E eu quantinuo dizendo, a função de mãe deve terminar quando o filho e principalmente se é homem,deve acabar assim que ele saiba e posso se cuidar só. Mas tantas pessoas não estão prontas para essa conversa. Porém geraria muita paz pq a única coisa que uma mãe quer de um filho adulto me parece que é cabrar dele o que perdeu e gastou por cria- lo , porém isto em tada sociedade as mãe faz ainda melhor do que algumas, por amor e quando essa criança vira um homem ela não se acha dona do filho . Mas é aquilo, quando é feito por amor e do coração não se transforma na sua prisão né? Então tudo fica leve pq amor verdadeiro é leve .
Eu cresci ouvindo da minha mãe que eu era uma pessoa ruim como meu pai (eles são divorciados) . Até que, um dia, ela falou que eu iria morrer de câncer. Desde então, resolvi me afastar dela. Hoje, não nos falamos há anos.
Te entendo, quando eu era adolescente não queria virar evangélico e minha mãe falou q eu iria morrer de HIV, hj não nos falamos mais e só quero distância, a culpa não é sua; a questão sempre foi com as escolhas q ela fez pra vida dela; não desista de vc, por mais q não seja fácil acreditar na vida.
Mãe e pai ausentes, nunca me senti amada qdo criança, só recebia críticas, xingamentos, era quieta, triste, solitária, cresci tendo que decidir tudo sem ninguém para me aconselhar, me ajudar, e qdo pedia socorro era ignorada, achava que era adotada de tão desprezada que era até o dia que minha mãe falou que eu era um aborto que tinha dado errado, entendi tudo, e vi que tinha que caminhar sozinha entre meus erros e acertos, mais erros sem dúvida, mas deixei de lado e sigo minha trilha
Minha mãe nunca nos amamentou...sempre dizia nunca me ageitei com isso...assim que eu e meus irmãos nascemos ja foi logo dando mamadeira...eu amamentei meus filhos até os 3 anos de idade...e isso foi muito bom
Nunca tive conexão com a minha mãe, hoje desisti de insistir em algo que ela não faz questão! Sigo minha vida sem me sentir culpada. E se um dia tiver filhos vou fazer tudo ao contrário do que ela fez comigo! Tirei ela do pedestal.
Minha infância e começo de juventude foram um inferno! Minha genitora me odiava. Sempre dizia isso. Ou coisas do tipo: "Você não é a minha filha você é o meu saco de pancadas"! "Eu não vejo a hora de você sumir no mundo e nunca mais voltar". Ela me culpava por ter ficado grávida e ter de se casar com meu pai. Esse que ainda por cima, me registrou com o none da ex dele! Cresci sozinha dentro de uma familia que me odiava. Apanhava, era torturada, fisica e pscológicamente ! Aos 15 ela me expulsou de casa! Meu pai me trouxe de volta, aos 17 ela me expulsou de novo. Não voltei mais, fui morar na rua, depois de casa em casa de conhecidos ate conseguir arranjar um novo emprego. Depois de anos, voltei à casa dela para visitá-la, dentro da premissa "mãe é mãe", aí ela me disse algo que me fez ferver o sangue: "É eu te mandei embora, fiz errado, se você tivesse ficado eu já teria MEU carro." (Trabalho desde os 13). Depois disso fui embora e nunca mais voltei à vê-la, ja fazem mais de 30 anos que não nos vemos, fiz terapia e com isso pude juntar os cacos da minha alma. Penso que consegui, porque hoje consigo falar e escrever sobre o que aconteceu sem chorar! Posso entender que ninguém dá o que não tem. Mas não vou me colocar mais à disposição para que eu seja vítima das doenças pscológicas dela. A única coisa que quero da minha genitora é distância, muita distância!
E eu vejo mães que não ama os filhos direto e usa eles somente para poder comprar as coisas pra ela e essas pessoas ainda quantinua cega . Muito lamentável.
Minha mãe fez o que pode. Infelizmente, como você mesma colocou, ninguém dá o que não tem. O que ela tinha para me dar não foi o suficiente mas ... era o que ela tinha. Eu não vejo minha mãe com idolatria. Vejo-a como um ser humano. Para mim, o mais complicado, é lidar socialmente com meu sentimento por ela. Não é bem visto não amar a mãe sobre todas as coisas. O que se espera é que se ame os pais incondicionalmente e se você não amar .... "o problema é você." Mas eu não amo minha mãe como era de se esperar e tento não me culpar por isso. Amo-a como consigo. Tento ser o melhor que posso dentro de minhas limitações afetivas.
Hoje tenho procurado me recuperar. Pq entendo que nunca fui culpada, nem rebelde, nem porcaria nehuma. Só me adaptei aos modos como fui desfalcada nas minhas necessidades essenciais não supridas.
Vi esta frase em um outdoor relacionado ao planejamento familiar. Tal frase foi muito criticada pelos cidadãos de uma cidade aqui no Brasil, não lembro exatamente de qual cidade. Mas, é preciso refletir sobre ela: " Só tenha os filhos que puder ter."
Год назад+3
Infelizmente até o planejamento familiar é considerado quase que um pecado.
Eu hoje tento fazer tudo diferente do que minha mãe me ofereceu quando criança mais infelizmente demorei a perceber que tudo o que eu sentia vinha da minha infância cheia de violência e gritos e negligência
Por isso que tem que pensar mt, estudar e se preparar antes de querem ser pai e mãe. A responsabilidade é gigantesca.
Год назад+5
Nem é preciso estudar muito, só agir com amor, atender o filho em todas necessidades emocionais sem se deixar levar pela lorota de que o filho ficará mimado se ganhar muito colo, atenção, compreensão e carinho
Também penso que seria interessante um curso específico para aqueles que desejam ter filhos. É uma das missões mais difíceis ao meu ver. E percebo que muitos não estão preparados para essa grande missão e criam pessoas doentes emocionalmente. 😢
Assistindo seus vídeos hoje entendo o porque sou uma pessoa que não tenho tanta firmeza em minhas decisões, fechado no meu mundo. Me culpei muito por achar que deveria dar mais de mim aos meus pais; conversa, carinho, atenção... Hoje entendo que meu bloqueio vem deles que achavam que eu era um adulto; não podendo chorar, não tendo o desejo valorizado. Coisas que agora tenho que trabalhar em cima.
Sempre fui o bode expiatório, até hoje sou culpada por tudo, minha mãe narcisista, joga os filhos uns contra os outros, faz fofoca, e tem o filho dourado, se faz de boa mãe, mas maltratou e deixou traumas em todos os filhos.
Há alguns anos atrás, ouvi a seguinte frase da minha mãe: "você é o conjunto de tudo o que eu mais odeio!!!" E só Deus sabe como isso me abalou. Sou muito grata por tudo o que ela me proporcionou, mas não consigo perdoar.
Minha infancia eu era muito podada . Não podia falar nada que eu sentia . Via que era tratada diferente dos outros . Ouvia muita critica e ate hoje escuto na idade adulta. Sentia que nao era amada, ainda mais por ser a primeira. Nao fui planejada. Nada que eu faca esta bom . Comida então nada presta. Minha mãe fala na cara que ta ruim. E com os outros e sempre cuidadosa , carinhosa e tem todo cuidado pra não magoar e eu as coisas são faladas na cara, me ferindo. Bem nao tenho como falar td aqui . E aindavpor cima to desempregada e ainda moro com ela . E muito dificil
Minha mãe fez o melhor que pôde com o conhecimento e ferramentas que tinha. No final, sinto que a conta ficou positiva. Penso que todos cuidadores primários, ao menos os que procuram cumprir suas responsabilidades da melhor forma possível, vão inevitavelmente falhar mais vezes do que se permitiriam com os filhos. Todos têm uma parcela de culpa, independente da situação. Após muitos anos de terapia, tenho a consciência que uma autoestima saudável reflete nas nossas ações, pois serão posteriormente refletidas nos filhos, muito mais do que nosso discurso. Sempre estamos aprendendo a nos tornarmos pessoas melhores, ou pelo menos deveríamos ter isso como alvo.
Minha mãe nunca gostou de mim e sempre deixou isso muito claro,fazia as coisas fazendo comparação com minha irmã menor ,diferença de 10 meses, hj temos nossa relação desconectada,cansei de procurá-la, demonstrar meu afeto em vão, desisti, me sinto órfã de mãe viva,percebi que ela só esteve em momentos de minha utilidade, qdo eu sinalizei que eu não iria mais me colocar nesse papel, ela desapareceu do meu alcance, isso que moramos a menos de 1km.
Cresci com a sensação de não pertencimento e inadequação. Passei por abuso físico e psicológico por parte dos meus pais. Hoje estou em contato zero me conhecendo e me fortalecendo . Deus me revelou abusos durante a pandemia. Graças a Deus, pois não há nada em oculto que não venha a ser revelado. Obg por compartilhar, Seu conteúdo é show
👍 tudo meu foi conturbado, inacreditável, qto mais pergunto, mais enrolado é a minha história de vida.. Não sei qual é a real de tudo. Minha babá foi que me deu amor eu sendo bebê. Minha vida daria um 📖 As vezes me sinto desorientada com minha história de vida.
A sensação que tenho é que vc está sentada ao meu lado conversando cmg e me ensinando a me entender ...voltar a trás na minha infância e enxergar todas as feridas causadas por aqles que tinha a obrigação de me amar e respeitar...obrigada Marisa...vc já ta fazendo parte da minha nova historia.
