Olá, Pessoal! Este livro faz parte da lista dos mais pedidos por vocês no ano passado! Para conferir a lista completa, veja o início deste vídeo: ruclips.net/video/9rjp8oYsvwY/видео.html :)
"Nos perderemos entre monstros da nossa própria criação." Ao que parece, quanto mais retalhada uma sociedade, mais difícil de controlá-la. Junte-se a isso o desamparo, o anonimato, o desprezo de um criador (Estado) ausente e indiferente, temos a demonstração da criatura ensandecida, que exige um semelhante para compartilhar sua angústia e, no desespero, faz uso do único recurso que lhe é disponível: a brutalidade.
A parte da narração da criatura e dos camponeses é minha favorita. Muito interessante ver ele acordando pra vida e descobrindo o mundo. A cena dele sendo rejeitado também é de cortar o coração
SIM, fiquei surpreso quando a tati disse q foi a parte q ela mais odiou, foi a minha parte favorita em disparado, pra mim a pior parte foi o volume 3 O victor Frankenstein fica metade do tempo só se lamentando e a história empaca muito, sem contar q aquela viagem aleatória dele com o Clerval travou tudo mais ainda
Não acho que Victor seja um monstro. Ele cometeu um erro. Um erro grande demais. Agora, um ser que só pode recorrer a maldade para servir de "bem", comparação colocada o tempo todo com o Satanás de Milton, esse sim, seria um monstro.
41:12 Nossa, SIM! Um dos trechos que mais me deixou atônito foi esse (depois de 3 MORTES JÁ): “Eu fugia a explicações e persistia em meu mutismo sobre a existência do monstro. A circunstância de poder ser tomado por louco corroborava também minha determinação de calar sobre o assunto. Por outro lado, a revelação de meu segredo, admitindo que me dessem crédito, serviria apenas para consternar e incutir um pavor constante em quem me ouvisse. Restava-me, portanto, abrir mão da simpatia e solidariedade - para mim uma ardente aspiração - que meu desabafo, o relato da verdade, me pudesse acarretar.“ Tipo, OI??? SIMPATIA E SOLIDARIEDADE???? Meu filho, tu que causou essa farofa toda, se manque
No livro: Elisabeth _ 😢 qual seu terrível segredo? Victor _ Meia noite te conto. 😅 Nessa parte eu ja tava com raiva dele, esperando que nas próximas linhas ele iria contar pra ela...
Acho que se a Tatiana fizesse um vídeo de cinco horas só discorrendo sobre caixas de isopor, eu assistiria tranquilamente. É muito prazeroso ver ela falar.
A criatura tem pra mim uma das melhores construções de personagem na literatura, toda a construção ideológica que ele cria através das leituras que fez e vai vivendo ao longo da trama é muito simbólico
eu achei muito interessante a forma como a criatura começou a entender a vida por meio da observação do cotidiano das pessoas! ela percebe, questiona, aprende, tudo sozinha… será que, na vida real, um ser não humano, criado do “nada”, teria a mesma capacidade?
@@felipecarmo1032 mas quem criou o suposto monstro e negligenciou ele e ainda por cima i negou uma oportunidade de vida em meio a um semelhante foi o próprio Victor... tudo que acontece é responsabilidade primária dele.
@@matheusguerra2066 trata-se de uma história bem irreal, mas trazendo uma realidade para ela, imagine uma criatura que não foi ensinada sobre valores, princípios, ser largada a própria sorte e sem nenhum direito de escolha, como seria a mente dela? O Victor é tão monstruoso que não defende a empregada sendo entregue a morte e não dá nenhum Auxilio sobre algo que ele mesmo criou.
Pra mim a parte que você achou mais chata, foi a que eu achei mais interessante! Fiquei querendo muito que a família francesa aceitasse o monstro (acabei fantasiando junto com ele)! >.< Sobretudo esse livro é ótimo pra ensinar qualquer um que as aparências enganam!
Toda vez q alguém descrevia algo lindo da vida familiar nesse livro eu ficava agoniada pq eu sabia q ia dar ruim! O coitado lá todo apaixonado, querendo participar da vida campestre da família e eu sabia q quando ele se revelasse ia dar muito ruim e ele ia ficar mais triste e sozinho do que já estava 😢
Meu livro preferido resenhado pela minha booktuber preferida!! Nunca tinha me dado conta que não havia resenha de Frankenstein no seu canal, Tati!! Veja só!! Hehe Parabens!
@@carmensilviaprado4180 É por isso que eu estava com a impressão de ela já ter feito resenha do livro. Tomara que ela refaça um do Dracula, mais pra frente.
De fato a criatura não foi confeccionada com um propósito, acho que foi mais pro Dr. provar a ele mesmo o seu conhecimento, o materializando. Da mesma forma que um químico cria uma bomba. Curti a crítica do livro sobre a sociedade julgar o livro pela capa!
Uma autora chamada Kirstein White escreveu um livro chamado A Sombria Queda de Elizabeth Frankenstein, que é a história pelo ponto de vista da prometida do doutor.
Finalmente alguém que admite que - literariamente falando - admite que esse livro não é tão perfeito assim. (quando digo isso sou crucificado), mas que essas falhas não diminuem EM NADA a importância e a genialidade da obra. Realmente imperdível, original, fantástica e necessária, enfim, um dos livros obrigatórios para todo leitor. Parabéns pelo vídeo!
A beleza magnífica do livro são os pensamentos, a descrição dos sentimentos, a coerência das consequências da criação… enfim, um livro cheio de questões morais.
Também senti isso, ele carrega a culpa, mas nunca coloca sobre si, ele se sente desgraçado pela criatura, mas não pelo que ele fez, amaldiçoado é ele e não oq ele criou
OBRIGADA! Também odiei o Victor Frankenstein. No final do livro ele chega a dizer que não possui culpa por ter feito a criatura, sua única falha foi não destruí-la. Ou seja, ele não abandonou sua arrogância em nenhum momento. Se ele podia fazer o monstro, não havia crime nisso, mesmo que tenha sido violando os corpos de outros e que isso tenha resultado em tanta violência… mas o que mais me assustou foi sua incapacidade de reconhecer diante de sua família que ele era o responsável pela morte do irmão e de Justine. Ele poderia te-los avisado que um monstro estava no encalce deles, que corriam risco, que deveriam se proteger, mas preferiu esconder a verdade, resultando na morte de todos eles. Ele foi um covarde durante toda a vida e ainda ousou se ver como vítima.
