Essa técnica literaria doida se chama "interior monologue" e foi desenvolvida através da definicão de "stream of consciousness" do psicologo americano William James. Os pioneiros na literatura foram a Virginia e James Joyce em "Ulysses". Adorei a metafora dos gatos e dos atomos: resumiu claramente tudo em minutos o que a minha professora de inglês demorou semanas pra fazer na faculdade. Chapeau, dona Isabella!
Na verdade, Joyce já começa em Dublinenses e adensa profundamente em O Retrato do Artista quando Jovem. Puro fluxo de consciência, mas apenas de Stephen.
Estou lendo e curtindo. O começo é desafiador, eu me senti em uma "festa estranha com gente esquisita". Mas depois foi quebrando o gelo. Adorei essa capa da edição do livro que você mostrou. Conheci seu canal hoje, muito simpática e soube sintetizar muito bem.
Li este romance, e para mim, o principal fascínio da obra de Virginia Woolf é mostrar a riqueza dos universos em cada mente humana, e como, muitas vezes, as construções nas mentes das pessoas são mais interessantes que sua próprias realidades. Ela foi pioneira também na análise dos distúrbios mentais e no uso do fluxo de consciência em literatura. Parabéns pelo canal.
Gostei do seu comentário! Vou ler algum livro dela. Porque, no geral, o que gosto de acompanhar nos livros é a personalidade dos personagens, sem pensamentos etc
Nossa, eu AMO demais esse livro. Desde a primeira página eu não consegui largar, queria que as pessoas que desistiram de Mrs Dalloway dessem outra chance pra essa obra prima
Isabella, o que dizer dos seus vídeos? Você só faz melhorar o que já era excelente. Meus parabéns com laços de gratidão. A resenha ficou excelente, o espírito dessa obra clássica da excelente Woolf (sim, o som é fechado, bem próximo ao nosso "uul") foi perfeitamente exposto por você e a metáfora com os gatos foi muito sagaz (amo os animais e com especial apreço os gatos e sua independência e vontade própria). Até vou parecer aqui uma repetição do comentário do João - do Instante Cultural -, mas somos amigos e falamos muito do seu trabalho. Concordo com ele: seus vídeos mais longos e aprofundados estão maravilhosos.
Nossa eu li esse livro principalmente por causa de um dos meus filmes favoritos ''As horas''(que por sinal também é um livro), foi por causa dele também que passei a ser uma grande fã da Virginia Woolf. Foi uma leitura um pouco difícil, mas vc disse tudo, no inicio, por estar ainda conhecendo e vagando pelas mentes dos personagens pode parecer meio complexo, mas depois tudo flui de uma forma tão prazeirosa. É uma leitura deliciosa. Obrigada pelo bom gosto, como sempre! :)
Isabella, li o Mrs Dalloway. Muitas resenhas boas, mas, sua sacada do gatinho pulando de telhado em telhado foi excepcional. Essa sacada me fez aproveitar muito mais o livro. Obrigada pelos excelentes serviços prestados. ❤️
Gente, estou lendo esse livro neste exato momento.Estou sentindo uma imensa dificuldade e por isso resolvi fazer uma busca sobre resenha a respeito do livro e acabei parando nesse canal maravilhoso. Já li 65 páginas e ate agora não conseguia entender nada. Mas depois desse vídeo, posso dizer que será mais fácil continuar a leitura, que Jesus me ajude a não abandonar a leitura rs
Olá Isabella, eu estou há uns 15 dias lendo Mrs. Dalloway para uma prova que farei daqui à 4 dias. Estava desesperada porque chegava o final do livro e eu não estava entendendo zorra nenhuma. Nosso professor havia dito que não era um livro fácil, mas não imaginei que seria para tanto. Não vou dizer que estou gostando (acredito que a preocupação com a prova esteja dificultando minha simpatia para com ele), mas não posso negar que é um livro interessantíssimo e de muito avanço autoral se levarmos em conta a época que ele foi escrito. Virgínia certamente tinha várias coisas passando em sua cabeça, e fez com que o leitor sentisse o mesmo. Pena isso não ter sido compreendido na época, levando-a a tirar sua própria vida. Gostaria de agradecer pelo vídeo, clareou muito minhas ideias sobre a obra e certamente terminarei de ler mais tranquila. Daqui há alguns anos lerei novamente, com mais tranquilidade e experiência de vida, ao ponto de dizer que foi um dos melhores livros que já li (e não um dos mais desafiadores, como está sendo agora kkkk). Parabéns por seu trabalho e mais uma vez obrigada ♥
Comecei a ler o livro e confesso que as primeiras páginas são um desafio, mas não um desafio que nos leva a desistir. Achei difícil, mas há uma poesia que se esconde exatamente no comum. E eu estou achando interessante demais porque mesmo sem entender sei que há um sentido. E este sentido esconde nos espaços de uma palavra à outra. Teu vídeo foi demais e neste processo me ajudou muito. 👏🏻👏🏻👏🏻
Não conhecia esse livro, já tinha ouvido falar da autora mas não sabia nada sobre sua escrita. Estou ansiosa para ler esse livro e conhecer mais sobre ela. Nesse breve resumo sentir muita semelhança com a obra Caminhos Cruzados de Érico Veríssimo, recomendo muito para todos esse livro, porque traz uma narração do cotidiano desigual no Brasil.
