Não consigo deixar de pensar que a transformação de Gregor Sansa é uma metáfora para as pessoas que ficam doentes: os demenciados, enfermos mentais, sequelados de derrames, portadores de paralisia cerebral ou mesmo aqueles que simplesmente se tornaram idosos. A angústia e o desconforto das famílias não acontece por falta de amor. Pelo contrário, sofrem mais aqueles que mais amam mais e os que mais se envolvem. Esse sofrimento se manifesta de uma forma particular em cada um dos familiares. Os que se sentem imbuídos na missão de "cuidar do inseto" muitas das vezes se tornam prisioneiros dessa condição. Os que se afastam, são julgados duramente pelo restante da família, que cobra manifestações de sofrimento de todos. Os esqueletos no armário são expostos e remexidos. Daí, o sentimento ambíguo de tristeza e alívio quando o inseto morre. Sempre há quem diga: "Ele descansou. Estava sofrendo muito". Será que é isso mesmo que ele pensava? Por essa análise da tragédia humana, considero que esta é uma obra magnífica.
Cesar, amigo, você definiu a obra totalmente… eu estava aqui agora, após terminar a leitura, refletindo sobre qual seria o ponto da obra, estava primeiro desvinculando algumas opiniões que eu já tinha visto antes mesmo de ler (e que achei muito superficial ou ate mesmo viajadas)… eu estava pensando em algo voltado a esse sentido que você abordou, mas não estava tão certo, tão nessa diretriz, mas assim que eu li o início do seu comentário, nem precisei continuar… parei e refleti empolgado sobre isso. Fico triste que não consegui chegar nessa conclusão sozinho, eu queria passar uns dias refletindo mais até chegar a esse ponto (ou tentar chegar), mas o seu entendimento foi crucial, amigo. Você deu a palavra final sobre o que se trata a obra, e a sua crítica.
@@Cain3265 vc lê escrevendo? Pq se sim, vc consegue refletir mais no momento da leitura em si e fazer links com a vida real. Eu pensei de forma mt semlhante do cara aí, terminei agora de ler. Livro mt, mt bom
Eu li esse livro agora ( literalmente) e simplesmente acabou comigo ! Um nó na garganta e muitas lágrimas ! Mostrando que muitas vezes que você só é útil para as pessoas enquanto você pode dar algo que beneficie a elas. 💔
Li esse livro ontem , e não tenho como descrever a forma como esse livro mexeu comigo. De início me identifiquei com o personagem principal, e diante de seu desfecho trágico, porém justo, me peguei refletindo como seria minha vida se em algum momento eu não conseguisse mais propiciar a minha família o que hoje consigo com grande esforço e cansaço . Me questionei se todas as coisas que fiz com a melhor das intenções seriam esquecidas , e eu seria me tornaria unicamente um ser desprezível que traria desconforto aos mesmos que tanto ajudo . Esse livro é necessário . Grata a minha amiga que me indicou .
Baixei o PDF do livro e fui ler antes de dormir, terminei a algumas horas... São 3 da manhã e não consigo mais dormir, que vazio no coração inexplicável, esse livro te joga no chão e penetra sua alma
@@paulovictortubino5093ler também ensina que não basta saber escrever "certo". Tu poder ler 300 livros e nenhum vai ser igual ao outro no quesito escrita e linguagem utilizada. Cada um tem sua identidade e esse detalhe, sinceramente, não muda nada na inteligência de alguém.
Fiz o mesmo essa noite. São 02:40 da manhã e ouvi o áudiobook. Cai em lágrimas. Fiquei horrorizada com a conclusão final do livro, a família nem ao menos se importou com o cadáver do Gregory
A impressão que tive ao ler o livro é que as pessoas só se importarão com os seus problemas até um certo limite, e esse limite chega quando os seus problemas passam a afeta-las. O gerente de Gregor "se importou" com ele até ver que o estado de Gregor afetaria a empresa. A familia se importou com ele até começar a afetar a situação financeira. Bom, como só tenho 16 anos talvez a minha perspectiva sobre o livro mude com o tempo e eu entenda ele melhor kkkk.
É exatamente isso, todo mundo é substituível. Tu fica doente e teu patrão vai te demitir e colocar outro no teu lugar. Mesmo que ele tenha ido por anos sem faltar 1 só dia e vivesse só pra isso sem aproveitar o tempo livre e sendo tão esforçado. Somos só insetos pra eles.
Uma doença, uma deficiência ou tantas outras situações podem nos fazer de uma hora pra outra nos sentirmos um bicho repugnante, no qual as pessoas passarão a nos evitar.
Resumindo metamorfose: Você é o que você tem ou produz. Se não é nada e não produz nada, cada dia mais se torna um inseto repugnante e sem importância. Essa é nossa sociedade movida pelo dinheiro, capitalista até o tutano que oprime no quarto escuro e sujo quem não tem nada oferecer, obrigando-o a se alimentar dos restos dessa mesma sociedade, assim como uma barata. Mas lembre-se todos nós seremos baratas mais cedo ou mais tarde, todos nós ficaremos doentes, velhos e improdutivos. Essa verdade é inquestionável, então é melhor começar a não fazer aos outros o que não gostará que façam a você no futuro.
Desde a primeira leitura que fiz desse livro, reforço que a metamorfose é, de fato, da família de Gregor. Eles mudam porque Gregor não lhes é mais útil. Legal você reforçar isso nesse segundo vídeo sobre o livro.
