Eu sou dev junior de 10 anos e assino embaixo, o Augusto está corretíssimo. Perdi várias oportunidades de crescer por não me tornar especialista, me acomodei com o trampo e não ficava muito tempo no mesmo emprego. Já tive salários muito altos para o meu nível de conhecimento, me mantive na empresa por alguns meses ou até mais de 1 ano, porém com o tempo percebiam que eu não era o cara ideal para a vaga ou eu deixava de ser o cara ideal quando a demanda crescia ou dificultava. Como Akita diz, programação é uma profissão de prática, se você não estuda como louco, você não cresce.
Puts cara, me identifiquei 1000% com seu comentario, minha carreira de mais ou menos 6 anos se resume a isso também kkkkkk já trabalhei até em empresa gringa na pandemia ganhando uma boa grana em USD, agora é tentar não se apegar nesse ponto e ficar mal. A ideia é correr atrás do prejuízo mesmo, a única alternativa que posso ver agora é focar pesado nas bases e praticar o conhecimento com projeto pessoal mesmo etc.
bom amigos, as vezes é melhor isso ai de "JR de 10 anos", pois vc faz seu trampo e ponto não tem pressão e não ganha burnouts, as vezes melhor pensar assim, se está dando pra sobreviver e tendo uma vida ai boa, não tem pq querer por exemplo assumir mais responsabilidades.
@@gepetovovo2509 Fato, o que mais vejo ai é gente doente nessa área devido a tanta pressão. Acho loucura o que estamos vivendo (ou se é que podemos dizer que isso é viver).
@@rogeriopereirajunior7504 então eh por isso que tem gente que prefere ficar no JR pra sempre, pois se o cara ai tirar 5k nisso dá pra viver, experimenta ser Tech Lead pra tu ver, tira 7k e muita responsabilidade e ainda lidar com ego de DEV que é a pior coisa do mundo e vc sabe bem disso.
Vocês tão ignorando o fato de que, independente do quanto a gente seja bom, a rotatividade na área é muito grande. As empresas não demitem você porque você não é o cara ideal: elas demitem você porque vai entrar outro cara pra receber o mesmo que você e trabalhar duas vezes mais.
Excelente vídeo. Acrescentaria conceitos de SO e redes na lista de conhecimentos profundos. Tem dev que faz um servidor em Node mas não sabe o que é um processo e nem conhece o protocolo HTTP
Acho que redes seria um conhecimento ainda mais básico e essencial pra nossa área. Você não precisa ser um expert da infra, mas saber como um dispositivo de comunica via rede, os conceitos mesmo, um pouco do modelo OSI, como a internet funciona, etc, pra mim é fundamental, e te ajuda não somente na área, mas te da uma capacidade perceptiva e senso crítico que vale pra vida toda.
Sei que seria um tema meio off-topic, mas acho que seria bacana um video sobre organizacao. Mostrar um pouco da rotina e como voce organiza o seu tempo como programador/criador de conteudo. Isso é algo que eu vejo que muita gente (inclusive eu) tem dificuldade é ter um bom gerenciamento de tempo, gerenciar o trabalho principal, freelas, consultorias, estudos, projetos pessoais, é algo complicado.
isso sem falar que muita gente mora sozinho e tem que cuidar da casa, lavar roupa, fazer comida e ainda achar tempo pra ver os amigos e família, sair com os dates
e quem tem familia, como faz??? complicado mesmo, por isso que poucos conseguem ai chegar num salário bom, pois essa ai de trabalhar 6 horas por dia é utopia, coisa de vendedores de cursos.
Que vídeo bom! Sou dev júnior há quase 2 anos, e sinto que, se eu não começar a me aprofundar nos conhecimentos básicos, com certeza vou estagnar em algum momento. Na empresa em que estou, ainda há muita demanda para o básico, o que é perigoso, pois você se sente confiante, mas qualquer coisa que sai da zona de conforto já te deixa com aquela dúvida: 'Será que eu realmente sei o que estou fazendo?' kkkkkk
Bom demais ver esse tipo de relato de quem já está na área. Não é sempre que tem gente dizendo como é o dia a dia das pessoas pedreiras de software na vida real.