Isabella, eu desisti nas primeiras ondas, viu. Na época, foram demais - eu tinha dezessete, dezoito anos, e nunca fui nenhum tipo de leitor com entendimentos imediatos... Não consegui entrar no fluxo de pensamentos da Clarissa de jeito nenhum. Mas agora vou encará-lo de novo, motivado pelo teu vídeo. E pela idade, que deve ter me dado outra perspectiva pro diálogo. Lembro que a primeira vez que entrei no mar de Mrs. Dalloway foi após assistir ao filme "As horas". E já vai um tempo... vi no Google que estreou em 2002. Que filme sensível. Que cena bonita, a leitura da carta. Liga todas as histórias, enquanto Virgínia se despede de Leonard. Eu estava no cinema e recordo de olhar para a tela, triste pra cacete, durante um bocado de tempo. Os créditos subiam e a trilha sonora (que trilha! pra quem quiser: The Hours, Philip Glass) me deixava engasgado com o choro que tentava segurar. Revia Nicole Kidman na cama, dando inicio a narração: "Dear Leonard..." - até agora, enquanto digo, sinto os pelos dos braços arrepiarem.. Só voltei à sala do Cinemark do Shopping Aricanduva, quando a mão que estava sobre a minha apertou meus dedos, convidando a irmos embora. Depois procurei o romance "As horas". Comecei e deixei de lado. Fui pra Mrs. Dalloway, mesma coisa. Não tive diálogo. Mas era eu quem não tinha a capacidade de ouvir sem ruído. Pra finalizar, adoro Clarissa, por conta do romance do Erico Verissimo. É um nome que está sempre amanhecendo, ele dizia. besos.
Já ouvi seus comentários sobre "Mrs Dalloway ".Li, de fato, e ouvi, vários comentários sobre o livro, mas ninguém me antecipou esta notável leitura, a transmissão única do fluxo de consciência de cada personagem. É livro a ser lido, e lido em fragmentos, a partir de anotações feitas, porque uma frase leva você, eventualmente, a situações raramente tão bem escritas. Talvez em Nabokov você surpreenda um pouco isso, mas é raro em outros escritores. Obrigado, eternamente, pela indicação.
Livro absolutamente fascinante, leitura que nos faz melhores, por assim dizer, porque nos aproxima, veja bem, como raramente na literatura, da vacuidade que nos faz e que subjaz, justamente, a todo esse fluxo de consciência no qual Virginia Woolf é mestra. E adorei você e seu comentário. Eu, que escrevo, absorvi muito desse livro e de suas frases magníficas.
Isa, esse é o primeiro livro que você resenha no canal que eu já tinha lido antes! Geralmente as suas resenhas me estimulam a procurar os livros. Dessa vez relembrei a leitura que fiz uns meses atrás. Foi uma experiência complexa mesmo, mas muito saborosa e sensível. Logo depois li "Orlando" e senti a mesma profundidade. A Virgínia Woolf já está entre as escritoras que mais admiro, por conta da qualidade literária e da sensibilidade. Parabéns pelo seu trabalho. Também quero ter um canal e tenho você como uma ótima referência! ❤❤❤
Bom dia . É um dos livros que pretendo ler em breve. Esses livros com linguagem difícil sempre me atiçaram pois no fundo eles exigem de nós conhecimento e raciocínio . Atualmente estou lendo Romance da Pedra do Reino que é um calhamaço e estou amando.
Cada pessoa tem uma forma peculiar de entender uma história, sua opinião a cerca dos livros que lê,é realmente importante para quem deseja adquiri-los ou até mesmo saber um pouco mais sobre os autores.Parabéns e continue nesse ritmo q dá certo.Um abraço!
Eu li Rumo ao Farol e ela apresenta uma narrativa de gatinhos nos telhados também. Eu amei muito essa forma de narrativa, apesar da leitura se tornar mais demorada e até ser refeita kkkk Mas é lindo como ela se aproxima do fluxo de pensamentos real, e como a comunicação entre os personagens pode ser somente entre olhares, detalhes e acontecendo na cabeça de cada pessoa de forma diferente. E além disso, eu achei que ela critica muitas coisas, fala muitas coisas, mas na estética, nos detalhes da narrativa, ou seja, o livro não era somente essas descrições e formas. Eu acho que quem achou beeeem chato, precisa rever só um pouquinho o livro que tentou ler pq pode ter uma experiência maravilhosaaa
Virgínia Woolf, Clarice Lispector e Hilda Hilst fazem isso com maestria. Eu apenas leio e sinto. Não fico tentando entender, acho que esse tipo de leitura é mais para sentirmos e a cada releitura, uma nova surpresa.
Assim, num dia de verão, as ondas se juntam, balançam e tombam; e o mundo inteiro parece dizer: “Isso é tudo”, cada vez mais forte, até que o coração, no corpo estendido sob o sol da praia, também diz: “Isso é tudo”. “Não mais temas”, diz o coração. “Não mais temas”, diz o coração, confiando a sua carga a algum mar que suspira coletivamente por todas as dores, e recomeça, ergue-se, tomba. Eu estou amando e viajando nesse mundo maravilhoso de Londres do século passado.
Eu fico impresionado com a sua didática maravilhosa!!! Tô com o original em Inglês aqui e comecei... Mas dei uma pausa dias atrás. Hoje resolvi procurar uma resenha de booktubers e felizmente o seu foi o primeiro. Vou tentar de novo. Do começo. Abraço grande. Adoro o seu canal.
O livro é fantástico. Sempre trabalho com James Joyce (O Retrato do Artista quando Jovem) e com Mrs Dalloway. Há de se observar que ela sempre coloca quem está pensando (Peter pensou ou Septimu viu). Desde a floricultura. Mas quem não está acostumado a fluxo de consciência pode ficar perdido se não for muito atento.
Ler Mrs. Dalloway foi uma experiência muito boa pra mim. Acho importante embarcar nesse tipo de narrativa, muito enriquecedor. A história é muito tocante é realmente incrível como a vida de cada personagem se toca durante o dia de Mrs. Dalloway. Você realmente consegue sentir a angústia de Septimus. Senti que ambos os personagens sofriam angústias "invisíveis", Clarissa (por não ser mais jovem e sentir seu brilho apagado) e Septimus (por apresentar problemas mentais ainda negligenciados na época). Adorei sua resenha, muito honesta e captando os detalhes mais importantes do livro. Virginia Woolf é grandiosa.
