INCÊNDIOS EM CARROS ELÉTRICOS. Ameaça ou mito urbano? | Auto Rádio EP. 45

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 15 сен 2024
  • Neste episódio falamos das particularidades dos incêndios em carros elétricos, com a presença de Hugo Barbosa (Diretor de Comunicação do Grupo Renault) e Mário Ferreira (Sub-Chefe Principal do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa).
    O Auto Rádio é um podcast da Razão Automóvel, com o apoio do Pisca Pisca, o portal de usados onde podem encontrar o vosso próximo carro: bit.ly/3YXSWGn
    🎧 Disponível no RUclips, Spotify e Apple Podcasts
    --
    www.razaoautom...
    Auto Rádio. O podcast da Razão Automóvel: bit.ly/38P8Icm
    Subscreve a nossa Newsletter: bit.ly/2MCH1uW
    Segue a Razão Automóvel nas redes sociais
    / razaoautomovel
    / razaoautomovel

Комментарии • 171

  • @ricafragaa
    @ricafragaa 11 месяцев назад +15

    Formei-me em Auto-sustentabilidade desde 2007, trabalho desde essa altura com baterias, fui o primeiro empresário a importar powerbanks para telemóveis em Portugal onde até nessa área eles tinham já "BMS" e patenteados anti-explosao e aguentavam uma viatura de peso de 7.5T em cima. Já fiz desde 2015 kits para casas com baterias onde ficaram totalmente autónomas em termos energéticos até hoje... Resumindo... O problema não é do material, é do que fazemos com ele e como o fazemos... Um bom gestor eletrônico das baterias é das coisas mais importantes. Mas nada se pode fazer se a água chegar aos dois pólos do sistema... Mesmo baterias "estanques" o cabo por onde sai a carga deixa sempre com o estado das estradas etc criar folga para a água entrar... Apagar fogo no lítio só com CO2 e enquanto está no começo... Martelos de fuga dentro dos carros devia ser obrigatório. A GM e Tesla são os que teem o melhor pack de segurança nessa área, mas ardem menos😅😅

    • @ct1fls
      @ct1fls 11 месяцев назад +1

      Muito obrigado pela informação apresentada

  • @carlosgodinho8965
    @carlosgodinho8965 12 дней назад +1

    Os carros tradicionais, só ardem por causa de mais uma invenção controversa que é o filtro de partículas, carros sem FAP, NÃO ARDEM!!!!!!!!!!!

  • @MCarvas1
    @MCarvas1 11 месяцев назад +5

    A parte que adorei, foi a comparação de um carro elétrico a um frigorífico, quase me caguei todo de tanto rir....

    • @lipevp123
      @lipevp123 10 месяцев назад +1

      E cada bacorada... e ainda te escapou carregar em casa a 200 kWh..... Ainda não entendem a diferença !!!! Carrega-se em kW !!!!!!!!!!

    • @MCarvas1
      @MCarvas1 10 месяцев назад +2

      @@lipevp123 Esta então é de gritos, comparar grelos com nabos, é quase de ir às lágrimas...

    • @jplacido9999
      @jplacido9999 22 дня назад

      Nem sabem que a piada tem a ver com o branco pérola dos Tesla.....😂😂😂.
      O representante de parte interessada (Renault) a tentar equipar o funcionamento de um frigorífico e um BEV é de morrer....😂😂😂
      Quem é que pode ser tão cromo....😂😂😂😂😂

    • @jplacido9999
      @jplacido9999 22 дня назад

      ​@@lipevp123😂😂👍

    • @jplacido9999
      @jplacido9999 22 дня назад

      ​@@MCarvas1😂😂😂👍👍

  • @user-vw3hv9wi9n
    @user-vw3hv9wi9n 9 месяцев назад +4

    Vejo aqui muita ignorância nos comentários devido à falta de informação, está documentado, que os eléctricos são mais seguros em termos relativos que os termicos em incêndios automóveis, embora que enquanto nos eléctricos é praticamente impossível apagar o fogo, nos termicos consegue se apagar e reutilizar o carro. Em relação as baterias daqui a 10 anos serão tecnicamente diferentes, mas nao se enganem o futuro é eléctrico.

  • @pedrosp1266
    @pedrosp1266 10 месяцев назад +2

    Excelente podcast. Um tema discutido por CONHECEDORES do assunto, ao contrário de muitos pseudo entendidos que por aí andam.
    Os carros elétricos ESTÃO presentes nas nossas estradas e será fundamental os bombeiros terem uma formação adequada á realidade actual desde Lisboa á terriola, pois eles rolam para além das cidades.
    A questão de Pequim é muito pertinente....

  • @mr2spyderchronicles287
    @mr2spyderchronicles287 11 месяцев назад +11

    14 em 100 não é muito realmente, mas quantos automoveis a combustão e quantos electricos circulam em lisboa? Seria importante ter esta informação para uma comparação rigorosa. Quanto aos incendios, não tenho dados em relação á frequencia dos mesmos e sim tem bastante cobertura mediatica, mas os motivos são comparáveis a quando há um acidente aéreo. Um acidente aéreo é extremamente raro mas quando ocorre as consequencias são geralmente devastadoras. O problema dos incendios de baterias é a ferocidade dos mesmos e prova da sua destruição foram 2 navios de transporte automoveis que se perderam com prejuizo ambiental enorme. Como oficial da marinha mercante durante mais de 10 anos dediquei esse tempo da minha vida a navegar nesses navios e estava a bordo quando se iniciou o transporte das primeiras unidades TESLA na europa. Os sistemas fixos de combate a incendio presentes nesses navios incluem espuma de alta expansão e / ou bancos de garrafas de CO2 que actuam no incendio actuando ou na fonte de ignição ou no comburente. Infelizmente as baterias são autosuficientes pelo que estes sistemas são inuteis e portanto a unica coisa que tinhamos a bordo era uma manta de contenção dificil de colocar e mangueiras para tentar manter a periferia arrefecida. Estes incendios não são brincadeira e um carro destes entrar em combustão num parque de estacionamento rapidamente alastra aos outros veículos.