Creci ouvindo minha mae falando que eu era pra ter nascido homem pois quando ela estava grávida de mim ela achava q era homem e era o sonho dela ter um menino homen pois ela tinha 3 mulheres e nenhum homem quando eu nasci ela achou q eu era um menino mais eu era uma menina cresci e ela sempre me desprezou ate q eu comecei agir igual menino homen cortei o cabelo curto começei usar cueca roupa de menino e so andava com menino pois eu pensava q se eu fizesse isso ela iria me amar me dar atencao carrinho etc poren nao mudou nada ate q me formei mocinha decidi ser quem realmente eu era comecei a me ama ja q não tinha o amor de mae pelomenos iria me amar me valorizar
Amo meus pais, tiveram 11filhos, nao conseguiram dar carinho e sim muita rigidez, autoritarismo para educar, nos crianças nunca tinha direito de nada, apanhava sem saber o porque, de certa forma tive que aprender muitas coisas por mim mesma , todos os filhos saíram de casa cedo e era o que ela mais fala, queria que todos casassem seu rumo,. fui trabalhar muito cedo, hoje ela quer muito algum filho morando com ela e não tem nenhum, cada um com a sua vida, hoje tenho uma dificuldade de me relacionar e manter um relacionamento, estou aprendendo a enxergar onde foi o erro, tenho uma carência afetiva, mas não ficar muito tempo com uma pessoa, em outras partes estou melhorando um pouco , mas ainda tenho muito que ajustar. Estou aprendendo com esse canal. Parabéns
Minha mãe teve muitos erros como mãe e mais comigo, segundo ela eu era muito quietinha, boazinha tipo aquela que não reclama precisa de menos atenção. Quando já adulta minha mãe sentia raiva de mim por eu ser uma boa aluna, ser elogiada pelo meu comportamento. E no fim da vida dela foi onde eu ouvi as coisas mais pesadas, ela foi diagnosticada com esquizofrenia, mas ela me disse q eu fazia ela se sentir no chinelo e me praguejou para q eu arrumasse um marido q me fizesse mt infeliz. Fiquei muito magoada mas não guardo raiva pela história de vida q ela teve, eu compreendo as atitudes dela. Ela fugiu da guerra e veio p o Brasil qnd criança, passou fome, as crianças chamavam ela de burra na escola aq no Brasil e ela desistiu de estudar e minha avó não era uma pessoa fácil não.
Td q senti q me fez falta dei ao meu filho. Carinho, amor, atenção, escola boa com bolsa da prefeitura, trabalhei até como telemarketing p continuar trabalhando 6 h depois do banco em q era concursada onde trabalhava só 6 h ser privatizado e demitir todos os funcionários. Fiz de td p ser presente na vida dele até aguentar um marido e pai do meu filho q demorei a entender q as coisas estranhas q ele fazia tinha o nome de narcisismo. Hj meu filho não tem depressão mas vive dentro do quarto jogando no pc. Já acordei 5h da manhã dia de semana e ele ainda não tinha ido dormir. Largou a faculdade de programação na metade dizendo q na área dele ñ precisa terminar , precisa ser bom no q faz e ele é bom. Largou o emprego há 1ano dizendo q ia fazer uns cursos de aperfeiçoamento mas afundou no jogo. O dinheiro q ele tinha acabou e os boletos do fiés continuam chegando e fui fiadora dele e não sei se deixo sem pagar e sujar o meu nome e o dele. É triste tentar acertar e mesmo assim dar errado...
NOSSA, como é importante para mim q sou filha de narcisista acompanhar a Dra. É terapia em casa. O q tenho aprendido nesse canal, é q a educação e o respeito é a chave para o bom psicologico d um filho. Tenho, uma irma com esquizofrenia. E tenho tratado com educação e respeito ela melhorou bastante mesmo. Não, + isolada. Nao q eu tratasse com desrespeito. Mas, analisando o q poderia mudar o comportamento q já por muitos anos se instalou nela. O pior tenho outra irmã narcisista. Pois, uma tia minha em um asilio. Só tenho medo do dia d amanha ela acabar com nossa vida. Eu, e essa minha irmã podemis dizer q não temos familia. Essa, minha irmã q mora comigo na casa das herdeiras de familia narcisista. Tem 65 anos. E eu hoje tenho 60. Espero, q tenhamos sorte de sair desse lugar. É nosso sonho. Deus, abençoe a Dra. q sabe nos explicar com tanto profissionalismo. Adoro, a maneira como nos faz despertar sobre esses problemas psicologics tão conflitante. Deus abençoe à ela e a todos nós ❤
A a respeito dos termos que era usado, sempre observava ao redor como as demais mães tratavam meus coleguinhas. Realmente recebia vários títulos ao longo do crescimento, e era sempre com cunho ridicularizador. Depois de 30 anos ainda os mantém forte em seu vocabulário.
Essa mulher é maravilhosa, diz o wue precisa sem rodeios, é clara e prática. Amo. Esta me ajudando muito ouvi-la. Tenho refletido muito sobre min, minha relação com minha mãe, meus traumas, e minha relação com meis filhos.
Eu era o ”lixo que ninguém queria“. Por isso, segundo minha ex-madrasta, tinha que agradecer os maus-tratos dela, pois era o melhor que podia me acontecer. Ninguém queria um lixo burro, feio e que não sabia fazer nada certo. Ela sim era muito boa e merecia graças, por me aguentar.
🍃💐 Thais, flores 💐 e bênçãos para ti ,sinta-se abraçada e envolvida com a luz Divina, sois amada acredite em você, todas as maravilhas que você procura estar aí, dentro de você mesma 🌟💙 💙 Que Deus abençoe e ilumine sempre seu caminho...🌷🍃💫 Amém 💫
Quando e narcisista ou psicopata sim.mas quando crescemos e procuramos nos conhecer permiti os abusos e outras coisas passa ser nossa.porq mãe também é gente e pode ser cruel também no meu caso era pra ela estar presa por fazer permiti coisas q estavam sobre domínio quando eu era pequena. Depois q cresci e entrei no autocontrole vi q eu tenho controle agora n permito os abusos dela
Aqui em casa, bebê: teve peito, colo, fralda, atenção, brincadeira, conversa, ouvidos na hora em que quis. Acho surpreendente mulheres que não souberam dar o que um bebê precisa, e serem sumariamente defendidas e a criança ser "culpada" de tudo quanto aconteceu a ela mesma depois. Uma pena. Devia ter um curso pra ser mamãe e papai, antes de conceberem um baby.
Temos que cuidar para se tornar uma boa madrastra e padrasto. Se pais estão fazendo isso imagine os de fora. Usar psicologia positiva. Eu sempre digo faça as coisas certas e sua vida vai dar certo. Só isso
Eu gostaria muito de saber da senhora Doutora, qual mãe erra na criação de um filho se não for para acertar. Mãe é aquela que ampara, ama cuida sem abandonar em nenhuma hipótese. Um ser humano não sobrevive sem amor. Se não for a mãe a alguém alguém fará o papel dela. Amamentar proteger e guiar até crescer, e vêm uma pessoa porque estudou numa universidade e vêm criticar o papel duma mãe... Desculpa tenho 6 filhos e criei com os recursos que tive e não aceito hma sociedade que invalida uma pessoa que com tantas funções ainda consegue sozinha ter amor, disciplina abrigo estudo carinho. 😢
Não tivemos, minha mãe era carinhosa, mas desde que não houvessem problemas.Aí, 15:0715:07 ou desmerecia, rindo por ex quando caí do beliche( levei aquele susto e fiquei magoada), ou se colocando no mesmo nível, se assustando tanto quanto a gente. Insegurança e baixo amor-próprio dificulta muitooo a maternagem adequada.
Desde que me lembro, o relacionamento com minha mãe foi horrível! Hoje sei que ela e narcisista. minha vontade é ficar afastada para me preservar, mas a culpa fica martelando na minha cabeça!( Ela já é bem idosa, mas o comportamento só piorou.)
Sou novo no canal , gostaria de dar os parabéns pelo trabalho todo , venho acompanhando os vídeos e percebendo várias similaridades entre as ideias ditas e minha criação , acho até engraçado de tantas coincidências, kkkkk , muito bom , parabéns
Criar filhos nao é fácil. É preciso aplicar os conselhos daquele que institui a família que é Jeová Deus, pra poder ter uma família feliz e bem sucedida. Hoje entendo que muita coisa do q meus pais falaram de negativo p mim eu inconcientemente acreditei e me tornei. Isso me prejudicou muito. Mas entendo q eles fizeram o melhor q puderam e sei q eles sempre me amaram. Hoje nao os culpo, e os perdoo. Me concentro em tudo de bom q eles fizeram por mim. Nao tenho mágoa deles. Ao contrário tenho um amor por eles q nem cabe dentro de mim. Em vez de culpa-los, quero esquecer q sou aquela pessoa q me fizeram acreditar q eu era. Nao vai ser fácil, mas com perseverança e ajuda de Jeová eu consigo. Vou tentar imprimir uma novo personalidade, evoluida, isso é o q mais eu desejo. E gratidão dr Marisa por nos ajudar nesse processo q pode demorar.,mas valhe muito a pena.
O segredo é quebrar o ciclo ruim. Cada um da o que tem. Mãe tmb foi filho. Mas vamos cobrar o pai , assim como se cobra a mãe a responsabilidade é a mesma
Mas isso não é carta branca pra absolver mães e PAIS de tudo o que eles fizeram não. Podemos entender que eles deram o que tinham mas não somos obrigados e ficar sofrendo por pessoas assim!
@@miramendes6386 lógico que ninguém tem que ficar sofrendo. Ah várias meneiras de se quebrar um ciclo
Год назад+3
Sim, esse é o x da questão: mãe também foi filha, também foi Maternada errado. Pai não tem o mesmo vínculo. Homens parecem que escolhem se querem ser pais olhando para o rosto do filho, e ainda tem os que desistem no meio do caminho. Simplesmente colocam tudo nas costas da mãe.
