Eu sempre falo, eu não programo mais por que gosto. Só programo pra manter meu padrão de vida que foi aumentando nos últimos anos e aos poucos eu vou focando na minha empresa (de outro ramo) pra cada vez mais sair da área. Alguém já disse que a obrigação de fazer Mata a vontade de criar não sei quem foi mas tava certo.
Cara, para quem é programador a vontade de criar nunca morre, o que eu crio que você precise é criar algo seu, seu projeto, algo que lhe dê esse ciclo de feedback.
6:54 "Muita gente, 20, 30 pessoas", tem 32 pessoas só no meu departamento, que é o menor da empresa (66 mil funcionários) kkkkkkkk Eu tentei ser essa pessoa em outras empresas. 1 ano antes de entrar pro mercado de trabalho, eu já tinha sido diagnosticado com depressão, e eu me esforcei tanto pra entrar no mercado, que eu já tava sem energia. E em vez de descansar mais, eu me forçava mais para tentar mudar as coisas e ser um desenvolvedor exemplar. Alcancei o cargo que eu queria, salário que nem imaginava, mas destruí meu relacionamento amoroso, perdi amizades e me afundei mais na depressão e, como consequência, perdi o emprego por já não ter mais vontade de fazer nada. Foi um sofrimento enorme entrar de novo no mercado e, mais importante, recuperar minha saúde que ainda sofre com as sequelas. Descansem e não façam que o trabalho seja a vida de vocês. O sistema que a gente tá vai sugar nossas vidas e quem vai lembrar dos momentos que você esteve ausente são seus amigos, família, companheiro/a. Empresas não são famílias e não fazem caridade.
A Verdade sobre Software Engineering galera é : criar projetos que nos movem através da paixão e no qual aprendemos muito é incrível, já fazer as tarefas repetitivas (apertar o parafuso diário na empresa) é foda. O que eu vejo que da certo pra uma galera, é criar sua própria coisa paralela e ir levando junto com o emprego. Aí você vai divulgando as coisas que está aprendendo e criando, vai ganhando relevância na comunidade, palestrando etc, e quando “sua coisa” estiver minimamente apresentável, vc ja tem uma audiência miníma para apresentar.
Augusto, se você puder e quiser, acho que seria interessante um vídeo aobre a diferença na cultura de trabalho entre empresas brasileiras e as empresas européias na sua experiência. Gosto muito dos seus vídeos, e ser um dark souls enjoyer só soma na opinião positiva hahaha
Muito se fala do burnout, mas existe o contrário, que é o BOREOUT, que é justamente essa sensação de que você está só apertando parafusos, sem complexidade ou auto desenvolvimento.
Pior que eu já tive essa sensação em um trampo. Só fui compreender isso quando sai, mas estava desmotivado justamente por não achar que estava fazendo algo que contribuia pro meu desenvolvimento como dev.
Deu exemplo com Dark Souls já ganhou meu like haha! Também penso da mesma forma, programar é como jogar Dark Souls, você sofre pra resolver um bug (ou vencer um boss) e no final vem aquela satisfação ao vencer, o problema é que sempre tem um bug (ou boss) mais difícil, a diferença é que depois de um período de experiência você já tem mais facilidade resolvendo aquele bug (ou derrotando aquele boss).
Tu literalmente falou o meu ciclo basicamente. Esse ciclo é muito real, tanto que eu comecei a fazer leetcode também, justamente por ser algo que não é comum no meu dia a dia. As vezes me sinto muito cansado durante o trabalho, porém ao resolver leetcode mesmo apanhando vejo o tempo passar ligeiro. Ótimo vídeo, galego.
Eu faço o mesmo kkkkkk, pior que gasto horas as vezes fazendo ou testando algo nada a ver enquanto tenho tarefa no board, mas simplesmente nao tenho vontade real de fazer no momento kkkkk
Perfeita a analogia com DS, estou preso agora em estruturas de dados, mas só de progredir pouco já da uma satisfação enorme, a mesma sensação quando derrota algum boss difícil
Teu relato do trabalho de 2023 é exatamente igual o meu, só que durou muito mais tempo (10 anos) e eu acabei me acomodando, o que culminou com um layoff, que sinceramente eu já deveria ter previsto. Agora é retomar o ritmo pra conseguir voltar pro mercado. Excelente vídeo.
problema de muita mas muita gente é essa, acomodar.. e ai ninguém pensa no layoff e como tu ficou 10 anos na empresa, agora saiu da caverna e viu que a regua subiu muito e é outra pegada.
