✍🏼📚Curso gratuito 3EPV: Do Zero ao Livro Publicado. Aprenda todos os pilares essenciais para preparar, escrever, publicar e vender um livro. Assista: ruclips.net/p/PLZdk96gyKmezxRkulhNAtHbljmA-x0v_K
Eu publico pelo Clube de Autores. Tenho dois livros publicados lá, e mais um que devo publicar dentro de um ou dois meses. Não gasto nenhum centavo, pois aprendi a fazer tudo, diagramação, capa, inclusive a ficha catalográfica. Só pago o ISBN, diretamente na CBL. É a melhor opção para os autores independentes.
Quantos eles te pagam (Qual a porcentagem) você ganha por cada livro vendido? Também estou querendo publicar assim... pois eu mesmo faço a diagramação completa.
Eu sigo a mesma linha de raciocínio, eu sou uma pessoa que prezo muito pela liberdade, e como eu tenho planos pra lançar muitas obras eu segui na auto publicação, e futuramente eu penso em abrir uma "editora" via MEI mesmo pra me auto publicar, não é nem uma editora mais uma solução pra mim tentar ir um pouco mais longe na carreira
Bom dia, me chamo Caroline Alanjane, gostaria de não divulgar meu nome para o público, mas para você vou desabafar, eu publiquei meu primeiro livro, sou iniciante, cometi erros e aprendi com eles, mas eu vi erro de diagramação, eu paguei caro, e veio com erros, o editor permitiu . Você concorda que, é bem provável que ele tenha levado para o pessoal, e menosprezado meu trabalho. Obrigada por seu trabalho ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Fiquei surpreso ao saber que o valor de royalties das editoras para os autores é cerca de 10%. Achei baixíssimo. Então pesquisei sobre a auto publicação e parei aqui. Bem informativo pra quem está começando. Obrigado!!
Tenho material guardado querendo publicar, mas relaxo demais e vou protelando e não saio do lugar. Opto em autopublicação mesmo, e conhecer aqui o canal foi muito bom, foi elucidativo, explicativo e inspirador. Bem, o negócio é colocar a mão na massa!
@@escritor_julianoloureiro Uma coisa que as editoras grandes ou pequenas tão fazendo é diminuir os gastos com o revisor e o copidesque usando o chat GPT. Recentemente publiquei um artigo numa revista em papel e o editor assim que aprovou meu texto pediu pra eu fazer com o chatGPT o copidesque e a revisão, provavelmente ele viu nesses detectores de IA que o texto era meu mesmo mas que podia ficar melhor ainda se copidescado e revisado pelo GPT, assim a revista não gastaria com revisores e colidesques. O autor independente pode fazer isso também. Claro que a supervisão final do texto revisado e copidescado vai ser sempre do autor.
eu sou iniciante estou tentando escrever uma história, não chamo de livro para mim é apenas uma história más, não tenho a menor ideia de como funciona o mercado literário, de como entrar em contato com o clube de autores nada eu pensava que não séria tão difícil estou quase desistindo 😢
Calma! É normal se sentir assim no início. 😊 Olhe o comentário fixado, tenho um curso gratuito que pode ajudar você. No meu blog (www.livrobingo.com.br) e aqui no RUclips, compartilho centenas de conteúdos que podem te ajudar.
Auto publicação vc tem mais ganho porem tem muito trabalho se vc nao tem público... Eu queria aprender um planejamento... Como faz comeca a divulgar o livro antes de publicar... Faz crowdfunding... Onde divulgar... Como dscobrir o público alvo.. faz um boneco do livro antes de publica? Divulga ele.. faz ore venda?
O problema que vejo todo mundo reclamando é esse...o livro fica muito caro... Na uiclap mesmo sai muito caro um leitor meu comprar la.. o frete ta matando.. eu to pra pubicar meu primeiro livro o que planejo é fazer algumas copias pra ter em mão e fazer a divulgação e talvez pensae no crowdfunding.. o que vc me sugere? Nao queria que meu livro ficasse tao caro ate pq eu tmb nao gosto de comprar livro caro .. se eu nao gosto imagino que outras pessoas leitoras tambem nao goste. E nao tem como competir com autores famosos que o livro fica muito.mais barato publicando por uma editora grande.
