O que a Camilla faz para explicar qualquer matéria eu vejo como talento, é arte. Seja assuntos complexos de política ou história ou algo mais corriqueiro a qualidade da abordagem e transmissão da informação é excelente. Parabéns a BBC pela escolha da profissional e da Camilla porque se comunicar com clareza não são todos que conseguem.
Que reportagens interessantes! Nunca comento no RUclips, mas essa repórter faz a pessoa querer parabenizala. Continue seu excelente trabalho e sucesso nas próximas matérias! You're terrifice!
Quero compartilhar com vocês a palavra de Deus Respondeu-lhe Jesus: "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim" (João 14:6). Para serem salvas, as pessoas se esforçam, procuram ser pessoas boas, honestas, íntegras mas ... nada disso poderá levá-las para o céu, pois a Palavra de Deus nos diz claramente que somente JESUS é ... O ÚNICO CAMINHO, A ÚNICA PORTA e o ÚNICO MEIO de nos dar a vida eterna. JESUS O ÚNICO CAMINHO É o próprio Jesus quem afirma em João 14:6 que ninguém vem ao Pai senão por Ele. Mas, mesmo Ele fazendo esta afirmação, muitos ainda procuram outras pessoas (como Maria, a mãe de Jesus) ou meios (como boas obras, boa conduta, o cumprimento da lei) para se salvarem do inferno eterno e literal. Porém, o Senhor nos diz que ... "Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte" (Provérbios 16:25). Todos os meios que o homem procura para se salvar, para ir para o céu após a sua morte física, levam-no à destruição. É o "inimigo de nossas almas" que tenta desviar a nossa atenção do único e verdadeiro caminho que pode nos levar para o céu ... Jesus Cristo. 22. "Lança o teu fardo sobre o Senhor, e ele te susterá; nunca permitirá que o justo seja abalado." (Salmos, 55) 28. "Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. 30. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve." (Mateus, 11) 24. "Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida." (João, 5) 31. "Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa." (Atos, 16)
@@brunokener712 Palavras bonitas, mas será msm q existe Deus ? Eu espero q sim pq n existir somos apenas lixo. Eu invejo sua fé. Com milhares de religiões pelo mundo só a sua q está certa kkk coitado dos indianos.
Sou sushi Man a 12 anos, mergulho na cultura japonesa e esse vídeo vai me ajudar bastante. Muitas das práticas eu já conhecia e já tinha percebido, só não sabia que eram conceitos tão antigos e enraizados na cultura japonesa.
Só um adendo, iterashai é usado pra que está saindo e nem sempre é usado no comércio, em casa é muito usado, quando o cliente entra é usado o irashai, em casa é okaerinasai. E geralmente as sílabas são lindas sem diferença fonética, por exemplo ela como se fosse washokuu e o correto é wa sho ku, tudo por igual.
Acho interessante mencionar que o "WA" está no termo "wabi sabi", que tbm é um conceito muito amplo e importante no Japão, e num resumo pobre significa valorizar a beleza das coisas simples, imperfeitas e inconstantes, aceitando e aprendendo a viver com isso sem sofrer. Eu acho um conceito incrível e vale a pena qualquer um interessado pesquisar mais sobre. Edit: não é o mesmo "WA" gente, mas ainda vale a informação 😁.
Apesar da mesma “leitura” (wa) utilizamos outro kanji para wabi-sabi (侘寂) diferente do utilizado no conceito 和 (wa) apresentado na belíssima reportagem.
Sou japonesa pura e é interessante ver o Japão pelo ângulo como os estrangeiros olham o meu país! A frase que você recebe quando entra nas lojas e nos restaurantes é "Irasshaimase". "Okaerinasai" é quando você recebe sua família que chega em casa, tipo seja bem-vindo de volta. Omotenashi é muito bom quando você recebe, mas quando você dâ é chato às vezes. Já trabalhei na loja de conveniência e tal lugar e eu falava "Irasshaimase" toda hora como robô. rs
4:08 O termo correto é Irasshaimase. Okaerinassaimase é usado quando alguém volta para casa, ou para o local onde ele geralmente estava, o local de trabalho, sua cidade ou até mesmo o País. O vídeo mostra Um Maid Café, onde eles simulam que o cliente é o patrão e ele volta para casa.
@@amp7468 Não é usado apenas Maid Cafés, okaerinassaimase é a forma mais polida, okaerinassai é normal e okaeri é para pessoas com quem voce não precisa ser formal, sua família, seus amigos. Pessoas importantes são recibidas com okaerinassaimase, hotéis de luxo também usam, secretários pessoais e empregados domésticos também podem usar a forma polida.
Não se pode discriminar um povo por uma experiência Ruim. Eu mesmo sou filho de japonesa com negro, nunca sofri preconceito no Japão ou por japoneses. Sofri mais no Brasil mesmo quando criança, quando se usavam apelidos pejorativos ou mesmo "puxando os olhos "... Enfim acredito que exista laranjas podres em todas as nações, mas não se pode falar que todo o país é assim. Amooo o Japão, e sua população é extremamente gentil, empática, cordial e educada.