Acabei de ler. Sua resenha me ajudou bastante a contextualizar e a saber o que esperar. É um livro que me encantou muito mais pela forma que pelo conteúdo (que ao meu ver é bem simples mesmo, até sem graça). A escrita da Virgínia Woolf me pareceu encantadora e inovadora mesmo nos dias de hoje imagino na época como este livro foi revolucionário! Só não gostei da forma como acaba meio do nada sem um "fechamento" exatamente da forma que vc disse este livro não tem a construção convencional de trama. Obrigada pela excelente resenha! Parabéns pelo trabalho.
Terminei a pouco e achei a leitura realmente um pouco diferente do que normalmente estamos acostumados. Porém depois de um tempo que se entende a estrutura da escrita dificilmente a pessoa perde o ritmo. Eu gostei por alguns elementos específicos. Foi interessante ver como todos eles conseguiam lembrar do passado e perceber as diferenças na maturidade. Gostei que Peter trás algumas reflexões sobre como continuamos sentindo intensamente como quando jovens porém com a sabedoria da maturidade. Creio que no geral sempre estamos de certa forma relembrando com o que fomos para termos certeza do que nos tornamos. A mensagem que ficou pra mim é que devemos aproveitar a vida agora. Mesmo que vc se dedique a riqueza e a frivolidade como Clarissa, ou ao conhecimento intelectual e vivência de mundo como Peter, no fim levamos pouco conosco nessa jornada a não ser nossas próprias emoções e nossos próprios sentimentos.
Excelente vídeo! Fiz a leitura de Mrs. Dalloway recentemente e adorei o livro. Sua analogia da leitura com as ondas do mar é perfeita, compartilhei da mesma experiência. O que mais me chamou a atenção no livro é essa pequena imersão em diferentes personagens, onde temos a oportunidade de conhecer diversas perspectivas.
Tenho esse livro há anos e só hoje me sinto preparada pra ler. Comecei e, nas primeiras páginas, o que mais achei difícil é que ela faz toda desenrolar sobre uma pessoa ou assunto, pra só no final do parágrafo dizer sobre o que está falando. Então fico lendo e relendo os parágrafos para entender. Como já vi resenhas sobre o livro, já sei um pouco da história e quem são os personagens, o que está me ajudando muito nesse início! Adorei o vídeo!
Existem dois episódios de dois programas da TV Cultura, o café filosófico e o literatura em foco, que falam mais sobre esse livro e sobre a Virginia que valem bastante a pena de serem assistidos ( eles estão disponíveis aqui no RUclips). Os dois são com uma professora da USP especializada na literatura da Virginia Woolf
Adorei a resenha! Acabei de ler Mrs. Dalloway e arrematei com sua resenha. Já tinha lido Orlando da Virginia e fiquei impactada. É um super livro! Fico cada vez mais impressionada com a autora. É uma prosa cheia de poesia , além de pura reflexão,visão crítica e auto conhecimento. Vale a pena demais!
Ótima resenha! Já tinha lido esse livro e foi ótimo para relembrar e também para observar seu ponto de vista. Existem muitas pessoas que acreditam que o livro não seja tão relevante (afinal, não há realmente grandes acontecimentos na vida dos personagens), mas a história me transmitiu um sentimento tão diferente do que eu já tinha experimentado, principalmente quando se referia ao Septimus e à Mrs. Dalloway e Peter. Acho que essa literatura "atômica" foi uma ótima maneira de descrever. Ler Virgínia Woolf não é fácil, mas é um desafio interessante. Até agora só li Mrs. Dalloway e Orlando, mas o segundo achei muito denso, apesar das críticas nele inseridas. Vou esperar por mais resenhas, que estão cada vez melhores ❤
Eu tenho um livro chamado "Conversando com Mrs Dalloway" que fala sobre as inspirações dos autores e da exemplo de vários livros, mas ainda não li pq quero ler Mrs Dalloway antes e conhecer melhor essa personagem
Muito obrigado pelo vídeo. Eu não terminei de ler Mrs.Dalloway pois vou lendo aos poucos por ser diferente do que estamos acostumados né como vc disse Começo, meio e fim Kkkk é meio difícil de lê-lo rapidamente. E eu não o terminei ainda pois não quero mata-lo kkk qdo encerro uma leitura não consigo reler então vou lendo bem devagar alguns que tenho carinho especial para que assim ele viva por muito tempo na minha mente é meio estranho isso mas é como sempre faço. Esse foi o primeiro vídeo seu que vi e gostei muito. Obrigada ♥️
Foi uma ótima leitura para mim, e o livro ainda está fresco na cabeça. A primeira parte foi sim mais complicado e eu fiquei confusa, mas conforme eu fui conhecendo mais os personagens tudo ficou mais claro. A escrita dela é bem viajada mesmo, principalmente nas partes do Septimus, mas vale muito a pena já que é um livro incrível.
Gostei muito da maneira informal que explicaste um livro tão complexo. Acredito que seja o propósito do canal, aproximar leitores novatos do universo literário, e conseguiste plenamente. Parabéns.
Com uma resenha dessas...por isso fica desinteressante ler o livro. Genial, como sempre. Amo seus comentários, análises, associações...Está cada vez melhor! Bjs
Que livro difícil! Para mim foi bem complicado, pois ficava alguns dias longe dele e quando eu voltava compreendia menos do pouco que eu tinha entendido antes. É o meu primeiro da Virgínia Wolf e estou com receio dos próximos serem confusos também, mas vamos lá. 😁 Obrigada pela luz na leitura!! Amo seu canal. Beijos e sucesso!
Oi Isa! Li da autora Orlando, Um teto todo seu, contos e alguns outros texto não ficcionais. Acho que estou preparada para encarar Mrs. Dalloway que é o próximo da minha lista. O vídeo ficou incrível e assim que ler volto aqui para rever. Mais uma vez coisa mais linda abrir com música de Chico. Beijos Fran Borges 😘
vc é maravilhosa! meu deus (não sei seu nome). foi uma leitura bem desafiadora pra mim, muito confusa. tenho uma disciplina de literatura no meu curso e tenho que apresentar um trabalho de literatura comparada entre esse livro e água viva, da clarice lispector. você fez uma análise muito gostosa, pontual. a falta de divisão de capítulos, a fluidez da narrativa, da troca de consciência. tudo novo. muito sensível você. adoro seu canal!
