Duvido é revisar o meu, pq por incrível que pareça acabei de aplicar uma vaga na guppy e dois exatos minutos depois reprovado kkkkkkkkkkk D E S G R A C A
Recomendação: Procure a vaga que você deseja, analise o que está sendo requisitado, e altere seu curriculo com base no requisitado, e coloque na ordem requisitada pelo contratante/recrutador, isso é o "match" principal
IA pode ajudar nesses casos também... Coloque a descrição da vaga e seu currículo no Chat GPT e peça pra ele rescrever seu profile com base nos requisitos da vaga. Só toma cuidado que as vezes (principalmente GPT-3.5) ele coloca umas skills q vc não tem, só pra dar match na vaga kkkkkk
Papo furado, quem é que vai ficar alterando curriculum para as mais de 100 vagas por mês que a pessoa se inscreve? E se for um site que seu curriculum se resume a preencher formulários tu não tem o que ficar mudando.
Cara é muito humilhante esse jogo de processo seletivo. Passar por tudo isso pra depois ganhar um salário de merda, passar por assédio moral, desvalorização e burnout.
a parada ta complicada demais, o pouco caso é absurdo. Olha esse rapaz do vídeo mesmo, cara o que custa uma empresa dar feedback? falar os pontos a melhorar. Pessoal ta desistindo e adoecendo a mente sem ao menos ter 1 oportunidade, todo mundo estudando igual um camelo e sendo tratado igual merda.
é porque, por mais que ela saiba varias coisas, n conseguiu passar isso para o curriculo, nao tem nada no curriculo dele que o faça destaque entre os dev pokedex
Concordo. Mas isso acontece pra diversas áreas. As empresas Brasileiras exploram demais. Você aplica pra uma vaga front e eles falam que vc se destaca se tiver habilidades pro back e enfim. Ainda bem que a comunidade é muito massa de dar várias dicas, e até mesmo te mostrar em internacionalizar a carreira, porque é isso que compensa pra um dev ter qualidade de vida, ganhar em dólar, trabalhar home office e infelizmente Brasil perde em termos de tecnologia porque os melhores desenvolvedores, estão pensando em trabalhar pra outros país pelo salário, por ser valorizado.
@@nathaliao.padovani6361 cada vez mais os bons devs vão para fora, ficar se humilhando por empresa nacional que trata a gente mal? jamais, aprender inglês é 10x mais fácil que codar. tem empresa de fora pedindo B2 como nível de inglês, e empresa do brasil te pede fluência pagando 2mil reais, além de exigir 3 anos de exp no mínimo. Já fora do país é muito comum você ver vaga de 0-6 mêses como parâmetro, de 1-2 anos. Se for de 2 anos e meio em diante lá fora tu já ta começando ser 1 Pleno. Eu mesmo consigo facilmente processos seletivos na gringa, e no brasil eu nunca nem sequer fui respondido.
Rapaz, que alivio eu tive quando ele leu "Não estou em nenhum perigo financeiro". É triste ver pessoas que estão apertados financeiramente buscando vagas desesperadamente, e não conseguindo resultado.
Verdade, mas aí a pessoa tem que ter o bom senso de não ficar só esperando vaga na área. Em 2016 eu fui trabalhar como respositor em um supermercado pq em meio a crise não tinha vaga pra eu (dev jr) na época.
tenho um amigo de netwoking que ontem mesmo desistiu da área, 3 anos de exp. mandando curriculo tbm, entrou em depressão, passou fome, não conseguiu nada mesmo com muito conhecimento.
AÍ é que está mano, se não achar nada na área,tenta em outra, cadê o plano B dele? Um cara desempregado e precisando comer não pode ficar escolhendo não... Tem que abaixar a cabeça e escolher outro emprego só pra pelo menos pagar as contas. @@PauloRoberto-qq2zq
Aqueles que querem que o Lucas avalie o seu currículo, recomendo se conectar com várias pessoas com tempo de experiência na área, e até recrutadores e Lideres e ao invés de pedir vaga, pedir pra avaliar o currículo. Muitos vão ignorar, mas vale a tentativa, minha experiência ajuda. E não somente isso, uma dica preciosa desse desconhecido que vos fala kkkk é fale com as pessoas no linkedin sem interesse em emprego, dúvidas de projetos, coisas em comum, uma dessas pessoas pode ser sua futura indicação. Só falo o que faço e da certo, confia kkk
O cara colocou até a colocação que teve no concurso público. kkkkkkk E vou deixar meus 2 centavos polêmicos sobre o possível motivo pra ele não conseguir algo. O texto dele tava muito "massagem de ego" e "Olha pra mim, sei/fiz muito". Me parece aquela pessoa que acha que é "O Protagonista", que o mundo deve uma chance pra ele etc. Quanto mais cedo a pessoa percebe que não é especial, que não é protagonista de porra nenhuma e, PRINCIPALMENTE, que tem muita gente melhor por aí e que essa corrida dos ratos é questão de persistir até "chegar o momento certo", aí ela começa a focar no que realmente interessa e para com esse pensamento de "Meu Deus, eu me acho tão bom e preparado, essas empresas todas estão erradas demais por não me chamarem". O carinha diz que não quer liberar código com medo de ser roubado (kkkk), afirma com toda a certeza que tem soft e hard skills e só faltou falar que é indispensável pro mercado com "todas as habilidades" que ele tem. Pelo e-mail e pelo currículo dá pra ver que o cara é todo cheio de si e vai demorar bastante pra achar alguma oportunidade se não virar a "chavinha".
Só fiquei pensando como é que o cara larga um emprego desses para ser dev (para mim, ele foi demitido). Tipo, ele se achava o super bonzão que largou na certeza que conseguiria um emprego. Deve ser um cara insuportável, tomo metido a sabido, que não aceita opinião alheia e tal...
@@galopretoquarai eu acho que ele deveria ter se mantido no trabalho e ir estudando desenvolvimento paralelamente. O homem é o provedor cara, nao tinha necessidade de fzr isso.
Os conselhos desse vídeo são muito bons. Eu realmente espero que esse vídeo ajude muita gente. Currículo é uma narrativa e precisa ser coerente e estratégico.
Só acho meio puxado dizer que só vai ser selecionado se o currículo mostrar que o cara tem todos os requisitos obrigatórios, todos os opcionais e mais coisas ainda. Isso quando temos vagas de programador que exigem que o cara seja o todo o departamento de TI em um só trabalhador. Com experiência de 20 anos em react (cuja primeira versão foi em 2013).
@@miraidensetsuvocê está certíssimo. Tem muita vaga mal escrita por aí, que não separa o que é obrigatório e o que é opcional. Uma tática que adotei é a de olhar o perfil do LinkedIn dos devs da empresa que estou aplicando. Geralmente eles colocam qual linguagem eles realmente usam no dia a dia.
Caraca! O cara é muito muito bom, escreve muito bem, manda bem no inglês... Mas não sabia se vender no currículo. Só de trocar "Portifolio" por "Experiência" que já vai mudar tudo! Certeza que na próxima semana será contratado 🙏🏾
Parabéns pelos projetos! Definitivamente um aprendiz muito acima da média. (Se ele achou AWS fácil, a chance de ter deixado brechas de segurança é altíssima hahah)
@@Gustavo054 De fato. Segurança é um espectro que vai de muito inseguro até seguro o suficiente. Alguns sistemas são mais inseguros que outros, faz parte. Eu já devo ter deixado muito bucket do S3 aberto por aí. Não estou em posição de criticar ninguém por causa disso.
Cara se é difícil para uma pessoa que tá no último ano da faculdade arrumar um ESTÁGIO que pede requisitos de SÊNIOR, imagina um tiozão que veio de outra área e pior ainda, do setor público (que tem uma péssima imagem no setor produtivo) conseguir alguma coisa O que ele tá passando não é nada diferente do que eu passei com 18 anos quando tava me formando no técnico e depois aos 21 quando tava no último ano da faculdade. Eu se fosse ele voltava para o setor público e cagava para o mercado.
Muito bacana a análise, parabéns. Fiz uma consultoria com uma Tech Recruiter há alguns anos e sua análise basicamente resumiu muito bem os principais pontos.
A dica que eu do para quem não consegue vaga diretamente como dev é entra nas empresas grande de t.i como suporte técnico, tem muitas vagas e não exigem tanto para entra ja que é pra dar suporte via telefone, feito isso depois de um tempo se candidata a vagas internas, todas tem, se voce for bom consegue a vaga primeiro do quem alguem de fora porque normalmente dão preferencia para que é de dentro. Muito colegas meu subiram para dev vindo do suporte e depois deslancharam .