@@jeffmesquita8237 quem disse que os descendentes são discriminados apenas por não terem nascido lá? Nos anos 80 quando os descendentes começaram a voltar para o Japão foram muito bem recebidos, o Brasil estava em alta lá, japoneses pagavam pau para Ayrton Senna, Zico e outros famosos da época. A primeira queimada de filme dos brs aconteceu na grande crise da economia japonesa, os descendentes já sabendo que iriam retornar ao Brasil fizeram compras, dividas, essas que nunca iriam ser pagas, deram calote na maior cara de pau. Hoje em dia a maioria de descendentes que imigram para lá é para ser peão, ou seja, provavelmente não possuem boa escolaridade, educação, princípios, ética, moral, honestidade, aí chega lá só faz cagada, não aprende o idioma local, não respeita regras, furta, rouba, faz baderna e depois vem com mimimi dizendo que sofreu xenofobia e racismo. Dou toda a razão para os japoneses terem pé atrás com brasileiro. Hoje em dia não tem nenhum país de primeiro mundo em que imigrante brasileiro será bem vindo, infelizmente os brasileiros honestos estão pagando o pato pelos desonestos.
@@kowalski296 O objetivo nunca foi a destruição total, antes mesmo do fim da guerra, os EUAs já planejavam como esses países iriam ajudá-lô a lutar com a URSS, por exemplo a Alemanha Ocidental reascendeu em menos de 10 anos.
A respeito do omotenashi, "okaerinasaimase" (bem vindo de volta) é usado apenas nos "Maid Cafe" (como foi mostrado no video). O termo mais comum seria "irasshaimase" (bem vindo).
@@Idonteatdog seja no retorno para a sua casa ou para o trabalho, normalmente sempre se sauda primeiro com tadaima e lhe é respondido com okaeri, não necessariamente precisando ser um homem.
Gente, a Camilla é simplesmente minha fonte principal e preferida de entretenimento informativo. Eu sou fã demais dela e de outras e outros profissionais da BBC News Brasil. Parabéns e muito obrigada pelo trabalho incrível!
Já vi aqui mesmo no You Tube, várias pessoas que pretendem aprender a cultura japonesa em poucos meses. Eu contestei veementemente. É algo quase impossível isso. A língua japonesa básica pode sim, ser aprendida em poucos meses, mas a língua japonesa em sua integralidade leva anos para ser assimilada, aprendida. O ideal é ir ao Japão e morar lá por alguns anos até aprender tudo. Ler, escrever, os costumes, a conversar, a religiosidade, a se relacionar com os japoneses, compreender o estilo de vida deles. Ou seja: É uma infinidade de coisas para se aprender. Quando se fala em entender melhor a cultura japonesa, estamos falando disso.
Perfeitamente colocado tal ponto sobre a “Constituição” de Shōtoku Taishi (聖徳太子十七条憲法). Todavia, vale dizer que, segundo a doutrina constitucional japonesa, não podemos considerar esta “Constituição” como sendo uma real Constituição aos moldes do constitucionalismo. Todavia, fora um grande passo “jurídico”. Em seu bojo vemos a expressão, citada no vídeo, “和をもって貴しとなす“ , que podemos traduzir nesta lapidar máxima: “tudo o que fizeres, fazes com o propósito de ser pessoa de bem.”
@@elizabethcarvalho6867 Seria interessante destacar aquelas mais "originais", e que nos tornam únicos na América Latina. Como a Capoeira, as Festas Juninas, o Pinhão, a Feijoada, a Bossa Nova, etc.
@Isa adora pinto Porque o brasileiro se auto sabota, se menospreza sempre nos comparando a outros povos e regiões, e se esquece que somos muito originais em várias coisas. Nós merecemos.
O Brasil é um país extremamente difícil de traçar uma cultura,devido a pluralidade involuntária da população,muitas coisas são variantes! Por exemplo,nós poderíamos colocar umbanda e candomblé como pontos importantes da cultura brasileira e até divisórios...porém, uma grande maioria da população cristã acharia isso até ofensivo (e devemos lembrar que os cristãos são mais de 60% da população do Brasil)! Então ficaria absurdamente difícil traçar um padrão do que seria o típico e natural no Brasil
Sou fascinado pelo Japão, acho a cultura, arte, educação, música e a organização muito incrível e fora do normal, o povo japonês é claramente mais evoluído graças a magnifica cultura milenar, são muito talentosos e dedicados, deveríamos aprender com eles.
Vale lembrar que おかえりなさいませ não é muito comum, é mais usado em maid cafe, meio como que entrando no personagem, de uma maid recebendo o seu "senhor". O comum mesmo é いらっしゃいませ.
