Gostei muito dos livros que li do Kafka, achei genial apesar de ser uma leitura angustiante, pois as personagens sempre estão presas dentro de circunstâncias que não conseguem se desvencilhar, um Processo do qual não se inocenta, um Castelo que não se entrar, uma vida encerrada dentro de um inseto...lógico que há muito mais que isto. “Na Colônia Penal” ainda não li, vou comprar.
"Pequena Fábula" - Franz Kafka: “‘Ah’, disse o rato, ‘o mundo torna-se cada dia mais estreito. A princípio era tão vasto que me dava medo, eu continuava correndo e me sentia feliz com o fato de que finalmente via à distância, à direita e à esquerda, as paredes, mas essas longas paredes convergem tão depressa uma para a outra, que já estou no último quarto e lá no canto fica a ratoeira para a qual eu corro’. -‘Você só precisa mudar de direção’, disse o gato e devorou-o”.
O Castelo é bem angustiante mesmo, e ele joga bem à tona a crítica às instituições disciplinares que nasceram no século XIX e passaram a ser referência no início do século XX. Pra mim, Kafka e Foucault têm tudo a ver, especialmente quando abordam a temática da prisão como a instituição que melhor representa a sociedade moderna, disciplinária e que dociliza os corpos não para os próprios indivíduos, mas para a manutenção das formas de dominação e vigilância. Não é à toa que muitas das técnicas que nos rodeiam no dia-a-dia foram inspiradas nos experimentos dos estudos de administração prisional daquela época!
Você esqueceu de Ilha Grande aqui no Rio. Era uma ilha penal e foi lá que Graciliano ramos escreveu "memórias do cárcere". sobre essas aberturas de livros, lembrei na hora de Gabriel Garcia Marquez que utiliza muito desse recurso em seus livros. adorei a resenha. Eu amei metamorfose e li por sua resenha. Agora tenho que ler esse. bju
O enredo do livro do Kafka possivelmente, é a alusão a Ilha do Diabo, que era uma colonia penal da França, na América do Sul, na Guiana Francesa até a década de 40 ou 50. Tem o filme de 1974, chamado: Pappilon (que também é o nome do livro).
O castelo é excelente! Há um contraste de claro (neve) e escuro (interior dos ambientes) fantástico que dá uma atmosfera única na obra. É um livro sem fim, o autor não terminou de escreve-lo, mas em nada compromete a obra, talvez até acentue o caráter absurdo dela.
Atualissímo! Quando o oficial diz que tem muitos admiradores da máquina e do antigo comandante meio que nas surdinas. Os ratos esperando sair do esgoto pra homenagear torturador.
Conhecendo o canal agora, um deleite. Parabéns pelo trabalho, na colônia penal é um dos meus contos favoritos do Kafka. Gostaria que, dos 284 mil inscritos, mais tivessem visto esse vídeo. Abraços!
Sou novo no canal. Já tem um tempo que venho lendo Kafka. Li Metamorfose, O veredicto, alguns contos e agora estou lendo O processo. Não está sendo fácil, não está sendo uma leitura muito fluida. O livro é denso em descrições e eu fico meio perdido nos acontecimentos às vezes. Gostaria muito que você fizesse uma resenha de "O processo". Gostaria também que você expusesse a relação que os personagens de Kafka tinham com suas famílias. A figura do pai, sempre muito poderosa e altiva, os pensamentos de Gregor Samsa a respeito da irmã. Parabéns pelo vídeo, é muito bem feito. Você narra muito bem! "Na colônia penal" vai ser meu próximo livro dele com certeza.
Isabella, achei seu canal aqui do RUclips por meio de uma recomendação de um amigo. Curti mto o seu estilo de resenha, e ainda mais, o seu interesse em demonstrar e explicar de uma maneira leve e ao msm tempo profunda, que instiga o espectador a correr atrás dos livros. Ganhou um fã :) P.S - vc podia fazer uma resenha de v de vingança, que apesar de ser um quadrinho mto famoso, acho que devido ao tempo que vivemos, seja bem apropriado uma resenha no seu estilo com uma contextualização a realidade mundial, ainda mais com a ascensão de modelos de visão extremamente nacionalistas e controladores. Forte abraço e parabéns!!!