@Alan-ut2lq Então se teve azar aqui na minha cidade as empresa deram até curso grauito em parceria com a Universidade Unicesumar, porque nao estavam achando gente porque é um serviço chato mais vaga tem e se voce fala espanhol ou ingles ja te empurram pra dentro na hora e são vagas de suporte técnico
A maior e melhor dica foi a do final pois funcionou pra mim na pratica quando eu procurava o primeiro emprego. Simplesmente me submeti e questionei se poderiam me da pelo menos 3 meses para "mostrar trabalho" (eu estava disposto ate trabalhar de graça nesses 3 meses, mas eles me colocaram como estagio rsrsrs), passou 2 meses ja fui efetivado como jr e +2 ja era pleno. Pois eu ja tinha conhecimento e sabia me virar bem, so nao tinha como comprovar isso numa simples entrevista.
Só um adendo pras dicas do Lucas (na minha opinião): como normalmente a 1a fase de avaliação em recrutamentos é um robo ATS, tenta deixar o curriculo mais simples, sem fotos, coloca só uma coluna em vez de duas, curriculo que não é senior tem que ter no máximo 1 página (o esquema de imprimir em frente e verso as vezes cai numa armadilha do recrutador não ler o verso), procura usar as palavras chaves que os curriculos normalmente tem, profile poderia ser um Summary, o knowledge poderia ser uma sessão com no máximo 5 ítems pra Skills, Employment History poderia ser Work History, e podeia transformar alguns projetos em history tbm... Esses são meus 2 cents 😀
Mostra o seu currículo da época que aplicou pra Disney 👀 Ou já fez isso alguma vez? EDIT: Terminei de ver o vídeo agora Acho conselhos muito sólidos! Eu não gosto de dar conselhos do tipo normalmente porque parece muito volátil, aí todo mundo faz um modelo pra ganhar ponto em ATS. O modelo muda pra “filtrar melhor” Então sempre vou no que faz sentido pra mim e é isso, tem funcionado 😅
Eu trabalhava em uma consultoria onde meu salário era o dobro do que recebi ao iniciar minha carreira em TI. Foi uma decisão difícil, tomada em conjunto com minha família, mas, no final das contas, mostrou-se uma escolha extremamente acertada.
Ter experiência é fácil, tá cheio de ong aí, é só fazer trabalho voluntário, o problema é que a galera quer competir com quem terminou federal só com Pokedex no git
Acho que essa soberba do "sou bom demais para estágio" (foi o que li nas entrelinhas da frase "eu conseguiria suprir a vaga de pleno") é o que está impedindo de conseguir alguma coisa. Se depois de 6 meses estudando e fazendo o que fez, tivesse se candidatado para uma vaga de estágio de um ano, hoje estaria com experiência de 1,5 anos de junior.
Comentário perfeito. Basta olhar os requisitos das vagas. Maioria estão pedindo superior. Minha experiência que é praticamente impossível entrar no mercado hoje sem faculdade. Minha trajetória foi exatamente essa. Estudei 2 anos por conta própria e não consegui trabalho nenhum. Me matriculei na faculdade e primeiro ano consegui entrar na iniciação científica e no segundo estágio. Consegui ser efetivado entrei no mercado e ao mesmo tempo me formei. Parem de cair em papo de vendedor de curso. Se um dia entravam faculdade hoje é praticamente impossível. Obs: não deixem de estudar por fora, fiz muito curso bom que me ajudou. Mas nao caiam nesse MKT pra vender. Com essa experiência esse cara entraria no mercado muito fácil com estágio. Me deu agonia esse vídeo que tive que comentar. T.i é uma profissão como qualquer outra. Vcs complicam mto. Lucas. Estágio não seria um passo pra trás. Seria o primeiro passo 😅
ao meu ver, ele ainda é muito apegado ao passado e sente muito orgulho dele (entendo ele, imagina ficar em quinto lugar de quase 45000 pessoas), mas isso não é um diferencial na area de programação, e ainda mais para um primeiro emprego
Com certeza poria ter mais vídeos assim, nem que fosse 1 por semana ou por mês sei lá, já reage a comentários no X porque não reagir a alguns curriculum, mesmo que saibamos que não e bem sua área acredito que já é sim de grande ajuda. dicas muitas das vezes ate mais preciosas doque falar sobre tecnologia em si.
Pessoal tem q começar a entender que não existe mais uma quantidade absurda de vaga como havia faz uns 2 -3 anos. Agora estamos em um momento que se tornou uma carreira padrão. A melhor forma de ingressar na carreira é fazendo uma graduaçao e entrando como estagiário. Essa parada ai de entrar como júnior sem experiencia nenhuma acabou. são raríssimas pessoas que conseguem isso. E antes que perguntem que experiencia como junior... Eu respondo, estágio... Nesse tempo que esse cara passou, 3 anos. Ele teria começado uma graduaçao EAD na estácio da vida, teria conseguido uma vaga de estágio e hj seria junior quase pleno já...
@@Vitor-bli da sim, frila e pj não assina carteira de trabalho. Você pode ter sua experiência seja trabalhando numa ong seja fazendo o próprio aplicativo
Esse vídeo foi muito útil para mim, me encontro quase que na mesma situação, tenho também 3 anos de experiência estudando literalmente todo santo dia, há 1 ano me aprofundando com backend, MySQL e MongoDB. E infelizmente nem estágio eu consigo. Vou rever esse vídeo trocentas vezes, obrigado!
Uma dica que eu absorvi desse vídeo é escolher uma tecnologia e focar nela, encontrar uma empresa que case com a sua tecnologia, além disso, fazer trabalhos com alguma utilidade relevante e que tenha um fluxo pessoas a usando, isso deve contar muito para aplicar em uma vaga. A dica de dissolver as suas habilidades no meio de um texto de apresentação é sensacional, terminei a faculdade de engenharia de software agora e vou correr atrás de um job mais a frente ( primeiro vou focar em fazer alguns projetos para ajudar meu pai na loja dele entre outros ) e espero que de certo, sucesso a todos os devs, impactar as pessoas com a tecnologia é algo sensacional, parabens pelo video. ❤
O que achei estranho é um policial civil (não costumam ganhar mal) fazer uma aposta tão grande em algo desconhecido. Desenvolvimento é legal, mas pode não valer o risco
Que doideira! Esse vídeo, acima de tudo, mostra a importância do networking. No meu caso, entrei como jovem aprendiz em uma empresa e criei relações com os gestores. Essas relações me geraram a oportunidade de entrar no curso de desenvolvimento de um dos tech leads da empresa e, mesmo sem faculdade, apenas mostrando um alto rendimento no curso, consegui uma oportunidade dentro da empresa como desenvolvedor.
Acompanho o canal quietinho aqui, esse com certeza foi um dos vídeos mais informativos aqui do canal e nossa, como tem dicas preciosas nele! Estou em transição de carreira e já vi que tenho que mudar várias coisas no meu Currículo seguindo essas dicas do Lucas! Parabéns pelo vídeo e boa sorte para o moço do currículo analisado!
E quando eu falo pros outros que faço faculdade de tecnologia tenho que ouvir que é garantido arrumar emprego, futuro muito bom e tudo mais. Vendo um vídeo desse, se tratando de um cara com muito mais conhecimento que eu, com experiências profissionais vastas, background em matemática e física, à anos procurando emprego e sem sucesso. Sinceramente parece que eu não tenho nem chance.
Uma coisa que já ouvi mais de uma pessoa falar é que esses curriculos com colunas (tipo essa da esquerda) ferram com alguns softwares de filtro de curriculo, eu recomendaria dar uma simplificada. Sem cores, desenhos, trabalho gráfico nenhum e sem colunas. Só texto simples com no máximo títulos em fonte maior e negrito pra algumas coisas.
O maior erro pra mim foi o currículo em inglês. A maioria dos entrevistadores não tem nem nível intermediário de inglês e já descarta o currículo na hora.
Esse vídeo é uma pílula de realidade. Muito bom! O que mais me chamou a atenção: Um dev tem que saber escrever bem! O cara garfou a atenção com um parágrafo bem escrito. Não precisa ser um Camões ou um Machado de Assis, mas escrever bem , com objetivo e coesão, faz muito a diferença!
Rapaz, sem dúvida o problema dele é o currículo, pq eu tenho bem menos conhecimento e a 2 anos atrás a coisa que eu mais priorizei foi pesquisar a montagem de um currículo de como estruturá-lo, e aí acho que de cada 5 empresas que entreguei pelo menos 2 a 3 me chamaram para entrevista. O problema é que meu conhecimento em entrevistas técnicas estava horrível e aí eu ficava. Hj ainda mais com I.A. tá muito fácil fazer um bom currículo.
