De Genebra na Suíça 🇨🇭, o melhor programa da Televisão brasileira . Uma pena que 90 % da população brasileira está iludida com BBB , a Fazenda e outras porcarias criada para a imbecilzar as pessoas .
Eu também amo esse programa, mas não acredito que inutilizar certos conteúdos feitos para distrair a mente das pessoas seja uma boa maneira de se expressar. Ninguém vive de filosofia, sociologia e antropologia 24 horas por dia, precisamos também de um momento de descanso, e não é por isso que quem assiste reality shows seja burro ou algo do tipo. A cultura não é uma dicotomia dividida entre cultos e imbecis. Sejamos razoáveis nas ponderações a esse respeito e, o melhor que podemos fazer é levar conteúdos reflexivos, como esse incrível debate que é o Linhas Cruzadas, para aqueles que não tem acesso. Com certeza será mais útil do que apenas ignorar o fato de que vivemos num país de extrema exclusão intelectual e não tentar "ajudar" :)
@@felipefaria0 95% da população brasileira são analfabetos funcionais. Com esse comentário que você fez aumentei mais 5% , pois gostaria muito de saber onde programas como Reality Show, novelas etc , agregam alguma coisa ? A filosofia é a busca da verdade. Amor ao conhecimento . Feliz da população brasileira que pudesse adquirir um pouco de filosofia por dia .
@@felipefaria0 há programas que sinceramente não devem ser assistidos... distração é super importante...manhã que carregar sempre uma maleta de disciplina🥂
O programa é excelente me traz uma visão mais realista.Muito obrigada ao Pondé por dividir seus conhecimentos conosco ,pra mim você é um gênio e a Thais é uma jornalista brilhante
Assisto sempre pelo RUclips. Ótimo programa! Pondé é brilhante em suas colocações. Ele tem a capacidade de desmascarar muitos engodos que a sociedade moderna lança como fardo sobre nós. Tem me ajudado muito a ampliar a minha visão de mundo. Obrigada por ter trocado a medicina pela filosofia. 😘
Concordo com vc Pondé. Devemos pensar na velhice de forma ativa e independente dos filhos, bem antes de envelhecer, assim pode ser que conseguiremos viver a finitude com tranquilidade.
Como 3x māe solo "natural", aos 51 e ainda baixa renda, concordo plenamente com toda reflexão sobre menos, ser mais qualidade.Portanto, por estas razões, tais medidas como Nāo Procriar, chegam tardiamente para a população pobre, pois o caos, já está posto.Logo querido Pondé, filhos ficam por perto, devido à herança, logo, a nós, os fodi..., o abandono, ocorre precocemente.E sim, preciosa Thais, a maternidade/ maternar, cabe aos privilegiados finaceiramente.Sou do subúbio/RJ.Abçs!
Concordo plenamente. Venho de família pobre. Meu pai faleceu quando eu tinha 15 anos. Minha mãe faleceu há alguns anos, não tinha herança pra deixar, nada. Apenas eu fui no enterro. Nota: ela teve cinco filhos.
Tenho 30 anos, vim de uma família pobre, mas a observação me fez perceber que não vale a pena ter filhos. Muito gasto, muitos problemas, e ainda a possibilidade de ser só mais uma pessoa desajustada nessa sociedade infame. Desejo boa sorte a quem terá filhos!
@@BrunoSilva-ro9fn será mesmo ?? O tanto de velhos em asilos não é brincadeira, presencio todos os dias os filhos de uma pessoa próxima a mim que não liga para os pais. Isso é conversa furada mesmo
Tenho 4 filhos e Amo muito 💖 e agora tenho minha netinha Isabela 💖 Que Amo muito 💖 mas sempre precisei de ajuda da minha eis sogra da minha mãe, da creche da escolinha do meu ex-marido para dar conta 😃 porque nós dois trabalhava muito 😊 e sem ajuda era bem mais difícil! Mas graças a Deus mais velho tem 29 e a mais nova 13 anos!Mas a luta continua kkkkkk graças a Deus 🙏
Parabéns, por este programa pessoal! Sensacional, só deveria ter uma hora e meia né 😅 tanta coisa ruim, como podcast por aí tem duas horas, pq um programa dessa qualidade não por der uma hora no mínimo?
Ótimo comentário sobre a pressão adaptativa gerada pela natureza. É muito difícil mimetizar as pressões da natureza e projetar quais sao os caracteres mais adequados. O ambiente muda o tempo todo e vc pode evoluir para a extinção. Seus caracteres podem não te permitir adaptação aos novos ambientes.
Parece que a realidade nas periferias das grandes cidades é diferente. Observamos jovens com menos de trinta anos com 3, 4 ou cinco filhos. A presença dos avós se faz necessária para que seja provido o sustento. Como será o futuro dessa gente humilde?
