O mal que uma MÃE NARCISISTA faz a um filho.

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 9 июл 2023
  • Seja bem-vindo! Por gentileza, inscreva-se no canal!
    Uma mãe narcisista é capaz de obstacular o desenvolvimento de um filho. Impedindo que a construção psíquica seja durecionada ao crescimento e amadurecimento de si mesmo, um filho fica voltado em grande proporção as necessidades e demandas de sua mãe.
    Redes sociais, contato e livros:
    Trakto.link/victordegasperi
    Edição: @Tiago_Ramos
  • ХоббиХобби

Комментарии • 48

  • @sussugrothe7829
    @sussugrothe7829 Год назад +28

    Meu Deus! Vídeo incrível pois descreveu minha vida exatamente tal qual como foi. Mto grata por conseguir ter descoberto finalmente após 53 anos de vida descobrir que não foi eu que nasci com defeito de fabricação, a culpa não foi minha. Nunca entendi pq minha mãe ñ gostava de mim apesar de eu viver minha vida para agradá-la e desejar somente que ela gostasse de mim para eu ser feliz. Hj, às portas dos meus 60 anos e após perder minha mãe há 2 anos e meio, sei que minha vida poderia ter sido mto diferene mas não foi e a culpa ñ foi minha. Nunca tive minha vida própria apesar de ter tentado mto e ter conseguido algumas conquistas importantes para minha independência, autonomia e liberdade. Agora quero virar essa página e ser o mais felçiz possível até o dia da minha partida. Nunca casei, namorei ou tive filhos, mas amo meus sobrinhos e tenho amigos . Talvez eu ainda viva um relacionamento saudável antes de partir... Onde há vida , há possibilidades ! kkk - Taí uma coisa que queria experimentar. Preciso encontrar antes um bom terapeuta ! Porém já melhorei mto, gracas a Deus...

    • @PatricyaT
      @PatricyaT Год назад +5

      Infelizmente, o que vc descreveu é muito comum por aí. Te entendo muito bem!

  • @robertamele2703
    @robertamele2703 5 месяцев назад +7

    O problema é que ninguem acredita, e continuamos seguindo sozinhos

  • @marciojose3619
    @marciojose3619 11 месяцев назад +9

    Eu saí de casa tive minha vida, independência, me casei fiquei viúvo cem filhos e antes da pandemia tive de voltar em janeiro de 2019 e no ano seguinte tudo piorou. Mas se não tivesse voltado nunca saberia o que é uma mãe Narcisista e o pior que ela corrompe o Marido também pois o mesmo é muito submisso e se torna um também.
    O pior é que sou filho único. E embora queira demostrar afeto muita das vezes não posso mas por esse vínculo materno e a convivência, acabo esquecendo e caindo nesta teia. No meu caso minha mãe é idosa e ficou viúva ano passado anos 85 anos. Meu Pai teve sequelas do covid.
    Mas minha mãe aos 86anos é extremamente manipuladora e ativa na sua triângulação. É muito difícil.
    Obrigado por deixar compartilhar um pouco minha história de vida e de aprendizado.

  • @anajambeiro1296
    @anajambeiro1296 8 месяцев назад +5

    Bem assim foi minha infância, adolescência eu achava minha mãe diferente mas não sabia o que?! Hoje vivo me sentindo sempre culpada...péssimo!

  • @mariodopenhasco
    @mariodopenhasco 6 месяцев назад +5

    Num vídeo da Taryana, até mesmo o Tiozão e o Elton Euler, falam desses pontos, Vitor. Todos vocês trazem novas abordagens sobre a insegurança que faz parte da vida e é totalmente intrínseca à vida natural, temos que viver com ela. Não existe paz absoluta quando se distancia de todas essas questões, pois uma boa porcentagem da população é bem ácida e de difícil convívio. Porém, na sociedade com regras, existe gravador, juizados, intimação, promotor de justiça, etc. Isso frustra muito quaisquer sanguessugas. Agora é juntar esses pedaços e ver o que dá 🙂👍
    E depois que você sai de um lugar que deveria ser de tanto acolhimento, ao menos de segurança e respeito, você consegue sair de qualquer outro lugar com muito mais facilidade

