Bom dia. Antes das tabuinhas de argila, todos os fatos acontecidos naqueles tempos ex (. O dilúvio ) foram passados de boca a em boca através dos séculos. Alguns feitos com a escrita foram registrados em estelas , a mais famosa , a do Rei Acadiano Naran Sin .
Mais spoilers, impossível. Te parabenizo por isso, Tati, pois como escrevi num comentário anterior, um livro que não resista a um spoiler não merece ser lido. Além de booktuber, você é uma grande contadora de histórias.
O tradutor é um professor espetacular daqui da UFMG, tive aulas com o filho dele, Bernardo Lins Brandão, ele tem conteúdo aqui no RUclips sobre literatura grega, é uma família realmente genial. Excelente vídeo Tati, como sempre ❤️
O Gilgamesh por fim alcançou o seu intento. É indiscutível que ele está vivo até hoje, a cada vez que lemos essa epopeia sua vida cresce e se renova. Existe alguém tão imortal quanto ele?
A gnt pede uma resenha e Tati faz uma obra de análise literária com direito a vários livros de apoio e referências. Sou grato por esse canal, temos acesso a conteúdos de mt qualidade e ainda gratuito.
3 года назад+20
Tati, fiquei impressionado com o que você disse a respeito da epopeia de Gilgamesh. Eu já sabia da relação com o mito do dilúvio e a história de Noé, mas não sabia dessas relações com as epopeias mais conhecidas da antiguidade greco-romana e - por que não - com a própria Divina Comédia de Dante. Interessante como esses temas bem centrais da literatura são tão antigos e retrabalhados vez após vez. Isso me faz lembrar também do próprio Shakespeare, que não criou tantas histórias originais, mas recriou e enriqueceu histórias que já existiam. Talvez seja possível afirmar que a grandeza na literatura tenha pouco a ver com a originalidade das tramas.
Também recomendo. De 2014 para cá fiz um projeto pessoal para ler as principais epopéias/poemas épicos e fundacionais. Mudou minha vida literária, por assim dizer. É um caminho ao mesmo tempo delicioso e perigoso. Toda a arte e beleza presente na própria forma e linguagem são de tal forma contrastantes que, terminada a viagem, voltar à "literatura normal", atual ou em prosa, causa até uma estranheza, como voltar a ler livros infantis já em idade adulta. Uma sensação de ser rebaixado para 4a divisão.
Eu tenho esse livro em casa, mas estou guardando para ler quando for fazer minha pós-graduação em História das Religiões. Mas devo admitir que estou me segurando! Esse edição é fantástica, desde alguns textos em escrita cuneiforme, até a transcrição em alfabeto latino das pronúncias em acadiano! Vale cada centavo!
Nem acredito que o livro que eu votei foi o escolhido, por falta de fé mesmo achei que não seria o mais votado mas para minha grata surpresa foi. Esse livro é o primeiro que estudamos na faculdade de letras clássicas e é simplesmente monumental. Obrigado demais pela ótima resenha como nesses mais de 10 anos Tati ❤️
Recomendo como leitura o livro Cinzas na neve da Ruta Sepetys, livro ficcional que conta a história de uma jovem mulher que foi levada a um gulag na Sibéria - uma viagem muito longa, sendo que ela morava na região báltica. Como ela utilizou de sua arte( desenho) para expressar o que ela via e sentia naquele inverno infernal. Acredito que você irá adorar Tati, e não é longo não, apenas 300 páginas.
Eu adoro esse livro. Tenho exatamente essa versão e achei magnífica. As primeiras transcrições dos costumes orais pro escrito. Uma importância histórica ímpar.
Impossível ler tudo o que há para ler. O Gilgamesh era uma dívida, resolvida com a next best thing, essa resenha honestíssima. Aqui, a gente ou fica pelo menos sabendo do que se trata, ou aumenta a vontade de ler.