No livro "Admirável mundo novo", a população já era feita em laboratório, por isso não havia mais parentesco. A ideia de "pai", "mãe", "irmãos" era vista como algo "primitivo" e "abominável". Mesmo assim, as pessoas não eram completamente felizes. Parece que "avanço tecnológico" e "felicidade" não andam necessariamente juntos.
@@gabsconsultoriaimobiliaria Aldous Huxley escreveu este livro em 1932. Huxley e George Orwell eram inefáveis. Orwell escreveu " 1984 " em 1949. Saúde.
Muito legal. Isso de vc encarar tudo como um produto, inclusive relacionamentos eu vejo acontecer. As vezes penso se não é simplesmente fruto de frustrações ou é reflexo do momento atual.
Tenho três irmãos, apenas eu e mais um somos próximos aos meus pais, ou seja, de fato, ter filhos não garante companhia na velhice, mas creio que, apesar de eu não ter filhos, tê-los deve ser uma experiência incrível, positiva ou negativamente.
Excelente Programa! Parabens a ambos.Se os jovens decidirem p "filhos d laboratorio" ao inves d "ato fisico"...o q sera o Futuro? A longevidade n eproblema,o q penso e:sem "autonomia" n podera existir a mesma d maneira "saudavel" n e? E...o q sera d Governantes d Futuro se n houver "reproducao"???Muito obrigado Mr.Ponde e Thais.
Lembro que minha ideia e conceito sobre eugenia era toda baseada na ideia radical nazista. No entanto, depois descobri aquela experiência do feijão Wilhelm e o conceito eugenista de Francis Galton, bem como sua aplicação na sociedade (o que depois se tornou a base da teoria nazista). Isso abriu um pouco mais minha mente sobre o assunto e seu impacto na sociedade, tanto nos aspectos positivos quanto negativos. Posteriormente, durante o 3º ano do ensino médio, tive a oportunidade de assistir ao filme Gattaca, que foi recomendado pela minha professora de biologia. Assistimos ao filme em conjunto e depois debatemos sobre o tema, relacionando a ideia nazista com a eugenia e os abusos pós-escravidão contra os negros. Isso ampliou ainda mais minha compreensão sobre o assunto, do ponto de vista da aplicação dessa prática na vida humana e na sociedade, e suas consequências, sejam elas positivas ou negativas, de fato esse é um bom tema pra se discutir.
A parte final, sobre o Inteligência Artificial, parece que o Pondé entrou na minha cabeça. Quando o programa começou e foi feita a pergunta inicial, eu logo pensei em A.I.
Viver até os 120 anos com a aposentadoria do INSS, se já não matou o cara de tristeza e preocupação antes, é muito provável que ele recorra ao suicídio assistido - já então possível de ser feito pelo próprio SUS - para dar um jeito na situação.
Essas questões de baixa natalidade e redução demográfica, me deixam um pouco preocupado, como ficará a profissão de professor? Para quem darão aulas? Nas décadas de 70/80/1990, as salas de aulas eram lotadas e nem havia concurso público, o professor apresentava o diploma de licenciatura ou magistério e era contratado pelo Estado, pois faltavam professores, mas daqui para frente como será?? E outra dúvida, Japão e Suiça, são países idosos e ricos, mas como serão os países pobres e idosos como Brasil e Argentina?? Esse futuro próximo é preocupante e assusta. E vejam a ironia, foi justamente a explosão demográfica da sociedade conservadora brasileira do século XX, décadas de 20-50-80, que permitiram ao Brasil ter uma população grande e jovem e consequentemente a necessidade de muitas escolas e universidades públicas, que atualmente, estão cada vez mais vazias, resultado da queda de natalidade, menos gente, e também da modalidade de ensino à distância.
Todas as profissões sofrerão impacto da redução da natalidade, o que não significa que seria melhor aumentar a taxa de natalidade... Efeitos colaterais para produção de alimentos e itens de consumo. Professor é sempre super estimado como o mais desvalorizado, o mais coitadinho da mídia, sabe o por quê? Porque professores são profissionais em grande número, existem muitos, eles tem família, que multiplica o impacto de mídia, se a mídia fala bem não será cancelada pela categoria e ainda poderá lucrar com uma simpatia extra. Professores ganham pouco como a maioria das profissões, mas está muito longe de ser a classe mais injustiçada. Imagine um enfermeiro, ganha pouco, tem de lidar com sangue, fezes, urina, ferimentos, pessoas reclamando de dor, ainda tem de trabalhar na véspera do Natal ou do ano novo, responsabilidade alta de aplicar medicamentos. Definitivamente o professor está longe de ser o mais coitadinho, a mídia só explora esse tema para aumentar simpatia e views. Afinal pais tem afinidade a quem depositam a confiança de deixar seus filhos....