    • @ricardo_Abonado
      @ricardo_Abonado 11 месяцев назад +1

      14 incluindo trotinetes....

    • @pushdword
      @pushdword 11 месяцев назад +1

      14 incluindo trotinetes, bicicletas e afins. por isso, a informação não vale nada.

    • @TAQUEIMADO
      @TAQUEIMADO 10 месяцев назад

      Dos 14, só 4 foram carros elétricos.

    • @jplacido9999
      @jplacido9999 22 дня назад

      Comentário de elevada categoria.
      Parabéns 🙏

  • @Manuel5941
    @Manuel5941 11 месяцев назад +37

    O nº de carros elétricos é imensamente inferior ao nº de carros a combustão, portanto essa comparação é um bocado prematura! Seria interessante falarem em vários tipos de baterias como as de sódio fabricadas pela BYD.

    • @marioruifc
      @marioruifc 11 месяцев назад +4

      Prematura e preocupante! Se convertermos esses valores para taxas de ocorrência de incêncio por tipo de veículo. Estou à espera de mudar para um elétrico, mas ainda vou ter de esperar.

    • @mariorocha9304
      @mariorocha9304 11 месяцев назад +11

      Nos paises nordicos o numero de eléctricos em circulação já é superior aos do combustão e ainda não se constou que os paises nordicos estivessem a arder. Lol. Pelo contrario.

    • @ElySky95
      @ElySky95 11 месяцев назад +1

      BYD é bom para quem gosta de churrasco.

    • @williamcricket7931
      @williamcricket7931 11 месяцев назад

      ​@@mariorocha9304os países nórdicos são países desenvolvidos e evoluídos ao contrário de Portugal, um país de grunhos pobres e governo completamente corrupto e ladrão.

    • @pushdword
      @pushdword 11 месяцев назад +4

      os elétricos pegam menos fogo que os térmicos por cada km percorrido. dados do mundo real.

  • @luis.antunes.imobiliario
    @luis.antunes.imobiliario 11 месяцев назад +1

    Excelente vídeo! Parabéns! É preciso falar, é preciso esclarecer.

  • @MsMatrick
    @MsMatrick 11 месяцев назад +1

    2:20 a bateria lítio reage mais com o oxigénio quando é perfurado ou rachado com cargas rápidas uma trás da outra até mesmo com uma pancada se a bateria tiver já estufada pelas cargas rápidas podes mergulhar a bateria se a própria água não tiver sais que conduzam electricidade por exemplo água com sal 😅

  • @zarbes
    @zarbes 11 месяцев назад +3

    É cÁtodo e Ânodo... Qual catôdo e anôdo... 🤦🏻‍♂️ 16:11

  • @Augusto-oc2op
    @Augusto-oc2op 10 месяцев назад +5

    A instalação elétrica em casa um tema muito importante que em conversa falo sempre. Carregar um carro em casa não é chegar a ficha e ligar, primeiro precisam de um cabo de pelo menos 6mm depois tem que ser uma instalação só para aquela ligação com um disjuntor e depois não é com 15A contratados que vão carregar um carro logo vão precisar de contratar mais potência logo mais cara a energia em toda a casa. No fim será que compensa carregar em casa com as condicoes de segurança?
    Para mim o carro elétrico só vinga quando o sistema de carregamento for igual à carros a combustão chegar a uma bomba 10min carregar X % e seguir viagem. Até lá não faz sentido em Portugal ter carro elétrico

    • @incredibleframes8672
      @incredibleframes8672 10 месяцев назад +2

      Mesmo
      E a conta dessa charutada tipo carinhos de choque, vamos pagar mais de IUC

  • @fabionunes7081
    @fabionunes7081 10 месяцев назад +1

    Parabéns a razão automóvel por mais um esclarecedor podcast sem preconceitos

    • @esquerda_oficial
      @esquerda_oficial 10 месяцев назад +2

      Bom, esclarecedor se ignorarmos que atiraram às urtigas o rigor, quer estatistico, quer fisico/mecânico, já por demais aqui exposto. Preconceitos só os tem quem acerrimamente defende para todos uma solução que será sempre para alguns.

  • @mariop8101
    @mariop8101 11 месяцев назад +2

    As baterias de Lítio são o problema e não a solução. Quanto mais cedo virem as baterias de Sódio melhor, pelo menos resolvem o risco de incêndio na carga, e são muito mais baratas prefiro ter 200 km de autonomia e pagar menos de 20000 € por um carro mais seguro.

  • @brunojose8393
    @brunojose8393 2 месяца назад

    Excelente vídeo 😉 , razão automóvel um tema interessante e que não vi esclarecido neste vídeo seria nos casos em que o carro está em andamento e tenha inicio um incêndio, tendo pessoas dentro o carro está fechado, seria interessante explicar se ha sistemas de segurança para as portas abrirem etc.

    • @jplacido9999
      @jplacido9999 22 дня назад +1

      Alguns veículos já têm, mas são complicados (levanta uma tampinha, puxa uma alanvancazinha, uma idiotice chapada de parvalhões que não fazem a mínima.
      Já vi um vídeo de alguém que morreu queimado no banco de trás, enquanto batia desesperadamente no vidro (o condutor atirou-se para fora e fugiu).