Ótimo vídeo,bela análise da epopéia. Só uma correção: o deus sol Shamash mencionado no vídeo não era chefe do panteão Sumério/Babilônio, embora fosse muito importante. O líder deles seria Enlil,deus do ar,justamente o responsável pelo dilúvio. A identidade da taberneira Siduri -que fez o discurso sobre o "carpe diem" da historia é meio um mistério entre os especialistas na mitologia babilônica . Alguns a colocam como uma divindade menor,mas ela é provavelmente a própria filha de Utnapishitim/Noé,que também ganhou vida eterna. Em um dos únicos fragmentos que sobreviveram do autor Berossus (um babilônio que viveu algumas décadas após Alexandre) há um resumo do mito do dilúvio babilônio e é revelado que além do herói e sua esposa,a filha deles e o barqueiro da Arca por terem visto a face dos deuses ganharam vida eterna. Essa informação ajuda a entender porque a mensagem da taberneira e do herói do dilúvio serem tão parecidas.
6:00 dois terços divino era porque o pai dele também era um semideus, como os demais reis, então seria uma parte divino da sua mãe (divino por inteiro) e uma parte divina e outra humana do seu pai; 3 partes totais, 2 divinas por mais que a conta lógica fosse 75% divino, acredito que essa tenha sido a lógica alternativa usada
Que maravilha! Fazia tempo que eu esperava por este vídeo! Quando você falou que a escritw foi inventada com o intuito de registrar as transações economicas eu acabei lembrando de Jetro (sogro de Moisés) que registrava sua contabilidade de vendas das lãs. Estou fazendo um Curso da Antiga Suméria e o vídeo me ajudou muito. Muito super obrigada, Tati!♥️👏👏
Você é incrível no trabalho que se propõe a fazer com paixão. Ainda não terminei, mas muito feliz por ver sua incrível resenha para esse livro e aproveitar a leitura ainda mais. Sucesso a você e ao canal!
Eu li esse livro esse ano, nessa edição, tive dificuldade na leitura mas aproveitei bastante e se eu tivesse visto esse video antes da leitura, nossa, acho que seria muito mais proveitoso. Parece que tudo o que a Tati lê é simples pra ela e divertido, aí isso acaba de certa forma transmitindo pra gente e a leitura é muito mais proveitosa. Ano passado quando li guerra e paz eu li e assistia aos videos da leitura aqui no canal, nossa foi uma leitura tão leve e divertida kkkkk Amo seu canal Tati, você é incrível, quero ser como você um dia
Resenha primorosa como sempre. 😃 E nesse vídeo uma jornada ao início da humanidade. A epopéia de Gilgamesh só não é mais antigo q os escritos das pirâmides...
O livro "The Ark Before Noah" do professor Finkel é muito legal também, traz detalhes da construção de uma arca redonda encontrados em tabletes cuneiformes.
É interessante saber que muitas religiões e diversas histórias pegaram elementos de histórias mais antigas ainda para complemetarem nas suas. É aquela coisa, tudo está em transformação. Adoro a narrativa de Gilgamesh.
No caso das religiões isso se chama sincretismo religioso, muitos feriados e ritos cristãos advém do sincretismo com o "paganismo" e outras religiões ... a intenção era sempre angariar mais seguidores, "Então, aquela celebração que vocês fazem, nós temos aqui também, vem com nóis!! " kkk
Muito legal. Eu estou lendo "O mundo da escrita" de Martin Puchner, depois quero ler as obras citadas. A Tati conta toda a história, mas não faz com que não queiramos ler mais o livro. Muito pelo contrário, quero ler pra já! :)
Conheci o canal agora e estou consumindo freneticamente seu conteúdo kkk. Sobre o livro, como é interessante notar que desde sempre refletimos sobre a mortalidade.
Adoro ver e ouvir você, adoro pessoas que dão risadas de como descrevem algo.. Será que encotrarei este livro que é uma obra prima por tudo que representa..
Achei vários pontos que me levam ao desenvolvimento da Alquimia e seus pilares. Cada vez mais fico amando esse livro onde os problemas com a visão difucultam a leitura..
