da verdade é preciso questionar tudo. Em se tratando de história tudo acaba sendo muito complexo pra se chegar a uma verdade absoluta.
Ótimo vídeo, professor. Faça um vídeo mostrando fatos e personagens existentes na bíblia que a história nunca provou veracidade e que nunca se achou nada em escavações que comprovassem. Fatos e personagens que até hoje estão sem comprovação
Mais um ótimo vídeo. O curioso é que tive que sair da igreja e me tornar ateu para começar a ter acesso a esse tipo de informação. Por que será que as igrejas não comentam sobre isso? Do que eles tem medo? Eles têm medo que as pessoas desenvolvam pensamento crítico? Os líderes religiosos tem muito medo desses questionamentos. “Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso” (Melanie Klein)
Grato pelo ensinamento. O professor André Chevitarese em sua live que eu assisti hoje , 26/10/2021,(não foi deixada gravada no canal dele) elogiou o seu trabalho. O professor Chevitarese é um grande estudioso do Cristianismo.
Eu já vi um vídeo dele sobre esse tema. Ele argumenta que o relato bíblico seria o original que se transmitiu incólume pelas gerações e o relato de Gilgamesh, por sua vez, seria uma narrativa corrompida pelos povos que "se afastaram de Deus".
Seus vídeos são excelentes, professor. Um presente para nós aqui no RUclips. Você merece demais uma entrevista em um talk show para aumentar mais ainda seu público. Uma sugestão de vídeo, eu li em um artigo se infelizmente não me recordo o nome, que os soldados romanos estacionados em Jerusalém na época da crucificação de Cristo eram mercenários sírios, e por conta dessa nacionalidade, possuíam uma certa, "rivalidade" com o povo judeu, empregando assim uma brutalidade um pouco maior com os condenados. Eu queria saber até onde isso é verdade. Desde já agradeço.
Impressionante quando escutamos o que queremos que agrade nossos ouvidos e apoie nossas crenças silenciosas, infelizmente o mundo ea vida são marcados por nessecidades que são esmagadas por verdades morais que deixam teus joelhos dobrados para pedir oque a filosofia ea modernidade não dá!!!
Professor, como o tema do dilúvio é presente em várias culturas pra mim ele sempre foi algo anterior. Uma teoria que eu possuo, é que tenha sido uma forma pré histórica de explicar o final da última grande era glacial, quando grandes lagos e mares interiores, como o mar cáspio e o mar vermelho se formaram.
Ao estudar sobre o tema, vi que havia alguns pesquisadores sustentando é essa hipótese, mas vi que não é um consenso que possa ser uma possibilidade, é uma hipótese talvez muito longe de outras hipóteses que possuem informações mais precisas. Estava vendo que havia essa hipótese dessa memória histórica de um evento ocorrido num tempo muito antigo que se transmitiu às gerações futuros em uma memória coletiva que se transformava com o decorrer do tempo, porém havia outros pesquisadores contestando essa hipótese mostrando que inundações de pequeno, médio e grande porte acontecia de forma frequente nas regiões onde se residia os humanos, e foi assim que evoluímos nossas construções para controlar enchentes, como os egípcios faziam com o Nilo. Bom, sei que não temos muitas informações precisas sobre a origem real e antiga desses dilúvios, mas sei que historiadores e arqueólogos nos mostram fenômenos e acontecimentos que possa influenciar na criação ou modificações dos mitos dilúvianos. Bom, mas isso que deixa tudo interessante ao meu ver, estar sempre buscando as respostas com estudos constantes sabendo que às vezes nem sempre teremos respostas satisfatórias, por isso é tão delicioso ter esse senso crítico de se atualizar com o conhecimento e crescer individualmente. Aprender nunca é demais. Mas acho bem legal esse hipótese, mesmo que possa ser descartada no futuro, ela é interessante de saber.
@@JacuTurcoAgachado outra coisa que eu nunca entendi foi o porquê de todas as civilizações terem os mesmos elementos primordiais, por exemplo, escuridão, água, vazio. Eu realmente não consigo entender isso
@@i-frames816 Olaa 😊 Então, quando era criança também ficava me questionando, mas conforme fui avançando pela minha paixão às mitologias e religiões eu comecei a estudar mais. Pelo o que eu sei isso é uma característica fundamental da humanidade. Apesar das culturas diferentes, todos os humanos enfrentam o mesmo problema para sobreviver; fome, sede, escassez, temporais, o escuro da noite e etc. Assim como a água é essencial para os egípcios, ela também é para os astecas, afinal, água é essencial para nossa sobrevivência. Então a água vai ser importante para todos os povos do mundo, mas que interpretarão ela de forma diferente. Talvez uma entidade que controle a água tenha mais destaque em culturas desérticas do quem entidade lugares com água abundante. Depende de cada lugar entidade de como eles enfrentam as dificuldades humanas. Assim como os humanos mais antigos da Mesopotâmia olhavam para o céu para entender como o sol era tão importante para a sobrevivência deles, outros povos também entendiam essa importância. Então eu digo que temos as culturas, os mitos e religiões mais diversos baseados nas mesmas questões. Assim a escuridão traz o medo do desconhecido para nós, ela também leva esse medo para outros do outro lado planeta, agora como cada um interpreta e se relacionar com essas questões é diferente. Bom, mas não sou nenhuma especialista, então só posso dizer o que pelo menos eu tenho certeza de estar falando uma besteira enorme kkk Mas é interessante demais sua pergunta, é bom refletir sobre ela. Quando vermos tantas culturas tão diferentes e fora do nossa realidade acho que esquecemos que o que vemos ali são também humanos lidando de forma diferente com diversas questões. Bom, o que você já viu de diferente em alguma cultura que você lida de outra forma?