  • @JoaoSynys7er
    @JoaoSynys7er 11 месяцев назад

    Obrigado... por estes "Auto Rádio".

  • @ALCLCFVIS
    @ALCLCFVIS 11 месяцев назад +2

    A este tipo de "tópico" e em 2023, só tenho 3 palavras » "vigilantes da estrada".....dá particular gozo os incêndios semanais desde o ínicio do ano....todos de veículos a combustão. Em relação a incêndios em elétricos e deixarem de inventar o que está inventado nos países nórdicos

  • @filipegomes-tb5ru
    @filipegomes-tb5ru 9 месяцев назад +1

    Quanto aos dados estatísticos, é óbvio que os incêndios em veículos elétricos são muito menores porque, em termos de proporção, nada tem a ver com a quantidade de veículos a combustível fóssil.

    • @jplacido9999
      @jplacido9999 22 дня назад

      E o pior é que a maioria dos incêndios em ICE são fruto de vandalism (1000 por noite em França, fraudes com Seguradoras, manutenção fraca por dificuldade económica ou desleixo, invenções por conta própria, e similares.
      São muito mais raros os incêndios do motor e periféricos directos.
      Os que existem nos ICE costumam ter origem.... eléctrica...😂😂😂...por isso....😂😂😂😂😂
      O problema dos BEV é estarem a ser impostos "á pressão" pelo "Polvo" e isso deixa sempre as pessoas inteligentes de pé atrás....
      Ninguém está contra os BEV, desde que não coloquem em risco a segurança colectiva.
      Toda a gente gostaria de ter um BEV que não entrasse em combustão espontânea e que se pudesse carregar em casa de forma barata para viagem curtas sem criar fumos locais (especialmente em zonas baixas das cidades).
      Mas não á custa da segurança geral

  • @ct1fls
    @ct1fls 11 месяцев назад

    Muito obrigado pelo vídeo apresentado, até proximo vídeo

  • @mrgreenc1
    @mrgreenc1 25 дней назад +1

    Boa abordagem, mas faltam números para que o consumidor seja devidamente informado.
    Este autoradio pareceu-me demais a defender os eletricos

  • @josematos8188
    @josematos8188 20 дней назад

    Ista pergunta para os fabricantes de VEs.
    Que tal criar um sistema manual ou mesmo automático, de injeção de produto de abafamento das baterias quando detetado o incêndio nas baterias?

  • @loroxtupi
    @loroxtupi 11 месяцев назад +9

    Existem estatísticas sobre isto. Em cada 100 mil veículos existem o seguinte número de incêndios: 3474.5 se forem veículos híbridos, 1529.9 se forem a combustível e 25.1 se forem elétricos

    • @jplacido9999
      @jplacido9999 22 дня назад

      Não importa o número.
      É como dizer que as deflagrações nucleares são raras em relação às outras, por isso não são um problema...
      Se não fosse a violência e temperatura dos incêndios BEV e o facto de acontecerem "do nada" e não dar para combater (apenas se atira água para enganar o público ou tentar evitar propagação) não era tema de conversa.

  • @fortnitebadaca7361
    @fortnitebadaca7361 11 месяцев назад +9

    A 10, 15 anos atrás acontecia o mesmo com os carros a gpl.

    • @jorgefernandes4645
      @jorgefernandes4645 11 месяцев назад +3

      😂 deixa-me rir deste outro mito.... já vou no 2° carro a GPL desde há 20 anos e nunca me explodiu nada...mais um mito urbano 😂

    • @pjbar23
      @pjbar23 11 месяцев назад +1

      Acho que tanto no GPL como nos eléctricos, que muitas pessoas acreditam nestes mitos para sustentarem a sua aversão às novas tecnologias porque como não querem admitir que simplesmente são ignorante, que não percebem a nova tecnologia, portanto tentam arranjar/inventar problemas

    • @incredibleframes8672
      @incredibleframes8672 10 месяцев назад

      Também tenho um, e olha que era daqueles com medo desses carros!!
      E digo te para mim não há melhor

    • @jplacido9999
      @jplacido9999 22 дня назад

      O GPL só era perigoso porque havia improvisos "á portuguesa" .
      Com a legalização, as normas técnicas tornaram os GPL mais seguros que os outros (apaguei incêndios em viaturas GPL que incendiavam logo após a batida, sim, mas eram apenas os restos de gás nas mangueiras, e apaguei com um extintor de 6 kg (logo á primeira).
      As válvulas de segurança dos GPL isolam tudo em vários pontos.
      Eu próprio andei com um VW Golf 2 gasolina/GPL antigo e pegava a GPL sem problema 😊😊 (sei que não se deve abusar, para lubrificar os circuitos de combustão com o arranque a gasolina).
      Mas por precaução, só com os GPL de fábrica é que foi possível estacionar em garagem interior pública.
      Este "melhor prevenir do que remediar" não está a ser aplicado com os BEV.
      Se virem um GPL a arder usem um extintor de 6 kg mínimo.
      Se virem um BEV a arder, fujam para bem longe no espaço de 5 segundos.
      Se estiverem no interior (banco de trás em especial) de um BEV que se incendiou, paz á vossa alma....

  • @RogerM88
    @RogerM88 11 месяцев назад +5

    Ao invés de seguirem a tendência dos construtores de ferramentas elétricas, priorizando motores fiáveis, robustos e simples, com baterias intercambiáveis. A industria automóvel segue a tendência popularizada pela Tesla, de ter quase um iPad sobre rodas. A Renault em vez de tentar ser um copy cat da Tesla, devia olhar para o sucesso de vendas do Dacia Spring.