Vai depender muito o lugar que voce visitar, ja que os lugares exclusivos ou saloes de cha ao estilo meiji ou comecos do showa e usado o okaerinasaimase, (お帰りなさいませ) que literalmente seria "seja bemvindo novamente"
3 года назад+5
Vídeo realmente muito bom. Parabéns! Acredito que muitos japoneses não saberiam explicar sobre a própria cultura e seus aspectos da forma como foi apresentado no vídeo. Simplesmente eles são inseridos na sociedade e acabam replicando esse comportamento de forma mecânica e é exatamente esse o propósito. Quando alguém decide levantar um questionamento, acaba sendo de alguma forma isolado, afastado, por não se enquadrar nesse sistema. Por isso vemos a dificuldade de adaptação dos estrangeiros que aqui vivem, o número crescente de jovens nativos que querem viver no exterior, doenças psicológicas e por aí vai. Não estou dizendo que esse sistema seja ruim, tem muitos bons aspectos, mas pode ser uma faca de dois gumes em algumas situações. É uma discussão complexa pois trata-se de um comportamento humano e o ser humano é complexo. São 18 anos vivendo aqui, já vi muita coisa. Obrigado pela matéria !!👍
É muito interessante ver que este país preserva sua cultura e a usa como forma de perpetuação do respeito. Não sou versado na cultura japonesa, mas creio que assim como a brasileira e as demais espalhadas pelo mundo, é única em seus aspectos de perpetuação, respeito, união e tantos outros adjetivos.
Sim! Cada cultura é única e tem sua beleza própria. Moro no Japão e tenho que admitir, ainda não decifrei os japoneses por completo. A cultura e o jeito de pensar deles é simples e complexo ao mesmo tempo.
@@elizabethcarvalho6867 Que massa, não há nada melhor do que estar dentro do próprio país e conhecer ao vivo e a cores como funciona os sistemas que o compõem. Não sei de suas lutas até você chegar aí, digo, morar neste país, mas você tem algo valioso em mãos, a inserção total na cultura. Isso é massa. S2
Morei no Japão e digo.Os japones quando e XENÓFOBO o bicho pega,ele vai fazer da sua vida ou estadia no Japão um inferno,ja se vc pegar um japones que gosta de estrangeiro ele vai te tratar como REI o que e pouco provável,pq 80% dos japoneses odeia estrangeiro.
Camila você é uma das comunicadoras mais cativantes da lingua portuguesa, sua didatica, tom de voz, seu tempo é perfeito. Continue brilhando e nos educando todos os dias. Obrigado
Só um adendo, iterashai é usado pra que está saindo e nem sempre é usado no comércio, em casa é muito usado, quando o cliente entra é usado o irashai, em casa é okaerinasai. E geralmente as sílabas são lindas sem diferença fonética, por exemplo ela como se fosse washokuu e o correto é wa sho ku, tudo por igual.
A reportagem está quase perfeita. Quando vamos aos estabelecimentos comerciais no Japão, geralmente eles falam “Irashaimase“, que quer dizer bem-vindo. “Okaerinasaimase” é usado nos cafés “Meido-café”, onde nerds vão ser atendidos pelas meninas fantasiadas.
parabéns Camila!Você é muito boa em informação,paz e harmonia,uma utopia que é necessária mas o egoísmo a ofusca,receber bem uma pessoa é algo muito agradável.
Há muitos caminhos no mundo. Mas todo o japonês devido a história milenar do Japão conhece dois caminhos principais: O caminho do medo e o caminho da verdade. Quem tem medo não fala a verdade. E quem fala a verdade não tem medo. Quem não fala a verdade vive de joelhos e quem não conheçe a verdade não vive na realidade... Foi ai então, que veio o Buda.
Maravilhosa, obrigada a informação! Com certeza, meus filhos ouviram muitas informações desse canal da bbc. :) Eu amo o Japão, é como minha segunda casa, depois do Brasil. Fico feliz, que os brasileiros ame, respeitem e ser interessarem com os japoneses e asiáticos. (Não generalizando) Isso é gratificante para mim e muitos, agradeço por sempre nos ensinar cada vez mais, um dia poderei conhecer e talvez ficar um tempo por lá! :)
São as garotas, garçonetes do " meido café", que tratam os clientes como patrão e os chamam de " goshuujin- sama". Tinha alguns no bairro de Akihabara, em Tóquio a alguns anos. E você está correto, o comum é o " irasshaimasê" mesmo. Okairinasaimasê, é usado mais em hotéis que você já esteja hospedado, quando retorna de algum compromisso.
Ótima matéria. Explica de maneira clara e fácil de entender(pelo menos para mim), no entanto, algo que vem me incomodando há algum tempo é que vejo muitas matérias faltando letras em suas legendas. Tirando isso, está tudo excelente!
Olha, as saudações são bem rigorosas e pontuais,, pois trabalho na área de transporte,,, fiz uma diária com um japonês, de 09 hs da manhã até as 17 hs, na saída da embaixada do Japão ,ele chegou até o veículo com um outro japonês, mas o próximo destino , teria que colocar no navegador, e tive dificuldades em localizar, mas o que o acompanhou até o veículo, enquanto o carro não se movimentava, o japa não parava de saudar,, e o Japão dentro do carro falou bora p___a, kkjj
Okaerinasaimase, juro por Deus é a primeira vez em 30 anos que ouso falar dessa forma. É keigo dos bravos😳😁 Metrópoles sim é dessa forma, tudo muito regrado e difícil.
O que a Camilla faz para explicar qualquer matéria eu vejo como talento, é arte.