Oi Jonathan, sugiro mais vídeos sobre a influência mesopotâmica e também a Ariana na cultura bíblica. Gostaria de ver também o mito sumério da Árvore de Hulupu e o paralelo com o Eden, Gilgamesh e a criação de Enkidu como paralelo a criação do ser humano, etc... O vídeos de hoje muito bom, mas muito curto, kkkkkk
Prof. Jonathan, por gentileza. Cuando vc menciona Javista, se refere a que grupo e qual seriam suas carateristicas e sua influência na sociedade. Obg. Shalom.
Gostaria de ver o professor falando as diferenças nas genealogia de Jesus nos evangélios. Se José realmente veio de uma linhagem rejeitada no Rei Davi e se Maria de alguma forma pode ser considerada como da linhagem da Davi também.
Parabéns pelo conteúdo professor, sempre esclarecedor. Só uma consideração; o dilúvio parece refletir uma crença/lenda/mito universal no sentido de que, povos distintos, civilizações que não tiveram contato entre si, indios americanos, maias, chineses, etc ... todos carregam seu mito do dilúvio com pormenores distintos mas, em essência, a mesma história, o que indica uma "lembrança" transmitida de forma oral de um evento histórico global. Forte Abraço
Por que temos histórias semelhantes em religiões tão antigas (estranhamente, as mais antigas que se tem registro de cada continente)? Esse grupo fala sobre histórias, esse tema que estou abordando se enquadra nesse estilo, até porque não estou puxando a corda para nenhum dos lados. Os aborígenes, africanos sub-saarianos e nativos americanos falam sobre a inundação provocada por um deus(es), a salvação de um pequeno grupo de escolhidos, a construção de um edifício e a mudança de línguas provocada por tal atitude que desagradou um deus(es). Muitos focam em dizer que esse mito está presente apenas na mitologia Suméria, grega e Babilônica, mas esquecem que povos de continentes distintos contam as mesmas histórias com algumas modificações. Se fosse apenas a história de um dilúvio, seria até tranquilo aceitar que foi algo regional, mas junto com o dilúvio aparecem outras porradas de contos semelhantes! É isso que alguns acadêmicos simplesmente ignoram. Isso seria no mínimo estranho de se pensar. Por isso digo que esses povos bem distantes teve contato uns com os outros em um tempo longíquo, mas é bem complicado fazer suposições assim antes do surgimento da escrita e das artes rupestres. O que estou querendo dizer, é que não é apenas o dilúvio que eles citam, eles também falam da torre de Babel e a mudança de línguas como consequência do que eles buscaram construir. Isso é algo corriqueiro para se colocar em um conto? Que se dane o oriente médio, estou falando de povos de outros continentes! Povos como os americanos, sub-saarianos e aborígenes que citam o mito da torre de Babel, com algumas modificações. Fontes: depois do dilúvio, Bill Cooper; achei vários artigos soltos pela internet também. Para quem está com preguiça de ler, irei deixar um vídeo resumindo tudo o que eu disse, pule para os 0:42 do vídeo: ruclips.net/video/LH7fuugRaBA/видео.html
Pelas culturas e povos longínquos só podemos supor que não foi apenas Noé e sua família que é a verdade de toda história. Mas diversos grupos diferentes de refugiados que buscaram sobrevivência e por diante seguiu o povoamento.
Muito bom o vídeo. Com fontes e comentado de forma neutra, apenas sobre os fatos, sem forçar para nenhum dos lados. Faz também vídeo sobre a história da criação, Adão e Eva, Lúcifer no conselho dos céus e sua expulsão… existem muitos contos que refletem as mesmas histórias como mitologia grega e nórdica. Até hindus têm histórias interessantes que dizem que foi de lá que Cristo aprendeu e foi então ensinar. Curioso aprender mais e faz bem, independente do que acredita ou busca.
Até que enfim ufa!!! Vc fez um vídeo sem puxar o saco dos judeus, fez um vídeo realmente verdadeiro sem afirmar que a bíblia é a história verdadeira como muitos fazem, dessa vez eu tenho que parabenizar vc
Veja os vídeos sobre a criação no canal “Contraste”. A Torá Oral fala que cada filho de Adam nascia um casal, e assim eles se multiplicaram com suas gêmeas.