    • @toncastanho
      @toncastanho 10 месяцев назад

      Qual seria o propósito de um carro elétrico ter baterias intercambiáveis? Teria alguma vantagem nisso?

    • @RogerM88
      @RogerM88 10 месяцев назад

      @@toncastanho Seria uma forma de atingir economia de escala, tal como possibilidade de alugar o pack de baterias, tal como menor custo de substituição.

  • @josedomingos6231
    @josedomingos6231 11 месяцев назад

    Obrigado. Estava efectivamente apreensivo face as notícias. Obrigadão a todos.

  • @joaomartins4578
    @joaomartins4578 22 дня назад

    Tá aqui um bom vendedor de carros a pilhas...😊
    Já disse tudo.

    • @termonostruman
      @termonostruman 20 дней назад

      o problema dos carros a pilhas e dos cornosd eles q os compram
      aki mestre de retifica
      povo de parvos..
      aahahah um abraço.

    • @termonostruman
      @termonostruman 20 дней назад +1

      Eu e que devia tar nesa entrevista eu dizia logo o q um carro eelctrico, mas nao me deixam falr a verdade,, se eu explicasse como e que akilo funciona, ninguem amis comprava carros eelctricos.

  • @heldersilva8699
    @heldersilva8699 21 день назад

    É muita potência, um supercarretador da Tesla pode atingir os 250KW de pico de potência, 480V trifásico e o litío, é uma bomba!!! Uma casa normal são 3.6 KVA!!!

  • @isabeloliveirablu
    @isabeloliveirablu Месяц назад

    Informação que deve ser partilhada e divulgada.

  • @leonaldobrum
    @leonaldobrum 21 день назад

    Obrigado!

  • @pushdword
    @pushdword 11 месяцев назад +4

    2:00 -> bem, as baterias NÃO TÊM LÍTIO METÁLICO. O incêndio não é por causa do lítio. É por causa da ENERGIA armazenada na bateria que, quando têm um curto entre os potenciais, geram corrente enorme o que faz causar um "thermal runaway". A energia armazenada é então dissipada sob forma de energia térmica. Não existe NADA que possa parar porque não existe fogo para combater, com a exceção dos elementos que estão à volta que possam pegar fogo.
    É deveras preocupante os nossos bombeiros não saberem a razão porque custa imenso, senão impossível, de apagar um fogo de uma bateria. Não há nada para apagar. Se tiver carregada a 50kWh, vai libertar 50kWh de energia sob forma de calor. É garantido. Não há magia, nada de se perde, nem nada se ganha. São 180 megajoules de energia. O equivalente a evaporar 80 litros de água nonstop.

  • @josecosta2078
    @josecosta2078 11 месяцев назад +1

    Excelente como sempre pena o Anôdo e o Catôdo.

  • @carlosmpalmeida
    @carlosmpalmeida 12 дней назад

    16:14 Catôdo e Anôdo??
    Sempre foi Cátodo e Ânodo!
    Até ver nem o último acordo ortográfico alterou isto.

  • @manelmorais9430
    @manelmorais9430 22 дня назад

    parabens mais uma vez por um video informativo
    tudo o que se disse no video e positivo mas ..
    o que falta saber e o preco da energia vai sofre a custa dos veiculos eletricos ..
    a etupia da energia limpa .. vai custar ao aumento da energia .. mesmo para os pobres que nem carro tem ..
    mas num futuro muito proximo e elettricidade vai aumentar esse senhor da renault ja vez perver essa situacao ..

  • @marcomarques4859
    @marcomarques4859 10 месяцев назад +2

    Quando o "pivot" diz arde como os outros.... só porque sim... Epah, Não é bem assim, PONTO! "Não adianta estar a tapar o sol com a peneira". só um mero exemplo:
    Basta uma pancada com uma pedra, em que o a mesma faça um furo milimétrico, a bateria ao entrar em contacto com o ar/água, incendeia de uma maneira.... Não estão bem a ver ou a imaginar....
    É praticamente impossível (para não dizer impossível), estagnar um incêndio de uma bateria a lítio. Basta ler alguns dados científicos, vero que se passa no terreno, é a prova isso mesmo.
    Ainda á bem pouco pouco tempo vi um tesla ser totalmente consumido pelas chamas assim do nada, em poucos minutos. A solução dos bombeiros foi criar uma barreira de terra á volta do carro para que a matéria/incêndio não alastrasse. Não havia nada a fazer!
    Eu não sou a favor nem contra os carros elétricos, acho sim, que tem de haver alguma sinceridade quando se fala neste assunto! "não é um talhante que vai falar mal da carne"....
    "Peguem lá numa bateria de um telemovel e piquem com uma faca" Uma bateria de um carro ou autocarro, não é uma trotineta ou um telemovel...
    Já nem falo na comparação ridícula, que fazem relativamente aos carros a combustão vs bateria. É assustador :/
    Estamos a dar um passo maior que a perna... tudo á pressa... Depois....
    Não é preciso ser doutorado, para perceber que á interesses em tudo isto.
    Esta situação do IUC é uma verdadeira palhaçada! Independentemente da cor partidária de cada um, esta medida não faz qualquer sentido!
    Quanto ás baterias :) Isto ainda agora começou! Pelo que se lê e vê, vai dar muitos problemas.... e graves!