A contribuição que mais apavora do livro, o monstro (metáfora do homem) pergunta ao Dr Frankenstein (metáfora de Deus): porque você me fez? Resposta do Dr Frankenstein (Deus): Não sei.
O livro me surpreendeu muito positivamente. Achei extremamente filosófico. É a questão de para que fomos criados, qual a intenção Divina. Durante a leitura nem reparei nesses furos que a Tati comentou. Fiquei muito tocada, principalmente , pelas falas da criatura.
Curioso! Pra mim a descrição dele sobre como ele aprendeu através da observação da família do Félix foi a parte mais proveitosa da leitura pra mim. É claro que a parte da “perseguição” também é muito interessante, principalmente a partir do momento que fica claro que ele tem como objetivo de vida que o Frankenstein vá atrás dele mesmo, e o fim do Frankenstein leva ao fim da criatura também.
Eu gosto muito da parte que a criatura está aprendendo o que são as coisas ao seu redor, é simplesmente incrível ler a descrição de como ele enxerga cada acontecimento, desde o mais simples ao mais complexo.
Esse ano esse livro foi um dos paradidáticos da escola e o que me fez reviver o hábito da leitura. Refleti muito e viajei horrores imaginando cada palavra, lembro de todos os ambientes que imaginei lendo. O protagonista (vulgo doutor) me irritou em um nível absurdo, mas eu simplismente amei a parte do relato da criatura. Sou apaixonada por essa história.
O livro "Libido Dominandi" do E. Michael Jones tem um trecho muitíssimos interresante sobre a familia Shelly e seu pai. Como a discussão deste é sobre a Revolução que deu origem a moderninade, acho que vc iria gostar de comhecer as infliencias sofridas pela autora. Melhor resenha que já assisti desta obra!
Eu já tinha lido esse livro, e não tinha achado grande coisa... mas você contando Tatiana, parece que a história se transformou...kkk Você é uma eximia contadora de histórias... Parabéns!!!
Fiquei boquiaberta quando vi que tinha saído essa resenha ontem. Esse ano eu não estive muito no clima de halloween, mas essa resenha eu não poderia deixar passar. Li esse livro esse ano também e fiquei muito surpresa, não esperava gostar tanto dele assim. Do nada me deu vontade de lê-lo e comecei. Não conseguia largar, e me peguei pensando em quão pouco a imagem de Frankenstein que a gente tem rolando por aí tem a ver com o monstro do livro, digo mais no aspecto psicológico mesmo. Se não fosse assim, quem sabe eu já teria lido esse livro antes, porque eu gostei muito de alguns questionamentos, e até me identifiquei em algumas partes. Eu tive simpatia com os dois personagens: por um lado, às vezes a gente* sente que já fez mal pra muita gente, inconscientemente ou não; por outro a gente se sente vítima de situações angustiantes, que fogem do nosso controle, e nos resta perguntar o porquê, procurar explicações, soluções. E acabamos num ciclo vicioso de ser Victor/Monstro. Coloquei "a gente" só pra não deixar o relato pessoal demais... rsrs
EU PENSEI MAIS OU MENOS COMO VOCÊ, ACHEI AS DESCRIÇÕES DAS VIAGENS UM PORRE, O DOUTOR UM COVARDE, MAS FIQUEI COM UM CERTO DÓ DA CRIATURA,POIS NÃO SABIA SEQUER A RAZÃO DA SUA EXISTÊNCIA. PENSANDO BEM, O FILME, ASSISTI ERA CRIANÇA, FOI BEM MAIS ASSUSTADOR, PARABÉNS TATI, GOSTEI MUITO DO MEU 1ºMÊS DO HORROR.
O último do mês do horror 🥲, e já tô na espera pro próximo de 2022 hahaha. Este mês queria muito ter lido Frankenstein, mas não deu, então, pra não passar em branco, li outro clássico, "O médico e o monstro", do Stevenson, e eu adorei, um baita livro, apesar de ser curtinho (acho que por isso que dizem, "nos menores frascos estão os melhores perfumes" haha) Boa noite, Tati ❤.
Estava desejosa, rezando para que fizesse essa resenha, livro maravilhoso! Fui ler despretensiosamente e me deparei com um dos melhores livros que li na vida até agora .... estupendo! Nenhum filme fez jus à obra tão intensa.
Gosto bastante deste livro e concordo com você, o Dr. Frankenstein dá nos nervos... Que pena que já acabou o mês de horror... Li neste mês "Pedro Paramo", "O médico e o monstro" e estou terminando "Contos de horror do século XIX", do Manguel, por indicação sua. Boa semana, Tati! 😘
Clássico do horror e pioneiro do Sci-fi, os trabalhos com eletricidade de Luigi Galvani(de onde vem o termo em sua homenagem, Galvanização) influenciaram bastante nos conceitos técnicos do livro. Cientistas fazendo animais mortos, ou seus membros, mexerem-se ou dançarem para o público ao aplicar choques eram uma novidade e foram uma atração na época. De onde se inferiu que a vida podia ser baseada, criada, ou ter ligação, com a eletricidade.
O filme Gothic, de Ken Russell, sobre a noite de delírios de Mary Shelley na mansão de Lord Byron, é uma das melhores homenagens a esse livro maravilhoso
32:41 Me fez lembrar do Julius do Todo Mundo Odeia o Chris AHUAHUAHAUHA...... :D "O Monstro: Doutor, se o senhor não criar uma companheira para mim quando você estiver em sua noite de núpcias eu vou estar lá! Dr. Frankenstein em sua noite de núpcias deixa sua noiva sozinha por um momento deitada na cama de camisola e quando volta encontra o monstro de camisola no lugar da noiva. O Monstro: Achou que eu estava brincando?" AUHAUAHUAHAUA.......
