Estou lendo este livro agora em 2020. Está sendo um desafio grandioso. Leio um capítulo por dia e com dicionário que de tanto requisitado chega pedir arrego. Facundo como ninguém, muito adjetivoso chegando a ser verborrágico. Na arte de impressionar em parágrafos a linha tênue entre excesso e beleza fica bem estreita. Leitura pesada mas que está sendo proveitosa, Raul Pompéia conseguiu fazer das suas memórias de colégio uma arte impressionante.
Eu li "O Ateneu" e notei bem esse tom homossexual, principalmente na descrição do banho e com amizade do Sergio com o Egbent, além claro que fica óbvio o quanto o personagem principal (Sérgio) amadurece, no decorrer da obra.
esse livro me deu uma ressaca literária tão fortr que não consegui pegar nenhum outro depois pra ler.. mas valeu a pena a leitura, não cheguei a ler na época da escola
Livro lindo, quero essa edição. Até agora é meu livro favorito brasileiro tbm, amo a narrativa e o os temas abordados me chocam pela época mas acho isso maravilhoso! Uma pena o Raul ter morrido tão cedo e de forma tão trágica...
Nunca li o livro, mas o relacionamento entre os meninos, o banho ... Isso e me fez lembrar os presídios (pelo menos os esteriótipos, não posso dizer o que tem e o que não tem)
Acho que o mais rebuscado que eu li foi "Senhora", do José de Alencar, mas larguei. Há pouco tempo li o Ateneu e li ouvindo o Audiobook. E tive essa sensação, nem tanto de rebuscamento, claro que é rebuscado, mas a sensação foi de estar lendo algo exato e perfeito. Eu não achei difícil, como Senhora, Iracema e etc, pq esses eu simplesmente não conseguia entender mesmo, ou ainda pior, Odisseia e Ilíada traduzidos pelo Manoel Odorico Mendes, que achei um suplício. No Ateneu, ao contrário, tive a sensação de que era um bordado perfeito, toda a Nuance de cada palavra está no lugar certo. Eu não sou nada literata pra explicar como ele conseguiu fazer isso, mas foi uma sensação agradável. Haahahahaha
Tati, coming of age em português é romance de formação ou o termo alemão mesmo Bildungsroman (mais usado pela crítica/teoria literária). Eu adoro histórias assim, como David Copperfield e até mesmo Harry Potter ♥ A Montanha Mágica também é um clássico exemplo :) Pelo visto você também adora romances de formação rs Gostei do vídeo e do enredo do livro, pretendo ler logo! :)
Grande Raul Pompéia! Um grande na historia da Literatura; Todavia, um triste fim ! Salve o " Ateneu" Clássico da Literatura. Indico aqui: Jose lins do Rêgo Menino de Engenho Fogo Morto Usina Moleque Ricardo
Achei um livro com enredo bacana, linguagem adolescente e juvenil ,achei até o Sergio parecido com o Apanhador do campo de centeio brasileiro.Eu diria a frente de seu tempo ! Daria um baita de um filme ou sériado de TV!
O Carpeux classificou o Raul Pompeia como Naturalista, na história da literatura ocidental. Inclusive cita o autor juntamente com Aloísio de Azevedo (O Cortiço).
Também li este livro no colegial (e não li o Vidas Secas, rs). Lembro que foi uma leitura muito difícil, mas me lembro de trechos dele ainda hoje. Também tenho a edição que li à época e vira e mexe me dá vontade de pegá-la de novo.
Realmente esse foi o livro mais difícil que eu já li na minha vida kk mas depois que você se acostuma, vai que vai fundo kk (tem uma hq tb desse livro q n tive oportunidade de ler ainda)**
Tati, eu juro que não imaginava que o livro fosse parecer tão interessante quanto o que me fez parecer agora. Acho que todo escritor usa um pouco da veia da vingança em algum livro, alguma crônica ou o que quer que esteja escrevendo. E nesse caso, eu até entendo o que fez o autor escrever isso. Acho que é como vc mesma disse: tentar exorcizar os fantasmas que passaram anos assustando e amedrontando a nossa cabeça. As pessoas até conseguem ler esse tipo de livro, com palavras mais rebuscadas e tal, mas precisam ler devagar, sem pressa de terminar. Vcconseguiu me convencer a ler O Ateneu.