@ e como é pesado quando o pai resolve que vai curtir a vida, e larga toda a responsabilidade nas costas das mães. Mas por amor aos nossos filhos, a gente consegue fazer as coisas boas acontecerem. Graças à Deus e Nossa Senhora
Já meu pai me jogava minha mãe contra mim. Ele sempre me jogou no perigo. Destruiu tudo em ninha vida e nem aceita meu filho como neto dele . com meus irmãos foram diferendes. Demorou para que eu percebesce porque eu achava que eu era a errada.
Eu fui uma boneca . Tinha o cabelo e a roupinha arrumadinha . Não podia correr para não sujar. Mas era uma boneca pra ficar guardada e usada. Tal como uma boneca eu não podia expressar sentimento, ter amizades , ou aprender alguma coisa.
Amo seus vídeos, aprendo muito com eles. Gostaria que fizesse um vídeo sobre a personalidade histrionica e como conviver com uma mãe assim, é muito difícil conviver com isso e tem tão pouca informação sobre isso 😢
A família do pai da minha filha é narcisista, fazem de tudo para controlar educação dela. Eu vivo um estresse enorme e solidão lutando para criar ela seguindo minha intuição de mãe. A sorte é que minha filha se identifica comigo e se sente mal com eles.
Que Deus me perdoe minha mae foi péssima, ela disse que nao me queria, disse que eu estraguei a vida dela, ela nunca me apoiou em nada, fui mae ela nao participou das minhas gestação,ate hoje ela mau flaa comigo, e o interessante que meu pai trabalhava fora e foi o opsto dela um homem maravilhoso,carinhoso, afetuoso, um paizao.... Hoje tento ser tudo o que ela nao foi, nunca jamais direi aos meus filhos o que eu ouvir dela...... Sigo o exemplo do meu pai, amando meus meninos com todo amor que eu tive
E qdo se é gêmea e lhe é dito o tempo todo para cuidar do seu irmão e fazer pelo seu irmão , tirando dele toda e qualquer responsabilidade ! 😅 É de enlouquecer !!😐☹️
Год назад+2
Que exemplo maravilhoso de machismo e patriarcado abusivo.
Meu Deus eu sinto uma culpa tremenda preciso me libertar as vezes fui dura com minha filha demais. Criei praticamente sozinha! Namorei muito bebi enfim minha filha e ótima garota até agora mas todo o cenário não foi fácil para chegar até aqui!
Endeusamento da maternidade é ruim pra mãe e pros filhos (só é vantagem pro patriarcado). Ruim pros filhos porque não podem criticar. Ruim pra mãe porque deusas não erram, sabem tudo, tem que ser perfeitas. Enfim, me dei o direito de escolher não ser mãe.
@@rodolfomonteiro8115 não é questão de preparo, é porque eu não quis mesmo. Não sou peça da sociedade, sou agente. E como agente, tenho escolhas. A minha escolha foi não passar por isso. Errou feio na sua conclusão.
Minha mãe sempre fez questão de deixar claro que nenhum de nós foi desejado e que tentou nos abortar…fiquei tão chocada tão rejeitada que ainda hoje sinto um vazio na alma
Eu Graças a Deus faço o que eu quero hoje em dia ,minha mae que lute antes ela me tratava como se fosse escrava eu tonta fazia massagem no pe dela e depois de crescer ,agora me difama inventa que eu tenho doenças, é horrível ouvir que sua mae faz fofoca sobre voce ,e olha que vai pra igreja e sao mais sujos do que um lixão
Eu apanhei mt. Por causa da minha irmã mais. Nova. ....mas n não. Não tenho raiva. Dela ...não sei o que ela. Passou qunago. Criança. E ela não sabia ler....😢😢😢😢😢😢😢.
Boa parte sim é culpa dela a minha por ser tão carente preferiu dar seus filhos pra viver com macho do que viver com eles se bem que ela ainda ficou com mais novo o caçula o mais velho foi dado não conheço uma já casou tem sua família eu vivo pro mundo vivi uns 10 anos com a família adotiva não deu mais só gostavam de explorar e maltratar até casos de rejeição o mais novo ficou com ela é o chodó aí de quem fala dele cada irmão de cada pai relacionamento frustrado da minha mãe são todos recentidos uma mãe cheia de culpa até com problemas de saúde e mesmo assim repete o erro até hoje sempre se entregando pra homem que já tem seus histórico problemático mais hoje eu entendo é pura carência mais por causa dessa carência desde do tempo da infância dela hoje reflete em nós nos filhos eu perdoei mais a mancha sempre vai existir não é fácil lidar com isso por causa disso esses pais foram muito ausentes por imprudência não souberam ser pais não estavam preparados mais hoje de alguma forma nós filhos pagamos infelizmente por erros deles do passado estou procurando muito internamente entender pra que eu não me torne um reacionário revoltado por aí desconfiado de tudo e agindo mal com as pessoas
@@flaviana3458 pois é, a minha mãe me abandonou eu tinha 3 anos. Mas o meu pai, nem o nome na certidão de nascimento eu tenho.., a culpada é a minha mãe que não foi atrás ou dele que não veio atrás? Ele disse que não ia assumir e ela aceitou. Você já viu homens pedindo DNA? Kkk, eu nunca vi nenhum homem exigindo pagar a pensão... existem sim, homens que criam os filhos, que cuidam, que ajudam, mas a gente até assusta quando vê...
As vezes penso que vc coloca um peso muito grande nas "pessoas cuidadoras" e talvez passe um pano muito suave nos filhos. Acredito ser muito fácil culpar o passado. Hoje percebo um individualismo cada vez mais forte, tirando de si qualquer necessidade de reconhecimento de erro. Estar sempre certo virou moda entre os mais jovens. Como mãe entendo sua fala, sei que cometi alguns erros ( sem intenção) , mas me preocupa esse afastamento pais/ filhos
Como profissional da area da saude emocional devo te dizer que o seu incômodo sobre o "afastamento" pais e filhos é cultural aqui no Brasil...no Brasil se tem filhos pra si , se criam filhos extremamente dependentes emocionalmente, filhos que pela cultura se sentem obrigados a ficar perto da família de origem, mesmo casados, é visto como um insulto o afastamento dos filhos da família de origem a fim de viver e construir suas próprias vidas. Diferente da realidade nos estados Unidos por exemplo onde os pais contribuem para esse filho ser independente morar na faculdade e só visitar os pais nas famosas férias de verão. Ta ai a resposta pela qual o Brasil é tao atrasado. Acho bastante egoista e falta de auto estima ter filhos e depositar neles a sua esperança de vida. Acho que o que toda mae deveria se perguntar é...será que esse incômodo sobre o "afastamento" não seria pelo vazio que sinto, carencia que sinto e tento preencher com esse filho? Ser mãe não deveria significar deixar de existir, deixar de viver a sua vida os seus sonhos em função de filhos não é saudável. Filho nenhum deve ser sua razão de viver. É necessário se amar primeiro para amar o outro. Excesso de cuidados e necessidade de estar sempre perto, não tem nada haver com amor. Pensemos nisso e vale pensar em buscar terapia tb..um abraço
Ué, mas uma criança tem culpa dos maus atos de seus pais? Ela não tá passando pano pros filhos, tá mostrando que a causa de muitas feridas emocionais que os adultos carregam foram causadas na infância, onde todos éramos indefesos e quem deveria nos amar e cuidar de nós fizeram mal. Quem tá passando pano para mau cuidador aqui é você. Os pais não querem aceitar que erram e ainda dizem que fazem tudo pro bem dos filhos. Se você errou, tenha a humildade de reconhecer e de pedir perdão aos seus filhos pelo menos!
Год назад+11
A falta de vínculo seguro com os pais leva os filhos a se conectarem com pessoas de fora que muitas vezes não tem nada de bom a oferecer. Sim, filhos decidem se afastar dos pais, mas fazem isso quando não encontram mais nada neles a que possam se agarrar.
A mãe do meu marido nunca liga pra ele, nunca entra em contato com ele, só cobra atenção o tempo todo como se fosse uma criança. Consequência: ele fica procurando em mim a atenção da mãe que nunca teve 😢 pois mesmo quando ele era criança, ela estava mais preocupada com ela mesma... Da outra filha ela reclama que só recebe ligação quando a filha está voltando do trabalho de carro. Ela queria que a hora de ligar pra mãe fosse um momento especial no dia dos filhos 😂 e ainda coloca um contra o outro: sua irmã é ocupada e me liga, viu?
Épocas diferentes. Difícil acompanhar. Tenho 3 filhos 2 homens e uma moça. Tentei dar a ela tudo que podia por ser mulher. Falhei. Ela não me aceita. Hoje ela é casada e tem uma menina da qual fica comigo o dia para ela trabalhar. Sou casada há 40 anos. Amo igualmente os 3. Mas entre eu e ela sempre tem um vazio.
Se ela não se importa com vc e não reconhece essa grande ajuda de vc olhar a filha dela, sua netinha, deixe a ela se virar quem sabe ela aprende, se não, pelo menos vc não teve essa responsabilidade e fica em paz.
Garanto que esse vazio que a senhora fala aí não veio do nada. A senhora não é obrigada de jeito nenhum a ficar com sua neta mas a sua filha também não é obrigada a amá-la. Na sua visão, vc fez de tudo por ela, mas com ctz faltou algo de muito profundo na relação de vocês.
Esse vídeo tá cheio de mãezinha se doendo. Por que será? Parece que mexeu numa certeza não é? Se vocês estão tão magoadas, comecem reconhecendo seus erros e pedindo perdão aos seus filhos! Vocês podem achar que fizeram tudo por eles (vi gente alegando tudo o que fez pelos filhos, noites perdidas de sono e etc) mas não é esse o papel de pai e mãe? Fazer de tudo por um ser indefeso e totalmente dependente que não pediu pra vir ao mundo? O que vocês queriam é que seus filhos ficassem eternamente debaixo dos seus pés e que eles nunca tivessem a vida própria. Me poupem. Se estão magoadas, vao procurar um psicólogo do mesmo jeito que os seus filhos precisaram fazer pra lidar com os traumas que vocês causaram! Depois ficam velhos são abandonados pelos filhos e não sabem por que… aí cobram o amor e o carinho que nunca deram!