  • @robertoishikaea8878
    @robertoishikaea8878 10 месяцев назад +1

    Muito importante esse assunto para fins de melhoras nesta tecnologia. Parabéns

  • @MsCorbacho
    @MsCorbacho 10 месяцев назад +2

    Lithium é um material com muitas variaveís para ser estavél da maneira que nos querem fazer convencer, e além com um tempo de vida muito limitado, mesmo com novas technologias de apoio,
    E,…como é que é suposto reciclar este tipo de baterias? Pois,..acho que ainda ninguem sabe ao certo, nem os fabricantes das mesmas , Lindas pasagens futuras de aterros de baterias automovél …muito bom !
    Carro eléctrico é mais um lobby cheio de interesses , no qual os fabricantes só pegaram quando se aperceberam que havia mercado para tal , …..ou já se esqueceram do principio once tentaram acabar com a Dita technologia ??

    • @MsCorbacho
      @MsCorbacho 10 месяцев назад +1

      Querem ajudar a sério o meio ambiente ? Os governos que instaurem Imposto a sério aos grandes poluidores deste planeta….Shell ,…Esso ,…etc…etc…etc… Pois é …..não dá,…Esses têm poder a mais ! Mas suponho que é mais fácil mais Uma vez queimar o Zé com um IUC escandaloso , corrupto e democraticamente ilegal .

    • @sergionuno
      @sergionuno 7 месяцев назад

      Exactamente.

  • @222211117070
    @222211117070 10 месяцев назад +1

    Bom dia participantes do Canal. Pergunto: O percentual do valor do seguro do veiculo eletrico é maior, menor ou igual ao do veiculo à combustão?
    Alguém pode fornecer esse essa informação por favor?

    • @sergionuno
      @sergionuno 7 месяцев назад +3

      No estrangeiro, seguros a veículos elétricos estão a subir exponencialmente, quando um veículo elétrico está envolvido num embate, e o pack de baterias foi afectado de alguma forma, as seguradoras preferem abater todo o veículo, em vez de considerar o conserto. Daí as seguradoras estão a aumentar os preços aos mesmos.

    • @jplacido9999
      @jplacido9999 22 дня назад +1

      ​@@sergionuno
      Bem explicado 👍👍

  • @pedrocosta2273
    @pedrocosta2273 11 месяцев назад +2

    Cátodo, Ânodo e electrólitos. Estes werros gramaticais são resultado do novo acordo ortográfico.

  • @MrApmotos
    @MrApmotos 10 месяцев назад +1

    Como sempre grande Podcast !As questões que gostaria de ouvir debatidas não foram colocadas ao sr diretor de comunicação da Renault . Qualquer veiculo que comece arder vai morrer até á chegada dos bombeiros , não há pessoas inquinadas há pessoas cegas ou mal informadas , ouvi muita conversa com soluções para reaproveitamento de baterias sem nexo nenhum para os nossos dias e com custos que ...................

  • @pjbar23
    @pjbar23 11 месяцев назад +1

    Parabéns pelo excelente video Razão Automóvel, muito informativo e a combater muitos mitos sobre electricos.
    E muitos destes mitos que são papagueados contantemente em comentários de todos os videos da Razão Automóvel de carros electricos, por pessoas sem a minima noção do que estão a dizer e acreditam em tudo o que o veêm no facebook e ouvem no café...

    • @esquerda_oficial
      @esquerda_oficial 11 месяцев назад

      não foi desmontado nenhum mito. Mas foram ensaiados alguns. E o rigor na informação foi atirado às urtigas.

    • @pjbar23
      @pjbar23 10 месяцев назад +1

      @@esquerda_oficial pelos o menos falou-se no tema com alguma mais profundidade do que o tipico título de redes sociais a dizer que um eléctrico ardeu e depois vai-se a ver e era um carro a diesel 😅
      Mas concordo que faltaram mais dados estatísticos e misturar carros e trotinestes eléctricas no casos de "veículos" eléctricos que arderam em Lisboa não foi muito bom mais valia dizer que não tinha dados

  • @tomepires8101
    @tomepires8101 10 месяцев назад

    No caso de eu ter um Zoe, o carro arde devido ao sobreaquecimento da bateria. Quem assume a responsabilidade, marca, condutor ou seguradora (seguro contra todos os riscos)?

    • @micael07
      @micael07 10 месяцев назад

      Apartida o seguro deve cobrir

  • @luissilva9598
    @luissilva9598 11 месяцев назад +1

    Onde é que a energia nuclear é suja?
    Eu sempre ouvi falar que essa energia é das mais limpas e baratas que existe!

    • @jplacido9999
      @jplacido9999 22 дня назад

      Pergunte quão barato ficou em Chernobil ou Fukushima....

  • @jrtchannel
    @jrtchannel 8 месяцев назад

    Excelente e esclarecedora entrevista. Confesso ainda não me sentir seguro com a tecnologia, pois depende de uma instalação elétrica bem segura e de baterias que não falhem, pois, o superaquecimento pode gerar um incêndio incontrolável absolutamente do nada.
    Quanto às ocorrências de incidentes com elétricos, não consideraram a proporção. Qual percentual da frota em Lisboa é elétrica? muito pequena creio eu...

  • @lucianostefanes5951
    @lucianostefanes5951 11 месяцев назад +1

    Os celulares também pegam fogo 🔥

  • @nunocoelho7708
    @nunocoelho7708 11 месяцев назад +2

    Segundo parece os híbridos também tá a começar a dar que falar.
    As baterias de lítio segundo quando atingem os 80graus entram em autocombustao.!!!
    E se for das que tem cobalto a inalação é ir logo ao hospital....
    Gostaria de saber o comportamento das viaturas eléctricas após este dilúvio Aline!!

