Na cidade onde moro, os professores temporários não recebe nenhum desses direitos. Trabalham 40 horas e só recebem no máximo 1 salario e meio. Esses "direitos" são todos lindos e perfeitos no papel, uma pena que na prática isso não acontece
Infelizmente, Pedro! Temos muitos professores sendo lesados! Trabalho há anos em favor da classe e vejo tantos absurdos! Mas há possibilidade de requere-los judicialmente!
Queria um vídeo falando dos limites das cobranças das escolas como grupo de WhatsApp (mensagens sem limites de horário horários, fins de semana, feriados) e também cobrança para além das horas aulas pagas pela escola.
Olá clemin! Bom dia! Boa sugestão! Muito obrigada! Mas saiba que toda a atividade prestada fora do horário de contratação deve ser paga! Tem um vídeo aqui que eu gostaria de indicar e que se aplica ao seu questionamento! ruclips.net/video/w16xZYUpglI/видео.html
Parabéns por esse vídeo. tenho uma pergunta: dou 10 aulas por semana, e a escola exige que os professores participem de uma reunião toda semana (toda quarta) fora os planejamentos, elaboração e correção de provas e etc. caso falte nessas reuniões, é descontado na folha. tá certo isso.
Olá, meu nome é kaylane! Tenho 19 anos e consegui um emprego em uma padaria, lá eu trabalho de 05:00 da manhã, até as 18:30, e tiro 2 horas de almoço. Trabalho segunda, quarta e sexta numa semana, e na outra segunda guarda sexta, sábado e domingo, direto só no domingo q saio as 12:00 e ainda volto 17:30 para colocar pão para o outro dia, e meu salário é 1200 e ainda pago o inss e não ganho mais nada, eu acho uma exploração, e ainda trabalho sozinha, e faço de tudo na padaria desde atender, fazer pão, na área da limpeza e cortar os frios 🤦🏽♀️🥴 fico muito cansada, não tem plano de saúde nem sexta basica, queria pedir sua opinião, se poderia né dizer o que posso fazer?
Olá kaylane! Tudo bem!? Vejo muitas irregularidades no seu contrato de trabalho? A senhora vem recebendo fgts todo mês? Tem carteira assinada? Podemos te ajudar. Vou deixar o contato do escritório! (79)99877-5874
Até hoje sofro com essa exploração como horista.....😢 Estou trabalhando para 40h em 13 dias nao consecutivos e a instituição so vai pagar no dia 15 do próximo mês .😮 é correto isso??
Gostei muito do vídeo, mas o universo do trabalho do professor é muito extenso, sou professora horinha em uma escola particular, não trabalho todos os dias, pois trabalho com uma única disciplina, não recebo horatividade, não tenho carteira assinada ou contrato de trabalho, ganho 15 reais hora/aula e em eventos da escola o mesmo valor por hora. Já estou na empresa à 4 anos e quero sair. Nesse caso como calcular o valor da minha recisão?
E quando a empresa lhe determina uma data para concluir determinada atividade, tendo ciências que impossível comprir em sala de aula e solicita que seja feita em seus dias de descanso. Há alguma lei que fale sobre isso?
Gostaria de saber referente reuniões coletivas, sugerindo que os professores evitem ir ao banheiro e caso necessitem peça a um aluno ir a direção solicitar que alguém vá até a sala de aula para que só assim o professor saia para atender suas necessidades fisiológicas. Particularmente acho exposição demais.
O empregador que limita a ida do empregado ao banheiro pode estar sujeito ao pagamento de indenização por danos morais! Como a senhora bem colocou, estamos falando de necessidades fisiológicas! Temos casos aqui nesse sentido de empregados que foram reparados com indenizações por exigências semelhantes!
Estou trabalhando na escola fazem 6 meses, agora recebi uma proposta em outra escola e vou pedir demissão. Neste caso, onde eu estarei pedindo demissão, a bolsa escolar integral da minha filha permanece até o fim do ano letivo?
Olá! Desculpa, Não entendi o questionamento! Mesmo sendo aula on-line, se o médico determina que se afaste por 14 dias, não deverá prestar serviço por este período! Entregue o atestado ao seu superior! Ou envio-o por e-mail!