Sinceramente.... vejo muitas amigas com relacionamentos fracassados. Onde o homem pensa APENAS em si. Mulheres que deixaram a carreira, para se dedicar a família... uma delas teve 3 filhos, linda! Foi abandonada/trocada por uma "novinha", e ficou com a carga para terminar de criar os 3 filhos. Isso é recorrente, infelizmente. O buraco é muito mais embaixo.... Tudo o que a mulher passa pra gerar uma vida... basta ver quantas delas são demitidas na volta de licença maternidade.... São muitos pontos, e a maioria deles ficam nas costas da mulher.
fato: NO CRESCENTE HÁBITO NENEM SEM IDADE, A ALEGRIA-DIVERTIDA É O ALVO! falo p mim: 1a maior alegria/transar, 2abmaior alegria comer chocolate 1/2amargo c vinho, 3a maior interagir c todos meus semelhantes;
Na pergunta o que faríamos se vivêssemos 120 anos ? Usando uma espécie de sincericidio, ouso dizer que com nenhuma referência familiar, portanto afetiva, saúde debilitada, e nenhuma possibilidade de produzir, com raríssimas exceções, seríamos profundamente infelizes.
34 Não andeis, pois, ansiosos pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã a si mesmo trará seu cuidado; ao dia bastam os seus próprios males. Mateus 6:25-34
É possível mudar TODOOOOO o sistema por via do poder judiciário (atual "ditadura da caneta"). A mero exemplo: Quando a lei que rege frutos da má fé for veementemente aplicada (o que demanda a imparcialidade do juiz), o descumprimento da lei deixará de ser vantajoso e essa única medida reduzirá enormemente o caos social e, assim, o crescente número de processos na justiça brasileira. Juízes hoje em dia permitem que seja vantajoso descumprir a lei, a exemplo de reconhecer que um banco se apropriou indevidamente de valores do cliente e, mesmo assim, determinar a devolução na forma simples (e sem dano moral), sendo que o banco recusou a devolução espontânea e ficou lucrando com os valores ilegalmente retidos, usando como capital de giro nas atividades mercantis que desempenha, colhendo juros, etc. Frutos da má fé impunes. Isso nos distancia cada vez mais da constitucional justiça social e torna a ilegalidade vantajosa. Isso sem falar de decisões judiciais preconceituosas, absurdas, nitidamente parciais, tendenciosas, etc. Mesmo os grandes intelectuais brasileiros são mantidos no analfabetismo quanto a tais ocorrências, que deveriam estar nas primeiras páginas dos jornais, gerando revolta social, mas estão passando inacreditavelmente incólumes, sem ser NADAAAA questionadas. Aplica-se o artigo 1216 do Código Civil e ter-se-á um bom início de modificação social estrutural. De outro modo, o que esperar do futuro?
É por isso que a mídia está focando tanto em notícias sobre “barriga solidária”, ou seja…mulheres pobres vão ser as parideiras, as vacas leiteiras, de casais ricos.
Todo idoso não é sábio só pq é velho ,tão pouco é bonzinho só pq envelheceu e naturalmente receberá todo amorzinho da família, mesmo tendo sido uma pessoas muito má, difícil. Isso entorta a perspectiva de nos regularmos durante a vida .parece meritrocracia mas não é .Ou é ?
Tenho medo do futuro... Vejo meu filho, 8 anos, autista não verbal... se a gente olhar só para o lado das pessoas que podem "turbinar" o cérebro, fazer filhos em laboratório... uma criança como meu filho seria jogado no lixo? Sei lá, que futuro triste da humanidade... parece "desumanidade", que já existe, né?
Sempre foi a desumanidade, no fundo a grande maioria não se importa com os outros. As pessoas não criam empatia, não aprendem nada nunca, sempre repetem os mesmos erros e atitudes. Veja a pandemia, muitas pessoas poucos meses depois do início da pandemia com medo de não ter o que comer. E hoje, hoje a renda voltou e as pessoas voltam a esbanjar dinheiro, ostentações, não fazem uma poupança, não aprenderam nada...