Ao invés de dica o vídeo faz propaganda do Clube de Autores que é sponsor do canal. É mentira que é a melhor opção. 5 min no Google e vc acha a fábrica do livro.
O problema "on demand", como Clube de Autores e Uiclap, e o alto preço do produto final. Por exemplo, um livro de 200 páginas sai por volta de 60 reais, o que torna dificil de vender. Livros desse porte por editoras grandes custam por volta de 20 reais. Como o autor nacional pode concorrer assim?
O livro pode realmente sair mais caro, porém, é um formato democrático para autores independentes publicarem. Geralmente, com editoras, é preciso fazer um alto investimento por tiragens mínimas. Mo Clube, se você quiser 50 cópias, por exemplo, o preço unitário cai bem, ficando bastante competitivo.
Acabei de me inscrever no seu canal. Suas dicas foram muito valiosas para mim, pois estou tentando fazer minha autopublicação, é um caminho de pedras, mas agora chego lá.
Eu pibliquei em uma prestadora de serviços e as vendas estacionaram. Depois fiz muita propaganda dele, mas está difícil. Estou quase encerrando contrato com ela.
Muito obrigada!! No transcurso do mes eu publico meu primer livro com uma editorial Argentina, mas apenas tenha a tradução dele vou a seguir teu conselho para a distribuição no Brasil. Se todo sale certinho acho que a gente vai estar comentando o processo por estos medios ✌️🥰🙇♀️
A única desvantagem do clube de autores é definir o preço do livro. Eu quero que meu livro seja batato por uns 16,00, mas isso nao é possível na plataforma do clube de autores
na Amazon você pode vender por esse preço e até menos na versão ebook. No entanto, pra publicação em papel, se você tiver impressora caseira dessas comuns, dá pra imprimir e colar a lombada, tem vídeoaulas que ensina a imprimir de modo artesanal e acredite pode ficar melhor que esses sites de autopublicação.Como é venda sob demanda, a cada pedido o escritor imprime e envia ou deixa preparado alguns exemplares de antemão. Esses sites de autopublicação fazem exatamente isso, só imprimem a cada pedido só que com uma impressora mais rápida e cara e colas mais caras pras lombadas. Você pode vender pelas redes sociais postando as capas e preço...no Face ou Instagram vc deve ter seguidores que podem ser potenciais compradores ou mesmo quem pesquisa nessas redes acaba achando. Existe também a possibilidade de vender por pdf como livro digital, como fazem essas editoras de apostilas para concursos, a maioria só vende em PDF só que elas extrapolam, um pdf por 50 reais é um absurdo e o pior que vendem bastante. E o pior: os textos das apostilas todos copiados do chat GPT.
Publiquei pela primeira numa editora prestadora de serviço. Hoje faço uso da autopublicação peça Agbook/Clube de Autores. O lado negativo é que o preço final do livro é caríssimo. Uma saída para os autores independentes é baixar a capa no site junto com o miolo e mandar imprimir numa gráfica. O preço final cairá drasticamente.
@@marymendonca233 a publicação em si não tem custo. O autor pode ter custos com revisão, diagramação, capa, registro ISBN etc. Com a autopubicação, o autor consegue economizar bastante, tendo em vista que as editoras tendem a cobrar mais caro (além dos serviços editoriais, cobram por uma quantidade mínima de cópias de um livro. 100, 1000 etc).
A publicação no Clube de Autores é gratuita. Com o livro pronto, basta entrar no site deles e seguir o passo a passo de publicação. Caso fique com dúvidas, eles tem um canal para suporte: atendimento@clubedeautores.com.br
@@escritor_julianoloureiro, se o livro é infantil como no meu caso, antes de publicar no clube, preciso incluir as Ilustrações. Correto? Se puder me orientar, eu agradeço muito.
Juliano concordo contigo, também me tornei independente, mas fico na duvida de como vender estes livros porque se for no varejo vendo um a um sem problemas, mas se eu quiser colocar em uma livraria teria que emitir nota fiscal e, para eitir nota fiscal preciso pagar imposto. Esta correto isso?