O livro começa com a inauguração do famoso colégio interno no bairro do Rio Comprido na cidade do Rio de Janeiro, depois de uma grande reforma. Um choque para um garoto de 11 anos que sempre foi criado no seio familiar, ser deixado sozinho naquele colégio. O diretor é Aristarco que trata cada aluno conforme sua condição social. No colégio, as relações homossexuais é muito comum. Havia alunos que serviam como polícia secreta do diretor. Rabelo aconselha o novato a ser forte e não aceitar protetor, porque os fracos viram mulheres. Apesar disso, a primeira relação é com Sanches, depois Bento Alves, e depois com o inglês Egbert. Eu acho que a relação homoafetiva mais verdadeira foi com Bento Alves, que termina sendo expulso do colégio. O livro mostra o colégio como um microcosmo social, com suas regras sociais, preconceitos, governo e comércio. A sexualidade é mostrada como um instinto, algo a ser extravasado(uma visão do século XlX, e que tem tudo a ver. Num ambiente só de homens, a tendência homossexual é maior, o que não dizer dos presídios!). Um livro que é pra refletir sobre o respeito as diferenças.
Estou lendo esse livro hoje, depois de adulta. Li o primeiro e o segundo capítulos sem desgrudar. É de uma beleza que com 15 ou 16 anos eu não teria enxergado se tivesse sido obrigada a ler na escola. Rsrs
Muito bacana! O único contato que tive com "O Ateneu" foi um professor de literatura (com uma voz grave e aveludada, como Orson Welles) lendo um trecho da obra. Me interessei muito pelo livro, vou correr atrás. P.S.1: A Zahar tá matando a pau. Vi que lançaram "Carmen", do Prosper Marimée, que inspirou a ópera, juntou com outros contos do autor. P.S.2: Acho que a expressão em português mais adequada pra "coming of age" seria romance de formação. Não é exata, mas passa o sentimento.
Pois é, tive que ler Vidas Secas na escola, e não consegui. Na verdade li o livro, mas foi uma leitura torturante hehehe. Minha escola não pediu para lermos O Ateneu, mas agora, depois de mais de 10 anos, fiquei morrendo de vontade de ler!!!
Que estante lin-da! Mas... quem diz que os cachinhos devem ser "deitados fora" é o próprio Aristeu. A esposa sugere que o menino os dê à mãe como prova de afeto. E parece-me que os alunos podiam visitar a família quinzenalmente. Numa dessas visitas, Sérgio busca conselhos com o pai, que lhe diz que não deve se curvar à autoridade nem aos colegas. A partir daí, Sérgio retorna com renovada autoconfiança ao Ateneu.
Que bom Tati! Já fui correndo pra ver se na estante de meu pai tinha este livro, mas infelizmente não tem. Ainda assim, quando encontrar vou comprar, pois fiquei super curioso para ler.
Tem uma passagem do livro que eu gostei bastante, que um adulto (se não me engano era um professor) falou que o Ateneu podia ter muitas crueldades, mas era justamente por isso que ele era uma escola melhor do que as outras. Segundo ele, é no colégio interno que se aprende o que a vida de verdade nua e crua, é lá que os meninos deixam a infância, onde os garotos terão o primeiro contato com as dificuldades, enquanto que o colégio externo forma garotos mais "fracos". Isso é muito interessante, principalmente porque ele não tá totalmente errado. Tipo... é desconfortável ver que crianças tão pequenas tenham que já passar por isso, mas sim, o Ateneu é uma representação da crueldade da vida
6:10 existem escolas apenas para meninos piores que a retratada nesse livro, tipo as crianças moravam lá e sofriam torturas abusos sexuais etc, e principalmente no Canadá, se as crianças denunciassem matavam ela e e enterravam perto da escola.
aqui to eu de novo. nem li o livro, estou recomeçando a leitura desde ontem. e minha cabea esta fervendo kkkkk e igual como qundo eu leio em ingles, minha cabeça esquenta
Eu tive que ler esse livro para o vestibular e não consegui passar do primeiro capítulo. Tentei várias vezes e não avançava. Como tinha vários outros livros pra ler, deixei de lado e me apoiei nas aulas de literatura do colégio haha Acho que ainda tenho ele por aqui, vou tentar ler novamente.