Seja assuntos complexos de política ou história ou algo mais corriqueiro a qualidade da abordagem e transmissão da informação é excelente. Parabéns a BBC pela escolha da profissional e da Camilla porque se comunicar com clareza não são todos que conseguem.
Excelente profissional.
👏👏👏
Se dedicar-se a isso, todos conseguem
Ela é A melhor!
Disse tudo!
1 Wa - Paz harmonia
2 Tate Shakai - hierarquia vertical cumprimento (reverência)
3 omotenashi - hospitalidade - antecipar-se às necessidades do outro
Que reportagens interessantes! Nunca comento no RUclips, mas essa repórter faz a pessoa querer parabenizala. Continue seu excelente trabalho e sucesso nas próximas matérias! You're terrifice!
Eu já estava a desconfiar de mim mesmo, Sinto o mesmo, um abismo chama outro abismo. Começo a ver e não paro mais. Hhhhh... Mil parabéns a Camila!!!
joao evangelista: Odeio quando alguém comenta q nunca comentou no youtube kkkk
Boa!
Quero compartilhar com vocês a palavra de Deus
Respondeu-lhe Jesus: "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim" (João 14:6).
Para serem salvas, as pessoas se esforçam, procuram ser pessoas boas, honestas, íntegras mas ... nada disso poderá levá-las para o céu, pois a Palavra de Deus nos diz claramente que somente JESUS é ... O ÚNICO CAMINHO, A ÚNICA PORTA e o ÚNICO MEIO de nos dar a vida eterna.
JESUS O ÚNICO CAMINHO
É o próprio Jesus quem afirma em João 14:6 que ninguém vem ao Pai senão por Ele. Mas, mesmo Ele fazendo esta afirmação, muitos ainda procuram outras pessoas (como Maria, a mãe de Jesus) ou meios (como boas obras, boa conduta, o cumprimento da lei) para se salvarem do inferno eterno e literal.
Porém, o Senhor nos diz que ... "Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte" (Provérbios 16:25).
Todos os meios que o homem procura para se salvar, para ir para o céu após a sua morte física, levam-no à destruição.
É o "inimigo de nossas almas" que tenta desviar a nossa atenção do único e verdadeiro caminho que pode nos levar para o céu ... Jesus Cristo.
22. "Lança o teu fardo sobre o Senhor, e ele te susterá; nunca permitirá que o justo seja abalado."
(Salmos, 55)
28. "Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
29. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.
30. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve."
(Mateus, 11)
24. "Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida."
(João, 5)
31. "Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa."
(Atos, 16)
@@brunokener712 Palavras bonitas, mas será msm q existe Deus ? Eu espero q sim pq n existir somos apenas lixo. Eu invejo sua fé. Com milhares de religiões pelo mundo só a sua q está certa kkk coitado dos indianos.
Sou sushi Man a 12 anos, mergulho na cultura japonesa e esse vídeo vai me ajudar bastante. Muitas das práticas eu já conhecia e já tinha percebido, só não sabia que eram conceitos tão antigos e enraizados na cultura japonesa.
Só um adendo, iterashai é usado pra que está saindo e nem sempre é usado no comércio, em casa é muito usado, quando o cliente entra é usado o irashai, em casa é okaerinasai.
E geralmente as sílabas são lindas sem diferença fonética, por exemplo ela como se fosse washokuu e o correto é wa sho ku, tudo por igual.
@@alexlier2743 tem restaurantes que eu vou, que quando estamos saindo, os funcionários gritam "iterashai".
@@Maria.Silva406 , é verdade tem alguns.
Acho interessante mencionar que o "WA" está no termo "wabi sabi", que tbm é um conceito muito amplo e importante no Japão, e num resumo pobre significa valorizar a beleza das coisas simples, imperfeitas e inconstantes, aceitando e aprendendo a viver com isso sem sofrer. Eu acho um conceito incrível e vale a pena qualquer um interessado pesquisar mais sobre.
Edit: não é o mesmo "WA" gente, mas ainda vale a informação 😁.
O conceito do wabi sabi é realmente interessante, mas, apesar de ter o mesmo som do Wa da reportagem, não é o mesmo kanji (ideograma).
Apesar da mesma “leitura” (wa) utilizamos outro kanji para wabi-sabi (侘寂) diferente do utilizado no conceito 和 (wa) apresentado na belíssima reportagem.
Wabi Sabi 侘び寂び
@@yatiesumizuka sim, essa é outra forma alternativa de escrever wabi-sabi incluindo o hiragana bi (び) na palavra junto com o 漢字 (kanji).
@@Guilap Ah, não sabia, só supus. Muito obrigado pela informação!
Muito bom!
Essa moça é um grande talento.
Sou japonesa pura e é interessante ver o Japão pelo ângulo como os estrangeiros olham o meu país! A frase que você recebe quando entra nas lojas e nos restaurantes é "Irasshaimase". "Okaerinasai" é quando você recebe sua família que chega em casa, tipo seja bem-vindo de volta. Omotenashi é muito bom quando você recebe, mas quando você dâ é chato às vezes. Já trabalhei na loja de conveniência e tal lugar e eu falava "Irasshaimase" toda hora como robô. rs
Muuuito bem colocado!!! Irasshaimasee
@@kenjisimplesmenteNão são dois EE no fim. Obrigado.