Eu penso o mesmo, mas as vezes sinto que as empresas simplesmente não querem evoluir. Onde eu trabalho, os devs tem receio de atualizar a versão de uma lib, com medo que isso possa gerar alguma incompatibilidade ou quebrar algo no código. Mas aí eu te pergunto, e daí que o código vai quebrar? Não é só arrumar? Será que não existiu nenhum outro ser humano que, nas mesmas condições, teve de atualizar algo e parou de funcionar? Sabe, fica parecendo que as coisas são impossíveis ou inviáveis, quando na verdade é só gente preguiçosa escrevendo código ruim. Então, sim. Eu posso não saber exatamente o que eu estou fazendo, mas isso jamais deve me impedir de tentar fazer.
Fala Augusto, segui suas dicas sobre CV e LinkedIn, funcionou cara obrigado, aumentou o número de abordagens de Tech Recruiters, porém, tão me abordando mais para Next.js, Golang e Python. Vou ter que focar nesse stack pelo jeito.
entrei em crise esses dias por esse motivo, parei uns dias para pensar, eu so aumentou a minha percepcao da enorme distancia do que eu sei e o que o mercado precisa de mim, e do que eu sei e o que as IAs entregam. LASCOU!!!!
Isso depende, pq na média o mercado exige que você saiba resolver os problemas do dia a dia. Sabendo 20% das coisas voce resolve 80% dos problemas. Agora se você quer ser um profissional diferenciado e buscar coisas maiores, aí sim você precisa se dedicar muito mais.
@@niczwier Não tem porque ter medo do mercado a partir do momento em que você aceita que não será o melhor da sua área. Se fazer o básico bem feito, e aceitar que a melhora é gradual e o aprendizado vai ser pequeno, mas contínuo, você já consegue um emprego bom na área. O problema é quando a pessoa é muito perfeccionista, ou se cobra muito, ou quando colocam muita expectativa em cima dela (pais ou familiares), aí sim, eu posso te garantir, que a dificuldade será imensa. Se colocar num top 10%, independente da sua área de atuação já beira o insano.
@@imperiaonlinebr concordo com você! Eu já tenho alguns anos de experiência na area e eu já percebi que não sou o melhor e nunca vou ser. Sou apenas um desenvolvedor mediano e esforçado eu diria kkkkkk eu conheço minhas limitações e continuo estudando pra melhorar e conseguir coisas melhores pra mim.
ótimo vídeo para te motivar a estudar mais para conseguir uma vaga especifica, muitas vezes (se a vaga não for staff ou senior) esse conhecimento profundo não vai te ajudar de imediato mesmo pois você não passaria nem da triagem ou conversa com RH, pois não tem "experiencia comprovada" com o framework X-Y-Z não deixe de estudar, pq no fim das contas a camada mais "alta" é a que muda mais rapido, pois sempre precisamos vender serviços de cloud e frameworks para resolver problemas que outro framework já resolvia, só que "o meu é melhor"
Augusto, você já pensou em lançar um curso falando justamente disso? Dos fundamentos, dos conceitos, da abstração com que a programação faz da vida real. Porque, convenhamos, algoritmo e estruturas de dados em si é mais acessível hoje, é praticamente um conhecimento empírico, ao passo que este conhecimento que cita é um conhecimento mais científico, mais conceitual, teórico, mas que dificilmente encontramos explicado de forma simples com a sua boa didática.
Muito bom o vídeo. O Fábio Akita fez uma análise semelhante onde ele aborda a importância da BASE para os programadores, e o quanto os programadores sem essa base ficam vulneráveis nos momentos do ciclo de baixa no mercado
Quando eu comecei lá em 2016 eu aprendi a codar em PHP e não sabia muito como as coisas funcionavam. Lá pra 2019 eu fiquei um ano parado só aprendendo a base, criei OS, criei FS, criei linguagens. E tudo isso me ajudou a ter a base o suficiente, mas tive que dar 1 ano da minha vida pra conseguir evoluir 😅. Então se você pode aprender a base de tudo no começo vai ajudar muito
Sobre conhecimento profundo e "replicar" ferramentas, venho me questionando muito isso, acho que atingi um ponto onde nada muito raso me ajuda em nível de conhecimento, aprender um novo framework ou alguma nova ferramenta deixou de ser algo que considero relevante. A partir daí, decidi voltar a atrás e focar na base novamente (que deixei um pouco de lado na faculdade), isso vai de rever arquitetura de computadores, redes, até sistemas operacionais. E para replicar ferramentas ou alguns conceitos importantes, acabei achando o CodeCrafters, imagina um LeetCode mas que os desafios são desenvolver ferramentas do dia a dia (redis, grep, sqlite), vai servir para aprender uma nova linguagem ou se aprimorar em uma que já domina, porém com projetos mais desafiadores.