O que posso dizer desse livro? Kafka é um autor díficil de se compreender, creio que nunca li um livro tão sombrio que me causou muito raiva da maneira em que a sociedade trata o novo, o diferente. Ele se passa quando Gregor Samsa tem metamorfose e se torna um inseto monstruoso, o livro não nos conta o porque, ou como isso aconteceu, simplesmente aconteceu. Ele sustentava sua familia e tinha orgulho disso, apenas, não de ser um filho ou irmão. E a partir do momento em que ele não conseguia mais levantar, por causa de suas perninhas ( na minha cabeça eu imagino ele como uma centopeia) e a familia que o amava tanto, que era sustentada por ele, o desprezou, suas primeiras perguntas foram: O que vamos fazer? Não temos mais dinheiro? Estamos pobres?; eles nem se importaram com o estado físico de Gregor, muito pelo contrario, o desprezavam de tal forma que chegou um ponto que ele não comia e de tanta tristeza, com todos a sua volta dizendo que ele deveria morrer, se encostou em canto do quarto sujo e empoeirado e deu seu ultimo suspiro. Conforme ia lendo só sentia desprezo pela famila, no começo eu até estava gostando da maneira que a irmã estava o tratando, mais depois, ela se tornou uma pessoa que eu não reconhecia, parecia que não entendia que seu irmão precisava de ajuda. Que ódio e quando ele morreu, foi como se ele desistisse de tudo, de lutar, de tentar fazer a familia entender que era ele; relacionei a história dele com a depressão, as pessoas não levam a sério, pensam que é brincadeira, confesso que também teria me assustado, mas daria o meu máximo para ajuda-lo, afinal todos nós temos que superar tristezas, magoas, decepções, não adianta, tem coisas na vida que temos que saber viver com elas, a morte, doenças entre outras. Enfim, gostei do livro, ele abriu os meus olhos, para a pessoa que eu era, talvez sem perceber nos deprezamos alguém que precisa da nossa ajuda, é isso, todo livro tem uma lição de moral e eu amei essa, apaixonante, recomendo muito.
Kafka mostra bem a natureza humana. Como metáfora contemporânea poderíamos refletir na transformação das relações familiares quando alguém se torna dependente químico, por exemplo.
Isa, como vc mesmo disse, esse livro pode ter várias interpretações, várias metáforas, ou lido como uma simples história fantástica. O início como a história é apresentada me impactou tanto que eu segui a leitura sem a capacidade de interpretar ou ler com olhos sociológicos. Li com olhos de piedade e cheguei a chorar em várias partes da narrativa, principalmente no fim. Terminei o livro sem enxergar metáfora ou outra, apenas como um conto fantástico e MUITO triste. E, romântico como eu sou, desapontado pelo desfecho que teve.
quando eu li esse livro eu nunca achei que eu fosse chorar no final dele. Eu fiquei com um nó na garganta no decorrer da história ele vai se transformando e tudo ao redor dele inclusive a vida da família já que Gregor sustentava todos e incrível a forma que e contada a história e quando ele morrer e notável o alívio da família que sofreram tanto com essa metamorfose esse livro de tão poucas páginas me fez chorar um bocado
Após ler a pequena novela, o que me vem a mente, eu expresso em uma palavra : ingratidão. Usufruem do trabalho duro do pobre Samsa, que a única coisa que ele queria era dar uma vida confortável aos seus familiares. E no momento que ele mais precisa, o tratam como um objeto qualquer; que não tem mais serventia alguma. Bela novela para ler em uma tarde tranquila.
eu entendo essa metamorfose como quando você se assumi quem você é realmente, desde mudar de profissão ou de ser LGBT+ e a partir disso você se torna um incerto em sua casa onde só incomoda e é reprovado.
@@oliviagomes3303 A família é Quem passa pela verdadeira metamorfose. Na minha interpretação, isso era um retrato para a depressão. Usei na red do enem
Adorei esse livro, vejo que as pessoas criticam muito a família do Gregor pela forma como lidaram com a situação, mas imagina acordar num dia e ver seu filho/irmão ser um inseto? O gregor não conseguia se comunicar pois sua voz saia confusa e com outro som. Ele mesmo se escondia pois sua aparência estava "horrorizada" Imagino que tenha sido muito difícil pra família também, a mãe não conseguia vê-lo pois ficava mal, afinal num dia seu filho está lá, no outro há um inseto, sem explicações. O livro nos traz diversas formas de entendermos a história, e isso é o que traz o livro ser sensacional ❤️
Terminei de ler a pouco e fiquei meio pensativo. Pra mim, o Gregor Sansa acabou virando um inseto pelas circunstâncias em que vive, pelo mundo que o usa. Isso tudo acaba o transformando numa coisa que com o tempo se esvai, se acaba e fica disforme; é sobre como a sociedade tá sempre te exigindo algo e te transformando em "coisa", principalmente o chefe e a família hehehe
vi essa edição ontem na Livraria Da Vinci. está linda. como a livraria não perde a oportunidade, tinha um post-it na capa escrito "não temos Kafta; favor não insistir".
Nossa, eu sempre pensei como uma alusão ao um homem que um dia acorda e se dá conta de qual deslocado no mundo ele é. Mas, o desenvolvimento de uma depressão faz muito sentido mesmo.
Li esse livro por estes dias e meu deussss! Tudo é tão sutilmente doloroso, fiquei com raiva de ver como a família dele o desprezou por ele não ser mais humano, ele que sustentava a família, ficava doente mas não se dava o luxo de se abater, sempre com um carinho surreal pela irmã que apesar de ter o suportado por um tempo também logo o desprezou. Tratando ele como um lixo. Pra mim foi agonizante ler o gregor definhar de tristeza, aquela maçã putrefando nas suas costas como ele só queria ser compreendido. E no fim a família seguiu como se ele nunca tivesse existido. Como se fosse uma leve camada de poeira. Não sei o que o kafka quis realmente passar com essa novela, mas ele me tocou.
O que mais me deixa feliz é já ter visto a resenha deste livro há 4 anos atrás, pois acompanho o canal há muito tempo, desde os meus 15 anos. Parabéns pelo trabalho, te admiro demais.
@@pauloferreira2189 essa editora mandou o livro pro ministro, mas ele estava com um corte gigantesco (um corte literalmente, porque tiraram uma boa parte do livro). Aí, em uma carta que foi enviada junto, explicaram que era só um corte de 25% que não comprometeria a leitura
Li esse livro pela indicação aqui da Isa ( se eu não me engano foi o vídeo dos clássicos para lê em um dia). E desde o começo eu associei a história a depressão. Mesmo depois de assistir a resenha antiga não consegui dissociar essa visão. Obrigado pela indicação mais uma vez, é uma ótima história !!!