Não só isso, eu fiquei com a impressão que talvez ele esteja aplicando pra vagas de pleno/senior, mesmo sem ter uma experiência comprovada no mercado (que seja 1 ano trabalhando fazendo CRUD, por exemplo). Se ele aplicar pra vagas de júnior, dar uma ajeitada no currículo, e souber fazer uma boa entrevista, rapidinho ele consegue vaga.
Outra dica é sobre o formato do CV dele, muito provável que o CV dele não está sendo bem interpretado pelos ATS (Application Tracking System), o ideal é dividir o currículo em 1 coluna ao invés de 2, e geralmente a maioria dessas ferramentas interpretam melhor documentos do Word.
Eu, com background de mais de 10 anos de humanas, me senti atacado quando o Lucas falou "parabéns pq tu pelo menos é de exatas" kkkkkkkkkkkkkkkkkk EDIT: Esse lance de tirar as experiências passadas e focar só no que é de tech é MUITO verdade. Assim que eu tirei meu background de comunicação do currículo e foquei só no que eu já tinha feito de projeto e tecnologias, comecei a ser chamado com muito mais frequência pra processos.
O currículo do cara é até mt melhor do q de muita gente q ta tentando entrar no mercado mas a real é que: - O mercado brasileiro de TI é uns 90% software house, e software house n contrata junior podem chorar, fazer post no LinkedIn querendo "conscientizar" mas isso nunca vai mudar, software house n contrato junior - O mercado de junior ta extremamente saturado, o que faz ser extremamente complicado o processo de recrutamento + contratação oque faz com q as empresas terceirizem o recrutamento para essas empresas de RH, mas pasmem, essas empresas de RH n tem um tech recruiter q entenda o mínimo de tecnologia, na maioria das vezes. - A economia do BR ta indo de arrasta pra cima, isso só já é explicação suficiente do porque n se tem vagas, especialmente em TI
Todo dia no LinkedIn vejo um curriculo nesse estilo, imedietamente mando mensagem pra pessoa e dou uns toques, sei o quanto de oportunidade perdi no passado por não saber montar um curriculo.
Acho interessante, além de tudo que ja foi falado em outros comentários, não pular etapas, é sempre desejavel aplicar pra vagas em empresas grandes que pagam bem e recebem vários curriculos por dia, mas é importante lembrar qua a grande maioria exige experiência e dificilmente essas empresas estarão disponíveis para ganho de experiencia inicial, é interessante ir atrás de vagas de estágio, bolsas ou trainee. Por mais que você acha que entende das tecnologias, de nada adianta se não souber trabalhar de forma padrozinada, em equipe, em um projeto, não conhecer o workflow. Experiência de atividade é sempre mais interessante que projetos fictícios.
Eu nem faria em inglês, pra um primeiro trabalho deixava em português e ainda focaria numa Stack apenas, no meu caso pra exemplo: backend, Java/kotlin, springboot, junit, datadog, aws... Se começar a colocar coisas de front ou algo do tipo já pode ser perda de tempo, principalmente pra quem está começando (atirando pra todo lado). Se você tem uma exposição geral beleza, mas pra vagas específicas tem que ser objetivo
Esse vídeo seria fácil fácil vendido por um Coach em forma de curso, e o Lucas Montano de canal Lucas Montano deixou de graça. Cara é brabo nas dicas, só não pode fazer crossfit, mas é brabo nas dicas.
Cara, tenho 18 anos, entrando no 3º período em CC numa federal, tenho amigos formados que estão desempregados a meses sem conseguir uma vaga, mesmo com experiência de anos em projetos da universidade em conjunto com empresas como a Dell. Sinceramente fico bastante preocupado com o futuro, muitas pessoas disputando, provavelmente os salários vão cair (se você está desesperado aceita qualquer coisa), e com a IA, acho que a tendência é reduzir a demanda por profissionais. Histórias assim me fazem sentir privilegiado por já ter conseguido entrar no mercado com um salário razoável.
Que video bom. Bom saber que tem gente muito eforçada entrando no mercado, uma pena ser a hora que sinto estar saturado esse mercado, dai a dificuldade de encontrar algum que aceite Jr/Pleno, já que a busca hoje das empresas são de mais seniors. Sobre lançar o projeto. UI/UX ajuda muito. Apps que fazem a mesma coisa ganham o usuário mais leigos com a praticidade da interface. Falar sobre o curriculum. Como eu faço hoje, foco nos ultimos proejtos que são os que vou estar com as tecnologias que trabalhei mais frescas, e os outros dou pequenas mensões. Não link mais meu githut, mas sim meu o githib page com os projetos pessoais mais detalhados, e o curriculum mais completo, com o detalhe maior de cada empresa e tecnologias. (Passado negro: eu já fui dos devs que faziam currilum online com % de conhecimento :/ hoje prefiro apenas dizer como utilizei a tecnologia no projeto).
já tô 2 anos e em breve chegando no 3º e tô na mesma. Já até criei um projeto Fullstack usado em produção para registro de entrada e saída de pessoas para um condomínio, sendo que sou só Front-End, mas mesmo assim sequer recebo oportunidade de tentar testes. É bem desanimador.
Uma dica que vejo muitos recrutadores darem é usar um layout simples, sem muitas colunas e sem excesso de formatação. O nível de proficiência deve ser escrito em vez de visual (como está na parte de idiomas do currículo do amigo) e incluir palavras-chave. Isso facilita para que os sistemas que os recrutadores usam (ATS) possam "ler" o seu currículo sem problemas.
Cara, na real, vendo o portifólio dele, a pior coisa que ele pode conseguir é um emprego, e a melhor coisa é um investimento pra colocar os projetos dele rodando e captar clientes com esses projetos. Minha opinião, se eu fosse ele, tentava abrir um PJ e buscava uma parceria com alguma agência de marketing e um investidor pra pagar essa agência. O que falta pra mudar o BR é isso, gente que quer empreender e sair da CLT.
Não basta ter que passar dias e noites estudando suas ferramentas para trabalho, o cara tem que ter uma consultoria de como colocar isso num papel para então ter um pouco mais de chance. Quando vocês vão perceber que o problema nunca somos nós e sim esse modelo de produção? Olha como estamos vivendo, é um tentando ser melhor que o outro e pasme, os dois falham. Muito legal a atitude de ver o curriculo e tals, ótimo video! Porém só me traz tristeza sabendo que tem um monte de gente talentosa e com a cabeça fervendo de vontade de criar coisas, e eu aqui tendo que entender como faço para parecer melhor que todos vocês para a vaga que eu quero, para no final eu ver uma historia de um mano desse e sentir por ele. O problema não sou eu e nem você e MUITO MENOS O SEU CURRICULO, o problema é modelo de produção que vivemos.
A pessoa gastar 3 longos anos pra conseguir um feedback foda desse, se ele realmente for tão bom como diz ser com essa dica que realmente caracteriza o problema dele não conseguir uma unica entrevista vai ser sanada.
Dicas incríveis, tem que saber se vender no mercado amigos... Quando apliquei para minha primeira vaga eu segui as dicas do montano a 2 anos e meio atrás e "vendi" meus projetos pessoais como experiencia e consegui a vaga, e venho seguindo esse modelo em trabalhos posteriores.
Eu também passei 3 anos desempregado. Eu tinha me mudado e aproveitei para tentar a sorte num projeto próprio, mas acabou o dinheiro e não tava rendendo o projeto, depois penei mandando centenas de currículos, mas finalmente consegui ser contratado.
Kkk poise mano dei uma desesperada agora, cada caso é seu caso MAS caso desse cara é muito paia é eu acho que não sou tão bom quanto ele kkk então tô fudido
Estou começando a jornada de estudando na programação, escolhi python, mas olhando isso até desanima ver que o mercado de trabalho está altamente dificil para um junior
Eu entendo que currículo é importante e etc, mas o que esse cara precisa mesmo é de uma indicação. Se ele tiver uma indicação e conseguir ser entrevistado é GG.
o cara largou uma carreira estável como concursado, tendo uma filha recém nascida, pra só então começar a se preparar para migrar de carreira? que lógica é essa, brother... policial tem escala de trabalho ou pode até trabalhar expediente normal, e de noite podia ajudar a esposa a cuidar da filha e ir estudando. além do mais, os conhecimentos técnicos parecem ser razoáveis para um junior... vejo muita gente sendo contratada sabendo bem menos. então pra conseguir emprego talvez o que esteja faltando seja algo além do conhecimento técnico, mas sim saber como se vender, se comunicar melhor, saber o que procurar. também está usando diversas tecnologias... junior não tem que saber de load balance na AWS, não tem que pensar em teste de estresse... tem que fazer o básico bem feito. não adianta bater na porta das empresas com um suposto conhecimento técnico que geralmente é de um pleno, sem nunca ter trabalhado na área. por mais que seja um conhecimento real, na maioria das vezes é papo furado do candidato e as empresas correm. enfim... que história maluca.
