Eu tive a impressão que Septimus havia abandonado a idéia de suicídio e que isso só aconteceu pelo medo da clausura que ele sentiu. "Eles o estavam acossando". Pouco antes, ele teve seus momentos de clareza.
Tati, hoje é um dia tão difícil pra mim, pois perdi meu paizinho e é o primeiro dia dos pais que passo sem ele. Então, ver um novo vídeo seu nesse dia é reconfortante pra mim, como se eu tivesse sendo abraçada. Muito obrigada! Você é incrível! 🤍
Olha professora Tatiana, o livro pode ser já muito lido e analisado no youtube mas você é única! Considero seus vídeos verdadeiras aulas!! Muito obrigada pelo trabalho de excelência! Sucesso!
Concordo!!! Esses vídeos são verdadeiras aulas, incrível, o jeito como ela consegue absolver a leitura, cada detalhe, e o principal passar isso à diante! Espetacular!
Eu estava em um clube do livro que estava discutindo este livro, só que eu achei o rapaz que estava apresentando muito prepotente, usava palavras rebuscadas e frases de efeito pra se mostrar inteligente e isso me afastava de certa forma a conversa que poderia ser mais fluída. Acabei saindo de lá, prefiro a Tati, porque mesmo sendo um livro difícil e que precisa de muita atenção, ela consegue ser acessível e torna a leitura seguinte mais compreensível.
Esse foi meu primeiro contato com a Virginia! E amei! É um dia banal, teoricamente sem grandes acontecimentos… e tanta coisa acontece dentro de cada cabeça dos personagens. A gente não sabe nada sobre o mundo interior de cada um… eles sao imensos, longos e cheios de acontecimentos!
Que livro atual! Muito do que é tratado nessa obra, está sendo vivido nos dias de hoje. Quanta gente quebrada, sequelada e sem perspectiva depois dessa onda epidêmica. Quantas reflexões possiveis...
Em tempo: O Filme com Merryl Streep a que me refiro é: AS HORAS, que fala sobre o mesmo tema (Mrs. Dalloway, sendo que Nicole Kidman É no filme a Wirginia Wolf) Um dos melhores filmes que já assisti....
o melhor vídeo sobre um livro que assisti em 2022. Virginia woolf é minha autora favorita e Mrs. dalloway foi um dos livros que utilizei em meu TCC. Por isso, j´fiz algumas releituras e mesmo assim, depois do seu vídeo, que assisti 2x, minha vontade é relê-lo e poderia ficar por mais 5 horas te ouvindo falar sobre ele.
Bom dia, estou lendo a peça de William Shakespeare, Hamlet e Érico Veríssimo, O Tempo E O Vento parte 1 O Continente, terminei o livro de Agatha Christie, Convite Para Um Homicídio. Boas leituras Tati e Tlt. 👏👏👏👏👏
Que resenha sensacional! O livro foi difícil para mim, tive que ler bem devagar e voltar algumas linhas pra reler. Não posso falar que amei esse tipo de escrita mas com certeza foi uma experiência diferente.
Para você que entrou aqui em busca de uma uma ótima resenha, com os melhores comentários e muito acima de tudo que se tem nesse RUclips (em qualidade e eloquência), faça-se o favor de assitir até o último segundinho. Que resenha maravilhosa.
Li Mrs. Dalloway com 19 anos. Agora você falou, sinto que não peguei tantas coisas, talvez por falta de experiências. Daqui a alguns anos lerei novamente, obrigado pela sua visão, Tati, um abraço! ❤
Domingo iniciando, café , pão quentinho com manteiga, vídeo da Tatiana Feltrin... Simples assim, a receita para um dia alegre e empolgante. 🍞☕📖😍 Uma boa semana para todos, lembrando que já começamos muito bem!!
Eu já vi tantos vídeos do tlt, do antigo ao mais atual. No entanto, esse daqui se tornou o meu favorito e mais marcado em mim. Obrigada Tatiana por passar essa história fantástica que estou doida pra ler, de uma forma sempre autêntica e intensa, o que faz jus à escrita da Virgínia.