Sou Dev junior de bootcamp e sempre tive essa consciência que meu conhecimento é raso. Comecei os estudos sobre os conhecimentos mais profundos, mas ainda não tenho a constância de estudos que deveria ter, principalmente estudar depois do trabalho. Comecei a registrar minhas experiências no meu canal, e espero conseguir recuperar um pouco do "tempo perdido"/de estagnação que me encontro.😂
Eu codava java spring há 7 anos quando toquei no golang. Pra mim foi mágico, é uma linguagem que te abre a caixa preta da programação. Voce tem que saber muito bem a base pra programar em go. Meu primeiro projeto foi um proxy reverso pra expor um site estático feito na mão. Meeus amigos falaram pra eu fszer usando lib, mas golang é muito gostoso e eu queria ficar mais intimo
Ótimo conteúdo Galego! Sabe o que é triste, quando você tem toda a parte do conhecimento profundo, bem definida, e por modinhas, seu conhecimento "raso" é mais fraco e mesmo assim, tu é o primeiro a ser dispensado e ainda tem dificuldade de recolocar....
Outra grande vantagem: você consegue se vender e se defender muito melhor, porque não é mais um "fiz porque o roteiro manda" e sim "fiz porque, nesse contexto, para o que você quer, essa forma é melhor e até esse ponto".
Livros de base são maravilhosos pra isso. Eu mexo com CUDA e ter entendido ponteiros e as operações com memórias quando eu estudei C na faculdade já me salvaram umas boas horas. Até no CUDA é fácil só lançar uns kernels e dar uns joinThreads sem se preocupar muito sobre como a coisa funciona, mas quando dá merda, se tu não sabe bem o que tá fazendo é uma eternidade pra resolver.
@@juanyago9093 Depende do teu objetivo mano, pra C tem o clássico The C programming language. Pra programação em GPU tem o Programming Massively Parallel Processors que é o que eu to lendo agora. Se você quiser aprender lisp, que é bom pra dar uma expandida nos horizontes, eu gostei do livro do Paul Graham: On Lisp Pra compiladores não tem como não recomendar o Crafting Interpreters. Se quer aprender mais sobre escalabilidade e backend tem o Data Intensive Applications. Enfim, tem vários, eu não li esses todos inteiros. O importante desses livros é mais lembrar que na faculdade você geralmente usa um livro desse por semestre, e nem cobre ele inteiro, então é ter bastante paciência.
Augusto, no momento eu não estou com tanta verba assim. Será que não teria um cupom de desconto pro seu curso na udemy? fiquei bastante interessado em aprender mais sobre os fundamentos e praticar mais o leetcode
bom dia irmão, eu era frontend react, comecei a atuar no back ha uns 3 meses com python, aprendi bastnate, mas tem algumas lacunas a serem preenchidas, tenho uma base boa em SQL, aonde eu me aprofundo em OO, concorrencia, asyncronismo em python? algo voltado pro backend . A ferramenta usada é fastpi e pydantic. Voce pode me dar um conselho pra eu progredir rapido no trabalho nessa nova etapa? Atualmente to fullstack, tenho 2 anos de experiencia
O mais lindo de tudo é ver um desses rasos criticando qualquer código mais complexo simplesmente por não entenderem e não conseguirem resolver o problema
É essa parada mesmo. Fazem 4 meses que programo só com Java. Hoje eu consigo fazer um site do zero sem nenhum tipo de framework, nem as classes nativas do Java eu preciso usar. Me considero Júnior no Java, porém não me considero nem estagiário pro mercado atual kkkkkkk. Apesar disso pra mim o ideal é aprender a ser ao menos Júnior numa linguagem pra depois aprender algum framework
se não tem XP, ninguém sabe q tu existe e ninguém vai acreditar nisso q vc falou e hoje em dia é necessário frameworks, pois aumentam a produtividade e ainda o trabalho em equipe, caso contrário se não souber nenhum, ninguém vai te contratar, foi-se o tempo do "eu sei na raça e faço tudo na unha", agora quem fala isso é descartado.
@gepetovovo2509 concordo com você e para isso que existe o git hub Todos meus projetos grandes feitos no puro java estão lá como prova. Sei que framework venho para facilitar nossas vidas mas esse tipo de projeto também é importante falar que "uso mysql mas se eu quiser posso criar meu próprio software de dados" Isso levando em conta trabalhar pros outros, porque ter esse conhecimento é extremamente essencial para criar sua própria empresa e concorrer no mercado. Há tantas minas de ouro na área de tecnologia...