Existe uma corrente academica que partem do principio que o livro de Gênesis teria escrito por escribas durante a época dos exilios e na epóca do segundo templo, o que reforça a idéia que varios personagens seriam arquétipos ancentrais e que essas narrativas serveriam de ensinamentos e mensagens para o povo hebreu
Existem comprovações históricas de que Ester tenha existido? Assuero, Xerxes ou Artaxerxes? Qual seria o rei? Onde estão os registros ou provas de que o livro de Ester é um mito ou uma narrativa histórica?
Eu acho que a historia do diluvio tem relaçao com o fim da era do gelo. Que deve ter aumentado o nivel dos mares. Criando uma memoria coletiva em forma de multiplas narativas do diluvio!
Provavelmente é uma memória tb da erupção do Vulcão Toba (70.000 aEC, catástrofe global) em que o Homo Sapiens quase se extinguiu e ainda se concentrava na África e tb do Dilúvio do Mar Negro (5600 aEC., catástrofe local) que sem dúvida impactou os povos da Mesopotâmia e ocorreu próximo ao Ararat. Além do mais a registros geológicos de grandes enchentes entre o Tigre e Eufrates por volta de 3000 aEC e vale mencionar a Erupção do Thera/Santorini em 1600 AEC.
@@cristianl.p.7795 Excelente explanação. Em cada um desses casos as pessoas devem ter ficado tão impactadas que contaram histórias aos seus descendentes. E cada geração floreava esse relato ao seu bel prazer por conta da oralidade.
🌱 Apostilas digitais, conteúdos exclusivos, participação na série Professor Responde e muito mais --> goo.gl/xNJpAk
🏬 Camisetas e canecas exclusivas do canal --> bit.ly/3v35TzJ
RECOMENDAÇÕES DE LEITURA:
AUSUBEL, N. Conhecimento Judaico (vol. I e II). Rio de Janeiro: A. Koogan editor, 1990
BRANDÃO, Jacyntho L. Ele que o abismo viu: epopeia de Gilgamesh. São Paulo: Grupo Autêntica, 2017
Dicionário Enciclopédico da Bíblia. Santo André, São Paulo: Academia Cristã, Edições Loyola, Paulinas, Paulus, 2013
FOHRER, G. História da Religião de Israel. Santo André, São Paulo: Academia Cristã, Paulus, 2008
Olá sou nova aqui no canal,tenho umas perguntas não sei se você pode explicar.
Primeiro deixa eu colocar assim.
Os dois relatos são muito parecidos,mas ao ler o relato de Gênesis me parece mais real,no caso adaptado a nossa realidade e até científico.Se nós observarmos em:
Gênesis 7
11 No dia em que Noé completou seiscentos anos, um mês e dezessete dias, nesse mesmo dia todas as fontes das grandes profundezas jorraram, e as comportas do céu se abriram.
Cerca de 3000 anos atrás, Deus fez esta pergunta a Jó:
“Entraste nas fontes do mar? ou caminhas em busca das profundezas? ” (Jó 38:16)
Quem conhece a nascente do mar até recentemente, quando foi descoberta em 2006? Uma exploração por meio de um submarino fotografou um vulcão em erupção sob a superfície do mar
(oceanexplorer.noaa.gov/explorations/06fire/logs/april29/media/movies/nwrota_brimstone12_video.html)
Existem realmente nascentes encontradas por uma exploração no fundo do mar.
Por meio de um acordo especial com o editor, William Morrow, Oregon Sea Grant tem o prazer de disponibilizar um livro popular sobre a pesquisa contemporânea do oceano com um grande desconto. Totalmente desconhecidas antes de 1977, as fontes termais do fundo do mar ocorrem em vários lugares ao longo da cadeia de montanhas subaquáticas que circunda o globo, conhecida como dorsal meso-oceânica. A exploração dessas nascentes em submersíveis tripulados resultou em uma gama extraordinária de descobertas sobre o nosso planeta e a vida nele. “Fire Under the Sea” enfoca essas descobertas, que dizem respeito às complexas relações entre o calor interno da terra e o oceano que gira em torno dela, a busca pelo mecanismo de formação de ouro, as adaptações da vida sob condições extremas e, finalmente, a origem da própria vida.
(admtn.ucsadm.oregonstate.edu/ustores/web/product_detail.jsp?PRODUCTID=145)
Com apenas cerca de 5 por cento do fundo do mar explorado em detalhes, uma imagem está emergindo de um vasto sistema de dínamos submarinos naturais, alimentados por fontes termais, que produzem não apenas depósitos minerais valiosos, mas habitats para organismos únicos amantes do calor que podem fornecer materiais para produtos que variam de detergentes a produtos farmacêuticos.
(www.spaceref.com/news/viewpr.html?pid=10587)
Então a minha pergunta é porque o relato de Gênesis sobre o dilúvio é o que concorda de forma científica do que de Gilgamesh?