SPOILER ALERT: fiquei pensando também em como a família Samsa ficava em casa sem fazer nada já que quem financiava td era o Gregor mas depois que ele se foi eles ficaram felizes, livres (?)....cada um arranjou uma perspectiva de vida q antes não possuíam. estranho
Na minha interpretação no final do livro. Os pais olhando para filha que já era uma mulher para um casamento. Pretendiam arrumar um bom marido para cuidar da filha e talvez os pais.
A editora Antofágica deu o ponta pé inicial em altíssimo nível. Que livro! Essa integração de abertura com as ilustrações ficou SEN-SA-CIO-NAL. Que edição! Não consigo parar de babar HAHAHA... Li e reli essa obra algumas vezes e sei que relerei tantas outras. PS: Passam os anos e as suas resenhas mantem a mesma qualidade. Que lindeza! ♥ Beijo!
Como é perceptível a evolução dos seus vídeos, no aspecto desenvoltura (não estou dizendo isso de forma negativa), mas até o tom de voz mudou. Isa você é nota 10, trazendo obras fantásticas para nós.
Quando li a metamorfose, por mais explícito que o autor deixe logo no início afirmando que ele virou um inseto, eu só consegui ver uma pessoa acamada, um doente terminal e isso me afetou muito, percebendo que por vezes fui e fiz igual a família do Gregor. Impossível ler Kafka e sair a mesma pessoa, o aprendizado que se tem é absurdo.
Eu acho que traduzi-lo como uma "barata", acaba por afetar nas mais variadas interpretções que o simbolo do inseto pode nos remeter. Como a Isa disse, há quem não ache barata a pior subordem dos insetos. Otima leitura, recomendo.
Comecei a ler Metamorfose logo no início achei por melhor buscar uma referência no youtube, cá estou achei seu vídeo sensacional e autoexplicativo sobre o que terei pela frente, obrigado! Parabéns pelo trabalho.
Assim que me notificam eu venho correndo. Tenho como meta ler alguns grandes clássicos q me despertaram atenção. Amei demais O PROCESSO, e A METAMORFOSE para mim é uma metáfora esbofeteada na face. Me fiquei na relação que temos com a velhice em nossas famílias. Duro e frio. Muito bom. Obrigada Isabela Lubrano, te adoro. Parabéns pelo Ler Antes de Morrer. ❤️
Eu achei um livro muito surpreendente e crítico. Ademais, apresenta um enredo caótico e angustiante a cada nova frase. Podemos fazer uma analogia com várias relações sociais superficiais no nosso cotidiano diante de uma situação de inutilidade. Realmente, linguagem é simples. Parabéns pela sua resenha!
Faz uma lista atualizada das editoras (dando mais atenção para as pequenas) com os melhores trabalhos de design, tradução, curadoria etc Obrigado pelo seu grande trabalho
Isa, um dia vamos abrir uma petição para transformar o seu canal em patrimônio histórico-cultural da humanidade! Você é maravilhosa e o que você faz pela Literatura é lindo! ♥️
Li esse ano e não achei que ele me tocou como parece ter tocado a Isa e achei que não havia gostado tanto assim. Mas vendo a resenha, várias indagações da Isa durante a leitura foram os mesmos pensamentos que eu tive. A forma dela de resenhar me despertou a curiosidade de ler novamente pra perceber o que eu deixei passar e me impediu de me empolgar com a história. Ótimo vídeo! 😘😘😘
5 лет назад+3
Quem reparou que na resenha da Metamorfose rolou uma referência à ideia fixa de Brás Cubas? Belo vídeo, Isa!
Um dos meus livros favoritos e uma das minhas resenhas favoritas, não teria como me esquecer! Vc traduziu super bem tudo que eu senti enquanto lia. E me parece que a Antofágica tbm soube captar essa essência e traduzi-la mto bem nessa nova edição.
Já comecei a ler "O Processo" e "O Castelo", mas não consegui terminar. Li "A Metamorfose", mas juro que se houvesse mais dez páginas de livro eu largaria de lado também. Nunca encontrei um autor que me angustiasse tão profundamente em uma leitura como Kafka. Como você disse no vídeo, é difícil engolir suas histórias, mas seu valor literário é realmente inegável.
Oi Isa! Sei que não temos intimidades, nem nos conhecemos, mas, permita-me lhe chamar assim :) Posso dizer com muito orgulho, que sou um privilegiado, conheci teu canal bem no começo, e desde então assisto a todos os vídeos, muitos livros eu comprei por influência das suas resenhas! Nem me dei conta que já se passaram quatro anos! Que venham muitos e muitos anos de resenha! A propósito, o tempo parece que não passou pra ti... Um abraço! Luciano Duarte
Conheci seu canal esse domingo, quando procurava uma resenha sobre Admirável Mundo Novo. Vi vários vídeos, entre eles suas sugestões de livros para ler em um dia, e resolvi ler A Metamorfose que estava no meu kindle há bastante tempo mas não tinha dado atenção a ele ainda. Li em menos de duas horas e vim aqui no canal procurar resenha sobre ele. Queria entender melhor o livro, porque ele se tornou um inseto, como isso acontece do nada e sem explicação nenhuma. E depois do seu vídeo consegui entender melhor: não tem explicação, mas mesmo assim é ótimo. Realmente causa um incômodo lendo. Parabéns pelo canal, estou adorando
Quando quero assistir algo no RUclips e não tem nenhuma novidade que me interessa, eu vejo suas resenhas antigas. Dão uma paz Hahah A minha preferida é a do livro "20 mil léguas submarinas"! Que resenha linda aquela! 😍
Esse livro está na minha lista de desejo há muito. Você fez aumentar o meu desejo de comprá-lo. Ainda mais em se tratando de uma nova editora. Que bom que meio à crise ainda exista iniciativa como essa. Parabéns a você e à nova editora.