Outro livro com essa temática, que terminei hoje, é o Náufrago - Thomas Bernhard; é pesado. E mais um do projeto de leitura “Literatura Fundamental”, assim como Mrs Dalloway. No começo de agosto assisti a peça Virgínia, com a atriz Claudia Abreu, ficou em cartaz num SESC aqui em São Paulo, curtíssima temporada, um monólogo sensacional, encenado em cima dos diários de Virgínia.
Tati, a cada resenha fica mais nítido que você nasceu para fazer o que faz. As suas resenhas são surreais, a forma como você expõe suas ideias é única. Quanto conteúdo de valor em um só vídeo.
Por causa de Tatiana eu comprei esse livro do Llosa, ‘A Verdade das Mentiras’ e decidi encarar meu projeto de leitura que seria ler os 33 livros mencionados lá. Dessa lista consta o Mrs. Dalloway, ao qual li e gostei bastante. Vendo a resenha agora, claro muita coisa me passou. Tatiana pode considerar missão cumprida, pois me influencia positivamente é muito!!! ♥️♥️♥️ agradeço por tanto.
Tati, não estou puxando saco, só estou sendo sincera. Mas eu ganhei esse livro de presente e somente agora, depois de sua resenha, me deu vontade de ler. MARAVILHA DE VÍDEO! Feliz dia dos pais
Sem dúvida, a melhor resenha que já assisti sobre Mrs. Dalloway. Já queria reler essa obra maravilhosa. Agora, então, nem se fala. Virginia Woolf tem uma profundidade que nos toca de forma quase inexplicável. Eu também sou apaixonada pelo livro Ao farol. Não menos especial é Orlando!
Nossa Tatiana, vc lê tanto, chega a ser assustador, mas é muito admirável. Queria ser como vc. Eu sou muito lenta pra ler. Eu acabei comprando o diários de Virginia Woolf da editora Rocco menso, mesmo vc falando dos erros de tradução. Li a primeira parte da editora Nós e fiquei curiosa. Gostei muito da forma da escrita dela. Não sei se gostaria dos romances dela, não curto muito fluxo de consciência, tentei ler Ulisses mas fracassei. De repente com ela seja diferente, nao sei. Mas amei o jeito dela, ela é tão consciente nós seus textos, e fofoqueira também. Adoro.
Oi Tatiana. Quando tu citaste sobre as cicatrizes deixadas pela Primeira Guerra, lembrei muito de um trecho da autobiografia do Stefan Zweig que eu terminei de ler ontem: “Pois todos se lembravam bem demais das desilusões caudadas pela última guerra: miséria no lugar de enriquecimento, amargura em vez de satisfação, fome, inflação, revoltas, perda de liberdade cívica, escravização pelo Estado, uma insegurança que roía os nervos, desconfiança de todos contra todos.” Também é uma baita leitura pra quem tem interesse no período entre guerras. No mais, louca para ler “Mrs. Dalloway”. :)
Com dor no coração não vou ver o vídeo, porque quero ler o livro e não desejo ver spoilers. Mas sei que vai ser muito bom voltar ao vídeo depois da minha leitura. Tatiana não decepciona.