Eu n tinha me ligado tanto no bullying antes dessa descrição, esse clima opressivo q paira o tempo na escola. Talvez seja pq convivi mt c isso e acabou sendo algo natural o mim, infelizmente.
tatianagfeltrin Tati só uma indicação de dois mangás que tratam desta temática de colégio interno e homossexualidade. Um deles é Thomas no Shinzou ou O coração de Thomas (menos explícito) e o outro é Kaze to ki no uta ou Poem of Wind and Trees (este mais explicito) Ambos vc acha on line mangafox.me/manga/thomas_no_shinzou/v01/c001/1.html mangafox.me/manga/kaze_to_ki_no_uta/
Estou lendo-o, Tati. Apesar de gostar e valorizar muito os clássicos da literatura brasileira tenho que admitir que o rebuscamento (floreamento) da linguagem e uso de metáforas lembram o Barroco...Mas isso mostra o talento do Pompeia com a língua portuguesa. Mas é muito interessante a crítica dele para com a sociedade brasileira do final do século XIX, tomando a escola Ateneu como um espaço onde "sobrevive" o mais forte. Uma realidade muito presente na nossa sociedade. Concordas?
Oooi, Tati. Eu adoro esse livro, li ele durante a faculdade... mas, confesso, que não acho a linguagem tão difícil ou rebuscada assim... gostei muito do vídeo =D beijocas!
Ai Tati, desde mais novo fiquei intrigado com diversos livros e O Ateneu pode-se dizer que foi o que até hoje, mais tenho vontade de ler da parte dos 'clássicos'. Eu tenho ele aqui na minha casa, porém a edição é muito xexelenta e as letras, minúsculas. Espero poder adquirir uma edição melhor pra poder realizar a leitura. E jamais passou pela minha cabeça, que essa obra teria um teor tão grande de crítica social e "violência". E no decorrer do vídeo eu também fiquei me perguntando "Em que casa esse livro se encaixa, porque olha..." hahaha! Adorei o vídeo! Abraços e sucesso sempre :)
Tatiana, gosto muito de ler e sinceramente não gostei do livro, ou não entendi, pra mim faltou algo nele, são pequenas histórias que (Na minha visão) não levam a lugar nenhum parece que não termina, sei lá, mas talvez eu precise ler novamente. Tenho assistido muitos de seus vídeos principalmente falando de livros que eu já li e vejo que o mesmo que chamou minha atenção também foi relevante para você, isso gera muita identificação! Agora preciso ver seus vídeos falando de livros que ainda não li! Um grande abraço!
Quando li o Ateneu, eu não tinha em mente que ele era um Clássico, acho que essa palavra pesa tanto um livro. Quando o li me lembro de ter uns 13 anos, já hoje como tenho isso em mente já tive mais dificuldades.
Você esqueceu de dizer que a introdução conta o final. Corresponde a 7% do Kindle é esta disponível no Unlimited. Depois de o médico e o monstro é o retrato de Dorian Gray, está é minha terceira literatura com tema homossexual. Adorei os dois primeiros, esse estou lendo ainda.
Eu acho interessante esse "rebuscamento" da linguagem do narrador para descrever um momento da infância. Me faz pensar que o sofrimento do Ateneu produziu bons resultados.
Li o Ateneu no ensino médio por curiosidade e depois de ter visto o seu vídeo Tati fiquei com vontade de relê-lo. Deixei muitas coisas passarem despercebidas, creio que era pela minha idade. Eu também pensei que a cena da piscina com os cacos de vidro tinha acontecido.
Esse livro é muito bom mesmo, não sei se é porque estou acostumado a ler Kant e outros que escreves textos quase indecifráveis de primeira leitura, não tive tanta dificuldade. Mas realmente ele tem uma linguagem bastante rebuscada!
Tatiana, você sempre nos inspira. Antes de escrever nossa equipe sempre te ouve. Dessa vez escrevemos o resumo com análise de O Ateneu: beduka.com/blog/resumos/resumo-de-o-ateneu-2/
Quando eu li o Retrato de Dorian Gray eu pensei eu quero escrever igual a esse cara. Nunca mais li nada com tamanha arte na escrita e desculpem nem Shakespeare que estou lendo agora, se compara. Mas vou ler esse livro é veremos. Kkk... claro tenho outros livros que me são tão preciosos por assim dizer, mais pela filosofia do que pela escrita como exemplo: A morte de Ivan Ilich; etc..
Tati eu amo os videos seus amei sua maquiagem, seu canal me fez voltar a ter aquele amor pela leitura, faz um vídeo sobre Alice no país das maravilhas? Me responda por favor, obrigado.
