Empatia. Eu tenho vontade de tatuar essa palavra pra nunca mais esquecer! Queria que todos tivessem noção do quão importante é. Menino, você me dá aulas mesmo quando eu acho que já sei tudo sobre o que você pretende falar. Você me inspira, lava minha alma com teus vídeos e te tenho como exemplo. :3
sou branco classe média, sem trejeitos e nunca sofri um preconceito grande, xingamento na rua ou algo ruim, a não ser comentários bobos. normalmente escuto "vc nao parece gay" Vc nao tem jeito" "na minha rua tem um 'viado' mas vc é gay".... eu conheço os privilégios que os padrões dão e é algo surpreendente. ai o maior preconceito que sofro foi justamente por namorar um gay negro, e vejo como ele sofre mais do que eu, tanto na ideia das pessoas que acham que eu no sustento, ou que ele nao tem capacidade, por ele ser negro, o menos ruim talvez seja o tb ruim achismo do sexo dele. De qualquer modo isso me irrita muito, quando as pessoas me excluem da ideia do que é "ser gay" eu vejo o quanto ainda tenho que lutar. Não sei se tem a ver com o video, mas negar que existe um favorecimento ao padronismo e deixar de lutar em uniao por conta é meio tolo.
Eu amo a forma como tu te impõe de forma tão concisa, direta mas ao mesmo tempo muito suave e de fácil compreensão. Por favor, como negro de pele escura me sinto feliz em ter alguém como tu dando voz ao meu pensamento. Muito sucesso!
Reflexão perfeita e problemática difícil de se propor e explicar a uma sociedade tão carente de educação, empatia e reflexão... Precisamos de mais problematizações, empatia e analise social!
Pra ver como as coisas não mudam! Vídeo de 4 anos atrás... Com um temática atual ainda hj!!! Não só a questão do gay como Tb como os padrões de ser branco etc... 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Eu sofro com gordofobia, mas isso não me faz querer bater nas padronetes, eu apenas me afasto delas, pois por experiências anteriores, eu tento me blindar, mas tento não generalizar, pois pessoas boas e ruins, existem de qualquer forma, padronetes ou fora do padrão.
eu amo seu canal!! você fala muito bem e consegue prender atençao, aprendo muito com seus vídeos e me ajuda bastante a desconstruir bastante preconceitos diaramente, continue com o ótimo trabalho! ♥
Bravíssimo!! Estou assistindo esse vídeo exatamente 2 anos e 3 meses depois dele ter sido veiculado aqui no canal, porem, amore você foi perfeito em fazer essa diferenciação de privilégios entre negros de pele clara e os de pele escura. Sempre houve maior preconceito com os de pele mais escura, sem dúvidas! Agora no tocante aos "padrãozinho" sempre foram o modelo de beleza imposto pela mídia e entre a comunidade LGBT. Na minha geração( era muito complicado e doloroso ser gay naquela época) eles também eram conhecidos como as barbies da boate e chegavam até hostilizar os outros Gays que fugiam desse padrão. Isso mesmo, nem ficavam perto. As afeminadas então sofriam. Com isso surgiram os grupos dos assemelhados. Não fomos nós, Gays "normais", digo, afeminados ou desprovidos de um corpo malhado que excluímos eles, pelo contrário, sempre foram as barbies os "normativos" ( agora tá na moda isso né?") que tinham preconceito da gente. Ainda bem que tenho percebido uma melhora nesse assunto. Mesmo porque fica feio e tipo que queima o filme dos Gays saber que entre nossa própria classe existe preconceito. Ainda mais quando lutamos pelos nossos direitos sociais nessa selva de homofóbicos.
Como você bem ressaltou, já passou da hora de usarmos qualquer benefício que tenhamos nessa luta, para freiarmos o reforço dos preconceitos entre membros das comunidade LGBT. Por vezes, se vê o mesmo discurso reacionário, comum de um pensamente fascista, presente no discurso de gays normativos e de outros nem tanto. Outro dia, vi um video em que um artista Drag Queen atacava verbalmente uma mulher trans, dizendo: "pelo menos posso sair na rua para pagar uma conta sem ser atacado" (entenda-se quando desmontado). Me deu um desespero... Bom, vai aí meu desabafo. Parabéns pelo video! Excelente conteúdo!