Qual chefe vai querer um ex policial como funcionário? Isso pode ser a causa de várias rejeições. Um PC sabe muita coisa, como matar, como denubciar abusus, etc
Mano eu era Policial Militar e sentia muito medo de largar a polícia pra trabalhar na área de programação, muita síndrome do impostor, depois descobri que tenho TDAH, o que eu fiz foi passar no concurso do BB pra TI, cansei de passar sono e atender ocorrência, enquanto tava na PM ( 7 anos) fiz minha graduação em Computação, depois trabalhei 2 anos fazendo freelancer. Talvez justifique a saída dele se onde ele tava era ruim, muito ruim, ruim e te perseguirem acreditem tem isso na PM, na PC e até da PF.
Me identifiquei bastante com esse cara, acho que a real diferença é a idade, tenho 18 e estudo desde os 15 e tenho MUITA dificuldade em montar um curriculo que real mostre o que sei, tenho certeza que conseguiria desempenhar bem o papel de um júnior, tenho experiencia em freelance, tenho uma renca de projeto pessoal focado em POO e coisas do tipo, mas também, nao fui chamado pra uma entrevista sequer. Fico meio paia e tenho medo de realmente não saber tanto quanto acho que sei e pagar de junior emocionado, meu curriculo e portfolio mostram os freelances mas simplesmente não sou chamado, me faz duvidar se é só eu que não sei me vender, ou o curriculo que ta ruim.
Não sei ele vai ler, mas outra dica é avaliar se o que ele esta estudando tem demanda de mercado, as vezes ele esta estudando algo que não tem muita vaga.
prestem atenção no form que estão preenchendo para a vaga! explicação: já fiz alguns processos como recrutador, uma coisa que talvez o pessoal não saiba, mas muitas vezes tem mais de mil currículos para ler e no meu caso eu não era o RH, era tech lead do projeto e não podia parar horas para revisar tudo, então procurava por palavras chaves no form que tinham preenchido para vaga, tempo de experiência e sei que RH é preguiçoso e faz o mesmo. Se eu era quem tivesse aberto a vaga eu até colocava perguntas de propósito para filtrar. depois que tinha uns eliminado 90% (talvez até mais) de forma automática que se começa a ver currículo
Acho válido o que disse em 12:00. As pessoas tem muita pressa, e com rasão pois as contas chegam. Neste caso ele realmente é iniciante, já fazem 2 anos que está desenvolvendo projetos pessoais, sim, porém seu concorrente também está a 3, 4 anos fazendo projetos pessoais E tem superior na área. Pq não fazer um superior na área? Faz o mais barato que achar e começa como estagiário. Ganha experiência profissional, o mercado saturado como está atualmente vai exigir superior e pós, pois seu concorrente que é tão bom quanto você tem isso.
Estou mais ou menos na mesma situação deste inscrito. Estou no setor público há 15 anos, mas por razões pessoais estou planejando uma transição de carreira. Desde ano passado me tornei em um exíguo enviador de currículo, pois envio, passam alguns dias e recebo uma negativa. Cheguei a consultar uma empresa especializada em recolocação profissional, mas o custo é meio pesado para mim no momento. Achei interessante boa parte das dicas. Estou neste processo de montar um portfólio...
@@ThaisSilva-vk1bv já atuei nesta área 20 anos atrás. Fui dev free-lancer e depois em uma empresa pública. Sei como é o mercado. Quanto ser descartado, acho que faz parte do jogo e, por isso, a pessoa precisa sempre estar atualizada.
Ele poderia colocar os sistemas em produção gratuitamente, com funcionalidades limitadas, e começar lentamente a faturar com assinantes pagos. Hoje em dia há muitos provedores cloud em conta.
Duvido é revisar o meu, pq por incrível que pareça acabei de aplicar uma vaga na guppy e dois exatos minutos depois reprovado kkkkkkkkkkk D E S G R A C A
Vc foi bem mano
@@jabesprotazio3427 kkkkkkkkkkkkkk
Pelo menos teve retorno kkkkkk
@@jabesprotazio3427Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Speedrun?
Oi, Lucas Montano, tudo bem?
O rapaz do vídeo começa segunda-feira no meu time. :)
Espero que você ajude mais pessoas dessa forma também. Abração!
Se for verdade, que massa, parabéns!
Brabo demais, espero que ele esteja se integrando bem!
esse video é perfeito man, vou divulgar com a galera.
Esse é o conceito de "estudar resolvendo problemas ao seu redor" na pratica.
Seria interessante se tu fizesse um vídeo dando dicas pra construir um CV bacana, lógico que mesclando com seu objetivo no canal.
Teu canal é muito bom
Recomendação: Procure a vaga que você deseja, analise o que está sendo requisitado, e altere seu curriculo com base no requisitado, e coloque na ordem requisitada pelo contratante/recrutador, isso é o "match" principal
IA pode ajudar nesses casos também... Coloque a descrição da vaga e seu currículo no Chat GPT e peça pra ele rescrever seu profile com base nos requisitos da vaga. Só toma cuidado que as vezes (principalmente GPT-3.5) ele coloca umas skills q vc não tem, só pra dar match na vaga kkkkkk
papo reto isso, mas meu curriculo tinha 4 paginas, tinha tanta coisa, formatei para 2 páginas o lucas sabe das coisas
Achei que todo mundo fazia isso, já kkk
Papo furado, quem é que vai ficar alterando curriculum para as mais de 100 vagas por mês que a pessoa se inscreve? E se for um site que seu curriculum se resume a preencher formulários tu não tem o que ficar mudando.
@@AlexeiDimitri sim sim, acredite mesmo que é papo furado, vamos ver se o ROBO DE SELEÇÃO DE CURRICULO AUTOMATICO vai pensar o mesmo da sua opnião
Cara é muito humilhante esse jogo de processo seletivo. Passar por tudo isso pra depois ganhar um salário de merda, passar por assédio moral, desvalorização e burnout.
a parada ta complicada demais, o pouco caso é absurdo. Olha esse rapaz do vídeo mesmo, cara o que custa uma empresa dar feedback? falar os pontos a melhorar. Pessoal ta desistindo e adoecendo a mente sem ao menos ter 1 oportunidade, todo mundo estudando igual um camelo e sendo tratado igual merda.
é porque, por mais que ela saiba varias coisas, n conseguiu passar isso para o curriculo, nao tem nada no curriculo dele que o faça destaque entre os dev pokedex
Bem vindo a área tech, e há quem diga que é fácil e que todos ganham muito bem kkk
Concordo. Mas isso acontece pra diversas áreas. As empresas Brasileiras exploram demais. Você aplica pra uma vaga front e eles falam que vc se destaca se tiver habilidades pro back e enfim. Ainda bem que a comunidade é muito massa de dar várias dicas, e até mesmo te mostrar em internacionalizar a carreira, porque é isso que compensa pra um dev ter qualidade de vida, ganhar em dólar, trabalhar home office e infelizmente Brasil perde em termos de tecnologia porque os melhores desenvolvedores, estão pensando em trabalhar pra outros país pelo salário, por ser valorizado.
@@nathaliao.padovani6361 cada vez mais os bons devs vão para fora, ficar se humilhando por empresa nacional que trata a gente mal? jamais, aprender inglês é 10x mais fácil que codar. tem empresa de fora pedindo B2 como nível de inglês, e empresa do brasil te pede fluência pagando 2mil reais, além de exigir 3 anos de exp no mínimo. Já fora do país é muito comum você ver vaga de 0-6 mêses como parâmetro, de 1-2 anos. Se for de 2 anos e meio em diante lá fora tu já ta começando ser 1 Pleno. Eu mesmo consigo facilmente processos seletivos na gringa, e no brasil eu nunca nem sequer fui respondido.
Rapaz, que alivio eu tive quando ele leu "Não estou em nenhum perigo financeiro". É triste ver pessoas que estão apertados financeiramente buscando vagas desesperadamente, e não conseguindo resultado.