4:08 O termo correto é Irasshaimase. Okaerinassaimase é usado quando alguém volta para casa, ou para o local onde ele geralmente estava, o local de trabalho, sua cidade ou até mesmo o País. O vídeo mostra Um Maid Café, onde eles simulam que o cliente é o patrão e ele volta para casa.
@@amp7468 Não é usado apenas Maid Cafés, okaerinassaimase é a forma mais polida, okaerinassai é normal e okaeri é para pessoas com quem voce não precisa ser formal, sua família, seus amigos. Pessoas importantes são recibidas com okaerinassaimase, hotéis de luxo também usam, secretários pessoais e empregados domésticos também podem usar a forma polida.
Pais milenar e de moral e cultura exemplar. Não é de se explicar porque é um dos melhores do mundo. Amo o 🇯🇵🇯🇵🇯🇵🗾
Discriminar os descendentes de japoneses apenas por não terem nascido lá? Um país bem racista e xenófobo.
Todo país tem seu lado ruim...
Não se pode discriminar um povo por uma experiência Ruim. Eu mesmo sou filho de japonesa com negro, nunca sofri preconceito no Japão ou por japoneses. Sofri mais no Brasil mesmo quando criança, quando se usavam apelidos pejorativos ou mesmo "puxando os olhos "... Enfim acredito que exista laranjas podres em todas as nações, mas não se pode falar que todo o país é assim. Amooo o Japão, e sua população é extremamente gentil, empática, cordial e educada.
@@jeffmesquita8237 igual o Brasil
@@jeffmesquita8237 quem disse que os descendentes são discriminados apenas por não terem nascido lá? Nos anos 80 quando os descendentes começaram a voltar para o Japão foram muito bem recebidos, o Brasil estava em alta lá, japoneses pagavam pau para Ayrton Senna, Zico e outros famosos da época. A primeira queimada de filme dos brs aconteceu na grande crise da economia japonesa, os descendentes já sabendo que iriam retornar ao Brasil fizeram compras, dividas, essas que nunca iriam ser pagas, deram calote na maior cara de pau. Hoje em dia a maioria de descendentes que imigram para lá é para ser peão, ou seja, provavelmente não possuem boa escolaridade, educação, princípios, ética, moral, honestidade, aí chega lá só faz cagada, não aprende o idioma local, não respeita regras, furta, rouba, faz baderna e depois vem com mimimi dizendo que sofreu xenofobia e racismo. Dou toda a razão para os japoneses terem pé atrás com brasileiro. Hoje em dia não tem nenhum país de primeiro mundo em que imigrante brasileiro será bem vindo, infelizmente os brasileiros honestos estão pagando o pato pelos desonestos.
O Japão saiu do buraco e se tornou exemplo de potência. O Brasil é uma potência que nunca saiu do buraco.
O Japão no pós guerra foi reformado pelos americanos para ser essa potência, senão o país cairiam nas mãos dos Russos.
@@kowalski296 O objetivo nunca foi a destruição total, antes mesmo do fim da guerra, os EUAs já planejavam como esses países iriam ajudá-lô a lutar com a URSS, por exemplo a Alemanha Ocidental reascendeu em menos de 10 anos.
@@kowalski296 AINDA BEM QUÊ? O JAPÃO NÃO SER....? TORNOU: UMA SEGUNDA CORÉIA DO NORTE!
Rapaz já trabalhei no Japão, se o Brasil fosse tocado pelos japoneses iriamos bater de pau em todas as nações, mais iriamos morrer de tanto trabalhar.
Brasil tem um grande potencial, de se tornar a segunda África.
Minha religião de hoje em diante é a Camilla Veras Mota falando japonês.
Lacrou, mona! Fada sensata, sem defeitos!
@@ganimedesapolo3578 doente
@@ganimedesapolo3578 doente!
Ela arrasa👏👏
@@ganimedesapolo3578 kkkkkkk
A respeito do omotenashi, "okaerinasaimase" (bem vindo de volta) é usado apenas nos "Maid Cafe" (como foi mostrado no video). O termo mais comum seria "irasshaimase" (bem vindo).
Obrigada Fernando. 🙌rs O resto do vídeo ta perfeito.
eu ia comentar isso tb
Quando o esposo volta para casa após o expediente, as donas-de-casa os saúdam com um coloquial 'okaeri'.
É verdade.
@@Idonteatdog seja no retorno para a sua casa ou para o trabalho, normalmente sempre se sauda primeiro com tadaima e lhe é respondido com okaeri, não necessariamente precisando ser um homem.
Gente, a Camilla é simplesmente minha fonte principal e preferida de entretenimento informativo. Eu sou fã demais dela e de outras e outros profissionais da BBC News Brasil. Parabéns e muito obrigada pelo trabalho incrível!