Bom dia Tati 🙏🙏🙏 Feliz Dias dos Pais para ti e seu esposo...dia bonito de 🕶😎 em SP/CAPITAL.....já li essa obra....a Virgínia lembra muito a escritora brasileira/ucraniana/judia Clarice Lispector.....pois ambas tinham problemas de depressão.....isto transparece em alguns livros 📚 que escreveram ......ou é impressão particular (minha) que acredito.......bjos. Sucesso ☺👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Publicado em 1925, Mrs. Dalloway é uma das obras mais marcantes de Virginia Woolf, considerada uma das autoras mais influentes do modernismo. O romance é ambientado em um único dia na vida de Clarissa Dalloway, uma mulher da alta sociedade londrina, enquanto ela organiza uma festa em sua casa. Woolf utiliza uma técnica narrativa inovadora para a época, o fluxo de consciência, que permite aos leitores acesso direto aos pensamentos e emoções das personagens, muitas vezes saltando entre diferentes perspectivas e épocas. O enredo, que em sua essência pode parecer simples - o planejamento de uma festa -, na verdade, é uma complexa exploração dos temas da memória, tempo, identidade e alienação. O romance é profundamente introspectivo, à medida que Clarissa reflete sobre sua juventude, suas escolhas, e sua vida matrimonial. Ela se pergunta se fez as escolhas certas, especialmente em relação ao seu casamento com Richard Dalloway, em vez de ter se aventurado com Peter Walsh, seu antigo pretendente. Esse questionamento revela as tensões internas de Clarissa entre o conformismo social e o desejo de liberdade pessoal. Além de Clarissa, outro personagem importante é Septimus Warren Smith, um veterano de guerra que sofre de traumas psicológicos profundos. A história de Septimus corre em paralelo à de Clarissa, oferecendo um contraponto trágico à superficialidade da sociedade de Londres. Septimus representa o custo emocional da Primeira Guerra Mundial, e Woolf usa sua narrativa para criticar a maneira como a sociedade negligencia o sofrimento mental. A narrativa explora também as nuances da sexualidade e do desejo feminino, especialmente na relação ambígua de Clarissa com Sally Seton, uma amiga de juventude, pela qual sentiu uma atração intensa. Woolf, com sutileza, aborda o tema da bissexualidade e do amor que transcende as normas tradicionais. Outro aspecto notável do livro é sua reflexão sobre o tempo. Clarissa, ao longo do dia, constantemente se lembra do passado, enquanto o Big Ben marca a passagem do tempo no presente. O tempo é tratado não apenas como uma entidade física, mas como uma força emocional que molda as percepções e escolhas dos personagens. Mrs. Dalloway é uma obra rica em simbolismo e reflexões existenciais. A estrutura não linear e o uso do fluxo de consciência fazem dela uma leitura desafiadora, mas recompensadora. Woolf nos oferece um retrato íntimo da mente humana e uma crítica sutil às pressões sociais, especialmente no que diz respeito ao papel da mulher na sociedade. Em suma, Mrs. Dalloway é uma obra-prima literária que explora com profundidade o interior de seus personagens, criando uma narrativa que transcende o tempo e o espaço, revelando as complexidades da experiência humana.
Tati, seus vídeos são melhores, mais pertinentes e elucidativos do que praticamente qualquer aula de literatura que tive em toda a graduação em Letras na USP!
Tati, que resenha incrível! Umas das minhas preferidas na historia do TLT. Estou amando que esteja fazendo videos para seus livros preferidos da vida que ainda não estavam individualmente no canal. Parabens!! E “essa festa virou um enterro” me tirou boas risadas hahahahha beijos e bom domingo
Tati, você sempre acende um milhão de luzinhas na minha cabeça. Acabei de ler Mrs. Dalloway, pensando que tinha aproveitado ao limite. E eis que assistir ao vídeo me fez pensar em muitas outras coisas mais. Que livro!!!
Ontem mesmo eu terminei de ler “Orlando” da Virginia Woolf e imaginei o quão bacana seria uma resenha da Tatiana💜 amo Mrs. Dalloway também!!! É tão angustiante quanto primoroso!!!
A primeira vez que peguei esse livro para ler foi após ter assistido ao seu vídeo de início de livros inesquecíveis, fiquei tão intrigado o por que de ser um início de livro que fica na memória e aí li e compreendi rs
Tati, você é a única pessoa que eu fico esperando pra sair vídeo novo, já adicionei na minha lista de leituras, você podia fazer de “Porque não pediram a Evans?” da Agatha Christie (não sei se já existe vídeo aqui no canal) obrigado por nos trazer esse conteúdo tão complexo e interessante 👏🏻
Terminado o vídeo, posso dizer que já é um dos meus favoritos do canal. Hj mesmo começo a ler Mrs Dallaway; será minha primeira leitura de Virginia Woolf.
O meu favorito é Ao farol. Esse aí eu tive que reler pq percebi depois de um tempo que não lembrava de nada dele, acho que não consegui captar muita coisa na primeira leitura. Mas parabéns por esse vídeo, Tatiana. Achei riquíssimo de conteúdo, referências e reflexões! Um trabalho muito bem feito.