Bom dia Tati!!! Estou lendo esse livro, fica ainda melhor com sua orientação pois muitas das vezes passa desapercebido por nós leitores algumas situações. Valeu.Ok 💙💚💛👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏😘⚘😘🌷
Conhecia a edição da Editora Projeto, uma trilogia de Ludmila Zeman., com belas ilustrações inspiradas nos traços de Gustave Doré, indicada para o público infanto-juvenil…. Lindos livros!
Parabéns...👍 Você ótima como narradora... Essa historia como outras passa varias mensagens para a humanidade... Porem serão poucos que estarão prontos para a mensagem... Mais é isso.. Cada coisa no seu devido tempo.👍..
Na ocasião em que ia comprar este livro achei caro demais - se eu soubesse que era uma edição tão boa, de repente teria comprado assim mesmo; ah, estou lendo um livro maravilhoso que também aborda a epopeia: O pensamento do antigo Oriente Próximo e o Antigo Testamento, de John Walton. É material para religião comparada e até teologia comparada. E tem um capítulo sobre a literatura do antigo Oriente Próximo - onde aparece entre as diferentes produções literárias do período Gilgamesh :) Recomendo demais, embora ainda não tenha terminado a leitura.
Eu acabei de ter uma aula sobre Mesopotâmia, Egito e os hebreus e meu professor falou muito sobre esse livro e citou ele como sugestão de leitura, já vim correndo ver o vídeo da Tati e agora tô doida para ler!!
O problema das séries é que elas deturpam ou colocam muita coisa que não está no texto original. Por exemplo, li um livro sobre Catarina a Grande da Rússia que foi todo baseado em pesquisa histórica. Depois fui ver uma série com o mesmo nome e não consegui nem terminar de ver, tamanha as distorções que fizeram.
Pra os social network warriors que querem debater sem ao menos ter lido sobre oq eles se propõem a debater, este canal seria um bom começo. Não substitui a necessidade de que eles tenham q ler, mas já eliminaria uma pá de pataquadas q vemos por aí. 😎
Tenho a oportunidade e a honra de ter o J Jacyntho Lins Brandão como meu professor. Ele fez um trabalho incrível de tradução desta nova edição de Gilgámesh.
Da mesma forma que venho mencionando nos vídeos sobre a Bíblua, te indico a leitura de ERAM OS DEUSES ASTRONAUTAS? (e outros livros de Erich von Däniken). Muita coisa nessa epopeia é vista de um outro ângulo, muitíssimo interessante, muito além de uma mera narrativa mitológica. Ótimo vídeo.
Concordo! O TLT é muito autêntico e sempre apresenta obras de qualidade… nada de modinha ou “fantasia moderna”. Acho que Torto Arado deve ser um ótimo livro, mas é melhor passar o hype. Assim, a resenha não tem interferências.
Falou tudo. Ela faz o trabalho dela sem treta, picuinha, sem biscoito e lacração. Em resumo, é uma intelectual honesta. Sempre será a booktuber n1. Que o gado chore mais.
Não sei dizer se é qualidade ou não, mas ela não precisa disso, a Tati pode indicar um panfleto de ótica que eu vou atrás, pq sai que vai valer a pena. Agora quem não tem essa credibilidade ou só quer surfar views só fala dos livros do momento até porque tem público que só consome tudo que está no hype.
Pegando o gancho,que tal resenhar as Crônicas da Terra de Zecharia Sitchin,uma coleção de 11 livro que faz a tradução/interpretação da saga dos deuses sumérios.
Gilgamesh é como Ogue rei de Basã, o tal "egípcio de estatura imensa" e o Golias dos registros bíblicos, bem como os gigantes nascidos das relações entre os anjos e mulheres do Livro de Enoque (neste esta mistura de humanos e anjos foi um dos motivos do dilúvio). "Naqueles dias, e por algum tempo depois, havia na terra gigantes, pois quando os filhos de Deus tiveram relações com as filhas dos homens, elas deram à luz filhos que se tornaram os guerreiros famosos da antiguidade." - Genesis 6:4
Gosto de ler histórias mitológicas de culturas antigas, principalmente de povos que são distantes da nossa influência cultural. Mitologias africanas, indígenas, asiáticas...