Já vi aqui mesmo no You Tube, várias pessoas que pretendem aprender a cultura japonesa em poucos meses. Eu contestei veementemente. É algo quase impossível isso. A língua japonesa básica pode sim, ser aprendida em poucos meses, mas a língua japonesa em sua integralidade leva anos para ser assimilada, aprendida. O ideal é ir ao Japão e morar lá por alguns anos até aprender tudo. Ler, escrever, os costumes, a conversar, a religiosidade, a se relacionar com os japoneses, compreender o estilo de vida deles. Ou seja: É uma infinidade de coisas para se aprender. Quando se fala em entender melhor a cultura japonesa, estamos falando disso.
Perfeitamente colocado tal ponto sobre a “Constituição” de Shōtoku Taishi (聖徳太子十七条憲法). Todavia, vale dizer que, segundo a doutrina constitucional japonesa, não podemos considerar esta “Constituição” como sendo uma real Constituição aos moldes do constitucionalismo. Todavia, fora um grande passo “jurídico”. Em seu bojo vemos a expressão, citada no vídeo, “和をもって貴しとなす“ , que podemos traduzir nesta lapidar máxima: “tudo o que fizeres, fazes com o propósito de ser pessoa de bem.”
Uma reportagem sobre a cultura Brasileira seria interessante.
Nossa culinária, a capoeira, nossas relações sociais, etc.
Iria ser uma reportagem enorme, existe varios "Brasil" dentro do Brasil.
@@elizabethcarvalho6867
Seria interessante destacar aquelas mais "originais", e que nos tornam únicos na América Latina. Como a Capoeira, as Festas Juninas, o Pinhão, a Feijoada, a Bossa Nova, etc.
Mas a gente já conhece nossa cultura, temos que conhecer a inconhecivel, n a conhecivel
@Isa adora pinto
Porque o brasileiro se auto sabota, se menospreza sempre nos comparando a outros povos e regiões, e se esquece que somos muito originais em várias coisas.
Nós merecemos.
O Brasil é um país extremamente difícil de traçar uma cultura,devido a pluralidade involuntária da população,muitas coisas são variantes!
Por exemplo,nós poderíamos colocar umbanda e candomblé como pontos importantes da cultura brasileira e até divisórios...porém, uma grande maioria da população cristã acharia isso até ofensivo (e devemos lembrar que os cristãos são mais de 60% da população do Brasil)!
Então ficaria absurdamente difícil traçar um padrão do que seria o típico e natural no Brasil
Adoro o Japão! Japonês disciplinado, eficiente e resiliente nos piores momentos. Aqui no Brasil só piora.
Arigatô para todos!
Sou fascinado pelo Japão, acho a cultura, arte, educação, música e a organização muito incrível e fora do normal, o povo japonês é claramente mais evoluído graças a magnifica cultura milenar, são muito talentosos e dedicados, deveríamos aprender com eles.
Nah obrigada. Mil vezes africanos e nativos americanos. E hindus.
Vale lembrar que おかえりなさいませ não é muito comum, é mais usado em maid cafe, meio como que entrando no personagem, de uma maid recebendo o seu "senhor". O comum mesmo é いらっしゃいませ.
Ia comentar isso também.
Eu morei lá e não lembro de ter escutado essa expressão. De fato, irashaimase é bem mais comum.
Vai depender muito o lugar que voce visitar, ja que os lugares exclusivos ou saloes de cha ao estilo meiji ou comecos do showa e usado o okaerinasaimase, (お帰りなさいませ) que literalmente seria "seja bemvindo novamente"
Vídeo realmente muito bom. Parabéns! Acredito que muitos japoneses não saberiam explicar sobre a própria cultura e seus aspectos da forma como foi apresentado no vídeo. Simplesmente eles são inseridos na sociedade e acabam replicando esse comportamento de forma mecânica e é exatamente esse o propósito. Quando alguém decide levantar um questionamento, acaba sendo de alguma forma isolado, afastado, por não se enquadrar nesse sistema. Por isso vemos a dificuldade de adaptação dos estrangeiros que aqui vivem, o número crescente de jovens nativos que querem viver no exterior, doenças psicológicas e por aí vai. Não estou dizendo que esse sistema seja ruim, tem muitos bons aspectos, mas pode ser uma faca de dois gumes em algumas situações. É uma discussão complexa pois trata-se de um comportamento humano e o ser humano é complexo. São 18 anos vivendo aqui, já vi muita coisa. Obrigado pela matéria !!👍
É muito interessante ver que este país preserva sua cultura e a usa como forma de perpetuação do respeito. Não sou versado na cultura japonesa, mas creio que assim como a brasileira e as demais espalhadas pelo mundo, é única em seus aspectos de perpetuação, respeito, união e tantos outros adjetivos.
Sim! Cada cultura é única e tem sua beleza própria. Moro no Japão e tenho que admitir, ainda não decifrei os japoneses por completo. A cultura e o jeito de pensar deles é simples e complexo ao mesmo tempo.
@@elizabethcarvalho6867 Que massa, não há nada melhor do que estar dentro do próprio país e conhecer ao vivo e a cores como funciona os sistemas que o compõem. Não sei de suas lutas até você chegar aí, digo, morar neste país, mas você tem algo valioso em mãos, a inserção total na cultura. Isso é massa.
S2
É bom tambem conhece outro lado da historia deles, nem tudo sao flores e ninguem e santo.