No caso no tempo em que foi escrito os povos já tinha conhecimento semelhantes sobre as fontes no mar?
E se analisarmos o versículo sobre as fontes se romperem,tem até uma semelhança com os Gêiser.
No aguardo das resposta.
E já deixei o link kkkk
@@AnaClaudia-cu3bo já pensou animais carnívoros o que comia, os herbívoros o que comia, já que a arca ficou mais de 4 meses na agua
@@mattomatto3604 E uma pergunta para mim?Se no caso for.
Se de fato existiu um dilúvio enviado por Deus,logo não é muito difícil de pensar em Deus provendo para os animais.
Na verdade uma das instruções para noé foi:
Genesis 6
21 E leva contigo de toda a comida que se come e ajunta-a para ti; e te será para mantimento, a ti e a eles.
Então Deus deu instrução a noé do que ele comeria e do que os animais comeriam.
@@mattomatto3604 Assim eu não queria de forma alguma entra em um debate,fiz minha pergunta ao Jonatha de forma honesta e curiosa.
Agora se nós pensarmos nas impossibilidades e possibilidades,veremos se Deus criou o céu e a Terra, é capaz de enviar um dilúvio,tenho que certeza a comida é uma das mínimas coisas.
Se ele pediu para guardar a comida para ele e aos animais,e eles passaram o dilúvio e ainda estavam vivo significa que a comida foi suficiente.
Deixe eu dar uma ideia paralela, até hoje nós não sabemos como as pirâmides do Egito foram construídas.Temos teorias até hoje ninguém pode bater o martelo dando o veredito.
Assim também só porque não entendemos como algo aconteceu (No caso os alimentos para todos na arca)não significa que não seja possível.
Vencendo um período difícil da vida, depressão depois de uma tragédia, tenho conseguido vencer um dia após o outro. Fiz muitos amigos aqui e para vencer a depressão tenho mostrado um pouco do meu dia a dia
Deus é maravilhoso 🙏
Jana, todos nós algum dia passaremos por um momento difícil na vida, alguns conseguem superar , outros não. A gente é que vai tentando achar um jeito de passar por certos momentos turbulentos e seguir adiante.
A vida tem alegrias , mas muitas dores também.
Gloria ao altissimo
Amigo sabiá que a depressão tem a ver com a falta de vitamina D3 ? As vezes a cura é simples. Pesquisa!
Recomendo audiobook Livro dos espíritos de Allan Kardec vc ira compreender um pouco sobre a nossa passagem pela terra e o proposito da vida.
@@ricardolinck2157 Verdade para mim o espiritismo nos mostra claramente o que somos de onde viemos e para onde vamos. Nós somos eternos, espiritos eternos de passagem pela terra para o nosso aprendizado e nossa evolução moral e espiritual. Precisamos passar pela experiência terrena para evoluirmos.
A historia do diluvio é narrada também por outras civilizações antigas só que de forma diferente, conforme a cultura e religiao da época, através das tradições orais narravam os fenomenos da natureza associado a uma divindade.
Então isso é prova de que a história do dilúvio é real
@@netero7799 Pode ate ser porem qual delas ? kk
@ nao entendi o kk mais tbm. Bom a história é real , isso pq povos tão distante contaram a mesma história . Qual é a verdadeira? Vou te devolver o kkk, todas elas são verdadeiras !
@@netero7799 hahaha e que ate pode ser real, porem pegar uma particular e dizer a essa e real as outras plagiaram, ou pior o demônio viu o futuro e sabia disso e escreveu primeiro kk
@ ? Cara estamos falando da mesma coisa ? É sobre o dilúvio né? Gostaria de entender o seu deboche e ar de superioridade. Ate pq eu disse simplesmente que a história do dilúvio é rea,l agr vc quer ir para o lado espiritual blz.
Muito bem
O melhor canal em língua portuguesa para estudos crítico históricos da Bíblia
Parabéns
Vc diz sobre a Torá, pois ele não acredita em Jesus como Salvador do mundo.
@@gregoryfrederick2582 Estou a falar de História
Se quiser Estórias compro um livro de ficção
@@delfimoliveira8883 naquele dia veremos se é história ou estória
😁😁
fiques a acreditar que será estória
pois se for história 🔥🔥🔥
@@gregoryfrederick2582 Que bondoso
O velho método do medo
E esse dia será quando?
A acreditar nos textos já deveria ter sido há 2000 anos
@@delfimoliveira8883 não tem método de medo nenhum
relaxa que a bíblia é estória, ficção pura
não há o que temer
Nossa estava estudando esse assunto e chega a notificação, obrigado professor
Pra quem ama mitologias, ciências das religiões, civilizações antigas e comportamentos no geral esse canal é perfeito, teu conteúdo tem que estar nas escolas
dê uma chance ao canal * a tenda do necromante *
Excelente video professor! Se puder faça mais desses vídeos comparando as histórias bíblicas com os mitos de outros povos. É muito interessante!
deixe-me entender.
ele está dizendo que o diluvio biblico é um conto baseado em outro conto e não uma historia verdadeira.