Bem vindo ao canal, Marcos. sinta-se a vontade por aqui. Em eventual resenha, teria que apontar bem as diferenças entre a distopia que o Alan Moore criou na sua grafic novel e a adapatação pro cinema, que ele detestou. Dizem que ele odiou também a adaptação do seu Liga Extraordinária. Beijo!!
Acabei de ler o livro e quis entender melhor o fim do conto, e do oficial! Gostei do livro, mas gostei mais da releitura feita por você no vídeo! Parabéns!!!
Só li A Metamorfose, isso por causa da resenha que você fez, que foi ótima. Vou ler esse também. ☺
7 лет назад+21
Só li "A Metamorfose" de Kafka e amei. Mas concordo que não é leve não. Já anotei a dica! Isa, você comentou sobre "O processo" e lembrei de perguntar: você precisou ler "O Mercador de Veneza" na faculdade de Direito? É o meu preferido de Shakespeare. =)
Infelizmente não precisei ler Shakespeare na faculdade de direito kkkkkkk Até teria algum sentido ler O Mercador de Veneza, talvez para discussão da obrigatoriedade do convencionado. O filme com o Al Pacino e o Jeremy Irons também é sensacional. Beijo!!
7 лет назад+1
O filme é ótimo mesmo! Pois é, perguntei porque fiz um trabalho na faculdade (de Letras rs) comparando a obra literária com o filme e fiquei sabendo que é uma leitura geralmente recomendada para Direito. =) Obrigada por responder Isa! Beijos
Conheci a pouco tempo este canal, mas já tenho uma grande admiração Sua forma de expressão é incrível Quando soube que era formada em direito só aumentou haha Sem dúvidas, um dos melhores canais! Continue assim
Amei o vídeo! Kafka é um dos autores que mais admiro. Tudo que ja li dele, gostei! Só o Processo mesmo que vou precisar de uma edição nova. Tive um pouco de dificuldade com o meu exemplar, e penso que eh pela tradução antiga! bjus
mds, tu lê tudo mesmo, né mlhr?! hahahah já 3 livros que eu procuro resenhas pra facilitar meu entendimento pra poder concluir meus trabalhos da faculdade e sempre acabo no teu canal. Parabéns!
Parabéns pelo vídeo , assisti em outro vídeo mas fiquei nas nuvens , você despertou a minha curiosidade sobre ele , mais uma vez parabéns pelo seu trabalho
Te vi ontem no documentário sobre a Lygia, estavas linda! Já tinha visto um vídeo seu e te reconheci. Retornei agora ao seu canal e percebi que vale muito à pena se inscrever nele. Você ajuda muito! Obrigada! :)
Li o livro que se chama "O livro dos mártires " que faz um relatório das perseguições de Roma contra os cristãos. A tortura era usada com crueldade. Ainda tem outro livro que descreve cada instrumento de tortura da Igreja católica contra os protestantes por todo o período de 2000 anos de história.
Parabens! Eu soube de uma peça inspirada nesse livro em Fortaleza e decidi lê-lo. Vim a internet pedir ajuda e você me ajudou bastante =) Parabens pelo video!
Excelente resenha, como de costume. Te acompanho desde o início e fico feliz em ver o canal crescer. Adoraria que resenhasse Raizes do Brasil. Saludos!
Obrigada, Mônica! Por acreditar no canal desde o comecinho. Vocês, antigos inscritos, são meus queridinhos. Teria muito receio de resenhar obra tão portentosa das ciências sociais e história como Raízes do Brasil. Não tenho formação acadêmica nem cultural para tanto. Certamente ficaria nas generalidades e babando ovo pro genial autor. Beijo!!