Ideal que a venda seja feita pela livraria e ela te repassasse o valor. Mas com um crescimento no volume de vendas, talvez seja interessante um CNPJ. No Clube de Autores, onde estou atualmente, eles vendem e repassam os royalties depois, é muito prático.
boa tarde! cara estou vendo seu video, eu tenho um livro escrito pela metade, desanimei de terminar por ter muito medo dos desafios e de não conhecer sobre onde e como publicar. hoje em dia ainda é possivel escritores indies coseguirem pigar algum centavos na conta ou hoje em dia essa publicação acaba sendo apenas como um hobby?
É possível fazer uma grana sim, mas depende muito da divulgação e marketing feito pelo autor. É difícil, mas, pelo menos pra mim, é muito prazeroso escrever e publicar. Só isso compensa
As editoras comerciais nem lêem direito os originais que recebem. A editora de autopublicao clube de autores é ótima! Agora as editoras prestadoras de serviços tipo baraúna cobram caríssimo pra publicar.
Autopublicação você precisará gerir todas as etapas editoriais (revisão, capa, diagramação etc). Com editora, você não precisa se preocupar com isso. Porém, com editoras, sai bem mais caro. Hoje, sou autopublicado e prefiro. Uso e recomendo o Clube de Autores. :)
Com o próprio word é possível, desde que respeitada as margens, espaçamento etc. No clube de autores, por exemplo, o formato aceito é o PDF. Logo, vc pode editar o livro no word e salva-lo em PDF. Mas o ideal, sempre q possível, é fazer a contratação de um editor de livros. :)
Assinei contrato com uma editora para lançar um livro infantil, que está em pré-venda. Rapaz, na plataforma deles custa 60 inelegíveis. Com o frete, sai a 75. Quem paga isso por um livro? Estou aguardando lançar junto com a editora, na minha cidade, já que a empresa é de outro estado e segue uma agenda de lançamentos. O que eu já fiz para divulgar e conseguir venda não foi suficiente. Ninguém prestigia, ninguém compra, ninguém vai ao lançamento. Agora, chame para uma rodada de cerveja...😢
✍🏼📚Curso gratuito 3EPV: Do Zero ao Livro Publicado.
Aprenda todos os pilares essenciais para preparar, escrever, publicar e vender um livro.
Assista: ruclips.net/p/PLZdk96gyKmezxRkulhNAtHbljmA-x0v_K
Eu publico pelo Clube de Autores. Tenho dois livros publicados lá, e mais um que devo publicar dentro de um ou dois meses. Não gasto nenhum centavo, pois aprendi a fazer tudo, diagramação, capa, inclusive a ficha catalográfica. Só pago o ISBN, diretamente na CBL. É a melhor opção para os autores independentes.
?
@@igrejapalavraviva3393!
oi estou em construção de um livro pelo clube vou pedir 100 copias vendendo estes 100 podemos pedir 2ª edição certo?
Olá boa noite , eu gostaria muito de ajuda para publicar meu 1 livro
Quantos eles te pagam (Qual a porcentagem) você ganha por cada livro vendido? Também estou querendo publicar assim... pois eu mesmo faço a diagramação completa.
Sei como é isso , escrevo para alfuns e sempre ouco esses relatos de dificuldade.
Eu sigo a mesma linha de raciocínio, eu sou uma pessoa que prezo muito pela liberdade, e como eu tenho planos pra lançar muitas obras eu segui na auto publicação, e futuramente eu penso em abrir uma "editora" via MEI mesmo pra me auto publicar, não é nem uma editora mais uma solução pra mim tentar ir um pouco mais longe na carreira
Bom dia, me chamo Caroline Alanjane, gostaria de não divulgar meu nome para o público, mas para você vou desabafar, eu publiquei meu primeiro livro, sou iniciante, cometi erros e aprendi com eles, mas eu vi erro de diagramação, eu paguei caro, e veio com erros, o editor permitiu . Você concorda que, é bem provável que ele tenha levado para o pessoal, e menosprezado meu trabalho. Obrigada por seu trabalho ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
A sua alma possui a Certeza. Gostei ❤
Obrigado pelas informações.
Obrigado, meu amigo!!
Muito bom seu editorial
Obrigado!!
Fiquei surpreso ao saber que o valor de royalties das editoras para os autores é cerca de 10%. Achei baixíssimo. Então pesquisei sobre a auto publicação e parei aqui. Bem informativo pra quem está começando. Obrigado!!