é meio cruel mesmo, mas a pergunta é: se você pudesse escolher ANTES de ter nascido, ANTES mesmo de qualquer concepção ou formação embrionária, você escolheria PROPOSITADAMENTE gerar um filho autista? (por favor, não precisa responder, é uma pergunta reflexiva)
@@questoeshumanas Oie! Sim, é uma pergunta reflexiva sim, eu até agradeço, sério. Mas esse negócio de mexer em gene não é pra mim não. Eu ainda manteria as coisas do jeito antigo, não mexeria. O melhor que eu posso fazer é não ter mais filhos, sabe? Eu não sou a favor dessas "tendências" não. Fico triste que o meu sofreu uma mutação genética que descobrimos num exame. Se eu pudesse, trataria ele. Mas manipulação genética, não dá. Um forte abraço, viu? 😘😘
A crença eugenia está logo ali. Eu vi um podcast falando que já existe bebês que foram modificado geneticamente vivendo entre nós e sendo observado por laboratórios e governos que investiram nesse programa. O programa lebersbon logo será colocado em prática. Já consigo enxergar aquilo que Platão teorizou que os filhos será do estado sendo produzidos por incubadoras artificiais como foi mostrado no primeiro filme Matrix. Acredito que países europeus serão os primeiro a colocar esse processo antiético em prática. Só vejo reportagens falando da queda de natalidade de Portugal, e o custo previdenciário de manter os velhos e a falta de mão de obra.
Excelente programa..Excelentes colocações. O Professor e filósofo Felipe Pondé é de uma sagacidade maestral 👏👏
Sensacional!!! Melhor programa da TV atualmente!!! Thaís e Pondé!! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
eu diría que é o único programa! 👏👏👏
De Genebra na Suíça 🇨🇭, o melhor programa da Televisão brasileira .
Uma pena que 90 % da população brasileira está iludida com BBB , a Fazenda e outras porcarias criada para a imbecilzar as pessoas .
Eu também amo esse programa, mas não acredito que inutilizar certos conteúdos feitos para distrair a mente das pessoas seja uma boa maneira de se expressar. Ninguém vive de filosofia, sociologia e antropologia 24 horas por dia, precisamos também de um momento de descanso, e não é por isso que quem assiste reality shows seja burro ou algo do tipo. A cultura não é uma dicotomia dividida entre cultos e imbecis. Sejamos razoáveis nas ponderações a esse respeito e, o melhor que podemos fazer é levar conteúdos reflexivos, como esse incrível debate que é o Linhas Cruzadas, para aqueles que não tem acesso. Com certeza será mais útil do que apenas ignorar o fato de que vivemos num país de extrema exclusão intelectual e não tentar "ajudar" :)
@@felipefaria0 95% da população brasileira são analfabetos funcionais.
Com esse comentário que você fez aumentei mais 5% , pois gostaria muito de saber onde programas como Reality Show, novelas etc , agregam alguma coisa ?
A filosofia é a busca da verdade.
Amor ao conhecimento .
Feliz da população brasileira que pudesse adquirir um pouco de filosofia por dia .
@@santosalmeidajoaoherberthe2318 Claro, só se salva você, então. Sucesso ai, abraços.
@@felipefaria0 Pois é.
@@felipefaria0 há programas que sinceramente não devem ser assistidos... distração é super importante...manhã que carregar sempre uma maleta de disciplina🥂
O programa é excelente me traz uma visão mais realista.Muito obrigada ao Pondé por dividir seus conhecimentos conosco ,pra mim você é um gênio e a Thais é uma jornalista brilhante
Adoro quando a Thais discorda ou complementa o Pondé. Ela é muito inteligente e tem discurso próprio.
Muito legal quando a Thaís expôe a opnião dela, essa mulher é muito inteligente!
Todas as quintas-feiras acompanhando o Linhas Cruzadas. Investindo meu tempo em conhecimento. ❤️
Esse programa é simplesmente o melhor 😊
Assisto sempre pelo RUclips. Ótimo programa! Pondé é brilhante em suas colocações. Ele tem a capacidade de desmascarar muitos engodos que a sociedade moderna lança como fardo sobre nós. Tem me ajudado muito a ampliar a minha visão de mundo. Obrigada por ter trocado a medicina pela filosofia. 😘
Concordo com vc Pondé. Devemos pensar na velhice de forma ativa e independente dos filhos, bem antes de envelhecer, assim pode ser que conseguiremos viver a finitude com tranquilidade.
Eu gosto do pessimismo do Pondé.😃 Me dá uma alegria.
kkk eu tb
Eu também !
Thaís e Pondé, uma dupla perfeita!♥️
Como 3x māe solo "natural", aos 51 e ainda baixa renda, concordo plenamente com toda reflexão sobre menos, ser mais qualidade.Portanto, por estas razões, tais medidas como Nāo Procriar, chegam tardiamente para a população pobre, pois o caos, já está posto.Logo querido Pondé, filhos ficam por perto, devido à herança, logo, a nós, os fodi..., o abandono, ocorre precocemente.E sim, preciosa Thais, a maternidade/ maternar, cabe aos privilegiados finaceiramente.Sou do subúbio/RJ.Abçs!
Eu entendi sua crítica, e ela é valida. Muita mãe fez essa crítica aqui no chat. Mas o programa está se baseando num autor que fez previsões futuras.