Verdade, mas aí a pessoa tem que ter o bom senso de não ficar só esperando vaga na área. Em 2016 eu fui trabalhar como respositor em um supermercado pq em meio a crise não tinha vaga pra eu (dev jr) na época.
tenho um amigo de netwoking que ontem mesmo desistiu da área, 3 anos de exp. mandando curriculo tbm, entrou em depressão, passou fome, não conseguiu nada mesmo com muito conhecimento.
@@PauloRoberto-qq2zq Caramba! Que triste velho! Espero que ele fique bem!
deu alivio e pena da mulher e filha. o cara está a 3 anos desempregado sendo sustentado.
AÍ é que está mano, se não achar nada na área,tenta em outra, cadê o plano B dele? Um cara desempregado e precisando comer não pode ficar escolhendo não...
Tem que abaixar a cabeça e escolher outro emprego só pra pelo menos pagar as contas. @@PauloRoberto-qq2zq
Aqueles que querem que o Lucas avalie o seu currículo, recomendo se conectar com várias pessoas com tempo de experiência na área, e até recrutadores e Lideres e ao invés de pedir vaga, pedir pra avaliar o currículo. Muitos vão ignorar, mas vale a tentativa, minha experiência ajuda. E não somente isso, uma dica preciosa desse desconhecido que vos fala kkkk é fale com as pessoas no linkedin sem interesse em emprego, dúvidas de projetos, coisas em comum, uma dessas pessoas pode ser sua futura indicação. Só falo o que faço e da certo, confia kkk
É só pagar uma consultoria de recrutamento. Chamam pra entrevista aí é o estudo pra ela e o desenrolo
@@fabioa8059 realmente da resultado ou é bullshit?
Pra mim (em particular) foi o melhor vídeo do ano. É exatamente esse tipo de problema que também tenho. Vou tentar corrigir... Vlw "cabelin".
O cara colocou até a colocação que teve no concurso público. kkkkkkk
E vou deixar meus 2 centavos polêmicos sobre o possível motivo pra ele não conseguir algo. O texto dele tava muito "massagem de ego" e "Olha pra mim, sei/fiz muito". Me parece aquela pessoa que acha que é "O Protagonista", que o mundo deve uma chance pra ele etc. Quanto mais cedo a pessoa percebe que não é especial, que não é protagonista de porra nenhuma e, PRINCIPALMENTE, que tem muita gente melhor por aí e que essa corrida dos ratos é questão de persistir até "chegar o momento certo", aí ela começa a focar no que realmente interessa e para com esse pensamento de "Meu Deus, eu me acho tão bom e preparado, essas empresas todas estão erradas demais por não me chamarem". O carinha diz que não quer liberar código com medo de ser roubado (kkkk), afirma com toda a certeza que tem soft e hard skills e só faltou falar que é indispensável pro mercado com "todas as habilidades" que ele tem. Pelo e-mail e pelo currículo dá pra ver que o cara é todo cheio de si e vai demorar bastante pra achar alguma oportunidade se não virar a "chavinha".
Só fiquei pensando como é que o cara larga um emprego desses para ser dev (para mim, ele foi demitido). Tipo, ele se achava o super bonzão que largou na certeza que conseguiria um emprego. Deve ser um cara insuportável, tomo metido a sabido, que não aceita opinião alheia e tal...
@@galopretoquarai eu acho que ele deveria ter se mantido no trabalho e ir estudando desenvolvimento paralelamente. O homem é o provedor cara, nao tinha necessidade de fzr isso.
Lucas montano faz um serviço muito bom a todos nós, do fundo do coração, obrigado.
Os conselhos desse vídeo são muito bons. Eu realmente espero que esse vídeo ajude muita gente.
Currículo é uma narrativa e precisa ser coerente e estratégico.
Só acho meio puxado dizer que só vai ser selecionado se o currículo mostrar que o cara tem todos os requisitos obrigatórios, todos os opcionais e mais coisas ainda.
Isso quando temos vagas de programador que exigem que o cara seja o todo o departamento de TI em um só trabalhador. Com experiência de 20 anos em react (cuja primeira versão foi em 2013).
@@miraidensetsuvocê está certíssimo. Tem muita vaga mal escrita por aí, que não separa o que é obrigatório e o que é opcional. Uma tática que adotei é a de olhar o perfil do LinkedIn dos devs da empresa que estou aplicando. Geralmente eles colocam qual linguagem eles realmente usam no dia a dia.
Caraca! O cara é muito muito bom, escreve muito bem, manda bem no inglês... Mas não sabia se vender no currículo. Só de trocar "Portifolio" por "Experiência" que já vai mudar tudo! Certeza que na próxima semana será contratado 🙏🏾
Me manda esse currículo dele aí que indico na empresa que eu trabalho. O cara é brabo, só faltou oportunidade.
up
up
up
vc leva tiro sendo dev? corre risco da familia ser seq e torturada? nem tudo e money cara
up
Rapaz, se esse cara, com esses projetos ai, claramente alguém muito profissional e focado, não está conseguindo trabalho, eu estou é F. então kkkkk
eu vou apostar na dica final dele, de focar em apenas uma stack, pq faz sentido...
Parabéns pelos projetos! Definitivamente um aprendiz muito acima da média.
(Se ele achou AWS fácil, a chance de ter deixado brechas de segurança é altíssima hahah)
Brechas de segurança é óbvio que qualquer app tem.
@@Gustavo054 De fato. Segurança é um espectro que vai de muito inseguro até seguro o suficiente.
Alguns sistemas são mais inseguros que outros, faz parte.
Eu já devo ter deixado muito bucket do S3 aberto por aí. Não estou em posição de criticar ninguém por causa disso.
Foi a primeira coisa que pensei kkkkkkkkkkk
achar facil é perigoso. Ou tu realmente entendeu tudo ou não entendeu NADA.
Final do mês tem surpresa na fatura do cartão
Cara se é difícil para uma pessoa que tá no último ano da faculdade arrumar um ESTÁGIO que pede requisitos de SÊNIOR, imagina um tiozão que veio de outra área e pior ainda, do setor público (que tem uma péssima imagem no setor produtivo) conseguir alguma coisa
O que ele tá passando não é nada diferente do que eu passei com 18 anos quando tava me formando no técnico e depois aos 21 quando tava no último ano da faculdade.
Eu se fosse ele voltava para o setor público e cagava para o mercado.
Muito bacana a análise, parabéns. Fiz uma consultoria com uma Tech Recruiter há alguns anos e sua análise basicamente resumiu muito bem os principais pontos.
Baita análise Lucas. Tenho certeza que ajudou o camarada. Parabéns!
Vídeo vai agregar valor pra muita gente Lucas. Obrigado e torço pra que tenham mais dicas como essas. Obrigado novamente!!
A dica que eu do para quem não consegue vaga diretamente como dev é entra nas empresas grande de t.i como suporte técnico, tem muitas vagas e não exigem tanto para entra ja que é pra dar suporte via telefone, feito isso depois de um tempo se candidata a vagas internas, todas tem, se voce for bom consegue a vaga primeiro do quem alguem de fora porque normalmente dão preferencia para que é de dentro. Muito colegas meu subiram para dev vindo do suporte e depois deslancharam .
Sim, esse é o jeito mais fácil
@Alan-ut2lq Então se teve azar aqui na minha cidade as empresa deram até curso grauito em parceria com a Universidade Unicesumar, porque nao estavam achando gente porque é um serviço chato mais vaga tem e se voce fala espanhol ou ingles ja te empurram pra dentro na hora e são vagas de suporte técnico
A maior e melhor dica foi a do final pois funcionou pra mim na pratica quando eu procurava o primeiro emprego. Simplesmente me submeti e questionei se poderiam me da pelo menos 3 meses para "mostrar trabalho" (eu estava disposto ate trabalhar de graça nesses 3 meses, mas eles me colocaram como estagio rsrsrs), passou 2 meses ja fui efetivado como jr e +2 ja era pleno. Pois eu ja tinha conhecimento e sabia me virar bem, so nao tinha como comprovar isso numa simples entrevista.
Só um adendo pras dicas do Lucas (na minha opinião): como normalmente a 1a fase de avaliação em recrutamentos é um robo ATS, tenta deixar o curriculo mais simples, sem fotos, coloca só uma coluna em vez de duas, curriculo que não é senior tem que ter no máximo 1 página (o esquema de imprimir em frente e verso as vezes cai numa armadilha do recrutador não ler o verso), procura usar as palavras chaves que os curriculos normalmente tem, profile poderia ser um Summary, o knowledge poderia ser uma sessão com no máximo 5 ítems pra Skills, Employment History poderia ser Work History, e podeia transformar alguns projetos em history tbm... Esses são meus 2 cents 😀
Mostra o seu currículo da época que aplicou pra Disney 👀
Ou já fez isso alguma vez?