@@Oateu nao sei, o mercado é bem esquisito. acredito que vc ser proeficiente na sua linguagem, saber o básico do framework dela e o basico de uma API e banco de dados talvez possa ser considerado estagiario que é o minimo para se programar algo empresarial
Você acredita que é possível adquirir os conhecimentos profundos sem a faculdade? Em um vídeo do ThePrimeagen ele comentou sobre deixar de ser um desenvolvedor de framework e penso muito sobre isso desde então, mas é sinto dificuldade em priorizar e montar planos de estudos sozinho.
Tenho uma duvida sincera, se pudesse me responder.. Voce falou sobre conhecimentos profundos tais como estrutura de dados, algoritmos, sql, db.. esses topicos vao me ensinar a lidar com problemas de escalabilidade? vao me ajudar a passar numa entrevista de system design para uma aplicacao de milhoes de usuarios? vai me ensinar a lidar com pagamentos concorrentes? o teu curso de estrutura de dados ensina isso? pois eu realmente quero aprender sobre isso. minha duvida é sincera.. eu realmente nao sei se estudando estrutura de dados vai me ensinar esses problemas maiores que vao alem do crud, ou se teria que aprender algo como arquitetura, system design, microservicos, pub/sub ou onde esses topicos se encaixam. Obrigado!!
Um bom curso de graduação, sendo bem feito (dedicação) em uma boa faculdade, ajuda e muito a formar o conhecimento de base. Muitos querem o imediatismo, entretanto, um momento ou outro vão ter que parar e buscar a base (se quiserem evoluir).
Tudo isso pq o Augusto não tocou na essência da computação. Autômatos, linguagens formais, cálculo 1,2,3 etc. Álgebra linear. Compiladores, Aprendizado de máquina, Álgebra abstrata e etc...
Ter um conhecimento profundo é relevante no que tange habilidade sim e te ajudar em alguns casos. Só não concordo que no mercado isso vai te ajudar na carreira olhando só como indivíduo.
totalmente off topic agr: que programa é esse que vc usa pra escrever na tela? eu usava muito o jamboard do google, mas como ele ta sendo destivado to procurando outro e esse parece ser mt bom
Parabéns pela iniciativa, estruturas de dados é algo que tive bem raso na minha formação em DBA e de fato será muito útil.
Eu sou dev junior de 10 anos e assino embaixo, o Augusto está corretíssimo. Perdi várias oportunidades de crescer por não me tornar especialista, me acomodei com o trampo e não ficava muito tempo no mesmo emprego. Já tive salários muito altos para o meu nível de conhecimento, me mantive na empresa por alguns meses ou até mais de 1 ano, porém com o tempo percebiam que eu não era o cara ideal para a vaga ou eu deixava de ser o cara ideal quando a demanda crescia ou dificultava. Como Akita diz, programação é uma profissão de prática, se você não estuda como louco, você não cresce.
Puts cara, me identifiquei 1000% com seu comentario, minha carreira de mais ou menos 6 anos se resume a isso também kkkkkk já trabalhei até em empresa gringa na pandemia ganhando uma boa grana em USD, agora é tentar não se apegar nesse ponto e ficar mal. A ideia é correr atrás do prejuízo mesmo, a única alternativa que posso ver agora é focar pesado nas bases e praticar o conhecimento com projeto pessoal mesmo etc.
bom amigos, as vezes é melhor isso ai de "JR de 10 anos", pois vc faz seu trampo e ponto não tem pressão e não ganha burnouts, as vezes melhor pensar assim, se está dando pra sobreviver e tendo uma vida ai boa, não tem pq querer por exemplo assumir mais responsabilidades.
@@gepetovovo2509 Fato, o que mais vejo ai é gente doente nessa área devido a tanta pressão. Acho loucura o que estamos vivendo (ou se é que podemos dizer que isso é viver).
@@rogeriopereirajunior7504 então eh por isso que tem gente que prefere ficar no JR pra sempre, pois se o cara ai tirar 5k nisso dá pra viver, experimenta ser Tech Lead pra tu ver, tira 7k e muita responsabilidade e ainda lidar com ego de DEV que é a pior coisa do mundo e vc sabe bem disso.
Vocês tão ignorando o fato de que, independente do quanto a gente seja bom, a rotatividade na área é muito grande.
As empresas não demitem você porque você não é o cara ideal: elas demitem você porque vai entrar outro cara pra receber o mesmo que você e trabalhar duas vezes mais.