Pelo o que eu me lembre (e faz um tempão que eu li), a Criatura tenta fazer com que o irmãozinho se apegue a ele (acho que tinha até uma parte que ele falava que uma criança não teria os preconceitos de um adulto e por isso podia aceitá-lo). Obviamente o menino o rejeita e aí que o assassinato acontece.
Também li Frankenstein nesta edição da Penguin e sobre a edição, nada a dizer, perfeita! Agora a história... Fico com o da série Penny Dreadful mesmo que achei muito mais divertida de acompanhar! rs
Acho engraçado que às vezes eu passo tempos sem assistir aos videos do canal e eu não faço ideia do porquê. Adoro ouvir a Tati falar, chega a dar um quentinho.
Quanto ao romance, nada a declarar em pertinência a não chamar ou despertar atenção; parabenizo a Tatiane Fektrin, pela resenha em relação ao romance. Uma exposição tranquila e de forma que não se cansa quem ouve, em fim tudo exolicado a respweiro do livro é fato, é real e no meio científico tem todos estes problemas, assim como citada parte da marrativa bìblica em relação a Adão, termino aqui parabenizando mais uma vez a Tatiana por esta belíssima resenha; realmente foi fantástica a explicação e a relação do contexto com fatos ora acontecidos na vida real, termino aqui aqui criminalizando o criador e não a criatura, porque a criatura é mais benígna do que o criador, o início do romance salvou tosa a obra literária. Serve de alerta para todos os tipos de experimeentos científicos, envolvendo vidas em todos os sentidos e exemplo disto temos os experimentos de clonazem e outros experimentos escondidos nos porões do desconhecido da humanidade!
Tati essa história é bem parecida com uma história do Golon, um boneco de barro que ganha vida do místico Juda. Pesquisa, tem gente que diz que o Darth Valdir veio do conto.
Você falando do momento em que a criatura pede ao seu criador uma Eva veio imediatamente em minha mente aquele filme A prometida com o Sting fazendo o papel de doutor Frankstein e a menina do filme Flash dance como a Eva da criatura.
Eu acabei de ler, eu tive muita empatia com a criatura. Dr.Frankenstein é muito irritantamte, mas fiquei com pena do seus familiares. Eu nao fazia ideia que essw livro era tao profundo assim, pra mim era so um doutor louco que criou o monstro que saiu matando geral. Eu fiquei muito imerso que li tudo em dois dias kkk. Vou ficar refletindo esse livro por um bom tempo. Eu realmente nao esperava que a criatura tivesse tanta profundidade
Quantos personagens odiosos num livro tão pequeno, mas o “Dr” Frankenstein é de longe o mais insuportável. Achei que só eu tinha lido assim, obrigado pelo suporte, Tati!
Gostei muito do seu vídeo! Frankenstein é um dos meus livros preferidos de sempre e é muito engraçado como as nossas opiniões são tão divergentes! É muito interessante como cada um de nós retira várias interpretações diferentes da mesma história. Parabéns Tati! Amo os seus vídeos! ❤❤
Olá Tati, parabéns pelo vídeo. Li este livro recentemente, e também não achei essas coisas todas, porém gostei. Mas o que fez eu mudar de ideia a respeito foi o filme sobre Mary Shelley que encontrei na Netflix. Depois deste filme eu mudei totalmente a perspectiva que tinha antes de vê-lo. Acho que vale a pena assistir. Fica a recomendação. Um abraço forte.
Esse livro é fantástico! Li Frankenstein em fevereiro e mesmo o ano ainda não tendo acabado foi com certeza o melhor livro que li esse ano e se tornou um dos meus favoritos da vida. A resenha dispensa comentários Tati sempre maravilhosa!
Assistindo ao seu vídeo, uma questão que me foi levantada, de que, Frankenstein seria uma história de alusão à transição, da juventude para a vida adulta. O porquê dessa minha afirmação, vem de trechos que falam sobre a personalidade e sentimentos do Doutor Frankenstein e da sua criação, como, no trecho em que a criatura fala de seu abandono - por parte do criador -, o desprezo e a marginalização por ele sofrida. E nos trechos que se trata sobre o Doutor, é a questão de, mesmo sendo um 'recém' adulto, se comporta como um garoto birrento e mimado. É isso então, beijos minha linda, sou sua fã desde de 2014, muito obrigada pelos seus vídeos, eles fazem bastante diferença(pra melhor, é claro) no meu dia. Muito obrigada, e, tenha um bom dia, uma boa tarde e um boa noite.
E não tivemos um vídeo só para Lovecraft esse ano. 😐 Um adendo, Tati, você viu adaptações dos contos do Lovecraft pela editora Skript? Eu li O Modelo de Pickman e está bem fiel. E sobre Frankenstein, tenho aqui mas ainda não consegui ler infelizmente. Tá na lista, espero até abril ler e conseguir adquirir o mangá que a Editora Pipoca e Nanquim está lançando que adapta o livro. Tô ansioso já. (Ainda assistindo o vídeo, e sempre perfeito.)
Li esse ano, teve realmente partes muito cansativas e tbm achei o Dr. insuportável! Mas confessor que sonhei bastante com o livro enquanto lia hahaha' me deu um medinho, deu sim. hahahaha' amei a resenha Tati!
Tenho 16 anos e amo muito suas resenhas Tati, o tanto de recomendação boa que eu já tirei do seu canal não tá escrito rs. Meu sonho é te dar um abraço 💜
Achei muito legal os pontos que você levantou. Dialogando: 1) o recurso do "primo do meu amigo" foi muito importante enquanto a figura do "narrador oniciente" ainda não estava tão naturalizado; 2) o devido processo legal também não entao confissão de culpa era extraído a força; 3) criar agregado pra casar não era incomum, vide mansfield park.