Tati é tão didática que faz a gente se interessar por assuntos q nem sabíamos que gostávamos.
Verdade. Queria uma professora de literatura assim no meu ensino médio
Ela é maravilhosa!
Você acabou de definir o que todo professor devia fazer e ser.
Bom dia. Antes das tabuinhas de argila, todos os fatos acontecidos naqueles tempos ex (. O dilúvio ) foram passados de boca a em boca através dos séculos. Alguns feitos com a escrita foram registrados em estelas , a mais famosa , a do Rei Acadiano Naran Sin .
O canal literário mais completo do RUclips 💅🏾
Mais spoilers, impossível. Te parabenizo por isso, Tati, pois como escrevi num comentário anterior, um livro que não resista a um spoiler não merece ser lido. Além de booktuber, você é uma grande contadora de histórias.
Ainda mais um livro de 4 mil.anos kkk
@@sayronmta Que só foi resgatado a pouco mais de 100. É engraçado pensar que pessoas como Machado de Assis nunca leram essa história...
O tradutor é um professor espetacular daqui da UFMG, tive aulas com o filho dele, Bernardo Lins Brandão, ele tem conteúdo aqui no RUclips sobre literatura grega, é uma família realmente genial. Excelente vídeo Tati, como sempre ❤️
Exatamente por isso q comprei esse livro. É resultado de um trabalho muito bem feito e que levou anos
é o melhor departamento de Grego. Amo meu estado
Bom saber, sou muito fã da antiguidade.
O tradutor é Jacyntho Lins Brandão, nada mais que o pai do Prof. Bernardo
sim tem uma galera da UFMG muito boa sobre linguistica e literatura clássica
O Gilgamesh por fim alcançou o seu intento. É indiscutível que ele está vivo até hoje, a cada vez que lemos essa epopeia sua vida cresce e se renova. Existe alguém tão imortal quanto ele?
sim
O Cristo.
Sim, Jesus Cristo.
Tem uma palestra no canal "Nova Acrópole" sobre os significados e metáforas dessa epopeia, vale muito a pena assistir!
Descobri a Nova Acrópole ha poucos dias, mas ja faz parte de mim...
Esse canal nova acrópole é maravilhoso. Conheci somente à alguns meses e já mudei minha percepção sobre a vida. Deveria ser mais reconhecido
@@imhotep5157 podemos ajudar a divulga lo compartilhando.
Nova acropole é top d+
Vinicius, tem 3 palestras sobre essa epopéia.
O livro que eu não sabia que precisava ler até a resenha da Tati
A gnt pede uma resenha e Tati faz uma obra de análise literária com direito a vários livros de apoio e referências. Sou grato por esse canal, temos acesso a conteúdos de mt qualidade e ainda gratuito.
Tati, fiquei impressionado com o que você disse a respeito da epopeia de Gilgamesh. Eu já sabia da relação com o mito do dilúvio e a história de Noé, mas não sabia dessas relações com as epopeias mais conhecidas da antiguidade greco-romana e - por que não - com a própria Divina Comédia de Dante. Interessante como esses temas bem centrais da literatura são tão antigos e retrabalhados vez após vez. Isso me faz lembrar também do próprio Shakespeare, que não criou tantas histórias originais, mas recriou e enriqueceu histórias que já existiam. Talvez seja possível afirmar que a grandeza na literatura tenha pouco a ver com a originalidade das tramas.
Também recomendo. De 2014 para cá fiz um projeto pessoal para ler as principais epopéias/poemas épicos e fundacionais. Mudou minha vida literária, por assim dizer. É um caminho ao mesmo tempo delicioso e perigoso. Toda a arte e beleza presente na própria forma e linguagem são de tal forma contrastantes que, terminada a viagem, voltar à "literatura normal", atual ou em prosa, causa até uma estranheza, como voltar a ler livros infantis já em idade adulta. Uma sensação de ser rebaixado para 4a divisão.