@@aderlonms fica quietinho que tu ganha mais.
Morei no Japão e digo.Os japones quando e XENÓFOBO o bicho pega,ele vai fazer da sua vida ou estadia no Japão um inferno,ja se vc pegar um japones que gosta de estrangeiro ele vai te tratar como REI o que e pouco provável,pq 80% dos japoneses odeia estrangeiro.
Camila você é uma das comunicadoras mais cativantes da lingua portuguesa, sua didatica, tom de voz, seu tempo é perfeito. Continue brilhando e nos educando todos os dias. Obrigado
Aprender sobre cultura de um pais tb é muito importante para quem está aprendendo a lingua do mesmo é uma técnica q se chama imersão.
É meme é?
Camila Veras Mota é tão boa jornalista que eu poderia ouvi-la o dia inteiro, e ainda assim, querer mais. Parabéns pela matéria.
Sou estudante da língua e cultura japonesa há um bom tempo. Adorei a explicação! Futuramente vou até passar esse vídeo para meus alunos!
O Japão é um país maravilhoso com uma cultura incrível.
Amo a didática da equipe BBC e essa jornalista incrível!!!! São nítidos o zelo e cuidado ao transmitir as informações!! Obrigado por tanto!
É desse tipo de conteúdo que precisamos ver toda semana.
Parabéns Camila V. Mota!
A BBC News é maravilhosa, meu deus quanta qualidade !
Sensacional..... Como sempre é! - BBC com os melhores conteúdos e Camila sendo essa profissional incrível e que tem nossa admiração!
Finalmente alguém pra explicar que a cultura do Japão não é só anime e jogo da Nintendo.
Camila sempre se destaca em qualquer matéria. Prende nossa atenção.
Só um adendo, iterashai é usado pra que está saindo e nem sempre é usado no comércio, em casa é muito usado, quando o cliente entra é usado o irashai, em casa é okaerinasai.
E geralmente as sílabas são lindas sem diferença fonética, por exemplo ela como se fosse washokuu e o correto é wa sho ku, tudo por igual.
Camilla icônica, melhor de todas! Amo ouvir sua voz e a forma que tu explica.
A BBC está de parabéns por esse tipo de matéria, pois fica claro que não tem interesse de manipular a massa e sim gerar conhecimento. Parabéns!!!
A reportagem está quase perfeita.
Quando vamos aos estabelecimentos comerciais no Japão, geralmente eles falam “Irashaimase“, que quer dizer bem-vindo. “Okaerinasaimase” é usado nos cafés “Meido-café”, onde nerds vão ser atendidos pelas meninas fantasiadas.
Estava prestes a falar a mesma coisa.
Camila nunca erra nas pautas. Parabéns.
parabéns Camila!Você é muito boa em informação,paz e harmonia,uma utopia que é necessária mas o egoísmo a ofusca,receber bem uma pessoa é algo muito agradável.
Sou uma pessoa simples, se eu vejo um vídeo da Camilla já dou um like.
Meu encanto por Vc, Camilla, continua, msm sem saber o seu canal, e sem saber se um dia vou ter a honra de te ver pessoalmente!
Muito sucesso!
MUUUUUUUIITO interessante... vou pesquisar mais... muito obrigado pela reportagem incrível
Não importa o assunto, se for a Camila eu vejo!
Esse cumprimento é um gesto lindo de respeito !!!!!
Regras. Tudo o que o Brasil precisa. Qnt a matéria: Camila! Camila! Camila!!! Camila qnd vc tá aí no vídeo fico com mais vontade de aprender!
Único veículo que deixa comentários abertos. Nossa. Muito bem feito. Não há o que temer.
Há muitos caminhos no mundo. Mas todo o japonês devido a história milenar do Japão conhece dois caminhos principais: O caminho do medo e o caminho da verdade. Quem tem medo não fala a verdade. E quem fala a verdade não tem medo. Quem não fala a verdade vive de joelhos e quem não conheçe a verdade não vive na realidade... Foi ai então, que veio o Buda.
Muito obrigado pelos esclarecimentos. Eu sou admirador do povo japonês
Que lindo, ela fala com sotaque! Maravilhoso o vídeo. Domo arigato.
Parabéns Camila, até na pronúncia você acertou.
Acho isso sinal de respeito com minha cultura.
Camila-san, arigatou gozaimasu!
Mais uma reportagem excelente e incrível da Camilla Veras Mota. Parabéns pelo trabalho da jornalista e de toda a equipe da BBC News aqui no youtube.
*Adoro o japao, país incrível e único, ainda vou visitar 😍😍😍❤*
Me gustó mucho el video! ありがとう!(Arigatou) Saludos desde Japón 🇯🇵
Excelente reportagem e vídeo! Texto brilhante e trilha sonora idem somado a ótima performance da jornalista em comunicar o texto. Parabéns!
Excelente, muito bom conhecer mais um pouco da cultura Japonesa, realmente muito unica!
Os vídeos da BBC tem sempre conteúdos muito interessantes. E parabéns para a Camilla, sempre carismática.
Maravilhosa, obrigada a informação!
Com certeza, meus filhos ouviram muitas informações desse canal da bbc. :)
Eu amo o Japão, é como minha segunda casa, depois do Brasil.