Amo a história de Mary Shelley!!! Assisti a um filme. Uma versão com a delicadíssima Elle Fanning, justamente sobre a concepção de Frankestein. Enquanto você comentava, eu consegui acessar perfeitamente as sequências do filme ☺ Tati sempre fiel em suas resenhas 🖤🖤
Gente, que aula. Está no chovendo aqui, tomando meu chá e vendo a Tati pela manhã. Tudo pra mim. Com esse vídeo da Tati eu gostei mais ainda dá história. Nessa história eu gostei mais do monstro e como ele foi rejeitado. Frankstein a gente ignora e toda sua família. Eu achei que não fosse gostar do livro e da história mas pra minha surpresa eu adorei. Obrigada pelo seu trabalho Tati, apesar de vc não ter curtido tanto.
Adorei muito o vídeo! Vou ter de concordar com algumas partes meio maçantes do livro, e com a sua visão sobre muitos personagens. Sob minha perspectiva, tive empatia por praticamente todos os personagens, mas não me apeguei a eles, ou comprei todas suas ideias, principalmente do maior culpado de tudo isso: o Frankenstein. Agora, sobre a Justine ter assumido o crime, se não me engano ela foi persuadida a fazer isso. Ela sofreu uma pressão psicológica na hora, e deu a entender que sua punição seria menor caso ela confessasse o crime, já que ela não tinha qualquer salvação.
Que aulão hein! Amei 💖 Esse é um livro que eu nunca tive muita curiosidade de ler e agora sabendo "como é" a história vou deixar lá trás na minha lista de leituras...
Olá, Pessoal!
Este livro faz parte da lista dos mais pedidos por vocês no ano passado!
Para conferir a lista completa, veja o início deste vídeo: ruclips.net/video/9rjp8oYsvwY/видео.html
:)
"Nos perderemos entre monstros da nossa própria criação." Ao que parece, quanto mais retalhada uma sociedade, mais difícil de controlá-la. Junte-se a isso o desamparo, o anonimato, o desprezo de um criador (Estado) ausente e indiferente, temos a demonstração da criatura ensandecida, que exige um semelhante para compartilhar sua angústia e, no desespero, faz uso do único recurso que lhe é disponível: a brutalidade.
A parte da narração da criatura e dos camponeses é minha favorita. Muito interessante ver ele acordando pra vida e descobrindo o mundo. A cena dele sendo rejeitado também é de cortar o coração
SIM, fiquei surpreso quando a tati disse q foi a parte q ela mais odiou, foi a minha parte favorita em disparado, pra mim a pior parte foi o volume 3
O victor Frankenstein fica metade do tempo só se lamentando e a história empaca muito, sem contar q aquela viagem aleatória dele com o Clerval travou tudo mais ainda
Todo vídeo que eu assisto da Tati eu penso: “imagina como deve ser tomar um café com essa mulher e conversar sobre livros”.
Janaina AMOR 💋
Adorável!
Putzzzz.....
Agora que você deu a 💡💡💡
Impossível não imaginar 💭📚☕☺
Simmm eu queria ser amiga dela😁
Eu adoraria muito tomar café, eu queria muito conversar com ela em uma bela conversa sobre livros
"Conhecimento é saber que Frankenstein não é o monstro. Sabedoria é saber que Frakenstein é O monstro" maravilhosa obra!
poderia explicar melhor?
@@marialuizaalcantara2812 conhecimento é saber que Frankenstein não é o monstro (criatura). sabedoria é saber que (Victor) Frankenstein é o monstro.
Não acho que Victor seja um monstro. Ele cometeu um erro. Um erro grande demais. Agora, um ser que só pode recorrer a maldade para servir de "bem", comparação colocada o tempo todo com o Satanás de Milton, esse sim, seria um monstro.
41:12 Nossa, SIM! Um dos trechos que mais me deixou atônito foi esse (depois de 3 MORTES JÁ):
“Eu fugia a explicações e persistia em meu mutismo sobre a existência do monstro. A circunstância de poder ser tomado por louco corroborava também minha determinação de calar sobre o assunto. Por outro lado, a revelação de meu segredo, admitindo que me dessem crédito, serviria apenas para consternar e incutir um pavor constante em quem me ouvisse. Restava-me, portanto, abrir mão da simpatia e solidariedade - para mim uma ardente aspiração - que meu desabafo, o relato da verdade, me pudesse acarretar.“
Tipo, OI??? SIMPATIA E SOLIDARIEDADE???? Meu filho, tu que causou essa farofa toda, se manque
No livro:
Elisabeth _ 😢 qual seu terrível segredo?
Victor _ Meia noite te conto. 😅
Nessa parte eu ja tava com raiva dele, esperando que nas próximas linhas ele iria contar pra ela...
Acho que se a Tatiana fizesse um vídeo de cinco horas só discorrendo sobre caixas de isopor, eu assistiria tranquilamente. É muito prazeroso ver ela falar.
Ouvir também.
Eu concordo!!
Eu pensei a mesma coisa assistindo esse vídeo.... Ouviria a Tati discorrendo sobre bula de remédio, receita de bolo, qualquer coisa....rsrs
Sim 😁
Sentir ódio pelos personagens só revela a genialidade da escritora, não é um defeito do livro, mas antes uma virtude.
A criatura tem pra mim uma das melhores construções de personagem na literatura, toda a construção ideológica que ele cria através das leituras que fez e vai vivendo ao longo da trama é muito simbólico
Concordo muito!
eu achei muito interessante a forma como a criatura começou a entender a vida por meio da observação do cotidiano das pessoas! ela percebe, questiona, aprende, tudo sozinha… será que, na vida real, um ser não humano, criado do “nada”, teria a mesma capacidade?
@@flamingbae vemos isso hoje com a inteligência artificial
Sempre falam que Frankenstein não é o nome do monstro, mas eu insisto, o verdadeiro monstro não é a criatura.
@@felipecarmo1032 mas quem criou o suposto monstro e negligenciou ele e ainda por cima i negou uma oportunidade de vida em meio a um semelhante foi o próprio Victor... tudo que acontece é responsabilidade primária dele.
@@deboranunes6685 Então na sua opinião os crimes do monstro são justificados pelo erro de Victor?