O problema que eles estão perdendo seguidores, e perdendo dinheiro, e não estão mais recebendo coração e curtida no Instagram e Facebook....kkkk fora que as poc e os gays normais são mais felizes.kkkkk
Voltei ao início só para ver e ouvir sua risada de novo rsrsrsrsrsrsrs...valeu mais que mil palavras. Parabéns Murilo, adoro seus vídeos. sempre compartilho para uma pá de gente.
Eu, sinceramente, amei! Sou preto e sei bem como o sistema é cruel. Nós somos excluídos de processos seletivos por ser preto, por nao possuir o padrão de beleza, por nao possuir a voz; Eu luto diariamente com uma única arma: educação. Participei de processos para cargos de liderança no mundo do entretenimento (tenho MBA) e outras competências que eram exigidas, e acreditem, eu fui declinado por um branco padrão que so tinha o ensino médio.
Mas a senhora é destruidora mesmo! +Muro Pequeno Amei! Já assisti a todos os seus vídeos e tô com saudade.. quando vai sair mais? Grande beijo da Tiaga.
menino, cansei de ouvir essa de que eu odiava o carinha branco e rico porque ele era branco e rico. sendo que batata nada tem a ver com abacaxi. esse video é incrível, resume mil coisas que eu tô sempre tendo que explicar por todos os lados. obrigado!
Sabe aquela expressão "estamos no mesmo barco"? Não, não estamos no mesmo barco... O certo seria dizer estamos atravessando a mesma tempestade ( homofobia, racismo, exclusão social), onde várias pessoas de diferentes tipos se encontram em seus mais variados meios transportes (barcos, Canoas, botes, lanchas, iates, navios, ou até mesmo à deriva). Como vc se comporta nessa tempestade sabendo que muitos não se encontra na mesma posição (barco) q vc???
Ganhou um inscrito. Adorei o seu canal. Você fala e explica muito bem seus argumentos. Continue assim. Apesar da quantidade de vlogs ter aumentado, são raros os canais como o seu.
Muito bom o seu raciocínio... tava comentando isso agora com um colega meu e ele discordou, mesmo eu não generalizando... segundo ele beleza não é tudo... com certeza beleza não é tudo... mas cadê os casais fora do padrão??? A gente não vê isso na mídia... já os casais padraozinhos estão a todo vapor... curtidas e mais curtidas, milhares de comentários, infelizmente muitos gays vivem de aparência... É uma via de mão dupla... padrão sem conteúdo pegador / fora do padrão com conteúdo mas q n tem vez... Taí uma coisa a ser pensada...
É tudo uma questão de aparência, amigo! Mais uma coisa... Esses caras padrãozinhos, brancos, malhados, que performam uma masculinidade são em sua maioria passivos. E o mais bizarro é que eles se juntam realmente por status, para terem likes, por pura hipocrisia. Já em ambientes fechados como saunas, eles estão lá querendo dar para qualquer cara que os comam, sem se importar com cor ou tipo físico. Esse narcisismo do gay padrão é social, tanto na internet, como no próprio meio.
Eu não gosto de adereços femininos e não sou "lacrador" mas não me considero padrãozinho por causa disso. Uso a roupa que me faz sentir bem e isso me basta, mas confesso que às vezes passo despercebido por ser gay. Enfim, só acho que cada um sabe de si e se comporta da maneira que quiser, padrão ou não padrão. Apenas viva e não trate mal os outros para que o mesmo não aconteça contigo.
que video maravilhoso. é exatamente isso, só falta desenhar daqui a pouco. eu mesmo por diversos privilégios (branco, classe media) sofro tanto pelo fato de não ser padrão estético, que dentro do próprio movimento dá esse desgate total.
Acho que a questão não seja as disputas entre as siglas e dentro das próprias siglas as disputas entre os diversos segmentos. O problema mora no ser humano, sua tendência visualista, que sem embica no modelo socioeconômico adotado, e que, por sua vez, se mistura os padrões de beleza e aparência, cultura do corpo, o egocentrismo em sua forma mais abrangente.
Eu acredito que tem dois lados desse assunto. Realmente tem gente que ataca as pessoas padrão xingando a aparência deles o que é totalmente errado agora não quer dizer que todas as pessoas que criticam os padrões são assim
Ai mana obrigado por fazer um video, nao aguentava mais explicar essas coisas. Ja que eu tenho o privilegio, pelo menos vou usá-lo para educar ne nom? Beijao
Vídeo maravilhoso! ♥ Adorei o modo que você colocou as ideias, continue assim c:
8 лет назад
Melhor frase: " saia do armário e vá para onde quiser" ♥♥. Um fato é, não podemos discutir mais nada dentro do movimento, porque tudo descredibiliza o movimento :/, tão ruim não pode discutir sobre.