Parabéns pelo canal,ganhou mais um inscrito. Suas resenhas são muito boas, vc fala muito bem, tem uma voz agradável e é muito bonita, desculpe a ousadia, rs. Esse é o livro que mais gosto do Kafka, claro que não li todos. E concordo que O Processo é um livro cansativo. Tem que estar muito concentrado e em um ótimo estado de espírito para lê-lo. Fique com Deus e continue com esse excelente trabalho.
Ainda não li Kafka. Pois é, podem me apedrejar rsrs Mas vc já recomendou tanto, e essa resenha foi tão boa que não posso protelar mais. Dica valiosa hein, de começar por esse, valeu Isa. Sorteio para os padrinhos? Uhuuu!!
Olá, Isabella! Se você tiver interesse, há um livro (claro que a qualidade literária não é a mesma de Kafka) que narra, em 1° pessoa, sobre essas colônias penais: "Papillon" de Henry Charrieré. Parabéns pelo canal primoroso!
Que análise incrível, Isa! Eu li "A Metamorfose" e é realmente perturbador e ao mesmo tempo satisfatório ler uma obra tão bem construída assim. Foi o único livro dele que eu li, fiquei meio atordoada depois disso. eu ficava me perguntando "que livro é esse, gente?" hahahaha Mas sei que preciso voltar a ler Kafka. Um beijo e sucesso no canal!
Isa.... Alguns anos atrás houve uma exposição estilo a "Bienal" chamada "Borges e kafka" onde abordava os dois escritores e aproximavam a obra de ambos... teve um evento na Republica Tcheca e no outro ano na Argentina... que tal fazer esse elo??? será que chegou a hora e o prazer de termos em seu canal uma resenha desse autor clássico chamado Jorge Luis Borges????
Verdade, estou devendo alguma resenha dele. Não conheço a sua obra, só sei, de ouvir dizer, que é muito boa e difícil de ler. Leitura a ser providenciada oportunamente. Você já leu? Me sugere algum livro em especial? Beijo!!
Já li sim Isa.... Li "Ficções" que não me falhe a memória eu já vi vc fazer um book Hauls com ele... Nesse livro tem um conto chamado " Tlon, Uqbar, Orbis Tertius" que é considerado um dos 10 melhores contos de todos os tempos... . tem autores que conseguem criar em sua obra civilizações, cidades como no caso do Gabo, mas o Borges nesse conto vai além... o cara cria um Universo!!!!! rsrs isso mesmo!!!! Um Universo!!!! o cara é muito bom!!! Minha sugestão é O Aleph (o verdadeiro)... (ironia viu..) O Aleph é, na verdade, a reunião de 17 contos de Borges. Na história que dá título ao livro, há um ponto no sótão de uma casa argentina da onde é possível ver todo o Universo, seu passado e futuro. A palavra aleph tem vários significados, a maioria ligados à idéia de Infinito.Com os contos de O Aleph, Borges criou o realismo mágico, antecipando a obra de mestres como Gabriel García Márquez e Mario Vargas Llosa, que delinearam o imaginário do sul-americano para o resto do mundo. A figura do aleph como ponto que congrega todo o Universo é ainda uma imagem fortíssima da simultaneidade do conhecimento - tema que Borges desenvolve com maestria também em A Biblioteca de Babel. A idéia de um espaço delimitado, reduzido, que no entanto contém todo o espaço, todos os livros, define, como nenhuma outra, o tempo em que vivemos. A obra de Borges deu origem a todo o vocabulário do que os teóricos chamam “pós-modernidade”. Vale a pena Isa!!! Bjus!!!
Ah, essa resenha me lembrou de Papillon, não sei se vc ja viu o filme ou leu o livro. Assisti o filme há muitos anos, muito chocante. Pesquisas recentes sugerem que o verdadeiro autor do livro é um outro preso (do grupo que fugiu), o René Belbenoit, e não Henri Charrièri, que teria roubado o manuscrito daquele. René, inclusive, teria vivido no Brasil.