é isso.???
@@reavivarmente2486 isso mesmo. Porque é. Kkkk
@@reavivarmente2486 Sim. Pelas similaridades das duas narrativas é praticamente certo que uma é inspirada na outra. Como a Epopéia de Gilgamesh foi escrita séculos antes do Gênesis, é plausível pensar que os judeus tiveram contato com a cultura mesopotâmica e adaptaram a lenda deles para seus objetivos teológicos.
@@RENAN6298 nada haver mim diz ai o mundo é mundo desde de quando Ah ninguém Sabe Más lógico eles vão inventar ou Soma Cada Coisa viu
Realmente sua didática é excelente e seus vídeos tornam-se atemporais, sendo utilizáveis em qualquer estágio de estudo em que estejamos. Parabéns professor! 🙂👍
Boa tarde,! Gosto muito de suas aulas...boa didática. Nós faz entender ... Deus te abençoe e ilumine sempre! Gratidão.
São maravilhosos seus contos históricos. Nos permite possibilidades outras que não somente as que nos são impostas!gratidão.
EXCELENTE VÍDEO AULA SEMPRE RELEVANTE APRENDIZADO ATRAVÉS DE ESTUDOS E PESQUISAS!!!!🤝🤝👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻💞
Professor Jonathan o conteúdo do seu canal e muito interessante seu conhecimento da cultura hebraica está em elevadíssimo grau acadêmico seus comentários são ponderados lúcidos e sem extremismos parabéns pelo excelente trabalho
Gostei, já tinha lido, esta versão do diluvio e a história faz parte de poemas muito mais antigos e aproveitados como originais bíblicos Hebreus. Continue professor, é um excelente historiador da tradição Judaica.
Parabéns professor! Seus vídeos são excelentes!!!
Ótimo trabalho, não pare com seus vídeos, são ótimos 👏👏
Fantástico!! Adoro todos os vídeos!! Históricos e imparciais!! Parabéns professor!!
Aprendi que na busca da verdade é preciso questionar tudo. Em se tratando de história tudo acaba sendo muito complexo pra se chegar a uma verdade absoluta.
Ótimo vídeo, professor. Faça um vídeo mostrando fatos e personagens existentes na bíblia que a história nunca provou veracidade e que nunca se achou nada em escavações que comprovassem. Fatos e personagens que até hoje estão sem comprovação
Se possivel fale sobre o Enuma Elish e sua releitura no Genesis em um próximo video.
Up
ótima ideia, acrescento também o mito da Árvore de Hulupu
UP
Já cheguei dando like!!!
Professor maravilhoso trabalho. Realmente a história tem muito a nos ensinar. Maravilhosa semana. Grande abraço em todos.
Parabéns professor pelo seu canal sempre trazendo novidades e informações importantes.
Mais um ótimo vídeo. O curioso é que tive que sair da igreja e me tornar ateu para começar a ter acesso a esse tipo de informação. Por que será que as igrejas não comentam sobre isso? Do que eles tem medo? Eles têm medo que as pessoas desenvolvam pensamento crítico? Os líderes religiosos tem muito medo desses questionamentos. “Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso” (Melanie Klein)
porque pra igreja esse tipo de informação não é importante, por não estar na biblia
Parabéns Professor Jonathan, excelente aula.
Nossa a cada dia aprendo mas,estou aprendendo com Luiz Paulo onde ele fala coisa da biblia q só pra quem realmente q aprender a verdade ❤
Muito interessante 🤔 . Excelente vídeo,obrigada por compartilhar conhecimento 👏👏👏👏👏
bom comentário. professor
Muito bom seu canal, professor . Excelentes conteúdos.
Excelente pesquisa , parabéns pela pesquisa.
Ainda não esse livro, gilgamesh, mas vou pedir pela Amazon. Muito boas lives professor Jonathan
É bem legal a história
Estava no aguardo de novos vídeos. 🤍💭
Ótimo vídeo, aprendi bastante com ele!
Grato pelo ensinamento. O professor André Chevitarese em sua live que eu assisti hoje , 26/10/2021,(não foi deixada gravada no canal dele) elogiou o seu trabalho. O professor Chevitarese é um grande estudioso do Cristianismo.
Imagino o sr. dotô Rodrigo Silva dando chilique vendo este vídeo 😂😂 Excelente vídeo professor 👌👌 continue expondo a verdade sempre 👏👏
Kkkk
@Casal de tudo Um Pouco pq é um charlatão e espalha desinformação
Eu já vi um vídeo dele sobre esse tema. Ele argumenta que o relato bíblico seria o original que se transmitiu incólume pelas gerações e o relato de Gilgamesh, por sua vez, seria uma narrativa corrompida pelos povos que "se afastaram de Deus".
@@juliomoraes9105 kkkkkk
@@luanbabuza2280 verdade kkkkk
Sensacional seu trabalho. Até me escrevi.
