Crítica da faculdade de julgar Immanuel Kant

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 18 окт 2024
  • Leia o livro: Crítica da faculdade de julgar amzn.to/3sf87Ky
    100 obras-chave de filosofia: Conhecimentos indispensáveis, informações concisas e práticas cronologia dos filósofos amzn.to/3kjfjCN
    A Crítica da Faculdade de Julgar, ou Crítica da Faculdade do Juízo, (em alemão, Kritik der Urteilskraft) é um livro escrito pelo filósofo Immanuel Kant, em 1790. Terceira das três críticas publicadas, é nesta obra que Kant apresenta e discute o conceito de juízo estético.
    #ACríticadaFaculdadedeJulgar #ImmanuelKant #Kant
    O título da obra que tem melhor tradução do alemão é Crítica da Faculdade do Juízo, é a terceira e última crítica elaborada pelo filósofo alemão Immanuel Kant. A primeira, Crítica da Razão Pura, examina os limites da razão quanto as possibilidade a priori do conhecimento. A segunda, denominada Crítica da Razão Prática, discorre sobre os limites dos princípios morais já fundamentados a priori na razão. Nesta terceira obra, Kant busca além da razão, ele investiga os limites daquilo que podemos conhecer pela nossa faculdade de julgar, que leva em consideração não apenas a razão, mas também a memória e os sentimentos.
    Em sua primeira parte - Crítica da Faculdade de Juízo Estético - Kant realiza a analítica do belo através das categorias (qualidade, quantidade, finalismo e modo), do sublime e introduz a noção de gênio. Apesar de Kant discorrer sobre o sublime, ao gênio e consequentemente às Belas Artes não se pode dizer que formulou uma teoria estética já que o juízo estético é reflexionante, portanto subjetivo. Kant não chega numa teoria estética, mas funda as bases da teoria de Hegel, poucos anos depois.

Комментарии • 22

  • @reilustra0
    @reilustra0 3 года назад +6

    Seu roteiro é muito bom, mas pra absorção do fluxo de ideias me é difícil. Não sou acadêmico :)
    Ps: linda edição.

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  3 года назад +6

      Renão Fiquei muito feliz em ler sua mensagem! Desde que comecei o canal, tenho em esforçado para tornar o conteúdo, mas limpo, didático e acessível. E infelizmente ainda não acertei a mão! Morro de medo de banalizar os conceitos. No Caso, do Kant é ainda mais complicado! Risos! Mas não desisti. Estou determinado a trabalhar neste problema. E para terminar, muito obrigado! Agradeço imensamente a gentileza do elogio! Forte abraço e vitória sempre!

  • @thiagosouza7560
    @thiagosouza7560 9 месяцев назад +2

    Professor, muito bom o vídeo. Uma humilde sugestão de um pobre estudante de filosofia: faça vídeos com uma explicação mais lenta, para dar tempo de acompanhar a ideia e ouvir melhor as palavras. Grande abraço! 🙏

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  9 месяцев назад +1

      Obrigado pelo retorno! Este vídeo é de algum tempo atrás e estou trabalhando para aprimorar as narrações. Se puder, dê uma olhada em um dos vídeos mais recentes e compartilhe o que achou! Forte abraço e vitória sempre!

  • @DanielRodrigues-lg2zi
    @DanielRodrigues-lg2zi 2 года назад

    Professor, continue gravando sobre kant, pois tem me esclarecido bastante.

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  2 года назад

      Daniel agradeço imensamente a gentileza de sua devolutiva. E sim teremos muito Kant no Canal. Risos. Forte abraço e Vitória sempre.

  • @stephaniesabatke7676
    @stephaniesabatke7676 Год назад

    Perfeito!

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  Год назад

      Stéphanie fico muito feliz em saber que você curtiu o vídeo. Agradeço imensamente a gentileza do elogio. Forte abraço e Vitória sempre

  • @07108384uam
    @07108384uam 3 года назад +5

    Vomitou informação sem explicar absolutamente nada. Falou em português mas poderia ter falado em mandarim o resultado seria o mesmo

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  3 года назад +2

      Eduardo agradeço sua devolutiva. Já tentei entregar um conteúdo mais fácil. Criei um bloco chamado "FILOSOFIA EM QUADRINHOS', mas o público do canal não gostou. A simplificação da filosofia é um grande risco. Forte abraço e vitória sempre!