Excelente vídeo. Acrescentaria conceitos de SO e redes na lista de conhecimentos profundos. Tem dev que faz um servidor em Node mas não sabe o que é um processo e nem conhece o protocolo HTTP
Acho que redes seria um conhecimento ainda mais básico e essencial pra nossa área. Você não precisa ser um expert da infra, mas saber como um dispositivo de comunica via rede, os conceitos mesmo, um pouco do modelo OSI, como a internet funciona, etc, pra mim é fundamental, e te ajuda não somente na área, mas te da uma capacidade perceptiva e senso crítico que vale pra vida toda.
Sei que seria um tema meio off-topic, mas acho que seria bacana um video sobre organizacao. Mostrar um pouco da rotina e como voce organiza o seu tempo como programador/criador de conteudo. Isso é algo que eu vejo que muita gente (inclusive eu) tem dificuldade é ter um bom gerenciamento de tempo, gerenciar o trabalho principal, freelas, consultorias, estudos, projetos pessoais, é algo complicado.
isso sem falar que muita gente mora sozinho e tem que cuidar da casa, lavar roupa, fazer comida e ainda achar tempo pra ver os amigos e família, sair com os dates
e quem tem familia, como faz??? complicado mesmo, por isso que poucos conseguem ai chegar num salário bom, pois essa ai de trabalhar 6 horas por dia é utopia, coisa de vendedores de cursos.
Que vídeo bom! Sou dev júnior há quase 2 anos, e sinto que, se eu não começar a me aprofundar nos conhecimentos básicos, com certeza vou estagnar em algum momento. Na empresa em que estou, ainda há muita demanda para o básico, o que é perigoso, pois você se sente confiante, mas qualquer coisa que sai da zona de conforto já te deixa com aquela dúvida: 'Será que eu realmente sei o que estou fazendo?' kkkkkk
Bom demais ver esse tipo de relato de quem já está na área. Não é sempre que tem gente dizendo como é o dia a dia das pessoas pedreiras de software na vida real.
Eu penso o mesmo, mas as vezes sinto que as empresas simplesmente não querem evoluir.
Onde eu trabalho, os devs tem receio de atualizar a versão de uma lib, com medo que isso possa gerar alguma incompatibilidade ou quebrar algo no código.
Mas aí eu te pergunto, e daí que o código vai quebrar? Não é só arrumar?
Será que não existiu nenhum outro ser humano que, nas mesmas condições, teve de atualizar algo e parou de funcionar? Sabe, fica parecendo que as coisas são impossíveis ou inviáveis, quando na verdade é só gente preguiçosa escrevendo código ruim.
Então, sim. Eu posso não saber exatamente o que eu estou fazendo, mas isso jamais deve me impedir de tentar fazer.
Fala Augusto, segui suas dicas sobre CV e LinkedIn, funcionou cara obrigado, aumentou o número de abordagens de Tech Recruiters, porém, tão me abordando mais para Next.js, Golang e Python. Vou ter que focar nesse stack pelo jeito.
Belo vídeo galegão. Conhecimento de base é igual juros compostos, se pagam a longo prazo.
entrei em crise esses dias por esse motivo, parei uns dias para pensar, eu so aumentou a minha percepcao da enorme distancia do que eu sei e o que o mercado precisa de mim, e do que eu sei e o que as IAs entregam. LASCOU!!!!
É continuar estudando
Isso depende, pq na média o mercado exige que você saiba resolver os problemas do dia a dia. Sabendo 20% das coisas voce resolve 80% dos problemas.
Agora se você quer ser um profissional diferenciado e buscar coisas maiores, aí sim você precisa se dedicar muito mais.
@@niczwier Não tem porque ter medo do mercado a partir do momento em que você aceita que não será o melhor da sua área. Se fazer o básico bem feito, e aceitar que a melhora é gradual e o aprendizado vai ser pequeno, mas contínuo, você já consegue um emprego bom na área.
O problema é quando a pessoa é muito perfeccionista, ou se cobra muito, ou quando colocam muita expectativa em cima dela (pais ou familiares), aí sim, eu posso te garantir, que a dificuldade será imensa. Se colocar num top 10%, independente da sua área de atuação já beira o insano.
@@imperiaonlinebr concordo com você! Eu já tenho alguns anos de experiência na area e eu já percebi que não sou o melhor e nunca vou ser. Sou apenas um desenvolvedor mediano e esforçado eu diria kkkkkk eu conheço minhas limitações e continuo estudando pra melhorar e conseguir coisas melhores pra mim.
Top demais como sempre Galego. E seu curso é top demais estou aprendendo muito com ele. Super Recomendo!