Livro incrível li em um fôlego só, uma noite, simplesmente fica na memória é uma metamorfose de todos principalmente de seus familiares, q passam a ver ele diferente e acaba definhando..
Vim conhecer essa obra incrível esse mês, fiquei pasma com o tanto que essa história tem a dizer em pouquíssimas páginas, Kafka e seu modo kafkiano é realmente genial. Como está linda essa edição Isa! Preciso dela para a minha biblioteca da vida.
O próximo lançamento dessa editora poderia ser Tarântula, um livro muito interessante e maluco do Bob Dylan. Foi lançado no Brasil há muitos anos, numa edição bem mais ou menos. Ficaria legal com acabamento de luxo.
A tratar por "O processo", vejo "Metamorfose" como uma crítica acerca do que é o indivíduo diante dos sistemas que regem o mundo. Cada familiar pode ser um poder que legisla sobre a sociedade, assim como a empregada que o encontra morto. Os inquilinos, poderes externos... Sei lá! Eu viajo muito com Kafka.
Essa obra fez uma pequena e quase invisível participação na série O mundo sombrio de Sabrina com o personagem Suzy/Téo. Isa pretende algum dia dar continuidade ao quadro Vitrine?
Vou ler, pra ontem. Que edição linda. Isa, você sempre teve talento, mesmo no começo já era esse furacão que faz a gente querer correr pra ler e passa o recado como ninguém. 😊😉😘
Como sempre maravilhosa... o melhor canal nesta temática. Li o livro e amei... é realmente inquietante, fiquei semanas pensando sobre o personagem e a crueldade da realidade.
Só de falar em marimbondo já lembro da minha infância. Uma vez fui passar férias na fazenda da minha tia e fui picado bem perto do olho por um marimbondo. Inchou e fiquei quase três dias sem enxergar nada com o olho direito. Nem abrir ele não abria hahaha. Desesperador, porém deu tudo certo. Já sobre o livro, QUE EDIÇÃO MARAVILHOSAAA!!!! Luxo é pouco pra definir.
Até que enfim, lançaram essa edição, é meu sonho de consumo há mais de um mês quando eu vi uma publicação de pré-venda no facebook. E agora que eu sei que Isabella Lubrano teve parte nisso, eu vou comprar com certeza!!!
Uma bela metáfora. Apesar de nos auto-intitularmos tolerantes, sempre vamos ceder ao desejo de matar os insetos. Bom dia.
"Numa manhã, ao despertar de sonhos inquietantes, Abraham Weintraub deu por si na cama transformado num gigantesco kibe"
(Franz Kafta)
Hahahaha! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Melhor comentário kkkkk
Kkkkkkk morri
Hahahaha
Ele deu por si na cama transformado num ministro. "Meu Deus do céu, e agora????"
Não consigo deixar de pensar que a transformação de Gregor Sansa é uma metáfora para as pessoas que ficam doentes: os demenciados, enfermos mentais, sequelados de derrames, portadores de paralisia cerebral ou mesmo aqueles que simplesmente se tornaram idosos. A angústia e o desconforto das famílias não acontece por falta de amor. Pelo contrário, sofrem mais aqueles que mais amam mais e os que mais se envolvem. Esse sofrimento se manifesta de uma forma particular em cada um dos familiares. Os que se sentem imbuídos na missão de "cuidar do inseto" muitas das vezes se tornam prisioneiros dessa condição. Os que se afastam, são julgados duramente pelo restante da família, que cobra manifestações de sofrimento de todos. Os esqueletos no armário são expostos e remexidos. Daí, o sentimento ambíguo de tristeza e alívio quando o inseto morre. Sempre há quem diga: "Ele descansou. Estava sofrendo muito". Será que é isso mesmo que ele pensava?
Por essa análise da tragédia humana, considero que esta é uma obra magnífica.
Análise excelente.
Amigo, vc transcendeu com sua perspectiva!!!
Também fiquei com esse pensamento na mente enquanto lia!
Cesar, amigo, você definiu a obra totalmente… eu estava aqui agora, após terminar a leitura, refletindo sobre qual seria o ponto da obra, estava primeiro desvinculando algumas opiniões que eu já tinha visto antes mesmo de ler (e que achei muito superficial ou ate mesmo viajadas)… eu estava pensando em algo voltado a esse sentido que você abordou, mas não estava tão certo, tão nessa diretriz, mas assim que eu li o início do seu comentário, nem precisei continuar… parei e refleti empolgado sobre isso.
Fico triste que não consegui chegar nessa conclusão sozinho, eu queria passar uns dias refletindo mais até chegar a esse ponto (ou tentar chegar), mas o seu entendimento foi crucial, amigo. Você deu a palavra final sobre o que se trata a obra, e a sua crítica.
@@Cain3265 vc lê escrevendo? Pq se sim, vc consegue refletir mais no momento da leitura em si e fazer links com a vida real. Eu pensei de forma mt semlhante do cara aí, terminei agora de ler. Livro mt, mt bom
Eu li esse livro agora ( literalmente) e simplesmente acabou comigo ! Um nó na garganta e muitas lágrimas ! Mostrando que muitas vezes que você só é útil para as pessoas enquanto você pode dar algo que beneficie a elas. 💔
Pra mim, esse livro é a metáfora perfeita da depressão.
Também fiz essa associação...
Eu também senti isso 😢
@Mariana Vereda a depressão as vezes faz a aparência física ficar problemática
Também tive essa impressão, depois achei que tbm se encaixaria para qualquer doença que deixasse a pessoa incapaz e dependente de outros.
eu tbm interpretei dessa forma desde o início da leitura
Li esse livro ontem , e não tenho como descrever a forma como esse livro mexeu comigo.
De início me identifiquei com o personagem principal, e diante de seu desfecho trágico, porém justo, me peguei refletindo como seria minha vida se em algum momento eu não conseguisse mais propiciar a minha família o que hoje consigo com grande esforço e cansaço .