Concordo plenamente. Venho de família pobre. Meu pai faleceu quando eu tinha 15 anos. Minha mãe faleceu há alguns anos, não tinha herança pra deixar, nada. Apenas eu fui no enterro. Nota: ela teve cinco filhos.
*O MELHOR PROGRAMA DA TV BRASILEIRA*
Assisto todos.
As respostas à pergunta de viver 120 anos demonstram o tanto que estamos alienados e desconectados da realidade e do que é envelhecer e viver.
Muy interesante este programa!! 👏👏👏
Imperdível esse programa! Salve Thais e Pondé!
Exato devemos planejar a vida de forma que sejamos independentes sem esperar dos filhos.
Tenho 30 anos, vim de uma família pobre, mas a observação me fez perceber que não vale a pena ter filhos. Muito gasto, muitos problemas, e ainda a possibilidade de ser só mais uma pessoa desajustada nessa sociedade infame. Desejo boa sorte a quem terá filhos!
Kkkkkkkkkkkkkkkk Quanta frustração
Exatamente isso!, Parabéns pela honestidade que muitos não tem, e julgam como frustração.
Quem vai te assistir na velhice? Um filho pode fazer isso
@@BrunoSilva-ro9fn será mesmo ?? O tanto de velhos em asilos não é brincadeira, presencio todos os dias os filhos de uma pessoa próxima a mim que não liga para os pais. Isso é conversa furada mesmo
@@BrunoSilva-ro9fn filho não garante assistencia na sua velhice, vc faz filho pro mundo, não pra vc.
Tenho 4 filhos e Amo muito 💖 e agora tenho minha netinha Isabela 💖 Que Amo muito 💖 mas sempre precisei de ajuda da minha eis sogra da minha mãe, da creche da escolinha do meu ex-marido para dar conta 😃 porque nós dois trabalhava muito 😊 e sem ajuda era bem mais difícil! Mas graças a Deus mais velho tem 29 e a mais nova 13 anos!Mas a luta continua kkkkkk graças a Deus 🙏
Pondé e Taís vocês são mais que demais 👏👏👏👏👏🤩🤩💞
Este programa, é daqueles que sempre recomendo!! Parabéns dupla!
Eu só consigo pensar em admirável mundo novo
E eu só consigo enxergar um futuro com guerras e genocídios( todo século é assim).
Excelente!
Que episódio incrível ! Bom demais !!!
Oi, Pondé! Oi, Thaís! 😄
Assistiu tudo? O que achou?
Pondé e Thaís , dupla dinâmica.
E S P E T A C U L A R !
Ambos são nota mil= "1000".
bjs!
Que esse programa dure para sempre
O filme, AI INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, consegue me emocionar até hoje. Meu primeiro contato com ele foi aos 10 anos.
Maravilha
Sempre espetacular 👏👏👏👏👏👏👏 parabéns para a produção e os temas 👏👏👏👏👏 show
Seres humanos sempre serão aquilo que as possibilidades e limitações circunstanciais permitirem.
Ponde muito Bem no desenvolvimento das ideias dessa temática abordada de hoje no programa! Parabéns!
A qualidade de informção com qualidade desse programa é incrível. Muito obrigado
MARAVILHOSOSSS!? 😂😂❤️❤️ Olha se eu fosse até 120 acompanharia os entrevistados que disseram SAUDE e DINHEIRO kkkk obg pelo programa
Junto com o WW da CNN, o melhor programa da TV brasileira ! Parabéns, como sempre um programa pra deixar vc refletindo por horas !!
A dupla de ataque da seleção. Parabéns! Ótimo programa. 👏👏👏
Memorável programa,como poucos na história 😮
Ter filhos tbm, quase sempre seria egoísmo, já q é pra satisfazer sua necessidade de ser mãe/pai. 😁
Bom gratidão, sou ouvinte desse programa contribuí para ser melhor com os mais velhos
Parabéns, por este programa pessoal! Sensacional, só deveria ter uma hora e meia né 😅 tanta coisa ruim, como podcast por aí tem duas horas, pq um programa dessa qualidade não por der uma hora no mínimo?
Pondé foi mto preciso neste programa! Mto bom
Te amo, Pondé ❤️
Salve Thaís e Pondé.
Excelente 👏👏👏👏👏
Programa, sábio explicativo ...
Com inteligência ...
Parabéns , Pondé ...
Viciada nesse programa! Que conteúdo de qualidade!👏🏻👏🏻👏🏻
Pondé é de qualidade. 👍
Ótimo comentário sobre a pressão adaptativa gerada pela natureza. É muito difícil mimetizar as pressões da natureza e projetar quais sao os caracteres mais adequados. O ambiente muda o tempo todo e vc pode evoluir para a extinção. Seus caracteres podem não te permitir adaptação aos novos ambientes.