Ler Virginia Woolf é uma experiência indispensável pra qualquer pessoa que realmente gosta de literatura. Amo Mrs. Dalloway! Mas a melhor obra dela, na minha opinião, é definitivamente As Ondas. Ótimo vídeo!
Quando vi vc falando no vídeo do Unboxing sobre "Mrs Dalloway" ser o livro da sua próxima resenha, saí correndo para tentar ler. Acho que foi o empurraozinho que faltava rsrsrs. Eu tinha muito receio da escrita de Virginia Woolf. Estou lendo, tem sido mesmo um pouco difícil, como as ondas que vc falou, mas a beleza da escrita é evidente. (também sempre tive dúvida sobre como pronunciar o nome da autora, por isso pesquisei, Virginia "wuOlf", e comentei no outro vídeo :), fica para os próximos! Quem sabe "Rumo ao Farol?"). Beijooo! Parabéns pela resenha!
Tive a mesma visão desse livro q vc, como as ondas do mar. Eu tive dificuldade no ínicio, achei confuso, acelerado, mas insisti e acabei achando prazerosa a leitura, a reflexão dos anos por cada personagem ligado a Clarissa. Um certo saudosismo dos personagens com relação a juventude. Amei sua resenha, maravilhosa, completa e lúcida. Muito boa sua resenha. Obrigada por compartilhar suas idéias. ;)
Não sou muito de comentar, mas eu realmente precisava te agradecer por esse vídeo. Sua resenha me deu coragem pra finalmente começar esse clássico, e posso dizer que foi um dos melhores livros que eu li esse ano. Muitíssimo obrigada!
Gostei muito da tua resenha, pois foi também meu primeiro livro (e único, por enquanto) da Virginia Woolf. É com certeza uma experiência, achei muito interessante sair um pouco dos padrões a que estava acostumada. Foi legal também caminhar com os personagens pelo centro de Londres. Algo muito forte ainda, eu achei, foi a questão sobre suicídio na obra, já que a própria Virginia se suicidou. Parabéns e obrigada pelo canal!
Parabéns Isa pela resenha. Incrível um dos meus livros favoritos. Da obra da Virgínia Woolf do que conheço, considero o melhor. Está na minha estante. Vou reler.
Adorei a música de introdução!!!! Gosto demais do seu jeitinho leve, divertido e primoroso de resenhar, além de suas indicações de leitura serem de muito bom gosto. Sou um pouco suspeita para falar, porque sou apaixonada pelos clássicos também! rs =D Nunca li nada da Virginia Woolf, por receio de não entender nada mesmo e consequentemente, não curtir muito a leitura. Mas, ao mesmo tempo, sempre houve uma curiosidade de saber mais sobre suas obras, estilo de escrita, etc. Criei uma certa resistência, acredito, por ouvir várias pessoas falarem justamente isso que você mencionou, sobre se sentirem perdidas na estória, de não entenderem muita coisa e isso fazia eu protelar minha imersão no mundo da Virginia Woolf. Contudo, após seu vídeo, fiquei com muita vontade de ler esta obra e de dá uma chance a ela. Quem sabe eu goste!!
Essa técnica literaria doida se chama "interior monologue" e foi desenvolvida através da definicão de "stream of consciousness" do psicologo americano William James. Os pioneiros na literatura foram a Virginia e James Joyce em "Ulysses".
Adorei a metafora dos gatos e dos atomos: resumiu claramente tudo em minutos o que a minha professora de inglês demorou semanas pra fazer na faculdade. Chapeau, dona Isabella!
Murillo Fiore aprendi.
Na verdade, Joyce já começa em Dublinenses e adensa profundamente em O Retrato do Artista quando Jovem. Puro fluxo de consciência, mas apenas de Stephen.
Estou lendo e curtindo. O começo é desafiador, eu me senti em uma "festa estranha com gente esquisita". Mas depois foi quebrando o gelo. Adorei essa capa da edição do livro que você mostrou. Conheci seu canal hoje, muito simpática e soube sintetizar muito bem.
Li este romance, e para mim, o principal fascínio da obra de Virginia Woolf é mostrar a riqueza dos universos em cada mente humana, e como, muitas vezes, as construções nas mentes das pessoas são mais interessantes que sua próprias realidades. Ela foi pioneira também na análise dos distúrbios mentais e no uso do fluxo de consciência em literatura. Parabéns pelo canal.
Gostei do seu comentário! Vou ler algum livro dela. Porque, no geral, o que gosto de acompanhar nos livros é a personalidade dos personagens, sem pensamentos etc
O livro pode ser confuso, mas a tua resenha é magnífica. Gostei!
Você não é spoiler.Você é apenas um belo prefácio virtual. Kkkkkkkk
Nossa, eu AMO demais esse livro. Desde a primeira página eu não consegui largar, queria que as pessoas que desistiram de Mrs Dalloway dessem outra chance pra essa obra prima
Isabella, o que dizer dos seus vídeos? Você só faz melhorar o que já era excelente. Meus parabéns com laços de gratidão. A resenha ficou excelente, o espírito dessa obra clássica da excelente Woolf (sim, o som é fechado, bem próximo ao nosso "uul") foi perfeitamente exposto por você e a metáfora com os gatos foi muito sagaz (amo os animais e com especial apreço os gatos e sua independência e vontade própria). Até vou parecer aqui uma repetição do comentário do João - do Instante Cultural -, mas somos amigos e falamos muito do seu trabalho. Concordo com ele: seus vídeos mais longos e aprofundados estão maravilhosos.
Nossa eu li esse livro principalmente por causa de um dos meus filmes favoritos ''As horas''(que por sinal também é um livro), foi por causa dele também que passei a ser uma grande fã da Virginia Woolf. Foi uma leitura um pouco difícil, mas vc disse tudo, no inicio, por estar ainda conhecendo e vagando pelas mentes dos personagens pode parecer meio complexo, mas depois tudo flui de uma forma tão prazeirosa. É uma leitura deliciosa. Obrigada pelo bom gosto, como sempre! :)
MRS. DALLOWAY, é um dos livros que leio durante a vida. Lí várias vezes, na verdade VIRGINIA WOOLF é minha leitura de cabeceira.