Murilo obrigado ,pois vejo em mim tantas reproduções que pensei que logo eu não tinha , teus vídeos as vezes lasca com a ferida daqueles que se achavam curados. Tipo eu rsrs.
Concordo com tudo. Você fala muito bem e é muito esclarecido. Se cabe um adendo, eu acho que talvez o que falte quando a gente argumenta é apontar caminhos para esses normativos. Pq nem sempre e nem todos são uns escrotos, mas sim reproduzem os padrões no qual estão inseridos. Então, de que forma eles podem fazer o bem, contribuir para a causa e claro, para tonar eles mesmos pessoas (além de gays) melhores? Tipo não hostilizar, ser inclusivo, socializar com pessoas de diferentes padrões, buscar se colocar no lugar do outro. Pô se o cara já é gay, acho que mesmo sendo normativo e se escondendo nessa capa de insegurança, ele já nasce com o plugin da empatia instalado. Bóra ajudar ele a clicar 2 x :-)
Toda essa questão de preconceito é complicada. Pq não existe somente essa forma de padrãozinho. Além da cor, tem muitos outros fatores, como o estético em geral, por exemplo. Tem muito afeminado reclamando de preconceito, mas tem preconceito racial. Tem o gay negro, que tem reclamado de preconceito racial, mas tem preconceito com afeminados. E assim por diante. No fim... TODO MUNDO TEM PRECONCEITO!
Mas ele não é um menino? Achei que só as trans e as travestis, em respeito à identidade delas, eram chamadas no feminino, usando o artigo "a" e o pronome "ela". Mulheres lésbicas gostam de ser chamadas de "ele"? Condiz com a identidade delas se as chamamos de "querido" e "amigo"?
Gostei muito do vídeo! Gostaria que você me indicasse leituras, livros e autores que falam sobre todos os assuntos que você retrata no canal ... Ah faz um vídeo sobre Bifobia!
+bruno kulik Acho que um bom caminho pra começar é a pessoa tentar se esforçar pra reconhecer quando ela está sendo privilegiada por causa de certa posição social que ela ocupa. Não se trata de uma postura de São Francisco de Assis de abrir mão de tudo que cê tem e ir viver como oprimido, mas de ficar atento mesmo. Ficar atento pras questões que as outras pessoas vivenciam, e se esforçar pra não reproduzi-las; usar a sua posição de privilégio para questionar esse sistema de privilégios (por exemplo, se posicionar contra a piada misógina na roda de amigos gays, em vez de apenas rir com aquela lógica opressora que de certa forma te beneficia); e principalmente, fazer um esforço para escutar e ser solidário às pessoas que vivem em posição desprivilegiada, quando essas pessoas apontarem que você está reproduzindo algum tipo de violência. Acho que a melhor forma de abrir mão dos privilégios é topar o desafio cotidiano da desconstrução mesmo... o desafio de repensar as desigualdades que foram naturalizadas na nossa socialização, pra tentar inaugurar novas posturas e novas relações. Ajudei?
+Muro Pequeno Entendi, acho que to no caminho certo então. Minha dúvida era em relação ao afastamento consciente desse padrão pra abrir mão dos privilégios, o que significaria cortes de cabelo ou cores diferentes do padrão, estilo de roupa fora também etc. Levando em consideração que já sou inseguro, ansioso e tenho problemas de auto-estima, tenho tendencia a tentar me encaixar no padrão como fuga mesmo, tentando manter características do padrão do qual já faço parte em algum nível por ser branco/magro/alto. Mas sou daqueles que problematiza foto/video de padrão em grupos e midia, justamente por reconhecer que isso só perpetua o gosto construído que é seletivo e excludente.
+bruno kulik Apesar do título do vídeo, acho que ajuda se você dar menos atenção à palavra "padrão" e dar mais atenção à questão do privilégio. Não é abrir mão de estar no padrão. É abrir mão do privilégio que esse padrão te concede, entende? Tá no caminho certo sim. :) (Mas se tiver vontade de se desviar dos padrões fixados aí, não deixe a ansiedade e a insegurança te prenderem não, tá? Eu tive muita insegurança de usar um batom que eu queria, e no dia em que eu consegui passar por cima disso, eu descobri que essa liberdade era exatamente o que eu precisava pra lidar melhor com as minhas questões. Hoje tô aqui, viciado em brincos, leques, esmaltes e sem vergonha de me colocar pra fora. A transgressão empodera a gente.) ;)
Vou ficar aqui quietinha, só aplaudindo tá!!!!