É isso aí, concordo com vc! Muitos estão aqui gastando dinheiro com medicamentos, terapia, pra sobreviver ao inferno que mães ou pais causaram em suas vidas. Eu acompanho algumas páginas no Instagram sobre narcisismo nos pais. Em cada postagem tem sempre alguém relatando que perdeu uma sobrinha, prima, irmão e etc, que se suicidou pq não suportou os maus-tratos e alguns não tinham condições financeiras de sair de perto desses monstros. Que as mães que estão aqui e raros pais comecem a fazer uma reflexão sobre os seus comportamentos com os filhos, pq estão correndo um grande risco de terminarem seus dias abandonados em casa ou num asilo, por serem insuportáveis! E depois reclamam com amigos ou parentes "meu filho(a) é tão ingrato, nem vem me visitar, não vejo meus netos. Acordem pra vida!!!
@@roselanesantos1229do passa pela desconstrução dessa ideia de que mãe e pai (principalmente a mãe) são seres intocáveis e que nunca erram. Vejo algumas pessoas que criticam os pais que são carinhosos e atenciosos para com seus filhos dizendo que estão mimando eles e que estão perdendo o respeito dos filhos só porque não são uns turrões autoritários como os pais de antigamente (dizem que os filhos “mandam” nos pais, como se tudo se resumisse a uma questão de poder). Mal sabem que esses pais estão agindo justamente na tentativa de buscar reverter em favor dos seus filhos todo o amor que nunca tiveram de seus pais.
Ai me poupe desse discurso: cada um dá o que tem, ngm dá o que não tem. Já estou careca de saber, mas saber disso não resolve a minha dor. O que tá em falta vai continuar faltando. E como faz com isso? Ninguém toca nesse assunto. Fica por ai. Como se eu saber que minha mãe não recebeu amor suprisse a minha falta de amor. Então se eu tivesse um filho também não teria pra dar, e segue o baile.
🍃🎶🎶 Lendo a música de Renato Russo 🎶🎶: 🎶 Você culpa seus pais por tudo, isso é um absurdo... Que seus pais não intendi.....🎶🎶 São criança como você....🎶🎶🫂 💞🙏 Sou grata pelo ventre amoroso que gerou e criou...💞💞 GRATIDÃO ETERNA 🌷🙏... 💞 Para as pessoas que não tiveram esse privilégio. 🙏 Eu sinto muito... 💓 Voces são amados pelo universo infinito.....💫🫂💞🎶🎶
@@catJosyh 🫂💫 Sois filho amado de Deus....💙 As vezes muitas pessoas não conseguem entender os pais (mães)... Sua infância, criação crenças limitantes ......💓 Mas acredite , eles não desistiram de você , principalmente sua mãe , que acolheu em seu ventre amoroso, e te protegeu até a hora que você veio ao mundo. Pegou no colo , amamentou,.. você foi beijado , abraçado pro outro entes queridos da família também... Não lembrando ,mas foi e é amado....acredite💙💞 Desejo tudo de bom e melhor que o universo tem pra te dar. 🙌 Assim seja AMÉM! 💙💫🌟
@@miramendes6386 🌟 Que Deus abençoe e ilumine sempre seu caminho...🫂 Sinto muito.... Mas pra mim não é teoria. Estou lutando contra esse fantasma também. 🌵 Sou do campo , tenho 10 irmãos ,tudo vivos graças à Deus e filhos do mesmo pai e mãe 💞. Todos nós temos defeitos e qualidades... . Porém temos que lutar pra superar às dores emocionais que afeta as do corpo físico também.. Aqui no sítio não tinha Internet, eu comecei a usar o celular faz pouco tempo, e fui logo pra ouvir sobre psicologia...... Meu pai morreu de câncer à pouco tempo e minha mãe a um ano, com Alzheimer , acamada oito anos. 🙌 Eu estou de luto, e dói, dói muito. Muitas vezes só eu ,meu pai e minha mãe aqui. Eu com minha dores emocionais de traumas, esse que você fala. 🌵 Mais grata poder cuidar dos meus pais até a hora que Deus chamou para morada Celestial 🌟💫. E eu estou aqui, não sei como mas estou. 💫💫💫 Desejo luz e paz na sua vida, que você consiga superar seus traumas.. Eu ainda não consegui superar os meus.... só os animais como companheiros 🐎🐾💞 para aliviar minhas dores 💔. 😇 Paz e bem pra ti 🌻
Quanta mãe horrivel nesses comentarios. Da parte da propria dra que admiro, poremnfica omplicado ser mãe, mesmo que amorosa e presente, pois o que fica e so o lado ruim da mãe? Estou impressionada com isso. Creio ter sido vitima de educacao de anos em que a psicologia não estava tao presente na vida dos pais mas eu li o que esperar quNdo se está esperando e outros livros e revistas para me preparar, claro que a realidade e bem mais complicada que a teoria, mas todos os meses contados na folhinhA, todos os cuidados e visitas a pediatra, noites sem dormir por preocupacoes que nos maes temos, toda a noss atencao ao primeiro caderno, primeiro dente, primeira palavra, primeiro colegio, primeira menstruacao. Nossas tentativas de instruir conforme no momento entendermos ser o melhor sao destruidos por erros que cometemos inconscientemente, vejo filhos condenando e "culpando seus pI por tudo...triste isso😢
Vocês que estão se sentindo tão ofendidas poderiam começar reconhecendo seus erros e pedindo PERDÃO aos seus filhos. Os pais sempre estiveram na posição de superiores, de infalíveis e os filhos sempre tiveram que aceitar tudo é baixar a cabeça e nunca questionar! Vocês só querem manter o seu poder e não entender que os tempos estão mudando!
@@miramendes6386vc que deveria se tratar, fica aí chorando nos comentários, falar mal dos seus pais não ajuda em nada, se tua vida foi horrível coitadinha não vc tem que superar criancinha
Algumas coisas q vc falou n concordo....Passa muito pano para as mães!!!!! Minha mãe foi pessima comigo porem com minha irmã mais nova ela sempre elogiou desde que eu era muito pequena ate hj ....escuto elogios sobre minha irmã mais nova ha 55 anos!!!! Tive uma pessima mãe!!! Uma pessoa bem cruel em todas as fases da minha vida!!!! Eu era a feia! a chata! que eu nunca iria aprender a ler! que eu seria uma pessima mãe ! que eu teria pessimos filhos!!! que eu seria uma pessima esposa!!! eram tantas pessimas qualificações que na gosto nem de lembrar!!!! HOJE MINHA MÃE FINGE QUE EU NÃOM EXISTO!!!! Ja tentei me aproximar inumeras vezes e não consigo!!!!
Temos que tirar algumas mães do pedestal, pois muitas não merecem estar lá.
E eu quantinuo dizendo, a função de mãe deve terminar quando o filho e principalmente se é homem,deve acabar assim que ele saiba e posso se cuidar só. Mas tantas pessoas não estão prontas para essa conversa. Porém geraria muita paz pq a única coisa que uma mãe quer de um filho adulto me parece que é cabrar dele o que perdeu e gastou por cria- lo , porém isto em tada sociedade as mãe faz ainda melhor do que algumas, por amor e quando essa criança vira um homem ela não se acha dona do filho .
Mas é aquilo, quando é feito por amor e do coração não se transforma na sua prisão né? Então tudo fica leve pq amor verdadeiro é leve .
Eu cresci ouvindo da minha mãe que eu era uma pessoa ruim como meu pai (eles são divorciados) . Até que, um dia, ela falou que eu iria morrer de câncer. Desde então, resolvi me afastar dela. Hoje, não nos falamos há anos.
Nossa
Meu Deus 😩 😔
Te entendo, quando eu era adolescente não queria virar evangélico e minha mãe falou q eu iria morrer de HIV, hj não nos falamos mais e só quero distância, a culpa não é sua; a questão sempre foi com as escolhas q ela fez pra vida dela; não desista de vc, por mais q não seja fácil acreditar na vida.
Fez muito bem.
😮😔
Mãe e pai ausentes, nunca me senti amada qdo criança, só recebia críticas, xingamentos, era quieta, triste, solitária, cresci tendo que decidir tudo sem ninguém para me aconselhar, me ajudar, e qdo pedia socorro era ignorada, achava que era adotada de tão desprezada que era até o dia que minha mãe falou que eu era um aborto que tinha dado errado, entendi tudo, e vi que tinha que caminhar sozinha entre meus erros e acertos, mais erros sem dúvida, mas deixei de lado e sigo minha trilha
Talvez ela era n4rcisist4 explicaria muita coisa
Sinto muito por ter nascido num ambiente assim. Voce é importante ❤
Você não está sozinha. Pode acreditar.
Minha mãe nunca nos amamentou...sempre dizia nunca me ageitei com isso...assim que eu e meus irmãos nascemos ja foi logo dando mamadeira...eu amamentei meus filhos até os 3 anos de idade...e isso foi muito bom
@@neidejanke7290 a minha tb não sempre deu mamadeira para mim e para o meu irmão
Nunca tive conexão com a minha mãe, hoje desisti de insistir em algo que ela não faz questão! Sigo minha vida sem me sentir culpada. E se um dia tiver filhos vou fazer tudo ao contrário do que ela fez comigo! Tirei ela do pedestal.