Obrigado pelo comentário, Raphael. Sucesso na sua jornada literária.
Tenho material guardado querendo publicar, mas relaxo demais e vou protelando e não saio do lugar.
Opto em autopublicação mesmo, e conhecer aqui o canal foi muito bom, foi elucidativo, explicativo e inspirador. Bem, o negócio é colocar a mão na massa!
Obrigado pelo comentário! Sucesso nas suas publicações :)
Maravilha de vídeo parabéns pelo seu trabalho, pela sua explicação. Muito obrigado.
Obrigado pelo comentário, Sérgio!! 😄
@@escritor_julianoloureiro Uma coisa que as editoras grandes ou pequenas tão fazendo é diminuir os gastos com o revisor e o copidesque usando o chat GPT. Recentemente publiquei um artigo numa revista em papel e o editor assim que aprovou meu texto pediu pra eu fazer com o chatGPT o copidesque e a revisão, provavelmente ele viu nesses detectores de IA que o texto era meu mesmo mas que podia ficar melhor ainda se copidescado e revisado pelo GPT, assim a revista não gastaria com revisores e colidesques. O autor independente pode fazer isso também. Claro que a supervisão final do texto revisado e copidescado vai ser sempre do autor.
eu sou iniciante estou tentando escrever uma história, não chamo de livro para mim é apenas uma história más, não tenho a menor ideia de como funciona o mercado literário, de como entrar em contato com o clube de autores nada eu pensava que não séria tão difícil estou quase desistindo 😢
Calma! É normal se sentir assim no início. 😊 Olhe o comentário fixado, tenho um curso gratuito que pode ajudar você. No meu blog (www.livrobingo.com.br) e aqui no RUclips, compartilho centenas de conteúdos que podem te ajudar.
Sou poeta e contista, já publicado e agora eu me aventurando em uma edição por meio dessas novas tecnologias 🙏
Auto publicação vc tem mais ganho porem tem muito trabalho se vc nao tem público... Eu queria aprender um planejamento... Como faz comeca a divulgar o livro antes de publicar... Faz crowdfunding... Onde divulgar... Como dscobrir o público alvo.. faz um boneco do livro antes de publica? Divulga ele.. faz ore venda?
O problema que vejo todo mundo reclamando é esse...o livro fica muito caro... Na uiclap mesmo sai muito caro um leitor meu comprar la.. o frete ta matando.. eu to pra pubicar meu primeiro livro o que planejo é fazer algumas copias pra ter em mão e fazer a divulgação e talvez pensae no crowdfunding.. o que vc me sugere? Nao queria que meu livro ficasse tao caro ate pq eu tmb nao gosto de comprar livro caro .. se eu nao gosto imagino que outras pessoas leitoras tambem nao goste. E nao tem como competir com autores famosos que o livro fica muito.mais barato publicando por uma editora grande.
Obrigado por esse conteúdo incrível!
Ao invés de dica o vídeo faz propaganda do Clube de Autores que é sponsor do canal. É mentira que é a melhor opção. 5 min no Google e vc acha a fábrica do livro.
Juliano, muito legal seu canal, parabéns! Só um dúvida boba minha, nestes seus livros publicados de forma independente, você segue os padrões da ABNT?
O problema "on demand", como Clube de Autores e Uiclap, e o alto preço do produto final. Por exemplo, um livro de 200 páginas sai por volta de 60 reais, o que torna dificil de vender. Livros desse porte por editoras grandes custam por volta de 20 reais. Como o autor nacional pode concorrer assim?
O livro pode realmente sair mais caro, porém, é um formato democrático para autores independentes publicarem.
Geralmente, com editoras, é preciso fazer um alto investimento por tiragens mínimas. Mo Clube, se você quiser 50 cópias, por exemplo, o preço unitário cai bem, ficando bastante competitivo.
Me edique uma confiavel ou uma independente
Acabei de me inscrever no seu canal. Suas dicas foram muito valiosas para mim, pois estou tentando fazer minha autopublicação, é um caminho de pedras, mas agora chego lá.
Espero que consiga ter o sucesso que deseja! E muito obrigado pela sua inscrição! =D
Eu pibliquei em uma prestadora de serviços e as vendas estacionaram. Depois fiz muita propaganda dele, mas está difícil.