Me questionei se todas as coisas que fiz com a melhor das intenções seriam esquecidas , e eu seria me tornaria unicamente um ser desprezível que traria desconforto aos mesmos que tanto ajudo .
Esse livro é necessário .
Grata a minha amiga que me indicou .
Baixei o PDF do livro e fui ler antes de dormir, terminei a algumas horas... São 3 da manhã e não consigo mais dormir, que vazio no coração inexplicável, esse livro te joga no chão e penetra sua alma
SIMMMMM, eu fiquei maluca. estou procurando outro livro que me faça sentir o mesmo
@@fran-zr4ydCarta ao Pai, do mesmo autor me deixou exatamente assim
@@paulovictortubino5093ler também ensina que não basta saber escrever "certo". Tu poder ler 300 livros e nenhum vai ser igual ao outro no quesito escrita e linguagem utilizada. Cada um tem sua identidade e esse detalhe, sinceramente, não muda nada na inteligência de alguém.
Fiz o mesmo essa noite. São 02:40 da manhã e ouvi o áudiobook. Cai em lágrimas. Fiquei horrorizada com a conclusão final do livro, a família nem ao menos se importou com o cadáver do Gregory
A impressão que tive ao ler o livro é que as pessoas só se importarão com os seus problemas até um certo limite, e esse limite chega quando os seus problemas passam a afeta-las. O gerente de Gregor "se importou" com ele até ver que o estado de Gregor afetaria a empresa. A familia se importou com ele até começar a afetar a situação financeira. Bom, como só tenho 16 anos talvez a minha perspectiva sobre o livro mude com o tempo e eu entenda ele melhor kkkk.
É exatamente isso, todo mundo é substituível. Tu fica doente e teu patrão vai te demitir e colocar outro no teu lugar. Mesmo que ele tenha ido por anos sem faltar 1 só dia e vivesse só pra isso sem aproveitar o tempo livre e sendo tão esforçado. Somos só insetos pra eles.
A metamorfose foi o único livro que me deu um enorme nó na garganta após a leitura. Livro fantástico!!
Hj no Brasil estamos entrando no Processo de Kafka
Uma doença, uma deficiência ou tantas outras situações podem nos fazer de uma hora pra outra nos sentirmos um bicho repugnante, no qual as pessoas passarão a nos evitar.
Resumindo metamorfose: Você é o que você tem ou produz. Se não é nada e não produz nada, cada dia mais se torna um inseto repugnante e sem importância. Essa é nossa sociedade movida pelo dinheiro, capitalista até o tutano que oprime no quarto escuro e sujo quem não tem nada oferecer, obrigando-o a se alimentar dos restos dessa mesma sociedade, assim como uma barata. Mas lembre-se todos nós seremos baratas mais cedo ou mais tarde, todos nós ficaremos doentes, velhos e improdutivos. Essa verdade é inquestionável, então é melhor começar a não fazer aos outros o que não gostará que façam a você no futuro.
Desde a primeira leitura que fiz desse livro, reforço que a metamorfose é, de fato, da família de Gregor. Eles mudam porque Gregor não lhes é mais útil. Legal você reforçar isso nesse segundo vídeo sobre o livro.
Não tinha pensado por esse lado, amei seu comentário, me fez ter uma nova visão sobre o livro.
O que posso dizer desse livro? Kafka é um autor díficil de se compreender, creio que nunca li um livro tão sombrio que me causou muito raiva da maneira em que a sociedade trata o novo, o diferente. Ele se passa quando Gregor Samsa tem metamorfose e se torna um inseto monstruoso, o livro não nos conta o porque, ou como isso aconteceu, simplesmente aconteceu.
Ele sustentava sua familia e tinha orgulho disso, apenas, não de ser um filho ou irmão.
E a partir do momento em que ele não conseguia mais levantar, por causa de suas perninhas ( na minha cabeça eu imagino ele como uma centopeia) e a familia que o amava tanto, que era sustentada por ele, o desprezou, suas primeiras perguntas foram: O que vamos fazer? Não temos mais dinheiro? Estamos pobres?; eles nem se importaram com o estado físico de Gregor, muito pelo contrario, o desprezavam de tal forma que chegou um ponto que ele não comia e de tanta tristeza, com todos a sua volta dizendo que ele deveria morrer, se encostou em canto do quarto sujo e empoeirado e deu seu ultimo suspiro.
Conforme ia lendo só sentia desprezo pela famila, no começo eu até estava gostando da maneira que a irmã estava o tratando, mais depois, ela se tornou uma pessoa que eu não reconhecia, parecia que não entendia que seu irmão precisava de ajuda. Que ódio e quando ele morreu, foi como se ele desistisse de tudo, de lutar, de tentar fazer a familia entender que era ele; relacionei a história dele com a depressão, as pessoas não levam a sério, pensam que é brincadeira, confesso que também teria me assustado, mas daria o meu máximo para ajuda-lo, afinal todos nós temos que superar tristezas, magoas, decepções, não adianta, tem coisas na vida que temos que saber viver com elas, a morte, doenças entre outras.
Enfim, gostei do livro, ele abriu os meus olhos, para a pessoa que eu era, talvez sem perceber nos deprezamos alguém que precisa da nossa ajuda, é isso, todo livro tem uma lição de moral e eu amei essa, apaixonante, recomendo muito.
Kafka mostra bem a natureza humana. Como metáfora contemporânea poderíamos refletir na transformação das relações familiares quando alguém se torna dependente químico, por exemplo.
Isa, como vc mesmo disse, esse livro pode ter várias interpretações, várias metáforas, ou lido como uma simples história fantástica.
O início como a história é apresentada me impactou tanto que eu segui a leitura sem a capacidade de interpretar ou ler com olhos sociológicos. Li com olhos de piedade e cheguei a chorar em várias partes da narrativa, principalmente no fim.
Terminei o livro sem enxergar metáfora ou outra, apenas como um conto fantástico e MUITO triste.