Obrigada por mais um esclarecimento. Ótimo vídeo!
Parabéns professor excelente explanação.
Seus vídeos são excelentes, professor. Um presente para nós aqui no RUclips. Você merece demais uma entrevista em um talk show para aumentar mais ainda seu público.
Uma sugestão de vídeo, eu li em um artigo se infelizmente não me recordo o nome, que os soldados romanos estacionados em Jerusalém na época da crucificação de Cristo eram mercenários sírios, e por conta dessa nacionalidade, possuíam uma certa, "rivalidade" com o povo judeu, empregando assim uma brutalidade um pouco maior com os condenados. Eu queria saber até onde isso é verdade. Desde já agradeço.
Excelente trabalho meu irmão.
Olá.
Bom te ver e assistir!!!
Muito interessante para quem está em busca da verdade.
Falar também pastor William Marrion Branham
Excelente explicação parabéns seus vídeos são 1000
Impressionante quando escutamos o que queremos que agrade nossos ouvidos e apoie nossas crenças silenciosas, infelizmente o mundo ea vida são marcados por nessecidades que são esmagadas por verdades morais que deixam teus joelhos dobrados para pedir oque a filosofia ea modernidade não dá!!!
ea é separado. 'e a"
@@guilhermeziegler4351 mil desculpas professor eu sinto que isso mudou minha vida obrigado pela correção
@@sousalima3676 eu sei que a tua vida não vai muda cacete. Só queria corrigir mesmo. Que saco
Obrigada professor pelos seus ensinamentos 🙌
Excelente seu vídeo! Parabéns...
Muito bom professor. Obrigado por tanto conteúdo relevante!!! Adorei que tu meteu o 🖖 Spock no final do vídeo 😂😂
simplesmente formidavel . obg,,,
Muito obrigado pela sua contribuição no conhecimento bíblico. Gosto de sua serenidade.
Gratidão por sua competência e dedicação.
Muito bom, muito obrigada, por esses conhecimento .
Porfavor,
Porfavor indique livro ..
Grande homem...
Parabéns
👏👏👏👏👏👏🎇....
Professor, como o tema do dilúvio é presente em várias culturas pra mim ele sempre foi algo anterior. Uma teoria que eu possuo, é que tenha sido uma forma pré histórica de explicar o final da última grande era glacial, quando grandes lagos e mares interiores, como o mar cáspio e o mar vermelho se formaram.
Olá, voce é ateu? Qual a sua crença?
Ao estudar sobre o tema, vi que havia alguns pesquisadores sustentando é essa hipótese, mas vi que não é um consenso que possa ser uma possibilidade, é uma hipótese talvez muito longe de outras hipóteses que possuem informações mais precisas. Estava vendo que havia essa hipótese dessa memória histórica de um evento ocorrido num tempo muito antigo que se transmitiu às gerações futuros em uma memória coletiva que se transformava com o decorrer do tempo, porém havia outros pesquisadores contestando essa hipótese mostrando que inundações de pequeno, médio e grande porte acontecia de forma frequente nas regiões onde se residia os humanos, e foi assim que evoluímos nossas construções para controlar enchentes, como os egípcios faziam com o Nilo. Bom, sei que não temos muitas informações precisas sobre a origem real e antiga desses dilúvios, mas sei que historiadores e arqueólogos nos mostram fenômenos e acontecimentos que possa influenciar na criação ou modificações dos mitos dilúvianos. Bom, mas isso que deixa tudo interessante ao meu ver, estar sempre buscando as respostas com estudos constantes sabendo que às vezes nem sempre teremos respostas satisfatórias, por isso é tão delicioso ter esse senso crítico de se atualizar com o conhecimento e crescer individualmente. Aprender nunca é demais.
Mas acho bem legal esse hipótese, mesmo que possa ser descartada no futuro, ela é interessante de saber.
@@JacuTurcoAgachado outra coisa que eu nunca entendi foi o porquê de todas as civilizações terem os mesmos elementos primordiais, por exemplo, escuridão, água, vazio. Eu realmente não consigo entender isso
@@i-frames816 Olaa 😊
Então, quando era criança também ficava me questionando, mas conforme fui avançando pela minha paixão às mitologias e religiões eu comecei a estudar mais. Pelo o que eu sei isso é uma característica fundamental da humanidade. Apesar das culturas diferentes, todos os humanos enfrentam o mesmo problema para sobreviver; fome, sede, escassez, temporais, o escuro da noite e etc. Assim como a água é essencial para os egípcios, ela também é para os astecas, afinal, água é essencial para nossa sobrevivência. Então a água vai ser importante para todos os povos do mundo, mas que interpretarão ela de forma diferente. Talvez uma entidade que controle a água tenha mais destaque em culturas desérticas do quem entidade lugares com água abundante. Depende de cada lugar entidade de como eles enfrentam as dificuldades humanas. Assim como os humanos mais antigos da Mesopotâmia olhavam para o céu para entender como o sol era tão importante para a sobrevivência deles, outros povos também entendiam essa importância. Então eu digo que temos as culturas, os mitos e religiões mais diversos baseados nas mesmas questões. Assim a escuridão traz o medo do desconhecido para nós, ela também leva esse medo para outros do outro lado planeta, agora como cada um interpreta e se relacionar com essas questões é diferente. Bom, mas não sou nenhuma especialista, então só posso dizer o que pelo menos eu tenho certeza de estar falando uma besteira enorme kkk
Mas é interessante demais sua pergunta, é bom refletir sobre ela.