  • @Great_XicoZe
    @Great_XicoZe 24 дня назад

    Têm que comentar o incêndio no Prior Velho.

    • @jplacido9999
      @jplacido9999 22 дня назад

      Se se comprovar que foi um Tesla, quero ver que desculpas arranjam...
      Já repararam no silêncio ensurdecedor de um caso tão grave ?
      Como não morreu ninguém, não interessa.... dá para esconder nos Media....e quando morrerem os ocupantes todos de um edifício de 12 andares , então já vão proibir o estacionamento de BEVs em garagens subterrâneas.....🙈

  • @saoeduardocastro8533
    @saoeduardocastro8533 10 месяцев назад

    estao desactualizados as baterias de sodio ou deferro nao incendeiam

  • @josebras3151
    @josebras3151 11 месяцев назад

    Só uma ligeira dica no meio de toda esta conversa entre eléctricos/combustão. Não sou a favor ou contra algum mas venham só investigar um pouco a poluição feita por um navio de carga. Depois pensem só se valerá estarem a discutir poluição automóvel.

    • @ricardobarradas9315
      @ricardobarradas9315 11 месяцев назад

      A transição energética no sector dos navios de carga ("International Shipping") também está a decorrer. Tem outros pressupostos do que os do sector automóvel, e está mais atrasada, para além de que não somos bombardeados todos os dias com notícias sobre as vendas, as baterias, os incentivos, os impostos, etc. Mais sobre o assunto no site da Agência Internacional de Energia.

  • @aldeBEARan
    @aldeBEARan 11 месяцев назад +9

    Muitos dos comentários depreciativos aos automóveis elétricos, para além da notória falta de informação, creio que existe também uma pontinha de inveja. Nos dias de hoje nem todos podem adquirir um automóvel elétrico, seja pelo preço, seja pela falta de condições para o ter (carregamento).

    • @jopegpt
      @jopegpt 11 месяцев назад +3

      Concordo plenamente, mas acrescentaria uma citação: Nos dias de hoje nem todos podem adquirir um automóvel novo (seja ele elétrico ou a combustão é que ambos estão bem caros).

    • @armandosoares6906
      @armandosoares6906 11 месяцев назад

      @@jopegpt Tal & Qual
      um ou outro em Portugal só para ricos ou empresas, caros é favor, caríssimos...

    • @GabrielSilva-jd7qd
      @GabrielSilva-jd7qd 11 месяцев назад +6

      Inveja😅, tenho inveja de um V8 de um elétrico não...

    • @aldeBEARan
      @aldeBEARan 11 месяцев назад +1

      Tal como eu dizia. Cá estão eles a comentar 😂

    • @VITOR-gh4dh
      @VITOR-gh4dh 11 месяцев назад

      Ou viver longe de Lisboa ou do Porto. Isso também é um impedimento para ter um elétrico. Já o facto de ser mais barato em termos de viagens, para já os carregamentos em casa ainda são baratos, fora dela são mais caros e em certos casos é mais caro que meter combustível. Em casa basta começar a taxar contratos de 22kw ( porque consome muita energia e destrói o ambiente ). Já os carregamentos em rede pública ou mobi já está previsto nas fórmulas as devidas taxas a favor do estado. É uma questão de atualizar. Na compra o ISV + IVA também vai chegar aos elétricos. O melhor conselho é emigrar. Em termos de impostos não existe fuga. Em termos de tecnologia é óptimo. Em termos de autonomia, ainda necessita de melhorar um pouco mais para incluir aqueles que vivem longe de zonas metropolitanas.

  • @user-po9rd9mi4t
    @user-po9rd9mi4t 11 месяцев назад +2

    A minha opinião no que toca aos eletricos é igual à do Jeremy Clarkson a maior referencia ao nivel do jornalismo automobilistico, alguem que ja exprimentou mais automoveis que todos nos juntos

    • @sergionuno
      @sergionuno 7 месяцев назад

      Concordo também.

  • @CMeosuarra
    @CMeosuarra 10 месяцев назад

    As pessoa praticamente não mudaram para gpl porque achavam perigoso e o gpl é mais seguro do que a gasolina , o que achavam que ia acontecer ao verem videos de carros elétricos a arder .

    • @jplacido9999
      @jplacido9999 22 дня назад +1

      A má fama dos GPL vinha dos improvisos com garrafa (nunca alinhei nisso).
      Quando foi legalizado era mais seguro que os outros.
      Por precaução, os adaptados não podiam ficar dentro de garagens fechadas públicas.
      Os modernos de fábrica já podem.
      Enquanto os BEV entrarem em combustão espontânea, não deveriam ser autorizados a parquear a menos de 15m de outras viaturas ou estruturas.

    • @CMeosuarra
      @CMeosuarra 22 дня назад

      @@jplacido9999 Isso foi no inicio e também destruíam os carburadores , etc mas hoje é um dos combustíveis mais seguros com vários sistemas de segurança .Eu conduzi um 528 i a gpl que iam a inspeção e ele pedia para meter a gasolina para detectar emissões .
      Os elétricos a bateria (porque há a hidrogénio e são mais seguros ) se tiverem um acidente e as células tiver danos há um alto risco de explodir e incendiar .além do que mencionaste .