Isabella, li o Mrs Dalloway. Muitas resenhas boas, mas, sua sacada do gatinho pulando de telhado em telhado foi excepcional. Essa sacada me fez aproveitar muito mais o livro. Obrigada pelos excelentes serviços prestados. ❤️
Gente, estou lendo esse livro neste exato momento.Estou sentindo uma imensa dificuldade e por isso resolvi fazer uma busca sobre resenha a respeito do livro e acabei parando nesse canal maravilhoso. Já li 65 páginas e ate agora não conseguia entender nada. Mas depois desse vídeo, posso dizer que será mais fácil continuar a leitura, que Jesus me ajude a não abandonar a leitura rs
Mesma situação. Kkkk
Olá Isabella, eu estou há uns 15 dias lendo Mrs. Dalloway para uma prova que farei daqui à 4 dias. Estava desesperada porque chegava o final do livro e eu não estava entendendo zorra nenhuma. Nosso professor havia dito que não era um livro fácil, mas não imaginei que seria para tanto. Não vou dizer que estou gostando (acredito que a preocupação com a prova esteja dificultando minha simpatia para com ele), mas não posso negar que é um livro interessantíssimo e de muito avanço autoral se levarmos em conta a época que ele foi escrito. Virgínia certamente tinha várias coisas passando em sua cabeça, e fez com que o leitor sentisse o mesmo. Pena isso não ter sido compreendido na época, levando-a a tirar sua própria vida. Gostaria de agradecer pelo vídeo, clareou muito minhas ideias sobre a obra e certamente terminarei de ler mais tranquila. Daqui há alguns anos lerei novamente, com mais tranquilidade e experiência de vida, ao ponto de dizer que foi um dos melhores livros que já li (e não um dos mais desafiadores, como está sendo agora kkkk). Parabéns por seu trabalho e mais uma vez obrigada ♥
Assiste ao filme" as Horas"
Gente! Amei a música dos Saltimbancos, meu musical de infância, ouvia o CD TODO DIA, quando a peça veio pra minha cidade quase morri.
Uma introdução perfeita.....Amo Chico Buarque e amo essa música
Comecei a ler o livro e confesso que as primeiras páginas são um desafio, mas não um desafio que nos leva a desistir. Achei difícil, mas há uma poesia que se esconde exatamente no comum. E eu estou achando interessante demais porque mesmo sem entender sei que há um sentido. E este sentido esconde nos espaços de uma palavra à outra. Teu vídeo foi demais e neste processo me ajudou muito. 👏🏻👏🏻👏🏻
Ao Farol é o meu favorito! Mrs Dalloway também é maravilhoso demais! ❤️
Eu estava empacada no livro, mas a sua abertura com música me cativou. Muito obrigada 💗
Não conhecia esse livro, já tinha ouvido falar da autora mas não sabia nada sobre sua escrita. Estou ansiosa para ler esse livro e conhecer mais sobre ela. Nesse breve resumo sentir muita semelhança com a obra Caminhos Cruzados de Érico Veríssimo, recomendo muito para todos esse livro, porque traz uma narração do cotidiano desigual no Brasil.
Isabella, eu desisti nas primeiras ondas, viu. Na época, foram demais - eu tinha dezessete, dezoito anos, e nunca fui nenhum tipo de leitor com entendimentos imediatos... Não consegui entrar no fluxo de pensamentos da Clarissa de jeito nenhum. Mas agora vou encará-lo de novo, motivado pelo teu vídeo. E pela idade, que deve ter me dado outra perspectiva pro diálogo. Lembro que a primeira vez que entrei no mar de Mrs. Dalloway foi após assistir ao filme "As horas". E já vai um tempo... vi no Google que estreou em 2002. Que filme sensível. Que cena bonita, a leitura da carta. Liga todas as histórias, enquanto Virgínia se despede de Leonard. Eu estava no cinema e recordo de olhar para a tela, triste pra cacete, durante um bocado de tempo. Os créditos subiam e a trilha sonora (que trilha! pra quem quiser: The Hours, Philip Glass) me deixava engasgado com o choro que tentava segurar. Revia Nicole Kidman na cama, dando inicio a narração: "Dear Leonard..." - até agora, enquanto digo, sinto os pelos dos braços arrepiarem.. Só voltei à sala do Cinemark do Shopping Aricanduva, quando a mão que estava sobre a minha apertou meus dedos, convidando a irmos embora. Depois procurei o romance "As horas". Comecei e deixei de lado. Fui pra Mrs. Dalloway, mesma coisa. Não tive diálogo. Mas era eu quem não tinha a capacidade de ouvir sem ruído.
Pra finalizar, adoro Clarissa, por conta do romance do Erico Verissimo. É um nome que está sempre amanhecendo, ele dizia.
besos.
Clarissa é um dos melhores livros q já li nessa vida.
Já ouvi seus comentários sobre "Mrs Dalloway ".Li, de fato, e ouvi, vários comentários sobre o livro, mas ninguém me antecipou esta notável leitura, a transmissão única do fluxo de consciência de cada personagem. É livro a ser lido, e lido em fragmentos, a partir de anotações feitas, porque uma frase leva você, eventualmente, a situações raramente tão bem escritas. Talvez em Nabokov você surpreenda um pouco isso, mas é raro em outros escritores. Obrigado, eternamente, pela indicação.
Livro absolutamente fascinante, leitura que nos faz melhores, por assim dizer, porque nos aproxima, veja bem, como raramente na literatura, da vacuidade que nos faz e que subjaz, justamente, a todo esse fluxo de consciência no qual Virginia Woolf é mestra. E adorei você e seu comentário. Eu, que escrevo, absorvi muito desse livro e de suas frases magníficas.