@@gepetovovo2509 Exato, 100% mirimzisse. Foi bom pra se tocar mesmo, pelo menos financeiramente eu to tranquilo, agora é tempo de se atualizar e botar as coisas em dia, no pior caso voltamos pra algo legado até achar algo melhor.
@@PauloArthurRipper Problema do legado é que uma hora acaba e é layoff de novo, ai estão pedindo profissionais que atuem nos dois, inclusive estão pedindo de volta o "cara que faz tudo", obvio pagando menos.. tá complicado.. kk
Eu tô passando pela mesma situação, apesar de não trabalhar como dev (sou apenas um entusiasta), no atendimento ao público. Minha vida toda eu trabalhei com vendas, atendimento etc e na empresa que eu tô agora tô a 4 anos nela e tô no ódio pra sair daquele lugar. Mas eu acho que eu realmente gosto de vender, pq tenho muita facilidade pra isso. Daí de 1 ano pra cá eu comecei a ver algumas vagas impossíveis pra mim naquele momento e comecei a me preparar pra elas, estudando certificações, assuntos específicos e etc, e só de poder botar coisa nova e útil no currículo já dá uma revitalizada nas energias
Entendo exatamente o que você quis dizer. Há um tempo atrás quase desisti de programar pra trabalhar em qualquer outra coisa. Estava trabalhando em uma empresa que pagava mal com uma organização terrível. Então, consegui uma posição com a mesma linguagem, pagando mais que o dobro e com uma organização acima da média. Os processos eram relativamente simples, sem muita reunião e com desafios novos. Só essa mudança de ambiente me devolveu completamente a vontade de desenvolver e estudar assuntos que nem são da minha "obrigação", mas reascendeu esse brilho nos olhos e sou muito grato por isso e por não ter desistido.
Aos 5 minutos de vídeo eu me arrepiei de tanta coincidenica. Desde o pensamento de "Ok, aqui é agradável e posso me aposentar" até passar uns meses e tudo isso de apertador de parafuso até burnout quase me fez chorar. Na terapia eu uso a analogía que sou um pedreido, um pedreiro até bonzinho, mas todo dia o que eu faço é entregar cartas.
Nice video man, concordo com absolutamente tudo oque falou. Quem conseguir se treinar a gostar de estudar e evoluir na tecnologia normalmente se destaca muito fácil, e não é uma caracteristica que surge do dia para noite, o exemplo da corrida que você deu é exatamente isso, eu também só comecei a gostar genuinamente de estudar a programação depois de uns 4 anos na área, até então eu não consigo afirmar com todas as letras que realmente gostava kkkkk
Estou nessa fase do emprego não dar mais nenhum estímulo.... Troquei recentemente de empresa, com desafios novos, mas descobri que são desafios chatos que mal envolvem area técnica kkkk
Cara... esse vídeo até parecia que eu tava vendo eu mesmo dentro da minha mente descrevendo minha vida diante dos meus próprios olhos. Me identifiquei bastante com o que você falou e me fez refletir bastante coisa. Vídeo incrível, como sempre!
Cara, vídeo sensacional! Minha intuição sempre me levou mais ou menos pra esse caminho que tu mostrou. Depois de assistir e entender, tudo se encaixou na minha cabeça kkkkkkk
Vídeo maravilhoso. Concordo plenamente com tudo oq vc falou e passei pela mesma situação que você mencionou e evoluí muito seguindo essa mentalidade do "um pouquinho melhor, todos os dias" e do aprendizado constante. Sem linha de chegada e saber curtir a jornada. Top demais man, pela qualidade do vídeo. PS: se não for pedir demais, compartilha o nome desse software que você está usando na apresentação. Valews!
concordo 300%, mas tem uma coisa que dá pra fazer, se vc tiver espaço pra isso, e foi o que aconteceu comigo, de mudar de área e de equipe dentro da empresa mesmo. Sempre gostei de estudar A.I. e era meu objetivo, e quando me mudaram de equipe (claro, sei que não é a realidade de todo mundo, e nem recomendo esse ser o plano principal), minha motivação melhorou bastante
Quanto insight bom cara, curti essa maneira de lidar com o problema. Eu me sinto nesse platô e acho que seguir essa sua ideia com alguns ajustes pra minha realidade deve me ajudar a me desenvolver sem ficar esperando acontecer.
que analogia perfeita com o soulslike , tipo no começo quando vc ñ sabe nada como funciona e pra q serve é como uma tortura , mas depois com o passar do tempo com o ganho de xp vc sente um prazer em fazer aquilo.
a parte difícil de ser um estudante é que justamente o único feedback positivo que você tem vem de você mesmo ou do ambiente acadêmico, mas quase nunca do mercado de trabalho estudei java por bastante tempo, fiz vários projetos com spring, etc etc, mas por não ter a validação profissional de "parabéns, você é um desenvolvedor, aqui está o seu primeiro emprego" me sentia muito frustrado, mesmo que gostasse da stack que estava estudando
concordo totalmente com o video, começar a fazer leetcode e projetos a parte fora o trabalho me reanimou com algo que eu amo tanto e tava aos poucos parando de gostar pelo trabalho chato.