Cara Tati, sem palavras para descrever meu encantamento com a sua fala. Estou para reler esse livro...que foi o mais marcante que li...e agora o farei com mais entusiasmo. Obrigado, Obrigado e obrigado.
Muito obrigado por esse vídeo Tati, sempre tive um pouco de medo em ler Virginia Woolf, por achar complexo demais, tenho esse livro a dois anos na estante, com seu vídeo vou tomar coragem, ler e tirar minhas próprias conclusões 😊
Acho lindas as metáforas neste livro. Algumas são pura poesia, como quando o Peter compara Clarissa com a lua cheia. Ou as mais inspiradas, principalmente na narrativa do Septimus. Ela dava uma pirada mesmo e criava umas imagens absurdas 🤗
Tati, muuuuitoooo obrigado por essa resenha (que foi na verdade uma aula maravilhosa) sobre Mrs. Dalloway ❤ Você me ajudou muito a compreender este livro!
Eu tive a impressão que Septimus havia abandonado a idéia de suicídio e que isso só aconteceu pelo medo da clausura que ele sentiu. "Eles o estavam acossando". Pouco antes, ele teve seus momentos de clareza.
Tati, hoje é um dia tão difícil pra mim, pois perdi meu paizinho e é o primeiro dia dos pais que passo sem ele. Então, ver um novo vídeo seu nesse dia é reconfortante pra mim, como se eu tivesse sendo abraçada. Muito obrigada! Você é incrível! 🤍
Puxa Carol!
Que um dia essa dor se torne uma saudade, cheia de boas lembranças.
Força.
Que Deus conforte seu coração ❤️ neste dia.
Meus sentimentos.
@@patriciaprates9138 muito obrigada mesmo Patrícia 🤍
O começo do livro é tão singelo e significativo: “Mrs. Dalloway disse que ela mesma iria comprar as flores”.
Olha professora Tatiana, o livro pode ser já muito lido e analisado no youtube mas você é única! Considero seus vídeos verdadeiras aulas!! Muito obrigada pelo trabalho de excelência! Sucesso!
Concordo.
Concordo!!!
Esses vídeos são verdadeiras aulas, incrível, o jeito como ela consegue absolver a leitura, cada detalhe, e o principal passar isso à diante!
Espetacular!
Não só o livro émega interessante, quanto o filme foi de fato bem fiel , com a magistral atuação da atriz Meryl Streep....
Eu estava em um clube do livro que estava discutindo este livro, só que eu achei o rapaz que estava apresentando muito prepotente, usava palavras rebuscadas e frases de efeito pra se mostrar inteligente e isso me afastava de certa forma a conversa que poderia ser mais fluída. Acabei saindo de lá, prefiro a Tati, porque mesmo sendo um livro difícil e que precisa de muita atenção, ela consegue ser acessível e torna a leitura seguinte mais compreensível.
Por isso ela é a maior Booktuber do Brasil.
Esse foi meu primeiro contato com a Virginia! E amei! É um dia banal, teoricamente sem grandes acontecimentos… e tanta coisa acontece dentro de cada cabeça dos personagens. A gente não sabe nada sobre o mundo interior de cada um… eles sao imensos, longos e cheios de acontecimentos!
Que livro atual! Muito do que é tratado nessa obra, está sendo vivido nos dias de hoje. Quanta gente quebrada, sequelada e sem perspectiva depois dessa onda epidêmica. Quantas reflexões possiveis...
Eu podia jurar que já tinha resenha dele aqui no seu canal 😁
Adoro esse livro. Faz resenha de As Ondas também. 🙏🏽
Apareceu bastante nas tags antigas do canal, mas não tinha vídeo separado ;)
Eu assistiria a 5 horas desse vídeo, que vídeo maravilhoso, profundo! ❤
Eu nunca tive vontade de ler este livro, o enredo não me atraía... até ver este vídeo.
Em tempo: O Filme com Merryl Streep a que me refiro é: AS HORAS, que fala sobre o mesmo tema (Mrs. Dalloway, sendo que Nicole Kidman É no filme a Wirginia Wolf) Um dos melhores filmes que já assisti....