EDIT: Terminei de ver o vídeo agora
Acho conselhos muito sólidos! Eu não gosto de dar conselhos do tipo normalmente porque parece muito volátil, aí todo mundo faz um modelo pra ganhar ponto em ATS. O modelo muda pra “filtrar melhor”
Então sempre vou no que faz sentido pra mim e é isso, tem funcionado 😅
Isso sim ia ser um conteúdo de qualidade!
up
up
Já tem esse vídeo
up
meu maior medo com a AWS é deixar alguma cobrança automática ligada e me deparar com uma fatura de 300 fvcking trumpcoins na carteira
sim, eu confiro aquela merda todos os dias pq ouvi relatos de pessoas q estavam com mais de 2 mil dólares pendentes pra pagamento
Kkkkk criar um servidor para teste e receber boletos de cobrança da Amazon ! 😢
To devendo la e não vou pagar por enquanto nao kkkkkkkkk
Eu trabalhava em uma consultoria onde meu salário era o dobro do que recebi ao iniciar minha carreira em TI. Foi uma decisão difícil, tomada em conjunto com minha família, mas, no final das contas, mostrou-se uma escolha extremamente acertada.
A verdade infelizmente dói... as empresas querem profissionais com experiência, quem não tem experiência profissional sofre pra entrar no mercado.
Ter experiência é fácil, tá cheio de ong aí, é só fazer trabalho voluntário, o problema é que a galera quer competir com quem terminou federal só com Pokedex no git
o melhor jeito de pegar experiencia é entrar em um estágio.
Acho que essa soberba do "sou bom demais para estágio" (foi o que li nas entrelinhas da frase "eu conseguiria suprir a vaga de pleno") é o que está impedindo de conseguir alguma coisa. Se depois de 6 meses estudando e fazendo o que fez, tivesse se candidatado para uma vaga de estágio de um ano, hoje estaria com experiência de 1,5 anos de junior.
Comentário perfeito. Basta olhar os requisitos das vagas. Maioria estão pedindo superior. Minha experiência que é praticamente impossível entrar no mercado hoje sem faculdade. Minha trajetória foi exatamente essa. Estudei 2 anos por conta própria e não consegui trabalho nenhum. Me matriculei na faculdade e primeiro ano consegui entrar na iniciação científica e no segundo estágio. Consegui ser efetivado entrei no mercado e ao mesmo tempo me formei. Parem de cair em papo de vendedor de curso. Se um dia entravam faculdade hoje é praticamente impossível. Obs: não deixem de estudar por fora, fiz muito curso bom que me ajudou. Mas nao caiam nesse MKT pra vender. Com essa experiência esse cara entraria no mercado muito fácil com estágio. Me deu agonia esse vídeo que tive que comentar. T.i é uma profissão como qualquer outra. Vcs complicam mto.
Lucas. Estágio não seria um passo pra trás. Seria o primeiro passo 😅
O moicano tem um coração de ouro. Sou fã desse humano, mesmo que ele tenha a tendência de fazer o cabelo parecer uma obra de arte abstrata. 👏👏👏
ao meu ver, ele ainda é muito apegado ao passado e sente muito orgulho dele (entendo ele, imagina ficar em quinto lugar de quase 45000 pessoas), mas isso não é um diferencial na area de programação, e ainda mais para um primeiro emprego
Com certeza poria ter mais vídeos assim, nem que fosse 1 por semana ou por mês sei lá, já reage a comentários no X porque não reagir a alguns curriculum, mesmo que saibamos que não e bem sua área acredito que já é sim de grande ajuda.
dicas muitas das vezes ate mais preciosas doque falar sobre tecnologia em si.
Pessoal tem q começar a entender que não existe mais uma quantidade absurda de vaga como havia faz uns 2 -3 anos. Agora estamos em um momento que se tornou uma carreira padrão. A melhor forma de ingressar na carreira é fazendo uma graduaçao e entrando como estagiário. Essa parada ai de entrar como júnior sem experiencia nenhuma acabou. são raríssimas pessoas que conseguem isso. E antes que perguntem que experiencia como junior... Eu respondo, estágio... Nesse tempo que esse cara passou, 3 anos. Ele teria começado uma graduaçao EAD na estácio da vida, teria conseguido uma vaga de estágio e hj seria junior quase pleno já...
Da sim, da pra trabalhar pra ong por exemplo, o problema é que a galera quer ganhar dinheiro tendo feito só Pokedex
@@fabioa8059 infelizmente não há ong para todos kkkkk
@@Vitor-bli da sim, frila e pj não assina carteira de trabalho.
Você pode ter sua experiência seja trabalhando numa ong seja fazendo o próprio aplicativo
O maior problema desse cara é esse currículo que a IA não consegue ler
Ela lê sim. O cara fez o portifólio, é experiência só que ele manda que não tem experiência, aí tá fora
Esse vídeo foi muito útil para mim, me encontro quase que na mesma situação, tenho também 3 anos de experiência estudando literalmente todo santo dia, há 1 ano me aprofundando com backend, MySQL e MongoDB. E infelizmente nem estágio eu consigo. Vou rever esse vídeo trocentas vezes, obrigado!
Uma dica que eu absorvi desse vídeo é escolher uma tecnologia e focar nela, encontrar uma empresa que case com a sua tecnologia, além disso, fazer trabalhos com alguma utilidade relevante e que tenha um fluxo pessoas a usando, isso deve contar muito para aplicar em uma vaga. A dica de dissolver as suas habilidades no meio de um texto de apresentação é sensacional, terminei a faculdade de engenharia de software agora e vou correr atrás de um job mais a frente ( primeiro vou focar em fazer alguns projetos para ajudar meu pai na loja dele entre outros ) e espero que de certo, sucesso a todos os devs, impactar as pessoas com a tecnologia é algo sensacional, parabens pelo video. ❤
O que achei estranho é um policial civil (não costumam ganhar mal) fazer uma aposta tão grande em algo desconhecido. Desenvolvimento é legal, mas pode não valer o risco
Ganha mal para o que faz, as idéia estar na rua todo dia tendo que resolver os problemas da sociedade inteira.
@@BRNerdy se for pensar assim nem vira PM ne pai
Que doideira! Esse vídeo, acima de tudo, mostra a importância do networking. No meu caso, entrei como jovem aprendiz em uma empresa e criei relações com os gestores. Essas relações me geraram a oportunidade de entrar no curso de desenvolvimento de um dos tech leads da empresa e, mesmo sem faculdade, apenas mostrando um alto rendimento no curso, consegui uma oportunidade dentro da empresa como desenvolvedor.
Acompanho o canal quietinho aqui, esse com certeza foi um dos vídeos mais informativos aqui do canal e nossa, como tem dicas preciosas nele! Estou em transição de carreira e já vi que tenho que mudar várias coisas no meu Currículo seguindo essas dicas do Lucas! Parabéns pelo vídeo e boa sorte para o moço do currículo analisado!
Excelente conteúdo!
E quando eu falo pros outros que faço faculdade de tecnologia tenho que ouvir que é garantido arrumar emprego, futuro muito bom e tudo mais. Vendo um vídeo desse, se tratando de um cara com muito mais conhecimento que eu, com experiências profissionais vastas, background em matemática e física, à anos procurando emprego e sem sucesso. Sinceramente parece que eu não tenho nem chance.
Uma coisa que já ouvi mais de uma pessoa falar é que esses curriculos com colunas (tipo essa da esquerda) ferram com alguns softwares de filtro de curriculo, eu recomendaria dar uma simplificada. Sem cores, desenhos, trabalho gráfico nenhum e sem colunas. Só texto simples com no máximo títulos em fonte maior e negrito pra algumas coisas.
Comentariozinho do engajamento para ajudar o Lucas Montano do canal Lucas Montano.
O maior erro pra mim foi o currículo em inglês. A maioria dos entrevistadores não tem nem nível intermediário de inglês e já descarta o currículo na hora.
O certo seria ter o currículo em português e destacar que possui fluência em inglês .
Eu entendi tudo, estou no caminho certo. Obrigado Lucas Montano do canal Lucas Montano 🎉
Esse vídeo é uma pílula de realidade. Muito bom!
O que mais me chamou a atenção: Um dev tem que saber escrever bem! O cara garfou a atenção com um parágrafo bem escrito.
Não precisa ser um Camões ou um Machado de Assis, mas escrever bem , com objetivo e coesão, faz muito a diferença!