Que interessante esse seu comentário!! 👍 Parabéns
Pondé como sempre, super positivo 😂
como sempre, úteis e muito boas reflexões.
Adoro quando Pondé usa do português que eu uso : "...e eles chegam nesse menino, que já não era NÓIS"
Ótimo programa !
Como sempre imperdível 👏👏👏
Parece que a realidade nas periferias das grandes cidades é diferente. Observamos jovens com menos de trinta anos com 3, 4 ou cinco filhos. A presença dos avós se faz necessária para que seja provido o sustento.
Como será o futuro dessa gente humilde?
O futuro é focar na educação desses filhos, caso seja possível, talvez.
Serão operários que continuarão gerando riqueza para elite
@@MrCarloscabeSerá? Para ser operário hoje em dia precisa ter algum nível técnico, acho que sem educação ficaria difícil.
Um abraço. Obrigado.
@@padariavitoria3488 então serão serventes de pedreiro. Pobre tem que acordar e gerar menos filhos.
@@MrCarloscabe 1/3 criminosos e vc pode ser morto por filhos de famílias desajustadas.
No livro "Admirável mundo novo", a população já era feita em laboratório, por isso não havia mais parentesco. A ideia de "pai", "mãe", "irmãos" era vista como algo "primitivo" e "abominável". Mesmo assim, as pessoas não eram completamente felizes. Parece que "avanço tecnológico" e "felicidade" não andam necessariamente juntos.
Perfeito racíocinio!
@@gabsconsultoriaimobiliaria Aldous Huxley escreveu este livro em 1932. Huxley e George Orwell eram inefáveis. Orwell escreveu " 1984 " em 1949. Saúde.
Muito legal. Isso de vc encarar tudo como um produto, inclusive relacionamentos eu vejo acontecer. As vezes penso se não é simplesmente fruto de frustrações ou é reflexo do momento atual.
Excelente programa 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
CIRO GOMES POR UM BRASIL JUSTO E SOBERANO ! O único candidato a presidência da República que participou de um debate altura com o Ponde!!!
Mantendo sempre em alta o prazer em ouvi-los! 👏🏼👏🏼👏🏼
Tenho três irmãos, apenas eu e mais um somos próximos aos meus pais, ou seja, de fato, ter filhos não garante companhia na velhice, mas creio que, apesar de eu não ter filhos, tê-los deve ser uma experiência incrível, positiva ou negativamente.
Estou gostando da palestra
Adorei o programa
Excelente Programa! Parabens a ambos.Se os jovens decidirem p "filhos d laboratorio" ao inves d "ato fisico"...o q sera o Futuro? A longevidade n eproblema,o q penso e:sem "autonomia" n podera existir a mesma d maneira "saudavel" n e? E...o q sera d Governantes d Futuro se n houver "reproducao"???Muito obrigado Mr.Ponde e Thais.
Excelente programa
Espetacular! Parabéns 👏👏👏👏
Lembro que minha ideia e conceito sobre eugenia era toda baseada na ideia radical nazista. No entanto, depois descobri aquela experiência do feijão Wilhelm e o conceito eugenista de Francis Galton, bem como sua aplicação na sociedade (o que depois se tornou a base da teoria nazista). Isso abriu um pouco mais minha mente sobre o assunto e seu impacto na sociedade, tanto nos aspectos positivos quanto negativos. Posteriormente, durante o 3º ano do ensino médio, tive a oportunidade de assistir ao filme Gattaca, que foi recomendado pela minha professora de biologia. Assistimos ao filme em conjunto e depois debatemos sobre o tema, relacionando a ideia nazista com a eugenia e os abusos pós-escravidão contra os negros. Isso ampliou ainda mais minha compreensão sobre o assunto, do ponto de vista da aplicação dessa prática na vida humana e na sociedade, e suas consequências, sejam elas positivas ou negativas, de fato esse é um bom tema pra se discutir.
A parte final, sobre o Inteligência Artificial, parece que o Pondé entrou na minha cabeça. Quando o programa começou e foi feita a pergunta inicial, eu logo pensei em A.I.
Adoro esse pessimismo elegante do Pondé!
Que daora!!!
Viver até os 120 anos com a aposentadoria do INSS, se já não matou o cara de tristeza e preocupação antes, é muito provável que ele recorra ao suicídio assistido - já então possível de ser feito pelo próprio SUS - para dar um jeito na situação.
Se fosse um monarca absolutista, uma rainha Elizabeth da vida, sim. Aí compensa viver 120 anos.
Melhor programa! S2
💯👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Excelentes, e excelente o tema!!!
O segundo filme exibido foi cortado.