Agora sim posso tomar meu cafezinho ❤️
o melhor vídeo sobre um livro que assisti em 2022. Virginia woolf é minha autora favorita e Mrs. dalloway foi um dos livros que utilizei em meu TCC. Por isso, j´fiz algumas releituras e mesmo assim, depois do seu vídeo, que assisti 2x, minha vontade é relê-lo e poderia ficar por mais 5 horas te ouvindo falar sobre ele.
Bom dia, estou lendo a peça de William Shakespeare, Hamlet e Érico Veríssimo, O Tempo E O Vento parte 1 O Continente, terminei o livro de Agatha Christie, Convite Para Um Homicídio. Boas leituras Tati e Tlt. 👏👏👏👏👏
Que resenha sensacional! O livro foi difícil para mim, tive que ler bem devagar e voltar algumas linhas pra reler. Não posso falar que amei esse tipo de escrita mas com certeza foi uma experiência diferente.
Para você que entrou aqui em busca de uma uma ótima resenha, com os melhores comentários e muito acima de tudo que se tem nesse RUclips (em qualidade e eloquência), faça-se o favor de assitir até o último segundinho. Que resenha maravilhosa.
Eis que a resenha ganhadora de melhor video do ano chegou. Nunca quis ler esse livro, mas agora não tem como não mudar de ideia.
Li Mrs. Dalloway com 19 anos. Agora você falou, sinto que não peguei tantas coisas, talvez por falta de experiências. Daqui a alguns anos lerei novamente, obrigado pela sua visão, Tati, um abraço! ❤
Domingo iniciando, café , pão quentinho com manteiga, vídeo da Tatiana Feltrin...
Simples assim, a receita para um dia alegre e empolgante.
🍞☕📖😍
Uma boa semana para todos, lembrando que já começamos muito bem!!
Eu já vi tantos vídeos do tlt, do antigo ao mais atual. No entanto, esse daqui se tornou o meu favorito e mais marcado em mim. Obrigada Tatiana por passar essa história fantástica que estou doida pra ler, de uma forma sempre autêntica e intensa, o que faz jus à escrita da Virgínia.
"nossa mente é como se fosse uma máquina do tempo". Genial
Achei que nunca teria vontade de ler este livro, você mudou isso.
Outro livro com essa temática, que terminei hoje, é o Náufrago - Thomas Bernhard; é pesado.
E mais um do projeto de leitura “Literatura Fundamental”, assim como Mrs Dalloway.
No começo de agosto assisti a peça Virgínia, com a atriz Claudia Abreu, ficou em cartaz num SESC aqui em São Paulo, curtíssima temporada, um monólogo sensacional, encenado em cima dos diários de Virgínia.
Tati, a cada resenha fica mais nítido que você nasceu para fazer o que faz. As suas resenhas são surreais, a forma como você expõe suas ideias é única. Quanto conteúdo de valor em um só vídeo.
Por causa de Tatiana eu comprei esse livro do Llosa, ‘A Verdade das Mentiras’ e decidi encarar meu projeto de leitura que seria ler os 33 livros mencionados lá. Dessa lista consta o Mrs. Dalloway, ao qual li e gostei bastante. Vendo a resenha agora, claro muita coisa me passou. Tatiana pode considerar missão cumprida, pois me influencia positivamente é muito!!! ♥️♥️♥️ agradeço por tanto.
Eu não sei vocês, mas eu sou super curiosa para ver as marcações da Tati. Acho maravilhoso ver os livros das resenhas todos cheios de post-its. 🥰
eu tenho esse livro em uma edição da Editora Nova Fronteira. O filme com a Vanessa Redgrave de 1997 é muito bom! Tem no you tube
Tati, não estou puxando saco, só estou sendo sincera. Mas eu ganhei esse livro de presente e somente agora, depois de sua resenha, me deu vontade de ler. MARAVILHA DE VÍDEO! Feliz dia dos pais
A propaganda do Clube de Literatura casando na hora. Kzkskd
Bom dia querida! Virgínia Woolf é único e vc faz uma resenha única. Bjs
Sem dúvida, a melhor resenha que já assisti sobre Mrs. Dalloway. Já queria reler essa obra maravilhosa. Agora, então, nem se fala. Virginia Woolf tem uma profundidade que nos toca de forma quase inexplicável. Eu também sou apaixonada pelo livro Ao farol. Não menos especial é Orlando!