A Ilíada é Gilgámesh 2.0, as histórias de Gilgámesh e Enkidu e Aquiles e Pátroclo são extremamente similares
Meu deus, Tatiana! Acabei de comprar a bio da Maria Antonieta por sua causa e você já me vem com outro livro imperdível kkkkk
Eu tenho esse livro em casa, mas estou guardando para ler quando for fazer minha pós-graduação em História das Religiões. Mas devo admitir que estou me segurando! Esse edição é fantástica, desde alguns textos em escrita cuneiforme, até a transcrição em alfabeto latino das pronúncias em acadiano! Vale cada centavo!
Nem acredito que o livro que eu votei foi o escolhido, por falta de fé mesmo achei que não seria o mais votado mas para minha grata surpresa foi.
Esse livro é o primeiro que estudamos na faculdade de letras clássicas e é simplesmente monumental.
Obrigado demais pela ótima resenha como nesses mais de 10 anos Tati ❤️
Confesso que não conhecia essa história, nem tinha ouvido falar sobre o livro.
Esse canal é uma aula de literatura mesmo.
Vlw, Tati!
"Jogando xadrez, não é mesmo?" 🤣 Tati, vc é ótima! Vou adotar essa frase pra vida! 🤣
Recomendo como leitura o livro Cinzas na neve da Ruta Sepetys, livro ficcional que conta a história de uma jovem mulher que foi levada a um gulag na Sibéria - uma viagem muito longa, sendo que ela morava na região báltica. Como ela utilizou de sua arte( desenho) para expressar o que ela via e sentia naquele inverno infernal. Acredito que você irá adorar Tati, e não é longo não, apenas 300 páginas.
Ótimo livro, infelizmente ignorado: ruclips.net/video/X8JnHaxt3yE/видео.html
Eu adoro esse livro. Tenho exatamente essa versão e achei magnífica. As primeiras transcrições dos costumes orais pro escrito. Uma importância histórica ímpar.
“Não chega a ser um Ferdinando” 😂😂
Ja estava minha lista de leitura pra esse ano, agr comecarei hoje mesmo kkkk. A edicao ta maravilhosa. Obg tati por mais uma resenha maravilhosa
Impossível ler tudo o que há para ler. O Gilgamesh era uma dívida, resolvida com a next best thing, essa resenha honestíssima. Aqui, a gente ou fica pelo menos sabendo do que se trata, ou aumenta a vontade de ler.
26:54 impressionante !!! Meu Deus, uma revelação.
Ótimo vídeo,bela análise da epopéia.
Só uma correção: o deus sol Shamash mencionado no vídeo não era chefe do panteão Sumério/Babilônio, embora fosse muito importante. O líder deles seria Enlil,deus do ar,justamente o responsável pelo dilúvio.
A identidade da taberneira Siduri -que fez o discurso sobre o "carpe diem" da historia é meio um mistério entre os especialistas na mitologia babilônica .
Alguns a colocam como uma divindade menor,mas ela é provavelmente a própria filha de Utnapishitim/Noé,que também ganhou vida eterna.
Em um dos únicos fragmentos que sobreviveram do autor Berossus (um babilônio que viveu algumas décadas após Alexandre) há um resumo do mito do dilúvio babilônio e é revelado que além do herói e sua esposa,a filha deles e o barqueiro da Arca por terem visto a face dos deuses ganharam vida eterna.
Essa informação ajuda a entender porque a mensagem da taberneira e do herói do dilúvio serem tão parecidas.
6:00 dois terços divino era porque o pai dele também era um semideus, como os demais reis, então seria uma parte divino da sua mãe (divino por inteiro) e uma parte divina e outra humana do seu pai; 3 partes totais, 2 divinas
por mais que a conta lógica fosse 75% divino, acredito que essa tenha sido a lógica alternativa usada
Eu li que os Mesopotanios acreditavam que só se engravidava se tiver relações com mais de um homem, por isso teria um conta "estranha".