Empatia.
Eu tenho vontade de tatuar essa palavra pra nunca mais esquecer! Queria que todos tivessem noção do quão importante é.
Menino, você me dá aulas mesmo quando eu acho que já sei tudo sobre o que você pretende falar.
Você me inspira, lava minha alma com teus vídeos e te tenho como exemplo. :3
Nada como começar o vídeo com um VRÁ, não é mesmo? Amei o vídeo
Migo, vou te dar um leque pra você começar seus vídeos com um vrá tb, HAHAHAHAHAH
Eu queroooo!
podexá ! ahhaahha
Com um vrá kkkk
Eu gosto de você.
+Dan Bonfim Eu gosto de você também, seu maravilhoso!
+Dan Bonfim adoro o canal de vocês!
Eita já chipo
@@Gabriellima126-z6l o comentário é de 4 anos atrás kkk
@@fandubcartoon4055 kkkkkk
Essa risada daria um lindo gif
+Marreta Biônica Já fizeraaaaaam! hahahaha
Aqui, ó: j.gifs.com/gJM7EY.gif
+Muro Pequeno hahahaha
Fato!
Nooooossa, seu vídeo me lembrou um vídeo que assisti no canal das bee.
Você e sempre muito esclarecedor!
+Jr Lacerda Amaria! To torcendo para que eles conheçam o Muro Pequeno!
Esse vídeo tem 4 anos e mesmo assim ele continua tão atualizado.🥺🤧
sou branco classe média, sem trejeitos e nunca sofri um preconceito grande, xingamento na rua ou algo ruim, a não ser comentários bobos. normalmente escuto "vc nao parece gay" Vc nao tem jeito" "na minha rua tem um 'viado' mas vc é gay".... eu conheço os privilégios que os padrões dão e é algo surpreendente. ai o maior preconceito que sofro foi justamente por namorar um gay negro, e vejo como ele sofre mais do que eu, tanto na ideia das pessoas que acham que eu no sustento, ou que ele nao tem capacidade, por ele ser negro, o menos ruim talvez seja o tb ruim achismo do sexo dele. De qualquer modo isso me irrita muito, quando as pessoas me excluem da ideia do que é "ser gay" eu vejo o quanto ainda tenho que lutar. Não sei se tem a ver com o video, mas negar que existe um favorecimento ao padronismo e deixar de lutar em uniao por conta é meio tolo.
nosssaah❤
@Usui Takumi 우스이 타쿠미 privilégio vem em varias formas
Eu amo a forma como tu te impõe de forma tão concisa, direta mas ao mesmo tempo muito suave e de fácil compreensão.
Por favor, como negro de pele escura me sinto feliz em ter alguém como tu dando voz ao meu pensamento.
Muito sucesso!
Reflexão perfeita e problemática difícil de se propor e explicar a uma sociedade tão carente de educação, empatia e reflexão... Precisamos de mais problematizações, empatia e analise social!
Pra ver como as coisas não mudam! Vídeo de 4 anos atrás... Com um temática atual ainda hj!!! Não só a questão do gay como Tb como os padrões de ser branco etc... 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Cada vídeo é um tapa diferente. AMMOOO
Eu sofro com gordofobia, mas isso não me faz querer bater nas padronetes, eu apenas me afasto delas, pois por experiências anteriores, eu tento me blindar, mas tento não generalizar, pois pessoas boas e ruins, existem de qualquer forma, padronetes ou fora do padrão.
te amo tanto murilo, a forma como você coloca as coisas me tocam de verdade, muito obrigado.
faça um vídeo sobre: como o gay que possui "privilégios" podem mudar ou deixar de perpetuar esses privilégios preconceituosos.
melhor risada!!!!! muito bom o video, levantou pontos importantes que merecem discussão e reflexão....
sou gay bem padrao, nunca entendi pq eu tenho q ter empatia pelos gays mais femininos, tipo????????? irmao eu nao
A empatia que eles querem é o nosso ferro.
Empatia e respeito devemos ter com todo mundo né? Foi assim que eu fui criado
eu amo seu canal!! você fala muito bem e consegue prender atençao, aprendo muito com seus vídeos e me ajuda bastante a desconstruir bastante preconceitos diaramente, continue com o ótimo trabalho! ♥
nossa, nossa,nossa, nossa,nossa, nossa!!!!