  • @lu_croche
    @lu_croche 5 месяцев назад +6

    Pra compartilhar minha experiência: Não é nada fácil conseguir apoio!
    O narcisista tem uma carência muito grande e tenta cativar pessoas que ainda não tem intimidade. Entre 4 pardes é que soltam o monstro.
    Quando falava do que sofria, escutei muito: "nossa, mas nada a ver com a tua mãe, ela tão legal e divertida" 🤡
    O que dificulta tb é a santificação de mãe. Escutei muito que mãe só quer o teu bem, que tem que honrrar a mãe, e etc

    • @MM-np2ly
      @MM-np2ly 5 месяцев назад +1

      Diga: leva ela pra sua casa e veja a santa que ela é. AS pessoas sabem, mas não querem cuidar dos demônios. Gostam enquanto moram lá longe. Bando de hipócritas.

  • @malua1089
    @malua1089 8 месяцев назад +5

    Nossa, me vi totalmente neste contexto. Minha mãe quer que eu viva pra servi la agora que envelheceu e adoeceu. Tem 6 filhos, mas cobra cuidados só de mim. Ainda bem que estou entendendo sobre este transtorno e tentando me distanciar um pouco dela.

  • @AmandaYoungs
    @AmandaYoungs 3 месяца назад +1

    Eu descobri o narcisismo logo após me relacionar alguém também patológico, tinha me mudado de casa e isso aconteceu. Descobri que também tenho traços, daí o relacionamento, traumas do passado, culpa absurda de tudo, veio o TEPT. Engraçado que ao tentar falar com meus irmãos, fui considerada como “a louca”. Mas para eles é fácil ver a situação ruim, ignorar ou brigar sempre…do enfrentar tudo isso. E é uma dor avassaladora saber disso e se aceitar, quando esperei aceitação por 33 anos da minha mãe…isso jamais vai acontecer. Mas eu estou na fase de desvincular, pq o luto não é fácil, mas necessário.
    Obrigada pelo vídeo esclarecedor, conteúdo transmitido de forma calma, sem o peso de julgar e criticar a pessoa narcisista, mas esclarecer como ela funciona com uma abordagem mais “leve”. 👏🏼

  • @Thayzinha
    @Thayzinha Год назад +5

    Queria passar esse vídeo com alto falante naqueles aviõezinhos que passam na praia, como forma de orientação e socorro em caso de afogamento - LITERALMENTE, nesses dois casos :x

  • @andrear.hoffmann9474
    @andrear.hoffmann9474 8 месяцев назад +3

    Obrigada ❤demorei 40 anos pra entender esse padrão dela😢

    • @marcionascimento662
      @marcionascimento662 5 месяцев назад +1

      Vc disse bem, padrão, em tds os vídeos sobre o assunto vemos isso.

  • @PaolaMartins6580
    @PaolaMartins6580 11 месяцев назад +5

    Olá Dr. 1 vez assistindo o seu video. Adorei e me indentifiquei completamente. Já me inscrevi . Me indentifiquei nesta posição. Eu tinha e tenho, muita culpa por te abandonando minha mãe para mudar de pais com meu marido sem dizer Adeus., mais a culpa veio junto. Tenho pavor da minha mãe, medo e odio por todas as desculpas obrigatória que tive que pedir por todo o mal que ele me fez e eu acreditei, que eu era o erro. Sei que nunca a amei porém sentia Pena. tenho 46 anos.

  • @anavega6168
    @anavega6168 Год назад +5

    Minha mãe era e acho que meu filho adulto também é. Pode ser genético? Sofri muito quando criança e adolescente , prometi que jamais seria como ela, e agora depois de um avc, e com muitas sequelas, fiquei muito vulnerável e ele me maltratou muito, humilhou ,me agrediu, e sempre sem ninguém ver. Depois ele some , alguns meses depois ele volta e diz que me ama , que aceitou Jesus, e começa tudo de novo. Perversidades , maldades, abandono. Eu choro e ele ri, ou fica muito brabo. Já não estou mais aguentando .