E, romântico como eu sou, desapontado pelo desfecho que teve.
quando eu li esse livro eu nunca achei que eu fosse chorar no final dele. Eu fiquei com um nó na garganta no decorrer da história ele vai se transformando e tudo ao redor dele inclusive a vida da família já que Gregor sustentava todos e incrível a forma que e contada a história e quando ele morrer e notável o alívio da família que sofreram tanto com essa metamorfose esse livro de tão poucas páginas me fez chorar um bocado
as resenhas da Isa sempre atingem seu objetivo, porque depois de assistir, eu fico morrendo de vontade de ler.
💗
Após ler a pequena novela, o que me vem a mente, eu expresso em uma palavra : ingratidão. Usufruem do trabalho duro do pobre Samsa, que a única coisa que ele queria era dar uma vida confortável aos seus familiares. E no momento que ele mais precisa, o tratam como um objeto qualquer; que não tem mais serventia alguma. Bela novela para ler em uma tarde tranquila.
eu entendo essa metamorfose como quando você se assumi quem você é realmente, desde mudar de profissão ou de ser LGBT+ e a partir disso você se torna um incerto em sua casa onde só incomoda e é reprovado.
Eu tava pensando exatamente assim...
@@oliviagomes3303 A família é Quem passa pela verdadeira metamorfose. Na minha interpretação, isso era um retrato para a depressão. Usei na red do enem
Sabe que eu pensei nisso também
O Eduardo Marinho conta que, quando abandonou o exército e a faculdade, foi tratado assim pela família.
Esse livro acabou comigo. Impossível sair ileso dessa leitura.
Essa edição está um primor.
Adorei esse livro, vejo que as pessoas criticam muito a família do Gregor pela forma como lidaram com a situação, mas imagina acordar num dia e ver seu filho/irmão ser um inseto? O gregor não conseguia se comunicar pois sua voz saia confusa e com outro som. Ele mesmo se escondia pois sua aparência estava "horrorizada" Imagino que tenha sido muito difícil pra família também, a mãe não conseguia vê-lo pois ficava mal, afinal num dia seu filho está lá, no outro há um inseto, sem explicações. O livro nos traz diversas formas de entendermos a história, e isso é o que traz o livro ser sensacional ❤️
Terminei de ler a pouco e fiquei meio pensativo. Pra mim, o Gregor Sansa acabou virando um inseto pelas circunstâncias em que vive, pelo mundo que o usa. Isso tudo acaba o transformando numa coisa que com o tempo se esvai, se acaba e fica disforme; é sobre como a sociedade tá sempre te exigindo algo e te transformando em "coisa", principalmente o chefe e a família hehehe
Acabei de descobrir que a Isa não tem só o poder de fazer a gente querer ler um livro, mas de RELER também. Isso deve ser um dom, só pode 🤭👏👏👏
vi essa edição ontem na Livraria Da Vinci. está linda.
como a livraria não perde a oportunidade, tinha um post-it na capa escrito "não temos Kafta; favor não insistir".
Que legaal! Deu vontade de comprar já. Um ponto interessante é que há quem relacione a metamorfose com a depressão também!
jordan alencar Não tinha pensado nisso, mas a correlação faz sentido.
@ㅤAmbrósio pois eee!! Eu quem agradeço!
@@isalpm sim, uma prova da atualidade desta obra magnífica! Obrigado pelo vídeo :)
Nossa, eu sempre pensei como uma alusão ao um homem que um dia acorda e se dá conta de qual deslocado no mundo ele é. Mas, o desenvolvimento de uma depressão faz muito sentido mesmo.
@@2206981000 que sensacional essa sua correlação, acredito que tem muito haver também depressão e existencialismo.
Gente, eu chorei demaisss nesse livro. Eu solucei de tanto chorar. Foi só eu mesma?
Li esse livro por estes dias e meu deussss! Tudo é tão sutilmente doloroso, fiquei com raiva de ver como a família dele o desprezou por ele não ser mais humano, ele que sustentava a família, ficava doente mas não se dava o luxo de se abater, sempre com um carinho surreal pela irmã que apesar de ter o suportado por um tempo também logo o desprezou. Tratando ele como um lixo. Pra mim foi agonizante ler o gregor definhar de tristeza, aquela maçã putrefando nas suas costas como ele só queria ser compreendido.
E no fim a família seguiu como se ele nunca tivesse existido. Como se fosse uma leve camada de poeira.
Não sei o que o kafka quis realmente passar com essa novela, mas ele me tocou.
O que mais me deixa feliz é já ter visto a resenha deste livro há 4 anos atrás, pois acompanho o canal há muito tempo, desde os meus 15 anos. Parabéns pelo trabalho, te admiro demais.
Mandaram pro ministro com um corte de 25%
Hahahaha genial!
Melhor marketing
Kkkkkkk
guilherme guimarães nao entendi
@@pauloferreira2189 essa editora mandou o livro pro ministro, mas ele estava com um corte gigantesco (um corte literalmente, porque tiraram uma boa parte do livro). Aí, em uma carta que foi enviada junto, explicaram que era só um corte de 25% que não comprometeria a leitura
Então deveria ser 3%
Li esse livro pela indicação aqui da Isa ( se eu não me engano foi o vídeo dos clássicos para lê em um dia). E desde o começo eu associei a história a depressão. Mesmo depois de assistir a resenha antiga não consegui dissociar essa visão. Obrigado pela indicação mais uma vez, é uma ótima história !!!
E eu, vida toda, achando que era uma barata! 😱 A diferença que faz uma boa tradução..
Edição lindíssima, arrasou na indicação, Isa!
SPOILER ALERT: fiquei pensando também em como a família Samsa ficava em casa sem fazer nada já que quem financiava td era o Gregor mas depois que ele se foi eles ficaram felizes, livres (?)....cada um arranjou uma perspectiva de vida q antes não possuíam. estranho
Na minha interpretação no final do livro.