Meus 5 centavos de alguém que já teve que dar uma pausa na carreira por estar Maluco Da Cabeça™: Uma vez eu vi uma moça dizendo que a gente precisa diversificar as formas de obter satisfação na vida, e é basicamente isso que você fez. Isso não precisa necessariamente estar relacionado a fazer software, apesar de isso ajudar na carreira. Mas pra quem tá realmente se direcionando a um burnout, talvez investir em fontes de satisfação fora de uma tela ajude bastante. Atividade física, um hobbie, vida social... Terapia tbm ajuda mais do que as pessoas imaginam, principalmente a longo prazo. Façam terapia kkkkk Infelizmente burnout é um treco muito sério que demora meses, às vezes anos pra se recuperar totalmente. Tanto psicologicamente quanto em relação às perdas de carreira.
Trabalho com T.I mais de 10 anos, mas comecei a fazer outros cursos de outras áreas, pq o tempo de ficar dentro de uma sala na frente do computador, estava me deixando maluco.
Por isso q as pessoas precisam ter hobbies. Se vc achar q a vida é só trabalho, quando cair nesse looping, nao vai achar propósito. Pra mim hj trampar eh p pagar contas, comer, viajar etc ... nao tenho mais a ilusao de ter realizaçao no trabalho, isso eh meio utópico, eu acho
Isso tem bastante relação com o "Flow State", você se sentiu entediado pois a sua competência tá acima do desafio. O equilíbrio entre desafio e competência é a chave no processo 😁
Augusto, ótimo vídeo! Gosto e me identifico com a maneira que você pensa. Uma coisa que eu gostaria de saber sua opinião/queria um direcionamento é "como migrar de stack". Eu desejo migrar de stack mas a maioria das vagas que eu vejo é "X anos de experiência NAQUELA TECNOLOGIA" e pouco se leva em consideração anos de experiência no mercado em si.
Boa Galego, só achei que faltou mencionar da parte acadêmica também para fugir desse ciclo de estagnação, uma pós graduação, mestrado ou doutorado é bem capaz de fazer sair da zona de conforto, pensar fora da caixa e ter uma experiência diferenciada, não necessariamente será uma experiência boa porque o meio acadêmico é pressão, correria e insalubridade também kkkkkkkk
O pior de tudo é você dar o seu máximo nos estudos(ter motivação tirada do rabo) e além disso ter experiência no mercado e mesmo assim não ser suficiente para se realocar, isso que eu sou PL/SR, a cada dia que passa simplesmente não tenho mais vontade de perder meu tempo com essa área que não tras retorno algum...
Estou começando a pensar em empreender, esse ciclo acontece geralmente quando estou a uns 1,5 a 2 anos na empresa. Acho que só iria me satisfazer se entrasse em uma gigante como a google, pq ai iria trabalhar poucos anos e viver de renda, porém, eu acho muito difícil entrar nessas grandes empresas e nem tenho mais energia para estudar tanto e fazer projeto fora do expediente, quem sabe se eu recuperar isso. Muito bom o vídeo por sinal
Sou fã de darksouls... tenho 7k de horas com 1 mesmo char no ds2. Eu comecei a programar em 2013 e o DS2 remastered (melhor versão do ds2) foi lançado em 2015...Anyway... Gostei da analogia. O que eu gosto mesmo de programar eu só faço fora do trabalho mesmo. Me divirto ao mesmo tempo que aprendo outras coisas. Hoje no trabalho eu basicamente entrego o que a empresa precisa. O diferencial aqui no trabalho é que eu consigo dedicar o tempo que gostaria pras atividades que eu entrego. Eventualmente eu trocava de empresa quando eu não tinha mais nada pra contribuir e queria avançar significativamente de salário. Não tenho muito mais como avançar de salário como empregado no Brasil a menos que eu abra mão da atribuição que eu mais gosto, que é desenvolver software. Escolhi trabalhar no meu próprio negócio como projeto paralelo. A jornada e os objetivos agora são diferentes Por fim, adoro férias e tiro sempre que possível.