Acho legal o currículo impresso lá do LinkedIn, porque já deixa tudo organizado num layout maneiro e bem objetivo para os recrutadores
Pqp esse cara merece uma oportunidade.
Rapaz, sem dúvida o problema dele é o currículo, pq eu tenho bem menos conhecimento e a 2 anos atrás a coisa que eu mais priorizei foi pesquisar a montagem de um currículo de como estruturá-lo, e aí acho que de cada 5 empresas que entreguei pelo menos 2 a 3 me chamaram para entrevista. O problema é que meu conhecimento em entrevistas técnicas estava horrível e aí eu ficava. Hj ainda mais com I.A. tá muito fácil fazer um bom currículo.
Não só isso, eu fiquei com a impressão que talvez ele esteja aplicando pra vagas de pleno/senior, mesmo sem ter uma experiência comprovada no mercado (que seja 1 ano trabalhando fazendo CRUD, por exemplo).
Se ele aplicar pra vagas de júnior, dar uma ajeitada no currículo, e souber fazer uma boa entrevista, rapidinho ele consegue vaga.
@@ppcamps concordo com vc, mas vaga de junior tá rara
Outra dica é sobre o formato do CV dele, muito provável que o CV dele não está sendo bem interpretado pelos ATS (Application Tracking System), o ideal é dividir o currículo em 1 coluna ao invés de 2, e geralmente a maioria dessas ferramentas interpretam melhor documentos do Word.
Eu, com background de mais de 10 anos de humanas, me senti atacado quando o Lucas falou "parabéns pq tu pelo menos é de exatas" kkkkkkkkkkkkkkkkkk
EDIT: Esse lance de tirar as experiências passadas e focar só no que é de tech é MUITO verdade. Assim que eu tirei meu background de comunicação do currículo e foquei só no que eu já tinha feito de projeto e tecnologias, comecei a ser chamado com muito mais frequência pra processos.
Adorei haha eu estava há 5min exatamente melhorando meu currículo e esse video me aparece. Fico feliz que estou no caminho certo. Ótimo vídeo Lucas
Muito obrigado Lucas Montano do Canal Lucas Montano, seu vídeo vai ajuda a mim e uma pa de nego...
Que vídeo sensacional! Aposto que ajudou muita gente (eu incluso). Obrigado, Lucas e colega do e-mail.
O currículo do cara é até mt melhor do q de muita gente q ta tentando entrar no mercado mas a real é que:
- O mercado brasileiro de TI é uns 90% software house, e software house n contrata junior podem chorar, fazer post no LinkedIn querendo "conscientizar" mas isso nunca vai mudar, software house n contrato junior
- O mercado de junior ta extremamente saturado, o que faz ser extremamente complicado o processo de recrutamento + contratação oque faz com q as empresas terceirizem o recrutamento para essas empresas de RH, mas pasmem, essas empresas de RH n tem um tech recruiter q entenda o mínimo de tecnologia, na maioria das vezes.
- A economia do BR ta indo de arrasta pra cima, isso só já é explicação suficiente do porque n se tem vagas, especialmente em TI
Vaga até tem, mas é para pleno que faça a função de senior.
prontoooo, depois de hoje, lucas montano nunca mais conseguiu acompanhar a caixa de e-mails dele porque agora chegam 10 mil e-mails por dia AHAHAHAHAH
Todo dia no LinkedIn vejo um curriculo nesse estilo, imedietamente mando mensagem pra pessoa e dou uns toques, sei o quanto de oportunidade perdi no passado por não saber montar um curriculo.
Acho interessante, além de tudo que ja foi falado em outros comentários, não pular etapas, é sempre desejavel aplicar pra vagas em empresas grandes que pagam bem e recebem vários curriculos por dia, mas é importante lembrar qua a grande maioria exige experiência e dificilmente essas empresas estarão disponíveis para ganho de experiencia inicial, é interessante ir atrás de vagas de estágio, bolsas ou trainee. Por mais que você acha que entende das tecnologias, de nada adianta se não souber trabalhar de forma padrozinada, em equipe, em um projeto, não conhecer o workflow. Experiência de atividade é sempre mais interessante que projetos fictícios.
Lucas, que vídeo incrível! É lapada atrás de lapada! Você foi bem realista nas dicas!
Eu nem faria em inglês, pra um primeiro trabalho deixava em português e ainda focaria numa Stack apenas, no meu caso pra exemplo: backend, Java/kotlin, springboot, junit, datadog, aws... Se começar a colocar coisas de front ou algo do tipo já pode ser perda de tempo, principalmente pra quem está começando (atirando pra todo lado). Se você tem uma exposição geral beleza, mas pra vagas específicas tem que ser objetivo
Esse vídeo seria fácil fácil vendido por um Coach em forma de curso, e o Lucas Montano de canal Lucas Montano deixou de graça. Cara é brabo nas dicas, só não pode fazer crossfit, mas é brabo nas dicas.
Cara, tenho 18 anos, entrando no 3º período em CC numa federal, tenho amigos formados que estão desempregados a meses sem conseguir uma vaga, mesmo com experiência de anos em projetos da universidade em conjunto com empresas como a Dell. Sinceramente fico bastante preocupado com o futuro, muitas pessoas disputando, provavelmente os salários vão cair (se você está desesperado aceita qualquer coisa), e com a IA, acho que a tendência é reduzir a demanda por profissionais. Histórias assim me fazem sentir privilegiado por já ter conseguido entrar no mercado com um salário razoável.
Que video bom. Bom saber que tem gente muito eforçada entrando no mercado, uma pena ser a hora que sinto estar saturado esse mercado, dai a dificuldade de encontrar algum que aceite Jr/Pleno, já que a busca hoje das empresas são de mais seniors. Sobre lançar o projeto. UI/UX ajuda muito. Apps que fazem a mesma coisa ganham o usuário mais leigos com a praticidade da interface. Falar sobre o curriculum. Como eu faço hoje, foco nos ultimos proejtos que são os que vou estar com as tecnologias que trabalhei mais frescas, e os outros dou pequenas mensões. Não link mais meu githut, mas sim meu o githib page com os projetos pessoais mais detalhados, e o curriculum mais completo, com o detalhe maior de cada empresa e tecnologias. (Passado negro: eu já fui dos devs que faziam currilum online com % de conhecimento :/ hoje prefiro apenas dizer como utilizei a tecnologia no projeto).
já tô 2 anos e em breve chegando no 3º e tô na mesma. Já até criei um projeto Fullstack usado em produção para registro de entrada e saída de pessoas para um condomínio, sendo que sou só Front-End, mas mesmo assim sequer recebo oportunidade de tentar testes. É bem desanimador.
Essa dica de um currículo pra cada perfil é braba mesmo
Uma dica que vejo muitos recrutadores darem é usar um layout simples, sem muitas colunas e sem excesso de formatação. O nível de proficiência deve ser escrito em vez de visual (como está na parte de idiomas do currículo do amigo) e incluir palavras-chave. Isso facilita para que os sistemas que os recrutadores usam (ATS) possam "ler" o seu currículo sem problemas.
Cara, na real, vendo o portifólio dele, a pior coisa que ele pode conseguir é um emprego, e a melhor coisa é um investimento pra colocar os projetos dele rodando e captar clientes com esses projetos.
Minha opinião, se eu fosse ele, tentava abrir um PJ e buscava uma parceria com alguma agência de marketing e um investidor pra pagar essa agência. O que falta pra mudar o BR é isso, gente que quer empreender e sair da CLT.
Não basta ter que passar dias e noites estudando suas ferramentas para trabalho, o cara tem que ter uma consultoria de como colocar isso num papel para então ter um pouco mais de chance. Quando vocês vão perceber que o problema nunca somos nós e sim esse modelo de produção? Olha como estamos vivendo, é um tentando ser melhor que o outro e pasme, os dois falham. Muito legal a atitude de ver o curriculo e tals, ótimo video! Porém só me traz tristeza sabendo que tem um monte de gente talentosa e com a cabeça fervendo de vontade de criar coisas, e eu aqui tendo que entender como faço para parecer melhor que todos vocês para a vaga que eu quero, para no final eu ver uma historia de um mano desse e sentir por ele. O problema não sou eu e nem você e MUITO MENOS O SEU CURRICULO, o problema é modelo de produção que vivemos.
A pessoa gastar 3 longos anos pra conseguir um feedback foda desse, se ele realmente for tão bom como diz ser com essa dica que realmente caracteriza o problema dele não conseguir uma unica entrevista vai ser sanada.