Que maravilha! Fazia tempo que eu esperava por este vídeo! Quando você falou que a escritw foi inventada com o intuito de registrar as transações economicas eu acabei lembrando de Jetro (sogro de Moisés) que registrava sua contabilidade de vendas das lãs. Estou fazendo um Curso da Antiga Suméria e o vídeo me ajudou muito. Muito super obrigada, Tati!♥️👏👏
Passei a semana toda esperando essa resenha. Tatiana nunca decepciona, excelente resenha desse poema sensacional❤👏👏👏
Você é incrível no trabalho que se propõe a fazer com paixão. Ainda não terminei, mas muito feliz por ver sua incrível resenha para esse livro e aproveitar a leitura ainda mais. Sucesso a você e ao canal!
Eu li esse livro esse ano, nessa edição, tive dificuldade na leitura mas aproveitei bastante e se eu tivesse visto esse video antes da leitura, nossa, acho que seria muito mais proveitoso. Parece que tudo o que a Tati lê é simples pra ela e divertido, aí isso acaba de certa forma transmitindo pra gente e a leitura é muito mais proveitosa. Ano passado quando li guerra e paz eu li e assistia aos videos da leitura aqui no canal, nossa foi uma leitura tão leve e divertida kkkkk Amo seu canal Tati, você é incrível, quero ser como você um dia
Resenha primorosa como sempre. 😃
E nesse vídeo uma jornada ao início da humanidade. A epopéia de Gilgamesh só não é mais antigo q os escritos das pirâmides...
O livro "The Ark Before Noah" do professor Finkel é muito legal também, traz detalhes da construção de uma arca redonda encontrados em tabletes cuneiformes.
É interessante saber que muitas religiões e diversas histórias pegaram elementos de histórias mais antigas ainda para complemetarem nas suas. É aquela coisa, tudo está em transformação. Adoro a narrativa de Gilgamesh.
No caso das religiões isso se chama sincretismo religioso, muitos feriados e ritos cristãos advém do sincretismo com o "paganismo" e outras religiões ... a intenção era sempre angariar mais seguidores, "Então, aquela celebração que vocês fazem, nós temos aqui também, vem com nóis!! " kkk
@@RicardoSilvaTripcall Muito legal!
Tatiana parabéns! Um enorme poder de retenção da leitura 👏👏👏
Tatiana, vc é brilhante e uma ótima contadora de histórias, pode também comentar sobre As Sete Tábuas da Criação, Enuma Elish?
Impressionante. Comprarei no futuro
Bom dia Tati, seu canal é maravilhoso. Um beijo do Mato Grosso 😘
Muito legal. Eu estou lendo "O mundo da escrita" de Martin Puchner, depois quero ler as obras citadas. A Tati conta toda a história, mas não faz com que não queiramos ler mais o livro. Muito pelo contrário, quero ler pra já! :)
Conheci o canal agora e estou consumindo freneticamente seu conteúdo kkk. Sobre o livro, como é interessante notar que desde sempre refletimos sobre a mortalidade.
Adoro ver e ouvir você, adoro pessoas que dão risadas de como descrevem algo.. Será que encotrarei este livro que é uma obra prima por tudo que representa..
Na última tabuinha encontrada estava escrito, logo no início, "Nova edição, revista e ampliada".
Sua didática é sensacional. Adorei
Que baita resenha. Vou querer ler esse livro!
Seu canal está me dando mais vontade de ler os livros que compro e não leio rs
Parabéns pelo trabalho! Sucesso!
Parabéns pelo trabalho, Tati! Cada vez melhor! =)
Achei vários pontos que me levam ao desenvolvimento da Alquimia e seus pilares. Cada vez mais fico amando esse livro onde os problemas com a visão difucultam a leitura..
Bom dia Tati!!!