Isa, esse é o primeiro livro que você resenha no canal que eu já tinha lido antes! Geralmente as suas resenhas me estimulam a procurar os livros. Dessa vez relembrei a leitura que fiz uns meses atrás. Foi uma experiência complexa mesmo, mas muito saborosa e sensível. Logo depois li "Orlando" e senti a mesma profundidade. A Virgínia Woolf já está entre as escritoras que mais admiro, por conta da qualidade literária e da sensibilidade. Parabéns pelo seu trabalho. Também quero ter um canal e tenho você como uma ótima referência! ❤❤❤
A Arte como Expressão do Inconsciente do Artista…muito obrigada Isa 🤗
Bom dia . É um dos livros que pretendo ler em breve. Esses livros com linguagem difícil sempre me atiçaram pois no fundo eles exigem de nós conhecimento e raciocínio . Atualmente estou lendo Romance da Pedra do Reino que é um calhamaço e estou amando.
Não me entendi ainda com a Virgínia Woolf...
Mas não dá pra não falar dessa abertura sensacional!!!!
Amei!!!
Cada pessoa tem uma forma peculiar de entender uma história, sua opinião a cerca dos livros que lê,é realmente importante para quem deseja adquiri-los ou até mesmo saber um pouco mais sobre os autores.Parabéns e continue nesse ritmo q dá certo.Um abraço!
Eu li Rumo ao Farol e ela apresenta uma narrativa de gatinhos nos telhados também. Eu amei muito essa forma de narrativa, apesar da leitura se tornar mais demorada e até ser refeita kkkk Mas é lindo como ela se aproxima do fluxo de pensamentos real, e como a comunicação entre os personagens pode ser somente entre olhares, detalhes e acontecendo na cabeça de cada pessoa de forma diferente. E além disso, eu achei que ela critica muitas coisas, fala muitas coisas, mas na estética, nos detalhes da narrativa, ou seja, o livro não era somente essas descrições e formas. Eu acho que quem achou beeeem chato, precisa rever só um pouquinho o livro que tentou ler pq pode ter uma experiência maravilhosaaa
Virgínia Woolf, Clarice Lispector e Hilda Hilst fazem isso com maestria. Eu apenas leio e sinto. Não fico tentando entender, acho que esse tipo de leitura é mais para sentirmos e a cada releitura, uma nova surpresa.
pra quem interessar possa, temos em nosso canal um vídeo com a carta que Virginia deixou ao marido antes de se suicidar.
Assim, num dia de verão, as ondas se juntam, balançam e tombam; e o mundo inteiro parece dizer: “Isso é tudo”, cada vez mais forte, até que o coração, no corpo estendido sob o sol da praia, também diz: “Isso é tudo”. “Não mais temas”, diz o coração. “Não mais temas”, diz o coração, confiando a sua carga a algum mar que suspira coletivamente por todas as dores, e recomeça, ergue-se, tomba.
Eu estou amando e viajando nesse mundo maravilhoso de Londres do século passado.
Eu fico impresionado com a sua didática maravilhosa!!!
Tô com o original em Inglês aqui e comecei... Mas dei uma pausa dias atrás. Hoje resolvi procurar uma resenha de booktubers e felizmente o seu foi o primeiro.
Vou tentar de novo. Do começo.
Abraço grande. Adoro o seu canal.
Só estou conseguindo ler depois ver resenhas do livro e a sua foi uma que me ajudou muito, obrigada!
O livro é fantástico. Sempre trabalho com James Joyce (O Retrato do Artista quando Jovem) e com Mrs Dalloway. Há de se observar que ela sempre coloca quem está pensando (Peter pensou ou Septimu viu). Desde a floricultura. Mas quem não está acostumado a fluxo de consciência pode ficar perdido se não for muito atento.
Ler Mrs. Dalloway foi uma experiência muito boa pra mim. Acho importante embarcar nesse tipo de narrativa, muito enriquecedor. A história é muito tocante é realmente incrível como a vida de cada personagem se toca durante o dia de Mrs. Dalloway. Você realmente consegue sentir a angústia de Septimus. Senti que ambos os personagens sofriam angústias "invisíveis", Clarissa (por não ser mais jovem e sentir seu brilho apagado) e Septimus (por apresentar problemas mentais ainda negligenciados na época). Adorei sua resenha, muito honesta e captando os detalhes mais importantes do livro. Virginia Woolf é grandiosa.
Eu ouvia muito quando criança os Saltimbanco. Ótimo vídeo Isa.
Isabella você é uma fofa.
Acabei de ler. Sua resenha me ajudou bastante a contextualizar e a saber o que esperar. É um livro que me encantou muito mais pela forma que pelo conteúdo (que ao meu ver é bem simples mesmo, até sem graça). A escrita da Virgínia Woolf me pareceu encantadora e inovadora mesmo nos dias de hoje imagino na época como este livro foi revolucionário! Só não gostei da forma como acaba meio do nada sem um "fechamento" exatamente da forma que vc disse este livro não tem a construção convencional de trama. Obrigada pela excelente resenha! Parabéns pelo trabalho.
Caramba, agora deu muita vontade de ler. Parabéns pelo canal!
Terminei a pouco e achei a leitura realmente um pouco diferente do que normalmente estamos acostumados. Porém depois de um tempo que se entende a estrutura da escrita dificilmente a pessoa perde o ritmo. Eu gostei por alguns elementos específicos. Foi interessante ver como todos eles conseguiam lembrar do passado e perceber as diferenças na maturidade. Gostei que Peter trás algumas reflexões sobre como continuamos sentindo intensamente como quando jovens porém com a sabedoria da maturidade. Creio que no geral sempre estamos de certa forma relembrando com o que fomos para termos certeza do que nos tornamos. A mensagem que ficou pra mim é que devemos aproveitar a vida agora. Mesmo que vc se dedique a riqueza e a frivolidade como Clarissa, ou ao conhecimento intelectual e vivência de mundo como Peter, no fim levamos pouco conosco nessa jornada a não ser nossas próprias emoções e nossos próprios sentimentos.
Obrigado você é ótima !!!