    • @07108384uam
      @07108384uam 3 года назад +1

      @@DoxaeEpisteme sou professor. E ja que teve a honra de me responder. Faço questao de voltar aqui um dia e explicitar melhor de forma didática e introdutória o que disse com bastante concisão. Talvez seu vídeo não seja para quem esta ouvindo kant pela primeira vez e minha presença aqui é o erro. Ou talvez você possa melhorar a didática. Obrigado

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  3 года назад +4

      ​ @Eduardo joia Imagina Eduardo a honra é minha em receber seu comentário. Sua presença aqui é um grande presente. Sua preocupação é absurdamente legítima. Se o conteúdo fosse mais acessível os vídeos teriam mais visualizações e o canal seria maior, a filosofia chegaria a mais pessoas. Contudo, Tenho que te confessar uma coisa: nada é mais complexo do que a simplicidade. Ou seja, é muito difícil ser simples. Gostaria de ter coragem de fazer como o Clóvis de Barros e usar metáforas de duplo sentido com Pamonhas, mas não consigo! Forte abraço e vitória sempre!

    • @raissadias1065
      @raissadias1065 Год назад +1

      Tbm nao entendi

    • @inezdias9582
      @inezdias9582 Год назад +1

      Creio que a intenção não terá sido vomitar, mas está bastante confuso. O discurso é muito rápido e mistura vários conceitos. Talvez uma explicação mais calma e com uma revisão? Muito acelerado.

  • @layannefelipe5758
    @layannefelipe5758 3 года назад

    ❤️👏👏

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  3 года назад

      Layanne agradeço muito sua visita. Forte abraço e Vitória sempre.

  • @inezdias9582
    @inezdias9582 Год назад +1

    Bastante confuso.

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  Год назад +2

      Inez agradeço muito sua visita e comentário. Kant realmente foi um pessoa fácil. Risos. para para tentar esclarecer um pouco a questão aqui vai a conclusão da obra: a "Crítica da faculdade de julgar" de Immanuel
      Kant pode ser resumida da seguinte forma:
      Kant conclui que a faculdade de julgar estética, que permite aos seres humanos fazer juízos de gosto sobre a beleza, é uma faculdade independente, distinta das faculdades do entendimento teórico e da razão prática. Ele argumenta que a experiência estética envolve um senso de prazer desinteressado na contemplação do objeto, ou seja, a apreciação da beleza é uma experiência subjetiva que não está relacionada a interesses pessoais ou utilitários.
      Além disso, Kant discute a natureza da finalidade na natureza, explorando se é possível atribuir propósitos ou teleologia ao mundo natural. Ele sugere que a experiência estética da natureza nos leva a perceber uma harmonia e ordem que se assemelham a um propósito, embora não possamos provar objetivamente que exista uma finalidade inerente à natureza.
      No geral, a obra conclui que o juízo estético desempenha um papel fundamental na apreciação da beleza e da natureza, permitindo-nos buscar uma compreensão mais profunda do mundo e da experiência humana. Kant estabelece as bases para uma reflexão filosófica sobre o belo, a sublimidade, a natureza e a finalidade, abrindo caminho para o desenvolvimento da estética como uma disciplina autônoma dentro da filosofia. Forte abraço e vitória sempre!

    • @matheusmorais5342
      @matheusmorais5342 6 месяцев назад

      ficou muito melhor e mais compreensível dito dessa forma, obrigado.
      Agradeço também pelo vídeo e pela disposição de responder aos comentários em geral e tentar se fazer mais compreensível por aqui.
      Apesar de o vídeo estar muito bom, concordo com alguns comentários acima, que acaba por soar confuso, difícil e uma "regurgitação" de palavras difíceis amarradas por conceitos que, para quem não tem conhecimentos prévios em Kant, ou em filosofia em geral, soam muito confusos e dificultam o acesso e interesse pela filosofia (ao mesmo tempo entendo como deve ser difícil sintetizar todo o conhecimento do livro em um vídeo de 10min, especialmente sobre filosofia, e sobre um filósofo "difícil" rs).@@DoxaeEpisteme

  • @GustavoFerreira-ql9de
    @GustavoFerreira-ql9de 3 года назад +1

    Rapaz, então o tal do design "inteligente" e ajuste fino são inspirados em conceitos de Kant, metafisicamente e filosoficamente são válidos, porém são fraudes se considerados como ciência. Forte abraço.

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  3 года назад +1

      Gustavo Ferreira agradeço imensamente sua contribuição para a discussão! Pois é você tem toda razão! Os Espertalhões beberam muito na fonte de Kant, Contudo, como você apontou muito bem, Kant já tinha chutado os traseiros dos metafísicos na Crítica da razão Pura. Onde prova que metafísica não é, e nunca será Ciência! Risos! Forte abraço e vitória sempre!