Minha infância e começo de juventude foram um inferno! Minha genitora me odiava. Sempre dizia isso. Ou coisas do tipo: "Você não é a minha filha você é o meu saco de pancadas"! "Eu não vejo a hora de você sumir no mundo e nunca mais voltar". Ela me culpava por ter ficado grávida e ter de se casar com meu pai. Esse que ainda por cima, me registrou com o none da ex dele! Cresci sozinha dentro de uma familia que me odiava. Apanhava, era torturada, fisica e pscológicamente ! Aos 15 ela me expulsou de casa! Meu pai me trouxe de volta, aos 17 ela me expulsou de novo. Não voltei mais, fui morar na rua, depois de casa em casa de conhecidos ate conseguir arranjar um novo emprego. Depois de anos, voltei à casa dela para visitá-la, dentro da premissa "mãe é mãe", aí ela me disse algo que me fez ferver o sangue: "É eu te mandei embora, fiz errado, se você tivesse ficado eu já teria MEU carro." (Trabalho desde os 13). Depois disso fui embora e nunca mais voltei à vê-la, ja fazem mais de 30 anos que não nos vemos, fiz terapia e com isso pude juntar os cacos da minha alma. Penso que consegui, porque hoje consigo falar e escrever sobre o que aconteceu sem chorar! Posso entender que ninguém dá o que não tem. Mas não vou me colocar mais à disposição para que eu seja vítima das doenças pscológicas dela. A única coisa que quero da minha genitora é distância, muita distância!
E eu vejo mães que não ama os filhos direto e usa eles somente para poder comprar as coisas pra ela e essas pessoas ainda quantinua cega . Muito lamentável.
Perdoar os inimigos eh uma coisa. Conviver com eles nos machucando eh outra. Até pq a pessoa se arrepende para de ter tal comportamento.
Minha mãe fez o que pode. Infelizmente, como você mesma colocou, ninguém dá o que não tem. O que ela tinha para me dar não foi o suficiente mas ... era o que ela tinha. Eu não vejo minha mãe com idolatria. Vejo-a como um ser humano. Para mim, o mais complicado, é lidar socialmente com meu sentimento por ela. Não é bem visto não amar a mãe sobre todas as coisas. O que se espera é que se ame os pais incondicionalmente e se você não amar .... "o problema é você." Mas eu não amo minha mãe como era de se esperar e tento não me culpar por isso. Amo-a como consigo. Tento ser o melhor que posso dentro de minhas limitações afetivas.
Hoje tenho procurado me recuperar. Pq entendo que nunca fui culpada, nem rebelde, nem porcaria nehuma. Só me adaptei aos modos como fui desfalcada nas minhas necessidades essenciais não supridas.
Vi esta frase em um outdoor relacionado ao planejamento familiar. Tal frase foi muito criticada pelos cidadãos de uma cidade aqui no Brasil, não lembro exatamente de qual cidade. Mas, é preciso refletir sobre ela: " Só tenha os filhos que puder ter."
Infelizmente até o planejamento familiar é considerado quase que um pecado.
A cidade que colocou o outdoor é Quaraí, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.
Eu hoje tento fazer tudo diferente do que minha mãe me ofereceu quando criança mais infelizmente demorei a perceber que tudo o que eu sentia vinha da minha infância cheia de violência e gritos e negligência
Por isso que tem que pensar mt, estudar e se preparar antes de querem ser pai e mãe. A responsabilidade é gigantesca.
Nem é preciso estudar muito, só agir com amor, atender o filho em todas necessidades emocionais sem se deixar levar pela lorota de que o filho ficará mimado se ganhar muito colo, atenção, compreensão e carinho
Concordo
Também penso que seria interessante um curso específico para aqueles que desejam ter filhos. É uma das missões mais difíceis ao meu ver. E percebo que muitos não estão preparados para essa grande missão e criam pessoas doentes emocionalmente. 😢
Por isso também não critico quem aborta. A pessoa sabe que não vai amar o filho
Assistindo seus vídeos hoje entendo o porque sou uma pessoa que não tenho tanta firmeza em minhas decisões, fechado no meu mundo. Me culpei muito por achar que deveria dar mais de mim aos meus pais; conversa, carinho, atenção...
Hoje entendo que meu bloqueio vem deles que achavam que eu era um adulto; não podendo chorar, não tendo o desejo valorizado.
Coisas que agora tenho que trabalhar em cima.
Eu nunca fui suficiente pra minha mãe 😢 tentei e aos poucos percebi que não adiantava hj aos 54 anos desisti…
Sempre fui o bode expiatório, até hoje sou culpada por tudo, minha mãe narcisista, joga os filhos uns contra os outros, faz fofoca, e tem o filho dourado, se faz de boa mãe, mas maltratou e deixou traumas em todos os filhos.
Há alguns anos atrás, ouvi a seguinte frase da minha mãe: "você é o conjunto de tudo o que eu mais odeio!!!" E só Deus sabe como isso me abalou. Sou muito grata por tudo o que ela me proporcionou, mas não consigo perdoar.
Minha infancia eu era muito podada . Não podia falar nada que eu sentia . Via que era tratada diferente dos outros . Ouvia muita critica e ate hoje escuto na idade adulta.
Sentia que nao era amada, ainda mais por ser a primeira. Nao fui planejada.
Nada que eu faca esta bom . Comida então nada presta. Minha mãe fala na cara que ta ruim. E com os outros e sempre cuidadosa , carinhosa e tem todo cuidado pra não magoar e eu as coisas são faladas na cara, me ferindo.
Bem nao tenho como falar td aqui . E aindavpor cima to desempregada e ainda moro com ela . E muito dificil
Minha mãe fez o melhor que pôde com o conhecimento e ferramentas que tinha. No final, sinto que a conta ficou positiva. Penso que todos cuidadores primários, ao menos os que procuram cumprir suas responsabilidades da melhor forma possível, vão inevitavelmente falhar mais vezes do que se permitiriam com os filhos. Todos têm uma parcela de culpa, independente da situação. Após muitos anos de terapia, tenho a consciência que uma autoestima saudável reflete nas nossas ações, pois serão posteriormente refletidas nos filhos, muito mais do que nosso discurso. Sempre estamos aprendendo a nos tornarmos pessoas melhores, ou pelo menos deveríamos ter isso como alvo.
Minha mãe nunca gostou de mim e sempre deixou isso muito claro,fazia as coisas fazendo comparação com minha irmã menor ,diferença de 10 meses, hj temos nossa relação desconectada,cansei de procurá-la, demonstrar meu afeto em vão, desisti, me sinto órfã de mãe viva,percebi que ela só esteve em momentos de minha utilidade, qdo eu sinalizei que eu não iria mais me colocar nesse papel, ela desapareceu do meu alcance, isso que moramos a menos de 1km.
Mãe narcisista tem aos montes. 😔
Cresci com a sensação de não pertencimento e inadequação. Passei por abuso físico e psicológico por parte dos meus pais. Hoje estou em contato zero me conhecendo e me fortalecendo . Deus me revelou abusos durante a pandemia. Graças a Deus, pois não há nada em oculto que não venha a ser revelado. Obg por compartilhar, Seu conteúdo é show
Fui criada pela minha vó, lembro q ela me odiava, agora saber porq, não sei, porq eu só era uma criança 🤷
👍 tudo meu foi conturbado, inacreditável, qto mais pergunto, mais enrolado é a minha história de vida.. Não sei qual é a real de tudo. Minha babá foi que me deu amor eu sendo bebê. Minha vida daria um 📖 As vezes me sinto desorientada com minha história de vida.
A sensação que tenho é que vc está sentada ao meu lado conversando cmg e me ensinando a me entender ...voltar a trás na minha infância e enxergar todas as feridas causadas por aqles que tinha a obrigação de me amar e respeitar...obrigada Marisa...vc já ta fazendo parte da minha nova historia.
Minha mãe é a mulher mais linda que eu tenho cuidou dos filhos muito bem
Perdi meu paí cedo ela foi pai e mãe
Creci ouvindo minha mae falando que eu era pra ter nascido homem pois quando ela estava grávida de mim ela achava q era homem e era o sonho dela ter um menino homen pois ela tinha 3 mulheres e nenhum homem quando eu nasci ela achou q eu era um menino mais eu era uma menina cresci e ela sempre me desprezou ate q eu comecei agir igual menino homen cortei o cabelo curto começei usar cueca roupa de menino e so andava com menino pois eu pensava q se eu fizesse isso ela iria me amar me dar atencao carrinho etc poren nao mudou nada ate q me formei mocinha decidi ser quem realmente eu era comecei a me ama ja q não tinha o amor de mae pelomenos iria me amar me valorizar
Marisa, eu te acho tudooo.. você é muito bacana.. achar você no YT foi muito bom... te adoro.😊😊😊
Sou filha de mãe narcisista e optei ser diferente ❤
Vídeo com muita sabedoria.....temos que dar mais espaço e importância as crianças e condições para os adultos cuidadores.....❤
Seus vídeos têm me ajudado muitooooooo!!! ❤ Gratidão por tudo e por tanto que entrega para gente... 🙏
Amo meus pais, tiveram 11filhos, nao conseguiram dar carinho e sim muita rigidez, autoritarismo para educar, nos crianças nunca tinha direito de nada, apanhava sem saber o porque, de certa forma tive que aprender muitas coisas por mim mesma , todos os filhos saíram de casa cedo e era o que ela mais fala, queria que todos casassem seu rumo,. fui trabalhar muito cedo, hoje ela quer muito algum filho morando com ela e não tem nenhum, cada um com a sua vida, hoje tenho uma dificuldade de me relacionar e manter um relacionamento, estou aprendendo a enxergar onde foi o erro, tenho uma carência afetiva, mas não ficar muito tempo com uma pessoa, em outras partes estou melhorando um pouco , mas ainda tenho muito que ajustar. Estou aprendendo com esse canal. Parabéns
Minha mãe teve muitos erros como mãe e mais comigo, segundo ela eu era muito quietinha, boazinha tipo aquela que não reclama precisa de menos atenção. Quando já adulta minha mãe sentia raiva de mim por eu ser uma boa aluna, ser elogiada pelo meu comportamento. E no fim da vida dela foi onde eu ouvi as coisas mais pesadas, ela foi diagnosticada com esquizofrenia, mas ela me disse q eu fazia ela se sentir no chinelo e me praguejou para q eu arrumasse um marido q me fizesse mt infeliz. Fiquei muito magoada mas não guardo raiva pela história de vida q ela teve, eu compreendo as atitudes dela. Ela fugiu da guerra e veio p o Brasil qnd criança, passou fome, as crianças chamavam ela de burra na escola aq no Brasil e ela desistiu de estudar e minha avó não era uma pessoa fácil não.