  • @user-mu4ym4uz4w
    @user-mu4ym4uz4w 5 месяцев назад +1

    O mais difícil é q mesmo conseguindo se afastar, o q aliás para o filho bode expiatório, é até q fácil. E mesmo conseguindo lidar com a culpa e se priorizar, o nosso inconsciente parece q continua preso a ela. Aqla imagem, aqla expressão hostil. As críticas, o desprezo....ainda pesam na gente.....Não deixam a gente viver livremente. Acho q só com muita terapia mesmo p superar...Por hora, seus vídeos Dr. Vitor, ajudam bastante. ❤

  • @marilenedeoliveira1245
    @marilenedeoliveira1245 Год назад +4

    Uma abordagem técnica, mas, ao mesmo tempo muito afetuosa. É um terreno extremamente delicado esse, entre mães e filhos; somos portadoras do bem e do mal, de certa forma; muitas vezes estamos perdidas, dilaceradas em nossa própria alma, repletas de histórias mal resolvidas. Não é nada fácil ser mãe quando você também não foi nutrida como filha. O desafio, na verdade, acaba sendo de errar o menos possível com nossos pequenos; e torcer( leia rezar)para não termos feito estragos permanentes.

  • @sheyydias
    @sheyydias 7 месяцев назад +3

    Que reflexão perfeita, Victor. Você trouxe tudo o que um sobrevivente de mae narcisista precisa saber, sem nem por e nem tirar, eu to passando pelo rompimento e estou só eu e Deus, e profissionais como vc aqui que nos ajudam. Deus te abençoe 🤍

  • @RenataSilva-wv1ze
    @RenataSilva-wv1ze 6 месяцев назад +1

    Meu Deusssss!!!! Conheço uma mãe assim!!!!!
    Vc falando parece ate que conhece tb!!!
    O engraçado que essa mãe, o único filho, tem o seu nome! "Victor Degasperi'
    Chocada!!!!😱

  • @lucarvalho6642
    @lucarvalho6642 2 месяца назад

    Msm assim eu fiz tudo q eu quis na vida. Uma força maior sempre me moveu para a vida e as experiências. Foi com medo, com culpa, com tensão, dane-se, mas foi. Ela teve q rigor eu ser feliz apesar dela e ir contra suas expectativas, sempre.

  • @arianamontenegro9776
    @arianamontenegro9776 10 месяцев назад +3

    Minha mãe é exatamente assim. Perdi um trabalho esses dias por conta dela.

  • @marcionascimento662
    @marcionascimento662 6 месяцев назад +1

    E a culpa até em falar com alguém sobre isso...

  • @marciojose3619
    @marciojose3619 11 месяцев назад +2

    Mas minha pergunta é o seguinte:
    Pode ter aprendizado na convivência com uma mãe Narcisista?
    Ex desenvolver o Amor próprio, Auto confiança, e curar traumas infantis os enfrentando o com o conhecimento.
    É tudo que não quero ser como minha mãe Narcisista.

  • @leigosemcelular
    @leigosemcelular 3 месяца назад +1

    Não aguento mais pior de tudo e que não posso me afastar ela e amputada e cuidamos do meu pai com Alzheimer e o inferno na terra

  • @cristianefroes7704
    @cristianefroes7704 Год назад +2

    Tudo que vc falou sobre mãe, serve para pai tb. Estou passando isso com o meu.

  • @leticiamilo4387
    @leticiamilo4387 6 месяцев назад +1

    Obrigada Victor por compartilhar esse video !
    ❤⚘

  • @catcavalari7451
    @catcavalari7451 6 месяцев назад +1

    Muito obrigada ❤

  • @edwaldobrassalotto1427
    @edwaldobrassalotto1427 8 месяцев назад +4

    Só continue seus vídeos, p favor, Victor.. sem palavras..❤❤

    • @VictorDegasperi
      @VictorDegasperi  8 месяцев назад

      Muito obrigado pelas palavras, Edwaldo! Um abração!