Não tenho dinheiro e nem vou ter vida para ler tudo o q tenho vontade depois de escutar seus vídeos. Excelente, espetacular.
Pessoal tem esse filme no canal ROMANCES DE ÉPOCA, aqui no YT, mas atenção: NÃO É o mesmo que vi no cinema, com a Merryl Streep...
Nossa Tatiana, vc lê tanto, chega a ser assustador, mas é muito admirável. Queria ser como vc. Eu sou muito lenta pra ler.
Eu acabei comprando o diários de Virginia Woolf da editora Rocco menso, mesmo vc falando dos erros de tradução. Li a primeira parte da editora Nós e fiquei curiosa. Gostei muito da forma da escrita dela. Não sei se gostaria dos romances dela, não curto muito fluxo de consciência, tentei ler Ulisses mas fracassei. De repente com ela seja diferente, nao sei. Mas amei o jeito dela, ela é tão consciente nós seus textos, e fofoqueira também. Adoro.
Bom dia, Tati
Credo! acabei de começar hoje esse mesmo livro, nessa mesma edição, por influência da Tati. Agora esse vídeo tão esperado me aparece. Haha ❤️
Wolf é uma leitura diferente. Terminei há alguns dias Daloway e já engatei Orlando.
Tati, foi a melhor resenha que vi deste livro. E olha que foi difícil lê, viu!
Tatiana maravilhosa ❤️ li esse livro quando tinha uns 19 anos, mas agora com 27 vou reler por causa dessa resenha
Recomendo Downton Abbey para a galera que amou o vídeo da Tati.
Muito bom dia Tatiana! Eu já li esse livro, seus comentários vão me ajudar!
Oi Tatiana. Quando tu citaste sobre as cicatrizes deixadas pela Primeira Guerra, lembrei muito de um trecho da autobiografia do Stefan Zweig que eu terminei de ler ontem: “Pois todos se lembravam bem demais das desilusões caudadas pela última guerra: miséria no lugar de enriquecimento, amargura em vez de satisfação, fome, inflação, revoltas, perda de liberdade cívica, escravização pelo Estado, uma insegurança que roía os nervos, desconfiança de todos contra todos.”
Também é uma baita leitura pra quem tem interesse no período entre guerras.
No mais, louca para ler “Mrs. Dalloway”. :)
As resenhas da Tati são verdadeiras aulas de história e filosofia
Falou o que eu queria falar e n sabia como 🎉
Com dor no coração não vou ver o vídeo, porque quero ler o livro e não desejo ver spoilers. Mas sei que vai ser muito bom voltar ao vídeo depois da minha leitura. Tatiana não decepciona.
Vim correndoooo!!!!
Eu amo esse e Ao Farol ❤
Esse é sem sombra de dúvidas o vídeo mais bonito seu que já assisti, perfeito da primeira até a última palavra. Parabéns!
Bom dia!
Tomando café com o TLT:)
Ebaaa já estou aqui. Presente 🥰
Graças a internet tive a oportunidade de conhece seu trabalho parabéns !!!
Bom dia Tati 🙏🙏🙏
Feliz Dias dos Pais para ti e seu esposo...dia bonito de 🕶😎 em SP/CAPITAL.....já li essa obra....a Virgínia lembra muito a escritora brasileira/ucraniana/judia Clarice Lispector.....pois ambas tinham problemas de depressão.....isto transparece em alguns livros 📚 que escreveram ......ou é impressão particular (minha) que acredito.......bjos. Sucesso ☺👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Publicado em 1925, Mrs. Dalloway é uma das obras mais marcantes de Virginia Woolf, considerada uma das autoras mais influentes do modernismo. O romance é ambientado em um único dia na vida de Clarissa Dalloway, uma mulher da alta sociedade londrina, enquanto ela organiza uma festa em sua casa.