  • @shannonbriggs7579
    @shannonbriggs7579 10 месяцев назад +1

    Isso dos carros electricos é tudo uma treta, não há baterias para toda a população. Um carro a combustão ainda consegues com um pouco de sorte apagar um inicio de fogo, mas um electrico que começa a arder nao tem ponta que se lhe pega e tens que fugir como um coelho

  • @bertopereira1625
    @bertopereira1625 10 месяцев назад

    Talvez falta-nos capacidade de armazenar altas cargas de energia de forma segura

    • @josepeixoto3384
      @josepeixoto3384 9 месяцев назад

      pois falta, não há;
      mas repara: por outro lado, até já há, e à muito, porque 1 kg de gasolina ou diesel tem 10 KWh de energia (mas 1 kg das lítios tem apenas 0.4 KWh...)

  • @RicardoBoteiro
    @RicardoBoteiro 11 месяцев назад +1

    Isto foi patrocinado pela Renault? 😂

  • @orgulhotuga4414
    @orgulhotuga4414 11 месяцев назад +4

    eletricos vai continuara nao ser opção para toda gente. oq e orrciso garagem para yer. quem mora em prédio sem garagem nunca podera ter um eletrico. pq e impraticável

    • @pjbar23
      @pjbar23 11 месяцев назад +2

      Em Portugal vai ser complicado com evolução lenta da rede e a falta de pontos de carga AC...
      Mas no outros países há soluções quem não tem garagem e as marcas não fazem carros para o mercado europeu a pensar em Portugal, ou Portugal apanha o comboio em infrastructura ou quem não tem garagem fica com poucas opções de modelos novos no futuro

  • @Klyze
    @Klyze 11 месяцев назад +1

    Os carros elétricos em geral tem MUITAS vantagens, vou comprar um carro novo, mas elétrico ainda não.
    Os problemas das baterias e a sua tecnologia atual tem sérios problemas, (fiabilidade, perigos, tempo de carga, autonomia, etc)
    E acima de tudo .. PREÇO ... não tenciono pagar Premium por um carro elétrico que não é necessariamente melhor que um tradicional e acabar por dar balúrdios para substituir a bateria passado uns 10 anos, ou isso ou o carro tem de estar sempre á carga porque perdeu muita capacidade.
    O único entrave atual dos carros elétricos é somente a bateria neste momento.

  • @asergio00
    @asergio00 10 месяцев назад

    Um dia todas marcas vom por batarias de BYD

  • @NarjanSRodes
    @NarjanSRodes 10 месяцев назад +1

    Estranhos, mas carros mais novos como as baterias dos carros da BYD não pegam fogo, inclusive a TESLA, está usando em seus novos carros as baterias da BYD, justamente por não pegarem fogos.

    • @jplacido9999
      @jplacido9999 22 дня назад

      Imensos stands BYD na China a arder por completo.
      Será que tinham carros antigos para venda ?😊

  • @incredibleframes8672
    @incredibleframes8672 10 месяцев назад

    Mais seguro gpl sem duvida

  • @antoniomota2246
    @antoniomota2246 10 месяцев назад +1

    Um frigorifico, não tem nada a ver com um carro electrico. Um frigorifico trabalha com um compressor que faz circular um gaz ligado a ficha da parede. Um carro trabalha com uma bateria de litio, portanto são coisas totalmente diferentes As baterias de litio alem de funcionar com alta voltagem, são mesmo muito perigosas, principalmente quando entra em aquecimento e começão a explodir as células. Para mim não me convençem porque os factos estão a vista.

  • @janilsonpinheiro1778
    @janilsonpinheiro1778 10 месяцев назад

    Carros elétricos só a Tesla tem. Se você for comprar um e ao abrir o capô dianteiro e tiver um motor fuja não tem tecnologia é furada. O verdadeiro carro elétrico não tem motor amostra é espaço para malas tanto na frente como atrás.

  • @A_MM
    @A_MM 11 месяцев назад

    O tema o IUC já está devidamente abordado para andarmos a falar sobre baterias?
    Tenho lido os vossos artigos e ainda há margem para discutir este assunto.

  • @jmatos05
    @jmatos05 3 месяца назад +1

    Conversa sem qualquer conhecimento técnico.🤣

  • @filipegomes-tb5ru
    @filipegomes-tb5ru 9 месяцев назад +1

    Pergunto-me se todos os operacionais já tiveram acesso a esse manual, pago pelos contribuintes, ou se a prioridade é oferecê-lo ao podcast Razão Automóvel. Quanto ao Sr. da Renault, tem de trabalhar mais, não é suficiente. Usar expressões em inglês não o torna inteligente... os veículos elétricos e a hidrogênio são demasiadamente perigosos quando estão em fase de combustão. Um outro assunto na vertente do desencarceramento, essa conversa do 'key bla bla', em que na hora o bombeiro vai decidir onde cortar ou não, é de rir... 😂

  •  10 месяцев назад +1

    Acho piada falar-se tanto dos elétricos, este lobby realmente está entranhado
    O discurso do Sr. ao minuto 25 excluí completamente o biogás (GNC), está provado que o impacto ambiental de viaturas a biogás, quer na produção, quer ao longo da vida da viatura é muito menos poluente que qualquer elétrico...

  • @pedromiguelbarrostomas1272
    @pedromiguelbarrostomas1272 24 дня назад

    sera a 3 vez o fracasso do carro electrico

  • @lucianostefanes5951
    @lucianostefanes5951 11 месяцев назад

    😮

  • @josedomingos6231
    @josedomingos6231 11 месяцев назад +1

    ...sou um apaixonado de carros electricos

  • @filipemeira7111
    @filipemeira7111 10 месяцев назад

    😂😂😂

  • @ricardo_Abonado
    @ricardo_Abonado 11 месяцев назад +1

    Trotinetes made in china pois.....