Cara, eu ando me sentindo muito assim nos últimos 3 meses. Por enquanto estou focando em apenas fazer dinheiro mesmo, guardar, investir pra quem sabe daqui uns anos estar vivendo de renda, mas ao mesmo tempo tenho considerado em me tornar ativo na comunidade open source, de forma que acho que vai me fazer sentir que estou fazendo algo realmente útil, tô considerando muito focar em linguagens tipo Zig pra system proframming
Eu amo fazer software, eu trabalho sempre em algum projeto meu que eu gosto após o trabalho e nunca tive problemas de ansiedade ou burnout, mesmo programando praticamente o dia todo, acho que estar mexendo em alguma tecnologia que você tem interesse sempre ajuda a você cultivar o gosto da programação e não se frustrar tanto com o trabalho atual mesmo
a recompensa nem sempre é o dinheiro e sim a satisfação de resolver o problema, claro que pra alguns dinheiro é tudo pois paga as contas, mas não tô falando do âmbito político aqui.
Melhor parte do vídeo Dark Souls 😁, o jogo bom em, ele e Elden Ring só perde para Bloodborne, minha opinião claro, analogia muito massa do esforço e feedback.
Quando ele falou de mandar currículo durante a daily, lembrei como nenhuma experiência é única kkkkkk
Eu sempre falo, eu não programo mais por que gosto. Só programo pra manter meu padrão de vida que foi aumentando nos últimos anos e aos poucos eu vou focando na minha empresa (de outro ramo) pra cada vez mais sair da área. Alguém já disse que a obrigação de fazer Mata a vontade de criar não sei quem foi mas tava certo.
Slv, Fiascão! A empresa é focada em qual ramo?
@@mateusoliveira_. Vendedor de curso safado
efeito Java
Cara, para quem é programador a vontade de criar nunca morre, o que eu crio que você precise é criar algo seu, seu projeto, algo que lhe dê esse ciclo de feedback.
Fui eu que falei mano
mt lúcido, parabéns
Hello
Só estou aqui, por causa do Mano Deyvin.
Excelente vídeo.
"Eu sei que eu sou uma pessoa estranha. E se você não acha que eu não sou uma pessoa estranha, você provavelmente é uma pessoa estranha também" 🤣🤣🤣🤣🤣🤣
6:54 "Muita gente, 20, 30 pessoas", tem 32 pessoas só no meu departamento, que é o menor da empresa (66 mil funcionários) kkkkkkkk
Eu tentei ser essa pessoa em outras empresas. 1 ano antes de entrar pro mercado de trabalho, eu já tinha sido diagnosticado com depressão, e eu me esforcei tanto pra entrar no mercado, que eu já tava sem energia. E em vez de descansar mais, eu me forçava mais para tentar mudar as coisas e ser um desenvolvedor exemplar.
Alcancei o cargo que eu queria, salário que nem imaginava, mas destruí meu relacionamento amoroso, perdi amizades e me afundei mais na depressão e, como consequência, perdi o emprego por já não ter mais vontade de fazer nada. Foi um sofrimento enorme entrar de novo no mercado e, mais importante, recuperar minha saúde que ainda sofre com as sequelas.
Descansem e não façam que o trabalho seja a vida de vocês. O sistema que a gente tá vai sugar nossas vidas e quem vai lembrar dos momentos que você esteve ausente são seus amigos, família, companheiro/a. Empresas não são famílias e não fazem caridade.
Valeu pelo relato Caio!
caio. excelente relato! se possível, eu gostaria de trocar uma ideia contigo!
Jamais confie em empresas
@@viniBraga10 valeu, fica a vontade pra perguntar
O papo mais reto que você vai ver no YT hoje.
A Verdade sobre Software Engineering galera é : criar projetos que nos movem através da paixão e no qual aprendemos muito é incrível, já fazer as tarefas repetitivas (apertar o parafuso diário na empresa) é foda. O que eu vejo que da certo pra uma galera, é criar sua própria coisa paralela e ir levando junto com o emprego. Aí você vai divulgando as coisas que está aprendendo e criando, vai ganhando relevância na comunidade, palestrando etc, e quando “sua coisa” estiver minimamente apresentável, vc ja tem uma audiência miníma para apresentar.