Woolf utiliza uma técnica narrativa inovadora para a época, o fluxo de consciência, que permite aos leitores acesso direto aos pensamentos e emoções das personagens, muitas vezes saltando entre diferentes perspectivas e épocas. O enredo, que em sua essência pode parecer simples - o planejamento de uma festa -, na verdade, é uma complexa exploração dos temas da memória, tempo, identidade e alienação.
O romance é profundamente introspectivo, à medida que Clarissa reflete sobre sua juventude, suas escolhas, e sua vida matrimonial. Ela se pergunta se fez as escolhas certas, especialmente em relação ao seu casamento com Richard Dalloway, em vez de ter se aventurado com Peter Walsh, seu antigo pretendente. Esse questionamento revela as tensões internas de Clarissa entre o conformismo social e o desejo de liberdade pessoal.
Além de Clarissa, outro personagem importante é Septimus Warren Smith, um veterano de guerra que sofre de traumas psicológicos profundos. A história de Septimus corre em paralelo à de Clarissa, oferecendo um contraponto trágico à superficialidade da sociedade de Londres. Septimus representa o custo emocional da Primeira Guerra Mundial, e Woolf usa sua narrativa para criticar a maneira como a sociedade negligencia o sofrimento mental.
A narrativa explora também as nuances da sexualidade e do desejo feminino, especialmente na relação ambígua de Clarissa com Sally Seton, uma amiga de juventude, pela qual sentiu uma atração intensa. Woolf, com sutileza, aborda o tema da bissexualidade e do amor que transcende as normas tradicionais.
Outro aspecto notável do livro é sua reflexão sobre o tempo. Clarissa, ao longo do dia, constantemente se lembra do passado, enquanto o Big Ben marca a passagem do tempo no presente. O tempo é tratado não apenas como uma entidade física, mas como uma força emocional que molda as percepções e escolhas dos personagens.
Mrs. Dalloway é uma obra rica em simbolismo e reflexões existenciais. A estrutura não linear e o uso do fluxo de consciência fazem dela uma leitura desafiadora, mas recompensadora. Woolf nos oferece um retrato íntimo da mente humana e uma crítica sutil às pressões sociais, especialmente no que diz respeito ao papel da mulher na sociedade.
Em suma, Mrs. Dalloway é uma obra-prima literária que explora com profundidade o interior de seus personagens, criando uma narrativa que transcende o tempo e o espaço, revelando as complexidades da experiência humana.
Tati, seus vídeos são melhores, mais pertinentes e elucidativos do que praticamente qualquer aula de literatura que tive em toda a graduação em Letras na USP!
Obrigado
Putz, revendo pela 2x hoje! É a resenha que precisa ser revisitada:)
Amo quando vc faz vídeos assim: longos e cheios de detalhes. Obrigada.
Primeiro ❣️ Parabéns, Tati! Excelente resenha.
Tati, que resenha incrível! Umas das minhas preferidas na historia do TLT. Estou amando que esteja fazendo videos para seus livros preferidos da vida que ainda não estavam individualmente no canal. Parabens!! E “essa festa virou um enterro” me tirou boas risadas hahahahha beijos e bom domingo
meu deus, nem posso acreditar!!! há tanto tempo espero por isso hahaha tinha até pedido por essa resenha em um um vídeo recente. obrigado, tati!!!!
Tati, você sempre acende um milhão de luzinhas na minha cabeça. Acabei de ler Mrs. Dalloway, pensando que tinha aproveitado ao limite. E eis que assistir ao vídeo me fez pensar em muitas outras coisas mais.
Que livro!!!
Realmente, uma resenha inédita no RUclips. Perfeita. Maravilhosa! Parabéns e obrigada!
Amei a resenha! E o vídeo passou tão rápido, fiquei muito envolvida com os comentários! Beijos
Eu JURO que estou terminando agorinha esse livro nessa mesmíssima edição kkk.
Agora terei de ver o vídeo só depois.
Bom dia 🌹.. Começou nosso domingo ☕ .. Feliz dia dos Pais aos papais do canal 🥳
estava rodando a amazon ontem pra comprar esse livro, e agora já botei no carrinho
Ontem mesmo eu terminei de ler “Orlando” da Virginia Woolf e imaginei o quão bacana seria uma resenha da Tatiana💜 amo Mrs. Dalloway também!!! É tão angustiante quanto primoroso!!!