ótimo vídeo para te motivar a estudar mais
para conseguir uma vaga especifica, muitas vezes (se a vaga não for staff ou senior) esse conhecimento profundo não vai te ajudar de imediato mesmo
pois você não passaria nem da triagem ou conversa com RH, pois não tem "experiencia comprovada" com o framework X-Y-Z
não deixe de estudar, pq no fim das contas a camada mais "alta" é a que muda mais rapido, pois sempre precisamos vender serviços de cloud e frameworks para resolver problemas que outro framework já resolvia, só que "o meu é melhor"
Augusto, você já pensou em lançar um curso falando justamente disso? Dos fundamentos, dos conceitos, da abstração com que a programação faz da vida real.
Porque, convenhamos, algoritmo e estruturas de dados em si é mais acessível hoje, é praticamente um conhecimento empírico, ao passo que este conhecimento que cita é um conhecimento mais científico, mais conceitual, teórico, mas que dificilmente encontramos explicado de forma simples com a sua boa didática.
AChei que ia ser um video padrão, mas me supreendi foi muito bom!! abs Galego!!
Muito bom o vídeo. O Fábio Akita fez uma análise semelhante onde ele aborda a importância da BASE para os programadores, e o quanto os programadores sem essa base ficam vulneráveis nos momentos do ciclo de baixa no mercado
esse vídeo é importantíssimo pra todos os programadores júniors, iniciantes e pessoas que estão buscando a primeira oportunidade!!!
Muito bom, acho que esse foi o melhor vídeo do seu canal até hoje, parabéns!!!
Galego, obrigado por esse vídeo! Me fez repensar em várias coisas que deixei de fazer na minha carreira.
Eu vi uma versão resumida disso num vídeo recente do deschamps 🤔
ótimo conteúdo, vlws Galego
Que vídeo essencial! Muito obrigado por dar esse sacode na gente aqui!
Comecei a estudar C ha 5 meses atrás. Por pura curiosidade. E sim, faz muita diferença.
Sepa um dos videos mais importantes e legais que ja vi, isso dai eu compartilho com os amigos e sei que vai dar uns insights na cabeça dos guri.
Quando eu comecei lá em 2016 eu aprendi a codar em PHP e não sabia muito como as coisas funcionavam. Lá pra 2019 eu fiquei um ano parado só aprendendo a base, criei OS, criei FS, criei linguagens. E tudo isso me ajudou a ter a base o suficiente, mas tive que dar 1 ano da minha vida pra conseguir evoluir 😅. Então se você pode aprender a base de tudo no começo vai ajudar muito
A densidade de conteúdo de qualidade por segundo desse vídeo ta absurda, muito foda, parabéns
Ótimo vídeo Augusto, muito obrigado por compartilhar o conhecimento cara!
Sobre conhecimento profundo e "replicar" ferramentas, venho me questionando muito isso, acho que atingi um ponto onde nada muito raso me ajuda em nível de conhecimento, aprender um novo framework ou alguma nova ferramenta deixou de ser algo que considero relevante. A partir daí, decidi voltar a atrás e focar na base novamente (que deixei um pouco de lado na faculdade), isso vai de rever arquitetura de computadores, redes, até sistemas operacionais. E para replicar ferramentas ou alguns conceitos importantes, acabei achando o CodeCrafters, imagina um LeetCode mas que os desafios são desenvolver ferramentas do dia a dia (redis, grep, sqlite), vai servir para aprender uma nova linguagem ou se aprimorar em uma que já domina, porém com projetos mais desafiadores.
Sou Dev junior de bootcamp e sempre tive essa consciência que meu conhecimento é raso. Comecei os estudos sobre os conhecimentos mais profundos, mas ainda não tenho a constância de estudos que deveria ter, principalmente estudar depois do trabalho. Comecei a registrar minhas experiências no meu canal, e espero conseguir recuperar um pouco do "tempo perdido"/de estagnação que me encontro.😂
Cara, o que você usa pra fazer as gravações, qual é seu setup de equipamentos?
esse vídeo é um conhecimento profundo
Eu codava java spring há 7 anos quando toquei no golang. Pra mim foi mágico, é uma linguagem que te abre a caixa preta da programação. Voce tem que saber muito bem a base pra programar em go. Meu primeiro projeto foi um proxy reverso pra expor um site estático feito na mão. Meeus amigos falaram pra eu fszer usando lib, mas golang é muito gostoso e eu queria ficar mais intimo
Ótimo conteúdo Galego!
