Vídeo 152 - Síndrome da Trato Iliotibial
HTML-код
- Опубликовано: 6 фев 2025
- Fala galera do Lepes na Prática!
A síndrome do trato iliotibial também é conhecida pelo nome de síndrome da banda iliotibial, muito
comum em corredores, ciclistas e indivíduos que excedem a quantidade ideal de exercícios durante a semana, como, por exemplo, fazer musculação para membros inferiores segunda, quarta e sexta e nos outros dias da semana correr ou praticar qualquer outra atividade que utilize ativamente as pernas.
É uma patologia aguda que pode evoluir para crônica se não tratada precocemente. Tem como principal mecanismo de lesão o excesso de uso da flexão e extensão do joelho, onde o epicôndilo lateral do fêmur se transforma em um “degrau” para o trato iliotibial, tecido formado pela união e prolongamento dos músculos tensor da fáscia lata e glúteo máximo. A fricção constante desencadeia o processo inflamatório e doloroso à palpação.
As pessoas que possuem alterações posturais como joelho varo, pé plano ou cavo e rotação externa de quadril têm maior propensão de desenvolver a patologia.
A liberação miofascial, os exercícios de alongamento para a lateral da coxa e o ajuste biomecânico durante os exercícios previnem e reabilitam a síndrome, além da retirada temporária de todo estímulo que exacerbe a dor.
Obrigado e até a próxima semana!
@lepes.rp #educaçãofísica #iliotibial #tratoiliotibial #bandailiotibial #cinesiologia #biomecânica #treino
#treinamentodeforça #musculação #exercício #personaltrainer #liberaçãomiofascia
A joelheira de compressão pode ajudar e evitar o problema durante um Exercício prolongado?
A joelheira pode até piorar o atrito entre o trato iliotibial e o epicôndilo lateral do fêmur. O ideal é realizar a reabilitação com liberação miofascial e exercícios de flexibilidade, tirando os estímulos que causam dor
@@prof.aroldo7791por favor me tire uma dúvida, no vídeo fala sobre dor crônica da banda iliotibial mas é em relação quando a dor não é tratada direito ?
@@margareteaparecidaestanisl4928 obrigado pelo contato! A classificação de dor crônica é qualquer patologia inflamatória que perdure mais do que 3 meses, por tratamento incorreto ou persistência na manutenção do estímulo.
@@prof.aroldo7791 entendi.
Estou em fase de tratamento com fisioterapia e agora vai entrar a etapa de musculação conforme pedido médico. No momento suspendi a corrida conforme o ortopedista me orientou e agora é ter paciência no tratamento para poder voltar aos treinos 🙏
Obrigada por me responder.
@@margareteaparecidaestanisl4928 excelente recuperação! Realmente é preciso retirar o estímulo da corrida. Caso contrário, é ficar dando murro em ponta de faca.
Capriche na liberação miofascial da banda iliotibial!
Essa merda tá acabando com meu cardio, nao pode correr nem bicicleta