Você é MARAVILHOSO!!!!
CARA QUE VÍDEO!!!!!!!!!!!
Que DIDÁTICA!
nossa, eu tô chorano
Bravíssimo!! Estou assistindo esse vídeo exatamente 2 anos e 3 meses depois dele ter sido veiculado aqui no canal, porem, amore você foi perfeito em fazer essa diferenciação de privilégios entre negros de pele clara e os de pele escura. Sempre houve maior preconceito com os de pele mais escura, sem dúvidas! Agora no tocante aos "padrãozinho" sempre foram o modelo de beleza imposto pela mídia e entre a comunidade LGBT. Na minha geração( era muito complicado e doloroso ser gay naquela época) eles também eram conhecidos como as barbies da boate e chegavam até hostilizar os outros Gays que fugiam desse padrão. Isso mesmo, nem ficavam perto. As afeminadas então sofriam. Com isso surgiram os grupos dos assemelhados. Não fomos nós, Gays "normais", digo, afeminados ou desprovidos de um corpo malhado que excluímos eles, pelo contrário, sempre foram as barbies os "normativos" ( agora tá na moda isso né?") que tinham preconceito da gente. Ainda bem que tenho percebido uma melhora nesse assunto. Mesmo porque fica feio e tipo que queima o filme dos Gays saber que entre nossa própria classe existe preconceito. Ainda mais quando lutamos pelos nossos direitos sociais nessa selva de homofóbicos.
Muito bom, cara, muito bom.
Gostei.
Aliás, gostar é pouco. Amei!!!!
Parabéns.
2019?? Kkk se VC fizesse um video só rindo, eu ainda iria dar laike kk vc é demais.
Como você bem ressaltou, já passou da hora de usarmos qualquer benefício que tenhamos nessa luta, para freiarmos o reforço dos preconceitos entre membros das comunidade LGBT. Por vezes, se vê o mesmo discurso reacionário, comum de um pensamente fascista, presente no discurso de gays normativos e de outros nem tanto. Outro dia, vi um video em que um artista Drag Queen atacava verbalmente uma mulher trans, dizendo: "pelo menos posso sair na rua para pagar uma conta sem ser atacado" (entenda-se quando desmontado). Me deu um desespero... Bom, vai aí meu desabafo. Parabéns pelo video! Excelente conteúdo!
O problema que eles estão perdendo seguidores, e perdendo dinheiro, e não estão mais recebendo coração e curtida no Instagram e Facebook....kkkk fora que as poc e os gays normais são mais felizes.kkkkk
Prova de que são mais felizes?
Que bom que o Canal das Bee me apresentou você!! Estou apaixonada
Voltei ao início só para ver e ouvir sua risada de novo rsrsrsrsrsrsrs...valeu mais que mil palavras. Parabéns Murilo, adoro seus vídeos. sempre compartilho para uma pá de gente.
Eu, sinceramente, amei! Sou preto e sei bem como o sistema é cruel. Nós somos excluídos de processos seletivos por ser preto, por nao possuir o padrão de beleza, por nao possuir a voz; Eu luto diariamente com uma única arma: educação. Participei de processos para cargos de liderança no mundo do entretenimento (tenho MBA) e outras competências que eram exigidas, e acreditem, eu fui declinado por um branco padrão que so tinha o ensino médio.
Triste demais ler isso. E ainda dizem que o Brasil é um país capitalista.
amei, cara os teus vídeos estão cada vez melhores. parabéns!!!
Aplausos. Por um mundo mais pessoas assim, bem articuladas e prestando esse serviço de utilidade pública. Ganhou um admirador.
Mas a senhora é destruidora mesmo! +Muro Pequeno Amei!
Já assisti a todos os seus vídeos e tô com saudade.. quando vai sair mais?
Grande beijo da Tiaga.
menino, cansei de ouvir essa de que eu odiava o carinha branco e rico porque ele era branco e rico.
sendo que batata nada tem a ver com abacaxi.
esse video é incrível, resume mil coisas que eu tô sempre tendo que explicar por todos os lados.
obrigado!
Sabe aquela expressão "estamos no mesmo barco"?
Não, não estamos no mesmo barco...
O certo seria dizer estamos atravessando a mesma tempestade ( homofobia, racismo, exclusão social), onde várias pessoas de diferentes tipos se encontram em seus mais variados meios transportes (barcos, Canoas, botes, lanchas, iates, navios, ou até mesmo à deriva).