@@hwwyyl obrigada!
@@hwwyyl o monstro é uma vítima da sociedade.
@@matheusguerra2066 trata-se de uma história bem irreal, mas trazendo uma realidade para ela, imagine uma criatura que não foi ensinada sobre valores, princípios, ser largada a própria sorte e sem nenhum direito de escolha, como seria a mente dela? O Victor é tão monstruoso que não defende a empregada sendo entregue a morte e não dá nenhum Auxilio sobre algo que ele mesmo criou.
Tatiana, você tá no auge da sua carreira.
Pra mim a parte que você achou mais chata, foi a que eu achei mais interessante! Fiquei querendo muito que a família francesa aceitasse o monstro (acabei fantasiando junto com ele)! >.< Sobretudo esse livro é ótimo pra ensinar qualquer um que as aparências enganam!
Concordo com vc e chorei horrores nessa parte.kkkk
Eu achava que iriam aceitar ele😔
Eu já suspeitava que ia dar ruim, mas esperava muito que pelo menos ele o pai cego iriam ser amigos
Tbm amei essa parte!!
Toda vez q alguém descrevia algo lindo da vida familiar nesse livro eu ficava agoniada pq eu sabia q ia dar ruim! O coitado lá todo apaixonado, querendo participar da vida campestre da família e eu sabia q quando ele se revelasse ia dar muito ruim e ele ia ficar mais triste e sozinho do que já estava 😢
Meu livro preferido resenhado pela minha booktuber preferida!! Nunca tinha me dado conta que não havia resenha de Frankenstein no seu canal, Tati!! Veja só!! Hehe Parabens!
A Sra. Tati é a melhor booktuber do Brasil!
Tinha resenha sim, mas muito antiga… a Tati tira e faz outra mais completa, atualizada, aprimorada…
@@carmensilviaprado4180 Vdd, estou lembrando agora!
@@carmensilviaprado4180 É por isso que eu estava com a impressão de ela já ter feito resenha do livro. Tomara que ela refaça um do Dracula, mais pra frente.
Um dos livros mais bonitos que eu já li
De fato a criatura não foi confeccionada com um propósito, acho que foi mais pro Dr. provar a ele mesmo o seu conhecimento, o materializando. Da mesma forma que um químico cria uma bomba. Curti a crítica do livro sobre a sociedade julgar o livro pela capa!
Como a sociedade veria hoje um ser humano clonado? Não seria um Franstein mas talvez uma criatura também.
Uma autora chamada Kirstein White escreveu um livro chamado A Sombria Queda de Elizabeth Frankenstein, que é a história pelo ponto de vista da prometida do doutor.
Finalmente alguém que admite que - literariamente falando - admite que esse livro não é tão perfeito assim. (quando digo isso sou crucificado), mas que essas falhas não diminuem EM NADA a importância e a genialidade da obra. Realmente imperdível, original, fantástica e necessária, enfim, um dos livros obrigatórios para todo leitor. Parabéns pelo vídeo!
Pra mim bem fraquinho
Ai o mês do horror desse ano passou muito rápido, já no aguardo do próximo!!!! Muito obrigada pelos vídeos Tati!!
A beleza magnífica do livro são os pensamentos, a descrição dos sentimentos, a coerência das consequências da criação… enfim, um livro cheio de questões morais.
Também senti isso, ele carrega a culpa, mas nunca coloca sobre si, ele se sente desgraçado pela criatura, mas não pelo que ele fez, amaldiçoado é ele e não oq ele criou
OBRIGADA! Também odiei o Victor Frankenstein. No final do livro ele chega a dizer que não possui culpa por ter feito a criatura, sua única falha foi não destruí-la. Ou seja, ele não abandonou sua arrogância em nenhum momento. Se ele podia fazer o monstro, não havia crime nisso, mesmo que tenha sido violando os corpos de outros e que isso tenha resultado em tanta violência… mas o que mais me assustou foi sua incapacidade de reconhecer diante de sua família que ele era o responsável pela morte do irmão e de Justine. Ele poderia te-los avisado que um monstro estava no encalce deles, que corriam risco, que deveriam se proteger, mas preferiu esconder a verdade, resultando na morte de todos eles. Ele foi um covarde durante toda a vida e ainda ousou se ver como vítima.
A contribuição que mais apavora do livro, o monstro (metáfora do homem) pergunta ao Dr Frankenstein (metáfora de Deus): porque você me fez? Resposta do Dr Frankenstein (Deus): Não sei.
Chocado com essa história sobre a criação de Frankestein, a minha adaptação favorita foi a da série Penny Dreadful 😍
também acho Penny Dreadful a melhor adaptação/recriação deste livro
@@tatifeltrin a história dessa série em si é fenomenal, temos Drácula, Dorian Grey, Lobisomem, Frankestein.. foi o AUGE da perfeição.
O livro me surpreendeu muito positivamente. Achei extremamente filosófico. É a questão de para que fomos criados, qual a intenção Divina.
Durante a leitura nem reparei nesses furos que a Tati comentou. Fiquei muito tocada, principalmente , pelas falas da criatura.
Tati é imbatível na resenha de um livro que quase todos já leram. Obrigada, por compartilhar.
Nunca li 🙃🙃
Eu também não li 😅
Não é só uma resenha…
É uma aula Brasil 🇧🇷😁
Obg pelo teu trabalho e dedicação Tati! 💙
Curioso! Pra mim a descrição dele sobre como ele aprendeu através da observação da família do Félix foi a parte mais proveitosa da leitura pra mim.
É claro que a parte da “perseguição” também é muito interessante, principalmente a partir do momento que fica claro que ele tem como objetivo de vida que o Frankenstein vá atrás dele mesmo, e o fim do Frankenstein leva ao fim da criatura também.
Eu gosto muito da parte que a criatura está aprendendo o que são as coisas ao seu redor, é simplesmente incrível ler a descrição de como ele enxerga cada acontecimento, desde o mais simples ao mais complexo.