Nossa essa descrição me fez lembrar demais de um colégio que tem aqui no Rio de Janeiro, não faço ideia de como seja o ensino, mas creio que bem rigoroso. Hoje em dia talvez menos do que já tenha sido. Caso tenha curiosidade pt.m.wikipedia.org/wiki/Col%C3%A9gio_Marista_S%C3%A3o_Jos%C3%A9 Preciso não dizer o nome . beijos
Tati, quais são os seus 100 livros essenciais da literatura brasileira? Se já tiver vídeo me avise, se não, por favor, faça que ficarei agradecidissima.
Eu também o achei muito complicado Minha escola também pede para os segundanistas ler Eu também estou gostando ainda não o li todo Mas estou gostando Tive que ler o começo 15 vezes
já tentei ler duas vezes, mas a linguagem rebuscada faz com que eu perca a linha de raciocínio no meio da leitura. depois do vídeo vou tentar agora uma terceira vez.
Tatiana, será que não dá pra chamar esse livro de "Romance de Formação"? Nós costumamos nos referenciar assim à alguns livros na Filosofia (como o Fausto de Goethe, por exemplo...). Acho que dá pra chamar assim. E parabéns pelo canal, tem me inspirado bastante! Beijos :)
Tenho 78 anos. O livro com portugues mais rebuscado que passou por minhas mãos foi OS SERTÕES de Euclydes Da Cunha.
Estou lendo este livro agora em 2020. Está sendo um desafio grandioso. Leio um capítulo por dia e com dicionário que de tanto requisitado chega pedir arrego. Facundo como ninguém, muito adjetivoso chegando a ser verborrágico. Na arte de impressionar em parágrafos a linha tênue entre excesso e beleza fica bem estreita. Leitura pesada mas que está sendo proveitosa, Raul Pompéia conseguiu fazer das suas memórias de colégio uma arte impressionante.
Incrível como a Tati sempre desperta a vontade de ler o livro em questão de tanto prazer que ela tem em falar sobre ele! Vídeos incríveis
Eu li "O Ateneu" e notei bem esse tom homossexual, principalmente na descrição do banho e com amizade do Sergio com o Egbent, além claro que fica óbvio o quanto o personagem principal (Sérgio) amadurece, no decorrer da obra.
esse livro me deu uma ressaca literária tão fortr que não consegui pegar nenhum outro depois pra ler.. mas valeu a pena a leitura, não cheguei a ler na época da escola
O clipe Another brick in the wall - Pink Floyd é quase um resumo desse livro.
Nunca relacionei mt ele a questão acadêmica e sim ao crescimento do personagem e tudo q ele descobriu sobre o mundo do Ateneu.
Verdade
KKKKKKKKK MORRI. serio, muito bom
Eu li no 3 ano do Ensino Médio, por conta própria. Amei. Nunca esqueci.
Livro lindo, quero essa edição. Até agora é meu livro favorito brasileiro tbm, amo a narrativa e o os temas abordados me chocam pela época mas acho isso maravilhoso! Uma pena o Raul ter morrido tão cedo e de forma tão trágica...
Gosto muito de assistir aqui suas dicas de leitura pra ter uma noção melhor sobre certas obras. Valeu pela dica
O ateneu é livro favorito que li obrigado na escola, já li varias vezes, amei essa versão capa dura, vou comprar.
Nunca li o livro, mas o relacionamento entre os meninos, o banho ... Isso e me fez lembrar os presídios (pelo menos os esteriótipos, não posso dizer o que tem e o que não tem)
Acho que o mais rebuscado que eu li foi "Senhora", do José de Alencar, mas larguei. Há pouco tempo li o Ateneu e li ouvindo o Audiobook. E tive essa sensação, nem tanto de rebuscamento, claro que é rebuscado, mas a sensação foi de estar lendo algo exato e perfeito. Eu não achei difícil, como Senhora, Iracema e etc, pq esses eu simplesmente não conseguia entender mesmo, ou ainda pior, Odisseia e Ilíada traduzidos pelo Manoel Odorico Mendes, que achei um suplício. No Ateneu, ao contrário, tive a sensação de que era um bordado perfeito, toda a Nuance de cada palavra está no lugar certo. Eu não sou nada literata pra explicar como ele conseguiu fazer isso, mas foi uma sensação agradável. Haahahahaha
Engraçado ja eu amei Senhora, terminei de ler em êxtase. Ja O Ateneu eu não terminei de ler por achar difícil e meio chato… kkkkkkk
Tati, coming of age em português é romance de formação ou o termo alemão mesmo Bildungsroman (mais usado pela crítica/teoria literária). Eu adoro histórias assim, como David Copperfield e até mesmo Harry Potter ♥ A Montanha Mágica também é um clássico exemplo :) Pelo visto você também adora romances de formação rs Gostei do vídeo e do enredo do livro, pretendo ler logo! :)
Amo literatura brasileirA. O Ateneu será meu próximo livro.