A creche pública do meu filho tem reunião 1x por mês, durante a semana. Com isso, as crianças tem "folga" 1x por mês e isso dificulta a minha posição no trabalho, bem como minha esposa. Isso força gastar dinheiro bom babá, sendo que nós conseguimos vaga na creche pública porque nossa renda é baixa. Sendo assim, gostaria de saber se existe uma segurança jurídica para a creche ficar com as crianças ou se os professores devem fazer as reuniões em finais de semana? Outra coisa, em relação aos jogos do Brasil na copa, existe um decreto, nº 24.438/2022 (PMF) de 21/11/2022, a qual a creche usou como "desculpa" pra não ter atendimento no horário dos jogos. Existe alguma possibilidade jurídica que garante aulas TODOS OS DIAS (segunda a sexta) para as crianças, em creche pública, enquanto os pais trabalham?
Boa tarde Rafa, tranalho das 9;00 as 19;00 em uma escola particular e agora a diretora disse que preciso chegar 1 hora antes para jora atividade, isso esta correto?
Minha esposa pediu demissão ela ainda tá cursando mais a carteira era assinada com um salário mínimo e a gestora falou que ela não tem direito a nada tá certo saiu com 10 meses de trabalho
O caso requerer uma análise de forma mais aprofundada! Possa ser que, pelo fato de não ter cumprido aviso prévio, este valor tenha sido descontado da rescisão.
Olá, por favor me tire uma dúvida! Eu passei em 1° lugar num concurso para professor estou desempregada e gostaria de saber se tem chances de convocacoes para professores começar agora em janeiro para começar o ano letivo de 2024, visto que foi finalizado e homologado na mesma semana, isso foi em novembro. Me dê sua opinião, por favor! Me ajude! Desde já agradeço!
Eu trabalho em curso de inglês . As horas que preparamos às aula em casa tbm não deveriam ser pagas pela empregador? Ou a legislação é diferente para esses casos?
Depende, pode ser que tenha previsão em norma coletiva determinando o pagamento dessa “hora atividade”. Tem que analisar a norma coletiva aplicada a sua categoria na sua localidade!
Olá, moro em cidade diferente do local de trabalho, se eu receber as 2 primeiras aulas da tarde e tiver que ficar para a noite, esse tempo entre as 3 últimas aulas da tarde e a aula da noite deve ser contado como janela ? Ou quem sabe como tempo a disposição ? (pois terei que ficar na escola visto que moro em outra cidade distante da escola e não faz sentido voltar na 3ª aula da tarde pra casa e depois voltar pra escola pra dar aula de noite).
Não necessariamente! A não ser que você fique trabalhando ao longo desse intervalo ou mesmo que seja ajustado com o empregador que estará à disposição!
Ola, querida, tudo bem? Gostaria de saber sobre a quantidade de alunos em sala. Sou professora na educação infantil, especificamente de 3 anos de iadade, e tenho uma auxiliar. Acontece de haver alguns acidentes em que as crianças se machucam. A escola exige que os alunos nao se machuquem, mas eu nao poderia controlá-los, pois seus atos sao imprevisíveis. Penso que por ser uma turma de educação infantil, deveriam ser matriculados no máximo 10 ou 13 alunos, para que houvesse qualidade de ensino, cuidado e atenção. Devo ressaltar que, a escola visa muitos conteúdos e exige atividades lúdicas, de maneira a não olhar para o professor, que precisa se desdobrar para concluir as metas da instituição. As vezes os alunos dizem coisas que nao aconteceram para os pais, coisas que eu nao disse. Comecei a ficar com medo, pois a escola não olha para o lado do professor.
Milena, eu entendo o que fala! E é perceptível que quer dar o seu melhor e que não está encontrando situação e ambiente para tanto! Aqui, tudo vai depender da análise do contexto da sua relação de trabalho! Se, por exemplo, há cobranças de metas inatingíveis ou mesmo se recebe penalidade- de forma intencional- pelo fato de um aluno ter se machucado ou algo nesse sentido, pode, a depender do caso, se configurar uma situação de assédio moral!
@@milenakran3809 querida, fico sentida com toda a situação! Qualquer coisa que precisar, estamos a disposição! E parabéns pela profissão! Vocês tem todo o meu respeito e a minha admiração! 🙏🏻
Por favor me ajuda ,me tira uma dúvida eu sou professora e tenho carteira assinada ela faz agente tira féria se ser no tempo como agora em dezembro estou em casa e não vou receber em janeiro porque não trabalhei em dezembro isso é certo ?
Olá janeide! A senhora trabalha em escola ou universidade! Deve receber sim o valor! Não existe isso! Deixarei aqui o nosso contato pra eventuais dúvidas (79)99877-5874
Por que Essa a leis não revigora pra todos ,por o trabalho e o mesmo. Porque temporário é desvalorizado não pode cobra a lei ,se não é demetido não é justo isso .que lei é essa.