Muito linda sua compreensão Silvia isso é PERDOAR o que todos nois devemos fazer o perdão é poderoso
@@AnaRodrigues-hl2ld obrigada.
Escreva o seu livro
Td q senti q me fez falta dei ao meu filho. Carinho, amor, atenção, escola boa com bolsa da prefeitura, trabalhei até como telemarketing p continuar trabalhando 6 h depois do banco em q era concursada onde trabalhava só 6 h ser privatizado e demitir todos os funcionários. Fiz de td p ser presente na vida dele até aguentar um marido e pai do meu filho q demorei a entender q as coisas estranhas q ele fazia tinha o nome de narcisismo. Hj meu filho não tem depressão mas vive dentro do quarto jogando no pc. Já acordei 5h da manhã dia de semana e ele ainda não tinha ido dormir. Largou a faculdade de programação na metade dizendo q na área dele ñ precisa terminar , precisa ser bom no q faz e ele é bom. Largou o emprego há 1ano dizendo q ia fazer uns cursos de aperfeiçoamento mas afundou no jogo. O dinheiro q ele tinha acabou e os boletos do fiés continuam chegando e fui fiadora dele e não sei se deixo sem pagar e sujar o meu nome e o dele. É triste tentar acertar e mesmo assim dar errado...
Eu tive fies e se você não pagar os boletos até sua casa eles podem tirar. Então pague os boletos.
Adoro o visual de Marisa e claro o conteúdo incrível, sucesso !!!!!
Adoro muito esse tema Marisa
NOSSA, como é importante para mim q sou filha de narcisista acompanhar a Dra. É terapia em casa. O q tenho aprendido nesse canal, é q a educação e o respeito é a chave para o bom psicologico d um filho. Tenho, uma irma com esquizofrenia. E tenho tratado com educação e respeito ela melhorou bastante mesmo. Não, + isolada. Nao q eu tratasse com desrespeito. Mas, analisando o q poderia mudar o comportamento q já por muitos anos se instalou nela. O pior tenho outra irmã narcisista. Pois, uma tia minha em um asilio. Só tenho medo do dia d amanha ela acabar com nossa vida. Eu, e essa minha irmã podemis dizer q não temos familia. Essa, minha irmã q mora comigo na casa das herdeiras de familia narcisista. Tem 65 anos. E eu hoje tenho 60. Espero, q tenhamos sorte de sair desse lugar. É nosso sonho. Deus, abençoe a Dra. q sabe nos explicar com tanto profissionalismo. Adoro, a maneira como nos faz despertar sobre esses problemas psicologics tão conflitante. Deus abençoe à ela e a todos nós ❤
A a respeito dos termos que era usado, sempre observava ao redor como as demais mães tratavam meus coleguinhas. Realmente recebia vários títulos ao longo do crescimento, e era sempre com cunho ridicularizador. Depois de 30 anos ainda os mantém forte em seu vocabulário.
Essa mulher é maravilhosa, diz o wue precisa sem rodeios, é clara e prática. Amo. Esta me ajudando muito ouvi-la. Tenho refletido muito sobre min, minha relação com minha mãe, meus traumas, e minha relação com meis filhos.
Gratidão
Bons exemplos de maternagem..obrigado.
Eu era o ”lixo que ninguém queria“. Por isso, segundo minha ex-madrasta, tinha que agradecer os maus-tratos dela, pois era o melhor que podia me acontecer. Ninguém queria um lixo burro, feio e que não sabia fazer nada certo. Ela sim era muito boa e merecia graças, por me aguentar.
Meu Deus 😩😔 Que absurdo
🍃💐 Thais, flores 💐 e bênçãos para ti ,sinta-se abraçada e envolvida com a luz Divina, sois amada acredite em você, todas as maravilhas que você procura estar aí, dentro de você mesma 🌟💙
💙 Que Deus abençoe e ilumine sempre seu caminho...🌷🍃💫 Amém 💫
😢
🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷
Puxa vida...me compadeci com seu relato...sinto muito ...e espero que supere tudo isso com ajuda
Dra so passando pra agradecer pela indicacao filme:castelo de vidro❤amei❤
Gostou? Que bom. Eu achei angustiante e o fim surpreendente
Quando e narcisista ou psicopata sim.mas quando crescemos e procuramos nos conhecer permiti os abusos e outras coisas passa ser nossa.porq mãe também é gente e pode ser cruel também no meu caso era pra ela estar presa por fazer permiti coisas q estavam sobre domínio quando eu era pequena. Depois q cresci e entrei no autocontrole vi q eu tenho controle agora n permito os abusos dela
Verdade. A minha me prejudicou muito. Agora ficou nas minhas mãos, doente. Nas mãos da filha que ela não queria ter.
Vc é adulta e entendeu que é responsável por sua vida, então vai conseguir se estabelecer como ser humano ❤!
Aqui em casa, bebê: teve peito, colo, fralda, atenção, brincadeira, conversa, ouvidos na hora em que quis.
Acho surpreendente mulheres que não souberam dar o que um bebê precisa, e serem sumariamente defendidas e a criança ser "culpada" de tudo quanto aconteceu a ela mesma depois. Uma pena. Devia ter um curso pra ser mamãe e papai, antes de conceberem um baby.
Temos que cuidar para se tornar uma boa madrastra e padrasto. Se pais estão fazendo isso imagine os de fora. Usar psicologia positiva.
Eu sempre digo faça as coisas certas e sua vida vai dar certo.
Só isso
Eu gostaria muito de saber da senhora Doutora, qual mãe erra na criação de um filho se não for para acertar. Mãe é aquela que ampara, ama cuida sem abandonar em nenhuma hipótese. Um ser humano não sobrevive sem amor. Se não for a mãe a alguém alguém fará o papel dela. Amamentar proteger e guiar até crescer, e vêm uma pessoa porque estudou numa universidade e vêm criticar o papel duma mãe... Desculpa tenho 6 filhos e criei com os recursos que tive e não aceito hma sociedade que invalida uma pessoa que com tantas funções ainda consegue sozinha ter amor, disciplina abrigo estudo carinho. 😢
Bom dia flor do dia meu girassol 🌻 🌻 🌻 🌻 🌻 🌻 mil beijinhos 🌻 💋 🌻 💋 🌻
Não tivemos, minha mãe era carinhosa, mas desde que não houvessem problemas.Aí, 15:07 15:07 ou desmerecia, rindo por ex quando caí do beliche( levei aquele susto e fiquei magoada), ou se colocando no mesmo nível, se assustando tanto quanto a gente. Insegurança e baixo amor-próprio dificulta muitooo a maternagem adequada.
Desde que me lembro, o relacionamento com minha mãe foi horrível! Hoje sei que ela e narcisista. minha vontade é ficar afastada para me preservar, mas a culpa fica martelando na minha cabeça!( Ela já é bem idosa, mas o comportamento só piorou.)
Sou novo no canal , gostaria de dar os parabéns pelo trabalho todo , venho acompanhando os vídeos e percebendo várias similaridades entre as ideias ditas e minha criação , acho até engraçado de tantas coincidências, kkkkk , muito bom , parabéns
Muito bom.
Cada um tem seu geito de dar o seu amor
Criar filhos nao é fácil. É preciso aplicar os conselhos daquele que institui a família que é Jeová Deus, pra poder ter uma família feliz e bem sucedida. Hoje entendo que muita coisa do q meus pais falaram de negativo p mim eu inconcientemente acreditei e me tornei. Isso me prejudicou muito. Mas entendo q eles fizeram o melhor q puderam e sei q eles sempre me amaram. Hoje nao os culpo, e os perdoo. Me concentro em tudo de bom q eles fizeram por mim. Nao tenho mágoa deles. Ao contrário tenho um amor por eles q nem cabe dentro de mim. Em vez de culpa-los, quero esquecer q sou aquela pessoa q me fizeram acreditar q eu era. Nao vai ser fácil, mas com perseverança e ajuda de Jeová eu consigo. Vou tentar imprimir uma novo personalidade, evoluida, isso é o q mais eu desejo. E gratidão dr Marisa por nos ajudar nesse processo q pode demorar.,mas valhe muito a pena.
que video necessário!
Boa noite
O segredo é quebrar o ciclo ruim. Cada um da o que tem. Mãe tmb foi filho. Mas vamos cobrar o pai , assim como se cobra a mãe a responsabilidade é a mesma
Mas isso não é carta branca pra absolver mães e PAIS de tudo o que eles fizeram não. Podemos entender que eles deram o que tinham mas não somos obrigados e ficar sofrendo por pessoas assim!
@@miramendes6386 lógico que ninguém tem que ficar sofrendo. Ah várias meneiras de se quebrar um ciclo
Sim, esse é o x da questão: mãe também foi filha, também foi Maternada errado.
Pai não tem o mesmo vínculo. Homens parecem que escolhem se querem ser pais olhando para o rosto do filho, e ainda tem os que desistem no meio do caminho. Simplesmente colocam tudo nas costas da mãe.
@ e como é pesado quando o pai resolve que vai curtir a vida, e larga toda a responsabilidade nas costas das mães. Mas por amor aos nossos filhos, a gente consegue fazer as coisas boas acontecerem. Graças à Deus e Nossa Senhora
Eu tive pais narcisistas e a minha mãe me odiava e me perseguia MT 😢😔
Eu tb Rosa
Já meu pai me jogava minha mãe contra mim. Ele sempre me jogou no perigo. Destruiu tudo em ninha vida e nem aceita meu filho como neto dele . com meus irmãos foram diferendes. Demorou para que eu percebesce porque eu achava que eu era a errada.