As edições dos clássicos da Zahar tem ficado cada vez mais fofas e completas mesmo
Se eu não me engano, no final de Menino de Engenho, o autor cita este livro comparando os dois personagens
Fiquei muito interessado na leitura, parece ser um classicão da literatura nacional. E a exigência deve ser muito bem retribuída, lerei sim!!
Grande Raul Pompéia! Um grande na historia da Literatura; Todavia, um triste fim ! Salve o " Ateneu"
Clássico da Literatura.
Indico aqui:
Jose lins do Rêgo
Menino de Engenho
Fogo Morto
Usina
Moleque Ricardo
Achei um livro com enredo bacana, linguagem adolescente e juvenil ,achei até o Sergio parecido com o Apanhador do campo de centeio brasileiro.Eu diria a frente de seu tempo ! Daria um baita de um filme ou sériado de TV!
O jeito que você falou do livro, da escrita, me deixou com um pé atrás, mas mesmo assim parece ser ótimo e procurarei ler.
Li esse livro para a escola e confesso que me lembro pouco dele. Assim que possível vou reler. Bjs Tati.
Eu já li esse livro, realmente é muito bom!
Eu achei péssimo. Nem consegui terminar.
Top de linha... ja ta na minha lista de livros pra ler esse ano ainda.. 😉
Valeu, Tati. Suas a análises são sensacionais.
O Carpeux classificou o Raul Pompeia como Naturalista, na história da literatura ocidental. Inclusive cita o autor juntamente com Aloísio de Azevedo (O Cortiço).
Estou terminando de ler, muito bom!
Também li este livro no colegial (e não li o Vidas Secas, rs). Lembro que foi uma leitura muito difícil, mas me lembro de trechos dele ainda hoje. Também tenho a edição que li à época e vira e mexe me dá vontade de pegá-la de novo.
Realmente esse foi o livro mais difícil que eu já li na minha vida kk mas depois que você se acostuma, vai que vai fundo kk (tem uma hq tb desse livro q n tive oportunidade de ler ainda)**
Eu vou ler esse livro esse ano, minha professora e apaixonada por literatura brasileira então ela pediu pra lermos este livro esse
Tati, eu juro que não imaginava que o livro fosse parecer tão interessante quanto o que me fez parecer agora. Acho que todo escritor usa um pouco da veia da vingança em algum livro, alguma crônica ou o que quer que esteja escrevendo. E nesse caso, eu até entendo o que fez o autor escrever isso. Acho que é como vc mesma disse: tentar exorcizar os fantasmas que passaram anos assustando e amedrontando a nossa cabeça. As pessoas até conseguem ler esse tipo de livro, com palavras mais rebuscadas e tal, mas precisam ler devagar, sem pressa de terminar. Vcconseguiu me convencer a ler O Ateneu.
Bella Nine
Bella Nine
O livro começa com a inauguração do famoso colégio interno no bairro do Rio Comprido na cidade do Rio de Janeiro, depois de uma grande reforma. Um choque para um garoto de 11 anos que sempre foi criado no seio familiar, ser deixado sozinho naquele colégio. O diretor é Aristarco que trata cada aluno conforme sua condição social. No colégio, as relações homossexuais é muito comum. Havia alunos que serviam como polícia secreta do diretor. Rabelo aconselha o novato a ser forte e não aceitar protetor, porque os fracos viram mulheres. Apesar disso, a primeira relação é com Sanches, depois Bento Alves, e depois com o inglês Egbert. Eu acho que a relação homoafetiva mais verdadeira foi com Bento Alves, que termina sendo expulso do colégio. O livro mostra o colégio como um microcosmo social, com suas regras sociais, preconceitos, governo e comércio. A sexualidade é mostrada como um instinto, algo a ser extravasado(uma visão do século XlX, e que tem tudo a ver. Num ambiente só de homens, a tendência homossexual é maior, o que não dizer dos presídios!). Um livro que é pra refletir sobre o respeito as diferenças.