Sabe o que é triste, quando você tem toda a parte do conhecimento profundo, bem definida, e por modinhas, seu conhecimento "raso" é mais fraco e mesmo assim, tu é o primeiro a ser dispensado e ainda tem dificuldade de recolocar....
Outra grande vantagem: você consegue se vender e se defender muito melhor, porque não é mais um "fiz porque o roteiro manda" e sim "fiz porque, nesse contexto, para o que você quer, essa forma é melhor e até esse ponto".
Livros de base são maravilhosos pra isso.
Eu mexo com CUDA e ter entendido ponteiros e as operações com memórias quando eu estudei C na faculdade já me salvaram umas boas horas.
Até no CUDA é fácil só lançar uns kernels e dar uns joinThreads sem se preocupar muito sobre como a coisa funciona, mas quando dá merda, se tu não sabe bem o que tá fazendo é uma eternidade pra resolver.
Recomenda algum livro desse tipo ae mano?
@@juanyago9093 Depende do teu objetivo mano, pra C tem o clássico The C programming language. Pra programação em GPU tem o Programming Massively Parallel Processors que é o que eu to lendo agora.
Se você quiser aprender lisp, que é bom pra dar uma expandida nos horizontes, eu gostei do livro do Paul Graham: On Lisp
Pra compiladores não tem como não recomendar o Crafting Interpreters.
Se quer aprender mais sobre escalabilidade e backend tem o Data Intensive Applications.
Enfim, tem vários, eu não li esses todos inteiros. O importante desses livros é mais lembrar que na faculdade você geralmente usa um livro desse por semestre, e nem cobre ele inteiro, então é ter bastante paciência.
What I cannot create, I do not understand - Richard Feynman.
Amei este video
Video muito bom, parabens. Tocou no problema que a maioria dos devs caem uma hora ou outra.
Augusto, no momento eu não estou com tanta verba assim. Será que não teria um cupom de desconto pro seu curso na udemy? fiquei bastante interessado em aprender mais sobre os fundamentos e praticar mais o leetcode
Qual é o nome do software que vc usava naqueles videos de algoritmos? Parece um paint soq mais chique
Grande vídeo.
Vídeo muito bom!
Qual o nome da ferramenta que você usa para criar os diagramas? Poderia passar o link do site da ferramenta? Vlw!
Cara, acho que 85% da galera que é dev é dev junior então...Sera???
Baita pill!!!
bom dia irmão, eu era frontend react, comecei a atuar no back ha uns 3 meses com python, aprendi bastnate, mas tem algumas lacunas a serem preenchidas, tenho uma base boa em SQL, aonde eu me aprofundo em OO, concorrencia, asyncronismo em python? algo voltado pro backend . A ferramenta usada é fastpi e pydantic. Voce pode me dar um conselho pra eu progredir rapido no trabalho nessa nova etapa? Atualmente to fullstack, tenho 2 anos de experiencia
O mais lindo de tudo é ver um desses rasos criticando qualquer código mais complexo simplesmente por não entenderem e não conseguirem resolver o problema
Ótimo você mostrar isso pra galera e ótimo time para eu lançar meu curso kkkk
É essa parada mesmo. Fazem 4 meses que programo só com Java. Hoje eu consigo fazer um site do zero sem nenhum tipo de framework, nem as classes nativas do Java eu preciso usar. Me considero Júnior no Java, porém não me considero nem estagiário pro mercado atual kkkkkkk. Apesar disso pra mim o ideal é aprender a ser ao menos Júnior numa linguagem pra depois aprender algum framework
se não tem XP, ninguém sabe q tu existe e ninguém vai acreditar nisso q vc falou e hoje em dia é necessário frameworks, pois aumentam a produtividade e ainda o trabalho em equipe, caso contrário se não souber nenhum, ninguém vai te contratar, foi-se o tempo do "eu sei na raça e faço tudo na unha", agora quem fala isso é descartado.
@gepetovovo2509 concordo com você e para isso que existe o git hub
Todos meus projetos grandes feitos no puro java estão lá como prova. Sei que framework venho para facilitar nossas vidas mas esse tipo de projeto também é importante falar que "uso mysql mas se eu quiser posso criar meu próprio software de dados"
Isso levando em conta trabalhar pros outros, porque ter esse conhecimento é extremamente essencial para criar sua própria empresa e concorrer no mercado. Há tantas minas de ouro na área de tecnologia...
O que vc acha que seria um nível estagiário? Quais seriam os conhecimentos necessários?