Estava meio desanimada com a leitura....li mais de 100 páginas e nada aconteceu... após tua resenha, deu vontade de retomar a leitura 😁😉
Excelente vídeo! Fiz a leitura de Mrs. Dalloway recentemente e adorei o livro. Sua analogia da leitura com as ondas do mar é perfeita, compartilhei da mesma experiência. O que mais me chamou a atenção no livro é essa pequena imersão em diferentes personagens, onde temos a oportunidade de conhecer diversas perspectivas.
Tenho esse livro há anos e só hoje me sinto preparada pra ler. Comecei e, nas primeiras páginas, o que mais achei difícil é que ela faz toda desenrolar sobre uma pessoa ou assunto, pra só no final do parágrafo dizer sobre o que está falando. Então fico lendo e relendo os parágrafos para entender. Como já vi resenhas sobre o livro, já sei um pouco da história e quem são os personagens, o que está me ajudando muito nesse início! Adorei o vídeo!
"Nós gatos já nascemos livres, porém já nascemos pobres" 🎶
Eu amo esse e Ao Farol ❤
Metáfora brilhante ! 👏👏👏👏👏👏👏
Magnífico!!🐱🐱🐱🐱
Pois eu só leio um livro depois de ouvir a sua resenha ou a de Talita, deve ser um livro único.obgda bjs de luz no seu❤️ ❤️,❤️
Amei a analogia.😘😘😘
Existem dois episódios de dois programas da TV Cultura, o café filosófico e o literatura em foco, que falam mais sobre esse livro e sobre a Virginia que valem bastante a pena de serem assistidos ( eles estão disponíveis aqui no RUclips). Os dois são com uma professora da USP especializada na literatura da Virginia Woolf
Adorei a resenha! Acabei de ler Mrs. Dalloway e arrematei com sua resenha. Já tinha lido Orlando da Virginia e fiquei impactada. É um super livro! Fico cada vez mais impressionada com a autora. É uma prosa cheia de poesia , além de pura reflexão,visão crítica e auto conhecimento. Vale a pena demais!
Estudando para faculdade. Me ajudou bastante! Obrigada
Ótima resenha! Já tinha lido esse livro e foi ótimo para relembrar e também para observar seu ponto de vista. Existem muitas pessoas que acreditam que o livro não seja tão relevante (afinal, não há realmente grandes acontecimentos na vida dos personagens), mas a história me transmitiu um sentimento tão diferente do que eu já tinha experimentado, principalmente quando se referia ao Septimus e à Mrs. Dalloway e Peter. Acho que essa literatura "atômica" foi uma ótima maneira de descrever. Ler Virgínia Woolf não é fácil, mas é um desafio interessante. Até agora só li Mrs. Dalloway e Orlando, mas o segundo achei muito denso, apesar das críticas nele inseridas. Vou esperar por mais resenhas, que estão cada vez melhores ❤
Ameeeei muito suas considerações, as metáforas que fez... incríveis!
Eu tenho um livro chamado "Conversando com Mrs Dalloway" que fala sobre as inspirações dos autores e da exemplo de vários livros, mas ainda não li pq quero ler Mrs Dalloway antes e conhecer melhor essa personagem
Puxa, Isabella, que trabalho importante você está fazendo pela literatura. Parabéns!
Canal Perfeito!!!!!
Muito obrigado pelo vídeo. Eu não terminei de ler Mrs.Dalloway pois vou lendo aos poucos por ser diferente do que estamos acostumados né como vc disse Começo, meio e fim Kkkk é meio difícil de lê-lo rapidamente. E eu não o terminei ainda pois não quero mata-lo kkk qdo encerro uma leitura não consigo reler então vou lendo bem devagar alguns que tenho carinho especial para que assim ele viva por muito tempo na minha mente é meio estranho isso mas é como sempre faço. Esse foi o primeiro vídeo seu que vi e gostei muito.
Obrigada ♥️
Foi uma ótima leitura para mim, e o livro ainda está fresco na cabeça. A primeira parte foi sim mais complicado e eu fiquei confusa, mas conforme eu fui conhecendo mais os personagens tudo ficou mais claro. A escrita dela é bem viajada mesmo, principalmente nas partes do Septimus, mas vale muito a pena já que é um livro incrível.
Gostei muito da maneira informal que explicaste um livro tão complexo. Acredito que seja o propósito do canal, aproximar leitores novatos do universo literário, e conseguiste plenamente. Parabéns.
Com uma resenha dessas...por isso fica desinteressante ler o livro. Genial, como sempre. Amo seus comentários, análises, associações...Está cada vez melhor! Bjs
Amei
Confesso que tenho medo de ler Woolf rsrs mas preciso ler suas obras e esse livro está na lista dos 1001 livros para ler antes de morrer.
Eu li uma obra dela deliciosa, talvez por isso não tenho (ainda, rsrsrs) este medo. Permita-me sugerir ler "Flush. Uma Biografia " - é uma graça!!!
"Orlando" também é uma ótima obra para começar essa aventura que é ler Virgínia Woolf
muito show a resenha!
Que livro difícil! Para mim foi bem complicado, pois ficava alguns dias longe dele e quando eu voltava compreendia menos do pouco que eu tinha entendido antes. É o meu primeiro da Virgínia Wolf e estou com receio dos próximos serem confusos também, mas vamos lá. 😁 Obrigada pela luz na leitura!! Amo seu canal. Beijos e sucesso!
Isabela, suas resenhas estão cada vez melhores! Continue nos presenteando com vídeos maravilhosos! Parabéns! 🤗
O livro mais importante da minha vida!
Assistiu o filme "as horas"?
Também notei o quanto Virginia parece a Paola.
Amo a Paola pela pessoa que ela é (e por aquele sotaque mara que ela tem)
Me convenceu, vou experimentar também! E parabéns pelo canal!
Você já leu as horas eu li e adorei,porque ele coloca a Virginia dentro da história e como ela influenciou suas personagens.
Ainda não... estou muito curiosa!