Estou quase encerrando contrato com ela.
trabalho com marketing, talvez possa ajudar com uma estratégia de vendas
@@ClebersonOliveiraoficial além de fazer videos divulgsndo o livro, existem outras estratégias?
Meu primeiro livro acabou de ser publicado e já tem pontuação na a Amazon. Gastei uma grana, e ainda estou pagando por ele.
Já publiquei, hoje preciso atualizar o livro, mas não estou conseguindo excluir o primeiro para republicar
Você pode substituir o arquivo do livro, não precisa apagar e criar um novo. Seria isso?
Estou pensando em escrever livros infantis mais to aprendendo por aqui o que fazer
Fico feliz por ajudar 😃
Muito obrigada!!
No transcurso do mes eu publico meu primer livro com uma editorial Argentina, mas apenas tenha a tradução dele vou a seguir teu conselho para a distribuição no Brasil.
Se todo sale certinho acho que a gente vai estar comentando o processo por estos medios ✌️🥰🙇♀️
Que legal! Fico feliz pela sua conquista literária! Parabéns 👏🏼
É bem isso mesmo
😉
Excelentes dicas! Obrigada.
Fico feliz que tenha gostado :D obrigado
Fiz dois livros com Appris.n vendeu.agora um lancado .Estou escrevendoo terceiro mas com medo qero ver oq fazer.
A única desvantagem do clube de autores é definir o preço do livro. Eu quero que meu livro seja batato por uns 16,00, mas isso nao é possível na plataforma do clube de autores
Entendo...Mas 16 reais não cobre nem o custo de impressão do livro...
@@escritor_julianoloureiro é um livro bolso...
na Amazon você pode vender por esse preço e até menos na versão ebook. No entanto, pra publicação em papel, se você tiver impressora caseira dessas comuns, dá pra imprimir e colar a lombada, tem vídeoaulas que ensina a imprimir de modo artesanal e acredite pode ficar melhor que esses sites de autopublicação.Como é venda sob demanda, a cada pedido o escritor imprime e envia ou deixa preparado alguns exemplares de antemão. Esses sites de autopublicação fazem exatamente isso, só imprimem a cada pedido só que com uma impressora mais rápida e cara e colas mais caras pras lombadas. Você pode vender pelas redes sociais postando as capas e preço...no Face ou Instagram vc deve ter seguidores que podem ser potenciais compradores ou mesmo quem pesquisa nessas redes acaba achando. Existe também a possibilidade de vender por pdf como livro digital, como fazem essas editoras de apostilas para concursos, a maioria só vende em PDF só que elas extrapolam, um pdf por 50 reais é um absurdo e o pior que vendem bastante. E o pior: os textos das apostilas todos copiados do chat GPT.
Excelente vídeo! Bastante esclarecedor!
Obrigado 😃
Muito bom!
Publiquei pela primeira numa editora prestadora de serviço. Hoje faço uso da autopublicação peça Agbook/Clube de Autores. O lado negativo é que o preço final do livro é caríssimo. Uma saída para os autores independentes é baixar a capa no site junto com o miolo e mandar imprimir numa gráfica. O preço final cairá drasticamente.
Se fizer uma pequena tiragem, o preço já cai. A partir de 10 cópias o preço já fica bom
Tem como baixar a capa e o miolo? Não sabia. Sabe alguma coisa do KDP, ele tbm publica impresso e os preços parecem melhor.
Alguns disseram que não tem custo, outros que o valor é altíssimo? Alguém pode explicar?
@@marymendonca233 a publicação em si não tem custo. O autor pode ter custos com revisão, diagramação, capa, registro ISBN etc. Com a autopubicação, o autor consegue economizar bastante, tendo em vista que as editoras tendem a cobrar mais caro (além dos serviços editoriais, cobram por uma quantidade mínima de cópias de um livro. 100, 1000 etc).
Valeuuu!
Quero saber mais. Inclusive como entro para o Clube dos Autores, custos, etc. Já me inscrevi no canal.
A publicação no Clube de Autores é gratuita. Com o livro pronto, basta entrar no site deles e seguir o passo a passo de publicação.
Caso fique com dúvidas, eles tem um canal para suporte: atendimento@clubedeautores.com.br
@@escritor_julianoloureiro, se o livro é infantil como no meu caso, antes de publicar no clube, preciso incluir as Ilustrações. Correto? Se puder me orientar, eu agradeço muito.