Os pais olhando para filha que já era uma mulher para um casamento. Pretendiam arrumar um bom marido para cuidar da filha e talvez os pais.
A editora Antofágica deu o ponta pé inicial em altíssimo nível. Que livro!
Essa integração de abertura com as ilustrações ficou SEN-SA-CIO-NAL. Que edição!
Não consigo parar de babar HAHAHA...
Li e reli essa obra algumas vezes e sei que relerei tantas outras.
PS: Passam os anos e as suas resenhas mantem a mesma qualidade. Que lindeza! ♥
Beijo!
Como é perceptível a evolução dos seus vídeos, no aspecto desenvoltura (não estou dizendo isso de forma negativa), mas até o tom de voz mudou. Isa você é nota 10, trazendo obras fantásticas para nós.
Kafka tá na moda. E revirando-se no túmulo
Há quatro anos atrás, bela Isabella, vc já tinha o charme e a graça que nos deixa completamente loucos para ler os livros que vc resenha. Parabéns!
A maneira como a Isa fala do livro, como ela descreve a leitura é simplesmente deliciosa. Desperta uma vontade gigantesca pela leitura. 😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍
O Kafta é um autor muito saboroso.
O Kafta é um sabor muito amoroso
É que queriam colocar o ministro no espeto, talkey?
Com um limãozinho...
Um sabor um tanto quanto amargo. Mas quem não gosta? :)
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Conheci kafka através da Isa exatamente com a metamorfose. Paixão à primeira leitura.
Quando li a metamorfose, por mais explícito que o autor deixe logo no início afirmando que ele virou um inseto, eu só consegui ver uma pessoa acamada, um doente terminal e isso me afetou muito, percebendo que por vezes fui e fiz igual a família do Gregor.
Impossível ler Kafka e sair a mesma pessoa, o aprendizado que se tem é absurdo.
A capa ficou linda. Faz jus ao autor.
Cheguei assim que a notificação veio, kafka é muito visceral
Na minha opinião, esse é o tipo de livro que precisa ler mais de uma vez para absorvê-lo completamente.
O livro é profudamente impactante, assim como essa análise é surpreendente! obrigado pelo tempo dedicado!
Eu acho que traduzi-lo como uma "barata", acaba por afetar nas mais variadas interpretções que o simbolo do inseto pode nos remeter. Como a Isa disse, há quem não ache barata a pior subordem dos insetos. Otima leitura, recomendo.
Um dos melhores livros que já li, cheio de analogias, críticas sociais e filósofia. Nota 10!
Comecei a ler Metamorfose logo no início achei por melhor buscar uma referência no youtube, cá estou achei seu vídeo sensacional e autoexplicativo sobre o que terei pela frente, obrigado! Parabéns pelo trabalho.
Assim que me notificam eu venho correndo. Tenho como meta ler alguns grandes clássicos q me despertaram atenção. Amei demais O PROCESSO, e A METAMORFOSE para mim é uma metáfora esbofeteada na face. Me fiquei na relação que temos com a velhice em nossas famílias. Duro e frio. Muito bom. Obrigada Isabela Lubrano, te adoro. Parabéns pelo Ler Antes de Morrer. ❤️
Eu achei um livro muito surpreendente e crítico. Ademais, apresenta um enredo caótico e angustiante a cada nova frase. Podemos fazer uma analogia com várias relações sociais superficiais no nosso cotidiano diante de uma situação de inutilidade. Realmente, linguagem é simples. Parabéns pela sua resenha!
Faz uma lista atualizada das editoras (dando mais atenção para as pequenas) com os melhores trabalhos de design, tradução, curadoria etc
Obrigado pelo seu grande trabalho
Peguei ele emprestado hoje na biblioteca. Amanhã mesmo já vou começar a ler.
A imagem que me vem na cabeça é do filme "A mosca"
SIM!!!!
Pensei neste filme também!
Uns dos primeiros livros que li e me fez gostar da literatura. ❤
Isa, um dia vamos abrir uma petição para transformar o seu canal em patrimônio histórico-cultural da humanidade! Você é maravilhosa e o que você faz pela Literatura é lindo! ♥️
Li esse ano e não achei que ele me tocou como parece ter tocado a Isa e achei que não havia gostado tanto assim. Mas vendo a resenha, várias indagações da Isa durante a leitura foram os mesmos pensamentos que eu tive. A forma dela de resenhar me despertou a curiosidade de ler novamente pra perceber o que eu deixei passar e me impediu de me empolgar com a história. Ótimo vídeo! 😘😘😘
Quem reparou que na resenha da Metamorfose rolou uma referência à ideia fixa de Brás Cubas? Belo vídeo, Isa!
Um dos meus livros favoritos e uma das minhas resenhas favoritas, não teria como me esquecer! Vc traduziu super bem tudo que eu senti enquanto lia. E me parece que a Antofágica tbm soube captar essa essência e traduzi-la mto bem nessa nova edição.
Que interessante o seu entusiasmo! Parabéns pela empolgação!
Já comecei a ler "O Processo" e "O Castelo", mas não consegui terminar. Li "A Metamorfose", mas juro que se houvesse mais dez páginas de livro eu largaria de lado também. Nunca encontrei um autor que me angustiasse tão profundamente em uma leitura como Kafka. Como você disse no vídeo, é difícil engolir suas histórias, mas seu valor literário é realmente inegável.
Li essa historia muito tempo atrás.Vou lê novamente nessa edição linda.
Me arrepiei toda com essa ilustração misturada ao texto! Já quero!
bom, ela realmente conseguiu o que queria, instigar a pessoa que está vendo o vídeo a ler o livro, QUE RESENHA INCRÍVEL!!
MANDE UM PRESENTE PARA O SINISTRO MINISTRO KAFTA
Oi Isa! Sei que não temos intimidades, nem nos conhecemos, mas, permita-me lhe chamar assim :)
Posso dizer com muito orgulho, que sou um privilegiado, conheci teu canal bem no começo, e desde então assisto a todos os vídeos, muitos livros eu comprei por influência das suas resenhas!