Augusto, se você puder e quiser, acho que seria interessante um vídeo aobre a diferença na cultura de trabalho entre empresas brasileiras e as empresas européias na sua experiência. Gosto muito dos seus vídeos, e ser um dark souls enjoyer só soma na opinião positiva hahaha
Ai ele começa a sair dos conteúdos técnicos e vira outro Lucas Montano 😅
Muito se fala do burnout, mas existe o contrário, que é o BOREOUT, que é justamente essa sensação de que você está só apertando parafusos, sem complexidade ou auto desenvolvimento.
Pior que eu já tive essa sensação em um trampo. Só fui compreender isso quando sai, mas estava desmotivado justamente por não achar que estava fazendo algo que contribuia pro meu desenvolvimento como dev.
To passando por isso tbm mano, é foda mesmo.
comentando só para engajar porque o vídeo é muito bom
Excelente! Essa é a realidade de boa parte da comunidade de programação.
Excelente video! Estava precisando assistir isso
No meu vocabulário burnout é uma série de jogos de corrida. Excelente por sinal
Deu exemplo com Dark Souls já ganhou meu like haha! Também penso da mesma forma, programar é como jogar Dark Souls, você sofre pra resolver um bug (ou vencer um boss) e no final vem aquela satisfação ao vencer, o problema é que sempre tem um bug (ou boss) mais difícil, a diferença é que depois de um período de experiência você já tem mais facilidade resolvendo aquele bug (ou derrotando aquele boss).
Já cheguei a pensar que eu não gostava mais de programação, mas esse vídeo foi essencial pra me entender melhor. Muito obrigado!!!
Tu literalmente falou o meu ciclo basicamente. Esse ciclo é muito real, tanto que eu comecei a fazer leetcode também, justamente por ser algo que não é comum no meu dia a dia. As vezes me sinto muito cansado durante o trabalho, porém ao resolver leetcode mesmo apanhando vejo o tempo passar ligeiro.
Ótimo vídeo, galego.
Eu faço o mesmo kkkkkk, pior que gasto horas as vezes fazendo ou testando algo nada a ver enquanto tenho tarefa no board, mas simplesmente nao tenho vontade real de fazer no momento kkkkk
Cirúrgico mestre, obrigada por compartilhar! 🍎
Perfeita a analogia com DS, estou preso agora em estruturas de dados, mas só de progredir pouco já da uma satisfação enorme, a mesma sensação quando derrota algum boss difícil
Estou nessa com POO com Java, to curtindo demais pqp
@@gustavopereirabrum8922 Estou ansioso para chegar em POO, porém preciso passar em AED's primeiro kkkkkkkkk
Talvez esse tenha sido o melhor video que assisti esse ano, muito por ser exatamente o meu momento atual na vida/carreira. Obrigado Galego
Teu relato do trabalho de 2023 é exatamente igual o meu, só que durou muito mais tempo (10 anos) e eu acabei me acomodando, o que culminou com um layoff, que sinceramente eu já deveria ter previsto. Agora é retomar o ritmo pra conseguir voltar pro mercado. Excelente vídeo.
problema de muita mas muita gente é essa, acomodar.. e ai ninguém pensa no layoff e como tu ficou 10 anos na empresa, agora saiu da caverna e viu que a regua subiu muito e é outra pegada.
@@gepetovovo2509 Exato, 100% mirimzisse. Foi bom pra se tocar mesmo, pelo menos financeiramente eu to tranquilo, agora é tempo de se atualizar e botar as coisas em dia, no pior caso voltamos pra algo legado até achar algo melhor.
boa sorte mano! que voce consiga o mais rápido possível!
@@PauloArthurRipper Problema do legado é que uma hora acaba e é layoff de novo, ai estão pedindo profissionais que atuem nos dois, inclusive estão pedindo de volta o "cara que faz tudo", obvio pagando menos.. tá complicado.. kk
É preciso imaginar Sísifo feliz
De verdade, esse video me ajudou muito a pensar no meu atual emprego e eu nem sou dev. Obrigada
Eu tô passando pela mesma situação, apesar de não trabalhar como dev (sou apenas um entusiasta), no atendimento ao público. Minha vida toda eu trabalhei com vendas, atendimento etc e na empresa que eu tô agora tô a 4 anos nela e tô no ódio pra sair daquele lugar. Mas eu acho que eu realmente gosto de vender, pq tenho muita facilidade pra isso. Daí de 1 ano pra cá eu comecei a ver algumas vagas impossíveis pra mim naquele momento e comecei a me preparar pra elas, estudando certificações, assuntos específicos e etc, e só de poder botar coisa nova e útil no currículo já dá uma revitalizada nas energias
Entendo exatamente o que você quis dizer.