Olá leyssa! Seja bem vinda ao canal advogando com rafa! Indico que a senhora procure um advogado de sua confiança para analisar o seu caso e requerer o que lhe é de direito!
Doutora Rafa, sou professor da rede pública aqui do Estado de Pernambuco. Amanhã, 08/09, a atual governadora decretou ponto facultativo em todos os órgãos da administração direta e indireta. Porém, a gestora da minha escola está exigindo que a gente dê expediente nesta sexta-feira alegando que caso a gente venha descansar amanhã teremos que pagar este expediente em outro momento por conta dos 200 dias letivos. Ela tem razão?
Não! Jamais! Licença paternidade é uma especie de licença remunerada! A falta é justificada! Continuará recebendo sem precisar dar aulas ao longo do período! Se trabalhar além do horário de contratação para suposta “reposição”, deverá receber horas extras para tanto!
Não existe lei específica sobre essa situações, mas, o caso deve ser analisado de forma individualizada para ver se há acúmulo de função ou mesmo trabalho em horário extraordinário.
Na janela o professor prepara aulas e atualiza diarios, ele não descansa n, e temos que regstrar o que fazemos em um caderno de presença
Na cidade onde moro, os professores temporários não recebe nenhum desses direitos. Trabalham 40 horas e só recebem no máximo 1 salario e meio. Esses "direitos" são todos lindos e perfeitos no papel, uma pena que na prática isso não acontece
Infelizmente, Pedro! Temos muitos professores sendo lesados! Trabalho há anos em favor da classe e vejo tantos absurdos!
Mas há possibilidade de requere-los judicialmente!
Queria um vídeo falando dos limites das cobranças das escolas como grupo de WhatsApp (mensagens sem limites de horário horários, fins de semana, feriados) e também cobrança para além das horas aulas pagas pela escola.
Olá clemin! Bom dia!
Boa sugestão! Muito obrigada!
Mas saiba que toda a atividade prestada fora do horário de contratação deve ser paga!
Tem um vídeo aqui que eu gostaria de indicar e que se aplica ao seu questionamento! ruclips.net/video/w16xZYUpglI/видео.html
Parabéns por esse vídeo. tenho uma pergunta: dou 10 aulas por semana, e a escola exige que os professores participem de uma reunião toda semana (toda quarta) fora os planejamentos, elaboração e correção de provas e etc. caso falte nessas reuniões, é descontado na folha. tá certo isso.
Olá, meu nome é kaylane! Tenho 19 anos e consegui um emprego em uma padaria, lá eu trabalho de 05:00 da manhã, até as 18:30, e tiro 2 horas de almoço. Trabalho segunda, quarta e sexta numa semana, e na outra segunda guarda sexta, sábado e domingo, direto só no domingo q saio as 12:00 e ainda volto 17:30 para colocar pão para o outro dia, e meu salário é 1200 e ainda pago o inss e não ganho mais nada, eu acho uma exploração, e ainda trabalho sozinha, e faço de tudo na padaria desde atender, fazer pão, na área da limpeza e cortar os frios 🤦🏽♀️🥴 fico muito cansada, não tem plano de saúde nem sexta basica, queria pedir sua opinião, se poderia né dizer o que posso fazer?
Olá kaylane! Tudo bem!?
Vejo muitas irregularidades no seu contrato de trabalho? A senhora vem recebendo fgts todo mês? Tem carteira assinada?
Podemos te ajudar. Vou deixar o contato do escritório! (79)99877-5874
Até hoje sofro com essa exploração como horista.....😢
Estou trabalhando para 40h em 13 dias nao consecutivos e a instituição so vai pagar no dia 15 do próximo mês .😮 é correto isso??
O correto é que o salário seja pago até todo dia 5º dia útil do mês!
Gostei muito do vídeo, mas o universo do trabalho do professor é muito extenso, sou professora horinha em uma escola particular, não trabalho todos os dias, pois trabalho com uma única disciplina, não recebo horatividade, não tenho carteira assinada ou contrato de trabalho, ganho 15 reais hora/aula e em eventos da escola o mesmo valor por hora. Já estou na empresa à 4 anos e quero sair. Nesse caso como calcular o valor da minha recisão?
E quando a empresa lhe determina uma data para concluir determinada atividade, tendo ciências que impossível comprir em sala de aula e solicita que seja feita em seus dias de descanso. Há alguma lei que fale sobre isso?
