[Casos de ECO] Aneurisma Basal Inferolateral por Doença de Chagas

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 7 сен 2024
  • Nem toda alteração segmentar é por doença coronária! A Miocardiopatia Chagásica também é classicamente atribuída ao desenvolvimento de alterações segmentares, em especial na região apical e no segmento basal da parede Ínferolateral. Lembrem sempre disso: Só podemos confirmar ou afastar Doença Coronária após fazer exames específicos para a pesquisa de obstrução coronária e/ou isquemia miocárdica.
    .
    Essa paciente chegou no PS com um quadro clássico de ICC descompensada, a princípio sem sinais de má perfusão, mas com sinais e sintomas de congestão direita e esquerda. No ECO, apesar de uma contratilidade até próxima do normal em muitos segmentos, a função sistólica fica bastante comprometida não só pelo aneurisma, mas também pela Insuficiência Mitral Importante - que leva inclusive a uma superestimação da Fração de Ejeção que fica entre 30-35% na minha opinião.
    .
    E a Insuficiência Mitral?
    Esse é mais um caso de IMi secundária, devido ao tracionamento valvar (mais acentuado da cúspide posterior) pela presença de alteração segmentar nas paredes Lateral e Inferior. E a Insuficiência é, sem dúvidas, importante: temos um jato largo, de alta velocidade, que atinge a parede posterior do AE e preenche até as veias pulmonares já na análise do Doppler Colorido! No Doppler Contínuo também vemos um sinal denso e holossistólico.
    .
    Caso com imagens bonitas e que vale guardar pra lembrar essa característica bem típica da Miocardiopatia Chagásica!
    .
    Esse é um caso publicado originalmente no instagram @ecodescomplicado . Se você se interessa por Ecocardiografia e quer ver casos como esse, me acompanhe por lá, onde posto conteúdo quase diariamente!
    .
    Instagram: / ecodescomplicado

Комментарии •