Como vc se comporta nessa tempestade sabendo que muitos não se encontra na mesma posição (barco) q vc???
Amei o comentário!
Ganhou um inscrito. Adorei o seu canal. Você fala e explica muito bem seus argumentos. Continue assim.
Apesar da quantidade de vlogs ter aumentado, são raros os canais como o seu.
Muito bom o seu raciocínio... tava comentando isso agora com um colega meu e ele discordou, mesmo eu não generalizando... segundo ele beleza não é tudo... com certeza beleza não é tudo... mas cadê os casais fora do padrão??? A gente não vê isso na mídia... já os casais padraozinhos estão a todo vapor... curtidas e mais curtidas, milhares de comentários, infelizmente muitos gays vivem de aparência... É uma via de mão dupla... padrão sem conteúdo pegador / fora do padrão com conteúdo mas q n tem vez...
Taí uma coisa a ser pensada...
É tudo uma questão de aparência, amigo! Mais uma coisa... Esses caras padrãozinhos, brancos, malhados, que performam uma masculinidade são em sua maioria passivos. E o mais bizarro é que eles se juntam realmente por status, para terem likes, por pura hipocrisia. Já em ambientes fechados como saunas, eles estão lá querendo dar para qualquer cara que os comam, sem se importar com cor ou tipo físico. Esse narcisismo do gay padrão é social, tanto na internet, como no próprio meio.
Eu não gosto de adereços femininos e não sou "lacrador" mas não me considero padrãozinho por causa disso. Uso a roupa que me faz sentir bem e isso me basta, mas confesso que às vezes passo despercebido por ser gay. Enfim, só acho que cada um sabe de si e se comporta da maneira que quiser, padrão ou não padrão. Apenas viva e não trate mal os outros para que o mesmo não aconteça contigo.
Acabei de me inscrever no canal. Achei claro, objetivo e com muitos argumentos bons! Parabéns!
Kkkkkk sei não viu cada um. Só aparece bosta nas redes sociais q não falanada q edifica
Hazoooo. Uma senhora duma aula. Aquela parte em que vc ri e se abana com o leque como deboche aos sem noção foi o ápice do vídeo, haha. A-D-O-R-E-I.
Só quero deixar registrado que o seu vídeo fala exatamente tudo sobre minha matéria para a aula de amanhã, e que eu estou apaixonado por você.
08/07/2023 e esse assunto é atual. Não mudou ainda, lamentavelmente.
Sempre amando tudo isso! Cada vez melhor, meu amigo!
vim através da indicação de um amigo e me surpreendi com a forma articulada com que fala do assunto. parabéns pelo vídeo.
eu dei PALA a hora que você mostrou a enorme lista. HAUhuHAuhUAHUHAUAH
Nossa, acabei de chegar e já amei essa pessoinha tão maravilhosa. Miga, tu arrasou em cada palavra 👏👏 parabéns pelo canal, pelo video incrível. Bj
que video maravilhoso.
é exatamente isso, só falta desenhar daqui a pouco.
eu mesmo por diversos privilégios (branco, classe media) sofro tanto pelo fato de não ser padrão estético, que dentro do próprio movimento dá esse desgate total.
Apenas aplausos! Vídeo maravilhoso!
Rapaz, QUE AULA!
Se eu pudesse dar uma classificação à esse vídeo, seria OBRIGATORIO, pra todo gay assistir.
obrigada por compartilhar suas reflexões. mais didático, esclarecedor e reflexivo que muitas aulas de faculdade e muitos professores com doutorado...
Acho que a questão não seja as disputas entre as siglas e dentro das próprias siglas as disputas entre os diversos segmentos. O problema mora no ser humano, sua tendência visualista, que sem embica no modelo socioeconômico adotado, e que, por sua vez, se mistura os padrões de beleza e aparência, cultura do corpo, o egocentrismo em sua forma mais abrangente.
Que amor você é! Sempre muito esclarecedor. Estou amando este canal!
Eu acredito que tem dois lados desse assunto. Realmente tem gente que ataca as pessoas padrão xingando a aparência deles o que é totalmente errado agora não quer dizer que todas as pessoas que criticam os padrões são assim
Como você domina bem as palavras! Maravilhoso esse vídeo, extremamente esclarecedor. Canais como o seu que fazem a diferença nesse RUclips. Parabéns.
sempre venho aqui pra ver seus videos, me abrem os olhos e me enchem de questionamentos internos, amo
Ai mana obrigado por fazer um video, nao aguentava mais explicar essas coisas. Ja que eu tenho o privilegio, pelo menos vou usá-lo para educar ne nom? Beijao
Estava doido por um vídeo seu sobre esse tema
Vídeo maravilhoso! ♥
Adorei o modo que você colocou as ideias, continue assim c:
Melhor frase: " saia do armário e vá para onde quiser" ♥♥.