Quando vermos tantas culturas tão diferentes e fora do nossa realidade acho que esquecemos que o que vemos ali são também humanos lidando de forma diferente com diversas questões.
Bom, o que você já viu de diferente em alguma cultura que você lida de outra forma?
Como pode ser anterior se só sobreviveu a família de Noé com ele?
🙌que video rico em informaao nao sabia eu desta epopeia de gilgamesh so a de noe contado
Excelente video
Grava um vídeo falando sobre os guinostico.
Seu trabalho é maravilhoso, professor! Curso licenciatura em História e você é uma inspiração para mim!
Melhor vc fazer bacharelado em história.
@@LeonardoPereira-yh8mf eu faço bacharelado em História.
@@neemiasrex parabéns!
@@LeonardoPereira-yh8mf obrigado! Licenciatura também é bom. Você faz História também?
Boa história, muito bom saber como TUDO começou.
Top mesmo , eu gostei muito tbm
Muito bom professor
muito bom o modo como foi demonstrado
Professor, você é fenomenal!
muito bom , muito obrigado pelo conhecimento.....
_Já deixando o like. Parabéns pelo conteúdo. Hoje escutei seu nome citado pelo professor André Chevitarese em uma live, falando muito bem de você._
(( O CHEVITARESE é realmente ESPLÊNDIDO!))
PARABÉNS gosto muito do seu canal
vídeo excelente, como de costume. Ótimo conteúdo, professor
excelente explicação...
Oi Jonathan, sugiro mais vídeos sobre a influência mesopotâmica e também a Ariana na cultura bíblica. Gostaria de ver também o mito sumério da Árvore de Hulupu e o paralelo com o Eden, Gilgamesh e a criação de Enkidu como paralelo a criação do ser humano, etc... O vídeos de hoje muito bom, mas muito curto, kkkkkk
Humanos sempre olhando pelo lado crítico,MUITO CURTO.KKK
@@simplesassim8980 ninguém te perguntou
@@simplesassim8980 ngm perguntou
Cara.. Sou muito fã do seu trabalho! Dale!!
Será q VC consegue fazer comparações da criação do Éden e a queda com manuscritos mais antigos de outras religiões?
Ótimo trabalho. Parabéns
Parabéns pelo trabalho!
Abraço de BH MG
Prof. Jonathan, por gentileza. Cuando vc menciona Javista, se refere a que grupo e qual seriam suas carateristicas e sua influência na sociedade. Obg. Shalom.
eu aguardava essa aula
Te digo isso meu querido Irmao, escolhemos plantar oque e aonde , mas colhemos somente frutos do que plantamos , nunca se esqueça disso.
Boa noite. Prof. JONATHAN Mathie. Belmonte-BA.
Semelhança tamanha que me leva a pensar sobre os deuses de quem escreveu nessas tabuletas, os Sumérios.
Já chego dando like, vc é o cara.
Gostaria de ver o professor falando as diferenças nas genealogia de Jesus nos evangélios. Se José realmente veio de uma linhagem rejeitada no Rei Davi e se Maria de alguma forma pode ser considerada como da linhagem da Davi também.
Prof. Jonathan Matthies,grato por postar.
AAAEEEE ! Muito aguardado esse assunto ! Obrigado.
Valeu...
Sempre vídeos maravilhosos!
Parabéns pela abordagem isenta
Parabéns pelo conteúdo. Excelente.
Parabéns pelo conteúdo professor, sempre esclarecedor.
Só uma consideração; o dilúvio parece refletir uma crença/lenda/mito universal no sentido de que, povos distintos, civilizações que não tiveram contato entre si, indios americanos, maias, chineses, etc ... todos carregam seu mito do dilúvio com pormenores distintos mas, em essência, a mesma história, o que indica uma "lembrança" transmitida de forma oral de um evento histórico global.
Forte Abraço
Por que temos histórias semelhantes em religiões tão antigas (estranhamente, as mais antigas que se tem registro de cada continente)? Esse grupo fala sobre histórias, esse tema que estou abordando se enquadra nesse estilo, até porque não estou puxando a corda para nenhum dos lados.