Quando você fez a descrição do local, me lembrei de O Conde de Monte Cristo
Eu também lembrei! O Castelo D'if .
Gostei muito dos livros que li do Kafka, achei genial apesar de ser uma leitura angustiante, pois as personagens sempre estão presas dentro de circunstâncias que não conseguem se desvencilhar, um Processo do qual não se inocenta, um Castelo que não se entrar, uma vida encerrada dentro de um inseto...lógico que há muito mais que isto.
“Na Colônia Penal” ainda não li, vou comprar.
Eu indico seus vídeos para amigos que querem aprender português. Melhor dicção do Brasil.
"Pequena Fábula" - Franz Kafka:
“‘Ah’, disse o rato, ‘o mundo torna-se cada dia mais estreito. A princípio era tão vasto que me dava medo, eu continuava correndo e me sentia feliz com o fato de que finalmente via à distância, à direita e à esquerda, as paredes, mas essas longas paredes convergem tão depressa uma para a outra, que já estou no último quarto e lá no canto fica a ratoeira para a qual eu corro’. -‘Você só precisa mudar de direção’, disse o gato e devorou-o”.
Li hoje. O texto é mesmo muito potente. Existe um momento em que a gente fica tão angustiado que dá medo de ler a próxima linha. 🤯😱🤪
Acabei de ler, livro ótimo
Muito obrigado pela contribuição!
Li agora na edição da antofagica, muiito bom
O Castelo é bem angustiante mesmo, e ele joga bem à tona a crítica às instituições disciplinares que nasceram no século XIX e passaram a ser referência no início do século XX. Pra mim, Kafka e Foucault têm tudo a ver, especialmente quando abordam a temática da prisão como a instituição que melhor representa a sociedade moderna, disciplinária e que dociliza os corpos não para os próprios indivíduos, mas para a manutenção das formas de dominação e vigilância. Não é à toa que muitas das técnicas que nos rodeiam no dia-a-dia foram inspiradas nos experimentos dos estudos de administração prisional daquela época!
Perfeita colocação, Caio. Poderia ser a base da resenha, obrigada.
Beijo!!
De nada! Suas resenhas são excelentes por isso, não se atem apenas à teoria literária e à ficção e aborda sempre assuntos afins aos livros! Beijos
Sua voz é maravilhosa👏👏 Parece dubladora... A resenha tbm foi muito bem elavorada👏👏👏👏
Verdade! E a diferença entre hoje e os primeiros vídeos do canal é impressionante! Um dia faço fono tbm risos
Whebson Ribeiro verdade
Concordo plenamente, consigo ouvir a voz da Isa narrando uma história, ou dublando a narração de um filme infantil principalmente. É calmante. kkkk
Sim, a dicção dela é ótima! ^^
Além de resenhar muito bem!
Whebson Ribeiro concordo!
Você esqueceu de Ilha Grande aqui no Rio. Era uma ilha penal e foi lá que Graciliano ramos escreveu "memórias do cárcere". sobre essas aberturas de livros, lembrei na hora de Gabriel Garcia Marquez que utiliza muito desse recurso em seus livros. adorei a resenha. Eu amei metamorfose e li por sua resenha. Agora tenho que ler esse. bju
Kafka é crítico da civilização contundente, eficaz mas elegante. Excelente resenha, Isabella!
Eu li a HQ, é fenomenal!
Tem uma série de hqs com os livros do Kafka
Acabei de ler "Carta ao pai" e quero ler todos o livros desse autor maravilhoso!!!
A voz dela é calmante. É um anjo falando.
Que resenha!!! Voz e interpretacao impecaveis... da vontade de ficar ouvindo pra sempre ela falando❤
O enredo do livro do Kafka possivelmente, é a alusão a Ilha do Diabo, que era uma colonia penal da França, na América do Sul, na Guiana Francesa até a década de 40 ou 50. Tem o filme de 1974, chamado: Pappilon (que também é o nome do livro).