Também fiquei interessado, mas nem deu pra entender o nome do filme
Favor, tragam o tema da Solidão nos tempos atuais.
Essas questões de baixa natalidade e redução demográfica, me deixam um pouco preocupado, como ficará a profissão de professor? Para quem darão aulas? Nas décadas de 70/80/1990, as salas de aulas eram lotadas e nem havia concurso público, o professor apresentava o diploma de licenciatura ou magistério e era contratado pelo Estado, pois faltavam professores, mas daqui para frente como será?? E outra dúvida, Japão e Suiça, são países idosos e ricos, mas como serão os países pobres e idosos como Brasil e Argentina?? Esse futuro próximo é preocupante e assusta.
E vejam a ironia, foi justamente a explosão demográfica da sociedade conservadora brasileira do século XX, décadas de 20-50-80, que permitiram ao Brasil ter uma população grande e jovem e consequentemente a necessidade de muitas escolas e universidades públicas, que atualmente, estão cada vez mais vazias, resultado da queda de natalidade, menos gente, e também da modalidade de ensino à distância.
Todas as profissões sofrerão impacto da redução da natalidade, o que não significa que seria melhor aumentar a taxa de natalidade... Efeitos colaterais para produção de alimentos e itens de consumo.
Professor é sempre super estimado como o mais desvalorizado, o mais coitadinho da mídia, sabe o por quê?
Porque professores são profissionais em grande número, existem muitos, eles tem família, que multiplica o impacto de mídia, se a mídia fala bem não será cancelada pela categoria e ainda poderá lucrar com uma simpatia extra.
Professores ganham pouco como a maioria das profissões, mas está muito longe de ser a classe mais injustiçada.
Imagine um enfermeiro, ganha pouco, tem de lidar com sangue, fezes, urina, ferimentos, pessoas reclamando de dor, ainda tem de trabalhar na véspera do Natal ou do ano novo, responsabilidade alta de aplicar medicamentos.
Definitivamente o professor está longe de ser o mais coitadinho, a mídia só explora esse tema para aumentar simpatia e views.
Afinal pais tem afinidade a quem depositam a confiança de deixar seus filhos....
Não se preocupe, várias pessoas com cera idade voltam a estudar, fazer duas, três graduações...
O egoísmo destruiu a união de casais serem parceiros financeiros e emocionais
Ponde tá demais nesse vídeo kkkk
Sinceramente.... vejo muitas amigas com relacionamentos fracassados. Onde o homem pensa APENAS em si. Mulheres que deixaram a carreira, para se dedicar a família... uma delas teve 3 filhos, linda! Foi abandonada/trocada por uma "novinha", e ficou com a carga para terminar de criar os 3 filhos.
Isso é recorrente, infelizmente.
O buraco é muito mais embaixo....
Tudo o que a mulher passa pra gerar uma vida... basta ver quantas delas são demitidas na volta de licença maternidade.... São muitos pontos, e a maioria deles ficam nas costas da mulher.
8:28 ... 8:56 ... "Os seculares acreditam no darwinismo, os reliosos praticam o darwinismo." lFDKL|LKJFLKadlfladsk muito bom!
fato: NO CRESCENTE HÁBITO NENEM SEM IDADE, A ALEGRIA-DIVERTIDA É O ALVO! falo p mim: 1a maior alegria/transar, 2abmaior alegria comer chocolate 1/2amargo c vinho, 3a maior interagir c todos meus semelhantes;
Muito bommmm......vcs deveriam fazer um episódio abordado o novo modo de prostituição via apps de relacionamentos , sugar dad e troca de interesses.
Na pergunta o que faríamos se vivêssemos 120 anos ? Usando uma espécie de sincericidio, ouso dizer que com nenhuma referência familiar, portanto afetiva, saúde debilitada, e nenhuma possibilidade de produzir, com raríssimas exceções, seríamos profundamente infelizes.
HAHAHA o melhor comentário do Pondé '' Pessoas mudam de vida tiram filhos da frente, ou seja no futuro, só terão filhos os ignorantes ''
o começo do filme homem de aço fala muito sobre seleção genetica artificial
34 Não andeis, pois, ansiosos pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã a si mesmo trará seu cuidado; ao dia bastam os seus próprios males.
Mateus 6:25-34
Falou M Ponde.
O amor maternal supera idade.
O que vc diz das avós numerosas que cuidam dos netos em tempo integral?
😛
Viver 120 anos? Depende é rico, com saúde e em algum país da Europa? Porque se for no Brasil, só alguém muito ingênuo para querer isso..
Estamos perdidos na destruição e no fracasso.
Queda de natalidade sim.para alguns países do mundo, sabe que vão subir graças ao números enormes de sua população.