Esse ano esse livro foi um dos paradidáticos da escola e o que me fez reviver o hábito da leitura. Refleti muito e viajei horrores imaginando cada palavra, lembro de todos os ambientes que imaginei lendo. O protagonista (vulgo doutor) me irritou em um nível absurdo, mas eu simplismente amei a parte do relato da criatura. Sou apaixonada por essa história.
Uau! 50 minutos de Tati. Que beleza!
O livro "Libido Dominandi" do E. Michael Jones tem um trecho muitíssimos interresante sobre a familia Shelly e seu pai. Como a discussão deste é sobre a Revolução que deu origem a moderninade, acho que vc iria gostar de comhecer as infliencias sofridas pela autora.
Melhor resenha que já assisti desta obra!
Boa recomendação, um dos meus livros históricos favoritos.
Já estava me perguntando: cadê a Tati? Hahahaha amo Frankenstein! Um dos meus clássicos favoritos!
😂 último vídeo do ano às 20:00; agora, voltamos à programação normal :)
Eu tenho a impressão de que todo vídeo dessa mulher daria um excelente artigo científico.
Eu já tinha lido esse livro, e não tinha achado grande coisa... mas você contando Tatiana, parece que a história se transformou...kkk
Você é uma eximia contadora de histórias...
Parabéns!!!
Eu ja sabia o que estava por trás do livro rs
Fiquei boquiaberta quando vi que tinha saído essa resenha ontem. Esse ano eu não estive muito no clima de halloween, mas essa resenha eu não poderia deixar passar. Li esse livro esse ano também e fiquei muito surpresa, não esperava gostar tanto dele assim. Do nada me deu vontade de lê-lo e comecei. Não conseguia largar, e me peguei pensando em quão pouco a imagem de Frankenstein que a gente tem rolando por aí tem a ver com o monstro do livro, digo mais no aspecto psicológico mesmo. Se não fosse assim, quem sabe eu já teria lido esse livro antes, porque eu gostei muito de alguns questionamentos, e até me identifiquei em algumas partes. Eu tive simpatia com os dois personagens: por um lado, às vezes a gente* sente que já fez mal pra muita gente, inconscientemente ou não; por outro a gente se sente vítima de situações angustiantes, que fogem do nosso controle, e nos resta perguntar o porquê, procurar explicações, soluções. E acabamos num ciclo vicioso de ser Victor/Monstro.
Coloquei "a gente" só pra não deixar o relato pessoal demais... rsrs
Eu sou uma das que ama de paixão 😊 a solidão da criatura, a dor da sua rejeição é muito tocante 😔
EU PENSEI MAIS OU MENOS COMO VOCÊ, ACHEI AS DESCRIÇÕES DAS VIAGENS UM PORRE, O DOUTOR UM COVARDE, MAS FIQUEI COM UM CERTO DÓ DA CRIATURA,POIS NÃO SABIA SEQUER A RAZÃO DA SUA EXISTÊNCIA. PENSANDO BEM, O FILME, ASSISTI ERA CRIANÇA, FOI BEM MAIS ASSUSTADOR, PARABÉNS TATI, GOSTEI MUITO DO MEU 1ºMÊS DO HORROR.
O último do mês do horror 🥲, e já tô na espera pro próximo de 2022 hahaha. Este mês queria muito ter lido Frankenstein, mas não deu, então, pra não passar em branco, li outro clássico, "O médico e o monstro", do Stevenson, e eu adorei, um baita livro, apesar de ser curtinho (acho que por isso que dizem, "nos menores frascos estão os melhores perfumes" haha)
Boa noite, Tati ❤.
Poxa faz tempo q li esse livro. Deu vontade de reler.
@@kadu9500 Também tenho que reler
Eu também não consegui sentir empatia por nenhum deles, até senti uma fagulha de empatia pela criatura, mas sla. Sempre muito bom te ouvir
Estava desejosa, rezando para que fizesse essa resenha, livro maravilhoso! Fui ler despretensiosamente e me deparei com um dos melhores livros que li na vida até agora .... estupendo! Nenhum filme fez jus à obra tão intensa.
Também acho, mas a versão do Kenneth Branagh, me deixou muito feliz, e achei a interpretação do Robert de Niro, impecável.
Gosto bastante deste livro e concordo com você, o Dr. Frankenstein dá nos nervos... Que pena que já acabou o mês de horror... Li neste mês "Pedro Paramo", "O médico e o monstro" e estou terminando "Contos de horror do século XIX", do Manguel, por indicação sua. Boa semana, Tati! 😘
Estou lendo a edição da darkside ♡ muiito linda
Clássico do horror e pioneiro do Sci-fi, os trabalhos com eletricidade de Luigi Galvani(de onde vem o termo em sua homenagem, Galvanização) influenciaram bastante nos conceitos técnicos do livro. Cientistas fazendo animais mortos, ou seus membros, mexerem-se ou dançarem para o público ao aplicar choques eram uma novidade e foram uma atração na época. De onde se inferiu que a vida podia ser baseada, criada, ou ter ligação, com a eletricidade.
Quando li, também fiquei muito empolgada com a presença de galvanismo na história!
O filme Gothic, de Ken Russell, sobre a noite de delírios de Mary Shelley na mansão de Lord Byron, é uma das melhores homenagens a esse livro maravilhoso
Não basta tudo o que vc me faz querer ler, agora vai me instigar a reler, Tati? Hahahahahahaha
Adoro seus vídeos!
Boa semana e bom feriado!
Junji Ito fez uma versão de Frankenstein. Pipoca e nanquim publicou nesse mês de outubro/novembro.
conferi essa semana; ainda está em pré-venda!
@@tatifeltrin Eu já recebi. Só se a primeira leva esgotou, e já fizeram uma nova pré venda.
@@carriemathison4213 como? Se o próprio P&N falou hoje que a Amazon vai enviar a partir de segunda para todos que compraram na pré venda.
32:41
Me fez lembrar do Julius do Todo Mundo Odeia o Chris
AHUAHUAHAUHA...... :D
"O Monstro: Doutor, se o senhor não criar uma companheira para mim quando você estiver em sua noite de núpcias eu vou estar lá!