Estou lendo esse livro, fica ainda melhor com sua orientação pois muitas das vezes passa desapercebido por nós leitores algumas situações. Valeu.Ok 💙💚💛👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏😘⚘😘🌷
Quero muito ler esse livro há anos. Agora estou sedenta por ele, hahahaha
Sou apaixonada por épicos da antiguidade. A narrativa de Gilgamesh é fantástica!
Conhecia a edição da Editora Projeto, uma trilogia de Ludmila Zeman., com belas ilustrações inspiradas nos traços de Gustave Doré, indicada para o público infanto-juvenil…. Lindos livros!
Essa versão já tá na minha listinha quilométrica pra ler 😊 um dos meus mitos favoritos! Que surpresa ver uma resenha sua sobre 😍 grande abraço!
Obrigada 😘
Um vídeo mais perfeito do que o outro, fada literária.
Explicação sensacional ... adorei ....parabéns
Parabéns...👍 Você ótima como narradora... Essa historia como outras passa varias mensagens para a humanidade... Porem serão poucos que estarão prontos para a mensagem... Mais é isso.. Cada coisa no seu devido tempo.👍..
Estou encantada com seu canal! Maravilhoso! Parabéns!
Na ocasião em que ia comprar este livro achei caro demais - se eu soubesse que era uma edição tão boa, de repente teria comprado assim mesmo; ah, estou lendo um livro maravilhoso que também aborda a epopeia: O pensamento do antigo Oriente Próximo e o Antigo Testamento, de John Walton. É material para religião comparada e até teologia comparada. E tem um capítulo sobre a literatura do antigo Oriente Próximo - onde aparece entre as diferentes produções literárias do período Gilgamesh :) Recomendo demais, embora ainda não tenha terminado a leitura.
Tatiana, vc faz um excelente trabalho, parabéns !
29 minutos de pura atenção e passou voando!
Você tem o DOM!
Já tô com vontade de ler Tati, vc contou a história muito bem kkkkk
Eu acabei de ter uma aula sobre Mesopotâmia, Egito e os hebreus e meu professor falou muito sobre esse livro e citou ele como sugestão de leitura, já vim correndo ver o vídeo da Tati e agora tô doida para ler!!
Nem sabia quem era esse Gilgamesh, mas fiquei mega interessada e adorei o vídeo.
Excelente trabalho como sempre
Incrível, imagina uma série com essa história... seria fantástica!
O problema das séries é que elas deturpam ou colocam muita coisa que não está no texto original. Por exemplo, li um livro sobre Catarina a Grande da Rússia que foi todo baseado em pesquisa histórica. Depois fui ver uma série com o mesmo nome e não consegui nem terminar de ver, tamanha as distorções que fizeram.
Parabéns pelo canal! Incrível! Não conhecia essa tradução, já compramos para revender aqui no Instituto.
Um beijo da Suíça 🇨🇭
Vc é 10! A melhor, com certeza!
Suas resenhas são sem igual!!! 👏🏻👏🏻👏🏻 Adoro seus vídeos, Tati!
Pra os social network warriors que querem debater sem ao menos ter lido sobre oq eles se propõem a debater, este canal seria um bom começo. Não substitui a necessidade de que eles tenham q ler, mas já eliminaria uma pá de pataquadas q vemos por aí. 😎
Tenho a oportunidade e a honra de ter o J Jacyntho Lins Brandão como meu professor. Ele fez um trabalho incrível de tradução desta nova edição de Gilgámesh.
A explicação e esse spoiler são magníficos
Da mesma forma que venho mencionando nos vídeos sobre a Bíblua, te indico a leitura de ERAM OS DEUSES ASTRONAUTAS? (e outros livros de Erich von Däniken). Muita coisa nessa epopeia é vista de um outro ângulo, muitíssimo interessante, muito além de uma mera narrativa mitológica. Ótimo vídeo.
Perfeito. Veja tb o canal The 5th Kind de Paul Wallis.
esse livro é um desrespeito com a alma humana, com o poder de criar e imaginar. uma baboseira.
Excelente!!!
Formada em contábeis. Sabia que a escrita foi criada por causa de controlar bens kkkk. Até caiu isso na tarefa do meu irmão essa semana.