Mas que excelente resenha! De uma dicção e capacidade argumentativa impecáveis. Parabéns!!
Izabela, um outro texto do Kafka que valeria a pena comentar, seria A construção, que saiu pela Brasiliense.
fantástica.
Terminei o livro hoje.
Vim correndo ver o vídeo, excelente explicação, isa
Definitivamente, o mais cinematográfico dos textos kafkianos
carta ao pai é fantástico também.
esse livro é ótimo, gostei muito da forma bem detalhada que ele descreve as coisas.
Faz um comentário, de "um artista da fome". Não vi ninguém falar como você! As pessoas só lêem a história, você aprofunda mais ! Parabéns!!
É divina essa obra
Amo Kafka!!! É um de meus autores favoritos!
qual eé seu favorito??
É uma colônia Francesa pois alguns personagens falavam Francês, a França tinha e tem até hoje colônias no mundo todo
O castelo é excelente! Há um contraste de claro (neve) e escuro (interior dos ambientes) fantástico que dá uma atmosfera única na obra. É um livro sem fim, o autor não terminou de escreve-lo, mas em nada compromete a obra, talvez até acentue o caráter absurdo dela.
Não foi o único, O Processo também é incompleto. Me deu uma sensação estranha esse não final.
'Ler um livro deve ser como o impacto de um murro no crânio, senão, para que lê-los'! Franz Kafka
Atualissímo! Quando o oficial diz que tem muitos admiradores da máquina e do antigo comandante meio que nas surdinas. Os ratos esperando sair do esgoto pra homenagear torturador.
Você fez um livro "aparentemente" chato instigar uma curiosidade de leitura imensa. E essa trilha sonora instrumental de fundo ficou genial.
Terminando de ler. Muito bom.
O castelo é otimo também.
Assisti ao documentário em homenagem à Lygia Fagundes Telles. Parabéns pela sua participação. Muito bom! Melhor ainda é homenagem em vida!
Pois é, homenagem em vida, coisa rara no Brasil.
te ouvir é bom demais! parabéns!!!!! 😚😚😚😚
Conhecendo o canal agora, um deleite. Parabéns pelo trabalho, na colônia penal é um dos meus contos favoritos do Kafka. Gostaria que, dos 284 mil inscritos, mais tivessem visto esse vídeo.
Abraços!
Já comprei!
Acabei de ver a Isa no documentário haha. Que sucesso, parabéns! Esse é um dos meus canais favoritos do RUclips.
Boa dica. Já li O Processo e O Castelo.
Arrasou! Muito obrigada! 😘
Resenha maravilhosa e intrigante, e inexplicável a vontade que temos de ler um livro, após uma resenha dessas
Sou novo no canal. Já tem um tempo que venho lendo Kafka. Li Metamorfose, O veredicto, alguns contos e agora estou lendo O processo. Não está sendo fácil, não está sendo uma leitura muito fluida. O livro é denso em descrições e eu fico meio perdido nos acontecimentos às vezes. Gostaria muito que você fizesse uma resenha de "O processo".
Gostaria também que você expusesse a relação que os personagens de Kafka tinham com suas famílias. A figura do pai, sempre muito poderosa e altiva, os pensamentos de Gregor Samsa a respeito da irmã.
Parabéns pelo vídeo, é muito bem feito. Você narra muito bem! "Na colônia penal" vai ser meu próximo livro dele com certeza.
Boa Tarde, Isa!!!
Assistir o documentário sobre a Lygia Fagundes Telles
Sua participação foi ótima; Parabéns!!!!
Muito bacana a análise
Estou estudando solidariedade orgânica e mecânica e me foi indicado esse conto! ameiiii
Resenha fabulosa!