Fico feliz, que os brasileiros ame, respeitem e ser interessarem com os japoneses e asiáticos. (Não generalizando)
Isso é gratificante para mim e muitos, agradeço por sempre nos ensinar cada vez mais, um dia poderei conhecer e talvez ficar um tempo por lá! :)
Tenho um amigo dekasseguí solteiro 30 anos, se interessa ?
4:14 Moro no Japão, mas nunca ouvi essa palavra quando entro em algum estabelecimento, não seria いらっしゃいませ (Irasshaimase), seja bem vindo?
São as garotas, garçonetes do " meido café", que tratam os clientes como patrão e os chamam de " goshuujin- sama". Tinha alguns no bairro de Akihabara, em Tóquio a alguns anos. E você está correto, o comum é o " irasshaimasê" mesmo. Okairinasaimasê, é usado mais em hotéis que você já esteja hospedado, quando retorna de algum compromisso.
Cara, esse canal foi um grande achado pra mim. Tenho descorberto assuntos interessantíssimos e explicados com riqueza de detalhes. Parabéns, BBC!
Sempre uma alegria ver suas postagens .
Quando vejo a Camilla Veras Mota no meu feed eu ja sei que tem uma materia muito bem feita vindo ai. Nao perco uma!
Acabei de cagar
O Japão é um país encantador.
Incrível como culturais são criadas pela região
Uma porção de terra que floresce costumes humanos
Inteligente demais essa jornalista, tai doido
Achei muito interessante a parte das saudações, eu não sabia que tinha diferença no grau de inclinação
O mundo precisa de mais Japão
O planeta terra vai ser engolido pelo sol a alguns anos, Todos nos vamos morrer e essa cultura japonesa vai sumir no espaçi
A cultura japonesa é muito legal mesmo. 👏👏👏, mais uma delícia de reportagem, Camila, meus parabéns.
Separou muito bem os pontos já mastigadinhos para gente, muito bem escrito o roteiro, até um leigo no assunto conseguiu entender alguma coisa
MARAVILHOSO vídeo, Camila!!!
Perfeito ♥️
Acabei de cagar
Sim
que lindo país... amo demais
@Aldrovanesilva Conceição amar não é um dever
@Aldrovanesilva Conceição pq?
Eu amo a cultura e literatura japonesa principalmente quando assistia às obras dragon ballz, Naruto etc
As reportagens dela são muito boas !
Ótima matéria. Explica de maneira clara e fácil de entender(pelo menos para mim), no entanto, algo que vem me incomodando há algum tempo é que vejo muitas matérias faltando letras em suas legendas. Tirando isso, está tudo excelente!
Arigatô pelo vídeo indo trabalhar, boa noite a todos, bom descanso e bom final de semana.
Que prazer ouvir essa jornalista!! Camila, vc é incrível.
Gosto muito dessa jornalista!
Excelente! Admiro muito a cultura
um dia quero conhecer o Japão acho um país muito top
Eu também
Vcs vão amar ❤️
Turístico é lindo o Japão , agora morar aí o bicho pega
Show
@@GiseliFRMoura não entendi, por quê?
Puxa uma verdadeira aula. Arigatou gozaimasu!
Adorei o vídeo e adoro a narração da Camilla 🙏🏻💖🌹
Acabei de cagar
@@juanpedro4083 boa
Parabéns à maravilhosa equipe da BBC Brasil
Adoro essa apresentadora 🥰
Parabéns pelos vídeos Camila Veras Mota!!! Sempre diferenciado!
Você é uma jornalista muito boa. Os temas e a qualidade são excelentes.
Excelente! Adorei, gostaria de saber mais sobre o Japão!
Ai, esse video so me tirou a vontade de conhecer o Japão q eu tinha.
Como apresenta bem, amei o vídeo
Olha, as saudações são bem rigorosas e pontuais,, pois trabalho na área de transporte,,, fiz uma diária com um japonês, de 09 hs da manhã até as 17 hs, na saída da embaixada do Japão ,ele chegou até o veículo com um outro japonês, mas o próximo destino , teria que colocar no navegador, e tive dificuldades em localizar, mas o que o acompanhou até o veículo, enquanto o carro não se movimentava, o japa não parava de saudar,, e o Japão dentro do carro falou bora p___a, kkjj
Mandou bem DEMAIS Camilla!!!!! TOP!!!!!
Eu amo esses vídeos da BBC.
Eu sirvo à Camilla Veras Mota
Okaerinasaimase, juro por Deus é a primeira vez em 30 anos que ouso falar dessa forma.
É keigo dos bravos😳😁
Metrópoles sim é dessa forma, tudo muito regrado e difícil.
Coisa Linda.O Japão
ありがとうございました、カミラちゃん 。
Ahhhh Obrigada por esse vídeo maravilhoso!! 🙇🏼♀️
Vivendo e aprendendo!
Minha impressão é que a Camila falando japonês é tão kawaii! ^.^
Camilla arrasando no japonês! Maraaa!
Realmente a Informações são de muito interés para mantenernos informados desta pandemia
Camilla... Parabéns!