Um fato é, não podemos discutir mais nada dentro do movimento, porque tudo descredibiliza o movimento :/, tão ruim não pode discutir sobre.
Murilo obrigado ,pois vejo em mim tantas reproduções que pensei que logo eu não tinha , teus vídeos as vezes lasca com a ferida daqueles que se achavam curados. Tipo eu rsrs.
Quando a pessoa é inteligente dá até uma paz!
Agora se alguém souber e quiser me falar qual a simbologia do leque pra comunidade LGBTI eu aguadeço!!!!
Lacrou muito esse video! Parabens.
O modelo que ele falou é aquele Steve Grand que faz música country,eu acho.
+João Vitor ESSE MESMO!
Que engraçado, um gay padrão reclamando de outros gays padrão. Augee
conhecendo seu canal agora e tu é destruidor mesmo já compartilhei vários videos hahah
Obrigado RUclips por me recomendar esse vídeo precioso dps de 7 anos de novo ❤
Adorei o canal! Estou vendo vários vídeos seguidos e já me inscrevi pra continuar vendo. Cheguei aqui por causa da indicação do Canal das Bee
Parabéns! Mais um ótimo vídeo seu que tenho o prazer de assistir. Muito bom! Não pare.
acabei de chegar no canal e já to amando, ta abrindo meus olhos 😍
Concordo com tudo. Você fala muito bem e é muito esclarecido. Se cabe um adendo, eu acho que talvez o que falte quando a gente argumenta é apontar caminhos para esses normativos. Pq nem sempre e nem todos são uns escrotos, mas sim reproduzem os padrões no qual estão inseridos. Então, de que forma eles podem fazer o bem, contribuir para a causa e claro, para tonar eles mesmos pessoas (além de gays) melhores? Tipo não hostilizar, ser inclusivo, socializar com pessoas de diferentes padrões, buscar se colocar no lugar do outro. Pô se o cara já é gay, acho que mesmo sendo normativo e se escondendo nessa capa de insegurança, ele já nasce com o plugin da empatia instalado. Bóra ajudar ele a clicar 2 x :-)
Nunca ouvi tanta verdade junto. A grande parte da sociedade faz de tudo para que esse esclarecimento não venha a tona.
quero um leque destes onde comprou???
Muro, você tem um sorriso maravilhoso. (os videos também são muito bons)
Digitando com os pés e aplaudindo com as mãos
Nossa, sensacional esse vídeo! Quanto didático vc é. Amo seu canal ❤️
COMO ESSE CANAL AINDA ESTA DESCONHECIDO???
um cara que pensa c omo eu sou normativo, mas odeio quando alguém fala qe gosta de gays como eu e odeia os afeminados. Compro briga mesmo.
VC É LINDO E INTELIGENTE A BRANCURA QUER DOMINAR TUDO SENDO QUE ESSA PAÍS NÃO É DE MAIORIA BRANCA NEM RICA
Perfeito, Explicou bem 👏👏👏
Toda essa questão de preconceito é complicada. Pq não existe somente essa forma de padrãozinho. Além da cor, tem muitos outros fatores, como o estético em geral, por exemplo. Tem muito afeminado reclamando de preconceito, mas tem preconceito racial. Tem o gay negro, que tem reclamado de preconceito racial, mas tem preconceito com afeminados. E assim por diante. No fim... TODO MUNDO TEM PRECONCEITO!
meu deus do céu, sou apaixonada por esse cara. Melhores videos ♡
Seu maravilindo! Parabéns pelo canal, continue fazendo esse trabalho maravilhoso e enchendo as gay preta, como eu, de orgulho e representatividade!
ate gay padrão sofre preconceito
"vc nem parece gay"
pensam q é um elogio quando na verdade n é...
É sim.
Cara esse Murilo é um fofo mesmo! Um grande beijo do seu amigo Vitor viu?!😍♥️😘
achei um crush pra crushar hahahaha lindoooo. amei o vídeo!
é nesses momentos que eu sinto que não estou sozinho
Querida não conhecia a vc mais por esse vídeo está de parabéns...