Tem um Spoiler aí 🤦🏻♂️valeu. Tem que colocar "Spoiler" antes de contar algo que vai acontecer. Mas obrigado pelas informações.
Votei nele mas achei que não fosse vencer... rsrrsrs
Adorando acompanhar esse canal da Tatiana Feltrin!
Agora estou morrendo de vontade de ler! Hehehe Vou já atrás na livraria :)
Votei para que esse ganhasse, mas sem muita esperança...
Que bom que me enganei :)
É só uma verdadeira verdade.
Esse é o Ann pra valer
Estou lendo esse livro hoje, depois de adulta. Li o primeiro e o segundo capítulos sem desgrudar. É de uma beleza que com 15 ou 16 anos eu não teria enxergado se tivesse sido obrigada a ler na escola. Rsrs
Nossa, Tati!
Tive a mesma comparação com o Oscar Wilde ao ler! Incrível!
Excelente resenha! Meus parabéns!
Muito bacana! O único contato que tive com "O Ateneu" foi um professor de literatura (com uma voz grave e aveludada, como Orson Welles) lendo um trecho da obra. Me interessei muito pelo livro, vou correr atrás.
P.S.1: A Zahar tá matando a pau. Vi que lançaram "Carmen", do Prosper Marimée, que inspirou a ópera, juntou com outros contos do autor.
P.S.2: Acho que a expressão em português mais adequada pra "coming of age" seria romance de formação. Não é exata, mas passa o sentimento.
Essa edição é linda! Eu tenho aqui e nunca li! Agora me inspirei =)
Me deu vontade
Engraçado é que tive uma professora de literatura que "proibiu" a leitura desse livro em 1999.... 🤣🤣🤣
Proibiu por quê?
Pois é, tive que ler Vidas Secas na escola, e não consegui. Na verdade li o livro, mas foi uma leitura torturante hehehe.
Minha escola não pediu para lermos O Ateneu, mas agora, depois de mais de 10 anos, fiquei morrendo de vontade de ler!!!
Que estante lin-da! Mas... quem diz que os cachinhos devem ser "deitados fora" é o próprio Aristeu. A esposa sugere que o menino os dê à mãe como prova de afeto. E parece-me que os alunos podiam visitar a família quinzenalmente. Numa dessas visitas, Sérgio busca conselhos com o pai, que lhe diz que não deve se curvar à autoridade nem aos colegas. A partir daí, Sérgio retorna com renovada autoconfiança ao Ateneu.
Maravilhosa resenha! Agora deu mais vontade ainda de ler
Adorei o vídeo Tati muito legal eu já li esse livro é muito bom eu nunca mais reclamei da minha escola um beijo um abraço e tchau Tati.
Quero ver alguém falar agora que a Tati não gosta de literatura brasileira! Fiquei com muita vontade de ler este.
Obrigado, Tati! Li esse livro para fazer um artigo científico!
Me deu vontade ler esse livro!
Recomendação de leitura: O MESTRE E MARGARIDA, de Búlgakov
Que bom Tati! Já fui correndo pra ver se na estante de meu pai tinha este livro, mas infelizmente não tem. Ainda assim, quando encontrar vou comprar, pois fiquei super curioso para ler.
Tem uma passagem do livro que eu gostei bastante, que um adulto (se não me engano era um professor) falou que o Ateneu podia ter muitas crueldades, mas era justamente por isso que ele era uma escola melhor do que as outras. Segundo ele, é no colégio interno que se aprende o que a vida de verdade nua e crua, é lá que os meninos deixam a infância, onde os garotos terão o primeiro contato com as dificuldades, enquanto que o colégio externo forma garotos mais "fracos". Isso é muito interessante, principalmente porque ele não tá totalmente errado. Tipo... é desconfortável ver que crianças tão pequenas tenham que já passar por isso, mas sim, o Ateneu é uma representação da crueldade da vida
o bullying nas escolas externas discorda do seu comentário.
tatianagfeltrin , você tá economizando Proust.... fala a verdade....hahaha. Brincadeira, adorei o video... mais um pra lista!!!! Beijos
6:10 existem escolas apenas para meninos piores que a retratada nesse livro, tipo as crianças moravam lá e sofriam torturas abusos sexuais etc, e principalmente no Canadá, se as crianças denunciassem matavam ela e e enterravam perto da escola.