Há um tempo atrás quase desisti de programar pra trabalhar em qualquer outra coisa. Estava trabalhando em uma empresa que pagava mal com uma organização terrível. Então, consegui uma posição com a mesma linguagem, pagando mais que o dobro e com uma organização acima da média. Os processos eram relativamente simples, sem muita reunião e com desafios novos.
Só essa mudança de ambiente me devolveu completamente a vontade de desenvolver e estudar assuntos que nem são da minha "obrigação", mas reascendeu esse brilho nos olhos e sou muito grato por isso e por não ter desistido.
Vídeo bom demais!
Aos 5 minutos de vídeo eu me arrepiei de tanta coincidenica. Desde o pensamento de "Ok, aqui é agradável e posso me aposentar" até passar uns meses e tudo isso de apertador de parafuso até burnout quase me fez chorar. Na terapia eu uso a analogía que sou um pedreido, um pedreiro até bonzinho, mas todo dia o que eu faço é entregar cartas.
Nice video man, concordo com absolutamente tudo oque falou.
Quem conseguir se treinar a gostar de estudar e evoluir na tecnologia normalmente se destaca muito fácil, e não é uma caracteristica que surge do dia para noite, o exemplo da corrida que você deu é exatamente isso, eu também só comecei a gostar genuinamente de estudar a programação depois de uns 4 anos na área, até então eu não consigo afirmar com todas as letras que realmente gostava kkkkk
Estou nessa fase do emprego não dar mais nenhum estímulo....
Troquei recentemente de empresa, com desafios novos, mas descobri que são desafios chatos que mal envolvem area técnica kkkk
Cara... esse vídeo até parecia que eu tava vendo eu mesmo dentro da minha mente descrevendo minha vida diante dos meus próprios olhos. Me identifiquei bastante com o que você falou e me fez refletir bastante coisa. Vídeo incrível, como sempre!
Cara, vídeo sensacional! Minha intuição sempre me levou mais ou menos pra esse caminho que tu mostrou. Depois de assistir e entender, tudo se encaixou na minha cabeça kkkkkkk
Muita coisa nesse video, carreira, habitos e até o Mito de SIsifo. Stonks. Parabéns cara!
Muito bom o vídeo, mano
Timing sinistro você publicar esse vídeo logo agora kkkkkkkkk. Me identifiquei de muitas formas.
pior que eu tbm esse lance do curriculo na daily me pegou kkk
@@molten_n1 Sim esses vídeos foram feitos exatamente pra vocês dois, confia.
@@frajola_br rage bait?
Vídeo maravilhoso. Concordo plenamente com tudo oq vc falou e passei pela mesma situação que você mencionou e evoluí muito seguindo essa mentalidade do "um pouquinho melhor, todos os dias" e do aprendizado constante. Sem linha de chegada e saber curtir a jornada. Top demais man, pela qualidade do vídeo.
PS: se não for pedir demais, compartilha o nome desse software que você está usando na apresentação. Valews!
@@hinocenciopaulo se chama excalidraw, brigadao!
Esse vídeo é utilidade pública.
Vim pelo @manodeyvin falou que codafofo não deixava hein ¬¬'
mano, que vídeo brabo kkk descreve exatamente o que estou passando
concordo 300%, mas tem uma coisa que dá pra fazer, se vc tiver espaço pra isso, e foi o que aconteceu comigo, de mudar de área e de equipe dentro da empresa mesmo. Sempre gostei de estudar A.I. e era meu objetivo, e quando me mudaram de equipe (claro, sei que não é a realidade de todo mundo, e nem recomendo esse ser o plano principal), minha motivação melhorou bastante
Nossa mano, o canal desse cara è da hora pra carai. :D
Foi genial a alegoria do Sísifo
Excelente video, parabens mano.
Quanto insight bom cara, curti essa maneira de lidar com o problema. Eu me sinto nesse platô e acho que seguir essa sua ideia com alguns ajustes pra minha realidade deve me ajudar a me desenvolver sem ficar esperando acontecer.
que analogia perfeita com o soulslike , tipo no começo quando vc ñ sabe nada como funciona e pra q serve é como uma tortura , mas depois com o passar do tempo com o ganho de xp vc sente um prazer em fazer aquilo.