Nem me dei conta que já se passaram quatro anos!
Que venham muitos e muitos anos de resenha!
A propósito, o tempo parece que não passou pra ti...
Um abraço!
Luciano Duarte
☝
Uau, editora fantástica. adorei a edição. Já tive o prazer de ler Kafka :) Maravilhoso!
Esse foi o primeiro livro que li na vida quando tinha 14 anos, que emoção tbm....
Conheci seu canal esse domingo, quando procurava uma resenha sobre Admirável Mundo Novo.
Vi vários vídeos, entre eles suas sugestões de livros para ler em um dia, e resolvi ler A Metamorfose que estava no meu kindle há bastante tempo mas não tinha dado atenção a ele ainda.
Li em menos de duas horas e vim aqui no canal procurar resenha sobre ele.
Queria entender melhor o livro, porque ele se tornou um inseto, como isso acontece do nada e sem explicação nenhuma. E depois do seu vídeo consegui entender melhor: não tem explicação, mas mesmo assim é ótimo.
Realmente causa um incômodo lendo. Parabéns pelo canal, estou adorando
Adoro as interpretações literárias da isa Lubrano e do Flavio Vassoler😉
Que resenha maravilhosa! Eu acabei de ler o livro e me deparei com essa resenha! Parabéns 👏
Quando quero assistir algo no RUclips e não tem nenhuma novidade que me interessa, eu vejo suas resenhas antigas. Dão uma paz Hahah
A minha preferida é a do livro "20 mil léguas submarinas"! Que resenha linda aquela! 😍
Esse livro está na minha lista de desejo há muito. Você fez aumentar o meu desejo de comprá-lo. Ainda mais em se tratando de uma nova editora. Que bom que meio à crise ainda exista iniciativa como essa. Parabéns a você e à nova editora.
Livro incrível li em um fôlego só, uma noite, simplesmente fica na memória é uma metamorfose de todos principalmente de seus familiares, q passam a ver ele diferente e acaba definhando..
Vim conhecer essa obra incrível esse mês, fiquei pasma com o tanto que essa história tem a dizer em pouquíssimas páginas, Kafka e seu modo kafkiano é realmente genial. Como está linda essa edição Isa! Preciso dela para a minha biblioteca da vida.
Que legal. Tomara que eles se dediquem a obra completa, pois vou querer ter
seu canal é maravilho, hoje pude acompanhar sua participação na tv cultura, parabéns, conteúdo de muita qualidade.
O próximo lançamento dessa editora poderia ser Tarântula, um livro muito interessante e maluco do Bob Dylan. Foi lançado no Brasil há muitos anos, numa edição bem mais ou menos. Ficaria legal com acabamento de luxo.
A tratar por "O processo", vejo "Metamorfose" como uma crítica acerca do que é o indivíduo diante dos sistemas que regem o mundo. Cada familiar pode ser um poder que legisla sobre a sociedade, assim como a empregada que o encontra morto. Os inquilinos, poderes externos... Sei lá! Eu viajo muito com Kafka.
Em tempos de Kaf"t"a, é sempre bom poder apreciar ainda a cultura.
Estamos todos fadados a este destino interna e externamente...
VC fala com muito amor e sem parecer pedante dos livros...
edição nova incrível. resenha antiga incrível. livro incrível. li faz poucos meses e já quero ler os outros que kafka escreveu.
Essa obra fez uma pequena e quase invisível participação na série O mundo sombrio de Sabrina com o personagem Suzy/Téo.
Isa pretende algum dia dar continuidade ao quadro Vitrine?
Vou ler, pra ontem. Que edição linda. Isa, você sempre teve talento, mesmo no começo já era esse furacão que faz a gente querer correr pra ler e passa o recado como ninguém. 😊😉😘
Eu te amo, Isabella Lubrano!
Livro maravilhoso! 😍 no decorrer do livro imaginei ele como um gafanhoto ou um grilo. Rsrs
Boa resenha! Isa, resenha para a gente A Idade da Razão, Jean Paul Sartre . Você faz tão bem suas resenhas. Parabéns!!!
Seu vídeo antigo estava muito bom. Não percebi nada de inexperiência. Parabéns. (:
Esse contraste entre você hoje e 4 anos atrás é algo lindo de se ver
Acabei me transformando num inseto monstruoso após ter visto essa versão luxuosa do livro e não ter uma em mãos.
Como sempre maravilhosa... o melhor canal nesta temática. Li o livro e amei... é realmente inquietante, fiquei semanas pensando sobre o personagem e a crueldade da realidade.
Um dos livros mais importantes da minha vida. ❤❤❤❤
Qual a melhor edição e trade para ler a metamorfose?
Pé direito? Eles já começaram explodindo mentes. Esse livro é extremamente primordial de se ler e de se ter!
Só de falar em marimbondo já lembro da minha infância. Uma vez fui passar férias na fazenda da minha tia e fui picado bem perto do olho por um marimbondo. Inchou e fiquei quase três dias sem enxergar nada com o olho direito. Nem abrir ele não abria hahaha. Desesperador, porém deu tudo certo. Já sobre o livro, QUE EDIÇÃO MARAVILHOSAAA!!!! Luxo é pouco pra definir.
Muito obrigado pelo vídeo. Gostei muito. Parabéns. Obrigado.
Essa resenha tinha que chegar no "Sinistro" da Educação.
Li este livro após a sua resenha! Aliás, obrigada pela dica. Esta reedição parece linda mesmo!
ate em 2020 isso continua sendo legal,de noite,de dia,todas as horas !
Até que enfim, lançaram essa edição, é meu sonho de consumo há mais de um mês quando eu vi uma publicação de pré-venda no facebook. E agora que eu sei que Isabella Lubrano teve parte nisso, eu vou comprar com certeza!!!
Nossa,que linda edição. Eu tenho a da Companhia das letras. Agora fiquei com vontade de comprar essa também 😍📚