Faz resenha das intermitências da morte-José Saramago
Top demais suas dicas de leitura, se tratando de Kafka então!!!
Estou viciado no canal , além de ser viciado em livros , parabéns pelo trabalho !
Isabella, achei seu canal aqui do RUclips por meio de uma recomendação de um amigo. Curti mto o seu estilo de resenha, e ainda mais, o seu interesse em demonstrar e explicar de uma maneira leve e ao msm tempo profunda, que instiga o espectador a correr atrás dos livros. Ganhou um fã :)
P.S - vc podia fazer uma resenha de v de vingança, que apesar de ser um quadrinho mto famoso, acho que devido ao tempo que vivemos, seja bem apropriado uma resenha no seu estilo com uma contextualização a realidade mundial, ainda mais com a ascensão de modelos de visão extremamente nacionalistas e controladores. Forte abraço e parabéns!!!
Bem vindo ao canal, Marcos. sinta-se a vontade por aqui.
Em eventual resenha, teria que apontar bem as diferenças entre a distopia que o Alan Moore criou na sua grafic novel e a adapatação pro cinema, que ele detestou. Dizem que ele odiou também a adaptação do seu Liga Extraordinária.
Beijo!!
Você é incrível! Parabéns!
👏👏👏👏❤️
Ahh velho.. essa mina é muito gata, simpática e querida. Queria ela pra mim.
Maravilhoso vídeo!
E Isa: NOVENTA E CINCO MIL!! 🎉📚
Por favor, faz a resenha de O Processo 🥺
Que mulher linda!
Acabei de ler o livro e quis entender melhor o fim do conto, e do oficial! Gostei do livro, mas gostei mais da releitura feita por você no vídeo! Parabéns!!!
Só li A Metamorfose, isso por causa da resenha que você fez, que foi ótima. Vou ler esse também. ☺
Só li "A Metamorfose" de Kafka e amei. Mas concordo que não é leve não. Já anotei a dica! Isa, você comentou sobre "O processo" e lembrei de perguntar: você precisou ler "O Mercador de Veneza" na faculdade de Direito? É o meu preferido de Shakespeare. =)
Infelizmente não precisei ler Shakespeare na faculdade de direito kkkkkkk Até teria algum sentido ler O Mercador de Veneza, talvez para discussão da obrigatoriedade do convencionado. O filme com o Al Pacino e o Jeremy Irons também é sensacional.
Beijo!!
O filme é ótimo mesmo! Pois é, perguntei porque fiz um trabalho na faculdade (de Letras rs) comparando a obra literária com o filme e fiquei sabendo que é uma leitura geralmente recomendada para Direito. =)
Obrigada por responder Isa! Beijos
kafka não é só metamorfose!! genial
Conheci a pouco tempo este canal, mas já tenho uma grande admiração
Sua forma de expressão é incrível
Quando soube que era formada em direito só aumentou haha
Sem dúvidas, um dos melhores canais! Continue assim
Isa, adoraria ver uma resenha sua sobre A Dama das Camélias, romance de 1848, já que seu canal é super focado nos clássicos! :D
Parabéns pela resenha! Conseguiu me persuadir a ler não só esse livro, mas as demais obras do autor. Também tive problemas com "O Processo".
Isa, você estava ótima no documentário! Que orgulho! Tirei uma foto da TV e postei no meu instagram @amendoimcomcafe Parabéns!!! Bjs
Amei o vídeo!
Kafka é um dos autores que mais admiro. Tudo que ja li dele, gostei!
Só o Processo mesmo que vou precisar de uma edição nova. Tive um pouco de dificuldade com o meu exemplar, e penso que eh pela tradução antiga!
bjus
Acabei de ler o livro e vim correndo pra sua resenha!
Minha professora passou um vídeo seu na sala
mds, tu lê tudo mesmo, né mlhr?! hahahah já 3 livros que eu procuro resenhas pra facilitar meu entendimento pra poder concluir meus trabalhos da faculdade e sempre acabo no teu canal. Parabéns!