Comecei este livro.. e estou amando
aqui to eu de novo. nem li o livro, estou recomeçando a leitura desde ontem. e minha cabea esta fervendo kkkkk e igual como qundo eu leio em ingles, minha cabeça esquenta
@@carviiss2805 Terminou?
Eu tive que ler esse livro para o vestibular e não consegui passar do primeiro capítulo. Tentei várias vezes e não avançava. Como tinha vários outros livros pra ler, deixei de lado e me apoiei nas aulas de literatura do colégio haha
Acho que ainda tenho ele por aqui, vou tentar ler novamente.
Eu n tinha me ligado tanto no bullying antes dessa descrição, esse clima opressivo q paira o tempo na escola. Talvez seja pq convivi mt c isso e acabou sendo algo natural o mim, infelizmente.
Vídeo de sexta! \o/
tatianagfeltrin Ótimo Livro!!
tatianagfeltrin "Podia ser pior, você podia estudar no Ateneu" rsrsrs
Lindaaa
Ai que legal! Me deu vontade de reler!
tatianagfeltrin Tati só uma indicação de dois mangás que tratam desta temática de colégio interno e homossexualidade. Um deles é Thomas no Shinzou ou O coração de Thomas (menos explícito) e o outro é Kaze to ki no uta ou Poem of Wind and Trees (este mais explicito)
Ambos vc acha on line
mangafox.me/manga/thomas_no_shinzou/v01/c001/1.html
mangafox.me/manga/kaze_to_ki_no_uta/
Esse livro é inesquecível para mim marcou minha adolescência.
A mim também.
Vou ler esse livro em breve. 💙💜💚
Agora já era...tenho que ler
Obrigado, essa análise vai ajudar muito no meu seminário sobre esse livro!
Estou lendo-o, Tati. Apesar de gostar e valorizar muito os clássicos da literatura brasileira tenho que admitir que o rebuscamento (floreamento) da linguagem e uso de metáforas lembram o Barroco...Mas isso mostra o talento do Pompeia com a língua portuguesa. Mas é muito interessante a crítica dele para com a sociedade brasileira do final do século XIX, tomando a escola Ateneu como um espaço onde "sobrevive" o mais forte. Uma realidade muito presente na nossa sociedade. Concordas?
Oooi, Tati. Eu adoro esse livro, li ele durante a faculdade... mas, confesso, que não acho a linguagem tão difícil ou rebuscada assim... gostei muito do vídeo =D beijocas!
Ai Tati, desde mais novo fiquei intrigado com diversos livros e O Ateneu pode-se dizer que foi o que até hoje, mais tenho vontade de ler da parte dos 'clássicos'. Eu tenho ele aqui na minha casa, porém a edição é muito xexelenta e as letras, minúsculas. Espero poder adquirir uma edição melhor pra poder realizar a leitura. E jamais passou pela minha cabeça, que essa obra teria um teor tão grande de crítica social e "violência". E no decorrer do vídeo eu também fiquei me perguntando "Em que casa esse livro se encaixa, porque olha..." hahaha! Adorei o vídeo!
Abraços e sucesso sempre :)
Junior Costa
Tatiana, gosto muito de ler e sinceramente não gostei do livro, ou não entendi, pra mim faltou algo nele, são pequenas histórias que (Na minha visão) não levam a lugar nenhum parece que não termina, sei lá, mas talvez eu precise ler novamente.
Tenho assistido muitos de seus vídeos principalmente falando de livros que eu já li e vejo que o mesmo que chamou minha atenção também foi relevante para você, isso gera muita identificação!
Agora preciso ver seus vídeos falando de livros que ainda não li!
Um grande abraço!
Paulo Meyer
Tenho esse livro. Agora vou ler.rsrs
Ufa, pensei que só eu tinha achado a escrita dele a mais rebuscada de todos hahaha 🥵
Análise a parte, ficou linda com a maquiagem!!
Ainda não li. Incrível.
Tati, no minuto 3:34 você fala de uma lista de 100 linhos essenciais da Literatura Brasileira. Onde podemos encontrar essa sua lista?
Quando li o Ateneu, eu não tinha em mente que ele era um Clássico, acho que essa palavra pesa tanto um livro. Quando o li me lembro de ter uns 13 anos, já hoje como tenho isso em mente já tive mais dificuldades.