Eu fui uma boneca . Tinha o cabelo e a roupinha arrumadinha . Não podia correr para não sujar. Mas era uma boneca pra ficar guardada e usada. Tal como uma boneca eu não podia expressar sentimento, ter amizades , ou aprender alguma coisa.
Amo seus vídeos, aprendo muito com eles.
Gostaria que fizesse um vídeo sobre a personalidade histrionica e como conviver com uma mãe assim, é muito difícil conviver com isso e tem tão pouca informação sobre isso 😢
Ótima sugestão!
Obrigada Dra. Marisa por compartilhar esse video!❤⚘
💔 ... Que difícil!
A família do pai da minha filha é narcisista, fazem de tudo para controlar educação dela. Eu vivo um estresse enorme e solidão lutando para criar ela seguindo minha intuição de mãe. A sorte é que minha filha se identifica comigo e se sente mal com eles.
Que Deus me perdoe minha mae foi péssima, ela disse que nao me queria, disse que eu estraguei a vida dela, ela nunca me apoiou em nada, fui mae ela nao participou das minhas gestação,ate hoje ela mau flaa comigo, e o interessante que meu pai trabalhava fora e foi o opsto dela um homem maravilhoso,carinhoso, afetuoso, um paizao.... Hoje tento ser tudo o que ela nao foi, nunca jamais direi aos meus filhos o que eu ouvir dela...... Sigo o exemplo do meu pai, amando meus meninos com todo amor que eu tive
E qdo se é gêmea e lhe é dito o tempo todo para cuidar do seu irmão e fazer pelo seu irmão , tirando dele toda e qualquer responsabilidade ! 😅 É de enlouquecer !!😐☹️
Que exemplo maravilhoso de machismo e patriarcado abusivo.
@Gratidão por sua atenção! Seus vídeos tem me curado ! São bençãos em nossas vidas ! ❤️🌹
Meu Deus eu sinto uma culpa tremenda preciso me libertar as vezes fui dura com minha filha demais. Criei praticamente sozinha! Namorei muito bebi enfim minha filha e ótima garota até agora mas todo o cenário não foi fácil para chegar até aqui!
Endeusamento da maternidade é ruim pra mãe e pros filhos (só é vantagem pro patriarcado). Ruim pros filhos porque não podem criticar. Ruim pra mãe porque deusas não erram, sabem tudo, tem que ser perfeitas. Enfim, me dei o direito de escolher não ser mãe.
Mui acertada sua decisão.
Já que não se sente preparada pra tal, melhor que não coloque filho no mundo.
Assim se evita mais um inocente a sofrer.
@@rodolfomonteiro8115 não é questão de preparo, é porque eu não quis mesmo. Não sou peça da sociedade, sou agente. E como agente, tenho escolhas. A minha escolha foi não passar por isso. Errou feio na sua conclusão.
@@Fissit errando ou não, continuo com meu posicionamento.
E tenho dito.
Nada haver julgar uma escolha como despreparo, que fala infeliz
@@rodolfomonteiro8115 então vc precisa de um médico, porque esse mundo de despreparo só existe na sua cabeça.
Minha mãe sempre fez questão de deixar claro que nenhum de nós foi desejado e que tentou nos abortar…fiquei tão chocada tão rejeitada que ainda hoje sinto um vazio na alma
Eu Graças a Deus faço o que eu quero hoje em dia ,minha mae que lute antes ela me tratava como se fosse escrava eu tonta fazia massagem no pe dela e depois de crescer ,agora me difama inventa que eu tenho doenças, é horrível ouvir que sua mae faz fofoca sobre voce ,e olha que vai pra igreja e sao mais sujos do que um lixão
Penso só em cómo não cometer os mesmos erros com os filhos porque agente traz um monte de coisa mal feitas da infância
Exemplo a ser seguido ou exemplo pra fazer o contrato 👍
Eu apanhei mt. Por causa da minha irmã mais. Nova. ....mas n não. Não tenho raiva. Dela ...não sei o que ela. Passou qunago. Criança. E ela não sabia ler....😢😢😢😢😢😢😢.
Boa parte sim é culpa dela a minha por ser tão carente preferiu dar seus filhos pra viver com macho do que viver com eles se bem que ela ainda ficou com mais novo o caçula o mais velho foi dado não conheço uma já casou tem sua família eu vivo pro mundo vivi uns 10 anos com a família adotiva não deu mais só gostavam de explorar e maltratar até casos de rejeição o mais novo ficou com ela é o chodó aí de quem fala dele cada irmão de cada pai relacionamento frustrado da minha mãe são todos recentidos uma mãe cheia de culpa até com problemas de saúde e mesmo assim repete o erro até hoje sempre se entregando pra homem que já tem seus histórico problemático mais hoje eu entendo é pura carência mais por causa dessa carência desde do tempo da infância dela hoje reflete em nós nos filhos eu perdoei mais a mancha sempre vai existir não é fácil lidar com isso por causa disso esses pais foram muito ausentes por imprudência não souberam ser pais não estavam preparados mais hoje de alguma forma nós filhos pagamos infelizmente por erros deles do passado estou procurando muito internamente entender pra que eu não me torne um reacionário revoltado por aí desconfiado de tudo e agindo mal com as pessoas
E narcisista?Minha fez mesmo denunciei marido dela por agredi ela ela me pós pra fora.e outros abusos também vc deve ser bode q nem eu
Esses homens são ruins também, eles também abandonaram, não é questão de preparo é de não estar nem aí...
@@suz2677Pois então, poucas pessoas reconhecem o mal que os homens podem ser capazes de causar né......
@@flaviana3458 pois é, a minha mãe me abandonou eu tinha 3 anos. Mas o meu pai, nem o nome na certidão de nascimento eu tenho.., a culpada é a minha mãe que não foi atrás ou dele que não veio atrás? Ele disse que não ia assumir e ela aceitou. Você já viu homens pedindo DNA? Kkk, eu nunca vi nenhum homem exigindo pagar a pensão... existem sim, homens que criam os filhos, que cuidam, que ajudam, mas a gente até assusta quando vê...
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Gratidãoo!❤ como melhorar, o que posso dizer/fazer com uma criança de 7 anos que é assim muito "boazinha"?
Deixe ela se sentir à vontade para expressar. Necessidades dela.
@ 💚💚💚💚💚💚💚💚💚👏 agradeço pela resposta e sempre pelo ótimo conteúdo disponibilizado por vocês. 🙏
As vezes penso que vc coloca um peso muito grande nas "pessoas cuidadoras" e talvez passe um pano muito suave nos filhos. Acredito ser muito fácil culpar o passado. Hoje percebo um individualismo cada vez mais forte, tirando de si qualquer necessidade de reconhecimento de erro. Estar sempre certo virou moda entre os mais jovens. Como mãe entendo sua fala, sei que cometi alguns erros ( sem intenção) , mas me preocupa esse afastamento pais/ filhos
Como profissional da area da saude emocional devo te dizer que o seu incômodo sobre o "afastamento" pais e filhos é cultural aqui no Brasil...no Brasil se tem filhos pra si , se criam filhos extremamente dependentes emocionalmente, filhos que pela cultura se sentem obrigados a ficar perto da família de origem, mesmo casados, é visto como um insulto o afastamento dos filhos da família de origem a fim de viver e construir suas próprias vidas. Diferente da realidade nos estados Unidos por exemplo onde os pais contribuem para esse filho ser independente morar na faculdade e só visitar os pais nas famosas férias de verão. Ta ai a resposta pela qual o Brasil é tao atrasado. Acho bastante egoista e falta de auto estima ter filhos e depositar neles a sua esperança de vida. Acho que o que toda mae deveria se perguntar é...será que esse incômodo sobre o "afastamento" não seria pelo vazio que sinto, carencia que sinto e tento preencher com esse filho? Ser mãe não deveria significar deixar de existir, deixar de viver a sua vida os seus sonhos em função de filhos não é saudável. Filho nenhum deve ser sua razão de viver. É necessário se amar primeiro para amar o outro. Excesso de cuidados e necessidade de estar sempre perto, não tem nada haver com amor. Pensemos nisso e vale pensar em buscar terapia tb..um abraço
Ué, mas uma criança tem culpa dos maus atos de seus pais? Ela não tá passando pano pros filhos, tá mostrando que a causa de muitas feridas emocionais que os adultos carregam foram causadas na infância, onde todos éramos indefesos e quem deveria nos amar e cuidar de nós fizeram mal. Quem tá passando pano para mau cuidador aqui é você. Os pais não querem aceitar que erram e ainda dizem que fazem tudo pro bem dos filhos. Se você errou, tenha a humildade de reconhecer e de pedir perdão aos seus filhos pelo menos!
A falta de vínculo seguro com os pais leva os filhos a se conectarem com pessoas de fora que muitas vezes não tem nada de bom a oferecer. Sim, filhos decidem se afastar dos pais, mas fazem isso quando não encontram mais nada neles a que possam se agarrar.
Verdade, faz de tudo para culpabilizar a mãe
Eu fui a chorona, chorava por tudo me chamavam “a manteiga derretida” hoje não choro mais…. Muito muito muito difícil mesmo. Engoli o choro 😭
A criança que chora sente falta de algo, acusá-la por isso é total falta de conhecimento.
🌸🌸🌸🌸🌸🌸🌸🌸🌸🌸🌸🌸🌸🌸🌸🌸🌸🌸🌸🌸🌸🌸
A mãe do meu marido nunca liga pra ele, nunca entra em contato com ele, só cobra atenção o tempo todo como se fosse uma criança.