Parabéns pelo vídeo , assisti em outro vídeo mas fiquei nas nuvens , você despertou a minha curiosidade sobre ele , mais uma vez parabéns pelo seu trabalho
Nossa que horror...fiquei com muito medo dessa colonia penal...bela resenha.
bjs
Te vi ontem no documentário sobre a Lygia, estavas linda! Já tinha visto um vídeo seu e te reconheci. Retornei agora ao seu canal e percebi que vale muito à pena se inscrever nele. Você ajuda muito! Obrigada! :)
Obrigada, Rannia. Sinta-se a vontade para dar suas opiniões.
Beijo!!
Parabéns pelo canal. Excelente Proposta.
Parabéns, que resenha ótima!
Eu nunca li Frank Kafka, vou procurar pra ler!
Comece por A Metamorfose. Pra mim, é a obra prima dele.
Valeu pela dica!
Ótimo resenha, e vai bem com o deia de Tiradentes, morto injustamente,...
O Processo é incrível!
O processo é um livro genial!! tem o filme tb! eu Acho muito interessante gente! bjs e parabens pelo canal!
Isa, amo suas resenhas! Parabéns!!
Li o livro que se chama "O livro dos mártires " que faz um relatório das perseguições de Roma contra os cristãos. A tortura era usada com crueldade. Ainda tem outro livro que descreve cada instrumento de tortura da Igreja católica contra os protestantes por todo o período de 2000 anos de história.
Parabens! Eu soube de uma peça inspirada nesse livro em Fortaleza e decidi lê-lo. Vim a internet pedir ajuda e você me ajudou bastante =) Parabens pelo video!
Amo seus vídeos, as resenhas são incríveis, muito bem detalhadas. Parabéns
Resenha maravilhosa Isa! Você conseguiu transportar toda a sensação inquietante e amedontrante do livro
Vim.aqui pelo Karnal! Ele que falou do livro em uma das suas palestras!
Ahhhh, eu te vi lá no documentário ♡ e foi antes de ver esse vídeo haha resenha maravilhosa!
Adorei essa resenha! Tenho a metamorfose em casa e fiquei com mais vontade de ler, apesar de estar adiando pela tensão 😳
Excelente resenha, como de costume. Te acompanho desde o início e fico feliz em ver o canal crescer. Adoraria que resenhasse Raizes do Brasil. Saludos!
Obrigada, Mônica! Por acreditar no canal desde o comecinho. Vocês, antigos inscritos, são meus queridinhos. Teria muito receio de resenhar obra tão portentosa das ciências sociais e história como Raízes do Brasil. Não tenho formação acadêmica nem cultural para tanto. Certamente ficaria nas generalidades e babando ovo pro genial autor.
Beijo!!
Parabéns pelo canal,ganhou mais um inscrito. Suas resenhas são muito boas, vc fala muito bem, tem uma voz agradável e é muito bonita, desculpe a ousadia, rs. Esse é o livro que mais gosto do Kafka, claro que não li todos. E concordo que O Processo é um livro cansativo. Tem que estar muito concentrado e em um ótimo estado de espírito para lê-lo. Fique com Deus e continue com esse excelente trabalho.
Obrigada, Davi. Bem vindo ao canal.
Beijo!!
Ainda não li Kafka. Pois é, podem me apedrejar rsrs Mas vc já recomendou tanto, e essa resenha foi tão boa que não posso protelar mais. Dica valiosa hein, de começar por esse, valeu Isa. Sorteio para os padrinhos? Uhuuu!!
Ótima Resenha, Isa! 😍
Olá, Isabella! Se você tiver interesse, há um livro (claro que a qualidade literária não é a mesma de Kafka) que narra, em 1° pessoa, sobre essas colônias penais: "Papillon" de Henry Charrieré. Parabéns pelo canal primoroso!