Ebaaaa! Estava esperando 🫶🏻
presente d domingo, obrigadão Tati 💙
Tati, vc se superou nesse vídeo. Timing e análise perfeitos.
Caramba, gostei muito da aula! Muito obrigada 👏🏻
Autora incrível. Eu também faço parte do segundo grupo definido por você Tati. Adoro suas análises. 😘🌈
Esse vídeo, sem sombra de duvidas, é um dos melhores do canal. Parabéns, tlt!
Nossa, que vídeo estranhamente inspirador ❤ parabéns pelo trabalho
A primeira vez que peguei esse livro para ler foi após ter assistido ao seu vídeo de início de livros inesquecíveis, fiquei tão intrigado o por que de ser um início de livro que fica na memória e aí li e compreendi rs
Eu sempre tive um pé atrás em ler Virgínia mas depois desse vídeo não há mais dúvidas em que eu preciso urgente conhecer esta autora
Tati, você é a única pessoa que eu fico esperando pra sair vídeo novo, já adicionei na minha lista de leituras, você podia fazer de “Porque não pediram a Evans?” da Agatha Christie (não sei se já existe vídeo aqui no canal) obrigado por nos trazer esse conteúdo tão complexo e interessante 👏🏻
Meu deus! Não poderia acordar melhor. 😍
Já chego dando like. Bom dia, Tati e Tatilovers. ❤🥰💐
Bom dia Aline🌷🥰
@@claucoelho 🥰💐
Bom dia!
Bom domingo à todos vocês !
Canal top demais!
"Nosso pensamento é uma maquina do tempo" !! Tlt Super Concordo
Bom dia Tati querida!. Um vídeo desses é o que eu precisava
Palmas, palmas, uma das melhores resenhas já feitas. 😍
Li este esse ano, gostei bastante, li aos poucos e aproveitei bastante. Agora estou lendo Ao farol.
Vai ser um dos meus livros de janeiro
A Tati fica linda com essa cor 😊
Gosto muito de ouvir suas explicações. elas me enriquecem.
Meu Deus como eu queria ter esse repertório para falar de um livro. Tem minha admiração!
Terminado o vídeo, posso dizer que já é um dos meus favoritos do canal. Hj mesmo começo a ler Mrs Dallaway; será minha primeira leitura de Virginia Woolf.
Um estímulo para ler. Parabéns pela resenha
O meu favorito é Ao farol. Esse aí eu tive que reler pq percebi depois de um tempo que não lembrava de nada dele, acho que não consegui captar muita coisa na primeira leitura. Mas parabéns por esse vídeo, Tatiana. Achei riquíssimo de conteúdo, referências e reflexões! Um trabalho muito bem feito.
Obrigado pela análise Tatiana! Engrandeço minha visão sobre os livros que leio com os seus desdobramentos.
Cara Tati, sem palavras para descrever meu encantamento com a sua fala. Estou para reler esse livro...que foi o mais marcante que li...e agora o farei com mais entusiasmo. Obrigado, Obrigado e obrigado.
Muito obrigado por esse vídeo Tati, sempre tive um pouco de medo em ler Virginia Woolf, por achar complexo demais, tenho esse livro a dois anos na estante, com seu vídeo vou tomar coragem, ler e tirar minhas próprias conclusões 😊
Muito bom! Vontade de ler. Eu nunca li nada da Virgínia
Acho lindas as metáforas neste livro. Algumas são pura poesia, como quando o Peter compara Clarissa com a lua cheia. Ou as mais inspiradas, principalmente na narrativa do Septimus. Ela dava uma pirada mesmo e criava umas imagens absurdas 🤗
Ótima resenha.....a melhor que eu já assisti...Obrigada pelo vídeo...parabéns....
Que resenha incrível, Tati, você tornou esse livro tão querido maior ainda.
Tati, muuuuitoooo obrigado por essa resenha (que foi na verdade uma aula maravilhosa) sobre Mrs. Dalloway ❤ Você me ajudou muito a compreender este livro!
E ler pensando q a Virgínia tbm não suportou a vida 😢