    • @xixaspainkiller
      @xixaspainkiller 10 месяцев назад

      Tenho uma Segway GT2...! Foi feita na China assim como todas... a única coisa que não é feito na China é Alfa Romeu e o SLR da Mercedes.... 😅😅😅

  • @afonsocarneiro
    @afonsocarneiro 10 месяцев назад

    vendedor...

  • @juanfaneca1528
    @juanfaneca1528 11 месяцев назад

    👏👏👏👏👏🫡

  • @davidferreira8980
    @davidferreira8980 25 дней назад +1

    Os carros eléctricos nao valem nada a nao ser pra enganar os cegos

  • @pedrosanches2423
    @pedrosanches2423 11 месяцев назад

    Venha o Hidrogénio🙌

    • @r3fuG4d0
      @r3fuG4d0 11 месяцев назад

      Porque o hidrogénio não é altamente inflamável em contacto com o oxigénio… enfim…

    • @notrlvnt
      @notrlvnt 11 месяцев назад +2

      O hidrogénio tem algumas boas aplicações mas não para veículos domésticos. Até porque existe bastante perde de energia (maior que a eléctrica e fóssil) desde o momento de produção até ao veiculo.

    • @r3fuG4d0
      @r3fuG4d0 11 месяцев назад +2

      @@notrlvnt Não me interprete mal por favor, vejo enorme potencial em aviação, transportes de mercadorias e indústria, esta última na substituição de gás natural, mas para o uso em veículos ligeiros é um completo absurdo.

    • @notrlvnt
      @notrlvnt 11 месяцев назад

      @@r3fuG4d0 sim tal e qual. Também depende de como este é produzido.

  • @abraaourbano7118
    @abraaourbano7118 11 месяцев назад

    Canal favorito pra alimentar as fantasias dos Boomers.

  • @mariorocha9304
    @mariorocha9304 11 месяцев назад +1

    Concluido. Em Lisboa em 2 anos tivemos 100 carros a combustão a arder e apenas 14 veiculos eletricos. Só por aqui tá visto que o veiculo elétrico arde menos. Esta comparação ainda pende mais a favor do veiculo eletrico pois foram comparados carros a combustão ( E TAMBEM EXISTEM MUITAS MOTAS E OUTROS VEICULOS A COMBUSTÃO PARA ALEM DOS CARROS) com todos os veiculos eléctricos incluido trotinetes com baterias muito mais rudimentares que os carros. Portanto se comparacem apenas carros a combustão com carros elétricos os numeros de eléctricos a arder ainda era menor. Portanto tudo dito. Os carros eléctricos são mais seguros e ardem menos. O resto é desinformação.

    • @pauloandre5734
      @pauloandre5734 11 месяцев назад +1

      Foi dito que são 14 automóveis eléctricos, sómente automóveis, para ter uma ideia correcta da dimensão convinha saber a quantidade de carros electricos e a combustível circulam na cidade.

    • @murkinesS
      @murkinesS 11 месяцев назад +3

      @@pauloandre5734Nao. Falam em 14 incêndios provocador por baterias de lítio. Geral, não especificaram automóveis.

    • @fernandofernandes7918
      @fernandofernandes7918 11 месяцев назад +5

      Foram só 2 ou 3 carros elétricos, eles especificam

    • @rmdcosta33
      @rmdcosta33 11 месяцев назад +3

      Seria importante saber qual o rácio de elétricos vs combustão existentes.
      Só assim a estatística é válida.
      Se houvesse 10.000 elétricos e 14 incêndios (0,14%). E 1 milhão de combustão para 100 incêndios (0,01%)... apesar de haver 7 vezes mais incêndios em veículos a combustão, a taxa de incêndios seria 14x mais nos elétricos.

    • @esquerda_oficial
      @esquerda_oficial 11 месяцев назад

      Que disparate.

  • @8529637419
    @8529637419 11 месяцев назад

    Tem razão as baterias não vão ficar nas valetas!!!!!!!!!, mas se elas forem muitas o que vai ser provável esse baterias vão para onde ? , duas possibilidades ou são enterradas ou afundando no oceano como os produtos radioativo.

    • @notrlvnt
      @notrlvnt 11 месяцев назад +1

      Existem já várias empresas nos EUA que estão dedicadas a reciclar as baterias até 90%. Os produtos usados para produzir as baterias são extremamente valiosos para irem para o lixo, daí estar a haver muito interesse no processo de reciclagem.

    • @LeandroCampelo
      @LeandroCampelo 11 месяцев назад

      ​@@notrlvntOlá, poderá dizer-me que empresas são essas ou onde leu isso?

    • @andredias3948
      @andredias3948 11 месяцев назад

      @@LeandroCampelo redwood materials é um excelente exemplo.

    • @ricardobarradas9315
      @ricardobarradas9315 11 месяцев назад

      Google: "Where Do EV Batteries Go When They Die? CNBC". Neste video estão vários processos de reciclagem explicados, e o nome de várias companhias americanas.

    • @ricardobarradas9315
      @ricardobarradas9315 11 месяцев назад

      Ao contrário do petróleo e do gás natural, que são combustíveis fósseis e deixam de poder ser reaproveitados depois de consumidos, os componentes mais valiosos das baterias elétricas são minerais e podem ser recuperados através da reciclagem dos equipamentos. Fósseis e minerais são elementos finitos na terra, mas a diferença essencial que importa reter é que os minerais podem tornar-se circulares na economia, evitando a mineração recorrente. A reciclagem destes minerais vai tornar-se mais rentável do que a mineração, logo mais baratas para os fabricantes de baterias no momento da compra da matéria-prima. E com isto uma industria paralela vai crescer e integrar-se naturalmente no processo. As previsões apontam para esse cenário.