Oi Isa! Li da autora Orlando, Um teto todo seu, contos e alguns outros texto não ficcionais. Acho que estou preparada para encarar Mrs. Dalloway que é o próximo da minha lista. O vídeo ficou incrível e assim que ler volto aqui para rever. Mais uma vez coisa mais linda abrir com música de Chico. Beijos Fran Borges 😘
Prosas e Algo Mais só li Orlando e amei a ironia da Virginia Woolf.
Silvana Pierro Também amei. Livro incrível 😘
Essa edição da Penguin é linda! Já li Mrs Dalloway, porém ainda vou comprar a versão física e procurarei essa💕 espero encontrar aqui em Fortaleza.
vc é maravilhosa! meu deus (não sei seu nome).
foi uma leitura bem desafiadora pra mim, muito confusa. tenho uma disciplina de literatura no meu curso e tenho que apresentar um trabalho de literatura comparada entre esse livro e água viva, da clarice lispector.
você fez uma análise muito gostosa, pontual.
a falta de divisão de capítulos, a fluidez da narrativa, da troca de consciência. tudo novo. muito sensível você. adoro seu canal!
adorei esse livro
Bela, inteligente e carismárica!!! Seus vídeos são excelentes!! Parabéns!!!
Que resenha brilhante!
Menina, te adoro. Apresenta o livro com tanto carinho que me dá vontade de ler.
Eu enviei os livros hoje. Espero que goste bastante.
Ler Virginia Woolf é uma experiência indispensável pra qualquer pessoa que realmente gosta de literatura. Amo Mrs. Dalloway! Mas a melhor obra dela, na minha opinião, é definitivamente As Ondas. Ótimo vídeo!
Que escritora inteligente, meu Deus!
É minha primeira leitura dela também e vou te contar, é a segunda vez que tento ler. Vim ver uma resenha sua pra ver se anima 😂😂😂😂
isso! é um livro tão confuso mas pretendo terminar sim
Que resenha maravilhosa! 💚
Estou lendo o livro e sua resenha ajudou muito, muito a clarear vários pontos! Demais! Certamente a leitura seguirá mais fluida e prazerosa :) Adorei!
Esse é o tipo de técnica narrativa que deve ser sentida e não esquadrinhada. Clarice também usou muito essa técnica e dizia exatamente isso!.
Quando vi vc falando no vídeo do Unboxing sobre "Mrs Dalloway" ser o livro da sua próxima resenha, saí correndo para tentar ler. Acho que foi o empurraozinho que faltava rsrsrs. Eu tinha muito receio da escrita de Virginia Woolf. Estou lendo, tem sido mesmo um pouco difícil, como as ondas que vc falou, mas a beleza da escrita é evidente. (também sempre tive dúvida sobre como pronunciar o nome da autora, por isso pesquisei, Virginia "wuOlf", e comentei no outro vídeo :), fica para os próximos! Quem sabe "Rumo ao Farol?"). Beijooo! Parabéns pela resenha!
Revisitando esse vídeo para o meu TCC
Você inspira as pessoas a ler. A primeira booktuber que conheci e sempre volto para ver o que está indicando 👍
Tive a mesma visão desse livro q vc, como as ondas do mar. Eu tive dificuldade no ínicio, achei confuso, acelerado, mas insisti e acabei achando prazerosa a leitura, a reflexão dos anos por cada personagem ligado a Clarissa. Um certo saudosismo dos personagens com relação a juventude. Amei sua resenha, maravilhosa, completa e lúcida. Muito boa sua resenha. Obrigada por compartilhar suas idéias. ;)
As melhores resenhas! Meu Deus! Muito obrigado por seus vídeos Isa. Queria muito que vc lesse e resenhasse O ministério da felicidade absoluta. Beijos
Não sou muito de comentar, mas eu realmente precisava te agradecer por esse vídeo. Sua resenha me deu coragem pra finalmente começar esse clássico, e posso dizer que foi um dos melhores livros que eu li esse ano. Muitíssimo obrigada!
Adorei o vídeo! Quero começar a ler essa autora também 🥰
Gostei muito da tua resenha, pois foi também meu primeiro livro (e único, por enquanto) da Virginia Woolf. É com certeza uma experiência, achei muito interessante sair um pouco dos padrões a que estava acostumada. Foi legal também caminhar com os personagens pelo centro de Londres. Algo muito forte ainda, eu achei, foi a questão sobre suicídio na obra, já que a própria Virginia se suicidou. Parabéns e obrigada pelo canal!
Que linda resenha, Isa.❤
Muito obrigada!!! Queria muito ler o livro mas nunca entendia
ACHEI INCRÍVEL QUE SEU DELINEADOR COMBINOU COM O DA MOÇA DA CAPA❤
Parabéns Isa pela resenha. Incrível um dos meus livros favoritos. Da obra da Virgínia Woolf do que conheço, considero o melhor. Está na minha estante. Vou reler.
Eu gostei mais da parte do Septimus.
Estava a ler e nada! Adorei esta resenha 15:33
Adorei a música de introdução!!!! Gosto demais do seu jeitinho leve, divertido e primoroso de resenhar, além de suas indicações de leitura serem de muito bom gosto. Sou um pouco suspeita para falar, porque sou apaixonada pelos clássicos também! rs =D
Nunca li nada da Virginia Woolf, por receio de não entender nada mesmo e consequentemente, não curtir muito a leitura. Mas, ao mesmo tempo, sempre houve uma curiosidade de saber mais sobre suas obras, estilo de escrita, etc. Criei uma certa resistência, acredito, por ouvir várias pessoas falarem justamente isso que você mencionou, sobre se sentirem perdidas na estória, de não entenderem muita coisa e isso fazia eu protelar minha imersão no mundo da Virginia Woolf. Contudo, após seu vídeo, fiquei com muita vontade de ler esta obra e de dá uma chance a ela. Quem sabe eu goste!!
Melhor pessoa do RUclips,sim ou claro gente?
Isabella, eu recomendo o livro Ao farol dela♡ Eu achei muito bom
Adoro teu canal. ❤❤
Neuza Rayra ok.