Vocês tem que assistir o filme GATTACA
Esse filme é incrível! Todo o programa se resumiria bem com esse filme!
a falta do fazer pode levar o individuo a procurar fazer besteiras ..Concordo com o Pondé..k
É possível mudar TODOOOOO o sistema por via do poder judiciário (atual "ditadura da caneta"). A mero exemplo: Quando a lei que rege frutos da má fé for veementemente aplicada (o que demanda a imparcialidade do juiz), o descumprimento da lei deixará de ser vantajoso e essa única medida reduzirá enormemente o caos social e, assim, o crescente número de processos na justiça brasileira. Juízes hoje em dia permitem que seja vantajoso descumprir a lei, a exemplo de reconhecer que um banco se apropriou indevidamente de valores do cliente e, mesmo assim, determinar a devolução na forma simples (e sem dano moral), sendo que o banco recusou a devolução espontânea e ficou lucrando com os valores ilegalmente retidos, usando como capital de giro nas atividades mercantis que desempenha, colhendo juros, etc. Frutos da má fé impunes. Isso nos distancia cada vez mais da constitucional justiça social e torna a ilegalidade vantajosa. Isso sem falar de decisões judiciais preconceituosas, absurdas, nitidamente parciais, tendenciosas, etc. Mesmo os grandes intelectuais brasileiros são mantidos no analfabetismo quanto a tais ocorrências, que deveriam estar nas primeiras páginas dos jornais, gerando revolta social, mas estão passando inacreditavelmente incólumes, sem ser NADAAAA questionadas. Aplica-se o artigo 1216 do Código Civil e ter-se-á um bom início de modificação social estrutural. De outro modo, o que esperar do futuro?
É por isso que a mídia está focando tanto em notícias sobre “barriga solidária”, ou seja…mulheres pobres vão ser as parideiras, as vacas leiteiras, de casais ricos.
Viver até os 120 anos? DEUS ME LIVRE! rs
the handmaid's tale vem aí então...eu hein
Jesussss haha
Principalmente com o crescimento dos evangélicos insuportáveis.
E ter filhos não é uma decisão igualmente egoísta!?
Quero assistir.
Querida quinta feira
Poderiam falar sobre o meio ambiente do futuro e como o ser humano está condenado a viver
amo esse programa!!!
Todo idoso não é sábio só pq é velho ,tão pouco é bonzinho só pq envelheceu e naturalmente receberá todo amorzinho da família, mesmo tendo sido uma pessoas muito má, difícil. Isso entorta a perspectiva de nos regularmos durante a vida .parece meritrocracia mas não é .Ou é ?
Tenho medo do futuro... Vejo meu filho, 8 anos, autista não verbal... se a gente olhar só para o lado das pessoas que podem "turbinar" o cérebro, fazer filhos em laboratório... uma criança como meu filho seria jogado no lixo? Sei lá, que futuro triste da humanidade... parece "desumanidade", que já existe, né?
Sempre foi a desumanidade, no fundo a grande maioria não se importa com os outros. As pessoas não criam empatia, não aprendem nada nunca, sempre repetem os mesmos erros e atitudes.
Veja a pandemia, muitas pessoas poucos meses depois do início da pandemia com medo de não ter o que comer. E hoje, hoje a renda voltou e as pessoas voltam a esbanjar dinheiro, ostentações, não fazem uma poupança, não aprenderam nada...
é meio cruel mesmo, mas a pergunta é: se você pudesse escolher ANTES de ter nascido, ANTES mesmo de qualquer concepção ou formação embrionária, você escolheria PROPOSITADAMENTE gerar um filho autista? (por favor, não precisa responder, é uma pergunta reflexiva)
@@questoeshumanas Oie! Sim, é uma pergunta reflexiva sim, eu até agradeço, sério. Mas esse negócio de mexer em gene não é pra mim não. Eu ainda manteria as coisas do jeito antigo, não mexeria. O melhor que eu posso fazer é não ter mais filhos, sabe? Eu não sou a favor dessas "tendências" não. Fico triste que o meu sofreu uma mutação genética que descobrimos num exame. Se eu pudesse, trataria ele. Mas manipulação genética, não dá. Um forte abraço, viu? 😘😘
A crença eugenia está logo ali.
Eu vi um podcast falando que já existe bebês que foram modificado geneticamente vivendo entre nós e sendo observado por laboratórios e governos que investiram nesse programa.
O programa lebersbon logo será colocado em prática. Já consigo enxergar aquilo que Platão teorizou que os filhos será do estado sendo produzidos por incubadoras artificiais como foi mostrado no primeiro filme Matrix.
Acredito que países europeus serão os primeiro a colocar esse processo antiético em prática. Só vejo reportagens falando da queda de natalidade de Portugal, e o custo previdenciário de manter os velhos e a falta de mão de obra.