Você esqueceu de dizer que a introdução conta o final. Corresponde a 7% do Kindle é esta disponível no Unlimited. Depois de o médico e o monstro é o retrato de Dorian Gray, está é minha terceira literatura com tema homossexual. Adorei os dois primeiros, esse estou lendo ainda.
Karla da Silva Rocha
Falta 3 capítulos pra eu acabar. Muito top man
Também li O Ateneu, a parte da piscina com cacos de vidro é realmente angustiante.
Eu acho interessante esse "rebuscamento" da linguagem do narrador para descrever um momento da infância. Me faz pensar que o sofrimento do Ateneu produziu bons resultados.
É verdade.
Li o Ateneu no ensino médio por curiosidade e depois de ter visto o seu vídeo Tati fiquei com vontade de relê-lo. Deixei muitas coisas passarem despercebidas, creio que era pela minha idade. Eu também pensei que a cena da piscina com os cacos de vidro tinha acontecido.
Ramon Souza
Eu concordo com você.
Tati fiquei louca pra ler...bjs
Esse livro é muito bom mesmo, não sei se é porque estou acostumado a ler Kant e outros que escreves textos quase indecifráveis de primeira leitura, não tive tanta dificuldade. Mas realmente ele tem uma linguagem bastante rebuscada!
Tatiana, você sempre nos inspira. Antes de escrever nossa equipe sempre te ouve. Dessa vez escrevemos o resumo com análise de O Ateneu: beduka.com/blog/resumos/resumo-de-o-ateneu-2/
Quando eu li o Retrato de Dorian Gray eu pensei eu quero escrever igual a esse cara. Nunca mais li nada com tamanha arte na escrita e desculpem nem Shakespeare que estou lendo agora, se compara. Mas vou ler esse livro é veremos. Kkk... claro tenho outros livros que me são tão preciosos por assim dizer, mais pela filosofia do que pela escrita como exemplo: A morte de Ivan Ilich; etc..
O começo desse livro me fez pensar na hora: "Será que entra pra TAG de Começos Inesquecíveis da Tati Feltrin?" Hahaha =P Bom saber que sim!
Amo demais esse livro
Todos os seus livros tem a capa bonitaaaa!
Tati eu amo os videos seus amei sua maquiagem, seu canal me fez voltar a ter aquele amor pela leitura, faz um vídeo sobre Alice no país das maravilhas? Me responda por favor, obrigado.
eu tinha uma ideia completamente errada do Ateneu. Agora vou ler =] Valeu, Tatiiiii
Explicação muito boa !
Nossa essa descrição me fez lembrar demais de um colégio que tem aqui no Rio de Janeiro, não faço ideia de como seja o ensino, mas creio que bem rigoroso. Hoje em dia talvez menos do que já tenha sido.
Caso tenha curiosidade pt.m.wikipedia.org/wiki/Col%C3%A9gio_Marista_S%C3%A3o_Jos%C3%A9
Preciso não dizer o nome . beijos
Acho que "coming of age story" é chamado de romance de formação em português :)
Tati, quais são os seus 100 livros essenciais da literatura brasileira? Se já tiver vídeo me avise, se não, por favor, faça que ficarei agradecidissima.
o livro parece ser ótimo
Eu também o achei muito complicado
Minha escola também pede para os segundanistas ler
Eu também estou gostando ainda não o li todo
Mas estou gostando
Tive que ler o começo 15 vezes
Esse livro é pesado.
já tentei ler duas vezes, mas a linguagem rebuscada faz com que eu perca a linha de raciocínio no meio da leitura. depois do vídeo vou tentar agora uma terceira vez.
Estou lendo... realmente tem uma linguagem complicadinha, mas é isso mesmo tô curioso... continuarei a leitura. :D
Tati porque voce não faz videos de dicas para ler mais? Seria muito legal
Obaaaa!
💜
Com 2:55 minutos já me convenceu a ler o livro. Tenho ele aqui. Kkkk
❤
Me deu vontade de ler!!
Tatiana, será que não dá pra chamar esse livro de "Romance de Formação"? Nós costumamos nos referenciar assim à alguns livros na Filosofia (como o Fausto de Goethe, por exemplo...). Acho que dá pra chamar assim. E parabéns pelo canal, tem me inspirado bastante! Beijos :)