Até o das explicações.
Como faço para entrar em contato com o Clube de,m Autores?
Pelo site: www.clubedeautores.com.br (lá tem um botão do whatsapp) ou pelo email atendimento@clubedeautores.com.br
E as impressoes de livro na china? Sera q compensa? Ja comprei varios livros infantis que foram impressos na china...
Juliano concordo contigo, também me tornei independente, mas fico na duvida de como vender estes livros porque se for no varejo vendo um a um sem problemas, mas se eu quiser colocar em uma livraria teria que emitir nota fiscal e, para eitir nota fiscal preciso pagar imposto. Esta correto isso?
Ideal que a venda seja feita pela livraria e ela te repassasse o valor. Mas com um crescimento no volume de vendas, talvez seja interessante um CNPJ. No Clube de Autores, onde estou atualmente, eles vendem e repassam os royalties depois, é muito prático.
Muito obrigada pela dica. 😊
boa tarde! cara estou vendo seu video, eu tenho um livro escrito pela metade, desanimei de terminar por ter muito medo dos desafios e de não conhecer sobre onde e como publicar. hoje em dia ainda é possivel escritores indies coseguirem pigar algum centavos na conta ou hoje em dia essa publicação acaba sendo apenas como um hobby?
É possível fazer uma grana sim, mas depende muito da divulgação e marketing feito pelo autor. É difícil, mas, pelo menos pra mim, é muito prazeroso escrever e publicar. Só isso compensa
Mas o autor pagar pra uma editora publicar é algo que nem deveria existir. O autor que paga pra ser publicado por uma editora tem algum problema.
As editoras comerciais nem lêem direito os originais que recebem. A editora de autopublicao clube de autores é ótima! Agora as editoras prestadoras de serviços tipo baraúna cobram caríssimo pra publicar.
Melhor publicação sob demanda: Fábrica do livro
Discordo. Clube de Autores oferece inúmeros benefícios a mais
Amei as dicas!!
🥰🥰
Tenho livro escrito mas estou em dúvida se lanço por editora ou auto publicação.
Autopublicação você precisará gerir todas as etapas editoriais (revisão, capa, diagramação etc). Com editora, você não precisa se preocupar com isso. Porém, com editoras, sai bem mais caro.
Hoje, sou autopublicado e prefiro. Uso e recomendo o Clube de Autores. :)
qual programa de edição é ideal pra publicar no formato print on demand por favor ?
Com o próprio word é possível, desde que respeitada as margens, espaçamento etc. No clube de autores, por exemplo, o formato aceito é o PDF. Logo, vc pode editar o livro no word e salva-lo em PDF.
Mas o ideal, sempre q possível, é fazer a contratação de um editor de livros. :)
Juliano, estou com muita dificuldade para encontrar design editorial para fazer o miolo do livro. Você poderia me indicar profissionais?
Claro! Procure no Instagram por @mementodesigncriatividade. São ótimos e só edito os meus com eles.
Eu trabalho com isso, sou diagramadora e capista!
@@Drexoss deixa teu contato ai
@@Drexoss me procure,
Me sinto MUITO MUITO ignorada
Porque ?
Eu escrevi meu livro, minha autobiografia.
Ainda não coloquei no clube dos autores.
Título: Adotei, Posso Devolver?
Ficou faltando falar das prestadoras de serviço.
Ótima ideia para um novo vídeo, obrigado!
Assinei contrato com uma editora para lançar um livro infantil, que está em pré-venda. Rapaz, na plataforma deles custa 60 inelegíveis. Com o frete, sai a 75. Quem paga isso por um livro? Estou aguardando lançar junto com a editora, na minha cidade, já que a empresa é de outro estado e segue uma agenda de lançamentos. O que eu já fiz para divulgar e conseguir venda não foi suficiente. Ninguém prestigia, ninguém compra, ninguém vai ao lançamento. Agora, chame para uma rodada de cerveja...😢
O cenário para Autores independentes é desafiador mesmo. Mas negocie uma pequena tiragem, o preço unitário fica mais em conta. É uma alternativa.
voce tem rede social para acompanhar seu trabalho?
@@lucaslopesdasilva2231@julianoloureiro