Mas ele não é um menino? Achei que só as trans e as travestis, em respeito à identidade delas, eram chamadas no feminino, usando o artigo "a" e o pronome "ela". Mulheres lésbicas gostam de ser chamadas de "ele"? Condiz com a identidade delas se as chamamos de "querido" e "amigo"?
Mano, que aula! Parabéns e MUITO obrigado.
Alguém mostra esse video pro felipe mastrandea, pfv
Esse cara tem q ver muito vídeo pra aprender a ser gente
Rapaz, adorei o vídeo. Agora, você pode me passar as referências dessas páginas do Facebook que você citou? Interesse acadêmico.
Murilo, seus vídeos me deixam com muito orgulho de estar muito bem representado, como negro, gay e pobre. Beijão, seu lindo! ❤
Adorei seu canal, vi seu vídeo pelo Facebook, e amei. Ganhou mais um inscrito :D
Não tem nada errado em ser gay padrão, errado é querer padronizar os outros.
Sim, acaba q no fim, os q não se encaixam nas características de "Branco, magro, cabelo" se sentem pra baixo ao saberem disso
Gostei muito do vídeo! Gostaria que você me indicasse leituras, livros e autores que falam sobre todos os assuntos que você retrata no canal ... Ah faz um vídeo sobre Bifobia!
Super necessário 👏👏👏👏👏
Excelente discussão, o objetivo não é rachar o movimento e sim aproximar mais
caralho, te amo
você é tao maravilhoso
tao didático!!!!!!!
porra!!!! to chorando
aaaaaaaaah me abraça \o/
amei?! adorei?! achei tudo?!
Que vídeo maravilhoso. Esse canal é minha nova religião 💞
Definitivamente eu adoro seus videos, Murilos!!!! Você é genial!!!
O que significa não se aproveitar de ser padrão? o que uma pessoa padrão tem que fazer e a que ela tem que estar atento?
+bruno kulik Acho que um bom caminho pra começar é a pessoa tentar se esforçar pra reconhecer quando ela está sendo privilegiada por causa de certa posição social que ela ocupa. Não se trata de uma postura de São Francisco de Assis de abrir mão de tudo que cê tem e ir viver como oprimido, mas de ficar atento mesmo. Ficar atento pras questões que as outras pessoas vivenciam, e se esforçar pra não reproduzi-las; usar a sua posição de privilégio para questionar esse sistema de privilégios (por exemplo, se posicionar contra a piada misógina na roda de amigos gays, em vez de apenas rir com aquela lógica opressora que de certa forma te beneficia); e principalmente, fazer um esforço para escutar e ser solidário às pessoas que vivem em posição desprivilegiada, quando essas pessoas apontarem que você está reproduzindo algum tipo de violência. Acho que a melhor forma de abrir mão dos privilégios é topar o desafio cotidiano da desconstrução mesmo... o desafio de repensar as desigualdades que foram naturalizadas na nossa socialização, pra tentar inaugurar novas posturas e novas relações. Ajudei?
+Muro Pequeno Entendi, acho que to no caminho certo então. Minha dúvida era em relação ao afastamento consciente desse padrão pra abrir mão dos privilégios, o que significaria cortes de cabelo ou cores diferentes do padrão, estilo de roupa fora também etc.
Levando em consideração que já sou inseguro, ansioso e tenho problemas de auto-estima, tenho tendencia a tentar me encaixar no padrão como fuga mesmo, tentando manter características do padrão do qual já faço parte em algum nível por ser branco/magro/alto.
Mas sou daqueles que problematiza foto/video de padrão em grupos e midia, justamente por reconhecer que isso só perpetua o gosto construído que é seletivo e excludente.
+bruno kulik Apesar do título do vídeo, acho que ajuda se você dar menos atenção à palavra "padrão" e dar mais atenção à questão do privilégio. Não é abrir mão de estar no padrão. É abrir mão do privilégio que esse padrão te concede, entende?
Tá no caminho certo sim. :)
(Mas se tiver vontade de se desviar dos padrões fixados aí, não deixe a ansiedade e a insegurança te prenderem não, tá? Eu tive muita insegurança de usar um batom que eu queria, e no dia em que eu consegui passar por cima disso, eu descobri que essa liberdade era exatamente o que eu precisava pra lidar melhor com as minhas questões. Hoje tô aqui, viciado em brincos, leques, esmaltes e sem vergonha de me colocar pra fora. A transgressão empodera a gente.) ;)
+Muro Pequeno Legaal obrigado pela paciência, adoro seus vídeos