Primeiro vídeo que eu vejo do canal, e já me inscrevi. Muito bom seu vídeo deu vontade de ler !!!
Que análise incrível, Isa! Eu li "A Metamorfose" e é realmente perturbador e ao mesmo tempo satisfatório ler uma obra tão bem construída assim. Foi o único livro dele que eu li, fiquei meio atordoada depois disso. eu ficava me perguntando "que livro é esse, gente?" hahahaha Mas sei que preciso voltar a ler Kafka. Um beijo e sucesso no canal!
Fiquei com medo e ao mesmo tempo com vontade de ler Na colônia penal e O Processo.
Alguém descobriu ou leu algo sobre o final desse conto? Bem misterioso, a ideia da Ressurreição do antigo comandante.
resenha extraordinario e it a coisa é a cabana
Dois Kafka, dois Dostoiévski e dois Tolstói resenhados. Todas excelentes. Acho que chegou a vez de Thomas Mann; rs.
também tem dois Saramago, dois Gabo, alguns Machado...
Quero ler esse conto :) E a resenha de Lolita? Vai ter?
Isa.... Alguns anos atrás houve uma exposição estilo a "Bienal" chamada "Borges e kafka" onde abordava os dois escritores e aproximavam a obra de ambos... teve um evento na Republica Tcheca e no outro ano na Argentina... que tal fazer esse elo??? será que chegou a hora e o prazer de termos em seu canal
uma resenha desse autor clássico chamado Jorge Luis Borges????
Verdade, estou devendo alguma resenha dele. Não conheço a sua obra, só sei, de ouvir dizer, que é muito boa e difícil de ler.
Leitura a ser providenciada oportunamente. Você já leu? Me sugere algum livro em especial?
Beijo!!
Já li sim Isa.... Li "Ficções" que não me falhe a memória eu já vi vc fazer um book Hauls com ele... Nesse livro tem um conto chamado " Tlon, Uqbar, Orbis Tertius" que é considerado um dos 10 melhores contos de todos os tempos...
. tem autores que conseguem criar em sua obra civilizações, cidades como no caso do Gabo, mas o Borges nesse conto vai além... o cara cria um Universo!!!!! rsrs isso mesmo!!!! Um Universo!!!! o cara é muito bom!!! Minha sugestão é O Aleph (o verdadeiro)... (ironia viu..) O Aleph é, na verdade, a reunião de 17 contos de Borges. Na história que dá título ao livro, há um ponto no sótão de uma casa argentina da onde é possível ver todo o Universo, seu passado e futuro. A palavra aleph tem vários significados, a maioria ligados à idéia de Infinito.Com os contos de O Aleph, Borges criou o realismo mágico, antecipando a obra de mestres como Gabriel García Márquez e Mario Vargas Llosa, que delinearam o imaginário do sul-americano para o resto do mundo. A figura do aleph como ponto que congrega todo o Universo é ainda uma imagem fortíssima da simultaneidade do conhecimento - tema que Borges desenvolve com maestria também em A Biblioteca de Babel. A idéia de um espaço delimitado, reduzido, que no entanto contém todo o espaço, todos os livros, define, como nenhuma outra, o tempo em que vivemos. A obra de Borges deu origem a todo o vocabulário do que os teóricos chamam “pós-modernidade”. Vale a pena Isa!!! Bjus!!!
Adorei o vídeo. Mais um inscrito!
Ah, essa resenha me lembrou de Papillon, não sei se vc ja viu o filme ou leu o livro. Assisti o filme há muitos anos, muito chocante. Pesquisas recentes sugerem que o verdadeiro autor do livro é um outro preso (do grupo que fugiu), o René Belbenoit, e não Henri Charrièri, que teria roubado o manuscrito daquele. René, inclusive, teria vivido no Brasil.
Não li o livro mas já ouvi falar do filme. O protagonista é o Steve Mcqueen, certo?
Sim, ele mesmo. Filme muito bom, recomendo.