@@Oateu nao sei, o mercado é bem esquisito. acredito que vc ser proeficiente na sua linguagem, saber o básico do framework dela e o basico de uma API e banco de dados talvez possa ser considerado estagiario que é o minimo para se programar algo empresarial
O cara virou uma metralhadora de pill.
Que video dahora
Você acredita que é possível adquirir os conhecimentos profundos sem a faculdade?
Em um vídeo do ThePrimeagen ele comentou sobre deixar de ser um desenvolvedor de framework e penso muito sobre isso desde então, mas é sinto dificuldade em priorizar e montar planos de estudos sozinho.
MySQL❌ FelipeSQL ✅
Windows ❌ FelipeSO ✅
Partiu!
É possivel fazer um roadmap de conhecimentos profundos para um dev junior backend - java?
E isso gente, aquilo que nosso pais sempre falou para a gente, sentar a bunda na cadeira e estudar
Tenho uma duvida sincera, se pudesse me responder..
Voce falou sobre conhecimentos profundos tais como estrutura de dados, algoritmos, sql, db..
esses topicos vao me ensinar a lidar com problemas de escalabilidade? vao me ajudar a passar numa entrevista de system design para uma aplicacao de milhoes de usuarios? vai me ensinar a lidar com pagamentos concorrentes?
o teu curso de estrutura de dados ensina isso? pois eu realmente quero aprender sobre isso.
minha duvida é sincera.. eu realmente nao sei se estudando estrutura de dados vai me ensinar esses problemas maiores que vao alem do crud, ou se teria que aprender algo como arquitetura, system design, microservicos, pub/sub ou onde esses topicos se encaixam.
Obrigado!!
Resumindo: Faça faculdade ou pegue a grade curricular de uma e estude por si mesmo
Vá além disso
@@luizzz03 como?
galego você pensa em fazer um curso de front-end abordando coisas mas profundas ? como mencionou no vídeo
Um bom curso de graduação, sendo bem feito (dedicação) em uma boa faculdade, ajuda e muito a formar o conhecimento de base. Muitos querem o imediatismo, entretanto, um momento ou outro vão ter que parar e buscar a base (se quiserem evoluir).
Tudo isso pq o Augusto não tocou na essência da computação. Autômatos, linguagens formais, cálculo 1,2,3 etc. Álgebra linear. Compiladores, Aprendizado de máquina, Álgebra abstrata e etc...
A base sempre vale mais que qualquer coisa.
obg blond augusto
e como se tornar um DEV SENIOR dos tops, sem lugares que te ofereçam e te forçam a vivenciar isso? a se desafiar.... difícil.
Poderíamos chamar essa aula de um 'Manual como sobreviver ao Chat GPT'?
tem razao meu amigo alugusto fgalego
Como frontend, eu sou um excelente infrastructure engineering
Fala galego, valeu pelo vídeo, qual ferramenta vc usa para fazer as anotações nos vídeos?
A desse vídeo é a excalidraw
Resumindo, leiam documentação e artigos.
Galego faz uma promo do teu curso por favor! 😭
Ter um conhecimento profundo é relevante no que tange habilidade sim e te ajudar em alguns casos. Só não concordo que no mercado isso vai te ajudar na carreira olhando só como indivíduo.
Esse vídeo é bom pra galerinha que acha que faculdade não serve pra nada, é o que sempre digo, faça ciência da computação e bem feita!
Muito bom o video, mas como um junior vai conseguir esse conhecimento profundo? leet code?
Aproveitando a faculdade
Cloud entra ai como profundo, certo?
Nessas horas, quem fez faculdade e aproveitou bem oq teve lá tem a vantagem e os dev de bootcamp vão ficando para trás.
Falou sobre o elefante na sala para os devs de pandemia ou fanboys de framework
tentei criar um banco de dados, to sofrendo há 1 ano, ainda não cheguei nem na metade
baita video
totalmente off topic agr: que programa é esse que vc usa pra escrever na tela? eu usava muito o jamboard do google, mas como ele ta sendo destivado to procurando outro e esse parece ser mt bom
Excalidraw
@@philipoliver156 brigadão ☺
Alguém sabe dizer que ferramenta é essa que ele usa para fazer os desenhos?
excalidraw
Bacana
DSL boa é do MongoDB 🤣🤣
esse tem o ego ferido! Como se tutorial, crud e bootcamp não fosse util.
Que doido, não lembro da parte do vídeo que eu disse isso. Sabes em qual minuto foi?
eu sou esse junior de 10 anos hahahah, que triste.... :(
Mas eu estou me esforçando bastante pra melhorar :)