Consequência: ele fica procurando em mim a atenção da mãe que nunca teve 😢 pois mesmo quando ele era criança, ela estava mais preocupada com ela mesma...
Da outra filha ela reclama que só recebe ligação quando a filha está voltando do trabalho de carro. Ela queria que a hora de ligar pra mãe fosse um momento especial no dia dos filhos 😂 e ainda coloca um contra o outro: sua irmã é ocupada e me liga, viu?
Que horror 😢
Épocas diferentes. Difícil acompanhar. Tenho 3 filhos 2 homens e uma moça. Tentei dar a ela tudo que podia por ser mulher. Falhei. Ela não me aceita. Hoje ela é casada e tem uma menina da qual fica comigo o dia para ela trabalhar. Sou casada há 40 anos. Amo igualmente os 3. Mas entre eu e ela sempre tem um vazio.
Se ela não se importa com vc e não reconhece essa grande ajuda de vc olhar a filha dela, sua netinha, deixe a ela se virar quem sabe ela aprende, se não, pelo menos vc não teve essa responsabilidade e fica em paz.
Garanto que esse vazio que a senhora fala aí não veio do nada. A senhora não é obrigada de jeito nenhum a ficar com sua neta mas a sua filha também não é obrigada a amá-la. Na sua visão, vc fez de tudo por ela, mas com ctz faltou algo de muito profundo na relação de vocês.
Por que sempre a culpa é das mães?
Engole o choro 😮
Tenho 40 anos tomando conta da minha mãe é foda infelizmente
Esse vídeo tá cheio de mãezinha se doendo. Por que será? Parece que mexeu numa certeza não é? Se vocês estão tão magoadas, comecem reconhecendo seus erros e pedindo perdão aos seus filhos! Vocês podem achar que fizeram tudo por eles (vi gente alegando tudo o que fez pelos filhos, noites perdidas de sono e etc) mas não é esse o papel de pai e mãe? Fazer de tudo por um ser indefeso e totalmente dependente que não pediu pra vir ao mundo? O que vocês queriam é que seus filhos ficassem eternamente debaixo dos seus pés e que eles nunca tivessem a vida própria. Me poupem. Se estão magoadas, vao procurar um psicólogo do mesmo jeito que os seus filhos precisaram fazer pra lidar com os traumas que vocês causaram! Depois ficam velhos são abandonados pelos filhos e não sabem por que… aí cobram o amor e o carinho que nunca deram!
É isso aí, concordo com vc! Muitos estão aqui gastando dinheiro com medicamentos, terapia, pra sobreviver ao inferno que mães ou pais causaram em suas vidas. Eu acompanho algumas páginas no Instagram sobre narcisismo nos pais. Em cada postagem tem sempre alguém relatando que perdeu uma sobrinha, prima, irmão e etc, que se suicidou pq não suportou os maus-tratos e alguns não tinham condições financeiras de sair de perto desses monstros. Que as mães que estão aqui e raros pais comecem a fazer uma reflexão sobre os seus comportamentos com os filhos, pq estão correndo um grande risco de terminarem seus dias abandonados em casa ou num asilo, por serem insuportáveis! E depois reclamam com amigos ou parentes "meu filho(a) é tão ingrato, nem vem me visitar, não vejo meus netos. Acordem pra vida!!!
@@roselanesantos1229do passa pela desconstrução dessa ideia de que mãe e pai (principalmente a mãe) são seres intocáveis e que nunca erram. Vejo algumas pessoas que criticam os pais que são carinhosos e atenciosos para com seus filhos dizendo que estão mimando eles e que estão perdendo o respeito dos filhos só porque não são uns turrões autoritários como os pais de antigamente (dizem que os filhos “mandam” nos pais, como se tudo se resumisse a uma questão de poder). Mal sabem que esses pais estão agindo justamente na tentativa de buscar reverter em favor dos seus filhos todo o amor que nunca tiveram de seus pais.
Palavras duras, mas muito assertivas. Concordo!🌺
Você fez mestrado nesse tema Marisa de Abreu?
Ah tá eu era e sou a chata da família 😊
Infelizmente os filhos eram tbm principalmente quando adultos e não reconhecem o que os pais fizeram.
Discordo. Algum motivo existe.
Eu nunca fui esta mãe tão ruim como esta falando.
Ai me poupe desse discurso: cada um dá o que tem, ngm dá o que não tem. Já estou careca de saber, mas saber disso não resolve a minha dor. O que tá em falta vai continuar faltando. E como faz com isso? Ninguém toca nesse assunto. Fica por ai. Como se eu saber que minha mãe não recebeu amor suprisse a minha falta de amor. Então se eu tivesse um filho também não teria pra dar, e segue o baile.
💔
E pai?
As oito consequências da ferida paterna é um vídeo excelente do Psicólogo Rossandro Klinjey que pode te ajudar muito também.
@@ivi8060 Obrigada!!
🍃🎶🎶 Lendo a música de Renato Russo 🎶🎶:
🎶 Você culpa seus pais por tudo, isso é um absurdo...
Que seus pais não intendi.....🎶🎶
São criança como você....🎶🎶🫂
💞🙏 Sou grata pelo ventre amoroso que gerou e criou...💞💞 GRATIDÃO ETERNA 🌷🙏...
💞 Para as pessoas que não tiveram esse privilégio. 🙏 Eu sinto muito...
💓 Voces são amados pelo universo infinito.....💫🫂💞🎶🎶
Chorei😢gratidão pelo seu acolhimento.
@@catJosyh 🫂💫
Sois filho amado de Deus....💙
As vezes muitas pessoas não conseguem entender os pais (mães)...
Sua infância, criação crenças limitantes ......💓 Mas acredite , eles não desistiram de você , principalmente sua mãe , que acolheu em seu ventre amoroso, e te protegeu até a hora que você veio ao mundo. Pegou no colo , amamentou,.. você foi beijado , abraçado pro outro entes queridos da família também... Não lembrando ,mas foi e é amado....acredite💙💞
Desejo tudo de bom e melhor que o universo tem pra te dar. 🙌 Assim seja AMÉM! 💙💫🌟
FALA ISSO PARA UM FILHO QUE FOI ABUSADO FISICAMRNTR E PSICOLOGICAMENTE. Linda a sua teoria mas a prática é outra!
@@miramendes6386 🌟 Que Deus abençoe e ilumine sempre seu caminho...🫂 Sinto muito....
Mas pra mim não é teoria.
Estou lutando contra esse fantasma também.
🌵 Sou do campo , tenho 10 irmãos ,tudo vivos graças à Deus e filhos do mesmo pai e mãe 💞.
Todos nós temos defeitos e qualidades... . Porém temos que lutar pra superar às dores emocionais que afeta as do corpo físico também..
Aqui no sítio não tinha Internet, eu comecei a usar o celular faz pouco tempo, e fui logo pra ouvir sobre psicologia......
Meu pai morreu de câncer à pouco tempo e minha mãe a um ano, com Alzheimer , acamada oito anos.
🙌 Eu estou de luto, e dói, dói muito.
Muitas vezes só eu ,meu pai e minha mãe aqui. Eu com minha dores emocionais de traumas, esse que você fala.
🌵 Mais grata poder cuidar dos meus pais até a hora que Deus chamou para morada Celestial 🌟💫.
E eu estou aqui, não sei como mas estou.
💫💫💫 Desejo luz e paz na sua vida, que você consiga superar seus traumas..
Eu ainda não consegui superar os meus.... só os animais como companheiros 🐎🐾💞 para aliviar minhas dores 💔.
😇 Paz e bem pra ti 🌻
Quanta mãe horrivel nesses comentarios.
Da parte da propria dra que admiro, poremnfica omplicado ser mãe, mesmo que amorosa e presente, pois o que fica e so o lado ruim da mãe?
Estou impressionada com isso.
Creio ter sido vitima de educacao de anos em que a psicologia não estava tao presente na vida dos pais mas eu li o que esperar quNdo se está esperando e outros livros e revistas para me preparar, claro que a realidade e bem mais complicada que a teoria, mas todos os meses contados na folhinhA, todos os cuidados e visitas a pediatra, noites sem dormir por preocupacoes que nos maes temos, toda a noss atencao ao primeiro caderno, primeiro dente, primeira palavra, primeiro colegio, primeira menstruacao. Nossas tentativas de instruir conforme no momento entendermos ser o melhor sao destruidos por erros que cometemos inconscientemente, vejo filhos condenando e "culpando seus pI por tudo...triste isso😢
Concordo com você
Vocês que estão se sentindo tão ofendidas poderiam começar reconhecendo seus erros e pedindo PERDÃO aos seus filhos. Os pais sempre estiveram na posição de superiores, de infalíveis e os filhos sempre tiveram que aceitar tudo é baixar a cabeça e nunca questionar! Vocês só querem manter o seu poder e não entender que os tempos estão mudando!
@@miramendes6386vc que deveria se tratar, fica aí chorando nos comentários, falar mal dos seus pais não ajuda em nada, se tua vida foi horrível coitadinha não vc tem que superar criancinha
Algumas coisas q vc falou n concordo....Passa muito pano para as mães!!!!! Minha mãe foi pessima comigo porem com minha irmã mais nova ela sempre elogiou desde que eu era muito pequena ate hj ....escuto elogios sobre minha irmã mais nova ha 55 anos!!!! Tive uma pessima mãe!!! Uma pessoa bem cruel em todas as fases da minha vida!!!! Eu era a feia! a chata! que eu nunca iria aprender a ler! que eu seria uma pessima mãe ! que eu teria pessimos filhos!!! que eu seria uma pessima esposa!!! eram tantas pessimas qualificações que na gosto nem de lembrar!!!! HOJE MINHA MÃE FINGE QUE EU NÃOM EXISTO!!!! Ja tentei me aproximar inumeras vezes e não consigo!!!!
Nunca vou ver vce defendendo uma mae