  • @fernandasarantes6088
    @fernandasarantes6088 Год назад +3

    Estou passando por isso, mt triste

  • @CAROLINAZARTH-sk8qb
    @CAROLINAZARTH-sk8qb Месяц назад

    Excelente!! Obrigada!!

  • @mariadfdcruz
    @mariadfdcruz 8 месяцев назад +1

    Excelentes videos, incluindo este. Para um outro tema de video, e se for o pai do narcisista? E ainda mais, se esse pai é narcisista psicopata?

  • @lu_croche
    @lu_croche 5 месяцев назад

    São vídeos como esse que me despertaram pra retomar a própria vida. Consegui me afastar dela e foram os melhores anos da minha vida. Com a terapia acabei voltando a ter contato com ela. Não que o passado não doa, mas se livrar da culpa e poder desfrutar da vida que eu escolhi faz ela ser pequena, quase insignificante.

  • @annamotoneo30
    @annamotoneo30 2 месяца назад

    Existe uma camada nesse problema que é a invalidação de si próprio ao desqualificar a mãe, e eu não sei explicar como isso acontece, mas essa é a sensação. Não sei se tem relação com a culpa ou outra coisa, mas é como se ao rejeitar de certa forma essa mãe, eu rejeitasse tbm a mim mesma. Será que isso é parte tbm do processo de individuação? Sinto necessidade de validar minha mãe em alguma medida, e assim validar a minha própria experiência, enquanto mantenho certo distanciamento emocional e físico pra evitar os abusos. Acabei por entender os traumas que a levaram a ser assim, e isso valida o amor que eu sinto, valida minha história e a dela, pra mim. Mas há sempre uma tensão nessa relação, algo que atrai e repele, e todos os meus relacionamentos amorosos repetiram esse padrão.

  • @user-mz7yk4fp2w
    @user-mz7yk4fp2w Год назад +2

    Obrigada ❤

  • @patriciabezerra6150
    @patriciabezerra6150 Год назад +3

    Muito bom Victor! Obrigada por compartilhar esse conteúdo esclarecedor...

  • @elianaporcher491
    @elianaporcher491 Год назад +2

    Será q sou mãe narcisista? Mãe solo, sempre exigi muito da filha, e ela sempre resistiu muito. Hoje as brigas são por conta de tarefas domésticas. Não temos uma divisão justa e isso me incomoda muito.

    • @claudialuizaperes
      @claudialuizaperes Год назад +8

      Olha, minha mãe é, e vou te dizer uma coisa com toda certeza, uma mãe Narcisista raramente (ou nem chegue) a ter esse tipo de questionamento. Não existe essa possibilidade. Só de tu fazer esse questionamento, prova que vc não é. Pode ser só questão de acertar os pontos, de ajustar as concessões. Bju 🙏

    • @PatricyaT
      @PatricyaT Год назад +5

      Acho que não. Vc refletiu sobre um comportamento seu. Narcisista não faz isso.

    • @ClaudiaSantos-gp8ko
      @ClaudiaSantos-gp8ko 6 месяцев назад +3

      Você a humilha? Persegue? Diminui? Invalida? Dá mais valor às coisas da casa do que a ela?

  • @arildabarra7530
    @arildabarra7530 Год назад +1

    Tudo que fiz e faço pela minha filha e por amor .mas assistindo esse vídeo me sinto essa mãe narcisista .gostaria de corrigir isso mas não sei como porque sinto que ela ė dependente de mim mas tbm ė abusiva o que fazer

  • @patriciamattos7130
    @patriciamattos7130 3 месяца назад

    Boa tarde, dr! Seu vídeo me ajudou bastante no meu atual momento de vida. Será que poderia me indicar uma boa leitura sobre essa temática? Muito obrigada! Abraço!

  • @rogeriasebastianaldalopes1689
    @rogeriasebastianaldalopes1689 Год назад +2

    Doutor abençoado quando essa mãe não procura tratamentos o que pode acontecer porque é muito triste ver maes assim

    • @PatricyaT
      @PatricyaT Год назад +1

      Dificilmente pessoas assim procuram tratamentos.

  • @lucarvalho6642
    @lucarvalho6642 2 месяца назад

    Q merda né. É isso.