Uma das maiores qualidades do TLT é não seguir hype, ter uma identidade própria. Enquanto isso, os outros estão fazendo vídeo sobre torto arado kkkk
Concordo! O TLT é muito autêntico e sempre apresenta obras de qualidade… nada de modinha ou “fantasia moderna”. Acho que Torto Arado deve ser um ótimo livro, mas é melhor passar o hype. Assim, a resenha não tem interferências.
Falou tudo. Ela faz o trabalho dela sem treta, picuinha, sem biscoito e lacração. Em resumo, é uma intelectual honesta. Sempre será a booktuber n1. Que o gado chore mais.
Não sei dizer se é qualidade ou não, mas ela não precisa disso, a Tati pode indicar um panfleto de ótica que eu vou atrás, pq sai que vai valer a pena.
Agora quem não tem essa credibilidade ou só quer surfar views só fala dos livros do momento até porque tem público que só consome tudo que está no hype.
@@rosinante3404 "panfleto de ótica" kkkk verdade ! minha pequena biblioteca tem muito do DNA do TLT
Cara, mas torto arado é um baita livro bom!
Prof. Jacyntho Brandão ❤. Gênio!!!!
Não entendo a fissura de algumas editoras em colocar as notas no final, não faz sentido pra mim
Depois que eu vi o vídeo da nova acrópole sobre esse mito, me apaixonei definitivamente.
Recomendo aos inscritos.
Que maravilha de resenha! Tenho o livro aqui parado na estante há algum tempo. Obrigada, você é o máximo!
Muito obrigada
Dua resenha me deu vobtade de ler este livro.
Não acreditooo😍😍😍 Arrasou, Tati♥️
Pegando o gancho,que tal resenhar as Crônicas da Terra de Zecharia Sitchin,uma coleção de 11 livro que faz a tradução/interpretação da saga dos deuses sumérios.
Maravilhosa como sempre
Chegando mais rápido que o imediatamente! Ótimo vídeo!
Estou lendo Os Outros da Bíblia de André Daniel Reinke onde ele fala de Uruk e Gilgamesh. Bom demais.
Sempre conteúdo de qualidade ♥️
Estava aguardando este vídeo. 🥰🥰🥰
Essas coisas me lembram muito os Contos de Fadas tbm, Os Fabulosos Livros Coloridos do Andrew Lang
A Antiguidade houve inúmeros acontecimentos desconhecidos dando ênfase na nossa curiosidade ! .
Nossa, muito interessante! Você é demais! Baita professora!
Ansiosa estava!
Li este livro e achei sensacional, mesmo com as falhas deu para entender a história! Nice
"Jogando xadrez, não é mesmo?!" Kkkkkkk sensacional!
Quero ler ainda este ano!!
Conheci a "Epopeia de Gilgamesh" quando criança li em quadrinhos do Jim Starlin (!), e depois li adulto. Fantástico!
Gilgamesh é como Ogue rei de Basã, o tal "egípcio de estatura imensa" e o Golias dos registros bíblicos, bem como os gigantes nascidos das relações entre os anjos e mulheres do Livro de Enoque (neste esta mistura de humanos e anjos foi um dos motivos do dilúvio).
"Naqueles dias, e por algum tempo depois, havia na terra gigantes, pois quando os filhos de Deus tiveram relações com as filhas dos homens, elas deram à luz filhos que se tornaram os guerreiros famosos da antiguidade." - Genesis 6:4
Gilgamesh é tão incrível que a matemática se dobra a seu favor.
Nossa! Deu vontade de ter essa epopeia na minha estante.
Gosto de ler histórias mitológicas de culturas antigas, principalmente de povos que são distantes da nossa influência cultural. Mitologias africanas, indígenas, asiáticas...
Esse aí é base da dos gregos e outros, logo ñ distante. Bom lembrar que muitos arquétipos são comuns há todas as culturas.
Parabéns!
Maravilha!!
estava esta semana interessado neste livro, faz 6 anos que quero ler este