Os aborígenes, africanos sub-saarianos e nativos americanos falam sobre a inundação provocada por um deus(es), a salvação de um pequeno grupo de escolhidos, a construção de um edifício e a mudança de línguas provocada por tal atitude que desagradou um deus(es). Muitos focam em dizer que esse mito está presente apenas na mitologia Suméria, grega e Babilônica, mas esquecem que povos de continentes distintos contam as mesmas histórias com algumas modificações. Se fosse apenas a história de um dilúvio, seria até tranquilo aceitar que foi algo regional, mas junto com o dilúvio aparecem outras porradas de contos semelhantes! É isso que alguns acadêmicos simplesmente ignoram. Isso seria no mínimo estranho de se pensar. Por isso digo que esses povos bem distantes teve contato uns com os outros em um tempo longíquo, mas é bem complicado fazer suposições assim antes do surgimento da escrita e das artes rupestres.
O que estou querendo dizer, é que não é apenas o dilúvio que eles citam, eles também falam da torre de Babel e a mudança de línguas como consequência do que eles buscaram construir. Isso é algo corriqueiro para se colocar em um conto? Que se dane o oriente médio, estou falando de povos de outros continentes! Povos como os americanos, sub-saarianos e aborígenes que citam o mito da torre de Babel, com algumas modificações.
Fontes: depois do dilúvio, Bill Cooper; achei vários artigos soltos pela internet também.
Para quem está com preguiça de ler, irei deixar um vídeo resumindo tudo o que eu disse, pule para os 0:42 do vídeo: ruclips.net/video/LH7fuugRaBA/видео.html
Se todos morreram, exceto a família de Noé, como é que houve comunicação oral de algum acontecimento global?
Pelas culturas e povos longínquos só podemos supor que não foi apenas Noé e sua família que é a verdade de toda história. Mas diversos grupos diferentes de refugiados que buscaram sobrevivência e por diante seguiu o povoamento.
Muito bom professor,. faz um vídeo falando do Livro de Jasar(Livro dos Justos).
É um livro perdido. A versão que tem na internet é falsa e foi criada no século XVIII.
Muito bom o vídeo. Com fontes e comentado de forma neutra, apenas sobre os fatos, sem forçar para nenhum dos lados. Faz também vídeo sobre a história da criação, Adão e Eva, Lúcifer no conselho dos céus e sua expulsão… existem muitos contos que refletem as mesmas histórias como mitologia grega e nórdica. Até hindus têm histórias interessantes que dizem que foi de lá que Cristo aprendeu e foi então ensinar. Curioso aprender mais e faz bem, independente do que acredita ou busca.
Otimo vídeo.
Professor. Muito pertinente falar que Abrão era um Caudeu. Tradição oral
Até que enfim ufa!!! Vc fez um vídeo sem puxar o saco dos judeus, fez um vídeo realmente verdadeiro sem afirmar que a bíblia é a história verdadeira como muitos fazem, dessa vez eu tenho que parabenizar vc
Prof, muito bom aí hein!
bom saber
Otimo video
Muito top professor👏👏👏👏👏
Excelente vídeo como sempre!
Professor, faz um paralelo sobre Enuma-elish e o Gênesis
Ótimo vídeo. Pra mim é tudo mitologia.
Professor, seria possível falar sobre a mulher de Caim. Como surgiu? Quem era o pai? E outras informações ou teorias?
Veja os vídeos sobre a criação no canal “Contraste”. A Torá Oral fala que cada filho de Adam nascia um casal, e assim eles se multiplicaram com suas gêmeas.
Existe uma corrente academica que partem do principio que o livro de Gênesis teria escrito por escribas durante a época dos exilios e na epóca do segundo templo, o que reforça a idéia que varios personagens seriam arquétipos ancentrais e que essas narrativas serveriam de ensinamentos e mensagens para o povo hebreu
Existem comprovações históricas de que Ester tenha existido? Assuero, Xerxes ou Artaxerxes? Qual seria o rei? Onde estão os registros ou provas de que o livro de Ester é um mito ou uma narrativa histórica?
Eu acho que a historia do diluvio tem relaçao com o fim da era do gelo. Que deve ter aumentado o nivel dos mares. Criando uma memoria coletiva em forma de multiplas narativas do diluvio!
Concordo.
Essa também é minha tese.
Provavelmente é uma memória tb da erupção do Vulcão Toba (70.000 aEC, catástrofe global) em que o Homo Sapiens quase se extinguiu e ainda se concentrava na África e tb do Dilúvio do Mar Negro (5600 aEC., catástrofe local) que sem dúvida impactou os povos da Mesopotâmia e ocorreu próximo ao Ararat. Além do mais a registros geológicos de grandes enchentes entre o Tigre e Eufrates por volta de 3000 aEC e vale mencionar a Erupção do Thera/Santorini em 1600 AEC.
@@cristianl.p.7795 Excelente explanação.
Em cada um desses casos as pessoas devem ter ficado tão impactadas que contaram histórias aos seus descendentes.
E cada geração floreava esse relato ao seu bel prazer por conta da oralidade.
@@marcelost12
As escrituras rúnicas da cultura viking narram a destruição dos gigantes nesse dilúvio.
Tava sumido prof!! Aqui em casa amamos seus conteúdos. Abraço!