Essa solução pode configurar um assédio moral! Todavia, claro, Todo o contexto deve ser analisado!
Gostaria de saber referente reuniões coletivas, sugerindo que os professores evitem ir ao banheiro e caso necessitem peça a um aluno ir a direção solicitar que alguém vá até a sala de aula para que só assim o professor saia para atender suas necessidades fisiológicas. Particularmente acho exposição demais.
O empregador que limita a ida do empregado ao banheiro pode estar sujeito ao pagamento de indenização por danos morais! Como a senhora bem colocou, estamos falando de necessidades fisiológicas!
Temos casos aqui nesse sentido de empregados que foram reparados com indenizações por exigências semelhantes!
@@advogandocomrafa6160 e no caso de ser instituição pública? o gestor ou a prefeitura seria responsável?
Como é calculada as ferias de professor no mes de julho e dezembro
Estou trabalhando na escola fazem 6 meses, agora recebi uma proposta em outra escola e vou pedir demissão. Neste caso, onde eu estarei pedindo demissão, a bolsa escolar integral da minha filha permanece até o fim do ano letivo?
Tenho que dar aula on-line quando apresentar atestado médico onde preciso me afastar do ambiente escolar por 14 dias?
Olá! Desculpa, Não entendi o questionamento!
Mesmo sendo aula on-line, se o médico determina que se afaste por 14 dias, não deverá prestar serviço por este período! Entregue o atestado ao seu superior! Ou envio-o por e-mail!
A creche pública do meu filho tem reunião 1x por mês, durante a semana. Com isso, as crianças tem "folga" 1x por mês e isso dificulta a minha posição no trabalho, bem como minha esposa. Isso força gastar dinheiro bom babá, sendo que nós conseguimos vaga na creche pública porque nossa renda é baixa.
Sendo assim, gostaria de saber se existe uma segurança jurídica para a creche ficar com as crianças ou se os professores devem fazer as reuniões em finais de semana?
Outra coisa, em relação aos jogos do Brasil na copa, existe um decreto, nº 24.438/2022 (PMF) de 21/11/2022, a qual a creche usou como "desculpa" pra não ter atendimento no horário dos jogos.
Existe alguma possibilidade jurídica que garante aulas TODOS OS DIAS (segunda a sexta) para as crianças, em creche pública, enquanto os pais trabalham?
Professor do Ensino Básico Estadual precisa repor os dias em que esteve afastado com atestado médico?
Nos professores temos direito ao recesso remunerado, tanto em julho quanto em dezembro?
Fui contratado em janeiro 2024, tenho direiro ao recesso de julho ?
Boa tarde Rafa, tranalho das 9;00 as 19;00 em uma escola particular e agora a diretora disse que preciso chegar 1 hora antes para jora atividade, isso esta correto?
Minha esposa pediu demissão ela ainda tá cursando mais a carteira era assinada com um salário mínimo e a gestora falou que ela não tem direito a nada tá certo saiu com 10 meses de trabalho
O caso requerer uma análise de forma mais aprofundada! Possa ser que, pelo fato de não ter cumprido aviso prévio, este valor tenha sido descontado da rescisão.
Queria tirar uma dúvida. Entrei em recesso em dezembro, minha carteira é assinada. Recebo em janeiro?
Olá, por favor me tire uma dúvida! Eu passei em 1° lugar num concurso para professor estou desempregada e gostaria de saber se tem chances de convocacoes para professores começar agora em janeiro para começar o ano letivo de 2024, visto que foi finalizado e homologado na mesma semana, isso foi em novembro. Me dê sua opinião, por favor! Me ajude! Desde já agradeço!
Olá Mara! Tudo bem!?
O caso exige análise, principalmente quando se fala em trâmite que envolve concurso público!
Eu trabalho em curso de inglês . As horas que preparamos às aula em casa tbm não deveriam ser pagas pela empregador? Ou a legislação é diferente para esses casos?
Depende, pode ser que tenha previsão em norma coletiva determinando o pagamento dessa “hora atividade”. Tem que analisar a norma coletiva aplicada a sua categoria na sua localidade!
@@advogandocomrafa6160 Entendi. Muito obrig
Olá, moro em cidade diferente do local de trabalho, se eu receber as 2 primeiras aulas da tarde e tiver que ficar para a noite, esse tempo entre as 3 últimas aulas da tarde e a aula da noite deve ser contado como janela ? Ou quem sabe como tempo a disposição ? (pois terei que ficar na escola visto que moro em outra cidade distante da escola e não faz sentido voltar na 3ª aula da tarde pra casa e depois voltar pra escola pra dar aula de noite).