Dr. Frankenstein em sua noite de núpcias deixa sua noiva sozinha por um momento deitada na cama de camisola e quando volta encontra o monstro de camisola no lugar da noiva.
O Monstro: Achou que eu estava brincando?"
AUHAUAHUAHAUA.......
SOCORRO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Recurso "amigo do meu primo" é muito bom!! As suas resenhas são diferenciadas Tati, não adianta.
"Ainda bem que o sobrenome dele n era Silva e essa história n se passava no Brasil."
"E O BOCÓ DO DOUTOR..."
KKKKKKKKKKKKKKKKK HOJE A TATI TÁ QUE TÁ!
49 minutos de vídeo??? Amooooo!
Pelo o que eu me lembre (e faz um tempão que eu li), a Criatura tenta fazer com que o irmãozinho se apegue a ele (acho que tinha até uma parte que ele falava que uma criança não teria os preconceitos de um adulto e por isso podia aceitá-lo). Obviamente o menino o rejeita e aí que o assassinato acontece.
Ele não o mata pq o menino o rejeita, mas pq ele se diz um membro da família Frankenstein.
Também li Frankenstein nesta edição da Penguin e sobre a edição, nada a dizer, perfeita!
Agora a história... Fico com o da série Penny Dreadful mesmo que achei muito mais divertida de acompanhar! rs
Também li e não gostei muito da história, não kkkkkk achei beeem enfadonha
Eu acho o Frankenstein um livro muito melancólico, eu gostei muito! Suas resenhas são excepcionais pra mim são aulas!
Li esse livro pela primeira vez no mês passado e me surpreendi muito por ser sombrio e grotesco ao mesmo tempo que sensível e profundo.
Não sou de chorar lendo livros, mas esse acabou com meu coração
O discurso final da criatura é goticamente poético e belíssimo.
Acho engraçado que às vezes eu passo tempos sem assistir aos videos do canal e eu não faço ideia do porquê. Adoro ouvir a Tati falar, chega a dar um quentinho.
Verdade eu tbm
Quanto ao romance, nada a declarar em pertinência a não chamar ou despertar atenção; parabenizo a Tatiane Fektrin, pela resenha em relação ao romance. Uma exposição tranquila e de forma que não se cansa quem ouve, em fim tudo exolicado a respweiro do livro é fato, é real e no meio científico tem todos estes problemas, assim como citada parte da marrativa bìblica em relação a Adão, termino aqui parabenizando mais uma vez a Tatiana por esta belíssima resenha; realmente foi fantástica a explicação e a relação do contexto com fatos ora acontecidos na vida real, termino aqui aqui criminalizando o criador e não a criatura, porque a criatura é mais benígna do que o criador, o início do romance salvou tosa a obra literária. Serve de alerta para todos os tipos de experimeentos científicos, envolvendo vidas em todos os sentidos e exemplo disto temos os experimentos de clonazem e outros experimentos escondidos nos porões do desconhecido da humanidade!
Quase 1h de video da Tati sobre uma das minhas histórias favoritas 💟
Tati essa história é bem parecida com uma história do Golon, um boneco de barro que ganha vida do místico Juda. Pesquisa, tem gente que diz que o Darth Valdir veio do conto.
Eu ficaria tranquilamente ouvindo essa história por duas horas...
Você poderia dividir em partes😍😍
Você falando do momento em que a criatura pede ao seu criador uma Eva veio imediatamente em minha mente aquele filme A prometida com o Sting fazendo o papel de doutor Frankstein e a menina do filme Flash dance como a Eva da criatura.
Eu acabei de ler, eu tive muita empatia com a criatura. Dr.Frankenstein é muito irritantamte, mas fiquei com pena do seus familiares.
Eu nao fazia ideia que essw livro era tao profundo assim, pra mim era so um doutor louco que criou o monstro que saiu matando geral.
Eu fiquei muito imerso que li tudo em dois dias kkk.
Vou ficar refletindo esse livro por um bom tempo.
Eu realmente nao esperava que a criatura tivesse tanta profundidade
Quantos personagens odiosos num livro tão pequeno, mas o “Dr” Frankenstein é de longe o mais insuportável. Achei que só eu tinha lido assim, obrigado pelo suporte, Tati!
Um dos meus livros favoritos!!!
Nem curto terror, mas eu sou telespectadora assídua do canal, então não vou ficar de férias em outubro. Seguimos firme por aqui \o/
Haha" eu abandonei o canal em Outubro, só agora vi assisti esse sobre Frankenstein e vou ver outros que me interessem 😂
Gostei muito do seu vídeo! Frankenstein é um dos meus livros preferidos de sempre e é muito engraçado como as nossas opiniões são tão divergentes! É muito interessante como cada um de nós retira várias interpretações diferentes da mesma história. Parabéns Tati! Amo os seus vídeos! ❤❤
Olá Tati, parabéns pelo vídeo. Li este livro recentemente, e também não achei essas coisas todas, porém gostei. Mas o que fez eu mudar de ideia a respeito foi o filme sobre Mary Shelley que encontrei na Netflix. Depois deste filme eu mudei totalmente a perspectiva que tinha antes de vê-lo. Acho que vale a pena assistir. Fica a recomendação. Um abraço forte.
Esse livro é fantástico! Li Frankenstein em fevereiro e mesmo o ano ainda não tendo acabado foi com certeza o melhor livro que li esse ano e se tornou um dos meus favoritos da vida. A resenha dispensa comentários Tati sempre maravilhosa!
Eu conheci a história através do filme "Frankenstein de Mary Shelley", e lá eu acho q o doutor se redime.
Recomendo, é um filme belíssimo
Filme bacana. O Robert De Niro interpreta a Criatura.
Li esse livro e me lembro que amei !!!. A história,os personagens e as questões levantadas são incríveis
Boa Noite Tati! Melhor vídeo do mês!!! Não menosprezando os outros, claro...
vale a pena ler mesmo sabendo do enredo... a tristeza desse livro, o conflito interno dos personagens, vale muito a pena...