Caraca, que vídeo bom. Pior que eu também jogo Dark Souls e não tinha muito essa perspectiva em programação. Vou pensar mais desse jeito!
estou nesse exato momento passando pelo mesmo momento que vc passou kkkkkkkkk
a parte difícil de ser um estudante é que justamente o único feedback positivo que você tem vem de você mesmo ou do ambiente acadêmico, mas quase nunca do mercado de trabalho
estudei java por bastante tempo, fiz vários projetos com spring, etc etc, mas por não ter a validação profissional de "parabéns, você é um desenvolvedor, aqui está o seu primeiro emprego" me sentia muito frustrado, mesmo que gostasse da stack que estava estudando
muito bom, conteúdo top! fala sobre empreendedorismo pra nós, Galego
Elogiou o Nubank e reduziu o Itau a Cobol HAHAHHAHAHAAHHAHAHHAHAAA Bom demais
concordo totalmente com o video, começar a fazer leetcode e projetos a parte fora o trabalho me reanimou com algo que eu amo tanto e tava aos poucos parando de gostar pelo trabalho chato.
Falou de Dark Souls, ganhou o like 😅
que video bom, que canal bom, obrigado galego!
Meus 5 centavos de alguém que já teve que dar uma pausa na carreira por estar Maluco Da Cabeça™:
Uma vez eu vi uma moça dizendo que a gente precisa diversificar as formas de obter satisfação na vida, e é basicamente isso que você fez. Isso não precisa necessariamente estar relacionado a fazer software, apesar de isso ajudar na carreira. Mas pra quem tá realmente se direcionando a um burnout, talvez investir em fontes de satisfação fora de uma tela ajude bastante. Atividade física, um hobbie, vida social... Terapia tbm ajuda mais do que as pessoas imaginam, principalmente a longo prazo. Façam terapia kkkkk
Infelizmente burnout é um treco muito sério que demora meses, às vezes anos pra se recuperar totalmente. Tanto psicologicamente quanto em relação às perdas de carreira.
Muuito obrigado, Galego! Isso ajuda demais.
Entendo o que você falou no vídeo, tento encontrar algo que me anime mais no trabalho e fora dele também para tentar compensar o "apertar parafuso".
Poha, que vídeo incrível
Vim pelo mano deyvin, ele falou mau de você na live dele....
dito isso, toma meu inscrito.
Galego, fala sobre empreender, to gostando muito dos seus videos cara.
Trabalho com T.I mais de 10 anos, mas comecei a fazer outros cursos de outras áreas, pq o tempo de ficar dentro de uma sala na frente do computador, estava me deixando maluco.
Vídeo sensato!
Cara, muito obrigado por este vídeo. Fenomenal
Aconteceu o mesmo comigo ano passado. Ótima descrição e vídeo
Faz o video sobre o empreendimento nesse jogo, por favor. rs
Implodi quando do nada aparece dark souls, ja senti que na minha vida eu em Anor Londo
Por isso q as pessoas precisam ter hobbies. Se vc achar q a vida é só trabalho, quando cair nesse looping, nao vai achar propósito. Pra mim hj trampar eh p pagar contas, comer, viajar etc ... nao tenho mais a ilusao de ter realizaçao no trabalho, isso eh meio utópico, eu acho
Isso tem bastante relação com o "Flow State", você se sentiu entediado pois a sua competência tá acima do desafio. O equilíbrio entre desafio e competência é a chave no processo 😁
Augusto, ótimo vídeo! Gosto e me identifico com a maneira que você pensa.
Uma coisa que eu gostaria de saber sua opinião/queria um direcionamento é "como migrar de stack". Eu desejo migrar de stack mas a maioria das vagas que eu vejo é "X anos de experiência NAQUELA TECNOLOGIA" e pouco se leva em consideração anos de experiência no mercado em si.
video MUITO bom, to passando pelo mesmo problema atualmente e to na etapa de adequar meus conhecimentos as vagas que to almejando, igual comentou
Vídeo foda demais, brabo
E foi caindo nesse loop que acabei de aceitar uma carta proposta ontem…
Boa Galego, só achei que faltou mencionar da parte acadêmica também para fugir desse ciclo de estagnação, uma pós graduação, mestrado ou doutorado é bem capaz de fazer sair da zona de conforto, pensar fora da caixa e ter uma experiência diferenciada, não necessariamente será uma experiência boa porque o meio acadêmico é pressão, correria e insalubridade também kkkkkkkk
Falou tudo!!
conheci seu canal hj no video do joao de programacao cientifica. canal foda mano
Baita apresentação !
Meu irmão. precisava assistir esse Vídeo.