Não necessariamente! A não ser que você fique trabalhando ao longo desse intervalo ou mesmo que seja ajustado com o empregador que estará à disposição!
Ola, querida, tudo bem?
Gostaria de saber sobre a quantidade de alunos em sala. Sou professora na educação infantil, especificamente de 3 anos de iadade, e tenho uma auxiliar.
Acontece de haver alguns acidentes em que as crianças se machucam.
A escola exige que os alunos nao se machuquem, mas eu nao poderia controlá-los, pois seus atos sao imprevisíveis.
Penso que por ser uma turma de educação infantil, deveriam ser matriculados no máximo 10 ou 13 alunos, para que houvesse qualidade de ensino, cuidado e atenção.
Devo ressaltar que, a escola visa muitos conteúdos e exige atividades lúdicas, de maneira a não olhar para o professor, que precisa se desdobrar para concluir as metas da instituição.
As vezes os alunos dizem coisas que nao aconteceram para os pais, coisas que eu nao disse.
Comecei a ficar com medo, pois a escola não olha para o lado do professor.
Milena, eu entendo o que fala! E é perceptível que quer dar o seu melhor e que não está encontrando situação e ambiente para tanto!
Aqui, tudo vai depender da análise do contexto da sua relação de trabalho!
Se, por exemplo, há cobranças de metas inatingíveis ou mesmo se recebe penalidade- de forma intencional- pelo fato de um aluno ter se machucado ou algo nesse sentido, pode, a depender do caso, se configurar uma situação de assédio moral!
@@advogandocomrafa6160 Obrigada pela atenção, Rafa! Mas para mim, a melhor decisão, foi a minha saída da instituição 😅
@@milenakran3809 querida, fico sentida com toda a situação! Qualquer coisa que precisar, estamos a disposição! E parabéns pela profissão! Vocês tem todo o meu respeito e a minha admiração! 🙏🏻
Por favor me ajuda ,me tira uma dúvida eu sou professora e tenho carteira assinada ela faz agente tira féria se ser no tempo como agora em dezembro estou em casa e não vou receber em janeiro porque não trabalhei em dezembro isso é certo ?
Olá janeide! A senhora trabalha em escola ou universidade! Deve receber sim o valor! Não existe isso!
Deixarei aqui o nosso contato pra eventuais dúvidas (79)99877-5874
Por que Essa a leis não revigora pra todos ,por o trabalho e o mesmo. Porque temporário é desvalorizado não pode cobra a lei ,se não é demetido não é justo isso .que lei é essa.
Infelizmente , em especial com a reforma trabalhista, tivemos muitas alterações desfavoráveis aos trabalhador !
Aqui onde moro professor 2:19 temporário não ganha como um professor concursado
São regimentos divergentes, infelizmente!
Ola.
Eu trabalhei 45 dias.
E pedi a conta.
Mas nao me pagaram nada..
Olá leyssa! Seja bem vinda ao canal advogando com rafa!
Indico que a senhora procure um advogado de sua confiança para analisar o seu caso e requerer o que lhe é de direito!
Ola! Aos professores de ensino infantil privado ao pedir demissão é obrigatorio comprir os dias a mais de 30 na rescisão?
Doutora Rafa, sou professor da rede pública aqui do Estado de Pernambuco. Amanhã, 08/09, a atual governadora decretou ponto facultativo em todos os órgãos da administração direta e indireta. Porém, a gestora da minha escola está exigindo que a gente dê expediente nesta sexta-feira alegando que caso a gente venha descansar amanhã teremos que pagar este expediente em outro momento por conta dos 200 dias letivos. Ela tem razão?
Ao gozar de licença paternidade, sou obrigado a fazer reposição de aulas? Por favor, apontar a lei. No mais, obrigado!
Não! Jamais! Licença paternidade é uma especie de licença remunerada! A falta é justificada! Continuará recebendo sem precisar dar aulas ao longo do período! Se trabalhar além do horário de contratação para suposta “reposição”, deverá receber horas extras para tanto!
Professor de escola particular sendo colocado para trabalhar em colônia de férias. Oq a lei diz?
Não existe lei específica sobre essa situações, mas, o caso deve ser analisado de forma individualizada para ver se há acúmulo de função ou mesmo trabalho em horário extraordinário.