Assistindo ao seu vídeo, uma questão que me foi levantada, de que, Frankenstein seria uma história de alusão à transição, da juventude para a vida adulta. O porquê dessa minha afirmação, vem de trechos que falam sobre a personalidade e sentimentos do Doutor Frankenstein e da sua criação, como, no trecho em que a criatura fala de seu abandono - por parte do criador -, o desprezo e a marginalização por ele sofrida. E nos trechos que se trata sobre o Doutor, é a questão de, mesmo sendo um 'recém' adulto, se comporta como um garoto birrento e mimado. É isso então, beijos minha linda, sou sua fã desde de 2014, muito obrigada pelos seus vídeos, eles fazem bastante diferença(pra melhor, é claro) no meu dia. Muito obrigada, e, tenha um bom dia, uma boa tarde e um boa noite.
Como termina o mes do terror do melhor jeito
E não tivemos um vídeo só para Lovecraft esse ano. 😐
Um adendo, Tati, você viu adaptações dos contos do Lovecraft pela editora Skript? Eu li O Modelo de Pickman e está bem fiel.
E sobre Frankenstein, tenho aqui mas ainda não consegui ler infelizmente.
Tá na lista, espero até abril ler e conseguir adquirir o mangá que a Editora Pipoca e Nanquim está lançando que adapta o livro. Tô ansioso já.
(Ainda assistindo o vídeo, e sempre perfeito.)
Teve Lovecraft no vídeo de Quadrinhos & Mangás ;)
(vou procurar essa adaptação, obrigada pela dica!)
Amei este livro,foi uma leitura muito fluida.Em alguns momentos senti vontade de chorar
Amo suas resenhas! Explica muito bem! Imagina como professora ! Ia te amar kkkk continue por favor
49 minutos de Tati sobre Frankenstein é um sonho! Meus sinceros agradecimentos :)
Excelente semana, Tati! 💙 💙 💙
Pra todos nós, Gabi! Um abração!
Que aula, gente! Obrigada, Tati. Feliz Aniversário!
Esse vídeo casou PERFEITAMENTE com a venda Frankenstein do Pipoca e Nanquim e do vídeo deles sobre a obra tbm, casadinha perfeita
Li esse ano, teve realmente partes muito cansativas e tbm achei o Dr. insuportável! Mas confessor que sonhei bastante com o livro enquanto lia hahaha' me deu um medinho, deu sim. hahahaha' amei a resenha Tati!
Que análise incrível! Já posso ler agora ❤
Tenho 16 anos e amo muito suas resenhas Tati, o tanto de recomendação boa que eu já tirei do seu canal não tá escrito rs. Meu sonho é te dar um abraço 💜
Um dos meus livros favoritos + Resenha da Tati= final perfeito de um domingo de Halloween.
Achei muito legal os pontos que você levantou. Dialogando: 1) o recurso do "primo do meu amigo" foi muito importante enquanto a figura do "narrador oniciente" ainda não estava tão naturalizado; 2) o devido processo legal também não entao confissão de culpa era extraído a força; 3) criar agregado pra casar não era incomum, vide mansfield park.
Amo a história de Mary Shelley!!!
Assisti a um filme. Uma versão com a delicadíssima Elle Fanning, justamente sobre a concepção de Frankestein. Enquanto você comentava, eu consegui acessar perfeitamente as sequências do filme ☺
Tati sempre fiel em suas resenhas 🖤🖤
Gente, que aula. Está no chovendo aqui, tomando meu chá e vendo a Tati pela manhã. Tudo pra mim. Com esse vídeo da Tati eu gostei mais ainda dá história. Nessa história eu gostei mais do monstro e como ele foi rejeitado. Frankstein a gente ignora e toda sua família. Eu achei que não fosse gostar do livro e da história mas pra minha surpresa eu adorei. Obrigada pelo seu trabalho Tati, apesar de vc não ter curtido tanto.
"Frankenstein" também foi uma das minhas leituras desse mês do horror, junto de "Drácula".... Gostei bastante de ambos e favoritei
Adorei muito o vídeo!
Vou ter de concordar com algumas partes meio maçantes do livro, e com a sua visão sobre muitos personagens.
Sob minha perspectiva, tive empatia por praticamente todos os personagens, mas não me apeguei a eles, ou comprei todas suas ideias, principalmente do maior culpado de tudo isso: o Frankenstein.
Agora, sobre a Justine ter assumido o crime, se não me engano ela foi persuadida a fazer isso. Ela sofreu uma pressão psicológica na hora, e deu a entender que sua punição seria menor caso ela confessasse o crime, já que ela não tinha qualquer salvação.
Que vídeo incrível Tati, você sempre com uma visão diferenciada dos livros!
Excelente! Dos melhores videos que já vi no canal. Uma verdadeira aula sobre o livro sofisticadamente simples.
Que aulão hein! Amei 💖
Esse é um livro que eu nunca tive muita curiosidade de ler e agora sabendo "como é" a história vou deixar lá trás na minha lista de leituras...
Ahh eu lembro de ter lido esse livro incrível ano passado, ainda me lembro do quão fascinante era a escrita na parte da Criatura
Sim, aqui no YT tem vários vídeos sobre Frankenstein, mas esse vídeo da Tati é show! 🤩🧟♂️
Amei ler esse livro mais lá frente pretendo reler. 💞
Tem muito tempo que venho adiando minha leitura de Frankenstein, aí chega a notificação desse video maravilhoso, acho que é um sinal! Agora vai ♥
Esse vídeo é uma aula. Sensacional. Li somente uma graphic novel dessa obra e foi durante Outubro. Já sinto saudades do mês do horror!
Ganhei esse livro um dia antes de dar a luz ao meu bebê! Tem um significado lindo para mim. Espero arrumar um tempinho logo para lê-lo. ❤️
Ter um propósito de vida é fundamental para qualquer pessoa! Obrigada pela ótima resenha!
Ninguém poderia ter contado essa história melhor dq a Tatiana nesse vídeo.Impressionante👏