Dicas incríveis, tem que saber se vender no mercado amigos... Quando apliquei para minha primeira vaga eu segui as dicas do montano a 2 anos e meio atrás e "vendi" meus projetos pessoais como experiencia e consegui a vaga, e venho seguindo esse modelo em trabalhos posteriores.
Po Lucas que vídeo incrível, ajudou a clarear algumas ideias e metas. Valeu mesmo!
Verdade. Atender clientes com CNPJ ativo ( ainda que sem cobrar) ajuda muito no início.
Eu também passei 3 anos desempregado. Eu tinha me mudado e aproveitei para tentar a sorte num projeto próprio, mas acabou o dinheiro e não tava rendendo o projeto, depois penei mandando centenas de currículos, mas finalmente consegui ser contratado.
Bem que o Lucas Montano (do canal Lucas Montano) poderia comparar os currículos um de um dev junior/pleno/senior e ir comparando as diferenças
Cara, que vídeo incrível, mas sempre é importante mencionar o topete :)
Primeira e última vez: Não lotem minha caixa de emails, pelo amor de Deus!!! --assinado Lucas Montano do canal Lucas Montano
Que vídeo meus amigos... Que serviço público...
Vi a história desse cara e agora estou me perguntando o que será de mim skskksksk
Kkk poise mano dei uma desesperada agora, cada caso é seu caso MAS caso desse cara é muito paia é eu acho que não sou tão bom quanto ele kkk então tô fudido
Vídeo de milhões 🔥🔥🔥
Maneiro de mais, dicas valiosas para muitos iniciantes e alguns old school que precisam se recolocar... valeu!
Eu entrei como estagiário e fui efetivado em 2 meses.
Entrar como estagiário é underrated.
Poderia fazer uma quadro assim: a galera enviaria os currículos e tu daria dicas de como melhorá-los.
Ajudou muito ao rapaz e a todos nós 😊
Estou começando a jornada de estudando na programação, escolhi python, mas olhando isso até desanima ver que o mercado de trabalho está altamente dificil para um junior
A cada dia que passa essas seleções rh estao cada vez mais desanimadoras. Tenho bacharel e pós graduação sei programar e nenhuma vaga me chama.
vc fez estagio na epoca da faculdade ?
Adianta nada isso sem experiência. Vai trabalhar numa ong, ninguém vai te perguntar se é voluntária a experiência
Eu entendo que currículo é importante e etc, mas o que esse cara precisa mesmo é de uma indicação. Se ele tiver uma indicação e conseguir ser entrevistado é GG.
o cara largou uma carreira estável como concursado, tendo uma filha recém nascida, pra só então começar a se preparar para migrar de carreira? que lógica é essa, brother... policial tem escala de trabalho ou pode até trabalhar expediente normal, e de noite podia ajudar a esposa a cuidar da filha e ir estudando. além do mais, os conhecimentos técnicos parecem ser razoáveis para um junior... vejo muita gente sendo contratada sabendo bem menos. então pra conseguir emprego talvez o que esteja faltando seja algo além do conhecimento técnico, mas sim saber como se vender, se comunicar melhor, saber o que procurar. também está usando diversas tecnologias... junior não tem que saber de load balance na AWS, não tem que pensar em teste de estresse... tem que fazer o básico bem feito. não adianta bater na porta das empresas com um suposto conhecimento técnico que geralmente é de um pleno, sem nunca ter trabalhado na área. por mais que seja um conhecimento real, na maioria das vezes é papo furado do candidato e as empresas correm. enfim... que história maluca.
Varias propagandas de cursos com retornos altos em pouco tempo. A pandemia ja acabou mas consequencias dessas propagandas desenfreadas continuam
acho q ele ta sonhando mt alto, tentando vagas de pleno e jr mt concorridas etc.
@@coalakk bem provável
Qual chefe vai querer um ex policial como funcionário? Isso pode ser a causa de várias rejeições. Um PC sabe muita coisa, como matar, como denubciar abusus, etc
Mano eu era Policial Militar e sentia muito medo de largar a polícia pra trabalhar na área de programação, muita síndrome do impostor, depois descobri que tenho TDAH, o que eu fiz foi passar no concurso do BB pra TI, cansei de passar sono e atender ocorrência, enquanto tava na PM ( 7 anos) fiz minha graduação em Computação, depois trabalhei 2 anos fazendo freelancer. Talvez justifique a saída dele se onde ele tava era ruim, muito ruim, ruim e te perseguirem acreditem tem isso na PM, na PC e até da PF.
Top vídeo Lucas Montano do canal Lucas Montano!
Me identifiquei bastante com esse cara, acho que a real diferença é a idade, tenho 18 e estudo desde os 15 e tenho MUITA dificuldade em montar um curriculo que real mostre o que sei, tenho certeza que conseguiria desempenhar bem o papel de um júnior, tenho experiencia em freelance, tenho uma renca de projeto pessoal focado em POO e coisas do tipo, mas também, nao fui chamado pra uma entrevista sequer.
Fico meio paia e tenho medo de realmente não saber tanto quanto acho que sei e pagar de junior emocionado, meu curriculo e portfolio mostram os freelances mas simplesmente não sou chamado, me faz duvidar se é só eu que não sei me vender, ou o curriculo que ta ruim.
coloca como experiência os frelas , abre um CNPJ se não tiver, sem tempo de experiência no currículo ninguém vai te contratar
@@fabioa8059 tenho os projetos relatados no currículo e no portfólio, mas fora isso, por que você diz pra abrir um CNPJ?
@@fatekkl pra comprovar a experiência, sem CNPJ a galera pode achar que está mentindo
@@fabioa8059 manjei, valeu pela dica!
Não sei ele vai ler, mas outra dica é avaliar se o que ele esta estudando tem demanda de mercado, as vezes ele esta estudando algo que não tem muita vaga.
na minha opinião ele deveria estar e ir tentar vagas da área de TI em concursos público, vale muito mais a pena.
Eu apoio a Série curriculum fudid0s com Lucas Montano no canal Lucas Montano
Que vídeo bom, Lucas!! Valeu demais
prestem atenção no form que estão preenchendo para a vaga!
explicação: já fiz alguns processos como recrutador, uma coisa que talvez o pessoal não saiba, mas muitas vezes tem mais de mil currículos para ler e no meu caso eu não era o RH, era tech lead do projeto e não podia parar horas para revisar tudo, então procurava por palavras chaves no form que tinham preenchido para vaga, tempo de experiência e sei que RH é preguiçoso e faz o mesmo. Se eu era quem tivesse aberto a vaga eu até colocava perguntas de propósito para filtrar.
depois que tinha uns eliminado 90% (talvez até mais) de forma automática que se começa a ver currículo
Ótimo vídeo como sempre, topete do Jimmy Neutron
08:12 - tinha essa dúvida, obrigado!
Acho válido o que disse em 12:00. As pessoas tem muita pressa, e com rasão pois as contas chegam. Neste caso ele realmente é iniciante, já fazem 2 anos que está desenvolvendo projetos pessoais, sim, porém seu concorrente também está a 3, 4 anos fazendo projetos pessoais E tem superior na área. Pq não fazer um superior na área? Faz o mais barato que achar e começa como estagiário. Ganha experiência profissional, o mercado saturado como está atualmente vai exigir superior e pós, pois seu concorrente que é tão bom quanto você tem isso.
Sim, isso é verdade, mas o cara no início foi pra outro rumo, ele era policial, uma das maiores mudanças que eu já vi
Estou mais ou menos na mesma situação deste inscrito. Estou no setor público há 15 anos, mas por razões pessoais estou planejando uma transição de carreira. Desde ano passado me tornei em um exíguo enviador de currículo, pois envio, passam alguns dias e recebo uma negativa. Cheguei a consultar uma empresa especializada em recolocação profissional, mas o custo é meio pesado para mim no momento. Achei interessante boa parte das dicas. Estou neste processo de montar um portfólio...
Vai preparando psicologicamente pra ganhar pouco e ser descartado. Sim, dev não ganha bem como falam, pelo menos iniciante.
@@ThaisSilva-vk1bv já atuei nesta área 20 anos atrás. Fui dev free-lancer e depois em uma empresa pública. Sei como é o mercado. Quanto ser descartado, acho que faz parte do jogo e, por isso, a pessoa precisa sempre estar atualizada.
Ele poderia colocar os sistemas em produção gratuitamente, com funcionalidades limitadas, e começar lentamente a faturar com assinantes pagos. Hoje em dia há muitos provedores cloud em conta.
Podem falar o que quiser. A esposa desse maluco é mto pika. Trazendo grana enquanto o maluco tá se lançando. Braba demais
COE LUCAS, faz um quadro so analizando curriculo
apenas, perfeito!