Video top manoo!!
que video top
Seus conteúdos são tops!! Qual é esse programa que faz anotações na tela? Lembra muito o Animockup
Opa mano, o nome do programa é "excalidraw" (:
@@ChonMu Vlw!!
A analogia do sisifo explodiu minha mente
Que video bom!!!
Que analise foda!
O pior de tudo é você dar o seu máximo nos estudos(ter motivação tirada do rabo) e além disso ter experiência no mercado e mesmo assim não ser suficiente para se realocar, isso que eu sou PL/SR, a cada dia que passa simplesmente não tenho mais vontade de perder meu tempo com essa área que não tras retorno algum...
Estou começando a pensar em empreender, esse ciclo acontece geralmente quando estou a uns 1,5 a 2 anos na empresa. Acho que só iria me satisfazer se entrasse em uma gigante como a google, pq ai iria trabalhar poucos anos e viver de renda, porém, eu acho muito difícil entrar nessas grandes empresas e nem tenho mais energia para estudar tanto e fazer projeto fora do expediente, quem sabe se eu recuperar isso.
Muito bom o vídeo por sinal
começando a pensar, meu mano? Vai ficar só com essa vontade e nunca vai fazer? vai conseguir morrer em paz sabendo que podia ter arriscado algo?
Sou fã de darksouls... tenho 7k de horas com 1 mesmo char no ds2. Eu comecei a programar em 2013 e o DS2 remastered (melhor versão do ds2) foi lançado em 2015...Anyway... Gostei da analogia. O que eu gosto mesmo de programar eu só faço fora do trabalho mesmo. Me divirto ao mesmo tempo que aprendo outras coisas. Hoje no trabalho eu basicamente entrego o que a empresa precisa. O diferencial aqui no trabalho é que eu consigo dedicar o tempo que gostaria pras atividades que eu entrego. Eventualmente eu trocava de empresa quando eu não tinha mais nada pra contribuir e queria avançar significativamente de salário. Não tenho muito mais como avançar de salário como empregado no Brasil a menos que eu abra mão da atribuição que eu mais gosto, que é desenvolver software. Escolhi trabalhar no meu próprio negócio como projeto paralelo. A jornada e os objetivos agora são diferentes
Por fim, adoro férias e tiro sempre que possível.
"acho que da pra fazer melhor e pra fazer mais" ainda bem que fiquei até o final do video....
Brabo demais cara, valeu!
DARK SOULS MENTIONED
A única coisa do vídeo que eu ainda não passei foi jogar Dark Souls. Kkkkk
Excelente! faz o video do empreendedorismo
18:18
Caraca, gratuito assim
Eu chamo isso de Programmer People Problems ahahahahah
gutão, faz um video sobre o leetcode da median of two sorted arrays, muito interessante ele!
Posso falar? Baita vídeo.
Cara, eu ando me sentindo muito assim nos últimos 3 meses. Por enquanto estou focando em apenas fazer dinheiro mesmo, guardar, investir pra quem sabe daqui uns anos estar vivendo de renda, mas ao mesmo tempo tenho considerado em me tornar ativo na comunidade open source, de forma que acho que vai me fazer sentir que estou fazendo algo realmente útil, tô considerando muito focar em linguagens tipo Zig pra system proframming
A comparação com darksouls foi simplesmente perfeita kkkkkkk melhor jogo
Eu amo fazer software, eu trabalho sempre em algum projeto meu que eu gosto após o trabalho e nunca tive problemas de ansiedade ou burnout, mesmo programando praticamente o dia todo, acho que estar mexendo em alguma tecnologia que você tem interesse sempre ajuda a você cultivar o gosto da programação e não se frustrar tanto com o trabalho atual mesmo
bom.. se tu nunca trabalhou com pressão ou no mercado financeiro, não vai saber disso.. é bem diferente de fazer pokedex, ou e-comerce do seu zé.
@@gepetovovo2509 eu trabalho numa multinacional, eu sei oque é pressão
a recompensa nem sempre é o dinheiro e sim a satisfação de resolver o problema, claro que pra alguns dinheiro é tudo pois paga as contas, mas não tô falando do âmbito político aqui.
Mano Deyvin te descasco no último vídeo dele, acho que cabe até uns processos pelo que ele falou de tu.
Excelente video!
Estou meio que dentro desse ciclo atualmente, também iniciei la pro início de 2023, só que o $$$
é $...
Melhor parte do vídeo Dark Souls 😁, o jogo bom em, ele e Elden Ring só perde para Bloodborne, minha opinião claro, analogia muito massa do esforço e feedback.